eletri.co/jornada-yt-comentario 👈🏻 Participe Gratuitamente da Jornada Eletricista Independente e descubra o passo a passo para se tornar um Eletricista Classe A e ter Clientes Todas as Semanas
Everton fico feliz em ser inscrito, porque você explica de forma clara e não condena outros profissionais, tem um canal "O pulo do gato" ensinando errado e criticando outros profissionais Pais de família que necessitam trabalhar. Parabéns pelo canal estou mim aperfeiçoando mais e mais com seus vídeos, obrigado.
Eu ja não gosto de usar estanho, pois se precisar fazer uma manutenção, e ser preciso fazer a retirada do cabo que está na emenda, terei que cortar boa parte do cabo por conta da solda, prefiro utilizar um alicate universal para fazer uma boa fixação da emenda.
... a partir do momento em que foi estanhada a emenda fica simplesmente maravilhosa pois eu faço isso desde 1994 e nunca tive algum problema pois pelo contrário eu já precisei refazer muito serviço dos concorrentes isso sim, inclusive apenas nas pontas dos cabos que utilizo os terminais principalmente em disjuntores! Abraço a todos 👍👏
Vou comprar um ferro de solda melhor , acho que não consegui soldar por isso , mas graças a Deus consegui resolver com sua dica ficou mais fácil , valeu obrigado 👍🙌
Muito bom, Everton! Emenda tem que ser feita desse jeito mesmo, levando-se em conta a importância que ela tem. Infelizmente já vi muitas emendas feitas de qualquer jeito, com apenas uma voltinha no fio (para não ter o trabalho de descascar) e totalmente frouxa. Coisas assim são o que diferenciam os bons profissionais.
Gostei da sua dica , sobre a emenda eu fiz ,na solda não consegui , mas usei a fita alta função , não sou eletricista mais a dica mim ajudou eu resolver o problema , na caixa de passagem pó padrão , valeu obrigado seus vídeos são bons 👍
Não sou profissional da área, apenas um curioso. Sua aula foi excelente, ajudou a entender e com isso posso acompanhar e saber da qualidade quando contrato um eletricista. Parabéns
Alguns professores de elétrica que eu tive não aconselhava estanhar cabos elétricos . Não estou falando que está, ele falava que difícilmente o estanho penetrava em todo fio de cobre de maneira homogênea e muitas vezes não dava boa condutibilidade ,porém sempre achei bacana soldar assim .
Parabéns pelas dicas na minha casa foi tudo com estanho as emendas essas normas tem muito mimimi o chuveiro da minha casa 220 nunca deu poblema na emenda estanhada e maioria do tempo funcionando no máximo
Olá Crisvaldo. Ficamos felizes em saber que te ajudamos de alguma forma! Agradecemos por nos acompanhar... fique atento aos novos videos que serão disponibilizados. Att, Jennifer Chagas Sala da Elétrica
Ótimo vídeo, acho muito interessante e importante estar sempre aprendendo a maneira correta de fazer este tipo de emenda, você também poderia mostrar a maneira correta de fazer a isolação destas emendas, para que fiquem 100 % seguras e que não tenham riscos de fuga ??? acho que seria muito interessante essa ajuda também. Obrigado e abraços.
muito bom o vídeo. Gosto muito dos vídeos da sala da elétrica. Mas quanto a estranhar na NBR 5410 no item 6.2.8.10 e em nota no 6.2.8.11 diz que não é indicado o estanhamento de condutores. O que você me diz sobre essa opinião da norma? eu acredito que o maior segredo da eletricidade e realmente o "aperto" e só queria saber o que você acha deste trexo da norma.
Everton bom dia. Acompanho-o há muito tempo. Parabéns pelas suas postagens. Sempre muito elucidativas. Gostaria que se possível desse sua visão sobre a norma proibir uso de solda nos terminais dos fios flexíveis ou cabos, ao conectá-los em disjuntores, por exemplo. Por que da proibição? Grato.
Será que vc pode medir a resistência elétrica de uma emenda com e sem estanho pra ver se há aquecimento? Tenho essa dívida mas me falta equipamentos tipo amperímetro (ou multímetro, não sei qual) e um termômetro de infravermelho. Valeu!
Perfeito! Essas normas sobre não estanhar os fios são estúpidas. Sabemos que com o tempo o cobre oxida e aumenta mais ainda a resistência que já existe pelo simples fato de ser uma emenda.
Concordo com você. Tem algumas normas sem lógica e sem sentido. A própria passagem da corrente pela emenda já proporciona a criação química do azinavre como acontece em baterias de veículos, pela alta corrente que passa pelo condutor; O estanho simplesmente isola essa reação. Viva a NBR 5410, com algumas restrições. Abraço.
NUNCA, JAMAIS, se estanha cobre! As emendas, quando bem tracionadas, impedem a penetração do estanho, criando o efeito pelicular. Também tem a questão da fadiga de material, já que o estanho se funde em temperatura relativamente baixa. As variações de temperatura e corrente também provocam essa fadiga, causando as famosas conexões frias. O estanho é um material para uso exclusivo em eletrônica, em placas de circuito impresso. Vale lembrar que as normas técnicas são desenvolvidas por engenheiros e embasadas em testes de laboratório.
@@crisschaidt Não sei como algo tracionado impediria a penetração da solda. Caso esteja falando da possibilidade do entrelace dos fios impedir a penetração da solda, recomendo que pesquise "malha de dessoldagem"(um bom exempro). Alem disso, FLUXO permite facilmente o estanho de fios flexíveis 16mm com um ferro de solda de 60w sem falhas(image os fios mais finos). Sobre fadiga causada por variações na temperatura do fio.... Olha, solda funde acima de 180c. Se o fio está esquentando ao pondo de causar fatiga, o problema está no dimensionamento do fio. Solda fria ocorre quando existe contaminante e oxidação na superfície soldada (use fluxo). Tem que ser um péssimo soldador para conseguir essa façanha quando soldando 2 fios. Não entendo.... Pessoas usam o "terminal tubular"(ilhó) e conectores Wago, e os mesmos dizem que estanhar o fio reduz a condutividade. Engenheiros de Nutella.kkk
sou a favor de estanhar ,faço a conexão com alicates e depois estanho, porem tem muitos engenheiros que reprovam estanhar os cabos , qual sua opnião em relação a isso.
Olá, boa tarde. Seria errado derivar a partir de cabo principal mais grosso com cabo mais fino para a tomada dupla? Por exemplo, fazer duas derivações de 2,5 mm a partir de um cabo de 6mm em tomada dupla com dois módulos de 20 amperes. Grato desde já.
Não proíbe, mas recomenda que não se use. O estanho sofre fadiga pela variação de corrente e temperatura, formando conexões frias com o tempo. É um material de uso exclusivo em eletrônica, onde a demanda, tensões e corrente são comumente muito menores, além do fato de os componentes possuírem terminais de material ferroso.
Everton, boa tarde! Assisti a alguns vídeos seus sobre emendas. E em todos você fala sobre as "6 voltas'". Existe um motivo para esse número de voltas específico? Parabéns pela iniciativa! Excelentes vídeos!
O professor eu admiro muito o seu trabalho, más e quando tem várias derivações em uma caixa de de iluminação sendo ela de passagem,qual é a melhor forma de fazer as emendas?
O ideal é que não se enrole as fibras do cabo antes do entrelace. Razão: todas as fibras de um cabo terão contato com todas as fibras do outro, de forma permanente. Cabos com fibras enroladas têm menos área de contato numa emenda, reduzindo sua capacidade de conexão.
Prezado, tem como fazer vídeos ensinando como estranhar condutores mais espessos, com 10 e 16 mm2, principalmente em emendas de derivação e prolongamento e em cabos rígidos. Outra coisa no mercado há um conector de derivação de plástico muito simples e rápido de usar. Esses conectores realmente são eficazes? Quando podem e não podem ser utilizados. forte abraço e muito sucesso!
É correto soldar os terminais.? Vejo alguns tecnicos falando que nao éo correto....Oqe vc pode afirma pra mim..já que estou iniciando na areá Eletrica?
Não é correto soldar emendas em cabos elétricos, por provocar efeito pelicular. A emenda bem tracionada não permitirá que o estanho penetre, formando apenas uma camada externa, o que pode provocar uma conexão fria com o tempo. O estanho é um material para uso exclusivo em eletrônica.
*como fazer uma boa isolação deste tipo de emenda*. Alias, vc poderia nos mostrar os diversos tipos de isolação de fios desencapados, quais materiais devemos usar....
Everton gostei do vídeo, queria destacar só um detalhe, não entenda como critica pelo amor de deus. hehehe, então na norma no caso a NBR-5410 não permite estanhar fios de cobre para ligações elétricas de baixa tenção, preucação nunca e demais, tento sempre seguir a norma, caso haja algum problema estou amparado. parabéns pelo canal.
Diego Baracho porque não se deve? se o estanho é usado ali como um " cimento" não vai haver problemas..se o fio se aquecer a ponto do estanho derreter exite um problema na instalação..e não na emenda.
Diego Baracho então meu caro na norma citada não se refere à emendas mais sim na terminação dos cabos, tipo na hora de conectar a um disjuntor, tomada, etc. Pra emendas o estranhamento das conexões é sempre bem vinda nem preciso falar porque, o vídeo fala por si só.
Faz um vídeo com várias derivações ,porque é difícil achar um ponto que tenha que fazer apenas uma emenda. E não tem nenhum vídeo no TH-cam com várias derivações no mesmo cabo.
Emenda em T é o pior tipo possível, no ponto de vista da isolação. Fica volumosa, dificulta a aplicação de fita isolante, ocupa mais espaço e ainda dá mais trabalho para fazer, tanto a conexão quanto o isolamento. Emenda eficiente se faz perpendicular ao cabo, além de seguir as normas técnicas. A primeira emenda mostrada no vídeo está em conformidade.
olá!! Everton boa noite, porque e norma nbr 5410 fala sobre solda , você pode me explica melhor . obrigado pela atenção!!! 6.2.8 Conexões NOTA É aconselhável evitar o uso de conexões soldadas em circuitos de energia. Se tais conexões forem utilizadas, elas devem ter resistência à fluência e a solicitações mecânicas compatível com a aplicação. 6.2.8.10 É vedada a aplicação de solda a estanho na terminação de condutores, para conectá-los a bornes ou terminais de dispositivos ou equipamentos elétricos
Olá amigo! também tenho duvidas quanto a esse assunto, como profissional da área evito ao máximo o uso dessa técnica e dou total preferencia para conectores de qualidade nas instações internas. Porem em minha cidade a concessionaria de energia local tem como norma que as pontas dos condutores no padrão de entrada sejam estanhadas nos obrigando assim a respirar essa fumaça rica em chumbo e outros :(
Trabalhoso e desnecessário! Somente o primeiro modelo de emenda segue as normas técnicas. O segundo modelo, embora demonstre eficiência enquanto emenda, o formato em T gera um isolamento deficitário, atualmente caiu em desuso por ocupar mais espaço em caixas de passagem e por demandar mais tempo em sua execução. Outro detalhe: não se usa estanho em instalações elétricas. Variações de corrente e temperatura provocam fadiga desse material, que com o tempo forma conexões frias, além de ser um material destinado para uso exclusivo em eletrônica.
eletri.co/jornada-yt-comentario 👈🏻 Participe Gratuitamente da Jornada Eletricista Independente e descubra o passo a passo para se tornar um Eletricista Classe A e ter Clientes Todas as Semanas
Everton fico feliz em ser inscrito, porque você explica de forma clara e não condena outros profissionais, tem um canal "O pulo do gato" ensinando errado e criticando outros profissionais Pais de família que necessitam trabalhar. Parabéns pelo canal estou mim aperfeiçoando mais e mais com seus vídeos, obrigado.
Eu ja não gosto de usar estanho, pois se precisar fazer uma manutenção, e ser preciso fazer a retirada do cabo que está na emenda, terei que cortar boa parte do cabo por conta da solda, prefiro utilizar um alicate universal para fazer uma boa fixação da emenda.
Show de bola... Com muito capricho ficou impecável..
Parabéns pela aula.
Muito obrigado, Marcelo 😄 Bons estudos!
... a partir do momento em que foi estanhada a emenda fica simplesmente maravilhosa pois eu faço isso desde 1994 e nunca tive algum problema pois pelo contrário eu já precisei refazer muito serviço dos concorrentes isso sim, inclusive apenas nas pontas dos cabos que utilizo os terminais principalmente em disjuntores! Abraço a todos 👍👏
Vou comprar um ferro de solda melhor , acho que não consegui soldar por isso , mas graças a Deus consegui resolver com sua dica ficou mais fácil , valeu obrigado 👍🙌
Que bom que ajudei, Ronildo 😄 Bons estudos!
Muito bom, Everton! Emenda tem que ser feita desse jeito mesmo, levando-se em conta a importância que ela tem.
Infelizmente já vi muitas emendas feitas de qualquer jeito, com apenas uma voltinha no fio (para não ter o trabalho de descascar) e totalmente frouxa.
Coisas assim são o que diferenciam os bons profissionais.
Gostei vc ensina coisa complicada de um modo fácil de se entender.
Muito obrigado, Jose 😄
Gostei da sua dica , sobre a emenda eu fiz ,na solda não consegui , mas usei a fita alta função , não sou eletricista mais a dica mim ajudou eu resolver o problema , na caixa de passagem pó padrão , valeu obrigado seus vídeos são bons 👍
Que maravilha, Ronildo 😄🚀
Assisto todos os seus videos e muito bem explicado , sou o Sergio de Pocos de Caldas , sou eletricista formado pelo SENAI.
Muito útil, esse tipo de emenda é a mais usada nas construções residenciais aqui em Pernambuco, porém a maioria feita de forma errada.
Não sou profissional da área, apenas um curioso. Sua aula foi excelente, ajudou a entender e com isso posso acompanhar e saber da qualidade quando contrato um eletricista. Parabéns
Alguns professores de elétrica que eu tive não aconselhava estanhar cabos elétricos .
Não estou falando que está, ele falava que difícilmente o estanho penetrava em todo fio de cobre de maneira homogênea e muitas vezes não dava boa condutibilidade ,porém sempre achei bacana soldar assim .
Muito bom esse vídeo sobre emenda de derivação. Você é um ótimo professor. Parabéns Everton !
muito boa a forma que você usou pra estanhar o cabo flexível, da pra ver bem a forma que a solda entra nos filamentos, excelente vídeo.
Muito bom Everton. sou eletricista já alguns anos e as minhas emendas são iguais a estas que VC explicou. Parabéns.
Mais uma vez um bom vídeo. Eu particularmente gosto mais da segunda emenda. Aquela em que é feita a abertura no condutor principal. Um abraço.
_esse alicate de corte aí é show de bola! Nunca vi um desse na minha cidade... preciso de um desse!_
Parabéns pelas dicas na minha casa foi tudo com estanho as emendas essas normas tem muito mimimi o chuveiro da minha casa 220 nunca deu poblema na emenda estanhada e maioria do tempo funcionando no máximo
...pow...gostei pacas,essa segunda emenda pra mim é novidade,belo vídeo,vc está de parabéns,continue assim,vlw!
Everto gostei muito dessa aula sobre emendas sempre tive dúvidas em relação às mesmas, obg crisvaldo
Olá Crisvaldo.
Ficamos felizes em saber que te ajudamos de alguma forma!
Agradecemos por nos acompanhar...
fique atento aos novos videos que serão disponibilizados.
Att, Jennifer Chagas
Sala da Elétrica
Everton,
Show de bola campeão, continue sempre assim.
Obrigado pela ensino, muito bom mesmo.
Everton muito bom este vídeo, cada vez estou aprendendo mais, graças pela dedicação que você tem por todos seus.
Muito bom o vídeo explicativo. A segunda emenda é muito interessante. Parabéns. Aprendi mais uma. Sucesso.
Ótimo vídeo, acho muito interessante e importante estar sempre aprendendo a maneira correta de fazer este tipo de emenda, você também poderia mostrar a maneira correta de fazer a isolação destas emendas, para que fiquem 100 % seguras e que não tenham riscos de fuga ??? acho que seria muito interessante essa ajuda também. Obrigado e abraços.
Valeu a dica, você deveria também mostra um vídeo de emendas de cabos flexíveis com cabos rígidos, seriam interessante!!!!!!!!
Legal. Fala sobre os conectores wago, com eles eu nem uso mais fita isolante
Excelente explicação muito obrigado
bem explicado valeu belo trabalho esse trampo e aquele trampo sem preguiça
Ótimo vídeo. Muito bem explicado e esclarecedor.
Muito boa explicação. Obrigado!
parabéns mais uma vídeo aula muito boa valeu um abraço
Parabéns mais uma vez pelos vídeos. show.
muito bom o vídeo. Gosto muito dos vídeos da sala da elétrica. Mas quanto a estranhar na NBR 5410 no item 6.2.8.10 e em nota no 6.2.8.11 diz que não é indicado o estanhamento de condutores. O que você me diz sobre essa opinião da norma? eu acredito que o maior segredo da eletricidade e realmente o "aperto" e só queria saber o que você acha deste trexo da norma.
Valeu pelo feedback Everton, grande abraço e sucesso pra você meu querido!
Eu sou teu fã, Mestre Everton!!!
Everton Morais bom dia acompanho sempre seus vídeos e gosto muito..
parabéns Éverton muito bom.Valeu!
Everton bom dia. Acompanho-o há muito tempo. Parabéns pelas suas postagens. Sempre muito elucidativas. Gostaria que se possível desse sua visão sobre a norma proibir uso de solda nos terminais dos fios flexíveis ou cabos, ao conectá-los em disjuntores, por exemplo. Por que da proibição? Grato.
Bem explicativo, mas poderia usar terminal wago em 2 vias certo?
Legal Éverton.
Like👍
Eu gosto mais de usar a segunda emenda
Valeu pelo vídeo
Ótimo vídeo parabém pelo seu conhecimento
Nota mil👍✌🤗
Será que vc pode medir a resistência elétrica de uma emenda com e sem estanho pra ver se há aquecimento? Tenho essa dívida mas me falta equipamentos tipo amperímetro (ou multímetro, não sei qual) e um termômetro de infravermelho. Valeu!
muito bom amigão gostei! só uma duvida pode mesmo fazer solda em emendas de fio?
Obrigado Everton
gostei !!
Vou chamar elas de EMENDA (T)
E EMENDA (Y)
Estou aprendendo continue assim
Cara show de video, meus parabéns muito bem explicado.
Fico Feliz em saber que te ajudamos, o que precisar estaremos a sua disposição...
Att, Jennifer Chagas
Equipe Sala da Elétrica
Muito bom eu faço assim fica parecida mais sua fico ótima
NUNCA; JAMÁIS, SE COLOCA ESTANHO EM COBRE, VISTO QUE A CONDUÇÃO ELÉTRICA DESTE É BEM MENOR QUE A DO COBRE!!!! ISTO CAUSA O EFEITO PELICULAR!
Boa tarde. Qual a marca desse desencapador de fio? Achei interessante e fácil de usá-lo.
Perfeito! Essas normas sobre não estanhar os fios são estúpidas. Sabemos que com o tempo o cobre oxida e aumenta mais ainda a resistência que já existe pelo simples fato de ser uma emenda.
Concordo com você. Tem algumas normas sem lógica e sem sentido. A própria passagem da corrente pela emenda já proporciona a criação química do azinavre como acontece em baterias de veículos, pela alta corrente que passa pelo condutor; O estanho simplesmente isola essa reação. Viva a NBR 5410, com algumas restrições. Abraço.
NUNCA, JAMAIS, se estanha cobre! As emendas, quando bem tracionadas, impedem a penetração do estanho, criando o efeito pelicular. Também tem a questão da fadiga de material, já que o estanho se funde em temperatura relativamente baixa. As variações de temperatura e corrente também provocam essa fadiga, causando as famosas conexões frias. O estanho é um material para uso exclusivo em eletrônica, em placas de circuito impresso. Vale lembrar que as normas técnicas são desenvolvidas por engenheiros e embasadas em testes de laboratório.
@@crisschaidt Não sei como algo tracionado impediria a penetração da solda. Caso esteja falando da possibilidade do entrelace dos fios impedir a penetração da solda, recomendo que pesquise "malha de dessoldagem"(um bom exempro). Alem disso, FLUXO permite facilmente o estanho de fios flexíveis 16mm com um ferro de solda de 60w sem falhas(image os fios mais finos). Sobre fadiga causada por variações na temperatura do fio.... Olha, solda funde acima de 180c. Se o fio está esquentando ao pondo de causar fatiga, o problema está no dimensionamento do fio. Solda fria ocorre quando existe contaminante e oxidação na superfície soldada (use fluxo). Tem que ser um péssimo soldador para conseguir essa façanha quando soldando 2 fios. Não entendo.... Pessoas usam o "terminal tubular"(ilhó) e conectores Wago, e os mesmos dizem que estanhar o fio reduz a condutividade. Engenheiros de Nutella.kkk
muito bom excelentes emendas!!
Gostei do ferro de solda como esquenta rápido os arame do cabo flexiscivel.
muito bom e assim que eu trabalho
Adorei essa ideia
muito bom o VIDÉO!! sempre faço com estanho as minhas emendas. Mais tenho uma dúvida: gera alguma resitêçia na circulação dos eletros ou não??
Essa primeira que vc fez se for feita com dois cabos rigidos ,deve estanhar tambem ou nao precisa?
Parabéns. Me inscrevi já!
Show de bola cara...
sou a favor de estanhar ,faço a conexão com alicates e depois estanho, porem tem muitos engenheiros que reprovam estanhar os cabos , qual sua opnião em relação a isso.
Olá, boa tarde.
Seria errado derivar a partir de cabo principal mais grosso com cabo mais fino para a tomada dupla? Por exemplo, fazer duas derivações de 2,5 mm a partir de um cabo de 6mm em tomada dupla com dois módulos de 20 amperes.
Grato desde já.
A NBR proibe a utilização de solda por estanho, em condutores elétricos e terminais eletrônicos?
Gostaria muito que você respondesse.
De acordo com a NBR, não é proibido, entretanto também não é recomendado. Nesse caso fica a critério.
Não proíbe, mas recomenda que não se use. O estanho sofre fadiga pela variação de corrente e temperatura, formando conexões frias com o tempo. É um material de uso exclusivo em eletrônica, onde a demanda, tensões e corrente são comumente muito menores, além do fato de os componentes possuírem terminais de material ferroso.
Gostei muito bom. nota 10 .Simões filhos. Bahia
Everton, qual das duas tu concideracao melhor?
Boa noite Ewerton, as dicas estão muito boas com relação a emendas, mas a minha dúvida é: Quantos cabos posso derivar numa mesma emenda ???
Ele não respondeu minha dúvida também e essa
Não há uma quantidade definida! Isso vai depender do volume que formar a emenda e até que ponto o material vai permitir aperto.
Everton, boa tarde! Assisti a alguns vídeos seus sobre emendas. E em todos você fala sobre as "6 voltas'". Existe um motivo para esse número de voltas específico? Parabéns pela iniciativa! Excelentes vídeos!
Isso procede da mesma forma se for mais de um cabo ?
Muito bom o vídeo, mais qual a porcentagem necessária de estanho e chumbo para se obter uma boa performance na emenda
Boa pergunta! Também fiquei na dúvida. E também qual ferro de solda utilizar...
nas emenda de derivação e prolongamento, pode colocar a enrolação até passar um pouco na borracha do condutor?
Muito bom!
Esse ferro de solda e muito potente?
Muito boa suas aulas! mais tenho uma dúvida, eu posso estanhar um cabo energizado?
O professor eu admiro muito o seu trabalho, más e quando tem várias derivações em uma caixa de de iluminação sendo ela de passagem,qual é a melhor forma de fazer as emendas?
Ok entrelaça e faz a volta no sentido horário um detalhe antes enrole o cabo Para para aumentar a resistência mecânica
Leonardo Oliveira Nunes posso usar conectores , para fazer essas derivação ????
Agnaldo Luz tem conectores apropriados para cada emendas..
O ideal é que não se enrole as fibras do cabo antes do entrelace. Razão: todas as fibras de um cabo terão contato com todas as fibras do outro, de forma permanente. Cabos com fibras enroladas têm menos área de contato numa emenda, reduzindo sua capacidade de conexão.
Everton, ótimo vídeo parabéns. O uso de conectores emenda/derivação é tão eficaz quando esta estanhada?
Prezado, tem como fazer vídeos ensinando como estranhar condutores mais espessos, com 10 e 16 mm2, principalmente em emendas de derivação e prolongamento e em cabos rígidos. Outra coisa no mercado há um conector de derivação de plástico muito simples e rápido de usar. Esses conectores realmente são eficazes? Quando podem e não podem ser utilizados. forte abraço e muito sucesso!
amigo, pra esses condutores de bitolas maiores é melhor utilizar conectores! Um bom conector para ele é o KSU
Para tomada dupla ou tripla seria correto usar derivação ao invés de jumpear?
Otimas emendas emendas de derivacao por causa da solda em que casos usamos as emendas de derivação
Eu nunca abro mão de um estanho nas emendas!
ótima dica..
Eu posso fazer emenda de derivação do cabo no fio
muito bacana Everton ! qual a sua visão sobre estes conctores de derivacao ? valeu! !!!!!
Bacana Everton valeu !!!!
É correto soldar os terminais.? Vejo alguns tecnicos falando que nao éo correto....Oqe vc pode afirma pra mim..já que estou iniciando na areá Eletrica?
Não é correto soldar emendas em cabos elétricos, por provocar efeito pelicular. A emenda bem tracionada não permitirá que o estanho penetre, formando apenas uma camada externa, o que pode provocar uma conexão fria com o tempo. O estanho é um material para uso exclusivo em eletrônica.
Uma pergunta, fio principal for um cabo rígido de 10 mm , outro um de 6 mm flexível , a emenda também pode ser essa que vc mostrou ???? Agradeço
De 6 mm2 pra cima o ideal é utilizar conectores.
Posso trazer do Disjuntor de tomadas gerais 20A um cabo de 4mm e derivar 2,5mm para as tomadas ?
É o ideal!
*como fazer uma boa isolação deste tipo de emenda*.
Alias, vc poderia nos mostrar os diversos tipos de isolação de fios desencapados, quais materiais devemos usar....
0ló, quando eu uso emendas estanhadas costumo estanhar a parte inferior primeiro e depois a superior, é certo?
excelente
Qual potecia desse ferro de solda ??
Everton gostei do vídeo, queria destacar só um detalhe, não entenda como critica pelo amor de deus. hehehe, então na norma no caso a NBR-5410 não permite estanhar fios de cobre para ligações elétricas de baixa tenção, preucação nunca e demais, tento sempre seguir a norma, caso haja algum problema estou amparado.
parabéns pelo canal.
Diego Baracho porque não se deve? se o estanho é usado ali como um " cimento" não vai haver problemas..se o fio se aquecer a ponto do estanho derreter exite um problema na instalação..e não na emenda.
Diego Baracho a norma não recomenda mas não proíbe !!
Diego Baracho então meu caro na norma citada não se refere à emendas mais sim na terminação dos cabos, tipo na hora de conectar a um disjuntor, tomada, etc. Pra emendas o estranhamento das conexões é sempre bem vinda nem preciso falar porque, o vídeo fala por si só.
Diego Baracho th-cam.com/video/0oel3RPMaSo/w-d-xo.html
Faz um vídeo com várias derivações ,porque é difícil achar um ponto que tenha que fazer apenas uma emenda. E não tem nenhum vídeo no TH-cam com várias derivações no mesmo cabo.
É CORRETO PASSAR OUTRO FIO (RÍGIDO) POR CIMA DA EMENDA SE NÃO UTILIZAR SOLDA?
E é necessário que essa emenda fique em forma de T ou pode deixá-la rente pois fica melhor de isolar?
Emenda em T é o pior tipo possível, no ponto de vista da isolação. Fica volumosa, dificulta a aplicação de fita isolante, ocupa mais espaço e ainda dá mais trabalho para fazer, tanto a conexão quanto o isolamento. Emenda eficiente se faz perpendicular ao cabo, além de seguir as normas técnicas. A primeira emenda mostrada no vídeo está em conformidade.
qual a potencia de ferro de solda, tenho um de 60w mas demora muito pra realizar as emendas
Antony Matheus Bem provável que seja um Hikari de 100w, tenho um e é ótimo, compre e não se arrependerá.
Não se usa solda em instalações elétricas. Somente em placas de circuito impresso.
olá!! Everton boa noite, porque e norma nbr 5410 fala sobre solda , você pode me explica melhor . obrigado pela atenção!!!
6.2.8 Conexões
NOTA É aconselhável evitar o uso de conexões soldadas em circuitos de energia. Se tais conexões forem utilizadas, elas devem ter resistência à fluência e a solicitações mecânicas compatível com a aplicação.
6.2.8.10 É vedada a aplicação de solda a estanho na terminação de condutores, para conectá-los a bornes ou terminais de dispositivos ou equipamentos elétricos
Olá amigo! também tenho duvidas quanto a esse assunto, como profissional da área evito ao máximo o uso dessa técnica e dou total preferencia para conectores de qualidade nas instações internas. Porem em minha cidade a concessionaria de energia local tem como norma que as pontas dos condutores no padrão de entrada sejam estanhadas nos obrigando assim a respirar essa fumaça rica em chumbo e outros :(
oq vc me diz do Conector Derivação Azul / Emenda Cabos 1,5mm - 2,5mm ?
É eu sou Eletricista e eu faço deste mesmo módulo ....!!
Como fazer esse procedimento em uma caixa de passagem ? Meio trabalhoso não ?
Trabalhoso e desnecessário! Somente o primeiro modelo de emenda segue as normas técnicas. O segundo modelo, embora demonstre eficiência enquanto emenda, o formato em T gera um isolamento deficitário, atualmente caiu em desuso por ocupar mais espaço em caixas de passagem e por demandar mais tempo em sua execução. Outro detalhe: não se usa estanho em instalações elétricas. Variações de corrente e temperatura provocam fadiga desse material, que com o tempo forma conexões frias, além de ser um material destinado para uso exclusivo em eletrônica.
Agora é com conector né ?? Wago...