Em 2018, quando adquiri minha Kona Rove DL, na configuração de fábrica, vem com kit Sora R3000, pedivela 50/34 (compacto), cassete 11/34. Com o tempo, substituí cassete para 11/36 (ZTTO) , chegando na configuração final com cassette Sunrace CSM990 11/40. Sem dizer que é obrigatório ajustar parafuso de tensionamento B do câmbio traseiro. Outra coisa que realizei foi substituir às roldanas originais (cheguei a utilizar do modelo Deore XT M-772 que possuem rolamento cerâmico), ficou bem melhor na passagem da corrente. Essa configuração me ajudou bastante nos eventos de longa distância em São Paulo (Audax SP, ABC e Randonneurs Mogi), deu para encarar alguns topos (eventos mistos ou somente pavimentado) sem empurrar a bike na ladeira por exemplo. No final de 2022, consegui o tão sonhado upgrade, substituindo kit Sora pelo GRX, um mix com STI Tiagra 4700, câmbio traseiro GRX RX-400, dianteiro RX-810, pedivela RX-810 48/31 e cassette Sunrace MX3 11/40.
Que legal seu relato!! É muito legal termos a chance de ajustar a bike de acordo com nossas percepções. Legal demais sua evolução de equipamento. A bike atualmente ficou legal hein!!! Um abs. Gravelemos!!
Eu saí do 50-34 k7 11/36, para 46-30 k7 11/40. Troquei a gancheira por recomendação do fabricante e tem funcionado bem. Ficou bem melhor pra subir e também no plano, a coroa de 46 faz mais sentido pra mim 🚵♂️💨
Boa Miqueias. De modo geral penso que 46x30 seja o melhor pedivela pra Gravel :-) Quanto ao cassete, o 11x40 vai gerar marchas bem suaves, bom demais!! E no final oq vale é cada um se sentir bem na própria bike.. Gravelemos!!
Em minha experiência com Grave há três anos, a melhor configuração (claro, dentro da minha proposta que é um gravel funcional e de custo moderado), foi 18 marchas: coras 24/38 e cassete 11-36 e coroas 26/40 com cassete 11/36. Nesses dois casos, tem marcha tanto pra subir e boa média nas baixadas. Considerando o relevo de BH e região, não abro mão das marchas leves. Já pedivela 30/46, mas percebi que aproveitava pouco o cassete. Reduzir o pedivela foi uma ótima opção para mim.
É isso ai amigo!! A gente vai encontrando o melhor setup, seja pelo contexto de percurso, contexto físico.... enfim, o principal é curtir a vibe!! Um abs. Gravelemos.
Dependendo do peso da pessoa, coroa única fica igual cobertor curto. Principalmente se o cara não é gordo mas forte. Um cara de 110 kg forte, manda bala com coroa grande no plano, mas se ferra na subida. MEu caso. Por isso uso 2x10 com 30-46.
É bem por ai. Precisamos estudar o que pretendemos com a bike, o terreno, nosso preparo.... Eu uso 2 coroas desde sempre e me adaptei muito bem a minha realidade. Um abs. Gravelemos!!
Ao meu ver poderiam fazer ainda relações com 3 coroas, tipo: 52/36/26 e atrás sim com um conjunto que a pessoa possa colocar um 11/50 ou menos de 11 e finalizar no 50. Quando volto do trabalho eu pego uma subida absurda, não sei se é quanto essa aí mas é bem chata e pego muito trânsito, subidas, descidas a basicamente todo momento. Não posso trocar a coroa e perder minha final, assim como preciso e uma melhor saída e facilidade nas subidas. Uso uma catraca livre que na maior parte do tempo atende bem, até chegar em subidas, daí é empurrar mesmo. Eu ainda estou na dúvida se mexo na minha mtb antiga com conjunto Caloi 10 e vou aprimorando ou junto dinheiro e gasto uns 1500,00 +- numa mtb mesmo. Eu gosto da minha ratoeira, ela me faz chegar rápido e voltar rápido para qualquer lugar mesmo sendo um conjunto muito simples, mas dor de cabeça sempre dá.
Opa. Desculpe pela demora. Essa questão de relação de marchas é algo muito complexo e muito pessoal, concorda? Acaba que vamos ajustando nossa pedalada a nossa realidade (topografia, bike, força…). No final o que vale é curtir. Um abss
Estou montando uma gravel de entrada com grupo sensah SRX PRO 11V Coroa única. Estou pensando em colocar Coroa 40 com cassete 11,46 ou 11,50 tudo da china!😁 O quadro é Absolute all road.
ótimo vídeo Amigo! Tbm acho que é ver o que vc quer mesmo! Se puder testar variadas opções é melhor ainda, pra chegar numa boa opção, mas com o preço das coisas hoje em dia é um pouco difícil! O negócio é gravelar por todo youtube pra ver o que a galera está usando! Vídeos com os seus e de outros amigos aqui da plataforma deixam um caminho a seguir e com muita escolha! Eu uso uma relação sora com um câmbio traseiro deore de 9 velocidades, mas está um pouco pesada pros pedais que faço aqui! Relação muito boa, com um final forte, mas pra subidas brutas pesa um pouco, então estou mudando a relação seguindo orientações de alguns amigos daqui! Testar e ver como vai ficar!
Opa. Que bom que o video serviu para você. Hoje em dia existem 1001 artifícios para quem deseja mexer na relação. Espero que encontre o setup ideal para seu objetivo. Um abs e bons pedais por ai. Gravelemos!!
O problema é que a galera quer usar gravel em terreno de MTB. Lógico que se você pegar um estradão com uma subida de mais de 25° vai ter perrengue, mas acho difícil para o tipo de trajeto próprio de gravel alguem ter que usar mais que um grupo GRX com coroas 46x30 ou 48x31 com 11x40 atrás. Lógico que é no asfalto, mas a gente sobe de speed serra brava com 34 na frente com 30 ou no máximo 32 atrás, e vai bem.
Olá William... De fato um cassete de 40D vai entregar marchas bem legais para subidas muito inclinadas!! E você lembrou bem: muitos de nós usamos (ou usávamos) marchas muito 'piores' com Speed e no final das contas, dava tudo certo, embora a pedalada na terra é bem diferente do asfalto. Mas vamo que vamo!! Um abs, Gravelemos!!
Ótimo vídeo Gabriel! Minha Gravel de entrada vem com 11/36 de entrada mas vou trocar o pedevela para 38/24 para conseguir ganhar marcha ..mas logo quero partir para um conjunto 1/12 cassete 51 provavelmente
Opa. Valeu !! O legal desses grupos de 12v é que possuem cassete com 10 dentes na menor. Isso da uma velocidade final muito boa. Ainda ando com 2 coroas. Tendo oportunidade gostaria de testar na prática essas novidades do mercado. Um abs.
Aopa ótimo vídeo como sempre! É o meu caso a versa comp vem com o grupo Sora, coroas enormes na frente se nao me engano 52x38 e 11x36 atrás! Bom rodo so na Pampulha acompanho no pelotão com pneu de terra e tudo mais, porem para a Gravel acho bem pesado, mais entro no seu conceito ja acostumei com esse grupo muito preciso e forte com final infinito kkkk nos morros vai da perna de cada um mais não é levinho não se engane. Talvez no fim do ano façoum upgrade para um Sensah Grx que ta top para gravel e vem mais em conta que shimano, grande abraço e bora girar o pedal!
Opa!! Valeu Ivan. Esse grupo Sora com pedivela 50x34 (seria o original mesmo) é meio pesado pro cascalho. Sem dúvida. Algumas marcas vendem com pedivela 46x30, alivia um pouco, mas não é 100% compatível e com isso não ficam 100% regulados. O ideal, dentro das possibilidades, é partir pra upgrades como você está planejando. No mais é curtir da forma que está e ir fortalecendo as canelas 😁 Um abs. Gravelemos !!
@@Austriel72 Show!! Os grupos de 9V tem esse benefício. Conversam bem entre eles (Road com MTB) embora não seja o “recomendado” pela Shimano. O importante é que deu certo. Abs.
Verdade... muito pesada!! A minha primemira era 11x28 com pedivela 36x46. Era sofrido demais rsrs E aproveito: tem muita coisa nova lá no insta @gabigravel - depois confere lá. Valeu!!
O que acha de um conjunto com uma 34 na frente e 11x50 atras (11 velocidades)? Estou pensando em montar uma bike em quadro de gravel, mas o uso seria urbano, porem na cidade sempre tem uma ou outra subida que pode ser difícil. Vou usar guidão flat comum tambem. Mais um inscrito, vlw.
Opa. Tudo joia? Em termos de subidas estará bem atendido. Já no plano poderá faltar final. Mas usando somente na cidade, sem a necessidade de grandes velocidades certamente ficará muito legal. Um abs e boas pedaladas.
Boa noite, estou montando uma gravel e comprej o grupo Sensah de 12 velocidades com 11/34 atrás mas estou com muita dificuldade de achar as coroas pra frente de 46/30 saberia me indicar algum modelo ou onde comprar?
Opa. Tudo bem? Realmente esta medida é muito difícil. Infelizmente. Existe um pedivela Shimano Altus que tem. Ou o FSA Omega, o que eu uso. Um pedivela mais simples mas que entrega o 46x30. Uma opção mais top e mais cara é o pedivela Shimano GRX, este você terá o 46x30 também. Necessário verificar o BCD das coroas para tentar alguma que sirva no seu pedivela atual.
Olá. Desculpe pela demora. Gancheira é uma adaptação e pode não ficar 100%. O uso dela vai depender do seu quadro. Pesquise alguma que seja compatível para minimizar problemas. Um abs. Gravelemos !!
Troquei de 50-34 e 11-36 para 46-30 11-40, nao regulou nem a pau na minha sense versa, vou ter que voltar a configuração antiga (troquei câmbio sora para alívio)
@@rafaelpellegrini4030 cara ou regula nas marchas acima ou embaixo, a marcha mais pesada descia duas de uma vez , daí preferi deixar o câmbio sora e 11-36 e pedivela grx. Comprei o grupo Grx pra trocar logo tudo.
@@Rodolfopaladino então eu tô na pesquisa qro pega o pé de vela Grx 46x30 e vou ver como que fica aí qualquer coisa vejo cambio o foda q e 9v mais acho que 30x36 fica bom o,83
@@rafaelpellegrini4030 cara eu acho que 46-30 e 11-36 é suficiente, mais q isso é treino. Mas o 11-40 grx já dá uma aliviada em viagens ou pedais muito longos, mas em treinos e provas acho difícil alguém usar a última
Falta no mercado uma gravel 3 coroas, rodas 27,5 de mtb com k7 11×46, suspensão de gravel da proshock e canote flexível da suntour. Essa sim seria a gravel brazuca de meu deus ( muita opcão de marcha, pneu mais macio e largo, suspa pra enfrentar o "gravel realidade brasil". Se a fábria de itauna criar vai vender muito. A soul veio com uma de 18.000 a mais barata e aí não dá.
Opa, obrigado pela msg!! Muita gente comenta sobre 3 coroas. Teríamos uma quantidade razoável de adeptos. Quanto às rodas, suspensão e tudo mais, creio que seria bem diversificado. Por fim acredito que na medida que os praticantes forem aumentando, teremos cada vez mais opções no mercado. E já melhorou muito se a gente comparar com cenário antes da pandemia. Torço muito para termos Gravel´s com menor custo. Vamos em frente, Gravelemos!! E abs.
Com que frequencia tu viu isso de cambio shimano estourando com um misero cog 40? O meu sobe o 36 tão fácil que se deixar ele entra na roda, no youtube só vejo bicho adaptando logo com cog de 50
Eu procuro sempre usar o recomendado. Assim não tem erro. Muitos câmbios são fabricados para puxar até 34 ou 36D. O pessoal coloca 40... logo, vai forçar e dar problema a médio ou longo prazo. Um abs. Gravelemos!!
Otimo video amigo Atualmente tenho uma caloi comp pedivela 22-36 cassete 11-36, acho muito leve quase não usoas marchas, sinto que falta marcha pesada pra correr. Estou querendo montar/ comprar uma gravel qual relação indica?
Boa tarde, estou pensando em montar uma gravel com o quadro show, a minha dúvida é qual conjunto usar para um cacete 11x40, qual câmbio usar e que coroa dupla comprar não sei se deu para entender.
Olá Marcio. Falando em Shimano, oficialmente, a única opção seria o grupo GRX 812 (de 1 coroa) pra cassete 42D. Extra oficialmente (adaptando) e não seguindo o recomendado, o próprio GRX 400, 600 ou 800 você conseguirá colocar. Mas irá forçar seu câmbio traseiro e STI podendo ocorrer problemas a médio/longo prazo. O mesmo ocorrerá com os grupos mais simples, de entrada, como o Sora que é de Road, mas muito usado no Gravel. Pedivela uso o 46x30 e acho excelente. Agora, existem os grupos menos badalados que muita gente usa, como Microshift, Ltwoo, entre outros. E por fim o SRAM e Campagnolo que terão uma gama interessante de opções mas com custo mais elevado em relação ao Shimano GRX.
Verdade. Outro dia um rapaz me questionou sobre isso, como poderia fazer para ter na Gravel o mesmo que ele teria com 3 coroas. De fato, aquela amplitude das 3 coroas não é possível. Mas digo que 2 coroas (ou 1), podem surpreender... inclusive é um tema muito recorrente, mesmo após tantos anos, no mundo da bike, não acha? E agora tem sido algo também recorrente no Gravel.... Um abs, Gravelemos!!
“Falem bem ou falem mal, mas falem de mim” 😁 Uma nova modalidade. Esse raciocínio lembra aquele que diz que o triatleta é versátil e não pedala, corre e nada bem… mas são opiniões. No final o que importa é pedalar é curtir. Grande abs. Gravelemos !!
@@gabigravel Reafirmo o que escrevi, esse tipo de bike não consegue entregar alto desempenho nas duas modalidades. Digo isso com conhecimento e experiência, tenho MTB e nos finais de semana não largo a minha speed.
@@f.simoes5850eu penso que, quem quer alto desempenho não pode ter outra profissão além do ciclismo (qualquer modalidade). Só o fato da pessoa trabalhar na semana, com alguns pedais à noite e tempo livre para pedalar aos finais de semana, já faz dela um "pato", seja no MTB ou Road. De nada adianta ter a top das MTB ou "Speed" e ter outra profissão, não se dedicar somente ao ciclismo (Pato!). E só pra lembrar, nenhum dono de gravel foi enganado achando que teria "alto desempenho" na estrada e no CASCALHO (e não na montanha). E esse seu comentário já está bem saturado, deixou de ser algo novo e original há muito tempo, e ainda assim, só cresce o número de graveleiros (urbanos, estrada, cicloturismo, etc). Será que nós graveleiros fomos todos enganados? Se você não falasse pensaríamos que teríamos "alto desempenho" (como se esse fosse o objetivo)? 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@@f.simoes5850 Esse é o rolê!! Nenhum de nós tem o objetivo e a vontade de fazer trilhas de MTB ou rodar no asfalto na velocidade das Roads. th-cam.com/video/irBl97SLrIQ/w-d-xo.html
@@RenatoFreerider A analogia do Pato pode estar velha, mas continua válida. Quando digo alto desempenho, não me refiro a profissionais, mas usuários como eu, que mesmo sendo armadores querem um equipamento mais específico e eficiente. Gosto é uma coisa, lógica é outra. Talvez para quem não tenha necessidade de ter as duas, MTB e Road essa Gravel patolina faça sentido...
Em 2018, quando adquiri minha Kona Rove DL, na configuração de fábrica, vem com kit Sora R3000, pedivela 50/34 (compacto), cassete 11/34. Com o tempo, substituí cassete para 11/36 (ZTTO) , chegando na configuração final com cassette Sunrace CSM990 11/40. Sem dizer que é obrigatório ajustar parafuso de tensionamento B do câmbio traseiro. Outra coisa que realizei foi substituir às roldanas originais (cheguei a utilizar do modelo Deore XT M-772 que possuem rolamento cerâmico), ficou bem melhor na passagem da corrente.
Essa configuração me ajudou bastante nos eventos de longa distância em São Paulo (Audax SP, ABC e Randonneurs Mogi), deu para encarar alguns topos (eventos mistos ou somente pavimentado) sem empurrar a bike na ladeira por exemplo.
No final de 2022, consegui o tão sonhado upgrade, substituindo kit Sora pelo GRX, um mix com STI Tiagra 4700, câmbio traseiro GRX RX-400, dianteiro RX-810, pedivela RX-810 48/31 e cassette Sunrace MX3 11/40.
Que legal seu relato!! É muito legal termos a chance de ajustar a bike de acordo com nossas percepções. Legal demais sua evolução de equipamento. A bike atualmente ficou legal hein!!! Um abs. Gravelemos!!
Eu saí do 50-34 k7 11/36, para 46-30 k7 11/40. Troquei a gancheira por recomendação do fabricante e tem funcionado bem. Ficou bem melhor pra subir e também no plano, a coroa de 46 faz mais sentido pra mim 🚵♂️💨
Boa Miqueias. De modo geral penso que 46x30 seja o melhor pedivela pra Gravel :-) Quanto ao cassete, o 11x40 vai gerar marchas bem suaves, bom demais!! E no final oq vale é cada um se sentir bem na própria bike.. Gravelemos!!
Em minha experiência com Grave há três anos, a melhor configuração (claro, dentro da minha proposta que é um gravel funcional e de custo moderado), foi 18 marchas: coras 24/38 e cassete 11-36 e coroas 26/40 com cassete 11/36. Nesses dois casos, tem marcha tanto pra subir e boa média nas baixadas. Considerando o relevo de BH e região, não abro mão das marchas leves. Já pedivela 30/46, mas percebi que aproveitava pouco o cassete. Reduzir o pedivela foi uma ótima opção para mim.
É isso ai amigo!! A gente vai encontrando o melhor setup, seja pelo contexto de percurso, contexto físico.... enfim, o principal é curtir a vibe!! Um abs. Gravelemos.
Dependendo do peso da pessoa, coroa única fica igual cobertor curto. Principalmente se o cara não é gordo mas forte. Um cara de 110 kg forte, manda bala com coroa grande no plano, mas se ferra na subida. MEu caso. Por isso uso 2x10 com 30-46.
É bem por ai. Precisamos estudar o que pretendemos com a bike, o terreno, nosso preparo.... Eu uso 2 coroas desde sempre e me adaptei muito bem a minha realidade. Um abs. Gravelemos!!
Eu tô usando essa coroa unica de 44 por 11x51 de 11 velocidade, gostei bastante .
Legal demais!! De fato é uma excelente opção !!
Ta usando grupo de MTB, Road ou de gravel? Que pedivela é esse de 44 vc encontrou? De mtb o maximo que achei foi 42.
Ao meu ver poderiam fazer ainda relações com 3 coroas, tipo: 52/36/26 e atrás sim com um conjunto que a pessoa possa colocar um 11/50 ou menos de 11 e finalizar no 50. Quando volto do trabalho eu pego uma subida absurda, não sei se é quanto essa aí mas é bem chata e pego muito trânsito, subidas, descidas a basicamente todo momento. Não posso trocar a coroa e perder minha final, assim como preciso e uma melhor saída e facilidade nas subidas. Uso uma catraca livre que na maior parte do tempo atende bem, até chegar em subidas, daí é empurrar mesmo.
Eu ainda estou na dúvida se mexo na minha mtb antiga com conjunto Caloi 10 e vou aprimorando ou junto dinheiro e gasto uns 1500,00 +- numa mtb mesmo.
Eu gosto da minha ratoeira, ela me faz chegar rápido e voltar rápido para qualquer lugar mesmo sendo um conjunto muito simples, mas dor de cabeça sempre dá.
Opa. Desculpe pela demora. Essa questão de relação de marchas é algo muito complexo e muito pessoal, concorda? Acaba que vamos ajustando nossa pedalada a nossa realidade (topografia, bike, força…). No final o que vale é curtir. Um abss
Estou montando uma gravel de entrada com grupo sensah SRX PRO 11V Coroa única. Estou pensando em colocar Coroa 40 com cassete 11,46 ou 11,50 tudo da china!😁 O quadro é Absolute all road.
Show!! Depois conta pra gente o que fez, qual cassete resolveu utilizar. Funcionando bem, um 40 x 50 deve ficar muito bom!!
ótimo vídeo Amigo! Tbm acho que é ver o que vc quer mesmo! Se puder testar variadas opções é melhor ainda, pra chegar numa boa opção, mas com o preço das coisas hoje em dia é um pouco difícil! O negócio é gravelar por todo youtube pra ver o que a galera está usando! Vídeos com os seus e de outros amigos aqui da plataforma deixam um caminho a seguir e com muita escolha!
Eu uso uma relação sora com um câmbio traseiro deore de 9 velocidades, mas está um pouco pesada pros pedais que faço aqui! Relação muito boa, com um final forte, mas pra subidas brutas pesa um pouco, então estou mudando a relação seguindo orientações de alguns amigos daqui!
Testar e ver como vai ficar!
Opa. Que bom que o video serviu para você. Hoje em dia existem 1001 artifícios para quem deseja mexer na relação. Espero que encontre o setup ideal para seu objetivo. Um abs e bons pedais por ai. Gravelemos!!
O problema é que a galera quer usar gravel em terreno de MTB.
Lógico que se você pegar um estradão com uma subida de mais de 25° vai ter perrengue, mas acho difícil para o tipo de trajeto próprio de gravel alguem ter que usar mais que um grupo GRX com coroas 46x30 ou 48x31 com 11x40 atrás.
Lógico que é no asfalto, mas a gente sobe de speed serra brava com 34 na frente com 30 ou no máximo 32 atrás, e vai bem.
Olá William... De fato um cassete de 40D vai entregar marchas bem legais para subidas muito inclinadas!! E você lembrou bem: muitos de nós usamos (ou usávamos) marchas muito 'piores' com Speed e no final das contas, dava tudo certo, embora a pedalada na terra é bem diferente do asfalto. Mas vamo que vamo!! Um abs, Gravelemos!!
Ótimo vídeo Gabriel! Minha Gravel de entrada vem com 11/36 de entrada mas vou trocar o pedevela para 38/24 para conseguir ganhar marcha ..mas logo quero partir para um conjunto 1/12 cassete 51 provavelmente
Opa. Valeu !! O legal desses grupos de 12v é que possuem cassete com 10 dentes na menor. Isso da uma velocidade final muito boa. Ainda ando com 2 coroas. Tendo oportunidade gostaria de testar na prática essas novidades do mercado. Um abs.
Aopa ótimo vídeo como sempre! É o meu caso a versa comp vem com o grupo Sora, coroas enormes na frente se nao me engano 52x38 e 11x36 atrás! Bom rodo so na Pampulha acompanho no pelotão com pneu de terra e tudo mais, porem para a Gravel acho bem pesado, mais entro no seu conceito ja acostumei com esse grupo muito preciso e forte com final infinito kkkk nos morros vai da perna de cada um mais não é levinho não se engane. Talvez no fim do ano façoum upgrade para um Sensah Grx que ta top para gravel e vem mais em conta que shimano, grande abraço e bora girar o pedal!
Opa!! Valeu Ivan. Esse grupo Sora com pedivela 50x34 (seria o original mesmo) é meio pesado pro cascalho. Sem dúvida. Algumas marcas vendem com pedivela 46x30, alivia um pouco, mas não é 100% compatível e com isso não ficam 100% regulados. O ideal, dentro das possibilidades, é partir pra upgrades como você está planejando. No mais é curtir da forma que está e ir fortalecendo as canelas 😁 Um abs. Gravelemos !!
Tô usando o pedivela original 50x34 com k7 sunrace 11x40 e câmbio Shimano deore rd m592 .
Boa!! É uma configuração muito usada pela galera ! Você tá com grupo de 9V, certo? Um abs. Gravelemos !!
@@gabigravel estou com stis Shimano claris de 8v. Da oggi velloce 2022.
@@Austriel72 Show!! Os grupos de 9V tem esse benefício. Conversam bem entre eles (Road com MTB) embora não seja o “recomendado” pela Shimano. O importante é que deu certo. Abs.
É minha 11x30 muito pesado preciso arrumar isso e logo
Verdade... muito pesada!! A minha primemira era 11x28 com pedivela 36x46. Era sofrido demais rsrs E aproveito: tem muita coisa nova lá no insta @gabigravel - depois confere lá. Valeu!!
subidão do tunicão escalador ! kkkkkkk curti
Essa subida é de fritar as canelas rsrs
Estou com dificuldades de encontrar um pedivela 40x36, 175 mm, BB92. Alguém aí pode ajudar? Vou usar cassete 11x46.
Espero que tenha encontrado. Um abs.
Sou contra subidas. 😁
Rsrs boa!!
O que acha de um conjunto com uma 34 na frente e 11x50 atras (11 velocidades)? Estou pensando em montar uma bike em quadro de gravel, mas o uso seria urbano, porem na cidade sempre tem uma ou outra subida que pode ser difícil. Vou usar guidão flat comum tambem. Mais um inscrito, vlw.
Opa. Tudo joia? Em termos de subidas estará bem atendido. Já no plano poderá faltar final. Mas usando somente na cidade, sem a necessidade de grandes velocidades certamente ficará muito legal. Um abs e boas pedaladas.
Boa noite, estou montando uma gravel e comprej o grupo Sensah de 12 velocidades com 11/34 atrás mas estou com muita dificuldade de achar as coroas pra frente de 46/30 saberia me indicar algum modelo ou onde comprar?
Opa. Tudo bem? Realmente esta medida é muito difícil. Infelizmente. Existe um pedivela Shimano Altus que tem. Ou o FSA Omega, o que eu uso. Um pedivela mais simples mas que entrega o 46x30. Uma opção mais top e mais cara é o pedivela Shimano GRX, este você terá o 46x30 também. Necessário verificar o BCD das coroas para tentar alguma que sirva no seu pedivela atual.
Boa tarde amigo a minha relacao é pé de vela 46x34 cassete 11x40 cambio de 9v qual a gancheira que posso usar pra não dá problema no cambio
Olá. Desculpe pela demora. Gancheira é uma adaptação e pode não ficar 100%. O uso dela vai depender do seu quadro. Pesquise alguma que seja compatível para minimizar problemas. Um abs. Gravelemos !!
Sou peba. Rodo com 24/36 com 11/36
Que nada!! Importante é girar o pedivela.
Troquei de 50-34 e 11-36 para 46-30 11-40, nao regulou nem a pau na minha sense versa, vou ter que voltar a configuração antiga (troquei câmbio sora para alívio)
E aí trocou o câmbio ficou bom estava pensando em fazer oq vc fez aí
@@rafaelpellegrini4030 cara ou regula nas marchas acima ou embaixo, a marcha mais pesada descia duas de uma vez , daí preferi deixar o câmbio sora e 11-36 e pedivela grx. Comprei o grupo Grx pra trocar logo tudo.
@@Rodolfopaladino então eu tô na pesquisa qro pega o pé de vela Grx 46x30 e vou ver como que fica aí qualquer coisa vejo cambio o foda q e 9v mais acho que 30x36 fica bom o,83
@@rafaelpellegrini4030 cara eu acho que 46-30 e 11-36 é suficiente, mais q isso é treino. Mas o 11-40 grx já dá uma aliviada em viagens ou pedais muito longos, mas em treinos e provas acho difícil alguém usar a última
Eu tô colocando grx mais pelo freio do que pela redução, mas comprei o 11-40 já pra por no grupo novo
Falta no mercado uma gravel 3 coroas, rodas 27,5 de mtb com k7 11×46, suspensão de gravel da proshock e canote flexível da suntour. Essa sim seria a gravel brazuca de meu deus ( muita opcão de marcha, pneu mais macio e largo, suspa pra enfrentar o "gravel realidade brasil". Se a fábria de itauna criar vai vender muito. A soul veio com uma de 18.000 a mais barata e aí não dá.
Opa, obrigado pela msg!! Muita gente comenta sobre 3 coroas. Teríamos uma quantidade razoável de adeptos. Quanto às rodas, suspensão e tudo mais, creio que seria bem diversificado. Por fim acredito que na medida que os praticantes forem aumentando, teremos cada vez mais opções no mercado. E já melhorou muito se a gente comparar com cenário antes da pandemia. Torço muito para termos Gravel´s com menor custo. Vamos em frente, Gravelemos!! E abs.
Com que frequencia tu viu isso de cambio shimano estourando com um misero cog 40? O meu sobe o 36 tão fácil que se deixar ele entra na roda, no youtube só vejo bicho adaptando logo com cog de 50
Eu procuro sempre usar o recomendado. Assim não tem erro. Muitos câmbios são fabricados para puxar até 34 ou 36D. O pessoal coloca 40... logo, vai forçar e dar problema a médio ou longo prazo. Um abs. Gravelemos!!
Otimo video amigo
Atualmente tenho uma caloi comp pedivela 22-36 cassete 11-36, acho muito leve quase não usoas marchas, sinto que falta marcha pesada pra correr.
Estou querendo montar/ comprar uma gravel qual relação indica?
Opa... cara, o pedivela 30x46 com cassete 11x34 é uma combinação muito boa !!
E muita coisa nova lá no insta @gabigravel - depois confere lá. Valeu!!
@@gabigravel acabei decidindo ir pra coroa única 40t cassete 11-51
@@orelha3001 Ótima escolha 👏👏
Boa tarde, estou pensando em montar uma gravel com o quadro show, a minha dúvida é qual conjunto usar para um cacete 11x40, qual câmbio usar e que coroa dupla comprar não sei se deu para entender.
Olá Marcio. Falando em Shimano, oficialmente, a única opção seria o grupo GRX 812 (de 1 coroa) pra cassete 42D.
Extra oficialmente (adaptando) e não seguindo o recomendado, o próprio GRX 400, 600 ou 800 você conseguirá colocar. Mas irá forçar seu câmbio traseiro e STI podendo ocorrer problemas a médio/longo prazo.
O mesmo ocorrerá com os grupos mais simples, de entrada, como o Sora que é de Road, mas muito usado no Gravel.
Pedivela uso o 46x30 e acho excelente.
Agora, existem os grupos menos badalados que muita gente usa, como Microshift, Ltwoo, entre outros.
E por fim o SRAM e Campagnolo que terão uma gama interessante de opções mas com custo mais elevado em relação ao Shimano GRX.
Tenho uma gravel show com duas coroas 46/30 e k7 de 9v 11/40 , câmbio deore funcionando perfeitamente sem Prolongador, sti sora, ficou show 🙂🚴♂️
@@pedalanalogico Show!!! Essa configuração é muito boa, realmente. Um abs.
@@pedalanalogico Lembrando que isso dá certo por ser 9V. Em 10 e 11V não dá.
@@gabigravel exatamente, até 9v é tudo mais fácil e barato.
Pergunta enigmática, principalmente pra quem tá acostumado com MTB de três coroas na dianteira!!!
Verdade. Outro dia um rapaz me questionou sobre isso, como poderia fazer para ter na Gravel o mesmo que ele teria com 3 coroas. De fato, aquela amplitude das 3 coroas não é possível. Mas digo que 2 coroas (ou 1), podem surpreender... inclusive é um tema muito recorrente, mesmo após tantos anos, no mundo da bike, não acha? E agora tem sido algo também recorrente no Gravel.... Um abs, Gravelemos!!
Gravel é igual o pato; é versátil, nada, voa e anda, porém não faz coisa alguma com excelência...
“Falem bem ou falem mal, mas falem de mim” 😁 Uma nova modalidade. Esse raciocínio lembra aquele que diz que o triatleta é versátil e não pedala, corre e nada bem… mas são opiniões. No final o que importa é pedalar é curtir. Grande abs. Gravelemos !!
@@gabigravel Reafirmo o que escrevi, esse tipo de bike não consegue entregar alto desempenho nas duas modalidades. Digo isso com conhecimento e experiência, tenho MTB e nos finais de semana não largo a minha speed.
@@f.simoes5850eu penso que, quem quer alto desempenho não pode ter outra profissão além do ciclismo (qualquer modalidade). Só o fato da pessoa trabalhar na semana, com alguns pedais à noite e tempo livre para pedalar aos finais de semana, já faz dela um "pato", seja no MTB ou Road. De nada adianta ter a top das MTB ou "Speed" e ter outra profissão, não se dedicar somente ao ciclismo (Pato!).
E só pra lembrar, nenhum dono de gravel foi enganado achando que teria "alto desempenho" na estrada e no CASCALHO (e não na montanha).
E esse seu comentário já está bem saturado, deixou de ser algo novo e original há muito tempo, e ainda assim, só cresce o número de graveleiros (urbanos, estrada, cicloturismo, etc). Será que nós graveleiros fomos todos enganados? Se você não falasse pensaríamos que teríamos "alto desempenho" (como se esse fosse o objetivo)?
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@@f.simoes5850
Esse é o rolê!!
Nenhum de nós tem o objetivo e a vontade de fazer trilhas de MTB ou rodar no asfalto na velocidade das Roads.
th-cam.com/video/irBl97SLrIQ/w-d-xo.html
@@RenatoFreerider A analogia do Pato pode estar velha, mas continua válida. Quando digo alto desempenho, não me refiro a profissionais, mas usuários como eu, que mesmo sendo armadores querem um equipamento mais específico e eficiente.
Gosto é uma coisa, lógica é outra. Talvez para quem não tenha necessidade de ter as duas, MTB e Road essa Gravel patolina faça sentido...