Comece a falar um novo idioma em 3 semanas com Babbel 🎉 Ganhe 60% de desconto na sua assinatura ➡AQUI: go.babbel.com/t?bsc=lucasmontano-jan2024&btp=default&TH-cam&Influencer..Jan-2024..RoA-TATAM..mypromo-youtube-lucasmontano-jan-2024&bclid=%7B%7Bcreator_id%7D%7D
Após cinco anos como desenvolvedor front-end, tomei a decisão de migrar para o back-end. No front-end, percebi uma certa confusão, onde cada um defende seu próprio framework, resultando, muitas vezes, em algo que parece "tudo mais do mesmo". Acho que a ultima vez que teve uma certa estabilidade, foi nos anos do jQuery ahahahhahaha Questiono-me se essa proliferação de frameworks é realmente necessária, ou se seria mais vantajoso unir esforços em torno de ferramentas já existentes. Essa reflexão me levou à decisão de virar back-end. No back-end, sinto que as coisas são mais concretas. Lidamos com lógica de negócios, processamento de dados e estruturas mais robustas. No entanto, é essencial reconhecer que cada lado (front-end e back-end) tem seus próprios desafios únicos
@@mateusbraga1960 Olá Mateus! Então, eu comecei minha jornada como uma especie de "fullStack" lá nos tempos em que ainda éramos chamados de "webmasters". Por ser parte de uma software house, inicialmente eu estava mais envolvido com o frontend, mas caia os problemas que eu tinha que me virar no PHP e classic ASP. Com o avanço dos frameworks web, acabei migrando para outra empresa, onde me concentrei exclusivamente no frontend, trabalhando com React.js e Angular. Após alguns anos, decidir forcar minha carreira para o backend e me dedicar aos microsserviços. Hoje em dia estou em uma empresa trabalhando com a linguagem Go. A transição foi super tranquila, especialmente se você já está familiarizado com TypeScript, acredito que será uma adaptação tranquila para você também. Unica coisa que enquanto o front-end é ligado ao figma, o backend é ligado a documentação da empresa para poder entender as regras de negocio que está atuando
Backend eu acho muito pior. Milhares de linguagens e frameworks diferentes tambem. Frontend basicamente js/ts comanda tudo, frameworks que mais brigam vue, angular e react. No backend é uma treta de java, c#, rust, c++... E cada com seus trocentos frameworks kkk. Isso sem contar as brigas entre paradigmas (funcional é melhor que OO).
Cara, eu concordo tanto contigo nisso! muita gente aprende algoritmo html + css e depois pula direto pro React! daí, chega la na frente a pessoa num sabe fazer um reduce, num sabe o básico do JS/TS que não consegue puxar uma simples task de atualizar um payload!
Acho engraçado como o React tá lá no topo, mas as vagas que mais pagam estão sempre em Angular :D Não que isso me importe, afinal, faço uso da stack microsoft e sou backend.
Uma coisa importante é saber onde estão sendo aplicados esses frameworks "famosinhos". São projetinhos pessoais ou ferramentas robustas de grande escalas para grandes negócios? Pelos menos aqui onde trabalho, projetos robustos, ou fazemos em react/next.js ou Angular.
Ultimamente tenho feito um esforço para me mover para longe do ambiente JavaScript. No meu caso como desenvolvedor .Net escolhi o Blazor para masterizar, outras linguagens possuem outros métodos de evitar escrever JS. É claro, se preciso fazer algo com react, svelte ou angular eu faço. Trabalho é trabalho. Mas acho que nunca vou deixar de me estressar ao desenvolver com essa plataforma. Mesmo utilizando Typescript, não é incomum cometer tiros no pé quase imperceptíveis e que geram horas de depuração (e frustração se o prazo de entrega é apertado).
o melhor framework é aquele que você aplica para o propósito certo, muita gente usa esse ou aquele, mas nem sabe se para o projeto em questão vale mais um SSR, SSG ou CSR e coisas do tipo... no fim, tudo acaba se tornando uma questão de optitar pelo framework que você nas video aulas do curso. é triste mas é a realidade.
Acho que já tem uns dois meses que eu não teclo nada no vscode, pois estou super desanimado, só em dezembro (2023) mandei uns 50 currículos e não obtive resultados para dev mobile. Fevereiro está chegando e até estou perdendo a vontade de me matricular em uma graduação... Só para constar, acho que o melhor termo seria "Qual a melhor biblioteca", por exemplo, React Native.
mermão, só te digo uma coisa: não desiste. Eu sei muito bem como é esse sentimento pois literalmente passei o ano de 2023 todo desempregado e consegui me realocar no mercado só em dezembro. Eu entendo que às vezes parece que estamos nadando em um mar sem fim e nunca iremos chegar numa ilha, mas uma coisa que eu aprendi foi: vai acontecer quando vc menos esperar, mas vc tem que estar preparado. Eu não sei quantos currículos eu mandei durante todo o ano, mas eu percebi que isso era ineficiente se eu não melhorasse meu portifólio e expandisse meu conhecimento. Então, mesmo em meio ao caos do desânimo, eu fui estudando, praticando e aplicava pra uma ou duas vagas no dia. Quando o sim chegou foi justamente o projeto que eu trabalhei durante esse período que me destacou. Ah, e como assim tu ainda nem tá faculdade? Irmão kkk, o que me possibilitou entrar no mercado mais fácil foi um estágio, onde peguei 1 ano de xp e pude entrar novamente hoje como júnior.
@@ryanguilherme1663 É quase impossivel entrar na area sem estagio ou fazer algum projeto seu kkkkkk, as empresas acho que nem cogitam chamar alguem que só fez cursos e estudou um tempo.
Sugestão que deixei em outro comentário: Compare, estratifique, categorize, arquitete e disserte exaustivamente sobre esse assunto, investigando detalhes mais profundos. Por que times e seus sêniores tomam a decisão em escolher um framework ao invés de outro? O que a análise de requisitos influencia nisso? Tradeoffs, contrapartidas, etc Quais são os conceitos de engenharia e arquitetura de software em que devo me aprofundar? O que as pessoas estão sabendo e não estou sabendo? Qual é o vocabulário e o repertório linguístico de sênior, pleno e júnior? Quais são os contextos?
Ainda entrei na área, mas estou na faculdade a 6 meses e estudo programação 1 ano, e parece que sempre vejo novos frameworks mesmo sendo mais “conhecidos”
Eu estou entrando no mundo de tecnologia e estou planejando criar um site pra portfólio. Sinceramente, eu pensei em React por ser conhecido, ter vários empregos que pedem. Mas acho que a lição mais importante de todas é: "não tenha preconceitos e não fique obcecado/gado por nenhuma biblioteca ou framework." Diferentes projetos ou equipes podem requerer adaptação, e o melhor dev é aquele que "quer aprender" ? Faz sentido ?
Comecei um projeto com Angular 2; posteriormente migramos pra React por falta de mão de obra no mercado. Todo mundo aprende React porque quem aprende React não fica desempregado. A empresa usa React porque tem mão de obra disponível. Apesar disso, acho que as training wheels do Angular eram muito melhores em auxiliar na estabilidade do projeto. A maioria dos desenvolvedores não tem background sólido em CS e pouco se importa com conceitos teóricos de programação. Assim, o React, que era pra trazer um ar fresco de programação funcional, acaba com um código que tem efeitos colaterais pra tudo quanto é lado, estados globais que acoplam módulos que deveriam ser independentes e um código que fica cada vez mais difícil de manter... Mas é o que a galera quer usar. Fazer o que? Não adianta ficar pesando a mão em escolha técnica... tem que ser o que o time quer usar, se não fica todo mundo desmotivado.
Agora sou NO/Code. Cansei dessa briga de frameworks. Na boa, no lugar de ficar levantando bandeira por linguagens e frameworks, resolvi optar por entregas rápidas e dinheiro no bolso.
Mesma coisa com o NodeJS? Por exemplo, se eu ficar BALA nele, consigo "pegar o jeito" com mais facilidade em um PHP ou JAVA? Tentei focar nas linguagens que acredito serem bem utilizadas em desenvolvimento web, não vejo sentido em estudar um C ou C++ sendo que o foco delas não é esse.
Dá para fazer http server com C++, usando Wt ou Crow (frameworks) Compare, estratifique, categorize, arquitete e disserte exaustivamente sobre esse assunto, investigando detalhes mais profundos. Por que times e seus sêniores tomam a decisão em escolher um framework ao invés de outro? O que a análise de requisitos influencia nisso? Quais são os conceitos de engenharia e arquitetura de software em que devo me aprofundar?
Sempre achei complicado os framework web pror que sempre existe alguma deficiência, já trabalhei com jsf e sempre foi muito produtivo, agora quando precisa de um outro componente web você precisa partir ao JS pra fazer funcionar, já nos framework JS noto muito trabalho pra fazer componentes e mais chato para fazer algo mais funcional, além de muitas abstrações criando muitos arquivos para contemplar a componentizacão. O próprio css acaba tendo comportamento diferente dependendo do que for escolhido
Até hoje acho o conselho de um chefe antigo meu muito prático e atual: o melhor framework é aquele que você sabe usar bem. Não adianta eu querer usar .NET para algum projeto se eu ou minha equipe não sabe nada sobre a plataforma.
JS deveria ser desconsiderado para frameworks web, a base de todos é JS quase sempre a mesma coisa ou mais do mesmo. Vai ver quando frameworks web Java tem criados, além de RichFaces que é muito antigo e PrimeFaces que é mais recente nunca ouvi em falar em nenhum outro, a questão é que esse tipo de framework é funcional e complexo de ser criado um novo, agora de JS o pessoal pega um que já existe refatora e coloca um novo diferente e pronto um novo framework web nasce.
O mais popular nem sempre é o melhor, isso só mostra que o desenvolvimento web é movido a tendências anuais, como funciona com a Adobe Pantone, que todo ano elege uma cor para ser tendência, e mais, mostra também que os que os Webers são emocionados sempre querendo reinventar a roda, quando na verdade ela só precisa de uma revisão!
Eu sofri muito até entender que eu deveria ter começado por HTML, CSS e por último Javascript. O pior é que as escolas, que deveriam ter me ensinado, ajudaram muito a me confundir e a quase me fazer desistir.
@@_akiaura Comecei com a parte teórica do REACT e não estava entendendo nada. Até que um dia escrevi um Hello world!, salvei como .HTML e vi a mágica no navegador. Então aos poucos fui aprendendo as tags, depois comecei a estilizar com CSS, depois fui tentando colocar alguma interatividade. Achei essa forma de aprendizado muito natural e orgânica. Quanto mais você aprende, mais quer aprender.
tenho uma duvida(nada haver com o vídeo) tenho 18 anos estou no 3 período da faculdade de A.D.S. e pretendo trabalhar com java, recentemente comprei um curso na udemy de Java pra pegar mais conhecimento da linguagem, como posso conseguir meu primeiro emprego //estágio Java? não acho muitas vagas no LinkedIn...
LinkedIn não é a melhor opção para quem tem pouca ou nenhuma experiência. use o VAGAS, infojobs e outros sites do tipo. Se puder vá presencialmente entregar seu currículo.
Como que faz? trabalho como full stack e sou focado no vue js, já tive uma pequena experiencia com react mas mesmo assim eles pedem anos e anos em react, meu conhecimento em front end mesmo que seja com vue js não da vale de nada?
já vi empresa pedir mais tempo de experiência em react do que ele realmente existe... sempre diga que sabe do que se trata se der bom a entrevista aí vc aprende sobre
O melhor web framework não existe e não importa, da mesma forma como não existe a melhor linguagem, existe casos e casos, a galera se apega muito querendo pegar a ferramenta perfeita, ao invés de começar a programar e construir coisas, errar e aprender.
@@drgabbo1025 se a roda fosse suficiente, ninguém teria inventado o avião. Só pensar em produtivivade é uma mentalidade que favorece as empresas, mas não acrescenta nada no desenvolvimento do programador.
Exatamente, a roda não é o suficiente, e eu não disse que é, ela pode e deve ser melhorada, o que é diferente de recriar/reinventar sem motivo. Não acho que seja apenas produtividade, os frameworks visam também trazer uma boa experiencia de desenvolvimento, o que também é bom pro programador. Com certeza é muito valioso pra um dev entender a fundo como as coisas funcionam num nível mais baixo, isso gera muito conhecimento, mas não serve pro dia a dia.
Eu recomendo react, sabe pq? pq se vc precisar alem de web vc pode desenvolver aplicativos mobile! tu vira pau pra toda obra kkkkk. e o low code ja ta dominando o web. ficar focado só no web n vejo mt futuro não.
Rapaz, esse vídeo caiu como uma luva. Sou backend e tenho um freela fullstack pra fazer onde preciso de front e possivelmente o mobile junto, este estava pra confirmar. Passei esse FDS dando uma lembrada no Vue porque já estudei-o no passado. Hoje tive a confirmação que sim, terei mobile junto com Android e iOS..... desisti do Vue e parti pro Flutter. Porque? Porque Flutter is the best... zoeira. Já fiz vários apps com Flutter pra brincar e estudar então é outra tecnologia "fresca" Não tenho foco em ser fullstack nem migrar de área. Flutter tem a opção web e vai servir como uma luva pra fazer os 3 (web, Android e iOS) de uma vez só. O projeto não precisa de SEO porque será uma dashboard dentro de uma intranet. É o certo? Não sei porém encaixa em todas as necessidades.
Pouca gente hoje em dia cria um projeto do zero com Angular, mas existem milhões de projetos rodando que vão precisar de manutenção e melhorias pra sempre
"O melhor.... [qualquer coisa]" é uma pergunta que não fazemos mais após poucos anos de experiência. Todas as tecnologias tem vantagens e desvantagens.
Acredito que familiaridade de linguagem, maturidade do fw, aborde o conceito de one-stop-shop (pra facilitar as coisas e não atochar dependências de terceiros) e facilidade para arrumar dev. A proposito, o almoço tava top hoje viu.
O pessoal tá com pressa demais em dev web. Ou tu aprende HTML e CSS no começo, e realmente entende, ou tu vai ter que aprender depois na marra, e vai ser pior.
O front chegou em um ponto que beira o ridiculo, parece que ficam inventando novos frameworks, novas tools, pra fazer tudo a mesma coisa, parece que virou uma febre de sempre ter algo novo literalmente a cada semana, não por necessidade, mas por simplesmente ter algo novo. No fim das contas é extremamente desmotivador pois vc sente como se nunca estivesse 100% "atualizado", negócio é back-end mesmo.
Comece a falar um novo idioma em 3 semanas com Babbel 🎉
Ganhe 60% de desconto na sua assinatura ➡AQUI: go.babbel.com/t?bsc=lucasmontano-jan2024&btp=default&TH-cam&Influencer..Jan-2024..RoA-TATAM..mypromo-youtube-lucasmontano-jan-2024&bclid=%7B%7Bcreator_id%7D%7D
O melhor é aquele q paga o salário
E não quebra kkkkkk
Não.
q paga o salário e que eu saiba escrever kkkkkkkkkkkk
É nada, angular é zuado
Após cinco anos como desenvolvedor front-end, tomei a decisão de migrar para o back-end. No front-end, percebi uma certa confusão, onde cada um defende seu próprio framework, resultando, muitas vezes, em algo que parece "tudo mais do mesmo". Acho que a ultima vez que teve uma certa estabilidade, foi nos anos do jQuery ahahahhahaha
Questiono-me se essa proliferação de frameworks é realmente necessária, ou se seria mais vantajoso unir esforços em torno de ferramentas já existentes. Essa reflexão me levou à decisão de virar back-end.
No back-end, sinto que as coisas são mais concretas. Lidamos com lógica de negócios, processamento de dados e estruturas mais robustas. No entanto, é essencial reconhecer que cada lado (front-end e back-end) tem seus próprios desafios únicos
Sabe o negocio´e pegar o pessoal do Angular, React e Vue e colocar ele num ringue. Vence o ultimo que ficar de pé
Muito bacana seu posicionamento, atuo como frontend atualmente e também penso muito parecido. De que maneira e em quanto tempo migrou para o back-end?
@@mateusbraga1960 Olá Mateus!
Então, eu comecei minha jornada como uma especie de "fullStack" lá nos tempos em que ainda éramos chamados de "webmasters". Por ser parte de uma software house, inicialmente eu estava mais envolvido com o frontend, mas caia os problemas que eu tinha que me virar no PHP e classic ASP. Com o avanço dos frameworks web, acabei migrando para outra empresa, onde me concentrei exclusivamente no frontend, trabalhando com React.js e Angular.
Após alguns anos, decidir forcar minha carreira para o backend e me dedicar aos microsserviços. Hoje em dia estou em uma empresa trabalhando com a linguagem Go. A transição foi super tranquila, especialmente se você já está familiarizado com TypeScript, acredito que será uma adaptação tranquila para você também. Unica coisa que enquanto o front-end é ligado ao figma, o backend é ligado a documentação da empresa para poder entender as regras de negocio que está atuando
Backend eu acho muito pior. Milhares de linguagens e frameworks diferentes tambem. Frontend basicamente js/ts comanda tudo, frameworks que mais brigam vue, angular e react. No backend é uma treta de java, c#, rust, c++... E cada com seus trocentos frameworks kkk. Isso sem contar as brigas entre paradigmas (funcional é melhor que OO).
@@samuelfreitas5793Back end ta mil vezes mais bem estabelecido
amo os vídeos do Lucas Montano do canal Lucas Montano
Cara, eu concordo tanto contigo nisso! muita gente aprende algoritmo html + css e depois pula direto pro React!
daí, chega la na frente a pessoa num sabe fazer um reduce, num sabe o básico do JS/TS que não consegue puxar uma simples task de atualizar um payload!
Resumindo assista os vídeos da RocketSeat só pelo entretenimento, pq o que aqueles caras gostam de colocar nos títulos "O melhor" não tá escrito.
Acho engraçado como o React tá lá no topo, mas as vagas que mais pagam estão sempre em Angular :D
Não que isso me importe, afinal, faço uso da stack microsoft e sou backend.
Uma coisa importante é saber onde estão sendo aplicados esses frameworks "famosinhos". São projetinhos pessoais ou ferramentas robustas de grande escalas para grandes negócios? Pelos menos aqui onde trabalho, projetos robustos, ou fazemos em react/next.js ou Angular.
Lucas Montano, do canal Lucas Montano, dando a lucasmontano pill no final do vídeo foi lindo demais
Já posso almoçar! 🎉😂
Ultimamente tenho feito um esforço para me mover para longe do ambiente JavaScript. No meu caso como desenvolvedor .Net escolhi o Blazor para masterizar, outras linguagens possuem outros métodos de evitar escrever JS. É claro, se preciso fazer algo com react, svelte ou angular eu faço. Trabalho é trabalho. Mas acho que nunca vou deixar de me estressar ao desenvolver com essa plataforma.
Mesmo utilizando Typescript, não é incomum cometer tiros no pé quase imperceptíveis e que geram horas de depuração (e frustração se o prazo de entrega é apertado).
nextJs é bom demais, seloko berg
o melhor framework é aquele que você aplica para o propósito certo, muita gente usa esse ou aquele, mas nem sabe se para o projeto em questão vale mais um SSR, SSG ou CSR e coisas do tipo...
no fim, tudo acaba se tornando uma questão de optitar pelo framework que você nas video aulas do curso.
é triste mas é a realidade.
Eu tenho esse Babbel incluso no meu plano da TIM e eu nem sabia o que era kkkkk. Vou começar a usar
Acho que já tem uns dois meses que eu não teclo nada no vscode, pois estou super desanimado, só em dezembro (2023) mandei uns 50 currículos e não obtive resultados para dev mobile. Fevereiro está chegando e até estou perdendo a vontade de me matricular em uma graduação... Só para constar, acho que o melhor termo seria "Qual a melhor biblioteca", por exemplo, React Native.
Muda pro nativo mano. Kotlin/Java ou Swift pro IOS.
undergraduate e sem xp? é foda
como ta o currículo?
mermão, só te digo uma coisa: não desiste. Eu sei muito bem como é esse sentimento pois literalmente passei o ano de 2023 todo desempregado e consegui me realocar no mercado só em dezembro. Eu entendo que às vezes parece que estamos nadando em um mar sem fim e nunca iremos chegar numa ilha, mas uma coisa que eu aprendi foi: vai acontecer quando vc menos esperar, mas vc tem que estar preparado.
Eu não sei quantos currículos eu mandei durante todo o ano, mas eu percebi que isso era ineficiente se eu não melhorasse meu portifólio e expandisse meu conhecimento. Então, mesmo em meio ao caos do desânimo, eu fui estudando, praticando e aplicava pra uma ou duas vagas no dia. Quando o sim chegou foi justamente o projeto que eu trabalhei durante esse período que me destacou.
Ah, e como assim tu ainda nem tá faculdade? Irmão kkk, o que me possibilitou entrar no mercado mais fácil foi um estágio, onde peguei 1 ano de xp e pude entrar novamente hoje como júnior.
@@ryanguilherme1663qual linguagem vc trabalha?
@@ryanguilherme1663 É quase impossivel entrar na area sem estagio ou fazer algum projeto seu kkkkkk, as empresas acho que nem cogitam chamar alguem que só fez cursos e estudou um tempo.
Eu gosto de usar Blazor, pois meu foco é o desenvolvimento de software empresarial, aquele tipo de software para gerenciamento de produtos.
Sugestão que deixei em outro comentário:
Compare, estratifique, categorize, arquitete e disserte exaustivamente sobre esse assunto, investigando detalhes mais profundos.
Por que times e seus sêniores tomam a decisão em escolher um framework ao invés de outro?
O que a análise de requisitos influencia nisso?
Tradeoffs, contrapartidas, etc
Quais são os conceitos de engenharia e arquitetura de software em que devo me aprofundar?
O que as pessoas estão sabendo e não estou sabendo?
Qual é o vocabulário e o repertório linguístico de sênior, pleno e júnior?
Quais são os contextos?
Assisti só pelo entretenimento
o melhor é react
Ainda entrei na área, mas estou na faculdade a 6 meses e estudo programação 1 ano, e parece que sempre vejo novos frameworks mesmo sendo mais “conhecidos”
Eu estou entrando no mundo de tecnologia e estou planejando criar um site pra portfólio. Sinceramente, eu pensei em React por ser conhecido, ter vários empregos que pedem. Mas acho que a lição mais importante de todas é: "não tenha preconceitos e não fique obcecado/gado por nenhuma biblioteca ou framework." Diferentes projetos ou equipes podem requerer adaptação, e o melhor dev é aquele que "quer aprender" ? Faz sentido ?
total, eu penso parecido
Ahh showw
Comecei um projeto com Angular 2; posteriormente migramos pra React por falta de mão de obra no mercado. Todo mundo aprende React porque quem aprende React não fica desempregado. A empresa usa React porque tem mão de obra disponível. Apesar disso, acho que as training wheels do Angular eram muito melhores em auxiliar na estabilidade do projeto. A maioria dos desenvolvedores não tem background sólido em CS e pouco se importa com conceitos teóricos de programação. Assim, o React, que era pra trazer um ar fresco de programação funcional, acaba com um código que tem efeitos colaterais pra tudo quanto é lado, estados globais que acoplam módulos que deveriam ser independentes e um código que fica cada vez mais difícil de manter... Mas é o que a galera quer usar. Fazer o que? Não adianta ficar pesando a mão em escolha técnica... tem que ser o que o time quer usar, se não fica todo mundo desmotivado.
Rola fazer um vídeo detalhando um roadmap para um aluno de desenvolvimento Android???
O Lucas Montano do canal Lucas Montano iniciando o vídeo estourado kkkk
Agora sou NO/Code. Cansei dessa briga de frameworks. Na boa, no lugar de ficar levantando bandeira por linguagens e frameworks, resolvi optar por entregas rápidas e dinheiro no bolso.
Mesma coisa com o NodeJS? Por exemplo, se eu ficar BALA nele, consigo "pegar o jeito" com mais facilidade em um PHP ou JAVA? Tentei focar nas linguagens que acredito serem bem utilizadas em desenvolvimento web, não vejo sentido em estudar um C ou C++ sendo que o foco delas não é esse.
Dá para fazer http server com C++, usando Wt ou Crow (frameworks)
Compare, estratifique, categorize, arquitete e disserte exaustivamente sobre esse assunto, investigando detalhes mais profundos.
Por que times e seus sêniores tomam a decisão em escolher um framework ao invés de outro?
O que a análise de requisitos influencia nisso?
Quais são os conceitos de engenharia e arquitetura de software em que devo me aprofundar?
Tradeoffs, contrapartidas, etc
O que as pessoas estão sabendo e não estou sabendo?
Qual é o vocabulário e o repertório linguístico de sênior, pleno e júnior?
Quais são os contextos?
Cara, se tu tiver praticado bastante e tiver absorvido muito dos fundamentos de lógica, qualquer linguagem fica mais fácil de aprender
E principalmente entender quando usar linguagem x ou y, tudo depende do que você for fazer no projeto
Estou começando agora, Como vocês veem o kotlin pro futuro?
Sempre achei complicado os framework web pror que sempre existe alguma deficiência, já trabalhei com jsf e sempre foi muito produtivo, agora quando precisa de um outro componente web você precisa partir ao JS pra fazer funcionar, já nos framework JS noto muito trabalho pra fazer componentes e mais chato para fazer algo mais funcional, além de muitas abstrações criando muitos arquivos para contemplar a componentizacão. O próprio css acaba tendo comportamento diferente dependendo do que for escolhido
Até hoje acho o conselho de um chefe antigo meu muito prático e atual: o melhor framework é aquele que você sabe usar bem.
Não adianta eu querer usar .NET para algum projeto se eu ou minha equipe não sabe nada sobre a plataforma.
Lucas, não sei se vale a pena um vídeo disso, mas eu queria muito ver uma opinião sua sobre o Blazor da Microsoft
MAUI tb
Eu oensei que Babel era o que compilava ecmascript em vanilla js
The best
Po, me pegou muito tu lendo igual indiano, KKKKKKKKKK
JS deveria ser desconsiderado para frameworks web, a base de todos é JS quase sempre a mesma coisa ou mais do mesmo. Vai ver quando frameworks web Java tem criados, além de RichFaces que é muito antigo e PrimeFaces que é mais recente nunca ouvi em falar em nenhum outro, a questão é que esse tipo de framework é funcional e complexo de ser criado um novo, agora de JS o pessoal pega um que já existe refatora e coloca um novo diferente e pronto um novo framework web nasce.
O mais popular nem sempre é o melhor, isso só mostra que o desenvolvimento web é movido a tendências anuais, como funciona com a Adobe Pantone, que todo ano elege uma cor para ser tendência, e mais, mostra também que os que os Webers são emocionados sempre querendo reinventar a roda, quando na verdade ela só precisa de uma revisão!
E esses cortes do nada? "Job security!" 😂
Realmente, vim aqui só pelo entretenimento.
Quando vai ter vídeo sobre generic types?
Anotado aqui 🙌
Cada vez mais difícil saber por onde seguir, depois de aprender a base... Vou fazer concurso público 😁
É mais fácil do que parece, só escolher algo e focar
Eu sofri muito até entender que eu deveria ter começado por HTML, CSS e por último Javascript. O pior é que as escolas, que deveriam ter me ensinado, ajudaram muito a me confundir e a quase me fazer desistir.
no caso vc começou primeiro por js?
@@_akiaura Comecei com a parte teórica do REACT e não estava entendendo nada. Até que um dia escrevi um Hello world!, salvei como .HTML e vi a mágica no navegador. Então aos poucos fui aprendendo as tags, depois comecei a estilizar com CSS, depois fui tentando colocar alguma interatividade. Achei essa forma de aprendizado muito natural e orgânica. Quanto mais você aprende, mais quer aprender.
Cade o Backbone? Hehehe
Como evitar haters: ~'Qualquer video ou artigo que comece com 'The Best" assiste só pelo entretenimento'
Titulo do vídeo:"The Best"
Uso o novíssimo jQuery
tenho uma duvida(nada haver com o vídeo) tenho 18 anos estou no 3 período da faculdade de A.D.S. e pretendo trabalhar com java, recentemente comprei um curso na udemy de Java pra pegar mais conhecimento da linguagem, como posso conseguir meu primeiro emprego //estágio Java? não acho muitas vagas no LinkedIn...
LinkedIn não é a melhor opção para quem tem pouca ou nenhuma experiência. use o VAGAS, infojobs e outros sites do tipo. Se puder vá presencialmente entregar seu currículo.
Como que faz? trabalho como full stack e sou focado no vue js, já tive uma pequena experiencia com react mas mesmo assim eles pedem anos e anos em react, meu conhecimento em front end mesmo que seja com vue js não da vale de nada?
já vi empresa pedir mais tempo de experiência em react do que ele realmente existe... sempre diga que sabe do que se trata se der bom a entrevista aí vc aprende sobre
O melhor web framework não existe e não importa, da mesma forma como não existe a melhor linguagem, existe casos e casos, a galera se apega muito querendo pegar a ferramenta perfeita, ao invés de começar a programar e construir coisas, errar e aprender.
Fala sobre a bolha dos frontends, ta cheio de juninhos reativos
Pra que serve um framework? Sou programador js há 10 anos e ainda não entendo essa parte.
Pra não precisar reinventar a roda
@@drgabbo1025 se a roda fosse suficiente, ninguém teria inventado o avião. Só pensar em produtivivade é uma mentalidade que favorece as empresas, mas não acrescenta nada no desenvolvimento do programador.
Exatamente, a roda não é o suficiente, e eu não disse que é, ela pode e deve ser melhorada, o que é diferente de recriar/reinventar sem motivo.
Não acho que seja apenas produtividade, os frameworks visam também trazer uma boa experiencia de desenvolvimento, o que também é bom pro programador.
Com certeza é muito valioso pra um dev entender a fundo como as coisas funcionam num nível mais baixo, isso gera muito conhecimento, mas não serve pro dia a dia.
Eu recomendo react, sabe pq? pq se vc precisar alem de web vc pode desenvolver aplicativos mobile! tu vira pau pra toda obra kkkkk. e o low code ja ta dominando o web. ficar focado só no web n vejo mt futuro não.
Eu crio components com Javascript Vanilla mesmo e segue a vida kkk
Falou em Jogos dentro do APP ja vem na mente o Tigrinho kkkkkkkkkkkkkkk
eu acho engraçado, quando falam de React o pessoal fala com um certo "odio" ou desgosto ksksk. deve ser por ele ser modinha.
Rapaz, esse vídeo caiu como uma luva.
Sou backend e tenho um freela fullstack pra fazer onde preciso de front e possivelmente o mobile junto, este estava pra confirmar. Passei esse FDS dando uma lembrada no Vue porque já estudei-o no passado. Hoje tive a confirmação que sim, terei mobile junto com Android e iOS..... desisti do Vue e parti pro Flutter. Porque?
Porque Flutter is the best... zoeira. Já fiz vários apps com Flutter pra brincar e estudar então é outra tecnologia "fresca"
Não tenho foco em ser fullstack nem migrar de área. Flutter tem a opção web e vai servir como uma luva pra fazer os 3 (web, Android e iOS) de uma vez só. O projeto não precisa de SEO porque será uma dashboard dentro de uma intranet.
É o certo? Não sei porém encaixa em todas as necessidades.
O melhor é aquele que você sabe trabalhar, no meu caso é Laravel :)
vanilla js, melhor framework de todos os tempos
E o angular mesmo caindo segue como um dos requisitos que mais pedem nas vagas, como isso?
Pouca gente hoje em dia cria um projeto do zero com Angular, mas existem milhões de projetos rodando que vão precisar de manutenção e melhorias pra sempre
Melhor framework eh spring springBoot. Pagando minhas contas a mais de 8 anos. 😅😅😅😅😂
Ninguém briga sobre qual melhor framework para Java, há poucos mas cada um com seu proposito bem definido.
Com ctza. Foi só uma brincadeira em relação ao « melhor « eh o que garante meu emprego e paga minhas contas. 🤣👍
Gosto demais do Spring com Java, preciso aprender mais sobre no futuro
acho que uns 50% dis dev iniciantes, começam pelo desenvolvimento web!
Eu prefiro React Native, pra web iria por React, pela familiariedade
Pausei o vídeo para dizer que você poderia ficar rico vendendo curso de transição para ad
"...deprimente cara..."
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Django + vuejs ou react.
"O melhor.... [qualquer coisa]" é uma pergunta que não fazemos mais após poucos anos de experiência. Todas as tecnologias tem vantagens e desvantagens.
O melhor é ZK pra Java Web 😂
Acredito que familiaridade de linguagem, maturidade do fw, aborde o conceito de one-stop-shop (pra facilitar as coisas e não atochar dependências de terceiros) e facilidade para arrumar dev. A proposito, o almoço tava top hoje viu.
O pessoal tá com pressa demais em dev web.
Ou tu aprende HTML e CSS no começo, e realmente entende, ou tu vai ter que aprender depois na marra, e vai ser pior.
O melhor framework é o que paga as contas. :)
Babbel nao tem japones, triste
só que de back sim, e se chama Spring 😎
brincadeira galera, foi uma piada.
O front chegou em um ponto que beira o ridiculo, parece que ficam inventando novos frameworks, novas tools, pra fazer tudo a mesma coisa, parece que virou uma febre de sempre ter algo novo literalmente a cada semana, não por necessidade, mas por simplesmente ter algo novo. No fim das contas é extremamente desmotivador pois vc sente como se nunca estivesse 100% "atualizado", negócio é back-end mesmo.
Phoenix Liveview >>> qualquer Framework do mercado.
entendi nada dessa porcentagem dos frameworks, a soma passa de 100%.
Vue supremacy
Agá tê êmi éx
O melhor web frame é JS Vanilla (é um meme porem tem um site provando isso xD )
nn apareci no vídeo aff 😞
até pq react é uma lib
Lucas Tretano kkkk
Não tem mesmo não
eu do um like rpa quem me explicar oq é um framework
Me nota algoritmo 😂😂😂😂😂
bora pro aumosso com qualidade
A sla.
Use angular!
Angular é duro de aprender kkkkkk
Enquanto isso Java e C# com seus frameworks monopolistas kkkkk.
Na sua grande maioria, tier lists, são inúteis.
React é legal, a Vercel que está estragando
Angular >>>>>>>>>>>>> abismo >>>>>>>>>>>> todo o resto