Sou técnico eletronico industrial, não existe potência média para motores, a potência é determinada no projeto da fabricação, o que pode variar é a carga, mais um motor de 1000watts tem que funcionar com esta potência plena e tempo integral e constante, sem danificar o motor, e resto é embromação. Corrente de pico e outra coisa, corrente de pico é a corrente que o motor pode funcionar na partida por um breve instante. 😂😂😂
Você não pode fazer a potencia de moto/bike/scooter elétrica somente pela potencia nominal do motor, pois vc tem que levar em conta o voltagem e amperagem da bateria e controlador. Além do mapeamento/ligação do controlador em relação ao motor.
Realmente, bastante complicado... como sempre falo pra galera. Quer começar um projeto? Comece pela bateria... faz uma bateria de qualidade, depois vai ajustando os periféricos de acordo com a sua realidade. Quer velocidade? Aumenta um pouco a tensão, mas respeite a corrente, e sempre verifique a questão de aquecimento (tanto do motor quanto da controladora). Ótimo video, parabéns! 👊😎
isto estava acontecendo com as cinquentinhas mandavam para homologa um kit de 50cc depois as motinhas saiam com kits 75cc 100cc , vai acabar que vão exigir cnh para qualquer coisa elétrica
Certo, mas sempre se calcula a potência usando a voltagem das baterias meia vida, pois uma pack de lítio de 48V chega a 54,6V carregadas, o que jogaria a potência máxima lá para cima. Essas potências de venda só servem para homologação mesmo.
Parabéns pelo curso e um ótimo vídeo. Vou deixar aqui a duvida que tenho. Tenho uma nxt zilla 800w 48v. Sendo 4 baterias de 12v 12amp. Ligado em serie para formar os 48volts. Na teoria como está em serie os amperes se mantem 12amp? E no display qnd estou em uma ladeira ele marca o consumo de 12amp porem o controlador suporta 25amp. Ela nao passa desses 12amp devido as baterias estarem em serie?
Muito boa explicação ! Uma duvida sobre uma moto de 1000W com 60V * 20A então na real ela tem 1200w seria isso mesmo , teria como deixar ela com 3000W com uma de 60v e 50A precisa da controlado de 50a então ? grato desde já Abraço !
Tem que ver que o motor suporta tensão e corrente mais elevada por tempo limitado, potência de pico, mas não por tempo prolongado, pois o motor esquenta demais e pode antecipar o fim da vida útil. É como alguém usar corticóide ou dopping.....funciona no curto momento.....mas a conta chega depois.
A minha é uma bike Autopropelido nxt e-kay limitado a 32km/h mas que chega a38km/h em reta e subida média no gps. Ela tem baterias de chumbo porém são muitas é pesada e é 72v e 35a, ela se diz com motor 1000w mas na conta deu 2.520 e sobe ladeira muito alta com garupa pesada e ela já é pesada também. Engraçado é que o motor é quase idêntico ao da ev1 sport da quase falida voltz, que tem motor de 3000w e 4500w de pico. Não foi muito barata foi 10.000
Boa noite meu querido Chermont meu querido preciso de um conselho seu tenho uma bike barra monarck circular quero transformar ela em E bike qual kit vc poderia me aconselhar quero aproveitar td que eu puder da minha bike queria um kit roda traseira quero aproveitar as minhas marchas motor qual melhor voltagem 350 ou 500 w e qual modulo seria melhor e tb a bateria pf e obrigado.
Muito bom sua explanação, então pra solucionar esse enigma deveriamos saber como explorar ao maximo um motor sem fritar ele, eu mesmo tenho um motor de 3000w e gostaria de saber qual o limite de carga que posso colocar nele sem risco de danifica-lo, minha controladora original diz 45A e 60v dá um total de 2600w, mas qual controlador eu poderia colocar para explorar o maximo sem danificar ele. vlw
Sem resfriar um motor de 3000w real vc pode colocar o dobro (exemplo: 60v * 100A = 6000w). Fora motos elétrica Voltz, Super Soco etc, a maioria é tudo motor fake
Quanto aguenta aqueles motores de 350w, qual sua potência máxima suportada pra ele, com qual corrente, pra usar seu total potencial? Se alguém saberia me responder pfvr
Chermont boa noite. Preciso da sua opinião para comprar uma bike. A primeira é: Ecoolmove modelo EB003 350W 48v/15Ah quadro de Alumínio- 8299 reais Segunda: Ventane Libert 500W 48v/12Ah quadro de aço- 8999 reais. Vale a pena pagar mais caro. Pela sua explicação a de 500w é mais fraca de a de 350w devido a bateria e o controlador. Me ajuda a entender. Obrigado.
pelo q entendi da souza bikes. eles ñ mentiram p/ passar na regra, e sim q eles limitaram o controlador para tal. exemplo. o controlador tem capacidade para controlar até 20A. porém eles limitaram a corrente para proximo de 8A. para assim a potencia liberada para o motor ser somente no maximo 350W. isso faz mais sentido e ñ é ilegal do q ter um produto c/ potencia "ilimitada" ate mais de 350W e mentir para passar na regra.
Esses motores são acoplados em rodas. Como é feito a montagem? já vem assim? na compra, ele vem com roda já acoplada ao motor? acredito que seja a duvida de muitos.
Comprei uma bicicleta elétrica MOVI ROAD20 que o anuncio fala 750w e pico de 1000W e na roda consta esse motor GT-QM 48VFV24070892 e a bateria da bike consta 48ha 13 ah . Será que as informações do anuncio batem que a bike é de 750w e pico de 1000?? Alguém pode dar um auxilio.
A verdade é a seguinte: quando for comprar a bicicleta elétrica, multiplique a voltagem pela corrente (amperes) da controladora e você irá encontrar a potencia real de pico. Desta forma, saberá exatamente se uma bike e mais potente que a outra fazendo essa conta simples. Como não existe padrão e os fabricantes usam a informação da potência somente para atender a legislação, o correto é fazer esse cálculo para não ser enganado ou induzido ao erro.
Um motor de 500W nominais pode ser considerado um motor de 350W RMS "úteis". Observe: 500W dividido pela raiz quadrada de 2 = 353,5 ou seja 350W RMS ; já a potência máxima deste motor deve ser acrescido de 115% na potencia em RMS, que obtemos multiplicando os 350W RMS por 115% = 452,5W e somando aos 350W RMS = 752,5W ou seja 750W de potência máxima de pico ; e ainda temos a potência máxima de segurança do motor que prevê um valor que não deve ser ultrapassado por motivos de danos severos, onde é acrescido a este valor um fator de segurança normativo de 20% ou seja 750W multiplicado por 20% = 150W que somados aos 750W = 900W de segurança. Observe que um motor de 500W nominais é um motor de 350W RMS e este trabalha com potencias de pico de 750W sem problemas e não deverá ser utilizado com potencias acima de 900W sob hipótese alguma. Análogo para outras potencias nominais.
Olá amigo sou de Porto Velho pode passar teu zapp quero entrar encontato contigo, tenho uma baike sousa gostaria de fazer algumas alterações quero saber o que me diz arespeito do assunto: ex trocando o motor por um de 2000V trocar o aro pra folha dupla qual o peneu balão qual o tamanho da roda sem ser a original 24, colocar bateria 72V. O motor de 350vts desta bicicleta tem como aumentar a potência? Quantas cápsulas potentes faz esta bateria de 72V, tu vende me dá um alô. CARLINDO TEIXEIRA.
o certo seria pegar todas essas bikes e scooters e fazer um teste semi-científico (numa ladeira por exemplo). mas não é algo q da para financiar com 7000 views
É um ótimo parâmetro. Na verdade, dá para considerar apenas a corrente de trabalho do motor, pois o que limita a corrente é a área de sessão do enrolamento e o material do enrolamento. Não posso alimentar um motor com potência nominal de 800w, tensão de 48v e corrente de 16A com 8v e 100A, pois o que define o quanto o enrolamento do motor vai aquecer por meio do efeito joule é a corrente que transita no motor. Mas eu posso tranquilamente utilizar 72v e 16A somando 1150w de potência, sem sobrecarregar demasiadamente o motor.
pow Chermont poderia responder algumas das duvidas dos inscritos sei que vc gosta de responder em vídeo pra gerar conteúdo só que tem resposta que não precisa vc escrever um texto grande só responder sim ou não minha duvida é eu comprei um motor parecido com esse da sua moto é bem robusto só que tem marcado nele 48 v e 500 w você acha que ele aguenta 60 v e uma controladora de 25 amp ?
Da pra usar de boa e vai ficar potente demais o negócio e inrolamento dele goenta do jeito que els tao usando alumínio com cobre no inrolamento da bobina
Mas o motor tendo a potencia de 72v, igual sua moto, não é levado em consideração a bateria no máximo de carga, que é 84v? Logo 84v x 50a = 4200w de pico?
A bateria também conta. A bateria tem voltagem, e amperagem e a BMS que controla quanto de corrente é liberada. Não é só o motor e controladora. Da pra ir além nessa análise aí… mesmo assim obrigado pelo vídeo
Muito interessante a explicação, sempre fiquei encucado com esse 350 w da Souza mas via muito mais potência, obrigado!
Tbm achava estranho até pensei em não comprar
Sou técnico eletronico industrial, não existe potência média para motores, a potência é determinada no projeto da fabricação, o que pode variar é a carga, mais um motor de 1000watts tem que funcionar com esta potência plena e tempo integral e constante, sem danificar o motor, e resto é embromação. Corrente de pico e outra coisa, corrente de pico é a corrente que o motor pode funcionar na partida por um breve instante. 😂😂😂
Você não pode fazer a potencia de moto/bike/scooter elétrica somente pela potencia nominal do motor, pois vc tem que levar em conta o voltagem e amperagem da bateria e controlador. Além do mapeamento/ligação do controlador em relação ao motor.
Realmente, bastante complicado... como sempre falo pra galera. Quer começar um projeto? Comece pela bateria... faz uma bateria de qualidade, depois vai ajustando os periféricos de acordo com a sua realidade. Quer velocidade? Aumenta um pouco a tensão, mas respeite a corrente, e sempre verifique a questão de aquecimento (tanto do motor quanto da controladora).
Ótimo video, parabéns! 👊😎
isto estava acontecendo com as cinquentinhas mandavam para homologa um kit de 50cc depois as motinhas saiam com kits 75cc 100cc , vai acabar que vão exigir cnh para qualquer coisa elétrica
Com certeza 🤔
Então quantos watts tem minha Oggi 8.0 exatamente Em 🤔
Lá fala que é 250w
@@Joaorenato.giacomini
É 250W, mas como ela corta em 25Km/h o auxílio, ela nunca vai entregar a totalidade da potência !
Veja os Volts e Amperes e multiplique.
Daqui a pouco vão exigir CNH pra andar a pé e na bicicleta sem motor tbm 😂
@@igorsilva335 Humm sério 🤔🤦🏻♂️
O vídeo é ótimo,da pra mexer com o nossos neurônios e perceber que da para dar uma turbinada na 350w
Parabéns pelo vídeo
Certo, mas sempre se calcula a potência usando a voltagem das baterias meia vida, pois uma pack de lítio de 48V chega a 54,6V carregadas, o que jogaria a potência máxima lá para cima. Essas potências de venda só servem para homologação mesmo.
o melhor é se basear nos parâmetros do controlador, como vc mesmo disse, ou fazer o bom e velho test drive para sentir a potência
na prática só fazendo test drive mesmo, pelo jeito
Parabéns pelo curso e um ótimo vídeo. Vou deixar aqui a duvida que tenho. Tenho uma nxt zilla 800w 48v. Sendo 4 baterias de 12v 12amp. Ligado em serie para formar os 48volts. Na teoria como está em serie os amperes se mantem 12amp? E no display qnd estou em uma ladeira ele marca o consumo de 12amp porem o controlador suporta 25amp. Ela nao passa desses 12amp devido as baterias estarem em serie?
Muito boa explicação ! Uma duvida sobre uma moto de 1000W com 60V * 20A então na real ela tem 1200w seria isso mesmo , teria como deixar ela com 3000W com uma de 60v e 50A precisa da controlado de 50a então ?
grato desde já Abraço !
Era exatamente um video assim q estava procuranfo pra entender relação potencia x motor
Parabéns pelo curso, vai ajudar muito quem quer montar um pec.
Tem que ver que o motor suporta tensão e corrente mais elevada por tempo limitado, potência de pico, mas não por tempo prolongado, pois o motor esquenta demais e pode antecipar o fim da vida útil.
É como alguém usar corticóide ou dopping.....funciona no curto momento.....mas a conta chega depois.
A minha é uma bike Autopropelido nxt e-kay limitado a 32km/h mas que chega a38km/h em reta e subida média no gps. Ela tem baterias de chumbo porém são muitas é pesada e é 72v e 35a, ela se diz com motor 1000w mas na conta deu 2.520 e sobe ladeira muito alta com garupa pesada e ela já é pesada também. Engraçado é que o motor é quase idêntico ao da ev1 sport da quase falida voltz, que tem motor de 3000w e 4500w de pico. Não foi muito barata foi 10.000
Parabéns pela aula professor. Aprendi muito com esse vídeo curto!
Meu amigo, de acordo com sua explicação, tem sim como definir o motor ? Só fazendo esse cálculo.
pois é kkkk
mas mesmo assim é apenas potência de pico...na prática teríamos q ver qual potência elas conseguem segurar.
Boa noite meu querido Chermont meu querido preciso de um conselho seu tenho uma bike barra monarck circular quero transformar ela em E bike qual kit vc poderia me aconselhar quero aproveitar td que eu puder da minha bike queria um kit roda traseira quero aproveitar as minhas marchas motor qual melhor voltagem 350 ou 500 w e qual modulo seria melhor e tb a bateria pf e obrigado.
Bom dia tem como alterar alguma placa de voltagem para ela ficar mais forte
Esses motores a carcaça deles são fabricados com alulinio e tem uma mistura de sílica para esses blocos não amassar com pancada ou trincar?
No caso do consumo de E-Bikes a equação tem a integral.
vc poderia fazer um vídeo sobre todas as bikes/scooters q vc testou q "sobe ladeira". em geral é isso q a galera quer saber kkkk
Muito bom sua explanação, então pra solucionar esse enigma deveriamos saber como explorar ao maximo um motor sem fritar ele, eu mesmo tenho um motor de 3000w e gostaria de saber qual o limite de carga que posso colocar nele sem risco de danifica-lo, minha controladora original diz 45A e 60v dá um total de 2600w, mas qual controlador eu poderia colocar para explorar o maximo sem danificar ele. vlw
Sem resfriar um motor de 3000w real vc pode colocar o dobro (exemplo: 60v * 100A = 6000w). Fora motos elétrica Voltz, Super Soco etc, a maioria é tudo motor fake
Eu ja desconfiava da Souza Bikes por causa do tamanho do motor ser bem maior que as outras de 350w e idêntico ao da Duos.
Quanto aguenta aqueles motores de 350w, qual sua potência máxima suportada pra ele, com qual corrente, pra usar seu total potencial? Se alguém saberia me responder pfvr
Chermont boa noite. Preciso da sua opinião para comprar uma bike.
A primeira é:
Ecoolmove modelo EB003
350W 48v/15Ah quadro de Alumínio- 8299 reais
Segunda:
Ventane Libert
500W 48v/12Ah quadro de aço- 8999 reais.
Vale a pena pagar mais caro. Pela sua explicação a de 500w é mais fraca de a de 350w devido a bateria e o controlador.
Me ajuda a entender.
Obrigado.
Eu tenho um motor win...qual controlador que eu uso....com pedal assistido.. ?
pelo q entendi da souza bikes. eles ñ mentiram p/ passar na regra, e sim q eles limitaram o controlador para tal.
exemplo. o controlador tem capacidade para controlar até 20A. porém eles limitaram a corrente para proximo de 8A. para assim a potencia liberada para o motor ser somente no maximo 350W.
isso faz mais sentido e ñ é ilegal do q ter um produto c/ potencia "ilimitada" ate mais de 350W e mentir para passar na regra.
Limitar a corrente pelo controlador ainda tem a vantagem de preservar ao máximo a vida útil dos componentes da bicicleta.
@@MarceloSimasRamos exato. muito bem observado
Esses motores são acoplados em rodas. Como é feito a montagem? já vem assim? na compra, ele vem com roda já acoplada ao motor? acredito que seja a duvida de muitos.
Se nesse motor da duos 800w usar controlador de 30a não vai fazer o motor superaquecer ?
Excelente vídeo 👍, parabéns Léo!
quer dizer q a velha Souza anda tanto como uma Move de 1000W?
Comprei uma bicicleta elétrica MOVI ROAD20 que o anuncio fala 750w e pico de 1000W e na roda consta esse motor GT-QM 48VFV24070892 e a bateria da bike consta 48ha 13 ah . Será que as informações do anuncio batem que a bike é de 750w e pico de 1000?? Alguém pode dar um auxilio.
Pesquisa no TH-cam sobre o isbano motor elwtrico axial quark .fu fiquei bem interessado nele
Vai rolar esse curso de montagem e manutenção!?!
A verdade é a seguinte: quando for comprar a bicicleta elétrica, multiplique a voltagem pela corrente (amperes) da controladora e você irá encontrar a potencia real de pico. Desta forma, saberá exatamente se uma bike e mais potente que a outra fazendo essa conta simples. Como não existe padrão e os fabricantes usam a informação da potência somente para atender a legislação, o correto é fazer esse cálculo para não ser enganado ou induzido ao erro.
Um motor de 500W nominais pode ser considerado um motor de 350W RMS "úteis".
Observe: 500W dividido pela raiz quadrada de 2 = 353,5 ou seja 350W RMS ; já a potência máxima deste motor deve ser acrescido de 115% na potencia em RMS, que obtemos multiplicando os 350W RMS por 115% = 452,5W e somando aos 350W RMS = 752,5W ou seja 750W de potência máxima de pico ; e ainda temos a potência máxima de segurança do motor que prevê um valor que não deve ser ultrapassado por motivos de danos severos, onde é acrescido a este valor um fator de segurança normativo de 20% ou seja 750W multiplicado por 20% = 150W que somados aos 750W = 900W de segurança.
Observe que um motor de 500W nominais é um motor de 350W RMS e este trabalha com potencias de pico de 750W sem problemas e não deverá ser utilizado com potencias acima de 900W sob hipótese alguma.
Análogo para outras potencias nominais.
Agora bugou. A Aima e390 tem motor de 400w Bosh e bateria de 48V 24AH. Poderia fazer o mesmo calculo?
Meu amigo sou do RJ , queria montar uma bike mas queria a sua ajuda, como eu faço para falar com você?
Boa noite , tenho uma kasinski prima 500 eletrica está parada eu moro no Rio de Janeiro não acho uma pessoa para consertar
Na prática tem que ver os Volts e Amperes e multiplicar na hora de pensar adquirir e comparar uma bike
Qual nome da sua moto elétrica?
Olá amigo sou de Porto Velho pode passar teu zapp quero entrar encontato contigo, tenho uma baike sousa gostaria de fazer algumas alterações quero saber o que me diz arespeito do assunto: ex trocando o motor por um de 2000V trocar o aro pra folha dupla qual o peneu balão qual o tamanho da roda sem ser a original 24, colocar bateria 72V. O motor de 350vts desta bicicleta tem como aumentar a potência? Quantas cápsulas potentes faz esta bateria de 72V, tu vende me dá um alô. CARLINDO TEIXEIRA.
o certo seria pegar todas essas bikes e scooters e fazer um teste semi-científico (numa ladeira por exemplo). mas não é algo q da para financiar com 7000 views
Penso que essa potência em watts deve ser usada como um parâmetro aproximado de quanto de corrente x tensão devemos despejar no motor 😊
É um ótimo parâmetro. Na verdade, dá para considerar apenas a corrente de trabalho do motor, pois o que limita a corrente é a área de sessão do enrolamento e o material do enrolamento.
Não posso alimentar um motor com potência nominal de 800w, tensão de 48v e corrente de 16A com 8v e 100A, pois o que define o quanto o enrolamento do motor vai aquecer por meio do efeito joule é a corrente que transita no motor. Mas eu posso tranquilamente utilizar 72v e 16A somando 1150w de potência, sem sobrecarregar demasiadamente o motor.
@@lucas-zs9eq Disse tudo agora! 😁👏🏻
Os motores da Sousa e da duos são os mesmos ?
pow Chermont poderia responder algumas das duvidas dos inscritos sei que vc gosta de responder em vídeo pra gerar conteúdo só que tem resposta que não precisa vc escrever um texto grande só responder sim ou não minha duvida é
eu comprei um motor parecido com esse da sua moto é bem robusto só que tem marcado nele 48 v e 500 w você acha que ele aguenta 60 v e uma controladora de 25 amp ?
olá amigo, provavelmente aguenta sim, mas tem que testar
Bom dia Professor. Tenho uma EV1 2019- motor Bosch 60 v 1800 w / bateria 60v 29a.
Minha pergunta é se posso colocar uma bateria 72 v 50a?
Obs. Eu já tenho essa bateria 72v 50a.
Sabia que a Sousa não tinha só potência de 350w em motor grande daquele do tamanho dá duos🤦🏻♂️
Verdade Joao, será que pode usar um motor da Souza numa DUos de boa? sabe me dizer?
@@raphaelglossariumTem que ver qual é o controlador, se é compatível
@@raphaelglossarium sei não amigo
Da pra usar de boa e vai ficar potente demais o negócio e inrolamento dele goenta do jeito que els tao usando alumínio com cobre no inrolamento da bobina
Mas o motor tendo a potencia de 72v, igual sua moto, não é levado em consideração a bateria no máximo de carga, que é 84v? Logo 84v x 50a = 4200w de pico?
Tem como vc enviar um pessoa para olhar a bicicleta
Eu quero fazer esse curso
Farei um video explicando isso , para ajudar a galera
A bateria também conta. A bateria tem voltagem, e amperagem e a BMS que controla quanto de corrente é liberada. Não é só o motor e controladora. Da pra ir além nessa análise aí… mesmo assim obrigado pelo vídeo
BMS não controla a corrente, só limita.
Eu queria tanto fazer uma pergunta ao criador do conteúdo 😐
e conserta carro eletretrico quando que a gente vai aprender
espere um pouco até um da defeito 😂
@@jelsamaria7225 defeito ja tem metade com defeito
Sera a mesma coisa do q patinete eletrico ou bike eletrica:O problema vai ser quase sempre na bateria ou controladora
ALYSSONSP 2024
A