A coisa começou a desandar quando o consumidor parou de buscar uma distração/diversão simples e hoje exige que um filme/jogo preencha o grande buraco que existe dentro dele, um "motivo para enxergar graça na vida". Isso é o que está destruindo as pessoas.
Eu acredito que eles são mais assustadores por que a gente "preenchia" as limitações gráficas da época com nossa imaginação. Criando situações e perigos no jogo que nunca iria acontecer por causa da potência dos jogos na época. Resident, por exemplo, mesmo na Safe Room eu sempre ficava morrendo de medo de alguém zumbi entrar pela janela ou, no caso do RE3, o Nemesis simplesmente dar um soco na porta e arrombar ela. Isso acontece no RE3 Remake, mas já imaginava isso lá no de PS1 rs
Vc disse tudo mano, exatamente isso. Em qualquer gênero antigo, exemplo um jogo de aventura ou corrida onde vc olhavs aquele cenário estático no fundo q na vdd era só uma "foto" e imagina oq teria lá se pudsse chegar. ou as partes pra fora da pista nos de corrida q eram bloqueadas por barreira
Eu jogo RE3 Nemesis(clássico)e até hj me pelo de medo do Nemesis 😂 se tá loko! E de uns anos p cá já conheci vários jogos de terror pós- anos 90, mas ñ é a mesma coisa. No RE3 o Nemesis me traumatizou um pouquinho 👌kkkk
A trilha sonora dos games sumiu, olha o exemplo desse vídeo, a todo momento colocando as músicas de ambiente do resident evil. Acho que isso fazia entra mais no clima do game.
Total Bro, várias cenas de filmes memoráveis tem a trilha sonora entrando no momento perfeito pra construir a harmonia que a cena pede. Ou definitivamente o diretor pode pedir que determinada cena não tenha trilha sonora alguma por ele sacar que vai ficar melhor assim. Se você jogar esses jogos da década de 90 sem a OST perderá 80% da pegada suspense/terror. O som ou silêncio também aterrorizam quando usado na hora certa.
A trilha sonora de sillent Hill é uma das melhores que eu já vi, o som ou música consegue criar uma tensão muito grande, e muita gente ignora essa parte, tenta jogar um jogo de terror com som, e depois sem som, a diferença é gritante
@@CreativeGamesOficial hj em dia pra ser o cara q se destaca com os amigos vc precisa de um iPhone de última geração e uma net top na minha época uma bike e uma bola pra chama os amigos pra joga aquele futebol vc era o rei do bairro jovens de hj não sabem oq e uma infância foda sai de camiseta branca jogar futebol no meio da chuva .
Tem um filme na Netflix com a Júlia Roberts, não lembro o nome, que se trata disso aí, o mundo fica "offline" e as pessoas doidas. Curti demais depois que eu entendi
Lembro até hoje eu com 13/14 anos tentava jogar Silent Hill com meu primo e nós tinhamos tanto medo que jogávamos com 1 terço no pescoço kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Bons tempos kkkkkkk
Tiraram todo o brilho dos jogos de terror quando alguém inventou que a imersão mesmo era games na pegada em primeira pessoa aí saiu uma enxurrada de jogos com a mesma premissa que eu particularmente não gosto; muitos não passam de jump scares onde as coisas vão acontecendo de acordo com as suas ações e eu acabo achando isso chato porque se torna muito linear.
Tirou as palavras da minha boca, depois que começou a sair jogos de terror em primeira pessoa acabou com tudo,jogo em primeira pessoa não da medo, tira aquele cagaço que a gente tem de ver o personagem na tela podendo ser atacado a qualquer momento, ver algum bixo/fantasma correndo atras de você e você como c* na mão sem saber se vai conseguir escapar ou não, pra mim primeira pessoa deveria ser uma função dentro do jogo, algo tipo o que o fatal frame fez, e o jogo deveria ter um motivo pra colocar função em primeira pessoa ali, e nada além disso, camera em primeira pessoa estragou os jogos de terror.
ultimamente estou fazendo o máximo para ficar longe das redes, me dá nojo cada coisa que vejo, e oque elas fazem as pessoas se tornarem, gosto de ter ser uma pessoa sozinha e real, sem ter isso de tentar ter uma vida perfeita para as pessoas, e detesto como as todos estão se tornando sem ligar para outras pessoas e só para o bem próprio, ou para se mostrar para as outras, voltei a zerar os jogos, me apaixonar por cada momento em apenas um game, comprei até um console antigo um 3ds, para realmente sentir a vida que tínhamos a anos atrás, sem reclamações, mimi, cancelamento, etc, quero apenas ser feliz comigo mesmo e não ficar fingindo ser quem não sou.
@@igorrocharodrigues2357cara, ele fala pro final do vídeo, sobre esse tipo de alienação nas redes sociais, então deixei meu ponto de deixar “fluir” até pq esse vídeo fala de jogos de terror, mas também fala sobre como a sociedade ficou mais mimizenta, e chata com jogos, e que não trazem mais diversão, mas na verdade é a gente que não se impressiona mais com nada, pq tudo foi saturado e virou tudo cada vez mais padrão, vc pega um jogo de terror para jogar e já sabe quando vai vim o susto, e não é mais o mesmo clima de tensão igual antigamente, entendeu ?
Cuidado com esses sentimentos de auto pertencimento e isolamento mano. Tô assistindo um canal sobre psicopatas e começa assim. Procure um psicólogo e fale com sua família.
Disse tudo cara! Hoje em dia com esse tanto de youtubers, com varias Gameplays, a pessoa já chega no jogo sabendo do que esperar. Os trailers, muita gente ia jogar um game sem nem terem visto se quer um único trailer. Me lembro que Resident Evil 4 quando joguei a primeira vez, foi meu irmão mais novo que trouxe o cd e eu nem sabia do que se tratava, resultado, curti demais o game. E isso se perdeu hoje graças a abundância de entretenimento...
A primeira vez que joguei o RE4 eu tava um cagaço, prq né, RE tem um histórico aí kkk Avançando mais pra frente vi que ele não dava medo mas a Gameplay e os desafios são maravilhosos !
Top suas ideias Joguei muito.... Hj não jogo mais, tem uns 10 anos...nem sei exatamente pq parei...tenho hj 37 anos Zerei quase todos os RESIDENT... Deus nostalgia seu vídeo, curti muito ! Parabéns!
Vim comentar aqui nesse vídeo por ser um dos mais recentes do canal, me prendi ao canal por pesquisar jogos desconhecidos de PS1, fui assistindo e curtindo os vídeos. Jogo desde dos 9 anos de idade e não parei ainda, amo jogos de PS1, estou com 30 e não pretendo parar de jogar, ganhou um inscrito, acredito e respeito seu trabalho, vai longe se Deus quiser, manda conteúdo de PS1 jogos desconhecidos, e de PS2 tbm, jogo tudo. Já digitei muito e não vou conseguir expressar oq quero falar, parabéns pelo canal tamos juntos.
Cara, isso é algo que eu venho falando pros meus amigos faz tempo. Os jogos de hoje em dia parecem não ser divertidos. Eles podem ter uma história absurdamente boa, digna de filme e te prender até o final, mas isso não significa necessariamente que o jogo em si é divertido. E isso poderia ser uma impressão criada pelo excesso de consumo de jogos ao longo dos anos, mas pelo menos pra mim os jogos antigos continuam me divertindo enquanto os novos nem tanto. Acho que posso dizer com facilidade que os jogos pós-PS2 nos quais eu realmente me diverti e tive prazer jogando foram os Souls da FromSoftware.
Super Verdade hoje com os Emuladores Posso Jogar tudo o que quiser e os jogos de hoje Não me chama mais atenção na era x box 360 e playstation 3 ainda existia novidades hoje em dia e tudo Remake aff, e adoro games desde Criança hoje em dia nem tenho vontade de ter consoles mais.
O clássico intro do residente evil direct cut' quando você escolhe a Gil ou Cris, cara nunca vou esquecer, simplesmente perfeito! Passava horas nas locadoras olhando os caras jogarem, morrendo de medo😂kk!, foi uma época mágica na minha vida, inesquecível ❤️❤️👌👌💪💪💪
Nasci em 2003 e quando ganhei meu PS2 em 2008 apanhava em muito jogo de terror como o Silent Hill. Câmera fixa e as limitações da época deixavam aquele suspense do que está por vir. Mesmo com gráficos atuais, por algum motivo games de terror com gráfico pixelado me dá um extremo cagaço!
Geração nutella nunca vai saber o que é jogar jogos de terror que realmente te botava medo so de vc ligar o video game. Tempo bons que não volta nunca mais
Vc não mede as palavras e sempre está nos passando uma dura realidade e por esse motivo já conquistou um incrível é graças ao seus concelhos que hoje eu prático ciclismo e me socializo bastante com outras pessoas largando um pouco o Cell e os vídeo games porque é disso que nós estamos precisando essas coisas nos afasta de outras pessoas e nós coloca cada vez em uma solidão fazendo nós se sentir sozinho nos causa um mal grande em nossas vidas precisamos nos interagir mais e eu estou falando de conversar mais com pessoas que amamos e gostamos conhecer outras pessoas isso parece algo simples mais e muito importante para nós para o nosso bem estar psicológico mental faz bem pra nós mesmo parabéns por nós fazer enxergar esse lado da vida que nois já estava nos esquecendo e não estava mais dando importância!
Muito bem dito. Até mesmo para quem vive de jogos (streamers e criadores de conteúdo sobre jogos como o próprio Creative Games), isso é necessário para que não façam do entretenimento, a maior parte de seu cotidiano e vida, e sim, somente uma pequena parte dela, algo ocasional.
Acho que também o publico hoje me dia não ta curtindo games mais difíceis, nosso primeiro game reclamaram da dificuldade e acabamos por diminuir um pouco ela.
@@felipe_sisan quem te falou q os de antigamente assustavam crianças sendo que eles foram feitos propositalmente para o publico mais velho? Vc claramente não viveu aquela época pra dizer isso
@@felipe_sisantenho 30 e concordo totalmente com você, era dificil os adultos daquela epoca jogarem video game, pra eles video game era coisa de criança.
caí de paraquedas e o final do vídeo foi surpreendente, estou fazendo uma mudança de hábitos recentemente por causa disso, lembrando do passado onde via minha mãe fazendo as coisas e eu com ela rindo e criando assuntos engraçados, não havia pressa, não tinha a correria de hj, hj depois de tanto tempo, graças a Deus abri meus olhos e é como se olhasse pra trás e visse a merda que é estar viciado em algo a ponto de fazer tudo corrido pra ficar o máximo de tempo disponível no celular e arrastando shots. Obrigada por essa reflexão, é o primeiro vídeo que vejo do canal e me fez parar pra pensar até nos jogos que gostava e que hj não jogo absolutamente nada por sentir vazio neles, grata!
A exposição excessiva que vem da necessidade promover o game acaba estragando a sensação de novidade. RE2 mermo surgiu de um vizinho que na volta do colégio viu o dvd pirata num camelô. Ele comprou com a grana que guardava do lanche e chegou lá batendo na minha porta pra gente jogar. Não sabíamos NADA! Pra saber oque era o ink ribbon já foi um sufoco. A própria noção de mexer o personagem, interagir com o cenário, atirar, tudo isso foi sendo descoberto pela primeira vez. A gente achava que a Ink era uma espécie de mina pra arremessar no zumbi 😅. Toda essa descoberta da jogabilidade, do cenário, do enredo, isso se torna mágico. Dai vc repete a mesma receita 8 vezes amigo, perde a graça.
Já comentei sobre o fato dá gente já ter visto de tudo, aí fica difícil impressionar. É bom dá um tempinho de tecnologias, na vdd é essencial;). Excelente vídeo e reflexão!!
A melhor analise eu pensava assim também não é possível que os jogos sejam os culpados. Se o ps4 ou xbox tivesse existido a 20 anos atrás com essa mesma qualidade, com certeza, impressionaria mais pessoas e traumatizaria muito mais com os seus jogos de terror
Mermão, ótimo vídeo e explicação! Realmente a primeira emoção desse tipo de game é quando você encara sem spoilers, sem reviews ou sem consultas a revistas como era, trazem uma experiência incrível para cada um! ❤
Res1 e res2 são cabulosos. Atualmente para o VR the walking dead trouxe esse medo de volta, pelo menos para mim. É sinistro. Alone in the dark de 92 me fez levar muito susto , ele foi praticamente o pai de resident evil. Mesmo sem eu ter uma placa de som no meu computador 386 alone in the dark assustava muito.
cara, que vídeo fantástico, n é só mais um vídeo sobre games de terror, é um vídeo que conscientiza e explica coesamente o por que de tal coisa, inscrito total agora
Recomendo o vídeo do Jurandir Gouveia, ele fala sobre cinema mas o conteudo pode ser aplicado em jogos o titulo do vídeo é "Por que não sentimos medo de filmes antigos?" vai justamente de encontro com o tema desse vídeo, antigamente as pessoas tinham medo pois desconheciam isso passou por varios generos desde zumbis até filmes de astronautas como dito no vídeo, o medo varia de contexto historico
Antigamente na época das TVs de tubo e programas aberto para o público como: "Band, globo, Sbt, e Record"eu só conhecia filmes de terror nesses canais quando passava, ou em DVD cujo o aparelho era bem caro na época em meados de 2004/2005. Uma época que muito coisa era desconhecido para mim, inclusive pela idade já que eu era apenas uma criança
Mano eu tô viciado nos seus vídeos, você e genial, sua forma de falar, seus conselhos, seus toques e por aí vai, você e gente como a gente, você sabe como falar com o público, eu sinto nostalgia com seus vídeos, eu me sinto voltando a 2008 quando eu jogava Mario 64, as vezes sou teleportado para época que eu jogava play 1 eu tenho 26 anos, mais eu vejo em você um semelhante que viveu a infância ao máximo e que sabe muito bem o lado bom da vida, obrigado pelos seus vídeos 😊
Nem parece que o arquivo bruto de gravação tem quase 40 min do tanto que eu gaguejo e erro as palavras isso prq eu Leio a pauta ! haha, obrigado pelo apoio irmão !!
Eu gostei bastante da temática do RE7, eu zerei o game em 2021, cara, a Capcom conseguiu fazer o que antes do RE7, parecia ser impossível de se fazer para os dias de hoje.
@@leonardonascimento5787 personagens bons? O ethan eu concordo que é horrível no primeiro jogo que ele aparece, mas dizer que os Bakers são personagens fracos é sacanagem, o Jack é um dos melhores vilões da saga, junto com o wesker e o nêmesis, a loucura do Lucas é surreal de tão cativante. E a história é boa pra crlh, resident evil sempre foi sobre zombies e armas biológicas comuns, mas o jogo inovou pra crlh com o mutamiceto, deu uma cara nova pra franquia e conseguiu voltar o medo, pena que eles estragaram essa ideia no 8
@@leonardonascimento5787 já eu gostei bastante do 7, os clássicos são muito bons, mas acredito que os jogos atuais estão a superar todos eles no momento, vai chegar um momento que quase ninguém vai querer jogar os clássicos, exceto em alguma ocasiões específicas
Mano que vídeo magnifico, tu abordou o tema e foi muito além, e é muito verdade oq vc falou a gente tá tão anestesiado de conteúdo que nada mais causa medo na gente e as coisas meio que ficam sem graça, e de vez em quando a gente tem que desligar o cérebro e viver, digo isso pq eu fiz uma pequena viagem e como estava sem internet no celular eu deixei o celular de lado e fiquei observando a paisagem e simplesmente por um momento eu esqueci do trabalho, da internet, do celular e afins, a gente precisa viver e parar de achar que da pra viver grudado numa tela, não dá e a gente precisa entender isso o mais rápido possível
Primeiro vídeo que vi aqui do canal, e gostei bastante, tenho uma página de insta sobre rpg de terror e bato muito na tecla de não banalizarem o jogo, o medo depende disso.
Belo vídeo e sdds dessa época, ganhei um RE2 do meu pai na época e na abertura do jogo eu já desliguei o video game e só fui jogar no dia seguinte de dia kkkkk, mas era cada susto!
Assino em baixo Guilherme. Realmente hoje em dia, nem são só os jogos de terror, a maioria deles não tem mais a qualidade dos games antigos. E você frisou certinho, já nos acostumamos tanto, que não tem mais graça. Jogo muito os games antigos justamente por isso. Vídeo top, pena só poder dar um like, pois adoro as lições que você passa nos seus vídeos. Grande abraço...
Que comentário maravilhoso !!! E vc falou certo, hj em dia é tudo muito previsível, porém por conta da cultura atual não dá pra culpar só as empresas Temos uma certa parcela de culpa nessa situação Obrigado pelo apoio meu parceiro, um abraço !!
Caramba! Conheci o canal agora, eu estou adorando a postura, comentários e pensamentos que você expõe em seus vídeos! Parabéns!! Realmente, as resoluções mais antigas não permitiam um maior detalhamento visual dos modelos 3D dos inimigos, deixando-os menos "cartunescos" mais estranhos (Em um bom sentido) nos causando um certo desconforto...
Lembro quando meu irmão jogava o resident evil 2, no ps1, aquele som que o game emitia, como os passos, as portas abrindo, os zumbis gemendo, som de fundo, eu nem dormia, imaginando aquilo na vida real. Hoje em dia uma criança de 7 anos joga e dorme tranquilo, não tem aquela inocência mais
Concordo com tudo que disse, além de gamer e vocalista também sou psicólogo e sim, estamos acostumados com nossa rotina. Procuramos todo tipo de conteúdo para nos entreter e esquecemos que a vida também é entretenimento. Não esperava esse final aí e cara, seus vídeos, seu conteúdos, são totalmente diferentes dos quais já assisti. A forma que você conversa com a gente é como se fosse frente a frente, e esse final, que tapa na cara. É isso galera, vamos nos entreter com a vida, jogos são lindos, mas viver é mais ainda. E novamente, que video foda!
Cara, que palavras... Eu estava mesmo precisando ouvir isso, tô nada bem esses dias e muito problemas, mais vou tentar ouvir o seu conselho, obrigado cara...
Cara essa narrativa é muito verdadeira. Ouvi um podcast esses dias justamente sobre isso. A maior crise na indústria do entretenimento hoje é a crise criativa. Há uma saturação total de conteúdo e muito e pelos nossos hábitos e acesso ao conteúdo facilitado. Nós games mesmo quem e anos 90 sabe. Cara, a gente tinha que alugar jogos pelo alto custo, pra compra era muito inacessível então nossos pais demoravam muito pra dar um jogo novo, pq era tudo muito caro. E também não haviam tantas opções, era tudo muito novo e nem eram todos que tinham condições de ter. Hoje e tudo muito banal.
Exato Tudo que é fácil acesso acaba ficando desinteressante Tudo que é banal não se torna impressionante E os games que fazem sucesso hj em dia já tem um histórico antigo Criar um game do zero hoje em dia Sem apostar numa franquia de renome É um tiro no escuro
Eu acho que um dos principais fatores também é o estilo de camera, comprei um psp e instalei um emulador de ps1 pra jogar os primeiros resident evils, cara a questão de só ouvir o barulho e não saber quantos zumbis vão ter na proxima parte do mapa era desesperador! fora quando você vai correndo e acaba dando de frente com um zumbi
Mano que Nostalgia surreal foi esse conteúdo que você trouxe. Resident Evil e Silent Hill são os melhores jogos de terror de todos os tempos, eu amo os jogos antigos acho que eles dão um sentimento de aflição que a qualquer momento você sabe que vai acontecer algo no game. E essa trilha sonora do Resident Evil 3 Nêmesis clássico é um nojo de boa Parabéns conteúdo top demais ❤👏🏻👏🏻
Muito obrigado 😁 mas mano, só o arquivo bruto de gravação desse video deu quase 40min eu gaguejo demais, erro as palavras e muitas vezes esqueço o que vou dizer Por tras das cortinas não é tão belo assim kkk Obrigado pelo apoio mano, fico feliz que tenha gostado !!!!
eu jogava o DOOM no play 1, quando lembro disso chega sinto uma coisa boa, realmente era o tempo que éramos felizes. aquilo sim que era jogo de terror kakakkak
Eu diria que não era por causa do quão assustador o jogo era que fazia dele ser marcante, mas um conjunto de fatores. Resident Evil por exemplo, não tinha nada na tela pra ficar te ajudando ou te mostrando itens. A música te dava uma sensação de que uma surpresa desagradável poderia acontecer a qualquer momento. A ambientação também favorecia para dar essa sensação de acontecer essa surpresa desagradável. O jogo não tinha checkpoint e você quem tinha que se virar pra encontrar uma máquina de escrever para salvar. E o principal, as pessoas no passado não viviam em um mundo acelerado e facilitado para conseguir jogos novos todo mês, quem dirá até toda semana. O resultado disso é que as empresas de jogos de hoje estão desesperadas para fisgar a atenção das pessoas a qualquer custo tentando a sorte, deixando tudo mais facilitado, mais acelerado, menos imersivo e só mais um jogo que na próxima semana a pessoa já quer saber qual vai ser o próximo jogo que vai ter a sua atenção para jogar. Só que a consequência disso tudo é que os jogos ficam igual um vídeo do tiktok, que a pessoa olha e nem se lembra mais no final do dia o que assistiu. Num mundo acelerado de hoje, pra conseguir segurar a atenção das pessoas com jogo novo tem que realmente estudar mais o público de hoje, e a rockstar sabe fazer isso.
Real. Quando eu joguei Outlast fiquei de cara, foi o ultimo jogo que me deu alguma aflição depois de anos porque trouxe algo novo que a gente não espera, mó medão jogar aquele jogo de noite kkkkk
No meu caso eu nem posso jogar esses jogos pq tenho problema de ansiedade e como sei que vai ter jumpscary eu já fico esperando acontecer e quando demora de acontecer eu entro em pânico daí evito muito jogar esses tipos de jogo
A real é que quanto mais adulto você fica menos medo você tem, hoje em dia nem um jogo ou filme de terror me dá medo, coisas que a 4 anos atrás me fazia borrar de medo..
Eu acho também que a trilha sonora ajudava muito. Hoje em dia se valoriza sons ambientes, em Re 2 mesmo a trilha sonora é um dos motivos de ser tão marcante.
O final do vídeo resumiu perfeitamente o que estamos vivendo, estamos anestesiados, é muita informação e como o jovem falou vamos sair e viver a vida e consumir menos tudo isso, ai sem a saturação de telas iremos voltar a ter ótimas experiências!
Uma das coisas eram os saves manuais aquele medo de morrer e perder o progresso,a sensação de alivio quando encontrava um save point e hoje em dia tem os saves automáticos
tenho 25 anos e meu irmão é mais velho. E quando eu nasci, meu irmão ja tinha o PS1. Nunca esqueço que eu assistia ele jogar os RE e SH, eu ficava com tanto medo e da mesma forma ele, ele sempre dizia que ficava incomodado jogando o RE kkkkkkkk conforme eu fui crescendo, eu mesma comecei a jogar os RE, sabia fazer porra nenhum, nao sabia nem salvar, mas aprendi tudo e declarei eterno amor a franquia e é inquestionável. Os 3 primeiros RE e SH 1 e 2 são os games de terror mais fodas que ja joguei na vida, impressionante que depois de tanto tempo ainda nenhum jogo mudou a minha opinião
Cara, Outlast e SOMA foram os ultimos jogos de terror que eu joguei e que realmente me puseram uma aflição de seguir andando e explorando. Acredito que as empresas e criadores de jogos indie precisem explorar outras formas de terror, como o próprio terror cósmico. Isso dá ideias muito interessantes.
Nossa mano gostei demais da sua narração no vídeo..falou exatamente como muitas das pessoas são hj e como buscam passar um pano nos problemas através de mídia..talvez tenha aberto a cabeça de alguns..mas enfim.. parabéns mano excelente
Antigamente a gente so nao jogava RE. A gente vivia aquele mundo, tinha curiosidade em saber o que aconteceu com raccon city. O clima dos cenários, a musica tensa, personagens icônicos. Tudo transportava a gente para aquele mundo. Ate pq tinhamos tempo para viver aquilo. Hj a gente joga por jogar, mas aquele mundo não nos interessa . Exatamente pq hj nosso interesse esta no mundo real, nos problemas do dia dia.
Jogo videogame desde os anos 90 e já joguei muitos jogos de terror em várias gerações. Uma coisa que notei é que os jogos atuais falham até em dar sustos. Ainda lembro do susto no armário do primeiro Silent Hill ou dos cachorros quebrando as janelas no primeiro Resident Evil. Hoje em dia se ganhou muito em qualidade gráfica, sonora, jogabilidade e atmosfera mas o terror principalmente ali da época do play 1 (quando ainda era novidade) com câmera fixa, gráficos em baixa qualidade que muitas vezes precisavam ser interpretados (como no próprio SH) tornavam tudo mais macabro. Sem falar, claro, na sensação de solidão que esses jogos passavam na época. Até os próprios Tomb Raider de play 1 possuem essa aura de terror. Sem mapa, sem tutorial, sem GPS, nem nada era mais terror que muitos jogos de hoje em dia. Nem sei como consegui terminar todos os 5 no play 1 sendo tão jovem.
um jogo que nem de terror era mais até hoje me causa medo é o shadow of the colossus,exatamente pelo ambiente com a trilha sonora muito bem feita,com o som do vento no cenario enquanto anda por ele,e ainda com a aparencia dos colossos com rostos sem expressão. Acho que os graficos ainda meio esquisitos e cores não tão vibrantes dos jogos da epoca do ps1 e ps2 ajudavam a assustar quem jogava
@@henrique-xf9wy sério? Com esse nunca senti aura de terror não. Só é desolado. E quando tu entende (um pouco) o enredo é que bate o remorso. Eu joguei a versão de PS2 e platinei o remake no PS4. Muito bom jogo.
É que esse fator " dar susto " tanto nos jogos quanto no cinema se torna batido, repetitivo, a nossa mente consegue reconhecer cenários ou situações "isca", quando o jogo/filme usa muito desse recurso pode trazer o efeito contrário, tédio.
@@gabrielsouzasantos5414 eu acho jumpscare algo apelativo. Claro que se feito de maneira bem feita é efetivo, mas muitos jogos/ filmes usam isso de forma errônea e gratuita. Mas vc tem razão, acho que depois de tantos anos esse tipo de artifício se tornou previsível. Não tem muito tempo que joguei the Callisto protocol e não levei um susto sequer. O jogo tem uma ambientação bem legal. Mas em fator susto foi uma negação pra mim. Vai ver realmente já tá batido e já acostumei com isso depois de tantos anos. Antes era novidade e agora realmente tá batido. Um terror psicológico é bem mais efetivo na minha opinião.
Uma coisa que também faz os jogos de terror serem menos efetivos é que queremos algo a "mais" e acaba se frustrando, quando vamos jogar um antigo a gente não espera algo "tão bom" quanto os jogos de hoje em dia(deveriam ser). Então acabamos nos supreendendo, e também a dificuldade de se movimentar em certos jogos fazem dar mais aflição e medo (na minha opinião), mas não é uma regra, tem jogos que a dificuldade de se mover não "ajuda" para haver uma tensão na hora da fuga, e apenas atrapalha.
Graças ao meu ps2 vou poder jogar esses clássicos do ps1 ❣ To querendo começar pelo silent hill, Dei uma olhada também no Drácula e é muito lindo fiquei até com medo de avançar Ele cabia muito bem em um VR e hoje em dia
Acho que um fator que pode ter potencializado a experiência é a ideia de solidão, de lidar com o desafio sem tanta ajuda, sem a noção tão viva que milhares de outras pessoas estavam degustando a mesma experiência.
Os únicos jogos mais atuais que me deixaram com medo de verdade foram os dois primeiros Dead Space. Muito pelo aspecto surpresa dos monstros que apareciam do nada.
Os únicos de terror que consigo jogar são os clássicos de PS1/ PS2. Agora sobre a internet... ao mesmo tempo que ela é boa para facilitar algumas coisas, também pode destruir você. Então usem a internet e não deixem que ela use vocês.
Mano, só um adendo. 6:19 A Capcom n fez remaster, ela fez REMAKES remaster é quando só da uma melhorada nos aspectos do game sem mexer no game original. Agora no remake, eles literalmente refazem o jogo tudo de novo do zero tais como re2 e re4.
acho que um dos fatores que influencia nisso é o fato de que a maioria dos que jogavam esses jogos antigamente eram crianças (e criança tem medo de qualquer coisa)
O que mais me deixava tensa no Resident Evil era a câmera fixa, poque vc não sabia o que ia enfrentar. Só dava pra ver o que tinha na sala no próximo ângulo
Mano, o seu vídeo é MUITO necessário pra todos nós. Seja das gerações passadas para as atuais. Estamos completamente anestesiados por causa desse consumo exagerado de entretenimento e redes sociais. PRECISAMOS DE MAIS CANAIS DE CONSCIENTIZAÇÃO E CONTEÚDO!
A coisa começou a desandar quando o consumidor parou de buscar uma distração/diversão simples e hoje exige que um filme/jogo preencha o grande buraco que existe dentro dele, um "motivo para enxergar graça na vida". Isso é o que está destruindo as pessoas.
Exatamente ..grande comentário.
Muito bom comentário
Great comment🎉
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
profundo
Eu acredito que eles são mais assustadores por que a gente "preenchia" as limitações gráficas da época com nossa imaginação. Criando situações e perigos no jogo que nunca iria acontecer por causa da potência dos jogos na época.
Resident, por exemplo, mesmo na Safe Room eu sempre ficava morrendo de medo de alguém zumbi entrar pela janela ou, no caso do RE3, o Nemesis simplesmente dar um soco na porta e arrombar ela.
Isso acontece no RE3 Remake, mas já imaginava isso lá no de PS1 rs
Perfeito o comentário
Eu sou dos que ficava aliviado com a SafeRoom
mas imaginar que o mundo la fora era hostil, é desesperador kkk
eu zerei re3 remake, não sabia que o nemesis consegue acessar a save room
Vc disse tudo mano, exatamente isso. Em qualquer gênero antigo, exemplo um jogo de aventura ou corrida onde vc olhavs aquele cenário estático no fundo q na vdd era só uma "foto" e imagina oq teria lá se pudsse chegar. ou as partes pra fora da pista nos de corrida q eram bloqueadas por barreira
Eu jogo RE3 Nemesis(clássico)e até hj me pelo de medo do Nemesis 😂 se tá loko!
E de uns anos p cá já conheci vários jogos de terror pós- anos 90, mas ñ é a mesma coisa.
No RE3 o Nemesis me traumatizou um pouquinho 👌kkkk
@@MrLeonardoliz🥲 que saudade disso cara
Você tinha medo na época pq era criança. Aí a nostalgia faz acreditar que o jogo era mais assustador do que os atuais.
A trilha sonora dos games sumiu, olha o exemplo desse vídeo, a todo momento colocando as músicas de ambiente do resident evil. Acho que isso fazia entra mais no clima do game.
Trilha sonora é uma coisa simples que muitos esquecem que faz toda a diferença em jogos
Total Bro, várias cenas de filmes memoráveis tem a trilha sonora entrando no momento perfeito pra construir a harmonia que a cena pede. Ou definitivamente o diretor pode pedir que determinada cena não tenha trilha sonora alguma por ele sacar que vai ficar melhor assim. Se você jogar esses jogos da década de 90 sem a OST perderá 80% da pegada suspense/terror. O som ou silêncio também aterrorizam quando usado na hora certa.
Concordo totalmente! A trilha sonora do Resident te deixava tenso o tempo todo
A trilha sonora de sillent Hill é uma das melhores que eu já vi, o som ou música consegue criar uma tensão muito grande, e muita gente ignora essa parte, tenta jogar um jogo de terror com som, e depois sem som, a diferença é gritante
isso e o controle que era uma merd4 tambem, a maioria desses games tipos resident era mt zuado de controlar, o que dava uma ansiedade a mais kkk
Nos dias atuais o ser humano tem mais medo de ficar sem Internet do que de filmes e jogos de terros
Nossa falou tudo !
os cara não aguenta ficar um dia off
@@CreativeGamesOficial hj em dia pra ser o cara q se destaca com os amigos vc precisa de um iPhone de última geração e uma net top na minha época uma bike e uma bola pra chama os amigos pra joga aquele futebol vc era o rei do bairro jovens de hj não sabem oq e uma infância foda sai de camiseta branca jogar futebol no meio da chuva .
vdd fiquei quatro dias aqui sem energia e consequentemente sem net e quase morri ! é fd mano !
Tem um filme na Netflix com a Júlia Roberts, não lembro o nome, que se trata disso aí, o mundo fica "offline" e as pessoas doidas. Curti demais depois que eu entendi
Lembro até hoje eu com 13/14 anos tentava jogar Silent Hill com meu primo e nós tinhamos tanto medo que jogávamos com 1 terço no pescoço kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Bons tempos kkkkkkk
Muito bom mano kkkk
Para mim, Resident Evil 1 é o mais assustador da franquia. Mas o Code Verônica, e o 4, tem certas partes que me assustam bastante.
Tiraram todo o brilho dos jogos de terror quando alguém inventou que a imersão mesmo era games na pegada em primeira pessoa aí saiu uma enxurrada de jogos com a mesma premissa que eu particularmente não gosto; muitos não passam de jump scares onde as coisas vão acontecendo de acordo com as suas ações e eu acabo achando isso chato porque se torna muito linear.
Tirou as palavras da minha boca, depois que começou a sair jogos de terror em primeira pessoa acabou com tudo,jogo em primeira pessoa não da medo, tira aquele cagaço que a gente tem de ver o personagem na tela podendo ser atacado a qualquer momento, ver algum bixo/fantasma correndo atras de você e você como c* na mão sem saber se vai conseguir escapar ou não, pra mim primeira pessoa deveria ser uma função dentro do jogo, algo tipo o que o fatal frame fez, e o jogo deveria ter um motivo pra colocar função em primeira pessoa ali, e nada além disso, camera em primeira pessoa estragou os jogos de terror.
@@KywokiYakasaki Né Mano... Concordo Penso Igual.
Rapaz, essa mensagem no final, casou totalmente com o que escutei em um dia anterior, parabéns Guilherme! Tu é fera
Nooofaa dá pra ele
ultimamente estou fazendo o máximo para ficar longe das redes, me dá nojo cada coisa que vejo, e oque elas fazem as pessoas se tornarem, gosto de ter ser uma pessoa sozinha e real, sem ter isso de tentar ter uma vida perfeita para as pessoas, e detesto como as todos estão se tornando sem ligar para outras pessoas e só para o bem próprio, ou para se mostrar para as outras, voltei a zerar os jogos, me apaixonar por cada momento em apenas um game, comprei até um console antigo um 3ds, para realmente sentir a vida que tínhamos a anos atrás, sem reclamações, mimi, cancelamento, etc, quero apenas ser feliz comigo mesmo e não ficar fingindo ser quem não sou.
E o que machu?
Do nada?
Reflexivo
@@igorrocharodrigues2357cara, ele fala pro final do vídeo, sobre esse tipo de alienação nas redes sociais, então deixei meu ponto de deixar “fluir” até pq esse vídeo fala de jogos de terror, mas também fala sobre como a sociedade ficou mais mimizenta, e chata com jogos, e que não trazem mais diversão, mas na verdade é a gente que não se impressiona mais com nada, pq tudo foi saturado e virou tudo cada vez mais padrão, vc pega um jogo de terror para jogar e já sabe quando vai vim o susto, e não é mais o mesmo clima de tensão igual antigamente, entendeu ?
Cuidado com esses sentimentos de auto pertencimento e isolamento mano. Tô assistindo um canal sobre psicopatas e começa assim. Procure um psicólogo e fale com sua família.
Disse tudo cara! Hoje em dia com esse tanto de youtubers, com varias Gameplays, a pessoa já chega no jogo sabendo do que esperar. Os trailers, muita gente ia jogar um game sem nem terem visto se quer um único trailer. Me lembro que Resident Evil 4 quando joguei a primeira vez, foi meu irmão mais novo que trouxe o cd e eu nem sabia do que se tratava, resultado, curti demais o game. E isso se perdeu hoje graças a abundância de entretenimento...
A primeira vez que joguei o RE4 eu tava um cagaço, prq né, RE tem um histórico aí kkk
Avançando mais pra frente vi que ele não dava medo
mas a Gameplay e os desafios são maravilhosos !
Top suas ideias
Joguei muito....
Hj não jogo mais, tem uns 10 anos...nem sei exatamente pq parei...tenho hj 37 anos
Zerei quase todos os RESIDENT...
Deus nostalgia seu vídeo, curti muito !
Parabéns!
Vim comentar aqui nesse vídeo por ser um dos mais recentes do canal, me prendi ao canal por pesquisar jogos desconhecidos de PS1, fui assistindo e curtindo os vídeos. Jogo desde dos 9 anos de idade e não parei ainda, amo jogos de PS1, estou com 30 e não pretendo parar de jogar, ganhou um inscrito, acredito e respeito seu trabalho, vai longe se Deus quiser, manda conteúdo de PS1 jogos desconhecidos, e de PS2 tbm, jogo tudo. Já digitei muito e não vou conseguir expressar oq quero falar, parabéns pelo canal tamos juntos.
Tô jogando os jogos antigos e tô me divertindo mais que os jogos de hoje em dia, eles são mais divertidos, e não precisam atualizar todo dia ksksks
Completei code: Verônica há pouco tempo. Mano, q game maneiro! Recomendo demais, a nostalgia me tomou por completo.
Cara, isso é algo que eu venho falando pros meus amigos faz tempo. Os jogos de hoje em dia parecem não ser divertidos. Eles podem ter uma história absurdamente boa, digna de filme e te prender até o final, mas isso não significa necessariamente que o jogo em si é divertido. E isso poderia ser uma impressão criada pelo excesso de consumo de jogos ao longo dos anos, mas pelo menos pra mim os jogos antigos continuam me divertindo enquanto os novos nem tanto. Acho que posso dizer com facilidade que os jogos pós-PS2 nos quais eu realmente me diverti e tive prazer jogando foram os Souls da FromSoftware.
Esse sou eu atualmente kkk
Cara eu tô jogando e se divertindo com games single player, eu saturei de games online.
Super Verdade hoje com os Emuladores Posso Jogar tudo o que quiser e os jogos de hoje Não me chama mais atenção na era x box 360 e playstation 3 ainda existia novidades hoje em dia e tudo Remake aff, e adoro games desde Criança hoje em dia nem tenho vontade de ter consoles mais.
O clássico intro do residente evil direct cut' quando você escolhe a Gil ou Cris, cara nunca vou esquecer, simplesmente perfeito! Passava horas nas locadoras olhando os caras jogarem, morrendo de medo😂kk!, foi uma época mágica na minha vida, inesquecível ❤️❤️👌👌💪💪💪
Nasci em 2003 e quando ganhei meu PS2 em 2008 apanhava em muito jogo de terror como o Silent Hill. Câmera fixa e as limitações da época deixavam aquele suspense do que está por vir.
Mesmo com gráficos atuais, por algum motivo games de terror com gráfico pixelado me dá um extremo cagaço!
Geração nutella nunca vai saber o que é jogar jogos de terror que realmente te botava medo so de vc ligar o video game.
Tempo bons que não volta nunca mais
Da exemplo aí.
Eu só consigo ver um comentário saudosista, mas me ajuda a te entender.
@@gabrielsouzasantos5414 não dá pra explicar, só você vivendo a época pra ter noção
@@bielnepomucena saudosismo.
@@bielnepomucena mas faz parte, é bom, eu também me considero retrô gamer.
Vc não mede as palavras e sempre está nos passando uma dura realidade e por esse motivo já conquistou um incrível é graças ao seus concelhos que hoje eu prático ciclismo e me socializo bastante com outras pessoas largando um pouco o Cell e os vídeo games porque é disso que nós estamos precisando essas coisas nos afasta de outras pessoas e nós coloca cada vez em uma solidão fazendo nós se sentir sozinho nos causa um mal grande em nossas vidas precisamos nos interagir mais e eu estou falando de conversar mais com pessoas que amamos e gostamos conhecer outras pessoas isso parece algo simples mais e muito importante para nós para o nosso bem estar psicológico mental faz bem pra nós mesmo parabéns por nós fazer enxergar esse lado da vida que nois já estava nos esquecendo e não estava mais dando importância!
Obrigado pelo apoio mano !
Muito bem dito. Até mesmo para quem vive de jogos (streamers e criadores de conteúdo sobre jogos como o próprio Creative Games), isso é necessário para que não façam do entretenimento, a maior parte de seu cotidiano e vida, e sim, somente uma pequena parte dela, algo ocasional.
@@thelonewolf70x7 🙏🫡
Acho que também o publico hoje me dia não ta curtindo games mais difíceis, nosso primeiro game reclamaram da dificuldade e acabamos por diminuir um pouco ela.
Jogos de terror de hoje nem causa medo,os de antigamente causava medo e aflição
Hoje eles se resumem em "sustos"
recomendo jogar offline, sim sem ninguém a não ser vc e o próprio jogo, e de preferencia jogos clássicos, ai vc vai sentir a emoção
@@felipe_sisan quem te falou q os de antigamente assustavam crianças sendo que eles foram feitos propositalmente para o publico mais velho? Vc claramente não viveu aquela época pra dizer isso
@@felipe_sisantenho 30 e concordo totalmente com você, era dificil os adultos daquela epoca jogarem video game, pra eles video game era coisa de criança.
@@felipe_sisan oq dá medo msm é o alien
Excelente vídeo, juntou todos os pontos da nossa realidade, que nos anestisiou para a sensação que os games traziam e não sentimos hoje.
Quando eu era criança eu morria de medo de RE2,a atmosfera e cenários eram altamente sombrios e pesados,nunca jogava só.
caí de paraquedas e o final do vídeo foi surpreendente, estou fazendo uma mudança de hábitos recentemente por causa disso, lembrando do passado onde via minha mãe fazendo as coisas e eu com ela rindo e criando assuntos engraçados, não havia pressa, não tinha a correria de hj, hj depois de tanto tempo, graças a Deus abri meus olhos e é como se olhasse pra trás e visse a merda que é estar viciado em algo a ponto de fazer tudo corrido pra ficar o máximo de tempo disponível no celular e arrastando shots.
Obrigada por essa reflexão, é o primeiro vídeo que vejo do canal e me fez parar pra pensar até nos jogos que gostava e que hj não jogo absolutamente nada por sentir vazio neles, grata!
A exposição excessiva que vem da necessidade promover o game acaba estragando a sensação de novidade. RE2 mermo surgiu de um vizinho que na volta do colégio viu o dvd pirata num camelô. Ele comprou com a grana que guardava do lanche e chegou lá batendo na minha porta pra gente jogar. Não sabíamos NADA! Pra saber oque era o ink ribbon já foi um sufoco. A própria noção de mexer o personagem, interagir com o cenário, atirar, tudo isso foi sendo descoberto pela primeira vez. A gente achava que a Ink era uma espécie de mina pra arremessar no zumbi 😅. Toda essa descoberta da jogabilidade, do cenário, do enredo, isso se torna mágico. Dai vc repete a mesma receita 8 vezes amigo, perde a graça.
Já comentei sobre o fato dá gente já ter visto de tudo, aí fica difícil impressionar. É bom dá um tempinho de tecnologias, na vdd é essencial;). Excelente vídeo e reflexão!!
A melhor analise eu pensava assim também não é possível que os jogos sejam os culpados. Se o ps4 ou xbox tivesse existido a 20 anos atrás com essa mesma qualidade, com certeza, impressionaria mais pessoas e traumatizaria muito mais com os seus jogos de terror
Mermão, ótimo vídeo e explicação! Realmente a primeira emoção desse tipo de game é quando você encara sem spoilers, sem reviews ou sem consultas a revistas como era, trazem uma experiência incrível para cada um! ❤
Res1 e res2 são cabulosos. Atualmente para o VR the walking dead trouxe esse medo de volta, pelo menos para mim. É sinistro. Alone in the dark de 92 me fez levar muito susto , ele foi praticamente o pai de resident evil. Mesmo sem eu ter uma placa de som no meu computador 386 alone in the dark assustava muito.
Resident Evil 1, slk, até hoje quando eu jogo me dá um medinho.
Vim parar sem querer aqui, caracas mano! teu roteiro falando dos jogos foi muito bom e o final melhor ainda! Sucesso!
Que vídeo irmão, essas mensagens para refletirmos no final do vídeo são maravilhosas cara obrigado ❤
Que bom que gostou mano, comentários como esses provam que não to louco por trazer esses concelhos kkkk
cara, que vídeo fantástico, n é só mais um vídeo sobre games de terror, é um vídeo que conscientiza e explica coesamente o por que de tal coisa, inscrito total agora
Recomendo o vídeo do Jurandir Gouveia, ele fala sobre cinema mas o conteudo pode ser aplicado em jogos o titulo do vídeo é "Por que não sentimos medo de filmes antigos?" vai justamente de encontro com o tema desse vídeo, antigamente as pessoas tinham medo pois desconheciam isso passou por varios generos desde zumbis até filmes de astronautas como dito no vídeo, o medo varia de contexto historico
Legal, eu vou dar uma olhada !
Antigamente na época das TVs de tubo e programas aberto para o público como: "Band, globo, Sbt, e Record"eu só conhecia filmes de terror nesses canais quando passava, ou em DVD cujo o aparelho era bem caro na época em meados de 2004/2005. Uma época que muito coisa era desconhecido para mim, inclusive pela idade já que eu era apenas uma criança
Mano eu tô viciado nos seus vídeos, você e genial, sua forma de falar, seus conselhos, seus toques e por aí vai, você e gente como a gente, você sabe como falar com o público, eu sinto nostalgia com seus vídeos, eu me sinto voltando a 2008 quando eu jogava Mario 64, as vezes sou teleportado para época que eu jogava play 1 eu tenho 26 anos, mais eu vejo em você um semelhante que viveu a infância ao máximo e que sabe muito bem o lado bom da vida, obrigado pelos seus vídeos 😊
Que vídeo excelente, quem nunca desligou o ps1 quando teve a primeira cena do nemesis e tinha que fazer as escolhas em inglês, não teve infância
Isso é verdade! Hoje, mesmo com os gráficos melhores, mais realistas, o jogos antigos traziam uma atmosfera que jogos atuais não conseguem retratar.
Você tem uma fluência verbal muito boa. Vídeo bem satisfatório de se assistir, enredo bem trabalhado, parabéns.
Nem parece que o arquivo bruto de gravação tem quase 40 min do tanto que eu gaguejo e erro as palavras
isso prq eu Leio a pauta !
haha, obrigado pelo apoio irmão !!
Por isso que resident evil 7 mudou tanto a franquia, e funcionou, o medo de não saber quando um Baker pode aparecer na sua tela do nada é surreal
Eu gostei bastante da temática do RE7, eu zerei o game em 2021, cara, a Capcom conseguiu fazer o que antes do RE7, parecia ser impossível de se fazer para os dias de hoje.
Gosto mais do residente evil clássico até no 6 é Muito bom..7 n me da vontade de jogar. A falta de personagens bons e o enredo fraco.
@@leonardonascimento5787 personagens bons? O ethan eu concordo que é horrível no primeiro jogo que ele aparece, mas dizer que os Bakers são personagens fracos é sacanagem, o Jack é um dos melhores vilões da saga, junto com o wesker e o nêmesis, a loucura do Lucas é surreal de tão cativante. E a história é boa pra crlh, resident evil sempre foi sobre zombies e armas biológicas comuns, mas o jogo inovou pra crlh com o mutamiceto, deu uma cara nova pra franquia e conseguiu voltar o medo, pena que eles estragaram essa ideia no 8
@@leonardonascimento5787 já eu gostei bastante do 7, os clássicos são muito bons, mas acredito que os jogos atuais estão a superar todos eles no momento, vai chegar um momento que quase ninguém vai querer jogar os clássicos, exceto em alguma ocasiões específicas
O 7 é fenomenal mesmo , o RE 8 também é legal.
Mano que vídeo magnifico, tu abordou o tema e foi muito além, e é muito verdade oq vc falou a gente tá tão anestesiado de conteúdo que nada mais causa medo na gente e as coisas meio que ficam sem graça, e de vez em quando a gente tem que desligar o cérebro e viver, digo isso pq eu fiz uma pequena viagem e como estava sem internet no celular eu deixei o celular de lado e fiquei observando a paisagem e simplesmente por um momento eu esqueci do trabalho, da internet, do celular e afins, a gente precisa viver e parar de achar que da pra viver grudado numa tela, não dá e a gente precisa entender isso o mais rápido possível
Primeiro vídeo que vi aqui do canal, e gostei bastante, tenho uma página de insta sobre rpg de terror e bato muito na tecla de não banalizarem o jogo, o medo depende disso.
Esse final foi um tapa na cara necessário, eu tava precisando disso, obrigado.
Não só mais assustadores, mas também na minha opinião mais divertidos🔥😋 canal top demais, nunca perco um vídeo!!😎👍
Obrigado pelo apoio meu parceiro !!!
Esse canal é um dos únicos que me faz assistir o vídeo em 1x, Parebéns pelo trabalho meu nobre!
7:20 você destaca uma cena do game VISAGE, é um game que dá bastante medo no jogador, bem intenso hehe
Belo vídeo e sdds dessa época, ganhei um RE2 do meu pai na época e na abertura do jogo eu já desliguei o video game e só fui jogar no dia seguinte de dia kkkkk, mas era cada susto!
Assino em baixo Guilherme. Realmente hoje em dia, nem são só os jogos de terror, a maioria deles não tem mais a qualidade dos games antigos. E você frisou certinho, já nos acostumamos tanto, que não tem mais graça. Jogo muito os games antigos justamente por isso. Vídeo top, pena só poder dar um like, pois adoro as lições que você passa nos seus vídeos. Grande abraço...
Que comentário maravilhoso !!!
E vc falou certo, hj em dia é tudo muito previsível, porém por conta da cultura atual não dá pra culpar só as empresas
Temos uma certa parcela de culpa nessa situação
Obrigado pelo apoio meu parceiro, um abraço !!
Caramba! Conheci o canal agora, eu estou adorando a postura, comentários e pensamentos que você expõe em seus vídeos! Parabéns!!
Realmente, as resoluções mais antigas não permitiam um maior detalhamento visual dos modelos 3D dos inimigos, deixando-os menos "cartunescos" mais estranhos (Em um bom sentido) nos causando um certo desconforto...
Lembro quando meu irmão jogava o resident evil 2, no ps1, aquele som que o game emitia, como os passos, as portas abrindo, os zumbis gemendo, som de fundo, eu nem dormia, imaginando aquilo na vida real.
Hoje em dia uma criança de 7 anos joga e dorme tranquilo, não tem aquela inocência mais
Me ganhou não pela argumentação sobre jogos de horror mas sim pelas observações pessoais no final do vídeo. Parabéns!
Todas histórias do jogo do PS2 são foda demais imagina quando os cara começa a dubla os jogos aí vai ser épico
Que saudade de ir numa locadora pegar filme...meu senhor era legal demais
Rapaz, achei q era um vídeo sobre game e era uma lição de vida, parabéns, concordo em gênero, número e grau
Concordo com tudo que disse, além de gamer e vocalista também sou psicólogo e sim, estamos acostumados com nossa rotina. Procuramos todo tipo de conteúdo para nos entreter e esquecemos que a vida também é entretenimento. Não esperava esse final aí e cara, seus vídeos, seu conteúdos, são totalmente diferentes dos quais já assisti. A forma que você conversa com a gente é como se fosse frente a frente, e esse final, que tapa na cara. É isso galera, vamos nos entreter com a vida, jogos são lindos, mas viver é mais ainda.
E novamente, que video foda!
Cara, que palavras... Eu estava mesmo precisando ouvir isso, tô nada bem esses dias e muito problemas, mais vou tentar ouvir o seu conselho, obrigado cara...
Não é só vc que ta com problemas, essas palavras valem pra mim tbm
mas é fase, vai passar
abraço mano !!
Esse vídeo é perfeito, cheio de fatos, mas a falta de criatividade é uma realidade sim, tanto no mundo dos games quanto no do cinema/tv
Cara essa narrativa é muito verdadeira. Ouvi um podcast esses dias justamente sobre isso. A maior crise na indústria do entretenimento hoje é a crise criativa. Há uma saturação total de conteúdo e muito e pelos nossos hábitos e acesso ao conteúdo facilitado. Nós games mesmo quem e anos 90 sabe. Cara, a gente tinha que alugar jogos pelo alto custo, pra compra era muito inacessível então nossos pais demoravam muito pra dar um jogo novo, pq era tudo muito caro. E também não haviam tantas opções, era tudo muito novo e nem eram todos que tinham condições de ter. Hoje e tudo muito banal.
Exato
Tudo que é fácil acesso acaba ficando desinteressante
Tudo que é banal não se torna impressionante
E os games que fazem sucesso hj em dia já tem um histórico antigo
Criar um game do zero hoje em dia
Sem apostar numa franquia de renome
É um tiro no escuro
@@CreativeGamesOficial É a era do remake e da continuação da continuação
Eu acho que um dos principais fatores também é o estilo de camera, comprei um psp e instalei um emulador de ps1 pra jogar os primeiros resident evils, cara a questão de só ouvir o barulho e não saber quantos zumbis vão ter na proxima parte do mapa era desesperador! fora quando você vai correndo e acaba dando de frente com um zumbi
simples, o consumidor cresceu, éramos crianças/adolescentes e tudo era novo, agora adultos, já vimos tanta coisa que nada assusta mais
Continuo me divertindo como sempre até mais que antes com os jogos atuais... Mas ainda amo a nostalgia de jogar os antigos
Rapaz achei que seria um vídeo normal e ele deu uma lição de moral kkkkkkkkkkk concordo com o que você disse, nunca tinha parado pra pensar nisso
Eu tenho uma recomendação para geral!!
Darkwood, é um jogo de terror que me surpreendeu muito, ele conseguiu inovar em algumas coisas bem legais.
9:50 Oh lapada seca no lombo, senti aqui kkkkkkkkkkkkkkkkk
Ótimo vídeo, mano!
Mano que Nostalgia surreal foi esse conteúdo que você trouxe.
Resident Evil e Silent Hill são os melhores jogos de terror de todos os tempos, eu amo os jogos antigos acho que eles dão um sentimento de aflição que a qualquer momento você sabe que vai acontecer algo no game.
E essa trilha sonora do Resident Evil 3 Nêmesis clássico é um nojo de boa
Parabéns conteúdo top demais ❤👏🏻👏🏻
cara, eu falo todo video, é impressionante a qualidade dos videos do creative! dicção, roteiro, trilha, cortes, impressionante
Muito obrigado 😁
mas mano, só o arquivo bruto de gravação desse video deu quase 40min
eu gaguejo demais, erro as palavras e muitas vezes esqueço o que vou dizer
Por tras das cortinas não é tão belo assim kkk
Obrigado pelo apoio mano, fico feliz que tenha gostado !!!!
Cara não esperava por esse discurso…
Ganhou um inscrito
eu jogava o DOOM no play 1, quando lembro disso chega sinto uma coisa boa, realmente era o tempo que éramos felizes.
aquilo sim que era jogo de terror kakakkak
Você está falando de nostalgia?
Ótima análise. Comecei no Atari e cada nova geração era uma novidade. Hoje nada mais me impressiona.
Eu diria que não era por causa do quão assustador o jogo era que fazia dele ser marcante, mas um conjunto de fatores. Resident Evil por exemplo, não tinha nada na tela pra ficar te ajudando ou te mostrando itens. A música te dava uma sensação de que uma surpresa desagradável poderia acontecer a qualquer momento. A ambientação também favorecia para dar essa sensação de acontecer essa surpresa desagradável. O jogo não tinha checkpoint e você quem tinha que se virar pra encontrar uma máquina de escrever para salvar. E o principal, as pessoas no passado não viviam em um mundo acelerado e facilitado para conseguir jogos novos todo mês, quem dirá até toda semana. O resultado disso é que as empresas de jogos de hoje estão desesperadas para fisgar a atenção das pessoas a qualquer custo tentando a sorte, deixando tudo mais facilitado, mais acelerado, menos imersivo e só mais um jogo que na próxima semana a pessoa já quer saber qual vai ser o próximo jogo que vai ter a sua atenção para jogar. Só que a consequência disso tudo é que os jogos ficam igual um vídeo do tiktok, que a pessoa olha e nem se lembra mais no final do dia o que assistiu. Num mundo acelerado de hoje, pra conseguir segurar a atenção das pessoas com jogo novo tem que realmente estudar mais o público de hoje, e a rockstar sabe fazer isso.
Real. Quando eu joguei Outlast fiquei de cara, foi o ultimo jogo que me deu alguma aflição depois de anos porque trouxe algo novo que a gente não espera, mó medão jogar aquele jogo de noite kkkkk
Doom 3 com o sistema de som que foi utilizado era garantia de susto a cada passo dado. É um clássico!
No meu caso eu nem posso jogar esses jogos pq tenho problema de ansiedade e como sei que vai ter jumpscary eu já fico esperando acontecer e quando demora de acontecer eu entro em pânico daí evito muito jogar esses tipos de jogo
A real é que quanto mais adulto você fica menos medo você tem, hoje em dia nem um jogo ou filme de terror me dá medo, coisas que a 4 anos atrás me fazia borrar de medo..
Gostei demais do vídeo.. até me inscrevi na hora.. concordo muito com tudo que vc disse nesse vídeo.. basicamente é isso, estamos saturados.
Eu acho também que a trilha sonora ajudava muito. Hoje em dia se valoriza sons ambientes, em Re 2 mesmo a trilha sonora é um dos motivos de ser tão marcante.
Gostei do Vídeo! O Plot Twist do final foi foda, parabéns! 👏👏👏
O final do vídeo resumiu perfeitamente o que estamos vivendo, estamos anestesiados, é muita informação e como o jovem falou vamos sair e viver a vida e consumir menos tudo isso, ai sem a saturação de telas iremos voltar a ter ótimas experiências!
Uma das coisas eram os saves manuais aquele medo de morrer e perder o progresso,a sensação de alivio quando encontrava um save point e hoje em dia tem os saves automáticos
tenho 25 anos e meu irmão é mais velho. E quando eu nasci, meu irmão ja tinha o PS1. Nunca esqueço que eu assistia ele jogar os RE e SH, eu ficava com tanto medo e da mesma forma ele, ele sempre dizia que ficava incomodado jogando o RE kkkkkkkk
conforme eu fui crescendo, eu mesma comecei a jogar os RE, sabia fazer porra nenhum, nao sabia nem salvar, mas aprendi tudo e declarei eterno amor a franquia e é inquestionável. Os 3 primeiros RE e SH 1 e 2 são os games de terror mais fodas que ja joguei na vida, impressionante que depois de tanto tempo ainda nenhum jogo mudou a minha opinião
Rapaz esse final foi um tapa na cara, ainda bem que apareceu esse vídeo, ganhou um inscrito.
Cara, Outlast e SOMA foram os ultimos jogos de terror que eu joguei e que realmente me puseram uma aflição de seguir andando e explorando. Acredito que as empresas e criadores de jogos indie precisem explorar outras formas de terror, como o próprio terror cósmico. Isso dá ideias muito interessantes.
Nossa mano gostei demais da sua narração no vídeo..falou exatamente como muitas das pessoas são hj e como buscam passar um pano nos problemas através de mídia..talvez tenha aberto a cabeça de alguns..mas enfim.. parabéns mano excelente
Antigamente a gente so nao jogava RE. A gente vivia aquele mundo, tinha curiosidade em saber o que aconteceu com raccon city.
O clima dos cenários, a musica tensa, personagens icônicos.
Tudo transportava a gente para aquele mundo. Ate pq tinhamos tempo para viver aquilo.
Hj a gente joga por jogar, mas aquele mundo não nos interessa .
Exatamente pq hj nosso interesse esta no mundo real, nos problemas do dia dia.
Jogo videogame desde os anos 90 e já joguei muitos jogos de terror em várias gerações. Uma coisa que notei é que os jogos atuais falham até em dar sustos. Ainda lembro do susto no armário do primeiro Silent Hill ou dos cachorros quebrando as janelas no primeiro Resident Evil. Hoje em dia se ganhou muito em qualidade gráfica, sonora, jogabilidade e atmosfera mas o terror principalmente ali da época do play 1 (quando ainda era novidade) com câmera fixa, gráficos em baixa qualidade que muitas vezes precisavam ser interpretados (como no próprio SH) tornavam tudo mais macabro. Sem falar, claro, na sensação de solidão que esses jogos passavam na época. Até os próprios Tomb Raider de play 1 possuem essa aura de terror. Sem mapa, sem tutorial, sem GPS, nem nada era mais terror que muitos jogos de hoje em dia. Nem sei como consegui terminar todos os 5 no play 1 sendo tão jovem.
um jogo que nem de terror era mais até hoje me causa medo é o shadow of the colossus,exatamente pelo ambiente com a trilha sonora muito bem feita,com o som do vento no cenario enquanto anda por ele,e ainda com a aparencia dos colossos com rostos sem expressão. Acho que os graficos ainda meio esquisitos e cores não tão vibrantes dos jogos da epoca do ps1 e ps2 ajudavam a assustar quem jogava
@@henrique-xf9wy sério? Com esse nunca senti aura de terror não. Só é desolado. E quando tu entende (um pouco) o enredo é que bate o remorso. Eu joguei a versão de PS2 e platinei o remake no PS4. Muito bom jogo.
É que esse fator " dar susto " tanto nos jogos quanto no cinema se torna batido, repetitivo, a nossa mente consegue reconhecer cenários ou situações "isca", quando o jogo/filme usa muito desse recurso pode trazer o efeito contrário, tédio.
Choro da menina no banheiro kkkkkkkkkkkk sai da frente da tv
@@gabrielsouzasantos5414 eu acho jumpscare algo apelativo. Claro que se feito de maneira bem feita é efetivo, mas muitos jogos/ filmes usam isso de forma errônea e gratuita. Mas vc tem razão, acho que depois de tantos anos esse tipo de artifício se tornou previsível. Não tem muito tempo que joguei the Callisto protocol e não levei um susto sequer. O jogo tem uma ambientação bem legal. Mas em fator susto foi uma negação pra mim. Vai ver realmente já tá batido e já acostumei com isso depois de tantos anos. Antes era novidade e agora realmente tá batido. Um terror psicológico é bem mais efetivo na minha opinião.
E como ver filme, com o tempo e tanto game de terror q vc se acostuma e as vezes até adivinha o sustos...
Uma coisa que também faz os jogos de terror serem menos efetivos é que queremos algo a "mais" e acaba se frustrando, quando vamos jogar um antigo a gente não espera algo "tão bom" quanto os jogos de hoje em dia(deveriam ser). Então acabamos nos supreendendo, e também a dificuldade de se movimentar em certos jogos fazem dar mais aflição e medo (na minha opinião), mas não é uma regra, tem jogos que a dificuldade de se mover não "ajuda" para haver uma tensão na hora da fuga, e apenas atrapalha.
Graças ao meu ps2 vou poder jogar esses clássicos do ps1 ❣
To querendo começar pelo silent hill,
Dei uma olhada também no Drácula e é muito lindo fiquei até com medo de avançar
Ele cabia muito bem em um VR e hoje em dia
Parabéns pelo vídeo !! E muito difícil explicar o medo que RE dava na época para a galera de hj ..
Você explicou o contexto da época muito bem.
Acho que um fator que pode ter potencializado a experiência é a ideia de solidão, de lidar com o desafio sem tanta ajuda, sem a noção tão viva que milhares de outras pessoas estavam degustando a mesma experiência.
Só lembrando que tem muitos jogos hj em dia que também causa medo como por exemplo OUTLAST, mas de fato antigamente o terror era de vdd. 👍🏽
Hj o maior medo do mundo dos games é o fim de toda mídia física, os preços dos jogos e os rumos que empresas estão tomando !!!
Os únicos jogos mais atuais que me deixaram com medo de verdade foram os dois primeiros Dead Space. Muito pelo aspecto surpresa dos monstros que apareciam do nada.
Os únicos de terror que consigo jogar são os clássicos de PS1/ PS2. Agora sobre a internet... ao mesmo tempo que ela é boa para facilitar algumas coisas, também pode destruir você. Então usem a internet e não deixem que ela use vocês.
Que vídeo incrível! Caí de paraquedas e gostei bastante do que você falou no final. Faz tooooodo o sentido!
Mano, só um adendo. 6:19 A Capcom n fez remaster, ela fez REMAKES remaster é quando só da uma melhorada nos aspectos do game sem mexer no game original. Agora no remake, eles literalmente refazem o jogo tudo de novo do zero tais como re2 e re4.
acho que um dos fatores que influencia nisso é o fato de que a maioria dos que jogavam esses jogos antigamente eram crianças (e criança tem medo de qualquer coisa)
O que mais me deixava tensa no Resident Evil era a câmera fixa, poque vc não sabia o que ia enfrentar. Só dava pra ver o que tinha na sala no próximo ângulo
Me senti bem no final do vídeo, pois pela trilha sonora eu estou seguro kkkk.
Brincadeiras a parte, ótimo vídeo.
Gosto bastante dessa temática de terror, tanto é que tenho um canal voltaro para essa temática, o Bittes Terror. Vídeo top, parabéns. ☠️
Cheguei aqui pelo vídeo do Diggo e gostei muito. Parabéns pelo canal
Muito obrigado 😁 seja bem vindo mano
Mano, o seu vídeo é MUITO necessário pra todos nós. Seja das gerações passadas para as atuais. Estamos completamente anestesiados por causa desse consumo exagerado de entretenimento e redes sociais. PRECISAMOS DE MAIS CANAIS DE CONSCIENTIZAÇÃO E CONTEÚDO!
Ainda acho silent Hill 1 o game com a história mais aterrorizante dos games..
Um classico que merecia um remake..