[Empreeendedorismo EP-07] Faculdade de Arquitetura: ajuda ou atrapalha?
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 13 ธ.ค. 2024
- ►Workshop Viver de 3D ➜ goo.gl/QMeCRS
►Episódio 01: • [Empreendedorismo EP-0...
Se você ficar apegado aos conceitos que são ensinados na faculdade, seu negócio não vai decolar!
Nesse episódio você vai perceber que alguns conceitos que são ensinados na faculdade (de arquitetura principalmente) podem atrapalhar o desenvolvimento do seu negócio ao invés de ajudar.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Deixe seu like
► Inscreva-se no canal aqui: goo.gl/1hB4Sy
► 3DM | bit.ly/3DM-home
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Minhas redes sociais
► Facebook: / 3dm.com.br
► Instagram: / 3dm.com.br
Sou arquiteta há 20 anos e logo no primeiro projeto percebi a distância entre o planejador e o executador, o que resolvi apresentando o projeto executivo na ótica do pedreiro e isso me rende muitas indicações por parte dos próprios pedreiros devido ao projeto, como eles dizem, ser facil. Eu pensava que so eu vivia essa questão de adaptar o projeto executivo devido estar numa cidade pequena rsrsrs...no começo tinha vergonha de mostrar meu executivo para outros arquitetos rsrs...o importante é a obra concretizar o sonho do cliente!! Ótimo canal Diogo!!!
Me emocionei com o vídeo, tô no 10° semestre, fazendo o TCC e sai da caixa... eu já sentia essa necessidade de progredir em algumas coisas, mas tinha receio de bater de frente com os professores, coordenadores, isso me adoecia, mas é necessário!! O mundo evolui, tecnologias chegam todo dia. Quem não se atualizar fica pra trás mesmo. Parabéns Moita, vc é 10.
8:11 "O software ideal é o que atende as necessidades do seu negocio". Essa foi a frase chave.
Pra mim o Blender foi o ideal pois substituiu o lumion e o 3dsmax ao msm tempo.
E os modelos 3d cara? Tipo furniture, vegetation...? Ouvi falar que o Blender é bem escasso nesse sentido.
@@henrique-3d Não é não. Vc pode usar até moveis do 3d Warehouse. tlgd
@@VamosAPéMesmo opa amigo, tudo bem? Esse comentário é antigo já, hoje em dia eu uso Blender e Cycles
Esse vídeo foi sensacional, Diogo. Parabéns!
Estou no 8°semestre de arquitetura e sou projetista civil.
Quando falo para alguém que na obra as coisas funcionam diferente do que se aprende na faculdade, eles não acreditam. Na faculdade você aprende somente 10%, os outros 90%, é somente trabalhando no segmento e com o dia a dia.
Já trabalhei em muitos projetos de Obras de Arte, e posso afirmar com experiência que, nem tudo o que desenhamos é entendido 100% por quem executa.
E foi muito bom você mencionar sobre o projeto o qual sua esposa desenvolveu desde o início. Isso mostra que nem sempre o que aprendemos na faculdade, é o que realmente acontece na obra.
Mai uma vez, parabéns pelo seu canal.
Grande abraço.
O projeto da faculdade é um contrato, por isso o modelo complexo de representação, mas concordo precisa ser adaptado a obra. Softwares, concordo completamente, as faculdades estão faltando com sua obrigação. Experimentação! Liberdade de opções.
Trabalho com cenografia a 20 anos e concordo plenamente com o que você falou. Detalho para o pessoal do galpão entender e construir da forma correta, cheio de setas e textos. A questão da faculdade é que por vezes, infelizmente, os professores não estão no mercado de trabalho fora da Universidade
falou e disse!
Fala Diogo, beleza ? Hoje em dia eu segui uma mentalidade parecida com a sua, em vez de escolher o Workflow Cad > Sketch > Lumion/Vray que a galera tem seguido hoje (Pelo menos na minha faculdade), eu to optando ir por um Workflow muito mais rápido e eficaz para mim, que é o Revit > 3DS > VRay, é rápido prático e acho que a qualidade das maquetes ainda fica superior, pois o que o Revit não me oferece, o 3DS resolve.
Adoro a sinceridade desse cara, Diogo é o melhor ♥️
É isso mesmo, deixar de preguiça e botar a cabeça pra funcionar. Valeu amigão concordo em tudo e, vamos lá!
Falou e disse Diogo!
gosto demais das suas dicas, show
Obrigado por este vídeo.
Diogo, você me fez recordar do livro 'Pai Rico pai pobre'. Muito bom!
pode crer igor...senti isso tb...
Vc é monstro Diogo....👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
trabalho com projetos de móveis e vejo muito isso nas marcenarias projetos de arquitetos detalhados em folha tamanho A 03 um desperdício de impressão.
Show de bola
divisor de águas pra muita gente.
OLA DIOGO...Gostei deste video... realmente a maioria hoje esta apegado ao Autocad...
Diogo tenho um profundo respeito pelo seu trabalho e sigo seu canal porque lhe tenho como referência na área de maquetes eletrônicas mas vou discordar diametralmente com esse método que em nada demonstra organização e conhecimento de administração de canteiros de obras. Cadê o mestre de obras e os encarregados? Esses profissionais são indispensáveis na facilitação de dúvidas com os trabalhadores braçais. Distribuir folhinhas A4 na obra com detalhes de projetos? Como é feito esse controle? Posso estar enganado mais não teve hierarquia nessa obra. Nos meus 20 anos de formado e experiência em canteiros de obras grandes eu vejo pela primeira vez uma defesa nesse sentido. Projetos detalhados em grandes formatos são absolutamente importantes para a compreensão do "todo" da obra. Sucesso no seu trabalho companheiro.
Será que usar whatsapp para recebee feedback do trabalho é uma boa? Eu já usei e a resposta é quase que instantanea. Daí você compra outro chip só pra isso e sucesso... instala o whatsapp para desktop e manda em 5 seg depois de renderizar os testes.
A faculdade é muita teoria. Metade do tempo jogado fora. Tem gente que concluiu e ainda leva fumo no corel, não cria um banner, não tem noção de legibilidade/visualização, fazer uma maquete 3d nem pensar...não te preparar pra ser um empreendedor autodidata, te preparam pra ser um estagiário futuro empregado.
Verdade, o que tem acontecido é um monte de arquitetos pra pouco cliente, e esses muitos que não conseguem não é por incompetência e sim por falta de espaço. O mercado está saturado e fora os concorrentes como engenheiros, técnicos em edificações, cadista e o diabo a quatro.
Meu amigo você está muito errado, ninguém entra na faculdade para aprender um Corel, ou qualquer outro software, entra para aprender a pensar e tomar decisões importantíssimas baseadas nessa teoria. Muitos nem vão entender profundamente está teoria (os metade do tempo), e seram sempre um profissional meia boca. Minha opinião!
Boa tarde Diogo, parabéns pelo seu trabalho, sempre me ajuda e aprendo muito, gostaria que analisasse um trabalho meu e fizesse as críticas necessárias para que eu possa melhorar minhas maquetes se puder seguir minha página andre.engenharia no Instagram ficaria muito feliz.
Grande abraço
o que é o Workblog ?
Acho que é um processo de informação do andamento do projeto, um Blog do projeto, que os clientes acompanham o desenvolvimento.
Eu só quero fazer maquetes 3d, preciso da faculdade de arquitetura?
Não! Perda de tempo, a base da faculdade de arquitetura não tem nada a ver com fazer maquete. Minha opinião!
#opensource 👍
Só uma dúvida...
É muita matemática??
Tem que saber desenhar??
depende da faculdade, algumas trazem disciplinas de engenharia, nesse caso tem muita matematica, outras são mais práticas e conceituais.
Não precisar saber desenhar, mas óbvio que você deve se dedicar para aprender, pois é necessário.
Tô no 8 período e não sei desenhar. No máximo um rascunho. Matemática tem, mas dá pra passar.
Meu amigo você vai descobrir que existe vários tipos de desenho, Eu particularmente acho que desenho é fundamental, mas não tem nada a ver com desenho "bonitinho", está mais para diagramas que registram e organizam idéias. Eu particularmente acho que é mais pensamento lógico que matemática, mas não arranca os cabelos essa é a parte mais fácil, difícil mesmo é ser julgado, e se expor o tempo todo, a maioria foge disso sem nem perceber, a maioria não fica muito bom. Entendeu!
Bom dia meu amigo Diogo, cara eu adoro seus vídeos, mas hoje vou discordar da sua ideia de plotagem em pranchas formatos grandes.
Olha no meu escritório nunca tive este tipo de problemas, por que e vou lhe explicar: CORTES, FACHADAS, IMPLANTAÇÃO, PLANTAS BAIXAS, ETC ETAL, ficam muito melhores em pranchas grandes, mais elaboradas, melhores para o entendimento, e claro muito mais visíveis, por um simples motivo, a escala dos desenhos são maiores.
Este tipo de problema que sua esposa teve com certeza, foi o famoso e típico problema: PEDREIROS-CONSTRUTORES ENTRE OUTROS RUINS..... Por que quando se tem mão-de-obra boa não temos problemas..........
Mas como sempre seus vídeos são bem interessantes......continue a postar......ok e não fique bravo comigo, está é uma critica construtiva......ok meu amigo um grande abraço......
Boa Tarde Edson, o que ele falou é um realidade quase absoluta em obras grandes que não dispõem de técnicos formados ou com conhecimento suficiente em leitura de projetos.
Já peguei Mestre de Obras com mais de 30 anos de experiência em construção, cara bom mesmo, que se embananou quando eu pedi que me explicasse o projeto que ele tinha dúvidas, foi aí que descobri que ele não sabia ler um simples projeto hidráulico e suas informações, ele sabia ler "medidas". Geralmente obras mais caras tem supervisores de área, ou encarregados que desempenham essa função. Eu trabalho há mais de 20 anos na área, e posso afirmar que em quase todas as obras que fiz, com raras exceções me deparo sempre com as pranchas de CORTE E FACHADA fechadas, os caras adoram uma PLANTA e se esquecem dos detalhes dos cortes. Enfim... o que entendi do vídeo é que a esposa dele elaborou uma forma de se comunicar melhor com os "executores" da obra, de alguma maneira, ou senão teria que dar um curso técnico para todos. Abraço colega! boa tarde.... que consigamos pular esses percalços da profissão.
o projeto completo é um contrato e deve ser completo (ponto).
Desenhos grandes são para facilitar a leitura e entendimento e assim funciona. Oque não significa que o peão que faz a hidráulica de um banheiro ou mesmo um pedreiro que precisa ter a diagramação dos blocos de concreto, não precisem de uma A4 simplificada. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Diogo vai me desculpando aí, mas os desenhos relativos à obra são de extrema importância. Além do Projeto Arquitetônico, contendo cortes, elevações e plantas, tudo em escala e impresso em tamanho homologados pela ABNT, como os formatos da classe A (A1, A2, A3, A0) temos também os projetos de Estrutura e Instalações prediais. Dizer que esses projetos podem ser impressos em A4 é no mínimo desinformação da sua parte. Se os caras na obra não estavam entendendo, isso é uma deficiência deles, que deve ser sanada por meio de cursos e etc. Já pensou se os matemáticos tivessem que criar modelos matemáticos simplificados, só porque 99% das pessoas não sabe matemática? Nem esses programas que você usa para ganhar dinheiro existiriam.
Não sei se o colega já conhece, mas já existe o BimX, onde um projeto completo pode ser levado em um iphone ou um ipad. Digo, completo! inclusive com perspectivas e volumetrias.
@@KeplerJohanes o pedreiro não
vai pra obra com um iPhone na mão
@@FE91OUT Existe versão para Android. Porém, uma obra sem uma supervisão decente não é obra! é gambiarra, puxadinho e etc... Pedreiro não tem cargo de gestão nem de responsabilidade, quanto mais capacitação para ler projeto em qualquer formato que seja. O foco não é esse! Discutir se A ou B tem iPhone ou não. A imaturidade do comentário já diz o quanto conheces a respeito do profissional pedreiro.
@@KeplerJohanes trabalho com projetos prediais e já tentamos inserir de várias formas a possibilidade do profissional da construção conseguir interagir com o projeto enquanto executa a obra, infelizmente percebemos que por enquanto as construtoras não investem em tecnologia e instrução para os seus profissionais, então o que nos resta é investir na clareza em que nossas soluções são apresentadas aos pedreiros no papel, não no tablet.... Foi isso que eu quis dizer com meu comentário anterior