Conversando com a minha mãe sobre a cirurgia do meu marido, ela disse "só deus pra dar inteligência para os homens". Veja como o crente deixa de raciocinar. Há 100 anos não havia essa cirurgia, nem bolsa de colostomia e ja havia deus. Então deus deixava os doentes do intestino morrerem para dar essa sabedoria só os homens do futuro? Na realidade a ciencia só avançou com a diminuição da crença
@@telmafariat as vezes o vicio da linguagem prevalece, o meio onde vivemos, sou crente mas não coloco como cunha em qualquer situação. Precisamos ser seletivos, falar quando se tem oportunidade, tua mãe é uma senhora sinçera, fala o que acredita mas de modo ingênuo.reconheço a ciencia, tomei todas vacinas contra covid, mas conheço crentes com um bom grau de instrução que não tomou sequer uma doze, não compartilho com tais atitudes, estupida, negacionista.
@@josevalverde7431 Coerente o que diz! Não diria para “ser seletivo(s)” e sim ter um equilíbrio mais saudável. Meu avô é uma pessoa bem simples, quase um esteriótipo ambulante do “bom cristão” aos moldes do imaginário popular. E percebo que ele está sempre com um pé no metafísico e outro na materialidade de uma forma bem definida, com poucas nuanças. Às vezes ele diz, faz e defende coisas com uma franqueza tão grande que, a meu ver, soaria heresia, blasfêmia para outros cristãos. Por exemplo, o quanto ele se orgulha de não ser uma pessoa que braveja humildade e diz que, se tem condições, ele vai e faz. Às vezes, percebo que certos cristãos, sejam eles abastados ou não, parecem usar o desapego dos prazeres da vida (vezes ao extremo) como sinônimo de estar mais próximo de Deus. O que, conforme a minha cosmovisão, isso é um argumento metafísica para defender a condição de estar/ser pobre. E, também do meu ponto de vista, acho bastante curioso ver que ele, como cristão, mesmo não se dando conta disso, consegue pensar diferente sem se sentir mal por isso.
@ElderPath obrigado pela sua escrita, precisamos evitar o raficalismo, e viver com dinamismo, acredito que precisamos curtir tudo de bom que a vida nos oferece, o perigo do radicalismo é que anda de mãos dada com o fanatismo, prrcisamos evitar.
Se o cientista é ateu, ja sabe o resultado, os cientistas tem sua fé também no acaso, acredito que este Bennite terminarar sendo crente, quando alguem ataca alguma coisa porque tem forte propensão para aquilo que ataca.😂😂😂😂😂😂😂
O ateismo previa colapso da religião no seculo, fracassou, o homem é um animal religios, está no DNA, os regimes ateistas tentaram acabar com a religião.
Deus é tão bom, mas tão bom, que Ele nem parece existir. Aliás, pensando bem, ele não existe mesmo. Todavia, conforme foi sabiamente descrito por um comentarista antecedente - projeção - é complicado mudar isso. Também sou ateu, mas compreendo perfeitamente a - humana - necessidade de estabelecê-lo como uma espécie de "muleta". Abraço a todos, crentes, mais ou menos crentes, e descrentes.
Demorei muito a reconhecer que sou ateu. Porém, não deixei meu filho ser doutrinado por qualquer religião. Hoje ele é ateu. Mas esconde tal fato para não sofrer preconceito.
A maneira absolutamente elegante e justa seria viver em um mundo decente, com gente saudável e durante um tempo suficiente. Como numa pós graduação ou num doutorado.❤
@@enividal9111 olha, o mundo precisa de uma dinâmica, imagine se todos fossem Evangélicos, o Bolsonaro teria vencido para desgraça do país, mas graças a diversidade a figura nefasta foi derrotada.🤣🤣🤣
Adorei a interação e sintonia entre as duas gerações!! Ciência e filosofia sempre andaram e andarão juntas. Parabéns ao canal do Matheus por compartilhar de forma inteligente assuntos polêmicos como religião e fé. Falar de uma forma integra e respeitosa é muito bacana!! Adorei o Arsênio, quero ler os livros, parecem ser ótimos para virar série, Hello Netflix!!😅❤
Verdade. A ideia original do Físico Leon Lederman que escreveu em 1993 um livro sobre o bóson de Higgs era cahamá-ló de Partícula Maldita, mas o editor mandou mudar para Partícula de Deus para vender mais livros. E aí veio a desculpa de chamar de Partícula de Deus porque ela dá “vida” (massa) às partículas sem massa
Verdade Roberto. O Editor do livro do Leon Lesnard e Dicki Teresi, Houghton Mifflin Harcourt. forçou para a colocaçõa de um titulo mais comercial, trocando partical Maldita por Particula de Deus e deu a desculpa de que esse nome cabia pelo fato do boson de Higgs dar ^vida^ as particulas quando lhes dá massa.
Se os "parâmetros" do universo, digamos assim, fossem diferentes, teríamos um universo diferente, com coisas diferentes. Isto é, o universo tem as coisas que as suas leis permitem que existam.
Professor Arsênio. Tenho a curiosidade de saber, se houve algum estudo científico, que poderia quantificar, na medida do possível, quantos seres humanos, já existiram? Grato.
@arseniomeneses9121 ... obrigado por responder. É raro ser atendido, tão prontamente. Faz parte das minhas indagações, de um recém ateísta, em "construção". Muito grato.👏👏
The Damngod Particle virou The God Particle por sugestão do editor do livro. O Marcelo Gleiser trabalhou com o autor Leon Lederman e conta essa história.
Verade Gatorino. O Editor do livro do Leon Lesnard e Dicki Teresi, Houghton Mifflin Harcourt. forçou para a colocaçõa de um titulo mais comercial, trocando particula Maldita por Particula de Deus e deu a desculpa de que esse nome cabia pelo fato do boson de Higgs dar ^vida^ as particulas quando lhes dá massa.
Sobre o boson de higgs, tem uma historia interessante… O nome original era The Goddamn Particle, “a partícula maldita”, por ser mto difícil encontrá-la. Mas acharam o nome ofensivo e mudaram para deus kkkk Concordo com o Arsenio… por pouco a Terra nao teria vida…. A vida humana é apenas um acidente Otimo video e ja virei fã do Arsenio 😊
É isso mesmo @re0806L. O Físico Leon Lederman que escreveu o livro The God- Particle If the Universe is 13:35 the Answer What is the question- em 1993, queria colocar o nome Partícula Maldita, foi convencido pelo editor a trocar a palavra Maldita por Deus. Venderia mais livros. O próprio Higgs não gostava do título Partícula 13:35 de Deus. Mas como o bóson de Higgs dá “vida” à partículas sem massa, resolveram deixar o título com Deus.
Verdade @re0806L. O Editor do livro do Leon Lesnard e Dicki Teresi, Houghton Mifflin Harcourt. forçou para a colocaçõa de um titulo mais comercial, trocando particula Maldita por Particula de Deus e deu a desculpa de que esse nome cabia pelo fato do boson de Higgs dar ^vida^ as particulas quando lhes dá massa.
A seleção natural esta acontecendo, os cristãos vão fazer os espertos dos pastores ficarem ricos, e os ateus vão continuar pois vão estudar. Moral da historia, vai sobrar ateus e pastores, os crentes fieis vão dançar😂😂😂😂😂
Mas como explicar a interação entre os diversos reinos(Mineral, vegetal e animal)? E mais ainda, a criação da vida, se é impossível que a vida exista do nada, pois necessita de uma vida anterior.
Digo, a criação da vida no sentido da existência de material mineral no espaço, e que com o esfriamento dos planetas, criou vida. Moléculas de carbono e oxigênio se juntaram e começaram a pulsar?
@@helvisgleikfilho quem sabe, mas existe sim a possibilidade. Uma frase que eu sigo nesse quesito é "ausência de evidência não é uma evidência de ausência".
@@ELCaballero_1 Bem, mas essa não é uma questão não pesquisada, por séculos tentou-se isso, e virou um fato inquestionável(na própria ciência), não há como a vida surgir sem vida anterior.
@@helvisgleikfilhoÉ claro que a vida surge da não vida, se isso não fosse possível as intervenções artificiais d medicina não seriam possíveis. Os vírus e prions mostram a gradação d não vida virar vida, já que estão no limiar dessa transformação.
@@helvisgleikfilho, os cientistas Stanley Miller e Haroldo Urey já provaram em 1952 que o orgânico vem do inorgânico e a existência de um criador. Sabemos que todas as coisas são compostas de átomos e eles são partículas de energia. Eles usaram energia térmica para transformar água em vapor e depois adicionaram hidrogênio, amônia, metano , e no final energia elétrica resultando em aminoácidos que é a base da vida orgânica. E a prova da existência de um criador? Ora , todos esses elementos, energia térmica, água, hidrogênio, amônia, metano, energia elétrica, não se juntaram por acaso para formar os aminoácidos, foi necessário a intervenção dos cientistas para acontecer.
Boas perguntas Edson. Podemos ficar aqui elocubrando milhares de perguntas sobre o que seria se alguns parametros de nosso planeta fossem diferentes. E óbvio que tudo seria diferente, inclusive nós. Ou não exisitira ninguém, como acontece em milhões de outros planetas do Universo.
O maior e grande engano dos ateus é CONFUNDIR o Suposto Deus Criador com as religiões dos homens corruptos de entendimento. Tanto os religiosos como os que ACREDITAM na suposta ciência da evolução sem um Criador,ACREDITAM por aceitar o que os outros falaram,pois nem o crente viu a Deus como os ateus não viram a evolução ou o começo da primeira partícula. O tolo diz em sua arrogância : "Não há Deus e tudo começou por si só".
Felizmente não estamos mais em uma sociedade dominada pela igreja católica e seus inquisitores, nem estamos vivendo em um país mulçumano. Seria um perigo fantasioso?
Sr. Arsênio, muito simpático! Mas me parece sofrer de uma tendência comum dos nossos tempos: generalizar a partir de uma ciência particular. Parece um excelente especialista, mas nenhuma especialidade científica trata do todo da realidade. Essa tarefa é dos filósofos! A nós, filósofos, cabe sempre lembrar aos nossos colegas de outras disciplinas que a filosofia tem seus métodos próprios, como a física também tem os seus. A física é uma ciência linda e importante, mas o sr arsênio parece partir do pressuposto de que a física é a rainha das ciências sem, contudo, justificar o porquê desse pressuposto. Em seguida, toma conclusões sobre a realidade a partir de conhecimentos físicos, esquecendo que a física é uma ciência que, em virtude do seu próprio método, não trata da realidade, mas de um recorte específico da realidade. Em terceiro lugar, parece não existir para ele a categoria sujeito, mas tão somente a categoria objeto. Parabéns pelo papo, muito interessante! Sr Arsênio claramente é um físico de excelência!
@ mas normalmente ela (a visão de mundo fisicalista) faz essa integração muito mal feita. Isto porque, pelo que eu observo, os fisicalistas se dedicam mais às ciências naturais ou à filosofia analítica. Mas a filosofia, por ser a disciplina que tem por “objeto” o todo, é a disciplina que mais demanda tempo de formação entre todas as ciências e artes, tempo esse que normalmente os fisicalistas não dedicam à formação filosófica, mas à especialização em algum assunto específico, seja a própria física, seja alguma Sub-área da própria filosofia. Em suma: é raro ver um bom filósofo fisicalista! Normalmente eles não sabem diferenciar nem as filosofias de Sócrates, Platão e Aristóteles, os pais fundadores da própria filosofia.
@@luisdoro1844 o fisicalismo, de fato, propõe que todos os fenômenos, incluindo os mentais, supervenham a estados físicos e sejam descritos pela física como ciência fundamental (completeza causal). A congruência de tokens garante que eventos mentais específicos correspondam a eventos físicos únicos, evitando dualismos. Embora a filosofia exija amplitude, o fisicalismo busca integrar rigor científico e análise conceitual, valorizando especializações que aprofundem conexões entre disciplinas. Reconheço a importância da formação ampla, mas acredito que a abordagem fisicalista, quando bem aplicada, oferece coerência ao unir métodos empíricos e reflexão filosófica sistemática. Leia filósofos como David Papineau e Jaegwon Kim para entender melhor essa corrente filosófica.
Podem dizer o que quiserem, mas a realidade é o que é. Sabemos que há algo eterno porque do nada nada sai e nós estamos aqui e somos alguma coisa, não somos nada. Agora, isso que sabemos que é eterno só tem duas opções: ou é algo inteligente ( a que chamamos Deus) ou é algo não inteligente a que chamamos Matéria ( átonos e forças que agem sobre a matéria, como a gravidade, a força eletromagnética, a nuclear fraca e a nuclear forte). Olhando para a evidência disponível, que é a realidade que nos cerca, incluindo os seres humanos, temos que ponderar: qual é a hipótese mais provável? Como é que da matéria, que age ao acaso, porque não tem inteligência, sai a ordem que vemos no universo. Como é que do inorgânico sai a vida? Como é que se gera a informação presente no ADN sem uma inteligência? E fico por aqui, para bom entendedor meia palavra basta. Se estudarmos, verificaremos que a hipótese Deus é aquela que obtém mais confirmações; é a mais lógica e convincente. Os ateus são ateus por razões de ordem psicológica, porque não suportam que possa existir Deus. Por exemplo, no catolicismo a crença em Jesus como Deus exige muito das pessoas: que amem o próximo, que não mintam, que não roubem, que não prejudiquem os outros, que não cometam adultério, etc. Isto é duro e a generalidade das pessoas não o pode suportar porque tinham que apaziguar os seus instintos e não querem fazê-lo. Cada um que examine com sinceridade a razão por que é ateu.
Para toda observação trivial os elementos particulares se encontram totalmente ocultos, sem reconhecer o que lhes é próprio nem o que lhe opõem Quem só quer pensar sistematicamente de acordo com princípios e propósitos e realizar isto e aquilo no mundo, inevitavelmente se põem limites a si mesmo, como objeto de aversão, o que não favorece sua forma de realizar Vocês ateus, fechados em si, em sua mera existência, isolados; acostumados a perceber o finito e o irrelevante, quando é que vão se voltar mais aproximadamente para ser aproximadas estas distâncias extremas para converter a larga série naquele círculo fechado, que é símbolo da eternidade e perfeição? Quando é que vão crer no Eterno como objeto de prazer e de união, como a única fonte inesgotável daquilo para o qual se dirige todos os anseios? Abraço. Shalom!
A realidade é independente do que achamos ou queremos. Pensar sistematicamente é simplesmente uma forma de tentar prevenir o auto-engano, nada mais, e não tem nada de limitante nisso. O que vc disse me parece ser, de forma simplificada: "Não gosto de pensamento crítico, pq vai de encontro a algo que me é confortável".
@Apenas_umm_gato A CIÊNCIA CRÊ em coisas absurdas e incomcebiveis entre elas a teoria da evolução de Darwin e que o Big Ben, explosão, gerou um universo com leis, 26 constantes. Se Darwin a seu tempo conhecesse o DNA não tinha dito tantas asneiras. Então para aceitar tudo isso e necessário uma fé absurda.
Excelente !! Que o Arsenio seja mais visto e ouvido !
Parabéns! Muito bom assunto!
Conversando com a minha mãe sobre a cirurgia do meu marido, ela disse "só deus pra dar inteligência para os homens". Veja como o crente deixa de raciocinar. Há 100 anos não havia essa cirurgia, nem bolsa de colostomia e ja havia deus. Então deus deixava os doentes do intestino morrerem para dar essa sabedoria só os homens do futuro? Na realidade a ciencia só avançou com a diminuição da crença
@@telmafariat excelente análise!!!
@@telmafariat as vezes o vicio da linguagem prevalece, o meio onde vivemos, sou crente mas não coloco como cunha em qualquer situação. Precisamos ser seletivos, falar quando se tem oportunidade, tua mãe é uma senhora sinçera, fala o que acredita mas de modo ingênuo.reconheço a ciencia, tomei todas vacinas contra covid, mas conheço crentes com um bom grau de instrução que não tomou sequer uma doze, não compartilho com tais atitudes, estupida, negacionista.
@@josevalverde7431 Coerente o que diz! Não diria para “ser seletivo(s)” e sim ter um equilíbrio mais saudável. Meu avô é uma pessoa bem simples, quase um esteriótipo ambulante do “bom cristão” aos moldes do imaginário popular. E percebo que ele está sempre com um pé no metafísico e outro na materialidade de uma forma bem definida, com poucas nuanças. Às vezes ele diz, faz e defende coisas com uma franqueza tão grande que, a meu ver, soaria heresia, blasfêmia para outros cristãos. Por exemplo, o quanto ele se orgulha de não ser uma pessoa que braveja humildade e diz que, se tem condições, ele vai e faz.
Às vezes, percebo que certos cristãos, sejam eles abastados ou não, parecem usar o desapego dos prazeres da vida (vezes ao extremo) como sinônimo de estar mais próximo de Deus. O que, conforme a minha cosmovisão, isso é um argumento metafísica para defender a condição de estar/ser pobre. E, também do meu ponto de vista, acho bastante curioso ver que ele, como cristão, mesmo não se dando conta disso, consegue pensar diferente sem se sentir mal por isso.
@ElderPath obrigado pela sua escrita, precisamos evitar o raficalismo, e viver com dinamismo, acredito que precisamos curtir tudo de bom que a vida nos oferece, o perigo do radicalismo é que anda de mãos dada com o fanatismo, prrcisamos evitar.
Não importa quão sofisticado seja o conceito de Deus, no fim das contas sempre será uma projeção da mente humana.
Se o cientista é ateu, ja sabe o resultado, os cientistas tem sua fé também no acaso, acredito que este Bennite terminarar sendo crente, quando alguem ataca alguma coisa porque tem forte propensão para aquilo que ataca.😂😂😂😂😂😂😂
No ateismo o acaso vira deus
O ateismo previa colapso da religião no seculo, fracassou, o homem é um animal religios, está no DNA, os regimes ateistas tentaram acabar com a religião.
@@josevalverde7431 atacando o ateísmo...
Deus é tão bom, mas tão bom, que Ele nem parece existir. Aliás, pensando bem, ele não existe mesmo. Todavia, conforme foi sabiamente descrito por um comentarista antecedente - projeção - é complicado mudar isso. Também sou ateu, mas compreendo perfeitamente a - humana - necessidade de estabelecê-lo como uma espécie de "muleta". Abraço a todos, crentes, mais ou menos crentes, e descrentes.
❤❤
Demorei muito a reconhecer que sou ateu. Porém, não deixei meu filho ser doutrinado por qualquer religião. Hoje ele é ateu. Mas esconde tal fato para não sofrer preconceito.
Uma pena ele sentir que precisa esconder. Encorajo a buscar questionar isso!
Excelente a live , parabéns aos dois 👏👏👏
Muito boa entrevista
Excelente entrevista, Matheus. Parabéns!
Obrigado, Gilmar! Volte sempre
Muito bom, espetacular, parabéns a ambos, obrigado.
A maneira absolutamente elegante e justa seria viver em um mundo decente, com gente saudável e durante um tempo suficiente. Como numa pós graduação ou num doutorado.❤
@@enividal9111 olha, o mundo precisa de uma dinâmica, imagine se todos fossem Evangélicos, o Bolsonaro teria vencido para desgraça do país, mas graças a diversidade a figura nefasta foi derrotada.🤣🤣🤣
Excelente bate papo!
Obrigado!
Muito boa a explicação , tive a oportunidade de conhecer o Cern .
Adorei a interação e sintonia entre as duas gerações!! Ciência e filosofia sempre andaram e andarão juntas. Parabéns ao canal do Matheus por compartilhar de forma inteligente assuntos polêmicos como religião e fé. Falar de uma forma integra e respeitosa é muito bacana!! Adorei o Arsênio, quero ler os livros, parecem ser ótimos para virar série, Hello Netflix!!😅❤
Show de sensatez!!!
Partícula de Deus" foi usado com a intenção de repercutir mais, vender mais...
Verdade. A ideia original do Físico Leon Lederman que escreveu em 1993 um livro sobre o bóson de Higgs era cahamá-ló de Partícula Maldita, mas o editor mandou mudar para Partícula de Deus para vender mais livros. E aí veio a desculpa de chamar de Partícula de Deus porque ela dá “vida” (massa) às partículas sem massa
Verdade Roberto. O Editor do livro do Leon Lesnard e Dicki Teresi, Houghton Mifflin Harcourt. forçou para a colocaçõa de um titulo mais comercial, trocando partical Maldita por Particula de Deus e deu a desculpa de que esse nome cabia pelo fato do boson de Higgs dar ^vida^ as particulas quando lhes dá massa.
Que conteúdo bom.
Obrigado, querido!
Excelente
Obrigado!
Boa parte das explicações não consigo assimilar. Seria legal animações ou algo demonstraveis para uma boa compreensão.
Canal excelente.
Se os "parâmetros" do universo, digamos assim, fossem diferentes, teríamos um universo diferente, com coisas diferentes. Isto é, o universo tem as coisas que as suas leis permitem que existam.
Parabéns Matheus, cada dia melhor, parabéns!
Professor Arsênio.
Tenho a curiosidade de saber, se houve algum estudo científico, que poderia quantificar, na medida do possível, quantos seres humanos, já existiram?
Grato.
Oi Anaildo. Existem sim. Da espécie Homo Sapiens, nossa espécie, esse número é estimado em 110 bilhões, incluindo os 8 bilhões hoje existentes.
110 bilhões
@arseniomeneses9121 ... obrigado por responder. É raro ser atendido, tão prontamente.
Faz parte das minhas indagações, de um recém ateísta, em "construção".
Muito grato.👏👏
Entrevista muito top, parabéns!!!
Gostaria de saber do Benites Sobre a posição do ídolo dos ateus, Richard dawnks em relação a comunidade lgbt+.
Sou professor de física e me identifiquei completamente com o professor Arsênio!
The Damngod Particle virou The God Particle por sugestão do editor do livro. O Marcelo Gleiser trabalhou com o autor Leon Lederman e conta essa história.
Verade Gatorino. O Editor do livro do Leon Lesnard e Dicki Teresi, Houghton Mifflin Harcourt. forçou para a colocaçõa de um titulo mais comercial, trocando particula Maldita por Particula de Deus e deu a desculpa de que esse nome cabia pelo fato do boson de Higgs dar ^vida^ as particulas quando lhes dá massa.
Caralho quanto conhecimento! Parabéns pela entrevista, o professor é show!
Tudo q é grande o ser humano endeusa kkkk
Sobre o boson de higgs, tem uma historia interessante… O nome original era The Goddamn Particle, “a partícula maldita”, por ser mto difícil encontrá-la. Mas acharam o nome ofensivo e mudaram para deus kkkk
Concordo com o Arsenio… por pouco a Terra nao teria vida…. A vida humana é apenas um acidente
Otimo video e ja virei fã do Arsenio 😊
É isso mesmo @re0806L. O Físico Leon Lederman que escreveu o livro The God- Particle If the Universe is 13:35 the Answer What is the question- em 1993, queria colocar o nome Partícula Maldita, foi convencido pelo editor a trocar a palavra Maldita por Deus. Venderia mais livros. O próprio Higgs não gostava do título Partícula 13:35 de Deus. Mas como o bóson de Higgs dá “vida” à partículas sem massa, resolveram deixar o título com Deus.
Verdade @re0806L. O Editor do livro do Leon Lesnard e Dicki Teresi, Houghton Mifflin Harcourt. forçou para a colocaçõa de um titulo mais comercial, trocando particula Maldita por Particula de Deus e deu a desculpa de que esse nome cabia pelo fato do boson de Higgs dar ^vida^ as particulas quando lhes dá massa.
Um banho de sobriedade e lucidez!!!🔌
A seleção natural esta acontecendo, os cristãos vão fazer os espertos dos pastores ficarem ricos, e os ateus vão continuar pois vão estudar.
Moral da historia, vai sobrar ateus e pastores, os crentes fieis vão dançar😂😂😂😂😂
E aos poucos um a um os pastores irão desaparecer do mapa, já que os ateus não irão "comprar" fé dos pastores 😅😅😅
Podem falar e apoiar-se em livros e em acontecimentos, mas, tudo não passa de estulticies perto da imensa sabedoria divina. Boa sorte aos dois ateus.
Mas como explicar a interação entre os diversos reinos(Mineral, vegetal e animal)?
E mais ainda, a criação da vida, se é impossível que a vida exista do nada, pois necessita de uma vida anterior.
Digo, a criação da vida no sentido da existência de material mineral no espaço, e que com o esfriamento dos planetas, criou vida.
Moléculas de carbono e oxigênio se juntaram e começaram a pulsar?
@@helvisgleikfilho quem sabe, mas existe sim a possibilidade.
Uma frase que eu sigo nesse quesito é "ausência de evidência não é uma evidência de ausência".
@@ELCaballero_1 Bem, mas essa não é uma questão não pesquisada, por séculos tentou-se isso, e virou um fato inquestionável(na própria ciência), não há como a vida surgir sem vida anterior.
@@helvisgleikfilhoÉ claro que a vida surge da não vida, se isso não fosse possível as intervenções artificiais d medicina não seriam possíveis. Os vírus e prions mostram a gradação d não vida virar vida, já que estão no limiar dessa transformação.
@@helvisgleikfilho, os cientistas Stanley Miller e Haroldo Urey já provaram em 1952 que o orgânico vem do inorgânico e a existência de um criador.
Sabemos que todas as coisas são compostas de átomos e eles são partículas de energia.
Eles usaram energia térmica para transformar água em vapor e depois adicionaram hidrogênio, amônia, metano , e no final energia elétrica resultando em aminoácidos que é a base da vida orgânica.
E a prova da existência de um criador?
Ora , todos esses elementos, energia térmica, água, hidrogênio, amônia, metano, energia elétrica, não se juntaram por acaso para formar os aminoácidos, foi necessário a intervenção dos cientistas para acontecer.
IGREJA BRASIL BENDITO
💙 💛 💚 ❤️
O cara surgiu nesse planeta , está confinado no mesmo , e diz que sabe como o universo surgiu ? A humildade mental não é o forte dele.
Este professor tem algum canal aqui no youtube?
Ainda não João. Quem sabe?
Incrível como o entrevistado domina o assunto mas tem uma extrema dificuldade de se expressar
6.. 6,9.. hahahah eu sou 7 completo. Reconheço que para chegar ao 7 é preciso um raciocínio lógico-filosófico profundo.
E tem que desmontar mesmo. Esse pessoal que fala da particula de Deus não são mais do que mentirosos.
Se o sol tivesse a 160 milhões de km da terra ou 10.000.000 mais perto?
Se a terra fosse menor ou maior segundo a segundo a ciência?
Boas perguntas Edson. Podemos ficar aqui elocubrando milhares de perguntas sobre o que seria se alguns parametros de nosso planeta fossem diferentes. E óbvio que tudo seria diferente, inclusive nós. Ou não exisitira ninguém, como acontece em milhões de outros planetas do Universo.
"Deus é um conto de fada para quem tem medo do escuro" ou "deus não passa de uma muleta para os mancos intelectuais".
O maior e grande engano dos ateus é CONFUNDIR o Suposto Deus Criador com as religiões dos homens corruptos de entendimento.
Tanto os religiosos como os que ACREDITAM na suposta ciência da evolução sem um Criador,ACREDITAM por aceitar o que os outros falaram,pois nem o crente viu a Deus como os ateus não viram a evolução ou o começo da primeira partícula.
O tolo diz em sua arrogância : "Não há Deus e tudo começou por si só".
Os cientistas gostam de flertar com o perigo. Colocam o nome de Deus ou de deuses em tudo.
Qual vc acha que é o perigo disso?
Felizmente não estamos mais em uma sociedade dominada pela igreja católica e seus inquisitores, nem estamos vivendo em um país mulçumano. Seria um perigo fantasioso?
@@RafaelValeira - Por que quer saber? Já coloquei meu ponto de vista sobre.
@ vc é a mesma pessoa que o smartcortes?
@@KAKOROCHACANALNOSSOSDIAS vc é o smartcortes? E, se for, onde vc colocou seu ponto de vista?
😊🤔🤗
ESSE ATEU TA PRACISANDO DE UM EQM PRA DEIXAR DE FALAR BESTEIRA
Sr. Arsênio, muito simpático! Mas me parece sofrer de uma tendência comum dos nossos tempos: generalizar a partir de uma ciência particular. Parece um excelente especialista, mas nenhuma especialidade científica trata do todo da realidade. Essa tarefa é dos filósofos! A nós, filósofos, cabe sempre lembrar aos nossos colegas de outras disciplinas que a filosofia tem seus métodos próprios, como a física também tem os seus. A física é uma ciência linda e importante, mas o sr arsênio parece partir do pressuposto de que a física é a rainha das ciências sem, contudo, justificar o porquê desse pressuposto. Em seguida, toma conclusões sobre a realidade a partir de conhecimentos físicos, esquecendo que a física é uma ciência que, em virtude do seu próprio método, não trata da realidade, mas de um recorte específico da realidade. Em terceiro lugar, parece não existir para ele a categoria sujeito, mas tão somente a categoria objeto.
Parabéns pelo papo, muito interessante! Sr Arsênio claramente é um físico de excelência!
"Nós, filósofos" 😂
“Nós, bacharé e ispicialista ni filosofia”, te agrada mais, sr Zetsu Negro?! 🤣
Eu sou fisicalista, essa visão de mundo une a ciência e a filosofia de maneira integrada e ela assum sim a física como a ciência última da realidade.
@ mas normalmente ela (a visão de mundo fisicalista) faz essa integração muito mal feita. Isto porque, pelo que eu observo, os fisicalistas se dedicam mais às ciências naturais ou à filosofia analítica. Mas a filosofia, por ser a disciplina que tem por “objeto” o todo, é a disciplina que mais demanda tempo de formação entre todas as ciências e artes, tempo esse que normalmente os fisicalistas não dedicam à formação filosófica, mas à especialização em algum assunto específico, seja a própria física, seja alguma Sub-área da própria filosofia. Em suma: é raro ver um bom filósofo fisicalista! Normalmente eles não sabem diferenciar nem as filosofias de Sócrates, Platão e Aristóteles, os pais fundadores da própria filosofia.
@@luisdoro1844 o fisicalismo, de fato, propõe que todos os fenômenos, incluindo os mentais, supervenham a estados físicos e sejam descritos pela física como ciência fundamental (completeza causal). A congruência de tokens garante que eventos mentais específicos correspondam a eventos físicos únicos, evitando dualismos. Embora a filosofia exija amplitude, o fisicalismo busca integrar rigor científico e análise conceitual, valorizando especializações que aprofundem conexões entre disciplinas. Reconheço a importância da formação ampla, mas acredito que a abordagem fisicalista, quando bem aplicada, oferece coerência ao unir métodos empíricos e reflexão filosófica sistemática. Leia filósofos como David Papineau e Jaegwon Kim para entender melhor essa corrente filosófica.
Podem dizer o que quiserem, mas a realidade é o que é.
Sabemos que há algo eterno porque do nada nada sai e nós estamos aqui e somos alguma coisa, não somos nada. Agora, isso que sabemos que é eterno só tem duas opções: ou é algo inteligente ( a que chamamos Deus) ou é algo não inteligente a que chamamos Matéria ( átonos e forças que agem sobre a matéria, como a gravidade, a força eletromagnética, a nuclear fraca e a nuclear forte).
Olhando para a evidência disponível, que é a realidade que nos cerca, incluindo os seres humanos, temos que ponderar: qual é a hipótese mais provável?
Como é que da matéria, que age ao acaso, porque não tem inteligência, sai a ordem que vemos no universo. Como é que do inorgânico sai a vida? Como é que se gera a informação presente no ADN sem uma inteligência? E fico por aqui, para bom entendedor meia palavra basta.
Se estudarmos, verificaremos que a hipótese Deus é aquela que obtém mais confirmações; é a mais lógica e convincente.
Os ateus são ateus por razões de ordem psicológica, porque não suportam que possa existir Deus.
Por exemplo, no catolicismo a crença em Jesus como Deus exige muito das pessoas: que amem o próximo, que não mintam, que não roubem, que não prejudiquem os outros, que não cometam adultério, etc.
Isto é duro e a generalidade das pessoas não o pode suportar porque tinham que apaziguar os seus instintos e não querem fazê-lo. Cada um que examine com sinceridade a razão por que é ateu.
Pô, Deus não existe...
Para toda observação trivial os elementos particulares se encontram totalmente ocultos, sem reconhecer o que lhes é próprio nem o que lhe opõem
Quem só quer pensar sistematicamente de acordo com princípios e propósitos e realizar isto e aquilo no mundo, inevitavelmente se põem limites a si mesmo, como objeto de aversão, o que não favorece sua forma de realizar
Vocês ateus, fechados em si, em sua mera existência, isolados; acostumados a perceber o finito e o irrelevante, quando é que vão se voltar mais aproximadamente para ser aproximadas estas distâncias extremas para converter a larga série naquele círculo fechado, que é símbolo da eternidade e perfeição?
Quando é que vão crer no Eterno como objeto de prazer e de união, como a única fonte inesgotável daquilo para o qual se dirige todos os anseios?
Abraço. Shalom!
Amigo, vc aí da está na caverna de Platão.
Quando o tal Deus se manifestar e mostrar o tal poder! Enquanto a realidade for contrária a sua suposta bondade seremos ateus .
A realidade é independente do que achamos ou queremos. Pensar sistematicamente é simplesmente uma forma de tentar prevenir o auto-engano, nada mais, e não tem nada de limitante nisso.
O que vc disse me parece ser, de forma simplificada: "Não gosto de pensamento crítico, pq vai de encontro a algo que me é confortável".
Ótima entrevista!
A FÉ IRRACIONAL DO ATEU NO CAOS É A FÉ DOS CRENTES ELEVADA A POTENCIA INFINITA.
Você está confundindo e tentando equiparar fé com teorias científicas
@Apenas_umm_gato A CIÊNCIA CRÊ em coisas absurdas e incomcebiveis entre elas a teoria da evolução de Darwin e que o Big Ben, explosão, gerou um universo com leis, 26 constantes. Se Darwin a seu tempo conhecesse o DNA não tinha dito tantas asneiras. Então para aceitar tudo isso e necessário uma fé absurda.
Chora mais kkkkkkk
Se as bestas humanos nunca se saíram daqui desse planeta e ninguém sabe como é o universo