AMAMENTAÇÃO - A minha experiência e o que ninguém me disse.
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 26 พ.ย. 2024
- Podem encontrar-me também por aqui:
INSTAGRAM: @alicetrewinnard
FACEBOOK: Alice Trewinnard bit.ly/2e0XxRP
TWITTER: @alicetrewinnard
SPOTIFY: spoti.fi/2tXdMak
TIKTOK: @alicetrewinnard
CONTACTO: alicetrewinnard@gmail.com
Alice,
Fui mãe há três dias, estou neste momento na subida do leite. E o teu testemunho deu-me um quentinho no coração. É realmente duro e nós mulheres somos do caraças!
Muita força!!! Somos mesmo. Tu consegues! ❤️
Fala-se muito de pedir ajuda, mas não se fala tanto de sofrer mesmo quando se tem ajuda 😰 Até fiquei emocionada com o teu esforço.
Quase a ser mãe e é bom ver todos os testemunhos. Obrigada pela generosidade e pela partilha ❤️ Guerreira!!
🥲❤️
Obrigada pela partilha - 9 semanas de dor aqui, pega correcta, freio ok, mas fartinha de ouvir que 'amamentar não doi', 'isso mais um dia ou dois e passa', 'se das biberão aí é que ela pega mal'... Espero q não tenha sido o teu caso, mas por aqui senti-me julgada até por amigas próximas que não conseguiam acreditar/perceber que fosse assim tão mau. O teu vídeo, sem julgamentos e cheio de abertura vai de certeza ajudar mulheres na nossa situação.
Alice emocionei-me tanto nas tuas palavras! Fui mãe há 8 meses, tal como tu, e estive 1 mês a tentar amamentar. Mas no meu caso tinha pouco leite- muito baixa produção. O equivalente a uma mamada por dia. Tinha sempre que complementar com fórmula. Também procurei ajuda com uma CAM. Ao final de 1 mês e, também por causa dos babyblues que falaste, tive que optar- ou continuar a amamentar sempre com a complementação de fórmula (que exigia uma logística mental e física que eu nunca me fui preparando na gravidez (pq tu pensas sempre que vais ser capaz de alimentar o teu bebê) ou uma depressão pós parto pela frustração de não o conseguir fazer. Ainda hoje é como se me sentisse “menor” por ter desistido. Mas ao mesmo tempo, tinha que pôr a minha saúde mental em primeiro para o bem estar da minha filha. Louvo-te a coragem e o nunca teres desistido. Eu ter passado para Leite Adaptado em exclusivo foi a melhor decisão para a minha realidade, ainda que tivesse que fazer o luto por não ser “como a maioria das mulheres”. Porque também ninguém me disse que era comum não ter leite. Só depois de acontecer comigo é que a minha mãe me disse que a minha avó e a minha tia também não tiveram. Como enfermeira acho super importante falar-se na amamentação. Mas não nos podemos esquecer das mulheres que não o podem fazer e que tem que fazer um luto enquanto cuidam de um bebê.
Obrigada pela partilha 💛
Li o que me está a acontecer hoje nas suas palavras. Espero um disco seguir resolver me comigo mesma. Muita força e obrigada pelas suas palavras 🙏
@@MissRitaaa muita força 💛 vai passar!
Hello Alice! Sou CAM e emocionei-me muito com a tua história!
Não é mesmo suposto doer e ter feridas durante meses! Obrigada por teres procurado ajuda e teres apostado no aleitamento materno! É algo que temos que proteger e proteger as nossas crianças! Força para a próxima experiência e acredito que será melhor, já levas a tua bagagem!
Conheço mulheres que como tu, dói no início e depois ao longo da mamada passa! Mas dor e feridas durante meses? Nunca ouvi falar!
Obrigada pela partilha! Vais ajudar alguém com certeza!
Parabéns 🤍
Obrigada pela mensagem 🥲 Espero que sim!! O vosso trabalho é muito importante ❤️
Boa noite, tive uma grega numa mama durante 4 meses. Também tentei de tudo e sem sucesso. Acabou por cicatrizar. Hoje ainda amamento, bebé com 14 meses 🙏🏻
Meu Deus, a pior dor da minha vida … desisti na mamada em que, quando o bebé pegou na mama, gritei, ele assustou-se e as minhas lágrimas caíram sobre ele.
Como te admiro por não teres desistido. Ainda me encolho toda quando me lembro daquela dor aguda tipo faca na mama! GOD 🥺 também tentei tudo como tu. Enfim … it is what it is! Importante é estarmos bem ♥️
Obrigada pelo teu testemunho Alice, tenho um filho com 8 anos mas ouvir o teu relato fez-me relembrar tanto a minha experiência, qualquer mãe, ainda por cima de 1a viagem quer sempre o melhor para os filhos e como toda a gente diz que o melhor é a amamentação lá vamos nós! Eu amamentei durante 13 meses mas os primeiros 6 meses foram uma autêntica tortura, tanto física como psicológica, acho que não estava preparada para ter um bebé dependente de mim durante 24h por dia e ser ainda por cima a única responsável pela alimentação dele, isto é um peso gigante que se coloca sobre uma mãe. Hoje acho que se tivesse desistido talvez tivesse desfrutado mais do meu bebé mas por outro lado sinto-me feliz por ter conseguido porque era algo que queria muito e apesar de ter sido muito dificil sinto que foi uma batalha ganha, custa muito mas por pior que seja uma coisa é garantida, um dia passa. Enfim, acho que cada mãe deve agir tendo sempre em conta que a prioridade é ter um bebé feliz e uma mãe que não está feliz não pode fazer um bebé feliz. Penso ter mais filhos e se acontecer penso voltar a amamentar porque acho importante mas se estiver a ser demasiado desafiante desisto porque hoje consigo perceber que o facto de ter insistido não me fez bem psicologicamente! A maternidade é um grande desafio mas vale cada sacrificio que fazemos. Felicidades com a tua Vera.
Querida Carla, obrigada pelo teu testemunho! Percebo perfeitamente 🥺❤️ foste muito forte!!! Num próximo filho também estou curiosa para saber que tal será. Obrigada pelo teu testemunho!
Olá Alice. Obrigada pelo teu testemunho. É serviço publico e que deve ser muito falado.
Em relação à minha experiência de amamentação, a minha bebe nao conseguia fazer bem a pega e tive de recorrer ao mamilo de silicone, apesar de nao sentir uma dor imensa ao amamentar. Depois como a minha bebé mamava de hora em hora e meia tive de começar a extrair leite para nao ficar com nenhuma mastite e fiquei com stock para algum tempo. Ao fim de 4 meses tive de parar de amamentar exclusivamente pois entrei em magreza extrema. La está cada uma passa por experiências diferentes.
Agora passado 2 anos e meio e gravida outra vez vou ver como correrá esta 2a jornada de amamentação.
Mais uma vez obrigada pelo testemunho e parabéns a Vera é uma querida.
Alice,
Só para te dizer que não estás sozinha, tive os meus mamilos com fissuras e a sangrar 1 mês seguido, a minha filha chegou a bolsar várias vezes sangue...! Tal como tu já não podia ouvir ninguém dizer que era má pega, ou freio curto, porque não era! A minha filha foi vista a revista, a pega inclusive inúmeras vezes, por pediatras, obstetras, doulas de amamentação, etc, e estava tudo ok! A única diferença é que a amamentação da minha filha era dor constante do inicio ao fim de CADA MAMADA, e não só durante os primeiros segundos 🥲 Foi HORRÍVEL e super DOLOROSO! Fiquei com o mesmo pensamento que tu e a mesma teimosia, "se as outras mães conseguem eu também tenho de conseguir", mas eu já estava a ficar super deprimida e juntamente com a minha obstetra e pediatra decidimos que o melhor era mesmo não me massacrar mais física e psicologicamente... P.s. Também tenho os mamilos MEGA sensíveis.
A minha filha agora tem quase 5 anos, mas foi bom ter-te encontrado e ter ouvido o teu relato, pois agora não me sinto tão sozinha neste mundo da amamentação. Nunca conheci ninguém que tivesse um caso semelhante ao meu, até agora contigo...
Estou grávida e na reta final da gravidez, neste momento estou-me a preparar psicologicamente para o que aí vem, e espero sinceramente que corra melhor desta vez.. Já fui comprar o spray prata que recomendas-te no vídeo de amamentação do teu príncipe! Deseja-me boa sorte para este novo desafio 🙏
Tudo bom para ti e para a tua linda família, e OBRIGADA PELA PARTILHA ☺💟
Alice eu queria agradecer muito porque vir trazer a verdade e só a verdade. As influencers da maternidade romantizam demasiado tudo isto, a amamentação é (a meu ver) a parte mais difícil do puerpério. Grata pela sua partilha 🙏❤️
Olá Alice!
Obrigada por partilhares a tua experiência. De facto nunca tinha conhecido ou sequer ouvido falar de uma experiência como a tua.
Partilho aqui a minha experiência: fui mãe de primeira viagem de um menino fez 7 meses dia 22 este mês. Comecei a produzir colostro com 7 meses de gravidez o que para mim foi surpreendente, não era em grandes quantidades mas sujava os meus soutiens.
Confesso que tive muito receio quanto à amamentação, pois a minha mãe teve uma experiência má, o qual o leite encaroçou no peito, fez febre altas e teve uma mastite, acabaram por lhe secar o peito. A minha sogra teve dois filhos e nunca produziu um pingo de leite.
No dia que o meu bebé nasceu consegui amamentar sem bicos de silicone pois os meus mamilos basicamente formaram a forma de uma chupeta e o meu bebé sempre fez a pega correcta. Quando vim para casa ao 4° dia o meu peito parecia duas pedras e cada vez que o meu bebé mamava tinha muito sensibilidade mas durou apenas 2 semanas. Amamentei em exclusivo o meu bebé até aos 6 meses e agora com 7 meses amamento e comecei a introdução alimentar. O meu bebé ganhou sempre peso e está enorme, com 6 meses (amamentação em exclusivo) pesava 8kg e media 70,5 cm.
De facto tem sido uma experiência MARAVILHOSA amamentar o meu bebé e dou graças a todos os anjinhos pela experiência que estou a ter mas como dizes por vezes uma prisão para mim.
Trabalho em casa e estou com ele, sinto que não tenho tempo para mim pois todo o tempo a mais dedico-o a amamenta-lo. Por vezes apetece-me desistir também, para poder ter mais tempo para me dedicar a mim própria mas acabo sempre por perceber que foi o melhor que me podia ter acontecido.
A todas as mamas uma força, estou convosco amamentem ou não os vossos bebés!
Beijo e obrigada mais uma vez pelo vídeo Alice 💌
Felicito-te por não teres desistio. Deve ter sido bem penoso. Eu acredito que tive sorte na minha experiência mas ainda assim tive um bocadinho de dores e não consigo imaginar o que tu e outras mulheres passam. Coragem a todas!
Tão real é tão preciso este vídeo! Amamentar não é um mar de rosas e pode ser o mais desafiante da maternidade! Obrigada pela partilha!!!
Hello Alice , meu menino tem 1 ano e 1 mês , ainda o dou maminha e ele não vive sem “ela “ nem sei como vou deixar. E sim é muito cansativo 🙄. Fizeste muito bem em partilhar esse vídeo . 😘
Olá Alice, obrigada por este testemunho porque aqui o que indicas é partilha, é informação, é esperança. Por aqui o início foi muito duro, quer a descida do leite quer a amamentação. Tinha dores no início da pega e foi assim durante 2 meses. Cada vez que ele acordava chorava ele para mamar e eu por saber que teria de passar por aquela dor. Mas como tu, não queria desistir, pensava isto vai melhorar.. até que melhorou. Continuamos com 9m de amamentação e como tu dizes é duro sim, mas é super delicioso ter nos meus braços naquele nosso momento. Beijinhos e mais uma vez obrigada pela partilha que é tão importante.
Olá Alice! Obrigada pelo teu testemunho! Por aqui são quase 15 meses de amamentação! O início foi atribulado e também tive dor/fissuras durante pelo menos 2-3 meses! Fui persistente e cá estamos 💪 funny enough, quando deixei de por cremes etc foi quando cicatrizou e a dor passou naturalmente 😅
Alice, obrigada por partilhares a tua experiência e por seres sempre fiel a ti mesma, pela forma correta e sincera como te expressas e pela sensibilidade ao salvaguardares sempre que cada experiência é única e não pretenderes forçar ninguém a nenhuma forma de agir. Continua assim, honesta e querida, porque é assim que te olho sempre (e assim continuarei)! ❤️
Que querida 🥲❤️ muito obrigada!!! Não saberia partilhar esta experiência de outra forma. Um grande beijinho
Querida Alice ao assistir ao teu vídeo, revi-me muitas vezes e lembro do que me disseram ainda na maternidade" Lá por ser um processo natural, não quer dizer que seja fácil!" e é verdade 100%..No meu caso "invejei" quem o fazia parecer ou ate era tão simples sem dor, simplesmente amamentavam. Senti o mesmo na maternidade também usei os mamilos de silicone o que aconteceu infelizmente e que quando tentava tirar o meu filhote não pegava na maminha não conseguia e perdeu imenso peso :( a pediatra sugeriu formula eu mãe 1 viagem depois de tentar extrair o meu leite com bomba, bicos silicone, tudo eu acabei por ceder porque de fato perdeu muito peso :( estava preocupada. Acabou por beber o meu leite que tirava com a bomba e formula ele habituou-se e mesmo que tenta-se dar-lhe maminha ele reagia muito mal ficava nervoso, frustrada chorava imenso porque não conseguia saciar-se. Tal como descreveste...e pronto também naturalmente o meu leite secou consegui ainda dar 7 meses. Não considero que estive "mal" foi o possível e o melhor para a saúde do meu bebe, e agora com 1 aninho ele está optimo saudável e a crescer bem :) Beijinho grande Alice!!
Obrigada pela tua partilha! Dar os nomes como são e não romantizar, mas que é o melhor (se for possível) para o nosso bebé ❤️🙏🏼 lindaaaaaa Alice 😘😘
🥲❤️😘😘😘
A minha experiência não começou nada bem, já na maternidade não conseguia pôr o bebé a mamar por ter os mamilos rasos. Chorei tanto por ver o meu bebé a chorar com fome e eu não conseguia dar o meu leite, até que não aguentei mais e disse para as enfermeiras darem fórmula. Depois comecei a usar mamilos de silicone e o bebé já conseguiu mamar. Só em casa e com o apoio de uma conselheira de amamentação é que deixei os mamilos de silicone e já vamos em 3 meses de maminha. Tal como tu eu também queria muito amamentar, apesar de muitas vezes querer desistir arranjei forças e consegui. Realmente ninguém nos prepara para a pior parte que é o pós parto, são muitas emoções ao mesmo tempo e é brutal para a mulher. Mas no final tudo vale a pena.. e agora estou aqui a amamentar o meu baby e a ver o teu vídeo 💪🏻🥰
Sua forte!!! Parabéns ❤️ Tens muitas razões para estar orgulhosa. Agora é desfrutar 🥲❤️
Olá Alice…obrigada pela partilha! Sigo te desde os EUA! Sou mãe recentemente também…o meu filho nasceu em Junho e tive muitas dificuldades com a amamentação derivado a baixa produção de leite e por causa disso o meu filho não queria a mama. Infelizmente não pude ter pele a pele depois da minha cesariana e os médicos acham que contribuiu à baixa produção de leite. Amamentar também foi uma coisa que sempre quis fazer e tive muitos baby blues quando tinha que complementar com fórmula porque não conseguia produzir que chegue. Chorava muito no início. O que salvou a minha experiência e tem me dado a continuar a amamentar foi a bomba. Tirava leite 2 em 2 horas e felizmente fui aumentando a produção de leite…mas foi muito difícil! Nem sei como ainda hoje amamento…nunca pensei que aguentasse até agora mas cá estou eu na luta 7 meses depois. O meu filho mama de manhã e depois o resto dou de biberão o que tiro com a bomba e complemento com fórmula se ele ainda tiver fome. Acho que este vídeo é tão mas tão importante!!! Fez me sentir menos sozinha mesmo que tivemos dificuldades por razões diferentes! Beijinhos para ti e a tua linda menina.
Como te entendo!!! Desisti ainda no hospital. Era horrível. Parecia vidros a sair do meu peito. Ao 2 dia no hospital tinha já os mamilos todo rachados. Chorava imenso. Acabei por desistir. Chorava eu e ela com fome. Só tenho pena de não ter experimentado os mamilos de silicone. Mas acredito que foi o melhor para ambas. Beijinhos. E obrigada pela partilha. Amamentar sim se for bom para as 2... mamã e bebé.
Passei pelo mesmo com as minhas filhas, foi pior com a 2a.!
Foi difícil, mas não desisti: amamentei a mais velha até engravidar de novo e a mais nova até aos 2 anos.
Não me canso de realçar que vale muito a pena, pois quando vão para escolinha têm muito menos viroses. Força a todas as mamãs que estão a passar por essa dificuldade.
Grande partilha Alice 🥰 Por aqui foi Um mês de pura tortura, aquela dor de agulhinhas no início , e dores durante a sucção em todas as mamadas 🥵 Foi muito muito difícil mesmo! Cheguei a chorar muito e ter medo que ela acordasse só porque ia precisar de mamar. Muitas vezes pensei em desistir, mas fui pensando só mais uma semana e desisto.. só mais uns dias.. até que passou 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻 Felizmente já vamos para os 3 meses e ainda amamento, e se tivesse desistido estava tudo ok também .. Um grande obrigada por falares nisto é um beijinho de coragem a todas as mamãs que passaram ou estão a passar por isto 🤗💪🏻💕💞
Tal e qual 🥲❤️ ainda bem que passou mais rápido! Aproveita muito que passa rápido!
Muito obrigada Alice, acho que é sempre bom partilharmos a nossa experiência e poder de certa forma ajudar outras mamãs. Eu tenho dois filhos, no primeiro os mamilos gretaram um pouco e usei a pomada Gretalvite. Custou nos primeiros dias mas até acho que foi tranquilo amamentar e fi-lo exclusivamente até aos 6 meses. Depois com o stress do trabalho secou 😞 na segunda gravidez correu tudo bem mas ao fim de 3 meses tive uma mastite e foi bem doloroso. Tirando isso só tenho coisas boas a relatar e neste caso amamentei por mais de 1 ano 😊
Beijinhos
Olá Alice. Ao ver o teu testemunho revi-me um pouco na dificuldade que foi o início da amamentação. A Catarina nasceu de cesariana e só tive a subida de leite passado 4 dias. Até lá dei maminha (do pouco colostro que saia) e biberão. Assim que o leite subiu foi um desafio pôr a bebé a mamar. Ela nao conseguia mamar, deixava-se dormir e eu tinha as maminhas imensamente doridas e cheias de leite. Experimentei bombas, massagens, drenar manualmente, usei todos os tamanhos de mamilos de silicone... E nada ... o leite simplesmente não saia. Felizmente tive a ajudar de uma enfermeira parteira e por "artes mágicas" conseguiu por a bebé a mamar e em 1 hora as duas maminhas ficam esvaziadas. Foi um alívio e a certeza que era capaz de amamentar e que apartir dali ia ser mais fácil. Mas não foi! Demorou cerca de 1 mês até conseguir amamentar bem a Catarina e sempre com a médica de família a insistir em dar formula (coisa que eu n queria pois eu sabia que tinha leite). Felizmente por volta 2 meses ja conseguia ter uma rotina normal e foi uma experiência espetacular. Mas por aos 3 meses e meio da Catarina voltou tudo a mudar. Comecei a trabalhar e o meu "chip" mudou, amamentar começou a ser algo que não me dava prazer, a Catarina começou a pedir mais maminha e a minha produção de leite já não era mesma pois tinha diminuído bastante, inclusive o leite de uma semana para a outra passou de um leite gordinho e creme para uma água esbranquiçada... Foi um momento de mistura de emoções de tristeza e alívio que não foi fácil lidar e assumir que tinha que começar a dar formula. A minha conclusão é que uma coisa que também achava que ia ser super natural e intuitiva acabou por não ser bem assim. O meu peito acabou por secar naturalmente, e a Catarina hoje é um miúda de 12 meses super feliz e saudável.
Obrigada por esta partilha tão íntima e tão poderosa, Alice ❤ exemplo de persistência e coragem para muitas mães :')
Olá Alice. Também tive uma experiência bastante frustrante, basicamente não tive o apoio que deveria ter tido no hospital e depois quando vim para casa fui me completamente à baixo. Dois dias depois estava a mandar o homem à farmácia as 4h da manhã comprar leite e um biberão 🤣
Continuei a tentar mas era extremamente doloroso e acabei por decidir dar biberão com leite meu.
O peito nunca cicatrizou, nunca parou de doer, e tinha que andar de bomba atrás porque de 3 em 3h lá estava eu... Consegui dar de mamar 3 meses e meio. Se tiver outro bebé tento de novo, é tudo uma aprendizagem.
Obrigada pela tua partilha. Beijinhos
Passei pelo mesmo, só consegui com os mamilos de silicone ao inicio e depois ela habituou-se, já não pegava na mama direto e assim foi até aos 5 ou 6 meses e tive de adicionar a fórmula. Estranhamente também tenho saudades de amamentar! Custou muito mas valeu a pena :) Obrigada pela partilha!
A Natureza sabe o que faz 🥲❤️ beijinhos e obrigada também pelo comentário!
Obrigado pelo teu testemunho! Muito importante falar deste tema, abertamente, sem esconder as dificuldades de todo o processo mas também o lado positivo da tua experiência.
Com o meu primeiro filho a experiência da amamentação foi só horrível! Muito muito má. Aliás todo o final de gravidez, parto e amamentação foi péssimo. Acho que se fosse pessoa de desistir nunca mais teria tidos filhos depois do meu mais velho. Resumindo o meu tão desejado bebé nasceu às 42 semanas e meia, em Luton - Uk, e apesar de eu insistir com a midwives que já estava muito fora de termo, e que sentia que algo não estava assim tão bem, a resposta era que quando ele quisesse nascer o meu corpo saberia o que fazer, até que as 42 e meia lá fui internada para indução porque até então nunca tive qualquer tipo de indicação de início de trabalho de parto, nada. Zero,nem uma contração. Enfim...depois de uma indução e trabalho de parto bem complicado, o meu bebé nasceu com dificuldades respiratórias devido a uma infeção por inspirar meconio, seguida de uma septicemia e esteve muito mal. Estivemos as primeiras semanas após o seu nascimento internados no hospital nos cuidados intensivos, e estando ele ligado a tubos não me foi possível amamentar imediatamente nem nos dias seguintes. Já podes imaginar como ficou o meu peito, com a descida do leite e sem bebé para mamar. Tive de usar a bomba para retirar leite, que lhe levava, e que lhe foi dado primeiro por sonda e depois por biberão. Quando nos deram alta e cheguei a casa, iniciou-se todo um processo (tortura) em que tentei por todos os meios, com ajuda das midwives e especialistas em amamentação fazer com que o meu bebé pegasse no peito. Nunca pegou!!! E quando mamava, os meus mamilos ficavam em verdadeiras Chagas, rasgados e em sangue. Era um sacrifício para ele vir ao peito. Aquelas semanas inicias a ser amamentado por sonda/biberão foram suficientes para o meu filho rejeitar por completo a pega nas maminhas da mãe. Eu senti-me totalmente perdida, incapaz, péssima mãe e por aí vai. Estudei tanto acerca de amamentação e dos benefícios para a mãe e para o bebé, que a minha frustração atingiu o auge quando não o consegui fazer, não queria desistir, e se não o conseguia fazer pegar na mama, iria tirar leite e dar-lhe porque era o melhor alimento que eu lhe podia dar. Long story short, como a bomba não é o mesmo que a boca de um bebé, acabei com mamilos gretados, em sangue, com pus, fiz 4 mastites, com direito a tudo o que uma mastite tem, fiz antibióticos, analgésicos, muita dor, muitas lágrimas enfim....durante 6 meses assim andei até que o meu peito começou a secar e passei para a fórmula. Depois vieram os gémeos.....desta vez já sabia o que me esperava, sabia que a probabilidade de nascerem prematuros era elevada, e por conseguinte o internamento durante as primeiras semanas. Decidi, que iria tentar na mesma amamentar os meus bebés, mas que não me ia sujeitar novamente ao sofrimento que passei com o meu primeiro filho ainda para mais porque já o tinha a ele e agora mais dois bebés que precisavam que a mãe estivesse bem (psicologicamente e fisicamente) para os poder cuidar. Por isso se não corresse bem tinha decidido que passava logo para fórmula se eles não pegassem no peito.
Tivemos alta e fomos para casa. As primeiras semanas foram difíceis, ao ponto de eu quase desistir, já tinha tudo pronto, biberões, fórmula etc...foi mesmo no limite de eu desistir que as coisas começaram a correr bem. Amamentei os meus dois bebés durante 32 meses!!!!! Sim!!! 32 meses! Quase 3 anos e só parei porque entretanto fiquei grávida de uma menina e como tinha risco de parto prematuro fui aconselhada a parar a amamentação durante a gestação. A minha bebé ( Alice) nasceu e após as primeiras semanas mais difíceis, agora estamos bem.
Por isso mamãs como disse a Alice há esperança e luz ao fundo do túnel. E acreditem, se decidirem não amamentar não são más mães por isso. Se eu tivesse pensado assim do meu primeiro filho tinha evitado muito sofrimento. Teria sido muito mais fácil e bem mais feliz se tivesse passado para a fórmula em vez de andar 6 meses em sofrimento com receio de não ser boa mãe para ele por não lhe dar leite meu.
Força para todas. E obrigado Alice pela partilha p.s. desculpa o testamento 😅
Obrigada por partilhares a tua experiência Alice! Tenho passado exatamente pelo mesmo, ainda que usando os mamilos de silicone volta e meia ganho fissuras e bolhas de sangue... Mas claro que queremos tentar fazer sempre o melhor pelos nossos bebés e tentamos o que podemos para que resulte 🙏
Tudo verdade, consegui até aos 6 meses, mas houve semanas em que feridas eram tantas... Meu filho a mamar e eu a chorar de dor. É muito difícil e a culpa que sentimos por não querer desistir... Já passou mas é bom falar sobre isso. 💕. Força Mães.
Olá Alice. A minha histórica é igual à tua, mas igual igual. Só que eu só consegui dar 2 meses de mamar. Tentei absolutamente tudo o que se pode imaginar para continuar mas nada funcionou. Não há nada no mercado que eu não tenha tentado: desde cremes, mamilos de silicone, prata, mezinhas, consultas com doulas, com a master da amamentação em PT e nada. Estava tudo perfeitoem termos técnicos mas tinha dores insuportáveis. Os meus mamilos nunca sararam (ainda hoje 7 meses dps tenho dores e uma fissura continua lá). Era inexplicável aquilo que sentia. Diziam que as minhas maminhas deviam ter hiper sensibilidade. Não encontrei ninguém com uma experiência como a minha. Apareceste tu 😉😉 Passado 2 meses de ter conseguido um método que funcionasse a tirar com a máquina (era suportável viver assim) o meu leite secou. Foi desapontante, mas é o que é. Esperemos que para o próximo seja diferente 🤞 um beijinho. Afinal não estamos mesmo sozinhas 😍
Não sou mãe (ainda) mas quando o fôr, e sentir dificuldade na amamentação, vou lembrar-me deste vídeo! Que tudo passa… E que por muito que nos custe, que o vamos fazer por eles ❤️ obrigada pelo teu testemunho Alice adorei!
Por aqui Alice, eram os mamilos em ferida e dores na maminha toda. Dói cheia, dói a encher, dói tudo… eu sentia o leite a descer gota a gota e dói. A dor é constante! Mastites quase de 2 em 2 semanas. Febres altíssimas e a continuar a amamentar. Mamilos em ferida até um deles cair… Tenho 3 filhos, a primeira aguentei 4 meses o segundo 6 meses e o 3 até aos 12 meses. Dor do início ao fim! No 3 filho eu decidi não sofrer tanto e recorri durante 1 ano a máquina (que felizmente funcionou comigo mas da imenso trabalho). Tenho uma vivência terrível com amamentação. Esperemos que não passe mais por esta experiência.
És uma guerreira, uma lutadora ❤️
Video tão importante! Obrigada pela partilha ❤️ chorei com o teu testemunho e revi-me tanto nas tuas palavras. A amamentação é tão desafiante. Mil tentativas mal sucedidas de amamentar e acabei a extrai leite durante 9 meses e foi muito duro... Perguntei-me porque me sujeitei tanto tempo mas acho que foi o instinto a falar mais alto. Facto é que as mulheres são um ser incrível e com uma força sem igual. Que nenhuma mãe se sinta diminuída por não amamentar! ❤️
E agora emocionei-me eu ❤️ Nós mães somos feitas de outra fibra caneco!!! Amamentando ou não. Parabéns pelo teu esforço. Beijinhos 😘
Olá Alice!
Sou mãe há 1 mês e meio e revejo-me completamente no que abordas no vídeo. É duro 😣, mas ao mesmo tempo sabemos que é o melhor para o nosso filho! Ser mãe é ser guerreira 🤛💪🥰
Sem dúvida para mim o mais duro do pós parto!
Beijinhos 😘
Obrigada pela tua partilha!
Parabéns, Alice 🥰
Beijinhos!
Adorei o vídeo. Ficou incrível. Grande testemunho.Beijinhos 😘😘😚
Dando um testemunho um pouco diferente: nunca tive feridas, nunca me doeu, nunca nada. Mas detestei e era tão duro que fiquei com uma depressão então eu tinha de estar bem para o meu bebé estar bem e introduzi fórmula para poder tomar medicação e ficar boa. Para mim era horrível dar de mamar. Também não tomei nada para secar, tudo normal, nunca tive uma mastite, nada mesmo.
Obrigada por este testemunho, também! Super a importante a partilha de que não somos obrigadas a gostar de amamentar. E se começar a afetar negativamente o nosso psicológico que, consequentemente, afeta o bebé também, tomaste a decisão certa para ti ❤️
Compreendo perfeitamente porque foi exatamente assim o meu primeiro filho, aos 3 meses tive que desistir, não consegui mais. Do segundo filho, sem muita esperança no inicio, amamentei até aos 12 meses. Passei a acreditar que cada filho é um filho, como se costuma dizer :)
Ola Alice. A bomba foi a minha melhor amiga. Alternava bomba e mama a cada 24 horas porque só com a bomba e cicalfate conseguia cicatrizar as feridas. O meu filho bolsava sangue com o leite. Custou horrores e fui-me aguentando na base do "só mais hoje, amanhã desisto". E lá consegui até aos 13/14 meses. Mas voltaria a passar por tudo outra vez. Amamentar foi incrível e valeu todo o esforço. Um beijinho e obrigada pelo teu testemunho.
Infelizmente Alice, n foste a unica a passar pela mesma experiencia. Sou enfermeira e passei exatamente plo mesmo. Ate aos 4 meses, a amamentacao foi algo mais negativo do k positivo. Para conseguir aguentar, focava-me no facto que era a unica forma que existe de passar anticorpos para o nosso bebe e em tempos de pandemia isso ganha muita forca. Tb experimentei tudo e mais alguma coisa, as pegas estavam corretas apenas tive a infelicidade de que a minha pequena ia muito sofrega a mama e com isso fezme logo fissuras no inicio. Tendo as fissuras por mais pequenas k sejam, tornam a amamentacao num tormento. Xegava a transpirar so de pensar k ja estava na hora de dar a mama de novo! Portanto, mamas desse lado, nao estao sozinhas, todas passamos mais ou menos desafios. Felizmente ainda com 7 meses e meio consigo amamentar mas desde os 4 meses e que isto deixou de ser um sofrimento. A sensacao foi exatamente a mesma: enqto nao calejarem a serio, pouca coisa funciona apesar de aliviar bastante
Olá, Alice. Eu tive 3 meses de tortura. Eu não tinha ferida, mas o leite a sair da mama era como agulhas e facas a espetar a mama por dentro, durante todo o tempo em que ela mamava e não só o princípio... Para algo tão natural, amamentar custa. A mim custou-me horrores! Quando tomei a decisão de secar, senti-me mesmo muito mal psicologicamente, porque há sempre alguém a apontar alguma coisa, ou que o bebé fez mal, ou nós fizemos mal, ou que podíamos ter aguentado mais, ou isto ou aquilo... Na segunda bebé decidi que este era um não assunto, e fui muito mais feliz com a decisão. A mãe quer amamentar? Boa!!!! Não quer??? Boa na mesma!!! Deixem de apontar o dedo a quem não quer amamentar, porque de todas as situações que conheço, há uma razão bem forte por trás!
Eu dei fórmula para meu filho, pois eu tenho uma doença autoimune e na época não pude amamentar. Porém, não tive culpa, pois era necessário no momento. E, graças a Deus, meu filho tem uma excelente imunidade.
É o mais importante!! ❤️
@@alice.trewinnard 😍
Olá Alice 👋
Por aqui são 18 meses de amamentação. Foram horríveis os primeiros 2 meses, chorei muito, pensei muitas vezes em desistir.. ainda hoje penso! Sim, porque ainda hoje há alturas difíceis, ductos entupidos, feridas por causa dos dentes. E sigo neste processo que nunca termina, até ele querer haverá mama!
Igual, 18 messes de muita maminha. Início difícil, dentinhos marotos, noites cansativas, mas continuamos aqui.
@@filipapires4438 As noites continuam a ser o maior desafio para mim. Não sei o que é dormir mais 3 h seguidas. 😂
Olá Alice, o meu filho mamou 14 meses e foi sempre com bico de silicone, eu tinha bico raso, e foi a forma de o meu filho mamar tanto tempo. ☺️ os pediatras tentavam tirar mas eu também nunca consegui e o facto é que resultou 😅 e ia sempre engordando…
beijinhos
Bom saber! Também tenho o bico raso e me sinto muito culpada por usar o bico de silicone. 🥺
Se a Vera não tivesse tido o problema do peso, garanto que teria passado o tempo TODO de mamilos de silicone. Mas é que nem teria tentado tirar 🤣 estava tudo a correr lindamente com o mamilo de silicone até a Vera ganhar pouco peso. Acho que fizeste lindamente.
Senti o mesmo, passei pelo mesmo, mas cm gêmeos... 6 meses e ainda resistente.. espero aguentar outros 6, 7 8 qtos me forem possíveis 🤞🏼
Comigo o primeiro mês foi muito difícil, chegava a chorar enquanto amamentava, mas também me recusava a desistir pois foi algo que sempre sonhei fazer. Na minha opinião, as maternidades carecem de profissionais devidamente qualificados para apoiar a amamentação e o problema começa aí, depois é uma bola de neve: o bebé não faz bem a pega, os enfermeiros não sabem ajudar devidamente e acabam por impingir o uso de bicos de silicone (e muitas vezes fazer pressão mesmo quando não queremos), com os bicos de silicone o bebé acaba por não ingerir tanto leite e por isso perde mais peso, depois pressionam para o uso de fórmula (nos privados então nem se fala), e muitas vezes temos de ser nós a ir buscar forças sabe-se lá onde para dar a volta à situação. Acho que as maternidades deviam ser obrigadas a ter pelo menos uma pessoa com formação IBCLC, podia mudar a experiência de tantas e tantas mulheres. Talvez até mesmo a tua, pois se a pega fosse desde logo corrigida e não chegasses a usar os bicos de silicone, talvez a tua história tivesse decorrido de forma totalmente diferente (eu também saí da maternidade a usar e depois às 3 semanas meti na cabeça que os ia tirar, foi como começar tudo de novo e as dores de facto ninguém imagina a não ser que tenha passado por elas).
Mas também acho que depois de tudo isto, quando finalmente conseguimos dar a volta é uma sensação maravilhosa, somos de facto seres extraordinários!
É mesmo isso. As maternidades, sendo centros de referência, deveriam fazer um maior e melhor acompanhamento. É triste que "enquanto uns choram outros vendem lenços". Quem tem a sorte e possibilidade financeira de contratar uma CAM ou enfermeira, maravilha mas devia ser um serviço público.
Tenho um bebé a caminho dos 2 meses, fez contacto pele a pele mas aos 4 dias de vida perdeu muito peso e teve de ser internado. Desde então faço aleitamento misto já que a minha produção é muito baixa. Para além de toda a pressão e piedade externa, os médicos despacham o assunto aumentando a quantidade de fórmula... Devia é podia haver mais redes de apoio.
Enfim... Cada mãe com a sua luta. Que no futuro possamos olhar para trás com a sensação de superação e não de fracasso. Boa jornada a todas
Por mais relatos de verdade !! 🙏🏼🍀👏🙂
Obrigada Alice pela partilha. Dei de mamar 8 meses e os 3 primeiros foram um inferno...os meus mamilos pareciam morangos , o meu bebé aparecia com sangue na boca...mas sim durava segundos e depôs passava tudo...até ir para a outra mana. Mas sim valeu a pena e só com muita ajuda é que não desisti. É um desafio amamentar, mas a maioria das mulheres corre tudo bem.
Pois é 🥺❤️ e ainda bem que corre bem com a maioria. Mas é muito difícil e é importante haver testemunhos como os nossos para que a malta possa gerir expectativas. Obrigada pelo comentário!
Ola Alice boa noite, por aqui 2 filhos e o mais novo ainda mama e tem 13 meses,e muito exausto.
Beijinho gosto muito do teus vídeos.
Obrigada pelo testemunho 💪🏻❤️ por aqui a minha bebé não conseguia pegar no mamilo de maneira nenhuma, e lá está, com o mamilo de silicone cansava-se muito e não se alimentava o suficiente! A minha solução para não ficar sem leite foi extrair com a bomba e dar-lhe o biberão, e assim vamos já em 4 meses e com mais de 50L congelados! 💪🏻 força a todas as mamãs
Olá Alice! Obrigada pelo vídeo, quanta informação útil 😍 não pensas fazer um vídeo de relato de parto? Um beijinho grande
A minha experiência foi um seguinte tive a minha filha no sábado de manhã só tive leite para dar a minha filha 3 dias depois é uma coisa impressionante tive que dar leite num copo a bebé para não se habituar ao biberão Efim depois correu tudo bem beijinho Alice a vera é linda 😻❤️
Que bom ❤️ beijinhos 😘
Olá Alice!
4 meses com feridas aqui 🙋🏻♀️
Não estás sozinha 🥰
Muita força 🥲❤️
Alice Trewinnard a minha bebé já tem 17 meses e ainda estou a amamentar. História de sucesso contra todas as expectativas 🥳
Faz relato de parto 🥰🥰
A minha dor foi dois meses e meio, para mim a dor era comparado a vidros a cortar a pele era horrível mas superei dei de mamar até ela fazer um ano
Tal e qual 🥵🥵🥵🥵 parabéns pelo esforço!!! ❤️
Olá Alice! Obrigada pelo teu testemunho.
Já vi muitas youtubers brasileiras falarem que ficaram com o peito em ferida e que acabaram por fazer laser e que foi a salvação delas. Não chegas-te a fazer? Ou é uma prática que não é usada em Portugal?
Que numa próxima gravidez a tua experiência seja melhor! Beijinhos :)
Acho que sim, na minha fase final a CAM com certificação IBCLC recomendou-me porque ia chegar a PT, mas entretanto pouco depois foi quando calejou. Numa próxima experiência, se voltar a passar mal, vou direta a esse laser 😱
@@alice.trewinnard que bom que se tem oportunidades assim.
Tudo o que nos possa facilitar a amamentar os nossos filhos, é um bem haja :)
Eu também estou quase a chorar a ouvir este vídeo. O meu filho nunca mamou como deve de ser e também tive várias consultas de amamentação cá em casa… também usei os mamilos de silicone e desisti deles e as bolhas por causa da sucção rebentavam e ficava ferida… a bomba, la está: 40 min para tirar o suficiente enquanto o meu filho mamava muito melhor, mesmo mamando mal!
E até hoje, ja tem um ano e ainda pede maminha
E eu dou lhe biberão também! Não sou contra, é para ver se ele perde o interesse porque quero que ele pare de mamar por opção dele
E até hoje dói muito… e agora as vezes ele quer mamar de pé, em posições terríveis 😅 agora já não tenho feridas mas estão sempre um bocadinho maceraria enfim….
Não sei se num próximo filho o farei 🤷♀️
❤️
Acredita que há mais mulheres com o problema dos mamilos sensíveis… bem sei o que é… de qq modo a segunda gravidez correu muito melhor… bjs
❤️❤️❤️❤️❤️
❤️ 🌹🌹
💗