Notei a mesma coisa, não conhecia o Rangel, mas achei extremamente maduro, não caiu na pilha, criticou quando cabia critica e elogiou quando devia, parabéns pela maturidade e profissionalismo.
Treinei com o sensei Mauro quando tinha 13 anos, após perder meu pai quis iniciar em alguma arte marcial por me sentir sozinho no mundo e indefeso.. foram os orixás que colocaram ele em meu caminho, viajava 5km a pé e as vezes de bike toda seg/qua e sexta(sozinho), para aprender coisas alem da movimentação do corpo, foi la q aprendi a lutar contra meus demônios interiores, que aprendi a acalmar minha mente, aprendi a cair e o mais importante, a levantar, treinei por 2 anos e acabei me afastando.. hj tenho 30 anos e vejo o sensei mauro postando essas coisas e meus olhos se enchem de lagrimas e orgulho do cara q me tirou da escuridão continuar fazendo isso por outras crianças.. a aula para adultos é só uma parte, as aulas infantis dele são incríveis (na minha época tínhamos uns 4 adolescentes e treinávamos com os adultos) hj ele transforma a arte dele de forma lúdica e divertida ensinando vários conceitos para as crianças crescerem educadas e com base, dando aula até para autista, fico feliz pela sua reação positiva, o motivo da resposta dele ser tão "dura" quando falam de jiu-jitsu, é pq vários jiujiteiros ficam xingando ele e o pior, foi quando entraram no perfil de um aluno dele de 15 anos, para xingar a criança, fazer bullying pq ele é magro.. então ele acaba respondendo de maneira mais grosseira e por isso falou que falta bons professores (igual ele) q ensinam coisas positivas e n ficar menosprezando outras pessoas de outras artes..
Obrigado pelo seu relato. Percebo que ele é um sensei além do que compreendem como arte marcial, a maioria das pautas são como defesa pessoal e o uso da arte para BRIGAR, a luta é realmente um conceito de arte pois são fundamentadas não só no poder da técnica mas sim do equilíbrio da mente e corpo como um todo. Parabéns pelo trabalho dele, responsável, correto, e humano
Os conceitos e princípios fundamentais dos treinamentos marciais vem se perdendo nas mãos e mentes doentes de algumas pessoas que vem deturpando o significado do treinamento.
Agradeço pelo relato. Foi útil para complementar. Já havia percebido essa intenção nas palavras dele quando o Mestre Rangel estava falando que não concorda. Pensei que a intenção com a qual o Sensei Mauro havia falado não foi a mesma com que foi interpretado. Somos* responsáveis pelo que falamos e não pela forma com que os outros interpretam o que falamos.
3 หลายเดือนก่อน +14
Esse comentário deveria ganhar um pin, não concordam?
Eu acho q as vezes eles se passam tbm, mais penso q pode ser para tentar dar um alívio cômico para o vídeo e tbm para dar alguns ganchos para o mestre falar por isso q acho q as vezes eles forçam
@@urubuabutre2632 concordo. Porém, não deixa de ser um retrato do que vejo em muitos praticantes de artes marciais. A ideia de debochar do outro e afirmar que sua arte é superior. Pode ver que os mestres sérios como o Rangel não dão força pra esse comportamento.
@@NerdDemaisPraSerMaromba As pessoas têm que parar de achar que a arte marcial é superior a outra. Isso vai depender do próprio usuário ou da própria pessoa que a utiliza de forma aplicada e equilibrada.
O seu comentário foi simplesmente perfeito, vc analisou o cara tecnicamente, sabendo criticar no momento que tinha que criticar e tb enaltecer no momento que tinha. Isso mostra que nenhuma arte deve ser menosprezada, mas desde que utilizada para o devido fim. Parabens rangel
Não imaginava que o, Mestre Rangel , teria tanta humildade em respeitar o estilo de arte marcial dos outros, temos muito a aprender com os diversos estilos de luta , parabéns Rangel, abraços!
Infelizmente não é o que acontece com muitos praticantes de jujitsu que vão para as redes sociais do mauro,descredibilizar a sua arte marcial. Gentalha que não merece o ar que respira.
Em relação ao que ele falou de entrar num pavilhão com 149 presos e sozinho, é a pura realidade. Trabalhei dentro da cadeia por 10 anos, e entrávamos 3 agentes num pátio com 500 presos. Ah, e o bastão de madeira a que ele se refere é o "cacetete".
Esse professor de Muay Thay merece todo o respeito. Queriam que o mesmo criasse polêmicas sobre o professor de ninjutsu e o mesmo não embarcou. Ele não só não entrou em polêmicas como humildemente destacou a proficiência marcial do outro lutador. Professor, o senhor merece todo o respeito. Minhas mais sinceras considerações, pois o senhor é um lutador de verdade.
Rangel você é um anjo, esse video fala mais sobre você do que sobre o Mauro. Só mostra que você é um ser humano bom, que é capaz de tirar o melhor de cada pessoa.
Rangel não está é sendo um mentiroso. Seu comentário diz mais sobre você que vê a mentira como aspecto de "humanidade", "generosidade", do que sobre o que o Rangel realmente quis dizer e sobre o profissional de calibre que e o Sensei Mauro. Além de você ser um Zé ninguém palpiteiro muito provavelmente no assunto artes marciais.
@@uryu7298 Mano, você está prejulgando alguém, sem ao menos conhecer a pessoa, você não sabe quem ele realmente é, e assume coisas sem fundamento nenhum, apenas com achismo. E sua resposta sim diz mais sobre você, do que qualquer coisa. Isso é mau caratismo.
Rangel Farias!!! Grande !!! Eu sou pequeno nas artes marciais. Atualmente eu prático NINJUTSU, JIU-JITSU e JUDÔ. Fantástico a sua leitura sobre as artes marciais, parabéns, adorei o vídeo e recomendo a todos os meus irmãos artistas marciais. Show 🙌👊😎💪
o Rangel é muito bem resolvido na vida. Não tem necessidade de falar mal do outro para crescer. Enquanto uns para se sentirem grandes tem que diminuir os outros, o Ragel segue sua vida e fazendo seu nome com o que sabe independente dos outros...
Incrível seu respeito, demonstra o profissional e homem de caráter que você é. Conheço um pouco seu canal mas não conhecia o trabalho desse cara que ta sendo analisado, admirei muito sua postura, acabei de me inscrever no seu canal!
Tudo que eu vejo do mestre Rangel só demonstra como ele é um verdadeiro mestre. Atitudes extremamente respeitosas e que devem ser levadas como exemplo. Um professor dentro e fora da escola.
Rangel Farias demonstrou muito equilíbrio e sensatez ao fazer comentários e analisar os movimentos sobre o professor em questão, sempre muito equilibrado e com conhecimento. parabéns mestre Rangel.
Rangel é um mestre que obrigatoriamente temos que respeitar. O nível de respeito que ele demonstrou pelo outro é coisa de quem realmente tem o que ensinar.
Ótima postura durante os comentários, mestre! É importante lembrar que ele ensina Ninjutsu. Não é Ninjutsu Adaptado, nem Ninjutsu para MMA, nem Ninjutsu Moderdo. Não, é Ninjutsu! Se funciona hoje em dia ou não, ele DE FATO ensina Ninjutsu. E com toda maestria e competência.
A maioria das informações relacionadas a ninjas no geral não foram recuperadas para os tempos de hoje, e quase tudo relacionado á eles não foi registrado. Diferente dos samurais, informações sobre ninjas eram muito escondidas e eles eram até desprezados. Nós não sabemos de fato muita coisa sobre os ninjas de verdade e qual era o protocolo deles em situações de combate. O ninjutsu que nós temos hoje em dia é bastante incompleto por causa disso, então n dá pra dizer que ele (ou qualquer pessoa que seja) ensina ninjutsu em toda sua maestria e competência.
@@PatrickReinald Não entendi, até pq não é o caso. Apenas disse que Ninjutsu é um estilo de combate incompleto, pois uma grotesca maior parte do conhecimento de como os ninjas se portavam em combate/treinavam para combater (além basicamente tudo sobre os ninjas) se perdeu na história e ninguém registrou pros tempos de hoje. Não tem como ele ensinar Ninjutsu em toda sua maestria, já que não sabemos como essa arte marcial realmente iria se parecer em todo seu potencial teórico e desconhecido.
@nikolaszoni7257 Não tira o fato de que é uma arte marcial incompleta já que praticamente não há registro histórico de como ninjas lutavam/treinavam pra lutar. Eu não inventei nada sobre ninjutsu no meu comentário, não disse nada sobre a técnica do ninjutsu, de novo não entendi o comentário do outro cara e muito menos o seu, e nem por que você parece tão irritado.
@@gabriel-tw8pt tanto o Bansenshukai e Shoninki são datados desde o período feudal. tirando ensinamentos passado oralmente de em templos e etc, não entendo como vc não compreende isso.
Rangel demonstrou o respeito que você tem pelo próximo de uma forma muito bonita. 👏👏👏👏 Acompanho esse Mauro nem tanto pelas técnicas, mas sim como pai, pois acho interessantíssimo o tipo de treinamento que ele dá para as crianças. Ele tem muitos equipamentos de qualidade, treina o condicionamento física, flexibilidade e outras valências com as crianças que não vejo em outras artes marciais. Treinei judô, jiu jitsu e hoje treino muay thai e digo que se fosse criança, tiraria muito proveito do tipo de treinamento que ele dá.
Exato! Penso a mesma coisa. Esse tipo de atividade chama atenção da molecada de um jeito que é muito difícil para outras artes conseguirem. E depois que pega gosto por treinar já está, aí pode partir para coisas mais específicas, virar atleta ou o que for.
O Karatê é a minha base de Arte Marcial. Muitos dos movimentos que ele mostrou, têm no Karatê também. Eu nunca precisei "provar" que funciona numa situação de risco, mas, com certeza, funciona na disciplina, no foco, no estado de alerta, entre tantas outras coisas, que são maiores do que medalhas, troféus, pontuações e "defesa pessoal". A Arte Marcial está além do Esporte de Combate. O esporte surge como uma maneira de aproximar a prática das massas, a partir do entretenimento (vide a história das Olimpíadas e da Luta Olímpica). A expansão midiática do Esportes de Combate é excelente para trazer visibilidade e desmarginalizar certas práticas, mas acaba deixando de lado a filosofia da Arte Marcial. Depois que a vida de atleta acaba (como ele menciona), o que sobra pro praticante se não a filosofia de vida?
O esporte de combate não só ajuda a aproximar o publico da arte marcial como ajuda a manter a arte marcial viva. Da mesma maneira que na era do fim dos samurais, a pratica com a espada migrou pros dojos e escolas de kendo/kenjutsu, o esporte auxilia as artes marciais a se manterem vivas. Se for pensar de maneira muito pratica, considerar arte marcial apenas como arte de guerra, nem haveria propósito em ensinar ela hoje em dia, visto que existe armas de fogo e etc. Muito da função prática das artes que a gente conhece melhor ficaram no passado, ela não é mais uma necessidade pra nós. E é aí que vem o esporte de combate, preenchendo esse vão.
@@caiobonatto4876mas as artes marciais são isso, ou seja são efetivas? óbvio que são. Arte marcial não é um esporte, é sobrevivência. E tem todo disciplinar, respeito, honra, entre outros aspectos. E pode ter da prática esportiva. Somente a mente fechada de alguém que impede o conhecimento sobre qualquer coisa.
@@kariyakagetoki698 Realmente, arte marcial não é esporte, mas viu-se a possibilidade de transformar em esporte e foi isso que aconteceu. E não é como se isso trouxesse algum malefício pras praticas. Muito pelo contrário. E bom, você mesmo disse que arte marcial é sobrevivência. Hoje em dia, o ser humano não precisa pensar em sobrevivência da mesma maneira que se era pensado antigamente. Hoje em dia, o propósito mora na história e na filosofia da arte. Enfim, toda arte marcial é muito foda do seu jeito próprio
Parabéns Rangel, eu vi a tumb e fiquei com medo de qual seriam suas palavras, mas mais uma vez você se provou ser um mestre! Uma pessoa de extrema humildade e sem qualquer preconceito. Eu acompanho o trabalho desse mestre do vídeo e vejo muita injustiça e muitas críticas que não cabem ao trabalho que ele desenvolve e mostrou até aqui.... eu sou de Taekwondo e dentro da minha arte marcial existem técnicas praticas e tecnicas de demonstracoes, elas possuem objetivos diferentes. Vejo muitas pessoas, na qual acredito que poucos tenham sequer tido aulas de lutas... Ao longo desse vídeo, senti que sua humildade mudou até mesmo a postura e fala de seu amigo, não sei bem quem é que fala por trás da câmera Grande mestre, espero um dia poder lhe encontrar! 👊🏽🥋
Que postura hein! Isso é o tipo de pessoa que a gente não deveria só aprender mas ter do lado como companhia. Raro achar gente decente assim hj em dia. Parabéns
Respeito é tudo. Sou 1° dan em ninjutsu bujinkan e faixa azul, apenas, em jiu-jitsu. Todos os estudos se completam sem problemas e se ajudam mutuamente para a prática. Muito respeito. Bom demais ver um profissional como Rangel fazendo uma análise técnica, ainda que não tenha visitado um dojô de ninjutsu. Muito respeito que falta a muito praticante de ninjutsu, assim como noutros estilos.
De verdade, seria muito interessante um video do Rangel em conjunto com o Mauro conversando um pouco sobre a Arte marcial e até refletindo se existe possibilidade de adaptar algumas técnincas do ninjutsu pro combate competitivo em ringue, seria legal de ajudar a quebrar um pouco do preconceito com essas artes marciais que focam mais no lado do "kata" do movimento e não necessariamente são essencialmente já usadas para combates reais ou competições ( dado o alto risco oferecido pros alunos por conta de existirem algumas movimentos que podem infligir ferimentos sérios)
Seria muito interessante mesmo, é uma parada interessante da galera pedir pro Rangel e pro Mauro, sla spama esse pedido no perfil deles kkkkkkkkkkkkkkkkkk
O combate competitivo não serve para essa arte. Se você tenta adequar essa arte pro competitivo, muitas regras teriam que ser aplicadas pra ninguém acabar se matando e com isso 90% (chutando um valo alto) da arte teria que ser retirada dos confrontos. Sobraria apenas quedas e rolamentos, basicamente. Por isso a gente não tem Jiu-Jitsu nas olimpíadas, por exemplo. A federação impõe tantas regras que acaba desvirtuando o sentido da arte e da técnica. Ninjutsu não é uma arte pra vem quem é mais forte.
@@jandesonbruno4395 no final da história não teria como aplicar nada na competição tudo tem ataque e defesa e vissa matar o oponente todas as artes do mundo foram criadas com a filosofia de sair vivo pra casa
@@Papa_Defunto_Do_Bairro344 como que vai adaptar chaves de cervical no MMA deslocamento dos dedos ,chutes no saco dedo nós olhos socos na traquéia estamos falando de defesa pessoal.
@@jandesonbruno4395alguns golpes que o mauro faz ali,se for em explosão e feito com velocidade e força, pode facilmente criar lesões para o resto da vida da pessoa. Aquelas chaves de braço com velocidade e força,eram ali,umas quantas fraturas expostas.
Que cara sangue bom, vi um vídeo ou outro e já tinha curtido, mas nesse vídeo da pra "sentir" a essencia dele, ganhou um inscrito. Tenho certeza que vou sair ganhando com um conteúdo produtivo de um mestre.
isso é que é humildade. O profissional que reconhece o merito do outro, demonstra admiracao e respeito, ainda que nao concorde com todas suas ideias. Parabens, Rangel!
Humildade de reconhecer o diferente, arte marcial vai além de lutar, tem filosofia e história. Quando ele ensina um treino de bastão, ou qualquer arma, ele está mantendo a história daquela ARTE marcial viva. Se ninguém repassar determinadas tecnicas, com o tempo, quem sabe morre e a essência vai se perdendo. Veja o Judô, existem katas que o Kano foi removendo das aulas e eles ficaram esquecidos, existe menção em textos, porém ninguém sabe como faz mais.
Exatamente, isso que o Sensei Mauro faz é espalhar a arte e mantê-la viva, para que as novas gerações pratiquem e perpertuem os ensinamentos, resgatar e ensinar tradições, histórias e filosofia da arte, ate pra quem nao conhece muito do meio das artes marciais.
Mestre Rangel muito humilde. Analisando de maneira sóbria, sincera e, principalmente, com respeito ao colega profissional. Diferente dos outros que estavam no mesmo ambiente... Ainda tem muito que aprender com o mestre.
Eu já comentei num vídeo do Mauro exatamente a mesma coisa que o mestre Rangel disse sobre os treinos com sparring. É muito bonito de ver o Rangel comentando sobre o trabalho de outro lutador, hombridade que inspira! Eu , particularmente, prefiro a objetividade do muay Thai, mas o Mauro tem meu respeito e admiração! Oss
Eu entendi o que ele quis dizer, eu tive diversos professores de arte marcial, taekwondo, jiu-jitso, muay thai e boxe. Eu comecei a treinar em 2002, eu notei uma grande mudança na mentalidade dos professores de uns 10 anos pra cá, quando comecei o dinheiro não era importante a arte marcial era, tanto que eu com 15 anos não tinha dinheiro e os professores não me cobravam mensalidade e treinava igual aos outros, o takwondo que foi onde comecei era uma arte marcial, onde o professor ensinava muito mais do que luta, ensinava respeito, tanto pelo superiores quando pelo espaço(casa e academia) e pessoas. Não tinha piadinha no tatame, não tinha gritos que não fosse parte do treinamento, e quando se estava em aula quem não estava treinando ficava fora do tatame e calado. A voz do mestre era algo importante a ser ouvido e quando ele falava todos prestavam atenção. Em 2009 eu tive que mudar de cidade para fazer faculdade e lá tinha uma academia e mesmo sendo tão distante eu me senti em casa a disciplina e qualidade era a mesma, infelizmente tive que dar um tempo pois minha faculdade tomava muito tempo, então fiquei sem treinar até 2014, e desde então tenho prestado atenção nas mudanças, a arte marcial não existe mais, virou um esporte ou exercicio físico, o taekwondo virou um simples esporte, até o respeito que se tinha dentro do tatame virou algo descontraido, onde pessoas treinando e o pessoal fora e dentro do tatame conversando e vendo vídeos no celular, quando iniciei só de dar uma risada no tatame já era motivo de receber bronca e pagar flexão, não existe mais o taekwondo marcial e nem sua filosofia. o Muay thai e boxe virou exercicio aerobico para emagrecimento, o jiu jitso eu não quis nem ir na academia. Resumindo: A arte marcial virou um meio de ganhar dinheiro e a arte marcial com sua filosofia se transformou em algo banal.
Esse é um dos maiores motivos que eu hoje não tenho praticado uma arte marcial, a falta da essência, da disciplina e filosofia que deveriam passar para o aluno em muitas academias morreram e onde eu moro já é muito escasso uma academia, entao achar um espaço bom de verdade é bem difícil. 😅
Professor é um trabalhador cara, é digno de salário e uma condição de vida melhor como em qualquer outra profissão. Engraçado que tu fala de conduta, porém acha que professor só é bom quando te serve e em contrapartida tu igual um parasita só sugando. Essa tua filosofia de botequim diz mais do indivíduo mesquinho e mau caráter que tu é!
além de tudo mestre, ele ta ajudando muitos jovens, eu admiro muito o trabalho dele e o impacto real que ele esta fazendo na sociedade formando adultos honrados e diginos
3 หลายเดือนก่อน +42
Maravilhosa a postura do mestre Rangel, isso me recorda a conversa que o Jesse Enkamp teve com o Ryron Gracie, o aspecto competitivo intoxicou as academias o treino hoje é para "disputar campeonatos" sendo que a arte da guerra visa antes de tudo o aprimoramento do corpo, mente e espirito. Sem menosprezar que tem vontade de ser atleta, mas nem todo mundo tem esse foco e está tudo bem, esses praticantes não devem ser menosprezados ou satirizados. Pois bem, quando vemos um instrutor de qualquer que seja a arte marcial, logo vem a garotada falar "ah mas isso funciona no octagon?" "ah mas e isso contra arte X ou Y"?" essa garotada não entende que existem pessoas que amam uma arte e a treinam, se dedicam, não para subir em ringues ou ganhar fama e prestigio, E sim que essa arte ressoa com a sua essencia de guerreiro desse individuo. Ou vamos criticar os artistas de kendo pois no ringue não se usa espada? Enfim, não importa qual seja sua arte, se praticada com total dedicação e sinceridade, sempre terá seus frutos, e não deixem as "reguas morais" da internet ditar o que é ou o que não é. Afinal de contas muitas artes surgiram pela insight treino e dedicação de algum praticante no passado, Hoje é facil não criar nada e simplesmente criticar tudo sem dar o devido mérito a quem se dedica de verdade. Lembrando que graças aos pioneiros como Rangel e outros, que a arte ficou tão difundida hoje em dia. Hoje o publico comenta zoeiras na internet sem saber que o chão onde eles pisam foi contruido com muito sangue, suor, lagrimas e dedicação de diversos guerreiros sejam dos tempos atuais como dos antigos. Então esse pessoal precisa aprender acima de tudo a ter respeito e disciplina. Afinal de contas uma formiga andando faz mais que o elefante que dorme. Otimo video, seus videos reacendem a chama que existe em cada um de nos amantes das artes marciais... Parabéns
O que me deixa relutante em relação à artes de defesa pessoal é o fato de os professores muitas vezes se preocuparem com a plasticidade do movimento, quando deveriam buscar a funcionalidade.
É complicado você simular uma situação real, até porque nas ruas valeria qualquer coisa. O importante é aprender a técnica, depois adaptaria para uma situação real. Nem a luta esportiva funciona 100% para defesa pessoal
Vc tá se confundindo, defesa pessoal é uma coisa e arte marcial é outra completamente diferente. Em defesa pessoal não existe preocupação alguma com plasticidade, se alguém ensinou algo assim para você e chamou de defesa pessoal ensinou errado.
Parabéns pela forma justa e educada de analisar os profissionais do seu segmento. Postura exemplar que devemos seguir e aplicar em todas as areas da vida.
Já tinha visto alguns vídeos seus Rangel, mas esse me mostrou o quanto tu és imparcial e fala com muita coerência. Ganhou mais um inscrito meu irmão. Saúde e muito sucesso sempre. Forte abraço, força e honra!
Ali em 7:24 o amigo do Mestre Rangel falou groselha. Sou Policial e te falo, coisa mais normal do mundo é controlar 100 presos com uma calibre 12 de borracha com 6 munições e um bastão tonfa. O cara só falou isso pq não sabe a realidade de um presídio no Brasil.
Eu nem vivo essa realidade e sei que se um cara fica doido e corre pra cima de 140 pessoas com um bastão, depois que ele derrubar uns 4, ninguém fica mais na frente. Um bastão desse usado por um Mestre de Ninjutsu causa até fratura exposta, tu ver um braço sendo quebrado na sua frente, você nunca vai querer ser o próximo.
Cada vídeo que assisto do professor Rangel, ele mostra o quanto é respeitável pelo conhecimento que mostra. A rapazeada que acompanha prejudicou um pouco, mas a essência está aí. Valeu, prof. Rangel.
Sobre o que ele falou sobre os professores, é compreensível até certo ponto ! Principalmente o jiu-jitsu... Nós vemos constantemente a comunidade do jiu-jitsu se vangloriando de que a arte é a mais eficiente, que aguenta pegar tantos caras no mano a mano , e a verdade, é que a comunidade do jiu-jitsu é bem tóxicazinha , inclusive com iniciantes ... Eu falo isso pois sou praticante de jiu-jitsu há um tempo na Gracie Barra , muitos alunos de qualquer escola "queimam" o jiu-jitsu e infelizmente o porta voz da arte marcial é o professor, então a responsa cai sobre ele
@@Arte-3d-Arte eu sou jiu-jiteiro , mas infelizmente a comunidade está uma bosta , direto vejo uns panacas fazendo festa quando chega um novato " olha , um faixa branca pra gente amassar" ! Acho ridículo... Já pratiquei Muay Thai, meu amigo de escola é instrutor de Taekwondo, minha ex é faixa preta em judô, meu personal que é amigo de infância, é da capoeira e de TODAS essas artes , a do jiu-jitsu é a mais vaidosa , arrogante e faz piadinhas com novatos , gostam de tirar casquinha!
Eu gosto muito do ditado que diz: ninguém taca pedra em árvore sem fruto. Continue seu trabalho que é muito legal, ensina quem quer aprender e nós motiva e faz movimentar quem está sedentário. Sou seu fã. Fica com Deus!
Toda Arte Marcial funciona, depende da ocasião e do lutador....O impressionante é que tudo que surge no Brasil tem que ser criticado, massacrado, esculachado.... Rangel Farias é sempre imparcial, isso que é bom! Sucesso ao canal!
E porque a artes marciais forem feita pra auto defesa do que estão modificado tudo pra competição. Por isso, que a galera crítica o mestre lá pois estão alienadas pra competir e não pra ser defende
Geral esperando ele caçoar ou deslegitimar o cara, e o Mestre Rangel agiu como um mestre. Falou com respeito e pontuou, respeitosamente, seus pontos de vista. Coisa linda de e ver!
O cara ficou popular na internet, aí vem um monte de sabichão que não conhece a arte do cara ficar desmerecendo ele de graça. Pra mim isso é inveja... De falcatrua ele não parece ter nada não. Muito pelo contrário, parece ter muito domínio sobre o ninjutsu. É uma rica arte marcial com sua proposta voltada para o combate. Não é um esporte para competir no ringue. Além de mestre de ninjutsu o cara é agente penitenciário e tem pratica com situações de conflito real. Vamos respeitar galera, respeito acima de tudo! OSS
Uma coisa que eu comecei a notar em algumas artes marciais japonesas, é que eles treinavam com o foco em acabar o combate da maneira mais curta e grossa possível. Basta ver nos movimentos do sensei do vídeo.
Admiro muito a forma como o mestre Rangel fala e analisa, dando o benefício da dúvida, buscando as possibilidades na execução dos movimentos👏🏽 Respeito🙏🏽 Às vezes somos muito críticos porque nos limitamos pelo que é verdade ou mentira esquecendo as possibilidades! O universo é infinito.
Galera é o seguinte, O Ninjutsu Bujinkan ou a Bujinkan budo taijutsu, foi feito para auto defesa, só na bujinkan existe técnicas de 9 escolas tradicionais de budo antigo, se usa muita coisa, ataque a pontos vitais, luxação, escape, combate corpo a corpo chamado de taijutsu, técnicas com variadas armas, enfim. O ninjutsu bujinkan é riquíssimo em tradição e técnicas, PAREM de denegrir a arte e o professor, sem ao menos conhecer a fundo sobre a Bujinkan. A cabeça de alguns parece está engessada , com técnicas de lutas esportivas, o ninjutsu nunca foi feito pra competição com regras, no ninjutsu não existe regras, simples. o Ninjutsu foi feito para auto defesa e combate de guerra. Obviamente, existe técnicas em combate corpo a corpo ( taijutsu) feito para se combater com outro lutador e não para a defesa pessoal, ( SÃO COISAS DISTINTAS). NÃO CRITIQUEM, BUSQUE APENAS CONHECER ANTES AO INVÉS DE CRITICAR.
Exato concordo com vc, e nenhuma arte marcial foi criada para competir, foi feita para defender sua honra, na rua não existe regras ou tempo para determina o início e o fim de uma luta, venho do Taekwondo e Hapkido, treino o boxe, muaythai e jiujitsu e o que o professor Rangel falou concordo plenamente, dou aula destas modalidade exceto o jiujitsu e eu não reagiria a um assalto, mesmo eu treinando e ensinando técnicas de defesa pessoal, pois se o marginal já se antecipou-se como elemento surpresa nada posso fazer, agora no risco eminente de vida aí tento tudo que posso.
Exatamente mano comentário sensacional, as pessoas q n conhecem as artes marciais se esquecem que elas foram criadas na guerra e para a guerra logo sua veracidade e eficiência foram testadas na mesma não em uma competição com regras e um juiz
É igual Kung Fu, as pessoas hoje lutam mais com a boca pra criticar, tu pode desafiar um Shaolin na nossa academia, desde que seja no asfalto sem luvas. Pois é pra esse tipo de situação que treinamos
Que postura exemplar do Mestre Rangel. Esses que estavam fazendo chacota e tentando desmerecer o outro, são uns moleques ainda. Parabéns, Mestre Rangel.
Ninjutsu é uma arte de SOBREVIVÊNCIA, não é briga de rua. É baseada nas artes de sobrevivência antigas e que foram modernizadas/adaptadas. Quem dá risada é um idiota. Parabens Mestre Rangel por ser sempre profissional e não julgar as artes das pessoas. Um verdadeiro Mestre jamais zomba dos outros estilos, todos são bem vindos.
Isso não é Ninjutsu, é Budô. Bujinkan nunca foi Ninjutsu e nunca será. As técnicas da Bujinkan em si são legítimas (pelo menos a maioria), tanto que o Rangel consegue perceber isso. Bujinkan Budo Taijutsu é uma junção de 9 estilos tradicionais (não vou citar todos aqui), sendo que 6 são de origem samurai. É muito parecido com estilos como Kito-Ryu e Takenouchi-ryu, que são os que deram origem ao Judô, ou Fusen-ryu, que deu origem ao Jiu-jitsu brasileiro (de forma indireta, simplificando muito a história). Porém, 3 desses estilos que são os que eles afirmam ser de Ninjutsu e o que usam pra vender essa imagem "ninja" da Bujinkan têm uma origem bem questionável, por diversos motivos. Começa pelo fato de que Ninjutsu historicamente não teve nenhuma relação com combate em si. Ou pelo menos não o que entendemos como "combate" de forma direta. Isso é fantasia criada pela mídia. Depois, existe uma grande chance de que esses 3 estilos tenham sido inventados e nunca existiram historicamente. Agora, se as técnicas funcionariam em sparring, isso é um questionamento totalmente diferente. Eu não estou defendendo, porque já treinei o estilo e hoje não me interesso tanto, prefiro treinar estilos modernos e MMA mesmo. Porém, acredito que se for pra criticar, é bom que seja com fundamento, não apenas zoar porque os caras são "cosplay de ninja" ou sei lá (apesar que são um pouco kkkkkk). Mas eu ouso dizer que Bujinkan funcionaria muito melhor do que Aikido, por exemplo, que teve origem em outro estilo de origem samurai também, chamado Daito-ryu Aikijujutsu, que funciona muito melhor que sua arte "filha" e também é bem parecido com as escolas da Bujinkan. O lance é que nem todo mundo teve o trabalho de Jigoro Kano de converter tudo isso pra algo mais prático. Alguns preferem manter a tradição, como é o caso da Bujinkan, ou outras escolas de Budô tradicionais. Enfim, acho que o estilo em si poderia ser bem interessante se fizessem algo como o Jigoro Kano fez com os entre 2 e 6 estilos de Jujutsu antigo que eles aprendeu pra fundar o Judô da Kodokan. Mas a associação da Bujinkan com a fantasia midiática distorcida do Ninja e, talvez até a participação do mestre fundador Hatsumi na série Jiraya dos anos 90 (sim, isso realmente aconteceu) manchou muito a imagem deles. Junta isso com a total ausência de sparring, aí já viu... Mas se for pra zoar o "floreado", aí cês teriam que zoar os estilos que originam o Judô e o Jiu-Jitsu Brasileiro também. kkkkkk
BJJ veio do Judô, eles só deram mais prioridade para técnicas de newaza, mas se você ver o JJ Gracie para defesa pessoal são técnicas de torção, projeção e luta no chão, como era o Judô da Kodokan, nenhum mestre de jujutsu japonês ensinou os Gracie ou qualquer brasileiro na época, quem veio para o Brasil eram todos praticantes de judô, quem deu aula para a marinha era praticante de judô. O próprio Jigoro Kano teve dificuldade de encontrar alguém que ensinasse o jujutsu pra ele, isso dentro do Japão.
Jigoro Kano foi um mestre e político muito visionário. Ainda mais considerando o contexto histórico do Japão, naquela época. Logo, a transformação da Arte Marcial em um Esporte (produto) foi essencial para colocar o Japão como um país "poderoso", frente às mudanças que a Inglaterra causou no país (final do séc. 19) e que deixou a população descrente e um tanto "desonrada". O que resultou na aliança com a Alemanha, na 2ª Guerra, e o Judô passou a ser levado à sério na Europa, com a prática vendida como combate essencial aos soldados. Nesse momento, a Arte Marcial deixa de ser uma "arte" e passa a ser "combate". Judô, enfim, se torna Esporte de Combate. Ah, aqui no Brasil, temos o evento da Capoeira Tradicional x Capoeira de Angola. A de Angola é originária e a Tradicional é a modificação que a prática sofreu para dar espaço o espetáculo de acrobacias, que encantava turistas que chegavam na Bahia e no Rio de Janeiro, enquanto a de Angola segue firme e meio escondida até hoje, porque não é "plástica". As mudanças das práticas corporais é um assunto tão complexo e obscuro, mas tão satisfatório de se conversar! Eu amei a aula que você deu sobre o Ninjutsu!
@@roberio_oliveira Sim, a versão que eu contei é bem simplificada. O Jigoro Kano focou mais nas técnicas dos estilos Kito-Ryu Jujutsu e Takenouchi-ryu Jujutsu, que focam mais em Nage Waza, apesar que treinou outros estilos também. Quando ele foi lutar contra praticantes do estilo Fusen-ryu Jujutsu, ele se deu mal justamente porque eles focavam em Newaza e não era o forte do Kano. Então, na época ele incorporou isso. Mas não existia o termo "Judô" ainda. Era simplesmente "Kano Jujutsu". Aí o Mitsuyo Maeda treinou com ele nessa época em que eles ainda manjavam muito de Newaza, incorporado da Fusen-ryu. Ele veio com Brasil com esse forte de Newaza, quando o termo "Judô" ainda não tinha sido inventado, e principal influência foi o estilo Fusen-ryu.
@@romanogomesf massa demais, cara! Mas pior que eu falei sobre tudo, menos Ninjutsu! Haha! Eu falei mais de Jujutsu tradicional ou Budô, que essencialmente é em que a Bujinkan consiste. Um dos pouquíssimos caras que realmente sabem o que está falando quando se trata de Ninjutsu é um pesquisador chamado Anthony Cummins. Ele entende mais do que os próprios japoneses, é fissurado pela história Samurai e Ninja. E é crítico ferrenho da Bujinkan! 🤣 Mas no Brasil, até o momento, ainda não vi ninguém mandar a real sobre o que é Ninjutsu histórico como ele faz. Porém, já te adianto que não é sobre "lutar" nem "combate". É sobre técnicas de espionagem, infiltração e sabotagem. E não tem absolutamente nada disso na Bujinkan. kkkkk Ou seja, eles treinam tudo, menos Ninjutsu.
Acho que o esporte de combate moderno fechou o olho de muita gente sobre muita coisa legal que existe nas artes marciais. De fato, muay thai, jiu jitsu, wrestling, boxe, são artes marciais que desempenham muito melhor que qualquer outra hoje em dia, levando em consideração tudo que ensinam. Mas dá pra apreciar artes marciais que fogem do "pratico" e vão para um lado mais performático. Não dá pra dizer que não exista fundamentos de artes marciais nas performances também. O Kung fu Shaolin ou os Katas do Karatê são bons exemplos disso. Ambas as praticas moram na performance, mas não negam o fundo marcial que existe nelas, afinal, são artes marciais também. Muito bala o trampo desse professor. Mantem a prática do Ninjutsu ativa e ainda mostra ela pra outras culturas, não tenta provar nada pra ninguém...
Professor Rangel você é um dos únicos professores que sempre fala a verdade e sempre vejo falando da forma mais correta possível de todas as artes e o senhor acima de vários outros professores em questão de intelecto dentro das artes marciais e lutas de combate.
Isso mostra o quanto o Rangel é um verdadeiro mestre. Soube analisar e pontuar cada ponto positivo, assim como criticar quando foi necessário. Tudo de forma positiva e respeitosa.
Realmente ganhou minha admiração, não conhecia este canal que com respeito e olhos marciais levou ao público a visão técnica do estilo do Ninjutsu como uma arte marcial de respeito e estudo, falo isso por ser praticante desta arte ( não dá bujinkan) mas, de um outro clã e a 43 anos de prática e passando o conhecimento reafirmo que o canal está de parabéns e ganha meu respeito, que a "paz do cosmo se faça presente hoje e sempre".
Interessante o quanto a equipe do Rangel quis falar besteira e o Rangel fez uma análise justa e sincera, parabéns Mestre
Pq ele é um guerreiro lutador, sacou? Que critica ou é muito imbecil ou não faz nenhuma arte marcial.
esse mlk da equipe deve ser faixa azul ou alguma coisa assim e se acha pra carai kkkkkk
Não sei se é equipe dele mas ficaram a todo momento tentando desqualificar e zombar. Mas o professor Rangel foi ótimo.
Notei a mesma coisa, não conhecia o Rangel, mas achei extremamente maduro, não caiu na pilha, criticou quando cabia critica e elogiou quando devia, parabéns pela maturidade e profissionalismo.
Faltou maturidade dessa galera. Cada arte marcial tem sua particularidade. E todas devem ser respeitadas
Treinei com o sensei Mauro quando tinha 13 anos, após perder meu pai quis iniciar em alguma arte marcial por me sentir sozinho no mundo e indefeso.. foram os orixás que colocaram ele em meu caminho, viajava 5km a pé e as vezes de bike toda seg/qua e sexta(sozinho), para aprender coisas alem da movimentação do corpo, foi la q aprendi a lutar contra meus demônios interiores, que aprendi a acalmar minha mente, aprendi a cair e o mais importante, a levantar, treinei por 2 anos e acabei me afastando.. hj tenho 30 anos e vejo o sensei mauro postando essas coisas e meus olhos se enchem de lagrimas e orgulho do cara q me tirou da escuridão continuar fazendo isso por outras crianças.. a aula para adultos é só uma parte, as aulas infantis dele são incríveis (na minha época tínhamos uns 4 adolescentes e treinávamos com os adultos) hj ele transforma a arte dele de forma lúdica e divertida ensinando vários conceitos para as crianças crescerem educadas e com base, dando aula até para autista, fico feliz pela sua reação positiva, o motivo da resposta dele ser tão "dura" quando falam de jiu-jitsu, é pq vários jiujiteiros ficam xingando ele e o pior, foi quando entraram no perfil de um aluno dele de 15 anos, para xingar a criança, fazer bullying pq ele é magro.. então ele acaba respondendo de maneira mais grosseira e por isso falou que falta bons professores (igual ele) q ensinam coisas positivas e n ficar menosprezando outras pessoas de outras artes..
Obrigado pelo seu relato. Percebo que ele é um sensei além do que compreendem como arte marcial, a maioria das pautas são como defesa pessoal e o uso da arte para BRIGAR, a luta é realmente um conceito de arte pois são fundamentadas não só no poder da técnica mas sim do equilíbrio da mente e corpo como um todo. Parabéns pelo trabalho dele, responsável, correto, e humano
Os conceitos e princípios fundamentais dos treinamentos marciais vem se perdendo nas mãos e mentes doentes de algumas pessoas que vem deturpando o significado do treinamento.
Grande relato , acredito que o verdadeiro fundamento das artes deveriam ser o respeito e o auto controle . Axé irmão , bons ventos na sua caminhada
Agradeço pelo relato. Foi útil para complementar. Já havia percebido essa intenção nas palavras dele quando o Mestre Rangel estava falando que não concorda.
Pensei que a intenção com a qual o Sensei Mauro havia falado não foi a mesma com que foi interpretado.
Somos* responsáveis pelo que falamos e não pela forma com que os outros interpretam o que falamos.
Esse comentário deveria ganhar um pin, não concordam?
Cara, essa equipe do Rangel tem muito o que aprender com o Rangel. Parabéns, mestre Rangel. A tua humildade é rara hoje em dia.
Os caras só refletem o que aprendem e veem em aula no dia dia, não acredite em tudo o que se vê online.
Eu acho q as vezes eles se passam tbm, mais penso q pode ser para tentar dar um alívio cômico para o vídeo e tbm para dar alguns ganchos para o mestre falar por isso q acho q as vezes eles forçam
@@urubuabutre2632 concordo. Porém, não deixa de ser um retrato do que vejo em muitos praticantes de artes marciais. A ideia de debochar do outro e afirmar que sua arte é superior. Pode ver que os mestres sérios como o Rangel não dão força pra esse comportamento.
@@NerdDemaisPraSerMaromba As pessoas têm que parar de achar que a arte marcial é superior a outra. Isso vai depender do próprio usuário ou da própria pessoa que a utiliza de forma aplicada e equilibrada.
O seu comentário foi simplesmente perfeito, vc analisou o cara tecnicamente, sabendo criticar no momento que tinha que criticar e tb enaltecer no momento que tinha. Isso mostra que nenhuma arte deve ser menosprezada, mas desde que utilizada para o devido fim.
Parabens rangel
Todas as artes tem sua funcionalidade e sua particularidade, tentar apertar o cara mais um mestre foi super respeitoso.
Não imaginava que o, Mestre Rangel , teria tanta humildade em respeitar o estilo de arte marcial dos outros, temos muito a aprender com os diversos estilos de luta , parabéns Rangel, abraços!
Infelizmente não é o que acontece com muitos praticantes de jujitsu que vão para as redes sociais do mauro,descredibilizar a sua arte marcial. Gentalha que não merece o ar que respira.
@@PauloOliveira-ss7xmSão só uns HATERS FRACASSADOS QUE NÃO PASSAM DE CACHORROS MORTOS QUE NEM PRA LATIR PRESTA
O melhor foi a equipe esperando q o Rangel fosse zuar o cara... Kkkkk😂
Os caras isqueirando, mas o Rangel é muito sábio!
Existe um equilíbrioKKKKKKKKK muito bom isso nos vídeos
Rangel foi ético e profissional, como deve ser haha
Isso mesmo 😂😂😂😂
Verdade, eles esperavam que o Rangel fosse detonar o cara, mas foi o contrário: deu muita moral.
Em relação ao que ele falou de entrar num pavilhão com 149 presos e sozinho, é a pura realidade. Trabalhei dentro da cadeia por 10 anos, e entrávamos 3 agentes num pátio com 500 presos. Ah, e o bastão de madeira a que ele se refere é o "cacetete".
neh, não é como se ele tivesse lutando contra 149 pessoas igual o ipman kkkkkkk
O pessoal é muito idiota pra entender isso, pra eles que não fazem nada de relevante, tudo é mentira
Com todos em paz sim, quero vê entrar quando os 500 estiverem fazendo rebelião?
@@silvaniooliveiracardoso6328 tem que entrar do mesmo jeito, ele é pago para isso.
Ai vai os 3 de arrasta 😂😂😂@@silvaniooliveiracardoso6328
Esse professor de Muay Thay merece todo o respeito. Queriam que o mesmo criasse polêmicas sobre o professor de ninjutsu e o mesmo não embarcou. Ele não só não entrou em polêmicas como humildemente destacou a proficiência marcial do outro lutador. Professor, o senhor merece todo o respeito. Minhas mais sinceras considerações, pois o senhor é um lutador de verdade.
Rapaz... Esse Rangel é muito humilde e gente boa demais, não desmereceu em nada o professor e comentou tudo com muita sensatez. Sucesso sempre!
Rangel você é um anjo, esse video fala mais sobre você do que sobre o Mauro. Só mostra que você é um ser humano bom, que é capaz de tirar o melhor de cada pessoa.
Tava pensando algo assim, vc definiu bem!
concordo!
Rangel não está é sendo um mentiroso. Seu comentário diz mais sobre você que vê a mentira como aspecto de "humanidade", "generosidade", do que sobre o que o Rangel realmente quis dizer e sobre o profissional de calibre que e o Sensei Mauro. Além de você ser um Zé ninguém palpiteiro muito provavelmente no assunto artes marciais.
@@uryu7298 Mano, você está prejulgando alguém, sem ao menos conhecer a pessoa, você não sabe quem ele realmente é, e assume coisas sem fundamento nenhum, apenas com achismo. E sua resposta sim diz mais sobre você, do que qualquer coisa. Isso é mau caratismo.
@@NihilTK isso é um frustrado... kk
Sigo o Rangel a pouco tempo, e o que chamou atenção além da luta foram alguns conselhos pra vida. Parabéns pela humildade de sempre.
Rangel, tu tem a minha total admiração e respeito.
Sou seu fã.
Rangel Farias!!! Grande !!!
Eu sou pequeno nas artes marciais.
Atualmente eu prático NINJUTSU, JIU-JITSU e JUDÔ.
Fantástico a sua leitura sobre as artes marciais, parabéns, adorei o vídeo e recomendo a todos os meus irmãos artistas marciais.
Show 🙌👊😎💪
o Rangel é muito bem resolvido na vida. Não tem necessidade de falar mal do outro para crescer. Enquanto uns para se sentirem grandes tem que diminuir os outros, o Ragel segue sua vida e fazendo seu nome com o que sabe independente dos outros...
Incrível seu respeito, demonstra o profissional e homem de caráter que você é.
Conheço um pouco seu canal mas não conhecia o trabalho desse cara que ta sendo analisado, admirei muito sua postura, acabei de me inscrever no seu canal!
Tudo que eu vejo do mestre Rangel só demonstra como ele é um verdadeiro mestre. Atitudes extremamente respeitosas e que devem ser levadas como exemplo. Um professor dentro e fora da escola.
Rangel Farias demonstrou muito equilíbrio e sensatez ao fazer comentários e analisar os movimentos sobre o professor em questão, sempre muito equilibrado e com conhecimento. parabéns mestre Rangel.
Rangel é um mestre que obrigatoriamente temos que respeitar. O nível de respeito que ele demonstrou pelo outro é coisa de quem realmente tem o que ensinar.
Rangel é monstro !!!! O cara tá no topo e não tirou onda com ninguém...
Ótima postura durante os comentários, mestre!
É importante lembrar que ele ensina Ninjutsu. Não é Ninjutsu Adaptado, nem Ninjutsu para MMA, nem Ninjutsu Moderdo. Não, é Ninjutsu! Se funciona hoje em dia ou não, ele DE FATO ensina Ninjutsu. E com toda maestria e competência.
A maioria das informações relacionadas a ninjas no geral não foram recuperadas para os tempos de hoje, e quase tudo relacionado á eles não foi registrado. Diferente dos samurais, informações sobre ninjas eram muito escondidas e eles eram até desprezados. Nós não sabemos de fato muita coisa sobre os ninjas de verdade e qual era o protocolo deles em situações de combate. O ninjutsu que nós temos hoje em dia é bastante incompleto por causa disso, então n dá pra dizer que ele (ou qualquer pessoa que seja) ensina ninjutsu em toda sua maestria e competência.
@@gabriel-tw8pt era mais fácil só falar que não gosta do cara kkkkkk
@@PatrickReinald Não entendi, até pq não é o caso. Apenas disse que Ninjutsu é um estilo de combate incompleto, pois uma grotesca maior parte do conhecimento de como os ninjas se portavam em combate/treinavam para combater (além basicamente tudo sobre os ninjas) se perdeu na história e ninguém registrou pros tempos de hoje. Não tem como ele ensinar Ninjutsu em toda sua maestria, já que não sabemos como essa arte marcial realmente iria se parecer em todo seu potencial teórico e desconhecido.
@nikolaszoni7257 Não tira o fato de que é uma arte marcial incompleta já que praticamente não há registro histórico de como ninjas lutavam/treinavam pra lutar. Eu não inventei nada sobre ninjutsu no meu comentário, não disse nada sobre a técnica do ninjutsu, de novo não entendi o comentário do outro cara e muito menos o seu, e nem por que você parece tão irritado.
@@gabriel-tw8pt tanto o Bansenshukai e Shoninki são datados desde o período feudal. tirando ensinamentos passado oralmente de em templos e etc, não entendo como vc não compreende isso.
Rangel, seu respeito deveria ser levado como exemplo. Admiro e respeito.
Vim do TKD e Hapkido, o Mestre Rangel Farias tem maestria e conhecimento acompanho seus videos, representa um verdadeiro mestre que sabe ensinar.
Desculpe a pergunta, mas o que é TKD?
@@rafinha4967 Tae Kwon Do
Ouvir alguém com sabedoria falar é gratificante. Sentimos o respeito tomando conta da atmosfera.
Esse professor é um amante da arte da luta , como todos que treinam para um objetivo... Merece respeito
Bacana demais o respeito que o Mestre Rangel tem pelos bons Profissionais.
O Mestre Rangel salva os vídeos, se deixar esses entrevistadores sozinhos eles implodem o podcast 🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤦🏾♂️
Parabéns Rangel, bom profissional e bom comentários sem estrelismo, muita simplicidade. 👏👏👏
Mestre Rangel é um cara muito humilde, deu pra ver isso com esse vídeo, máximo respeito
Que entrevista maravilhosa!!!!! Parabéns pela qualidade, imparcialidade, profissionalismo e não sensacionalismo. Muito bom
Rangel demonstrou o respeito que você tem pelo próximo de uma forma muito bonita. 👏👏👏👏
Acompanho esse Mauro nem tanto pelas técnicas, mas sim como pai, pois acho interessantíssimo o tipo de treinamento que ele dá para as crianças. Ele tem muitos equipamentos de qualidade, treina o condicionamento física, flexibilidade e outras valências com as crianças que não vejo em outras artes marciais. Treinei judô, jiu jitsu e hoje treino muay thai e digo que se fosse criança, tiraria muito proveito do tipo de treinamento que ele dá.
Exato!
Penso a mesma coisa. Esse tipo de atividade chama atenção da molecada de um jeito que é muito difícil para outras artes conseguirem. E depois que pega gosto por treinar já está, aí pode partir para coisas mais específicas, virar atleta ou o que for.
O mestre Rangel é extremamente respeitoso, é um ser humano excepcional... Em nenhum momento fez chacota do rapaz...
O Karatê é a minha base de Arte Marcial. Muitos dos movimentos que ele mostrou, têm no Karatê também. Eu nunca precisei "provar" que funciona numa situação de risco, mas, com certeza, funciona na disciplina, no foco, no estado de alerta, entre tantas outras coisas, que são maiores do que medalhas, troféus, pontuações e "defesa pessoal".
A Arte Marcial está além do Esporte de Combate. O esporte surge como uma maneira de aproximar a prática das massas, a partir do entretenimento (vide a história das Olimpíadas e da Luta Olímpica).
A expansão midiática do Esportes de Combate é excelente para trazer visibilidade e desmarginalizar certas práticas, mas acaba deixando de lado a filosofia da Arte Marcial.
Depois que a vida de atleta acaba (como ele menciona), o que sobra pro praticante se não a filosofia de vida?
O esporte de combate não só ajuda a aproximar o publico da arte marcial como ajuda a manter a arte marcial viva.
Da mesma maneira que na era do fim dos samurais, a pratica com a espada migrou pros dojos e escolas de kendo/kenjutsu, o esporte auxilia as artes marciais a se manterem vivas.
Se for pensar de maneira muito pratica, considerar arte marcial apenas como arte de guerra, nem haveria propósito em ensinar ela hoje em dia, visto que existe armas de fogo e etc. Muito da função prática das artes que a gente conhece melhor ficaram no passado, ela não é mais uma necessidade pra nós. E é aí que vem o esporte de combate, preenchendo esse vão.
@@caiobonatto4876mas as artes marciais são isso, ou seja são efetivas? óbvio que são.
Arte marcial não é um esporte, é sobrevivência. E tem todo disciplinar, respeito, honra, entre outros aspectos.
E pode ter da prática esportiva.
Somente a mente fechada de alguém que impede o conhecimento sobre qualquer coisa.
Isso porque no ninjutsu o estilo de luta sem armas é baseado no karate sei disso porque tenho um colega que estuda ninjutsu
@@josicleidedonascimento-vw7op não exatamente, o ninpo Taijutsu é do século XII, já o Karatê veio do estilo Garça Branca de Kung-fu.
@@kariyakagetoki698 Realmente, arte marcial não é esporte, mas viu-se a possibilidade de transformar em esporte e foi isso que aconteceu. E não é como se isso trouxesse algum malefício pras praticas. Muito pelo contrário.
E bom, você mesmo disse que arte marcial é sobrevivência. Hoje em dia, o ser humano não precisa pensar em sobrevivência da mesma maneira que se era pensado antigamente. Hoje em dia, o propósito mora na história e na filosofia da arte.
Enfim, toda arte marcial é muito foda do seu jeito próprio
Rangel extremamente ético, educado e muito profissional.
Orgulho para o Brasil!
Parabéns Rangel, eu vi a tumb e fiquei com medo de qual seriam suas palavras, mas mais uma vez você se provou ser um mestre! Uma pessoa de extrema humildade e sem qualquer preconceito. Eu acompanho o trabalho desse mestre do vídeo e vejo muita injustiça e muitas críticas que não cabem ao trabalho que ele desenvolve e mostrou até aqui.... eu sou de Taekwondo e dentro da minha arte marcial existem técnicas praticas e tecnicas de demonstracoes, elas possuem objetivos diferentes. Vejo muitas pessoas, na qual acredito que poucos tenham sequer tido aulas de lutas...
Ao longo desse vídeo, senti que sua humildade mudou até mesmo a postura e fala de seu amigo, não sei bem quem é que fala por trás da câmera
Grande mestre, espero um dia poder lhe encontrar! 👊🏽🥋
Que postura hein! Isso é o tipo de pessoa que a gente não deveria só aprender mas ter do lado como companhia. Raro achar gente decente assim hj em dia. Parabéns
Respeito é tudo. Sou 1° dan em ninjutsu bujinkan e faixa azul, apenas, em jiu-jitsu. Todos os estudos se completam sem problemas e se ajudam mutuamente para a prática. Muito respeito. Bom demais ver um profissional como Rangel fazendo uma análise técnica, ainda que não tenha visitado um dojô de ninjutsu. Muito respeito que falta a muito praticante de ninjutsu, assim como noutros estilos.
o prof de ninjutsu manda bem, tem total respeito
Mestre Rangel , vc que teu todo o meu respeito, pois tem sempre o máximo de respeito quando analisa outros lutadores de artes marciais!!
Mestre Rangel tem minha admiração! Sou seu fã. O pessoal tem tido muita dificuldade de diferenciar arte marcial de esporte de combate.
Rangel é um mestre mto centrado ... Ele merece tudo que conquistou.
De verdade, seria muito interessante um video do Rangel em conjunto com o Mauro conversando um pouco sobre a Arte marcial e até refletindo se existe possibilidade de adaptar algumas técnincas do ninjutsu pro combate competitivo em ringue, seria legal de ajudar a quebrar um pouco do preconceito com essas artes marciais que focam mais no lado do "kata" do movimento e não necessariamente são essencialmente já usadas para combates reais ou competições ( dado o alto risco oferecido pros alunos por conta de existirem algumas movimentos que podem infligir ferimentos sérios)
Seria muito interessante mesmo, é uma parada interessante da galera pedir pro Rangel e pro Mauro, sla spama esse pedido no perfil deles kkkkkkkkkkkkkkkkkk
O combate competitivo não serve para essa arte.
Se você tenta adequar essa arte pro competitivo, muitas regras teriam que ser aplicadas pra ninguém acabar se matando e com isso 90% (chutando um valo alto) da arte teria que ser retirada dos confrontos. Sobraria apenas quedas e rolamentos, basicamente.
Por isso a gente não tem Jiu-Jitsu nas olimpíadas, por exemplo. A federação impõe tantas regras que acaba desvirtuando o sentido da arte e da técnica.
Ninjutsu não é uma arte pra vem quem é mais forte.
@@jandesonbruno4395 no final da história não teria como aplicar nada na competição tudo tem ataque e defesa e vissa matar o oponente todas as artes do mundo foram criadas com a filosofia de sair vivo pra casa
@@Papa_Defunto_Do_Bairro344 como que vai adaptar chaves de cervical no MMA deslocamento dos dedos ,chutes no saco dedo nós olhos socos na traquéia estamos falando de defesa pessoal.
@@jandesonbruno4395alguns golpes que o mauro faz ali,se for em explosão e feito com velocidade e força, pode facilmente criar lesões para o resto da vida da pessoa. Aquelas chaves de braço com velocidade e força,eram ali,umas quantas fraturas expostas.
Atitude digna de um verdadeiro mestre! Não esperaria nada menos do mestre Rangel... minha admiração mestre!!!
Boa mestre Rangel. Seu comentário é digno de um verdadeiro mestre. Vc sempre tem minha admiração.
Top Rogério! Todo mundo achando que você iria criticar o cara e você deu uma aula de humildade. E isso que a nossa sociedade está precisando.
Brabo. Tanto o professor quanto o Rangel, escutando um monte de gente enchendo o saco e podcasters botando pilha e manter a serenidade e conhecimento
Mestre Rangel mesmo sendo esse gigante na arte, continua humilde. Melhor conteúdo de mestre pra discípulo do youtube. Coisa rara!!
Que cara sangue bom, vi um vídeo ou outro e já tinha curtido, mas nesse vídeo da pra "sentir" a essencia dele, ganhou um inscrito. Tenho certeza que vou sair ganhando com um conteúdo produtivo de um mestre.
Engradado é ver os entrevistadores tentando induzir o mestre a falar criticar o cara e o mestre sempre falando bem 😂😂😂
O entrevistadores sendo babacas querendo que o mestre falasse mal do professor e no final o mestre deu na cara dos entrevistadores com classe.😂😂😂😂😂
isso é que é humildade. O profissional que reconhece o merito do outro, demonstra admiracao e respeito, ainda que nao concorde com todas suas ideias. Parabens, Rangel!
Humildade de reconhecer o diferente, arte marcial vai além de lutar, tem filosofia e história. Quando ele ensina um treino de bastão, ou qualquer arma, ele está mantendo a história daquela ARTE marcial viva. Se ninguém repassar determinadas tecnicas, com o tempo, quem sabe morre e a essência vai se perdendo. Veja o Judô, existem katas que o Kano foi removendo das aulas e eles ficaram esquecidos, existe menção em textos, porém ninguém sabe como faz mais.
Exatamente, isso que o Sensei Mauro faz é espalhar a arte e mantê-la viva, para que as novas gerações pratiquem e perpertuem os ensinamentos, resgatar e ensinar tradições, histórias e filosofia da arte, ate pra quem nao conhece muito do meio das artes marciais.
Mestre Rangel muito humilde. Analisando de maneira sóbria, sincera e, principalmente, com respeito ao colega profissional. Diferente dos outros que estavam no mesmo ambiente... Ainda tem muito que aprender com o mestre.
Eu já comentei num vídeo do Mauro exatamente a mesma coisa que o mestre Rangel disse sobre os treinos com sparring. É muito bonito de ver o Rangel comentando sobre o trabalho de outro lutador, hombridade que inspira! Eu , particularmente, prefiro a objetividade do muay Thai, mas o Mauro tem meu respeito e admiração! Oss
Parabéns mestre Rangel ,vc é um exemplo de humildade a ser seguido !!!
Eu entendi o que ele quis dizer, eu tive diversos professores de arte marcial, taekwondo, jiu-jitso, muay thai e boxe.
Eu comecei a treinar em 2002, eu notei uma grande mudança na mentalidade dos professores de uns 10 anos pra cá, quando comecei o dinheiro não era importante a arte marcial era, tanto que eu com 15 anos não tinha dinheiro e os professores não me cobravam mensalidade e treinava igual aos outros, o takwondo que foi onde comecei era uma arte marcial, onde o professor ensinava muito mais do que luta, ensinava respeito, tanto pelo superiores quando pelo espaço(casa e academia) e pessoas.
Não tinha piadinha no tatame, não tinha gritos que não fosse parte do treinamento, e quando se estava em aula quem não estava treinando ficava fora do tatame e calado. A voz do mestre era algo importante a ser ouvido e quando ele falava todos prestavam atenção.
Em 2009 eu tive que mudar de cidade para fazer faculdade e lá tinha uma academia e mesmo sendo tão distante eu me senti em casa a disciplina e qualidade era a mesma, infelizmente tive que dar um tempo pois minha faculdade tomava muito tempo, então fiquei sem treinar até 2014, e desde então tenho prestado atenção nas mudanças, a arte marcial não existe mais, virou um esporte ou exercicio físico, o taekwondo virou um simples esporte, até o respeito que se tinha dentro do tatame virou algo descontraido, onde pessoas treinando e o pessoal fora e dentro do tatame conversando e vendo vídeos no celular, quando iniciei só de dar uma risada no tatame já era motivo de receber bronca e pagar flexão, não existe mais o taekwondo marcial e nem sua filosofia. o Muay thai e boxe virou exercicio aerobico para emagrecimento, o jiu jitso eu não quis nem ir na academia.
Resumindo: A arte marcial virou um meio de ganhar dinheiro e a arte marcial com sua filosofia se transformou em algo banal.
Exatamente
Esse é um dos maiores motivos que eu hoje não tenho praticado uma arte marcial, a falta da essência, da disciplina e filosofia que deveriam passar para o aluno em muitas academias morreram e onde eu moro já é muito escasso uma academia, entao achar um espaço bom de verdade é bem difícil. 😅
Professor é um trabalhador cara, é digno de salário e uma condição de vida melhor como em qualquer outra profissão. Engraçado que tu fala de conduta, porém acha que professor só é bom quando te serve e em contrapartida tu igual um parasita só sugando. Essa tua filosofia de botequim diz mais do indivíduo mesquinho e mau caráter que tu é!
@@RichardThomasWPara de "istoria" bicho kkkkkkkkkkkkkkkk
@@DunningKrugerr ?
Parabéns mestre , a sua humildade em reconhecer o trabalho de um bom professor. Te admiro mais ainda .
Difícil ter algum professor mais respeitador que o Rangel atualmente.
além de tudo mestre, ele ta ajudando muitos jovens, eu admiro muito o trabalho dele e o impacto real que ele esta fazendo na sociedade formando adultos honrados e diginos
Maravilhosa a postura do mestre Rangel, isso me recorda a conversa que o Jesse Enkamp teve com o Ryron Gracie, o aspecto competitivo intoxicou as academias o treino hoje é para "disputar campeonatos" sendo que a arte da guerra visa antes de tudo o aprimoramento do corpo, mente e espirito. Sem menosprezar que tem vontade de ser atleta, mas nem todo mundo tem esse foco e está tudo bem, esses praticantes não devem ser menosprezados ou satirizados. Pois bem, quando vemos um instrutor de qualquer que seja a arte marcial, logo vem a garotada falar "ah mas isso funciona no octagon?" "ah mas e isso contra arte X ou Y"?" essa garotada não entende que existem pessoas que amam uma arte e a treinam, se dedicam, não para subir em ringues ou ganhar fama e prestigio, E sim que essa arte ressoa com a sua essencia de guerreiro desse individuo.
Ou vamos criticar os artistas de kendo pois no ringue não se usa espada? Enfim, não importa qual seja sua arte, se praticada com total dedicação e sinceridade, sempre terá seus frutos, e não deixem as "reguas morais" da internet ditar o que é ou o que não é. Afinal de contas muitas artes surgiram pela insight treino e dedicação de algum praticante no passado,
Hoje é facil não criar nada e simplesmente criticar tudo sem dar o devido mérito a quem se dedica de verdade. Lembrando que graças aos pioneiros como Rangel e outros, que a arte ficou tão difundida hoje em dia. Hoje o publico comenta zoeiras na internet sem saber que o chão onde eles pisam foi contruido com muito sangue, suor, lagrimas e dedicação de diversos guerreiros sejam dos tempos atuais como dos antigos. Então esse pessoal precisa aprender acima de tudo a ter respeito e disciplina. Afinal de contas uma formiga andando faz mais que o elefante que dorme.
Otimo video, seus videos reacendem a chama que existe em cada um de nos amantes das artes marciais... Parabéns
Esse vídeo foi muito bom, o canal do Jesse é irado demais.
Rangel em outro nível, honra aos profissionais, repeito e visão, oss.
O que me deixa relutante em relação à artes de defesa pessoal é o fato de os professores muitas vezes se preocuparem com a plasticidade do movimento, quando deveriam buscar a funcionalidade.
É complicado você simular uma situação real, até porque nas ruas valeria qualquer coisa. O importante é aprender a técnica, depois adaptaria para uma situação real. Nem a luta esportiva funciona 100% para defesa pessoal
Vc tá se confundindo, defesa pessoal é uma coisa e arte marcial é outra completamente diferente. Em defesa pessoal não existe preocupação alguma com plasticidade, se alguém ensinou algo assim para você e chamou de defesa pessoal ensinou errado.
Irmao, campeonato de luta já não é defesa pessoal, toda arte marcial tem o lado defesa e o lado plasticidade.
Um cara que saiba boxe e wrestling e tenha as mãos calejadas e saiba o mínimo do uso de facas já é um bom começo pra mim
@@magnus263e jiu-jitsu e saiba boxear e chutar já e um bom começo. Verdade
Parabéns pela forma justa e educada de analisar os profissionais do seu segmento. Postura exemplar que devemos seguir e aplicar em todas as areas da vida.
Mestre Rangel é foda! Muito coerente e inteligente. Oss!!
A seriedade do Prof Rangel me impressionou, primeira vez que vejo um professor analisar, mas sem ser sarcástico ou irônico. Parabéns.
Parabéns sr Rangel !!! Ótimos comentários!!! Tens sabedoria !!!Me inscrevi.
Já tinha visto alguns vídeos seus Rangel, mas esse me mostrou o quanto tu és imparcial e fala com muita coerência. Ganhou mais um inscrito meu irmão. Saúde e muito sucesso sempre. Forte abraço, força e honra!
Ali em 7:24 o amigo do Mestre Rangel falou groselha. Sou Policial e te falo, coisa mais normal do mundo é controlar 100 presos com uma calibre 12 de borracha com 6 munições e um bastão tonfa. O cara só falou isso pq não sabe a realidade de um presídio no Brasil.
O cara falou que era só o bastão com arma de fogo é outra história
@@ericjhonata4332 Borracha ali no caso é só pra assustar, eficiência não tem mt n além de impor medo (pensando nessa quantidade de presos)
Relaxa, é só mais um Enzo imberbe acha que conhece tudo do mundo 😂😂😂
Eu nem vivo essa realidade e sei que se um cara fica doido e corre pra cima de 140 pessoas com um bastão, depois que ele derrubar uns 4, ninguém fica mais na frente. Um bastão desse usado por um Mestre de Ninjutsu causa até fratura exposta, tu ver um braço sendo quebrado na sua frente, você nunca vai querer ser o próximo.
Exatamente irmão, o cara se referiu a tonfa, não a um bastão igual ele tem no dojo, faltou interpretação e senso de realidade do cara
Parabéns mestre Rangel. Comentários sinceros e sábios. Tô com você e não abro.....
Rangel é um cara muito ético.
Cada vídeo que assisto do professor Rangel, ele mostra o quanto é respeitável pelo conhecimento que mostra. A rapazeada que acompanha prejudicou um pouco, mas a essência está aí. Valeu, prof. Rangel.
Tudo funciona na Defesa pessoal, é questão de "tempo e inversão da Surpresa " na hora da Reação .
Cheguei agora, direto nesse vídeo. Que da hora a sua postura, perante ao Professor de Ninjutsu, parabéns, Professor!
Sobre o que ele falou sobre os professores, é compreensível até certo ponto ! Principalmente o jiu-jitsu... Nós vemos constantemente a comunidade do jiu-jitsu se vangloriando de que a arte é a mais eficiente, que aguenta pegar tantos caras no mano a mano , e a verdade, é que a comunidade do jiu-jitsu é bem tóxicazinha , inclusive com iniciantes ... Eu falo isso pois sou praticante de jiu-jitsu há um tempo na Gracie Barra , muitos alunos de qualquer escola "queimam" o jiu-jitsu e infelizmente o porta voz da arte marcial é o professor, então a responsa cai sobre ele
Na minha cidade um lutador de jiu jitsu foi de base nesse mesmo estilo, bateu num cara do nada, e o cara voltou meteu bala nele
@@Arte-3d-Arte eu sou jiu-jiteiro , mas infelizmente a comunidade está uma bosta , direto vejo uns panacas fazendo festa quando chega um novato " olha , um faixa branca pra gente amassar" ! Acho ridículo... Já pratiquei Muay Thai, meu amigo de escola é instrutor de Taekwondo, minha ex é faixa preta em judô, meu personal que é amigo de infância, é da capoeira e de TODAS essas artes , a do jiu-jitsu é a mais vaidosa , arrogante e faz piadinhas com novatos , gostam de tirar casquinha!
Eu gosto muito do ditado que diz: ninguém taca pedra em árvore sem fruto.
Continue seu trabalho que é muito legal, ensina quem quer aprender e nós motiva e faz movimentar quem está sedentário.
Sou seu fã.
Fica com Deus!
Toda Arte Marcial funciona, depende da ocasião e do lutador....O impressionante é que tudo que surge no Brasil tem que ser criticado, massacrado, esculachado.... Rangel Farias é sempre imparcial, isso que é bom! Sucesso ao canal!
E porque a artes marciais forem feita pra auto defesa do que estão modificado tudo pra competição. Por isso, que a galera crítica o mestre lá pois estão alienadas pra competir e não pra ser defende
@@futuromatematico6888 bem colocado
@@futuromatematico6888tem uns lerdos que acreditam que se a arte não for aplicável no MMA, ela não funciona
Geral esperando ele caçoar ou deslegitimar o cara, e o Mestre Rangel agiu como um mestre. Falou com respeito e pontuou, respeitosamente, seus pontos de vista. Coisa linda de e ver!
O cara ficou popular na internet, aí vem um monte de sabichão que não conhece a arte do cara ficar desmerecendo ele de graça. Pra mim isso é inveja... De falcatrua ele não parece ter nada não. Muito pelo contrário, parece ter muito domínio sobre o ninjutsu. É uma rica arte marcial com sua proposta voltada para o combate. Não é um esporte para competir no ringue. Além de mestre de ninjutsu o cara é agente penitenciário e tem pratica com situações de conflito real. Vamos respeitar galera, respeito acima de tudo! OSS
Uma coisa que eu comecei a notar em algumas artes marciais japonesas, é que eles treinavam com o foco em acabar o combate da maneira mais curta e grossa possível. Basta ver nos movimentos do sensei do vídeo.
Oss
Admiro muito a forma como o mestre Rangel fala e analisa, dando o benefício da dúvida, buscando as possibilidades na execução dos movimentos👏🏽 Respeito🙏🏽
Às vezes somos muito críticos porque nos limitamos pelo que é verdade ou mentira esquecendo as possibilidades! O universo é infinito.
Galera é o seguinte, O Ninjutsu Bujinkan ou a Bujinkan budo taijutsu, foi feito para auto defesa, só na bujinkan existe técnicas de 9 escolas tradicionais de budo antigo, se usa muita coisa, ataque a pontos vitais, luxação, escape, combate corpo a corpo chamado de taijutsu, técnicas com variadas armas, enfim. O ninjutsu bujinkan é riquíssimo em tradição e técnicas, PAREM de denegrir a arte e o professor, sem ao menos conhecer a fundo sobre a Bujinkan. A cabeça de alguns parece está engessada , com técnicas de lutas esportivas, o ninjutsu nunca foi feito pra competição com regras, no ninjutsu não existe regras, simples. o Ninjutsu foi feito para auto defesa e combate de guerra. Obviamente, existe técnicas em combate corpo a corpo ( taijutsu) feito para se combater com outro lutador e não para a defesa pessoal, ( SÃO COISAS DISTINTAS). NÃO CRITIQUEM, BUSQUE APENAS CONHECER ANTES AO INVÉS DE CRITICAR.
Exato concordo com vc, e nenhuma arte marcial foi criada para competir, foi feita para defender sua honra, na rua não existe regras ou tempo para determina o início e o fim de uma luta, venho do Taekwondo e Hapkido, treino o boxe, muaythai e jiujitsu e o que o professor Rangel falou concordo plenamente, dou aula destas modalidade exceto o jiujitsu e eu não reagiria a um assalto, mesmo eu treinando e ensinando técnicas de defesa pessoal, pois se o marginal já se antecipou-se como elemento surpresa nada posso fazer, agora no risco eminente de vida aí tento tudo que posso.
Falou tudo!
@@lm-flyingkick6951 isso aí
Exatamente mano comentário sensacional, as pessoas q n conhecem as artes marciais se esquecem que elas foram criadas na guerra e para a guerra logo sua veracidade e eficiência foram testadas na mesma não em uma competição com regras e um juiz
@@williamoliveira476 isso mesmo mano
Esse cara é muito diferenciado. Um exemplo de homem é profissional.
É igual Kung Fu, as pessoas hoje lutam mais com a boca pra criticar, tu pode desafiar um Shaolin na nossa academia, desde que seja no asfalto sem luvas. Pois é pra esse tipo de situação que treinamos
Que postura exemplar do Mestre Rangel. Esses que estavam fazendo chacota e tentando desmerecer o outro, são uns moleques ainda. Parabéns, Mestre Rangel.
ele segurando pra não rir no começo kkkkkkkkkkk
Não entendo nada de luta, mas entendo muito de pessoas e esse primeiro vídeo q vi do Sr já vi que o Sr é honrado e honesto! Sub
Ninjutsu é uma arte de SOBREVIVÊNCIA, não é briga de rua. É baseada nas artes de sobrevivência antigas e que foram modernizadas/adaptadas. Quem dá risada é um idiota. Parabens Mestre Rangel por ser sempre profissional e não julgar as artes das pessoas. Um verdadeiro Mestre jamais zomba dos outros estilos, todos são bem vindos.
Mestre, o senhor realmente é mto diferenciado comparado a outros mestres de artes marciais que tem hoje em dia. Respeito máximo!
A equipe tentou desmoralizar o tempo todo o mestre do ninjutsu, mas tomaram uma invertida. Bem feito.
Parabéns, seu comentário só mostra o profissional que você é, respeitador e honrado.
Isso não é Ninjutsu, é Budô. Bujinkan nunca foi Ninjutsu e nunca será. As técnicas da Bujinkan em si são legítimas (pelo menos a maioria), tanto que o Rangel consegue perceber isso. Bujinkan Budo Taijutsu é uma junção de 9 estilos tradicionais (não vou citar todos aqui), sendo que 6 são de origem samurai. É muito parecido com estilos como Kito-Ryu e Takenouchi-ryu, que são os que deram origem ao Judô, ou Fusen-ryu, que deu origem ao Jiu-jitsu brasileiro (de forma indireta, simplificando muito a história). Porém, 3 desses estilos que são os que eles afirmam ser de Ninjutsu e o que usam pra vender essa imagem "ninja" da Bujinkan têm uma origem bem questionável, por diversos motivos. Começa pelo fato de que Ninjutsu historicamente não teve nenhuma relação com combate em si. Ou pelo menos não o que entendemos como "combate" de forma direta. Isso é fantasia criada pela mídia. Depois, existe uma grande chance de que esses 3 estilos tenham sido inventados e nunca existiram historicamente.
Agora, se as técnicas funcionariam em sparring, isso é um questionamento totalmente diferente. Eu não estou defendendo, porque já treinei o estilo e hoje não me interesso tanto, prefiro treinar estilos modernos e MMA mesmo. Porém, acredito que se for pra criticar, é bom que seja com fundamento, não apenas zoar porque os caras são "cosplay de ninja" ou sei lá (apesar que são um pouco kkkkkk). Mas eu ouso dizer que Bujinkan funcionaria muito melhor do que Aikido, por exemplo, que teve origem em outro estilo de origem samurai também, chamado Daito-ryu Aikijujutsu, que funciona muito melhor que sua arte "filha" e também é bem parecido com as escolas da Bujinkan. O lance é que nem todo mundo teve o trabalho de Jigoro Kano de converter tudo isso pra algo mais prático. Alguns preferem manter a tradição, como é o caso da Bujinkan, ou outras escolas de Budô tradicionais.
Enfim, acho que o estilo em si poderia ser bem interessante se fizessem algo como o Jigoro Kano fez com os entre 2 e 6 estilos de Jujutsu antigo que eles aprendeu pra fundar o Judô da Kodokan. Mas a associação da Bujinkan com a fantasia midiática distorcida do Ninja e, talvez até a participação do mestre fundador Hatsumi na série Jiraya dos anos 90 (sim, isso realmente aconteceu) manchou muito a imagem deles. Junta isso com a total ausência de sparring, aí já viu... Mas se for pra zoar o "floreado", aí cês teriam que zoar os estilos que originam o Judô e o Jiu-Jitsu Brasileiro também. kkkkkk
BJJ veio do Judô, eles só deram mais prioridade para técnicas de newaza, mas se você ver o JJ Gracie para defesa pessoal são técnicas de torção, projeção e luta no chão, como era o Judô da Kodokan, nenhum mestre de jujutsu japonês ensinou os Gracie ou qualquer brasileiro na época, quem veio para o Brasil eram todos praticantes de judô, quem deu aula para a marinha era praticante de judô. O próprio Jigoro Kano teve dificuldade de encontrar alguém que ensinasse o jujutsu pra ele, isso dentro do Japão.
Jigoro Kano foi um mestre e político muito visionário. Ainda mais considerando o contexto histórico do Japão, naquela época. Logo, a transformação da Arte Marcial em um Esporte (produto) foi essencial para colocar o Japão como um país "poderoso", frente às mudanças que a Inglaterra causou no país (final do séc. 19) e que deixou a população descrente e um tanto "desonrada". O que resultou na aliança com a Alemanha, na 2ª Guerra, e o Judô passou a ser levado à sério na Europa, com a prática vendida como combate essencial aos soldados. Nesse momento, a Arte Marcial deixa de ser uma "arte" e passa a ser "combate". Judô, enfim, se torna Esporte de Combate.
Ah, aqui no Brasil, temos o evento da Capoeira Tradicional x Capoeira de Angola. A de Angola é originária e a Tradicional é a modificação que a prática sofreu para dar espaço o espetáculo de acrobacias, que encantava turistas que chegavam na Bahia e no Rio de Janeiro, enquanto a de Angola segue firme e meio escondida até hoje, porque não é "plástica".
As mudanças das práticas corporais é um assunto tão complexo e obscuro, mas tão satisfatório de se conversar!
Eu amei a aula que você deu sobre o Ninjutsu!
@@roberio_oliveira Sim, a versão que eu contei é bem simplificada. O Jigoro Kano focou mais nas técnicas dos estilos Kito-Ryu Jujutsu e Takenouchi-ryu Jujutsu, que focam mais em Nage Waza, apesar que treinou outros estilos também. Quando ele foi lutar contra praticantes do estilo Fusen-ryu Jujutsu, ele se deu mal justamente porque eles focavam em Newaza e não era o forte do Kano. Então, na época ele incorporou isso. Mas não existia o termo "Judô" ainda. Era simplesmente "Kano Jujutsu". Aí o Mitsuyo Maeda treinou com ele nessa época em que eles ainda manjavam muito de Newaza, incorporado da Fusen-ryu. Ele veio com Brasil com esse forte de Newaza, quando o termo "Judô" ainda não tinha sido inventado, e principal influência foi o estilo Fusen-ryu.
@@romanogomesf massa demais, cara! Mas pior que eu falei sobre tudo, menos Ninjutsu! Haha! Eu falei mais de Jujutsu tradicional ou Budô, que essencialmente é em que a Bujinkan consiste. Um dos pouquíssimos caras que realmente sabem o que está falando quando se trata de Ninjutsu é um pesquisador chamado Anthony Cummins. Ele entende mais do que os próprios japoneses, é fissurado pela história Samurai e Ninja. E é crítico ferrenho da Bujinkan! 🤣 Mas no Brasil, até o momento, ainda não vi ninguém mandar a real sobre o que é Ninjutsu histórico como ele faz. Porém, já te adianto que não é sobre "lutar" nem "combate". É sobre técnicas de espionagem, infiltração e sabotagem. E não tem absolutamente nada disso na Bujinkan. kkkkk Ou seja, eles treinam tudo, menos Ninjutsu.
@@michaelcarvalho4834 as datas não batem com o que você tá falando, o Kano cunhou o termo judô em 1882, o Maeda saiu do Japão no final de 1904.
Excelentes observações. Rangel é um cara sensacional, humilde, e muito preparado. Cara top demais.
Acho que o esporte de combate moderno fechou o olho de muita gente sobre muita coisa legal que existe nas artes marciais.
De fato, muay thai, jiu jitsu, wrestling, boxe, são artes marciais que desempenham muito melhor que qualquer outra hoje em dia, levando em consideração tudo que ensinam. Mas dá pra apreciar artes marciais que fogem do "pratico" e vão para um lado mais performático. Não dá pra dizer que não exista fundamentos de artes marciais nas performances também.
O Kung fu Shaolin ou os Katas do Karatê são bons exemplos disso. Ambas as praticas moram na performance, mas não negam o fundo marcial que existe nelas, afinal, são artes marciais também.
Muito bala o trampo desse professor. Mantem a prática do Ninjutsu ativa e ainda mostra ela pra outras culturas, não tenta provar nada pra ninguém...
Professor Rangel você é um dos únicos professores que sempre fala a verdade e sempre vejo falando da forma mais correta possível de todas as artes e o senhor acima de vários outros professores em questão de intelecto dentro das artes marciais e lutas de combate.
O mestre Gimenez do caveira faz sparring, até com simulação de combate de faca
Não sendo defensor do Mauro, mas o que um faz o outro não tem obrigação de fazer.
*Mas isso é uma questão dele.*
Isso mostra o quanto o Rangel é um verdadeiro mestre. Soube analisar e pontuar cada ponto positivo, assim como criticar quando foi necessário.
Tudo de forma positiva e respeitosa.
Realmente ganhou minha admiração, não conhecia este canal que com respeito e olhos marciais levou ao público a visão técnica do estilo do Ninjutsu como uma arte marcial de respeito e estudo, falo isso por ser praticante desta arte ( não dá bujinkan) mas, de um outro clã e a 43 anos de prática e passando o conhecimento reafirmo que o canal está de parabéns e ganha meu respeito, que a "paz do cosmo se faça presente hoje e sempre".
Que legal ver um react com respeito pelo profissional! Rangel é um baita cara!!!
Um dos poucos que admiro na sua linha marcial pela sinceridade trabalho duro e todo o historico parabens mestre !
O senhor é incrível mestre Rangel, fundamentado, respeitoso e sempre aprendo algo, amplia a minha visão a cada video
Conhece muito o mestre Rangel! Que análise justa e perfeita! Parabéns!
Toda arte marcial merece respeito
Principalmente quem treina sério!
O respeiro do Rangel pelas outras artes marciais me faz realmente ter esse cara como um exemplo