Como RECONHEÇO que meu GATINHO está DOENTE?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 1 มี.ค. 2016
  • COMO RECONHEÇO QUE MEU GATINHO ESTÁ DOENTE?
    Conhecendo o seu gato, sabendo o que é normal, fica mais fácil identificar quando o seu bichano não está legal!
    Se seu gatinho não está bem, não espere para ver se vai melhorar, leve imediatamente ao veterinário.
    O QUE NÃO É NORMAL
    - Peso: Emagrecimento ou Ganho de Peso Excessivo em pouco tempo ou cronicamente.
    - Pelo: Pelo opaco, áspero, quebradiço, oleoso. Queda excessiva de pelo. Presença de caspa, crostas, nó, falha de pelo. Presença de pulga e/ou fezes de pulga. Presença de piolho e carrapato.
    - Pele: Presença de nódulos, bolhas, crostas. Feridas com sangue, pus, mau cheiro. Pele mais vermelha que o normal.
    - Boca: Halitose, afta, nódulo, bolha. Gengiva branca, vermelha, amarelada ou azulada. Dente quebrado e/ou ausência de dentes. Salivação excessiva (gato fica babando, espumando). Levar a pata à boca. Deixar a comida cair ou ter dificuldade de pegar e/ou engolir a comida.
    - Olhos: Globo ocular vermelho, amarelado ou azulado. Pálpebras inchadas. Secreção transparente em excesso. Secreção amarela, verde, vermelha ou marrom. Pupila de um olho com tamanho diferente do outro. Pupilas grandes em ambiente claro. Pupilas pequenas em ambiente escuro. Mudança na cor dos olhos (era azul ficou verde, por exemplo). Piscar em excesso. Não conseguir abrir os olhos na claridade. Fazer movimentos rápidos para cima e para baixou ou de um lado para o outro. Córnea opaca, azulada, avermelhada, amarelada.
    - Nariz: Quente e seco ao toque. Presença de secreção transparente em excesso ou secreção amarela, verde, marrom ou vermelha.
    - Ouvido: Com cheiro ruim. Presença de secreção amarela, marrom, preta ou vermelha. Coceira. Lesão atrás da orelha.
    - Patas: Inchada, fria ou quente demais. Gato pode mancar ou não apoiar a pata no chão.
    - Unha: Quebrada, ausência de unha. Presença de crostas ou secreções ao redor da unha.
    - Rabo: Com falha de pelo. Não mexer para cima ou para os lados pode ser sinal de problema.
    - Andar: Perder o equilíbrio, cair, andar arqueado, mancar, recusar a subir onde subia rotineiramente, andar com cabeça inclinada.
    - Respiração: Respirar com a boca aberta. Respirar rápido demais, de vagar demais. Dificuldade em respirar. Tossir, espirrar.
    - Micção: Urinar fora da caixa de areia. Ir à caixa de areia várias vezes e não urinar. Ir à caixa de areia e sair correndo ou miar enquanto tenta urinar. Urina com odor forte, escura de mais, clara de mais ou com sangue. Urina em gota, em pequena ou grande quantidade. Presença de formigas no local onde o gato urinou.
    - Vômitos: Vomitar praticamente todos os dias ou mais de uma vez ao dia. Vômito com sangue. Vômito Amarelado ou Marrom. Vômito com pelo. Vômito com objetos estranhos.
    - Diarreia: Ficar mais de 24h sem defecar. Fezes pastosas ou líquidas com ou sem sangue. Fezes muito secas, como pedras de argila.
    - Bundinha: Presença de fezes grudadas, sangramento, secreção amarela ou esverdeada, coceira, ânus amarelado ou vermelho, presença de algo semelhante ao gergelim ou grão de arroz, aumento de volume ao redor do ânus.
    - Temperatura: Nariz quente e seco. Ponta da orelha quente. Barriga e Virilha frias.
    - Apetite: Ficar mais de 24h sem se alimentar. Diminuição de apetite, recusa em comer. Dificuldade para comer. Aumento de apetite aliado a ganho de peso ou perda de peso.
    - Ingestão de Água: Ficar mais de 24h sem beber água. Aumento de ingestão de água aliado ao aumento do volume de urina. Diminuição na ingestão de água.
    - Mudança de Comportamento: Animal que antes era brincalhão e repentinamente parou de brincar. Era carinhoso e ficou agressivo. Era ativo e agora só pensa em dormir. Durante a noite dormia e agora fica andando pela casa, miando. Gato que era sociável e agora fica se escondendo. Animal que não responde à estímulos externos como o carinho ou latido do cachorro. Gatos que dormem mais que o de costume.
    - Sinais de Dor: Miado diferente. Respiração rápida. Pelo arrepiado. Anorexia. Esconder-se. Prostração. Não subir onde subia. Não usar caixa de areia que antes usava.
    Dra. Gabriela Toledo é Médica Veterinária com 3 Pós Graduações (Especialização em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais e 2 Pós Graduação em Clinica de Felinos).
    Atende no ProBicho Centro Veterinário
    Av. Nossa Sra. da Assunção, 461 - Butantã - São Paulo/SP
    Tel: (11) 3731-3502
    Whats App: (11) 9 9853-2847
    Instagram: @probicho

ความคิดเห็น •