Você é a favor ou contra a redução da maioridade penal?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 27 ก.พ. 2023
  • Curso de redação para a PMDF:
    www.cursodiretoaoponto.com/re...
    #concursos #concursospublicos #redacao #enem #vestibulares #redação #provapf #provaprf #provapcdf #redaçãopcdf #redaçãopf #redaçãoprf #provadiscursivapf #provadiscursiva #professordicksoncosseti #dicksoncosseti #provadepen #redacaodepen #redaçãodepen #provadiscursivadepen #concursodepen #cursodiretoaponto #diretoaoponto #dicksoncosseti #professordicksoncosseti #agentedepolícia #policialpenal #pmal #bancodobrasil #BB #redaçãoBB #redacaobb #provadiscursivaTJDFT #redacaoTJDFT #provadiscursivaSEDF #enem #podcast #planejamento #PMDF #AOCP

ความคิดเห็น • 12

  • @antoniogustavo8447
    @antoniogustavo8447 ปีที่แล้ว +15

    POR QUE APOIO A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL:
    Discutir a redução da maioridade penal tanto para quem, de um lado, se posiciona contrário a redução da maioridade penal quanto, de outro lado, para quem se posiciona favorável é um assunto que, de um modo ou de outro, sempre se constituí como algo polêmico, ainda que seja, ao mesmo tempo, um assunto recorrentemente discutido.
    Acredito que defender a redução da maioridade penal de 18 anos para, pelo menos, 16 anos, seja o posicionamento mais correto em virtude de corresponder a uma decisão justa, urgente e necessária de atualização da legislação ao contexto desses novos tempos. Porque os adolescentes, assim como todo cidadão, certamente também devem seguir as leis e regras sociais, na medida em que passarão a sofrer punições nos casos em que acontecer de violarem as leis e regras sociais. Contribuindo para diminuir através da aplicação da redução da maioridade penal com o sentimento de impunidade e insegurança que aflige a vida de milhares de brasileiros.
    Países desenvolvidos espalhados pelo mundo revelam uma maioridade penal, ainda, bem menor que a proposta de reduzir para 16 anos no Brasil, tais como: Suécia (15 anos), Japão (14 anos), Alemanha (14 anos). O que todos esses países desenvolvidos mencionados têm em comum é o fato de que se o jovem cometeu crimes a partir dessas faixas de idade vai ser responsabilizado e punido pelos seus atos. Não sendo o único, mas essa maioridade penal é um dos importantes fatores a contribuir para apresentarem indicadores de violência, criminalidade, assassinato e impunidade expressivamente muito inferior ao do Brasil.
    No que diz respeito ao Brasil, o conjunto de pessoas que possuem um mínimo de senso de justiça, realidade e honestidade intelectual percebem que alguma medida concreta referente a isso tem que ser tomada, afinal o Brasil é, no geral, um país extremamente violento, só em 2016 foram mais de 62.000 assassinatos registrados (Atlas da Violência, 2018).
    E, ainda assim, identificamos determinadas brechas existentes na lei que beneficia o criminoso ao invés de puni-lo como deveria. Por exemplo, é uma enorme incoerência a Constituição Federal Brasileira de 1988 e outras eventuais leis, de um lado, destacar que o jovem tem consciência política, possuindo, dentre outros direitos, o direito de votar, decidindo o que cada um considera melhor ou pior para o país.
    E, de outro lado, desconsiderar o fato de que embora o amadurecimento varie de pessoa para pessoa, aos 16 anos de idade o jovem já tem conhecimento do que é certo ou errado referente ao convívio social, assim sendo o jovem já possui além das noções básicas dos seus direitos, igualmente, noções de seus deveres como, por exemplo, praticar roubos, tráficos, estupros ou assassinatos não são apenas atos errados, mas também atos obviamente condenáveis que violam o código penal, portanto sendo suscetíveis dos criminosos praticantes ser responsabilizados e devidamente punidos.
    Nesse sentido, a redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos em nosso país, dentre outros aspectos positivos que podemos destacar é que, em primeiro lugar, vem a contribuir no combate à criminalidade, pois permitirá principalmente endurecer e ampliar a punição as práticas de crimes. Em segundo lugar, vai proporcionar menos riscos de violência e insegurança para os cidadãos, uma vez que logicamente abrangerá o criminoso nessa faixa etária que não estará mais solto, mas preso, respondendo pelos seus atos. Em terceiro lugar, vai evitar o aliciamento de jovens para o mundo do crime, já que há ocorrência de muitos casos em que criminosos adultos usam os jovens como “escudos” para não serem submetidos à punição dos seus atos. Além disso, em quarto lugar, é que a redução da maioridade penal é capaz de favorecer, ao mesmo tempo, o combate à impunidade no país, pois é sabido que essa revisão de lei visa a ajudar aos cidadãos de bem e as vítimas de crimes.
    TEXTO: Antonio Gustavo
    BLOG: antoniogustavobr.blogspot.com

  • @clovisirigoyen-dy2fn
    @clovisirigoyen-dy2fn 2 หลายเดือนก่อน +1

    Também somar a isso uma melhor qualidade da PRESTAÇÃO JURISDICIONAL. Dar resposta imediata e extirpar a sensação do *não dá nada*. É unadmissível uma ação demorar mais de 10 anos até sair uma sentença de 1°, e ver penas prescrevendo pela LENTIDÃO DO JUDICIÁRIO.

  • @aleskajesus8599
    @aleskajesus8599 ปีที่แล้ว +3

    Aumentar o tempo máximo de reclusão de menores infratores, de 3 anos para 8 anos, em crimes graves.

  • @toxicznff4812
    @toxicznff4812 ปีที่แล้ว +1

    ótimo vídeo

  • @victorjose_45
    @victorjose_45 5 วันที่ผ่านมา

    Os EUA possui nove estados em que a maioridade penal é inferior a 18 anos, porém nos demais Estados ainda que a maioridade penal seja superior a 18 anos, se um menor cometer um crime hediondo respondera como adulto podendo ser condenado a prisão perpetua ou até mesmo a pena de morte, caso num determinado estado norte-americano seja aplicada a pena capital. A Pensilvânia é um dos Estados que possuem penas mais severas, preve que crianças a partir de dez anos sejam julgadas como adultos, podendo ser condenadas até à prisão perpétua dependendo do crime.
    Para ser viável a redução da maioridade penal no Brasil, é indispensável um sistema penal altamente punitivo, um novo código penal com penas duríssimas, extíncao da prescrição, um novo código de processo penal , uma nova lei de execução penal na qual estaria extinta a progressão de regime, "saidinhas" de natal, ano novo, Páscoa, etc, uma nova Constituição, menos garantista, essencialmente pro societatis, um novo ECA com mais obrigações para o menor é um tempo maior de internação subindo de 3 a 10 anos no mínimo e privatizar todos presídios federais e estaduais e os centros de internação de menores em todo Brasil, pois, os presídios e as unidades de internação de menores sendo mantidos pela iniciativa privada vai aliviar bastante a despesa do Estado com a população carcerária e com população de menores infratores , assim o dinheiro do contribuinte deixará de ser utilizado para manter essas escórias da sociedade.

  • @abm-ow1sp
    @abm-ow1sp ปีที่แล้ว +2

    Sim, sou a favor desde que os menores fiquem separados dos maiores.