Meu filho psicólogo e escritor, há anos atrás disse isso, *o nosso vocabulário limita nossa compreensão de algo*. Quanto maior seu repertório de palavras, maior será a compreensão.
Eu fico mto impressionada com a diversidade de temas abrangidos nas suas lives, Anete, mas principalmente como vc os domina e os transmite com tanta facilidade! Obrigada.
Parabéns Anete! Vc surpreende-nos completamente, tamanha sua sapiência e determinação em ensinar. A admiro muitíssimo! Gostaria de ouvi-la discorrer acerca de relacionamentos....rompimentos, métodos de encarar sem frustrações.
O assunto é bastante abrangente, interessante e profundo. Mas você foi bem clara, expondo o assunto, no início, você fica, sem entender , mais ou menos, aí claro , digo isso, porque tenho pouco conhecimento. Sou dona de casa. Então já faz algum tempo que sai da escola. Mas a vontade de aprender é grande. E foi ótima esta aula. Obrigada , e que teus conhecimentos iluminados possam sempre chegar a todos nós.
Pura verdade! Sou intérprete de Português/Espanhol e Ingles. Línguas diferentes , emoções e reações diferentes. 🤗
3 ปีที่แล้ว +2
Fantástico Anete. Isso me fez lembrar da afirmação de Pierluigi Piazzi, "voçê não fala porquê pensa, e sim pensa porquê fala", ou seja a extensão do vocabulário determina a complexidade das idéias e é por isso que quem muito lê desenvolve o intelecto. Dê certo modo, para os mais perspicazes, Pierluigi dizia algo próximo disso ao relacionar vocabulário e intelecto. Achei pertinente fazer essa relação, pois apesar de Pierluigi haver mudado suas aulas lá pro andar de cima, desencarnado há um certo tempo ele também estudara a fascinante neurolinguística. Ainda com relação à leitura eu tenho uma teoria, a de que a contação de estórias tem o mesmo efeito no cérebro da leitura, ou seja, obriga o mesmo a construir os cenários, em oposição à TV e cinema, por exemplo.
"Diferentes idiomas afetam de maneira distinta a percepção do mundo". Querida Anete, gostaria de compartilhar com vocês, o momento em que decidi nao estudat mais inglês e assumi, de uma vez por todas, a minha paixão pela lingua italiana. Desse dia em diante, a minha vida mudou. Simples assim. Se uma pessoa só fala inglês, nao vai ser comigo que ela vai "bater papo" . Ahhh mas só se fala italiano na Itália e inglês é uma língua universal. Sim, falo apenas o essencial. Resolvi usar o meu "valioso tempo" para estudar, viver e imergir na "lingua italiana"! E isso mudou meu relacionamento mental comigo mesma!! E me ajudou muito, no estudo de piano e na compreensão das óperas que tanto amo! Como se diz: " Italiano nao se fala...se canta" grazie mille!!!
Cara , de fato , senhora Guimarães , eu por muitos anos pensava como a senhora e acreditava por exemplo que o estado cognitivo limitado de gregos da Grécia era decorrente da simplificação da ortografia e sintaxe da língua escrita e falada na Grécia nos últimos quarenta anos , por reformas na gramática feitas por lei pelo parlamento e não por linguistas , inclusive o fato do grego de Homero , o grego ático e a koiné serem estudados atualmente como línguas a parte ; tudo o que a senhora disse parece explicar a degradação intelectual como consequência da degradação da linguagem . Alguns de nós , gregos da diáspora , eu por exemplo sou terceira geração nascida fora de territórios helenόfonos , que falamos escrevemos , lemos e interpretamos o grego como sendo uma língua só , temos outro desempenho cognitivo . Eu percebi que estava equivocado após assistir uma palestra do senhor Tonny Robert cujo título era evolução espiritual e linguagem . Sugiro que a senhora assista essa palestra . Na minha compreensão atual , formulando a hipótese que talvez muitos espíritos atualmente encarnados na Grécia estão em sua primeira ou primeiras encarnações em contato com a língua grega , e não tem os sentidos semânticos das ideias representadas pelas palavras e não estão familiarizados com as possibilidades sintáticas que uma língua multi-flexional permite , estes seres incapazes de assimilar a complexidade do grego tiveram que simplifica-lo e adequa-lo a sua capacidade mental , suponho porém que a simplificação do sistema de acentuação do sistema politônico para o monotônico limitou ainda mais as possibilidades de aprendizado da língua para os espíritos que estão tendo o seu primeiro contacto com a língua e explico , enquanto o grego era escrito e falado apenas por pessoas que tinham o grego como língua materna não existiam sinais na escrita para a acentuação e nem os sinais diacríticos suave e aspirado nas vogais iniciais das palavras porque eram desnecessários , quando porém a língua grega foi difundida como língua internacional no período helenίstico , Aristófanes da velha Bizαncio para facilitar o aprendizado da língua grega pelos bárbaros criou os sinais diacríticos suave e aspirado para as vogais iniciais das palavras e o sistema politônico de acentuação , portanto cogito que estes espíritos que estão tendo suas primeiras vivências na língua grega devem ter mais dificuldades em assimilar a mesma não dispondo dos sinais diacríticos e de acentuação do sistema politônico . Eu ouso dizer que dependendo da formatação mental prévia , a língua usada no momento , traz elementos das línguas e processamentos mentais das línguas faladas em experiências anteriores . Um sincero e respeitoso abraço , com meus votos que continue sendo uma difusora da luz .
Imagina só essa nossa era atual, onde a linguagem está cada vez mais reduzida, distorcida, minimalizada, para onde caminhamos!!?? 🙈🙊🙉 O que vc é capaz de nomear, vc é capaz de entender e refletir.
Olha q interessante como a cultura nos influencia a forma de pensar e agir, como um todo. Eu, como débil a partir da língua grega, entendo ser riquíssima e creio q a grande maioria Tb pensa assim, pois associamos prontamente à cultura q é vastíssima em conteúdo. Parabéns pelos seus estudos, qDeus sempre te abençoe!
Eu ainda não estava inscrita em seu canal, aliás, agora que veio a sugestão deste vídeo. Admiro muito a sua linguagem e forma de expressão, vc se comunica de uma maneira que consigo compreender. Gratidão por transmitir tanto conhecimento com real intenção de aprendizado. Neste vídeo, ficou claro para mim que sinto uma certa dificuldade em expressar com palavras minhas ideias, sentimentos e emoções. Ah!!! Percebi tb aqui nos comentários, que as pessoas que assistem seus vídeos, são muito sábias tb, deve ser por ressonância a sua sabedoria. Aprendi tanto no vídeo, qto nos comentários. Gratidão a todos!!! 🙏🏼
Adoro seus vídeos! A linguagem molda o cérebro com certeza. Moro no Canadá e acho incrível as diferenças culturais entre Brasil e Canadá que envolvem o edioma. As pessoas aqui não entendem frases com "Talvez, nós poderíamos fazer isso." Ou, "eu vou pensar sobre o assunto e qualquer coisa eu te ligo." Essas frases funcionam melhor quando substituídas por linguagem mais direta, como "yes, I will" ou "No, I won't" ou "Yes, I can" ou "No, I can't". Difícil de explicar, mas o que percebo é uma comunicação onde você responde de forma direta, sem entrelinhas e dizer não não é um problema.
Wow, que apresentação fantástica! Não sou nem espírita pra falar a verdade, mas muitos conteúdos abordados nesse canal são realmente incríveis! Parabéns!
Anete, tem um filme extremamente interessante que fala sobre isso. Se chama “A Chegada” ou “Arrival”. Vale a pena e traz muitas reflexões! Adoro seus vídeos e sua forma de pensar! Beijos! 🥰
Esto é verdade , vivo na España faz 21 anos y aquí ao principio eu dizoa a saudade que tinha do Brasil y pocos me podía entender , agora sim por qué aprendí a expresarme com eles
Fui criada em Minas e lá existem primos de 4o ..5o...etc..grau ...tio bisavô ...tetra avó ...e ainda tia de consideração q era a tia das primas e primos ..
Meus neurônios se enrolaram de uma maneira q nem sei...mas depois desenrolaram... Anete vc é um show de clareza nas explicações!!! E também na variação de conteúdo!
Oi, Anete! Adoro seus vídeos e palestras e me esforço para assistir sempre. Este vídeo me remeteu ao livro “Analisando as traduções bíblicas” de Severino Celestino da Silva onde ele escreve sobre a reencarnação na Bíblia. Muito interessante, pois a Bíblia já começa a perder algum sentido quando é traduzida para o Grego. Depois, do Grego para o Latin, e por aí vai. É muito interessante que ele cita algumas passagens em hebraico, em seguida faz a transliteração e depois a tradução para o português. Severino é conhecedor da língua hebraica e o seu professor (judeu) Avraham Avdan escreveu o prefácio do livro. Em um trecho, Avraham escreve: “Assim, quando eu leio certos trechos na Bíblia, eles me soam estranhos, diferentes daquilo que, como judeu, semiticamente, leio no Tanách (Bíblia Hebraica) original. As palavras estão ali, mas o significado profundo é diferente (sem contar omissões e interpolações que diferenciam o original hebraico do das traduções), porque no Tanách eu leio com a cabeça judaica, semítica. Vejamos alguns pontos, só para exemplificar: a) Quando o Tanách fala em “Adam”, no início do livro Bereshit (Gênesis), eu entendo que D”S fez o “ser humano” (Adam = ser humano), não importa quantos ou onde colocou cada um, jamais como nome próprio de um só homem. E na palavra “Hava” eu entendo “Vida”, jamais o nome próprio de uma mulher, o que semiticamente (Eva) não me faz sentido.” Creio que tem tudo a ver que o tema abordado em seu vídeo. Um grande abraço e peço que Deus continue te abençoando sempre.
Se você gostou disso, isso é nada dentro da linguística cognitiva. Precisa conhecer Lakoff e Johnson Metaphor we live by e ver um filme chamado A chegada.
Gostaria de sugerir ao canal que amoooo.... Se possivel, postar os links das fontes e pesquisas cientificas. Utilizo muito os vídeo em sala de sala e peço que os alunos leiam as fontes. Dra. Anete, a sra. é minha inspiração!
Anete, vc está mais linda nesse vídeo. Você é tão inteligente, a mesnagem que vc trás nos seus vídeos, nas suas palestreas são tão importantes para mim que não presto atenção na sua imagem. Fico só sugando a mensagem. Mas, hoje, nesse vídeo eu percebi a sua elegância. Gratidão por compartilhar as suas pesquisas, os seus conhecimentos, minha querida !
Anete, que saudades, eu não te conheço, pessoalmente, mas já fui em congressos em que você fazia parte. Estava lá tambem a nossa querida Sandra de Borba, Sandra Delapola, Divaldo, todos vocês trazendo conhecimento, esclarecendo, e isso não tem preço! Que possamos seguir esse caminho. O caminho que nos liberta. O do conhecimento. Que Deus a abençoe.
Já havia sentido isso .. o português e muito rico em expressar nosso sentimento e as vezes parecia tão fraco quando queria expressar em outras línguas.
Lembrei da passagem na Bíblia que fala dos irmãos de Jesus e a igreja católica fala que era assim que se tratavam! Hummm, juntando as peças fica mais claro o que estava escuro! Obrigada Anete 👏👏👏
Como isso é verdade, eu sempre me senti atraída sobre o assunto ponto cardeais. E é tão verdade isso, que eu dei de presentes para o meu neto, um deles, uma bússola. E eu não entendi até, o porque eu dei uma bússola de presente a uma criança. Mas é que talvez essa questão dos pontos cardeais tem haver com bússola. E não sei porque eu achava importante que uma criança soubesse isto. Ou seja soubesse o que eu com a minha idade ainda não sei. Estudei, claro no colégio. Mas esqueci depois. Mas no fundo eu parece que tinha essa necessidade . É meio estranho. Mas justamente você trouxe um assunto que aconteceu na minha vida. E eu não sei dizer porque eu sempre achei importante saber localização , a gente sai e chega, mas nunca sabemos a localização dos pontos cardeais.
Muito Obrigado Anete!!! Tem um canal aqui chamado Tempero Drag, e em um de seus vídeos com o tema: "A REALIDADE É SUBJETIVA" e aborda essa questão com outros pesquisadores. O TH-camr também usa linguagem científica!!
Fui assaltada no trânsito com mão armada ,demorou o tempo que me propôs a sair sozinha para superar o trauma,ou seja o tempo de superação começa na ação , depois disso soube reconhecer qualquer trauma e como superar !
Excelente explanação, em conformidade às necessidades de aprendizagem do espírito em romagem humana, dentro do aparelho humano de captação, vulgo corpo humano, por isso reencarnamos tantas vezes quantas necessárias para aprender todas essas nuances de linguagens, costumes, até nos desvencilhar de nossos velhos pré conceitos, crescendo em Amor e Sabedoria.....
Emoção em linguagem.....bem assim ...As palavras tem a capacidade de trazer o passado e o presente....agora entendi porque leio textos e não sei ou não consigo entender resolver...me falta o entendimento.....gratidão....
Acontece qdo eu e meu marido temos que conversar sobre coisas muito complexas , eu sou brasileira e ele italiano,então essas conversas são cansativas mas no fim chegamos a um bom nível de compreensão, mas é cansativo !Ótimo vídeo!obrigada !
Meu filho psicólogo e escritor, há anos atrás disse isso, *o nosso vocabulário limita nossa compreensão de algo*. Quanto maior seu repertório de palavras, maior será a compreensão.
Uau! Gostei! Parabéns!
Isso é verdade.
Conheca o canal AFINAL, O QUE SOMOS NÓS, eu sou tão fã desse canal que amo compartilhar pro maior número de pessoas ☺
@@JoiceRamos24 sou fã e inscrita! Também adoro.
Verdade! Sempre sinto que acabo simplificando o meu raciocínio quando não encontro a palavra adequada para expressar uma idéia.
Eu fico mto impressionada com a diversidade de temas abrangidos nas suas lives, Anete, mas principalmente como vc os domina e os transmite com tanta facilidade! Obrigada.
Parabéns Anete! Vc surpreende-nos completamente, tamanha sua sapiência e determinação em ensinar. A admiro muitíssimo! Gostaria de ouvi-la discorrer acerca de relacionamentos....rompimentos, métodos de encarar sem frustrações.
Gratidão por tantos ensinamentos!!
Ela foi trabalhada desde pequena, ou seja a mãe dela soube molda-la pra ser esse ser humano magnífico...
Conheca o canal AFINAL, O QUE SOMOS NÓS, eu sou tão fã desse canal que amo compartilhar pro maior número de pessoas ☺
Uma oratória impecável!
Que ensinamento magnífico!! Show de bola!!
O assunto é bastante abrangente, interessante e profundo. Mas você foi bem clara, expondo o assunto, no início, você fica, sem entender , mais ou menos, aí claro , digo isso, porque tenho pouco conhecimento. Sou dona de casa. Então já faz algum tempo que sai da escola. Mas a vontade de aprender é grande. E foi ótima esta aula. Obrigada , e que teus conhecimentos iluminados possam sempre chegar a todos nós.
Vovô comentou que A LINGUAGEM É A VESTIMENTA DA IDEIA E QUE A PALAVRA E A PROTESE VIRTUAL DO PENSAMENTO.
Que vovô maravilhoso, gente! 💛🧡❤️
Dra Anete amo sua sabedoria. Q Deus a conserve por muitos e muitos anos! Um bj no seu coração. 😘🥰🥰🥰
Anete vc é top!
Vc está linda por dentro e por fora !
Seu vovô é um homem sábio 👏👏
Pura verdade! Sou intérprete de Português/Espanhol e Ingles. Línguas diferentes , emoções e reações diferentes. 🤗
Fantástico Anete. Isso me fez lembrar da afirmação de Pierluigi Piazzi, "voçê não fala porquê pensa, e sim pensa porquê fala", ou seja a extensão do vocabulário determina a complexidade das idéias e é por isso que quem muito lê desenvolve o intelecto. Dê certo modo, para os mais perspicazes, Pierluigi dizia algo próximo disso ao relacionar vocabulário e intelecto. Achei pertinente fazer essa relação, pois apesar de Pierluigi haver mudado suas aulas lá pro andar de cima, desencarnado há um certo tempo ele também estudara a fascinante neurolinguística.
Ainda com relação à leitura eu tenho uma teoria, a de que a contação de estórias tem o mesmo efeito no cérebro da leitura, ou seja, obriga o mesmo a construir os cenários, em oposição à TV e cinema, por exemplo.
Ler também um livro fundamental de Vygotsky ajuda a entender isso: Pensamento e Linguagem. Outro livro é The Cultural Origins of Human Cognition. 😉
Obrigado!
"Diferentes idiomas afetam de maneira distinta a percepção do mundo". Querida Anete, gostaria de compartilhar com vocês, o momento em que decidi nao estudat mais inglês e assumi, de uma vez por todas, a minha paixão pela lingua italiana. Desse dia em diante, a minha vida mudou. Simples assim. Se uma pessoa só fala inglês, nao vai ser comigo que ela vai "bater papo" . Ahhh mas só se fala italiano na Itália e inglês é uma língua universal. Sim, falo apenas o essencial. Resolvi usar o meu "valioso tempo" para estudar, viver e imergir na "lingua italiana"! E isso mudou meu relacionamento mental comigo mesma!! E me ajudou muito, no estudo de piano e na compreensão das óperas que tanto amo! Como se diz: " Italiano nao se fala...se canta" grazie mille!!!
Cara , de fato , senhora Guimarães , eu por muitos anos pensava como a senhora e acreditava por exemplo que o estado cognitivo limitado de gregos da Grécia era decorrente da simplificação da ortografia e sintaxe da língua escrita e falada na Grécia nos últimos quarenta anos , por reformas na gramática feitas por lei pelo parlamento e não por linguistas , inclusive o fato do grego de Homero , o grego ático e a koiné serem estudados atualmente como línguas a parte ; tudo o que a senhora disse parece explicar a degradação intelectual como consequência da degradação da linguagem . Alguns de nós , gregos da diáspora , eu por exemplo sou terceira geração nascida fora de territórios helenόfonos , que falamos escrevemos , lemos e interpretamos o grego como sendo uma língua só , temos outro desempenho cognitivo . Eu percebi que estava equivocado após assistir uma palestra do senhor Tonny Robert cujo título era evolução espiritual e linguagem . Sugiro que a senhora assista essa palestra . Na minha compreensão atual , formulando a hipótese que talvez muitos espíritos atualmente encarnados na Grécia estão em sua primeira ou primeiras encarnações em contato com a língua grega , e não tem os sentidos semânticos das ideias representadas pelas palavras e não estão familiarizados com as possibilidades sintáticas que uma língua multi-flexional permite , estes seres incapazes de assimilar a complexidade do grego tiveram que simplifica-lo e adequa-lo a sua capacidade mental , suponho porém que a simplificação do sistema de acentuação do sistema politônico para o monotônico limitou ainda mais as possibilidades de aprendizado da língua para os espíritos que estão tendo o seu primeiro contacto com a língua e explico , enquanto o grego era escrito e falado apenas por pessoas que tinham o grego como língua materna não existiam sinais na escrita para a acentuação e nem os sinais diacríticos suave e aspirado nas vogais iniciais das palavras porque eram desnecessários , quando porém a língua grega foi difundida como língua internacional no período helenίstico , Aristófanes da velha Bizαncio para facilitar o aprendizado da língua grega pelos bárbaros criou os sinais diacríticos suave e aspirado para as vogais iniciais das palavras e o sistema politônico de acentuação , portanto cogito que estes espíritos que estão tendo suas primeiras vivências na língua grega devem ter mais dificuldades em assimilar a mesma não dispondo dos sinais diacríticos e de acentuação do sistema politônico . Eu ouso dizer que dependendo da formatação mental prévia , a língua usada no momento , traz elementos das línguas e processamentos mentais das línguas faladas em experiências anteriores . Um sincero e respeitoso abraço , com meus votos que continue sendo uma difusora da luz .
Imagina só essa nossa era atual, onde a linguagem está cada vez mais reduzida, distorcida, minimalizada, para onde caminhamos!!?? 🙈🙊🙉
O que vc é capaz de nomear, vc é capaz de entender e refletir.
Certamente. Conheço o Tonny Robert. Vou ouvir a palestra dele agora.
Meu deus.. preciso ler mais..
Olha q interessante como a cultura nos influencia a forma de pensar e agir, como um todo. Eu, como débil a partir da língua grega, entendo ser riquíssima e creio q a grande maioria Tb pensa assim, pois associamos prontamente à cultura q é vastíssima em conteúdo. Parabéns pelos seus estudos, qDeus sempre te abençoe!
Obrigada Nikolas por compartilhar seus conhecimentos!
Muita gratidão Anete Guimarães por compartilhar os seus conhecimentos que Deus te abençoe hoje e sempre 🙏🙏
Amei este tema!.. Perfeito!..A linguagem molda o cérebro. Gratidão!..
Bravo!!!! Impressionada sempre com sua forma clara de nos passar temas complexos e que tormam-se inteligíveis!! Obrigada sempre, Anete!!❤💐🙌🏼😍🙏
Obrigada pelo ensinamento Dra Anete
🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Eu ainda não estava inscrita em seu canal, aliás, agora que veio a sugestão deste vídeo.
Admiro muito a sua linguagem e forma de expressão, vc se comunica de uma maneira que consigo compreender.
Gratidão por transmitir tanto conhecimento com real intenção de aprendizado.
Neste vídeo, ficou claro para mim que sinto uma certa dificuldade em expressar com palavras minhas ideias, sentimentos e emoções.
Ah!!! Percebi tb aqui nos comentários, que as pessoas que assistem seus vídeos, são muito sábias tb, deve ser por ressonância a sua sabedoria.
Aprendi tanto no vídeo, qto nos comentários.
Gratidão a todos!!! 🙏🏼
Adoro seus vídeos! A linguagem molda o cérebro com certeza. Moro no Canadá e acho incrível as diferenças culturais entre Brasil e Canadá que envolvem o edioma. As pessoas aqui não entendem frases com "Talvez, nós poderíamos fazer isso." Ou, "eu vou pensar sobre o assunto e qualquer coisa eu te ligo." Essas frases funcionam melhor quando substituídas por linguagem mais direta, como "yes, I will" ou "No, I won't" ou "Yes, I can" ou "No, I can't". Difícil de explicar, mas o que percebo é uma comunicação onde você responde de forma direta, sem entrelinhas e dizer não não é um problema.
Excelente! Anete consegue explicar assuntos complexos de forma simples e com técnica, compreensível para qualquer pessoa.
Amo você falando sobre mapas mentais 🙏🏼🙏🏼🙏🏼Gratidão Anete😘😘😘
Wow, que apresentação fantástica! Não sou nem espírita pra falar a verdade, mas muitos conteúdos abordados nesse canal são realmente incríveis! Parabéns!
O filme: "A Chegada" , trata sobre este assunto. Muito boa explanação e super recomendo o filme. Grande abraço a esta incrível mulher!
Obrigada por compartilhar, @michele.
Conheca o canal AFINAL, O QUE SOMOS NÓS, eu sou tão fã desse canal que amo compartilhar pro maior número de pessoas ☺
@@JoiceRamos24 olha, eu não conheço!!! Vou procurar com certeza !!!!
Legal vou assistir esse filme.
@@JoiceRamos24 Conheço, é maravilhoso esse canal
Olá, Anete e espectadores abençoados!🌻
Obg pela aula Anete🤗
Salvando nosso domingo!
Gratidão imensa por compartilhar seus conhecimentos.
Anete, tem um filme extremamente interessante que fala sobre isso. Se chama “A Chegada” ou “Arrival”. Vale a pena e traz muitas reflexões! Adoro seus vídeos e sua forma de pensar! Beijos! 🥰
As palavras tem poder.
Conheca o canal AFINAL, O QUE SOMOS NÓS, eu sou tão fã desse canal que amo compartilhar pro maior número de pessoas ☺
VERDADE.
As palavras têm poder porque elas vibram nossas emoções intenções
A senhora não faz ideia de quanto eu lhe admiro e o quanto a senhora mudou em minha vida ❤
Nossa! Muito bom gostei do tema excelente trabalho um abraço Dr.Anete. 😃👏👏👏👏👍💙
Você e um show !! Parabéns! Gratidão!!
Complexidade, variedade fantástica. É pura verdade que estou experimentando. Adorei a abordagem sempre didática explêndida.
Esto é verdade , vivo na España faz 21 anos y aquí ao principio eu dizoa a saudade que tinha do Brasil y pocos me podía entender , agora sim por qué aprendí a expresarme com eles
👏🏻👏🏻👏🏻maravilhosa Anete, gratidão! Incrível sua maneira de pensar e esclarecer.😍
Excelente 👍 Anete, você é demais, sempre trazendo grandes aprendizados. Muito obrigada por ser esse ser tão grandioso.
Muito bom e proveitoso principalmente pra mim que estou fazendo pedagogia 🙏🙏👏👏👏👏👏👏👏
Fui criada em Minas e lá existem primos de 4o ..5o...etc..grau ...tio bisavô ...tetra avó ...e ainda tia de consideração q era a tia das primas e primos ..
A tia da minha mãe , adotou - me , como Neto e naturalmente eu troquei Maria por vovó.
Tbm sou de Minas e aq é assim.rsrs
@@marcelooo verdade ...tenho sobrinhos q sao do meu cunhado kkk...nem eu sei quem é meu sangue kkkkk
Jesus...
GRATIDÃO pela oportunidade 🙏❤🦋
Meus neurônios se enrolaram de uma maneira q nem sei...mas depois desenrolaram... Anete vc é um show de clareza nas explicações!!! E também na variação de conteúdo!
Amo sua forma expor os conhecimentos! Gratidão sempre 🙏!
Incrível…meu genro e alemão, e faz todo o sentido. 👏👏👏
Ah! Como é bom te ouvir! Ensinamentos fundamentais para nossas vidas.
Dr Anete, você tinha mesmo que existir,vir para entre nós obrigado 🙏☀️
Muito bom te ver explicar sobre variados temas. Gosto de mais de suas lives e palestras.
Oi, Anete!
Adoro seus vídeos e palestras e me esforço para assistir sempre.
Este vídeo me remeteu ao livro “Analisando as traduções bíblicas” de Severino Celestino da Silva onde ele escreve sobre a reencarnação na Bíblia. Muito interessante, pois a Bíblia já começa a perder algum sentido quando é traduzida para o Grego. Depois, do Grego para o Latin, e por aí vai.
É muito interessante que ele cita algumas passagens em hebraico, em seguida faz a transliteração e depois a tradução para o português.
Severino é conhecedor da língua hebraica e o seu professor (judeu) Avraham Avdan escreveu o prefácio do livro.
Em um trecho, Avraham escreve:
“Assim, quando eu leio certos trechos na Bíblia, eles me soam estranhos, diferentes daquilo que, como judeu, semiticamente, leio no Tanách (Bíblia Hebraica) original. As palavras estão ali, mas o significado profundo é diferente (sem contar omissões e interpolações que diferenciam o original hebraico do das traduções), porque no Tanách eu leio com a cabeça judaica, semítica.
Vejamos alguns pontos, só para exemplificar:
a) Quando o Tanách fala em “Adam”, no início do livro Bereshit (Gênesis), eu entendo que D”S fez o “ser humano” (Adam = ser humano), não importa quantos ou onde colocou cada um, jamais como nome próprio de um só homem. E na palavra “Hava” eu entendo “Vida”, jamais o nome próprio de uma mulher, o que semiticamente (Eva) não me faz sentido.”
Creio que tem tudo a ver que o tema abordado em seu vídeo.
Um grande abraço e peço que Deus continue te abençoando sempre.
Eu falo com.minha filha palavras q ela ainda não conhece pra perguntar oque é e aumentar o vocabulário, bom saber.
Se você gostou disso, isso é nada dentro da linguística cognitiva. Precisa conhecer Lakoff e Johnson Metaphor we live by e ver um filme chamado A chegada.
Sensacional!👏👏👏muito grata!🌸😘
Sempre um aprendizado enriquecedor. Muito Obrigada Anete!
Adoro seu jeito de ensinar,aprendo muito com você. Obrigada,Anete !!!!
Gostaria de sugerir ao canal que amoooo.... Se possivel, postar os links das fontes e pesquisas cientificas. Utilizo muito os vídeo em sala de sala e peço que os alunos leiam as fontes. Dra. Anete, a sra. é minha inspiração!
Imagino se n fosse vc na minha vida com essas explicações....😉😍
Anete, vc está mais linda nesse vídeo. Você é tão inteligente, a mesnagem que vc trás nos seus vídeos, nas suas palestreas são tão importantes para mim que não presto atenção na sua imagem. Fico só sugando a mensagem. Mas, hoje, nesse vídeo eu percebi a sua elegância. Gratidão por compartilhar as suas pesquisas, os seus conhecimentos, minha querida !
Maravilhosa e esclarecedora!🤩🌹❤️🙏🙌👏👏👏👏
Anete, que saudades, eu não te conheço, pessoalmente, mas já fui em congressos em que você fazia parte. Estava lá tambem a nossa querida Sandra de Borba, Sandra Delapola, Divaldo, todos vocês trazendo conhecimento, esclarecendo, e isso não tem preço! Que possamos seguir esse caminho. O caminho que nos liberta. O do conhecimento. Que Deus a abençoe.
Fico feliz por temos uma linda mulher inteligente culta que explicar tudo com simplicidade 👏👏👏👏👏 💋
Eselente explicação obrigado pelo Belo aprendizado gratidão
Parabéns pela explicação 👏🏼👏🏼👏🏼 me inscrevendo já
Obrigado por compartilhar mais esse conhecimento. Lembrei dos episódios de depressão que eu tive e realmente essa questão do passar do tempo acontece.
Fascinante estudar!!! Muito obrigada Anete Guimarães pelas elucidações!!!
Explicações muito importantes!!!!
Gratidão .
Baita aula!! Maravilhosa 🤩
Já havia sentido isso .. o português e muito rico em expressar nosso sentimento e as vezes parecia tão fraco quando queria expressar em outras línguas.
A LINGUAGEM MUDA O CÉREBRO explica mt coisa! Obrigada!
Faça mais vídeos para nós, terapeutas? Amei ❣️ gratidão 🙏
Àquela notificação preferida!
Maravilhoso Vídeo !!! Parabéns
Lembrei da passagem na Bíblia que fala dos irmãos de Jesus e a igreja católica fala que era assim que se tratavam! Hummm, juntando as peças fica mais claro o que estava escuro! Obrigada Anete 👏👏👏
Meu Deus! Que conteúdo fantástico Anete!
Faz todo sentido! Fantástico!!!
Amo esse assunto. Viajo em tudo relacionado a mundo cerebral.
Amei ¹como todos os seus videos sao valorosos para o meu crescimento evolutivo
Adorei! Não é a minha área, mas adoro comunicação. Obrigada!
Obrigada. Impressionante o poder da palavra....
Assunto que amei aprender mais um pouco. GRATIDÃO
Super interessante!
Gratidão Doutora!
Como isso é verdade, eu sempre me senti atraída sobre o assunto ponto cardeais. E é tão verdade isso, que eu dei de presentes para o meu neto, um deles, uma bússola. E eu não entendi até, o porque eu dei uma bússola de presente a uma criança. Mas é que talvez essa questão dos pontos cardeais tem haver com bússola. E não sei porque eu achava importante que uma criança soubesse isto. Ou seja soubesse o que eu com a minha idade ainda não sei. Estudei, claro no colégio. Mas esqueci depois. Mas no fundo eu parece que tinha essa necessidade . É meio estranho. Mas justamente você trouxe um assunto que aconteceu na minha vida. E eu não sei dizer porque eu sempre achei importante saber localização , a gente sai e chega, mas nunca sabemos a localização dos pontos cardeais.
Talvez pq vc queira que ele encontre uma direção caso se perca. Os lobinhos aprendem....
gosto muito dos seu vídeos... obrigado, fique bem!
Muito obrigado.
Conteúdo importantíssimas para analisar e coorelacionar com nossas vida no dia a dia.
Maravilha , como sempre !!
Muito Obrigado Anete!!! Tem um canal aqui chamado Tempero Drag, e em um de seus vídeos com o tema: "A REALIDADE É SUBJETIVA" e aborda essa questão com outros pesquisadores. O TH-camr também usa linguagem científica!!
Nossa q explicação maravilhosa. O livro q tive dificuldade de entender. O morro dos ventos uivantes
Fantástico! Grata pelo aprendizado
Fui assaltada no trânsito com mão armada ,demorou o tempo que me propôs a sair sozinha para superar o trauma,ou seja o tempo de superação começa na ação , depois disso soube reconhecer qualquer trauma e como superar !
Conheca o canal AFINAL, O QUE SOMOS NÓS, eu sou tão fã desse canal que amo compartilhar pro maior número de pessoas ☺
👏👏👏👏💞💞
Não é à toa que o Fado seja Português. Quanta Saudade... A linguagem certamente afeta também a Cultura.
Pela influência dos mouros
Gratidão sempre!
Aprendendo muito! 💜🍂💜🍂
Nós somos uma contrução de nossas experiências!!👏👏👏👏🙏😘
Dra. Anete....tive acesso a uma palestra sua que começou com um evento que leva a uma aposta.... didático.
Adoro seus vídeos! ❤
Muito bom 👏👏👏
Excelente explanação, em conformidade às necessidades de aprendizagem do espírito em romagem humana, dentro do aparelho humano de captação, vulgo corpo humano, por isso reencarnamos tantas vezes quantas necessárias para aprender todas essas nuances de linguagens, costumes, até nos desvencilhar de nossos velhos pré conceitos, crescendo em Amor e Sabedoria.....
Excelente tema muito bem explicado
Nós de Blumenau te amamos Anete
Fantástico! Gratidão.
Maravilhosa a explicações.
Fantástico!
Mara!!!! Estou aprendendo muito!!!!
Amei o lenço. 😻🧠😉
Emoção em linguagem.....bem assim ...As palavras tem a capacidade de trazer o passado e o presente....agora entendi porque leio textos e não sei ou não consigo entender resolver...me falta o entendimento.....gratidão....
Excelente tema! Obrigada 🙏🏻
Acontece qdo eu e meu marido temos que conversar sobre coisas muito complexas , eu sou brasileira e ele italiano,então essas conversas são cansativas mas no fim chegamos a um bom nível de compreensão, mas é cansativo !Ótimo vídeo!obrigada !