Achei interessante quando o senhor falou acerca de vigiar a vida dos outros. Nas igrejas pentecostais, isso é um problema. Há muita fofoca e julgamento do próximo.
Achei por demais interessante e foi a primeira vez que vejo alguém se preocupando com esses esclarecimentos. Sempre fui Luterana, mas respeito todos os que se declaram cristãos ou outra religião, que seja para a prática do bem e Amor ao próximo. Teria algumas coisas, com certeza a questionar. Mas por hoje só uma: POR QUE MARIA, MAE DE JESUS NÃO É QUASE QUE MENCIONADA....SE JESUS NASCEU DESSA MULHER E SEM ELA OU OUTRA, NÃO ESTARÍAMOS CELEBRANDO MAIS UM NATAL. Está questão não tem nada a ver com as Igrejas Evangélicas , assim.denominadas. Sou Carla de Blumenau/SC
Nós evangelicos, admiramos muito martinho lutero, a maior dificudade da igreja evangelica hoje e seguir somente as escrituras sem opniões proprias. O evangelho e simples, oração, leitura biblica e jejum, assim como Jesus ensinou.
Achei engraçado esse final pr haha Mas, de fato, essas diferenças que nossa igreja tem me faz sempre assumir que ela é mais bíblica - com todo respeito as outras - dentro do meio evangélico.
Muito obrigado pelo conteúdo, me tornei membro de uma igreja luterana a pouco tempo e seu conteúdo me ajudou e ainda ajuda muito! Poderia fazer falar mais sobre confissão, aconselhamento, penitência e sobre como essas práticas podem ser vistas como luteranas e não só romanas? Venho de uma igreja com fortes influências puritanas e infelizmente tudo isso me foi negado.
Finalmente me identifiquei com uma religião. Não gostava de ter que pagar dizimo, de exorcismo, gritaria, santos, não tomar cafe, orar 5 vezes por dia e sempre tive a ideia que nós somos a igreja… Sempre acreditei em Deus, tenho minha fe, gosto da biblia… E me interessei pela igreja luterana agora, gostei!
Estou vendo esse vídeo já bem atrasado e posso dizer que, apesar de presbiteriano, tenho um profundo respeito e admiração pela liturgia e o uso dos símbolos dentro do luteranismo. O ser humano precisa de símbolos e acho que isso é algo que serve muito bem a igreja, desde que usados claro, de forma correta.
Muito bom, Rev Cesar Motta, nisso tudo o que mais gostei é quanto a liturgia, a igreja Luterana e uma das poucas igrejas histórica que mantém sua liturgia praticamente intacta, infelizmente hoje quase todas as igrejas evangélicas só tem sua liturgia num grande canta, canta, canta, canta, canta, canta, canta, depois de 50 minutos a 1:30 horas de canta, canta se recolhe os dízimos e ofertas e aí vem ou outro grande prega, prega, prega, prega, prega, prega, infelizmente no meu ponto de vista isso tira um pouco daquilo que o Apóstolo Paulo diz em romanos 12:1 sobre o culto racional, pois esse tipo de liturgia vira mais um massageamento de egos e prazeres de apenas cantar, e cantar sem ter um propósito daquilo que se canta, no culto Luterano ainda temos liturgicamente tudo em uma sequência lógica e racional, acredito que as igrejas perderam um pouco daquilo que o alemão chama de gottesdienst do serviço a Deus, as vezes acho que muitas igrejas acham que Deus é que tem que prestar um serviço ao homem e não o contrário, nos prestarmos um serviço de culto a Deus, outra diferença muito confortante aos fiéis que a igreja luterana guarda com estima e o serviço das chaves ou ofício das chaves nos trazendo conforto de saber que Deus coloca na terra homens sábios e capazes de nós ouvir e orar por nós.
Pastor César Rios! Muito obrigado por este vídeo. Estamos com 14 novos membros advindos de outras denominações evangélicas que não estavam acostumados com uma ordem litúrgica, nem com essa relação pastor e membros com relação a ADM da igreja. Essa explicação nos ajudará muito. Vou compartilhar com eles.
O que percebia de diferente foi a liturgia e os símbolos, os demais é bem parecido como por exemplo o batismo nas águas, acredito que Jesus é o único mediador.
Vou ficar ainda mais feliz quando essas pessoas vierem não de outras igrejas, mas do mundo perdidas. Isso aumentaria as estatísticas em percentual de novos convertidos. Espero que essas um dia não saiam para outras igrejas. Deus abençoe.
Eu sai da igreja quando comecei ler a Bíblia e ver que havia muitas doutrinas não Bíblica, pedi muito a Deus uma direção, porque acredito que devemos sim estar em um templo em comunhão, sei que vai ser diferente,pois eu estava acostumada ao sistema das igrejas evangélicas tradicionais,mas estou indo conhecer a igreja Luterana aqui da minha cidade,esperançosa em achar o meu lugar,fiz muitas vezes esse pedido ao Senhor Deus.
Tem muita gente ,como vc sem rumo ,mais O Espírito santo vai ti conduzir a toda verdade,leia a história da igreja pois vai abrir o seu entendimento.vim do catolicismo monastico e só tive um encontro com Jesus Cristo no acolhimento e nas palavras de um humilde pregador pentecostal.completei está semana 30 anos de ministério dentro de uma comunidade cristã pentecostal e te digo movimento pentecostal e o mais perto da susseçao apostololica
Pastor, já disse ao senhor por email, encontrar a doutrina Luterana e encontrar o senhor, foi um presente de Deus. Desde que ouço e leio seus conselhos...os vídeos... não imagina a paz que me traz. Um descanso no meu coração. Obrigada. Ao pensar que poderia ter sabido de tanta coisa antes...mas tudo tem seu tempo.
Poderia também ter um vídeo comentando a diferença da igreja luterana dentre as outras igrejas evangélicas, sobre línguas estranhas, profecias e etc. Que nas igrejas pentecostais ocorre de forma recorrente.
Eu visitei a Igreja ,e achei muito parecida cm a missa Católica. Inclusive no dia que fui ,teve a Santa Ceia ,e vi que usam hóstia, igual o Catolicismo. Também senti falta de outras pessoas para ajudar o pastor no púlpito, cm uma palavra, Só o pastor ministrou o culto todo . Fora isso ,achei muito bonito a liturgia ,e são bastante acolhedores . Ah ! Sobre símbolos, muitas Igrejas evangélicas usam a Cruz, a quadrangular, Presbiteriana ,Manancial de vida ,Adventistas ...sei por que já visitei . Agora velas? Só o Catolicismo ,sei por que já fui um dia .
Parabéns pastor pelos vídeos, são muito esclarecedores. O Brasil conhece muito pouco a nossa tradição e seu canal faz estes esclarecimentos com muita clareza . Sobre a questão de oferta em outras igrejas onde pastores controlam as ofertas é muito comum o pastor tratar diferente as pessoas conforme a quantidade que ofertam, não buscam as ovelhas que não ofertam e também em muitos casos não permitem que pessoas de posses que ofertam muito sejam corrigidas quando em faltas graves, dão até cargos na igreja para que estas pessoas fiquem.
Fui Pastor por um bom tempo Assembleiano e comecei me aprofundar mais; nas Igrejas Históricas e na sua Liturgia e ví o quanto todo esse simbolismo embora diga que é só isso, percebo uma espiritualidade e também nos conecta não só com a tradição cristã e sim com a palavra de Deus! E hoje estou caminhando para ser um Luterano, já me disseram Pastor Djalson vc não vai ser um ministro lá, eles não reconhece a tua consagração, teu Bacharelado em Teologia, tua Graduação em Ciências da Religião! Não importa! O que é maravilhoso é está numa comunidade que não perdeu de vista os ensinamentos deixando pelos Pais Apostólicos ou melhor deixados pelo senhor Jesus Cristo!
Um ponto interessante é também a qualidade do louvor, com hinos históricos, muito bíblicos e bonitos musicalmente. Não se usa música gospel de rádio, que geralmente são antropocêntricas e sem nenhum conteúdo, além de trazer ensinos falsos para dentro da igreja.
Nem todas filho tem música cristã Gospel maravilhosa sim inclusive o ritmo e maravilhoso exemplo a ele a glória que ruja o leão essa casa e sua casa são louvores lindos e sem heresia
É praticamente uma descrição da Igreja Católica, aliás dentre todas as variantes protestantes/evangélicas, a Luterana é a que mais se assemelha a nós. Tem algum vídeo em seu canal falando a respeito dos acordos teológicos que já foram concluídos entre as Confissões Luteranas e a Igreja Católica?
@@joaogabrieldasilva3414 maioria não e todo mundo ok tem poucos mais já reparei que na luterana e outro nível arrogante mesmo são esses que fecha um buteco um galpão qualquer e monta uma igreja sem que o pastor passou um dia se quer estudando teologia etc
Luteranos são bem diferentes do que vemos no evangelismo brasileiro. Até pq eles não são anticatólicos e preservam muitas coisa boa da tradição que lhes antecedeu.
Pastor César, o senhor estabeleceu de forma bastante didática algumas diferenças entre as Igrejas Luteranas e a parte majoritária do evangelicalismo brasileiro. E o senhor tem razão ao constatar que muitos generalizam tratando as Igrejas Evangélicas como se elas constituíssem uma espécie de massa homogênea. E sabemos o quanto isso está errado. Basta, por exemplo, observarmos o quão diferentes são a IELB e a IURD. Entretanto, é preciso considerar que falta uma terminologia adequada para distinguir as diversas vertentes. Uma pessoa leiga ouve dizer que a IELB e a Igreja Mundial são evangélicas. Ora, poderá muito bem concluir que são Igrejas semelhantes. Há muitos anos, perguntei para um conhecido se ele era evangélico. Ele prontamente respondeu algo como: evangélico não, protestante! Ele era presbiteriano. Na ocasião eu objetei dizendo que no Brasil "evangélico" e "protestante" são sinônimos. Então, ele esclareceu que todo evangélico é protestante, mas nem todo protestante é evangélico, porque o evangelicalismo é uma vertente do protestantismo e não ele todo. Naquela ocasião não dei maior atenção para o que ele disse. Hoje, penso que na mente dele havia uma diferença clara entre as Igrejas mais próximas da Reforma do Século XVI (protestantes) e outras vertentes mais distantes dos principais postulados da Reforma. Considerando o quanto os nomes são importantes para a construção da identidade, o senhor não entende que a existência de termos mais exatos para distinguir as diversas vertentes seria útil?
Israel, como eu gostaria de ter termos claros e diferentes para identificar bem quem é que somos e quem não somos! Mas não me parece tão simples abraçar o "protestantes" e desprezar o "evangélicos". No Brasil, pelo menos, essa distinção entre esses dois termos não funciona historicamente. Acho que vou fazer um breve vídeo sobre isso. Um grande abraço!
Estou interessada em conhecer mais sobre a doutrina e a liturgia luterana e este vídeo me interessou ainda mais porque, mesmo sendo cristã e tendo interesse desde criança pela Palavra de Deus, sempre tive muita dificuldade em seguir cegamente regras das igrejas que sempre me pareceram desnecessárias e infundadas, até mesmo contrárias ao evangelho. Achei especialmente importante a parte sobre a liberdade e o amadurecimento individual na caminhada cristã. Vou assistir mais vídeos do canal, obrigada!
@@CesarMottaRios Pastor, percebi que no vídeo sobre como ler a Bíblia o senhor abordou um pouco deste tema, muito esclarecedor, eu ainda não conhecia essa abordagem de se considerar a lei e o evangelho de maneira conjunta, aprendi a ver os dois temas como pólos diferentes de duas épocas e um sobrepondo o outro. Confesso que ainda vejo a lei um pouco perturbadora, mas talvez seja como o senhor ensinou, de observarmos melhor o contexto..
Sim, de maneira conjunta, mas com a distinção. Distinção sem anular uma coisa ou outra. Na dinâmica da vida, a coisa funciona. Eu tinha lembrado desse estudo mesmo. Mas valeria a pena tentar explicar um pouco mais. Um grande abraço, meu irmão!
Eu penso que não devemos fazer comentários (igrejas)siga a santa doutrina do céu a qual o senhor Jesus Cristo nos ensinou esse é o caminho que leva aos céus (se é esse o intuito)? Examine o livro de Marcos cap-5-6-7 já dá pra pegar o rumo da glória de Deus certo?
Jeremias 3:15 Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência. Explica aí alecrim dourado. A ignorância e desconhecimento bíblico fazem alguns falarem besteiras.
Eu também tenho o Loc muito bom por sinal, mas nos também temos o livro de culto com lecionário editora concórdia, o Hinário há as oração matinal e vespertina tbm
Sou evangélico de uma Igreja Histórica. Na maior parte das igrejas que compõe este grupo, as decisões não são tomadas pelo Pastor somente. Geralmente a igreja elege um conselho/diretoria para tomar decisões juntamente com o Pastor ou em alguns casos, principalmente entre os Congregacionais e Batistas, as decisões são tomadas em assembleia com todos os membros presentes. Entre os históricos (tradicionais), quem cuida das finanças da Igreja são os tesoureiros vistoriados por uma comissão de exame de contas. Creio que conhecer as diferenças nos ajudam para melhor servir ao Senhor.
Pr César, gostaria de respostas para 3 questões quanto a Teologia e Prática Luterana, e também gostaria de sugerir vídeos sobre os assuntos das questões. 1- Como os luteranos lidam com a Teologia Natural? 2- Qual a Apologética Luterana ou mais comum no Luteranismo (Lendo Lutero e Melanchton, as vezes parece que tinham tendência para o que hoje é chamado de Pressuposicionalismo, ou uma via única)? 3- Como os Luteranos entendem o Mandamento da Guarda do Dia do Senhor? Já vi comentários de Luteranos daqui do Brasil e de fora quanto ao Dia do Senhor, e parece existir certa confusão na doutrina e na prática.
Pastor, espero que possa ler meu comentário e me responder por favor! Tenho 22 anos, e cresci em uma igreja pentecostal (Igreja O Brasil Para Cristo), mas de uns tempos pra cá eu tenho me identificado muito com a igreja Luterana. Aqui na minha cidade tem somente uma comunidade IECLB, a qual eu participo do coral e faço visitas. Após conhecer bastante sobre a igreja Luterana, eu aprecio muito a prática litúrgica e o tradicionalismo da igreja, além de eu ter visões teológicas em comum. O fato é que eu gostaria de mudar de igreja, mas tenho o empecilho da minha mãe. Minha mãe nasceu em uma família Luterana, mas com o tempo “se converteu” ao pentecostalismo. E como eu havia dito antes, eu cresci em uma igreja pentecostal, portanto minha mãe não consegue entender o motivo de eu querer sair de uma igreja pentecostal e ir pra uma igreja tradicional, até porque o mais comum de se ver por aí é o contrário… e isso tudo fora o fato de que tenho que conversar com meu atual pastor e explicar o motivo da mudança de igreja, o que também vai ser difícil por esses mesmos motivos, e por eu ser membra desde criança. Então eu gostaria que, se possível, vc pudesse auxiliar de alguma maneira pessoas que, como eu, estão em processo de transição de outras denominações evangélicas para a igreja Luterana, dando conselhos ou dicas de como podemos explicar e argumentar nossa mudança de perspectiva. Desde já agradeço, e torço pra que meu comentário seja lido 🙏🏻
Oi Maria! Não sou o pastor, mas me identifiquei com sua mensagem e gostaria de ajudar com meu próprio relato, de forma breve. Eu cresci em uma igreja pentecostal também, e ninguém da minha família é luterano. Tenho agora 25 anos, mas queria ser Luterana desde muito antes. O fato é que o que fez meus pais aceitarem minha mudança foi quando demonstrei de forma prática que não estava entrando em uma seita ou deixando Deus de lado para viver um estilo de vida mais confortável (porque infelizmente é assim que encaram a liberdade cristã). Aos poucos fui expondo meus pontos e deixando muito claro que era uma mudança única, que estar em uma igreja pentecostal feria minha consciência e que me sentia segura disso tudo. Orei por muitos anos, cerca de sete anos, para que Deus me ajudasse nesse processo. O fato é que você tem que ter paciência, orar muito e conversar com o pastor da sua paróquia local, para que quem sabe ele possa até mesmo conversar com sua mãe e deixá-la tranquila sobre isso. Mostre através da sua vida diária o quanto você está comprometida e decidida nisso, e como isso mudou você para melhor. Acredito que, assim como meus pais, o maior desejo dela é que você permaneça na graça de Deus, e muito dessa negação vem do instinto de proteção natural dos pais. Por fim, seja paciente e creia na providência de Deus. Um abraço e que Deus te ilumine ❤ PS.: se você quiser um grupo de jovens online que te ajude com conselhos, orações semanais e material luterano, procure a página @vialutherana no Instagram!
Que vídeo maravilhoso. Apesar de católico me identifico muito com a Igreja Luterana. Me indique algum material para leitura e aprofundamento por favor!
Bom dia, Gustavo! Eu indico o livro "A Espiritualidade da Cruz" de Gene E. Veith. É uma boa introdução ao pensamento luterano. Mas, certamente, para conhecer a devoção luterana, indico também o Catecismo Menor de Lutero, texto escrito para o ensino cristão nas famílias: catechism.cph.org/pt/ Um grande abraço!
Obrigado pelo assunto abordado pastor, é muito bom conhecer a igreja Luterana. Gostaria de perguntar sobre: o pastor luterano pode contrair matrimônio? Sobre homossexuais, como são vistos pela igreja Luterana, a igreja realiza casamento homossexual?
Roni Von Felizardo, pastores luteranos podem ser casados. Eu, por exemplo, sou casado e tenho duas filhas. Desde o século XVI, afirmamos que a proibição do casamento dos ministros é errada, já que as Escrituras são claras sobre o fato de poderem os ministros serem casados: "O Bispo seja marido de uma só mulher", diz Paulo. Pedro, por sinal, era casado. Enfim, proibir o casamento dos ministros é visto como doutrina humana que vai diretamente contra doutrina divina. Por isso, essa restrição deve ser abandonada. Quanto a homossexuais, há diferentes visões dentro do que se chama luteranismo hoje (assim como acontece com outros grupos, como o presbiterianismo). Há igrejas mais apegadas às Confissões Luteranas do século XVI. Essas acolhem os homossexuais como qualquer ser humano. Querem que sejam respeitados. Querem que recebam o amor de Cristo e ouçam a voz de Cristo sem qualquer impedimento. Mas afirmam que o casamento é para ser realizado entre homem e mulher. (Essas igrejas estão geralmente ligadas ao Concílio Luterano Internacional.) Há outras igrejas luteranas, mais progressistas e menos apegadas às Confissões Luteranas do século XVI. Carregam o nome "luterana" e observam alguns textos confessionais, algumas características propriamente luteranas. Mas foram por um caminho de mudanças. Entre essas igrejas, algumas negam qualquer dificuldade com as relações homossexuais. No exterior, em alguns países, chegam a casar casais homoafetivos. (Essas igrejas geralmente estão ligadas à Federação Luterana Mundial.) Eu, como pastor da IELB, estou inserido no primeiro grupo. Um grande abraço!
@@CesarMottaRios muito esclarecedor Reverendo. Agradeço muito por responder as minhas perguntas, que o nosso Senhor Jesus Cristo também te auxilie em seu ministério hoje e sempre.
Eu sou Católico só que eu gosto muito das Igrejas (Protestantes Evangélicas) Luterana presbiteriana batista etc são Igreja sérias não como as demais dominação que é uma bagunça...
Essa é a questão que, no Brasil, eu nunca percebi. A expressão "Igrejas Evangélicas" é usada a torto e a direito, sem qualquer explicação, mas eu já percebi que, na esmagadora maioria das vezes, ele querem dizer "Pentecostais". Os Luteranos (os historicamente verdadeiros "Protestantes") são practicamente desconhecidos em grande parte do Brasil. Igualmente desconhecidos são os Episcopais e os Angliacanos. Já conversei com centenas de brasileiros que nunca ouviram falar em qualquer deles e não têm qualquer ideia do que são. Nos das Igrejas Reformadas (nomeadamente os Presbiterianos), também pouco se fala. Em suma, quando no Brasil falam de "Evangélicos" - inluindo os "especialistas" da BBC Brasil), geralmente eles têm em mente alguma coisa de Batista pra baixo, mas a imagem do Pentecostalismo é o que domina a cabeça deles. Isso cria um problema sério porque, muitas vezes, essas análises sobre os "Evangélicos" brasileiros são extremamente negativas, e muita gente que não é "Evangélica" no sentido brasileiro pode ser negativamente afectada, sem saber e sem querer. E quando se trata das qestões politicas, são geralmente os "Evangélicos", no sentido brasileiro, que estão metidos ao barulho, e até agora eles não têm feito nada pelo Brasil a não ser promover o seu atraso. Pense só nisto: Quantos pastores Luteranos, Anglicanos, Episcopais (e até padres Católicos) fazem parte da assim chamada Bancada Evangélica em Brasília?
Poderia falar sobre o que é matinas e vésperas na tradição luterana? Eu perguntei a um luterano no face, ele me deu uma resposta vazia. Perguntei mais sobre, e estou até hoje esperando a resposta. Já pesquisei na Internet, mas não tem muita coisa.
eu participo de una igreja pentecostal , mas nunca me considerei pentecostal , sempre gostei muito de Martinho Lutero , só não sou luterano por que aqui onde moro não tem igreja luterana
Bom dia pastor, sou Batista Reformado e estou gostando bastante de conhecer mais sobre nossos irmãos luteranos, parabéns pelo canal. Pastor, sabemos que há poucas igrejas históricas no país (em comparação ao enorme número de pentecostais e neopentecostais), mas pelo que eu tenho percebido a maioria das Igrejas Luteranas estão situadas no Sul do Brasil, qual o motivo da Luterana não buscar se expandir pra outras regiões do país?
Bom dia, AnderFerreira! A IELB está em todos os estados do Brasil, pelo menos nas capitais. Em algumas regiões, estamos também em algumas cidades do interior. Eu, por exemplo, sou pastor em uma pequena cidade do interior do Rio de Janeiro. Nós buscamos expansão para outras regiões do Brasil, sim. Mas veja o seguinte vídeo para entender melhor: th-cam.com/video/CXraVDt-nl8/w-d-xo.html Um grande abraço!
Os sacerdotes usavam roupas diferentes. Não vejo problema. Já me comentaram sobre roupa dos pastores luteranos. Mas as mesmas pessoas não me disseram nada sobre alguns pregadores usarem calças extremamente justas, quase "dividindo o corpo e a alma". Respondi isso 👆😂 Penso eu que algumas liturgias demonstram reverência à Palavra e a quem estamos cultuando. Pelos vídeos que tenho assistido no último mês vejo que o ambiente das igrejas luteranas ajudam a "entrar no clima", digamos assim, de reverenciar a Palavra e meditar no Senhor. Me agrada também a organização de tudo, e o tom musical. Nada de "show de banda musical". Pois é o que me parece muitas vezes em outros locais. Eu acabava deixando para chegar ao culto sempre depois do "louvor". Sem contar no volume absurdo dentro da igreja.
Bom vídeo, mas algumas questões sobre um ponto: você falou sobre não vigiar os outros, sobre a liberdade cristã, e minha igreja presbiteriana também vê dessa forma, porém existem três elementos que são: 1) o pastoreio das ovelhas por parte dos oficiais da igreja, que vivem em comunhão com os irmãos e sempre estão a disposição, recomendando que caso os irmãos enfrentem algum problema ou relativo ao pecado ou não, seja financeiro ou emocional, isso seja comunicado à igreja. Ou seja, há um cuidado pastoral além da mera pregação no púlpito, uma aproximação com os irmãos (ainda que não seja uma onipresença) para poder aconselha-los. Isso acontece nas igrejas Luteranas também? 2) o discipulado é uma forma de convívio entre os irmãos, comunhão, enquanto eles se edificam mutuamente, quase como um pastoreio só que mais do dia a dia, menos teológico, coisa de irmão mesmo. Isso existe em suas comunidades? 3) existe a disciplina eclesiástica. Sua aplicação pode variar, mas é basicamente uma forma de a igreja intervir na vida de um irmão em relação a um pecado muito grave cometido. Isso tem base bíblica, 2Co 4 por exemplo, fala sobre um homem que teria abusado ou tomado a mulher do seu pai e Paulo exorta aos irmãos para tomarem uma atitude em comunidade para a disciplina desse irmão, visando o bem espiritual dele, memso que tenha que o afastar das atividades de alguma forma. Vocês tem algo do tipo? Um abraço e foi mal pela extensão do texto, responda quando puder e como quiser kkkk
Diogo, obrigado por comentar. Isso me sugere que posso fazer outro vídeo. Rapidamente, só para tentar dar uma noção melhor: O ensino pela Palavra não acontece somente do púlpito ou no ensino comunitário. Ele se dá também de modo mais individualizado. O pastor também faz visitas, aconselhamento, absolvição privada. Mas tudo isso é a Palavra sendo compartilhada. Nada é uma ação separada da Palavra. A Palavra, é claro, não é "teológica", no sentido de que não é "conhecimento doutrinário" somente. Ela é muito mais que isso. Quanto ao incentivo, não se diz às pessoas que elas devam contar em caso de enfrentarem pecado. Entendemos que sempre enfrentamos pecado. Mas o ponto é que elas sabem que o pastor está todos os dias disponível para conversar. E sabem que "levar as cargas uns dos outros" é parte da vida cristã, segundo a Palavra. Por isso, sabem que podem compartilhar suas dificuldades. O discipulado é entendido, de novo, como resultado do convívio com a Palavra. Os membros colaboram com o discipulado na medida em que vivem e comunicam a Palavra. Não institucionalizamos o processo. Disciplina eclesiástica precisa existir na Igreja! Mas isso é tratado como algo pastoral muito sério. Nunca envolve vigilância. E, também aqui, trata-se da Palavra sendo comunicada simplesmente (em caso específico e de modo direto). Não intervimos na vida da pessoa. Contamos à pessoa sobre seu afastamento da Palavra, sobre sua situação de coração, revelada por sua impenitência, e a convidamos ao arrependimento. Em casos extremos, revelamos a ela sua exclusão - realizada por si mesma - e demonstrada por um pronunciamento da parte do ministro (o que se chama excomunhão). Mas a vida é da pessoa, no fim das contas. Grande abraço!
@@CesarMottaRios só pra que fique claro, eu não quis dizer que o pastoreio e o discipulado na minha igreja são institucionais, não, são orgânicos mesmo. Obrigado pela resposta, querido, gostei dessa ideia da Palavra agindo no dia a dia da comunidade (igreja).
Se uma pessoa quiser fazer parte de uma igreja Luterana, mas não houver essa igreja na região onde vive, o que fazer? Seria aceitável ser um “membro virtual” da igreja, acompanhando as celebrações apenas online? Ou essa pessoa deveria congregar em outra igreja física, mesmo que não se identifique inteiramente com aquele local?
Olá Rev. Noto uma questão que nos diferencia dos demais protestantes também que é o legalismo. Vejo pelo menos aqui em Arapongas-PR que todos os setores presbiterianos, metodistas, reformados, pentecostais e neopentecostais tem muita influência do legalismo ou em roupas, uso de música, proibições em várias coisas. Vejo somente os luteranos diferente disso. Não tem episcopal aqui, então não sei como são. Isto dificulta o contato pois nos discriminam por nos acharem profanos, descuidados espiritualmente, não zelosos, mas o pior é que eles veem estas restrições como obras para lei para a própria salvação como demonstram no dia a dia e nos diálogos. Eles negam assim os lemas mais caros da Reforma.
Sou Metodista e vim da Batista. Somos livres. Assista legalismo X liberdade cristã com Silas Malafaia. (Adevec) Somos muito parecidos. As regrinhas e liturgias não mudam a essência principal. Não nos torna melhores ou piores, apenas diferentes. Mais certo ou mais errados. Hoje entendo o quanto seria bom extrair de cada uma delas um pouco. O mais importante, a essência principal, o zelo pelas Escrituras, os cuidados com o próximo, o amor, O IDE etc.. São bem parecidos. Achei interessante estudar mais sobre vcs. Há algumas diferenças. Até depois do fim! Estaremos juntos, sem as bandeiras e suas paixões. Deus continue a abençoar.
@@CesarMottaRios Segundo o que disseste, a Igreja luterana está mais próxima à sua MAE que às suas filhas. Há pouco elementos que seja oriundo do catolicismo, o que se entende pelo facto de Lutero ser um sacerdote. Até aqui em Augsburg, Alemanha quase todas as Igrejas luzernas/Protestante têm nomes de Santos (santa Ana, São Pedro etc).
Reverendo, bom dia! Tenho outra dúvida: o pastor depois de ordenado, pode ser transferido para uma outra cidade, depois de alguns anos, para exercer o ministério em outros lugares? De quanto em quanto tempo acontece esta transferência? Ou o pastor, quando é designado para uma cidade, ele permanece na mesma durante toda a vida? O pastor, pode escolher a cidade em que queira exercer o ministério?
A igreja luterana rebatiza novos membro vindo da igreja católica? Porque na presbiteriana diz que não reconhece o batismo da igreja católica e pede que o novo membro faça um novo batismo.
Bom dia, Cláudio! Nós reconhecemos o Batismo. Veja aqui: th-cam.com/video/09YPcUSFEAE/w-d-xo.html Só observo que não é doutrina presbiteriana tradicional o rebatismo de pessoas batizadas na Católica. É algo mais peculiar à IPB, na verdade. Um abraço!
Só existe um batismo, e não importa se foi o padre que te batizou, e sim que vc foi batizada em nome do pai, do filho e do Espírito Santo (Efésios 4. 5). Isso que eles tão fazendo é uma heresia.
Crianças tem pecado?? Então é vc sendo batizado mais tarde terá o conhecimento de quem morreu na cruz foi Jesus e quanto a velas e santos é toda essas coisas é no tempo da lei dpois Jesus disse para crer na palavra escrita pelos profetas
Efraim, no fundo, em certo sentido, toda igreja é litúrgica, pois toda igreja segue uma organização do culto. Mas dizemos "Igreja Litúrgica" para aquelas que conservam uma ordem de culto bem estruturada, definida e mais complexa, geralmente, mantendo relação com as ordens litúrgicas que herdamos dos séculos passados. A Igreja Anglicana é litúrgica. Mas também há Igrejas Reformadas que conservam uma liturgia muito desenvolvida (e até mesmo Metodistas). Obviamente, a Igreja Católica Apostólica Romana e as Ortodoxas são litúrgicas também.
Frequento o caminho neocatecumenal da igreja católica, queria saber saber se o senhor já conhece esse movimento é o que acha, e se conhece, sabe se existe um movimento semelhante na luterana?
Frequentei por algum tempo uma igreja Luterana, e me sentia muito bem lá. Infelizmente, à partir de 2013 os ventos da discórdia que abalaram nosso país, também começaram a soprar por lá, então decidi ficar em casa. Não imagino como esteja hoje.
Volte a congregar, é importante! Se não lá, existe a Metodista, Batista, Presbiteriana, Assembleias de Deus. Congregar será de grande importância, lhe ajudará muito! Você tem muito a contribuir.
Sei que sua intenção é boa, mas na minha idade e contexto, cuidar da saúde mental é mais importante. Dessas denominações problemáticas que você citou, a pior é a assembleia de Deus. Além do assédio moral por que passei, num dos piores momentos da minha vida, ainda fui lesado financeiramente. @@divulgalojas
@@Bolchevix ... então meu irmão não se pode julgar uma por todas. Eu penso que existem irmãos valorosos que estão lutando por vidas mesmo, batalhando inclusive independentemente de salários, cargos, etc. Seríamos injustos com esses que levam a Boa Semente. Mas entendo você essa foi sua experiência (pessoal) não faz parte de todo contexto cristão das assembleias de Deus. Lembrando que o nome Assembleia de Deus não pertence a ninguém. Por isso existem diversas. Não sei de qual o irmão se refere. Como batista também, infelizmente é assim, não é um monopólio. Deveria ser única. Mas não é. São muitas convenções. Mas entendo o irmão e suas decepções. A natureza adâmica esta ai e O Pai nos enviou o Seu Melhor Presente: Jesus Cristo. 6 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam. Isaías 64:6 Por isso é olhar mesmo para O Autor e consumador de nossa fé mesmo, não tem jeito. O único perfeito e que disse: _ quem não tem pecado atire a primeira pedra. Que a Graça salvadora e libertadora continue envolvendo o amado irmão de forma majestosa, gloriosa e que continues sendo uma benção!
Pastor meu nome é Andreia estou comentando aqui no canal do meu esposo vocês pensam em ter uma igreja dessas aqui em vitoria da conquista bahia?posso fazer parte mesmo estando longe?
Sou católico. Sempre passo em frente a uma Igreja Luterana, visitá-la-ei. Gostei da explicação do pastor e o modo menos agressivo de se expressar, muito diferente dos pentecostais e neopentecostais.
Quanta diferença da igreja Luterana para as outras que surgiram a partir dela. Mas já sabem que igreja fundada por Cristo é a católica. Graça e paz à todos.
Muito interessante! Eu sempre tive a imagem dos Luteranos como uma espécie de evangélicos,mas a roupa do sacerdote parece uma batina apesar de serem chamados pastor, isso me deixa sempre confusa se os Luteranos são uma espécie de católicos ou evangélicos.Uma dúvida: é aceito imagens de santos?
Não se baseiem apenas pela estética. Teologicamente falando, os luteranos são tão distantes ao catolicismo, quanto as demais igrejas protestantes históricas
Boa noite, Claudeci, Disciplina eclesiástica é uma das marcas da Igreja de Cristo. Mas o método da "suspensão da comunhão" não é necessariamente correto. O pecador arrependido precisa da comunhão, e não de ser suspenso dela. A Ceia do Senhor é Evangelho e fortalecimento para o pecador arrependido, e não prêmio para os virtuosos. Isso é diferente do que acontece com o pecador impenitente. Por isso, mais do que o "erro grave", o que importa é a vivência ou não do arrependimento. Então, sim, há disciplina eclesiástica. E não, não precisa ser da mesma forma que em outros lugares.
Impossível não ter fofoca , igreja perfeita só no céu. O dízimo não é uma cobrança, você devolver a casa de Deus aquilo que não te pertence. E é muito feio ao meu ver ficar comparando igrejas .
Pastor,paz e Graça. Sou Ordenado Pastor em uma Assembleia de Deus. Porém tenho me distanciado em muitas questões doutrinárias na AD. Tenho me familiarizado em muito com a fé litúrgica. O que o Senhor me aconselha? Estou pensando em visitar uma congregação Luterana que tem em um bairro aqui perto.
Bom dia, Rafael! Eu sugiro que realmente visite a congregação luterana e marque uma conversa com o pastor. Pode ser o começo de uma nova fase em sua caminhada de fé. Deus o abençoe e ilumine!
Uma coisa que me incomoda muito pro ser Luterano, é nos chamarem de "Católicos de banho tomado" Não, eu sou PROTESTANTE TRADICIONAL e sigo a ortodoxia evangélica.
Nelson, as imagens são adiáfora. Não são necessárias, mas podem ser usadas. Aliás, não podem ser usadas de qualquer forma. Podem ser tidas por uma finalidade didática. Mas não devem receber qualquer tipo de culto ou veneração. Não se deve orar para uma imagem, imaginando que há uma presença maior de Deus ou de alguém ali. Então, assim como vitrais podem nos lembrar de cenas bíblicas, da ação de Deus entre nós, também esculturas o podem fazer. Nada além disso.
Achei interessante quando o senhor falou acerca de vigiar a vida dos outros. Nas igrejas pentecostais, isso é um problema. Há muita fofoca e julgamento do próximo.
@@FABIOSILVA-hc7lo a melhor coisa é ignorar esses entusiastas que vem aqui falar bobagem contra nossa fé.
Nem todas as igreja evangelicas
Tem pessoa, tem fofoca
Isso é individual, é do ser humano, todas tem pessoas exatamente assim. RS
Só A Graça!
Achei por demais interessante e foi a primeira vez que vejo alguém se preocupando com esses esclarecimentos. Sempre fui Luterana, mas respeito todos os que se declaram cristãos ou outra religião, que seja para a prática do bem e Amor ao próximo.
Teria algumas coisas, com certeza a questionar.
Mas por hoje só uma: POR QUE MARIA, MAE DE JESUS NÃO É QUASE QUE MENCIONADA....SE JESUS NASCEU DESSA MULHER E SEM ELA OU OUTRA, NÃO ESTARÍAMOS CELEBRANDO MAIS UM NATAL.
Está questão não tem nada a ver com as Igrejas Evangélicas , assim.denominadas. Sou Carla de Blumenau/SC
Nós evangelicos, admiramos muito martinho lutero, a maior dificudade da igreja evangelica hoje e seguir somente as escrituras sem opniões proprias.
O evangelho e simples, oração, leitura biblica e jejum, assim como Jesus ensinou.
Somente as Escrituras é meio problemático, recomendo a existência de um magistério e tradições
Mais luteranos também são evangélicos só que tem diferença
Biblicamente qual é a diferença?@@Clashcomgabriel14
Achei engraçado esse final pr haha
Mas, de fato, essas diferenças que nossa igreja tem me faz sempre assumir que ela é mais bíblica - com todo respeito as outras - dentro do meio evangélico.
Geralmente as igrejas mais serias e biblicas são as históricas.
Mais semelhanças com as igrejas católicas do que com as evangélicas. Gostei muito de aprender mais e excelente vídeo.
Se parece mais com a igreja anglicana
Muito obrigado pelo conteúdo, me tornei membro de uma igreja luterana a pouco tempo e seu conteúdo me ajudou e ainda ajuda muito! Poderia fazer falar mais sobre confissão, aconselhamento, penitência e sobre como essas práticas podem ser vistas como luteranas e não só romanas? Venho de uma igreja com fortes influências puritanas e infelizmente tudo isso me foi negado.
Finalmente me identifiquei com uma religião. Não gostava de ter que pagar dizimo, de exorcismo, gritaria, santos, não tomar cafe, orar 5 vezes por dia e sempre tive a ideia que nós somos a igreja… Sempre acreditei em Deus, tenho minha fe, gosto da biblia… E me interessei pela igreja luterana agora, gostei!
Achei interessante TB, mas ela parece muito com a católica
@@osvaldocosta03 se tu olhar pra história era pra realmente ser a católica caso o plano de lutero tivesse dado certo (de ser uma reforma apenas)
Dízimo e gritaria acho que é só no Brasil, igreja evangélica virou negócio, qualquer um Monta a sua e começa arrecadar
Estou vendo esse vídeo já bem atrasado e posso dizer que, apesar de presbiteriano, tenho um profundo respeito e admiração pela liturgia e o uso dos símbolos dentro do luteranismo. O ser humano precisa de símbolos e acho que isso é algo que serve muito bem a igreja, desde que usados claro, de forma correta.
Muito bom, Rev Cesar Motta, nisso tudo o que mais gostei é quanto a liturgia, a igreja Luterana e uma das poucas igrejas histórica que mantém sua liturgia praticamente intacta, infelizmente hoje quase todas as igrejas evangélicas só tem sua liturgia num grande canta, canta, canta, canta, canta, canta, canta, depois de 50 minutos a 1:30 horas de canta, canta se recolhe os dízimos e ofertas e aí vem ou outro grande prega, prega, prega, prega, prega, prega, infelizmente no meu ponto de vista isso tira um pouco daquilo que o Apóstolo Paulo diz em romanos 12:1 sobre o culto racional, pois esse tipo de liturgia vira mais um massageamento de egos e prazeres de apenas cantar, e cantar sem ter um propósito daquilo que se canta, no culto Luterano ainda temos liturgicamente tudo em uma sequência lógica e racional, acredito que as igrejas perderam um pouco daquilo que o alemão chama de gottesdienst do serviço a Deus, as vezes acho que muitas igrejas acham que Deus é que tem que prestar um serviço ao homem e não o contrário, nos prestarmos um serviço de culto a Deus, outra diferença muito confortante aos fiéis que a igreja luterana guarda com estima e o serviço das chaves ou ofício das chaves nos trazendo conforto de saber que Deus coloca na terra homens sábios e capazes de nós ouvir e orar por nós.
Acho massante esse horror de músicas cantadas na igreja evangélica. Um culto litúrgico é muito mais coerente e belo!
Pastor César Rios! Muito obrigado por este vídeo. Estamos com 14 novos membros advindos de outras denominações evangélicas que não estavam acostumados com uma ordem litúrgica, nem com essa relação pastor e membros com relação a ADM da igreja. Essa explicação nos ajudará muito. Vou compartilhar com eles.
O que percebia de diferente foi a liturgia e os símbolos, os demais é bem parecido como por exemplo o batismo nas águas, acredito que Jesus é o único mediador.
Vou ficar ainda mais feliz quando essas pessoas vierem não de outras igrejas, mas do mundo perdidas.
Isso aumentaria as estatísticas em percentual de novos convertidos.
Espero que essas um dia não saiam para outras igrejas.
Deus abençoe.
Eu sai da igreja quando comecei ler a Bíblia e ver que havia muitas doutrinas não Bíblica, pedi muito a Deus uma direção, porque acredito que devemos sim estar em um templo em comunhão, sei que vai ser diferente,pois eu estava acostumada ao sistema das igrejas evangélicas tradicionais,mas estou indo conhecer a igreja Luterana aqui da minha cidade,esperançosa em achar o meu lugar,fiz muitas vezes esse pedido ao Senhor Deus.
Não deves julgar as igrejas mas encontre o lugar onde você se adapte tenhamos todos um só Senhor o Senhor Jesus Cristo.
Tem muita gente ,como vc sem rumo ,mais O Espírito santo vai ti conduzir a toda verdade,leia a história da igreja pois vai abrir o seu entendimento.vim do catolicismo monastico e só tive um encontro com Jesus Cristo no acolhimento e nas palavras de um humilde pregador pentecostal.completei está semana 30 anos de ministério dentro de uma comunidade cristã pentecostal e te digo movimento pentecostal e o mais perto da susseçao apostololica
Pastor, já disse ao senhor por email, encontrar a doutrina Luterana e encontrar o senhor, foi um presente de Deus. Desde que ouço e leio seus conselhos...os vídeos... não imagina a paz que me traz. Um descanso no meu coração. Obrigada. Ao pensar que poderia ter sabido de tanta coisa antes...mas tudo tem seu tempo.
Poderia também ter um vídeo comentando a diferença da igreja luterana dentre as outras igrejas evangélicas, sobre línguas estranhas, profecias e etc. Que nas igrejas pentecostais ocorre de forma recorrente.
Vou fazer isso, Lucas! Um abraço!
Tenho muita vontade de conhecer a igreja luterana da minha cidade. Espero um dia criar coragem e visitar aí volto aqui relatar
Não precisa de coragem, Rosaria. Somos bem tranquilos. Deixo meu incentivo.
Eu visitei a Igreja ,e achei muito parecida cm a missa Católica.
Inclusive no dia que fui ,teve a Santa Ceia ,e vi que usam hóstia, igual o Catolicismo.
Também senti falta de outras pessoas para ajudar o pastor no púlpito, cm uma palavra, Só o pastor ministrou o culto todo .
Fora isso ,achei muito bonito a liturgia ,e são bastante acolhedores .
Ah ! Sobre símbolos, muitas Igrejas evangélicas usam a Cruz, a quadrangular, Presbiteriana ,Manancial de vida ,Adventistas ...sei por que já visitei .
Agora velas? Só o Catolicismo ,sei por que já fui um dia .
Visite a Congregação Cristã no Brasil, será bem vinda.
Os luteranos também são católicos
Só prá esclarecer amada, a cruz na igreja evangélica está vazia , essa é a diferença.
Parabéns pastor pelos vídeos, são muito esclarecedores. O Brasil conhece muito pouco a nossa tradição e seu canal faz estes esclarecimentos com muita clareza . Sobre a questão de oferta em outras igrejas onde pastores controlam as ofertas é muito comum o pastor tratar diferente as pessoas conforme a quantidade que ofertam, não buscam as ovelhas que não ofertam e também em muitos casos não permitem que pessoas de posses que ofertam muito sejam corrigidas quando em faltas graves, dão até cargos na igreja para que estas pessoas fiquem.
muito bom, tenho amigos com duvidas e curiosidades sobre as diferenças, vou compartilhar!
Fui Pastor por um bom tempo Assembleiano e comecei me aprofundar mais; nas Igrejas Históricas e na sua Liturgia e ví o quanto todo esse simbolismo embora diga que é só isso, percebo uma espiritualidade e também nos conecta não só com a tradição cristã e sim com a palavra de Deus! E hoje estou caminhando para ser um Luterano, já me disseram Pastor Djalson vc não vai ser um ministro lá, eles não reconhece a tua consagração, teu Bacharelado em Teologia, tua Graduação em Ciências da Religião!
Não importa! O que é maravilhoso é está numa comunidade que não perdeu de vista os ensinamentos deixando pelos Pais Apostólicos ou melhor deixados pelo senhor Jesus Cristo!
Não tem fofoca já amei a igreja de vocês, vou visita lá domingo
Kkkk 😂👏🏻👏🏻👏🏻
A perfeição vc só vai achar no céu, já vou avisando
Um ponto interessante é também a qualidade do louvor, com hinos históricos, muito bíblicos e bonitos musicalmente. Não se usa música gospel de rádio, que geralmente são antropocêntricas e sem nenhum conteúdo, além de trazer ensinos falsos para dentro da igreja.
Nem todas filho tem música cristã Gospel maravilhosa sim inclusive o ritmo e maravilhoso exemplo a ele a glória que ruja o leão essa casa e sua casa são louvores lindos e sem heresia
É praticamente uma descrição da Igreja Católica, aliás dentre todas as variantes protestantes/evangélicas, a Luterana é a que mais se assemelha a nós. Tem algum vídeo em seu canal falando a respeito dos acordos teológicos que já foram concluídos entre as Confissões Luteranas e a Igreja Católica?
Junior Roque,
Não falei sobre esses acordos ainda. É uma falta, pois houve pedido.
Um grande abraço!
Sua cordialidade e respeito me admira,a maioria dos protestantes que conheço são pessoas de extrema arrogância,um abraço.
Será que tu não confundes retidão com arrogância?
@@joaogabrieldasilva3414e arrogância mesmo kkk
Sim, muito arrogantes.
@@joaogabrieldasilva3414 maioria não e todo mundo ok tem poucos mais já reparei que na luterana e outro nível arrogante mesmo são esses que fecha um buteco um galpão qualquer e monta uma igreja sem que o pastor passou um dia se quer estudando teologia etc
Luteranos são bem diferentes do que vemos no evangelismo brasileiro. Até pq eles não são anticatólicos e preservam muitas coisa boa da tradição que lhes antecedeu.
Pastor César, o senhor estabeleceu de forma bastante didática algumas diferenças entre as Igrejas Luteranas e a parte majoritária do evangelicalismo brasileiro. E o senhor tem razão ao constatar que muitos generalizam tratando as Igrejas Evangélicas como se elas constituíssem uma espécie de massa homogênea. E sabemos o quanto isso está errado. Basta, por exemplo, observarmos o quão diferentes são a IELB e a IURD. Entretanto, é preciso considerar que falta uma terminologia adequada para distinguir as diversas vertentes. Uma pessoa leiga ouve dizer que a IELB e a Igreja Mundial são evangélicas. Ora, poderá muito bem concluir que são Igrejas semelhantes. Há muitos anos, perguntei para um conhecido se ele era evangélico. Ele prontamente respondeu algo como: evangélico não, protestante! Ele era presbiteriano. Na ocasião eu objetei dizendo que no Brasil "evangélico" e "protestante" são sinônimos. Então, ele esclareceu que todo evangélico é protestante, mas nem todo protestante é evangélico, porque o evangelicalismo é uma vertente do protestantismo e não ele todo. Naquela ocasião não dei maior atenção para o que ele disse. Hoje, penso que na mente dele havia uma diferença clara entre as Igrejas mais próximas da Reforma do Século XVI (protestantes) e outras vertentes mais distantes dos principais postulados da Reforma. Considerando o quanto os nomes são importantes para a construção da identidade, o senhor não entende que a existência de termos mais exatos para distinguir as diversas vertentes seria útil?
Israel, como eu gostaria de ter termos claros e diferentes para identificar bem quem é que somos e quem não somos! Mas não me parece tão simples abraçar o "protestantes" e desprezar o "evangélicos". No Brasil, pelo menos, essa distinção entre esses dois termos não funciona historicamente. Acho que vou fazer um breve vídeo sobre isso.
Um grande abraço!
@@CesarMottaRios. Obrigado, pastor! Vou aguardar o vídeo.
Cesar, obrigado por compartilhar um pouco sobre a fé luterana, o vídeo ficou bem claro.
Estou interessada em conhecer mais sobre a doutrina e a liturgia luterana e este vídeo me interessou ainda mais porque, mesmo sendo cristã e tendo interesse desde criança pela Palavra de Deus, sempre tive muita dificuldade em seguir cegamente regras das igrejas que sempre me pareceram desnecessárias e infundadas, até mesmo contrárias ao evangelho. Achei especialmente importante a parte sobre a liberdade e o amadurecimento individual na caminhada cristã. Vou assistir mais vídeos do canal, obrigada!
Sempre bem-vinda, Rafaela! Deus abençoe sua caminhada!
Ótimo vídeo, por favor faça uma reflexão sobre este tema de distinguir a lei do evangelho que o senhor comentou. Obrigado.
Obrigado, Guilherme! Vou fazer isso sim.
@@CesarMottaRios Pastor, percebi que no vídeo sobre como ler a Bíblia o senhor abordou um pouco deste tema, muito esclarecedor, eu ainda não conhecia essa abordagem de se considerar a lei e o evangelho de maneira conjunta, aprendi a ver os dois temas como pólos diferentes de duas épocas e um sobrepondo o outro. Confesso que ainda vejo a lei um pouco perturbadora, mas talvez seja como o senhor ensinou, de observarmos melhor o contexto..
Sim, de maneira conjunta, mas com a distinção. Distinção sem anular uma coisa ou outra. Na dinâmica da vida, a coisa funciona. Eu tinha lembrado desse estudo mesmo. Mas valeria a pena tentar explicar um pouco mais. Um grande abraço, meu irmão!
Meu amigo pastor verdadeiro só existe um senhor Jesus Cristo
Eu penso que não devemos fazer comentários (igrejas)siga a santa doutrina do céu a qual o senhor Jesus Cristo nos ensinou esse é o caminho que leva aos céus (se é esse o intuito)? Examine o livro de Marcos cap-5-6-7 já dá pra pegar o rumo da glória de Deus certo?
Jeremias 3:15 Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência. Explica aí alecrim dourado. A ignorância e desconhecimento bíblico fazem alguns falarem besteiras.
Nossa! Sinto falta de uma ordem e serenidade assim.
10:37 está certo, o papel do pastor é instruir, não cuidar da fé dos outros
Jesús disse ; se me amas guarda os meus mandamentos !
Sobre o calendário cristão. Paz e graça, meu querido! Eu uso o LOC para os [meus] dias, e é maravilhoso. Assim, eu oro as Escrituras conforme Igreja!
O que seria este LOC?
@@josewendel3366 o livro de oração comum da igreja anglicana
pt.m.wikipedia.org/wiki/Livro_de_Oração_Comum
Eu também tenho o Loc muito bom por sinal, mas nos também temos o livro de culto com lecionário editora concórdia, o Hinário há as oração matinal e vespertina tbm
Acho interessante que apesar de diferenças litúrgicas, temos todos um Senhor em comum, Jesus Cristo !!
Sou evangélico de uma Igreja Histórica. Na maior parte das igrejas que compõe este grupo, as decisões não são tomadas pelo Pastor somente. Geralmente a igreja elege um conselho/diretoria para tomar decisões juntamente com o Pastor ou em alguns casos, principalmente entre os Congregacionais e Batistas, as decisões são tomadas em assembleia com todos os membros presentes. Entre os históricos (tradicionais), quem cuida das finanças da Igreja são os tesoureiros vistoriados por uma comissão de exame de contas. Creio que conhecer as diferenças nos ajudam para melhor servir ao Senhor.
Pr César, gostaria de respostas para 3 questões quanto a Teologia e Prática Luterana, e também gostaria de sugerir vídeos sobre os assuntos das questões. 1- Como os luteranos lidam com a Teologia Natural? 2- Qual a Apologética Luterana ou mais comum no Luteranismo (Lendo Lutero e Melanchton, as vezes parece que tinham tendência para o que hoje é chamado de Pressuposicionalismo, ou uma via única)? 3- Como os Luteranos entendem o Mandamento da Guarda do Dia do Senhor? Já vi comentários de Luteranos daqui do Brasil e de fora quanto ao Dia do Senhor, e parece existir certa confusão na doutrina e na prática.
Angelo, eu li suas perguntas. Só não encontrei um tempo para responder devidamente. Vou copiar e deixar à vista para não me esquecer. Abraço!
Pastor, espero que possa ler meu comentário e me responder por favor!
Tenho 22 anos, e cresci em uma igreja pentecostal (Igreja O Brasil Para Cristo), mas de uns tempos pra cá eu tenho me identificado muito com a igreja Luterana. Aqui na minha cidade tem somente uma comunidade IECLB, a qual eu participo do coral e faço visitas. Após conhecer bastante sobre a igreja Luterana, eu aprecio muito a prática litúrgica e o tradicionalismo da igreja, além de eu ter visões teológicas em comum.
O fato é que eu gostaria de mudar de igreja, mas tenho o empecilho da minha mãe. Minha mãe nasceu em uma família Luterana, mas com o tempo “se converteu” ao pentecostalismo. E como eu havia dito antes, eu cresci em uma igreja pentecostal, portanto minha mãe não consegue entender o motivo de eu querer sair de uma igreja pentecostal e ir pra uma igreja tradicional, até porque o mais comum de se ver por aí é o contrário… e isso tudo fora o fato de que tenho que conversar com meu atual pastor e explicar o motivo da mudança de igreja, o que também vai ser difícil por esses mesmos motivos, e por eu ser membra desde criança.
Então eu gostaria que, se possível, vc pudesse auxiliar de alguma maneira pessoas que, como eu, estão em processo de transição de outras denominações evangélicas para a igreja Luterana, dando conselhos ou dicas de como podemos explicar e argumentar nossa mudança de perspectiva. Desde já agradeço, e torço pra que meu comentário seja lido 🙏🏻
Oi Maria! Não sou o pastor, mas me identifiquei com sua mensagem e gostaria de ajudar com meu próprio relato, de forma breve. Eu cresci em uma igreja pentecostal também, e ninguém da minha família é luterano. Tenho agora 25 anos, mas queria ser Luterana desde muito antes. O fato é que o que fez meus pais aceitarem minha mudança foi quando demonstrei de forma prática que não estava entrando em uma seita ou deixando Deus de lado para viver um estilo de vida mais confortável (porque infelizmente é assim que encaram a liberdade cristã). Aos poucos fui expondo meus pontos e deixando muito claro que era uma mudança única, que estar em uma igreja pentecostal feria minha consciência e que me sentia segura disso tudo. Orei por muitos anos, cerca de sete anos, para que Deus me ajudasse nesse processo. O fato é que você tem que ter paciência, orar muito e conversar com o pastor da sua paróquia local, para que quem sabe ele possa até mesmo conversar com sua mãe e deixá-la tranquila sobre isso. Mostre através da sua vida diária o quanto você está comprometida e decidida nisso, e como isso mudou você para melhor. Acredito que, assim como meus pais, o maior desejo dela é que você permaneça na graça de Deus, e muito dessa negação vem do instinto de proteção natural dos pais. Por fim, seja paciente e creia na providência de Deus. Um abraço e que Deus te ilumine ❤
PS.: se você quiser um grupo de jovens online que te ajude com conselhos, orações semanais e material luterano, procure a página @vialutherana no Instagram!
Prezado Reverendo. Gostaria de saber do conceito de vcs quanto o "após morte". Se puder me indicar video, blog com estudos... por favor. Obrigada!
Pastor, muito bom vídeo. Sempre acompanho. Pastor vc poderia fazer um vídeo sobre o luteranismo e as esmolas. Abraços.
Vou tentar, meu irmão! Importante assunto!
Parabéns meu querido ❤❤❤
Boa tarde irmão em Cristo Jesus 🙌 sou da comunidade cristã de Araquari Santa Catarina,
Boa tarde, Isabel!
Ótimo seu vídeo pastor
Que vídeo maravilhoso. Apesar de católico me identifico muito com a Igreja Luterana. Me indique algum material para leitura e aprofundamento por favor!
Bom dia, Gustavo!
Eu indico o livro "A Espiritualidade da Cruz" de Gene E. Veith. É uma boa introdução ao pensamento luterano.
Mas, certamente, para conhecer a devoção luterana, indico também o Catecismo Menor de Lutero, texto escrito para o ensino cristão nas famílias: catechism.cph.org/pt/
Um grande abraço!
Revendo está em "persona christi", por isso as vestes litúrgicas! Assim como quando fala em questões de fé e moral.
Obrigado pelo assunto abordado pastor, é muito bom conhecer a igreja Luterana. Gostaria de perguntar sobre: o pastor luterano pode contrair matrimônio? Sobre homossexuais, como são vistos pela igreja Luterana, a igreja realiza casamento homossexual?
Roni Von Felizardo, pastores luteranos podem ser casados. Eu, por exemplo, sou casado e tenho duas filhas. Desde o século XVI, afirmamos que a proibição do casamento dos ministros é errada, já que as Escrituras são claras sobre o fato de poderem os ministros serem casados: "O Bispo seja marido de uma só mulher", diz Paulo. Pedro, por sinal, era casado. Enfim, proibir o casamento dos ministros é visto como doutrina humana que vai diretamente contra doutrina divina. Por isso, essa restrição deve ser abandonada.
Quanto a homossexuais, há diferentes visões dentro do que se chama luteranismo hoje (assim como acontece com outros grupos, como o presbiterianismo).
Há igrejas mais apegadas às Confissões Luteranas do século XVI. Essas acolhem os homossexuais como qualquer ser humano. Querem que sejam respeitados. Querem que recebam o amor de Cristo e ouçam a voz de Cristo sem qualquer impedimento. Mas afirmam que o casamento é para ser realizado entre homem e mulher. (Essas igrejas estão geralmente ligadas ao Concílio Luterano Internacional.)
Há outras igrejas luteranas, mais progressistas e menos apegadas às Confissões Luteranas do século XVI. Carregam o nome "luterana" e observam alguns textos confessionais, algumas características propriamente luteranas. Mas foram por um caminho de mudanças. Entre essas igrejas, algumas negam qualquer dificuldade com as relações homossexuais. No exterior, em alguns países, chegam a casar casais homoafetivos. (Essas igrejas geralmente estão ligadas à Federação Luterana Mundial.)
Eu, como pastor da IELB, estou inserido no primeiro grupo.
Um grande abraço!
@@CesarMottaRios muito esclarecedor Reverendo. Agradeço muito por responder as minhas perguntas, que o nosso Senhor Jesus Cristo também te auxilie em seu ministério hoje e sempre.
Poderia falar sobre festas e outras coisas que são consideradas mundanas? Como a igreja observa? Como ela orienta? Abraço Reverendo.
Posso tentar falar sobre isso, sim, Rodrigo. Grande abraço!
Eu sou Católico só que eu gosto muito das Igrejas (Protestantes Evangélicas) Luterana presbiteriana batista etc são
Igreja sérias não como as demais dominação que é uma bagunça...
Sensacional pastor César
Obrigada!
Essa é a questão que, no Brasil, eu nunca percebi. A expressão "Igrejas Evangélicas" é usada a torto e a direito, sem qualquer explicação, mas eu já percebi que, na esmagadora maioria das vezes, ele querem dizer "Pentecostais".
Os Luteranos (os historicamente verdadeiros "Protestantes") são practicamente desconhecidos em grande parte do Brasil. Igualmente desconhecidos são os Episcopais e os Angliacanos. Já conversei com centenas de brasileiros que nunca ouviram falar em qualquer deles e não têm qualquer ideia do que são. Nos das Igrejas Reformadas (nomeadamente os Presbiterianos), também pouco se fala.
Em suma, quando no Brasil falam de "Evangélicos" - inluindo os "especialistas" da BBC Brasil), geralmente eles têm em mente alguma coisa de Batista pra baixo, mas a imagem do Pentecostalismo é o que domina a cabeça deles. Isso cria um problema sério porque, muitas vezes, essas análises sobre os "Evangélicos" brasileiros são extremamente negativas, e muita gente que não é "Evangélica" no sentido brasileiro pode ser negativamente afectada, sem saber e sem querer.
E quando se trata das qestões politicas, são geralmente os "Evangélicos", no sentido brasileiro, que estão metidos ao barulho, e até agora eles não têm feito nada pelo Brasil a não ser promover o seu atraso.
Pense só nisto: Quantos pastores Luteranos, Anglicanos, Episcopais (e até padres Católicos) fazem parte da assim chamada Bancada Evangélica em Brasília?
Excelente explicação.
Acho bonito os símbolos , como velas e cruzes , cruz que é o símbolo do cristianismo e deveria ter em cada torre de igreja evangélica .
A cruz é não o símbolo do cristianismo
A cruz além de pagã era também um estrumendo de tortura
Poderia falar sobre o que é matinas e vésperas na tradição luterana? Eu perguntei a um luterano no face, ele me deu uma resposta vazia. Perguntei mais sobre, e estou até hoje esperando a resposta. Já pesquisei na Internet, mas não tem muita coisa.
Vou falar sim, meu irmão!
eu participo de una igreja pentecostal , mas nunca me considerei pentecostal , sempre gostei muito de Martinho Lutero , só não sou luterano por que aqui onde moro não tem igreja luterana
Muito bom o esclarecimento.
Gostaria de saber sobre o dízimo na igreja luterana
Que equilíbrio!
Vídeo excelente. Obrigada!
A paz do Senhor Jesus, Pastor tem algum vídeo seu fala sobre o batismo de crianças?
Bom dia! Sim, tenho alguma coisa sobre Batismo, em que menciono a questão... Sugiro este: th-cam.com/video/juuCJeo-na4/w-d-xo.html
Bom dia pastor, sou Batista Reformado e estou gostando bastante de conhecer mais sobre nossos irmãos luteranos, parabéns pelo canal. Pastor, sabemos que há poucas igrejas históricas no país (em comparação ao enorme número de pentecostais e neopentecostais), mas pelo que eu tenho percebido a maioria das Igrejas Luteranas estão situadas no Sul do Brasil, qual o motivo da Luterana não buscar se expandir pra outras regiões do país?
Bom dia, AnderFerreira!
A IELB está em todos os estados do Brasil, pelo menos nas capitais. Em algumas regiões, estamos também em algumas cidades do interior. Eu, por exemplo, sou pastor em uma pequena cidade do interior do Rio de Janeiro.
Nós buscamos expansão para outras regiões do Brasil, sim. Mas veja o seguinte vídeo para entender melhor: th-cam.com/video/CXraVDt-nl8/w-d-xo.html
Um grande abraço!
Muito bom, gostei do vídeo e da explicação.
Pastor, luteranos tratam também do assunto sobre diabo seus anjos e realidade do local de condenação denominado inferno ?
Os sacerdotes usavam roupas diferentes. Não vejo problema.
Já me comentaram sobre roupa dos pastores luteranos. Mas as mesmas pessoas não me disseram nada sobre alguns pregadores usarem calças extremamente justas, quase "dividindo o corpo e a alma".
Respondi isso 👆😂
Penso eu que algumas liturgias demonstram reverência à Palavra e a quem estamos cultuando.
Pelos vídeos que tenho assistido no último mês vejo que o ambiente das igrejas luteranas ajudam a "entrar no clima", digamos assim, de reverenciar a Palavra e meditar no Senhor.
Me agrada também a organização de tudo, e o tom musical.
Nada de "show de banda musical".
Pois é o que me parece muitas vezes em outros locais. Eu acabava deixando para chegar ao culto sempre depois do "louvor". Sem contar no volume absurdo dentro da igreja.
Concordo que a calça colada e pecado ainda mais pregando, ainda mais se o corpo do pastor for seduzente que as mulheres olha mesmo.
Bom vídeo, mas algumas questões sobre um ponto: você falou sobre não vigiar os outros, sobre a liberdade cristã, e minha igreja presbiteriana também vê dessa forma, porém existem três elementos que são: 1) o pastoreio das ovelhas por parte dos oficiais da igreja, que vivem em comunhão com os irmãos e sempre estão a disposição, recomendando que caso os irmãos enfrentem algum problema ou relativo ao pecado ou não, seja financeiro ou emocional, isso seja comunicado à igreja. Ou seja, há um cuidado pastoral além da mera pregação no púlpito, uma aproximação com os irmãos (ainda que não seja uma onipresença) para poder aconselha-los. Isso acontece nas igrejas Luteranas também?
2) o discipulado é uma forma de convívio entre os irmãos, comunhão, enquanto eles se edificam mutuamente, quase como um pastoreio só que mais do dia a dia, menos teológico, coisa de irmão mesmo. Isso existe em suas comunidades?
3) existe a disciplina eclesiástica. Sua aplicação pode variar, mas é basicamente uma forma de a igreja intervir na vida de um irmão em relação a um pecado muito grave cometido. Isso tem base bíblica, 2Co 4 por exemplo, fala sobre um homem que teria abusado ou tomado a mulher do seu pai e Paulo exorta aos irmãos para tomarem uma atitude em comunidade para a disciplina desse irmão, visando o bem espiritual dele, memso que tenha que o afastar das atividades de alguma forma. Vocês tem algo do tipo?
Um abraço e foi mal pela extensão do texto, responda quando puder e como quiser kkkk
Diogo, obrigado por comentar. Isso me sugere que posso fazer outro vídeo. Rapidamente, só para tentar dar uma noção melhor:
O ensino pela Palavra não acontece somente do púlpito ou no ensino comunitário. Ele se dá também de modo mais individualizado. O pastor também faz visitas, aconselhamento, absolvição privada. Mas tudo isso é a Palavra sendo compartilhada. Nada é uma ação separada da Palavra. A Palavra, é claro, não é "teológica", no sentido de que não é "conhecimento doutrinário" somente. Ela é muito mais que isso.
Quanto ao incentivo, não se diz às pessoas que elas devam contar em caso de enfrentarem pecado. Entendemos que sempre enfrentamos pecado. Mas o ponto é que elas sabem que o pastor está todos os dias disponível para conversar. E sabem que "levar as cargas uns dos outros" é parte da vida cristã, segundo a Palavra. Por isso, sabem que podem compartilhar suas dificuldades.
O discipulado é entendido, de novo, como resultado do convívio com a Palavra. Os membros colaboram com o discipulado na medida em que vivem e comunicam a Palavra. Não institucionalizamos o processo.
Disciplina eclesiástica precisa existir na Igreja! Mas isso é tratado como algo pastoral muito sério. Nunca envolve vigilância. E, também aqui, trata-se da Palavra sendo comunicada simplesmente (em caso específico e de modo direto). Não intervimos na vida da pessoa. Contamos à pessoa sobre seu afastamento da Palavra, sobre sua situação de coração, revelada por sua impenitência, e a convidamos ao arrependimento. Em casos extremos, revelamos a ela sua exclusão - realizada por si mesma - e demonstrada por um pronunciamento da parte do ministro (o que se chama excomunhão). Mas a vida é da pessoa, no fim das contas.
Grande abraço!
@@CesarMottaRios só pra que fique claro, eu não quis dizer que o pastoreio e o discipulado na minha igreja são institucionais, não, são orgânicos mesmo.
Obrigado pela resposta, querido, gostei dessa ideia da Palavra agindo no dia a dia da comunidade (igreja).
Se uma pessoa quiser fazer parte de uma igreja Luterana, mas não houver essa igreja na região onde vive, o que fazer? Seria aceitável ser um “membro virtual” da igreja, acompanhando as celebrações apenas online? Ou essa pessoa deveria congregar em outra igreja física, mesmo que não se identifique inteiramente com aquele local?
Olá Rev. Noto uma questão que nos diferencia dos demais protestantes também que é o legalismo. Vejo pelo menos aqui em Arapongas-PR que todos os setores presbiterianos, metodistas, reformados, pentecostais e neopentecostais tem muita influência do legalismo ou em roupas, uso de música, proibições em várias coisas. Vejo somente os luteranos diferente disso. Não tem episcopal aqui, então não sei como são. Isto dificulta o contato pois nos discriminam por nos acharem profanos, descuidados espiritualmente, não zelosos, mas o pior é que eles veem estas restrições como obras para lei para a própria salvação como demonstram no dia a dia e nos diálogos. Eles negam assim os lemas mais caros da Reforma.
Sou Metodista e vim da Batista. Somos livres.
Assista legalismo X liberdade cristã com Silas Malafaia. (Adevec)
Somos muito parecidos.
As regrinhas e liturgias não mudam a essência principal.
Não nos torna melhores ou piores, apenas diferentes.
Mais certo ou mais errados.
Hoje entendo o quanto seria bom extrair de cada uma delas um pouco.
O mais importante, a essência principal, o zelo pelas Escrituras, os cuidados com o próximo, o amor, O IDE etc..
São bem parecidos.
Achei interessante estudar mais sobre vcs. Há algumas diferenças.
Até depois do fim! Estaremos juntos, sem as bandeiras e suas paixões.
Deus continue a abençoar.
Sou da CCB e vejonmuitas semelhanças entre nós e a forma de doutrina da luterana, obs. Eu disse semelhanças nn q são iguais
Achei ela com raizes fortes na igreja romana.
Obrigado pelo video
Sugiro ler a Confissão de Augsburgo para perceber que não é bem assim.
@@CesarMottaRios
Segundo o que disseste, a Igreja luterana está mais próxima à sua MAE que às suas filhas. Há pouco elementos que seja oriundo do catolicismo, o que se entende pelo facto de Lutero ser um sacerdote. Até aqui em Augsburg, Alemanha quase todas as Igrejas luzernas/Protestante têm nomes de Santos (santa Ana, São Pedro etc).
Reverendo, bom dia!
Tenho outra dúvida: o pastor depois de ordenado, pode ser transferido para uma outra cidade, depois de alguns anos, para exercer o ministério em outros lugares?
De quanto em quanto tempo acontece esta transferência?
Ou o pastor, quando é designado para uma cidade, ele permanece na mesma durante toda a vida?
O pastor, pode escolher a cidade em que queira exercer o ministério?
Mim interessei pela doutrina luterana, o problema é a distância a que fica a trinta quilômetros!
Gostaria muito de conhecer uma igreja luterana. Sou de Pernambuco cidade de moreno
sou de igreja reformada e tradicional, temos muito respeito por igrejas luteranas
A igreja luterana aceita o batismo de outras igrejas evangélicas - Assembléia de Deus, Presbiteriana e Batista, por exemplo?
Sim, reconhece! O Batismo é um só. Não é de cada denominação. Veja aqui: th-cam.com/video/09YPcUSFEAE/w-d-xo.html
Tem a igreja luterana em SP e aqui perto de casa tem a igreja evangélica luterana, são a mesma coisa?
A igreja luterana rebatiza novos membro vindo da igreja católica? Porque na presbiteriana diz que não reconhece o batismo da igreja católica e pede que o novo membro faça um novo batismo.
Bom dia, Cláudio!
Nós reconhecemos o Batismo. Veja aqui: th-cam.com/video/09YPcUSFEAE/w-d-xo.html
Só observo que não é doutrina presbiteriana tradicional o rebatismo de pessoas batizadas na Católica. É algo mais peculiar à IPB, na verdade.
Um abraço!
Só existe um batismo, e não importa se foi o padre que te batizou, e sim que vc foi batizada em nome do pai, do filho e do Espírito Santo (Efésios 4. 5).
Isso que eles tão fazendo é uma heresia.
Crianças tem pecado?? Então é vc sendo batizado mais tarde terá o conhecimento de quem morreu na cruz foi Jesus e quanto a velas e santos é toda essas coisas é no tempo da lei dpois Jesus disse para crer na palavra escrita pelos profetas
Muito esclarecendor!!
Parabéns.
Quais são as outras Igrejas Litúrgicas?
Efraim, no fundo, em certo sentido, toda igreja é litúrgica, pois toda igreja segue uma organização do culto. Mas dizemos "Igreja Litúrgica" para aquelas que conservam uma ordem de culto bem estruturada, definida e mais complexa, geralmente, mantendo relação com as ordens litúrgicas que herdamos dos séculos passados. A Igreja Anglicana é litúrgica. Mas também há Igrejas Reformadas que conservam uma liturgia muito desenvolvida (e até mesmo Metodistas). Obviamente, a Igreja Católica Apostólica Romana e as Ortodoxas são litúrgicas também.
Pabens sou católico mas admiro muito os luteranos
TENHO MUITA VONTADE DE IR NA IGREJA LUTERANA PORQUE COMPARTILHO DE SUAS CONVICÇÕES.
PENA QUE NÃO TEM AQUI.
Frequento o caminho neocatecumenal da igreja católica, queria saber saber se o senhor já conhece esse movimento é o que acha, e se conhece, sabe se existe um movimento semelhante na luterana?
Frequentei por algum tempo uma igreja Luterana, e me sentia muito bem lá. Infelizmente, à partir de 2013 os ventos da discórdia que abalaram nosso país, também começaram a soprar por lá, então decidi ficar em casa. Não imagino como esteja hoje.
Volte a congregar, é importante!
Se não lá, existe a Metodista, Batista, Presbiteriana, Assembleias de Deus.
Congregar será de grande importância, lhe ajudará muito!
Você tem muito a contribuir.
Sei que sua intenção é boa, mas na minha idade e contexto, cuidar da saúde mental é mais importante. Dessas denominações problemáticas que você citou, a pior é a assembleia de Deus. Além do assédio moral por que passei, num dos piores momentos da minha vida, ainda fui lesado financeiramente. @@divulgalojas
@@Bolchevix ... então meu irmão não se pode julgar uma por todas.
Eu penso que existem irmãos valorosos que estão lutando por vidas mesmo, batalhando inclusive independentemente de salários, cargos, etc.
Seríamos injustos com esses que levam a Boa Semente.
Mas entendo você essa foi sua experiência (pessoal) não faz parte de todo contexto cristão das assembleias de Deus.
Lembrando que o nome Assembleia de Deus não pertence a ninguém.
Por isso existem diversas. Não sei de qual o irmão se refere.
Como batista também, infelizmente é assim, não é um monopólio.
Deveria ser única. Mas não é. São muitas convenções.
Mas entendo o irmão e suas decepções.
A natureza adâmica esta ai e O Pai nos enviou o Seu Melhor Presente: Jesus Cristo.
6 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam.
Isaías 64:6
Por isso é olhar mesmo para O Autor e consumador de nossa fé mesmo, não tem jeito.
O único perfeito e que disse: _ quem não tem pecado atire a primeira pedra.
Que a Graça salvadora e libertadora continue envolvendo o amado irmão de forma majestosa, gloriosa e que continues sendo uma benção!
Pastor meu nome é Andreia estou comentando aqui no canal do meu esposo vocês pensam em ter uma igreja dessas aqui em vitoria da conquista bahia?posso fazer parte mesmo estando longe?
Sou católico. Sempre passo em frente a uma Igreja Luterana, visitá-la-ei. Gostei da explicação do pastor e o modo menos agressivo de se expressar, muito diferente dos pentecostais e neopentecostais.
Que a virgem Maria lhe acompanhe, e que a fé em Jesus mantenha-te inabalada, frente as infinitas deturpações humanas! Paz e bem
O maior problema desta civiliz4cao é confundir Cristianism0 com Evangelho Eterno, a Santa Aliança de Deus selada com o sangue de Jesus Cristo!
Pastor, me indica uma igreja luterana aqui em SP
Olá, Sarah!
Eu sou bem ignorante sobre as regiões de SP.
No site da IELB, encontro as seguintes congregações abaixo na capital. A lista ficou meio desformatada aqui, mas você pode ver o nome do bairro para ter uma noção das localizações. Qualquer coisa, pode me dizer!
Congregação Evangélica Luterana Bom Pastor
Endereço: Praça Jácomo Zanela Nº 20 Lapa
Bairro: Água Branca
CEP: 05038-010
Celular:
Cultos: Array
Pastores:
Sergio Renato Flor
Telefone: (11) 3611-8751
Celular: (11) 97970-1698
Congregação Evangélica Luterana Concórdia
Endereço: Alameda Jauaperi Nº 770
Bairro: Moema
CEP: 04523-013
Telefone: (11) 5055-4572
Celular: (11) 98552-5246
Pastores:
Matheus Schmidt
Telefone: (11) 5055-4572
Celular: (11) 99591-5161
◦ Congregação Evangélica Luterana Cristo Rei
Endereço: Rua General Americano Freire Nº 192 0
Bairro: Guaianazes
CEP: 08440-300
Celular:
• Congregação Evangélica Luterana Cristo Salvador
Endereço: Rua Júlio Vicente Ferreira Nº 26
Bairro: Jardim Anhangüera
CEP: 05267-050
Celular:
Pastores:
Sergio Renato Flor
Telefone: (11) 3611-8751
Celular: (11) 97970-1698
Congregação Evangélica Luterana Ebenézer
Endereço: Rua Januário Zingaro Nº 51
Bairro: Jardim Paris
CEP: 05794-300
Celular: 11 5841-4254
Pastores:
Elmar Hoffmann
Email: elmar.hoffmann@gmail.com
Telefone: (11) 5841-4254
Celular: (11) 96930-5240
Adevair Negri Schulz
Telefone: (11) 5842-3746
Celular: (11) 94803-8828
◦ Congregação Evangélica Luterana Redentor
Endereço: Prof. Vilalva Júnior Nº 97
Bairro: Vila Moinho Velho
CEP: 04285-120
Celular: 11 2063-0844
Pastores:
Paulo Roberto Teixeira
Telefone: (11) 5511-4157
Celular: (11) 99463-5734
Ilvo Bender
Celular: (11) 93466-1968
Iderval Strelhow
Telefone: (11) 2063-0844
Celular: (11) 2915-0799
Jean Kiessler Frank
Celular: (11) 94757-6809
Congregação Evangélica Luterana da Paz
Endereço: Avenida do Jangadeiro - lado par Nº 176
Bairro: Interlagos
CEP: 04815-010
Celular:
Pastores:
Denis Scheer Timm
Telefone: (11) 5666-1071
Celular: (11) 91132-1971
Rômulo Santos Souza
Telefone: (11) 5666-2199
Celular: (21) 98528-6456
Firme Fundamento
Endereço: 0 Nº 0 0
Bairro: Pirituba
CEP: 00000-000
Celular:
Pastores:
Daniel Barreira Alves Falkenstein
Email: daniel-barreira@hotmail.com
Celular: (11) 99017-4007
@@CesarMottaRios Deus te abençoe!!! Parabéns pelo conteúdo
Gostei muito
Em questão litúrgica é bastante parecido com igreja católica assim pelo o que eu entendi dele falando
Quanta diferença da igreja Luterana para as outras que surgiram a partir dela. Mas já sabem que igreja fundada por Cristo é a católica. Graça e paz à todos.
Pastor, vocês acreditam na comunhão dos santos, como na igreja católica ?
Muito interessante! Eu sempre tive a imagem dos Luteranos como uma espécie de evangélicos,mas a roupa do sacerdote parece uma batina apesar de serem chamados pastor, isso me deixa sempre confusa se os Luteranos são uma espécie de católicos ou evangélicos.Uma dúvida: é aceito imagens de santos?
Acho q os únicos evangélicos q acreditam em santos são os anglicanos. Os luteranos tbm não acreditam, talvez tenham imagens mas não cultuam.
Não se baseiem apenas pela estética. Teologicamente falando, os luteranos são tão distantes ao catolicismo, quanto as demais igrejas protestantes históricas
É aplicado disciplina eclesiástica na luterana? Tipo, alguém comete um erro grave, será suspenso da comunhão?
Boa noite, Claudeci,
Disciplina eclesiástica é uma das marcas da Igreja de Cristo. Mas o método da "suspensão da comunhão" não é necessariamente correto. O pecador arrependido precisa da comunhão, e não de ser suspenso dela. A Ceia do Senhor é Evangelho e fortalecimento para o pecador arrependido, e não prêmio para os virtuosos. Isso é diferente do que acontece com o pecador impenitente. Por isso, mais do que o "erro grave", o que importa é a vivência ou não do arrependimento.
Então, sim, há disciplina eclesiástica. E não, não precisa ser da mesma forma que em outros lugares.
Só indo ver, pq ao ouvir, parece um Catolicismo sem Maria e Santos
Somo todoas irmão mas pra alguns evangélicos so eles vão se salva o resto tudo errado
❤
Eu quero ser membro da igreja Luterana, mas na minha cidade não tem😞😢
tu é da confissão luterana ou da ielb? sou de Taboão é quero visitar e conhecer uma luterana (a ielb ja sei como é e não é muito minha cara não rsrs)
Sou da IELB. No site luteranos.com.br, você deve encontrar informações sobre uma IECLB perto de sua cidade.
E sobre fuma maconha vcs acha que e pecado ?
A igreja Luterana é calvinista ou arminiana?
Nos fale um pouco sobre
Meu caro, a Igreja luterana não é nem calvinista nem arminiana! Lembre-se de que a a teologia luterana é ANTERIOR a essas duas.
Impossível não ter fofoca , igreja perfeita só no céu.
O dízimo não é uma cobrança, você devolver a casa de Deus aquilo que não te pertence.
E é muito feio ao meu ver ficar comparando igrejas .
Pastor,paz e Graça.
Sou Ordenado Pastor em uma Assembleia de Deus.
Porém tenho me distanciado em muitas questões doutrinárias na AD.
Tenho me familiarizado em muito com a fé litúrgica.
O que o Senhor me aconselha?
Estou pensando em visitar uma congregação Luterana que tem em um bairro aqui perto.
Bom dia, Rafael!
Eu sugiro que realmente visite a congregação luterana e marque uma conversa com o pastor. Pode ser o começo de uma nova fase em sua caminhada de fé.
Deus o abençoe e ilumine!
@@CesarMottaRiosamém e obrigado!
Boa tarde. Vcs aceitam visitantes ?
Uma coisa que me incomoda muito pro ser Luterano, é nos chamarem de "Católicos de banho tomado" Não, eu sou PROTESTANTE TRADICIONAL e sigo a ortodoxia evangélica.
Qual a relação que o luteranismo tem com as imagens?
Nelson, as imagens são adiáfora. Não são necessárias, mas podem ser usadas. Aliás, não podem ser usadas de qualquer forma. Podem ser tidas por uma finalidade didática. Mas não devem receber qualquer tipo de culto ou veneração. Não se deve orar para uma imagem, imaginando que há uma presença maior de Deus ou de alguém ali. Então, assim como vitrais podem nos lembrar de cenas bíblicas, da ação de Deus entre nós, também esculturas o podem fazer. Nada além disso.
🏠