BABA YAGA ERA MALVADA MESMO OU FOI INJUSTIÇADA? - BRUXA DA FLORESTA

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 12 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 5

  • @Giancarloferraro
    @Giancarloferraro 4 วันที่ผ่านมา +2

    Professor, cheguei a pouco tempo no canal, mas gostei muito do seu conteúdo, especialmente pelas colabs com o mestre Henrique e gostaria de dividir uma ideia contigo, pois também é escritor e dá uns feedbacks legais.
    Tenho um projeto de historia na qual um dos personagens (Coriolano, uma espécie de "profeta/augur" de uma futura uma civilização fictícia, Nova Roma) busca reformular a fé helênica como um gesto de resistência ao crescimento do cristianismo em Roma, por volta do ano de 360/370 . Nela ele visa principalmente sincretizar as principais crenças da época, em especial a greco-romana e egípcia, atualmente como figura central, e mais solida, existiria a junção de Hades, Zeus e Osíris.
    Uma prévia é que o mundo seria originalmente dividido em três elementos que sempre estarão lá, por isso vencem o tempo/Cronos, Céus, Mares e Terra, sendo que posteriormente os Céus são derrotados pela Terra, qual por sua vez assume os dois domínios e dá origem ao que seria um Novo Zeus, qual se correlaciona com o Zeus que conhecemos, deus dos deus, que corre atrás da mulherada e pode ser visto como uma figura, na realidade, terrível. Por sua vez, o Velho Zeus/Hades, é "morto" e banido ao submundo, com sua morte pela primeira vez a humanidade vê a noite, pois em luto seus domínios se apagam, posteriormente a existência dos ciclos (dia e noite)nada mais seriam do que uma eterna tentativa de Hades em punir e envelhecer seu irmão mais novo. Ainda com uma primeira morte de um deus, morte passa a existir também para humanidade e tudo que existe, o que seria um equivalente ao fim de uma era de ouro, qual na verdade seria a tentativa de Hades em arregimentar um exercito, os mortos, para lutar contra seu irmão e restabelecer a ordem cósmica, trazendo um pouco do ragnarok nórdico para a salada de frutas e doidera.
    Por parte do Coriolano, existiria a tentativa de sincretismo entre um deus onipotente (Deus) e seu entendimento de mundo, bem como criar um paralelo ao ostracismo e opressão que abalam a fé helênica.
    Está tudo bem resumido, mas este é um dos meus ponta pés iniciais, gostaria de saber do ponto de vista mitológico/social da época se é uma ideia interessante. Sei que é um comentário bastante extenso, então não espero vê-lo num vídeo, mas ficaria muito feliz com uma resposta se puder dispor de um tempinho para um recém chegado.
    Abraços, parabéns pelo trabalho e voltarei mais aqui!

  • @demopervol6275
    @demopervol6275 3 วันที่ผ่านมา +2

    Uma pergunta: o filme a casa monstro se baseou nessa lenda? No final do filme a casa ganha 2 "pernas" e tentava comer as pessoas (principalmente crianças).

  • @juliosoaresopatrulheirogal7093
    @juliosoaresopatrulheirogal7093 5 วันที่ผ่านมา +1

    Só por Curiosidade, Vai ter um Vídeo Explicando a Árvore Genealógica dos Deuses Egípcios?
    Se Sim, Muitíssimo Obrigado, Não precisa ter Pressa, Eu só queria ter Certeza! 😅👍

  • @diegoàghra
    @diegoàghra 3 วันที่ผ่านมา +1

    sua voz tá muito diferente

  • @Shirebaggins.
    @Shirebaggins. 5 วันที่ผ่านมา +1

    Tava achando que o vídeo era do jonh 😂