Boa tarde a todos os inscritos no canal. Sou de Governador Valadares - MG. Não sei como começar minhas narrativa, mas vamos lá. Muitos disseram aqui nos comentários que estão tristes pelo que está ocorrendo com o Ed. São Pedro. Penso que na verdade ninguém tem verdadeiramente esse sentimento de tristeza, tem sim uma sensação de impotência de não poder fazer nada para solucionar a questão, não têm o poder de resolver. Até porque muitos dos moradores de Fortaleza que falam isso, e que passam em frente do Ed. São Pedro quase todo dia, poderiam ao menos fazer pressão junto aos órgãos da prefeitura para pelo menos realizar uma limpeza em volta do prédio, isso a administração pública no mínimo pode fazer, pode se notar em algumas imagens de outros vídeos que o lixo já se acumula em frente e nas laterais em um volume muito denso. Outra coisa é a questão do tombamento. No Brasil é assim, todo mundo se condói com tombamentos de prédios e casas, no entanto, nem proprietários, nem o poder público cuidam dos bens tombados, deixam sempre sem manutenção, aliás esse país não tem a cultura de manutenção, as prefeituras constroem praças, monumentos, obras, e etc. e nos parece que é para sempre, depois de inauguradas e faturadas politicamente não se preocupam mais nem um pouco em manter os bens tombados reestruturados, organizados, pintados e limpos como deveria ser. Pior ainda é a burocracia, vão empurrando as questões, enquanto isso só pensam em poder e eleições, enquanto isso passamos uma péssima imagem cultural para os turistas estrangeiros e visitantes. É revoltante ver que o Ed. São Pedro chegou nessa situação em Fortaleza, a maior cidade do Nordeste, uma capital com tantos edifícios modernos, mas por outro lado com o desleixo com sua história. Lamentável.
É uma pena. Ficaria tão bonito se fosse restaurado. Àquela casa também onde ficava o boteco praia também que foi demolida foi uma atrocidade também. Isso não era pra ser permitido.
Não acredito que a recuperação do Hotel São Pedro, seja inviável ,acredito sim que talvez seja uma obra muito onerosa ,e, fica mais fácil dizer que é irrecuperável.
Boa noite a todos. Realmente é um verdadeiro absurdo! Uma estrutura que venceu todos essas décadas, como toda edificações antigas forte em pé. E ainda sim não a solução? A memória de Fortaleza ficará somente quem um dia pode ver esses monumentos... E os meu netos e bisnetos serar que ainda vão ver o prazer de contemplar alguma dessas belezas no futuro? Este prédio parecendo um grande navio velho encalhado a Beira mar, dizendo, eu fui um grande acolhedor !😶 Até mesmo abandonado tem seu poder de beleza e admiração
Fortaleza sendo Fortaleza, cidade que não valoriza sua historia, um deserto total! Moro na Jacarecanga, e a cada dia os prédios históricos estão sumindo, daqui a 10 anos então, não vai sobrar mais nada! Triste! Pernambucano falando aqui.
Sairia mais barato e viável demolir e construir um nos mesmos moldes estéticos da época (porém com estrutura as tecnologias atuais). Restaurar, infelizmente por ter passado tanto tempo abandonado, é financeiramente inviável
Pena que venha se perder um material "histórico", pena ainda que nenhum nehistoriador, professor ou instituição de pesquisa histórica se interesse. Parte da academia se interessa pelo momumenro (físico) e acabam negligenciando o estudo dos homens (pessoas) verdadeiro objeto da história.
Infelizmente, os responsáveis por Fortaleza estão destruindo toda nossa memória histórica. É triste, decepcionante e desanimador. Cada dia é uma notícia dessas que aparece.
Mais um patrimonio que ficará apenas nas mémorias de quem via e passava diariamente ou de quem ja viveu diretamente tal edificio. "Um povo sem memória é um povo sem história..."
O engraçado é q gastaram horrores com aquele aquário q de nada serviu e ñ querem restaurar o prédio q é parte da história de Fortaleza.Vovó falava desse Hotel com os olhos cheios de água. Lamentável viu...triste mesmo!
Que tristeza, um edifício tão especial, tem história naquelas paredes. O que que envelhece fica para traz. Sábado fui na casa do Barão de Camocim, nasci lá na cidade de Camocim. Está bem preservada.
O Problema é que não sabemos escolher nossos governantes, já tem muitas décadas que elegemos a escória politica do Ceará, incluir tambem os atuais Prefeito e Governador
É assim que querem incutir na nossa cabeça sobre o progresso, a tecnologia , a obsolescência planejada. Triste ter que ver mais um exemplo arquitetônico ruir.
Deve ser demolido e construído um moderno e sutuoso edifício no local pois Fortaleza já mais vai se destacar por sua arquitetura antiga, Deve ser caracterizada por uma moderna e atualizado arquitetura.
Eu senti uma imensa tristeza ao ver essa reportagem. Estava aguardando teu comentário sobre. Uma pena que pelo jeito, só iremos ter memórias através de vídeos e fotos, já que sabemos que em breve, devido Ao grande avanço da especulação imobiliária em breve ele vai ser demolido. 😔 Obrigada por todos os registros já efetuados sobre o prédio no teu canal.
Parabéns pelo vídeo . Um resumo de nossa História assassinada pelos governantes ao longo do tempo, pelo abandono de uma obra arquitetônica linda de nossa cidade.
Embora seja lamentável, é algo previsível. Qualquer construção tem uma vida útil. Levando em conta a maresia e a qualidade dos materiais da época, a história não seria diferente pro Iracema Hotel...
Muito triste! A estrutura por pior que esteja tem recuperação.. como se recupera prédios pós guerra. O que venceu foi a ganância imobiliária. Muito triste
Dr João, isso é especulação imobiliária. O que é que a engenharia civil e de restauração não pode fazer nos dias atuais? Breve, mais um arranha-céu. Nas décadas de 80/90, foi promulgado um código de conduta pela Câmara Municipal, de construções que deveria ter edifícios com alturas máximas para não haver o aquecimento além da orla. Era proibido construir entre o final da Beira-Mar e adiante, onde tinha a colônia de pescadores, agora é área nobre. Tudo isso começou no início da década de 90, com um capitão dos portos corrupto, que primeiro, deixou construir uma concessionária da Toyota, ganhando dois carros 0 e dinheiro. Havia duas casas funcionais, entre a Abolição e Aquidabã com Desembargador Moreira, em frente ao Esplanada Hotel. Ele fez uma negociata com uma construtora ganhando "presentes", para facilitar as demolições das casas em troca de apartamentos funcionais em um edifício na rua da Paz.. Fora as negociatas com o casal donos da Inace. Pois é, se hoje se ver edifícios de luxo na enseada do Mucuripe, tudo começou com esse sujeito. A prefeitura não tinha domínio nessa área, já que era área de domínio da MB.Quando eu era adolescente, eu via a avenida Beira-Mar e muita brisa, agora, no mesmo lugar onde mora minha mãe, só concreto e calor.
Lamentável hoje vermos prédios de tamanho absurdo junto a orla, o que não é permitido em João Pessoa/PB. Vemos um ministério público de braços cruzados assistir a esses episódios e ninguém faz nada para deter essa hegemonia do mercado imobiliário, atualmente está sendo construído um enorme amontoado de concreto atrás da Igreja da Saúde/Parque Bisão, espaço que até então, passava ali livremente uma brisa e que se espalhava no entorno, e infelizmente, o que notamos agora é o impedimento da ventilação natural chegar as adjacências e que só usufruem aqueles que residem próximo a Av Beira Mar.
Muito revoltante, mais edifício que faz parte da história do Ceará que vai deixar saudades, lamentável consertesa tem mãos de algum político sujo do estado, que vai lucrar dinheiro fácil. Por que é mais fácil não cuidar ou não ligar pra um patrimônio que faz parte da cidade, du quê restaurar .
Ótima e triste matéria Dr. João Flávio, o estado não se interessou e nem preocupou em manter a integridade da infraestrutura desse edifício por conta de interesses excusos e/ou poder econômico. Trist, quando ia ao Mercado CentraL passava em frente e ficava imaginando quando ainda tinha "vida"...muito obrigado mestre por mais uma matéria importante.
Infelizmente o hotel São Pedro será demolido. Será que com os avanços tecnológicos por que passou a engenharia civil, não daria um jeito de recuperar este histórico monumento?
Realmente, uma triste notícia. Mas pior seria um desabamento trágico, como consequência da precária situação do imóvel em questão. A demolição do prédio se faz urgente, conforme comentários que já ouvi de profissionais ligados à construção civil. Sugiro que você e o jornalista/colunista Newton Cavalcante (Lúcio Brasileiro), que foi morador do Edifício São Pedro durante 26 anos, conforme declarou, produzam um vasto conteúdo histórico sobre o rico passado da referida edificação. Imagino que devam existir fatos surpreendentes, até. Avante, Comandante.
Até que enfim. Alguém desses aí que estão choramingando sentiram falta do Jalcy Beira Mar situado na Volta da Jurema? E do Hotel Esplanada? Nem se lembram. Foram dinamitados para dar lugar às necessidades de crescimento da cidade. E alguém desses aí que está reclamando teria coragem de andar pelas calçadas do São Pedro Hotel? Tenham juízo meu povo. Há armaduras na sua estrutura de concreto armado que já apresentam perdas de recobrimento, tanto de pilares como de vigas, pois já não mais dão garantias de sobrevida, após anos a fio de exposição à salinidade do lugar, à umidade de águas pluviais, e como resultado da falta da devida proteção em manta asfáltica ou de recobrimentos corretos. O passeio (calçada) na sua frente relativa a avenida Historiador Raimundo Girão é subdimensionado dispondo, portanto, de pouco recuo dele em relação a avenida. Hoje o espaço se encontra demasiadamente sob efeito de perigo para aqueles que por lá trafegam, pois está bastante próximo da larga movimentação de veículos. É impossível se caminhar com tranquilidade por alí. No momento, quase todos os vãos do prédio - aberturas - estão sem portas e janelas, tanto internamente como externamente. O poço do elevador está vazio, oferecendo perigo da perda de vida de curiosos que visitem a edificação. Seus vãos de acesso estão abertos pois se encontram sem portas, necessitando de tapumes ou avisos. Seus corredores são por demais exíguos para a finalidade hoteleira ou alguma outra de movimentação de público. Nunca possuiu uma escada de incêndio, pois este ítem não constava das exigência Municipais à epoca de sua construção. Até seus dutos de fiações foram retirados, provavelmente por ladrões. Seu interior está bastante depredado, com lixo e detritos espalhados por tudo quanto é lado, e seu exterior destruido pelo tempo, descuido ou falta de manutenção. Dos forros de gesso há apenas pedaços pelo chão. A família herdeira está dando, certamente, graças a Deus. A região tem alto valor agregado. A Praia de Iracema merece uma boa novidade. Com certeza, vai dar lugar a mais uma torre moderna, dessas que estão sendo erguidas na orla. Ponto positivo, também, para a paisagem do lugar pois só terá a ganhar com o novo desfrute. É melhor que um monumento condenado ao desprezo, a sua gritante falta de estética.
Estava esperando o vídeo. 😄😄😄👍👌 Vi e é uma pena, mas entendo. Dá para ver como ele é complicado para se fazer uma reforma ou restauração. A localização tbm é difícil. Fica meio cercado. E fica agira para a iniciativa privada. Vamos torcer.
Que triste! Deixaram passar o tempo até chegar esse lastimável episódio, e mais uma vez perdemos parte de nossa história. Claro que podemos ver em vídeos, porém, é totalmente diferente.
Lamentável e muito triste! Mais uma vez o pouco que temos de patrimônio histórico está sendo desprezado pelas nossas autoridades. Provavelmente um aranha céu será erguido em seu lugar! Faltam palavras e sobra indignação!
Lamentável! Mas o pior disso tudo, é que isso irá abrir margem para se preservar ainda menos nossas construções antigas para que se permita derrubar. Será que mesmo com toda a sua estrutura comprometida, não daria para reconstruir preservando as características originais, que nem está sendo feito no Lord Hotel?
DR. JOÃO, NÃO FAZ SENTIDO REALMENTE REFORMAR UM PRÉDIO QUE JÁ ESTÁ CAINDO, MAS ESTÁ NESSA SITUAÇÃO PORQUE OS RESPONSÁVEIS PELA PRESERVAÇÃO DO LOCAL, PENSARAM MUITO E NÃO AGIRAM NADA, ENTÃO O PRÉDIO FICOU VELHO DE MAIS, PURA IRRESPONSABILIDADE DE ADMINISTRAÇÕES QUE ENTRAM E SAEM E SE FAZEM DE CEGOS E DE SURDOS PARA NÃO TOMAREM PROVIDÊNCIAS SOBRE O ASSUNTO, MUITOS LOCAIS ELES DE PROPÓSITOS E COM INTENÇÃO FINANCEIRA, DEIXAM TUDO SE ACABAR PARA NO LOCAL SER LEVANTADO UM NOVO EMPREENDIMENTO, E O PASSADO IMPORTA PRA ELES ? CLARO QUE NÃO, É UM POVO QUE NEM PEDIR A BÊNÇÃO AOS AVÓS PEDEM.
Menos mal que o edifício está condenado,mais não entendi pq diversos sobrados no centro foram demolidos e consequentemente viraram estacionamento e ninguém teve nenhuma preocupação em preservar como teve com esse hotel é triste!
Muitíssimo obrigada por compartilhar da história desse prédio, não conhecia até um amigo dizer que no passado era tido como um hotel de luxo.
Em 1983 transferido para Fortaleza a trabalho, fiquei hospedado por seis meses no apartamento 45C, no Iracema Plaza Hotel, tinha padrão duas estrelas.
Boa tarde a todos os inscritos no canal. Sou de Governador Valadares - MG. Não sei como começar minhas narrativa, mas vamos lá. Muitos disseram aqui nos comentários que estão tristes pelo que está ocorrendo com o Ed. São Pedro. Penso que na verdade ninguém tem verdadeiramente esse sentimento de tristeza, tem sim uma sensação de impotência de não poder fazer nada para solucionar a questão, não têm o poder de resolver. Até porque muitos dos moradores de Fortaleza que falam isso, e que passam em frente do Ed. São Pedro quase todo dia, poderiam ao menos fazer pressão junto aos órgãos da prefeitura para pelo menos realizar uma limpeza em volta do prédio, isso a administração pública no mínimo pode fazer, pode se notar em algumas imagens de outros vídeos que o lixo já se acumula em frente e nas laterais em um volume muito denso. Outra coisa é a questão do tombamento. No Brasil é assim, todo mundo se condói com tombamentos de prédios e casas, no entanto, nem proprietários, nem o poder público cuidam dos bens tombados, deixam sempre sem manutenção, aliás esse país não tem a cultura de manutenção, as prefeituras constroem praças, monumentos, obras, e etc. e nos parece que é para sempre, depois de inauguradas e faturadas politicamente não se preocupam mais nem um pouco em manter os bens tombados reestruturados, organizados, pintados e limpos como deveria ser. Pior ainda é a burocracia, vão empurrando as questões, enquanto isso só pensam em poder e eleições, enquanto isso passamos uma péssima imagem cultural para os turistas estrangeiros e visitantes. É revoltante ver que o Ed. São Pedro chegou nessa situação em Fortaleza, a maior cidade do Nordeste, uma capital com tantos edifícios modernos, mas por outro lado com o desleixo com sua história. Lamentável.
Perfeito!!!
Fortaleza em Luto por mais uma perda... Sempre fui apaixonada pela história do Edifício São Pedro 💔
É uma pena. Ficaria tão bonito se fosse restaurado. Àquela casa também onde ficava o boteco praia também que foi demolida foi uma atrocidade também. Isso não era pra ser permitido.
Não acredito que a recuperação do Hotel São Pedro, seja inviável ,acredito sim que talvez seja uma obra muito onerosa ,e, fica mais fácil dizer que é irrecuperável.
Adorei suas informações, também assisti um outro canal fazendo um antes e depois que achei genial. Parabéns!!!
Boa noite a todos. Realmente é um verdadeiro absurdo! Uma estrutura que venceu todos essas décadas, como toda edificações antigas forte em pé. E ainda sim não a solução? A memória de Fortaleza ficará somente quem um dia pode ver esses monumentos... E os meu netos e bisnetos serar que ainda vão ver o prazer de contemplar alguma dessas belezas no futuro? Este prédio parecendo um grande navio velho encalhado a Beira mar, dizendo, eu fui um grande acolhedor !😶 Até mesmo abandonado tem seu poder de beleza e admiração
Fortaleza sendo Fortaleza, cidade que não valoriza sua historia, um deserto total! Moro na Jacarecanga, e a cada dia os prédios históricos estão sumindo, daqui a 10 anos então, não vai sobrar mais nada! Triste! Pernambucano falando aqui.
Sairia mais barato e viável demolir e construir um nos mesmos moldes estéticos da época (porém com estrutura as tecnologias atuais). Restaurar, infelizmente por ter passado tanto tempo abandonado, é financeiramente inviável
Nada foge da palavra de Deus...Tudo do pó, e ao pó voltará . Toda riquezas, todo esplendor, todas riquezas voltarão para o nada.
E o acervo do hotel. Documentos da obra (edificação), lista de hóspede, lista de funcionários etc...?
Já entrei lá algumas vezes. Tem um dos quartos que era utilizado como arquivo do grupo, vi vários registros de empregados e livros de contabilidade
Pena que venha se perder um material "histórico", pena ainda que nenhum nehistoriador, professor ou instituição de pesquisa histórica se interesse. Parte da academia se interessa pelo momumenro (físico) e acabam negligenciando o estudo dos homens (pessoas) verdadeiro objeto da história.
Meu coração aperta com essas notícias.... Não tem preservação da história em nossa cidade
Triste. Cada governo que passa, destroi a cidade.
Infelizmente, os responsáveis por Fortaleza estão destruindo toda nossa memória histórica. É triste, decepcionante e desanimador. Cada dia é uma notícia dessas que aparece.
Essa ação da prefeitura é simplesmente lastimável, mas obrigado pelo conteúdo produzido sobre a nossa cidade, esse canal é incrível!
Muito triste demolir um prédio desse porte, por descuido de políticos. Profunda tristeza.
Mais um patrimonio que ficará apenas nas mémorias de quem via e passava diariamente ou de quem ja viveu diretamente tal edificio. "Um povo sem memória é um povo sem história..."
O engraçado é q gastaram horrores com aquele aquário q de nada serviu e ñ querem restaurar o prédio q é parte da história de Fortaleza.Vovó falava desse Hotel com os olhos cheios de água. Lamentável viu...triste mesmo!
Que tristeza, um edifício tão especial, tem história naquelas paredes. O que que envelhece fica para traz. Sábado fui na casa do Barão de Camocim, nasci lá na cidade de Camocim. Está bem preservada.
Por quê?
O Problema é que não sabemos escolher nossos governantes, já tem muitas décadas que elegemos a escória politica do Ceará, incluir tambem os atuais Prefeito e Governador
Triste fim
A coisa foi empurrada com a barriga até o ponto de não ter- mais jeito. Todos os gestores e entidades municipais têm sua parcela de culpa, até o povo.
Mais uma vítima da especulação imobiliária com sua ganância.
Nada é irrecuperável, a engenharia de hoje recupera todo tipo de construção.
É O ISMAR. PREFEITO DE FORTALEZA, FOI ATINGIDO PELO VÍRUS DO PODER E A SAÚDE PÚBLICA TÁ UM CAOS...
É assim que querem incutir na nossa cabeça sobre o progresso, a tecnologia , a obsolescência planejada. Triste ter que ver mais um exemplo arquitetônico ruir.
Deve ser demolido e construído um moderno e sutuoso edifício no local pois Fortaleza já mais vai se destacar por sua arquitetura antiga, Deve ser caracterizada por uma moderna e atualizado arquitetura.
acho que mais do que um prédio, o que se destrói é um modo de viver, um modo de viver mais orgânico, mais natural.
Que triste! Sem palavras...
Mais uma referência que se vai, assim, do nada, que tristeza, uma cidade sem memória, sem história, tudo dando lugar a especulação imobiliária.
Cidade sem memória!!!
Que triste! Eles deixam chegar a esse ponto pra transformarem em Edifício pra ganhar dinheiro. Uma pena! País sem memória!
Muito lindo esse edifício fui lá hoje a vista é linda que pena que será demolido triste demais
Eu senti uma imensa tristeza ao ver essa reportagem. Estava aguardando teu comentário sobre. Uma pena que pelo jeito, só iremos ter memórias através de vídeos e fotos, já que sabemos que em breve, devido Ao grande avanço da especulação imobiliária em breve ele vai ser demolido. 😔
Obrigada por todos os registros já efetuados sobre o prédio no teu canal.
Dr, vc se supera em cada vídeo! Obrigada por nos informar sobre as histórias do nosso Estado.❤️
Que coisa linda🌟🇧🇷
Parabéns pelo vídeo . Um resumo de nossa História assassinada pelos governantes ao longo do tempo, pelo abandono de uma obra arquitetônica linda de nossa cidade.
É possível sim só falta interesse, pois rola muito dinheiro para a demolição, em Recife tinha um pior que esse nem teto tinha e fizeram a restauração.
Embora seja lamentável, é algo previsível. Qualquer construção tem uma vida útil. Levando em conta a maresia e a qualidade dos materiais da época, a história não seria diferente pro Iracema Hotel...
Imensa tristeza perder esse prédio...
Dinheiro tem o q existe é corrupção
Muito triste!
A estrutura por pior que esteja tem recuperação.. como se recupera prédios pós guerra. O que venceu foi a ganância imobiliária. Muito triste
Dr João, isso é especulação imobiliária. O que é que a engenharia civil e de restauração não pode fazer nos dias atuais? Breve, mais um arranha-céu. Nas décadas de 80/90, foi promulgado um código de conduta pela Câmara Municipal, de construções que deveria ter edifícios com alturas máximas para não haver o aquecimento além da orla. Era proibido construir entre o final da Beira-Mar e adiante, onde tinha a colônia de pescadores, agora é área nobre. Tudo isso começou no início da década de 90, com um capitão dos portos corrupto, que primeiro, deixou construir uma concessionária da Toyota, ganhando dois carros 0 e dinheiro. Havia duas casas funcionais, entre a Abolição e Aquidabã com Desembargador Moreira, em frente ao Esplanada Hotel. Ele fez uma negociata com uma construtora ganhando "presentes", para facilitar as demolições das casas em troca de apartamentos funcionais em um edifício na rua da Paz.. Fora as negociatas com o casal donos da Inace. Pois é, se hoje se ver edifícios de luxo na enseada do Mucuripe, tudo começou com esse sujeito. A prefeitura não tinha domínio nessa área, já que era área de domínio da MB.Quando eu era adolescente, eu via a avenida Beira-Mar e muita brisa, agora, no mesmo lugar onde mora minha mãe, só concreto e calor.
Lamentável hoje vermos prédios de tamanho absurdo junto a orla, o que não é permitido em João Pessoa/PB. Vemos um ministério público de braços cruzados assistir a esses episódios e ninguém faz nada para deter essa hegemonia do mercado imobiliário, atualmente está sendo construído um enorme amontoado de concreto atrás da Igreja da Saúde/Parque Bisão, espaço que até então, passava ali livremente uma brisa e que se espalhava no entorno, e infelizmente, o que notamos agora é o impedimento da ventilação natural chegar as adjacências e que só usufruem aqueles que residem próximo a Av Beira Mar.
Este é “um país onde governar é criar desertos”. ... está-se destruindo a cultura, criando-se desertos no tempo - Eduardo Viveiros de Castro.
Mais um monumento sendo sepultado pelo um pais sem memórias...
Tomara que construam uma igreja católica no lugar desse prédio.
Gente houve briga na justiça e ele vai ser um espaço cultural agora! O Sarto tombou ele já!
Muito revoltante, mais edifício que faz parte da história do Ceará que vai deixar saudades, lamentável consertesa tem mãos de algum político sujo do estado, que vai lucrar dinheiro fácil. Por que é mais fácil não cuidar ou não ligar pra um patrimônio que faz parte da cidade, du quê restaurar .
é muito triste ver como a história da nossa cidade não é preservada. Mais um capítulo da nossa história sendo destruído.
Ótima e triste matéria Dr. João Flávio, o estado não se interessou e nem preocupou em manter a integridade da infraestrutura desse edifício por conta de interesses excusos e/ou poder econômico. Trist, quando ia ao Mercado CentraL passava em frente e ficava imaginando quando ainda tinha "vida"...muito obrigado mestre por mais uma matéria importante.
Que lástima! Estou muito triste e decepcionado.
Que pena mais uma história que será esquecida
Acho que é por causa da especulação imobiliária.
Infelizmente mais um.
Parabéns pelo conteúdo.
Infelizmente o hotel São Pedro será demolido. Será que com os avanços tecnológicos por que passou a engenharia civil, não daria um jeito de recuperar este histórico monumento?
Lindo
Eu acho que ficaria muito dispendiosa aos combalidos cofres públicos esta reforma, infelizmente temos outras prioridades.
Triste
Realmente, uma triste notícia. Mas pior seria um desabamento trágico, como consequência da precária situação do imóvel em questão. A demolição do prédio se faz urgente, conforme comentários que já ouvi de profissionais ligados à construção civil. Sugiro que você e o jornalista/colunista Newton Cavalcante (Lúcio Brasileiro), que foi morador do Edifício São Pedro durante 26 anos, conforme declarou, produzam um vasto conteúdo histórico sobre o rico passado da referida edificação. Imagino que devam existir fatos surpreendentes, até. Avante, Comandante.
Isso e uma vergonha
Até que enfim. Alguém desses aí que estão choramingando sentiram falta do Jalcy Beira Mar situado na Volta da Jurema? E do Hotel Esplanada? Nem se lembram. Foram dinamitados para dar lugar às necessidades de crescimento da cidade. E alguém desses aí que está reclamando teria coragem de andar pelas calçadas do São Pedro Hotel? Tenham juízo meu povo. Há armaduras na sua estrutura de concreto armado que já apresentam perdas de recobrimento, tanto de pilares como de vigas, pois já não mais dão garantias de sobrevida, após anos a fio de exposição à salinidade do lugar, à umidade de águas pluviais, e como resultado da falta da devida proteção em manta asfáltica ou de recobrimentos corretos. O passeio (calçada) na sua frente relativa a avenida Historiador Raimundo Girão é subdimensionado dispondo, portanto, de pouco recuo dele em relação a avenida. Hoje o espaço se encontra demasiadamente sob efeito de perigo para aqueles que por lá trafegam, pois está bastante próximo da larga movimentação de veículos. É impossível se caminhar com tranquilidade por alí. No momento, quase todos os vãos do prédio - aberturas - estão sem portas e janelas, tanto internamente como externamente. O poço do elevador está vazio, oferecendo perigo da perda de vida de curiosos que visitem a edificação. Seus vãos de acesso estão abertos pois se encontram sem portas, necessitando de tapumes ou avisos. Seus corredores são por demais exíguos para a finalidade hoteleira ou alguma outra de movimentação de público. Nunca possuiu uma escada de incêndio, pois este ítem não constava das exigência Municipais à epoca de sua construção. Até seus dutos de fiações foram retirados, provavelmente por ladrões. Seu interior está bastante depredado, com lixo e detritos espalhados por tudo quanto é lado, e seu exterior destruido pelo tempo, descuido ou falta de manutenção. Dos forros de gesso há apenas pedaços pelo chão. A família herdeira está dando, certamente, graças a Deus. A região tem alto valor agregado. A Praia de Iracema merece uma boa novidade. Com certeza, vai dar lugar a mais uma torre moderna, dessas que estão sendo erguidas na orla. Ponto positivo, também, para a paisagem do lugar pois só terá a ganhar com o novo desfrute. É melhor que um monumento condenado ao desprezo, a sua gritante falta de estética.
Estava esperando o vídeo.
😄😄😄👍👌
Vi e é uma pena, mas entendo.
Dá para ver como ele é complicado para se fazer uma reforma ou restauração.
A localização tbm é difícil. Fica meio cercado.
E fica agira para a iniciativa privada.
Vamos torcer.
Que triste! Deixaram passar o tempo até chegar esse lastimável episódio, e mais uma vez perdemos parte de nossa história. Claro que podemos ver em vídeos, porém, é totalmente diferente.
Lamentável e muito triste! Mais uma vez o pouco que temos de patrimônio histórico está sendo desprezado pelas nossas autoridades. Provavelmente um aranha céu será erguido em seu lugar! Faltam palavras e sobra indignação!
Lamentável!
Mas o pior disso tudo, é que isso irá abrir margem para se preservar ainda menos nossas construções antigas para que se permita derrubar.
Será que mesmo com toda a sua estrutura comprometida, não daria para reconstruir preservando as características originais, que nem está sendo feito no Lord Hotel?
Depois de estar em ruínas querem o tombamento?? só no Brasil mesmo...
DR. JOÃO, NÃO FAZ SENTIDO REALMENTE REFORMAR UM PRÉDIO QUE JÁ ESTÁ CAINDO, MAS ESTÁ NESSA SITUAÇÃO PORQUE OS RESPONSÁVEIS PELA PRESERVAÇÃO DO LOCAL, PENSARAM MUITO E NÃO AGIRAM NADA, ENTÃO O PRÉDIO FICOU VELHO DE MAIS, PURA IRRESPONSABILIDADE DE ADMINISTRAÇÕES QUE ENTRAM E SAEM E SE FAZEM DE CEGOS E DE SURDOS PARA NÃO TOMAREM PROVIDÊNCIAS SOBRE O ASSUNTO, MUITOS LOCAIS ELES DE PROPÓSITOS E COM INTENÇÃO FINANCEIRA, DEIXAM TUDO SE ACABAR PARA NO LOCAL SER LEVANTADO UM NOVO EMPREENDIMENTO, E O PASSADO IMPORTA PRA ELES ? CLARO QUE NÃO, É UM POVO QUE NEM PEDIR A BÊNÇÃO AOS AVÓS PEDEM.
Infelizmente, vão tombar ele no chão.
Uma dúvida esse patrimônio nao estava tombado? Nao tem um Decreto de 2015 (dia 10) do Comphic?
Não era tombamento definitivo.
Isso mesmo 6 anos pra pra tornar definitivo? Esse esse lapso de tempo, não contribuiu para o agravamento?
Exato. Muito lento o processo de tombamento no Brasil.
Mais um pedaço da história de Fortaleza indo para esqucimemento, a cultura arqtetonica do cada dia mais pobre
ja deu
Esta cidade é uma piada. Não se compara com Salvador, em termos de valorização histórica.
Menos mal que o edifício está condenado,mais não entendi pq diversos sobrados no centro foram demolidos e consequentemente viraram estacionamento e ninguém teve nenhuma preocupação em preservar como teve com esse hotel é triste!
É de se lamentar. Perdeu a História
Amém. Esse prédio nunca foi uma estrutura bonita. Nem nas imagens mais antigas ele parece harmonizar com a paisagem.
Vc que pensa
@@marcioromao2738 sim, eu que penso.
@@marcelofrmo santa ignorância
Concordo marcelo
Esse prédio não tem nada a ver com essa praia maravilhosa, podemos construir uma coisa melhor
Com todo respeito devido para com os defensores da preservação da história arquitetônica de Fortaleza, mas eu acho que esse prédio não tem beleza.
Também concordo, o prédio pode até ter história mais beleza nenhuma
Prédio muito feio. Tomara que seja construído algo mais moderno na área
Mais um capítulo triste da nossa Fortaleza sem História