🐱👤[VÍDEO SECRETO] Como Eu Criei Meu Negócio no TH-cam: site.canalelementar.com.br/negocio-a-prova-de-crise VÍDEO DA BBC: th-cam.com/video/8gM6WJ-ED9A/w-d-xo.html PS: Comenta lá que veio do Canal Elementar hein! 😁
@@maximiliano2412 Sim. Entre os nórdicos, só a Islândia e Finlândia que ñ são monarquias. Mas possuem um tipo de governo semelhante ( a republica parlamentar ). Mais queria q tds fossem monarquias.
Aí é quase um condomínio, com regras que sempre favorece os inquilinos, apesar dos impostos, é outro mundo literalmente, aqui no Brasil é monarquia também, cada político é um rei com gastos de proporções faraônicas
Como vc viu no vídeo, países grandes tendem a expandir o estado, e quanto maior o estado, mais gastos, mais parasitismo, mais déficits e mais corrupção. Como países pequenos nas maiorias das vezes não tem da onde tirar recursos, o que lhes restam é abrir as pernas para o mercado e com isso receber todas aquelas empresas maltratadas por países grandes como o brasil. Logo isso gera emprego, renda e vida de qualidade naquele lugar, só o capitalismo com livre concorrência salva qualquer nação da miséria, China está aí para provar, até um estado comunista deixando capitalismo livre, conseguiu ficar rico e vai manter sua ditadura por longos tempos por causa disso.
depende, a burocracia não existe a toa, dependendo da cultura do país é preciso. No Brasil por exemplo só existe burocracia porque há muita malandragem.
Moro em Zurique,Suiça.Aqui é mesmo assim....quase todos trabalham e,mesmo os que nao podem trabalhar,ganham. Todos precisam se sustentar,ter assistencia medica e pagar os impostos.Isto sao regras gerais.
E pq esses países tem poucas populações e taxas de natalidade mais fracas, e acaba que esses países se enriquecem cada vez mais e ainda conseguem manter sua população pequena
Muito bom esse conteúdo, estou morando atualmente exatamente na Irlanda e posso garantir que o suporte a população e custo de vida e incomparável ao nosso Brasil.
@@Tinchao100 Se não pararmos os políticos, eles nunca deixarão as pessoas prosperarem, pois eles agem como parasitas, e quando vc tem parasitas, vc está doente.
Morei 2 anos em Genebra antes de me mudar para França vizinha. Minha esposa dizia que a melhor maneira de medir a riqueza do Pais é reparar nas bolsas e sapatos que as mulheres estão usando quando andam na rua. Ela tinha razão. Na Suiça muitas grifes e na França rolava até saco de supermercado e muitos Ténis genéricos
@@guenzogameplays Sim. Ao menos em Genebra havia 2 grandes albergues além da Sede do Armée du Salut. Tem 3 restaurantes gratuitos Tb. Albergue para viciados saírem das ruas ao lado da Estação de Cornavin. Aliás toda da Suíça é assim. Ao menos nas grandes cidades. É impossível ficar nas rua no inverno também. Vira picolé
Sua esposa está certa. Faço isso no metrô em Singapura, as meninas de boas com suas bolsas Prada, Gucci e LV . Já vi até com Burberry. No Brasil isso vc nem vê em transporte público, só rico de vdd tem acesso.
O agro merece todo o respeito pois é Graças ao agronegócio que este país está de pé e entre as 10 maiores economias do mundo, sem contar que o agro movimenta uma cadeia produtiva gigantesca!
Verdade o agronegócio é muito importante pois o Brasil é a maior potência no agronegócio no mundo atual ,mas ficar somente nisso é ficar e estar pra sempre fadado a pobreza e ao fracasso econômico
O mais correto é descrever por PIB Per Capita. Por exemplo, o Canadá tem um PIB Nominal parecido com o do Brasil, porém, a população lá é um sexto da do Brasil. Assim, no PIB Per Capita, que é o que conta realmente, os canadenses são 6 vezes mais ricos..
Parabéns, Teles. Toda vez que sou notificado pelo TH-cam, sei que vem conteúdo ótimo. Você já está no BR? Você poderia falar sobre Israel, país fundado em 1948 e super desenvolvido.
1-O que mais fácil de se manobrar??Um jet-ski ou um transatlântico??? 2- Só quem a separação estados que tem poder econômico se fossem pobres ficariam quietinhos.
Discordo um pouco, a América Latina era formada por poucos países grandes, a parte de países espanhóis se desfez em países bem menores e mesmo assim estes têm, inclusive, mais problemas que o próprio Brasil.
A política externa, principalmente a Inglaterra, impediu o desenvolvimento deles, veja o exemplo do Paraguai, grande país que estava se desenvolvendo, então com ajuda da Inglaterra, Brasil fez uma guerrinha com eles e ferrou tudo. Hoje quando vamos falar de itens piratas, falamos "isso eh do Paraguai", mas se você pensar que a tempos atrás não compravamos produtos da china pelo mesmo motivo, podemos chegar a conclusão que o Paraguai tem grandes chances de se desenvolver se a política externa não atrapalhar.
@@Cello-Rick Bem pontuado, Marcelo! Sendo sincero, eu nunca me aprofundei muito nisso, pq parece ser um assunto que envolve muitas discordâncias, tenho 3 amgs que são entusiastas de história e todos discordam em vários pontos desta história entre si (não necessariamente do que você disse). No entanto, hoje em dia a economia paraguaia funciona a base da arbitragem no comércio, compram por x e vendem por x+1. O que impede o país de criar tecnologia própria e o famoso made in Paraguai, pois, eles tem pouca produção. Coisa que me intriga, pois, o Paraguai é um dos países com economia mais liberal no papel e mesmo assim não despontou e não dá sinais de que o fará. Muitos empresários brasileiros vão para lá e, inclusive, existem alguns esquemas de redução de tributos trazendo peças manufaturadas da China e montando no Paraguai. Mas eu gostaria de saber qual é o grande ponto que impede o crescimento do Paraguai, seria ele a falta de escala ou tecnologia? Coisas que a China tem bastante... Só me vêem esses dois pontos na cabeça.
@@maestria5640 o modelo de desenvolvimento econômico predominante por lá é o mesmo adotado no Brasil no século passado. Ao invés de criar um parque tecnológico eficiente e investir em pesquisa e desenvolvimento, prefere criar empresas para replicar produtos que já existe. A China começou assim, mas no final dos anos 90 já tinha mudado seu rumo. Nós não investimos em ciência, e temos apenas iniciativas isoladas, o que não garante desenvolvimento satisfatório. O Paraguai é ainda mais frágil neste sentido. Logo, estamos condenados a ser a China dos anos 80 eternamente, assim como o nosso vizinho.
@@Cello-Rick Amigo, desculpa a ignorância, mas EU ACREDITO que isso não tem nada haver com a política externa, principalmente na parte da guerra do Paraguai.
2020 e ainda tem gente caindo no conto dos índices de liberdade econômica. A China tá pulverizando essa ideia com índices de crescimento constantes, tirando centenas de milhões da pobreza extrema com intervenção estatal estratégica em toda a economia. PS: Os países mais pobres são países pequenos também em sua maioria.
Pelo comentário anterior pode-se ver que liberdade econômica é algo que nunca existir no Brasil kkkk . Mesmo que tenha, não vai ter estabilidade dentro de poucos anos vai ser revertido e o pais volta a ser extremamente burocrático e com governo interventor. O melhor é o separatismo, tem de que dar socialismo para quem quer socialismo, a Coreia provou que funciona se separando, um lado você tem altíssima liberdade econômica, do outro um governo tão interventor que até os cortes de cabelos autorizados, são decididos pelo governo. A própria população da Coreia defende o seu modelo, agora no Brasil em que uma parte da população quer um tipo de governo e outra parte bem considerável quer outro tipo de governo, e esses dois modelos são completamente opostos, nunca vai chegar em lugar algum e mesmo que consiga vai ser revertido.
@@souzajunior5096 Dos quase 200 países que existentes no mundo a Coreia do sul, está entre os 25 mais livres. Como eu disse apenas o separatismo resolve, são ideias irreconciliáveis e uma parte considerável da população defende, tem de dar socialismo para quem quer socialismo.
@@raelfernandesturatti5399 amigo. Esse índice de liberdade econômica é uma piada só por isso. Um país com intervenção estatal bruta na economia entre os primeiros colocados. Fora considerar territórios não independentes e paraísos fiscais no ranking. Fora que essa política de ultra liberalismo é impraticável em países grandes.
Acho que transformar o Brasil em países pequeno não seria o suficiente para melhora-lo, mas tem que haver uma mudança de caráter, o brasileiro, do peão ao presidente, têm que deixar o 'jeitinho', as desonestidade, malandragem, ignorância, correr atrás de seus sonhos independente de governo, e buscar ser livre de burocracias, e doutrinação ideológica do fracasso, propagado, pela cultura, pela mídia e nos colégios e universidades.
A solução para o Brasil não é dividir mas ter um governo forte e centralizado ,com incentivo a industrialização própria ,uma melhora de Nível sócio cultural do povo e investimento em educação , ciência e tecnologia de ponta
a maioria dos países africanos são pequenos e muitos tem menos de 10 milhões de habitantes. não há país desenvolvido na Africa. o que realmente faz a diferença é a liberdade econômica, o que significa baixos impostos, burocracia minima, gastos controlados do estado e liberdade política.
Um país para dar certo tem que ser administrado como uma grande e eficiente multinacional, não se trata de desmantelar a nação e sim torna-la eficiente, o modelo é este
O que raio que é república FEDERATIVA do Brasil? Uma federação é exatamente isso, vários estados com constituição estadual e reunidos sob um governo central para ter uma moeda, exército, lingua, diplomacia única? O Brasil só é poderoso como nação exatamente porque é esse colosso territorial, população e recursos minerais e humanos!! Se dividir vai virar uma conjunto de republiquetas de bosta igual a vizinhança na América Latina!!! O Brasil tem muitos problemas, mas reunido é país FORMIDÁVEL, RICO e apesar dos problemas o MELHOR PAIS DA AMÉRICA LATINA !! O BR precisa é realizar reformas tributária, administrativa, privatizar, combater a corrupção e fazer a Lava-jato do Judiciário, descentralizar a educação e saude, permitindo que haja menos regulação estatal na educação e saude!
@@savyocarvalho5262 que droga vc andou usando pra dizer que o Brasil é o melhor país da america latina ? Vc nunca ouviu falar do Chile ? Ou do uruaguai ?
@@Gustavo-mt1hn Chile e Uruguai não são ninguém na fila do pão!! O 1º é um país com 18Mi de habitantes e não está nem entres os 20 mais ricos do mundo, e o 2º é a nossa província cisplatina, o quintal do RS, que tem 3mi de habitantes. Nenhum dos 2 tem capacidade de impactar nada no mundo! O Brasil tem e impacta. O mundo sem a nossa soja, milho, carne e minério de ferro simplesmente não seria possível, além do monstruoso mercado consumidor de 200mi de pessoas! Pare de ficar ofendendo os outros, a droga que você usou deve ser a Marijuana uruguaia que o Pepe Mujica liberou e hoje não consegue suprir a demanda de tanto maconheiro portenho.
@@savyocarvalho5262 Fii, quando ele fala em autonomia, ñ é sair separando todo mundo, é dar autonomia maior para cada estado igual ao modelo norte- americano ou até mesmo o Suíço ( cujo gosto mt ). Descentralizar o poder em uma nação com uma população grande é garantir riqueza para toda a nação, centralizar só vai crescer a capital e poucos lugares enquanto o resto ñ. Só ver o Chile, a China, a Rússia, possuem um estilo federativo igual ao Brasil e vemos o resto dessas Nações mais pobres e esquecidas enquanto países como os EUA, Austrália, Canadá, Suíça possuem seu poder mais descentralizado e independente da capital federal e são nações ricas ( ñ só em economia ).
Tinha que acabar com esse pacto federativo , pq SP arrecada na casa de 210 bi e envia pra união e recebe de volta 20 bi O resto vai pro nordeste que não produz nada afffff Independência já , nosso dinheiro fica aqui
Não precisa entender de economia, é necessário apenas bom senso: como são a economia mais forte vão emitindo dinheiro a rodo e fazem isto desde a guerra da Coréia. Por quê)? Para o povo não sentir diretamente no bolso o preço da guerra. Uma anestesia que evita a dor mas não impede a morte. Desde então o volume de dinheiro americano cresce exponencialmente, mas como é o dólar todos vão apostando até a derrocada final. O resultado é que em cinquenta anos o dólar estará tão desvalorizado quanto a moeda de uma república de bananas.
@@jtftthjtftth9048 Imagina que vc é um empresário vc produz muito com seus negócios mas aí vc começa a gastar muito mais do que vc produz . Então vc pega um empréstimo para pagar as contas mas aí vc não arruma a casa e contínua apertado e não sobra dinheiro e contínua faltando ainda mais . Aí vc pega outro empréstimo para pagar o anterior + júrus aí vc paga as contas tudo lindo , mas aí a sua casa contínua desarrumada e gastando demais aí vc pega outro empréstimo para pagar o anterior + jurus e assim sucessivamente até a divida ficar muito alta tão alta que vc não consegue pagar . Mas tem um porém vc tem nome no mercado e todo mundo confia em vc e os bancos continuem te dando empréstimos fazendo vc só se afundar mais e mais em dívidas . Então é essa a situação dos eua e do Brasil tb e da grande mais algumas dezenas de países por aí . Só que os eua não tem um banco para os financiar eles tem algo melhor chamado " TITULO DE DÍVIDA " que eles emitem esses titulos em que eles prometem pagar o seu dinheiro investindo + jurus X em um quantia de tempo Y então ele pega dinheiro de pessoas físicas Jurídicas ( empresas ) e até de outros países que colocam suas reservas em dolar pq é a moeda mais " Segura " e com menos variação e e estabilidade a décadas . E tudo isso para sustentar um estado inchado , guerras e compras de votos veladas vulgo medidas assistencialistas . 2737384 aí mas ok kkkk Ok ? Velew ✌
Discordo bastante de uns 60% dos vídeos mas eu gosto muito de como você coloca as coisas e as referências, e a qualidade audiovisual é bem impressionante também!
Região norte do Brasil é extremamente rica, e explorada "por de baixo dos panos" ainda, acredito também que seria bem interessante uma separação por aqui.
Acredito que a melhor forma de haver um governo nesse país é descentralizar o poder e suas regiões ou estados terem mais autonomia pra governar... Caso o contrário sou a favor da separação de regiões ou estados... Não pq odeio os outros estados do meu país ou regiões, mas pq de fato não haverá grandes mudanças no governo desse país se continuar assim.
Discordo sobre a parte da separação do Brasil. Mas de fato, seria muito benéfico se desse mais autonomia para os estados, nosso governo é extremamente centralizado em Brasília.
Então você é a favor do que já acontece aqui no Brasil, um Estado gigante com tudo centralizado, nos EUA também não estão tudo bem assim não, o grande reset mesmo ocorrerá por conta das enormes cagadas do modelo político econômico deles
AGORA IMAGINE ,EU QUERENDO RESOLVER MEU PROBLEMA AQUI NO MEU ESTADO E ELES ME IGNORAM DIZENDO QUE EU ESTOU VENDO CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO E AINDA IMPEDEM DE ME DEFENDER E PEDIR AJUDA A OUTR ESTADO OU PAIS.
@@pensativo2805 povos??? Kkkkk isso aqui é uma mistura do cabrunco, um país formado pelo Estado e não por um povo, o único povo brasileiro é o indígena, o resto é bagunça
Essa ideia de separação também tem seus contras, principalmente fragilização militar e econômica. Outra coisa que precisa ser dita é que separar políticamente um território não necessariamente diminui o poder das elites. No nosso caso, uma boa reformulação do pacto federativo e das leis tributárias através de pressão popular me parecem muito melhores.
Parabéns pelo vídeo cara! Muito bem explicado e fantástico como você explicou, creio também que demorou muito para fazer um vídeo assim, portanto, como uma mínima forma de agradecimento, deixarei o meu Like.
O nosso problema é regional, cultural e histórico. Se o motivo fosse o tamanho do país, o Uruguai e outros países pequenos da América do Sul seriam países ricos, existem outros elementos que podem definir isso, desde a forma como o país foi colonizado até a cultura dos povos e governos... Governos emergencistas não levam nenhum país ao crescimento, não investimos a longo prazo em nosso país, pois não temos políticas de estado, temos apenas políticas de governos, onde ao terminarem seus mandatos, os próximos governantes simplesmente acabam com tudo que o governo anterior criou, seja por disputas políticas ou pelo simples fato de tentar fazer um nome na atual administração, desperdiçando assim muito dinheiro público, e deixando de priorizar o que realmente traria avanços ao país... Vivemos em um continente, onde a maioria dos países, não tem ambição de serem potências em nada, buscam apenas o essencial pra subsistência, principalmente os que ainda predominam a cultura indígena, o que não é ruim se vivenciarmos da mesma cultura... A maioria dos países citados como mais ricos, são nórdicos ou de cultura e colonização inglesa, e isso diz muito em relação a ambição em ser potência, coisa que os latinos, historicamente não possuem...
Sinceramente queria muito que o Brasil se dividisse em 5 ou 6 países novos, até hoje " esse gigante pela própria natureza" não nos levou a lugar algum.
Não é verdade pois não é regra que países menores sejam mais ricos, ele citou apenas países europeus (impacial) sendo que existem outros países menores muito pobres por aí como o Haiti por exemplo, da mesma forma que existem países maiores e ricos, são vários fatores que contribuem para um país se tornar rico, a começar pela cultura.
@@brennoviana444 pra ser uma tendência tem que ser maioria, o que não é verdade pois ele citou apenas países europeus quando tem uma porra de país pequeno e pobre, ele foi sim impacial.
localização, cultura, origem, são fatores de crescimento de países pequenos , imaginem os Países produtores de petróleo na Africa que apesar de gerar riqueza são pobres sem infraestrutura básica.
Quanto menor a população sob um governo, mais o poder de governo se aproxima do indivíduo! Ou seja, mais o indivíduo governa a própria vida, e mais liberdade de comércio ele tem, significando em uma maior abertura para produzir.
@Daniel Souza não sei se você se lembra, mas essas frases sempre surgem antes de uma crise mundial (livre comércio, auto regulação, blá,blá,blá). E advinhe para onde os liberalistas correm quando a situação aperta? sim, para os braços (cofres) do Estado. Vide 2008, nos EUA. Quanto custou aos cofres americanos ter que assumir empresas falidas para salvar a economia e os empregos de milhares de pessoas. O Estado é necessário, entretanto, uma gestão eficiente é mais necessária ainda.
Por isso acredito que o Brasil deveria ser dividido administrativamente. Leis por parte de cada estado, algumas coisas de abrangencia nacionais, e sem mandar tanto dinheiro pro federal... cada um ficando com sua riqueza ou pobreza.
Os países pequenos são mais ricos, porque não tem despesas sociais, ou seja, com a população pobre. Exterminaram “mataram os pobres” a pobreza e não tem mais essa despesa inútil. São países de pessoas avarentas, mesquinhas, que só pensam em si mesmas, e estão em processo de extinção na face da terra. O indivíduo recebe o seu salário e não quer dividir com a esposa e seus filhos. O tempo passa e sua fortuna e seus bens patrimoniais vão para o governo que se opila em riquezas. O bem mais precioso é a família, pois tudo que fizeres será em prol de sua geração que estará segura de todos os problemas. De que adianta ter um pote de moedas, senão tem herdeiros? Ops.
Caro tales precisamos de vídeos da História da Coca cola História da Chevrolet História da Samsung História da Adidas História do Facebook História do Google História do TH-cam História da Pepsi História da Mercedes ...
A proposta do retorno da monarquia é justamente pra resolver esse problema, descentralizar o poder e delegar competências da união pros estados e municípios, enxugar o governo e liberar a economia. Fazer com que cada estado tenha total independência econômica, assim cada estado seria como se fosse um país independente. Pesquisem sobre a proposta monárquica.
@@JoaoPaulo-hx3xk com petróleo kkkkkkkkkkk ele criaram um fundo de ações com o dinheiro do petróleo e hj ganham o equivalente a 1/3 do pib com os lucros
O fato do país ser pequeno é apenas um dos fatores. Se país pequeno fosse sinônimo de riqueza , o Paraguai, Equador e Suriname seriam as melhores economias da América do Sul.
Esses paises ainda são grandes E o governo é historicamente esquerdista e intervencionista... Só q, onde os políticos tem mais poder? Paraguai ou Brasil? Qual pais implementou a política ditatorial do desarmamentismo? O Brasil Poise Prefiro paises menores, e descentralizados
Paraguai está fazendo um trabalho de longo prazo e já está colhendo frutos. Temos o Chile e Uruguai com países com idh melhor que Brasil. São todos pequenos.
@@karloseduardo7176 só a cidade de SP tem 12 milhoes, enquanto o país inteiro do Equador tem 17 milhões. Se considerar a região metropolitana que tem 21M, então nem se fala. Eu não acho que isso é "bem maior". De qualquer maneira, o ponto é que não é só o fato de ser pequeno, o POVO é que faz um país ter sucesso. Os políticos são antes de tudo um reflexo da própria população, pois é de onde eles vêm.
Reduzir burocracia, facilitar pra pequenos e médios empresários, reduzir cabide de empregos, maior transparência, taxar mais os grandes, e se DIVIDIR em vários países competitivos!
Realmente sustentar essa nossa estrutura de governo ou de desgoverno em nosso país é por demais desgastante. A separação dos Estados para melhor trabalhar suas próprias necessidades séria uma via boa. Pior do que está não ficar. Isso eu tenho certeza.
O modelo que daria certo no Brasil seria o mesmo adotado pelos estadunidenses. Se cada estado tivesse a autonomia de um país porém unido a União tenho certeza que iríamos prosperar.
Tales, teu canal é top... Sou aqui de São Leopoldo, pelo que vi você é de Novo Hamburgo 😄. Parabéns pelo canal, você fala super bem e a informação flui muito melhor. Valeu abraço.
@@Tinchao100 'glorioso" para quem está no poder, a plebe continua se fodendo, o que você ganha com isso ? -NADA. A aristocracia e a que domina o Brasil desde sempre não importa o período.
Normalmente as nações grandes que dão certo são aquelas que dão mais autonomia para os Estados ou províncias, aqui no Brasil é praticamente impossível os nossos Deuses parlamentares darem essa brechinha na constituição.
Mas não precisa se separar para ter eficiência, é só seguir o que está escrito, é ser uma federação verdadeira, e mudar o sistema político atual, para o destrital.
kk mano é mais fácil pegar em armas e se separar, pois a maioria dos brs gostam desse governo forte e paternalista, centralizado, visto os representantes que eles escolhem e fora que nossos políticos atuais iriam rir da nossa cara, caso alguém pedisse de forma pacifica ou cumprir essa tal federação verdadeira, já que tudo que eles fazem é permitida na legalidade
@@matheusribeiro8566 exatamente, precisaria de uma guerra apenas para o federalismo, é mais fácil lutar pela independência do seu estado, todo sacrifício não vai ser em vão
@Nando Mas quando Alemanha, França e Reino Unido se industrializaram e se tornaram ricos eles estavam entre os países mais populosos do mundo, a mesma coisa com os EUA, país mais populoso das Américas. Esse papo de menos gente ser melhor é uma grande farofada de gente que não entende como o mundo funciona.
Parabéns pelo vídeo, excelente materia, uma idéia comentar sobre os melhores Países para se mudar, temporariamente ou em definitivo? Porque sempre o jardim do vizinho é mais bonito kkkkkkkkk Não tenho idéia , mas devem ser milhões de Brasileiros espalhados pelo mundo, vivendo igual ou melhor do que aqui kkkkkkk O que esperar lá fora, melhor salário, poder de compra ? Segurança ? Status? Melhor educação? .....😊
O que traz riqueza pra um país é industralização. Isso é o que todos os países desenvolvidos tem em comum. Indústrias de ponta trazem cadeias produtivas de alta complexidade, economia de escala e setores interdependentes, consequentemente empregos sofisticados e bem remunerados, assim, a renda média da população aumenta e o país se desenvolve.
O brasil estaria melhor posicionado na industria se nossos celulares, computadores fossem fabricados aqui e de mais qualidade, e tbem tivessemos nossos proprios automoveis.
@@peterancapscomunista6156 pois é, mas abriram o mercado antes da hora e mataram a Positivo, Gurgel, CCE, Engesa, etc. Além de terem acabado com nossas ferrovias e indústrias de equipamento de transporte como a Mafersa, Fepasa e Cobrasma. O Brasil poderia ter transformado essas empresas em gigantes mundiais e alcançaríamos vantagem competitiva pra abrir o mercado com mais segurança. Mas não seguiram a cartilha do desenvolvimentismo à risca.
@@peterancapscomunista6156 sim, no caso de dar proteção alfandegária e subsídio para empresas nacionais, teria que ser feito sob condicionantes, ou seja, a empresa em si teria que cumprir metas pré estabelecidas pelo governo para inovação, pesquisa e desenvolvimento, participação de mercado, qualidade etc para ganhar esses subsidios e empréstimos de longo prazo.
@Alexandre Silva nem tudo pode ser explicado pela industrialização. Você anda pelas ruas de Luxemburgo, e não há indústrias, apenas escritórios e centros comerciais. O país é riquíssimo, alto nível de vida, pega-se um taxi do aeroporto ao centro da cidade (12 min) e paga-se 200 euros, mas é normal para a população. Cingapura também investiu no setor terciário para se desenvolver. Mesmo que sejam indústrias de ponta, elas demandam pessoal, infraestrutura específica, espaço, geram passivos ambientais, etc. Não é isso que se busca nestes países.
Penso sobre a divisão do Brasil em Países menores há muito tempo. É mais do que óbvio que deveria trazer benefícios. Mas a mentalidade dos brasileiros em geral, aparentemente, veria isto como a quebra de um " dogma" político e cultural. A separação não precisaria ser conflituosa , nem violenta . As regiões mais ricas poderiam ajudar as outras por um tempo, até seu pleno desenvolvimento. E o comércio nesta hipotética nova região composta de novos países " brasileiros" seria muito próspera
Mas como você mesmo disse, os Estados Unidos funcionam bem por causa da maior autonomia e liberdade dos estados, o Brasil não precisa se dividir, de países pequenos e pobres o mundo também tá cheia invlusive aqui nas Américas
Discordo de muita coisa nesse vídeo, acho que tem vários pontos que podem ser considerados como informação do tipo meia verdade ou simplesmente informação errada mesmo, por exemplo: A economia do Catar ainda é sim muito dependente do Petróleo e Gás Natural que representa mais da metade da economia, sem esse recurso o governo e a economia como um todo entraria em colapso. A Tchéquia e a Eslovaquia se dividiram, mas já eram um país pequeno antes e mesmo assim foram logo incorporadas na União Europeia que basicamente funciona como um grande país com um mercado e leis comuns. 11:47 Isso não é verdade, países menores estão sempre à mercê dos maiores, Armênia é exemplo recente disso e não é caso isolado. Os países em volta da China, principalmente Filipinas, Taiwan e Mongólia também são ótimos exemplos de como países pequenos tem de se adequar aos interesses dos países maiores, somente os maiores países conseguem peitar a China, como Índia e Indonésia. 12:55 Ah, mas você deu só exemplos de países pequenos ricos, você não mostrou que pra cada Suíça existe um Togo, um Equador e um Haiti, se separarmos o Brasil não vamos ter 27 Finlândias, vamos ter 15 Surinames, 12 Paraguais, 3 Bolívias e com sorte uns 3 Uruguais e uma Aruba... E todo mundo vai ter de pular corda na velocidade que um dos nossos vizinhos mais poderosos como Argentina, Peru e Venezuela ditarem.
Ele não disse de forma nenhuma que o mero fato de ser pequeno lhe torna rico. Ele mostrou e com razão BASEADA EM FATOS que quanto menor um país mais fácil é a administração e o governo tende a ser mais enxuto e eficiente. O socialismo e as guerras civis ferram qualquer país independente do tamanho, mas é claro é óbvio que o meu estado (São Paulo) seria infinitamente mais desenvolvido e próspero se não estivessemos presos as amarras dos parasitas de Brasília.
SP do jeito que é, preso a Brasília já tem um PIB equivalente ao da Argentina. Imagina se se libertarem das amarras de Brasília? Os países do Sul aqui, todos tem PIB superior ao do Uruguai ( claro que proporcionalmente ainda é inferior, porque a população do Uruguai é muito pequena ).
@@DrHanChad BR é uma âncora para SP. Aqui seria uma pequena grande nação. Tem porto e aeroporto pra vender qualquer coisa, receber turistas, etc. Falta realmente uma malha ferroviária maior, mas poderia ser resolvido a longo prazo. Se o dinheiro que roubam daqui ficasse aqui, seria um lugar bem melhor para se viver
Resumindo: nações menores, são mais propensas a serem de Livre Mercado e com maior Eficiência Pública (gastos públicos controlados), sendo os fatores responsáveis pelo progresso das economias mais ricas do mundo.
SE Dividir MAIOR MISÉRIA GENTE....É SÓ Educar E Preparar AS ELITES PARA Deixarem De SER Egoístas E PREPARAR PESSOAS CAPAZES DE DEIXAR ESSE EGOÍSMO E QUE NÃO PRECISAM DE TER TUDO SO PRA ESSES DONOS DO PODER E OLHAR QUE MILHÕES DO NOSSO POVO NÃO TÊM UMA CASA DIGNA E QUÊ MILHÕES DO NOSSO POVO BRASILEIRO PASSA MUITA MISÉRIA...ACORDEM ELITES DO NOSSO BRASIL.....KKKKM
Adotar o sistema americano que permite cada estado ter mais autonomia com seus próprios gastos públicos e impostos. O que complica aqui e que tudo vai pra Brasília e de lá tem que ser distribuído...
A América espanhola se fraguimentou em vários países, qual país latino é rico?a África se fraguimentou em vários países, qual país africano é rico? O Canadá é o segundo maior país do mundo em território e é rico. Na minha opinião essa história que país menor é mais rico não faz sentido. Os exemplos sitados são conhecidencias.
Essa ideia de país menor que dá certo, não se aplica aqui no Brasil. Não vamos nos iludir com algumas fatos apresentados, cada região tem suas particularidades, se realmente isso funcionasse os países vizinhos nossos seriam potências e a realidade é q o nosso Brasil é o mais desenvolvido regionalmente.
Centralização de poder só é bom pra político O problema dos outros paises da América Latina é q... não são pequenos A Argentina ta entre os 10 maiores paises do mundo, México é um pais grande, Colômbia e claro o Brasil Agr quais os paises MAIS RICOS da América Latina? Os menores... Panamá Chile e ilhas do Caribe são os paises mais ricos da América Latina
@@karloseduardo7176 Costa rica também tem uma qualidade vida boa, ao menos para o padrão da America Latina, o pib per capita da Costa Rica é 12mil dolares do Brasil é 8mil. Ainda ficamos atrás de outros países como Panamá, Barbados, Bahamas etc. comparando com outros países da América latina o Brasil fica mais ou menos no meio da tabela.
Seria bem melhor algo descentralizado no estilo americano ou até mais decentralizado ainda, igual os cantões da Suíça, mas eu creio que seja impossível de ser aplicado no Brasil, tem muitos políticos e funcionários públicos ganhando muito dinheiro com o pais do jeito que está, um pais novo criando uma constituição nova do zero é bem mais fácil de fazer algo inspirado nos modelos que deram certo do que arrumar a atual. Apenas olhe os Correios, é uma empresa que basicamente toda a população simplesmente odeia, provavelmente nunca vai ser privatizada, imagina fazer mudanças tão profundas na constituição.
@@raelfernandesturatti5399 Olhado por essa concepção é bem verdade. E vamos aqui se remoendo por dentro,com o anseio de ajeitar esse cabaré chamado Brasil!
@@raelfernandesturatti5399 esse ódio ao modelo é uma questão de sucateamento, simplesmente não existe motivo pros serviços dos correios terem regredido tanto em qualidade em apenas 10 anos, na época do lançamento do SEDEX era incrivelmente funcional, já hoje, enfim, é tudo invenção pra dizer que a "empresa não funciona" e vender a preço de banana pro setor privado como a EMBRAER ou a VALE
No Brasil até conseguir emprego é difícil imagina conseguir sucesso num negócio próprio que demanda em muitos casos altas somas de dinheiro pra investir!!!!O MEI até facilitou pra iniciar um negócio próprio mas é bem limitado só dá pra contratar um funcionário!!!!! Quanto menos burocracia pra iniciar empresas ter melhor será pra economia!!!!!
No Brasil só falta uma reforma administrativa p cortar salário gordo e desnecessário que leva o dinheiro que seria investido no povo e uma reforma tributária pq o imposto do Brasil quem paga é só o consumidor final Esse é um sistema feito p travar o Brasil mas dificilmente os senadores e deputados vão votar
Eu como leigo penso que seria bem melhor se o brasil se dividisse mesmo. Até pq o pensamento do brasileiro é mto diferente de um estado pra outro, e isso iria ajudar melhor até em politicas publicas. mas seila
O problema do Brasil é que o poder é muito centralizado, se compararmos Brasil e EUA, os Estados Unidos são de fato uma Federação! Tanto que lá, os Estados tem muita, mais muita autonomia que chegam a ser mini-países unidos em um só, como o nome já diz: Estados Unidos da América. e eles estão muito certos disso até por que os EUA tem dimensões continentais assim como o Brasil! O que acontece no Brasil é que esse nome de "República Federativa do Brasil" não passa de mais uma fachada dessa república de bananas! O Brasil nunca vai ser uma federação de fato se não der autonomia como os EUA dão ao seus Estados. Se não fizermos isso, o Brasil nunca passará de uma República unitária. Ou temos que voltar com o império.
O PIB não e melhor parâmetros ele esconde a desigualdade, e sobre países pequeno nova Zelândia tem o tamanho mais de 5 vezes maior que dá suíça. sem fala que tem muitos países pequeno que estão na pobreza, mas e complicado por muitos não são democrático, acho também que tinha que ver a proporcionalidade tem mais países pequeno de que grande, 6 maiores países do mundo 3 estão entre os 20 mais ricos por PIB per capital.
@@ahr7734 se torna um problema sim, se quem ganha mais não permite quem ganha menos Cressa, exemplo são empresa que faz quartel e não permite que nenhuma outra empresa entre, isso faz o dinheiro fica concentrado, como pode Brasil com 200 milhões de pessoas ter apenas meia dúzia de banco e operadora de celular. Sem falar outra coisa como previdência, e financiamento, regras desnecessária.
@@brunoheric2627 Desigualdade não é um problema. O problema é a pobreza. Não interessa se um rico ganha 100 mil por mês. Importa que o pobre não passe fome e tenha pelo menos o básico para sobreviver e conseguir buscar crescimento.
Macau a cidade que se fala português por meros 5% da população é o lugar que se fala em parte português que se deu mais certo no Mundo. Superando em muito Portugal.
Ah sim, o próximo passo será em virarmos um monte de países matando-se entre si, com uma corrupção desenfreada como foi a América Espanhola por anos, além de virarmos fantoches dos países poderosos porque não teremos unidade para nos defender. Ah sim, e o norte é internacionalizado, não vai ter um gigante para protegê-la.
Complementando o que comentei a pouco existe só um detalhe "A grande massa da população acredita nesse modelo político que vivemos e os que têm conhecimento não interessa a mudança "
Em resumo: para o Brasil sair do buraco, ou o país se divide em países menores (mas o problema da corrupção é cultural, está no sangue e se perpetua... difícil saber se ia funcionar) ou os estados param de canalisar recursos do governo federal e culpar Brasília por todo o mal e se tornem responsáveis pelo seu próprio desenvolvimento, com sua própria legislação, mantendo em vista um crescimento socioeconômico 🤔🤔🤔🤔🤔 Seriam isso.... Tem mais opções que podem servir de mudança favorável ao desenvolvimento desta nação 🤔🤔🤔🤔🤔
Dividindo é muito mais fácil controlar o dinheiro e pegar quem desvia. Como um cidadão de Manaus vai conseguir saber que seu imposto foi embolsado por um vereador de Porto Alegre? Dividir para conquistar.
A maioria deles tem poder descentralizado. País pequeno não significa Estado enxuto, veja cuba e coreia do norte. Poder descentralizado= resolução rápida de conflitos/legislação. E, por último, liberdade de negócios/pouca burocracia. Esses 2 fatores são a chave.
INFELIZMENTE Tu FALOU CERTÍSSIMO....A CORRUPÇÃO ENDÊMICA É Responsável PELA MISÉRIA Do NOSSO POVO BRASILEIRO....As ELITES CONTINUAM COM Mentalidade IGUAL À ÉPOCA COLONIAL..Egoísmo.....So Pensam Neles D NOS FILHOS DELES E DAS MULHERES DELES...FUI...ESTA É A PURA VERDADE E REALIDADE....CORRUPÇÃO E EGOÍSMO. AS ELITES NOSSAS SÃO ISSO AÍ....FUI..
🐱👤[VÍDEO SECRETO] Como Eu Criei Meu Negócio no TH-cam: site.canalelementar.com.br/negocio-a-prova-de-crise
VÍDEO DA BBC: th-cam.com/video/8gM6WJ-ED9A/w-d-xo.html
PS: Comenta lá que veio do Canal Elementar hein! 😁
Vc é libertário sr. Elementar?
@Dutch Island bando de racista íamos estar fudidos
Faz um vídeo pfv das riquezas da Bahia onde o ex presidente Lula transformou Minas de Ouro e diamante em rezeva ambiental deixando a população pobre
Faz um vídeo pfv dos estados do norte q tem muito ouro e Lula transformou em rezeva ambiental
Eu moro na Noruega e a qualidade de vida aqui é surreal em comparação com outros países.
Parabéns pelo vídeo!
Noruega e monarquia né ?
@@maximiliano2412 Sim. Entre os nórdicos, só a Islândia e Finlândia que ñ são monarquias. Mas possuem um tipo de governo semelhante ( a republica parlamentar ). Mais queria q tds fossem monarquias.
Aí é quase um condomínio, com regras que sempre favorece os inquilinos, apesar dos impostos, é outro mundo literalmente, aqui no Brasil é monarquia também, cada político é um rei com gastos de proporções faraônicas
A verdade é que o povo Brasileiro deveria se unir mais pra acabar com tanta mordomias dos políticos, já que os impostos caras são pro luxo deles
@@n0b0dy07 melhor comentário
Acho que a descentralização, deixando o poder mais perto do pagador de impostos, seria um bom início para melhorarmos as coisas no Brasil.
Show
Depois vem libertárionismo
Como vc viu no vídeo, países grandes tendem a expandir o estado, e quanto maior o estado, mais gastos, mais parasitismo, mais déficits e mais corrupção. Como países pequenos nas maiorias das vezes não tem da onde tirar recursos, o que lhes restam é abrir as pernas para o mercado e com isso receber todas aquelas empresas maltratadas por países grandes como o brasil.
Logo isso gera emprego, renda e vida de qualidade naquele lugar, só o capitalismo com livre concorrência salva qualquer nação da miséria, China está aí para provar, até um estado comunista deixando capitalismo livre, conseguiu ficar rico e vai manter sua ditadura por longos tempos por causa disso.
@sem nome neh
Como assim ?
Legal que você mencionou a burocracia. 👏🏻👏🏻👏🏻Quanto maior a burocracia, maior o governo e menor o cidadão.
Kkkk essa foto aí representa o julgamento de todos os cidadãos de bom senso
Será que parece com "banania"?🤔
depende, a burocracia não existe a toa, dependendo da cultura do país é preciso. No Brasil por exemplo só existe burocracia porque há muita malandragem.
@King Soccer burocracia é bom?
@King Soccer pq?
Seu canal tem uma qualidade de conteúdo excelente, merece 1 milhão de inscritos que vc vai alcançar em breve.
Apesar de não concordar com tudo, admiro o fato de você colocar as referências nos dados que você apresenta. Isso garante veracidade aos fatos.
O Bolsonaro já está fragmentando o Estado nível do início dos Estados Unidos...
@@MB-ss7oo , e isso é excelente. menos burocracia significa mais riqueza para as pessoas.
No que voce discorda ??
@@MB-ss7oo pode me mostrar como isso está ocorrendo? Não estou sabendo e ou vendo isso que você mencionou.
@@MB-ss7oo Onde ? eu só vejo ele centralizar ainda mais o poder na união.
Eu acho que Brasil tem um mercado interno ótimo.morei no uruguai muito difícil expandir meu negocio pelo tamanho da população
Era só focar na exportação
@@ahr7734 exportação dar mesmo de morar no brasil taxas e burocracias do países
Moro no Japão e acho formidável a qualidade de vida aqui!
Irmão , se você fosse escolher hoje entre Japão , Coréia do sul , Singapura qual você escolheria ??
@@tigredaasia8909
Ficaria na dúvida entre Japão e Singapura...
Moro aqui há treze anos e gosto muito pois desde criança sempre quis vir pra cá!
@@claytonmatsukita1438 você trabalha com oq aí?
@@victornegreiros3439
Trabalho numa empresa de transporte pesado.
Guindastes, máquinas pesadas de construção civil, carretas, caminhões...
@@tigredaasia8909 Eu escolheria Japão por curtir muito a cultura do mesmo mas para ter uma vida, todos mencionados são muito bons
Moro em Zurique,Suiça.Aqui é mesmo assim....quase todos trabalham e,mesmo os que nao podem trabalhar,ganham.
Todos precisam se sustentar,ter assistencia medica e pagar os impostos.Isto sao regras gerais.
E pq esses países tem poucas populações e taxas de natalidade mais fracas, e acaba que esses países se enriquecem cada vez mais e ainda conseguem manter sua população pequena
Muito bom esse conteúdo, estou morando atualmente exatamente na Irlanda e posso garantir que o suporte a população e custo de vida e incomparável ao nosso Brasil.
Top o vídeo, tem que tirar o "piii" e deixar os "elogios" para os políticos. Sucesso para vocês!
Fica sentado esperando às soluções virem da política. perca de tempo, quem vai fazer esta nação grande somos nós cidadãos comum, esquece políticos!
@@Tinchao100 Se não pararmos os políticos, eles nunca deixarão as pessoas prosperarem, pois eles agem como parasitas, e quando vc tem parasitas, vc está doente.
E de onde vocês acham que os governantes do Brasil vem? Do espaço sideral?
O nível de edição desse canal é a frente do seu tempo, espetacular!!!
Séria maravilhoso se cada estado brasileiro fosse um pais independente.
Morei 2 anos em Genebra antes de me mudar para França vizinha. Minha esposa dizia que a melhor maneira de medir a riqueza do Pais é reparar nas bolsas e sapatos que as mulheres estão usando quando andam na rua. Ela tinha razão. Na Suiça muitas grifes e na França rolava até saco de supermercado e muitos Ténis genéricos
O que define a riqueza é a qualidade de vida e de preferência n ter nenhum morador de rua
O Bolsonaro já fragmentou o Estado...
@@guenzogameplays Sim. Ao menos em Genebra havia 2 grandes albergues além da Sede do Armée du Salut. Tem 3 restaurantes gratuitos Tb. Albergue para viciados saírem das ruas ao lado da Estação de Cornavin. Aliás toda da Suíça é assim. Ao menos nas grandes cidades. É impossível ficar nas rua no inverno também. Vira picolé
@@MB-ss7oo Não entendi desculpe-me
Sua esposa está certa. Faço isso no metrô em Singapura, as meninas de boas com suas bolsas Prada, Gucci e LV . Já vi até com Burberry. No Brasil isso vc nem vê em transporte público, só rico de vdd tem acesso.
Casas pequenas são mais fáceis de arrumar
mas eu ia preferir morar em uma mansão pra tirar onda kkkk
@@dyland1323 Só que nessa mansão tá cheio de gente desconhecida, fazendo bagunça e pegando seu dinheiro
Parabéns, é essa visão!
Tipo apartamento em sp?
E quem disse que vai ter gente desconhecida morando?@@vitorvitor3071
ESSES PAÍSES TEM UMA POLÍTICA INDUSTRIAL MUITO FORTE, ONDE POSSUI UM AVANÇO PRODUTIVO MUITO GRANDE. POR AQUI A GENTE FICA COM O AGRO É POP.
O agro merece todo o respeito pois é Graças ao agronegócio que este país está de pé e entre as 10 maiores economias do mundo, sem contar que o agro movimenta uma cadeia produtiva gigantesca!
@@Tinchao100 as riquezas fica com 1% da população 🧐
Verdade o agronegócio é muito importante pois o Brasil é a maior potência no agronegócio no mundo atual ,mas ficar somente nisso é ficar e estar pra sempre fadado a pobreza e ao fracasso econômico
O mais correto é descrever por PIB Per Capita. Por exemplo, o Canadá tem um PIB Nominal parecido com o do Brasil, porém, a população lá é um sexto da do Brasil. Assim, no PIB Per Capita, que é o que conta realmente, os canadenses são 6 vezes mais ricos..
Parabéns, Teles.
Toda vez que sou notificado pelo TH-cam, sei que vem conteúdo ótimo.
Você já está no BR? Você poderia falar sobre Israel, país fundado em 1948 e super desenvolvido.
1-O que mais fácil de se manobrar??Um jet-ski ou um transatlântico???
2- Só quem a separação estados que tem poder econômico se fossem pobres ficariam quietinhos.
Discordo um pouco, a América Latina era formada por poucos países grandes, a parte de países espanhóis se desfez em países bem menores e mesmo assim estes têm, inclusive, mais problemas que o próprio Brasil.
A política externa, principalmente a Inglaterra, impediu o desenvolvimento deles, veja o exemplo do Paraguai, grande país que estava se desenvolvendo, então com ajuda da Inglaterra, Brasil fez uma guerrinha com eles e ferrou tudo. Hoje quando vamos falar de itens piratas, falamos "isso eh do Paraguai", mas se você pensar que a tempos atrás não compravamos produtos da china pelo mesmo motivo, podemos chegar a conclusão que o Paraguai tem grandes chances de se desenvolver se a política externa não atrapalhar.
@@Cello-Rick Bem pontuado, Marcelo! Sendo sincero, eu nunca me aprofundei muito nisso, pq parece ser um assunto que envolve muitas discordâncias, tenho 3 amgs que são entusiastas de história e todos discordam em vários pontos desta história entre si (não necessariamente do que você disse). No entanto, hoje em dia a economia paraguaia funciona a base da arbitragem no comércio, compram por x e vendem por x+1. O que impede o país de criar tecnologia própria e o famoso made in Paraguai, pois, eles tem pouca produção. Coisa que me intriga, pois, o Paraguai é um dos países com economia mais liberal no papel e mesmo assim não despontou e não dá sinais de que o fará. Muitos empresários brasileiros vão para lá e, inclusive, existem alguns esquemas de redução de tributos trazendo peças manufaturadas da China e montando no Paraguai. Mas eu gostaria de saber qual é o grande ponto que impede o crescimento do Paraguai, seria ele a falta de escala ou tecnologia? Coisas que a China tem bastante... Só me vêem esses dois pontos na cabeça.
@@maestria5640 o modelo de desenvolvimento econômico predominante por lá é o mesmo adotado no Brasil no século passado. Ao invés de criar um parque tecnológico eficiente e investir em pesquisa e desenvolvimento, prefere criar empresas para replicar produtos que já existe. A China começou assim, mas no final dos anos 90 já tinha mudado seu rumo. Nós não investimos em ciência, e temos apenas iniciativas isoladas, o que não garante desenvolvimento satisfatório. O Paraguai é ainda mais frágil neste sentido. Logo, estamos condenados a ser a China dos anos 80 eternamente, assim como o nosso vizinho.
exatamente
@@Cello-Rick Amigo, desculpa a ignorância, mas EU ACREDITO que isso não tem nada haver com a política externa, principalmente na parte da guerra do Paraguai.
Liberdade econômica....
Tbem é traço comum a países que deram certo
2020 e ainda tem gente caindo no conto dos índices de liberdade econômica. A China tá pulverizando essa ideia com índices de crescimento constantes, tirando centenas de milhões da pobreza extrema com intervenção estatal estratégica em toda a economia. PS: Os países mais pobres são países pequenos também em sua maioria.
Pelo comentário anterior pode-se ver que liberdade econômica é algo que nunca existir no Brasil kkkk . Mesmo que tenha, não vai ter estabilidade dentro de poucos anos vai ser revertido e o pais volta a ser extremamente burocrático e com governo interventor.
O melhor é o separatismo, tem de que dar socialismo para quem quer socialismo, a Coreia provou que funciona se separando, um lado você tem altíssima liberdade econômica, do outro um governo tão interventor que até os cortes de cabelos autorizados, são decididos pelo governo.
A própria população da Coreia defende o seu modelo, agora no Brasil em que uma parte da população quer um tipo de governo e outra parte bem considerável quer outro tipo de governo, e esses dois modelos são completamente opostos, nunca vai chegar em lugar algum e mesmo que consiga vai ser revertido.
@@raelfernandesturatti5399 Coreia do Sul e livre mercado é quase piada. A Samsung é sócia do estado Sul Coreano praticamente KKK.
@@souzajunior5096 Dos quase 200 países que existentes no mundo a Coreia do sul, está entre os 25 mais livres.
Como eu disse apenas o separatismo resolve, são ideias irreconciliáveis e uma parte considerável da população defende, tem de dar socialismo para quem quer socialismo.
@@raelfernandesturatti5399 amigo. Esse índice de liberdade econômica é uma piada só por isso. Um país com intervenção estatal bruta na economia entre os primeiros colocados. Fora considerar territórios não independentes e paraísos fiscais no ranking.
Fora que essa política de ultra liberalismo é impraticável em países grandes.
Acho que transformar o Brasil em países pequeno não seria o suficiente para melhora-lo, mas tem que haver uma mudança de caráter, o brasileiro, do peão ao presidente, têm que deixar o 'jeitinho', as desonestidade, malandragem, ignorância, correr atrás de seus sonhos independente de governo, e buscar ser livre de burocracias, e doutrinação ideológica do fracasso, propagado, pela cultura, pela mídia e nos colégios e universidades.
Brasil não tem mais jeito, pode diminuir, aumentar, dividir... n adianta vai ser sempre essa zona.
Metade dos estados brasileiros pegam dinheiro da união e não devolve nem a metade.
A solução para o Brasil não é dividir mas ter um governo forte e centralizado ,com incentivo a industrialização própria ,uma melhora de Nível sócio cultural do povo e investimento em educação , ciência e tecnologia de ponta
Disse tudo 👏👏
@@WalisonRotota Brasil nunca deveria ter existido
Video de ótima qualidade com bom roteiro, pesquisa de peso no conteúdo. Qualidade de documentário. Esse canal é diferenciado. Parabéns
a maioria dos países africanos são pequenos e muitos tem menos de 10 milhões de habitantes. não há país desenvolvido na Africa.
o que realmente faz a diferença é a liberdade econômica, o que significa baixos impostos, burocracia minima, gastos controlados do estado e liberdade política.
Acredito que nem é preciso se separar, apenas uma grande reforma em diversas áreas, economia, política. pegando os melhores exemplos que deram certo.
Não adianta fazer reforma
Reformismo é utopia
Quem decide como serão as coisas é a elite política
Secessão é a única solução
Reforma? Pra diminuir o estado? No bostil? KKKKKKKK
@@joao_ssouza difícil mas não impossível.
Os EUA tentaram fazer isso na sua fundação e hj se transformaram nesse leviatã gigante. Acha mesmo q dá certo?
Errado. Secessão já!
Um país para dar certo tem que ser administrado como uma grande e eficiente multinacional, não se trata de desmantelar a nação e sim torna-la eficiente, o modelo é este
Uma autonomia maior para cada região seria bom.
Uma confederação quem sabe....
O que raio que é república FEDERATIVA do Brasil? Uma federação é exatamente isso, vários estados com constituição estadual e reunidos sob um governo central para ter uma moeda, exército, lingua, diplomacia única? O Brasil só é poderoso como nação exatamente porque é esse colosso territorial, população e recursos minerais e humanos!! Se dividir vai virar uma conjunto de republiquetas de bosta igual a vizinhança na América Latina!!!
O Brasil tem muitos problemas, mas reunido é país FORMIDÁVEL, RICO e apesar dos problemas o MELHOR PAIS DA AMÉRICA LATINA !! O BR precisa é realizar reformas tributária, administrativa, privatizar, combater a corrupção e fazer a Lava-jato do Judiciário, descentralizar a educação e saude, permitindo que haja menos regulação estatal na educação e saude!
@@savyocarvalho5262 que droga vc andou usando pra dizer que o Brasil é o melhor país da america latina ? Vc nunca ouviu falar do Chile ? Ou do uruaguai ?
@@Gustavo-mt1hn
Chile e Uruguai não são ninguém na fila do pão!! O 1º é um país com 18Mi de habitantes e não está nem entres os 20 mais ricos do mundo, e o 2º é a nossa província cisplatina, o quintal do RS, que tem 3mi de habitantes. Nenhum dos 2 tem capacidade de impactar nada no mundo! O Brasil tem e impacta. O mundo sem a nossa soja, milho, carne e minério de ferro simplesmente não seria possível, além do monstruoso mercado consumidor de 200mi de pessoas!
Pare de ficar ofendendo os outros, a droga que você usou deve ser a Marijuana uruguaia que o Pepe Mujica liberou e hoje não consegue suprir a demanda de tanto maconheiro portenho.
@@savyocarvalho5262 Fii, quando ele fala em autonomia, ñ é sair separando todo mundo, é dar autonomia maior para cada estado igual ao modelo norte- americano ou até mesmo o Suíço ( cujo gosto mt ). Descentralizar o poder em uma nação com uma população grande é garantir riqueza para toda a nação, centralizar só vai crescer a capital e poucos lugares enquanto o resto ñ. Só ver o Chile, a China, a Rússia, possuem um estilo federativo igual ao Brasil e vemos o resto dessas Nações mais pobres e esquecidas enquanto países como os EUA, Austrália, Canadá, Suíça possuem seu poder mais descentralizado e independente da capital federal e são nações ricas ( ñ só em economia ).
Penso que não seria preciso desmembrar... Estados com muito mais autonomia inclusive tributária já resolveria o problema
Eu tbm acho
Não sou a favor do Brasil se separar, mas sou a favor da descentralização dos estados dando mais poder e autonomia a cada um deles.
Eu também
Resumindo: você é a favor que ninguém posso se separar do regime que você gosta.
Eu sou a favor sim, separa até o talo
Taca fogo em Brasília
Tinha que acabar com esse pacto federativo , pq SP arrecada na casa de 210 bi e envia pra união e recebe de volta 20 bi
O resto vai pro nordeste que não produz nada afffff
Independência já , nosso dinheiro fica aqui
tem como alguém me explicar: como os estados unidos ainda não quebraram com uma divida publica tão grande?
up
Tem divida, mas também ganham muito? Vão jogando pra frente?
Tambem qria saber de quem entende de economia sobre isso
Não precisa entender de economia, é necessário apenas bom senso: como são a economia mais forte vão emitindo dinheiro a rodo e fazem isto desde a guerra da Coréia. Por quê)? Para o povo não sentir diretamente no bolso o preço da guerra. Uma anestesia que evita a dor mas não impede a morte. Desde então o volume de dinheiro americano cresce exponencialmente, mas como é o dólar todos vão apostando até a derrocada final. O resultado é que em cinquenta anos o dólar estará tão desvalorizado quanto a moeda de uma república de bananas.
@@jtftthjtftth9048 Imagina que vc é um empresário vc produz muito com seus negócios mas aí vc começa a gastar muito mais do que vc produz . Então vc pega um empréstimo para pagar as contas mas aí vc não arruma a casa e contínua apertado e não sobra dinheiro e contínua faltando ainda mais . Aí vc pega outro empréstimo para pagar o anterior + júrus aí vc paga as contas tudo lindo , mas aí a sua casa contínua desarrumada e gastando demais aí vc pega outro empréstimo para pagar o anterior + jurus e assim sucessivamente até a divida ficar muito alta tão alta que vc não consegue pagar . Mas tem um porém vc tem nome no mercado e todo mundo confia em vc e os bancos continuem te dando empréstimos fazendo vc só se afundar mais e mais em dívidas . Então é essa a situação dos eua e do Brasil tb e da grande mais algumas dezenas de países por aí . Só que os eua não tem um banco para os financiar eles tem algo melhor chamado " TITULO DE DÍVIDA " que eles emitem esses titulos em que eles prometem pagar o seu dinheiro investindo + jurus X em um quantia de tempo Y então ele pega dinheiro de pessoas físicas Jurídicas ( empresas ) e até de outros países que colocam suas reservas em dolar pq é a moeda mais " Segura " e com menos variação e e estabilidade a décadas . E tudo isso para sustentar um estado inchado , guerras e compras de votos veladas vulgo medidas assistencialistas .
2737384 aí mas ok kkkk
Ok ? Velew ✌
Cara você é sensacional, aprendendo muito é compartilhando com filhos, amigos e estudantes. Muito obrigado
Mais um like. Vídeo interessante e muito elucidativo. Parabéns !!!
Discordo bastante de uns 60% dos vídeos mas eu gosto muito de como você coloca as coisas e as referências, e a qualidade audiovisual é bem impressionante também!
Região norte do Brasil é extremamente rica, e explorada "por de baixo dos panos" ainda, acredito também que seria bem interessante uma separação por aqui.
Cada cidade tem q virar um pais
Acredito que a melhor forma de haver um governo nesse país é descentralizar o poder e suas regiões ou estados terem mais autonomia pra governar... Caso o contrário sou a favor da separação de regiões ou estados... Não pq odeio os outros estados do meu país ou regiões, mas pq de fato não haverá grandes mudanças no governo desse país se continuar assim.
Discordo sobre a parte da separação do Brasil.
Mas de fato, seria muito benéfico se desse mais autonomia para os estados, nosso governo é extremamente centralizado em Brasília.
Eu sou contra a separação. Sou à favor de os estado de uma maior autonomia igual nos EUA
Então você é a favor do que já acontece aqui no Brasil, um Estado gigante com tudo centralizado, nos EUA também não estão tudo bem assim não, o grande reset mesmo ocorrerá por conta das enormes cagadas do modelo político econômico deles
EUA já foi bem melhor neste sentido, hoje o que vemos é que a América caminha cada vez mais pra uma centralização maior!
AGORA IMAGINE ,EU QUERENDO RESOLVER MEU PROBLEMA AQUI NO MEU ESTADO E ELES ME IGNORAM DIZENDO QUE EU ESTOU VENDO CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO E AINDA IMPEDEM DE ME DEFENDER E PEDIR AJUDA A OUTR ESTADO OU PAIS.
Tem que ser separado, nao há motivo para o brasil continuar unido, cada regiã tem a sua cultura, sao como povos diferentes!!
@@pensativo2805 povos??? Kkkkk isso aqui é uma mistura do cabrunco, um país formado pelo Estado e não por um povo, o único povo brasileiro é o indígena, o resto é bagunça
Essa ideia de separação também tem seus contras, principalmente fragilização militar e econômica. Outra coisa que precisa ser dita é que separar políticamente um território não necessariamente diminui o poder das elites. No nosso caso, uma boa reformulação do pacto federativo e das leis tributárias através de pressão popular me parecem muito melhores.
Mano parabens pelo canal, muito bom, bem esclarecido gosto muiyo
Parabéns pelo vídeo cara! Muito bem explicado e fantástico como você explicou, creio também que demorou muito para fazer um vídeo assim, portanto, como uma mínima forma de agradecimento, deixarei o meu Like.
O nosso problema é regional, cultural e histórico. Se o motivo fosse o tamanho do país, o Uruguai e outros países pequenos da América do Sul seriam países ricos, existem outros elementos que podem definir isso, desde a forma como o país foi colonizado até a cultura dos povos e governos... Governos emergencistas não levam nenhum país ao crescimento, não investimos a longo prazo em nosso país, pois não temos políticas de estado, temos apenas políticas de governos, onde ao terminarem seus mandatos, os próximos governantes simplesmente acabam com tudo que o governo anterior criou, seja por disputas políticas ou pelo simples fato de tentar fazer um nome na atual administração, desperdiçando assim muito dinheiro público, e deixando de priorizar o que realmente traria avanços ao país... Vivemos em um continente, onde a maioria dos países, não tem ambição de serem potências em nada, buscam apenas o essencial pra subsistência, principalmente os que ainda predominam a cultura indígena, o que não é ruim se vivenciarmos da mesma cultura... A maioria dos países citados como mais ricos, são nórdicos ou de cultura e colonização inglesa, e isso diz muito em relação a ambição em ser potência, coisa que os latinos, historicamente não possuem...
Se nós brasileiros pararmos pra fiscalizar melhor nossos representantes, inclusive o tal do Judiciário, quem sabe?
Sinceramente queria muito que o Brasil se dividisse em 5 ou 6 países novos, até hoje " esse gigante pela própria natureza" não nos levou a lugar algum.
Não é verdade pois não é regra que países menores sejam mais ricos, ele citou apenas países europeus (impacial) sendo que existem outros países menores muito pobres por aí como o Haiti por exemplo, da mesma forma que existem países maiores e ricos, são vários fatores que contribuem para um país se tornar rico, a começar pela cultura.
@@ush1101 Meu Deus cara, isso não é uma regra, e sim uma tendência. Em nenhum momento no vídeo ele falou que isso é uma regra.
@@brennoviana444 EU que tô dizendo que não é regra
@@brennoviana444 pra ser uma tendência tem que ser maioria, o que não é verdade pois ele citou apenas países europeus quando tem uma porra de país pequeno e pobre, ele foi sim impacial.
@@ush1101 Meu Deus kkk, leia o titulo de novo... só vou falar isso, não é possível que a pessoa seja tão ruim assim em interpretação de texto., tchau.
localização, cultura, origem, são fatores de crescimento de países pequenos , imaginem os Países produtores de petróleo na Africa que apesar de gerar riqueza são pobres sem infraestrutura básica.
Quanto menor a população sob um governo, mais o poder de governo se aproxima do indivíduo!
Ou seja, mais o indivíduo governa a própria vida, e mais liberdade de comércio ele tem, significando em uma maior abertura para produzir.
@Daniel Souza não sei se você se lembra, mas essas frases sempre surgem antes de uma crise mundial (livre comércio, auto regulação, blá,blá,blá). E advinhe para onde os liberalistas correm quando a situação aperta? sim, para os braços (cofres) do Estado. Vide 2008, nos EUA. Quanto custou aos cofres americanos ter que assumir empresas falidas para salvar a economia e os empregos de milhares de pessoas. O Estado é necessário, entretanto, uma gestão eficiente é mais necessária ainda.
Pesquisa os países mais pobres do mundo. A maioria são países pequenos também.
@King Soccer conclusão?
@@Uberfood-es8tz uma crise que os próprios soças causar com bolhas enormes...
@King Soccer poderia dizer qual é a fonte dessa informação?(Livro, revista, jornal ou teórico que falou isso)
Por isso acredito que o Brasil deveria ser dividido administrativamente. Leis por parte de cada estado, algumas coisas de abrangencia nacionais, e sem mandar tanto dinheiro pro federal... cada um ficando com sua riqueza ou pobreza.
"AQUELE QUE NÃO BUSCA CONHECIMENTO, SE TORNA DEPENDENTE DA SABEDORIA DOS OUTROS"
"VÁ CUIDAR DA SUA VIDA!!!"
Obrigado por mais essa oportunidade de aprendizado.
finalmente o TH-cam me recomendou um canal bom.
Esse canal e um dos melhores do TH-cam. Obrigado pelo seu trabalho, continue.
Os países pequenos são mais ricos, porque não tem despesas sociais, ou seja, com a população pobre. Exterminaram “mataram os pobres” a pobreza e não tem mais essa despesa inútil. São países de pessoas avarentas, mesquinhas, que só pensam em si mesmas, e estão em processo de extinção na face da terra. O indivíduo recebe o seu salário e não quer dividir com a esposa e seus filhos. O tempo passa e sua fortuna e seus bens patrimoniais vão para o governo que se opila em riquezas. O bem mais precioso é a família, pois tudo que fizeres será em prol de sua geração que estará segura de todos os problemas. De que adianta ter um pote de moedas, senão tem herdeiros? Ops.
@Jose Alexandre Henrique Pinto de Oliveira
você tirou isso do apocalipse, ou conseguiu formular essa coisa sem sentido sozinho mesmo?
Excelente reportagem sobre esse tópico.
Caro tales precisamos de vídeos da
História da Coca cola
História da Chevrolet
História da Samsung
História da Adidas
História do Facebook
História do Google
História do TH-cam
História da Pepsi
História da Mercedes
...
Precisamos?
@@Espalha_lixo Sim
A proposta do retorno da monarquia é justamente pra resolver esse problema, descentralizar o poder e delegar competências da união pros estados e municípios, enxugar o governo e liberar a economia. Fazer com que cada estado tenha total independência econômica, assim cada estado seria como se fosse um país independente.
Pesquisem sobre a proposta monárquica.
Falou tudo: livre-mercado, baixos impostos, menos governo e ausência da "síndrome de grandeza" que tanto afeta o Brasil.
Baixos impostos?
Menos governo?
já viu a caraga tributaria ae o tamanho do estado da noruega
@@djvosjfkvcricicis595 noruegua cresceu como o gênio?
@@JoaoPaulo-hx3xk com petróleo kkkkkkkkkkk
ele criaram um fundo de ações com o dinheiro do petróleo e hj ganham o equivalente a 1/3 do pib com os lucros
n preciso nem dizer que a empresa de petróleo norueguesa é estatal
@@djvosjfkvcricicis595 E você acha que o país nasceu "grande e forte" assim?
Já o Brasil segue na contra mão com os estados menores sendo os mais desorganizados e a pobreza e violência imperando
O fato do país ser pequeno é apenas um dos fatores. Se país pequeno fosse sinônimo de riqueza , o Paraguai, Equador e Suriname seriam as melhores economias da América do Sul.
Esses paises ainda são grandes
E o governo é historicamente esquerdista e intervencionista...
Só q, onde os políticos tem mais poder? Paraguai ou Brasil?
Qual pais implementou a política ditatorial do desarmamentismo?
O Brasil
Poise
Prefiro paises menores, e descentralizados
Paraguai está fazendo um trabalho de longo prazo e já está colhendo frutos. Temos o Chile e Uruguai com países com idh melhor que Brasil. São todos pequenos.
@@ahr7734 Errou. Paraguai tem um presidente de centro-direita. Uruguai tbm.
Ecuador não é pequeno e bem maior que SP.
@@karloseduardo7176 só a cidade de SP tem 12 milhoes, enquanto o país inteiro do Equador tem 17 milhões. Se considerar a região metropolitana que tem 21M, então nem se fala. Eu não acho que isso é "bem maior". De qualquer maneira, o ponto é que não é só o fato de ser pequeno, o POVO é que faz um país ter sucesso. Os políticos são antes de tudo um reflexo da própria população, pois é de onde eles vêm.
Reduzir burocracia, facilitar pra pequenos e médios empresários, reduzir cabide de empregos, maior transparência, taxar mais os grandes, e se DIVIDIR em vários países competitivos!
Realmente sustentar essa nossa estrutura de governo ou de desgoverno em nosso país é por demais desgastante. A separação dos Estados para melhor trabalhar suas próprias necessidades séria uma via boa. Pior do que está não ficar. Isso eu tenho certeza.
O modelo que daria certo no Brasil seria o mesmo adotado pelos estadunidenses. Se cada estado tivesse a autonomia de um país porém unido a União tenho certeza que iríamos prosperar.
Muito boa explicação eu sou a favor de dividir o Brasil em pelo menos três países
Parabéns ao canal elementar
Seria ótimo 😀
Tales, teu canal é top... Sou aqui de São Leopoldo, pelo que vi você é de Novo Hamburgo 😄. Parabéns pelo canal, você fala super bem e a informação flui muito melhor. Valeu abraço.
Nós fomos um império, nunca fomos um paizinho... podemos ser grande ainda. Existe nações grandes e desenvolvidas também
Melhor se fosse paizinho, império é o cacete.
@@calculs7776 vá estudar sobre o perído "glorioso" que foi para o Brasil qdo éramos monarquia!
@@Tinchao100 "glorioso" o cacete, idealizar sistema político é uma merda.
@@Tinchao100 'glorioso" para quem está no poder, a plebe continua se fodendo, o que você ganha com isso ? -NADA. A aristocracia e a que domina o Brasil desde sempre não importa o período.
Normalmente as nações grandes que dão certo são aquelas que dão mais autonomia para os Estados ou províncias, aqui no Brasil é praticamente impossível os nossos Deuses parlamentares darem essa brechinha na constituição.
Cada estado deveria ser um país, o governantes estaria mais perto do povo
Mas não precisa se separar para ter eficiência, é só seguir o que está escrito, é ser uma federação verdadeira, e mudar o sistema político atual, para o destrital.
Falou tudo.
kk mano é mais fácil pegar em armas e se separar, pois a maioria dos brs gostam desse governo forte e paternalista, centralizado, visto os representantes que eles escolhem e fora que nossos políticos atuais iriam rir da nossa cara, caso alguém pedisse de forma pacifica ou cumprir essa tal federação verdadeira, já que tudo que eles fazem é permitida na legalidade
@@matheusribeiro8566 exatamente, precisaria de uma guerra apenas para o federalismo, é mais fácil lutar pela independência do seu estado, todo sacrifício não vai ser em vão
Assim como os outros, excelente vídeo, Tales, parabéns!
É o que eu sempre digo, quanto menos gente melhor.
Como a China conseguiu então ?
@@maximiliano2412 melhor pra natureza, pra qualidade de vida etc não pra dominar o mundo com sujeira
@@Espalha_lixo concordo
@Nando Mas quando Alemanha, França e Reino Unido se industrializaram e se tornaram ricos eles estavam entre os países mais populosos do mundo, a mesma coisa com os EUA, país mais populoso das Américas. Esse papo de menos gente ser melhor é uma grande farofada de gente que não entende como o mundo funciona.
@@diegonatan6301 Então vc pode dar exemplos, de países populosos e mais ricos que os citados na matéria
Parabéns pelo vídeo, excelente materia, uma idéia comentar sobre os melhores Países para se mudar, temporariamente ou em definitivo? Porque sempre o jardim do vizinho é mais bonito kkkkkkkkk
Não tenho idéia , mas devem ser milhões de Brasileiros espalhados pelo mundo, vivendo igual ou melhor do que aqui kkkkkkk
O que esperar lá fora, melhor salário, poder de compra ? Segurança ? Status? Melhor educação? .....😊
O que traz riqueza pra um país é industralização. Isso é o que todos os países desenvolvidos tem em comum. Indústrias de ponta trazem cadeias produtivas de alta complexidade, economia de escala e setores interdependentes, consequentemente empregos sofisticados e bem remunerados, assim, a renda média da população aumenta e o país se desenvolve.
O brasil estaria melhor posicionado na industria se nossos celulares, computadores fossem fabricados aqui e de mais qualidade, e tbem tivessemos nossos proprios automoveis.
@@peterancapscomunista6156 pois é, mas abriram o mercado antes da hora e mataram a Positivo, Gurgel, CCE, Engesa, etc. Além de terem acabado com nossas ferrovias e indústrias de equipamento de transporte como a Mafersa, Fepasa e Cobrasma. O Brasil poderia ter transformado essas empresas em gigantes mundiais e alcançaríamos vantagem competitiva pra abrir o mercado com mais segurança. Mas não seguiram a cartilha do desenvolvimentismo à risca.
@@alefrom92 a cce ate q é bom not q ela tinham, agora positivo o que nao falta é reclamaçao
@@peterancapscomunista6156 sim, no caso de dar proteção alfandegária e subsídio para empresas nacionais, teria que ser feito sob condicionantes, ou seja, a empresa em si teria que cumprir metas pré estabelecidas pelo governo para inovação, pesquisa e desenvolvimento, participação de mercado, qualidade etc para ganhar esses subsidios e empréstimos de longo prazo.
@Alexandre Silva nem tudo pode ser explicado pela industrialização. Você anda pelas ruas de Luxemburgo, e não há indústrias, apenas escritórios e centros comerciais. O país é riquíssimo, alto nível de vida, pega-se um taxi do aeroporto ao centro da cidade (12 min) e paga-se 200 euros, mas é normal para a população. Cingapura também investiu no setor terciário para se desenvolver. Mesmo que sejam indústrias de ponta, elas demandam pessoal, infraestrutura específica, espaço, geram passivos ambientais, etc. Não é isso que se busca nestes países.
Penso sobre a divisão do Brasil em Países menores há muito tempo. É mais do que óbvio que deveria trazer benefícios. Mas a mentalidade dos brasileiros em geral, aparentemente, veria isto como a quebra de um " dogma" político e cultural. A separação não precisaria ser conflituosa , nem violenta . As regiões mais ricas poderiam ajudar as outras por um tempo, até seu pleno desenvolvimento. E o comércio nesta hipotética nova região composta de novos países " brasileiros" seria muito próspera
Mas como você mesmo disse, os Estados Unidos funcionam bem por causa da maior autonomia e liberdade dos estados, o Brasil não precisa se dividir, de países pequenos e pobres o mundo também tá cheia invlusive aqui nas Américas
Eu aprendo com você em pequenos minutos,o que não aprendi na escola boa parte da minha vida.belos conteúdos. 👏👏
Discordo de muita coisa nesse vídeo, acho que tem vários pontos que podem ser considerados como informação do tipo meia verdade ou simplesmente informação errada mesmo, por exemplo:
A economia do Catar ainda é sim muito dependente do Petróleo e Gás Natural que representa mais da metade da economia, sem esse recurso o governo e a economia como um todo entraria em colapso.
A Tchéquia e a Eslovaquia se dividiram, mas já eram um país pequeno antes e mesmo assim foram logo incorporadas na União Europeia que basicamente funciona como um grande país com um mercado e leis comuns.
11:47 Isso não é verdade, países menores estão sempre à mercê dos maiores, Armênia é exemplo recente disso e não é caso isolado. Os países em volta da China, principalmente Filipinas, Taiwan e Mongólia também são ótimos exemplos de como países pequenos tem de se adequar aos interesses dos países maiores, somente os maiores países conseguem peitar a China, como Índia e Indonésia.
12:55 Ah, mas você deu só exemplos de países pequenos ricos, você não mostrou que pra cada Suíça existe um Togo, um Equador e um Haiti, se separarmos o Brasil não vamos ter 27 Finlândias, vamos ter 15 Surinames, 12 Paraguais, 3 Bolívias e com sorte uns 3 Uruguais e uma Aruba... E todo mundo vai ter de pular corda na velocidade que um dos nossos vizinhos mais poderosos como Argentina, Peru e Venezuela ditarem.
Ele não disse de forma nenhuma que o mero fato de ser pequeno lhe torna rico. Ele mostrou e com razão BASEADA EM FATOS que quanto menor um país mais fácil é a administração e o governo tende a ser mais enxuto e eficiente. O socialismo e as guerras civis ferram qualquer país independente do tamanho, mas é claro é óbvio que o meu estado (São Paulo) seria infinitamente mais desenvolvido e próspero se não estivessemos presos as amarras dos parasitas de Brasília.
SP do jeito que é, preso a Brasília já tem um PIB equivalente ao da Argentina. Imagina se se libertarem das amarras de Brasília?
Os países do Sul aqui, todos tem PIB superior ao do Uruguai ( claro que proporcionalmente ainda é inferior, porque a população do Uruguai é muito pequena ).
@@DrHanChad BR é uma âncora para SP. Aqui seria uma pequena grande nação. Tem porto e aeroporto pra vender qualquer coisa, receber turistas, etc. Falta realmente uma malha ferroviária maior, mas poderia ser resolvido a longo prazo. Se o dinheiro que roubam daqui ficasse aqui, seria um lugar bem melhor para se viver
confundiu laranja com banana. o país ser pequeno não é garantia de ser rico, nunca foi dito isso
Mas na américa do sul essa lógica não deu certo
Hong Kong não tem mais tanta autonomia quanto antes.
HK voltou a ser provincia chinesa e seguir as leis da China continental! Acabou a liberdade por lá!
@@savyocarvalho5262 exato!!
@@savyocarvalho5262 a liberdade ainda existe, a diferença é que estão parando de ser fantoches do ocidente
**autonomia
@@eaericardo 🥲
Bom vídeo, gosto desse tipo de material falando de geopolítica, economia e história!
Tales, fala sobre a secessão do oeste do Canadá!!!
Resumindo: nações menores, são mais propensas a serem de Livre Mercado e com maior Eficiência Pública (gastos públicos controlados), sendo os fatores responsáveis pelo progresso das economias mais ricas do mundo.
Vc tá louco.
O Brasil não precisa se separar podem ser muito ricos sem precisar se dividi em vários países.
SE Dividir MAIOR MISÉRIA GENTE....É SÓ Educar E Preparar AS ELITES PARA Deixarem De SER Egoístas E PREPARAR PESSOAS CAPAZES DE DEIXAR ESSE EGOÍSMO E QUE NÃO PRECISAM DE TER TUDO SO PRA ESSES DONOS DO PODER E OLHAR QUE MILHÕES DO NOSSO POVO NÃO TÊM UMA CASA DIGNA E QUÊ MILHÕES DO NOSSO POVO BRASILEIRO PASSA MUITA MISÉRIA...ACORDEM ELITES DO NOSSO BRASIL.....KKKKM
@@RagnarLTK vrdd 👏👏
Adotar o sistema americano que permite cada estado ter mais autonomia com seus próprios gastos públicos e impostos. O que complica aqui e que tudo vai pra Brasília e de lá tem que ser distribuído...
Se o Brasil se dividisse isso aqui seria igual a África. Todo mundo pobre lascado
@@RagnarLTK kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Parabéns ,excelente vídeo.
Seus Videos sao greatest... temas super Interesantes Top.
A América espanhola se fraguimentou em vários países, qual país latino é rico?a África se fraguimentou em vários países, qual país africano é rico? O Canadá é o segundo maior país do mundo em território e é rico. Na minha opinião essa história que país menor é mais rico não faz sentido. Os exemplos sitados são conhecidencias.
Exatamente.
Uma boa ADM pública faz muita diferença entre sucesso e fracasso.
Ele deveria fazer um dos pequenos e pobres
Pq eu eu acho que os dez mais pobres também são a maioria pequeno
Concordo com você plenamente, o fato seria uma política mais liberal e com uma economia mais confiante, essa é minha opinião.
@@joelostroski1835 nop
Os 10 mais pobres tem tamanho intermediário tipo a Nigéria
Cara estamos prezando de canal de conhecimentos teu canal muito bom produtivo faz com que você quanto mais ver mais o canal fica interessante
Valeu amigo, muito grato 🙌
Essa ideia de país menor que dá certo, não se aplica aqui no Brasil. Não vamos nos iludir com algumas fatos apresentados, cada região tem suas particularidades, se realmente isso funcionasse os países vizinhos nossos seriam potências e a realidade é q o nosso Brasil é o mais desenvolvido regionalmente.
Negativo
É justamente pq cada região tem suas particularidades que cada cidade do Brasil deveria ser um pais separado
Centralização de poder só é bom pra político
O problema dos outros paises da América Latina é q... não são pequenos
A Argentina ta entre os 10 maiores paises do mundo, México é um pais grande, Colômbia e claro o Brasil
Agr quais os paises MAIS RICOS da América Latina? Os menores...
Panamá Chile e ilhas do Caribe são os paises mais ricos da América Latina
Aonde que o Brasil é o mais desenvolvido da região só é a maior economia, pq Chile e Uruguai até mesmo Argentina nos passam pra traz.
@@karloseduardo7176 Costa rica também tem uma qualidade vida boa, ao menos para o padrão da America Latina, o pib per capita da Costa Rica é 12mil dolares do Brasil é 8mil.
Ainda ficamos atrás de outros países como Panamá, Barbados, Bahamas etc. comparando com outros países da América latina o Brasil fica mais ou menos no meio da tabela.
Um modelo americano não seria mais provável? 🤔
Sou fã do canal e não perco um vídeo!!!
Eu também acho!
@@cassiogoncalves5364 Seria até melhor para fiscalização por parte da população,se há quem cobre há quem faça.
Seria bem melhor algo descentralizado no estilo americano ou até mais decentralizado ainda, igual os cantões da Suíça, mas eu creio que seja impossível de ser aplicado no Brasil, tem muitos políticos e funcionários públicos ganhando muito dinheiro com o pais do jeito que está, um pais novo criando uma constituição nova do zero é bem mais fácil de fazer algo inspirado nos modelos que deram certo do que arrumar a atual.
Apenas olhe os Correios, é uma empresa que basicamente toda a população simplesmente odeia, provavelmente nunca vai ser privatizada, imagina fazer mudanças tão profundas na constituição.
@@raelfernandesturatti5399 Olhado por essa concepção é bem verdade.
E vamos aqui se remoendo por dentro,com o anseio de ajeitar esse cabaré chamado Brasil!
@@raelfernandesturatti5399 esse ódio ao modelo é uma questão de sucateamento, simplesmente não existe motivo pros serviços dos correios terem regredido tanto em qualidade em apenas 10 anos, na época do lançamento do SEDEX era incrivelmente funcional, já hoje, enfim, é tudo invenção pra dizer que a "empresa não funciona" e vender a preço de banana pro setor privado como a EMBRAER ou a VALE
No Brasil até conseguir emprego é difícil imagina conseguir sucesso num negócio próprio que demanda em muitos casos altas somas de dinheiro pra investir!!!!O MEI até facilitou pra iniciar um negócio próprio mas é bem limitado só dá pra contratar um funcionário!!!!! Quanto menos burocracia pra iniciar empresas ter melhor será pra economia!!!!!
A unica coisa que faz um país ser rico sao as pessoas ...
Só olhar alguns países árabes... Só areia pra todo lado e tem os mais ricos viviendo la
Exatamente. Simples assim.
@@blackrock2222 mas debaixo da areia tem petróleo
Sim, educaçao.
No Brasil só falta uma reforma administrativa p cortar salário gordo e desnecessário que leva o dinheiro que seria investido no povo e uma reforma tributária pq o imposto do Brasil quem paga é só o consumidor final
Esse é um sistema feito p travar o Brasil mas dificilmente os senadores e deputados vão votar
Eu como leigo penso que seria bem melhor se o brasil se dividisse mesmo. Até pq o pensamento do brasileiro é mto diferente de um estado pra outro, e isso iria ajudar melhor até em politicas publicas. mas seila
O problema do Brasil é que o poder é muito centralizado, se compararmos Brasil e EUA, os Estados Unidos são de fato uma Federação! Tanto que lá, os Estados tem muita, mais muita autonomia que chegam a ser mini-países unidos em um só, como o nome já diz: Estados Unidos da América. e eles estão muito certos disso até por que os EUA tem dimensões continentais assim como o Brasil! O que acontece no Brasil é que esse nome de "República Federativa do Brasil" não passa de mais uma fachada dessa república de bananas! O Brasil nunca vai ser uma federação de fato se não der autonomia como os EUA dão ao seus Estados. Se não fizermos isso, o Brasil nunca passará de uma República unitária. Ou temos que voltar com o império.
Concordo plenamente contigo. Parabéns pelo vídeo
O PIB não e melhor parâmetros ele esconde a desigualdade, e sobre países pequeno nova Zelândia tem o tamanho mais de 5 vezes maior que dá suíça. sem fala que tem muitos países pequeno que estão na pobreza, mas e complicado por muitos não são democrático, acho também que tinha que ver a proporcionalidade tem mais países pequeno de que grande, 6 maiores países do mundo 3 estão entre os 20 mais ricos por PIB per capital.
Desigualdade nao eh um problema
@@ahr7734 se torna um problema sim, se quem ganha mais não permite quem ganha menos Cressa, exemplo são empresa que faz quartel e não permite que nenhuma outra empresa entre, isso faz o dinheiro fica concentrado, como pode Brasil com 200 milhões de pessoas ter apenas meia dúzia de banco e operadora de celular. Sem falar outra coisa como previdência, e financiamento, regras desnecessária.
@@brunoheric2627 monopólios são formados por ESTADOS que mimam empresas amiguinhas.
@@ryanncorreia3770 também, mas essas empresas tem seus "sindicato" agência reguladora , associação, ou concelho.
@@brunoheric2627 Desigualdade não é um problema. O problema é a pobreza. Não interessa se um rico ganha 100 mil por mês. Importa que o pobre não passe fome e tenha pelo menos o básico para sobreviver e conseguir buscar crescimento.
@Elementar faz um vídeo sobre o peso do poder público na economia brasileira.
Macau a cidade que se fala português por meros 5% da população é o lugar que se fala em parte português que se deu mais certo no Mundo. Superando em muito Portugal.
Mesmo o Brasil sendo excessivamente grande a monarquia até tomava conta bem do país, apesar de boa parte do povo morar nas regiões mais litorânea
Seria ótimo se o Brasil fosse dividido
Ah sim, o próximo passo será em virarmos um monte de países matando-se entre si, com uma corrupção desenfreada como foi a América Espanhola por anos, além de virarmos fantoches dos países poderosos porque não teremos unidade para nos defender. Ah sim, e o norte é internacionalizado, não vai ter um gigante para protegê-la.
Muitos países significa mais competição e uso mais eficiente dos recursos, já que os países nascentes são menores.
Esse canal do soldado invernal é phoda mesmo.
Complementando o que comentei a pouco existe só um detalhe "A grande massa da população acredita nesse modelo político que vivemos e os que têm conhecimento não interessa a mudança "
Em resumo: para o Brasil sair do buraco, ou o país se divide em países menores (mas o problema da corrupção é cultural, está no sangue e se perpetua... difícil saber se ia funcionar) ou os estados param de canalisar recursos do governo federal e culpar Brasília por todo o mal e se tornem responsáveis pelo seu próprio desenvolvimento, com sua própria legislação, mantendo em vista um crescimento socioeconômico 🤔🤔🤔🤔🤔
Seriam isso.... Tem mais opções que podem servir de mudança favorável ao desenvolvimento desta nação 🤔🤔🤔🤔🤔
Ser pequeno não implica em ser próspero, então a primeira alternativa não é valida.
Dividindo é muito mais fácil controlar o dinheiro e pegar quem desvia. Como um cidadão de Manaus vai conseguir saber que seu imposto foi embolsado por um vereador de Porto Alegre? Dividir para conquistar.
A maioria deles tem poder descentralizado. País pequeno não significa Estado enxuto, veja cuba e coreia do norte. Poder descentralizado= resolução rápida de conflitos/legislação. E, por último, liberdade de negócios/pouca burocracia. Esses 2 fatores são a chave.
Infelizmente acredito que isso não irá acontecer, Brasil é só ladeira abaixo
INFELIZMENTE Tu FALOU CERTÍSSIMO....A CORRUPÇÃO ENDÊMICA É Responsável PELA MISÉRIA Do NOSSO POVO BRASILEIRO....As ELITES CONTINUAM COM Mentalidade IGUAL À ÉPOCA COLONIAL..Egoísmo.....So Pensam Neles D NOS FILHOS DELES E DAS MULHERES DELES...FUI...ESTA É A PURA VERDADE E REALIDADE....CORRUPÇÃO E EGOÍSMO. AS ELITES NOSSAS SÃO ISSO AÍ....FUI..