Entando que no caso do PL virar lei, não seja qualquer um que vai poder exercer as funções, mas sim aqueles que tenham cursado Ciências Contábeis e acabaria com o "mercado" da aprovação e com o próprio CFC.
Deveria propor que apenas graduados em Ciências Contábeis e portadores do registro do CRC, pudessem exercer as atividades relacionadas a contabilidade. Já existem diversas pessoas que são de outros cursos atuando nessa área. Deveria ser exemplo da OAB, não adianta só cobrar a anuidade e não fiscalizar! Desvalorizam a carreira e todos os estudantes do curso!
exatamente. Trabalhei em uma empresa privada onde o Contador indicava amigos de outras áreas de conhecimento para estar trabalhando no setor contábil. Até mesmo quem tem registro está mais ocupado em arrumar emprego para amigos e conhecidos do quem em analisar currículos de gente com diploma, porém desconhecida. É Brasil. E o Conselho não faz nada!
Quantas vezes fiz entrevista com contadores desde os mais experientes até recém formados. E estes dificilmente sabem fazer conciliação bancária, análise de resultado, montar um relatório então? 99.9% não sabe manusear dados. Em relação a área fiscal e departamento pessoal pessoal é até mais fácil de achar, porém contabilidade não é só isso. Hoje em se tratando do setor contábil em si, prefiro contratar alguém que saiba manusear dados não necessariamente um contador pra tal tarefa pois é mais fácil ensinar contabilidade do que racional lógico.
@@Gahe151 Já fiz, já sou contador e revejo as questões todos os anos. Passei com 38pontos em uma época que nem estudava sobre contabilidade direito. Com excessão das questões voltadas a direito tudo é muito fácil. Vai fazer a prova para ser auditor cvm aí vc vai ver a diferença
@@Gahe151 hoje sou sócio de escritório contábil, e se for por mim não precisa ser formado para contratação. Só precisa passar no teste de vivência de rotina contábil dependendo do cargo para ser contratado
O exame de suficiência não é tanto uma barreira até porque o graduado acertando 25 questões ele consegue o registro no CRC. Agora o conselho deveria ser mais atuante e fiscalizar efetivamente para valorização dos profissionais e como o conselho não atua, logo deveria extinto mesmo.
Se o crc fossem realmente uma conselho sério eu achava muito válido manter a regulamentação, mas infelizmente não é. O crc parece mais que quer anuidade do que regulamentar algo. Tiro eu como exemplo: O escritório onde trabalho foi atuado. Só eu tinha feito a prova e ninguém fez faculdade ou tem resgistro no crc (pela regulamentação a função "contábil" é obrigatório a ter registro). O crc me enviou uma carta obrigando a ativar o resgistro já que eu fiz a prova e atingir a pontuação, porém restante do pessoal lá que não tem o curso nem fez a prova continuou trabalhando. Agora eu pago 600,00 reais a mais e o pessoal recebe o mesmo salário. O conselho é uma piada!
Como expliquei: o escritório foi autuado, alguém denunciou o escritório. Todos os funcionários foram "avaliados" e ninguém foi mandado embora. E eu ativei pq o crc descobriu q eu fiz a prova por causa da denuncia que fizeram do escritório. Eu vou denunciar mais o que?
Infelizmente o crc só quer a anuidade. Se houvesse punição para o escritório os funcionários já teriam sido demitidos não é isso ou trocaria a função "contábil"
Infelizmente hj em dia prevalece o bom e barato, e os profissionais sérios e que atuam dentro das normas contábeis acabam sendo prejudicados, o CRC é conivente com está prática basta buscar na internet .Muitos trabalham sem o devido contrato de prestação de serviço . Brasileiro tem a cultura de querer levar vantagem com a colaboração de empresários malandros . Técnicos nem deveriam constituir empresa ou escritórios contábeis .
Bom dia Gabriel, o Projeto já começa com problemas, pq no caso do Contador caso seja desregulamentado, haverá certamente risco patrimonial para as pessoas e para as empresas ! Onde o Contador não será mais o responsável pela contabilidade!
complicado opinar... mas vou falar uma coisa por experiencia de escritório de mais de 20 anos.. tínhamos mais medo de uma fiscalização do CRC (que supostamente deveria me apoiar e ajudar por ser contador) do que uma fiscalização da própria receita... pago ainda, pq se não pagar eu "perco" minha profissão... no sentido, não posso ser contador, se eu não pagar todo ano pra ser... acho estranho essa coisa de se eu parar de pagar, perco todo meu conhecimento de contabilidade, to proibido de exercer... enfim complicado opinar...
Seria excelente se esse Pl passasse! Regulamentação estatal só atrapalha e embaraça o mercado. O bom profissional tem lugar no mercado. Como contador desde 1996, sou totalmente a favor deste projeto de lei
Quero ver o que o CFC e CRC vai fazer em relação a isso, se pelo menos nisso eles vão se movimentar, está na hora de parar de só pegar o nosso dinheiro e começar a se impor.
sou profissional regulamentado da enfermagem, o regulador até hoje só ganhou minha contribuição anual. e nada em troca. Pensando só em conselhos, acho que a lei deveria acabar elas. pensando em profissões que não impactam a saúde, deve ser pior ainda.
É um projeto discutível e com algumas mudanças pode ser bom para categoria. No texto o deputado menciona um exemplo de que uma pessoa que tem o conhecimento prático e tem clientes super satisfeitos com os serviços prestados, enquanto que alguns profissionais formados não tem o conhecimento prático. Sou contador e tenho escritório e não exerço nenhum procedimento que eu diga que aprendi nos bancos da faculdade. Quero ver um contador que sai dos bancos das universidades saber o que é um Imposto Federal, Estadual ou Municipal, como se faz as operações, como se abre ou encerra uma empresa, como se comunica com o fisco, é isso que move um escritório e nada disse se aprende na faculdade.
Outro ponto, o estado fazendo isso só quer arrecadar mais. Eu vejo que o problema não é cfc ou crc, visto que o registro poderia ser de vontade própria e não mais de cunho obrigatória( continuaria sim as provas para consegui o registro). Retirando a obrigatoriedade de ser registra, levaria os conselhos a buscar mais pela categoria e defender seus interesses. Também colocaria o profissional registrado com algo a mais no seu currículo, visto que ele é registrado e tem classe de profissional junto a ele.
Qualquer pessoa não, vc ainda terá que ter a formação na área de atuação, oq deixa de acontecer e a estrutura legislativa, o regimento e o registro. Sou a favor? Não! Porém a informação tem que ser repassada de maneira correta coisa que vc não fez.
Se essa PL tiver 1 voto a favor esse deputado já pode comemorar, proposta absurda, o efeito colateral é muito maior do que apenas desregulamentar profissões, vai mexer com toda estrutura empresarial do Brasil e tem que mudar muita coisa antes pra essa PL se quer ser plausível
tenho o CRC e trabalhei anos em escritórios de contabilidade, sou a favor a desburocratização, sei se isso acontecer muitos profissionais nessa área serão prejudicados, não vou ser aqueles taxistas que ficaram brigando com a chegada da Uber, sempre temos que ter um plano B, assim como tudo na vida.
Sua analogia ao taxista/Uber não se encaixa, haja vista para se girinos um carro é necessário ter CNH, tal como o contador do CRC, se a ideia dessa nova lei é a não obrigatoriedade do mesmo, prejudica gravemente o quem atua na área.
@@AndersonLima-to1ym quando o sistema ficar tudo amarrado, tudo que compra e vende ir automaticamente para receita ou simplificar os impostos qualquer pessoa poderá realizar, para fazer imposto de renda de PF não precisa de contador só pesquisar, a matemática é simples a burocracia que complica
Passamos uma vida toda estudando, pagando faculdade cara, para depois ter que pagar um valor de 70 reais para poder realizar a prova e anualmente temos que pagar uma taxa tbm para poder exercer a profissão, é muito dinheiro que eles arrecadaram com isso. E nem sempre eles cumprem com o seu papel, pois oque tem de contador corrupto não é brincadeira.
Conheci e conheço pessoas que trabalham em escritórios e não tem CRC. Nenhuma desregulamentação de profissões passam no Brasil, haja vista os conselhos serem verdadeiros cartórios, ou melhor dizendo, verdadeiras guildas. No Brasil não existe contabilidade. Existe cálculo de impostos e a entrega de documentos ao governo que explicam o cálculo desses mesmos impostos. Agora o mais importante, diversos paises, tanto a profissão, como a contabilidade não são obrigatórias. Se levarmos em conta que a telefonia deixou de ser péssima (ainda não é boa) depois que foi regulamentada, então eu sou a favor da desregulamentação tanto da profissão como da obrigatoriedade da contabilidade. Contadores, empresas contabeis, poderiam criar selos de qualidade. Esses selos poderiam ser um qualificador para que um profissional ganhasse mais, bem como a mensalidade ser mais alta, mas sem coerção a ninguém.
Ta viajando hein. O que você disse sobre cálculo de impostos é apenas uma das áreas de um escritório contábil. E as outras? E esse comentário sobre o setor de telefonia? Em primeiro lugar esse era um setor ocupado apenas por estatais. O que ocorreu foi a abertura do mercado o que gerou concorrência e fez com que os valores caíssem drasticamente, ou seja, a abertura desse mercado e sua regulamentação foi excelente para o País. Dai você diz que pra melhorar o mercado contábil precisa desregulamentar? Nao entendi esse seu paralelo. E essa ideia do selo? Quem que regularia isso? O clubinho das empresas do setor? Essa ideia é patética
@@andreluism , " que você disse sobre cálculo de impostos é apenas uma das áreas de um escritório contábil. E as outras?" Praticamente nenhuma pequena empresa pede demonstrações contábeis ou consultoria contábil-financeira. Pergunte a donos de escritórios e eles lhe dirão que o carro chefe de um escritório é DARF e obrigações acessórias. tá aí os diversos cursos no SESCON/SESCAP ou CRC's que não deixam mentir. Nem a linguagem contabil XRBL (que já está sendo usada em vários países) é discutida nas entidades. Entregue uma ECD errada (caixa credor, estoque credor, fornecedores devedor) e nada acontece. Entregue uma ECF com discrepância no faturamento de R$ 1.000,00, e a Receita vai caçar o seu cliente. Acredite, eu fiz isso em 2020 por descuido. " a abertura desse mercado e sua regulamentação foi excelente para o País. Dai você diz que pra melhorar o mercado contábil precisa desregulamentar? Nao entendi esse seu paralelo". Sua premissa maior=>desregulamentar é bom. Sua premissa menor=>isso foi bom para o pais. Sua conclusão=> desregulamentar minha profissão é ruim para min e se é ruim para min é ruim para todo mundo. No entanto, os escritório que atendem MEI's discordam de você. Pergunte a Contabilizei. "E essa ideia do selo? Quem que regularia isso?" Essa idéia já existe em prática há mais de 15 anos, eu acho. Se você for de São Paulo, já ouviu falar do PQEC? Diversos SESCON's e SESCSP's no pais tem um programa igual. Mas para ser contador, não é preciso ter o PQEC. Logo é livre para quem quer, não há coerção financeira. " Essa ideia é patética". É claro que é. É tão patética que já está sendo discutido no congresso. É tão patético que verdadeiras potencias econômicas do mundo usam. Por fim, o que você acha de desregulamentar cartórios, autenticação de assinaturas, cópias autenticadas etc?
Vocês têm que entender que quanto mais regulado para nós melhor, veja a OAB é um grande exemplo de profissão valorizada, porque seus membros prezam pelos seus direitos, além de ser um grande filtro para excluir maus profissionais que não se dedicam a profissão. Resumo, regulação máxima na nossa profissão.
@@igorcosta6327 Se não corre atrás de clientes não vai ganhar mesmo. É o que a profissão exige, logo se você n tiver network vai ser um abaixo de mediano.
Sou totalmente contra ao PL. 3081/22, porém sou a favor de um projeto que obrigasse qualquer pessoa que quisesse se candidatar a cargos eletivos ter qualificação para tal, assim evitariam projetos como este.
O meu conselho está suspenso ! Me nego a trabalhar aqui assim! Dei baixa e milhares aqui da classe estão fazendo o mesmo NAO CONCORDO DE PAGAR PARA TRABALHAR!
Ministros do STF não precisam de OAB , juízes de direito tmb não , auditores fiscais tmb não! Porém passam em prova específica , e não feita por um conselho um simples conselho manja? E sem contar que ministros são indicados nem prova fazem vergonha agora vem um conselho que nada faz por este país exigir o que? Mensalidade?
sou a favor de parte do projeto porem as profições de fisioterapeuta, contabilidade, advocacia, e outras realmente não faz sentido, porem algumas coisas ai realmente fazem sentido, exemplo publicidade representação comercial, musico entre outras realmente não fazem sentido pois se quer podemos comprovar se a diplomação faz realmente alguma eficacia a exemplo do que ocorre co a musica que a maioria não tem graduação de forma que a ordem criou uma carteira de habilitação pra quem não tem graduação, então pra serve estudar (graduação convencional) se de qualquer forma vc vai atuar
A melhor coisa que existe é desregulamentar. Para o bom profissional não fará diferença, na verdade ele vai ter que ser melhor, aumenta competitividade. Sou engenheiro, acho o CREA muito ineficaz, peso morto. A boa reputação sempre é a melhor escolha, para mercados livres. Conselhos são amarras que engessam esse país
Caro Gabriel o decreto 9295 de 46 trata da criação do conselho federal de contabilidade e da fiscalização da profissão, e, não da criação da nossa atividade, em resumo, veja é um absurdo mas quem tem que levar isto para discussão e os conselhos de classe, que até presente data não vi nenhuma convocação pelo menos aqui no PARANÁ sobre o assunto, como trata de uma PL vai para discussão, o nosso CFC e CRC's somente articulam para interesse próprio ao ponto que um médico que está propondo a discussão do piso da nossa categoria que particularmente acho um absurdo, temos que cobrar que o CFC seja mais ativo e não um fantoche em articulações políticas, porque cobrar dos contadores sabe.
Boa noite. Se vc der uma olhada nos capítulos II e IV, do Decreto-Lei 9.295/46, verá que fala sobre a criação e atribuições. Eu trabalho em um dos regionais e, infelizmente, é o que vc falou. Não ouvi nenhuma discussão sobre o assunto. Acho que nem terá. A sorte é que eu acredito que esse PL não irá passar. Muito mal formulado, pois há, sim, profissões que, se desregulamentadas, trariam risco à saúde, ordem pública, segurança etc. Abraço. Boa noite.
A proposta não é essa. Em tese os formandos de cada área, poderão exercer a profissão independente de registro junto aos conselhos de profissão regulamentada. A legislação vem desburocratizar
Amigo, os exames dos conselhos (CFC, OAB, etc) servem para comprovar que a pessoa possui requisitos técnicos mínimos para exercer a profissão. Nao é só burocracia. Sem isso qualquer Zé mané que fizer uma "faculdade" online de quinta categoria poderá exercer a profissão e o "profissional" causará prejuízos imensos aos seus clientes. Os conselhos são imprescindíveis para determinadas profissões, mas foram se desvirtuando com o passar dos anos e hoje em dia se preocupam mais com o dinheiro do que fazer o que é necessário. As taxas cobradas atualmente são abusivas com valores fora da realidade.
Eu sou a favor do projeto! O que temos agora é burocracia atrapalhando quem quer trabalhar. Existem vários problemas nesse tipo de certificado e a obrigação de tê-lo pra exercer a profissão. Cria uma reserva de mercado onde poucos podem atuar. Eu concordo com certificação que dê um plus pro trabalhador. Agora, proibir de exercer a profissão, só no Brasil. Fora as cobranças de anuidade e a falta de atendimento da ordem ao profissional. Acho o cúmulo terem passado uma portaria proibindo os técnicos de contabilidade serem proibidos de fazerem a prova do CFC e dando possibilidade apenas a quem se formou em Ciências Contábeis. Mas não me espanta os profissionais brasileiros serem contra esse tipo de medida. Aqui já nascem defendendo burocracia, reserva de mercado e privilégios. "FArinha pouca, meu pirão primeiro", já diz o ditado.
É preciso sim passar no exame pra ter CRC tem que rígido tem ser difícil assim não vai te burros exercendo a função e abrindo e empresa cobrando uma merreca e desvalorizando a profissão.
o registro de contador deveria ser concedido ao graduando com prazo de 05 anos, e neste período o formando graduado trabalha como Contador Profissional, assim o formado teria condições de alimentar sua família e sobreviver dignamente, mas teria 05 anos para passar na prova do CRC.
O graduando pode trabalhar normal, como auxiliar, assistente, analista, gestor etc.. contudo, ele não assina os relatórios.. mas não impede o graduando de trabalhar na área.. por isso é o mercado que mais contrata estudando de contabilidade..
Um exemplo é que aconteceu uma diferença na conciliação na folha de pagamento e eu tive que ajudar o T.I a resolver o problema no sistema, ou seja, mesmo que seja um problema de sistema, precisa do conhecimento técnico e acadêmico pra procurar possíveis problemas.
@@tiocorey3820 hoje em dia precisa sim, pois os sistemas não se utilizam de inteligência artificial.. mas daqui há uns 15, 20 anos a realidade será outra... Vai chegar um dia q até a profissão de médicos serão extintas e os poucos médicos restantes serão chamados de curandeiros
Eu não acho que vai acabar a profissão de contador vá acabar, mas acho que tera que reinventar e se adaptar as novas tecnologias e esse conselhos de classe que nada mais são do que um sindicato que você é obrigado a se filiar tende a ser inútil.
penso que o Conselho não deveria exigir tanto de quem está apenas concluindo uma graduação. O período de estágio deveria ser exigido apenas para quem está colocando em prática o que aprendeu ao longo de 4 anos, mas jamais ser uma disciplina dentro da estrutura curricular. Não tem razão exigir o que não pode oferecer. Quanto a prova de suficiência, acredito ser necessária para a obtenção de registro, assim como o exercício da profissão. A Lei precisa apenas ser atualizada, afinal, nem todos que fazem curso de graduação querem, de fato, tornar-se profissionais na área. Sou um exemplo disso: o curso de graduação só não está concluído devido, unicamente, a um fator externo: estágio, o que considero um absurdo. A vida segue...
Sou a favor do fim do estágio. Poderia ser colocado como opcional e valer uma pontuação extra ou algo do tipo. Tem muita gente que trabalha para custear a sua faculdade e não tem condição de parar de trabalhar para estagiar, muitas vezes sem ganhar 1 real. Eu nesmo tive muita sorte em trabalhar numa empresa e numa função que me permitiu contar como estágio. Mas nem todo mundo tem essa sorte.
@@Leo-dl3jo não falei de contentamento com a profissão, mas sim da falta de lógica. Um estudante paga para estar fazendo um curso universitário e deve ser respeitado ao cumprir o que depende dele. O estágio é uma etapa que deveria ser exigida somente quando for possível estar exercitando a profissão. Um fator externo não deveria impedir a aquisição do diploma e/ou finalização do curso.
Boa noite, na minha opinião deve sim existir a regulamentação e fiscalização das profissões, o que eu não concordo é que para entrar no mercado de trabalho tenha que passar numa prova que não mede conhecimento nenhum, os outros cursos, o aluno conclui o curso cola grau, pode trabalhar, os alunos de direito e contábeis tem que passar numa prova, filtrar profissional através de uma prova que não mede conhecimento nenhum, isso tira muitos profissionais bons do mercado e os torna escravos de escritórios, tanto de direito como de contabilidade, tem muita gente boa trabalhando muito nos escritórios, infelizmente por não ter passado na prova, ganha um salario miserável e os donos dos escritórios faz só assinar, e são quem colhe os frutos, e tem profissional com registro fazendo muita coisa errada, deveria sim acabar com a prova e fiscalizar mais, o profissional que errar será punido de acordo com o seu erro, do que adianta fazer um filtro através da prova e não fiscalizar, aluno que passa na prova, não significa que ele será top na profissão, pelo contrário a muita divergência quanto a isso.
Retrógrado e contraditório esse PL. Ingênuo, senão ridículo, considerar que a extinção da regulamentação da profissão contábil não oferece risco ao patrimônio. O grau de exigência teórico dos exames do CFC não deveria ser visto com maus olhos, pois dá credibilidade ao profissional por ele aprovado, atestando o necessário repertório de conhecimentos para desempenhar com qualidade a profissão.
@@rgcontabilidade1990 e Deputado Federal sabe lá o que é Patrimônio. Basta ver as últimas PLs que esses Deputados Fizeram. O Brasil é governado por pessoas sem noção.
E outra tem que simplificar as regras o sistema contábil e tributário deste país! Não adianta cfc brigar por provas de suficiencia eles tem que brigar para mudar o sistema do país ninguém mais aguenta trabalhar em contabilidade! E todo dia novas regras novos impostos , não foi o juramento que fizemos na academia! Está sim eu reconheço , cfc não!
Pensa comigo: se uma empresa vai contratar um contador, vocês acham que ela fará isso sem considerar a formação do contador? Acham mesmo que ela vai contratar um profissional não formado?
Gente sistemas estão substituindo profissões! No mundo inteiro o Brasil ainda 1ue e resistente! Por interesses políticos mas não tem jeito vão ter que aderir ! Hj vai muito mais além de uma prova de 50 por cento de acertos isto já era , a evolução não condiz com isto mais!
PL nada haver! Bom seria se eles avançassem com o PL 1645/2022 - Proposta estabelece piso salarial de R$ 7.272 para o profissional de contabilidade!! Aqui é assim, enquanto estamos lutando pelo Piso Salarial, "algum(s)" estão querendo é acabar com a profissão!!!
@@lucaspereira6377 Só vai gerar mais desemprego, como aconteceu com todas as outras profissões em que isso ocorreu...!!! ZERAR impostos ninguém quer, não é mesmo...?!?!?!
E como vi comentários aqui sim várias profissões estão trabalhando em contabilidade e fácil só mudar o registro , e para o empresário tá top ! Contador não vai se submeter a ganhar menos mesmo! NAO E MAIS QUESTÃO DE PASSAR EM UMA PROVA!
Nem vai adiantar muito , nenhuma faculdade forma contadores, e tão pouco os cursinhos por ai, a profisão contabil exige um alto investimento em conhecimento contabil, fiscal, tributario, administrativo, gerencial .... custa caro um curso na cenofisco custa por exemplo 2000 reais, que estudante por exemplo , tem dinheiro para fazer um curso destes ? Só quem tém pai rico, a gentr mal sai da faculdade e o salario para iniciante nao passa de 1500.
Lembrando que são muitas profisões, então não parece ser o caso de apenas mudar umas regrinhas do CFC como alguns parecem estar sugerindo. Até engenheiro está no meio do bolo
Medico, Medico veterinário, Psicólogos, Psicoterapeutas... entre outros, estariam excluídos disso, como informado no próprio texto do video, pois são da area da "Saúde". Engenharia seria enquadrado como profissões que podem causar risco a segurança, também seria excluída. Para ser mais claro, não teria alteração alguma nessas áreas que possuem importância não só pra um individuo mas pro coletivo. Por isso é bom ler as entrelinhas.
Se não percebe? Os próprios conselhos estão extinguido PROFISSÕES, eu mesmo né recuso com crc de contador ser registrado como analista , 1 2 2 estas besteiras aí! Daí da colapso e empresários abusam mesmo e um escritório vc precisa trabalhar e não assina nada! Entende ? Tá tudo errado isto , enfermagem vc tem o conselho de auxiliar , técnico e enfermeiro isto sim está correto , mas nós? Tá cheio de assistente com crc de contador por aí sendo que 1 só assina ! Não tem nexo algum!
Tem gente pensando, com ajuda da mídia, que o projeto quer encerrar os diplomas dessas profissões. A intenção que já foi discutida por outros membros do NOVO é de acabar com CRs da vida tornando essas profissões espécies de freelancers. Particularmente eu apoio o projeto pois acho um absurdo um profissional com décadas de experiência não poder atuar por não ter pago uma taxa enquanto um recém formado está tudo certo, o importante é a anuidade. Todo mundo ser o próprio contador eu acho ótimo e de brinde o Curso do canal vai bombar já que não precisamos mais de uma faculdade para isso. Para quem quer ser um profissional bom de excelência a faculdade continuará valendo 👍🤷♂️
Sim. Ele dizer que iria desregulamentar "Psicólogos, Fisioterapeutas..." sendo que essas áreas fazem parte da "Saúde". Moral da historia, os caras que já estão empregados no mercado querem protecionismo total para os antigos profissionais e fechamento completo para novos no mercado, dificultando cada vez mais entrada de novos profissionais. Isso me deixa com raiva de tantas formas, todas as vezes que precisei de contadores só tive serviços medíocres cobrados valores absurdos. Pensei em estudar e não ficar dependente, mas ao ver toda essa putaria para dificultar novos profissionais... fica difícil. pior é ver a galera nova indo na onda.
Acabar com a mamata do CFC . O CFC não faz nada, a profissão contabil com salário pifil, as empresas não valorizam os profissionais da contabilidade, poucos que conseguem fazer um bom salário. Cliente só paga o escritório pois é obrigado a ter alguém para assinar.
imagina claro que não concordo com este projeto, você passa anos estudando adquirindo conhecimento se sacrifica em empresas ganha pouco para aprender e de repente te excluem? Não né
Meu filho de primeira consegui passar na CRC o problema é que no interior não teve oportunidade nem como estagiário já que eles não querem concorrentes, meu filho não tem condições de montar escritório e nem experiência foi dado a oportunidade ainda.
CRC, CFC e outras Obrigações de outros cursos não deveria ter tal obrigatoriedade, passar 5 anos e ainda ter que fazer uma prova para mostrar que está capacitado, sendo que quando for trabalhar muitas vezes atuará em aéreas que não faz sentido com as questões. Acabou o curso o formado deve ir ao mercado de trabalho e não ter que passar em uma prova, caso não passe terá que esperar até o próximo ano.
@@LucasBatista-hm8uz eu tenho uma raiva do CRC vc nem imagina , eles não fazem nada pela classe contábil, creio que somos a profissão mais devalorizada no Brasil, ou a gente abre nosso escritório ou presta serviço ou vamos amarga baixos salários em escritórios de contabilidade que são exploradores.
Você faz 4 anos de faculdade e não pode exercer a profissão, por que você não é contador "oficial" . Se for pra você não fazer a prova mais e poder exercer sua profissão aí tudo bem. Agora se for pra desvalorizar o profissional ,sou contra.
Qual a finalidade desse projeto? Se perguntar ao autor do projeto o objetivo que se espera com isso, qual será a resposta? São muitas profissões ali. Será que é só um movimento para que universidades deixem de existir? Tanto conhecimento teorico, técnico , e de pratica em cada obrigação acessoria parece estar cendo subestimado. Quem executaria esse trabalho?
Esse projeto ainda será discutido nas convenções parlamentares. Muita coisa será deixada para garantir a estrutura da profissão e acredito que outras serão tiradas para desburocratizar a profissão também. É importante que todos saibam que essa lei será discutida nas comissões para assim moldar as desregulamentações
PL inconstitucional por vício de inciativa... Fora que, politicamente, muito difícil de aprovar. E revoga as normatizações do CFC, inclusive as NBCs, que tratam sobre CPCs, normas de auditoria e etc. Acaba com o processo de convergência.
Tem que acabar com esse comércio de prova de suficiência. Esses revalidas. As exigências deveriam ser apenas no âmbito educacional, com fiscalização contínua e para os graduandos terem mais práticas do dia á dia.
Invés desse inventor dessa lei fazer isso, deveria propor concursos para auditores fiscais só para contadores, isso não é reserva de mercado, se fosse assim concursos jurídicos para bacharéis em direito seria reserva de mercado.
Desregulamentação seria uma boa, pense comigo, o CFC, o CRC, deixaria de receber anuidade pra traduzir normas internacionais, a qualidade do serviço cairia, logo aconteceria mais merdas, aí só assim poderíamos aumentar o nosso passe, já que as empresas e os escritórios pagam uma miséria para aqueles colaboradores que geram guias altíssimas
A profissão desse sujeito não consta na lista, para quem não sabe ele é administrador. Eu sou super contra e espero que o CFC e CRC entrem contra esse negócio para pelo menos tirar nossa profissão da lista, assim como o conselho de Arquitetura entrou.
Deputado Federal só faz cagada nesse país, desculpa pela sinceridade. Muitos são eleitos sem nunca ler uma Constituição. E para piorar ainda tem gente que reelege esses caras. Os Projetos de Leis que eles deveriam se preocupar é para melhorar o Código Penal e os Tributos. Só fazem PL pra dizer que fizeram.
Tenho absoluta certeza que não será aprovado essa PL...é um disparate a ordem empresarial pública, privada e patrimonial. Sem falar que não há argumentos e justificativa alguma!
Sou extremamente contra! Não tem fundamento em acabar com a profissão contábil e as demais citadas nesse projeto de lei, porque se assim for, - expondo aqui como exemplo, para que precisamos de uma licença para conduzir um veículo se basta-nos sabermos dirigir, mas não, precisamos passar por uma bateria de "exames" para através de um documento (CNH) provarmos que estamos habilitados para conduzirmos um veículo, questão essa que na prática nós já temos e provamos. Aqui e ali tem contador deixando pessoas em mal lençóis com erros absurdos nas suas escritas e orientações imagine a contabilidade na mão de pedreiro, barbeiro... Por favor cada "macaco" no seu galho.
Pelo que entendi essa PL nos livraria dos conselhos, já os registros da profissão seria pelo ministério da economia. Ficaríamos mais livres para exercer nossa profissão. Acho que seria por aí.
PL nada a ver. Deputado Tiago mitraud sem noção. Não passa. Li a justificação e não justifica. melhorar os argumentos é interessante. Na minha opinião, certas profissões que terão suas normas revogadas(engenheiros, nutricionistas, contadores, psicologos, assistentes sociais e etc.) que trazem riscos sim a incolumidade individual e patrimonial, à saúde e etc. Vai virar bagunça. Não passa.😒
Boa noite, não sou a favor de acabar com a profissão de contador, pois sou a favor de acabar com o exame de insuficiência, pois já duro encarar 4 anos uma faculdade, ao meu ver deveria só não existir esse exame.
ASSINE AGORA MESMO A ESCOLA CONTÁBIL: escolacontabil.com
Entando que no caso do PL virar lei, não seja qualquer um que vai poder exercer as funções, mas sim aqueles que tenham cursado Ciências Contábeis e acabaria com o "mercado" da aprovação e com o próprio CFC.
Deveria propor que apenas graduados em Ciências Contábeis e portadores do registro do CRC, pudessem exercer as atividades relacionadas a contabilidade. Já existem diversas pessoas que são de outros cursos atuando nessa área. Deveria ser exemplo da OAB, não adianta só cobrar a anuidade e não fiscalizar! Desvalorizam a carreira e todos os estudantes do curso!
exatamente. Trabalhei em uma empresa privada onde o Contador indicava amigos de outras áreas de conhecimento para estar trabalhando no setor contábil. Até mesmo quem tem registro está mais ocupado em arrumar emprego para amigos e conhecidos do quem em analisar currículos de gente com diploma, porém desconhecida. É Brasil. E o Conselho não faz nada!
Quantas vezes fiz entrevista com contadores desde os mais experientes até recém formados. E estes dificilmente sabem fazer conciliação bancária, análise de resultado, montar um relatório então? 99.9% não sabe manusear dados.
Em relação a área fiscal e departamento pessoal pessoal é até mais fácil de achar, porém contabilidade não é só isso.
Hoje em se tratando do setor contábil em si, prefiro contratar alguém que saiba manusear dados não necessariamente um contador pra tal tarefa pois é mais fácil ensinar contabilidade do que racional lógico.
Fora que a prova do CRC é extremamente fácil. Não sei como o pessoal reprova...
@@Gahe151 Já fiz, já sou contador e revejo as questões todos os anos. Passei com 38pontos em uma época que nem estudava sobre contabilidade direito.
Com excessão das questões voltadas a direito tudo é muito fácil.
Vai fazer a prova para ser auditor cvm aí vc vai ver a diferença
@@Gahe151 hoje sou sócio de escritório contábil, e se for por mim não precisa ser formado para contratação. Só precisa passar no teste de vivência de rotina contábil dependendo do cargo para ser contratado
O canal é grande, vcs deveriam tentar uma live com o deputado para conversar e tirar algumas dúvidas, ou com algum assessor do deputado.
Ele não se candidatou a reeleição.
Isso não vai dá nada!!!
O exame de suficiência não é tanto uma barreira até porque o graduado acertando 25 questões ele consegue o registro no CRC. Agora o conselho deveria ser mais atuante e fiscalizar efetivamente para valorização dos profissionais e como o conselho não atua, logo deveria extinto mesmo.
Um ponto positivo acaba com a mamata das anuidades que são um absurdo, o que esses conselhos fazem pelo o profissional...
Se o crc fossem realmente uma conselho sério eu achava muito válido manter a regulamentação, mas infelizmente não é. O crc parece mais que quer anuidade do que regulamentar algo.
Tiro eu como exemplo: O escritório onde trabalho foi atuado. Só eu tinha feito a prova e ninguém fez faculdade ou tem resgistro no crc (pela regulamentação a função "contábil" é obrigatório a ter registro). O crc me enviou uma carta obrigando a ativar o resgistro já que eu fiz a prova e atingir a pontuação, porém restante do pessoal lá que não tem o curso nem fez a prova continuou trabalhando.
Agora eu pago 600,00 reais a mais e o pessoal recebe o mesmo salário.
O conselho é uma piada!
Denuncia ao CRC o exercício ilegal da profissão, que é crime.
Como expliquei: o escritório foi autuado, alguém denunciou o escritório. Todos os funcionários foram "avaliados" e ninguém foi mandado embora. E eu ativei pq o crc descobriu q eu fiz a prova por causa da denuncia que fizeram do escritório. Eu vou denunciar mais o que?
Infelizmente o crc só quer a anuidade. Se houvesse punição para o escritório os funcionários já teriam sido demitidos não é isso ou trocaria a função "contábil"
Infelizmente hj em dia prevalece o bom e barato, e os profissionais sérios e que atuam dentro das normas contábeis acabam sendo prejudicados, o CRC é conivente com está prática basta buscar na internet .Muitos trabalham sem o devido contrato de prestação de serviço . Brasileiro tem a cultura de querer levar vantagem com a colaboração de empresários malandros . Técnicos nem deveriam constituir empresa ou escritórios contábeis .
Bom dia Gabriel, o Projeto já começa com problemas, pq no caso do Contador caso seja desregulamentado, haverá certamente risco patrimonial para as pessoas e para as empresas ! Onde o Contador não será mais o responsável pela contabilidade!
Façam um vídeo falando sobre o curso Técnico de Contabilidade.
Agradecemos pela sugestão, estamos sempre analisando assuntos interessantes para nossos seguidores!
Vai ser um grande avanço para os profissionais, esses conselhos não servem pra nada!
Sim, estudamos 4 anos quando terminamos o mercado não aceita o bacharel ta na hora, muito bom este projeto...
Estudam 4 anos e não passam em uma prova??????? 😂
se voce estudou 4 anos e não passou no exame, voce nao estudou!
@@magalimartins4181 exatamente! A prova é difícil sim, mas se esforçar bastante ao menos 25 consegues fazer. Povo só sabem reclamar
@@leandro-rr8yu é porque eles não estudam, principalmente a norma
complicado opinar... mas vou falar uma coisa por experiencia de escritório de mais de 20 anos.. tínhamos mais medo de uma fiscalização do CRC (que supostamente deveria me apoiar e ajudar por ser contador) do que uma fiscalização da própria receita... pago ainda, pq se não pagar eu "perco" minha profissão... no sentido, não posso ser contador, se eu não pagar todo ano pra ser... acho estranho essa coisa de se eu parar de pagar, perco todo meu conhecimento de contabilidade, to proibido de exercer... enfim complicado opinar...
Seria excelente se esse Pl passasse! Regulamentação estatal só atrapalha e embaraça o mercado. O bom profissional tem lugar no mercado. Como contador desde 1996, sou totalmente a favor deste projeto de lei
Quero ver o que o CFC e CRC vai fazer em relação a isso, se pelo menos nisso eles vão se movimentar, está na hora de parar de só pegar o nosso dinheiro e começar a se impor.
CRC e CFC só servem para cobrar anuidade. Não tem como esperar nada de bom dessa galera.
Abrir a mente ! Passou da hora né Brazil?
Levanta o currículo desse Deputado de forma ampla, que vamos ficar arrepiados com certeza.
Kkk é formado em administração, o resto já sabe
sou profissional regulamentado da enfermagem, o regulador até hoje só ganhou minha contribuição anual. e nada em troca. Pensando só em conselhos, acho que a lei deveria acabar elas. pensando em profissões que não impactam a saúde, deve ser pior ainda.
É um projeto discutível e com algumas mudanças pode ser bom para categoria. No texto o deputado menciona um exemplo de que uma pessoa que tem o conhecimento prático e tem clientes super satisfeitos com os serviços prestados, enquanto que alguns profissionais formados não tem o conhecimento prático. Sou contador e tenho escritório e não exerço nenhum procedimento que eu diga que aprendi nos bancos da faculdade. Quero ver um contador que sai dos bancos das universidades saber o que é um Imposto Federal, Estadual ou Municipal, como se faz as operações, como se abre ou encerra uma empresa, como se comunica com o fisco, é isso que move um escritório e nada disse se aprende na faculdade.
Outro ponto, o estado fazendo isso só quer arrecadar mais. Eu vejo que o problema não é cfc ou crc, visto que o registro poderia ser de vontade própria e não mais de cunho obrigatória( continuaria sim as provas para consegui o registro). Retirando a obrigatoriedade de ser registra, levaria os conselhos a buscar mais pela categoria e defender seus interesses. Também colocaria o profissional registrado com algo a mais no seu currículo, visto que ele é registrado e tem classe de profissional junto a ele.
Qualquer pessoa não, vc ainda terá que ter a formação na área de atuação, oq deixa de acontecer e a estrutura legislativa, o regimento e o registro. Sou a favor? Não! Porém a informação tem que ser repassada de maneira correta coisa que vc não fez.
Se essa PL tiver 1 voto a favor esse deputado já pode comemorar, proposta absurda, o efeito colateral é muito maior do que apenas desregulamentar profissões, vai mexer com toda estrutura empresarial do Brasil e tem que mudar muita coisa antes pra essa PL se quer ser plausível
tenho o CRC e trabalhei anos em escritórios de contabilidade, sou a favor a desburocratização, sei se isso acontecer muitos profissionais nessa área serão prejudicados, não vou ser aqueles taxistas que ficaram brigando com a chegada da Uber, sempre temos que ter um plano B, assim como tudo na vida.
Sua analogia ao taxista/Uber não se encaixa, haja vista para se girinos um carro é necessário ter CNH, tal como o contador do CRC, se a ideia dessa nova lei é a não obrigatoriedade do mesmo, prejudica gravemente o quem atua na área.
@@AndersonLima-to1ym quando o sistema ficar tudo amarrado, tudo que compra e vende ir automaticamente para receita ou simplificar os impostos qualquer pessoa poderá realizar, para fazer imposto de renda de PF não precisa de contador só pesquisar, a matemática é simples a burocracia que complica
Passamos uma vida toda estudando, pagando faculdade cara, para depois ter que pagar um valor de 70 reais para poder realizar a prova e anualmente temos que pagar uma taxa tbm para poder exercer a profissão, é muito dinheiro que eles arrecadaram com isso. E nem sempre eles cumprem com o seu papel, pois oque tem de contador corrupto não é brincadeira.
70 reais? Tem concurso com taxa de inscrição de quase 300 reais... É necessário ter taxa de inscrição para cobrir os custos do exame.
Nunca basei a sua via em um papel. Foque em ser excelente e entregar solução.
Conheci e conheço pessoas que trabalham em escritórios e não tem CRC. Nenhuma desregulamentação de profissões passam no Brasil, haja vista os conselhos serem verdadeiros cartórios, ou melhor dizendo, verdadeiras guildas. No Brasil não existe contabilidade. Existe cálculo de impostos e a entrega de documentos ao governo que explicam o cálculo desses mesmos impostos. Agora o mais importante, diversos paises, tanto a profissão, como a contabilidade não são obrigatórias. Se levarmos em conta que a telefonia deixou de ser péssima (ainda não é boa) depois que foi regulamentada, então eu sou a favor da desregulamentação tanto da profissão como da obrigatoriedade da contabilidade. Contadores, empresas contabeis, poderiam criar selos de qualidade. Esses selos poderiam ser um qualificador para que um profissional ganhasse mais, bem como a mensalidade ser mais alta, mas sem coerção a ninguém.
Ta viajando hein. O que você disse sobre cálculo de impostos é apenas uma das áreas de um escritório contábil. E as outras? E esse comentário sobre o setor de telefonia? Em primeiro lugar esse era um setor ocupado apenas por estatais. O que ocorreu foi a abertura do mercado o que gerou concorrência e fez com que os valores caíssem drasticamente, ou seja, a abertura desse mercado e sua regulamentação foi excelente para o País. Dai você diz que pra melhorar o mercado contábil precisa desregulamentar? Nao entendi esse seu paralelo. E essa ideia do selo? Quem que regularia isso? O clubinho das empresas do setor? Essa ideia é patética
@@andreluism , " que você disse sobre cálculo de impostos é apenas uma das áreas de um escritório contábil. E as outras?" Praticamente nenhuma pequena empresa pede demonstrações contábeis ou consultoria contábil-financeira. Pergunte a donos de escritórios e eles lhe dirão que o carro chefe de um escritório é DARF e obrigações acessórias. tá aí os diversos cursos no SESCON/SESCAP ou CRC's que não deixam mentir. Nem a linguagem contabil XRBL (que já está sendo usada em vários países) é discutida nas entidades. Entregue uma ECD errada (caixa credor, estoque credor, fornecedores devedor) e nada acontece. Entregue uma ECF com discrepância no faturamento de R$ 1.000,00, e a Receita vai caçar o seu cliente. Acredite, eu fiz isso em 2020 por descuido.
" a abertura desse mercado e sua regulamentação foi excelente para o País. Dai você diz que pra melhorar o mercado contábil precisa desregulamentar? Nao entendi esse seu paralelo". Sua premissa maior=>desregulamentar é bom. Sua premissa menor=>isso foi bom para o pais. Sua conclusão=> desregulamentar minha profissão é ruim para min e se é ruim para min é ruim para todo mundo. No entanto, os escritório que atendem MEI's discordam de você. Pergunte a Contabilizei.
"E essa ideia do selo? Quem que regularia isso?" Essa idéia já existe em prática há mais de 15 anos, eu acho. Se você for de São Paulo, já ouviu falar do PQEC? Diversos SESCON's e SESCSP's no pais tem um programa igual. Mas para ser contador, não é preciso ter o PQEC. Logo é livre para quem quer, não há coerção financeira.
" Essa ideia é patética". É claro que é. É tão patética que já está sendo discutido no congresso. É tão patético que verdadeiras potencias econômicas do mundo usam. Por fim, o que você acha de desregulamentar cartórios, autenticação de assinaturas, cópias autenticadas etc?
Vocês têm que entender que quanto mais regulado para nós melhor, veja a OAB é um grande exemplo de profissão valorizada, porque seus membros prezam pelos seus direitos, além de ser um grande filtro para excluir maus profissionais que não se dedicam a profissão. Resumo, regulação máxima na nossa profissão.
Não é verdade, a maioria dos advogados tão fazendo uber
Vai sobrar só contador de Mei e simples nacional, no máximo presumido.
Advogado não tá ganhando nem 2000 reais por mês no mundo real
@@igorcosta6327 Se não corre atrás de clientes não vai ganhar mesmo. É o que a profissão exige, logo se você n tiver network vai ser um abaixo de mediano.
@@AlexandreSantos-wd1ic e se a pessoa não tiver perfil empreendedor e quiser ser CLT? Onde a OAB ajuda?
Esse projeto de lei é bom. Tomara que passe!
Sou totalmente contra ao PL. 3081/22, porém sou a favor de um projeto que obrigasse qualquer pessoa que quisesse se candidatar a cargos eletivos ter qualificação para tal, assim evitariam projetos como este.
Sou contra desregular a profissão de Contador, mas o CFC devia oferecer uma Anuidade pra Contadores de baixa renda, como era antigamente.
O meu conselho está suspenso ! Me nego a trabalhar aqui assim! Dei baixa e milhares aqui da classe estão fazendo o mesmo NAO CONCORDO DE PAGAR PARA TRABALHAR!
Ministros do STF não precisam de OAB , juízes de direito tmb não , auditores fiscais tmb não! Porém passam em prova específica , e não feita por um conselho um simples conselho manja? E sem contar que ministros são indicados nem prova fazem vergonha agora vem um conselho que nada faz por este país exigir o que? Mensalidade?
sou a favor de parte do projeto porem as profições de fisioterapeuta, contabilidade, advocacia, e outras realmente não faz sentido, porem algumas coisas ai realmente fazem sentido, exemplo publicidade representação comercial, musico entre outras realmente não fazem sentido pois se quer podemos comprovar se a diplomação faz realmente alguma eficacia a exemplo do que ocorre co a musica que a maioria não tem graduação de forma que a ordem criou uma carteira de habilitação pra quem não tem graduação, então pra serve estudar (graduação convencional) se de qualquer forma vc vai atuar
A melhor coisa que existe é desregulamentar. Para o bom profissional não fará diferença, na verdade ele vai ter que ser melhor, aumenta competitividade. Sou engenheiro, acho o CREA muito ineficaz, peso morto. A boa reputação sempre é a melhor escolha, para mercados livres. Conselhos são amarras que engessam esse país
Em parte ser bacharel e exercer normalmente, ou então regulamentar todas profissões.
Tanta coisa pra se preocupar...
Político desocupado é isso.
Caro Gabriel o decreto 9295 de 46 trata da criação do conselho federal de contabilidade e da fiscalização da profissão, e, não da criação da nossa atividade, em resumo, veja é um absurdo mas quem tem que levar isto para discussão e os conselhos de classe, que até presente data não vi nenhuma convocação pelo menos aqui no PARANÁ sobre o assunto, como trata de uma PL vai para discussão, o nosso CFC e CRC's somente articulam para interesse próprio ao ponto que um médico que está propondo a discussão do piso da nossa categoria que particularmente acho um absurdo, temos que cobrar que o CFC seja mais ativo e não um fantoche em articulações políticas, porque cobrar dos contadores sabe.
Boa noite. Se vc der uma olhada nos capítulos II e IV, do Decreto-Lei 9.295/46, verá que fala sobre a criação e atribuições.
Eu trabalho em um dos regionais e, infelizmente, é o que vc falou. Não ouvi nenhuma discussão sobre o assunto. Acho que nem terá. A sorte é que eu acredito que esse PL não irá passar. Muito mal formulado, pois há, sim, profissões que, se desregulamentadas, trariam risco à saúde, ordem pública, segurança etc.
Abraço. Boa noite.
A proposta não é essa.
Em tese os formandos de cada área, poderão exercer a profissão independente de registro junto aos conselhos de profissão regulamentada.
A legislação vem desburocratizar
Amigo, os exames dos conselhos (CFC, OAB, etc) servem para comprovar que a pessoa possui requisitos técnicos mínimos para exercer a profissão. Nao é só burocracia. Sem isso qualquer Zé mané que fizer uma "faculdade" online de quinta categoria poderá exercer a profissão e o "profissional" causará prejuízos imensos aos seus clientes. Os conselhos são imprescindíveis para determinadas profissões, mas foram se desvirtuando com o passar dos anos e hoje em dia se preocupam mais com o dinheiro do que fazer o que é necessário. As taxas cobradas atualmente são abusivas com valores fora da realidade.
E seguindo sua opinião seria mais fácil acabar com os conselhos, pois se o registro não for obrigatório eles vão regulamentar o que?
Eu sou a favor do projeto! O que temos agora é burocracia atrapalhando quem quer trabalhar. Existem vários problemas nesse tipo de certificado e a obrigação de tê-lo pra exercer a profissão. Cria uma reserva de mercado onde poucos podem atuar. Eu concordo com certificação que dê um plus pro trabalhador. Agora, proibir de exercer a profissão, só no Brasil. Fora as cobranças de anuidade e a falta de atendimento da ordem ao profissional. Acho o cúmulo terem passado uma portaria proibindo os técnicos de contabilidade serem proibidos de fazerem a prova do CFC e dando possibilidade apenas a quem se formou em Ciências Contábeis. Mas não me espanta os profissionais brasileiros serem contra esse tipo de medida. Aqui já nascem defendendo burocracia, reserva de mercado e privilégios. "FArinha pouca, meu pirão primeiro", já diz o ditado.
É preciso sim passar no exame pra ter CRC tem que rígido tem ser difícil assim não vai te burros exercendo a função e abrindo e empresa cobrando uma merreca e desvalorizando a profissão.
O projeto revoga as normatizações do CFC, inclusive as NBCs que tornam os CPCs o obrigatórios no país. É muita ignorância apoiar isso.
o registro de contador deveria ser concedido ao graduando com prazo de 05 anos, e neste período o formando graduado trabalha como Contador Profissional, assim o formado teria condições de alimentar sua família e sobreviver dignamente, mas teria 05 anos para passar na prova do CRC.
O graduando pode trabalhar normal, como auxiliar, assistente, analista, gestor etc.. contudo, ele não assina os relatórios..
mas não impede o graduando de trabalhar na área.. por isso é o mercado que mais contrata estudando de contabilidade..
Já era para ter tirado este conselho faz tempo!
Sempre vão precisar de um contador. Quero ver os computadores fazer alguma análise contábil!!
Um exemplo é que aconteceu uma diferença na conciliação na folha de pagamento e eu tive que ajudar o T.I a resolver o problema no sistema, ou seja, mesmo que seja um problema de sistema, precisa do conhecimento técnico e acadêmico pra procurar possíveis problemas.
@@tiocorey3820 hoje em dia precisa sim, pois os sistemas não se utilizam de inteligência artificial.. mas daqui há uns 15, 20 anos a realidade será outra... Vai chegar um dia q até a profissão de médicos serão extintas e os poucos médicos restantes serão chamados de curandeiros
Eu não acho que vai acabar a profissão de contador vá acabar, mas acho que tera que reinventar e se adaptar as novas tecnologias e esse conselhos de classe que nada mais são do que um sindicato que você é obrigado a se filiar tende a ser inútil.
Eu não sei nem o que comentar a respeito, só me recuso a acreditar, que nosso senado cogitem aprovarem tal absurdo..
penso que o Conselho não deveria exigir tanto de quem está apenas concluindo uma graduação. O período de estágio deveria ser exigido apenas para quem está colocando em prática o que aprendeu ao longo de 4 anos, mas jamais ser uma disciplina dentro da estrutura curricular. Não tem razão exigir o que não pode oferecer. Quanto a prova de suficiência, acredito ser necessária para a obtenção de registro, assim como o exercício da profissão. A Lei precisa apenas ser atualizada, afinal, nem todos que fazem curso de graduação querem, de fato, tornar-se profissionais na área. Sou um exemplo disso: o curso de graduação só não está concluído devido, unicamente, a um fator externo: estágio, o que considero um absurdo. A vida segue...
Sou a favor do fim do estágio. Poderia ser colocado como opcional e valer uma pontuação extra ou algo do tipo. Tem muita gente que trabalha para custear a sua faculdade e não tem condição de parar de trabalhar para estagiar, muitas vezes sem ganhar 1 real. Eu nesmo tive muita sorte em trabalhar numa empresa e numa função que me permitiu contar como estágio. Mas nem todo mundo tem essa sorte.
Seu argumento é muito fraco guerreiro, se não está contente com a profissão, mude.
@@Leo-dl3jo não falei de contentamento com a profissão, mas sim da falta de lógica. Um estudante paga para estar fazendo um curso universitário e deve ser respeitado ao cumprir o que depende dele. O estágio é uma etapa que deveria ser exigida somente quando for possível estar exercitando a profissão. Um fator externo não deveria impedir a aquisição do diploma e/ou finalização do curso.
Boa noite, na minha opinião deve sim existir a regulamentação e fiscalização das profissões, o que eu não concordo é que para entrar no mercado de trabalho tenha que passar numa prova que não mede conhecimento nenhum, os outros cursos, o aluno conclui o curso cola grau, pode trabalhar, os alunos de direito e contábeis tem que passar numa prova, filtrar profissional através de uma prova que não mede conhecimento nenhum, isso tira muitos profissionais bons do mercado e os torna escravos de escritórios, tanto de direito como de contabilidade, tem muita gente boa trabalhando muito nos escritórios, infelizmente por não ter passado na prova, ganha um salario miserável e os donos dos escritórios faz só assinar, e são quem colhe os frutos, e tem profissional com registro fazendo muita coisa errada, deveria sim acabar com a prova e fiscalizar mais, o profissional que errar será punido de acordo com o seu erro, do que adianta fazer um filtro através da prova e não fiscalizar, aluno que passa na prova, não significa que ele será top na profissão, pelo contrário a muita divergência quanto a isso.
Retrógrado e contraditório esse PL. Ingênuo, senão ridículo, considerar que a extinção da regulamentação da profissão contábil não oferece risco ao patrimônio. O grau de exigência teórico dos exames do CFC não deveria ser visto com maus olhos, pois dá credibilidade ao profissional por ele aprovado, atestando o necessário repertório de conhecimentos para desempenhar com qualidade a profissão.
Ele (Deputado) esqueceu que o objeto da contabilidade é o patrimônio.
@@rgcontabilidade1990 e Deputado Federal sabe lá o que é Patrimônio. Basta ver as últimas PLs que esses Deputados Fizeram. O Brasil é governado por pessoas sem noção.
Esse projeto é uma irresponsabilidade
E outra tem que simplificar as regras o sistema contábil e tributário deste país! Não adianta cfc brigar por provas de suficiencia eles tem que brigar para mudar o sistema do país ninguém mais aguenta trabalhar em contabilidade! E todo dia novas regras novos impostos , não foi o juramento que fizemos na academia! Está sim eu reconheço , cfc não!
Espero que esse projeto não vai para frente eu acabei de me forma em ciência contábeis
Eu indo pro último ano 🥲 que desânimo!
Acho um desaforo pagar o core para trabalhar como vendedor é foda!
Pensa comigo: se uma empresa vai contratar um contador, vocês acham que ela fará isso sem considerar a formação do contador? Acham mesmo que ela vai contratar um profissional não formado?
Eu tenho é certeza kkkkkkk
@@robertsousa7085 eu não tenho essa certeza, pois eu enquanto empresário jamais contrataria uma pessoa sem diploma e sem experiência.
Gente sistemas estão substituindo profissões! No mundo inteiro o Brasil ainda 1ue e resistente! Por interesses políticos mas não tem jeito vão ter que aderir ! Hj vai muito mais além de uma prova de 50 por cento de acertos isto já era , a evolução não condiz com isto mais!
PL nada haver! Bom seria se eles avançassem com o PL 1645/2022 - Proposta estabelece piso salarial de R$ 7.272 para o profissional de contabilidade!!
Aqui é assim, enquanto estamos lutando pelo Piso Salarial, "algum(s)" estão querendo é acabar com a profissão!!!
Concordo Felipe Djorge.
Pessoal peço encarecidamente que comente neste projeto do piso salarial, vamos dar mais engajamento 🙏🙏🙏
@@lucaspereira6377 Só vai gerar mais desemprego, como aconteceu com todas as outras profissões em que isso ocorreu...!!! ZERAR impostos ninguém quer, não é mesmo...?!?!?!
@@renatoamadori4125 vc é contador?
E como vi comentários aqui sim várias profissões estão trabalhando em contabilidade e fácil só mudar o registro , e para o empresário tá top ! Contador não vai se submeter a ganhar menos mesmo! NAO E MAIS QUESTÃO DE PASSAR EM UMA PROVA!
Nem vai adiantar muito , nenhuma faculdade forma contadores, e tão pouco os cursinhos por ai, a profisão contabil exige um alto investimento em conhecimento contabil, fiscal, tributario, administrativo, gerencial .... custa caro um curso na cenofisco custa por exemplo 2000 reais, que estudante por exemplo , tem dinheiro para fazer um curso destes ? Só quem tém pai rico, a gentr mal sai da faculdade e o salario para iniciante nao passa de 1500.
sou contra. "Deveria propor que apenas graduados em Ciências Contábeis e portadores do registro do CRC, pudessem exercer as atividades "
Ele disse que são profissões que não trazem riscos à saúde, e mete psicologia...
Parabéns
Lembrando que são muitas profisões, então não parece ser o caso de apenas mudar umas regrinhas do CFC como alguns parecem estar sugerindo. Até engenheiro está no meio do bolo
Até médico veterinário está no meio , como um médico veterinário exerce sem faculdade ? Engenheiro ? Isso é só p causa reboliço pq não tem lógica
Medico, Medico veterinário, Psicólogos, Psicoterapeutas... entre outros, estariam excluídos disso, como informado no próprio texto do video, pois são da area da "Saúde". Engenharia seria enquadrado como profissões que podem causar risco a segurança, também seria excluída. Para ser mais claro, não teria alteração alguma nessas áreas que possuem importância não só pra um individuo mas pro coletivo.
Por isso é bom ler as entrelinhas.
Se não percebe? Os próprios conselhos estão extinguido PROFISSÕES, eu mesmo né recuso com crc de contador ser registrado como analista , 1 2 2 estas besteiras aí! Daí da colapso e empresários abusam mesmo e um escritório vc precisa trabalhar e não assina nada! Entende ? Tá tudo errado isto , enfermagem vc tem o conselho de auxiliar , técnico e enfermeiro isto sim está correto , mas nós? Tá cheio de assistente com crc de contador por aí sendo que 1 só assina ! Não tem nexo algum!
Tem gente pensando, com ajuda da mídia, que o projeto quer encerrar os diplomas dessas profissões.
A intenção que já foi discutida por outros membros do NOVO é de acabar com CRs da vida tornando essas profissões espécies de freelancers.
Particularmente eu apoio o projeto pois acho um absurdo um profissional com décadas de experiência não poder atuar por não ter pago uma taxa enquanto um recém formado está tudo certo, o importante é a anuidade.
Todo mundo ser o próprio contador eu acho ótimo e de brinde o Curso do canal vai bombar já que não precisamos mais de uma faculdade para isso.
Para quem quer ser um profissional bom de excelência a faculdade continuará valendo 👍🤷♂️
Sim. Ele dizer que iria desregulamentar "Psicólogos, Fisioterapeutas..." sendo que essas áreas fazem parte da "Saúde".
Moral da historia, os caras que já estão empregados no mercado querem protecionismo total para os antigos profissionais e fechamento completo para novos no mercado, dificultando cada vez mais entrada de novos profissionais.
Isso me deixa com raiva de tantas formas, todas as vezes que precisei de contadores só tive serviços medíocres cobrados valores absurdos. Pensei em estudar e não ficar dependente, mas ao ver toda essa putaria para dificultar novos profissionais... fica difícil. pior é ver a galera nova indo na onda.
Acabar com a mamata do CFC . O CFC não faz nada, a profissão contabil com salário pifil, as empresas não valorizam os profissionais da contabilidade, poucos que conseguem fazer um bom salário. Cliente só paga o escritório pois é obrigado a ter alguém para assinar.
imagina claro que não concordo com este projeto, você passa anos estudando adquirindo conhecimento se sacrifica em empresas ganha pouco para aprender e de repente te excluem? Não né
Hoje em dia empresa não pede CRC só pede conhecimento e experiência.
Meu filho de primeira consegui passar na CRC o problema é que no interior não teve oportunidade nem como estagiário já que eles não querem concorrentes, meu filho não tem condições de montar escritório e nem experiência foi dado a oportunidade ainda.
CRC, CFC e outras Obrigações de outros cursos não deveria ter tal obrigatoriedade, passar 5 anos e ainda ter que fazer uma prova para mostrar que está capacitado, sendo que quando for trabalhar muitas vezes atuará em aéreas que não faz sentido com as questões. Acabou o curso o formado deve ir ao mercado de trabalho e não ter que passar em uma prova, caso não passe terá que esperar até o próximo ano.
Rapaz, eu me formei e achei tranquilo o exame de suficiência. Nada demais...
A aprovação desse projeto de lei seria um retrocesso aos avanços da contabilidade no Brasil .
Kkkkkkkk quais os avanços da contabilidade no Brasil ?
Não tem como passar, muitos interesses e muito lobby envolvido, mas que o CRC precisa fazer mais pela classe, isso sem dúvidas.
@@LucasBatista-hm8uz eu tenho uma raiva do CRC vc nem imagina , eles não fazem nada pela classe contábil, creio que somos a profissão mais devalorizada no Brasil, ou a gente abre nosso escritório ou presta serviço ou vamos amarga baixos salários em escritórios de contabilidade que são exploradores.
@@mundo7075 Eu imagino porque compartilho dessa raiva kkkkkk São bons só para cobrar anuidade, não fazem absolutamente NADA para ajudar.
@@LucasBatista-hm8uz cobrar anuidade e criar leis e sei mais lá o que pra vender cursos, sendo que quase nada é praticado.
Esse sujeito que propôs isso, não deve ter dormido bem, e resolveu perturbar a vida do povo com uma coisa dessa sem fundamento.
Você faz 4 anos de faculdade e não pode exercer a profissão, por que você não é contador "oficial" . Se for pra você não fazer a prova mais e poder exercer sua profissão aí tudo bem. Agora se for pra desvalorizar o profissional ,sou contra.
Como faz para contratar essa contabilidade?
É cada uma... Lamentável.
Qual a finalidade desse projeto? Se perguntar ao autor do projeto o objetivo que se espera com isso, qual será a resposta? São muitas profissões ali. Será que é só um movimento para que universidades deixem de existir? Tanto conhecimento teorico, técnico , e de pratica em cada obrigação acessoria parece estar cendo subestimado. Quem executaria esse trabalho?
Sou a favor
Esse projeto ainda será discutido nas convenções parlamentares. Muita coisa será deixada para garantir a estrutura da profissão e acredito que outras serão tiradas para desburocratizar a profissão também. É importante que todos saibam que essa lei será discutida nas comissões para assim moldar as desregulamentações
Não vai nem ser apresentado ao senado.
PL inconstitucional por vício de inciativa... Fora que, politicamente, muito difícil de aprovar. E revoga as normatizações do CFC, inclusive as NBCs, que tratam sobre CPCs, normas de auditoria e etc. Acaba com o processo de convergência.
Tem que acabar com esse comércio de prova de suficiência. Esses revalidas. As exigências deveriam ser apenas no âmbito educacional, com fiscalização contínua e para os graduandos terem mais práticas do dia á dia.
Invés desse inventor dessa lei fazer isso, deveria propor concursos para auditores fiscais só para contadores, isso não é reserva de mercado, se fosse assim concursos jurídicos para bacharéis em direito seria reserva de mercado.
Kkkkkm quem vai fazer uma auditoria quem vai fazer Contagem INSS ,quem vai fazer editorial em um banco
Acabando com a anuidade está ótimo. kkk
Vixe, acho que não vai dar certo!
Seria contra se o CRC atuasse como a OAB atua, apoia e trás valor aos Advogados.
Desregulamentação seria uma boa, pense comigo, o CFC, o CRC, deixaria de receber anuidade pra traduzir normas internacionais, a qualidade do serviço cairia, logo aconteceria mais merdas, aí só assim poderíamos aumentar o nosso passe, já que as empresas e os escritórios pagam uma miséria para aqueles colaboradores que geram guias altíssimas
Não vejo muita chance desse projeto passar, sem entrar no mérito, é muito lobby para um deputado só enfrentrar.
Ciências Contábeis e Direito não estão nessa lista.
Isso é falta do que fazer. Passam o dia tomando café, na Internet e fofocando sobre a vida alheia. Dá nesse tipo de coisa.
Eu sou favorável ao PL. Eu sou graduado em Ciências Contábeis desde 2012, fiz o exame e passei com 36 questões certas.
Eu acho que o deputado não tinha o que fazer e f3z esse projeto...
Totalmente contra
A profissão desse sujeito não consta na lista, para quem não sabe ele é administrador. Eu sou super contra e espero que o CFC e CRC entrem contra esse negócio para pelo menos tirar nossa profissão da lista, assim como o conselho de Arquitetura entrou.
Absurdo isso!
Eu si a favor de tudo que traga pratisidade
Deputado Federal só faz cagada nesse país, desculpa pela sinceridade. Muitos são eleitos sem nunca ler uma Constituição. E para piorar ainda tem gente que reelege esses caras. Os Projetos de Leis que eles deveriam se preocupar é para melhorar o Código Penal e os Tributos. Só fazem PL pra dizer que fizeram.
Tenho absoluta certeza que não será aprovado essa PL...é um disparate a ordem empresarial pública, privada e patrimonial. Sem falar que não há argumentos e justificativa alguma!
Totalmente contra.
Sou extremamente contra! Não tem fundamento em acabar com a profissão contábil e as demais citadas nesse projeto de lei, porque se assim for, - expondo aqui como exemplo, para que precisamos de uma licença para conduzir um veículo se basta-nos sabermos dirigir, mas não, precisamos passar por uma bateria de "exames" para através de um documento (CNH) provarmos que estamos habilitados para conduzirmos um veículo, questão essa que na prática nós já temos e provamos. Aqui e ali tem contador deixando pessoas em mal lençóis com erros absurdos nas suas escritas e orientações imagine a contabilidade na mão de pedreiro, barbeiro... Por favor cada "macaco" no seu galho.
Contra, não dá aceitar uma insegurança como essa.
Pelo que entendi essa PL nos livraria dos conselhos, já os registros da profissão seria pelo ministério da economia. Ficaríamos mais livres para exercer nossa profissão. Acho que seria por aí.
@Bellini ia virar uma bagunça!!
Lamentável
PL nada a ver. Deputado Tiago mitraud sem noção. Não passa. Li a justificação e não justifica. melhorar os argumentos é interessante. Na minha opinião, certas profissões que terão suas normas revogadas(engenheiros, nutricionistas, contadores, psicologos, assistentes sociais e etc.) que trazem riscos sim a incolumidade individual e patrimonial, à saúde e etc. Vai virar bagunça.
Não passa.😒
Poderia acabar. Teria tanta cagada, quem sabia nos dariam o valor merecido!
Boa noite, não sou a favor de acabar com a profissão de contador, pois sou a favor de acabar com o exame de insuficiência, pois já duro encarar 4 anos uma faculdade, ao meu ver deveria só não existir esse exame.
Concordo.
Cfc cria passadores de provas e não pensadores infelizmente