Se você deseja se aprofundar na fascinante e trágica história dos povos nativos americanos, recomendo o livro "Enterrem Meu Coração na Curva do Rio". Clique no link abaixo para adquirir seu exemplar agora mesmo: amzn.to/4cOj7GD
excelente livro, pra começar a entender o assunto, mas existem outros mais detalhados e específicos sobre cada povo. Por exemplo: o tema do seu video não tem no livro "enterrem meu coração.... " porque é uma história que ocorre no século 18 e o livro é basicamente com fatos do meio pro final do século 19.
E os Guaicurus, índios guerreiros do Brasil colonial, que ajudaram a moldar este mapa do Brasil que conhecemos, pois eram inimigos da coroa espanhola e se aliaram aos portugueses, índios Guaicurus que formavam batalhões inteiros do exército imperial na guerra do Paraguai. Eles possuem reserva indígena doada por Dom Pedro II, pelas suas bravuras no campo de batalha, índios Guaicurus do Brasil.
Comparar índios americanos com índios brasileiros, você tá é de brincadeira. Índios Apache, Navajo, Sioux, Comanches... lutavam até a morte, já os índios brasileiros bastava oferecer a eles um espelho e duas maria chiquinhas que eles já entregavam arco, flecha, ouro e atá as mulheres. Dos Guaicurus só restou a rua cheia de zonas em BH. Ah, e antes que alguém venha dizer que estou discriminando eu já aviso que o meu avó materno era indígena.
@@rajeamigo2389 olha cara, você está falando um monte de jargões anti europeu e em consequência exercendo um monte de afirmações racistas contra os nativos americanos do Brasil, negociar mercadorias não são vergonha nenhuma, nenhum portugues comprou indio com espelhos, portugueses negociavam roupas, armas, facas, armaduras, panelas, perfumes, artes, em troca de ouro, prata, tabaco e vários outros produtos. E os indios brasileiros também viviam em guerra, e a principal coisa que queriam, assim como apaches e comanches, era apoio europeu em batalhas de guerra contra seus inimigos.
@ Seu avô materno ser indígena não muda o fato de você está totalmente desinformado sobre a história dos tupinambá, tamoios, guaiacurú, charrua ou qualquer outro povo que você chama de "indio brasileiro". Infelizmente, diferente dos cineastas americanos, os cineastas brasileiros fizeram poucos filmes sobre esse tema, mas tem muitos livros sobre grandes batalhas entre guaranis e bandeirantes por exemplo, mas certamente você não leu!
@@rajeamigo2389Espelhos para Tupinambás e Guararapes ??? Vc seria jantado Kkkkkkkk Tupinambás e Guararapes para o inicio de conversa eram canibais e comiam uns aos outros e cansaram de capturar e devorar homens brancos portugueses e espanhóis navegadores que tentavam se aventurar e desbravar os locais de morada dessas tribos, tem um navegador inglês que relatou a violência dos Tupinambás e Guararapes com o homem branco e que eram grandes guerreiros, caçadores e nadadores. Pra tu ter uma ideia a coroa portuguesa depois de perder vários homens contra os Guararapes, ordenou que fosse trazido para o Brasil roupas contaminadas por Varíola para matar os índios de maneira a não ter que enfrentá-los homem a homem, pois mesmo os europeus possuindo armas de fogo os guararapes e tupinambás foram descritos pelos europeus como fantasmas que dizimavam incursões inteiras de homens armados, utilizando lanças, flechas, pedras talhadas em formato de lâminas e até mesmo utilizando a força bruta para quebrar os ossos dos inimigos, resistência física e disposição eram incríveis. Pra concluir, existiram tribos indígenas do norte do Brasil que combateram os franceses durante anos, destruindo acampamentos, arrancando membros e cabeças dos franceses e pendurando para os próximos franceses não se aventurassem naquelas terras, nesse último caso foram os portugueses que fizeram alianças com essas tribos do norte para protegerem os domínios portugueses e correr com os franceses. Índios Charruas ao Sul do Brasil, mais precisamente Rio Grande do SUL eram grandes guerreiros e levaram 200 anos para serem dizimados como comunidade após muitos anos de combates campais contra tropas de soldados armados com armas de fogo, o pampa gaúcho foi lavado com sangue de muitos índios Charruas que foram dizimados, porém enterraram muitos homens brancos também. Se um índio americano topasse de frente com um Tupinambá das matas, o índio americano iria sujar as fraldas com tamanha brutalidade, hostilidade e fome, fosse em pé ou no rio, o Tupinambá iria jantar fácil.
História fascinante! Esses cavalos que se perderam nas pradarias do meio oeste onde hoje é o texas, novo méxico, colorado, etc... vieram da andalusia (espanha). No livro: Empire of the summer moon, tem um capitulo que explica bem isso. Esses cavalos se adaptaram bem as pradarias e os comanhces aprenderam a domesticar, montar e se tornaram poderosos cavaleiros.
@@poncheverde2005 Pode crê, ele é a mistura de cavalos da andaluzia, espanha e dos cavalao berberie que vieram do marrocos, e todos trazidos por espanhois, no caso do criolo ele se adaptou bem aos pampas no sul do Brasil.
Hoje MÁGICO VENTO ,o quadrinho produzido pelo autor italiano Gianfranco Manfredi é a melhor revista de faroeste trazendo esta visão revisionista dos indígenas.
Gostei muitissimo, amo a Historia dos indios Norte Americanos,e não sabia de tal luta entre Comanches e Apaches com tamanha duracão no tempo , estou muito satifeito por conhecer relatos tão claros e historicos.......
No Brasil temos os guaicurus, de Mato Grosso, os defensores das fronteiras contra os soldados invasores paraguaios em falta de presença do exército brasileiro nos anos 1864-1867. Guaicuru montava cavalo como se fosse os dois uma só pessoa e conversavam com o animal e até eram seus médicos veterinários, de tanto que observavam e cuidavam de suas montarias.
@@sergiocesar8714 historia maravilhosa essa também! Li um pouco sobre isso no livro Maldita Guerra de Francisco Doratioto, mas apenas algumas páginas que conta que o guaiacuru lutavam contra os dois lados dependendo da situação.
1:201:21 As histórias dos gibis do personagem fictício do italiano criador de Tex, G.Bonelli, fala sobre várias etnias indígenas americanas! Fala em alguns exemplares, dessa famosa "lua-comanche"! Algumas raças de povos indígenas que lembro nos gibis do Tex os quais li, são: Navajos, Sioux, Piutes, Apaches, Comanches, Cheyennes, Mescaleros, Chicarillas, Zunis, Hualpais...etc. Os caras-pálidas europeus, exterminaram quase todos esses povos vermelhos... verdadeiros cidadãos norte-americanos!! 😞
Herdei do meu pai, e está ainda hj comigo,a 1 primeira edição de 280 revistas e almanaques de Tex Willer. Tenho 61 anos, e até hj leio e manuseio este tesouro.
@@rusticogauderio7595 Não. Desculpe, amo cada uma delas e já tem herdeiro, vou deixar para meu neto. Estamos restaurando até o baú onde meu pais as armazenava.
Talvez se não fosse motorista seria professor de história, fascinado em agregar esse conhecimento e também de difundir imagino que se a maioria pudesse também o faze lo teríamos uma sociedade mais humana.
Boa noite , excelente documentário . estudei muito historia na escolla . Mas sempre quis saber mais verdades da limpeza etnica que os americanos sairem do outro lado do oceano e invadir a terra dos indios como parasitas insaciáveis de ganancia
O EUROPEU FOI O INVASOR MAIS ASSASSINO, CRUEL, POIS MATAVA POR DINHEIRO, GANANCIA, PILHAGEM , E COVARDEMENTE POVOS QUE NÃO TINHAM TECNOLOGIA BELICA EQUVALENTE A ELES PARA SE DEFENDER, SEM FALAR NOS ESTUPROS, DOENÇAS, E AINDA DIZIA "NOME DE CRISTO.
@@VibeLOFI24 vá ao dicionário, procure pela palavra ironia, e veja o significado. No entanto, poderia não se dar a esse trabalho, se tivesse percebido q a deixei bem explicita na onomatopeia rsss... contida no final. Se ainda assim, estiver difícil a Sua Senhoria, não se vexe em chamar-me novamente.
Estive a uns anos atrás em Mesa Verde na divisa do Novo México com o Colorado. Região essa aonde morava os povos Pueblos e que sumiram do dia para a noite. Muito interessante.
@@JuniordeBritoCowboy Tudo a ver, os hunos atiravam suas flechas em cima de seus cavalos em movimento, vai estudar história um pouquinho que vc vai ver que eu tenho razão. Ou vc acha que eu inventei isso que eu falei ?
Nunca houve paz nas Américas, é romantismo imaginar os indígenas vivendo tranquilamente antes da chegada dos europeus. Quantas culturas anteriores a dos indígenas que aqui estavam no século XIV não foram dizimadas por estes?
Exatamente! Existe muto romantismo envolvendo esse tema, por causa do cinema! Não culpo os diretores ou roteristas, afinal, o cinema é arte e entretenimento, o problema é que não é possivel em fimes, por mais fiéis a realidade que sejam, mostrar toda a realidade como ela foi. Até em livros como "enterrem meu coração na curva do rio" não é possivel contar tantos detalhes.
A guerra e a destruíção está no DNA do homo sapiens... A luta sempre sempre existiu: pelo fogo, pela caça, pelo metal, pela terra, pela água...pelo petróleo...pela riqueza, enfim!
Legal, ouvindo sobre comanches, me pareceu muito com os charrua, eram de menor estatura, arredios com brancos e até com outros povos indígenas e quando montados a cavalo pareciam um só ser... Foram praticamente exterminados por não querer contato com outros povos, foram massacrados. Talvez fique de dica pra você... Os charruas seria um bom tema. Parabéns pelo vídeo.
O EUROPEU FOI O INVASOR MAIS ASSASSINO, CRUEL, POIS MATAVA POR DINHEIRO, GANANCIA, PILHAGEM , E COVARDEMENTE POVOS QUE NÃO TINHAM TECNOLOGIA BELICA EQUVALENTE A ELES PARA SE DEFENDER, SEM FALAR NOS ESTUPROS, DOENÇAS, E AINDA DIZIA "NOME DE CRISTO.
Eu conheço todo o livro enterrem o meu coração na curva do rio recomendo a leitura é muito bom pois fala sobre nuvem vermelha touro sentado Cotis e muitos outros chefes o canal também é muito bom
Cavalgar em alta velocidade sem cair estando com arco e flecha acionado, ainda gesticulando o corpo até pra lateral do cavalo, é algo digno de maestria, e se a pólvora não existisse, ficaria muito difícil essa técnica ser ultrapassada, pode perguntar os ingleses se estou mentindo! O EUA ficou bonito, e o Mickey mouse é doce e educado, Enéias? Capitão Guapo. Drone manda um abraço.
Muito bom o livro de Dee Brown, li duas vezes. Várias informações do vídeo não constam nele, já que este refere-se quase totalmente ao período dos americanos até às últimas tribos sendo confinadas em reservas.
Não só estudo como amo história...e a dos povos nativos da América Central e do norte,é trágica, dramática,lamentável, repleta de aventuras épicas, triste,intrigante e cheia de curiosidades. A verdade é que a guerra e os conflitos existiam antes dos europeus chegarem,se os povos nativos fossem unidos,essa história teria outro desfecho.
Se você deseja se aprofundar na fascinante e trágica história dos povos nativos americanos, recomendo o livro "Enterrem Meu Coração na Curva do Rio". Clique no link abaixo para adquirir seu exemplar agora mesmo: amzn.to/4cOj7GD
Recomendo: foi um genocídio perpetrado pelo povo invasor europeu.
Eu tenho esse livro 🙏🏻🙏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
excelente livro, pra começar a entender o assunto, mas existem outros mais detalhados e específicos sobre cada povo. Por exemplo: o tema do seu video não tem no livro "enterrem meu coração.... " porque é uma história que ocorre no século 18 e o livro é basicamente com fatos do meio pro final do século 19.
Puro karma 😮😢😂😊
É A LOUCURA DA AUTOFAGIA HUMANA.
😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡
Adoro ler sobre história dos povos nativos da América!
Sempre gosto de ouvir os relatos sobre os índios pois sou descendente dos Cheyennes e me orgulho muito.
E os Guaicurus, índios guerreiros do Brasil colonial, que ajudaram a moldar este mapa do Brasil que conhecemos, pois eram inimigos da coroa espanhola e se aliaram aos portugueses, índios Guaicurus que formavam batalhões inteiros do exército imperial na guerra do Paraguai. Eles possuem reserva indígena doada por Dom Pedro II, pelas suas bravuras no campo de batalha, índios Guaicurus do Brasil.
Comparar índios americanos com índios brasileiros, você tá é de brincadeira. Índios Apache, Navajo, Sioux, Comanches... lutavam até a morte, já os índios brasileiros bastava oferecer a eles um espelho e duas maria chiquinhas que eles já entregavam arco, flecha, ouro e atá as mulheres. Dos Guaicurus só restou a rua cheia de zonas em BH. Ah, e antes que alguém venha dizer que estou discriminando eu já aviso que o meu avó materno era indígena.
@@rajeamigo2389 olha cara, você está falando um monte de jargões anti europeu e em consequência exercendo um monte de afirmações racistas contra os nativos americanos do Brasil, negociar mercadorias não são vergonha nenhuma, nenhum portugues comprou indio com espelhos, portugueses negociavam roupas, armas, facas, armaduras, panelas, perfumes, artes, em troca de ouro, prata, tabaco e vários outros produtos. E os indios brasileiros também viviam em guerra, e a principal coisa que queriam, assim como apaches e comanches, era apoio europeu em batalhas de guerra contra seus inimigos.
@ Seu avô materno ser indígena não muda o fato de você está totalmente desinformado sobre a história dos tupinambá, tamoios, guaiacurú, charrua ou qualquer outro povo que você chama de "indio brasileiro". Infelizmente, diferente dos cineastas americanos, os cineastas brasileiros fizeram poucos filmes sobre esse tema, mas tem muitos livros sobre grandes batalhas entre guaranis e bandeirantes por exemplo, mas certamente você não leu!
@@rajeamigo2389Espelhos para Tupinambás e Guararapes ??? Vc seria jantado Kkkkkkkk Tupinambás e Guararapes para o inicio de conversa eram canibais e comiam uns aos outros e cansaram de capturar e devorar homens brancos portugueses e espanhóis navegadores que tentavam se aventurar e desbravar os locais de morada dessas tribos, tem um navegador inglês que relatou a violência dos Tupinambás e Guararapes com o homem branco e que eram grandes guerreiros, caçadores e nadadores.
Pra tu ter uma ideia a coroa portuguesa depois de perder vários homens contra os Guararapes, ordenou que fosse trazido para o Brasil roupas contaminadas por Varíola para matar os índios de maneira a não ter que enfrentá-los homem a homem, pois mesmo os europeus possuindo armas de fogo os guararapes e tupinambás foram descritos pelos europeus como fantasmas que dizimavam incursões inteiras de homens armados, utilizando lanças, flechas, pedras talhadas em formato de lâminas e até mesmo utilizando a força bruta para quebrar os ossos dos inimigos, resistência física e disposição eram incríveis.
Pra concluir, existiram tribos indígenas do norte do Brasil que combateram os franceses durante anos, destruindo acampamentos, arrancando membros e cabeças dos franceses e pendurando para os próximos franceses não se aventurassem naquelas terras, nesse último caso foram os portugueses que fizeram alianças com essas tribos do norte para protegerem os domínios portugueses e correr com os franceses.
Índios Charruas ao Sul do Brasil, mais precisamente Rio Grande do SUL eram grandes guerreiros e levaram 200 anos para serem dizimados como comunidade após muitos anos de combates campais contra tropas de soldados armados com armas de fogo, o pampa gaúcho foi lavado com sangue de muitos índios Charruas que foram dizimados, porém enterraram muitos homens brancos também.
Se um índio americano topasse de frente com um Tupinambá das matas, o índio americano iria sujar as fraldas com tamanha brutalidade, hostilidade e fome, fosse em pé ou no rio, o Tupinambá iria jantar fácil.
@@rajeamigo2389comentário mais sem noção
EU RECOMENDO OLIVRO ENTERREM MEU CORAÇÃO NA CURVA DE UM RIO.
ESTE LIVRO É SENSACIONAL
Sim tem exatamente o q o branco faz quando quer território são terríveis com o povo q já mora nessa terra
História fascinante! Esses cavalos que se perderam nas pradarias do meio oeste onde hoje é o texas, novo méxico, colorado, etc... vieram da andalusia (espanha). No livro: Empire of the summer moon, tem um capitulo que explica bem isso. Esses cavalos se adaptaram bem as pradarias e os comanhces aprenderam a domesticar, montar e se tornaram poderosos cavaleiros.
Igual ao cavalo crioulo que tbm venho do andaluz.
@@poncheverde2005 Pode crê, ele é a mistura de cavalos da andaluzia, espanha e dos cavalao berberie que vieram do marrocos, e todos trazidos por espanhois, no caso do criolo ele se adaptou bem aos pampas no sul do Brasil.
Nos campos do Amapá, também havia cavalos selvagens, originados de cavalos largados por conquistadores.
Enterrem meu coração na curva do rio um dos melhores livros que li
Vídeo incrível. Muito profissional. Parabéns. Linda história. Triste saga das guerras indígenas americanas.
Quando eu era garoto gostava muito de gibis com índios norte americanos
Apaches, Comanches, siux. Eram bravos guerreiros
Revistinha Tex ??
Tex zagor ken parker skorpio
Hoje MÁGICO VENTO ,o quadrinho produzido pelo autor italiano Gianfranco Manfredi é a melhor revista de faroeste trazendo esta visão revisionista dos indígenas.
Já li este livro, fantástico, eu sempre fui apaixonado pela história do povo indígena americano, quanta atrocidade.......
Obrigado pela narrativa.Sempre tive curiosidade de saber este assunto,tão marcante na historia dos povos.
Gostei muitissimo, amo a Historia dos indios Norte Americanos,e não sabia de tal luta entre Comanches e Apaches com tamanha duracão no tempo , estou muito satifeito por conhecer relatos tão claros e historicos.......
Muito top essa história. Na América do sul, também teve varias guerras entre os índios e contra portugueses e espanhol.
Show de bola😂😂😂 arrebentou na histoória muitoo legal!!! Me lembrou trabalhos de escola no ginásio😂😂😂😂😂
No Brasil temos os guaicurus, de Mato Grosso, os defensores das fronteiras contra os soldados invasores paraguaios em falta de presença do exército brasileiro nos anos 1864-1867. Guaicuru montava cavalo como se fosse os dois uma só pessoa e conversavam com o animal e até eram seus médicos veterinários, de tanto que observavam e cuidavam de suas montarias.
@@sergiocesar8714 historia maravilhosa essa também! Li um pouco sobre isso no livro Maldita Guerra de Francisco Doratioto, mas apenas algumas páginas que conta que o guaiacuru lutavam contra os dois lados dependendo da situação.
Só sendo doido mesmo, humano conversando com animal e o cavalo, respondia????
O primeiro de muitos vídeos que assistirei deste canal
Gosto muito desde canal, continue sempre trazendo conteudo interesantes como esses
Ótima história, parabéns por o conteúdo riquíssimo dessas tribos que foram o terror para homens brancos e índios de outras tribos,
São histórias fascinantes, embora cheias de violência
Eu tenho esse livro!! Espetacular!! Aliás,eu desde muito menino, sempre tive total interesse pela vida dos nativos americanos!!👏🏻👏🏻👏🏻
História bem contada. Fascinante.
Excelente é muito importante pra nosso conhecimento da história das tribos da América do Norte
Que história fascinante você está dê Parabéns pôr conta essa história tão bem
Que venha mais vídeos, sobre eles!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Já o tenho a mais de 15 anos,muito bom,a verdadeira história dos índios americanos!!
Totalmente excelente 👏👏👏
Excelente indicação
1:20 1:21 As histórias dos gibis do personagem fictício do italiano criador de Tex, G.Bonelli, fala sobre várias etnias indígenas americanas! Fala em alguns exemplares, dessa famosa "lua-comanche"!
Algumas raças de povos indígenas que lembro nos gibis do Tex os quais li, são: Navajos, Sioux, Piutes, Apaches, Comanches, Cheyennes, Mescaleros, Chicarillas, Zunis, Hualpais...etc.
Os caras-pálidas europeus, exterminaram quase todos esses povos vermelhos... verdadeiros cidadãos norte-americanos!! 😞
Na minha infância tive uma coleção bem grande dos gibis do Tex eu era fanático pelas suas histórias
Herdei do meu pai, e está ainda hj comigo,a 1 primeira edição de 280 revistas e almanaques de Tex Willer. Tenho 61 anos, e até hj leio e manuseio este tesouro.
Quer vender?
Quer vender?
@@rusticogauderio7595 Não. Desculpe, amo cada uma delas e já tem herdeiro, vou deixar para meu neto. Estamos restaurando até o baú onde meu pais as armazenava.
Adquiri conhecimento assistindo a este video, muito bom.
Talvez se não fosse motorista seria professor de história, fascinado em agregar esse conhecimento e também de difundir imagino que se a maioria pudesse também o faze lo teríamos uma sociedade mais humana.
Muito enriquecedor o vídeo
MUITO BOM HISTÓRIA DESSES POVOS INDÍGENAS GUERREIROS DA AMÉRICA !!!😮
Infelizmente o ser humano consegue sempre se surpreender cada vez mais. Uns povos que deviam ser Amigos e unidos 😢.
A decadência moral do ser humano não escolhe cor ou etnia.
Tenho esse livro e muito bom o melhor que já li sobre esse assunto me fez mudar meu pensamento sobre a conquista do novo mundo
Boa noite , excelente documentário . estudei muito historia na escolla . Mas sempre quis saber mais verdades da limpeza etnica que os americanos sairem do outro lado do oceano e invadir a terra dos indios como parasitas insaciáveis de ganancia
Os humanos e suas histórias terríveis, como era difícil vever nesse tempo.
Pois é. Viver, até que era mais fácil fácil. rss...
O EUROPEU FOI O INVASOR MAIS ASSASSINO, CRUEL, POIS MATAVA POR DINHEIRO, GANANCIA, PILHAGEM , E COVARDEMENTE POVOS QUE NÃO TINHAM TECNOLOGIA BELICA EQUVALENTE A ELES PARA SE DEFENDER, SEM FALAR NOS ESTUPROS, DOENÇAS, E AINDA DIZIA "NOME DE CRISTO.
Ainda hoje em algumas regiões do mundo a vida é terrível.
@@josedelvesdocarmo616 mais fácil? você está completament enganado se realmente acha isso
@@VibeLOFI24 vá ao dicionário, procure pela palavra ironia, e veja o significado. No entanto, poderia não se dar a esse trabalho, se tivesse percebido q a deixei bem explicita na onomatopeia rsss... contida no final. Se ainda assim, estiver difícil a Sua Senhoria, não se vexe em chamar-me novamente.
Estive a uns anos atrás em Mesa Verde na divisa do Novo México com o Colorado. Região essa aonde morava os povos Pueblos e que sumiram do dia para a noite. Muito interessante.
*onde
Sou admirador dos índios Norte Americanos que são verdadeiros bravos e heróis.
Aí minhas bolas
Sou descendente dos sioux e me orgulho muito disso...❤❤❤❤❤
Essa tática de lutar dos comanches em cima dos cavalos me lembrou os hunos de Átila.
Nada a ver
@@JuniordeBritoCowboy Tudo a ver, os hunos atiravam suas flechas em cima de seus cavalos em movimento, vai estudar história um pouquinho que vc vai ver que eu tenho razão.
Ou vc acha que eu inventei isso que eu falei ?
@@paulofinati6502 Conversa fiada, várias nações atiravam flechas em cima de cavalos não era só os hunos.
@@JuniordeBritoCowboy Eu não falei de várias nações, falei somente dos hunos.
Tá difícil pra vc entender hein 🤣
Os índios Charruas@@paulofinati6502do Rio Grande do Sul tmb eram exímios cavaleiros, pesquise
Muito legal
Fala sobre os Navajos também.
Eles desempenharam um papel importante na segunda guerra mundial.
Muito bom esse conteúdo 👏👏
Ótimo vídeo. Poderia fazer outro, relatando a luta de apaches e comanches contra os norte-americanos no Século XIX.
Ótimo vídeo, like dado, muito bom o pedido de like ter sido no fim do vídeo, e não no começo.
Excelente!
No Brasil, antes de 1500, os índios também tinha terríveis guerras.
Uns comiam a carne dos outros.
A guerra é uma atividade universal
@@joaosilva-lz9gc na afrika shaka zulu fez muita chacina 🐸😶😠
@@jorgeprates1606 china 14 estados em guerra, Índia muito sangue corria e com invasão árabe foi multiplicada
Sério? Como vc sabe disso?
Nunca houve paz nas Américas, é romantismo imaginar os indígenas vivendo tranquilamente antes da chegada dos europeus. Quantas culturas anteriores a dos indígenas que aqui estavam no século XIV não foram dizimadas por estes?
Exatamente! Existe muto romantismo envolvendo esse tema, por causa do cinema! Não culpo os diretores ou roteristas, afinal, o cinema é arte e entretenimento, o problema é que não é possivel em fimes, por mais fiéis a realidade que sejam, mostrar toda a realidade como ela foi. Até em livros como "enterrem meu coração na curva do rio" não é possivel contar tantos detalhes.
O mesmo podemos dizer da África e Ásia.
Nunca houve paz entre á humanidade é triste mais eu não tenho esperança q vai ter!
A guerra e a destruíção está no DNA do homo sapiens... A luta sempre sempre existiu: pelo fogo, pela caça, pelo metal, pela terra, pela água...pelo petróleo...pela riqueza, enfim!
Não anula as atrocidades cometidas pelo homem branco contra essas pessoas.
Excelente ! Parabéns pela pesquisa!
☆ PARABÉNS !!! SENSACIONAL !!!
Gostei muito, não conhecia essa história. Valeu muito.
Parabéns, muito sucesso
Gostei muito do conteúdo! Parabéns!
Legal, ouvindo sobre comanches, me pareceu muito com os charrua, eram de menor estatura, arredios com brancos e até com outros povos indígenas e quando montados a cavalo pareciam um só ser... Foram praticamente exterminados por não querer contato com outros povos, foram massacrados.
Talvez fique de dica pra você... Os charruas seria um bom tema. Parabéns pelo vídeo.
As tribos inimigas dos astecas davam graças ao seu Deus pelos espanhóis chegarem naquela região, era canibalismo, escravidão, rituais macabros.
Vídeo muito bom❤
Muito bom 👍 👍 👍 🎉
Que vídeo incrível
Que vídeo incrível. Excelente!
No Sul tivemos os Charruas exímios cavaleiros que ajudaram na formação do povo gaúcho .
agora sei de onde o Martin tirou inspiração para desenvolver o estilo de luta dothraki em cima de um cavalo, claramente inspirado nos comanches.
Excelejte trabalho histiria palputante muito bom
Parabéns muito perfeita narração
Eu gosto de conhecer história sobre os nativos americanos.
Também acho interessante.
O EUROPEU FOI O INVASOR MAIS ASSASSINO, CRUEL, POIS MATAVA POR DINHEIRO, GANANCIA, PILHAGEM , E COVARDEMENTE POVOS QUE NÃO TINHAM TECNOLOGIA BELICA EQUVALENTE A ELES PARA SE DEFENDER, SEM FALAR NOS ESTUPROS, DOENÇAS, E AINDA DIZIA "NOME DE CRISTO.
Excelente vídeo
Muito bom 👍
Eu conheço todo o livro enterrem o meu coração na curva do rio recomendo a leitura é muito bom pois fala sobre nuvem vermelha touro sentado Cotis e muitos outros chefes o canal também é muito bom
Video top demais!
Fantástico! Excelente ! Parabéns!
Boa historia.
Sou fã das tribos da america do norte e sul os verdadeiros Americanos.
Muito bom o video! adorei
Muito bom!
bom.trabalho
O fato é que em questões de disputas de territórios, ninguém é santo.A carnificina prevalece.
nem os índios são santos?
@@juanliste9237 Não.
a recomendaçao do livro é otima...livro sensacional
Gostei muito.
Meu coração dói de saber que uma cultura tão linda, uma raça tão ímpar foi exterminada.
GOSTEI MUITO, PARABENS
Essas são boas histórias 😊
Um like 👍✨
Muito bom, obgdo
Muito top🎉
Muito interessante.estes relatos 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Eu li este livro , e triste demais !
Muito bom
Interessante demais.
Cavalgar em alta velocidade sem cair estando com arco e flecha acionado, ainda gesticulando o corpo até pra lateral do cavalo, é algo digno de maestria, e se a pólvora não existisse, ficaria muito difícil essa técnica ser ultrapassada, pode perguntar os ingleses se estou mentindo! O EUA ficou bonito, e o Mickey mouse é doce e educado, Enéias? Capitão Guapo. Drone manda um abraço.
Nunca deixem que enterrem seu coração na curva do rio. É onde param as tranqueiras.
Muito.bom
Muito bom o livro de Dee Brown, li duas vezes. Várias informações do vídeo não constam nele, já que este refere-se quase totalmente ao período dos americanos até às últimas tribos sendo confinadas em reservas.
@@alexandreb.4557
O livro é ótimo, mas tem viés.
Muito interessante e trágica é a história dos povos originários das Américas.
Muito bom material.
Obrigado 👍
Eu amo a violência deles..Sou fascinada por essas histórias. ❤❤
Top
Estranho... Na escola me ensinaram que antes dos europeus chegarem aqui, os indios viviam em um paraiso idilico.
Interessante ❤
descendo dos Janduís,brsvos guerreiros aqui do RN, nordeste.
Não só estudo como amo história...e a dos povos nativos da América Central e do norte,é trágica, dramática,lamentável, repleta de aventuras épicas, triste,intrigante e cheia de curiosidades.
A verdade é que a guerra e os conflitos existiam antes dos europeus chegarem,se os povos nativos fossem unidos,essa história teria outro desfecho.
Gostei do vídeo: muito bom conhecer a história dos nativos! Quem sabe eles tenham conhecido a Cristo!
Quem lembrou de Red Dead Redemption dá um like 🤭
Meu moto clube chama-se Apache's MC. Uma homenagem a esse povo