@@augustosantos1642 os fans de assassin's creed deveriam serem gratos por ao menos conseguirem jogar os jogos do ps3 e ps4. Os fans de transformers não tem tanta sorte.
"Aqui ninguém acha nada não, aqui a gente massageia profundamente a próstata do assunto", isso foi uma excelente frase, muito tocante, um dedo de sabedoria desbalanceada...
A crise não é financeira, mas sim narrativa e criativa. A indústria dos games não ultrapassou o cinema e a música juntos só por proporcionar interatividade mas um amálgama de elementos que somente os games do século 21 poderiam proporcionar como entretenimento. Hoje a tecnologia de ponta existe, mas os elementos artísticos e criativos que revolucionaram o mundo dos games, foram substituídos por pautas do interesse do desenvolvedor e não necessariamente porque o público buscava tais ideologias em seus jogos.
Você pegou no ponto muito importante. E também acho que jogos antigos e bons tinham sim a política como tema, porém era feito sempre por dado contexto histórico, ou recaptulando as principais características que marcaram o mundo. Hoje em dia essa geração tenta deturpar, usar a seu favor, para se verem representados na história de uma forma bem particular, isso se refletindo muito nos personagens, que costumam ser "self insert" de alguém, que geralmente tem um interesse pessoal claro de acordo com o perfil da pessoa que escreveu ele. O maior problema disso tudo é que simplesmente tudo impacta nas histórias por ela ter que se adaptar em torno do personagem e não ele ao mundo em que ele está inserido, gerando personagens egocêntricos e sem carisma, que estão sempre se afirmando e depreciando os outros de alguma forma, geralmente de forma bem passivo agressiva, daí a torcida de nariz para esses jogos que focam demais nos personagens e esquecem da harmonia de tudo em volta dele, que não seja algo extremamente artificial, geralmente mostrado em dialogos extremamente expositivos e ou que não adicionam qualquer coisa pra narrativa, se sustentando mais pelos gráficos " realistas", que se tornaram extremamente genéricos a esse ponto, e geralmente com algum cenário também muito genérico com pedras e florestas. Sem contar que, "Forspoken", "Flintlock", "Unknow 9", "outlaws", "Banishers", "Alan wake", "Spider man 2", "Prince of Persia The Lost Crown", etc, etc, fica claro a interferência de uma agenda em algum aspecto dentro desses jogos, seja substituindo ou padronizando algo em torno do visual e comportamento das personagens.
sim , mas ainda assim isso só vale pros jogos americanos , já o chineses , japoneses e coreanos continuam sendo criativos e fazendo trabalhos de arte , e sim , com bastante dinheiro e investimento.
A crise é cultural: quando o pessoal militante resolveu ir para o entretenimento foi quando tudo desandou. Isso refuta o malabarismo do Ed do Aperta Start em muitos pontos: os investimentos dos games já estavam caros, mas pelo que se via eles estavam se pagando de certo modo. Mas aí vieram essas panfletagens e desbalanceram o ecossistema que se vivia, quem investiu em ESG se ferrou.
@@massagemsubliminar3527 é que o Ed do Aperta Start não aceita muito esse ponto de lacração que vivemos, mas ele chega num raciocínio conclusivo que as empresas não estão entregando o que o consumidor quer que é igual a sua conclusão, só que você já pegou a veia do problema em si: não é uma crise.
@@VisaoNerdBrasil pessoal tem medo de assumir o lance da lacração. Ou medo de ser atacado, chamado de istas da vida, ou medo de não ganhar patrocinio, ou medo de finalmente assumir que estava errado. Eu sou ateuzinho convertido tlg... foi mais dificil assumir pra mim mesmo que eu acreditava em Deus do que qlq outra coisa - abandonar muita coisa que voce achava que era verdade é dificil
@@massagemsubliminar3527 meu amigo você é superdotado. Pessoas com superdotação podem ser um extremista militante pisceudo intelectual com discurso blase, ou do tipo que fica fazendo contorcionismo cerebral para negar um fenômeno visível ou sabe desonestamente que tá estranho e esquisito é a terceira pessoa, que e o teu caso e o meu, que vai na víscera na jugular do negócio atraindo pessoas como eu, que também enxergam visceralmente. Nem tudo é chapeuzinho de alumínio.
@@massagemsubliminar3527 hey sobre isso de ateu convertido você pode me falar mais?? Tipo eu realmente queria acreditar em Deus, mas eu não consigo o que aconteceu com você pfvr me conta um pouco
“Eu não quero um jogo que o desenvolvedor usou para seus problemas mentais, eu não quero saber o que o açougueiro acha da crise X do mundo” - CARALHO SENSACIONAL !!
Uma coisa é certa, nenhuma crise vem de grátis, se tem gente ganhando com toda essa crise de criatividade, logo logo a conta de tantos fracassos vai chegar neles também, pois ninguém vive de tanta desconfiança e desprezo por parte de quem realmente sustenta essa bagaça
@@Kentute aí veio o silent hill 2 , contratou consultoria e lucrou muito , pior que um dos devs que trabalhou nisso tacou hate no próprio público consumidor.
É sempre bom ver a opinião de uma pessoa que admite que lacração existe, mas não usa como argumento para todos os defeitos da indústria recente. Acho que vivemos uma crise narrativa, não que tem falta de histórias novas, mas falta de conteúdos com foco em boas histórias e bons personagens.
acho que é uma mudança de sistema. Agora com IA fica muito mais facil de empresas menroes baterem de frente com as gigantes e aí o bixo vai pegar pras gigantes
2:43 deve estar tendo uma baita lavagem de dinheiro no meio dessa parada aí, ou estamos falando apenas dos jogos que não resolveram bater recordes de rejeição.
Complementando as informações do vídeo, o termo AAA veio do mundo dos investimentos, onde uma classificação dessa, significava baixo risco de um investimento dar errado, onde no passado quanto mais dinheiro investido mais dinheiro era faturado, porém hoje essa lógica mudou, hoje, colocar centenas de milhões em um jogo não fará ele um sucesso
Excelente vídeo! +1 inscrito. 2:35, fico feliz q tudo esteja muito próspero - hora de comprar ações! Mas esse gráfico tb diz q a qualidade vai cair. A maioria dos jogadores ou querem jogar 1 pouco para aliviar 1 momento ruim (casual), ou querem "sentir o calor da comunidade", jogar com os amigos (multijogador gratuito); e seria essa interação o q realmente importaria. Isso é péssimo para quem gosta de qualidade. 13:23, isso é endêmico em livros, incluindo os clássicos. É difícil aprovar algum.
Se o politicamente correto chegar nos jogos do Japão,teremos um problema sério. A Blackstone comprou um site web mangá japonês por 1 bilhão de dólares,a Infocom, a Blackrock vai investir no Japão com apoio do ex primeiro ministro, ela é uma empresa que controla um ativo 10 trilhões de dólares,isso é 40% do PIB americano,ela obtém as ações das empresas como Amazon, Microsoft,Tesla, Apple, BBVA, Google, ela sozinha controla 88% do mercado americano.
Blackrock tá ssndo o maior câncer já visto. E farão de tudo para controlar a massa. Vão fundo nessa questão aí da agenda woke, progressismo e outras coisas que enfraqueçam o indivíduo em si.
10:18 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... agora tá explicado porque o nome do jogo é Diablo, o sujeito tem que passar por um inferno de ansiedade só pra jogar essa poha 😂
nossa, mano... na época que lançou o 3 foi qd o pessoal começou a desistir da blizzard. Diablo 3 demorou 10 anos pra lançar, lançou com bug no jogo e no servidor e demorou até a season 9 pra ficar bom realmente. Tirando que a estética era muito mais tchola que os outros. Depois disso aí foi crise no wow, overwatch 2, reforges grotescos... impressionante aonde a blizzard se enfiou
Os jogos free to play/pay to win, são um fenômeno isolado de algumas bolhas e não uma tendência geral. Não tem espaço para tanto lol, fortinite cod e dotas da vida. Seguiram a risca que nada se cria e sairam copiando coisas que deram certo, como fórmula. Antes desse fracasso dos novos jogos como serviço do último ano, saturaram os jogos de mundo aberto. O uso massificado da unreal engine também, deixaram os desenvolvedores preguiçosos, deixando os jogos praticamente iguais, parecendo uma grande demonstração do motor gráfico.
Pensar que a blizzard perdeu o dota por picuinha - ngm lembra mais disso, mas na época a gente sofreu (hj dou graças a Deus dela não ter ficado com o jogo)
Eu scho que tem sim uma "crise" mas cristiva e não necessariamente financeiramente. AINDA. 1) crescimento bruto é diferente de resultado e ainda mais diferente de expectativa de resultado. Uma empresa pode crescer 20% yXy mas ter prejuízo, por exemplo. E nos games os custos são cada vez maiores. 2) bons resultados podem maquiar um cenário catastrófico, cito 2 exemplos: no crash dos games de 83, de um ano pra trás tivemos lançamentos lendários como River Raid, Keystone Kapers, Pitfall, Qbert, Frogger e outros. Tudo vendia demais, mas o público ja dava sinais de desconfiança por se tudo meio parecido, enquanto isso por fora os pcs dominavam e a qualidade dos games começou a decair (tanto que o ET foi a consumação disso) e deu no que deu. Na crise imobiliária americana em 2005 o mercado vendia como nunca por conta da expansão de crédito. Mas muito ocultamente já dava sinais e 2008 a bolha estourou, algo retratado no filme A Grande Aposta 3) somente Concord e Skull estamos falando de 1 bilhão em flop, games com grande expectativa e que tiveram críticas massivas por serem MAIS DO MESMO. Isso sem falar do resto, tanto da própria ubisoft qnt do mercado 4) Wukong foi venerado justamente por ser algo diferente, ou não tão convencional à mesmice que temos hoje, mostrando que o público não só demanda como está desesperado por Originalidade. Eu diria que nos AAA estamos sim com uma espécie de "crise criativa", de estagnação da evolução. Se isso vai trazer uma bolha financeira e colapsar, eu acho difícil mas só o tempo dirá.
Massagem como sempre muito cirúrgico e objetivo, vídeo perfeito que resume o momento atual da indústria. Já estou na torcida do Prata Gamer reagindo a esse vídeo. #paz
Só tenho a acrescentar que poderia ser eu fazendo esses vídeos e falando isso, sendo que falo sobre isso e tenho essas opiniões desde 2010...Mas seu canal é muito bom.
Que video maravilhoso, parabens cara, conseguiu explicar com numeros e palavras sucintas a nossa frustração com essa industria ocidental de games que tá as poucos se auto destruindo.
O que falta é concorrência, se tiver uma várias outras opções melhores de filmes, séries, animações e jogos, essas empresas que hoje só se preocupam em lacrar e fazer jogo ruim, vão começar a sentir a perda de clientes, porque enquanto eles não entregam conteúdo, tem do outro lado quem entregue, precisamos ter mais estúdios independentes fazendo jogos de todos os tipos, para PC, Console, Celular, Cross Plataforma, Multiplayer, Campanha, Mundo Aberto, RPG, Ação, Aventura, Ficção Científica, Fantasia, Magia, Super Heróis, FPS, Moba e muitos outros gêneros de jogos, pois assim teremos concorrência, competitividade, teremos um crescimento no mundo do entretenimento e as empresas vão ter que se preocupa menos em lacrar e mais em fazer jogos de alta qualidade, em trazer antigos grandes títulos e novos grandes títulos.
A crise da sweet baby, adoro ver uma comunidade global se juntar para não aceitar qualquer merda que ofereçam. Spiderman, gow ragnarok, jogos que aparentemente seria bem melhor devido os vazamentos mas que teve sua estrutura quase toda modificada pela sweet baby inc
Lies of P é a prova que não crise é geral, mas sim das grandes desenvolvedoras conhecidas que ficaram confortáveis em fazer jogos mais ou menos, como a EA, Actvison, Ubisoft, etc... agora as desenvolvedoras que não ficam na zona de conforto e arriscam ainda fazem um bom trabalho como a Round 8, Fromsoftware, Bethesda, Santa Monica...
Os caras estão lançando jogos que quer nos ensinar uma porcaria de lição de moral que a maioria está pouco se fodendo, sem falar nos altos preços que os jogos digitais estão sendo vendidos, 70 a 80 dólares em jogo digital e ridículo, nem mídia física que leva aumento de gasto na fabricação era tão problemático, a indústria do jogos so não reduziu por causa de microtransação e alto custo dito acima
Por isso vejo que agenda é apenas uma máscara/Ferramenta das empresas quererem cobrar preço de um galeto como todas bando de companhias hipócritas, e que chamados de iste e àquilo pra esconder quão podre elas são 😂
De the last of us com a lider dos vagalumes sendo uma mulher negra ou overwach com personagens gays e um pouco mais recente baldur's gate nós sempre tivemos inclusão e os jogos continuando a ser bom, mas como no proprio vídeo disse, esse era só um ponto do jogo, e ñ o ponto principal dele. Ter algo divertido que ñ tenta alfinetar o próprio jogador, é tão difícil fazer um jogo assim?
Atualmente, os gamers teriam que chegar num novo patamar: NÃO QUERER DIVERSIDADE E PONTO. Para com essa merda de personagens HIV, de paleta ou CUIEEEE em tudo quanto é lugar, já deu! Já tiveram seus 15 minutos de fama e já encheu o saco!
@@JoaoPedro-df1xz cara, acho que é um pouco de orgulho, misturado com uma tentativa falha de empurrar o progressismo a todo custo. Então fazer um bom jogo, que não foca na ideologia é exatamente o ponto fraco deles.
Video bastante informativo, bom conteúdo e analise. Existe concorrência fortíssima entre os jogos de mobiles, consoles e PC. Se você jogar no Mobile, você deixa de lado o PC e Console. Esse jogos Free-play é bastante interessante. Uma tentação terrível não compra na lojinha vip para dar aquele boost no seu boneco ou senão aquela skin bonitinha bastante fofinho, e o jogo sempre lança coisinha nova e nerf as antigas pra você continuar comprando. Fazer um jogo pra lucra na venda de cópias é bastante desafiador.
man... joguei dota 2 por uns 8~10 anos. fiquei tipo 6 ou 7 anos sem comprar nada. Qd eu comecei a gastar, parece que foi tudo de uma vez - foi 2 arcana, season pass etc etc fiquei chocado comigo mesmo (troxa né... nem jogo mais essa merda kkk)
Apesar dos frascassos que tiveram em 2024, saíram muitos jogos excelentes nesse ano. Stellar blade, black myth wukong, FF7 Rebirth, Helldivers 2, Dragons dogma 2, astro bot, tekken 8, persona 3, mullet mad jack, Like a Dragon: Infinite Wealth e mais recentemente o remake de silent hill 2. As vezes o pessoal se deixa muito levar por esses jogos flopados, e ficam achando que a indústria esta numa decadência constante, mas no meio disso temos muito lançamentos incríveis, e muito bem acalmados por todo mundo que jogou. Nao se deixem enganar por essas atrocidades milionarias flopads, a indústria ainda tem muito a nos oferecer em questão de qualidade, diversão e imersão. Não deixem de criticarem esses jogos horríveis mas tmb não deixem de aproveitarem os excelentes jogos que lançam
quem acha que essa crise existe, provavelmente so consome jogos do ocidente ou de empresas triplo A, já faz uns 3 anos que parei de jogar jogos dessas grandes empresas e nem notei essa "crise" todo ano sempre fico na espera dos novos jogos que são produzidos no japa, coreia ou china e indies, e sempre são divertidos e entregam tudo quase tudo que eu quero.
kkkk eu lembro como eram as coisas em 2018 , era coisa tipo o estúdio fazer besteira mas ele podia fazer o que queria pois a maioria dos consumidores continuavam dando dinheiro pra ele incessantemente , eu acompanhei toda a história/novela do cassino pra menores de idade da EA até ela perder o poder de usar o nome FIFA e demorou muito ,eles não ligavam pros problemas que o estudio causava , essa coisa do consumidor ligar pra alguma coisa foi vir lá pra 2021-2022. mano em 2018 pessoal fazia pre compra do anthem , o pai dos "game as a service" que foi a moda que veio depois e tá durante até agora.
Não concordo em nada foi dito nesse vídeo. Os jogadores não querem pagar dentro do jogo para comprar arminha e roupinha, queremos jogos com qualidade e completo. Vejam o sucesso do jogo do macaco.
A consultoria abalou a reputação de vários estúdios, e isso com o tempo terá sido benéfico... Como citado "não confio em um vegano trabalhando no açougue" - esperamos que o estúdio que esteja fazendo o game, no mínimo goste de jogar ou de jogos similares... E tem outro ponto também, a massa diz que tem crise, pela bolha dos estúdios mainstream que cresceram acompanhando, não estão mais entregando o quê queriam/estavam acostumados... Daí generalizam o forte e crescente mercado.
Metaphor Refantazio tem uma trama que é o sonho molhado de muitos lacradores, pois trata-se de uma crítica pesada à intolerância, preconceito, racismo, diferenças sociais, privilégios, exploração, etc e etc... PORÉM, a solução para todos esses males é uma utopia que os protagonistas da história sabem que é inalcançável, mas tem a motivação e esperança de persegui-la mesmo assim. Metaphor Refantazio tem um roteiro tão envolvente pq foi escrito por artistas, não ativistas. Enquanto obras de arte como essa continuarem a ser produzidas, os jogadores continuarão muito bem servidos.
resumo dos estudios japoneses basicamente. geralmente o problema de alguns estudios como Square e Konami são censura(diferente de lacração) de seus CEOS mas diferente de uma Ubisoft esses estudios tem desenvolvedores PS:Konami soltou uma atualização que deixa a Maria mais Sexy.
eu falo muito de lactação kkk, mas tento ser coerente ainda. Tipo, hj não tem como fazer uma critica à cultura pop e excluir a cultura woke, a análise ficaria incompleta intencionalmente
A era dos exclusivos acabou. Antigamente os jogos custavam 2x menos pra serem produzidos, levavam 10x menos tempo pra serem entregues, e eram vendidos 3x mais baratos. Hoje em dia os jogos estão mais caros, e, se queres vender seu jogo a nivel global pra gerar algum tipo de lucro voce tem que pensar em lança-lo para outras plataformas, não se sustenta um modelo onde jogo x só lança no console x e as plataformas y e z ficam de fora, não vende o suficiente
Como homem e alguém que não gosta de perder tempo em vídeo e internet, muito menos em games, posso dizer: ESSE AQUI FOI O MELHOR E MAIS BEM EXPLICADO VIDEO SOBRE O QUE ESTAMOS PASSANDO NO MUNDO DOS GAMES HOJE. Digo que na indústria e comércio inteiro. Em Resumo: EU NAO VOU PARA O AÇOUGUE PARA SABER A OPINIÃO DO AÇOUGUEIRO SOBRE BANHEIROS TRANS, VOU PARA COMPRAR CARNE. OBS-JAMAIS IREI EM UM AÇOUGUEIRO VEGANO.
11:10 Tava curtindo tanto o vídeo, achei que não ia ter choro sobre isso. A visão política do autor sempre vai aparecer de alguma forma e hoje essa opinião pode ser mais aberta sobre alguns assuntos, sem esconder as críticas sobre preconceito, escravidão e xenofobia atrás de raças e nações fictícias. Um exemplo atual é Metaphor Refantazio, se esse jogo fizesse todas as suas críticas políticas e sociais usando exemplos do mundo real ia ser um dos jogos mais acusados de "lacração" da história dos jogos.
Olha, você tem que ser muito dodoi da cabeça. Ou muito extremista, os jogos estão uma merda por conta de gente como você. Mostra que não tem conhecimento nenhum de jogos. Principalmente da Atlus, Persona 3/4/5 representa bastante o mundo real. E o Metaphor Refantazio por se um jogo medieval segue na mesma lógica!
a questão nem é essa , a questão é colocar mensagem politica dentro do produto e ainda cobrar os rins do cara no preço , se o cara já tá pagando caro o produto tem que vir limpo , ué.
Um exemplo é o Devil My Cray, tem uma versão mobile, que foi lançado agora. Agora pode jogar gratuitamente, as skins e armas são pagas! Já até comprei uma skin. Eu sou um fã, culpa assumida rsrs.
kkkkk é exatamente isso , o problema é só a Ubisoft , Acti Blizzard e EA , Square Enix o pessoal esquece que as outras publishers existem kkkkk realmente complicado , e outra que esquecem das publishers orientais tipo a Big N.
isso me lembrou the sims, parece q até desistiram do 5 pq o 4 da muito lucro e o pessoal q joga admite abertamente q só joga pq essa é única franquia desse gênero, n existe outro game do tipo é bizarro edit: se existir outro game como TS me falem pq eu nunca vi ou encontrei, mas pode ser erro meu
apareceu um coreano agora que tá roubando muito espaço de the sims. Eu joguei o 3 muito tempo e tenho lá minhas horas do 4. Mas fazer ele free to play foi a melhor estrategia da EA, agora pessoal paga 120 conto por um bundle de coleção
6:57 só não sei onde fica a graça em comprar uma empresa que está indo direto pro fundo do poço, sem nenhuma expectativa de mudar as políticas internas que estão lhe causando tantos fracassos
Temos que definir Crise no Mundo dos Videogames antes de afirmar isso. Não vejo ninguém dizendo que não quer gastar ou que quer parar com os video games. Eu vejo a galera apenas reclamando do óbvio que é uma crise na criatividade e na inovação. Mesmo que todos discordem é fácil perceber se você não for burro. Todos os jogos são cinematográficos, lindos, mas todos querem parecer com GTA sem fazer a metade ou querem se parecer com o sucesso do momento, não raramente são chatos e demoram mais do que deveria para terminar. Sem contar os jogos bugados que estão mais frequentes. Enfim... esse ano foi o ano que eu só joguei Super Nintendo e foi o ano que eu mais me diverti com videogames nessa década.
Antigamente era preciso além de arcar o custo de um PC,era preciso arcar com o valor de um jogo bom de FPS por exemplo . Hoje o cara entra na Steam e o CS tá lá bombando de graça. Ou seja se quiserem vender um FPS hoje,ele terá que ser no mínimo igual ,senão não compensa.
A Warner Bros querendo sair do mercado de jogos após o prejuizo do suicide squad é uma prova de que eles não tem mais a habilidade de fazer jogos bons como os jogos do batman ou os jogos de middle earth
Claro que uma Ubisoft da vida vai dizer que existe uma crise geral no mundo dos games para tentar justificar seus fracassos, o que essa gente definitivamente não sabe fazer é uma auto-crítica... Tipo a alegada saturação nos filmes de super-herói... veio Dead Pool & Wolverine e esfregou a verdade em suas faces.
Irmão, você falou muito de receita. Só esqueceu um ponto: custos. A margem de diversas de grandes empresas, especialmente daqueles que não estão no mercado de live service com algum grande sucesso, estão com suas margens pressionadas. Não dá para ignorar isso. Custos. E não só custo de desenvolvimento, há restrição PESADA de crédito para o desenvolvimento de jogos, está caro tomar dinheiro. Especialmente após a quebra do SVB. Diversas empresas de tecnologia sofrem com isso atualmente, exceto aquelas que estão no mundo de desenvolvimento de IA.
@@massagemsubliminar3527 pô, sou amigo dele há mais de 20 anos. Nos conhecemos em locadora, jogando Yu-Gi-Oh Forbidden Memories. Passamos anos jogando Magic, estávamos há um tempo sem nos ver, muito por conta de trabalho. Curiosamente voltamos a nos falar semana passada e descobri que ele estava com um canal até famosinho, muito legal. O meu canal mesmo ainda está no começo: 780 inscritos ainda. Um dia nós o alcançamos, hahaha.
cara.. o tanto que joguei magic tambem... devo ter uns 2 fuscas de cartas aqui kkk O prata tá fazendo sucesso pq é puro entretenimento. Lembra muito os parça lá do bairro da infancia. Quando nois encontrava pra zerar resident 1 tudo junto no master system ou sega saturn.. nao lembro o console mais. Bons tempos TMJ mano abraço e boa sorte pra nois
Eu já sabia que não existe crise no mundo dos games, um exemplo é a Nintendo que está num grande sucesso com o Nintendo Switch, quem fala que existe a crise no mundo dos games é porque está numa bolha que não enxerga o todo, há, excelente vídeo, ganhou um inscrito
crise ñ, é só dar uma olhada em palword, wookong, stelar blade... jogos q fizeram sucesso e eu te pergunto, oq eles tem (ou exatamente oq ñ tem...) em comum para darem certo?
Até quando a indústria lança continuações de grandes jogos do passado é uma merda, God Of War Ragnarok, The Last part 2… Os caras tinham histórias fodas e simplesmente destroem elas O último grande lançamento que valeu a pena meu dinheiro foi Black Myth e o Silent Hill que ainda vou comprar Mas comprar um console de última geração pra jogar 2 jogos no ano é foda
cara eu prefiro o PC ou o Xbox porque dá pra jogar os jogos da geração de PS1 e PS3 tipo a saga dead space e a saga silent hill , parasyte eve , alone in the dark.... detestei o ps4 por ele até hoje não ter pegado os jogos da geração do ps3 , aí chega na geração do PS5 que finalmente ele pega os jogos da geração anterior.... e não lança jogo novo da Sony kkkk , sei lá bicho eu desencanei , pra que ter videogame de ultima geração? pra quë tanto poder gráfico? eu consigo me divertir com jogos da época do ps1 e ps2 cara , eu me divertia jogando super smash bros brawl , continuo me divertindo com jogos assim até hoje , mas não sendo saudosista , entendendo que cada jogo vem de uma época e vai trazer características de tal época.
@@Suga_arg Assim eu tenho PS5 e series S, curto triple A com uma boa qualidade gráfica, infelizmente a M$ não lança jogo bom (o último que lembro foi quantum break), bem ou mal a Sony lança alguma coisa ainda PC eu não suporto, muita dor de cabeça e eu gosto de praticidade, fora os jogos que saem mal otimizados pro PC Xbox pra mim como videogame perdeu seu propósito, mas como tenho uma biblioteca dsd o 360 eu ligo pra jogar uma coisa ou outra Minha mulher tbm gosta de jogar Ori, e esses jogo bobinho no msm estilo então ela usa tbm
Falou verdades. Se dizem crise pq a maioria dos jogadores nas redes sociais só ve jogos AAA, com uma midia extrema popular, mas se vc olhar um pouco além disso, verá a qualidade atual de jogos indies, que tem crescido absurdamente, e neles vc não tem a condição de "tema popular", em que precisa agradar todo mundo, não se perder em ideologias, não se prende somente em graficos, e tenta aumentar seu valor na jogabilidade. Vc ve muitos estudios e publicadoras indies, como a devolver digital, com atualizacoes constantes em seus jogos, corrigindo bugs, imperfeiçoes, colocando dlcs, a team 7, aprimorando tb. é obvio que não são melhores que os AAA, em comparativo, mas eles são uma excelente saída para o preço dos jogos e suas ideologias forçadas, ou suas jogabilidades repetitivas.
consumidor gamer esquecendo que games são obras de arte como qualquer outra obra de arte que tem ou não a intenção de enviar uma mensagem. De qualquer forma foi um ótimo video, só 1 ponto a acrescentar, não tem problema o jogo ter "lacração" se ele é bom, vide TLOU, Life is Strange, novos GOW's, Baldurs gate 3 e etc
man... eu preciso aprender em relação a declaração e outras coisas disso aí, só por isso que ainda nao deixei... ja viu como que é IR dessa merda desse páis né
Não sei de onde você tirou que "Antigamente, quando lançou Diablo 3, o povo jogava jogo zuado por que não tinha opção.". Nem na época do PS1 era assim, você só não ficava sabendo dos jogos ruins justamente por que ninguém jogava eles. E também não sei o que você está falando de que demorou 3 meses pra deixarem o jogo jogável. O Error 37, que foi o bug que virou meme, durou só umas 12 horas do launch day e ele ocorria por que tinha muita gente tentando logar ao mesmo tempo. Quando arrumaram, o jogo rodava liso e nem era ruim como ficou com fama. Só não era tão bom quanto Diablo 2 que é até hoje O ARPG. É a mesma coisa que falar que picanha é uma bosta por que não é tão bom quanto wagyu. O que azedou demais a opinião da comunidade mesmo foi a Real Money Auction House. A RMAH era vista como um grande passo na direção de Pay2Win, então uma parcela muito grande dos players queria ver ela fora do jogo, e aí qualquer vírgula fora do lugar era o fim do mundo. A Blizz tomou o maior sacode da vida dela de tanto hate que recebeu, quantidade de pedidos de refund absurdo e até processo, player nenhum ficou mansinho engolindo o choro não. Tanto que mudaram um monte de coisas no jogo pra ele focar menos em farmar gold e mais em farmar itens, focar menos na RMAH, até eventualmente removerem ela e por fim saiu a expansão que mudou pra melhor um monte de coisas. Já faz muito tempo que jogador não tolera jogo ruim, só que lá atrás, estúdio AAA lançar bomba não era comum. E mesmo quando lançavam "bombas" não eram lixos injogáveis como Concord ou SW: Outlaws, eles só não atingiam as grandes expectativas que tínhamos. Agora parece que estúdio AAA lançar jogo ruim é o normal, é um atrás do outro, um mais cansado que o outro. Perderam a linha. Hoje a gente não espera nada e ainda se decepciona.
o problema , que eles gastam muito é histórias, colocando centenas de Cutscene em 4k pagando milhares de dólares por isso. focam mais em focar no sexo do personagem, que na historia, só se importam com isso, e esquecem da gameplay, de deixar o jogador confortavel ao jogar o game. nós não ligamos se o jogo roda em 4k, preferimos que o jogo rode bem, e tenha uma jogabilidade agradavem e a gameplay o menos repetitiva e cansativa possivel! hoje vemos isso em poucos jogos! a maioria só querem gastar muito e entregar pouco, a maior parte dos jogos hoje , você mais assiste do que joga! se fosse pra assistir um filme, EU IRIA VER UM FILME! E NÃO COMPRAR UM JOGO POR MAIS DE 300,00 REAIS PRA ISSO! FORA QUE A GRANDE MAIORIA SÃO APENAS COPIAS DE COPIAS DAS COPIAS DE OUTROS JOGOS! AT´E MESMO COPIAS DE OUTROS JOGOS DA MESMA FRANQUIA, SEM ENTREGAR NADA REALMENTE NOVO, APENAS MAIS CAROS QUE OS ANTERIORES!
Ótimo vídeo! Mas eu fiquei com uma dúvida, não sei se vc conseguiu esse dado, mas vc sabe se a porcentagem da receita dos jogos em geral vem mais dos jogos como serviço (exemplo Fortnite)? Pq já vi q em todas as plataformas no top 5 mais jogados tem pelo menos 3 jogos como serviço, e tbm já vi muitos relatos de q quem joga esse tipo de jogo acabar gastando muito dinheiro com skins e tals. Pergunto isso pq talvez a "crise" esteja mais nos jogos focados em história, q estão cada vez mais caros e precisando vender números estratosféricos pra valerem a pena para as empresas. Pra mim isso tem uma certa lógica quando olhamos pra Sony, q tá lançando cada vez menos jogos single players pra focar em jogo como serviço.
cara... essa resposta é muito muito longa - p.ex. os jogos focados em historia por exemplo tem uma dinamica de narrativa e gameplay pra serem streamados, então é uma jogada mercadologica tambem (acaba criando muito conteudo). Mas respondendo só sobre os jogos de serviço Olha o que eu vi nas estatisticas que pode responder a sua eprgunta - parece que 80-90% da arrecadação online vem de jogos de serviço (e f2p). Desses 85% nós temos outros 85% que é gasto apenas por 20% dos jogadores. O que eu posso dizer é que 20% dos jogadores de serviço contribuiem pra quase metade da arrecadação de video games em geral. Voce ainda tem 52% dos jogadores que só jogam offline, mas os de console e PC representam menos de 30% da arrecadação hoje. Então é seguro dizer que pelo menos metade da industria gira em torno de jogos de serviço (os lucros) e +- 1/3 de tudo que é gasto no mercado vem de 1/5 dos jogadores de serviço. Parece que o que acontece é que uma pequena parcela dos jogadores de serviço equivale a quase todo um ecossistema offline
@massagemsubliminar3527 entendi. Pessoalmente isso me dá um desânimo já q prefiro jogos offline focados em narrativa e tem uma grande chance da indústria começar a focar cada vez mais em jogos como serviço e f2p. Mas é a vida hahahaha Vídeo muito massa, eu pelo menos curto muito vídeos com pesquisa e informações
é fase, mano... tipo, vao surgir novas empresas. Se voce quiser experimentar um puta de um jogo tipo 9/10, ve Another Crabs Treasure. Custa 80 pila na steam (menos até), souls like cartoon singleplayer. Conforme as empresas antigas vao sucubindo, outras tomam o lugar
o mundo dos games é um mercado avido de dinheiro. Nao a toa que tecent, microsoft, sony, e companhia, fazem suas aquisições de tempos em tempos, e quase sempre, sao estudios que tem algum escandalo ou alguma crise interna, como activision-blizzard, bungie, bethesda. É aquele ditado: Venda aos sons dos violinos, compre aos sons dos canhoes.
A crise é criativa e ideológica, não financeira. Por isso não param de fazer merda.
Exaaato
Não é como se as indústrias de games não tivessem lojas virtuais onde você pudesse comprar jogos, tanto os atuais como os antigos.
culpa o militante querendo lacrar olha o novo dragon age por exemplo desculpa vou pagar 10 flexao por errar pronome!
@@augustosantos1642 os fans de assassin's creed deveriam serem gratos por ao menos conseguirem jogar os jogos do ps3 e ps4. Os fans de transformers não tem tanta sorte.
"Aqui ninguém acha nada não, aqui a gente massageia profundamente a próstata do assunto", isso foi uma excelente frase, muito tocante, um dedo de sabedoria desbalanceada...
um pequeno toque nos anais dos video games
Não existe uma crise financeira, mas sim uma crise de identidade baseada na agenda global. No cinema também. Na música já faz tempo que isso ocorre
@@claudios6154 na verdade crise existe sim,a música continua sendo boa até mas o cinema já era
kkk
agenda global
Já era
@@giogomes501fica aí com sua risadinha
@@giogomes501 Esg: Sim amigo, eu não existo....
A crise não é financeira, mas sim narrativa e criativa. A indústria dos games não ultrapassou o cinema e a música juntos só por proporcionar interatividade mas um amálgama de elementos que somente os games do século 21 poderiam proporcionar como entretenimento. Hoje a tecnologia de ponta existe, mas os elementos artísticos e criativos que revolucionaram o mundo dos games, foram substituídos por pautas do interesse do desenvolvedor e não necessariamente porque o público buscava tais ideologias em seus jogos.
Você pegou no ponto muito importante. E também acho que jogos antigos e bons tinham sim a política como tema, porém era feito sempre por dado contexto histórico, ou recaptulando as principais características que marcaram o mundo. Hoje em dia essa geração tenta deturpar, usar a seu favor, para se verem representados na história de uma forma bem particular, isso se refletindo muito nos personagens, que costumam ser "self insert" de alguém, que geralmente tem um interesse pessoal claro de acordo com o perfil da pessoa que escreveu ele.
O maior problema disso tudo é que simplesmente tudo impacta nas histórias por ela ter que se adaptar em torno do personagem e não ele ao mundo em que ele está inserido, gerando personagens egocêntricos e sem carisma, que estão sempre se afirmando e depreciando os outros de alguma forma, geralmente de forma bem passivo agressiva, daí a torcida de nariz para esses jogos que focam demais nos personagens e esquecem da harmonia de tudo em volta dele, que não seja algo extremamente artificial, geralmente mostrado em dialogos extremamente expositivos e ou que não adicionam qualquer coisa pra narrativa, se sustentando mais pelos gráficos " realistas", que se tornaram extremamente genéricos a esse ponto, e geralmente com algum cenário também muito genérico com pedras e florestas.
Sem contar que, "Forspoken", "Flintlock", "Unknow 9", "outlaws", "Banishers", "Alan wake", "Spider man 2", "Prince of Persia The Lost Crown", etc, etc, fica claro a interferência de uma agenda em algum aspecto dentro desses jogos, seja substituindo ou padronizando algo em torno do visual e comportamento das personagens.
Isso que vc falou serve para HQs livros
sim , mas ainda assim isso só vale pros jogos americanos , já o chineses , japoneses e coreanos continuam sendo criativos e fazendo trabalhos de arte , e sim , com bastante dinheiro e investimento.
A ganância foi o primeiro fator pra estragar, diminui a qualidade dos jogos para gastar menos, porém lucrar mais.
A crise é cultural: quando o pessoal militante resolveu ir para o entretenimento foi quando tudo desandou. Isso refuta o malabarismo do Ed do Aperta Start em muitos pontos: os investimentos dos games já estavam caros, mas pelo que se via eles estavam se pagando de certo modo. Mas aí vieram essas panfletagens e desbalanceram o ecossistema que se vivia, quem investiu em ESG se ferrou.
preciso me interar mais desses canais BR de video games... só acompanho o prata e o chief kkkkk (bem equilibrado)
@@massagemsubliminar3527 é que o Ed do Aperta Start não aceita muito esse ponto de lacração que vivemos, mas ele chega num raciocínio conclusivo que as empresas não estão entregando o que o consumidor quer que é igual a sua conclusão, só que você já pegou a veia do problema em si: não é uma crise.
@@VisaoNerdBrasil pessoal tem medo de assumir o lance da lacração. Ou medo de ser atacado, chamado de istas da vida, ou medo de não ganhar patrocinio, ou medo de finalmente assumir que estava errado. Eu sou ateuzinho convertido tlg... foi mais dificil assumir pra mim mesmo que eu acreditava em Deus do que qlq outra coisa - abandonar muita coisa que voce achava que era verdade é dificil
@@massagemsubliminar3527 meu amigo você é superdotado. Pessoas com superdotação podem ser um extremista militante pisceudo intelectual com discurso blase, ou do tipo que fica fazendo contorcionismo cerebral para negar um fenômeno visível ou sabe desonestamente que tá estranho e esquisito é a terceira pessoa, que e o teu caso e o meu, que vai na víscera na jugular do negócio atraindo pessoas como eu, que também enxergam visceralmente. Nem tudo é chapeuzinho de alumínio.
@@massagemsubliminar3527 hey sobre isso de ateu convertido você pode me falar mais?? Tipo eu realmente queria acreditar em Deus, mas eu não consigo o que aconteceu com você pfvr me conta um pouco
“Eu não quero um jogo que o desenvolvedor usou para seus problemas mentais, eu não quero saber o que o açougueiro acha da crise X do mundo” - CARALHO SENSACIONAL !!
kkkk
O CONSUMIDOR NÃO QUER LACRAÇÃO E SIM JOGO BOM !!!!
Mas a sua geração e lacradora.
Não querem ter filhos e nem temem a Deus.
sai do fake lion da central
@@EORicas Chora gay 😂😂
Os lacrolas n aceitam q todo jogo com lacração forçada fracassa kkkkk@@EORicas
@@LEVEI-VANTAGEM Ele está zoando eu acho
Nada vai melhorar na indústria do entretenimento enquanto os créditos ESG/DEI/BRIDGE e empresas como a BlackRock e a Vanguard Group existirem.
Uma coisa é certa, nenhuma crise vem de grátis, se tem gente ganhando com toda essa crise de criatividade, logo logo a conta de tantos fracassos vai chegar neles também, pois ninguém vive de tanta desconfiança e desprezo por parte de quem realmente sustenta essa bagaça
Quem lacra não lucra, a crise é a sweet baby inc.
Wukong não aceitou a sweet baby inc e nem outro grupo de diversidade e lucrou muito. Essas pragas tipo a sweet baby inc, estão acabando com os jogos.
@@Kentute aí veio o silent hill 2 , contratou consultoria e lucrou muito , pior que um dos devs que trabalhou nisso tacou hate no próprio público consumidor.
@@Suga_arg silent hill 2 não é jogo novo e sim um remaster, jogo que muitos jogaram na infância. Estão em crise, pq querem.
A crise no mundo dos games é na agenda DEI
DEI vai alem do entretenimento. Estão na política, economia, ambiente corporativo, nas relações sociais.
Tá insuportável.
É sempre bom ver a opinião de uma pessoa que admite que lacração existe, mas não usa como argumento para todos os defeitos da indústria recente. Acho que vivemos uma crise narrativa, não que tem falta de histórias novas, mas falta de conteúdos com foco em boas histórias e bons personagens.
acho que é uma mudança de sistema. Agora com IA fica muito mais facil de empresas menroes baterem de frente com as gigantes e aí o bixo vai pegar pras gigantes
@@massagemsubliminar3527 vdd, o ruim é que jogos indies tem menos destaques do que AAA, mas ainda são boas formas de mostrar para os grandes estudios.
2:43 deve estar tendo uma baita lavagem de dinheiro no meio dessa parada aí, ou estamos falando apenas dos jogos que não resolveram bater recordes de rejeição.
Triplo F foi de fud....... kkkkkkkk muito bom cara, já me inscrevi
tem muita bomba saindo, até me admirei com o Back ops 6, não ter nenhuma lacração.
Em compensação ta longe de ser aquele jogo de tiro do qual conhecemos, a narrativa deste ultimo ta sem pé nem cabeça.
@@famousnobodygames4984 é porque os caras não tem mais o que inventar, já o call of duty 30 kkk
@@R2-Ramone que porra é isso?
@@famousnobodygames4984 deve ser código binario,geralmente Isso é coisa de guerra até por que é um call of duty é jogo desse gênero kkk
@@R2-Ramone qual? passou batido
Complementando as informações do vídeo, o termo AAA veio do mundo dos investimentos, onde uma classificação dessa, significava baixo risco de um investimento dar errado, onde no passado quanto mais dinheiro investido mais dinheiro era faturado, porém hoje essa lógica mudou, hoje, colocar centenas de milhões em um jogo não fará ele um sucesso
Esse canal é inteligente demais. Merece crescer muito. . Deus abençoe!
Excelente vídeo! +1 inscrito.
2:35, fico feliz q tudo esteja muito próspero - hora de comprar ações! Mas esse gráfico tb diz q a qualidade vai cair. A maioria dos jogadores ou querem jogar 1 pouco para aliviar 1 momento ruim (casual), ou querem "sentir o calor da comunidade", jogar com os amigos (multijogador gratuito); e seria essa interação o q realmente importaria. Isso é péssimo para quem gosta de qualidade.
13:23, isso é endêmico em livros, incluindo os clássicos. É difícil aprovar algum.
Se o politicamente correto chegar nos jogos do Japão,teremos um problema sério.
A Blackstone comprou um site web mangá japonês por 1 bilhão de dólares,a Infocom, a Blackrock vai investir no Japão com apoio do ex primeiro ministro, ela é uma empresa que controla um ativo 10 trilhões de dólares,isso é 40% do PIB americano,ela obtém as ações das empresas como Amazon, Microsoft,Tesla, Apple, BBVA, Google, ela sozinha controla 88% do mercado americano.
ué mas já chegou, nos jogos de luta japoneses só o que tem é personagem gay, metrossexual, baitola, andrógena etc.
Estamos ferrados...
nah o pessoal la gosta de mulher gostosa e submissa
Blackrock tá ssndo o maior câncer já visto.
E farão de tudo para controlar a massa.
Vão fundo nessa questão aí da agenda woke, progressismo e outras coisas que enfraqueçam o indivíduo em si.
Se isso chegar no Japão e Ásia acabou o entretenimento, só vai restar as obras antigas.
10:18 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... agora tá explicado porque o nome do jogo é Diablo, o sujeito tem que passar por um inferno de ansiedade só pra jogar essa poha 😂
nossa, mano... na época que lançou o 3 foi qd o pessoal começou a desistir da blizzard. Diablo 3 demorou 10 anos pra lançar, lançou com bug no jogo e no servidor e demorou até a season 9 pra ficar bom realmente. Tirando que a estética era muito mais tchola que os outros. Depois disso aí foi crise no wow, overwatch 2, reforges grotescos... impressionante aonde a blizzard se enfiou
Os jogos free to play/pay to win, são um fenômeno isolado de algumas bolhas e não uma tendência geral. Não tem espaço para tanto lol, fortinite cod e dotas da vida. Seguiram a risca que nada se cria e sairam copiando coisas que deram certo, como fórmula. Antes desse fracasso dos novos jogos como serviço do último ano, saturaram os jogos de mundo aberto. O uso massificado da unreal engine também, deixaram os desenvolvedores preguiçosos, deixando os jogos praticamente iguais, parecendo uma grande demonstração do motor gráfico.
Pensar que a blizzard perdeu o dota por picuinha - ngm lembra mais disso, mas na época a gente sofreu (hj dou graças a Deus dela não ter ficado com o jogo)
Impressionado pela qualidade da analise. Mais precisa impossível. Ganhou mais um inscrito
Sua voz em alguns momento fica parecida com a do Zangado. 🤔
pensei o mesmo hahaha
Ele e o Zangado nunca foram vistos no mesmo lugar ao mesmo tempo, então...
eu acho que ele deve ser da regiao aqui - interior de sp, pessoal fala igual a familia buscapé
@@massagemsubliminar3527 manda salve Zangado
@@massagemsubliminar3527 Zangado é do mato grosso. Mas a voz é muito parecida mesmo.
Eu scho que tem sim uma "crise" mas cristiva e não necessariamente financeiramente. AINDA.
1) crescimento bruto é diferente de resultado e ainda mais diferente de expectativa de resultado. Uma empresa pode crescer 20% yXy mas ter prejuízo, por exemplo. E nos games os custos são cada vez maiores.
2) bons resultados podem maquiar um cenário catastrófico, cito 2 exemplos: no crash dos games de 83, de um ano pra trás tivemos lançamentos lendários como River Raid, Keystone Kapers, Pitfall, Qbert, Frogger e outros. Tudo vendia demais, mas o público ja dava sinais de desconfiança por se tudo meio parecido, enquanto isso por fora os pcs dominavam e a qualidade dos games começou a decair (tanto que o ET foi a consumação disso) e deu no que deu. Na crise imobiliária americana em 2005 o mercado vendia como nunca por conta da expansão de crédito. Mas muito ocultamente já dava sinais e 2008 a bolha estourou, algo retratado no filme A Grande Aposta
3) somente Concord e Skull estamos falando de 1 bilhão em flop, games com grande expectativa e que tiveram críticas massivas por serem MAIS DO MESMO. Isso sem falar do resto, tanto da própria ubisoft qnt do mercado
4) Wukong foi venerado justamente por ser algo diferente, ou não tão convencional à mesmice que temos hoje, mostrando que o público não só demanda como está desesperado por Originalidade.
Eu diria que nos AAA estamos sim com uma espécie de "crise criativa", de estagnação da evolução. Se isso vai trazer uma bolha financeira e colapsar, eu acho difícil mas só o tempo dirá.
Massagem como sempre muito cirúrgico e objetivo, vídeo perfeito que resume o momento atual da indústria.
Já estou na torcida do Prata Gamer reagindo a esse vídeo. #paz
depois que pesquisei lactação no mundo dos games e apareceu a carinha dele eu comecei a acreditar tb kkkk
prata é quem vai unir esse flame todo
Só tenho a acrescentar que poderia ser eu fazendo esses vídeos e falando isso, sendo que falo sobre isso e tenho essas opiniões desde 2010...Mas seu canal é muito bom.
Que video maravilhoso, parabens cara, conseguiu explicar com numeros e palavras sucintas a nossa frustração com essa industria ocidental de games que tá as poucos se auto destruindo.
O que falta é concorrência, se tiver uma várias outras opções melhores de filmes, séries, animações e jogos, essas empresas que hoje só se preocupam em lacrar e fazer jogo ruim, vão começar a sentir a perda de clientes, porque enquanto eles não entregam conteúdo, tem do outro lado quem entregue, precisamos ter mais estúdios independentes fazendo jogos de todos os tipos, para PC, Console, Celular, Cross Plataforma, Multiplayer, Campanha, Mundo Aberto, RPG, Ação, Aventura, Ficção Científica, Fantasia, Magia, Super Heróis, FPS, Moba e muitos outros gêneros de jogos, pois assim teremos concorrência, competitividade, teremos um crescimento no mundo do entretenimento e as empresas vão ter que se preocupa menos em lacrar e mais em fazer jogos de alta qualidade, em trazer antigos grandes títulos e novos grandes títulos.
A crise da sweet baby, adoro ver uma comunidade global se juntar para não aceitar qualquer merda que ofereçam.
Spiderman, gow ragnarok, jogos que aparentemente seria bem melhor devido os vazamentos mas que teve sua estrutura quase toda modificada pela sweet baby inc
Lies of P é a prova que não crise é geral, mas sim das grandes desenvolvedoras conhecidas que ficaram confortáveis em fazer jogos mais ou menos, como a EA, Actvison, Ubisoft, etc...
agora as desenvolvedoras que não ficam na zona de conforto e arriscam ainda fazem um bom trabalho como a Round 8, Fromsoftware, Bethesda, Santa Monica...
O maior problema está vindo do Sweet Baby Inc ou pior a cultura Woke..... Isso é fato.
é um pecado star wars nos jogos chegando nisso
Os caras estão lançando jogos que quer nos ensinar uma porcaria de lição de moral que a maioria está pouco se fodendo, sem falar nos altos preços que os jogos digitais estão sendo vendidos, 70 a 80 dólares em jogo digital e ridículo, nem mídia física que leva aumento de gasto na fabricação era tão problemático, a indústria do jogos so não reduziu por causa de microtransação e alto custo dito acima
Por isso vejo que agenda é apenas uma máscara/Ferramenta das empresas quererem cobrar preço de um galeto como todas bando de companhias hipócritas, e que chamados de iste e àquilo pra esconder quão podre elas são 😂
O problema não é ser os 3 AAA, todos sabem qual é o problema e se chama D.E.I. esse sim é o culpado.
Vídeo games em crise?
Stelar Blade, Black Mithy Wukong...
Crise só para quem lacra, seja nos games, no cinema e em qualquer lugar!
Parabéns mano, vc fala na cara o que muitos tem vontade de falar mas tem medo, seu canal é um dos melhores!👏👊👍
Ganhou o meu like só por ter voltado com o calango dançando no final do vídeo
Sem lacracao aqui
De the last of us com a lider dos vagalumes sendo uma mulher negra ou overwach com personagens gays e um pouco mais recente baldur's gate nós sempre tivemos inclusão e os jogos continuando a ser bom, mas como no proprio vídeo disse, esse era só um ponto do jogo, e ñ o ponto principal dele.
Ter algo divertido que ñ tenta alfinetar o próprio jogador, é tão difícil fazer um jogo assim?
é muito estranho.. como se o consumidor fosse alguem responsável pelos traumas do desenvolvedor.
Atualmente, os gamers teriam que chegar num novo patamar: NÃO QUERER DIVERSIDADE E PONTO. Para com essa merda de personagens HIV, de paleta ou CUIEEEE em tudo quanto é lugar, já deu! Já tiveram seus 15 minutos de fama e já encheu o saco!
@@JoaoPedro-df1xz cara, acho que é um pouco de orgulho, misturado com uma tentativa falha de empurrar o progressismo a todo custo. Então fazer um bom jogo, que não foca na ideologia é exatamente o ponto fraco deles.
Video bastante informativo, bom conteúdo e analise. Existe concorrência fortíssima entre os jogos de mobiles, consoles e PC. Se você jogar no Mobile, você deixa de lado o PC e Console. Esse jogos Free-play é bastante interessante. Uma tentação terrível não compra na lojinha vip para dar aquele boost no seu boneco ou senão aquela skin bonitinha bastante fofinho, e o jogo sempre lança coisinha nova e nerf as antigas pra você continuar comprando. Fazer um jogo pra lucra na venda de cópias é bastante desafiador.
man... joguei dota 2 por uns 8~10 anos. fiquei tipo 6 ou 7 anos sem comprar nada. Qd eu comecei a gastar, parece que foi tudo de uma vez - foi 2 arcana, season pass etc etc fiquei chocado comigo mesmo (troxa né... nem jogo mais essa merda kkk)
Apesar dos frascassos que tiveram em 2024, saíram muitos jogos excelentes nesse ano. Stellar blade, black myth wukong, FF7 Rebirth, Helldivers 2, Dragons dogma 2, astro bot, tekken 8, persona 3, mullet mad jack, Like a Dragon: Infinite Wealth e mais recentemente o remake de silent hill 2. As vezes o pessoal se deixa muito levar por esses jogos flopados, e ficam achando que a indústria esta numa decadência constante, mas no meio disso temos muito lançamentos incríveis, e muito bem acalmados por todo mundo que jogou. Nao se deixem enganar por essas atrocidades milionarias flopads, a indústria ainda tem muito a nos oferecer em questão de qualidade, diversão e imersão. Não deixem de criticarem esses jogos horríveis mas tmb não deixem de aproveitarem os excelentes jogos que lançam
Há uma industrial de sabotagem acontecendo, a velha tática de quebrar para comprar.
Essa personagem de Outlaws é intankavel,não dá nem para ver trechos do jogo.
Excelente vídeo, mudou minha percepção, eu estava realmente achando que era uma crise.
Tem outro problema tb q é o excesso de jogos sendo lançado sem crescer mt o mercado consumidor
11:54 no caso do Concord foi bem mais que a metade
quem acha que essa crise existe, provavelmente so consome jogos do ocidente ou de empresas triplo A, já faz uns 3 anos que parei de jogar jogos dessas grandes empresas e nem notei essa "crise" todo ano sempre fico na espera dos novos jogos que são produzidos no japa, coreia ou china e indies, e sempre são divertidos e entregam tudo quase tudo que eu quero.
A Nintendo nem sabe o que é essa suposta crise
Saber disso e deixa um pouco otimista e relação ao futuro dos Games
kkkk eu lembro como eram as coisas em 2018 , era coisa tipo o estúdio fazer besteira mas ele podia fazer o que queria pois a maioria dos consumidores continuavam dando dinheiro pra ele incessantemente , eu acompanhei toda a história/novela do cassino pra menores de idade da EA até ela perder o poder de usar o nome FIFA e demorou muito ,eles não ligavam pros problemas que o estudio causava , essa coisa do consumidor ligar pra alguma coisa foi vir lá pra 2021-2022.
mano em 2018 pessoal fazia pre compra do anthem , o pai dos "game as a service" que foi a moda que veio depois e tá durante até agora.
A única em crise é a Sony, sem jogos. A Nintendo e Xbox estão lançando jogos a todo momento.
Não concordo em nada foi dito nesse vídeo. Os jogadores não querem pagar dentro do jogo para comprar arminha e roupinha, queremos jogos com qualidade e completo. Vejam o sucesso do jogo do macaco.
Crise teve em 1983, crise de criatividade com falência de empresas.
Pois é ela primeira vez, jogos INDIES estão gerando tanta receita quanto títulos AAA e AA no Steam segundo relatório recente vginsights.
Acredito que os games estão melhores por causa da quantidade a nossa disposição, principalmente com remaster e remakes de jogos indo do ps1 ao ps4.
man seu video é perfeito.... sucesso.
Muito obrigado 😁
Da gosto assistir um vídeo de alguém inteligente. Muito bom. Parabéns.
Obrigado pelo elogio
Os jogos também estão muito caros, tenho uma lista de mais de 10 jogos que não comprei ainda por causa do preço absurdo.
A consultoria abalou a reputação de vários estúdios, e isso com o tempo terá sido benéfico... Como citado "não confio em um vegano trabalhando no açougue" - esperamos que o estúdio que esteja fazendo o game, no mínimo goste de jogar ou de jogos similares...
E tem outro ponto também, a massa diz que tem crise, pela bolha dos estúdios mainstream que cresceram acompanhando, não estão mais entregando o quê queriam/estavam acostumados... Daí generalizam o forte e crescente mercado.
Metaphor Refantazio tem uma trama que é o sonho molhado de muitos lacradores, pois trata-se de uma crítica pesada à intolerância, preconceito, racismo, diferenças sociais, privilégios, exploração, etc e etc... PORÉM, a solução para todos esses males é uma utopia que os protagonistas da história sabem que é inalcançável, mas tem a motivação e esperança de persegui-la mesmo assim.
Metaphor Refantazio tem um roteiro tão envolvente pq foi escrito por artistas, não ativistas.
Enquanto obras de arte como essa continuarem a ser produzidas, os jogadores continuarão muito bem servidos.
resumo dos estudios japoneses basicamente.
geralmente o problema de alguns estudios como Square e Konami são censura(diferente de lacração) de seus CEOS mas diferente de uma Ubisoft esses estudios tem desenvolvedores
PS:Konami soltou uma atualização que deixa a Maria mais Sexy.
Finalmente uma análise coerente sobre todos os pontos, a maioria não fala da "lactação".
eu falo muito de lactação kkk, mas tento ser coerente ainda. Tipo, hj não tem como fazer uma critica à cultura pop e excluir a cultura woke, a análise ficaria incompleta intencionalmente
Kkkkkk. Hoje vc está inspirado. Vídeo muito foda.
😊 está jogando alguma coisa atualmente?
viciadinho em roguelike ultimamente. Slay the spire - roguelike de carta por turno. Simplesmente 9,5/10
Palmas, palmas. 👏👏👏
Ótimo análise.
Análise seria é madura , muito bom!
Triplo F foi foda kkkkkk
Esse vídeo é fantástico... Além de assustador...
Massagista, o ramake do D2 tb demorava muito pra jogar online, felizmente a Blizzard arrumou isso tb.
Nossa.. esse reforge aí mano mediocre demais.. agora o de warcraft vence, quebraram a comunidade do bnet
A era dos exclusivos acabou. Antigamente os jogos custavam 2x menos pra serem produzidos, levavam 10x menos tempo pra serem entregues, e eram vendidos 3x mais baratos. Hoje em dia os jogos estão mais caros, e, se queres vender seu jogo a nivel global pra gerar algum tipo de lucro voce tem que pensar em lança-lo para outras plataformas, não se sustenta um modelo onde jogo x só lança no console x e as plataformas y e z ficam de fora, não vende o suficiente
Como homem e alguém que não gosta de perder tempo em vídeo e internet, muito menos em games, posso dizer:
ESSE AQUI FOI O MELHOR E MAIS BEM EXPLICADO VIDEO SOBRE O QUE ESTAMOS PASSANDO NO MUNDO DOS GAMES HOJE.
Digo que na indústria e comércio inteiro.
Em Resumo:
EU NAO VOU PARA O AÇOUGUE PARA SABER A OPINIÃO DO AÇOUGUEIRO SOBRE BANHEIROS TRANS, VOU PARA COMPRAR CARNE. OBS-JAMAIS IREI EM UM AÇOUGUEIRO VEGANO.
Excelente análise, como sempre ❤
Obrigado 😃
11:10 Tava curtindo tanto o vídeo, achei que não ia ter choro sobre isso.
A visão política do autor sempre vai aparecer de alguma forma e hoje essa opinião pode ser mais aberta sobre alguns assuntos, sem esconder as críticas sobre preconceito, escravidão e xenofobia atrás de raças e nações fictícias. Um exemplo atual é Metaphor Refantazio, se esse jogo fizesse todas as suas críticas políticas e sociais usando exemplos do mundo real ia ser um dos jogos mais acusados de "lacração" da história dos jogos.
Chora mais
@@massagemsubliminar3527 Decepção...
Olha, você tem que ser muito dodoi da cabeça. Ou muito extremista, os jogos estão uma merda por conta de gente como você. Mostra que não tem conhecimento nenhum de jogos. Principalmente da Atlus, Persona 3/4/5 representa bastante o mundo real. E o Metaphor Refantazio por se um jogo medieval segue na mesma lógica!
@@massagemsubliminar3527 Ganhou +1 Inscrito.
a questão nem é essa , a questão é colocar mensagem politica dentro do produto e ainda cobrar os rins do cara no preço , se o cara já tá pagando caro o produto tem que vir limpo , ué.
Um exemplo é o Devil My Cray, tem uma versão mobile, que foi lançado agora.
Agora pode jogar gratuitamente, as skins e armas são pagas!
Já até comprei uma skin. Eu sou um fã, culpa assumida rsrs.
kkkkk é exatamente isso , o problema é só a Ubisoft , Acti Blizzard e EA , Square Enix o pessoal esquece que as outras publishers existem kkkkk realmente complicado , e outra que esquecem das publishers orientais tipo a Big N.
isso me lembrou the sims, parece q até desistiram do 5 pq o 4 da muito lucro
e o pessoal q joga admite abertamente q só joga pq essa é única franquia desse gênero, n existe outro game do tipo é bizarro
edit: se existir outro game como TS me falem pq eu nunca vi ou encontrei, mas pode ser erro meu
apareceu um coreano agora que tá roubando muito espaço de the sims. Eu joguei o 3 muito tempo e tenho lá minhas horas do 4. Mas fazer ele free to play foi a melhor estrategia da EA, agora pessoal paga 120 conto por um bundle de coleção
@@massagemsubliminar3527 interessante, sabia do paralives, mas n saiu até hj
Oq o the sims n da de dinheiro pra EA n ta escrito msm kkkkk
6:57 só não sei onde fica a graça em comprar uma empresa que está indo direto pro fundo do poço, sem nenhuma expectativa de mudar as políticas internas que estão lhe causando tantos fracassos
Vc é daqueles que compra na alta e vende na baixa né
É uma crise criativa, não financeira
Temos que definir Crise no Mundo dos Videogames antes de afirmar isso. Não vejo ninguém dizendo que não quer gastar ou que quer parar com os video games. Eu vejo a galera apenas reclamando do óbvio que é uma crise na criatividade e na inovação. Mesmo que todos discordem é fácil perceber se você não for burro. Todos os jogos são cinematográficos, lindos, mas todos querem parecer com GTA sem fazer a metade ou querem se parecer com o sucesso do momento, não raramente são chatos e demoram mais do que deveria para terminar. Sem contar os jogos bugados que estão mais frequentes.
Enfim... esse ano foi o ano que eu só joguei Super Nintendo e foi o ano que eu mais me diverti com videogames nessa década.
Antigamente era preciso além de arcar o custo de um PC,era preciso arcar com o valor de um jogo bom de FPS por exemplo . Hoje o cara entra na Steam e o CS tá lá bombando de graça. Ou seja se quiserem vender um FPS hoje,ele terá que ser no mínimo igual ,senão não compensa.
Uma verdadeira colonoscopia no assunto.
A Warner Bros querendo sair do mercado de jogos após o prejuizo do suicide squad é uma prova de que eles não tem mais a habilidade de fazer jogos bons como os jogos do batman ou os jogos de middle earth
O pior de tudo e que estão pegando varias franquias lendarias antigas e matando elas com Diversidade e Lacração
Claro que uma Ubisoft da vida vai dizer que existe uma crise geral no mundo dos games para tentar justificar seus fracassos, o que essa gente definitivamente não sabe fazer é uma auto-crítica...
Tipo a alegada saturação nos filmes de super-herói... veio Dead Pool & Wolverine e esfregou a verdade em suas faces.
Irmão, você falou muito de receita. Só esqueceu um ponto: custos.
A margem de diversas de grandes empresas, especialmente daqueles que não estão no mercado de live service com algum grande sucesso, estão com suas margens pressionadas. Não dá para ignorar isso. Custos. E não só custo de desenvolvimento, há restrição PESADA de crédito para o desenvolvimento de jogos, está caro tomar dinheiro. Especialmente após a quebra do SVB. Diversas empresas de tecnologia sofrem com isso atualmente, exceto aquelas que estão no mundo de desenvolvimento de IA.
Finalmente alguém lúcido! belo vídeo!
Essa história de "crise" e "saturação" é a mesma utilizada pra justificar o fracasso de filmes e séries infestados de lacração.
Caraca, o Prata, de quem você pegou a imagem de "Lactação", é um velho amigo meu, kkkk.
rapaz... eu sou membro prata master la do prata gamers kkkk
pô vejo todos os 3 videos diarios dele
@@massagemsubliminar3527 pô, sou amigo dele há mais de 20 anos. Nos conhecemos em locadora, jogando Yu-Gi-Oh Forbidden Memories. Passamos anos jogando Magic, estávamos há um tempo sem nos ver, muito por conta de trabalho. Curiosamente voltamos a nos falar semana passada e descobri que ele estava com um canal até famosinho, muito legal.
O meu canal mesmo ainda está no começo: 780 inscritos ainda. Um dia nós o alcançamos, hahaha.
cara.. o tanto que joguei magic tambem... devo ter uns 2 fuscas de cartas aqui kkk
O prata tá fazendo sucesso pq é puro entretenimento. Lembra muito os parça lá do bairro da infancia. Quando nois encontrava pra zerar resident 1 tudo junto no master system ou sega saturn.. nao lembro o console mais. Bons tempos
TMJ mano abraço e boa sorte pra nois
Eu já sabia que não existe crise no mundo dos games, um exemplo é a Nintendo que está num grande sucesso com o Nintendo Switch, quem fala que existe a crise no mundo dos games é porque está numa bolha que não enxerga o todo, há, excelente vídeo, ganhou um inscrito
mesmo se existisse uma crise,Nintendo geralmente se sai bem nisso
e eu falo exatamente a mesma coisa a 6 meses , mas o pessoal nao entende kkkkk eles são muitos cegos
mmas mesmo se tivesse uma crise de verdade a Nintendo escaparia
crise ñ, é só dar uma olhada em palword, wookong, stelar blade... jogos q fizeram sucesso e eu te pergunto, oq eles tem (ou exatamente oq ñ tem...) em comum para darem certo?
Até quando a indústria lança continuações de grandes jogos do passado é uma merda, God Of War Ragnarok, The Last part 2…
Os caras tinham histórias fodas e simplesmente destroem elas
O último grande lançamento que valeu a pena meu dinheiro foi Black Myth e o Silent Hill que ainda vou comprar
Mas comprar um console de última geração pra jogar 2 jogos no ano é foda
Spiderman 2 tbm. Se prepara para o ghost of yotei vai ser lixinho.
@@batatinhalenda3464 Pior que o Ghost Of Tsushima era meu jogo favorito do Play 4
Tenho medo de ver o que esses puto vão fzr com um jogo que eu amava
cara eu prefiro o PC ou o Xbox porque dá pra jogar os jogos da geração de PS1 e PS3 tipo a saga dead space e a saga silent hill , parasyte eve , alone in the dark.... detestei o ps4 por ele até hoje não ter pegado os jogos da geração do ps3 , aí chega na geração do PS5 que finalmente ele pega os jogos da geração anterior.... e não lança jogo novo da Sony kkkk , sei lá bicho eu desencanei , pra que ter videogame de ultima geração? pra quë tanto poder gráfico? eu consigo me divertir com jogos da época do ps1 e ps2 cara , eu me divertia jogando super smash bros brawl , continuo me divertindo com jogos assim até hoje , mas não sendo saudosista , entendendo que cada jogo vem de uma época e vai trazer características de tal época.
@@Suga_arg Assim eu tenho PS5 e series S, curto triple A com uma boa qualidade gráfica, infelizmente a M$ não lança jogo bom (o último que lembro foi quantum break), bem ou mal a Sony lança alguma coisa ainda
PC eu não suporto, muita dor de cabeça e eu gosto de praticidade, fora os jogos que saem mal otimizados pro PC
Xbox pra mim como videogame perdeu seu propósito, mas como tenho uma biblioteca dsd o 360 eu ligo pra jogar uma coisa ou outra
Minha mulher tbm gosta de jogar Ori, e esses jogo bobinho no msm estilo então ela usa tbm
teve Methapor Refantizo e FFVIIR-2 dois jogos que foram muito adorados tanto por critica quanto por publico.
Perfeita sua análise! Se eu vou no McDonald's eu quero um sanduíche e não a opinião ou bandeira do dono.
Sera industria dos games estão substituir os desenvolvedores por I.A e usando CRISE dos JOGOS como uma desculpa?
Cara, pelos roteiros e jogos que tão saindo, não ficaria surpreso se eles já estiverem usando i.a. sem falar nada
Falou verdades. Se dizem crise pq a maioria dos jogadores nas redes sociais só ve jogos AAA, com uma midia extrema popular, mas se vc olhar um pouco além disso, verá a qualidade atual de jogos indies, que tem crescido absurdamente, e neles vc não tem a condição de "tema popular", em que precisa agradar todo mundo, não se perder em ideologias, não se prende somente em graficos, e tenta aumentar seu valor na jogabilidade. Vc ve muitos estudios e publicadoras indies, como a devolver digital, com atualizacoes constantes em seus jogos, corrigindo bugs, imperfeiçoes, colocando dlcs, a team 7, aprimorando tb. é obvio que não são melhores que os AAA, em comparativo, mas eles são uma excelente saída para o preço dos jogos e suas ideologias forçadas, ou suas jogabilidades repetitivas.
Penso tbm que pode haver MUITA lavagem de direito nisso tudo... Ou é somente eu quem pensa isso?
Quem Lacra, não Lucra
consumidor gamer esquecendo que games são obras de arte como qualquer outra obra de arte que tem ou não a intenção de enviar uma mensagem.
De qualquer forma foi um ótimo video, só 1 ponto a acrescentar, não tem problema o jogo ter "lacração" se ele é bom, vide TLOU, Life is Strange, novos GOW's, Baldurs gate 3 e etc
valeu aí, entendedor de artes
trabalho foda mano !
Divulga um PIX pra quem quiser ajudar o canal
man... eu preciso aprender em relação a declaração e outras coisas disso aí, só por isso que ainda nao deixei... ja viu como que é IR dessa merda desse páis né
Não sei de onde você tirou que "Antigamente, quando lançou Diablo 3, o povo jogava jogo zuado por que não tinha opção.". Nem na época do PS1 era assim, você só não ficava sabendo dos jogos ruins justamente por que ninguém jogava eles.
E também não sei o que você está falando de que demorou 3 meses pra deixarem o jogo jogável. O Error 37, que foi o bug que virou meme, durou só umas 12 horas do launch day e ele ocorria por que tinha muita gente tentando logar ao mesmo tempo. Quando arrumaram, o jogo rodava liso e nem era ruim como ficou com fama. Só não era tão bom quanto Diablo 2 que é até hoje O ARPG. É a mesma coisa que falar que picanha é uma bosta por que não é tão bom quanto wagyu.
O que azedou demais a opinião da comunidade mesmo foi a Real Money Auction House. A RMAH era vista como um grande passo na direção de Pay2Win, então uma parcela muito grande dos players queria ver ela fora do jogo, e aí qualquer vírgula fora do lugar era o fim do mundo. A Blizz tomou o maior sacode da vida dela de tanto hate que recebeu, quantidade de pedidos de refund absurdo e até processo, player nenhum ficou mansinho engolindo o choro não. Tanto que mudaram um monte de coisas no jogo pra ele focar menos em farmar gold e mais em farmar itens, focar menos na RMAH, até eventualmente removerem ela e por fim saiu a expansão que mudou pra melhor um monte de coisas.
Já faz muito tempo que jogador não tolera jogo ruim, só que lá atrás, estúdio AAA lançar bomba não era comum. E mesmo quando lançavam "bombas" não eram lixos injogáveis como Concord ou SW: Outlaws, eles só não atingiam as grandes expectativas que tínhamos. Agora parece que estúdio AAA lançar jogo ruim é o normal, é um atrás do outro, um mais cansado que o outro. Perderam a linha. Hoje a gente não espera nada e ainda se decepciona.
o problema , que eles gastam muito é histórias, colocando centenas de Cutscene em 4k pagando milhares de dólares por isso. focam mais em focar no sexo do personagem, que na historia, só se importam com isso, e esquecem da gameplay, de deixar o jogador confortavel ao jogar o game. nós não ligamos se o jogo roda em 4k, preferimos que o jogo rode bem, e tenha uma jogabilidade agradavem e a gameplay o menos repetitiva e cansativa possivel! hoje vemos isso em poucos jogos! a maioria só querem gastar muito e entregar pouco, a maior parte dos jogos hoje , você mais assiste do que joga! se fosse pra assistir um filme, EU IRIA VER UM FILME! E NÃO COMPRAR UM JOGO POR MAIS DE 300,00 REAIS PRA ISSO! FORA QUE A GRANDE MAIORIA SÃO APENAS COPIAS DE COPIAS DAS COPIAS DE OUTROS JOGOS! AT´E MESMO COPIAS DE OUTROS JOGOS DA MESMA FRANQUIA, SEM ENTREGAR NADA REALMENTE NOVO, APENAS MAIS CAROS QUE OS ANTERIORES!
Ótimo vídeo! Mas eu fiquei com uma dúvida, não sei se vc conseguiu esse dado, mas vc sabe se a porcentagem da receita dos jogos em geral vem mais dos jogos como serviço (exemplo Fortnite)? Pq já vi q em todas as plataformas no top 5 mais jogados tem pelo menos 3 jogos como serviço, e tbm já vi muitos relatos de q quem joga esse tipo de jogo acabar gastando muito dinheiro com skins e tals. Pergunto isso pq talvez a "crise" esteja mais nos jogos focados em história, q estão cada vez mais caros e precisando vender números estratosféricos pra valerem a pena para as empresas. Pra mim isso tem uma certa lógica quando olhamos pra Sony, q tá lançando cada vez menos jogos single players pra focar em jogo como serviço.
cara... essa resposta é muito muito longa - p.ex. os jogos focados em historia por exemplo tem uma dinamica de narrativa e gameplay pra serem streamados, então é uma jogada mercadologica tambem (acaba criando muito conteudo).
Mas respondendo só sobre os jogos de serviço
Olha o que eu vi nas estatisticas que pode responder a sua eprgunta - parece que 80-90% da arrecadação online vem de jogos de serviço (e f2p). Desses 85% nós temos outros 85% que é gasto apenas por 20% dos jogadores.
O que eu posso dizer é que 20% dos jogadores de serviço contribuiem pra quase metade da arrecadação de video games em geral.
Voce ainda tem 52% dos jogadores que só jogam offline, mas os de console e PC representam menos de 30% da arrecadação hoje.
Então é seguro dizer que pelo menos metade da industria gira em torno de jogos de serviço (os lucros) e +- 1/3 de tudo que é gasto no mercado vem de 1/5 dos jogadores de serviço.
Parece que o que acontece é que uma pequena parcela dos jogadores de serviço equivale a quase todo um ecossistema offline
@massagemsubliminar3527 entendi. Pessoalmente isso me dá um desânimo já q prefiro jogos offline focados em narrativa e tem uma grande chance da indústria começar a focar cada vez mais em jogos como serviço e f2p. Mas é a vida hahahaha Vídeo muito massa, eu pelo menos curto muito vídeos com pesquisa e informações
é fase, mano... tipo, vao surgir novas empresas. Se voce quiser experimentar um puta de um jogo tipo 9/10, ve Another Crabs Treasure. Custa 80 pila na steam (menos até), souls like cartoon singleplayer.
Conforme as empresas antigas vao sucubindo, outras tomam o lugar
@@massagemsubliminar3527 Vou jogar esse quando possível! Vlw
5:45 se tú tá achando bizarro, imagine eu, acho que a China resolveu dar aulas de manipulação de dados de receitas por essas bandas 😐
o mundo dos games é um mercado avido de dinheiro. Nao a toa que tecent, microsoft, sony, e companhia, fazem suas aquisições de tempos em tempos, e quase sempre, sao estudios que tem algum escandalo ou alguma crise interna, como activision-blizzard, bungie, bethesda. É aquele ditado: Venda aos sons dos violinos, compre aos sons dos canhoes.