Eu tinha idealizações suicidas quando tinha 18 anos. Consegui tratamento no SUS, fui acompanhada por psicologo e psiquiatra e uso medicação até hoje. Atualmente não vou mais na terapia e vejo meu psiquiatra de seis em seis meses. Já tô bem e sigo minha vida normalmente, mas odeio quando as pessoas criticam o uso de medicamentos, me falam que eu não tenho cara de ansiosa, que já estou curada. Um saco essa demonização da medicação
Você arrasou, parabéns! Infelizmente as pessoas tendem a jogar fora os remédios acreditando nos demais métodos e desprezando-os. Fico feliz em saber que você está bem... viva o sus e os remédios também.
Não, não é um saco! Importante tentar outras alternativas. Meu filho quase morreu e ficou com sequelas. Teve uma lesão neurológica séria pelo uso de antipsicótico.
Boa noite Bibi (se puder te chamar assim). Eu tenho um caso vivido sobre esse assunto. Sempre tive depressão, e quando eu decidi me tratar, primeiramente fui conduzido à ir nessa tal constelação familiar, e digo por experiência própria, que foi a pior escolha possível. Ao invés de eu melhorar, afloraram ainda mais minhas aflições e ansiedade. Fui abandonado quando criança e sofri diversos tipos de abusos, físicos e emocionais. E nessa sessão, eu tive que pedir perdão às pessoas que me fizeram mal. E quando eu comecei a questionar isso, fui e continuo sendo ridicularizado, acusado de não conseguir sair da depressão por não acreditar na cura. Eu poderia destrinchar mais sobre isso, mas me traz muita dor e sei que você tem mais coisas pra fazer. Adoro seu trabalho e peço que continue, sou seu seguidor desde antes dos seus 5 mil inscritos e me orgulho de te ver crescendo. Abraços.
3 ปีที่แล้ว +36
Obrigado por esta mensagem. Eu sinto muito pelo que viveu! De verdade. Se um dia tiver vontade de falar (até mesmo de forma anônima) manda um email :)
Sou advogada, quando estava terminando minha graduação, a OAB da minha cidade promoveu uma palestra nesse tema, como possibilidade de resolução de conflitos dentro do processo. Não sabia o que era até aquele momento, saí da palestra embasbacada e indignada de estarem realmente usando aquilo dentro de processos jurídicos. Hoje, alguns juízes da minha região determinam que em alguns casos, as partes passem por esse ritual como demonstração de interesse em resolução de conflitos. É dose viu.
Sei bem o que é isso, sério, não sei se dou risada ou fico extremamente preocupada com a expansão dessas práticas e muita gente apoiando , caindo nesse campo adoecer 😭😭😭
Minha mãe me levou pra fazer uma constelação porque eu tenho esquizoafetividade. A consteladora disse que eu devia parar de passar mal porque isso deixa minha mãe triste. Uau... por que não me disseram antes que um sentimento de culpa era a cura pra tudo?
Quem tem esquizoafetividade se beneficia muito de atividades coletivas de cooperação como jogos, esportes ou teatro, coisas assim, onde a pessoa participa com outras de algum objetivo em comum. Entrar num CULTO (constelaçao) é o exato contrario disso.
Mais uma vez eu questiono: O problema é o Profissional ou a Técnica? Sou Psicóloga e já ouvi barbaridades na terapia de alguns colegas. Então, ninguém mais deve fazer terapia porque alguns falam besteiras?
Fui num psiquiatra do SUS e ele me mandou pesquisar sobre constelação familiar, nunca mais voltei nele. Era minha primeira consulta e ele falou mais do que eu, saí de lá sem ele nem saber qual era o problema.
Ja fui em um alergista q me mandou ir em um psicologo. Ouvi ele falando a mesma coisa p outro paciente. Eles faziam uns exames p descobrir o problema. Acho q esses exames nao servem p nada. Descobri depois q era leite meu problema mas nenhum medico admite q leite faz mal mesmo,então…
Eu passei por dois anos inocentemente com uma terapeuta "quântica". Durante anos sofri com ansiedade e depressão,no desespero a primeira opção que a gente acha,acredita que vai ser a cura. Mas depois de anos fui notando que eu não estava num processo de cura e sim de fantasia psicológica. Tu passa a crêr quando não tem conhecimento em coisas como "campo mórfico" pra poder se sustentar em cima de coisas tão banais e sem função. Por um tempo foi eficiente por falta de conhecimento,mas eu precisava de ajuda. Até o ponto em que parei pra perceber que ela me culpava e culpava a história da minha família como um motivo pra certos momentos na vida. Falava do espiritismo à numerologia. Por pouco não cheguei à um lugar profundo em relação aos meus transtornos,porém eu piorei. Me via sem saída. Por favor não pare de fazer vídeos como esse. Essas pessoas estão matando psicologicamente e provavelmente fisicamente outras por dinheiro. É egoísmo sustentar um tipo de pensamento assim em benefício próprio. Vai além do egoísmo,beira à psicopatia.
@@emyllecatherynne1011 obrigado! Foi bem difícil porque eu tenho um histórico genético familiar à respeito de transtornos de saúde mental longos. E ela dizia que a psiquiatria e o químico acabam com a pessoa,que aquilo era um veneno e com o tempo ia adoecendo a pessoa. Mas ela me receitou indevidamente por ser também homeopata um remédio que controlava as "energias do medo". Tomei aquilo e continuava em crises absurdas. Quem faz isso está cometendo um atentado à vida alheia. Pra mim foi uma forma de abuso psicológico.
Sinto muito Nicolas, são práticas como essa da constelação que fazem com que muita gente, por conta da piora do quadro, passem a não confiar mais na psicologia. Mas asseguro que, como estudante de psicologia e alguem que sofre com problemas de saúde mental, vale muito a pena continuar em busca de abordagens dentro da psicologia que são capazes de diminuir o sofrimento psíquico. Espero q vc esteja melhor hoje em dia
@@analouesteves Obrigado,Ana. Hoje estou melhor. Nunca deixei de crer porque é aonde eu quero me formar. Até nisso essa mulher tentou me desanimar na época falando sobre a psicologia. Eu aprendi muito,hoje passo com uma terapeuta incrível e psicanalista formada. Tomo medicamentos e graças à eles não estive em lugares piores. A psicologia pra mim vai além do estudo humano,é cultura,é arte. É algo tão potente e incrível e realmente tenho paixão por esta área. ❤❤
@@nicolasmenezes4346 Sinto muito que tenha passado por isso. Eu também tenho depressão e com o tempo desenvolvi misofonia por causa de traumas da infância. Gastamos tantos e tantos com pessoas que se aproveitaram da minha fragilidade, fui em várias casas, fiz muita coisa, obrigações, rituais, tanto, tanto... Lembro de uma médica que se diz medium e falou pra mim que se eu não melhorava, era por culpa totalmente minha e que eu tinha que expandir a minha consciência. Ouvi tantos absurdos durante esses anos, já tentei até o pior pra ver se esse sofrimento acabava. Hoje estou no último grau da misofonia, tag e depressão profunda. Também fui diagnosticada com esquizo tipo 1. Enfim, desejo melhoras pra você e espero que essas pseudociências acabem porque estão nos matando aos poucos.
Eu tenho uma longa história com essas questões. Uma delas é a seguinte: fiz um curso de formação em constelação (de 4 mil reais, nem terminei de pagar ainda) e estranhei muito essas questões misóginas durante o curso. Foi difícil engolir certas coisas. Eles passam coisas machistas mesmo, como "o homem lidera e abre os caminhos e a mulher segue e serve". Mas quando a gente está vulnerável psicologicamente a gente relativiza tudo. É bem complicado. Eu até tentei fazer "melhor" o papel de "mulher" naquela época, mas depois naturalmente me afastei de tudo isso e só voltei a ser eu mesma kkkk
@Frank Skoda-Simmons mas sabe que aprendi algumas coisas boas lá, como por ex, colocar limites na família. Eles falam muito sobre a relação entre pais e filhos e o quanto não somos obrigados a carregar o peso de ninguém, nem de ser rspmsaveis pela felicidade dos pais ou avós. Que os pais já deram a vida a vida e passaram seus ensinamentos pra frente, e que é chato ficar esperando ou cobrando coisas dos filhos. Sabe que concordo. Minha família é cheia de gente carente que não resolve seus problemas e fica cobrando de filho e netos uma felicidade que a gente não pode dar ou uma atenção a todo mundo, chegando a sufocar. Então aprendi a dar mais esses limites, tanto de intromissão na minha vida, quanto de cobrança quanto ao que eu deveria fazer por alguém. Claro que se for o caso de ajudar com algo REALMENTE necessário blz, mas essa cobrança geralmente é emocional no meu caso. Muita chantagem emocional. Cansativo.
Eu participei de uma constelação aos 16 e uma pessoa querida da minha família constelou para ansiedade e depressão na mesma sessão. Ele (esse familiar) e sua esposa queriam ter filhos, no entanto, jamais conseguiram engravidar por problemas de fertilidade dela. Isso foi dito à consteladora, e, segundo ela, ele nunca melhorou dos problemas psicológicos porque a sua esposa teria tido um aborto espontâneo em algum momento da relação e eles não tinham percebido. Portanto, para superar a ansiedade e a depressão era preciso superar esse aborto que ela inventou. Então a consteladora pediu para ele nomear o suposto feto e aceitá-lo como filho (filho porque ela sabia até o sexo). Aquilo foi difícil de assistir, ver aquela ferida ser rasgada daquelas maneira na frente de todo mundo. Senti um incômodo terrível, mas só entendi realmente o quanto aquilo era errado uns dois anos depois
E o que seus familiares sentiram, vc sabe informar? É mto agressivo as vezes essas reuniões, mas de uma maneira tão sutil. E as pessoas já estão emocionadas e envolvidas, sei lá. Vc sabe se foi bom pra eles?. conseguiram engravidar depois?
Depois desses relatos e dos outros vídeos sobre Constelação Familiar, podemos concluir que essa prática é na verdade: passação de pano pra estupro, pedofilia e abusos sexuais. Tem que botar essa galera na cadeia!
Minha mãe sempre acredita nessas pseudociências, e eu sempre falei pra ela estudar mais antes de sair acreditando em tudo. Imagina se ela resolve estudar, chega na universidade e encontra com isso :/
Eu fui parte de uma constelação sistêmica no fim da minha adolescência. Era de uma amiga, lembro que tinha alguma questão com o pai. Estávamos eu, ela, a mãe dela, uma tia e mais umas pessoas. Não me recordo de praticamente nada, só que ela chorava muito, que ficávamos todos de pé e tinha uma movimentação específica a ser feita, tinha abraços… Um alívio enorme eu não ter procurado saber mais à época, porque possivelmente me envolveria com isso. Era uma fase que eu estava buscando uma série de coisas místicas e de conflito com minha sexualidade, teria comprado a narrativa da constelação facinho e provavelmente passaria por um grande sofrimento. Obrigado por esse trabalho aqui, Bibi. Denunciar essas práticas anticientíficas e criminosas é, como você disse no final, uma questão de vida e morte.
Trabalho com massagem Terapêutica /relaxante E Comecei entrar nesse mundo ai pseudo científico ai Graças a bibi que abriu meus olhos sai dessa cilada . Mas sério antes de conhecer ela É incrível como nos cursos de fim de semana,a gente saia hipnotizado, achando que era um milagre e sempre ouvindo" fim de semana que vem vai ter esse curso maravilhoso vai mudar a vida do seu paciente"😣 ai a gente bobo caia nessa e comprava infinitos cursos🙇 sério é cada coisa sem noção que agora que paro pra pensar como q pode😱
Não parece o começo de uma distopia? Pouco a pouco, a verdade fica obscurecida pelo achismo das pessoas. Quem sabe em breve, um físico, um matemático e uma tarólogo tenham mesmo apelo social e importância. Isso é profundamente desapontante...
Sinto que estamos caminhando para uma situação bem preocupante e tenho uma frase que pode representar isso: "'Que tempo são estes, em que temos que defender o óbvio? '' (Bertolt Brecht)
infelizmente minha mãe é "terapeuta familiar sistêmica". ela sempre foi de cair no papo de pseudocientistas por não ter um pingo de conhecimento formal ou senso crítico. a pior parte é que descobri que ela tem traços de narcisismo e se faz de vítima pra todo mundo, manipulando todos ao seu favor e eu saio como a "louca" ou a "desrespeitosa" por questionar suas práticas anti científicas. fui diagnosticada com certos transtornos mentais e tudo ela chama de frescura ou coisa de adolescente (tenho 20 anos) e mais: você não sabe de nada e/ou a culpa é sua. enfim, é muito difícil conviver com uma pessoa assim. eu fui de depressão num nível normal pra depressão clínica, além de muitos ataques de pânicos e de ansiedade por dia ou semana. ela tb vem com aquele papo de "psquiatra e psicólogo só quer te encher de remédio" e infelizmente não consigo por nada ter meu dinheiro próprio por agora, dependo dela, e claro que ela não vai se render pra quem sabe de verdade. pessoas assim são regradas por duas coisas, principalmente: arrogância e ignorância. se acham superiores e não fazem questão de procurar a verdade. na minha experiência, pessoas que fazem essa prática deveriam ser presas. eu não estou brincando, deveriam ser presas.
as crenças de cada um devem ficar à parte quando está tratando uma pessoa, e verificar se realmente o que as terapias dizem é verdade antes de aplicálas afinal se estudou deve ter sido ensinado na faculdade quais são as técnicas que devem ser usadas e em quais caos se existe a necessidade de apoio de remédios etc, ciência não existe para explicar religião.
Eu fiz Psicologia e na minha universidade tinha grupo de estudos e pesquisa em PICs. Eu participei desse grupo por uns meses só pra conhecer, sabe? Sempre fui super aberta pq a Psicologia tem suas abordagens e eu nunca adotei uma específica, tava só me descobrindo. O lance é que sempre fui cética em relação a essas "técnicas", até pq eu fiz uma disciplina sobre Psicologia Baseada em Evidências (infelizmente optativa) e isso me fazia refletir bastante sobre os argumentos que a galera usava pra defender pseudociências, eram sempre argumentos circulares e que eram montados de tal forma que pareciam "irrefutáveis". O professor responsável pelo grupo é constelador (nem sei se é assim que chama) e vez ou outra tinha eventos sobre o tema ou ele surgia em disciplinas que esse professor estava à frente. Saí pq não aguentava mais, não conseguia me identificar e no fundo achava que aquilo era um grande desserviço. Durante o tempo em que fiz parte também participei de alguma sessões de PICs, acho que fui num grupo terapêutico de respiração, algo do tipo, e achava um saco. Ele era conduzido por uma psicóloga, numa policlínica vinculada à universidade (alunos de psicologia e outros cursos da área da saúde faziam estágio ou visitas como CH prática de algumas disciplinas com muita frequência!). No grupo costumavam aplicar testes de depressão no inicio e no fim (eram sessões semanais e costumavam durar alguns meses), aí eles usavam esses instrumentos junto a um formulariozinho de autorrelato para atestar que os sintomas da depressão diminuíam com o grupo, o problema é que as pessoas também faziam acompanhamento em UBS e uso de medicação. Na época eu percebia essas coisas e ficava "mas cara, eles tão atestando algo que na prática não tem nada a ver". Infelizmente me sentia muito pressionada, sabe? As pseudociências eram queridinhas de algumas panelinhas da universidade e geralmente quando rolava discussão nas aulas essa galera era muito violenta, defendia com unhas e dentes e eu tinha medo da retaliação. Só decidi me afastar mesmo e geralmente só discutia sobre esse tema com um grupo de amigas minhas que também consideravam tudo isso muito absurdo.
@@karenfinance3336 Então, em tese deveria ser kkkk. O lance é que a Psicologia nasceu pela junção do conhecimento de áreas muito diversas, por isso hoje é composta por muitas abordagens (como psicanálise, análise do comportamento, fenomenologia, humanismo, terapia cognitivo-comportamental e muitas outras). Nem todas as abordagens utilizam método científico, algumas tem base filosófica (a exemplo da fenomenologia) e são os princípios filosóficos que servem de diretriz pro trabalho do psicólogo dessa abordagem. Existem muitas críticas na própria Psicologia sobre isso, até pq as áreas mais distantes do método científico não tem outro tipo de medida pra verificar a eficácia das intervenções além dos relatos de melhora do paciente/cliente (fica a critério do próprio psicólogo aplicar testes, por exemplo, e nem sempre o próprio profissional considera a influência de outros fatores na melhora do quadro). A Psicologia baseada em evidências é basicamente composta pelas abordagens consideradas científicas da Psicologia, as que fazem uso do método científico e baseiam suas intervenções em procedimentos testados e validados em pesquisa, etc.
Trabalho no judiciário justamente com resolução de conflitos (sou mediador). Aqui na minha cidade ainda bem não foi adotado esse "troço", estamos relativamente vacinados contra. Mas tenho colegas de profissão que defendem. Infelizmente mesmo alguns juízes tem recomendado constelação. Dá um desânimo gigantesco quando chegam as notícias. O Brasil tem um loooooongo caminho pela frente para combater pseudociências. Parece que brasileiro gosta de ser enganado.
Pro meu desprazer tive uma professora na graduação de biologia que era antivacina e só usava homeopatia. Detalhe, ficamos duas semanas sem aula porque ela pegou uma gripe forte. Kkkkkkkk
Não sou antivacina e meus filhos foram cuidados por um médico homeopata. Homeopatia é uma especialidade médica não sei se vc sabe. E nunca precisaram de um antibiótico ou de internação. A homeopatia foi eficaz para o que precisaram
@@mariamadalenaizoton6739 "Homeopatia é uma especialidade médica não sei se vc sabe" Esse é argumento que não se sustenta por si. É como dizer que o CFM é _100% científico_ a não há nada ali que é pura politicagem. Homeopatia se tornou especialidade médica em 2006, mas procure artigos científicos em revistas bem respeitadas como Nature, Pubmed e Lancet, e veja o que eles dizem sobre Homeopatia.
Essa parada das pseudociências nas universidades públicas está se tornando um problema sério. A ex psicóloga da minha Universidade vendia essas práticas de constelação por R$250,00 a sessão e ainda, as práticas eram feitas dentro da própria Universidade. Eu não sei o que é pior, isso vindo de uma psicóloga ou estar sendo feito dentro da Universidade com pagamento de taxas. É bizarro.
Em 2006 eu comecei a cursar Direito no Mackenzie, em SP. No primeiro semestre o professor de Antropologia Jurídica, totalmente despreparado, ficava o tempo todo dizendo que os alunos escreviam mal porque não tinham o hábito de leitura. Também dizia que precisávamos aprender a pensar criticamente, de forma zetética. E como método de ensino do pensamento crítico, ele colocou o pseudocumentário "Quem somos nós?" para assistirmos em aula. No fim, terminamos o semestre sem saber sequer o conceito de antropologia, mas sabendo tudo sobre a lei da atração.
Gente eu tô chocado com esse relato... Vendo essas coisas, só me faz crer, que estamos lascados, com os futuros profissionais desse país. O estrago que a pseudociência está fazendo na estrutura curricular dos profissionais, é algo difícil de recuperar. Triste de ver isso
Faço tratamento contra depressão, já tive episódios de pânico e tenho um problema em lidar com a ansiedade. Uma das coisas que sempre me é indicada para ajudar no tratamento contra a depressão é a terapia. Porém... sinto muita dificuldade de encontrar um(a) profissional que não associe a psicologia com questões místicas. Durante algum tempo, eu embarquei nessa, pois me via como kardecista e as questões místicas, de certa forma, se alinhavam com algumas das coisas pregadas pelo kardecismo, com toda a questão das múltiplas reencarnações e consequências de vidas passadas, etc, etc, etc... Mas mesmo kardecista, já me entendia meio desconfiado de que isso não tinha um fundamento sólido... Até que resolvi dar um basta e buscar coisas que eu possa confirmar a eficácia. Aí, meu tormento começou... parece que todo profissional da área da psicologia que eu encontro, em algum momento descamba para a tão popular "física quântica"... que de física não tem nada, quanto mais de quântica.... O pior é que sinto falta de falar das minhas questões com alguém... e parece que cada dia fica mais difícil carregar esse peso (da depressão) sozinho... Mas não consigo mais perder meu tempo no divã de alguém que vai me dizer que eu "estou pagando pelo que fiz na vida passada", ou que se eu "me conectar com os elementais e alinhar meus chacras, tudo vai voltar a funcionar corretamente".... Eu sigo procurando e de duas uma... ou eu encontro um(a) profissional que possa me ajudar de verdade.... ou ela (a depressão) me vence e eu desisto de tudo, de uma vez por todas... Mas agradeço pelos seus vídeos... eles estão me ajudando a ter certeza que não sou eu o errado, por questionar as ciências que na verdade, são pseudo-ciências... Em vários momentos, eu até penso que talvez fosse mais fácil ser mais ignorante, para encontrar algum conforto nestas pseudo-ciências.... mas eu sei que este conforto, no fundo, não resolve... POR FAVOR, continue com este seu trabalho... ele é essencial e muita gente não tem a coragem de fazer. Muito obrigado!
@Marcel Coimbra, dá uma olhada no canal do Morel Wikon, ex espírita (Questionando Crenças) Tá me libertando de um monte dessas bobageiras kardecistas. Boa sorte!
@@stellacastro3714 quando eu me entendia como espírita, kardecista, não me importava de tratar sobre isso em terapia. E as profissionais com quem fiz terapia, na maioria, se diziam kardecistas também. As que não eram, mostravam que apesar disso, conheciam bastante sobre o Kardecismo.
Há pessoas que não querem sentar numa cadeira de faculdade por 5 anos, fazer 500 horas de estagio supervisionado, produzir uma monografia, assistir seminários. Então fica mais facil fazer uns cursinhos de fim de semana e abrir uma barraquinha.
E vão ganhar dinheiro com essas palhaçadas, viu. Ouvi uma consteladora falando que cobra 400 reais por sessão que não dura nem uma hora. Um bom tema para ser investigado é como essas "terapias" alternativas se relacionam com o marketing e com o mercado. Coisa muito triste
ai Bibi, te confesso que ultimamente ando bem frustrada com a situação no Brasil. realmente quase ninguém valoriza ou respeita a Ciência, meus colegas da Farmácia tudo apoiando homeopatia e afins, universidade com disciplina obrigatória de homeopatia, é muito difícil não desistir. Dá vontade de ir pra algum país que realmente leve a sério pq aqui não tá dand
Sabe eu tenho uma grande dúvida sobre esse tema da homeopatia. Porque eu faço veterinária e minha professora de farmacologia falou que passou a acreditar em homeopatia porque viu dar certo nos animais. E você faz farmácia e seus colegas apoiam… será que é só placebo mesmo? Até nos animais de estimação?
@@Olivejamile Provavelmente é efeito placebo em animais, ou melhor, efeito placebo de quem aplicou. Quem medica o animal com substancia homeopática possivelmente tá fazendo um condicionamento operante no animal sem perceber. Esse condicionamento operante é uma técnica/fenômeno estudado pela Psicologia Behaviorista em que você consegue "moldar" o comportamento de um animal/pessoa pra esse organismo expressar o tipo de comportamento que você quiser, tudo com base em reforços e punições. Imaginando que um cachorro esteja com uma condição que o deixe mais amuado, se o dono começar a aplicar um reforço (tipo carinho/comida) nos momentos que ele estiver "menos" amuado, eventualmente o cachorro vai ser condicionado pra situação de que não expressar aquele comportamento = recompensa. Nos olhos do dono, o animal vai estar melhor, mas na realidade é só o comportamento que mudou. Se o caso for de uma doença que o animal já iria se curar normalmente, ta aí o efeito da homeopatia. Em casos mais graves o placebo também têm efeito, mas não faz milagre. Also pra dar uma olhada no condicionamento operante recomendo uns vídeos do youtube, procurando por skinner pigeon.
@@Olivejamile Claro que não é placebo! Mas como convencer pessoas que estão com a mente presa na materialidade? Pessoas materialistas podem não acreditar, mas também podem ser beneficiadas pelos medicamentos homeopáticos. A homeopatia é especialidade médica, e existe há mais de duzentos anos com comprovações clínicas. Pessoas que não acreditam, e pior, até zombam da homeopatia, da acupuntura, dos florais, da homotoxicologia, etc., na verdade, mostram o quanto são limitados. Eu tomo medicamentos homeopáticos (somente quando necessário, o que não é frequente!) há mais de trinta anos, meus filhos também. Temos uma ótima saúde sem o uso da alopatia.
Tenho 53 anos.meus avós( morreram na dec 50) usavam homeopatia nos 11 filhos. Dec 20 do sec xx...todos foram longevos. Minha mãe se foi c 86. Meu filho aos 5 anos foi mto bem tratado por uma homeopata inglesa em Portugal . Há países q já é prática habitual e regulamentada. N é contraditória c a alopatia...são paralelas. Mas a homeo atua na causa, o q é correto!
"Eu me senti num filme de terror" e de fato acho que uma das maiores angústias da vida é vc ver algo de errado, querer explicar, olhar ao redor e ninguém entender e ainda querer te convencer de que vc é o errado.
Física quântica (a de verdade), é uma área muito difícil...profissionais terapeutas que a usam apenas como uma expressão para as suas práticas , podem ter certeza...eles não sabem do que estão falando. Mas, não se iludam...essas práticas são altamente comerciais e visam a venda de cursos digitais. Virou um problema de saúde pública, picaretagem pública.
Estou encantada com o profissionalismo e a clareza dessa futura psicóloga. Também sou estudante de psicologia e " sofro" demais com esse sistema de ensino que de fato não propícia o debate. Geralmente os debates em sala de aula terminam em brigas entre estudantes ou carteiradas de professores que encerram as discussões reiterando quanto as suas formações como um validador de suas opiniões. Muitas vezes eu tenho vontade até de desistir da formação para não ter que engolir tanta falácia. Por outro lado eu penso que a ignorância se derruba com conhecimento e numa nação onde os títulos são o que importa , ao menos dentro da comunidade científica, é preciso não somente estudar e ter pensamento crítico , mas também ter títulos que possam dar voz a ciência. O bom debate não é aquele em que uma pessoa cala a outra por imposição de sua formação ou autoridade e sim aquele onde as ideias ganham voz e instigam a busca por mais conhecimento. Conhecimento e informação é poder. E esse deve ser o motivo pelo qual o ambiente acadêmico não incita o pensamento crítico.
Se for um tema controverso, por favor faça sobre quiropraxia. Piorei a situação do meu pescoço por causa de uma técnica de estalar vértebras e que me arrependo amargamente.
@@jessycacampos4490 Jessyca, depois do que passei já vi outros relatos de pessoas que tiveram lesão permanente... acho que vai além de ser bom ou ruim profissional... por isso gostaria de ver um vídeo da Bibi.
@@marcoscampos9203 eu vou em um fisioterapeuta quiroprata que salvou minha coluna...minha vida. É sim questao de avaliar melhor o profissional q vcs escolhem. Como tudo na vida...tem médico bom e tem ruim...twm restaurante bom e tem o que vai te dar intoxicação alimentar...e assim vai.
@@jessycacampos4490 recomendo que vc se informe mais pq dar explicação simplista não resolve nada a não ser que vc queira convencer alguém de algo por emoção, gosto pessoal ou anedota sem base alguma
Eu ODEIO a demonização da medicação. As pessoas sempre dizem: você é tão jovem pra tomar medicamentos controlados. MANO. Eu sou bipolar. Vou ficar sem medicação COMO????
Gente... só uma observação: isso é charlatanismo mesmo... tipificado no código penal, artigo 283. Até quando a gente chama de pseudociência isso pode dar munição pros picaretas.
As universidades estão cheias de ideologias como a constelação familiar, a ciência nesse meio está sendo deixada de lado. Nos cursos de humanas como psicologia, sociologia e outros parece que abriram tanto a mente que os cérebros pularam fora da cabeça, ignoram os fatos, a ciência e a biologia em vários casos para validar suas idéias, e para piorar, muitos importam esse tipo de ideia dos EUA, fanáticos ideológicos! Alienação sendo feita no meio acadêmico!
O mais assustador é que tem um monte de profissionais no sistema público de saúde que usam religião e pseudociência durante o atendimento. Já passei por dois e foi bem constrangedor. Se você quer um profissional sério tem que pagar caro. Uma tristeza!
A gente teve a mesma psicóloga??? Rsrs infelizmente na época eu também acreditava em ovnis, dá vergonha sempre que lembro. Ela me recomendou a leitura desse livro
@@tictoc3040 vc tem razão. É que esse não é o ponto, na verdade. O problema é que ela gastava um tempão falando das viagens dela para o Amazonas para ver disco voador. Quando procuramos um profissional da saúde queremos e precisamos de alguém que se apoie nós conhecimentos científicos. Se eu não tivesse sido bem claro com ela desde o primeiro dia sobre minha posição em relação isso ela teria me empurrado um monte de pseudociência.
faço constelação, tem coisa q faz sentido. por exemplo, eu ter uma mãe biológica q não conheci, e meu pai se casar d novo, ...aí eu moro com ele e fico em conflito com meu sentimento, . dividido entre as 2 mães....e aí a técnica vai buscar minha paz, me levando a consciência q as 2 são importantes e q cada uma tem o seu lugar, .etc...gostei muito dessa observação e solução.. .e outro exemplo, quando o casal se separa e a mãe, sempre fala mal do pai para o filho... então esses sim são conflitos reais, estão dentro da nossa mente e fazem parte da psicologia..... .mas eu não conhecia profundamente a constelação nem o criador .e nem imaginava q fosse "tão longe "assim ...fiquei chocada até onde ela vai, q tem tantos achismos e bem perigosos, como linhagem tão distante, abortos, estupros, crimes..
Um horror! Mas pensa, constelação tá sendo usado no judiciário, dentro de tribunais brasileiros! E a desculpa é sempre a mesma: baseado em física quântica. Meudels!!! Aí ninguém manja de física quântica e óbvio que vai comprar. Tem casos de pessoas “perdoando” agressor sexual. Olha o nível que chegamos. Parabéns ao canal por tentar mas precisamos envolver a sociedade em geral nessa discussão
É horrível, está acontecendo casos que a mulher sofreu agressão ou abuso e a mulher acaba sendo meio que pressionada a "perdoar" e dar mais uma chance ao marido.
Complicado essa inserção de pseudociência no ensino de Psicologia. Sou professor e já vi em outros cursos TB. Ameaça séria para a credibilidade da profissão. Já pensou se engenheiros acreditassem na influência da Lua sobre a obra de construção?
Nossa 😭 Eu ainda me surpreendo com essas práticas tão negativas. Precisamos continuar firmes na luta pela informação e contra as pseudociências. O mal que fazem não é pequeno
Eu trabalho em loja esotérica, imagina as coisas que eu não escuto.... E cada dia inventam uma terapia nova, com nomes emprestados de outras coisas científicas...
Quando fazia terapia com uma psicóloga (muito conhecida na cidade), fiz uma sessão de constelação por sugestão dela. Nessa sessão, ela fez a leitura da origem de alguns dos meus problemas. Após isso, além das nossas sessões quinzenais, ela sugeriu eu fazer os inúmeros cursos de "cura" baseadas na "técnica" da constelação que ela ministrava. Fiz alguns por curiosidade, fiquei curiosa para saber mais sobre os absurdos que eu ouvia nas sessões. Detalhe: as sessões eram caríssimas, os "cursos de cura" mais ainda. Isso tem uns 3 anos. Até hoje não me conformo com o que eu ouvi (tudo que foi falado no vídeo e muito mais). Fica a experiência (extremamente negativa). Fujam disso, pessoal!!
Bibi, eu tive a terrível experiência de participar de um "ritual" de constelação familiar e posso contar pra você como foi. Caso tenha interesse no meu depoimento, entre em contato. Obrigado! Abraços
Eu já participei de uma constelação e representei uma pessoa. Então a menina me escolheu pra representar ela... beleza ai eu entrei lá nesse tal circulo e eu fiquei muito chocada na hora, achei que era real. Fui induzida a acreditar nisso. Na real, depois eu ainda acreditava, dai fui procurar saber mais sobre o assunto e ai sim eu entendi. Não passa de um jogo teatral, onde você realmente representa alguem, é uma brincadeira apenas... não tem como levar a sério algo assim. Até porque eu fui induzida a acreditar nisso porque a pessoa que "conduzia" a sessão ficou colocando diversos significados pras coisas que aconteciam... mas qualquer pessoa bem criativa consegue fazer isso. Eu mesma consigo fazer isso tranquilamente quando faço algum jogo teatral...
Garota prodígio, ainda estou emocionada pela web do casório, rs.Sobre este tema espinhoso, minha opinião é q precisamos aprender a sentir empatia, conviver com urbanidade e passando disto, é processo jurídico, pq "desculpas, foi mal, não tive a intenção...", não nos isenta de responsabilidades afetivas/sociais.Além do mais é uma clara relação do abuso de poder q irônicamente foi praticado por educadores.
Que coisa mais louca, acho que nem merece o título de pseudociencia, como eles adivinham os eventos do passado da pessoa, que aliás, nem ela mesma se lembra?
Tudo que é "tratamento" alternativo a minha mãe endeusa. Ela chega a ficar agressiva quando eu tento falar pra ela que nao é bem assim. Um dia ela quebrou o cabo da vassoura na mesa, ainda bem que não foi na minha cabeça😅. To rindo mas é de desespero🙆♀️.
Conheço uma nutricionista que deixou de trabalhar na área para atender apenas por constelação. Fiquei chocada! Imagino que seja mais rentável, pq por paixão à psicologia não é, afinal, ela é nutri...
Esse povo não sabe fazer cálculo de velocidade média e fala de física quântica 🤔🤔🤔🤔 Fico triste pois existem muitas pessoas milionários usando a situação de fragilidade de outras.
Parabéns Bibi por trazer este tipo de assunto... É muito edificante e necessário nesse universo de coaching quânticos e exploradores do sofrimento alheio.
Ainda bem que no meu curso de psicologia essa prática não tem vez, alguns alunos da minha sala demonstraram interesse e perguntaram a professores sobre constelação, os professores sempre explicaram que é uma prática que o conselho de psicologia já se demonstrou contra, não se encaixa em nenhuma base teórica psicológica, e sempre dizem para os alunos se manterem distantes disso. Fico feliz que entrei na instituição certa com os professores certos. Outra coisa que meus professores sempre dizem nas aulas é: não acreditem em nada cegamente, até nos professores podemos dizer algo errado aqui na sala.
Bibi, você já pensou em falar sobre a Obstetrícia no Brasil? Eu sou Doula, e vejo dois grandes problemas: a não ciência na obstetrícia, e a pseudociência na doulagem e no movimento humanizado. Acho que poderia ser bem interessante!
Bibi você é foda!!!! É muito bom chamar pessoas reais que já passaram por inúmeros problemas com as pseudociências!!! Fantástico!!!! Nossa que ideia genial!!!!
Aqui em Brasília, usa-se constelação na Vara da Família para resolver disputas sucessórias, de guarda, problemas parentais em geral, com apoio de psicólogos. Com matéria nos jornais e tudo, como exemplo da união da ciência com o Direito 🤷🤷🤷
@@marcioxyz Vc entendeu que quem diz que constelação é ciência são os jornais de Brasília? Os jornais de BSB saúdam o uso de constelação na vara de família como união de uma "ciência" com a prática do Direito.
Gente! Em que tipo de universidade/faculdade isto está acontecendo? Sou Psicóloga e na minha formação isso nunca foi abordado/aconteceu. As disciplinas sempre foram seguidas pela grade curricular e meus professores totalmente éticos nas abordagens. Que sorte a minha!
Constelei via 'online' em 2017... Com uma moça bem famosa no TH-cam chamada Isabela couto... Joguei literalmente 350,00 reais no lixo. Foram 90 minutos de blá-blá-blá, sensação que ela sentia lá de longe, (Ela sentia depois de eu contar como era a relação com indivíduo X ou y.... Aí ela dizia que estava 'sentindo' determinados sentimentos e sensações nela mesma) e eu ouvindo nada mais que um monte de teorias de como a vida deveria ser. Gravei a tela e hoje tenho vergonha sequer de rever, pois no final , não resolveu absolutamente nada do meu problema, e ainda tive de ouvir coisas do tipo: -ah tu não tem e não quer ter filho??? Qual será a tua utilidade nesse mundo então?? Nao percam tempo, procurem profissionais habilitados nas respectivas áreas.
Fui casado com uma psicóloga, consteladora, reikiana e barra de acces... Devido a minha capacidade de questionamento e essa convivência d quase 10 anos, eu entendo que todas essas sugestões acabam funcionando como um efeito placebo em alguns, ou, justificando o ceticismo d outros.... Mas, sobre a conexão energética, magnética, espiritual ou seja lá qual for o nome usado, existe sim, basta estar assistindo um show onde milhares de pessoas se reúnem pelo mesmo propósito... Não sei se existe estudos e comprovações científicas sobre isso, mas de alguma forma essa sensação acontece. Agora, toda essa herança de comportamento dos ancestrais justificarem as escolhas que fazemos hoje, dificulta meu entendimento...
Tive duas experiências com Constelação Familiar. Uma, minha amiga me convidou e eu fui e outra foi num curso de formação de mediadores, promovido pela Justiça. Mas achei tudo muito surreal! Não tem como dar crédito àquilo. E agora esse e outro vídeos, só fizeram confirmar minha desconfiança.
Eu ia numa psicóloga Junguiana e que tbm fazia na época o curso de constelação familiar...ela mais me causou problemas do que ajudou. Td que eu relatava na sessão ela me respondia: "vc tem uma sombra aí, precisa trabalhar" e parava nisso, posso estar errada mas eu gostaria na época de um direcionamento e isso ñ acontecia. Aí com o tempo fui percebendo que ela "constelava" comigo: pedindo árvore genealógica dos meus familiares que vieram da Espanha, e de repente a culpa de mta coisa caía sempre em cima da minha bisavó, a coitada da mulher sai da Espanha com 6 filhos a tiracolo (um deles teve que entrar no barco escondido pois ele tinha problemas de atraso mental e achavam que ele poderia contaminar as pessoas) chega numa terra estranha, vai trabalhar em lavoura de café, enfim mta luta. Mas a culpa de td era dela. Tudo isso me incomodava mto, comentei com uma amiga que conhecia a psicóloga e essa amiga foi categórica: não tem pq mexer com antepassados, é vc que está com problemas não sua bisavó. Vi que a terapia me deixava mais preocupada do que aliviada. Era tanta sombra que essa psicóloga colocava em mim que eu tava sentindo que nem toda energia elétrica de Itaipu ia dar conta rsrsrs. Mudei de psicóloga e aí sim as coisas fluíram. Deus me defenda de constelação!!! Ah tbm caí no conto das barras de access...detalhe foi uma psicóloga tbm que me aplicou. Renato Russo tinha razão "o mundo anda tão complicado".
Muito boa a denúncia, sempre válido reafirmar essa problemática, ainda mais quando envolve pessoas em situação de fragilidade assim tão grande quando nos exemplos citados e a influência de personalidades charlatãs. Só peço atenção ao minuto 42:00, quando a convidada aborda os termos "sombra" e "arquétipo", que estão presentes na literatura Junguiana e são usados na psicologia analítica. A não ser que você queira de fato o descrédito do Jung e de todo seu trabalho, vale a pena aprofundar o estudo um pouco mais em tais conceitos, assim como anima/animus, selfie, entre outros. Não vou negar que a psicologia junguiana muitas vezes é apropriada e usada como justificativa e plano de fundo para "teorias" místicas, pseudocientíficas etc, mas daí a recíproca não é verdadeira! Realmente, muito boa a discussão, parabéns pelo vídeo e o tema, polêmico e de relevância enorme, mas, deixo registrado aqui essa ressalva. (desculpe o textão)
Excelente vídeo! Show de bola!! Façamos uma "corrente do bem" pra desmascarar essas idiotiçes que, além de não resolver o problema do paciente, pode retraumatizá-lo, culpabiliza a vítima, discemina o machismo e a homofobia e arranca muuuuuito dinheiro das pessoas. Bibi, continue fazendo esse trabalho maravilhoso para nós!
Muito bom o video. É de muita coragem falar sobre esses temas de forma imparcial e baseada em evidencias. Já ouvi falar tanto dessa constelação familiar e só comecei a desconfiar quando alguem que conheço muito bem se formou nessa tecnica e começou a aplicar sem responsabilidade. Parabéns às duas.
Me sinto aliviada, tive aula de constelação na facul, achei super desconfortável, me sentia enjoada pela forma que a vítima era culpada e incentivada a se manter no ciclo de sofrimento ;-;
Não tem oito minutos de vídeo e eu já sinto uma ânsia nauseante de tanta loucura que tô ouvindo!!!! Como esse pessoal da Constelação não tá tudo preso?
Constelações Familiares é a pior entre todas as pseudoterapias. Infelizmente esse horror se inseriu nas faculdades de Psicologia 😭 É inacreditável... Absurdo
Uma amiga minha foi a esse lance de constelação familiar e disseram pra ela que ela tinha sido abusada sexualmente na infância porque ELA atraiu esse abuso pra ela.
Olha gente não podemos generalizar! O reiki trás um relaxamento profundo, eu sou reikiana e acupunturista. E quando sou procurada por uma pessoa em estado de saúde mental ou física grave. Indico que ela busque imediatamente um médico especializado no caso dela. Tive um cliente que indiquei que ela fosse ao cardiologista imediatamente, e ela me escutou, foi ao hospital e ficou internada para uma ponte de safena. Uma outra, que estava em um estado de depressão gravíssimo, e fui muito clara ao meu limite de atendimento. E ela finalmente foi ao psiquiatra. Não tenho formação em medicina. Acupuntura tem seus limites e o reiki tbm. Tenho um espaço onde alugo salas para médicos, psicólogos e outros tipos de terapeutas.
Eu sofria com a ideação suicida e infelizmente caí na falácia da cura coach. Peguei o combo PNL + Constelação Familiar. O que me salvou e melhorou minha qualidade de vida foi largar isso de mão e fazer terapia com um psicólogo que segue a TCC. Aí eu tive acesso a técnicas baseadas em evidências e a autoconhecimento de verdade.
@@marciojr7335 o foco é entender os pensamentos e emoções e, assim, traçar estratégias para mudar o comportamento e hábitos de forma a impactar esses sentimentos. Nas primeiras sessões, eu falei a maior parte do tempo, e no final o psicólogo passava estratégias e considerações para eu ir lidando com os conflitos... Mas são intervenções totalmente focadas em mim, nas minhas necessidades, nunca aconteceu dele vir com achismos, conselhos, ou impor a visão de mundo dele.
Parece que essas pessoas que acham que tudo se resolve com energia e misticismo foram frustradas na infância com a descoberta de que magia não existe e tão tentando provar o contrário e distorcendo a ciência pra provar o ponto delas
Lembrei da minha psicóloga falando pra eu ir no tarô (minha amiga pagou pra mim) pq era bom ver, já que muita gente chega na psicologia depois de várias tentativas de resolver apenas no tarô.
Eu larguei da minha psicóloga porque ela usava técnicas holísticas sem embasamento científico. Carl Gustav Jung cita rapidamente no livro A natureza da psique, sobre algo parecido com constelação no sentido de troca de papéis ou assumir o papel de outro e as implicações mentais disso. Mas não como técnica e sim como uma circunstância que pode acontecer nos relacionamentos. Segundo ele, uma das formas de trabalhar essas questões afetivas é pela expressão artística visando equilibrar os conteúdos inconscientes com os conscientes. Eu concordo que em casos mais graves o medicamento é necessário e a terapia se torna coadjuvante.
Gente, já conhecem a loja do Física e Afins? Temos MUUUITOS PRODUTOS com temática científica: www.fisicaeafins.com.br
muitos itens esgotados :(
@@UponNews quais por exemplo? Se basicamente todos estão disponíveis.
Amei a loja, Bibi! Foi surpreendente ver tantos produtos lindos relacionados com a ciência!🥰👏
@@thaisvasconcelos2939 Obrigado :)
Eu tinha idealizações suicidas quando tinha 18 anos. Consegui tratamento no SUS, fui acompanhada por psicologo e psiquiatra e uso medicação até hoje. Atualmente não vou mais na terapia e vejo meu psiquiatra de seis em seis meses. Já tô bem e sigo minha vida normalmente, mas odeio quando as pessoas criticam o uso de medicamentos, me falam que eu não tenho cara de ansiosa, que já estou curada. Um saco essa demonização da medicação
Você arrasou, parabéns! Infelizmente as pessoas tendem a jogar fora os remédios acreditando nos demais métodos e desprezando-os. Fico feliz em saber que você está bem... viva o sus e os remédios também.
Uma dica, tenta continuar com psicólogo
Existe preconceito de que quem vai ao psicólogo ou psiquiatra, parabéns por ir e relatar seu depoimento
Parabéns pela maturidade
Não, não é um saco! Importante tentar outras alternativas. Meu filho quase morreu e ficou com sequelas. Teve uma lesão neurológica séria pelo uso de antipsicótico.
Boa noite Bibi (se puder te chamar assim). Eu tenho um caso vivido sobre esse assunto. Sempre tive depressão, e quando eu decidi me tratar, primeiramente fui conduzido à ir nessa tal constelação familiar, e digo por experiência própria, que foi a pior escolha possível. Ao invés de eu melhorar, afloraram ainda mais minhas aflições e ansiedade. Fui abandonado quando criança e sofri diversos tipos de abusos, físicos e emocionais. E nessa sessão, eu tive que pedir perdão às pessoas que me fizeram mal. E quando eu comecei a questionar isso, fui e continuo sendo ridicularizado, acusado de não conseguir sair da depressão por não acreditar na cura. Eu poderia destrinchar mais sobre isso, mas me traz muita dor e sei que você tem mais coisas pra fazer. Adoro seu trabalho e peço que continue, sou seu seguidor desde antes dos seus 5 mil inscritos e me orgulho de te ver crescendo. Abraços.
Obrigado por esta mensagem. Eu sinto muito pelo que viveu! De verdade. Se um dia tiver vontade de falar (até mesmo de forma anônima) manda um email :)
Idem 😞
Sou advogada, quando estava terminando minha graduação, a OAB da minha cidade promoveu uma palestra nesse tema, como possibilidade de resolução de conflitos dentro do processo.
Não sabia o que era até aquele momento, saí da palestra embasbacada e indignada de estarem realmente usando aquilo dentro de processos jurídicos. Hoje, alguns juízes da minha região determinam que em alguns casos, as partes passem por esse ritual como demonstração de interesse em resolução de conflitos. É dose viu.
Não tô acreditando! Meu queixo caiu !
sabe pq??? mais de 80% de resolução dos casos
@@farolastrologiasistemica9634 a que preço?... Silenciar a vítima não é solução, muito menos justiça.
Sei bem o que é isso, sério, não sei se dou risada ou fico extremamente preocupada com a expansão dessas práticas e muita gente apoiando , caindo nesse campo adoecer 😭😭😭
Aonde chegamos!
Eita ignorancia jurídica, que Brasil brasileiro fraudulento.
Minha mãe me levou pra fazer uma constelação porque eu tenho esquizoafetividade. A consteladora disse que eu devia parar de passar mal porque isso deixa minha mãe triste. Uau... por que não me disseram antes que um sentimento de culpa era a cura pra tudo?
oq é essa doença?
Roseley sinto muito pelo abuso sofrido por essa consteladora. Arranje ajuda por outro lado em que não desvalorizem o seu sofrimento
Quem tem esquizoafetividade se beneficia muito de atividades coletivas de cooperação como jogos, esportes ou teatro, coisas assim, onde a pessoa participa com outras de algum objetivo em comum.
Entrar num CULTO (constelaçao) é o exato contrario disso.
Mais uma vez eu questiono: O problema é o Profissional ou a Técnica? Sou Psicóloga e já ouvi barbaridades na terapia de alguns colegas. Então, ninguém mais deve fazer terapia porque alguns falam besteiras?
@@LyaFCampos se nao é uma técnica regularizada como vai existir um código de etica? Qualquer um pode fazer qualquer coisa....
Fui num psiquiatra do SUS e ele me mandou pesquisar sobre constelação familiar, nunca mais voltei nele. Era minha primeira consulta e ele falou mais do que eu, saí de lá sem ele nem saber qual era o problema.
existem médicos psiquitras e MÉDICOS PSIQUIATRAS, infelizmente
Ja fui em um alergista q me mandou ir em um psicologo. Ouvi ele falando a mesma coisa p outro paciente. Eles faziam uns exames p descobrir o problema. Acho q esses exames nao servem p nada. Descobri depois q era leite meu problema mas nenhum medico admite q leite faz mal mesmo,então…
Eu passei por dois anos inocentemente com uma terapeuta "quântica". Durante anos sofri com ansiedade e depressão,no desespero a primeira opção que a gente acha,acredita que vai ser a cura. Mas depois de anos fui notando que eu não estava num processo de cura e sim de fantasia psicológica. Tu passa a crêr quando não tem conhecimento em coisas como "campo mórfico" pra poder se sustentar em cima de coisas tão banais e sem função. Por um tempo foi eficiente por falta de conhecimento,mas eu precisava de ajuda. Até o ponto em que parei pra perceber que ela me culpava e culpava a história da minha família como um motivo pra certos momentos na vida. Falava do espiritismo à numerologia. Por pouco não cheguei à um lugar profundo em relação aos meus transtornos,porém eu piorei. Me via sem saída. Por favor não pare de fazer vídeos como esse. Essas pessoas estão matando psicologicamente e provavelmente fisicamente outras por dinheiro. É egoísmo sustentar um tipo de pensamento assim em benefício próprio. Vai além do egoísmo,beira à psicopatia.
Sinto muito por isso! Como psicóloga fico extremamente preocupada com o lugar que as pseudociências ocupam no Brasil
@@emyllecatherynne1011 obrigado! Foi bem difícil porque eu tenho um histórico genético familiar à respeito de transtornos de saúde mental longos. E ela dizia que a psiquiatria e o químico acabam com a pessoa,que aquilo era um veneno e com o tempo ia adoecendo a pessoa. Mas ela me receitou indevidamente por ser também homeopata um remédio que controlava as "energias do medo". Tomei aquilo e continuava em crises absurdas. Quem faz isso está cometendo um atentado à vida alheia. Pra mim foi uma forma de abuso psicológico.
Sinto muito Nicolas, são práticas como essa da constelação que fazem com que muita gente, por conta da piora do quadro, passem a não confiar mais na psicologia. Mas asseguro que, como estudante de psicologia e alguem que sofre com problemas de saúde mental, vale muito a pena continuar em busca de abordagens dentro da psicologia que são capazes de diminuir o sofrimento psíquico. Espero q vc esteja melhor hoje em dia
@@analouesteves Obrigado,Ana. Hoje estou melhor. Nunca deixei de crer porque é aonde eu quero me formar. Até nisso essa mulher tentou me desanimar na época falando sobre a psicologia. Eu aprendi muito,hoje passo com uma terapeuta incrível e psicanalista formada. Tomo medicamentos e graças à eles não estive em lugares piores. A psicologia pra mim vai além do estudo humano,é cultura,é arte. É algo tão potente e incrível e realmente tenho paixão por esta área. ❤❤
@@nicolasmenezes4346 Sinto muito que tenha passado por isso. Eu também tenho depressão e com o tempo desenvolvi misofonia por causa de traumas da infância. Gastamos tantos e tantos com pessoas que se aproveitaram da minha fragilidade, fui em várias casas, fiz muita coisa, obrigações, rituais, tanto, tanto... Lembro de uma médica que se diz medium e falou pra mim que se eu não melhorava, era por culpa totalmente minha e que eu tinha que expandir a minha consciência. Ouvi tantos absurdos durante esses anos, já tentei até o pior pra ver se esse sofrimento acabava. Hoje estou no último grau da misofonia, tag e depressão profunda. Também fui diagnosticada com esquizo tipo 1. Enfim, desejo melhoras pra você e espero que essas pseudociências acabem porque estão nos matando aos poucos.
Eu tenho uma longa história com essas questões. Uma delas é a seguinte: fiz um curso de formação em constelação (de 4 mil reais, nem terminei de pagar ainda) e estranhei muito essas questões misóginas durante o curso. Foi difícil engolir certas coisas. Eles passam coisas machistas mesmo, como "o homem lidera e abre os caminhos e a mulher segue e serve". Mas quando a gente está vulnerável psicologicamente a gente relativiza tudo. É bem complicado. Eu até tentei fazer "melhor" o papel de "mulher" naquela época, mas depois naturalmente me afastei de tudo isso e só voltei a ser eu mesma kkkk
Bem melhor né
@Frank Skoda-Simmons mas sabe que aprendi algumas coisas boas lá, como por ex, colocar limites na família. Eles falam muito sobre a relação entre pais e filhos e o quanto não somos obrigados a carregar o peso de ninguém, nem de ser rspmsaveis pela felicidade dos pais ou avós. Que os pais já deram a vida a vida e passaram seus ensinamentos pra frente, e que é chato ficar esperando ou cobrando coisas dos filhos. Sabe que concordo. Minha família é cheia de gente carente que não resolve seus problemas e fica cobrando de filho e netos uma felicidade que a gente não pode dar ou uma atenção a todo mundo, chegando a sufocar. Então aprendi a dar mais esses limites, tanto de intromissão na minha vida, quanto de cobrança quanto ao que eu deveria fazer por alguém. Claro que se for o caso de ajudar com algo REALMENTE necessário blz, mas essa cobrança geralmente é emocional no meu caso. Muita chantagem emocional. Cansativo.
@Frank Skoda-Simmons concordo! Haha é que eu tento ver o lado bom das coisas nessa situação. Mas terminou ficando tudo bem
Eu participei de uma constelação aos 16 e uma pessoa querida da minha família constelou para ansiedade e depressão na mesma sessão. Ele (esse familiar) e sua esposa queriam ter filhos, no entanto, jamais conseguiram engravidar por problemas de fertilidade dela. Isso foi dito à consteladora, e, segundo ela, ele nunca melhorou dos problemas psicológicos porque a sua esposa teria tido um aborto espontâneo em algum momento da relação e eles não tinham percebido. Portanto, para superar a ansiedade e a depressão era preciso superar esse aborto que ela inventou. Então a consteladora pediu para ele nomear o suposto feto e aceitá-lo como filho (filho porque ela sabia até o sexo). Aquilo foi difícil de assistir, ver aquela ferida ser rasgada daquelas maneira na frente de todo mundo. Senti um incômodo terrível, mas só entendi realmente o quanto aquilo era errado uns dois anos depois
E o que seus familiares sentiram, vc sabe informar? É mto agressivo as vezes essas reuniões, mas de uma maneira tão sutil. E as pessoas já estão emocionadas e envolvidas, sei lá. Vc sabe se foi bom pra eles?. conseguiram engravidar depois?
Depois desses relatos e dos outros vídeos sobre Constelação Familiar, podemos concluir que essa prática é na verdade: passação de pano pra estupro, pedofilia e abusos sexuais. Tem que botar essa galera na cadeia!
Minha mãe sempre acredita nessas pseudociências, e eu sempre falei pra ela estudar mais antes de sair acreditando em tudo. Imagina se ela resolve estudar, chega na universidade e encontra com isso :/
Uma psicóloga me sugeriu ir na igreja para curar a depressão. Eu deveria ter falado para ela largar a profissão e virar pastora.
Serio mano? Não é possivel
Justo. Que babaca
Deveria mesmo … perdeu a oportunidade, rs.
Deveria denunciar ao CRP
Lmao outro que vai se churrascar, sua vida perdeu o sentido já
Eu fui parte de uma constelação sistêmica no fim da minha adolescência. Era de uma amiga, lembro que tinha alguma questão com o pai. Estávamos eu, ela, a mãe dela, uma tia e mais umas pessoas. Não me recordo de praticamente nada, só que ela chorava muito, que ficávamos todos de pé e tinha uma movimentação específica a ser feita, tinha abraços…
Um alívio enorme eu não ter procurado saber mais à época, porque possivelmente me envolveria com isso. Era uma fase que eu estava buscando uma série de coisas místicas e de conflito com minha sexualidade, teria comprado a narrativa da constelação facinho e provavelmente passaria por um grande sofrimento.
Obrigado por esse trabalho aqui, Bibi. Denunciar essas práticas anticientíficas e criminosas é, como você disse no final, uma questão de vida e morte.
Eu tô com medo...não fazia ideia que isso acontecia na formação de psicólogos! Obrigada por trazer isso no canal!
Mas na faculdade enchem a gente com a psicanálise que não tem evidência também, além de um monte de militância travestida de Psicologia.
Homofobia e machismo travestido de psicologia, isso de fato tem muito.
Sabe de nada inocente kkkkkk
É o que mais tem... Até grupo de pesquisa existe. É triste.
Sempre tem. Não importa o curso vai ter professor defendendo o que ele quer e não o que a ciência mostra que funciona
Trabalho com massagem
Terapêutica /relaxante
E Comecei entrar nesse mundo ai pseudo científico ai
Graças a bibi que abriu meus olhos sai dessa cilada .
Mas sério antes de conhecer ela
É incrível como nos cursos de fim de semana,a gente saia hipnotizado, achando que era um milagre e sempre ouvindo" fim de semana que vem vai ter esse curso maravilhoso vai mudar a vida do seu paciente"😣 ai a gente bobo caia nessa e comprava infinitos cursos🙇 sério é cada coisa sem noção que agora que paro pra pensar como q pode😱
Mudar a minha vida? Nem fud.....
ainda bem que vc se livrou dessa cilada né kk
massagem é gostoso kk😍😍
Preciso dessa futura psicóloga sendo minha terapeuta pra ontem! Amei o senso crítico e lucidez dela! Tô morto de feliz que ela é de Fortaleza!
Ela falou qual era a universidade e o nome do prpfessor?
Não parece o começo de uma distopia?
Pouco a pouco, a verdade fica obscurecida pelo achismo das pessoas. Quem sabe em breve, um físico, um matemático e uma tarólogo tenham mesmo apelo social e importância. Isso é profundamente desapontante...
Sinto que estamos caminhando para uma situação bem preocupante e tenho uma frase que pode representar isso: "'Que tempo são estes, em que temos que defender o óbvio? '' (Bertolt Brecht)
Lamento ter que afirmar que já estamos nessa distopia.
infelizmente minha mãe é "terapeuta familiar sistêmica". ela sempre foi de cair no papo de pseudocientistas por não ter um pingo de conhecimento formal ou senso crítico. a pior parte é que descobri que ela tem traços de narcisismo e se faz de vítima pra todo mundo, manipulando todos ao seu favor e eu saio como a "louca" ou a "desrespeitosa" por questionar suas práticas anti científicas. fui diagnosticada com certos transtornos mentais e tudo ela chama de frescura ou coisa de adolescente (tenho 20 anos) e mais: você não sabe de nada e/ou a culpa é sua.
enfim, é muito difícil conviver com uma pessoa assim. eu fui de depressão num nível normal pra depressão clínica, além de muitos ataques de pânicos e de ansiedade por dia ou semana.
ela tb vem com aquele papo de "psquiatra e psicólogo só quer te encher de remédio" e infelizmente não consigo por nada ter meu dinheiro próprio por agora, dependo dela, e claro que ela não vai se render pra quem sabe de verdade.
pessoas assim são regradas por duas coisas, principalmente: arrogância e ignorância. se acham superiores e não fazem questão de procurar a verdade.
na minha experiência, pessoas que fazem essa prática deveriam ser presas. eu não estou brincando, deveriam ser presas.
A gente n pode exigir q td psicólogo seja cético, mas eu já passei por tanto trauma com psicólogo crente q o próximo tem q ser bem cético...
as crenças de cada um devem ficar à parte quando está tratando uma pessoa, e verificar se realmente o que as terapias dizem é verdade antes de aplicálas afinal se estudou deve ter sido ensinado na faculdade quais são as técnicas que devem ser usadas e em quais caos se existe a necessidade de apoio de remédios etc, ciência não existe para explicar religião.
@@ss0v.t623 😲😲😲😲
No exercício de profissão ele tem a obrigação de ser, se ele não souber separar isso pra psicólogo não serve.
O correto é o profissional deixar as crenças de lado ao clinicar, mas eu tb procuro profissionais que não sejam "crentes" qdo preciso.
Defina trauma
amo quando a bibi fala de constelação, FALA MESMOOOOOOOOOOOOOOOOO
Eu fiz Psicologia e na minha universidade tinha grupo de estudos e pesquisa em PICs. Eu participei desse grupo por uns meses só pra conhecer, sabe? Sempre fui super aberta pq a Psicologia tem suas abordagens e eu nunca adotei uma específica, tava só me descobrindo. O lance é que sempre fui cética em relação a essas "técnicas", até pq eu fiz uma disciplina sobre Psicologia Baseada em Evidências (infelizmente optativa) e isso me fazia refletir bastante sobre os argumentos que a galera usava pra defender pseudociências, eram sempre argumentos circulares e que eram montados de tal forma que pareciam "irrefutáveis". O professor responsável pelo grupo é constelador (nem sei se é assim que chama) e vez ou outra tinha eventos sobre o tema ou ele surgia em disciplinas que esse professor estava à frente.
Saí pq não aguentava mais, não conseguia me identificar e no fundo achava que aquilo era um grande desserviço. Durante o tempo em que fiz parte também participei de alguma sessões de PICs, acho que fui num grupo terapêutico de respiração, algo do tipo, e achava um saco. Ele era conduzido por uma psicóloga, numa policlínica vinculada à universidade (alunos de psicologia e outros cursos da área da saúde faziam estágio ou visitas como CH prática de algumas disciplinas com muita frequência!). No grupo costumavam aplicar testes de depressão no inicio e no fim (eram sessões semanais e costumavam durar alguns meses), aí eles usavam esses instrumentos junto a um formulariozinho de autorrelato para atestar que os sintomas da depressão diminuíam com o grupo, o problema é que as pessoas também faziam acompanhamento em UBS e uso de medicação.
Na época eu percebia essas coisas e ficava "mas cara, eles tão atestando algo que na prática não tem nada a ver". Infelizmente me sentia muito pressionada, sabe? As pseudociências eram queridinhas de algumas panelinhas da universidade e geralmente quando rolava discussão nas aulas essa galera era muito violenta, defendia com unhas e dentes e eu tinha medo da retaliação. Só decidi me afastar mesmo e geralmente só discutia sobre esse tema com um grupo de amigas minhas que também consideravam tudo isso muito absurdo.
Psicologia baseada em evidência não é O curso de psicologia? 😨
@@karenfinance3336 Então, em tese deveria ser kkkk. O lance é que a Psicologia nasceu pela junção do conhecimento de áreas muito diversas, por isso hoje é composta por muitas abordagens (como psicanálise, análise do comportamento, fenomenologia, humanismo, terapia cognitivo-comportamental e muitas outras). Nem todas as abordagens utilizam método científico, algumas tem base filosófica (a exemplo da fenomenologia) e são os princípios filosóficos que servem de diretriz pro trabalho do psicólogo dessa abordagem. Existem muitas críticas na própria Psicologia sobre isso, até pq as áreas mais distantes do método científico não tem outro tipo de medida pra verificar a eficácia das intervenções além dos relatos de melhora do paciente/cliente (fica a critério do próprio psicólogo aplicar testes, por exemplo, e nem sempre o próprio profissional considera a influência de outros fatores na melhora do quadro). A Psicologia baseada em evidências é basicamente composta pelas abordagens consideradas científicas da Psicologia, as que fazem uso do método científico e baseiam suas intervenções em procedimentos testados e validados em pesquisa, etc.
@@Olga-Mendes Obrigada 💜
Obrigad@!! Precisamos de mais atitudes como essa de não se calar diante esses charlatões!
Ótimo canal, extremamente relevante em nossas vidas.
Trabalho no judiciário justamente com resolução de conflitos (sou mediador). Aqui na minha cidade ainda bem não foi adotado esse "troço", estamos relativamente vacinados contra. Mas tenho colegas de profissão que defendem. Infelizmente mesmo alguns juízes tem recomendado constelação.
Dá um desânimo gigantesco quando chegam as notícias. O Brasil tem um loooooongo caminho pela frente para combater pseudociências. Parece que brasileiro gosta de ser enganado.
Pro meu desprazer tive uma professora na graduação de biologia que era antivacina e só usava homeopatia. Detalhe, ficamos duas semanas sem aula porque ela pegou uma gripe forte. Kkkkkkkk
Antivacina e dando aula de biologia Kkkk sacanagem
SOS.
Não sou antivacina e meus filhos foram cuidados por um médico homeopata. Homeopatia é uma especialidade médica não sei se vc sabe. E nunca precisaram de um antibiótico ou de internação. A homeopatia foi eficaz para o que precisaram
@@mariamadalenaizoton6739 infelizmente temos na medicina profissionais que aplicam pseudociência como tratamento. Lamentável.
@@mariamadalenaizoton6739 "Homeopatia é uma especialidade médica não sei se vc sabe"
Esse é argumento que não se sustenta por si.
É como dizer que o CFM é _100% científico_ a não há nada ali que é pura politicagem.
Homeopatia se tornou especialidade médica em 2006, mas procure artigos científicos em revistas bem respeitadas como Nature, Pubmed e Lancet, e veja o que eles dizem sobre Homeopatia.
Essa parada das pseudociências nas universidades públicas está se tornando um problema sério. A ex psicóloga da minha Universidade vendia essas práticas de constelação por R$250,00 a sessão e ainda, as práticas eram feitas dentro da própria Universidade. Eu não sei o que é pior, isso vindo de uma psicóloga ou estar sendo feito dentro da Universidade com pagamento de taxas. É bizarro.
Em 2006 eu comecei a cursar Direito no Mackenzie, em SP. No primeiro semestre o professor de Antropologia Jurídica, totalmente despreparado, ficava o tempo todo dizendo que os alunos escreviam mal porque não tinham o hábito de leitura. Também dizia que precisávamos aprender a pensar criticamente, de forma zetética. E como método de ensino do pensamento crítico, ele colocou o pseudocumentário "Quem somos nós?" para assistirmos em aula. No fim, terminamos o semestre sem saber sequer o conceito de antropologia, mas sabendo tudo sobre a lei da atração.
Pqp!!!
Gente eu tô chocado com esse relato... Vendo essas coisas, só me faz crer, que estamos lascados, com os futuros profissionais desse país. O estrago que a pseudociência está fazendo na estrutura curricular dos profissionais, é algo difícil de recuperar. Triste de ver isso
Bibi, eu tô passada. Eu tenho uma prima que tá dando palestra de constelação familiar no insta pra um monte de gente e ela tbm tava fazendo psico.
Faço tratamento contra depressão, já tive episódios de pânico e tenho um problema em lidar com a ansiedade.
Uma das coisas que sempre me é indicada para ajudar no tratamento contra a depressão é a terapia.
Porém... sinto muita dificuldade de encontrar um(a) profissional que não associe a psicologia com questões místicas.
Durante algum tempo, eu embarquei nessa, pois me via como kardecista e as questões místicas, de certa forma, se alinhavam com algumas das coisas pregadas pelo kardecismo, com toda a questão das múltiplas reencarnações e consequências de vidas passadas, etc, etc, etc...
Mas mesmo kardecista, já me entendia meio desconfiado de que isso não tinha um fundamento sólido...
Até que resolvi dar um basta e buscar coisas que eu possa confirmar a eficácia.
Aí, meu tormento começou... parece que todo profissional da área da psicologia que eu encontro, em algum momento descamba para a tão popular "física quântica"... que de física não tem nada, quanto mais de quântica....
O pior é que sinto falta de falar das minhas questões com alguém... e parece que cada dia fica mais difícil carregar esse peso (da depressão) sozinho...
Mas não consigo mais perder meu tempo no divã de alguém que vai me dizer que eu "estou pagando pelo que fiz na vida passada", ou que se eu "me conectar com os elementais e alinhar meus chacras, tudo vai voltar a funcionar corretamente"....
Eu sigo procurando e de duas uma... ou eu encontro um(a) profissional que possa me ajudar de verdade.... ou ela (a depressão) me vence e eu desisto de tudo, de uma vez por todas...
Mas agradeço pelos seus vídeos... eles estão me ajudando a ter certeza que não sou eu o errado, por questionar as ciências que na verdade, são pseudo-ciências...
Em vários momentos, eu até penso que talvez fosse mais fácil ser mais ignorante, para encontrar algum conforto nestas pseudo-ciências.... mas eu sei que este conforto, no fundo, não resolve...
POR FAVOR, continue com este seu trabalho... ele é essencial e muita gente não tem a coragem de fazer.
Muito obrigado!
@Marcel Coimbra, dá uma olhada no canal do Morel Wikon, ex espírita (Questionando Crenças) Tá me libertando de um monte dessas bobageiras kardecistas. Boa sorte!
Apensar de ser espírita, NUNCA em nenhuma terapia eu falei de religião, nunca falei sobre isso…. Estranha seus psicólogos, tomara q encontre um bom.
Não deixe se procurar terapia, tenho certeza que uma hora vai achar sim um
Profissional sério e competente.
@@carlaalcantara8152 acho que já vi alguns vídeos dele, o nome não é estranho pra mim…
Vou dar uma olhada sim.
Obrigado pela recomendação.
@@stellacastro3714 quando eu me entendia como espírita, kardecista, não me importava de tratar sobre isso em terapia.
E as profissionais com quem fiz terapia, na maioria, se diziam kardecistas também.
As que não eram, mostravam que apesar disso, conheciam bastante sobre o Kardecismo.
Há pessoas que não querem sentar numa cadeira de faculdade por 5 anos, fazer 500 horas de estagio supervisionado, produzir uma monografia, assistir seminários. Então fica mais facil fazer uns cursinhos de fim de semana e abrir uma barraquinha.
E quando conseguem ainda querem dar um up utilizando essas pseudociências aí, digo isso porque minha prof tentou trazer isso para sala
E vão ganhar dinheiro com essas palhaçadas, viu. Ouvi uma consteladora falando que cobra 400 reais por sessão que não dura nem uma hora. Um bom tema para ser investigado é como essas "terapias" alternativas se relacionam com o marketing e com o mercado. Coisa muito triste
ai Bibi, te confesso que ultimamente ando bem frustrada com a situação no Brasil. realmente quase ninguém valoriza ou respeita a Ciência, meus colegas da Farmácia tudo apoiando homeopatia e afins, universidade com disciplina obrigatória de homeopatia, é muito difícil não desistir. Dá vontade de ir pra algum país que realmente leve a sério pq aqui não tá dand
Sabe eu tenho uma grande dúvida sobre esse tema da homeopatia. Porque eu faço veterinária e minha professora de farmacologia falou que passou a acreditar em homeopatia porque viu dar certo nos animais. E você faz farmácia e seus colegas apoiam… será que é só placebo mesmo? Até nos animais de estimação?
@@Olivejamile Provavelmente é efeito placebo em animais, ou melhor, efeito placebo de quem aplicou. Quem medica o animal com substancia homeopática possivelmente tá fazendo um condicionamento operante no animal sem perceber. Esse condicionamento operante é uma técnica/fenômeno estudado pela Psicologia Behaviorista em que você consegue "moldar" o comportamento de um animal/pessoa pra esse organismo expressar o tipo de comportamento que você quiser, tudo com base em reforços e punições.
Imaginando que um cachorro esteja com uma condição que o deixe mais amuado, se o dono começar a aplicar um reforço (tipo carinho/comida) nos momentos que ele estiver "menos" amuado, eventualmente o cachorro vai ser condicionado pra situação de que não expressar aquele comportamento = recompensa. Nos olhos do dono, o animal vai estar melhor, mas na realidade é só o comportamento que mudou. Se o caso for de uma doença que o animal já iria se curar normalmente, ta aí o efeito da homeopatia. Em casos mais graves o placebo também têm efeito, mas não faz milagre.
Also pra dar uma olhada no condicionamento operante recomendo uns vídeos do youtube, procurando por skinner pigeon.
@@Olivejamile Claro que não é placebo! Mas como convencer pessoas que estão com a mente presa na materialidade? Pessoas materialistas podem não acreditar, mas também podem ser beneficiadas pelos medicamentos homeopáticos. A homeopatia é especialidade médica, e existe há mais de duzentos anos com comprovações clínicas. Pessoas que não acreditam, e pior, até zombam da homeopatia, da acupuntura, dos florais, da homotoxicologia, etc., na verdade, mostram o quanto são limitados. Eu tomo medicamentos homeopáticos (somente quando necessário, o que não é frequente!) há mais de trinta anos, meus filhos também. Temos uma ótima saúde sem o uso da alopatia.
Morei na França e a Homeopatia e' amplamente utilizada.
Tenho 53 anos.meus avós( morreram na dec 50) usavam homeopatia nos 11 filhos. Dec 20 do sec xx...todos foram longevos. Minha mãe se foi c 86.
Meu filho aos 5 anos foi mto bem tratado por uma homeopata inglesa em Portugal . Há países q já é prática habitual e regulamentada.
N é contraditória c a alopatia...são paralelas. Mas a homeo atua na causa, o q é correto!
"Eu me senti num filme de terror" e de fato acho que uma das maiores angústias da vida é vc ver algo de errado, querer explicar, olhar ao redor e ninguém entender e ainda querer te convencer de que vc é o errado.
Sei o que é isso. Melhor dizer "namastê" e se puder nunca mais aparecer.
Passo por isso praticamente todos os dias 😩
Física quântica (a de verdade), é uma área muito difícil...profissionais terapeutas que a usam apenas como uma expressão para as suas práticas , podem ter certeza...eles não sabem do que estão falando. Mas, não se iludam...essas práticas são altamente comerciais e visam a venda de cursos digitais. Virou um problema de saúde pública, picaretagem pública.
Estou encantada com o profissionalismo e a clareza dessa futura psicóloga.
Também sou estudante de psicologia e " sofro" demais com esse sistema de ensino que de fato não propícia o debate.
Geralmente os debates em sala de aula terminam em brigas entre estudantes ou carteiradas de professores que encerram as discussões reiterando quanto as suas formações como um validador de suas opiniões. Muitas vezes eu tenho vontade até de desistir da formação para não ter que engolir tanta falácia.
Por outro lado eu penso que a ignorância se derruba com conhecimento e numa nação onde os títulos são o que importa , ao menos dentro da comunidade científica, é preciso não somente estudar e ter pensamento crítico , mas também ter títulos que possam dar voz a ciência.
O bom debate não é aquele em que uma pessoa cala a outra por imposição de sua formação ou autoridade e sim aquele onde as ideias ganham voz e instigam a busca por mais conhecimento.
Conhecimento e informação é poder. E esse deve ser o motivo pelo qual o ambiente acadêmico não incita o pensamento crítico.
Já vivi e vivo essa coisa de demonizar os remédios. É muito complicado explicar pra alguém que meu remédio me ajuda e não vejo porque parar.
Se for um tema controverso, por favor faça sobre quiropraxia. Piorei a situação do meu pescoço por causa de uma técnica de estalar vértebras e que me arrependo amargamente.
Pq foi num profissional ruim. Tão óbvio.
@@jessycacampos4490 Jessyca, depois do que passei já vi outros relatos de pessoas que tiveram lesão permanente... acho que vai além de ser bom ou ruim profissional... por isso gostaria de ver um vídeo da Bibi.
@@marcoscampos9203 eu vou em um fisioterapeuta quiroprata que salvou minha coluna...minha vida. É sim questao de avaliar melhor o profissional q vcs escolhem. Como tudo na vida...tem médico bom e tem ruim...twm restaurante bom e tem o que vai te dar intoxicação alimentar...e assim vai.
@@jessycacampos4490 sim sim, mas concorda que seria bom um vídeo da Bibi sobre isso?
@@jessycacampos4490 recomendo que vc se informe mais pq dar explicação simplista não resolve nada a não ser que vc queira convencer alguém de algo por emoção, gosto pessoal ou anedota sem base alguma
Eu ODEIO a demonização da medicação. As pessoas sempre dizem: você é tão jovem pra tomar medicamentos controlados. MANO. Eu sou bipolar. Vou ficar sem medicação COMO????
👏🏻Nao tem nada haver com idade.
tbm sou...bipolaridade é neurológico, obrigatório o remédio....não suporto tbm
Obrigado pelo relato.
Que tristeza saber que essas psudiciências estão invadindo as universidades.
Tenho NOJO de constelação familiar, NOJO!
Dois!
Eu comecei a consultar com uma psico, no 3 dia ela soltou constelação familiar, não fui mais..
Gente... só uma observação: isso é charlatanismo mesmo... tipificado no código penal, artigo 283. Até quando a gente chama de pseudociência isso pode dar munição pros picaretas.
@@MayconRodriguess Parabéns!
As universidades estão cheias de ideologias como a constelação familiar, a ciência nesse meio está sendo deixada de lado. Nos cursos de humanas como psicologia, sociologia e outros parece que abriram tanto a mente que os cérebros pularam fora da cabeça, ignoram os fatos, a ciência e a biologia em vários casos para validar suas idéias, e para piorar, muitos importam esse tipo de ideia dos EUA, fanáticos ideológicos! Alienação sendo feita no meio acadêmico!
Parabéns Bibi pelo combate e pelas denúncias que você sempre vem fazendo no seu canal!!
O mais assustador é que tem um monte de profissionais no sistema público de saúde que usam religião e pseudociência durante o atendimento. Já passei por dois e foi bem constrangedor. Se você quer um profissional sério tem que pagar caro. Uma tristeza!
Querem que eu conte da psicóloga que eu ia que acredita em OVNI (sim, de alienígena mesmo) e se guia pelo livro A Lei da Atração?
A gente teve a mesma psicóloga??? Rsrs infelizmente na época eu também acreditava em ovnis, dá vergonha sempre que lembro. Ela me recomendou a leitura desse livro
@@dumbenby7003 🤣 se vc for do Espírito Santo, é provável. Kkkkkkk
conte ... conte
@@tictoc3040 vc tem razão. É que esse não é o ponto, na verdade. O problema é que ela gastava um tempão falando das viagens dela para o Amazonas para ver disco voador. Quando procuramos um profissional da saúde queremos e precisamos de alguém que se apoie nós conhecimentos científicos. Se eu não tivesse sido bem claro com ela desde o primeiro dia sobre minha posição em relação isso ela teria me empurrado um monte de pseudociência.
@@guicosena sou do Paraná 😆
faço constelação, tem coisa q faz sentido. por exemplo, eu ter uma mãe biológica q não conheci, e meu pai se casar d novo, ...aí eu moro com ele e fico em conflito com meu sentimento,
. dividido entre as 2 mães....e aí a técnica vai buscar minha paz, me levando a consciência q as 2 são importantes e q cada uma tem o seu lugar, .etc...gostei muito dessa observação e solução..
.e outro exemplo, quando o casal se separa e a mãe, sempre fala mal do pai para o filho... então esses sim são conflitos reais, estão dentro da nossa mente e fazem parte da psicologia..... .mas eu não conhecia profundamente a constelação nem o criador .e nem imaginava q fosse "tão longe "assim ...fiquei chocada até onde ela vai, q tem tantos achismos e bem perigosos, como linhagem tão distante, abortos, estupros, crimes..
Que relato importante! Parabéns pelo quadro, Bibi, e para a convidada pela coragem e compromisso ético.
Estou amando essa série, Bibi! Muito necessário falar sobre os perigos desse tipo de prática. É inacreditável!
Um horror! Mas pensa, constelação tá sendo usado no judiciário, dentro de tribunais brasileiros! E a desculpa é sempre a mesma: baseado em física quântica. Meudels!!! Aí ninguém manja de física quântica e óbvio que vai comprar. Tem casos de pessoas “perdoando” agressor sexual. Olha o nível que chegamos. Parabéns ao canal por tentar mas precisamos envolver a sociedade em geral nessa discussão
É horrível, está acontecendo casos que a mulher sofreu agressão ou abuso e a mulher acaba sendo meio que pressionada a "perdoar" e dar mais uma chance ao marido.
Isso é muito assustador
É bizarro !! Tô sem palavras
@@ivanmonte gente, é cada caso que eu fico assustado mesmo
Inacreditavel e revoltante
Complicado essa inserção de pseudociência no ensino de Psicologia. Sou professor e já vi em outros cursos TB. Ameaça séria para a credibilidade da profissão. Já pensou se engenheiros acreditassem na influência da Lua sobre a obra de construção?
O problema é que sempre teve pseudociência "escondida" em curso de Psicologia
Uai, mas a lua não tem influência na construção? kkkkkkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
"Isso" está sendo ensinado nas universidades e em processos judiciários ???!?!?
Que horror... Eu não tenho palavras. Que horror.
Um horror
Pior é que está.
Nossa 😭 Eu ainda me surpreendo com essas práticas tão negativas. Precisamos continuar firmes na luta pela informação e contra as pseudociências. O mal que fazem não é pequeno
Eu trabalho em loja esotérica, imagina as coisas que eu não escuto....
E cada dia inventam uma terapia nova, com nomes emprestados de outras coisas científicas...
Poderia contar alguns casos?
Cansativo hein!
Quando fazia terapia com uma psicóloga (muito conhecida na cidade), fiz uma sessão de constelação por sugestão dela. Nessa sessão, ela fez a leitura da origem de alguns dos meus problemas. Após isso, além das nossas sessões quinzenais, ela sugeriu eu fazer os inúmeros cursos de "cura" baseadas na "técnica" da constelação que ela ministrava.
Fiz alguns por curiosidade, fiquei curiosa para saber mais sobre os absurdos que eu ouvia nas sessões.
Detalhe: as sessões eram caríssimas, os "cursos de cura" mais ainda.
Isso tem uns 3 anos. Até hoje não me conformo com o que eu ouvi (tudo que foi falado no vídeo e muito mais). Fica a experiência (extremamente negativa). Fujam disso, pessoal!!
Parabéns para a convidada...trouxe informação e experiências... tão passando dos limites essas fuleragens
Que quadro importante!! Genial a ideia e parabéns a colega psi por se disponibilizar para falar a respeito.
Bibi, eu tive a terrível experiência de participar de um "ritual" de constelação familiar e posso contar pra você como foi. Caso tenha interesse no meu depoimento, entre em contato. Obrigado! Abraços
Up
Up
olá, eu gostava de saber, pf. Grata.
Já me convidaram pra essa furada aí, ainda bem que eu não fui.
Up
Eu já participei de uma constelação e representei uma pessoa. Então a menina me escolheu pra representar ela... beleza ai eu entrei lá nesse tal circulo e eu fiquei muito chocada na hora, achei que era real. Fui induzida a acreditar nisso. Na real, depois eu ainda acreditava, dai fui procurar saber mais sobre o assunto e ai sim eu entendi. Não passa de um jogo teatral, onde você realmente representa alguem, é uma brincadeira apenas... não tem como levar a sério algo assim. Até porque eu fui induzida a acreditar nisso porque a pessoa que "conduzia" a sessão ficou colocando diversos significados pras coisas que aconteciam... mas qualquer pessoa bem criativa consegue fazer isso. Eu mesma consigo fazer isso tranquilamente quando faço algum jogo teatral...
Garota prodígio, ainda estou emocionada pela web do casório, rs.Sobre este tema espinhoso, minha opinião é q precisamos aprender a sentir empatia, conviver com urbanidade e passando disto, é processo jurídico, pq "desculpas, foi mal, não tive a intenção...", não nos isenta de responsabilidades afetivas/sociais.Além do mais é uma clara relação do abuso de poder q irônicamente foi praticado por educadores.
Que coisa mais louca, acho que nem merece o título de pseudociencia, como eles adivinham os eventos do passado da pessoa, que aliás, nem ela mesma se lembra?
Tudo que é "tratamento" alternativo a minha mãe endeusa. Ela chega a ficar agressiva quando eu tento falar pra ela que nao é bem assim. Um dia ela quebrou o cabo da vassoura na mesa, ainda bem que não foi na minha cabeça😅. To rindo mas é de desespero🙆♀️.
Eu participei de várias sessões como "ator" e concordo com vcs meninas : é um teatro dos horrores 🥺
Conheço uma nutricionista que deixou de trabalhar na área para atender apenas por constelação. Fiquei chocada! Imagino que seja mais rentável, pq por paixão à psicologia não é, afinal, ela é nutri...
Admiro muito o seu trabalho mas admiro mais o tamanho da sua paciência!!
Esse eu tava esperando a um tempo. haha delícia de vídeo
Esse povo não sabe fazer cálculo de velocidade média e fala de física quântica 🤔🤔🤔🤔
Fico triste pois existem muitas pessoas milionários usando a situação de fragilidade de outras.
Parabéns Bibi por trazer este tipo de assunto... É muito edificante e necessário nesse universo de coaching quânticos e exploradores do sofrimento alheio.
Ainda bem que no meu curso de psicologia essa prática não tem vez, alguns alunos da minha sala demonstraram interesse e perguntaram a professores sobre constelação, os professores sempre explicaram que é uma prática que o conselho de psicologia já se demonstrou contra, não se encaixa em nenhuma base teórica psicológica, e sempre dizem para os alunos se manterem distantes disso.
Fico feliz que entrei na instituição certa com os professores certos.
Outra coisa que meus professores sempre dizem nas aulas é: não acreditem em nada cegamente, até nos professores podemos dizer algo errado aqui na sala.
Eu tô amando tanto essa canal 💖💖
Quase 49 minutos de vídeo, eu tô nas nuvens! 💞 Obrigada, Bibi!
Bibi, maravilhosa sua convidada! Lúcida, esclarecida e corajosa! Parabéns!!!
Para,gente é inacreditável o que vem surgindo . INACREDITÁVEL
Bibi, você já pensou em falar sobre a Obstetrícia no Brasil? Eu sou Doula, e vejo dois grandes problemas: a não ciência na obstetrícia, e a pseudociência na doulagem e no movimento humanizado. Acho que poderia ser bem interessante!
Bibi você é foda!!!! É muito bom chamar pessoas reais que já passaram por inúmeros problemas com as pseudociências!!! Fantástico!!!! Nossa que ideia genial!!!!
Aqui em Brasília, usa-se constelação na Vara da Família para resolver disputas sucessórias, de guarda, problemas parentais em geral, com apoio de psicólogos. Com matéria nos jornais e tudo, como exemplo da união da ciência com o Direito 🤷🤷🤷
Lamentável!
" união da ciência com o Direito " -- Esta não entendeu nada do vídeo.
@@marcioxyz Vc entendeu que quem diz que constelação é ciência são os jornais de Brasília? Os jornais de BSB saúdam o uso de constelação na vara de família como união de uma "ciência" com a prática do Direito.
Vivi se puder disponibilizar legenda nos vídeos, será muito bom, pois ajuda a quem tem perda auditiva, como eu.
Up
Gente!
Em que tipo de universidade/faculdade isto está acontecendo?
Sou Psicóloga e na minha formação isso nunca foi abordado/aconteceu.
As disciplinas sempre foram seguidas pela grade curricular e meus professores totalmente éticos nas abordagens.
Que sorte a minha!
Constelei via 'online' em 2017... Com uma moça bem famosa no TH-cam chamada Isabela couto... Joguei literalmente 350,00 reais no lixo. Foram 90 minutos de blá-blá-blá, sensação que ela sentia lá de longe, (Ela sentia depois de eu contar como era a relação com indivíduo X ou y.... Aí ela dizia que estava 'sentindo' determinados sentimentos e sensações nela mesma) e eu ouvindo nada mais que um monte de teorias de como a vida deveria ser.
Gravei a tela e hoje tenho vergonha sequer de rever, pois no final , não resolveu absolutamente nada do meu problema, e ainda tive de ouvir coisas do tipo:
-ah tu não tem e não quer ter filho??? Qual será a tua utilidade nesse mundo então??
Nao percam tempo, procurem profissionais habilitados nas respectivas áreas.
Fui casado com uma psicóloga, consteladora, reikiana e barra de acces... Devido a minha capacidade de questionamento e essa convivência d quase 10 anos, eu entendo que todas essas sugestões acabam funcionando como um efeito placebo em alguns, ou, justificando o ceticismo d outros.... Mas, sobre a conexão energética, magnética, espiritual ou seja lá qual for o nome usado, existe sim, basta estar assistindo um show onde milhares de pessoas se reúnem pelo mesmo propósito... Não sei se existe estudos e comprovações científicas sobre isso, mas de alguma forma essa sensação acontece. Agora, toda essa herança de comportamento dos ancestrais justificarem as escolhas que fazemos hoje, dificulta meu entendimento...
existe sensação de indução em grupo, por exemplo
Tive duas experiências com Constelação Familiar. Uma, minha amiga me convidou e eu fui e outra foi num curso de formação de mediadores, promovido pela Justiça.
Mas achei tudo muito surreal! Não tem como dar crédito àquilo. E agora esse e outro vídeos, só fizeram confirmar minha desconfiança.
Eu ia numa psicóloga Junguiana e que tbm fazia na época o curso de constelação familiar...ela mais me causou problemas do que ajudou. Td que eu relatava na sessão ela me respondia: "vc tem uma sombra aí, precisa trabalhar" e parava nisso, posso estar errada mas eu gostaria na época de um direcionamento e isso ñ acontecia. Aí com o tempo fui percebendo que ela "constelava" comigo: pedindo árvore genealógica dos meus familiares que vieram da Espanha, e de repente a culpa de mta coisa caía sempre em cima da minha bisavó, a coitada da mulher sai da Espanha com 6 filhos a tiracolo (um deles teve que entrar no barco escondido pois ele tinha problemas de atraso mental e achavam que ele poderia contaminar as pessoas) chega numa terra estranha, vai trabalhar em lavoura de café, enfim mta luta. Mas a culpa de td era dela.
Tudo isso me incomodava mto, comentei com uma amiga que conhecia a psicóloga e essa amiga foi categórica: não tem pq mexer com antepassados, é vc que está com problemas não sua bisavó. Vi que a terapia me deixava mais preocupada do que aliviada.
Era tanta sombra que essa psicóloga colocava em mim que eu tava sentindo que nem toda energia elétrica de Itaipu ia dar conta rsrsrs.
Mudei de psicóloga e aí sim as coisas fluíram. Deus me defenda de constelação!!!
Ah tbm caí no conto das barras de access...detalhe foi uma psicóloga tbm que me aplicou.
Renato Russo tinha razão "o mundo anda tão complicado".
Muito boa a denúncia, sempre válido reafirmar essa problemática, ainda mais quando envolve pessoas em situação de fragilidade assim tão grande quando nos exemplos citados e a influência de personalidades charlatãs. Só peço atenção ao minuto 42:00, quando a convidada aborda os termos "sombra" e "arquétipo", que estão presentes na literatura Junguiana e são usados na psicologia analítica. A não ser que você queira de fato o descrédito do Jung e de todo seu trabalho, vale a pena aprofundar o estudo um pouco mais em tais conceitos, assim como anima/animus, selfie, entre outros. Não vou negar que a psicologia junguiana muitas vezes é apropriada e usada como justificativa e plano de fundo para "teorias" místicas, pseudocientíficas etc, mas daí a recíproca não é verdadeira! Realmente, muito boa a discussão, parabéns pelo vídeo e o tema, polêmico e de relevância enorme, mas, deixo registrado aqui essa ressalva. (desculpe o textão)
Bibi, acredita que o anúncio que apareceu nesse vídeo foi sobre constelação familiar??? Aiai
Enfim, ótimo vídeo! Obrigada pelo conteúdo!
Fiquei espantado com esses relatos e adorei a participação da(o) convidada(o).
Excelente vídeo! Show de bola!! Façamos uma "corrente do bem" pra desmascarar essas idiotiçes que, além de não resolver o problema do paciente, pode retraumatizá-lo, culpabiliza a vítima, discemina o machismo e a homofobia e arranca muuuuuito dinheiro das pessoas. Bibi, continue fazendo esse trabalho maravilhoso para nós!
Muito bom o video. É de muita coragem falar sobre esses temas de forma imparcial e baseada em evidencias. Já ouvi falar tanto dessa constelação familiar e só comecei a desconfiar quando alguem que conheço muito bem se formou nessa tecnica e começou a aplicar sem responsabilidade. Parabéns às duas.
Me sinto aliviada, tive aula de constelação na facul, achei super desconfortável, me sentia enjoada pela forma que a vítima era culpada e incentivada a se manter no ciclo de sofrimento ;-;
Não tem oito minutos de vídeo e eu já sinto uma ânsia nauseante de tanta loucura que tô ouvindo!!!! Como esse pessoal da Constelação não tá tudo preso?
Já apareceram 4 consteladores dando deslike 🙄
Agora são 8
Constelações Familiares é a pior entre todas as pseudoterapias. Infelizmente esse horror se inseriu nas faculdades de Psicologia 😭 É inacreditável... Absurdo
Bibi, estou AMANDO o relato quântico!!
O louco é acompanhar o conteúdo da Bibi há tempos, aí no vídeo sobre constelação familiar me aparece uma propaganda sobre constelação familiar 🤦
Eu estou CHOCADA COM ESSE DEPOIMENTO.
Uma amiga minha foi a esse lance de constelação familiar e disseram pra ela que ela tinha sido abusada sexualmente na infância porque ELA atraiu esse abuso pra ela.
Chocada
Olha gente não podemos generalizar! O reiki trás um relaxamento profundo, eu sou reikiana e acupunturista. E quando sou procurada por uma pessoa em estado de saúde mental ou física grave. Indico que ela busque imediatamente um médico especializado no caso dela. Tive um cliente que indiquei que ela fosse ao cardiologista imediatamente, e ela me escutou, foi ao hospital e ficou internada para uma ponte de safena.
Uma outra, que estava em um estado de depressão gravíssimo, e fui muito clara ao meu limite de atendimento. E ela finalmente foi ao psiquiatra.
Não tenho formação em medicina. Acupuntura tem seus limites e o reiki tbm.
Tenho um espaço onde alugo salas para médicos, psicólogos e outros tipos de terapeutas.
"Vc não sabe quem vc vai representar, vc vai ser possuído pelo r̶i̶t̶m̶o̶ r̶a̶g̶a̶t̶a̶n̶g̶a̶ espirito do familiar"
Pensei a mesma coisa, mas não falei nada kkk
Eu sofria com a ideação suicida e infelizmente caí na falácia da cura coach. Peguei o combo PNL + Constelação Familiar. O que me salvou e melhorou minha qualidade de vida foi largar isso de mão e fazer terapia com um psicólogo que segue a TCC. Aí eu tive acesso a técnicas baseadas em evidências e a autoconhecimento de verdade.
Como é uma sessão com um terapeuta TCC?
@@marciojr7335 o foco é entender os pensamentos e emoções e, assim, traçar estratégias para mudar o comportamento e hábitos de forma a impactar esses sentimentos. Nas primeiras sessões, eu falei a maior parte do tempo, e no final o psicólogo passava estratégias e considerações para eu ir lidando com os conflitos... Mas são intervenções totalmente focadas em mim, nas minhas necessidades, nunca aconteceu dele vir com achismos, conselhos, ou impor a visão de mundo dele.
@@snowbearrblx obgd 😁❤
Exatamente! Aconteceu o mesmo comigo
E estou há anos usando a TCC, simplesmente amo!
Meu Deus, que absurdo, eu nunca imaginei que Constelação Familiar fosse isso
Parece que essas pessoas que acham que tudo se resolve com energia e misticismo foram frustradas na infância com a descoberta de que magia não existe e tão tentando provar o contrário e distorcendo a ciência pra provar o ponto delas
Nunca tinha reparado em constelação familiar até ver o seu vídeo, depois disso comecei a perceber q tem muita gente falando isso
Lembrei da minha psicóloga falando pra eu ir no tarô (minha amiga pagou pra mim) pq era bom ver, já que muita gente chega na psicologia depois de várias tentativas de resolver apenas no tarô.
Adorei a lucidez da Jéssica. Mto sucesso na tua trajetória. Bjus
Habilita o aplauso (ou "thanks")... eu contribuiria, vc tem sido uma companhia importante no meu home office, obrigada!!
Meu Deus! É sempre um choque ouvir sobre esse tema. Ainda mais quando está dentro da universidade 🤦♀️
Eu larguei da minha psicóloga porque ela usava técnicas holísticas sem embasamento científico. Carl Gustav Jung cita rapidamente no livro A natureza da psique, sobre algo parecido com constelação no sentido de troca de papéis ou assumir o papel de outro e as implicações mentais disso. Mas não como técnica e sim como uma circunstância que pode acontecer nos relacionamentos. Segundo ele, uma das formas de trabalhar essas questões afetivas é pela expressão artística visando equilibrar os conteúdos inconscientes com os conscientes. Eu concordo que em casos mais graves o medicamento é necessário e a terapia se torna coadjuvante.