Eu sempre achei estranho está história de autista não ter empatia, e até perigoso as pessoas sem informação nos confundirem com os psicopatas porque sempre tive hiperempatia, desde criança.
Espera, sobre a hiperempatia, você poderia me falar sobre? O que eu mais vejo é sobre o teste da Sally e da Anne e as crianças errando porque "não" tem empatia, não se colocam no lugar do próximo e por isso erram, mas eu acertei mesmo achando que sou autista grau leve e acredito que tenho hiperempatia...
Minha filha tem 14 anos (não é autista) e ela é resistente a dor, ela não consegue esperar a ver dela pra falar porque é muito ansiosa e não consegue ficar parada, lembrei agora que quando ela tinha 3 anos eu estava arrumando a casa e pra ela ficar parada um pouco coloquei procurando Nemo pra ela assistir, foi um desastre, não fiz mais nada, ela chorou tanto e disse que aquele filme não era pra criança, e que ela estava muito triste, porque a mãe do peixinho havia morrido e quem era que iria cuidar dele, e por mais que eu tentasse explicar ela não queria ouvir, e ficava triste quando ouvia a palavra Nemo.
Os desenhos que assistia sempre eram muito melhores explicados do que a vida real, concordo plenamente Victor, freio social, não saber exatamente quando interromper, eu e minha filha interrompíamos sempre as conversas. Muitos e muitos sempre nos achavam inconvenientes. Novela eu ficava com extrema dó do mocinho e com muito ódio do vilão, a ponto de sofrer e a ponto de ter dores de estômagos e ir para cama chorar escondido. A ponto de parar de assistir a novela porque eu sofria intensamente, parecia viver lá dentro embora eu soubesse que não fosse real. Você sente tão profundamente a dor do outro que passa a viver uma vida atroz e cruel consigo mesmo. Mais comum em mulheres, talvez não concorde com essa informação, digo talvez porque como a sociedade é machista o homem é criado para ser blindado quanto a sentimentos e também possuir "n" filtros quanto necessários, ou seja f(x) = n * filtros, ou ainda seja, o homem é educado para ser possuidor de quantos filtros forem necessários para suportar a vida, isso implica que nunca se expõe a sociedade como a mulher o faz, isso leva a uma falsa sensação de que o homem não possui sentimentos. Ledo engano a afirmação que homem não possui sentimentos, o homem possui tantos sentimentos quanto a mulher e é capaz de tanta compaixão quanto a mulher, fui criado exclusivamente por minha mamãe, mormente por minha excelsa dificuldade em socializar, pelo pedantismo, sendo assim minha mãe me criou com sentimentos nobres de compaixão, amor ao próximo, respeito e dignidade, o que em outras palavras é o que uma mãe normalmente ensinaria para a filha (menina - princesa - nobre) e não para o filho (menino - soberano - guerreiro), para o homem normalmente é ensinado a bater, revidar, esquivar e lutar, desistir jamais, mesmo que isso implique em ferir os sentimentos alheios, ao menino fica reservada a frase medonha que homem não chora, é insensível, ao homem é ensinado a "play the field" brincar com o sentimento alheio enquanto vasculha pelo campo a frutinha (a moça) que quer deliciar (como se esta objeto fosse dele), não há uma reciprocidade de sentimentos em forma binária de igualdade, há uma preconização de superioridade masculina em forma de escudo e casca de proteção blindada contra sentimentos que o possam atingir, então é somente por isso que a hiper empatia é mais frequente em mulheres, no meu caso sofri e sofro duplamente, por ter hiper empatia e por esta ser uma pessoa imbuída da educação de minha mamãe. Tema esse muito relevante para 'O mundo Asperger', parabéns Selma e Victor.
Olá. Meu filho de 8 anos é asperger. Suas características já me pareceram muito contraditórias em relação ao que é esperado dessa síndrome. A empatia, por exemplo, é uma questão delicada. Hora, está hipersensível, hora, lhe falta empatia. Tem uma tendência depressiva agressiva e nesse momento está com muita dificuldade em ir à escola, a socialização é extremamente difícil. A questão da inclusão é um tema que gostaria de ve-los comentar. Parabéns pelo trabalho.
Eu acho que tenho empatia demais. Por exemplo: assistindo o filme do Harry Potter vejo o Dobby morrendo em seus braços e chorei muito porque aquilo mexeu comigo e muito. Só me sinto preso em mim mesmo.
Boa noite a todos amigos ,é assim que eu já os considero eu agradeço por vocês existirem por ser o único canal até agora onde vejo que vocês realmente se preocupam com a gente em passar tantas informações sem nada cobrar ao contrário,nós aqui do outro lado (EU, não teria nem como pagar por tamanha consideração, ATENÇÃO,carinho e AMOR❤❤,MUIIIITO OBRIGADA POR TUDO
Gostaria de saber se já fizeram ou se já existe um vídeo de vocês que mostra sobre a dificuldade na hora da alimentação do bebê autista,pois é meu bebê de dois anos não come em pedaços e nem os grãos,ele até mês passado comia a comida totalmente amassada, agora nem isso😢😢😢estou desesperada com a falta das vitaminas para ele desenvolver,os médicos não me auxiliam ,eu estou tendo muita dificuldade na aceitação dele por comidas saudáveis,ele come bolo ,bolachas pão,iogurte e achocolatado,toma leite com mucilon e tem uns dois dias pela falta da alimentação correta passei a dar sustagen kids, mas sei o quanto é importante a alimentação correta mas ele não aceita e quando insisto faz uma gritaria um chororo que acaba indo aos ouvidos dos vizinhos,chegam a pensar que estou judiando ou algo do tipo ,MISERICÓRDIA,daí como não consigo fazer ele comer ele chora de um lado e eu do outro😢😢😢PRECISO DE AJUDA,ninguém quer se responsabilizar ou me ajudar com ele pois dizem que é muito difícil criar uma criança autista ,daí eu fico aqui sozinha sem direção.ME AJUDEM POR FAVOR MESMO POR PALAVRAS ,SEREI MUIIIITO GRATA POIS NÃO POSSO BOTAR A SAÚDE DO MEU BEBÊ EM RISCO.COMO POSSO INCENTIVAR ELE A COMER COMO TODAS AS CRIANÇAS DA IDADE DELE ,JÁ FUI AO MÉDICO,A SAÚDE DELE ESTÁ ÓTIMA,só não entendo onde eu estou errando ou porque ele não tem apetite.OBRIGADA DE TODO CORAÇÃO,aguardo resposta a amizade de VOCÊS neste momento é o meu MAIOR E ÚNICO APOIO❤❤❤
Querida Cleide: Não existe a culpa da mãe. O autista é diferente mesmo. Por isso, é muito importante a intervenção/estímulos precoce. Você já viu o vídeo seletividade alimentar? Fique calma. Seria muito importante você ter o auxílio da fono e da terapeuta ocupacional. estude sobre integração sensorial. Grande beijo!
thalyane santos moura ,mamãe do Arthur sou mãe do Levy de dois anos e passo por algumas situações onde as vezes acabo ficando muito preocupada e até desesperada por falta de conhecimento e ajuda principalmente no quesito alimentação,o Levy não fala nada nem come as comidas saudáveis e eu estou muiiiito mal com tudo isso,me diz como é para você e se você pode me dar alguma dica,qualquer palavra amiga neste momento seria muito bom e importante😢😢😢Desculpas invadir seu espaço,mas estou realmente preocupada com meu bebê e qualquer ajuda agora e apoio seria como se alguém estivesse me tirando de um buraco em meio ao deserto ,desejo a você e ao seu bebê muita SAÚDE E BÊNÇÃOS,SEI COMO É GRATIFICANTE TER UM ANJO LINDO E MARAVILHOSO EM CASA NOSSO AMOR É INCONDICIONAL,por isso de mãe pra mãe,se tiver e puder passa umas dicas para mim também,BEIJÃO E OBRIGADA😭😭🙏💪❤
olhe comida meu bebê tbm não comi tudo mas insisto até ele comer sabe..ele adora macarrão..batata frita come feijão uma vez na semana..só gosta de carne assada na brasa churrasco..mas é difícil...mas seu filho fãz acompanhamento
thalyane santos moura ,Muito bom dia minha Querida🙆🙆Obrigada por me responder ,então eu estou fazendo sim a pouco tempo pois você sabe bem como é demorado e para conseguir a consulta com os profissionais adequados está cada vez mais difícil😢😢 ,não consegui fono ainda e a cada pedido de exames tem uma fila de espera e a burocracia é muito grande,realmente no quesito ajuda e mais informações estou por fora,por este motivo recorri as redes sociais em forma de ajuda de apoio mesmo,e estou tentando de todas as maneiras passar a melhor qualidade devida para o meu bebê..de onde você é?e que idade tem seu bebê.Eu sou de Atibaia,um grande beijo😚😚😚
Tenho um amigo autista que vacila pra caramba as vezes, faz coisas que deixam os outros com raiva e não esta nem ai pros seus vacilos. Ele nao se importa se a pessoa vai ficar chateada com os vacilos dele ou nao. Isso pode ser uma falta de empatia.
Adorei o vídeo estava atrás desse tipo de informação... mas querua saber como o Victor adquiriu a consciência de entender como ele enxerga as coisas e como deveria enxergar..? Eu tento explicar para meu filho as situação ou respostas inadequadas, mas ele não quer entender..
Não sei se faz sentido, mas acho que tenho dificuldades de empatia com humanos, mas excesso dela com animais. Por exemplo, se vejo um cachorro na rua abandonado fico pensando nisso por vários dias, se uma mariposa molha as asas fico inquieta até que ela possa voar novamente, e até matar uma formiga me faz mal. Mas tenho muita dificuldade de demonstrar empatia para com outras pessoas especialmente em casos de doença ou algum problema pelo qual elas estão passando. Também tenho um pouco de dificuldade de entender meu lugar em rodas de conversa, ainda mais quando tem bastante gente.
Eu sou totalmente ao contraria de você na vida real , mas na ficção me vir principalmente em assuntos de violência contra a mulher, aí eu me vejo na cituasao daquela personagem ( obs: eu não sofro nem um tipo de violência. )
Eu sempre achei estranho está história de autista não ter empatia, e até perigoso as pessoas sem informação nos confundirem com os psicopatas porque sempre tive hiperempatia, desde criança.
Espera, sobre a hiperempatia, você poderia me falar sobre? O que eu mais vejo é sobre o teste da Sally e da Anne e as crianças errando porque "não" tem empatia, não se colocam no lugar do próximo e por isso erram, mas eu acertei mesmo achando que sou autista grau leve e acredito que tenho hiperempatia...
Eu por exemplo até hoje não sei lidar com pessoas mas sou demais preocupada com o outro ser humano
Perigoso também é se prender a rótulos das ciências do comportamento que pode cometer inúmeros equívocos por ser um campo do pensamento subjetivo.
Eu também usei os desenhos animados como uma forma de entender o comportamento humano, e também gostava dos Rugrats ;-)
+Rodrigo Tramonte Você é demais, amigo!
Minha filha tem 14 anos (não é autista) e ela é resistente a dor, ela não consegue esperar a ver dela pra falar porque é muito ansiosa e não consegue ficar parada, lembrei agora que quando ela tinha 3 anos eu estava arrumando a casa e pra ela ficar parada um pouco coloquei procurando Nemo pra ela assistir, foi um desastre, não fiz mais nada, ela chorou tanto e disse que aquele filme não era pra criança, e que ela estava muito triste, porque a mãe do peixinho havia morrido e quem era que iria cuidar dele, e por mais que eu tentasse explicar ela não queria ouvir, e ficava triste quando ouvia a palavra Nemo.
Os desenhos que assistia sempre eram muito melhores explicados do que a vida real, concordo plenamente Victor, freio social, não saber exatamente quando interromper, eu e minha filha interrompíamos sempre as conversas. Muitos e muitos sempre nos achavam inconvenientes.
Novela eu ficava com extrema dó do mocinho e com muito ódio do vilão, a ponto de sofrer e a ponto de ter dores de estômagos e ir para cama chorar escondido. A ponto de parar de assistir a novela porque eu sofria intensamente, parecia viver lá dentro embora eu soubesse que não fosse real.
Você sente tão profundamente a dor do outro que passa a viver uma vida atroz e cruel consigo mesmo.
Mais comum em mulheres, talvez não concorde com essa informação, digo talvez porque como a sociedade é machista o homem é criado para ser blindado quanto a sentimentos e também possuir "n" filtros quanto necessários, ou seja f(x) = n * filtros, ou ainda seja, o homem é educado para ser possuidor de quantos filtros forem necessários para suportar a vida, isso implica que nunca se expõe a sociedade como a mulher o faz, isso leva a uma falsa sensação de que o homem não possui sentimentos. Ledo engano a afirmação que homem não possui sentimentos, o homem possui tantos sentimentos quanto a mulher e é capaz de tanta compaixão quanto a mulher, fui criado exclusivamente por minha mamãe, mormente por minha excelsa dificuldade em socializar, pelo pedantismo, sendo assim minha mãe me criou com sentimentos nobres de compaixão, amor ao próximo, respeito e dignidade, o que em outras palavras é o que uma mãe normalmente ensinaria para a filha (menina - princesa - nobre) e não para o filho (menino - soberano - guerreiro), para o homem normalmente é ensinado a bater, revidar, esquivar e lutar, desistir jamais, mesmo que isso implique em ferir os sentimentos alheios, ao menino fica reservada a frase medonha que homem não chora, é insensível, ao homem é ensinado a "play the field" brincar com o sentimento alheio enquanto vasculha pelo campo a frutinha (a moça) que quer deliciar (como se esta objeto fosse dele), não há uma reciprocidade de sentimentos em forma binária de igualdade, há uma preconização de superioridade masculina em forma de escudo e casca de proteção blindada contra sentimentos que o possam atingir, então é somente por isso que a hiper empatia é mais frequente em mulheres, no meu caso sofri e sofro duplamente, por ter hiper empatia e por esta ser uma pessoa imbuída da educação de minha mamãe. Tema esse muito relevante para 'O mundo Asperger', parabéns Selma e Victor.
+Miguel Lndi Tese muito boa para os estudiosos.
Parabéns, muito esclarecedor, desmistifica nossa capacidade de ser empaticos
+Barbara Santos Eba
Olá. Meu filho de 8 anos é asperger. Suas características já me pareceram muito contraditórias em relação ao que é esperado dessa síndrome. A empatia, por exemplo, é uma questão delicada. Hora, está hipersensível, hora, lhe falta empatia. Tem uma tendência depressiva agressiva e nesse momento está com muita dificuldade em ir à escola, a socialização é extremamente difícil. A questão da inclusão é um tema que gostaria de ve-los comentar. Parabéns pelo trabalho.
Hiperempatia nada mais é do que a pessoa se colocar no lugar da outra pessoa de forma intensa a ponto de se apegar às situações.
No dia a dia, isso pode significar emoções à flor da pele
Eu faço muitas expressões faciais quando esculto ou me contam algo em que mexe com minhas emoções. Muitas pessoas riem de mim.
Eu também sou assim, não consigo mudar isso.vc fez alguma coisa para mudar?tipo se a pessoa me deixa triste eu demonstro facilmente
O Vitor e sua mãe são fascinantes, quão esclarecedores são os seus vídeos. Parabéns e obrigado por compartilhar com a gente!❤
Vocês tem uma sintonia linda!
Esse canal é maravilhoso! Como vocês conduzem bem a temática do vídeo! É com certeza um dos meus canais favoritos!
Eu acho que tenho empatia demais. Por exemplo: assistindo o filme do Harry Potter vejo o Dobby morrendo em seus braços e chorei muito porque aquilo mexeu comigo e muito. Só me sinto preso em mim mesmo.
Muito interessante e esclarecedor, ganhou mais um inscrito!!
😍 que bom!
Boa noite a todos amigos ,é assim que eu já os considero eu agradeço por vocês existirem por ser o único canal até agora onde vejo que vocês realmente se preocupam com a gente em passar tantas informações sem nada cobrar ao contrário,nós aqui do outro lado (EU, não teria nem como pagar por tamanha consideração, ATENÇÃO,carinho e AMOR❤❤,MUIIIITO OBRIGADA POR TUDO
Gostaria de saber se já fizeram ou se já existe um vídeo de vocês que mostra sobre a dificuldade na hora da alimentação do bebê autista,pois é meu bebê de dois anos não come em pedaços e nem os grãos,ele até mês passado comia a comida totalmente amassada, agora nem isso😢😢😢estou desesperada com a falta das vitaminas para ele desenvolver,os médicos não me auxiliam ,eu estou tendo muita dificuldade na aceitação dele por comidas saudáveis,ele come bolo ,bolachas pão,iogurte e achocolatado,toma leite com mucilon e tem uns dois dias pela falta da alimentação correta passei a dar sustagen kids, mas sei o quanto é importante a alimentação correta mas ele não aceita e quando insisto faz uma gritaria um chororo que acaba indo aos ouvidos dos vizinhos,chegam a pensar que estou judiando ou algo do tipo ,MISERICÓRDIA,daí como não consigo fazer ele comer ele chora de um lado e eu do outro😢😢😢PRECISO DE AJUDA,ninguém quer se responsabilizar ou me ajudar com ele pois dizem que é muito difícil criar uma criança autista ,daí eu fico aqui sozinha sem direção.ME AJUDEM POR FAVOR MESMO POR PALAVRAS ,SEREI MUIIIITO GRATA POIS NÃO POSSO BOTAR A SAÚDE DO MEU BEBÊ EM RISCO.COMO POSSO INCENTIVAR ELE A COMER COMO TODAS AS CRIANÇAS DA IDADE DELE ,JÁ FUI AO MÉDICO,A SAÚDE DELE ESTÁ ÓTIMA,só não entendo onde eu estou errando ou porque ele não tem apetite.OBRIGADA DE TODO CORAÇÃO,aguardo resposta a amizade de VOCÊS neste momento é o meu MAIOR E ÚNICO APOIO❤❤❤
Querida Cleide: Não existe a culpa da mãe. O autista é diferente mesmo. Por isso, é muito importante a intervenção/estímulos precoce. Você já viu o vídeo seletividade alimentar? Fique calma. Seria muito importante você ter o auxílio da fono e da terapeuta ocupacional. estude sobre integração sensorial. Grande beijo!
Parabéns pelo belo trabalho!! Beijo.
conheci o canal há pouco tempo e estou adorando. A relação de vocês é linda. Grande abraço
Que delícia saber disso!
vcs são maravilhosos me ajudam muitoooo tenho um bebê autista e no começo foi difícil mas hj faço o impossível p meu José Arthur fica cada dia melhor
thalyane santos moura ,mamãe do Arthur sou mãe do Levy de dois anos e passo por algumas situações onde as vezes acabo ficando muito preocupada e até desesperada por falta de conhecimento e ajuda principalmente no quesito alimentação,o Levy não fala nada nem come as comidas saudáveis e eu estou muiiiito mal com tudo isso,me diz como é para você e se você pode me dar alguma dica,qualquer palavra amiga neste momento seria muito bom e importante😢😢😢Desculpas invadir seu espaço,mas estou realmente preocupada com meu bebê e qualquer ajuda agora e apoio seria como se alguém estivesse me tirando de um buraco em meio ao deserto ,desejo a você e ao seu bebê muita SAÚDE E BÊNÇÃOS,SEI COMO É GRATIFICANTE TER UM ANJO LINDO E MARAVILHOSO EM CASA NOSSO AMOR É INCONDICIONAL,por isso de mãe pra mãe,se tiver e puder passa umas dicas para mim também,BEIJÃO E OBRIGADA😭😭🙏💪❤
Cleide Ferreira olá bom dia eu tbm nega... é difícil sim mas o a eles realmente precisam é amor e muita muita paciência..
olhe comida meu bebê tbm não comi tudo mas insisto até ele comer sabe..ele adora macarrão..batata frita come feijão uma vez na semana..só gosta de carne assada na brasa churrasco..mas é difícil...mas seu filho fãz acompanhamento
thalyane santos moura ,Muito bom dia minha Querida🙆🙆Obrigada por me responder ,então eu estou fazendo sim a pouco tempo pois você sabe bem como é demorado e para conseguir a consulta com os profissionais adequados está cada vez mais difícil😢😢 ,não consegui fono ainda e a cada pedido de exames tem uma fila de espera e a burocracia é muito grande,realmente no quesito ajuda e mais informações estou por fora,por este motivo recorri as redes sociais em forma de ajuda de apoio mesmo,e estou tentando de todas as maneiras passar a melhor qualidade devida para o meu bebê..de onde você é?e que idade tem seu bebê.Eu sou de Atibaia,um grande beijo😚😚😚
Estamos juntos!
Tenho um amigo autista que vacila pra caramba as vezes, faz coisas que deixam os outros com raiva e não esta nem ai pros seus vacilos. Ele nao se importa se a pessoa vai ficar chateada com os vacilos dele ou nao. Isso pode ser uma falta de empatia.
Muito bom o vídeo.
Rugrats, Hay Arnold, adoro desenhos até hj ...
Gente, me identifiquei com a personagem Danielle...
Gente! Que importante tudo isso! Parabéns, vocês são maravilhosos!
Muito bom! Gratidão! Me esclareceu totalmente!
É possível uma mesma pessoa ter hiperimpatia em alguns casos e pouco impatia em outros?
Muito bom! Tema muito importante!
Muito esclarecedor!
Vídeo extremamente importante, muito obrigada!!
ótimo vídeo
vídeo maravilhoso. obrigado aos dois!
Adorei o vídeo estava atrás desse tipo de informação... mas querua saber como o Victor adquiriu a consciência de entender como ele enxerga as coisas e como deveria enxergar..? Eu tento explicar para meu filho as situação ou respostas inadequadas, mas ele não quer entender..
Minha filha também não aceita explicações, conversar sobre o assunto. Não temos assunto, nada q falo é interessante p ela.
Excelente vídeo
+Filosofando,Rindo &Chorando Eba!
Eu tenho quase certeza que tenho um pouco de autismo
Não sei se faz sentido, mas acho que tenho dificuldades de empatia com humanos, mas excesso dela com animais. Por exemplo, se vejo um cachorro na rua abandonado fico pensando nisso por vários dias, se uma mariposa molha as asas fico inquieta até que ela possa voar novamente, e até matar uma formiga me faz mal.
Mas tenho muita dificuldade de demonstrar empatia para com outras pessoas especialmente em casos de doença ou algum problema pelo qual elas estão passando. Também tenho um pouco de dificuldade de entender meu lugar em rodas de conversa, ainda mais quando tem bastante gente.
Isso prejudica você?
Também sou assim que nem você
Você não é psicopata. Psicopatas não têm empatia nem com animais.
Eu sou totalmente ao contraria de você na vida real , mas na ficção me vir principalmente em assuntos de violência contra a mulher, aí eu me vejo na cituasao daquela personagem ( obs: eu não sofro nem um tipo de violência. )
Muito bom!!! Adorei a explicação!
Tamo juntos!
Engraçado que vc vai pesquisar fala que eles não tem empatia. Aí a pessoa interpreta errado achando que os autistas são psicopata.
O meu filho pergunta se a avó dele irá gostar se ele levar uma flor para ela quando ela morrer ...
Ele tem apenas 6 anos, eu fico de cara com ele .
Ameiii!!! Muito esclarecedor!!
🤗
🥰
Vocês poderiam me dar uma dica para um aluno que não consegue largar a garrafa pet para fazer atividade na escola.
A mãe dele tem Asperger?
Sim!
Ela explica em um vídeo