Cara, demorei um pouco a vir aqui no seu canal, para elogia-lo, porque eu estáva estudando com embasamento em suas explicações. E digo uma coisa, meus parabéns! Os professores em meus trabalhos só me elogiaram. Então, o merito é seu. Muito abrigado por suas explicações e por existir pessoas assim como vc. Continue sempre assim. Fique com DEUS, porque sem ele não somos nada.
Excelente aula e Professor, muito obrigado pela orientação e direção academica professor, nesse curto vídeo didático, busquei aceitar e fazer a sua técnica pedagógica e acadêmica se tornar realidade ao transformar citação direta em citação indireta, utilizando as divisões de início, desenvolvimento e conclusão, com a criação e execução da definição, papel, objetivo, importância e conclusão, escrito com as minhas próprias palavras, mais obedecendo o contexto acadêmico e científico encontradas no texto citativo original e com a técnica consequi transformar a citação direta em citação indireta.
Eu quando faço citação indireta, eu costumo fazer o resumo acadêmico de idéias, conceitos e ações científicas encontradas na citação direta, parafraseando a frase ou oração da citação, sem inventar algo que foge do contexto principal da citação.
@@GuiadaMonografia prof da pra fazer essa técnica com texto todo? Não sei se já falou mais dela aqui no canal, achei esse vídeo por acaso e indiquei para as minhas amigas, eu nunca senti tanta angústia fazendo um tcc. Obrigado por disponibilizar vídeos tão bons que Deus o abençoe
Douglas.. Eu só tenho a lhe agradecer.. sério.. estou muito feliz em fazer parte do guia da monografia... sempre indico aos meus amigos e alguns já fazem parte desta família! sucesso!
Cara, bom método, acontece que só com as 5 palavras já foram 4 linhas do parágrafo, ou seja, metade das 8 "permitidas" nesse caso eu teria mais 4 linhas para discorrer sobre mais 5 aspectos, inviável pra área de direito por exemplo onde os conceitos muitas vezes são extensos, e outra... Tenho que ter no mínimo três citações por seção, se eu fizer isso mais de três vezes ficará uma coisa repetitiva demais, pra você fazer uma citação tudo bem, agora usar isso como base pra um artigo científico por exemplo é inviável, forte abraço e obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento !
No trabalho acadêmico, quando citamos indiretamente um artigo em inglês, o correto é: "(JOHN & MARY, 2000, p.312)". Quando o artigo é em português, o correto é usar o "&" ou o "e", por exemplo: "(JOÃO e MARIA, 2000, p.312)? Pergunto porque cito artigos das duas línguas e fico nessa dúvida, se nos artigos de português devo por "e" e nos de inglês devo por "&".
Olá! Primeiramente é importante mencionar que na citação indireta você vai ler, interpretar e escrever com suas palavras, mencionando apenas o nome do autor e ano. Nesta série de vídeo explicamos melhor como fazer citações: th-cam.com/play/PL-VQG7CpKGggKPEOmuzFwmCsX7gmo4EvP.html Sobre a sua dúvida: Quando usar “e” ou “&” nas citações? O "e" é usado em citações, segundo ABNT. o "&" é usado em citações, segundo a Norma APA
Gostaria de saber o que devo fazer quando pedem pra fazer uma citação, sendo que o texto foi inteiramente criado pela pessoa de acordo com o conhecimento adquirido por ela em algum curso... No caso, todas as informações retiradas de outros locais no caso em questão, foram citadas, em sua maioria de forma indireta.
Faz sentido que, você acompanhe e retire das fontes do curso. Nenhum curso começou do vazio. Por exemplo: Curso de desenvolvimento de jogos. O conteúdo daquele curso teve embasamento em algum lugar. Seja livros sobre desenv. de jogos, artigos científicos, manuais de desenvolvimento, palestras e etcs. Isso são fontes que vc pode citar. Assim como o autor do canal demonstra nesse vídeo, sobre plágio. th-cam.com/video/i33p54xWWNc/w-d-xo.html
Como nos assegura Pacheco (2005) pode se dizer que os índios nordestinos foram os primeiros a serem contatados e escravizados durante o processo de colonização. No que diz respeito a escravidão, essa ocorreu de forma compulsória e camuflada. Neste contexto fica claro que o papel da colonização foi a busca de mão de obra na construção de moradias e outros empreendimentos. Porém o mais preocupante, contudo, é constatar que essa colonização e assimilação dos povos indígenas ocorre nos dias de hoje em função do preconceito, bem como da velha visão evolucionista e da visão romantizada do índio (aquela visão que índio tem que andar nu com o corpo pintado e cocar de pena). Não é exagero afirmar que além do povo negro são os que mais sofrem com a fome e a miséria, em tudo esse processo, ocorreu que esse grupo étnico perderam não só suas terras, mas também toda a liberdade de viver e praticar suas visões de mundo. ficou bom ?
Nossa! muito bom hem! o que seu orientador disse? Uma dica: Faça as frases mais curtas para o parágrafo não ficar muito grande. 8 Linhas estão suficientes, nesse caso você tem umas 11. (no word)
Olá. Sobre citação indireta, como eu cito 3 autores fora e dentro do parêntese? Uso ponto e vírgula ou vírgula e o "e"? Pois o et al é utilizado para 4 ou mais autores, certo? Obrigado.
Olá Matheus! Vou te dar dois exemplos para que compreenda melhor: Até 3 autores: (TYBEL, PASSOS e OLIVEIRA, 2015) Mais de 3 autores: (TYBEL, PASSOS, et al., 2015) Para compreender melhor aconselho que assista ao vídeo - COMO CITAR LIVRO COM UM OU MAIS AUTORES: th-cam.com/video/9NXzacxSkds/w-d-xo.html
@@GuiadaMonografia Muito obrigado pela resposta. Fora dos parênteses, ficaria da mesma forma? Isso serve pra artigos e qualquer outro tipo de referência?
Conforme Tybel, Passos e Oliveira (2019) ou Tybel, Passos, et al. (2019). Não estou em frente ao PC para checar os detalhes disso, mas é por aí. Vá até a norma ABNT e veja os detalhes.
olá, gostaria de saber se no trabalho da facul eu posso colocar tipo assim: Segundo a OMS, (Organização Mundial da Saúde) o consumo consciente é.....e etc. Posso fazer isso? Por gentileza.
Ainda estou com muita dúvida, só estudante de arquitetura e urbanismo, estou começando a fazer o meu tcc, a minha pergunta é o seguinte será que toda citação indireita que eu fazer tenho que aplicar os 5 passos?
Olá Candido! Nós ensinamos com a técnica das cinco palavras para que possa escrever fazendo citações indiretas sem correr o risco de cair em plágio, mas você pode fazer também com as primeiras três, que dará certo.
Eu preciso pular uma linha e fazer um novo parágrafo para realizar a citação indireta e a citação direta ou eu posso fazer na mesma linha do conteúdo anterior?
Eu achei que ele iria apenas adicionar 5 palavras na fala do autor, eu faço isso, adiciono ou troco por sinônimo, mas claro fazendo a citação indireta. Ainda assim é plágio?
A técnica das 5 palavras ajuda o aluno a fazer um parágrafo de embasamento, uma citação indireta. Você também pode fazer com 3 palavras e alternar os autores.
Eu quiz dizer assim, nesse seu texto a formatação dele poderia ter dois parágrafos e a citação no final. Ou é obrigatório fazer o texto com apenas o parágrafo inicial e a citação no final?
Olá Felipe! Essa é a base de consulta unificada do Monografis. Para compreender melhor como ela funciona, assista ao vídeo - Consulta de Livros - Como Encontrar Referencias para o Meu TCC: th-cam.com/video/PG-jkKe-_V4/w-d-xo.html
A adaptação foi em virtude deu achar pouco chamativo o anexo original. A adaptação vai mudar só a ordem ou uma cor, não vai criar algo novo. Eu posso fazer isso ou não é permitido?
Primeiro, parabéns pelo trabalho! Uma dúvida: esta estrutura de parágrafo entraria em que parte da monografia (ex: introdução, referencial teórico, conclusão e etc.)? Outro ponto: seria um modelo a ser seguido para todos os parágrafos do texto ou parte do texto ou se trata de uma técnica que pode ser usada dentre as várias que existem? Obrigada!
1 - Toda citação indireta você pode usar a técnica 2 - Existem várias, essa é só uma delas. Em nosso treinamento ensino outras. São usadas nos parágrafos mesmo.
@@GuiadaMonografia entende... mas e aquela referência que fica no final da página? É preciso? Desculpe o incomodo, é que eu quero fazer tudo certo. Desde já obrigada e parabéns pelos vídeos.
@@GuiadaMonografia Pq no meu trabalho eu coloquei assim: Isso reduz o consumo de água, que segundo a OMS(organização mundial da saúde) o consumo consciente de água é de 112litros ao dia por habitante. Assim está certo? por gentileza me ajude.
Aceite minhas desculpas, não entendi bem sua duvida. Vou sugerir vídeos para você, vê se tira sua duvida: th-cam.com/video/oUjmDhowtRU/w-d-xo.html e th-cam.com/video/4ZWIyv9dJpM/w-d-xo.html
Até eu perceber que você estava falando de marketing, e não de MARTE, foram-se alguns segundos. Só percebi quando a palavra marketing apareceu na tela.
adorei muito o videio e as técnicas para o desenvolvimento da monografia! mas ainda tenho duvidas sobre a forma de citar dois autores que escreveram o mesmo artigo. como posso citar eles? o de livro eu já entendi, agora nao sei se é o mesmo procedimento ou nao! espero nao ficar chato por vc!!!!!!!!
Cliquei no link da descrição sobre os articuladores apareceu foi um arquivo em PDF demostrando como será os articuladores, e não os articuladores em si, fiz minha inscrição, aparece a mensagem espere até 15 minutos eu te respondo por e-mail.
Sobre citação indireta, quero referenciar um trecho de um artigo, só que estou com dúvidas, se pode ou não fazer esse tipo citação. E se pode, como eu faço?
Só algumas instituições permitem citações na introdução. O normal é não ter. Por isso, precisa perguntar ao seu orientador ou verificar as normas da sua instituição.
Já faz 3 anos, mas pelo que entendo, a citação indireta n é muito importante este conceito de linhas. É sim, vc citar o autor e os autores no meio de um parágrafo ou no fim dele.
professor me da uma ajuda, preciso fazer 2 parágrafos sobre ansiedade pre-competição ... me ajuda estou sem saber por onde começar, pois esse passo a passo, não combina com meu tema.
Cara, demorei um pouco a vir aqui no seu canal, para elogia-lo, porque eu estáva estudando com embasamento em suas explicações. E digo uma coisa, meus parabéns! Os professores em meus trabalhos só me elogiaram. Então, o merito é seu. Muito abrigado por suas explicações e por existir pessoas assim como vc. Continue sempre assim. Fique com DEUS, porque sem ele não somos nada.
Valeu, deu certo!
Estou certo que o mérito é seu. Estou feliz por ter vindo aqui compartilhar sua conquista, muito obrigado! Parabéns!
@GuiadaMonografia
Uso essas 5 palavras pra todo parágrafo?
@@GuiadaMonografiacnica pra todo parágrafo?
Essa técnica das 5 palavras é perfeita. Excelente aula.
👍👍👍👍👍
Muito importante a técnica de cinco palavras conectou a idéia central proposta, mantentendo a coerência bem como formou um texto coeso.
Oi, André! Isso mesmo. Vejo que entendeu a lógica do processo muito bem.
Gostei da dica ..
Olá Glória! Que bom que gostou. Gratidão! Seu comentário faz toda a diferença!
Meu problema é começar a escrever rsrsrs. Muito obrigada! :)
Gostei da aula, bora praticar.
Wow, essa é a mentalidade!
Essa é uma dica de ouro
Depois que assisti esse vídeo melhorei muito. E lhe agradeço muito
Olá Flaviano! Que bom que te ajudou. Muito obrigado! Seu comentário também nos ajuda muito!
Excelente aula e Professor, muito obrigado pela orientação e direção academica professor, nesse curto vídeo didático, busquei aceitar e fazer a sua técnica pedagógica e acadêmica se tornar realidade ao transformar citação direta em citação indireta, utilizando as divisões de início, desenvolvimento e conclusão, com a criação e execução da definição, papel, objetivo, importância e conclusão, escrito com as minhas próprias palavras, mais obedecendo o contexto acadêmico e científico encontradas no texto citativo original e com a técnica consequi transformar a citação direta em citação indireta.
Deus te abençoe e te capacite mais e mais .Você é de excelência. Parabéns! Obrigada.
Muito boa a gente quebra a cabeça e não sai nada, com essa técnica facilita demais.
Verdade. Posta um parágrafo usando a técnica pra gente v
Toda vez que vou fazer alguma atividade recorro aos seus vídeos. Você é 10!
Olá, Rosiane! Você é uma aluna assídua! Muito obrigado! Bons estudos!
Boa Noite, professor.
Valeu pelas dica das 5 palavras.
Estou seguindo os vídeos estou entendendo mais
Melhor explicação , sem rodeios !!!
Gostei da técnica, sem dúvidas irá ajudar bastante. Show
Muito obrigado!
Citação Indireta - Técnica Das 5 Palavras
bit.ly/citacao-tecnica-5-palavras
Eu quando faço citação indireta, eu costumo fazer o resumo acadêmico de idéias, conceitos e ações científicas encontradas na citação direta, parafraseando a frase ou oração da citação, sem inventar algo que foge do contexto principal da citação.
Sim, é o caminho. Não deve mesmo colocar algo que não está no contexto.
Parabéns pela tecnica! Excelente!
meu caro top 10, suas explicações são muito didática, fácil de assimilar, muito útil mesmo. parabéns!!
Muito obrigado! Gratidão motiva!
Pra mim foi uma grande LUZ!😄
Explicação maravilhosa!!! Parabéns!!
Ray, eu sou um aprendiz, mas o pouco que sei ficou ótimo o seu texto.
MUITO BOM! a cada dia fica mais fácil fazer citações . Eu tenho que fazer uma basicamente com estas referencia . Obrigado.
Obrigada professor! Gostei demais da técnica. Melhor forma para fazer citações indiretas.
Adorei ! estou aprendendo muito
obrigado
Assisti também!
Parabéns pelo video, meu tcc deu 5 de plágio terei que usar essas técnicas e estou c pouco tempo, obrigada por nos passar seu conhecimento 🙌🏻
Aula maravilhosa,tive bom proveito,muito obrigado
EU AMEI MUITO PROF, QUERIA TE DA UM ABRAÇO
Um comentário é um abraço!
@@GuiadaMonografia prof da pra fazer essa técnica com texto todo? Não sei se já falou mais dela aqui no canal, achei esse vídeo por acaso e indiquei para as minhas amigas, eu nunca senti tanta angústia fazendo um tcc. Obrigado por disponibilizar vídeos tão bons que Deus o abençoe
Muito bom!
Oi boa noite, seus vídeos estão me ajudando muito no meu TCC, se pudesse dar mais exemplos como esse auxilia muito. Obrigado.
Parabéns!!!!!!!!!!!!
Obrigada
Deu pra desenvolver mais um pouco meu TCC
Parabéns!
Excelente explicação e modelo
Dica Peeeeerfeeeita, simplesmente fascinada
Muito obrigado Acheles, em qual etapa do TCC você está?
Referencial Teórico, produzindo o capítulo 2 de 4.
facilitou bastante,,,muito bom.
Gostei da técnica, nunca ninguém me ensinou dessa forma.
kkkk É exclusividade do Guia da Monografia! que bom que gostou!
Técnica interessante!
Muito obrigado por seu comentário, isso ajuda muito!
Douglas.. Eu só tenho a lhe agradecer.. sério..
estou muito feliz em fazer parte do guia da monografia...
sempre indico aos meus amigos e alguns já fazem parte desta família!
sucesso!
Pode se sentir assim, com certeza! aqui todos que ajudam comentando, compartilhando fazem parte dessa família que apoia a educação.
Realmente muito bom, mais do que técnicas do Tcc (metodologias), está ensinando a redigir. É o sonho de todo formando. Parabéns!!!
Muito obrigado, você é bem vinda!
Parabéns, o sr, é ótimo!
conteúdo extremamente relevante, parabéns
Nossa! Muito bom o vídeo , estava tendo dificuldades no referencial teórico , mas esta dica facilitou muito.
Muito obrigado! posta aí um parágrafo que você usou a técnica.
Shoooow! Esse sujeito é de Deus!
wow! que bom q ajudou! muito obrigado!
Olá muito bom falta em mim só colocar em prática.ok. seu aluno Eliabe Alves.
Cara, bom método, acontece que só com as 5 palavras já foram 4 linhas do parágrafo, ou seja, metade das 8 "permitidas" nesse caso eu teria mais 4 linhas para discorrer sobre mais 5 aspectos, inviável pra área de direito por exemplo onde os conceitos muitas vezes são extensos, e outra... Tenho que ter no mínimo três citações por seção, se eu fizer isso mais de três vezes ficará uma coisa repetitiva demais, pra você fazer uma citação tudo bem, agora usar isso como base pra um artigo científico por exemplo é inviável, forte abraço e obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento !
Maravilhosa
MARAVILHOSO!!!!!! Adorei essa dica!!
Obrigado. Seu comentário é importante! fico feliz em saber que gostou
Parabéns! me ajudou bastante.
Que ótimo Leandro, ficamos felizes por isso, compartilhe e ajude seus amigos também.
No trabalho acadêmico, quando citamos indiretamente um artigo em inglês, o correto é: "(JOHN & MARY, 2000, p.312)".
Quando o artigo é em português, o correto é usar o "&" ou o "e", por exemplo: "(JOÃO e MARIA, 2000, p.312)?
Pergunto porque cito artigos das duas línguas e fico nessa dúvida, se nos artigos de português devo por "e" e nos de inglês devo por "&".
Olá! Primeiramente é importante mencionar que na citação indireta você vai ler, interpretar e escrever com suas palavras, mencionando apenas o nome do autor e ano.
Nesta série de vídeo explicamos melhor como fazer citações: th-cam.com/play/PL-VQG7CpKGggKPEOmuzFwmCsX7gmo4EvP.html
Sobre a sua dúvida:
Quando usar “e” ou “&” nas citações?
O "e" é usado em citações, segundo ABNT.
o "&" é usado em citações, segundo a Norma APA
@@GuiadaMonografiamuito obrigado! Seus vídeos são muito bons.
👍✨
Caramba, excelente, muito bom mesmo, me ajudou muito! Thanks
Só praticar!!! 10!!!
Olá Moab, isso mesmo, com a prática fica tudo mais fácil. Você já fez o seu referencial teórico?
Parabéns! Excelente trabalho! Me ajudou muito, rs.
Agradeço muito o seu comentário, você é bem vinda. Em qual etapa do TCC você está?
Guia da Monografia obrigada! Estou iniciando meu capítulo 1.
Muito bom professor, colocarei em prática!!!
Posta aqui pra eu v
Excelente...
Seu comentário é de muita valia aqui em nosso canal, em qual etapa do TCC você está?
Estou iniciando o primeiro capitulo.
então está na série certa! continua!
Mt bom, Douglas!!!
Eu agradeço por deixar sua impressão do material. Bons estudos!
ótimas dicas
Que bom que tenha gostado, preparamos tudo com muito carinho, seu comentário é muito importante para nós.
olá tô com dificuldades de amarrar meu texto
Salvou minha nota ❤️❤️❤️😍
Gostaria de saber o que devo fazer quando pedem pra fazer uma citação, sendo que o texto foi inteiramente criado pela pessoa de acordo com o conhecimento adquirido por ela em algum curso... No caso, todas as informações retiradas de outros locais no caso em questão, foram citadas, em sua maioria de forma indireta.
Faz sentido que, você acompanhe e retire das fontes do curso. Nenhum curso começou do vazio.
Por exemplo: Curso de desenvolvimento de jogos.
O conteúdo daquele curso teve embasamento em algum lugar. Seja livros sobre desenv. de jogos, artigos científicos, manuais de desenvolvimento, palestras e etcs. Isso são fontes que vc pode citar. Assim como o autor do canal demonstra nesse vídeo, sobre plágio. th-cam.com/video/i33p54xWWNc/w-d-xo.html
Como nos assegura Pacheco (2005) pode se dizer que os índios nordestinos foram os primeiros a serem contatados e escravizados durante o processo de colonização. No que diz respeito a escravidão, essa ocorreu de forma compulsória e camuflada. Neste contexto fica claro que o papel da colonização foi a busca de mão de obra na construção de moradias e outros empreendimentos. Porém o mais preocupante, contudo, é constatar que essa colonização e assimilação dos povos indígenas ocorre nos dias de hoje em função do preconceito, bem como da velha visão evolucionista e da visão romantizada do índio (aquela visão que índio tem que andar nu com o corpo pintado e cocar de pena). Não é exagero afirmar que além do povo negro são os que mais sofrem com a fome e a miséria, em tudo esse processo, ocorreu que esse grupo étnico perderam não só suas terras, mas também toda a liberdade de viver e praticar suas visões de mundo.
ficou bom ?
Nossa! muito bom hem! o que seu orientador disse?
Uma dica: Faça as frases mais curtas para o parágrafo não ficar muito grande.
8 Linhas estão suficientes, nesse caso você tem umas 11. (no word)
Ótimos exemplos vou spresentardia26 de novembrob2021.
Olá Marilene! Boa sorte! Esta série de vídeos irá ajudar você na apresentação: th-cam.com/play/PL-VQG7CpKGggldteNTTZlmXkVDxL4_Bwt.html
Olá. Sobre citação indireta, como eu cito 3 autores fora e dentro do parêntese? Uso ponto e vírgula ou vírgula e o "e"? Pois o et al é utilizado para 4 ou mais autores, certo? Obrigado.
Olá Matheus! Vou te dar dois exemplos para que compreenda melhor:
Até 3 autores: (TYBEL, PASSOS e OLIVEIRA, 2015)
Mais de 3 autores: (TYBEL, PASSOS, et al., 2015)
Para compreender melhor aconselho que assista ao vídeo - COMO CITAR LIVRO COM UM OU MAIS AUTORES: th-cam.com/video/9NXzacxSkds/w-d-xo.html
@@GuiadaMonografia Muito obrigado pela resposta. Fora dos parênteses, ficaria da mesma forma? Isso serve pra artigos e qualquer outro tipo de referência?
Conforme Tybel, Passos e Oliveira (2019) ou Tybel, Passos, et al. (2019). Não estou em frente ao PC para checar os detalhes disso, mas é por aí. Vá até a norma ABNT e veja os detalhes.
@@GuiadaMonografia Obrigado!
olá, gostaria de saber se no trabalho da facul eu posso colocar tipo assim: Segundo a OMS, (Organização Mundial da Saúde) o consumo consciente é.....e etc. Posso fazer isso? Por gentileza.
Ótimo!!
Ainda estou com muita dúvida, só estudante de arquitetura e urbanismo, estou começando a fazer o meu tcc, a minha pergunta é o seguinte será que toda citação indireita que eu fazer tenho que aplicar os 5 passos?
Olá Candido! Nós ensinamos com a técnica das cinco palavras para que possa escrever fazendo citações indiretas sem correr o risco de cair em plágio, mas você pode fazer também com as primeiras três, que dará certo.
@@GuiadaMonografia muito obrigado, pela explicação.
Pratica e útil , explicado sem complicações.
Olá Francisca, agradeço seu comentário, obrigado pelo feedback, compartilhe com seus amigos.
Tem um número máximo de linhas na citação indireta?
Olá Brena! Recomenda-se que tenha no máximo 8 linhas, conforme explicamos neste outro vídeo: th-cam.com/video/q4I8f8ftFs8/w-d-xo.html
Eu preciso pular uma linha e fazer um novo parágrafo para realizar a citação indireta e a citação direta ou eu posso fazer na mesma linha do conteúdo anterior?
Olá! Aceite minhas desculpas, mas não compreendi muito bem o contexto que se refere. Poderia explicar melhor?
Eu achei que ele iria apenas adicionar 5 palavras na fala do autor, eu faço isso, adiciono ou troco por sinônimo, mas claro fazendo a citação indireta. Ainda assim é plágio?
assista o vídeo dele '' Posso citar trocando texto por sinônimos". Boa sorte!
Faço muito isso
Nesse texto final, poderia ter dois parágrafos? ou cada parágrafo deve ter uma referência diferente?
A técnica das 5 palavras ajuda o aluno a fazer um parágrafo de embasamento, uma citação indireta. Você também pode fazer com 3 palavras e alternar os autores.
Eu quiz dizer assim, nesse seu texto a formatação dele poderia ter dois parágrafos e a citação no final. Ou é obrigatório fazer o texto com apenas o parágrafo inicial e a citação no final?
Olá! Posso desenvolver meu TCC baseado em pesquisas feitas por mim através da internet? E representá-las através de gráficos?
Muito obrigada pelas dicas, professor. Acabei de conhecer o seu canal e as aulas são ótimas. Parabéns! 📚😎👌👏
qual o nome desse site de pesquisa?
Olá Felipe! Essa é a base de consulta unificada do Monografis. Para compreender melhor como ela funciona, assista ao vídeo - Consulta de Livros - Como Encontrar Referencias para o Meu TCC: th-cam.com/video/PG-jkKe-_V4/w-d-xo.html
A adaptação foi em virtude deu achar pouco chamativo o anexo original. A adaptação vai mudar só a ordem ou uma cor, não vai criar algo novo. Eu posso fazer isso ou não é permitido?
Muitos bom!
Em todas citações indiretas, pode usar essas 5 palavras?
Olá! Tenho uma dúvida: no campo anexo que fica em geral no final do TCC juntamente com os apêndices, eu posso fazer uma adaptação nesse anexo?
Tem varias citacoes em um trabalho acadêmico, entao vou usar essas msm palavras para todas as citações?
Olá Lourival! Você pode utilizar outras palavras. Veja como no link: guiadamonografia.com.br/como-usar-articuladores-do-ministerio-da-educacao/
Primeiro, parabéns pelo trabalho!
Uma dúvida: esta estrutura de parágrafo entraria em que parte da monografia (ex: introdução, referencial teórico, conclusão e etc.)?
Outro ponto: seria um modelo a ser seguido para todos os parágrafos do texto ou parte do texto ou se trata de uma técnica que pode ser usada dentre as várias que existem?
Obrigada!
1 - Toda citação indireta você pode usar a técnica
2 - Existem várias, essa é só uma delas. Em nosso treinamento ensino outras. São usadas nos parágrafos mesmo.
Guia da Monografia Guia da Monografia sempre usamos as mesmas palavras do início? Ex. Pode-se dizer... neste contexto...
Não, existem muitos outros articuladores como esse aí.
Essa técnica serve para pedagogia?
Olá Zenilda! Sim, pode. É uma técnica para escrita científica, por isso pode ser utilizada em qualquer área.
ah outra coisa, se eu fiz um trabalho, ai estudei primeiro e escreve com minhas próprias palavras, é necessário referenciar? por gentileza.
Boa noite, Nanaalves! Sim, precisa referenciar. No seu caso, fará uma citação indireta, conforme ensinamos no vídeo.
@@GuiadaMonografia entende... mas e aquela referência que fica no final da página? É preciso? Desculpe o incomodo, é que eu quero fazer tudo certo. Desde já obrigada e parabéns pelos vídeos.
@@GuiadaMonografia Pq no meu trabalho eu coloquei assim: Isso reduz o consumo de água, que segundo a OMS(organização mundial da saúde) o consumo consciente de água é de 112litros ao dia por habitante. Assim está certo? por gentileza me ajude.
Por onde posso começar colocando a citação? Na justificativa ou começando pelo referencial? Algum vídeo ensinando a colocar citação no rodapé?
Aceite minhas desculpas, não entendi bem sua duvida. Vou sugerir vídeos para você, vê se tira sua duvida: th-cam.com/video/oUjmDhowtRU/w-d-xo.html e th-cam.com/video/4ZWIyv9dJpM/w-d-xo.html
Gostaria de entrar no grupo de whatsapp.
Já é aluno do monografis? Se sim, entre em contato com nosso suporte - chat ou e-mail (link na descrição do vídeo), que iremos te ajudar.
Beijo pro Davi ou David.
gosto desse Kara
acho que to gostando de vc tb.
Até eu perceber que você estava falando de marketing, e não de MARTE, foram-se alguns segundos. Só percebi quando a palavra marketing apareceu na tela.
adorei muito o videio e as técnicas para o desenvolvimento da monografia! mas ainda tenho duvidas sobre a forma de citar dois autores que escreveram o mesmo artigo. como posso citar eles? o de livro eu já entendi, agora nao sei se é o mesmo procedimento ou nao!
espero nao ficar chato por vc!!!!!!!!
Da uma olhada no canal na série de 30 vídeos sobre citação que tem lá.
Cliquei no link da descrição sobre os articuladores apareceu foi um arquivo em PDF demostrando como será os articuladores, e não os articuladores em si, fiz minha inscrição, aparece a mensagem espere até 15 minutos eu te respondo por e-mail.
Bom dia professor Douglas, xará,você falou que havia explicado essa técnica em outro vídeo anteriormente, desejo saber o título desse outro vídeo.
Busque método TSAC
Conceito positivo negativo
Eu cito o autor do livro e em seguida dou o meu parecer sobre o que ele diz, é isso ?
Existe isso também, mas nessa técnica você diz com suas palavras o que o autor quis dizer trazendo uma visão sua e contemporânea.
Sobre citação indireta, quero referenciar um trecho de um artigo, só que estou com dúvidas, se pode ou não fazer esse tipo citação. E se pode, como eu faço?
Temos vídeos sobre citações no canal, da uma olhada.
Que site é este em que você busca livros?
google livros
Citação indireta entra no fim do artigo, referenciando, livro, autor e etc?
Posso fazer citações no meio da introdução ou não? Se posso como fazer?
Só algumas instituições permitem citações na introdução. O normal é não ter. Por isso, precisa perguntar ao seu orientador ou verificar as normas da sua instituição.
A citação indireta tem que ter quantas linhas ? Pois neste texto que vc citou ficou bem extensa.
Já faz 3 anos, mas pelo que entendo, a citação indireta n é muito importante este conceito de linhas. É sim, vc citar o autor e os autores no meio de um parágrafo ou no fim dele.
Ola, aonde encontro esse articulador?
professor me da uma ajuda, preciso fazer 2 parágrafos sobre ansiedade pre-competição ... me ajuda estou sem saber por onde começar, pois esse passo a passo, não combina com meu tema.
Acesse semanadotcc.com.br
Boa tarde como faço para adquirir esse articulador?
Primeiro link da descrição do vídeo.