Tenho uma dúvida: no Protheus, ao montar a tabela de preços, eu faria todos os cálculos até chegar no preço final, que é o valor divulgado para a equipe de vendas e apresentado ao cliente. Mas no momento de registrar o pedido de venda, eu precisaria que o sistema buscasse o preço 'de partida', ou seja, o valor antes dos impostos, e com a inclusão da TES, ele recalculasse os impostos para chegar novamente ao preço final. Existe alguma forma de mostrar o preço final para a equipe de vendas, mas no pedido de venda buscar o preço de partida automaticamente?
Boa pergunta essa... antes de sugerir uma solução, você precisa entender que na planilha de formação de preço, o valor dos impostos está calculado por dentro. Quando você informar o valor e a TES no pedido, o sistema não vai calcular os impostos e somar no valor do item, uma vez que, em sua maioria, o imposto a pagar é destacado na nota mas não necessariamente será pago cheio, pois depende de outros critérios fiscais da sua empresa, e da forma de apuração. Estamos falando de uma situação padrão do sistema. Porém, para atender o que você precisa, você poderia colocar na planilha a linha do preço de vendas sendo o calculo antes dos impostos. Não precisa necessariamente considerar todos os itens da fórmula. Desta forma, quando selecionar a tabela no pedido, irá o valor menor, que foi usado para atualizar a tabela de preços. Além disso, você pode criar um gatilho que dispare após digitar o TES, onde o sistema pegaria o preço total já em memória e somaria com o valor dos campos que gerou os impostos (no caso de calcular por fora). Só lembre que, no final, em relação a custo, o resultado não será o mesmo calculando imposto or dentro ou por fora. Uma outra forma que, no meu ponto de vista, seria mais aplicável, é usar o preço base (sem impostos) no cadastro do produto, no campo preço de venda. O vendedor pode consultar o produto na tela do pedido para analisar ou você pode criar um campo extra na tabela SC6 para vir essa informação como referência, que estaria ao lado do preço unitário vindo da tabela de preços. Faça uma análise detalhada antes de tomar a descição e veja com o departamento fiscal da sua empresa o que pode impactar na apuração de impostos. Lembrando que neste caso, o custo médio não vai mudar. Espero ter dado "uma luz". ;)
👏👏👏👏Como a tabela fará os cálculos dos impostos(ICMS/PIS/COFINS/FUNDO POBREZA) do valor total de cada produto para estado destino? Través da TES? Gostaria de ter uma tabela base de vendas e o ERP fazer os cálculos de valor final da venda para cada cliente ou tipo de cliente (cliente final, distribuidor, distribuidor exclusivo)[Tabela base + impostos].
A tabela de preço de vendas possui muita flexibilidade de personalização no sentido de usar campos da tabela de produtos, por exemplo, para compor a fórmula de preço final. Você pode incluir uma linha indicando o campo que tem essa informação no cadastro, e o sistema buscará esta informação de cada produto na atualização da tabela de preço de vendas, ou na consulta da própria planilha. Pense que, basicamente tudo que você poderia configurar no Excel, você configura nessa planilha. E toda informação variável do sistema, relacionada a produto, você coloca na fórmula. Além do mais, esta planilha é a base da formação de preço de venda, mas você precisa usar tabela de preço, TES, natureza e outras configurações para compor custo. Bom mesmo seria analisar detalhes das suas regras, de forma aberta. :)
Maravilhosa ❤
Tenho uma dúvida: no Protheus, ao montar a tabela de preços, eu faria todos os cálculos até chegar no preço final, que é o valor divulgado para a equipe de vendas e apresentado ao cliente. Mas no momento de registrar o pedido de venda, eu precisaria que o sistema buscasse o preço 'de partida', ou seja, o valor antes dos impostos, e com a inclusão da TES, ele recalculasse os impostos para chegar novamente ao preço final.
Existe alguma forma de mostrar o preço final para a equipe de vendas, mas no pedido de venda buscar o preço de partida automaticamente?
Boa pergunta essa... antes de sugerir uma solução, você precisa entender que na planilha de formação de preço, o valor dos impostos está calculado por dentro. Quando você informar o valor e a TES no pedido, o sistema não vai calcular os impostos e somar no valor do item, uma vez que, em sua maioria, o imposto a pagar é destacado na nota mas não necessariamente será pago cheio, pois depende de outros critérios fiscais da sua empresa, e da forma de apuração. Estamos falando de uma situação padrão do sistema.
Porém, para atender o que você precisa, você poderia colocar na planilha a linha do preço de vendas sendo o calculo antes dos impostos. Não precisa necessariamente considerar todos os itens da fórmula. Desta forma, quando selecionar a tabela no pedido, irá o valor menor, que foi usado para atualizar a tabela de preços.
Além disso, você pode criar um gatilho que dispare após digitar o TES, onde o sistema pegaria o preço total já em memória e somaria com o valor dos campos que gerou os impostos (no caso de calcular por fora).
Só lembre que, no final, em relação a custo, o resultado não será o mesmo calculando imposto or dentro ou por fora.
Uma outra forma que, no meu ponto de vista, seria mais aplicável, é usar o preço base (sem impostos) no cadastro do produto, no campo preço de venda. O vendedor pode consultar o produto na tela do pedido para analisar ou você pode criar um campo extra na tabela SC6 para vir essa informação como referência, que estaria ao lado do preço unitário vindo da tabela de preços.
Faça uma análise detalhada antes de tomar a descição e veja com o departamento fiscal da sua empresa o que pode impactar na apuração de impostos. Lembrando que neste caso, o custo médio não vai mudar.
Espero ter dado "uma luz". ;)
👏👏👏👏Como a tabela fará os cálculos dos impostos(ICMS/PIS/COFINS/FUNDO POBREZA) do valor total de cada produto para estado destino? Través da TES? Gostaria de ter uma tabela base de vendas e o ERP fazer os cálculos de valor final da venda para cada cliente ou tipo de cliente (cliente final, distribuidor, distribuidor exclusivo)[Tabela base + impostos].
A tabela de preço de vendas possui muita flexibilidade de personalização no sentido de usar campos da tabela de produtos, por exemplo, para compor a fórmula de preço final. Você pode incluir uma linha indicando o campo que tem essa informação no cadastro, e o sistema buscará esta informação de cada produto na atualização da tabela de preço de vendas, ou na consulta da própria planilha.
Pense que, basicamente tudo que você poderia configurar no Excel, você configura nessa planilha. E toda informação variável do sistema, relacionada a produto, você coloca na fórmula.
Além do mais, esta planilha é a base da formação de preço de venda, mas você precisa usar tabela de preço, TES, natureza e outras configurações para compor custo. Bom mesmo seria analisar detalhes das suas regras, de forma aberta. :)