Sou professor e leciono em uma escola pública tocantinense precária que não tem salas climatizadas. As paredes não são feitas de tijolos, mas de uma laje mal acabada que retém calor e deixa a sala ainda mais quente. À tarde, chega a ser torturante, desumano. Impossível estudar em tais condições. Os meninos pedem pra deitar no chão de tanto calor. São coisas que os políticos e as pessoas mais ricas nem imaginam que existem (ou talvez imaginem, mas não estão nem aí).
É lamentável que existam escolas públicas precárias, sem salas climatizadas e com estruturas inadequadas. Isso evidencia a desigualdade social e a falta de investimento na educação. A meritocracia é uma farsa quando não são oferecidas as mesmas oportunidades para todos. É necessário exigir melhorias nas escolas públicas e cobrar responsabilidade dos políticos na destinação de recursos para a educação. Todos os estudantes merecem um ambiente propício ao aprendizado, independentemente de sua origem socioeconômica.
Dou graças a Deus por morar em uma zona rural, no interior de Minas gerais, mais precisamente no alto da serra de Sr dos remédios, onde aqui na propriedade do meu pai, tem nascentes, muitas árvores, e um ar puro, e muito arborizado, quando penso em reclamar de alguma coisa paro e penso.. posso dizer que moro em um paraíso, neste calor vou pro quintal onde tem árvore, e só sinto o frescor do vento, muito obrigado meu deus, por eu viver onde vivo 🙏🏻
Sofrer de calor numa roupa social no onibus sem ar condicionado, enquanto os altos executivos dizem amar o calor em seus carros com ar condicionado, 😂 a percepção de calor com certeza é diferente.
Eu não gosto do calor, pra mim a temperatura seria máxima de 28C e mínima de 15, desde que todos estivessem bem numa sociedade diferente e com equidade. Mas como não vou alcançar isso, vivo e se pegando dias melhores e labutando pra pagar as contas.
parece aquela cena no filme Parasita enquanto a rica agradece por estar chovendo e estar um clima agradável, a casa do empregado dela tá alagada, amo esse filme
Sou do Rio e sempre falei que quem fala gosta de calor ou é turista, ou é masoquista, ou é classe média-alta que anda de carro, dorme no conforto do ar condicionado, mora em bairro arborizado e tem condições de curtir praia quando quer. Queria ver se teriam o mesmo discurso se morassem em Bangu e precisassem ficar 30 min no ponto de ônibus todo dia com sol 40 graus nas costas e ainda ficar mais 2 horas sendo esmagado dentro do õnibus lotado sem ar condicionado. Sinceramente eu trocaria isso aqui por qualquer lugar que fosse, mesmo que fosse Argentina.
@@kiara6237 calor é uma coisa, o que estamos passando é um aquecimento acima do normal por conta da negligencia humana ao tratar o meio ambiente, aliado à fenomenos naturais, que poderiam ser minimizados, se houvesse cobertura vegetal. Duvido que alguém adore ficar na rua com sensação térmica de 42oC por meses ou anos a fio. Não é mais questão de calor e sim de saúde.
Pô chefe, mas concorde comigo: árvore é de graça. Só não tem mais árvore no RJ pq o próprio povo corta dizendo que "faz sujeira". Aí vem um tempo desses e faz falta.
Ótima ideia! Até porque tudo impacta os pobres muito mais. Ontem vi uma reportagem sobre como é mais caro ser pobre, pela porcentagem que os mais pobres gastam para poder sobreviver.
Moro na favela com um pouco de conforto, temos alguns ventiladores e podemos comprar um umidificador de ar, mas não consigo pensar em outra coisa nessa semana a não ser o que outras pessoas estão tendo que passar 😢
Ninguém tá jogando pobre contra rico. Pobres e ricos pertencem a classes diferentes, com interesses diferentes, isso se chama luta de classes e existe desde que o mundo é mundo. Não é coisa de hoje ou da CNN
O projeto minha casa minha vida foi um erro no formato que foi aplicado, aqui na minha cidade é permitido construir duas casas em um lote de 10x20, um absurdo.
@@coelhaavoadoraprédio ainda e a melhor forma de concentrar mais pessoas e ter muitos parques e praças. O problema é que o governo não interfere e até ajuda as grandes incorporadoras a fazerem prédios de luxo, pequenos e extremamente caros. Em um terreno de uns mil metros quadrados moramos eu, minha mãe e irmã e os filhos pets. O prédio tem 66 apartamentos entre 150 e 250 metros. E há mansões abandonadas em áreas de até 5 mil metros quadrados. É uma questão urbanística. Imagine se o governo fizesse prédios de apartamentos na paraisopoles com um urbanismo estruturado, parques, lazer, espaços para comércio e saneamento? Muito melhor que ver essa senhora num espaço precário sem um ventilador. A desgraça está concentrada nessa fabricação de bilionários que é plenamente aplaudida até por quem vive em condições de miséria. Hoje é só TH-camres ricos, magnatas, dinheiro fácil e as pessoas continuam vivendo a vida da personagem criada pelas mídias e igrejas evangélicas Brasil a fora. Numa situação precária o patriarcado produz e ganha vendendo ilusões e assim todos estaremos ferrados em muito pouco tempo. Ou morreremos de fome e doentes ou depressivos tirando nossa própria vida.
@@gabrielbastosalvim8297 tenha mais empatia rapaz! é verdade que o esforço pessoal desempenha um papel significativo, mas é importante reconhecer que nem todos começam com as mesmas oportunidades. Alguns enfrentam obstáculos bem mais complexos, como acesso limitado à educação de qualidade ou oportunidades de emprego. Quando você for estudar sobre o equilíbrio entre esforço pessoal e compreensão das diferenças nas oportunidades, talvez isso enriqueça sua perspectiva sobre o tópico de superação de desafios, valeu!
@@gabrielbastosalvim8297 tenha mais empatia rapaz! é verdade que o esforço pessoal desempenha um papel significativo, mas é importante reconhecer que nem todos começam com as mesmas oportunidades. Alguns enfrentam obstáculos bem mais complexos, como acesso limitado à educação de qualidade ou oportunidades de emprego. Sugiro estudar sobre o equilíbrio entre esforço pessoal e compreensão das diferenças nas oportunidades, talvez isso enriqueça a sua perspectiva sobre a superação de desafios. Valeu!
Sou pobre, moro em região pobre e pobre odeia árvores. Pediram para a prefeitura retirar a maioria das árvores das calçadas. O bairro tá mais quente que nunca.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk pobre é burro, por isso nasce pobre e morre pobre. O pobre que enriquece, este nasce rico, ele nunca foi pobre. O pobre tá na cabeça do limitado, por isso serão pobres eternamente.
Odeiam árvore, mas adoram estacionar na sobra dos outros, meus pais moram na Bahia, em vários momentos o vizinho da frente, que não tem árvore, estaciona em frente à casa dos meus pais, chegando a bloquear a saída da garagem.
Felizmente, minha casa possui laje e é recoberta com telhas. Mesmo assim, quando a temperatura fica acima dos 30 º C, o calor é brutal. Estava me lembrando da entrevista do Carioca (ex-Pânico) no Podpah. Por volta dos 35 minutos, ele comenta que em São Gonçalo, onde ele morava, ficava sempre com o circulador de ar no rosto e, muitas vezes, ia dormir na laje. Porque a parede do seu quarto pegava o calor da tarde e meia-noite, ainda estava fumegante, como um forno que acabou de ser desligado. Hoje, ele possui 8 aparelhos de Ar Condicionado em casa. Viver numa condição assim, traumatiza. É muito frustrante não conseguir ler, estudar e nem mesmo dormir por causa do calor extremo. Hoje, enquanto escrevo, estou com dor de garganta e nariz congestionado, provavelmente por usar ventilador muito próximo para suportar o calor.
Sim, porque no Brasil temos 8 zonas bioclimáticas. A reportagem é bem incompleta. Para o Rio de Janeiro ter pé direito alto e paredes grossas não serve para nada (cerca de metade das capitais do Brasil se localizam nessa zona). É necessário ter ventilação cruzada, caso contrário o calor do dia se acumula e vai ser liberado pela noite.
BBC esquerdista é assim. E muitos destes jornalistas são da classe média e alta. Eles não mostram soluções, eles querem criar intrigas dos pobres contra os ricos, isso é o jornalismo socialista.
Como se o fato de alguém de ter enriquecido, causa-se o empobrecimento de outros, e não a Pandemia, os lockdows e o fracasso de todos os governos que passaram pelo país....
Vocês já caminharam em uma favela? Você encontra carros, ar condicionado, TV enormes .. claro que não estou dizendo que não existe desigualdade, na minha casa por exemplo, não tenho ar, telhado é de amianto e no calor sofro horrores.. mas na favela tem muitas casas equipadas..pode ir no Vidigal, Rochinha..
Moro em uma cidade com bastante vegetação, nas áreas de preservação permanente sentimos a diferença de temperatura. Mérito de administradores comprometidos. Bombinhas SC.
Poderia haver um projeto de plantas de estilo trepadeira que tenha resistência ao calor, ou mesmo um tipo de jardim de parede com plantas penduradas plantadas em garrafas pet. Também tem o conhecimento adquirido por aqueles tipos de plantação de permacultura que usa terrenos áridos que poderiam contribuir para um projeto que auxilie em trazer maior vida vegetal para as localidades sem arborização, mais pobres e mais quentes
@@DonaOfelllia compreendo, mas não estou simplesmente falando do ciclo reprodutivo. Boa parte da vida do mosquito é passado abrigado em vegetação (quando não estão lhe sugando a seiva, claro). Venho de cidade com muita vegetação, isso é um problema que posso relatar e assola mesmo os melhores bairros. Tem surto de dengue mesmo em condôminos de luxo.
Eu saí da favela . Tenho problema auditivo . Não sou vítima da sociedade hj com meus 35 anos tenho minha casa . Meu AP Meu carro de serviço Meu carro de passeio . Sai escolhas . Meus amigos usam droga eu nunca coloquei um cigarro na boca
Essas favelas acabam com o paisagismo tbm de São Paulo, além de serem medonhas e inestéticas, quem vive lá sofre igual um condenado, só de olhar essas favelas no vídeo me deu até ansiedade, feias demais.
Não é questão de escolha, meu caro. Há milhões de brasileiros e brasileiras como vc que nunca colocaram "um cigarro na boca". Irmãos e irmãs que acordam cedo todos os dias, disciplinados, esforçados, trabalham até mais do que vc, mas que infelizmente jamais terão a chance de viver de forma digna. Não é possível ainda se falar de escolhas num país que oferece pouquíssimas oportunidades para quem é pobre.
@@cleidibarbara cada um criando sua própria oportunidade, com uma taxa de juros básica de 13,25% e de juros rotativo no cartão a mais de 400% a.m.? Falando dessa forma, ou vc é coach ou alienada. Está mais para alienada, mesmo.
É triste conheci a realidade da favela e hoje moramos em Higienópolis numa rua arborizada, apartamento com janelas enormes, e recuo grande entre um prédio e outro: o que nos fez optar pelo espaço. Realmente a sensação é bem amena diante dos irmãos das comunidades. Mas o patriarcado cobra por cada gota de melhor condição ou mínima condição. Primeiro o preço de uma habitação num bairro de boa infraestrutura é absurdo, há 20 anos nunca imaginaria isso. Segundo, o valor pra vc manter condomínio e IPTU mensais é um abuso, pra se ter uma condição humana e digna gasta-se na maioria das vezes até mais de 3 mil reais por mês. E há edifícios vizinhos onde paga-se mais de 12 mil por mês, mas aí já é pra um clube seleto. Penso que toda essa despesa é pra selecionar quem eles permitem que more na sua área. Não é nada humano esse modelo. Fico muito triste 😞 pois sei o que é morar num lugar apertado com banheiro com cortina e de meia parede dentro da cozinha. A educação e trabalho da nossa mãe como escrava doméstica, pois minha mãe morava na casa da patroa e tinha uma folga a cada 15 dias sábado até domingo meio dia. Na nossa casa não tinha luz elétrica e a água era de poço onde morávamos eu, minha irmã e minha avó doente. Éramos invisíveis, estudar foi a decisão mais assertiva das nossas vidas. Hoje aos 51 anos, mana 48 e mãe 72, vivemos com dignidade e muito inconformados com essa separação mortal de classes. E não tem meritocracia nenhuma nisso, teve fome, frio, dor de dente, insegurança total, invisibilidade social. Mas nos agarramos a um propósito que nem conhecíamos e hoje mesmo todo cheio de cicatrizes na carne e na alma penso que a educação em casa e formação na escola foram a base de tudo. Já tive crises emocionais e fique medicado por 4 meses por não ter vontade de comer ou sair pra não ver o sofrimento das pessoas, saber já doía muito. Agora trato e tenho acampamento pra lidar com tudo isso. Não há noite em que eu não lembre os dias frios e de barriga vazia. Tinha sonho de comer pão com presunto e hoje sou vegano e plenamente feliz com esse ato. O que eu posso fazer hoje é deixar registrada minha história pra reavivar as esperanças de muitos invisíveis. Um abraço e muito amor aos que mais necessitam.😢❤
A vida é injusta. Lamento por todo seu sofrimento, mas não permita que a ira da revolta lhe tolha de capacidade interpretativa. Não existe isso de "patriarcado", o que existe é um país miserável, refém de um Estado corrupto e leonino, onde qualquer mínimo conforto é um luxo. Viver em bairros como Higienópolis é caríssimo pois praticamente todos querem morar no centro expandido, rico em infraestrutura, tendo em vista as alternativas. O Brasil tem poucos milhonários, gostaria que tivesse muitos mais. O que temos de sobra são servidores públicos, prefeitos, vereadores, deputados, senadores, ministros e ladrões.
Uma sugestão de baixo custo é pintar os telhados de branco. Uma reportagem da própria BBC mostrou essa solução em habitações semelhantes (também pobres) na Índia
A desigualdade na distribuição de recursos como ar-condicionado afeta o acesso à educação. Alunos em ambientes climatizados têm melhores condições de aprendizado, enquanto outros enfrentam calor extremo que prejudica a concentração. Medidas devem ser tomadas para garantir igualdade de condições e um ambiente propício ao desenvolvimento intelectual para todos.
@@zjbskhb Medidas para garantir igualdade de condições na educação não necessariamente envolvem aumento de impostos. Podem incluir investimentos em infraestrutura escolar, busca por parcerias com empresas e organizações, uso de energias renováveis, entre outras soluções criativas. A desigualdade não pode ser ignorada, e é preciso encontrar soluções para promover um ambiente adequado para todos os estudantes.
@@gabrielKaingang6644 A desigualdade NÃO é um problema. Isso tem que ser deixado bem claro. O problema é a pobreza. Se existem dois bairros, ambos com cem pessoas, mas no primeiro todos ganham R$ 1.000,00 por mês, então ele é PIOR do que outro bairro onde todo mundo ganha diferente, mas que a renda mínima é R$ 8.000,00 por mês.
@@zjbskhbA desigualdade não pode ser simplesmente ignorada como um problema. Embora a pobreza seja uma questão importante, a desigualdade também desempenha um papel significativo na sociedade. A desigualdade excessiva pode levar a uma série de problemas sociais, como exclusão, falta de oportunidades e instabilidade econômica. Além disso, altos níveis de desigualdade podem afetar negativamente a coesão social e o desenvolvimento sustentável de uma nação. Portanto, é essencial abordar tanto a pobreza quanto a desigualdade para promover uma sociedade mais justa e equitativa.
@@gabrielKaingang6644 Repito: a desigualdade NÃO é um problema. Você não prestou atenção no exemplo que eu citei. Então aqui vai outro exemplo da vida real: nos EUA a desigualdade é muito maior do que em Cuba. No entanto, não são os americanos que arriscam a vida pra ir morar no "paraíso igualitário" que é Cuba.
sim, por exemplo,eu sou de origem pobre, eu estudei igual um condenado, me formei em T.I. , trabalhei igual um condenado como programador, hj eu tenho uma condiçao razoavel apenas, sou classe media, tenho apenas um pequeno apartamento que fiz questao de botar ar condicionado, um dos poucos "luxos" que tenho... e agora a culpa é minha por haverem outras pessoas sofrendo... kkkkk
Um ponto que poucos lembram é que grande parte das casas em favelas possuem ar-condicionado e só quem paga luz é quem mora mais para a entrada. Não estou desmerecendo a pauta que de fato é impotante, só que alguém da "zona sul" com ar ligado paga 3k de luz, pagando inclusive a conta de quem "não pode pagar". Meu tio é da rocinha e na casa dele tem 3 AR, se pagasse luz a conta dele seria no minímo 5k.
Em parte temos que "agradecer" ao povo paulista, principalmente os agroboys do interior, que elegeram o ecocida réulator Salles para deputado. Por aí, se entende como as pessoas negligenciam a questão ambiental.
@@Shalimardasilva um estado sozinho não consegue transformar o mundo todo numa fornalha. São várias empresas e países que emitem gases na atmosfera em atividades econômicas que contribuíram para esse calor.
É por isso, tbm, que prefiro frio. Aqui no RS, não fomos atingidos por essa onda de calor, mas eu vivo dizendo isso, o frio é muito melhor, pois basta se agasalhar o suficiente (e é mais fácil doar roupas de inverno do que ar-condicionados, convenhamos). No fim, quem não liga nem pra frio e nem calor extremos, é rico, que tem ar-condicionado e não precisa se preocupar com a despesa da luz.
A questão vai muito além de preferencias. Estamos discutindo a ponta do iceberg. Estamos colhendo os frutos da negligencia humana com relação ao meio ambiente. Pelo que sabemos, pessoas morrendo por chuvas intensas não deve ser melhor! E é só passar o verão no Vale do Itajaí ou em POA para saber que o "sul maravilha" não é tão frio qto se diz.
@@Shalimardasilva Contexto. O meu ponto é que, dentro da realidade posta, é preferível o frio, pois doações de agasalhos e acolhimento em situações extremas, é mais viável (e sempre ocorre aqui no sul, por exemplo). Em situações limite, pessoas vulneráveis são alocadas em ginásios, recebendo agasalho e sopa quente. Ou seja, há uma saída para o caso do frio extremo. No caso do calor, não há o nada que possa ser feito por ninguém. Eu, que sofro de pressão baixa, por exemplo, desmaio com 30C (por isso sempre opto por morar na região litorânea, ou proximidades, que sempre tem uma brisa refrescante). No calor extremo, a maioria da população não trabalha debaixo do ar-condicionado; não passa o dia turistando de carro, climatizado; precisa pegar 1 ou 2 ônibus (+ metrô, às vezes), abarrotados de gente, sem ar-condicionado... chega em casa, não consegue dormir pq o ventilador não dá conta (isso pra quem tem ventilador). Não é uma discussão sobre preferências num vídeo sobre turismo pra classe alta. Trata-se de um vídeo justamente sobre as atuais condições climáticas, que já estão postas (podendo serem razoavelmente arrefecidas se medidas forem tomadas, o que eu duvido que sejam...). Dentro de tal situação, drástica, sim, o frio se faz preferível, pois nele, como eu explicitei, há o que fazer (como sempre é feito aqui no RS, pelas prefeituras, estado, ONGs, entidades religiosas e pessoas avulsas). Em ameaça de ciclones, tempestades ou mesmo frio, até os animais são recolhidos das ruas. Contexto.
@@barbarakronberger4864 vc começou comentario falando sobre preferencia. Tragédias não são equivalentes e eu prefiro que não haja nem uma nem outra. Minha preferencia de temperatura? A mais baixa possível pq tb não aguento calor. A questão não é essa. Tragedias como calor ou enchentes são frutos das más escolhas humanas. Então, discuto dentro do contexto de mudanças climaticas. Nem sopinha e agasalho, nem ar condicionado ou ventilador.
@@Shalimardasilva Pois eu concordo contigo. O ideal é nenhum dos dois extremos, sobretudo num país como o Brasil, com uma imensa maioria desfavorecida. O meu único ponto é que, dentre os dois extremos, há o que se feito no caso do frio, mas não do calor. Agora, o ideal é evitarmos que tanto um quanto o outro aconteça (eis o nosso desafio...).
Moro em Ferraz Sp numa área com boa vegetação. Paredes e cobertura pintados com tinta térmica. Mesmo assim senti o calorão anormal de setembro , mas ao ir numa senhora numa favela coberta só por telhas fibrocimento e sem janelas para circular o ar eu fiquei com pena delas. Super quente. 🤒 Se as pessoas apenas pintassem o telhado de branco já seria um bom conforto.
A cor azul é mais eficiente ainda. Lá na China estão pintando os telhados de azul ao invés de branco e da dando certo, o azul tem uma forte resistência a calor e a lasers fortes tbm (oq não é o caso, mas só pra ter idéia)
@@Flavinhodopneu22eu vi uma reportagem sobre também e vi que no Havai estavam fazendo a mesma coisa pintado os telhados de azul daí saiu um teoria de que quando as casas estavam queimando lá só as casas de telhado pintado em azul se salvaram das queimadas e surgiu o boato de que era tudo planejado e tal… pessoal não tem o que inventa….
cara eu faço trbalho social em uma favela aqui de SP, e entro em varias dessas casas que nao tem laje, apenas as telhas e numa altura baixa e com pouco janela... e vou te falar, é desesperador de ver, só de entrar por alguns minutos eu já sinto como as casas viram um forno, inclusive se tornando ate mesmo um problema para saude. Realmente eu tenho muita dó do nosso povo sofrido.
@@marcopolo1765 Teria uma solução rápida para aquela senhora da reportagem. Moro em uma comunidade e o telhado da minha casa é de telha ternit (brasilit, fibrocimento) igual o dela. Então o quer que eu fiz, coloqueiro forro pvc e por baixo desse forro, coloquei placas grossas de isopor para fazer o isolamento térmico. A temperatura da minha casa ficou levimente agradável e que dar para suportar o calor em dias mais quentes, claro que isso é um paliativo, uma solução rápida e barata.
Moral da historia: Faz calor vc cozinha, faz frio vc congela, chove e o barraco cede. Como dizia minha falecida avô, que saiu da roça com pouca instrução, mas tinha uma sabedoria de vida impar: "-Pobre não devia nem vir no mundo!"
Esqueceu de falar que tem gato e por isso o ar condicionado pode ficar ligado o dia todo, mas quem mora fora da favela não pode deixar o ar ligado e só usam em extrema necessidade devido ao alto custo.
Quem disse que quem vive em condomínio não tem gato? só os que esbanjam de muita grana que não e uma minoria honesta.. mas conheço MUITA gente que tem desvio de energia nos ap dentro do condomínio..
Melhor resposta a essa matéria porca. Esses repórteres só querem saber de lacrar. Não sei porque resolvi perder tempo assistindo a esse vídeo ridículo.
Moro no interior de SP, aqui primavera não tem diferença do verão, é tudo fogo do inferno, nunca vou me acostumar com esse calor do inferno, não tenho ar condicionado, em dias quentes de verão eu durmo fora de casa, na garagem.
Eu também sou do interior de SP e assino embaixo! A minha sorte é que em casa eu graças a Deus (e a meus pais) tenho ar, ventilador, mas mesmo assim tem que usar com certa parcimônia por causa da conta de energia que no início do mês vem daquele jeito kkkkk
Mas o interior de SP é quente mesmo, o lugar mais "fresco" é campos do Jordão no entanto é uma cidade turística, cara e pequena, moro no centro oeste e o calor é insuportável tbm não tem o que fazer o calor é tipo aquela pessoa tóxica e enjoada que temos que conviver kkkk não tem jeito.😅😅
Vi que uma cidade em Minas, São Romão, atingiu 43 graus. Sabia que alguma cidade no Brasil poderia atingir essas temperaturas, só não esperava que fosse em Minas Gerais.
Morei 6 anos em niterói e uma coisa que nunca entendi é como que uma cidade TÃO quente não trata de fazer arborização em todo do território, pelo menos no território ocupado legalmente. Era notável como uma mangueira bem crescida em determinado lugar ou um lote abandonado que era cheio de árvores e mato alto deixava o entorno muito mais tolerável. Mas até natureza é privilégio dos ricos. No pico do calor ventilador só serve pra fazer você suar mais e continuar com o mesmo calor, se você não é rico pra bancar um AC o sofrimento é igual sem ventiladores.
nem só isso, cortam a árvore pra construir mas depois não plantam na calçada. os comerciantes pequenos mesmo não gostam porque ''cobre'' os letreiros das lojas@@yanfreitas4038
Obrigada pela comentário, @mtmirian! Estamos preparando uma reportagem sobre possíveis soluções. Quem tiver contribuições, pode fazer aqui que estamos de olho.
Muito importante plantar bananeiras, é uma planta que mantém o solo irrigado, retém muita água, cresce rápido e suas folhas largas tem 1000 utilidades, desde fazer cordas até coberturas. Plantar árvores frutíferas como abacate, manga, em áreas abertas de estacionamento. Claro, pode por um telhado para proteger os carros. Não tem outra solução a não ser plantar verdes em todo lugar disponível. E plantar frutas além de alimentar protege do sol. Amoras nas ruas e corredores.
Moro no interior de São Paulo, os ônibus urbanos tem ar-condicionado, Uber não é caro e os carros tem ar-condicionado, as ruas na sua maioria tem árvores, muitas pracinhas..., as escolas são bem fresquinhas e tem árvores, janelas grandes...e não falta água. Acho a desigualdade social aqui menor.
Temos que melhorar a vida das pessoas que moram em situação difícil!!! Com trabalho, Educação e cultura!!! Não querer penalizar quem tem uma boa casa e que paga um boleto por ela todo mês..fica dica..
Em muitas favelas SE UTILIZAM de GATO para girar o ar condicionado 24 horas por dia, AS CUSTAS dos bons pagadores. Eu por exemplo, por mais que tenha ar condicionado no apartamento, não uso, pelo valor absurdo em que está a conta de luz.
Deveriam é interditar as favelas, deveriam criar projetos que proibi e pune quem levanta casa sem alvará, deveria prender quem invade terrenos e faz gato em agua e luz.
Moro em Ilhabela, em um bairro super arborizado, ao lado da riachos, cachoeiras e vegetação. E minha casa tem pé direito alto, jardim. Muitas vezes nem ligo o ar condicionado. A sensação térmica é muito menor que em Caraguatatuba, cidade próxima e menos arborizada.
@@MariaGuedes2022 a chata no pedaço. Ralei muito amiga! Já morei em kitnet. E se precisar moro novamente sem problemas. Sou a faxineira da minha casa também e lavo umas 8 máquinas de roupas por semana. Não tenho moleza não!
Leia com atenção e cuidado. A alguns anos atrás assisti uma matéria produzida por um canal de TV. O tema era as favelas Foi convidado um urbanista que disse - é preciso urbanizar as favelas oferecendo baseamento básico, iluminação e vegetação. Um ponto que esse dito urbanista não falou é que os barracos de alvenaria e madeira (palafitas) esqueceu que os barracos são colados um ao lado do outro, além dos becos. O dito urbanista não quer acabar com as favelas, construindo casas espaçadas, o que ele propõe é mascarar o problema. Eu perguntaria para esse urbanista para ele ir morar lá. Favelas não é para ser urbanizada e sim derrubada construindo casas com melhor ventilação e circulação de ar, planejando o bairro. Acorda povo!
Acontece que as pessoas que moram na periferia derruba as areas verdes. Para construir mais se deixar fazem ate um puxado na calçada,eles nao gostam de arvores tenho uma árvore frente casa e briga e constante com os vizinhos,a folha que cai,o galho que esta grande mas no calor ficam em baixo da sombra.Somos reponsaveis pela saude do nosso planeta e construir preservando a area verde .😢
Não é uma solução, mas o projeto teto verde favela pode ser uma técnica barata para amenizar o calor. Basicamente é plantar na manta de bidim plantas que crescem naturalmente em calçadas e muros, aí você fixa essa manta no telhado
É triste ver que o aquecimento global está criando um novo tipo de desigualdade, onde os ricos sobrevivem com seus ar-condicionados enquanto os pobres perecem.
Na india eles pintam ps telhados com tintar branca 3 x que ajuda a dispersar o calor, pintam o interior tb, o custo benefício é mto bom, lá faz 40 graus dentro dos barracos
@@claudiacrpi O que esse povo não sabe é que tudo nessa vida tem pontos positivos e negativos. Eu passei na frente de uma casa que tinha uma árvore na frente e estava um calor miserável, de baixo da árvore estava fresco. Ali percebi a importância de uma árvore, porque na minha casa coberta não fica fresco igual aquele lugar.
Caramba, eu tive que trabalhar que nem maluco pra poder comprar uma boa morada. Agora sou "privilegiado" e "devedor", e tenho também que comprar casa pros outros?
Uma coisa *que* ajudaria muito as comunidades é o telhado verde, não é tão difícil de fazer, muitos nem sabem o que é, e os que sabem acham que se resume a gramamos que precisam de centenas de kilos de adubo ou terra e impermeabilização, oq torna bastante cara a instalação. Sendo que pode ser feito tb apenas com uma tela e plantas trepadeiras, dependendo da planta apenas 1 é o suficiente pra cobrir todo o telhado da casa em poucos meses e vai necessitar de uma manutenção mínima, molhar o vaso, adubar de vez em quando etc... Sombrites onde pega muito sol tb ajuda muito, em corredores abertos por exemplo ou nas janelas. Pintar o telhado/laje das casas de branco ou azul. Colocar exaustores nos comodos mais quentes e sem ventilação. E não estou falando daqueles exaustores caros, dá pra fazer um em casa com cano de pvc e algum motor de ventilador, ventoinha 12v de carro, cooler 12v de computador. Eu msm fiz um com um cano de 200mm e um motor de ventilador, meu quarto ficou bastante fresco. Outra coisa que é tão óbvio, plantas, plantas deixam o ambiente fresco, o ar mais puro. Tem muitas plantas que pode ter até dentro de casa, na sombra... Minha casa msm parece um pedaço da floresta amazônica, se tornou até um refugio para alguns animais da região, beija flor, canários, pombinhas, abelhas, borboletas, já apareceu até uma família de saruê kkk
Quando vou ao Centro de SP volto muito reflexiva, pensando em como vivemos de maneira tão desigual. Muros verdes, tetos com jardim, canteiros cheios de árvores frutíferas alimentando a fauna que existe ali... parece um sonho. Na periferia não tem vegetação, e o pior, nem projetos para isso. Aí lembro, "aqui é Capão Redondo, não pokémon". Sábias palavras neste refrão.
Ué, os próprio favelados cortam as poucas árvores que tem, porque não querem varrer folhas no chão. Esse povo só tá interessado em destruir tudo oq existe de bom
Pois na favela que eu moro, não tem ar condicionado quem não quer, ninguém paga energia e tem ar condicionado por 400 reais. Um pedreiro aqui chega a tirar 1000,00 reais por semana. Um eletricista ganha mais. Então isto é de pessoa para pessoa. Mas nunca foi novidade que o Rico tem muito mais conforto. Sempre foi assim e sempre será.
37°c em SP ? aqui no Mato Grosso em nova mutum chegou a 43 °c 36 é a media aqui. Comprei um ar condionado um mes antes dessa onda de calor , melhor decisao que tive.
Apesar da desigualdade social, existem formas baratas para amenizar o calor em construções precárias, como pintura do telhado ou laje de branco(para refletir o sol e calor), forro de isopor ou com manta térmica+pvc, projetos de garrafas para melhorar a ventilação de janelas pequenas(projeto indiano) e pintura externa clara. Deveriam as prefeituras, elaborarem projetos para esse tipo de reforma em moradias precárias, se não me engano, o RJ fez um projeto desse tipo para reforma de moradias de comunidades
Teria uma solução rápida para aquela senhora da reportagem. Moro em uma comunidade e o telhado da minha casa é de telha ternit (brasilit) igual o dela. Então o quer que eu fiz, coloqueiro forro pvc e por baixo desse forro, coloquei placas grossas de isopor para fazer o isolamento térmico. A temperatura da minha casa ficou levimente agradável e que dar para suportar o calor em dias mais quentes, claro que isso é um paliativo, uma solução rápida e barata.
@@gilvanmiranda3383 ótima solução, moro em comunidade tambem e aqui em casa além do forro de PVC, por cima dele fechamos tudo com manta térmica com a parte refletiva virada para cima, outra solução batata seria pintar a cada 1 ano todo o telhado da casa de branco, diminui um absurdo a temperatura comparado ao sem forro, e ainda alivia o calor
Teria uma solução rápida para aquela senhora da reportagem. Moro em uma comunidade e o telhado da minha casa é de telha ternit (brasilit) igual o dela. Então o quer que eu fiz, coloqueiro forro pvc e por baixo desse forro, coloquei placas grossas de isopor para fazer o isolamento térmico. A temperatura da minha casa ficou levimente agradável e que dar para suportar o calor em dias mais quentes, claro que isso é um paliativo, uma solução rápida e barata.
Então uma forma de corrigir a falta de árvores, e melhorar o calor, devemos demolir algumas casas e plantar árvores? Essas casas que no vídeo diz que tem 20m2. Vale lembrar que antes de ter casas, a maioria dos lugares eram de mata.
São opções de moradia. O Brasil gigante tem espaço para todos. Morar na favela, na oca, em uma casa, no campo é uma opção de vida. O que não pode é cobrar do outro uma responsabilidade que é sua.
Como estudante da área observo que quanto mais baixa a classe monetária menos árvores o bairro tem!! Muitos moradores relatam que cortam as árvores pois elas "sujam" o local com suas folhas e colocam calçadas nos gramados também. 😢
fiz enem em 2018 em um local bem precário. passei mal, pressão caiu, quase que não termino a prova. tirei uma nota bem inferior nesse primeiro dia. a têmpera da cidade era mais de 40ºC, pois foi em Juazeiro da Bahia
Quando eu fiz enem também as salas não estavam climatizadas estava 32 graus nesse dia e realmente foi terrível, eu suei muito e quase passei mal infelizmente minha nota foi levemente afetada por isso.
Mas fala pro povo que pra ter isso, é preciso parar de reclamar das folhas que caem dentro de casa... e não estou me referindo a população mais carente não. Moro em frente a um pequeno mas bem arborisado parque, e o que eu ouço de pessoas com condições financeiras privilegiadas é que: "é muito ruim esse monte de folha dentro de casa", diz a pessoa com duas empregadas pra fazer a limpeza da casa, "precisava podar as árvores, pq é muito perigoso a noite", diz a outra que mora em condomínio fechado...
Como se com 3 mil desse pra deixar a casa confortável. Compra o ar condicionado e depois fica sem energia pq não vai ter grana pra conta. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O maior problema não é ter ou não o famigerado aparelho de ar condicionado, mas ter bala na agulha para bancar o seu funcionamento, e a conta da energia elétrica no final do mês. Isso que vc falou, não é muito coerente: o pé direito baixo, é desta forma pois não há planejamento, engenheiro, etc; as casas são construidas na cara e coragem. A falta de árvores se dá devido justamente a falta de planejamento, e a inercia do poder público, que nada faz para educar, informar e causar uma transformação nestes locais.
Eu sei que o calor é dificil, porém aqui no nordeste já acostumamos, 37 graus aqui é de boa, tem que tomar muita água e não pode faltar o café da tarde com cuscuz lá pelas 3 horas da tarde.
Como eu moro perto do litoral, 30 graus pra mim já é bem quente, 37 então seria o inferno. Por sorte eu moro num casario colonial, é bem frequinho, uma boa dica (pra quem tem) é encher um vaso de cerâmica de água, a casa fica até com um cheirinho de chuva.
Estou tendo que trabalhar de Uber Moto, em Teresina-pi. Nas principais avenidas, os termômetros marcam 45, 48°C... A sensação térmica é indescritivelmente alta. No Domingo, meu olho esquerdo começou a arder no começo da tarde. Eu pensei que estivesse arranhado por algum cisco... Mas foi piorando muito até ficar quase insuportável. Já à noite, ao transportar um enfermeiro, comentei o problema com ele, o qual pediu para dar uma olhada. Ele disse:"Na verdade, seu olho está com queimadura provocada pelo sol e vento quente, e provavelmente terá de passar por uma raspagem. Agora estou em tratamento, com colírios, e, graças a Deus, a raspagem por enquanto está descartada. Estou tendo melhoras.🙌
@@LeticiaMiras5 Queimou mesmo com a viseira a maior parte do tempo abaixada, e mesmo sendo bem escura. É que o vento que entra por baixo já é o suficiente para ressecar os olhos e queimá-los. Obrigado pela empatia.
Já em Macapá-AP toda casa praticamente tem ar condicionado. Pode não ter tv e fogão, mas ar condicionado é item básico pra sobreviver num lugar que faz calor o ano inteiro.
A Arquiteta Denise Duarte a partir de 1:16 começa a descrever uma favela ou um prédio moderno de classe baixa e média???? fiquei na dúvida, pq os problemas pontuados por ela, acontece tbm em construções de prédios de classe baixa e classe média, "comodos pequenos", "sem ventilação adequada", "pé direito muito baixo"
Às vezes me pergunto, quando vamos passar por uma revolução arquitetônica e construir pequenas cidades pelo país afora afim de distribuir melhor a população? E com isso resolver os impasses que as grandes cidades provocam.
isso só acontecera se houver uma guerra nuclear que destrua a europa e obriguem os ricos a virem para o Brasil, ae sim eles vao construir novas cidades, do contrario o BR sera esta lastima por muitos seculos ainda....
Em detalhes assim notamos que o brasileiro vive mal, apenas sobrevive. Não apenas em moradias, nos trajetos para o trabalho em cidades grandes,p. ex., além da passagem cara e incondizente com os ganhos, ainda é obrigado a viajar com veículos precarios, lotados e sem climatização. E ainda te obrigam a manter um sorriso no rosto o tempo todo com tamanho desconforto. Agora estamos num caminho sem volta, onde ondas de calor como essa se tornarão piores e mais frequentes, e o povo foi avisado sobre isso durante décadas, agora aguenta.
Ué, gente. Se tivessem estudado e dado a devida atenção aos estudos, não estariam passando por esses problemas na favela. Reclamar é mole, pergunta se alguém estudou pra ter uma vida melhor…🤷🏻
@@alfaxgo Pelo menos trocar aquelas telhas de amianto por algo mais impermeável. Aquilo esquenta. Sei porque ja morei assim. Mas deve ter mais coisas a fazer ...
Aquela frase clichê "seria cômico se não fosse trágico". É engraçado, mas não consegui achar graça. Só consegui ficar triste imaginando a situação insalubre que essa senhora é obrigada a passar dia após dia. Sou professor e leciono em uma escola pública tocantinense precária que não tem salas climatizadas. As paredes não são feitas de tijolos, mas de uma laje mal acabada que retém calor e deixa a sala ainda mais quente. À tarde, chega a ser torturante, desumano. Impossível estudar em tais condições. Os meninos pedem pra deitar no chão de tanto calor. São coisas que os políticos e as pessoas mais ricas nem imaginam que existe (ou talvez imaginem mas não estão nem aí).
Acho que os arquitetos e urbanistas deveriam está no congresso, para legislar sobre a necessidade extrema de arquitetura e urbanização de qualidade independente da classe social.
Meu quarto é muito quente pois bate sol da tarde nas duas paredes dele, se eu colocasse aquelas plantas que grudam no muro na parede do lado de fora do meu quarto será q melhoraria o calor?
A imprensa vive glamourizando as comunidades de dentro dos escritórios limpos, confortáveis e com ar condicionado, quem diria né. A todos, não queira que o rico seja pobre, queira que o pobre seja rico, não se deixe enganar.
No caso do teto, pode ser amenizado com um cobertura de poliestireno (se tiver alguma disposição financeira) ou caixa de leite ( colete na vizinhança ). Existe um projeto chamado Brasil sem frestas onde ensina com utilizar as caixas de leite para isolar a temperatura.
A proliferação de favelas nas cidades e principalmente nos grandes centros urbanos é resultado da negligência e incompetência dos governantes, mais do que pela pobreza. Ao invés de permitir que os barracos sejam erguidos de forma irregular e aleatória poderiam ser usados estudantes de arquitetura e engenharia para fazer projetos e ajudar a população carente a aplicar seus recursos escassos em moradias mais adequadas, ganham os estudantes e ganha a população. Há que se mencionar também a falta de leis que permitam aos prefeitos impedir a construção de moradias irregulares em locais inseguros ou por apropriação indébita de áreas públicas.
Esperando meu vô nos dar ar condicionado. Onde entro na fila pra me cadastrar, é um absurdo em pleno 2023 o cidadão brasileiro não ter ar condicionado... É inadmissível essa desigualdade... Ar condicionado para todos já
Sou professor e leciono em uma escola pública tocantinense precária que não tem salas climatizadas. As paredes não são feitas de tijolos, mas de uma laje mal acabada que retém calor e deixa a sala ainda mais quente. À tarde, chega a ser torturante, desumano. Impossível estudar em tais condições. Os meninos pedem pra deitar no chão de tanto calor. São coisas que os políticos e as pessoas mais ricas nem imaginam que existem (ou talvez imaginem, mas não estão nem aí).
Não estão nem aí mesmo, triste
É lamentável que existam escolas públicas precárias, sem salas climatizadas e com estruturas inadequadas. Isso evidencia a desigualdade social e a falta de investimento na educação. A meritocracia é uma farsa quando não são oferecidas as mesmas oportunidades para todos. É necessário exigir melhorias nas escolas públicas e cobrar responsabilidade dos políticos na destinação de recursos para a educação. Todos os estudantes merecem um ambiente propício ao aprendizado, independentemente de sua origem socioeconômica.
A solução para isso é simples: basta extinguir as escolas públicas.
E aqui no sul a gente congela na sala abaixo de 0°C sem aquecimento. Uma tortura também. Esses políticos são uma m***a.
O ensino público era muito melhor antes do PT
Dou graças a Deus por morar em uma zona rural, no interior de Minas gerais, mais precisamente no alto da serra de Sr dos remédios, onde aqui na propriedade do meu pai, tem nascentes, muitas árvores, e um ar puro, e muito arborizado, quando penso em reclamar de alguma coisa paro e penso.. posso dizer que moro em um paraíso, neste calor vou pro quintal onde tem árvore, e só sinto o frescor do vento, muito obrigado meu deus, por eu viver onde vivo 🙏🏻
Tem gente reclamando, mas não gosta de folhas de árvore porque define como lixo, gasta água à tôa e só reclama do governo.
Sofrer de calor numa roupa social no onibus sem ar condicionado, enquanto os altos executivos dizem amar o calor em seus carros com ar condicionado, 😂 a percepção de calor com certeza é diferente.
Eu não gosto do calor, pra mim a temperatura seria máxima de 28C e mínima de 15, desde que todos estivessem bem numa sociedade diferente e com equidade. Mas como não vou alcançar isso, vivo e se pegando dias melhores e labutando pra pagar as contas.
Exatamente
Julgar da torre de marfim é sempre mais fácil 😂
lembro até daquele filme Parasita, da cena da personagem comentando sobre a chuva
parece aquela cena no filme Parasita enquanto a rica agradece por estar chovendo e estar um clima agradável, a casa do empregado dela tá alagada, amo esse filme
Sou do Rio e sempre falei que quem fala gosta de calor ou é turista, ou é masoquista, ou é classe média-alta que anda de carro, dorme no conforto do ar condicionado, mora em bairro arborizado e tem condições de curtir praia quando quer. Queria ver se teriam o mesmo discurso se morassem em Bangu e precisassem ficar 30 min no ponto de ônibus todo dia com sol 40 graus nas costas e ainda ficar mais 2 horas sendo esmagado dentro do õnibus lotado sem ar condicionado. Sinceramente eu trocaria isso aqui por qualquer lugar que fosse, mesmo que fosse Argentina.
Exatamente o mesmo pode ser dito para quem diz que gosta do frio, que também mata.
@@Huffenbaecher-o9tNinguém tem culpa? Acho que vc mora em Marte né? Aff.
tenho um amigo que mora na favela, sem AC e diz que ama calor... simplesmente não entendo ele.
@@kiara6237 calor é uma coisa, o que estamos passando é um aquecimento acima do normal por conta da negligencia humana ao tratar o meio ambiente, aliado à fenomenos naturais, que poderiam ser minimizados, se houvesse cobertura vegetal. Duvido que alguém adore ficar na rua com sensação térmica de 42oC por meses ou anos a fio. Não é mais questão de calor e sim de saúde.
Pô chefe, mas concorde comigo: árvore é de graça. Só não tem mais árvore no RJ pq o próprio povo corta dizendo que "faz sujeira". Aí vem um tempo desses e faz falta.
Esse deveria ser um quadro fixo da BBC, sempre pegando algum tema atual e olhando sob o contexto da desigualdade social.
Excelente ideia, @carlosantoniomendescardoso9867! Vamos considerar. Obrigada
Ótima ideia! Até porque tudo impacta os pobres muito mais. Ontem vi uma reportagem sobre como é mais caro ser pobre, pela porcentagem que os mais pobres gastam para poder sobreviver.
@@BBCNewsBrasil socorro
@@jeffnunes741Que necessário!!! Qual o nome da reportagem ??
Lacrastes
Moro na favela com um pouco de conforto, temos alguns ventiladores e podemos comprar um umidificador de ar, mas não consigo pensar em outra coisa nessa semana a não ser o que outras pessoas estão tendo que passar 😢
Qual favela?
Puxa se pudesse te alugava meu apartamento quando sair daqui. Mas espero achar um lugar bom uma hora.
Eu sinto tanta tristeza e até vergonha de ter o mínimo e a maioria das pessoas não terem.😢
O Brasil è tão absurdo que quem tem o mínimo essencial tem até vergonha de ter esse mínimo enquanto outros não tem nada
As favelas tem pintar os telhados parede externa tudo branco se não tem tinta usa cal .o branco reflete luz e diminui as temperaturas
Mostrar a desigualdade sim, porém essa ideia oculta de jogar pobres contra ricos me dá náuseas. Sou pobre também.
Verdade.
Ninguém tá jogando pobre contra rico.
melhor comentário .. essa BBC é comunista e faz esses jogo sujo de gerar o ÓDIO entre as classes sociais
Ninguém tá jogando pobre contra rico. Pobres e ricos pertencem a classes diferentes, com interesses diferentes, isso se chama luta de classes e existe desde que o mundo é mundo. Não é coisa de hoje ou da CNN
@@willwillians6270então vc não entendeu o objetivo da reportagem…. E olha que estou ali no meio, escambando bem mais para pobre…..
Não sei nada de São Paulo, mas aqui eu sinto falta de nossas árvores e de casas com quintais.....
@@rccabral7721mas daí o povo quer mais predio pq é bonito e "mais moderno"
O projeto minha casa minha vida foi um erro no formato que foi aplicado, aqui na minha cidade é permitido construir duas casas em um lote de 10x20, um absurdo.
@@Eureclamodetudo Conheço cidade que constrói duas casas em um terreno 7X21. O problema é a ganância do ser humano.
@@rccabral7721Mas o povo é ignorante. Não gosta de árvores porque tem que varrer as calçadas.
@@coelhaavoadoraprédio ainda e a melhor forma de concentrar mais pessoas e ter muitos parques e praças. O problema é que o governo não interfere e até ajuda as grandes incorporadoras a fazerem prédios de luxo, pequenos e extremamente caros. Em um terreno de uns mil metros quadrados moramos eu, minha mãe e irmã e os filhos pets. O prédio tem 66 apartamentos entre 150 e 250 metros. E há mansões abandonadas em áreas de até 5 mil metros quadrados. É uma questão urbanística. Imagine se o governo fizesse prédios de apartamentos na paraisopoles com um urbanismo estruturado, parques, lazer, espaços para comércio e saneamento? Muito melhor que ver essa senhora num espaço precário sem um ventilador. A desgraça está concentrada nessa fabricação de bilionários que é plenamente aplaudida até por quem vive em condições de miséria. Hoje é só TH-camres ricos, magnatas, dinheiro fácil e as pessoas continuam vivendo a vida da personagem criada pelas mídias e igrejas evangélicas Brasil a fora. Numa situação precária o patriarcado produz e ganha vendendo ilusões e assim todos estaremos ferrados em muito pouco tempo. Ou morreremos de fome e doentes ou depressivos tirando nossa própria vida.
Por isso é bom correr atrás de seus objetivos e tentar melhorar de vida sair da favela e colocar um ar-condicionado em casa
Tem muitas casas nas favelas que tem ar condicionado, e melhor não pagam luz, vivem dos gatos.
Você fala como se fosse uma coisa extremamente simples 😂
@@levi.fernandess,E você fala com a maior preguiça! Aprenda tudo que tem que aprender e saia
@@gabrielbastosalvim8297 tenha mais empatia rapaz! é verdade que o esforço pessoal desempenha um papel significativo, mas é importante reconhecer que nem todos começam com as mesmas oportunidades. Alguns enfrentam obstáculos bem mais complexos, como acesso limitado à educação de qualidade ou oportunidades de emprego. Quando você for estudar sobre o equilíbrio entre esforço pessoal e compreensão das diferenças nas oportunidades, talvez isso enriqueça sua perspectiva sobre o tópico de superação de desafios, valeu!
@@gabrielbastosalvim8297 tenha mais empatia rapaz! é verdade que o esforço pessoal desempenha um papel significativo, mas é importante reconhecer que nem todos começam com as mesmas oportunidades. Alguns enfrentam obstáculos bem mais complexos, como acesso limitado à educação de qualidade ou oportunidades de emprego. Sugiro estudar sobre o equilíbrio entre esforço pessoal e compreensão das diferenças nas oportunidades, talvez isso enriqueça a sua perspectiva sobre a superação de desafios. Valeu!
Sou pobre, moro em região pobre e pobre odeia árvores. Pediram para a prefeitura retirar a maioria das árvores das calçadas. O bairro tá mais quente que nunca.
Pobre adora é auxílio e tem aquela quedinha por Band!d0, nem todos, claro!
Já reparei que pobre não gosta de árvore,na minha rua tiraram quase todas,pq será isso?
kkkkkkkkkkkkkkkkkk pobre é burro, por isso nasce pobre e morre pobre. O pobre que enriquece, este nasce rico, ele nunca foi pobre. O pobre tá na cabeça do limitado, por isso serão pobres eternamente.
Odeiam árvore, mas adoram estacionar na sobra dos outros, meus pais moram na Bahia, em vários momentos o vizinho da frente, que não tem árvore, estaciona em frente à casa dos meus pais, chegando a bloquear a saída da garagem.
Pobre acha ruim a sujeira das árvores
Pouco se discute sobre a dominação asfáltica no território urbano. Além de triplicar a sensação de calor, também impede a permeabilidade das chuvas.
Felizmente, minha casa possui laje e é recoberta com telhas. Mesmo assim, quando a temperatura fica acima dos 30 º C, o calor é brutal. Estava me lembrando da entrevista do Carioca (ex-Pânico) no Podpah. Por volta dos 35 minutos, ele comenta que em São Gonçalo, onde ele morava, ficava sempre com o circulador de ar no rosto e, muitas vezes, ia dormir na laje. Porque a parede do seu quarto pegava o calor da tarde e meia-noite, ainda estava fumegante, como um forno que acabou de ser desligado. Hoje, ele possui 8 aparelhos de Ar Condicionado em casa. Viver numa condição assim, traumatiza. É muito frustrante não conseguir ler, estudar e nem mesmo dormir por causa do calor extremo. Hoje, enquanto escrevo, estou com dor de garganta e nariz congestionado, provavelmente por usar ventilador muito próximo para suportar o calor.
Sim, porque no Brasil temos 8 zonas bioclimáticas. A reportagem é bem incompleta. Para o Rio de Janeiro ter pé direito alto e paredes grossas não serve para nada (cerca de metade das capitais do Brasil se localizam nessa zona). É necessário ter ventilação cruzada, caso contrário o calor do dia se acumula e vai ser liberado pela noite.
Poderiam apresentar soluções ao invés de dar entender que quem mora nos lugares bons são de algum modo vilões
Pelo menos um comentário que concordo.
BBC esquerdista é assim. E muitos destes jornalistas são da classe média e alta. Eles não mostram soluções, eles querem criar intrigas dos pobres contra os ricos, isso é o jornalismo socialista.
Como se o fato de alguém de ter enriquecido, causa-se o empobrecimento de outros, e não a Pandemia, os lockdows e o fracasso de todos os governos que passaram pelo país....
É a mentalidade marxista de ódio aos que tem algo. BBC é um veículo super enviesado!!!!!
Vocês já caminharam em uma favela? Você encontra carros, ar condicionado, TV enormes .. claro que não estou dizendo que não existe desigualdade, na minha casa por exemplo, não tenho ar, telhado é de amianto e no calor sofro horrores.. mas na favela tem muitas casas equipadas..pode ir no Vidigal, Rochinha..
Tudo casa de traficante 😂😂😂😂
Moro em uma cidade com bastante vegetação, nas áreas de preservação permanente sentimos a diferença de temperatura. Mérito de administradores comprometidos. Bombinhas SC.
Poderia haver um projeto de plantas de estilo trepadeira que tenha resistência ao calor, ou mesmo um tipo de jardim de parede com plantas penduradas plantadas em garrafas pet. Também tem o conhecimento adquirido por aqueles tipos de plantação de permacultura que usa terrenos áridos que poderiam contribuir para um projeto que auxilie em trazer maior vida vegetal para as localidades sem arborização, mais pobres e mais quentes
Dá muito mosquito... A dengue faz festa quando há muita vegetação em áreas urbanas. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
@@gusfn nem toda planta precisa ficar com água exposta, teria de usar plantas que se adaptam bem a pouca água e que gostam de calor
A ideia é boa. Mas existem pessoas como a pessoa de cima com um problema pra cada solução
@@DonaOfelllia compreendo, mas não estou simplesmente falando do ciclo reprodutivo. Boa parte da vida do mosquito é passado abrigado em vegetação (quando não estão lhe sugando a seiva, claro). Venho de cidade com muita vegetação, isso é um problema que posso relatar e assola mesmo os melhores bairros. Tem surto de dengue mesmo em condôminos de luxo.
@@rodolfobernava6876 há quem só veja problemas e há quem não veja problemas algum. O segredo é o equilíbrio, não é?
Eu saí da favela .
Tenho problema auditivo .
Não sou vítima da sociedade hj com meus 35 anos tenho minha casa .
Meu AP
Meu carro de serviço
Meu carro de passeio .
Sai escolhas .
Meus amigos usam droga eu nunca coloquei um cigarro na boca
Essas favelas acabam com o paisagismo tbm de São Paulo, além de serem medonhas e inestéticas, quem vive lá sofre igual um condenado, só de olhar essas favelas no vídeo me deu até ansiedade, feias demais.
Não é questão de escolha, meu caro. Há milhões de brasileiros e brasileiras como vc que nunca colocaram "um cigarro na boca". Irmãos e irmãs que acordam cedo todos os dias, disciplinados, esforçados, trabalham até mais do que vc, mas que infelizmente jamais terão a chance de viver de forma digna.
Não é possível ainda se falar de escolhas num país que oferece pouquíssimas oportunidades para quem é pobre.
é escolha sim@@wagnersilva7918
@@wagnersilva7918se o país não oferece oportunidades, que cada um crie a sua. O que não pode é usar isso como desculpa para se acomodar.
@@cleidibarbara cada um criando sua própria oportunidade, com uma taxa de juros básica de 13,25% e de juros rotativo no cartão a mais de 400% a.m.? Falando dessa forma, ou vc é coach ou alienada. Está mais para alienada, mesmo.
É triste conheci a realidade da favela e hoje moramos em Higienópolis numa rua arborizada, apartamento com janelas enormes, e recuo grande entre um prédio e outro: o que nos fez optar pelo espaço. Realmente a sensação é bem amena diante dos irmãos das comunidades. Mas o patriarcado cobra por cada gota de melhor condição ou mínima condição. Primeiro o preço de uma habitação num bairro de boa infraestrutura é absurdo, há 20 anos nunca imaginaria isso. Segundo, o valor pra vc manter condomínio e IPTU mensais é um abuso, pra se ter uma condição humana e digna gasta-se na maioria das vezes até mais de 3 mil reais por mês. E há edifícios vizinhos onde paga-se mais de 12 mil por mês, mas aí já é pra um clube seleto. Penso que toda essa despesa é pra selecionar quem eles permitem que more na sua área. Não é nada humano esse modelo. Fico muito triste 😞 pois sei o que é morar num lugar apertado com banheiro com cortina e de meia parede dentro da cozinha. A educação e trabalho da nossa mãe como escrava doméstica, pois minha mãe morava na casa da patroa e tinha uma folga a cada 15 dias sábado até domingo meio dia. Na nossa casa não tinha luz elétrica e a água era de poço onde morávamos eu, minha irmã e minha avó doente. Éramos invisíveis, estudar foi a decisão mais assertiva das nossas vidas. Hoje aos 51 anos, mana 48 e mãe 72, vivemos com dignidade e muito inconformados com essa separação mortal de classes. E não tem meritocracia nenhuma nisso, teve fome, frio, dor de dente, insegurança total, invisibilidade social. Mas nos agarramos a um propósito que nem conhecíamos e hoje mesmo todo cheio de cicatrizes na carne e na alma penso que a educação em casa e formação na escola foram a base de tudo. Já tive crises emocionais e fique medicado por 4 meses por não ter vontade de comer ou sair pra não ver o sofrimento das pessoas, saber já doía muito. Agora trato e tenho acampamento pra lidar com tudo isso. Não há noite em que eu não lembre os dias frios e de barriga vazia. Tinha sonho de comer pão com presunto e hoje sou vegano e plenamente feliz com esse ato. O que eu posso fazer hoje é deixar registrada minha história pra reavivar as esperanças de muitos invisíveis. Um abraço e muito amor aos que mais necessitam.😢❤
Se você ficar rico vão lhe culpar pela desigualdade social
Boa noite, seu texto me tocou. Tudo de bom pra você
Que texto lindo e tocante
A vida é injusta. Lamento por todo seu sofrimento, mas não permita que a ira da revolta lhe tolha de capacidade interpretativa. Não existe isso de "patriarcado", o que existe é um país miserável, refém de um Estado corrupto e leonino, onde qualquer mínimo conforto é um luxo. Viver em bairros como Higienópolis é caríssimo pois praticamente todos querem morar no centro expandido, rico em infraestrutura, tendo em vista as alternativas. O Brasil tem poucos milhonários, gostaria que tivesse muitos mais. O que temos de sobra são servidores públicos, prefeitos, vereadores, deputados, senadores, ministros e ladrões.
@@josuegamertech Ficar rico. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ganhar 5 mil de salario não é riqueza não. Pobre chique.
Uma sugestão de baixo custo é pintar os telhados de branco. Uma reportagem da própria BBC mostrou essa solução em habitações semelhantes (também pobres) na Índia
Obrigada por lembrar dessa, @rodolfoemecat8709! E vamos preparar uma listando soluções.
não só o telhado mas toda a área exposta ao sol como as paredes e o chão, como fazem lá pela região do egito ou sei lá.
Mais é favela se pintar de branco vem os pichador e pixa tudinho kkk
na Grécia tambem fazem isso.
A desigualdade na distribuição de recursos como ar-condicionado afeta o acesso à educação. Alunos em ambientes climatizados têm melhores condições de aprendizado, enquanto outros enfrentam calor extremo que prejudica a concentração. Medidas devem ser tomadas para garantir igualdade de condições e um ambiente propício ao desenvolvimento intelectual para todos.
Quais medidas? Aumentar o roubo através de impostos? Se for isso, não vai adiantar.
@@zjbskhb Medidas para garantir igualdade de condições na educação não necessariamente envolvem aumento de impostos. Podem incluir investimentos em infraestrutura escolar, busca por parcerias com empresas e organizações, uso de energias renováveis, entre outras soluções criativas. A desigualdade não pode ser ignorada, e é preciso encontrar soluções para promover um ambiente adequado para todos os estudantes.
@@gabrielKaingang6644 A desigualdade NÃO é um problema. Isso tem que ser deixado bem claro. O problema é a pobreza. Se existem dois bairros, ambos com cem pessoas, mas no primeiro todos ganham R$ 1.000,00 por mês, então ele é PIOR do que outro bairro onde todo mundo ganha diferente, mas que a renda mínima é R$ 8.000,00 por mês.
@@zjbskhbA desigualdade não pode ser simplesmente ignorada como um problema. Embora a pobreza seja uma questão importante, a desigualdade também desempenha um papel significativo na sociedade. A desigualdade excessiva pode levar a uma série de problemas sociais, como exclusão, falta de oportunidades e instabilidade econômica. Além disso, altos níveis de desigualdade podem afetar negativamente a coesão social e o desenvolvimento sustentável de uma nação. Portanto, é essencial abordar tanto a pobreza quanto a desigualdade para promover uma sociedade mais justa e equitativa.
@@gabrielKaingang6644 Repito: a desigualdade NÃO é um problema. Você não prestou atenção no exemplo que eu citei. Então aqui vai outro exemplo da vida real: nos EUA a desigualdade é muito maior do que em Cuba. No entanto, não são os americanos que arriscam a vida pra ir morar no "paraíso igualitário" que é Cuba.
Agora é culpa das pessoas ter melhores condições de vida do que as demais...
A culpa é de quem tem ar-condionado, a culpa do doente é do saudável kk
Volta para o ZapZap, o conteúdo desse canal não é para ti. Procura algo de mais fácil entendimento.
a culpa é de quem come mais.
sim, por exemplo,eu sou de origem pobre, eu estudei igual um condenado, me formei em T.I. , trabalhei igual um condenado como programador, hj eu tenho uma condiçao razoavel apenas, sou classe media, tenho apenas um pequeno apartamento que fiz questao de botar ar condicionado, um dos poucos "luxos" que tenho... e agora a culpa é minha por haverem outras pessoas sofrendo... kkkkk
Vagabundo sempre culpa quem trabalha
Um ponto que poucos lembram é que grande parte das casas em favelas possuem ar-condicionado e só quem paga luz é quem mora mais para a entrada. Não estou desmerecendo a pauta que de fato é impotante, só que alguém da "zona sul" com ar ligado paga 3k de luz, pagando inclusive a conta de quem "não pode pagar". Meu tio é da rocinha e na casa dele tem 3 AR, se pagasse luz a conta dele seria no minímo 5k.
N é tão caro assim
Muita gente subestima o calor, ou simplesmente acham que o calor é uma dádiva ao nosso país.
Eu não consigo expressar o meu ódio a essas pessoas.
O calor é uma dádiva de nosso país. O clima europeu mataria os habitantes de favelas.
@@giovanifm1984o calor já tá matando.
@@giovanifm1984nada como assistir ao video, se é que assistiu, e não entender nada do que está acontecendo. Aff!
Em parte temos que "agradecer" ao povo paulista, principalmente os agroboys do interior, que elegeram o ecocida réulator Salles para deputado. Por aí, se entende como as pessoas negligenciam a questão ambiental.
@@Shalimardasilva um estado sozinho não consegue transformar o mundo todo numa fornalha. São várias empresas e países que emitem gases na atmosfera em atividades econômicas que contribuíram para esse calor.
É por isso, tbm, que prefiro frio. Aqui no RS, não fomos atingidos por essa onda de calor, mas eu vivo dizendo isso, o frio é muito melhor, pois basta se agasalhar o suficiente (e é mais fácil doar roupas de inverno do que ar-condicionados, convenhamos). No fim, quem não liga nem pra frio e nem calor extremos, é rico, que tem ar-condicionado e não precisa se preocupar com a despesa da luz.
A questão vai muito além de preferencias. Estamos discutindo a ponta do iceberg. Estamos colhendo os frutos da negligencia humana com relação ao meio ambiente. Pelo que sabemos, pessoas morrendo por chuvas intensas não deve ser melhor! E é só passar o verão no Vale do Itajaí ou em POA para saber que o "sul maravilha" não é tão frio qto se diz.
@@Shalimardasilva Contexto. O meu ponto é que, dentro da realidade posta, é preferível o frio, pois doações de agasalhos e acolhimento em situações extremas, é mais viável (e sempre ocorre aqui no sul, por exemplo). Em situações limite, pessoas vulneráveis são alocadas em ginásios, recebendo agasalho e sopa quente. Ou seja, há uma saída para o caso do frio extremo. No caso do calor, não há o nada que possa ser feito por ninguém. Eu, que sofro de pressão baixa, por exemplo, desmaio com 30C (por isso sempre opto por morar na região litorânea, ou proximidades, que sempre tem uma brisa refrescante). No calor extremo, a maioria da população não trabalha debaixo do ar-condicionado; não passa o dia turistando de carro, climatizado; precisa pegar 1 ou 2 ônibus (+ metrô, às vezes), abarrotados de gente, sem ar-condicionado... chega em casa, não consegue dormir pq o ventilador não dá conta (isso pra quem tem ventilador).
Não é uma discussão sobre preferências num vídeo sobre turismo pra classe alta. Trata-se de um vídeo justamente sobre as atuais condições climáticas, que já estão postas (podendo serem razoavelmente arrefecidas se medidas forem tomadas, o que eu duvido que sejam...). Dentro de tal situação, drástica, sim, o frio se faz preferível, pois nele, como eu explicitei, há o que fazer (como sempre é feito aqui no RS, pelas prefeituras, estado, ONGs, entidades religiosas e pessoas avulsas). Em ameaça de ciclones, tempestades ou mesmo frio, até os animais são recolhidos das ruas. Contexto.
@@barbarakronberger4864 vc começou comentario falando sobre preferencia. Tragédias não são equivalentes e eu prefiro que não haja nem uma nem outra. Minha preferencia de temperatura? A mais baixa possível pq tb não aguento calor. A questão não é essa. Tragedias como calor ou enchentes são frutos das más escolhas humanas. Então, discuto dentro do contexto de mudanças climaticas. Nem sopinha e agasalho, nem ar condicionado ou ventilador.
@@Shalimardasilva Pois eu concordo contigo. O ideal é nenhum dos dois extremos, sobretudo num país como o Brasil, com uma imensa maioria desfavorecida. O meu único ponto é que, dentre os dois extremos, há o que se feito no caso do frio, mas não do calor. Agora, o ideal é evitarmos que tanto um quanto o outro aconteça (eis o nosso desafio...).
@@barbarakronberger4864 👍👍👍👍
Moro em Ferraz Sp numa área com boa vegetação. Paredes e cobertura pintados com tinta térmica. Mesmo assim senti o calorão anormal de setembro , mas ao ir numa senhora numa favela coberta só por telhas fibrocimento e sem janelas para circular o ar eu fiquei com pena delas. Super quente. 🤒 Se as pessoas apenas pintassem o telhado de branco já seria um bom conforto.
A cor azul é mais eficiente ainda. Lá na China estão pintando os telhados de azul ao invés de branco e da dando certo, o azul tem uma forte resistência a calor e a lasers fortes tbm (oq não é o caso, mas só pra ter idéia)
@@Flavinhodopneu22eu vi uma reportagem sobre também e vi que no Havai estavam fazendo a mesma coisa pintado os telhados de azul daí saiu um teoria de que quando as casas estavam queimando lá só as casas de telhado pintado em azul se salvaram das queimadas e surgiu o boato de que era tudo planejado e tal… pessoal não tem o que inventa….
cara eu faço trbalho social em uma favela aqui de SP, e entro em varias dessas casas que nao tem laje, apenas as telhas e numa altura baixa e com pouco janela... e vou te falar, é desesperador de ver, só de entrar por alguns minutos eu já sinto como as casas viram um forno, inclusive se tornando ate mesmo um problema para saude. Realmente eu tenho muita dó do nosso povo sofrido.
@@marcopolo1765 Teria uma solução rápida para aquela senhora da reportagem. Moro em uma comunidade e o telhado da minha casa é de telha ternit (brasilit, fibrocimento) igual o dela. Então o quer que eu fiz, coloqueiro forro pvc e por baixo desse forro, coloquei placas grossas de isopor para fazer o isolamento térmico. A temperatura da minha casa ficou levimente agradável e que dar para suportar o calor em dias mais quentes, claro que isso é um paliativo, uma solução rápida e barata.
Já vi várias fotos e vídeos de favelas, onde muitas casas tem ar condicionado, e muitas vezes não pagam conta de luz, então podem usar a vontade.
Moral da historia: Faz calor vc cozinha, faz frio vc congela, chove e o barraco cede. Como dizia minha falecida avô, que saiu da roça com pouca instrução, mas tinha uma sabedoria de vida impar: "-Pobre não devia nem vir no mundo!"
Esqueceu de falar que tem gato e por isso o ar condicionado pode ficar ligado o dia todo, mas quem mora fora da favela não pode deixar o ar ligado e só usam em extrema necessidade devido ao alto custo.
Quem disse que quem vive em condomínio não tem gato? só os que esbanjam de muita grana que não e uma minoria honesta.. mas conheço MUITA gente que tem desvio de energia nos ap dentro do condomínio..
É só pegar o seu salário de repórter e socializar com a comunidade. Faça a sua parte!
isso eles não querem
Melhor resposta a essa matéria porca. Esses repórteres só querem saber de lacrar. Não sei porque resolvi perder tempo assistindo a esse vídeo ridículo.
Com o salário dela, ela poderia ter comprado alguns ventiladores….
pse, a emissora poderia levar um ar-condicionado pra cada morador
Moro no interior de SP, aqui primavera não tem diferença do verão, é tudo fogo do inferno, nunca vou me acostumar com esse calor do inferno, não tenho ar condicionado, em dias quentes de verão eu durmo fora de casa, na garagem.
Eu também sou do interior de SP e assino embaixo!
A minha sorte é que em casa eu graças a Deus (e a meus pais) tenho ar, ventilador, mas mesmo assim tem que usar com certa parcimônia por causa da conta de energia que no início do mês vem daquele jeito kkkkk
Minha cidade se chama Mirassol. Nunca este nome fez tanto sentido kkk
Mas o interior de SP é quente mesmo, o lugar mais "fresco" é campos do Jordão no entanto é uma cidade turística, cara e pequena, moro no centro oeste e o calor é insuportável tbm não tem o que fazer o calor é tipo aquela pessoa tóxica e enjoada que temos que conviver kkkk não tem jeito.😅😅
Sorocaba ontem fez 37graus
Interior de São Paulo tem clima do centro-oeste
Moro no interior, ninguém aqui tem ar condicionado. Nem rico, ninguém está acostumado com calor no sul de minas
Vi que uma cidade em Minas, São Romão, atingiu 43 graus. Sabia que alguma cidade no Brasil poderia atingir essas temperaturas, só não esperava que fosse em Minas Gerais.
@@DionisoBaco. Norte de Minas e triângulo até tem temperaturas altas, mas isso já é anormal
Tmb sou do interior e ninguém tanka passar um dia sem ar
@@jeanguimaraes5527geografias montanhosas são mais frescas
Morei 6 anos em niterói e uma coisa que nunca entendi é como que uma cidade TÃO quente não trata de fazer arborização em todo do território, pelo menos no território ocupado legalmente. Era notável como uma mangueira bem crescida em determinado lugar ou um lote abandonado que era cheio de árvores e mato alto deixava o entorno muito mais tolerável. Mas até natureza é privilégio dos ricos. No pico do calor ventilador só serve pra fazer você suar mais e continuar com o mesmo calor, se você não é rico pra bancar um AC o sofrimento é igual sem ventiladores.
é simples, a maioria vê árvore como perda de espaço, preferem cortar a árvore e fazer um edifício de 13 andares.
nem só isso, cortam a árvore pra construir mas depois não plantam na calçada. os comerciantes pequenos mesmo não gostam porque ''cobre'' os letreiros das lojas@@yanfreitas4038
Como sempre vcs arrasam nas reportagens!!!
Super obrigada, @flaviatorres3775!
Ok. Agora, poderiam falar de telhados verdes. Isso melhoraria a vida das pessoas pobres.
Está é uma solução ideal para um país como o nosso. Plantar chuchu, parreira e outras trepadeiras.
Obrigada pela comentário,
@mtmirian! Estamos preparando uma reportagem sobre possíveis soluções. Quem tiver contribuições, pode fazer aqui que estamos de olho.
Muito importante plantar bananeiras, é uma planta que mantém o solo irrigado, retém muita água, cresce rápido e suas folhas largas tem 1000 utilidades, desde fazer cordas até coberturas. Plantar árvores frutíferas como abacate, manga, em áreas abertas de estacionamento.
Claro, pode por um telhado para proteger os carros.
Não tem outra solução a não ser plantar verdes em todo lugar disponível.
E plantar frutas além de alimentar protege do sol.
Amoras nas ruas e corredores.
@@williamsilva6747 bananeira no terraço?
@@zaza1237 Se achar que dá pode plantar. Se não for barrigudo da certo.
Moro no interior de São Paulo, os ônibus urbanos tem ar-condicionado, Uber não é caro e os carros tem ar-condicionado, as ruas na sua maioria tem árvores, muitas pracinhas..., as escolas são bem fresquinhas e tem árvores, janelas grandes...e não falta água. Acho a desigualdade social aqui menor.
interior sempre é melhor.
Sim, é menor mesmo.
Temos que melhorar a vida das pessoas que moram em situação difícil!!! Com trabalho, Educação e cultura!!! Não querer penalizar quem tem uma boa casa e que paga um boleto por ela todo mês..fica dica..
A desigualdade nunca deixará de existir 😢
Isso não existe mais, o amor venceu! ❤
Achei que o amor tinha acabado com ela, 16 anos poder.
Sim.
Desigualdade sempre existiu e sempre vai existir.
Mas tem um certo partido do "amor" que afirma que podemos todos sermos "iguais".
Em muitas favelas SE UTILIZAM de GATO para girar o ar condicionado 24 horas por dia, AS CUSTAS dos bons pagadores.
Eu por exemplo, por mais que tenha ar condicionado no apartamento, não uso, pelo valor absurdo em que está a conta de luz.
Romantizaram a favela pra não resolver os problemas básicos desse povo 😢
Deveriam é interditar as favelas, deveriam criar projetos que proibi e pune quem levanta casa sem alvará, deveria prender quem invade terrenos e faz gato em agua e luz.
Aqui no Rio de Janeiro, na maioria das favelas, o AR REFRIGERADO funciona a todo volume, grátis!
Moro em Ilhabela, em um bairro super arborizado, ao lado da riachos, cachoeiras e vegetação. E minha casa tem pé direito alto, jardim. Muitas vezes nem ligo o ar condicionado. A sensação térmica é muito menor que em Caraguatatuba, cidade próxima e menos arborizada.
@@MariaGuedes2022 a chata no pedaço. Ralei muito amiga! Já morei em kitnet. E se precisar moro novamente sem problemas. Sou a faxineira da minha casa também e lavo umas 8 máquinas de roupas por semana. Não tenho moleza não!
@@renatapimenta3367 Chata é você, deixa de ser tonhôna eu hein
quando se tem dinheiro, agt consegue remediar quase todos os problemas.
Leia com atenção e cuidado.
A alguns anos atrás assisti uma matéria produzida por um canal de TV.
O tema era as favelas
Foi convidado um urbanista que disse - é preciso urbanizar as favelas oferecendo baseamento básico, iluminação e vegetação.
Um ponto que esse dito urbanista não falou é que os barracos de alvenaria e madeira (palafitas) esqueceu que os barracos são colados um ao lado do outro, além dos becos.
O dito urbanista não quer acabar com as favelas, construindo casas espaçadas, o que ele propõe é mascarar o problema.
Eu perguntaria para esse urbanista para ele ir morar lá.
Favelas não é para ser urbanizada e sim derrubada construindo casas com melhor ventilação e circulação de ar, planejando o bairro.
Acorda povo!
A culpa é de quem? Pq essa colocação no vídeo comparando duas classes como se uma fosse responsável pela outra?
Acontece que as pessoas que moram na periferia derruba as areas verdes. Para construir mais se deixar fazem ate um puxado na calçada,eles nao gostam de arvores tenho uma árvore frente casa e briga e constante com os vizinhos,a folha que cai,o galho que esta grande mas no calor ficam em baixo da sombra.Somos reponsaveis pela saude do nosso planeta e construir preservando a area verde .😢
Não é uma solução, mas o projeto teto verde favela pode ser uma técnica barata para amenizar o calor.
Basicamente é plantar na manta de bidim plantas que crescem naturalmente em calçadas e muros, aí você fixa essa manta no telhado
A vantagem da favela que eles podem ficar com ar condicionado ligado 24 horas por dia, não pagam luz.
Correto
É triste ver que o aquecimento global está criando um novo tipo de desigualdade, onde os ricos sobrevivem com seus ar-condicionados enquanto os pobres perecem.
mimimi
É o El nino …rsrs
🥱
Tem uma serie na apple que fala justamente sobre isso
Basta solicitar bolsa ar condicionado para o Lula.
Na india eles pintam ps telhados com tintar branca 3 x que ajuda a dispersar o calor, pintam o interior tb, o custo benefício é mto bom, lá faz 40 graus dentro dos barracos
Só sei de uma coisa, uma sombra de uma árvore faz muita diferença.
E muita gente reclama das folhas das árvores pq dizem que é sujeira mas jogam bitucas de cigarro na rua como algo natural
@@claudiacrpi O que esse povo não sabe é que tudo nessa vida tem pontos positivos e negativos. Eu passei na frente de uma casa que tinha uma árvore na frente e estava um calor miserável, de baixo da árvore estava fresco. Ali percebi a importância de uma árvore, porque na minha casa coberta não fica fresco igual aquele lugar.
No Rio de janeiro, os moradores de favela não pagam pela energia elétrica, ar condicionado ligado dia e noite!
Caramba, eu tive que trabalhar que nem maluco pra poder comprar uma boa morada. Agora sou "privilegiado" e "devedor", e tenho também que comprar casa pros outros?
Uma coisa *que* ajudaria muito as comunidades é o telhado verde, não é tão difícil de fazer, muitos nem sabem o que é, e os que sabem acham que se resume a gramamos que precisam de centenas de kilos de adubo ou terra e impermeabilização, oq torna bastante cara a instalação. Sendo que pode ser feito tb apenas com uma tela e plantas trepadeiras, dependendo da planta apenas 1 é o suficiente pra cobrir todo o telhado da casa em poucos meses e vai necessitar de uma manutenção mínima, molhar o vaso, adubar de vez em quando etc...
Sombrites onde pega muito sol tb ajuda muito, em corredores abertos por exemplo ou nas janelas.
Pintar o telhado/laje das casas de branco ou azul.
Colocar exaustores nos comodos mais quentes e sem ventilação.
E não estou falando daqueles exaustores caros, dá pra fazer um em casa com cano de pvc e algum motor de ventilador, ventoinha 12v de carro, cooler 12v de computador.
Eu msm fiz um com um cano de 200mm e um motor de ventilador, meu quarto ficou bastante fresco.
Outra coisa que é tão óbvio, plantas, plantas deixam o ambiente fresco, o ar mais puro. Tem muitas plantas que pode ter até dentro de casa, na sombra... Minha casa msm parece um pedaço da floresta amazônica, se tornou até um refugio para alguns animais da região, beija flor, canários, pombinhas, abelhas, borboletas, já apareceu até uma família de saruê kkk
Quando vou ao Centro de SP volto muito reflexiva, pensando em como vivemos de maneira tão desigual. Muros verdes, tetos com jardim, canteiros cheios de árvores frutíferas alimentando a fauna que existe ali... parece um sonho. Na periferia não tem vegetação, e o pior, nem projetos para isso. Aí lembro, "aqui é Capão Redondo, não pokémon". Sábias palavras neste refrão.
Já morei no capao redondo e hj moro na Lapa, sei exatamente oque é isso.
Ué, os próprio favelados cortam as poucas árvores que tem, porque não querem varrer folhas no chão. Esse povo só tá interessado em destruir tudo oq existe de bom
Pois na favela que eu moro, não tem ar condicionado quem não quer, ninguém paga energia e tem ar condicionado por 400 reais. Um pedreiro aqui chega a tirar 1000,00 reais por semana. Um eletricista ganha mais. Então isto é de pessoa para pessoa. Mas nunca foi novidade que o Rico tem muito mais conforto. Sempre foi assim e sempre será.
Parabéns pela matéria.
Muito bom!
Obrigada, @oramasvigia8441!
37°c em SP ? aqui no Mato Grosso em nova mutum chegou a 43 °c 36 é a media aqui. Comprei um ar condionado um mes antes dessa onda de calor , melhor decisao que tive.
Aqui no Tocantins é terrível. Já estamos batendo 39° e subindo. Devemos enfrentar mais calor até q venham as chuvas na segunda metade de outubro.
Um país enorme com pessoas vivendo assim.
Apesar da desigualdade social, existem formas baratas para amenizar o calor em construções precárias, como pintura do telhado ou laje de branco(para refletir o sol e calor), forro de isopor ou com manta térmica+pvc, projetos de garrafas para melhorar a ventilação de janelas pequenas(projeto indiano) e pintura externa clara. Deveriam as prefeituras, elaborarem projetos para esse tipo de reforma em moradias precárias, se não me engano, o RJ fez um projeto desse tipo para reforma de moradias de comunidades
Teria uma solução rápida para aquela senhora da reportagem. Moro em uma comunidade e o telhado da minha casa é de telha ternit (brasilit) igual o dela. Então o quer que eu fiz, coloqueiro forro pvc e por baixo desse forro, coloquei placas grossas de isopor para fazer o isolamento térmico. A temperatura da minha casa ficou levimente agradável e que dar para suportar o calor em dias mais quentes, claro que isso é um paliativo, uma solução rápida e barata.
@@gilvanmiranda3383 ótima solução, moro em comunidade tambem e aqui em casa além do forro de PVC, por cima dele fechamos tudo com manta térmica com a parte refletiva virada para cima, outra solução batata seria pintar a cada 1 ano todo o telhado da casa de branco, diminui um absurdo a temperatura comparado ao sem forro, e ainda alivia o calor
Teria uma solução rápida para aquela senhora da reportagem. Moro em uma comunidade e o telhado da minha casa é de telha ternit (brasilit) igual o dela. Então o quer que eu fiz, coloqueiro forro pvc e por baixo desse forro, coloquei placas grossas de isopor para fazer o isolamento térmico. A temperatura da minha casa ficou levimente agradável e que dar para suportar o calor em dias mais quentes, claro que isso é um paliativo, uma solução rápida e barata.
Como assim calor de 31,9°C ? Aqui em Altamira, no Pará, a gente acorda com 37°C e é comum a sensação bater 41°C +
Então uma forma de corrigir a falta de árvores, e melhorar o calor, devemos demolir algumas casas e plantar árvores? Essas casas que no vídeo diz que tem 20m2. Vale lembrar que antes de ter casas, a maioria dos lugares eram de mata.
São opções de moradia. O Brasil gigante tem espaço para todos. Morar na favela, na oca, em uma casa, no campo é uma opção de vida.
O que não pode é cobrar do outro uma responsabilidade que é sua.
Eu sou pobre e nem por isso moro nessa favela nem que me pague faço isso.
Isso é comodismo!
Como estudante da área observo que quanto mais baixa a classe monetária menos árvores o bairro tem!! Muitos moradores relatam que cortam as árvores pois elas "sujam" o local com suas folhas e colocam calçadas nos gramados também. 😢
Aqui em Recife, os bairros mais pobres é que tem mais árvores, o bairros ricos é o que menos tem
fiz enem em 2018 em um local bem precário. passei mal, pressão caiu, quase que não termino a prova.
tirei uma nota bem inferior nesse primeiro dia. a têmpera da cidade era mais de 40ºC, pois foi em Juazeiro da Bahia
Quando eu fiz enem também as salas não estavam climatizadas estava 32 graus nesse dia e realmente foi terrível, eu suei muito e quase passei mal infelizmente minha nota foi levemente afetada por isso.
Se meu local de prova n tiver ar condicionado nem vo me da o trabalho de ir, n sobrevivo sem ar nesse calor do merdeste
Mas fala pro povo que pra ter isso, é preciso parar de reclamar das folhas que caem dentro de casa... e não estou me referindo a população mais carente não. Moro em frente a um pequeno mas bem arborisado parque, e o que eu ouço de pessoas com condições financeiras privilegiadas é que: "é muito ruim esse monte de folha dentro de casa", diz a pessoa com duas empregadas pra fazer a limpeza da casa, "precisava podar as árvores, pq é muito perigoso a noite", diz a outra que mora em condomínio fechado...
Em vez de trocar de iPhone esse ano, vou comprar um ar-condicionado pro meu barraco 🫠
OLHA A DEMAGOGIA ...OLHA A DEMAGOGIA!
Como se com 3 mil desse pra deixar a casa confortável.
Compra o ar condicionado e depois fica sem energia pq não vai ter grana pra conta. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@Doom0104 Favela não paga luz. Menos mal. Pode colocar ar condicionado o dia todo .
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@Doom0104 favelado usa td gato, não pagam 1 centavo de energia e consome mais que a gente kkkkkkkkkkkkkkkkkk
O maior problema não é ter ou não o famigerado aparelho de ar condicionado, mas ter bala na agulha para bancar o seu funcionamento, e a conta da energia elétrica no final do mês.
Isso que vc falou, não é muito coerente: o pé direito baixo, é desta forma pois não há planejamento, engenheiro, etc; as casas são construidas na cara e coragem. A falta de árvores se dá devido justamente a falta de planejamento, e a inercia do poder público, que nada faz para educar, informar e causar uma transformação nestes locais.
Eu sei que o calor é dificil, porém aqui no nordeste já acostumamos, 37 graus aqui é de boa, tem que tomar muita água e não pode faltar o café da tarde com cuscuz lá pelas 3 horas da tarde.
Pernambuco varia entre 30° e 33° e já é muito quente sim, ninguém no nordeste gosta não. Fale por si só
Como eu moro perto do litoral, 30 graus pra mim já é bem quente, 37 então seria o inferno.
Por sorte eu moro num casario colonial, é bem frequinho, uma boa dica (pra quem tem) é encher um vaso de cerâmica de água, a casa fica até com um cheirinho de chuva.
hoje bateu 39 graus aqui na fronteira do brasil com o paraguai
Como Piauiense, reitero a fala do cuscuz com café, de lei!
Sempre tem um nordestino chato para falar de praia, calor, cuscuz, açaí e buchada.
Só em SP. No RJ, toda casa de comunidade tem ar condicionado ligado o dia inteiro
O segredo é cuidar das árvores. Reguem as plantas.
Pobres e ricos brigando entre si
Mas os verdadeiros culpados são os políticos
Estou tendo que trabalhar de Uber Moto, em Teresina-pi. Nas principais avenidas, os termômetros marcam 45, 48°C... A sensação térmica é indescritivelmente alta. No Domingo, meu olho esquerdo começou a arder no começo da tarde. Eu pensei que estivesse arranhado por algum cisco... Mas foi piorando muito até ficar quase insuportável. Já à noite, ao transportar um enfermeiro, comentei o problema com ele, o qual pediu para dar uma olhada. Ele disse:"Na verdade, seu olho está com queimadura provocada pelo sol e vento quente, e provavelmente terá de passar por uma raspagem.
Agora estou em tratamento, com colírios, e, graças a Deus, a raspagem por enquanto está descartada. Estou tendo melhoras.🙌
Mas queimou por causa da viseira? Melhoras pra você
@@LeticiaMiras5 Queimou mesmo com a viseira a maior parte do tempo abaixada, e mesmo sendo bem escura. É que o vento que entra por baixo já é o suficiente para ressecar os olhos e queimá-los. Obrigado pela empatia.
Que você se recupere logo!
Já em Macapá-AP toda casa praticamente tem ar condicionado. Pode não ter tv e fogão, mas ar condicionado é item básico pra sobreviver num lugar que faz calor o ano inteiro.
E o ar condicionado ligado o dia inteiro no gato?? A reportagem esqueceu de mencionar 😂
A Arquiteta Denise Duarte a partir de 1:16 começa a descrever uma favela ou um prédio moderno de classe baixa e média???? fiquei na dúvida, pq os problemas pontuados por ela, acontece tbm em construções de prédios de classe baixa e classe média, "comodos pequenos", "sem ventilação adequada", "pé direito muito baixo"
Às vezes me pergunto, quando vamos passar por uma revolução arquitetônica e construir pequenas cidades pelo país afora afim de distribuir melhor a população? E com isso resolver os impasses que as grandes cidades provocam.
isso só acontecera se houver uma guerra nuclear que destrua a europa e obriguem os ricos a virem para o Brasil, ae sim eles vao construir novas cidades, do contrario o BR sera esta lastima por muitos seculos ainda....
Onde estão os geógrafos na reportagem? Clima urbano é um conceito geográfico, não da arquitetura e urbanismo.
Parar com as queimadas e plantar árvores o máximo possível, principalmente a Moringa Oleífera que pode crescer até 10 metros por ano!
Só o governo tirar impostos do ar condicionado e da energia elétrica
Em detalhes assim notamos que o brasileiro vive mal, apenas sobrevive. Não apenas em moradias, nos trajetos para o trabalho em cidades grandes,p. ex., além da passagem cara e incondizente com os ganhos, ainda é obrigado a viajar com veículos precarios, lotados e sem climatização. E ainda te obrigam a manter um sorriso no rosto o tempo todo com tamanho desconforto.
Agora estamos num caminho sem volta, onde ondas de calor como essa se tornarão piores e mais frequentes, e o povo foi avisado sobre isso durante décadas, agora aguenta.
Ué, gente. Se tivessem estudado e dado a devida atenção aos estudos, não estariam passando por esses problemas na favela. Reclamar é mole, pergunta se alguém estudou pra ter uma vida melhor…🤷🏻
Então... qual será o plano da prefeitura pra refrescar as comunidades?
Nada consta? 🤔
Como pode uma prefeitura não ter um plano para alterar o clima? 😂
Fazer chover
@@alfaxgo
Não se pode alterar o clima, mas acho que daria pra melhorar o local. 🎩
@@luciano76 Qual sua sugestão?
@@alfaxgo
Pelo menos trocar aquelas telhas de amianto por algo mais impermeável. Aquilo esquenta. Sei porque ja morei assim. Mas deve ter mais coisas a fazer ...
Marco Antônio Villa fala que muitos moradores de favela tem tuberculose porque as casas não tem janelas em alguns cômodos.
2:58 A cena mais cômica no meio do calor infernal 😂
Aquela frase clichê "seria cômico se não fosse trágico". É engraçado, mas não consegui achar graça. Só consegui ficar triste imaginando a situação insalubre que essa senhora é obrigada a passar dia após dia. Sou professor e leciono em uma escola pública tocantinense precária que não tem salas climatizadas. As paredes não são feitas de tijolos, mas de uma laje mal acabada que retém calor e deixa a sala ainda mais quente. À tarde, chega a ser torturante, desumano. Impossível estudar em tais condições. Os meninos pedem pra deitar no chão de tanto calor. São coisas que os políticos e as pessoas mais ricas nem imaginam que existe (ou talvez imaginem mas não estão nem aí).
😂😂😂😂😂😂😂
Acho que os arquitetos e urbanistas deveriam está no congresso, para legislar sobre a necessidade extrema de arquitetura e urbanização de qualidade independente da classe social.
Tornem fixos os temas voltados ao meio ambiente, mas nesse formato mostrando como afeta em nosso dia a dia.
Ótimo conteúdo.
Há uma ONG chamada CONSTRUIDE que tem um trabalho maravilhoso nas comunidades de SP
Meu quarto é muito quente pois bate sol da tarde nas duas paredes dele, se eu colocasse aquelas plantas que grudam no muro na parede do lado de fora do meu quarto será q melhoraria o calor?
Compra na papelaria placas de isopor de 3 cm, e cola na parede por fora, é o melhor material e mais barato para isolar o calor na parede
Sem duvidas.
@@josecarlosquimico5835e polue o meio ambiente
@@user-xu1mh2iz3k verdade haha
Lula jamais vai resolver a vida dos pobres, ele é campeão em narrativas.
A existência da favela já é um erro do estado. Deveria fazer um programa de habitação sério, para dar dignidade ao povo.
A imprensa vive glamourizando as comunidades de dentro dos escritórios limpos, confortáveis e com ar condicionado, quem diria né. A todos, não queira que o rico seja pobre, queira que o pobre seja rico, não se deixe enganar.
No caso do teto, pode ser amenizado com um cobertura de poliestireno (se tiver alguma disposição financeira) ou caixa de leite ( colete na vizinhança ). Existe um projeto chamado Brasil sem frestas onde ensina com utilizar as caixas de leite para isolar a temperatura.
A proliferação de favelas nas cidades e principalmente nos grandes centros urbanos é resultado da negligência e incompetência dos governantes, mais do que pela pobreza. Ao invés de permitir que os barracos sejam erguidos de forma irregular e aleatória poderiam ser usados estudantes de arquitetura e engenharia para fazer projetos e ajudar a população carente a aplicar seus recursos escassos em moradias mais adequadas, ganham os estudantes e ganha a população. Há que se mencionar também a falta de leis que permitam aos prefeitos impedir a construção de moradias irregulares em locais inseguros ou por apropriação indébita de áreas públicas.
Obrigado
E tem gente que não acredita no aquecimento global
Onde moro as pessoas cortam as árvores porque as folhas caem e sujam a calçada. Depois reclamam do calor.
Resumindo: quem tem mais dinheiro vive melhor. Nossa! Eu não sabia disso...
Esperando meu vô nos dar ar condicionado.
Onde entro na fila pra me cadastrar, é um absurdo em pleno 2023 o cidadão brasileiro não ter ar condicionado...
É inadmissível essa desigualdade...
Ar condicionado para todos já