Agradeço por novamente nos brindar com esse conteúdo maravilhoso, feito com tanto esmero. Que você siga interessado em compartilhar e divulgar conhecimento dessa tão nobre bebida! Abraços.
Obrigado, meu amigo. Grato pelo valeu de mais. è um incentivo grande para prosseguir. Já estou pensando no próximo vídeo. Como faço tudo sozinho, levo 24 horas efetivas para fazer o roteiro, gravação, edição, capa, upload e descrição para o TH-cam. Saúde e um forte abraço.
Excelente vídeo Maurício. Tive oportunidade de degustar um Cabernet Franc produzido em Minas Gerais pela Vinícola Luiz Porto. Estou aprendendo sobre vinhos, inclusive assistindo seus vídeos, que muito tem me orientado. Embora o vinho que provei seja um vinho de entrada, posso dizer que gostei e me pareceu um vinho mais fresco.Valeu a experiência...
Obrigado, José Wilmar pelo seu feedback. É importante saber que estou ajudando. Parabéns por conseguir identificar o estilo de Cabernet Franc que vc provou.
Parabéns, Caríssimo Confrade Maurício! (Colegas de WSET e ligeiramente na GC). Foi prazeroso achar seu canal, especialmente começando minha viagem por esta ótima aula de CF. Já ganhou novo seguidor! Forte abraço.
Meu caro Rogério Cardoso, a alegria é toda minha em reencontrá-lo. Quanto ao Cabernet Franc, o Philosophia da Góes foi uma sugestão sua o ano passado na Grand Cru. Consegui concluir em 2022 o FWS - French Wine Scholar na Enocultura. Estou aberto a sugestões e críticas. Aguardo a sua avaliação técnica e sincera dos vídeos. Saúde e um forte abraço.
Como sempre uma grande aula. Só um grande fã da uva cabernet franc. Aprendi muita coisa nova sobre esta uva com vc. Tenho ainda algumas garras do Gran Enemigo Cabernet Franc, safra 2016. Parabéns por seu excelente trabalho. Um grande abs do seu amigo Claudio Katz
Meu caro amigo Claudio Katz é uma grande satisfação receber a sua visita no canal. Obrigado pela sua avaliação. Você tem bom gosto. Também sou apreciador de Cabernet Franc. O próximo vídeo será um review sobre o Lote 43. Saúde e um forte abraço.
Obrigado pela sua avaliação, Igor. Realmente a Valmarino tem um bom Cabernet Franc. Lembrando que a Valmarino integra o grupo de 4 vinícolas que compõem a D. O. Altos de Pinto Bandeira, exclusiva para Espumantes.
Eu já experimentei o La Mascota Cabernet Franc, de Mendoza. Eu achei ele pouco ácido, com taninos muito suaves, com sabor de frutas muito maduras. Para meu paladar ficou próximo de ser enjoativo, mas graças ao pouco de acidez presente, consegui tomar uma taça após a outra. O interessante que testei na sobremesa com uma geleia de jabuticaba, e ele aceitou o doce. Realmente é uma uva de pouca acidez, neste caso do terroir de Mendoza foi o que pude sentir.
Apenas uma curiosidade: o AWA - Argentina Wine Awards, em 2015, com um juri 100% feminino, elegeu este vinho como o melhor da Argentina. O Cabernet Franc do Vale do Loire tem uma deliciosa acidez...
Obrigado pelo feedback. Estou.à sua disposição na escolha dos seus vinhos. O cupom MAURICIO-EVINO vale para qualquer compra, por tempo limitado. Saúde e um forte abraço
Experimentei o Chac Chac. Achei um bom cabernet franc de entrada, para o dia a dia, frutado, não senti madeira. Paguei 36 reais, pelo preço, acho que valeu.
Também aprecio a linha Saint Felicien, que foi lançada da década de 60 e só recentemente chegou ao Brasil pela Mistral, que tem exclusividade nos vinhos da Catena.
Obrigado Fernando Gasperin pela visita ao canal e por compartilhar a sua preferência. Você já viu o vídeo sobre o Single vineyards Miolo? Segue o link...: th-cam.com/video/dQyICqe-mic/w-d-xo.html
Obrigado por compartilhar, João Valério. São dois ótimos produtores. Depois de provar casa um, deixe aqui a sua experiência. Vc já viu o vídeo sobre o Vinho brasileiro (Cabernet Franc) mais antigo? Segue o link: th-cam.com/video/0L5YIVyel2s/w-d-xo.html
O que eu ouvi que a Cabernet Franc provavelmente vai ser a segunda uva da Argentina. Em breve vou para a Argentina na divisa com Paraná e Santa Catarina - Barracão/PR. Vou tentar encontrar esse vinho recomendado e vou tentar provar um da vinicola Mosquita Muerta que é so Cabernet Franc
Primeiramente muito obrigado pelo conhecimento partilhado. Conheci essa casta pelo Miolo Single Vineyard Cabernet Franc 2020. Fiquei apaixonado por esse vinho. Tomei também o 2021, mas já achei inferior, até pelo volume alcoólico que é inferior, deixando de ser nobre para ser fino.
Meu caro, "Palavra do Senhor" é uma satisfação receber a sua visita e comentário. A diferença entre as duas safras é ocorre porque 2020 foi a sagra das safras, com ótimo período de maturação e ausência de chuva próximo a vindima. A de 2021 foi boa, mas inferior. Daí o menor teor alcoólico. Para produzir 1% de alcóol é necessário 50 gramas de açúcar por litro de suco de uva.
Que bom que o cupom foi aplicado, meu caro Cello. Quando provar o vinho, caso seja Cabernet Franc, registre aqui a sua experiência. Saúde e um forte abraço.
Tenho dois Gran Enemigo: um Galtallary e outro Agrelo, acho que ambos são de 2017. Vou esperar mais um pouco para saboreá-los, mas antes tenho que adquirir outros para sempre ter no meu estoque.
Se estou correto na avaliação que fiz no vídeo, quanto ao estilo mais próximo à Chinon, o prazo de três anos é aceitável. Pode ser guardado por mais tempo, mais tende a perder o frescor e a intensidade da fruta ante o surgimento de notas terciárias. Tudo depende da sua preferência. Mas, arrisco a dizer que o vinho foi pensado para alcançar seu ápice em, até, 8 anos. Caso vc encontre alguma informação diferente, avise... não sou dono da verdade. Mas, apenas, um Apaixonado por Vinhos.
Corrigi o texto da última resposta para "se estou correto" É uma estimativa. Da forma como estava , digitada incorretamente, passava a falsa impressão de uma afirmação: "Sr estou..." Desculpe...
Maurício, boa noite. Parabéns! Como sempre seus vídeos são muito úteis. Tenho uma dúvida; tirei uma dose de um malbec, argentino, com meu coravin, como de costume. Depois de alguns dias percebi que esta garrafa, (estava na adega climatizada, na posição horizontal), estava pingando. É normal? É defeito da rolha? Ou o que pode ter acontecido. Desde já muito obrigado. Abcs
Obrigado pela sua avaliação do canal. Geralmente isso acontece com vinhos mais simples, vedados com rolha sintética, as quais não se reconstituem depois de serem perfuradas. Qual era o Malbec?
Obrigado pela visita ao canal e comentário. Trata-se de um vinho de entrada muito bem feito, com passagem por carvalho. Também pode ser encontrado no site da Wine.
Descobri seu canal recentemente. Parabéns pelo trabalho, uma verdadeira aula sobre Cabernet Franc. Comprei um El (não Gran) Enemigo Cabernet Franc 2018. Quando tempo você sugere guardar?
É uma satisfação, Diomar, receber a sua congratulação. Creio que até 2023/2024 ele estará no auge, embora possa ser guardado por mais tempo, 10 ou mais anos depois da safra, mas tende a evoluir com o surgimento de notas terciárias e o declínio da fruta... Penso que ele foi pensado para ser bebido já. Estou à sua disposição e convido-o para Inscreva-se no canal.
A Evino tem este que é barato, na faixa de R$ 60,00 e você ainda pode ganhar 5% de desconto com o Cupom: MAURICIO-EVINO segue o link tidd.ly/3Y1Bwrt Também tem outro, um pouco melhor na Amazon, na faixa de R$ 116,00 amzn.to/3HeV3hr
Tenho um vinho produzido no Chile com 85% Cabernet Franc e 15% Cabernet Sauvignon. Ele passou 3 meses em carvalho francês e americano. Teor alcoólico de 13%. Pretendo degustar em breve. O que posso esperar desse vinho Maurício? Forte abraço.
Felipe, eu já havia respondido... mas, não sei para onde foi a resposta. Então, vamos lá!. Tarefa difícil! Considerando que o teor alcoolico não é alto, inferior a 14%; a curta passagem por carvalho, somente três meses, e pelo fato de ser cortado com Cabernet Sauvignon, da mesma forma que em Chinon (aqui é só 10%), arisco em dizer seu vinho deve ser aproximar de um Chinon: frutado e com boa acidez. Assim, quando você provar, registre aqui a sua experiencia. Estou curioso.
@@apaixonadoporvinhos Olá Maurício, ontem abri a garrafa de vinho que havia mencionado. Sou muito iniciante no mundo dos vinhos, então irei mencionar com base no que pude absorver dos seus vídeos. Achei um vinho leve, com pouca acidez e taninos bem elegantes. Comparando com um Tempranillo da Espanha que bebi na semana passada eu gostei mais desse. O Tempranillo eu senti muito mais os taninos e parece que teve mais acidez também. Abraço
Fantástico, Felipe. É muito importante fazer comparações entre vinhos, inclusive anotar a sua percepção, sem se preocupar com a técnica. O importante é registrar a experiência. Saúde e um forte abraço
Agradeço por novamente nos brindar com esse conteúdo maravilhoso, feito com tanto esmero. Que você siga interessado em compartilhar e divulgar conhecimento dessa tão nobre bebida! Abraços.
Obrigado, meu amigo. Grato pelo valeu de mais. è um incentivo grande para prosseguir. Já estou pensando no próximo vídeo. Como faço tudo sozinho, levo 24 horas efetivas para fazer o roteiro, gravação, edição, capa, upload e descrição para o TH-cam. Saúde e um forte abraço.
Excelente esse episódio: completo, detalhado, com história, com elegância e um pragmatismo igualmente necessário.
Obrigado meu caro Antônio Sérgio Silveira por mais esta visita ao canal e pelo gentil comentário. Saúde e um forte abraço.
Excelente vídeo Maurício. Tive oportunidade de degustar um Cabernet Franc produzido em Minas Gerais pela Vinícola Luiz Porto. Estou aprendendo sobre vinhos, inclusive assistindo seus vídeos, que muito tem me orientado. Embora o vinho que provei seja um vinho de entrada, posso dizer que gostei e me pareceu um vinho mais fresco.Valeu a experiência...
Obrigado, José Wilmar pelo seu feedback. É importante saber que estou ajudando. Parabéns por conseguir identificar o estilo de Cabernet Franc que vc provou.
Excelente vídeo!
Parabéns.
Grande Abraço. DG Tudo
Meu caro DG Tudo, caso não localize algum tema no canal, avise que ajudo a garimpar...
Parabéns, Caríssimo Confrade Maurício!
(Colegas de WSET e ligeiramente na GC). Foi prazeroso achar seu canal, especialmente começando minha viagem por esta ótima aula de CF. Já ganhou novo seguidor! Forte abraço.
Meu caro Rogério Cardoso, a alegria é toda minha em reencontrá-lo. Quanto ao Cabernet Franc, o Philosophia da Góes foi uma sugestão sua o ano passado na Grand Cru. Consegui concluir em 2022 o FWS - French Wine Scholar na Enocultura. Estou aberto a sugestões e críticas. Aguardo a sua avaliação técnica e sincera dos vídeos. Saúde e um forte abraço.
Como sempre uma grande aula. Só um grande fã da uva cabernet franc. Aprendi muita coisa nova sobre esta uva com vc. Tenho ainda algumas garras do Gran Enemigo Cabernet Franc, safra 2016. Parabéns por seu excelente trabalho. Um grande abs do seu amigo Claudio Katz
Meu caro amigo Claudio Katz é uma grande satisfação receber a sua visita no canal. Obrigado pela sua avaliação. Você tem bom gosto. Também sou apreciador de Cabernet Franc. O próximo vídeo será um review sobre o Lote 43. Saúde e um forte abraço.
Parabéns pelo conteúdo Maurício. Um bom exemplar de Cabernet Franc produzido no Brasil são os da Vinícola Valmarino.
Obrigado pela sua avaliação, Igor. Realmente a Valmarino tem um bom Cabernet Franc. Lembrando que a Valmarino integra o grupo de 4 vinícolas que compõem a D. O. Altos de Pinto Bandeira, exclusiva para Espumantes.
Eu já experimentei o La Mascota Cabernet Franc, de Mendoza. Eu achei ele pouco ácido, com taninos muito suaves, com sabor de frutas muito maduras. Para meu paladar ficou próximo de ser enjoativo, mas graças ao pouco de acidez presente, consegui tomar uma taça após a outra. O interessante que testei na sobremesa com uma geleia de jabuticaba, e ele aceitou o doce. Realmente é uma uva de pouca acidez, neste caso do terroir de Mendoza foi o que pude sentir.
Apenas uma curiosidade: o AWA - Argentina Wine Awards, em 2015, com um juri 100% feminino, elegeu este vinho como o melhor da Argentina. O Cabernet Franc do Vale do Loire tem uma deliciosa acidez...
Depois desta aula vou procurar!
Saúde a Todos!
🍷🍷
Obrigado pelo feedback. Estou.à sua disposição na escolha dos seus vinhos. O cupom MAURICIO-EVINO vale para qualquer compra, por tempo limitado. Saúde e um forte abraço
Experimentei o Chac Chac. Achei um bom cabernet franc de entrada, para o dia a dia, frutado, não senti madeira. Paguei 36 reais, pelo preço, acho que valeu.
Obrigado, Nelson BR por compartilhar a sua experiência. A CF tem se adaptado muito bem na Argentina. Saúde e um forte abraço.
Super aula professor.
Sua avaliação é importante para mim, Murilo. Sempre à sua disposição.
Cabernet franc fração única da Casa Perini, gostei bastante.
É um bom vinho. Saúde e um forte abraço Custódio
Parabéns pelo conteúdo Mauricio! Um exemplar da Cabernet Franc que gosto muito é o argentino Saint Felicien, vinho excelente! 🍷
Também aprecio a linha Saint Felicien, que foi lançada da década de 60 e só recentemente chegou ao Brasil pela Mistral, que tem exclusividade nos vinhos da Catena.
Já tomei um Cabernet Franc da Miolo, um Vineyerad, adorei.
Sim! A linha Single Vineyards da Miolo é de ótima relação qualidade preço. Saúde e um forte abraço
Grato pelas explicações, excelente vídeo, um abraço.
Meu caro Eduardo. Gratidão pela sua visita canal e avaliação do vídeo.
Miolo Single Vineyards 2020 da campanha gaúcha. Vinho excelente e com ótimo preço
Obrigado Fernando Gasperin pela visita ao canal e por compartilhar a sua preferência. Você já viu o vídeo sobre o Single vineyards Miolo? Segue o link...: th-cam.com/video/dQyICqe-mic/w-d-xo.html
Os melhores varietais de Cabernet Franc que tomei até hoje foram um Angelica Zapata CF e o Gran Enemigo.
Obrigado Edmundo por compartilhar a sua ótima experiência.
Dois cabernet Franc. do Sul que tenho em minha Adega. Acho que separo mais ou menos. Dal Pizzol sem barrica e Bebber barricado.
Obrigado por compartilhar, João Valério. São dois ótimos produtores. Depois de provar casa um, deixe aqui a sua experiência. Vc já viu o vídeo sobre o Vinho brasileiro (Cabernet Franc) mais antigo?
Segue o link: th-cam.com/video/0L5YIVyel2s/w-d-xo.html
O que eu ouvi que a Cabernet Franc provavelmente vai ser a segunda uva da Argentina. Em breve vou para a Argentina na divisa com Paraná e Santa Catarina - Barracão/PR. Vou tentar encontrar esse vinho recomendado e vou tentar provar um da vinicola Mosquita Muerta que é so Cabernet Franc
Sim, Cabernet Franc é a bola da vez na Argentina. Mas a Malbec segue campeã.
Primeiramente muito obrigado pelo conhecimento partilhado. Conheci essa casta pelo Miolo Single Vineyard Cabernet Franc 2020. Fiquei apaixonado por esse vinho. Tomei também o 2021, mas já achei inferior, até pelo volume alcoólico que é inferior, deixando de ser nobre para ser fino.
Meu caro, "Palavra do Senhor" é uma satisfação receber a sua visita e comentário. A diferença entre as duas safras é ocorre porque 2020 foi a sagra das safras, com ótimo período de maturação e ausência de chuva próximo a vindima. A de 2021 foi boa, mas inferior. Daí o menor teor alcoólico. Para produzir 1% de alcóol é necessário 50 gramas de açúcar por litro de suco de uva.
Professor, ótimo video….obrigado e já utilizei seu cupom, deu muito certo! Grande Abraço!!
Que bom que o cupom foi aplicado, meu caro Cello. Quando provar o vinho, caso seja Cabernet Franc, registre aqui a sua experiência. Saúde e um forte abraço.
Tenho dois Gran Enemigo: um Galtallary e outro Agrelo, acho que ambos são de 2017. Vou esperar mais um pouco para saboreá-los, mas antes tenho que adquirir outros para sempre ter no meu estoque.
Parabéns, meu caro Julian Barroso pelos bons rótulos. Quanto tempo vc pensa em guardar?
@@apaixonadoporvinhos de dois a três anos, mas eles podem ser guardados por mais anos não é mesmo?
Se estou correto na avaliação que fiz no vídeo, quanto ao estilo mais próximo à Chinon, o prazo de três anos é aceitável. Pode ser guardado por mais tempo, mais tende a perder o frescor e a intensidade da fruta ante o surgimento de notas terciárias. Tudo depende da sua preferência. Mas, arrisco a dizer que o vinho foi pensado para alcançar seu ápice em, até, 8 anos. Caso vc encontre alguma informação diferente, avise... não sou dono da verdade. Mas, apenas, um Apaixonado por Vinhos.
Corrigi o texto da última resposta para "se estou correto" É uma estimativa. Da forma como estava , digitada incorretamente, passava a falsa impressão de uma afirmação: "Sr estou..." Desculpe...
Maurício, boa noite. Parabéns! Como sempre seus vídeos são muito úteis. Tenho uma dúvida; tirei uma dose de um malbec, argentino, com meu coravin, como de costume. Depois de alguns dias percebi que esta garrafa, (estava na adega climatizada, na posição horizontal), estava pingando. É normal? É defeito da rolha? Ou o que pode ter acontecido. Desde já muito obrigado. Abcs
Obrigado pela sua avaliação do canal. Geralmente isso acontece com vinhos mais simples, vedados com rolha sintética, as quais não se reconstituem depois de serem perfuradas. Qual era o Malbec?
conheço o vinho cabernet franc argentino chamado Chac Chac. É bem acessível, mas não tenho condições de avaliá-lo. Tem no site do Sams Club.
Obrigado pela visita ao canal e comentário. Trata-se de um vinho de entrada muito bem feito, com passagem por carvalho. Também pode ser encontrado no site da Wine.
Valeu!
Obrigado, meu caro Wilker Alves pelo seu Valeu. Vai ajudar na produção dos vídeos futuros. Continuo à sua disposição.
Muito obrigado pelos ensinamentos, continuo por aqui aprendendo !! 🙌🏽
Eu também, estou em curso de certificação internacional avançado de sommelier, hoje é online
Tenho um Angelica Zapata Cabernet Franc 2011
Otimo vinho, Parabéns
Descobri seu canal recentemente. Parabéns pelo trabalho, uma verdadeira aula sobre Cabernet Franc. Comprei um El (não Gran) Enemigo Cabernet Franc 2018. Quando tempo você sugere guardar?
É uma satisfação, Diomar, receber a sua congratulação. Creio que até 2023/2024 ele estará no auge, embora possa ser guardado por mais tempo, 10 ou mais anos depois da safra, mas tende a evoluir com o surgimento de notas terciárias e o declínio da fruta... Penso que ele foi pensado para ser bebido já. Estou à sua disposição e convido-o para Inscreva-se no canal.
@@apaixonadoporvinhos Muito obrigado. Outra casta que me encanta é a Syrah. Já achei conteúdo no seu canal também. Mais uma vez, parabéns!
Diomar, preciso retomar a produção de vídeos sobre as castas... em breve...
Vc tem alguma indicação de malbec francês, da região de Cahors, que seja custo benefício legal?
A Evino tem este que é barato, na faixa de R$ 60,00 e você ainda pode ganhar 5% de desconto com o Cupom: MAURICIO-EVINO segue o link tidd.ly/3Y1Bwrt Também tem outro, um pouco melhor na Amazon, na faixa de R$ 116,00 amzn.to/3HeV3hr
Tenho um vinho produzido no Chile com 85% Cabernet Franc e 15% Cabernet Sauvignon. Ele passou 3 meses em carvalho francês e americano. Teor alcoólico de 13%. Pretendo degustar em breve. O que posso esperar desse vinho Maurício? Forte abraço.
Felipe, eu já havia respondido... mas, não sei para onde foi a resposta. Então, vamos lá!. Tarefa difícil! Considerando que o teor alcoolico não é alto, inferior a 14%; a curta passagem por carvalho, somente três meses, e pelo fato de ser cortado com Cabernet Sauvignon, da mesma forma que em Chinon (aqui é só 10%), arisco em dizer seu vinho deve ser aproximar de um Chinon: frutado e com boa acidez. Assim, quando você provar, registre aqui a sua experiencia. Estou curioso.
@@apaixonadoporvinhos Deixa cmg rs
Fico no aguardo!
@@apaixonadoporvinhos Olá Maurício, ontem abri a garrafa de vinho que havia mencionado. Sou muito iniciante no mundo dos vinhos, então irei mencionar com base no que pude absorver dos seus vídeos. Achei um vinho leve, com pouca acidez e taninos bem elegantes. Comparando com um Tempranillo da Espanha que bebi na semana passada eu gostei mais desse. O Tempranillo eu senti muito mais os taninos e parece que teve mais acidez também. Abraço
Fantástico, Felipe. É muito importante fazer comparações entre vinhos, inclusive anotar a sua percepção, sem se preocupar com a técnica. O importante é registrar a experiência. Saúde e um forte abraço
Bagatela significa "quantidade irrisória". Foi aqui utilizada de forma incorreta.
Poderia informar o minuto e o segundo em que está expressão foi utilizada...
Valeu!
Obrigado, meu amigo pela sua colaboração. São pessoas como vc, Apaixonado por Vinho, que mantém o canal vivo.