Se você enxerga valor no que fazemos, seja nosso apoiador com a partir de R$ 10,00 mensais e receba todas as apostilas deste e de outros dois cursos completos de Filosofia: www.catarse.me/istonaoefilosofia
Estudar divindade(s) é importante porque, em algum momento, estivemos, estamos ou estaremos conectados com essa ideia ou sentimento. Isso é algo intrínseco ao caráter evolutivo da natureza humana, ou seja, em algum momento, o ser humano vai sentir necessidade de destacar o que seja Deus, Deusa ou qualquer outra ideia de divindade. E o Clube INÉF está dando sua singela contribuição. Parabéns!
A visão do Yuval Noah Harari sobre as Religiões e deuses como ficções compartilhadas é muito precisa. A Trilogia do Harari é espetacular e passa por todas as épocas de nossa História.
Vc é um grande Mestre e quero ser membro do clube INEF . Vc é SHOW
3 ปีที่แล้ว +1
Ótima aula, eu estava pensando e estudando sobre os conceitos de transcendência, imanência e transumanismo, do ponto vista que transcendência não está mais em Deus mas da ligação do homem com a tecnologia. Hoje vejo que muitas pessoas dizem que acreditam em Deus mais vivem do tipo como se ele não existisse. Daria uma aula, para falar o homem abandonado a noção de transcendência para Deus para uma transcendência tecnologia.
Sou cristao e o que mais gosto do seu canal e o respeito e a maneira séria que você aborda os temas...parabéns queria ter tido um professor de filosofia assim ...rss
Nota mil essa aula. estou fazendo graduação em filosofia e estou com a disciplina filosofia da religião e me ajudou muito. Aliás, várias aulas aqui estão me ajudando muito.
Professor que aula é essa muito show e auto explicativa. Meus parabéns por dar essa aula a todos que querem aprender e se, aproximar um pouco mais da matéria de filosofia que na verdade não é fácil assim, e que não é também um bicho de sete cabeças. Obrigado
A humanidade surgiu lá em 100.000 anos atrás. Nesse começo provavelmente havia sentimentos, angústias metafísicas e religiosidade, mas deuses e Religião ainda não. Só talvez milhares de anos depois é que esses sentimentos fizeram as pessoas criarem os deuses, religiões e rituais e então até hoje tais conceitos estão em muitas civilizações, incluindo na civilização ocidental, apesar da crescente secularização que aqui ocorre. Ja ouvi falar há uma tribo remota sem o conceito de Deus, mas ela possui religiosidade e espiritualidade. Já as demais culturas do mundo possuem ideias de Deus e diversos ritos religiosos. A Revolução Científica do Século 17 mudou profundamente a forma como a humanidade pensa Deus e as religiões.
Muito bem explicada, professor Vitor. sempre fui uma pessoa crente em Deus, só nunca acreditei nos deuses que as religiões insistem em que nós acredite, cada uma fala de um deus de formas diferentes em comparações com outras igrejas e religiões, mesmo que as vezes se falem através de um mesmo livro "Bíblia" é como se fossem deuses diferentes para cada um em particular. por isso gosto de estudar outros livros de religiões diferentes. acho que temos que estudar sobre Deus, não vejo necessidade de ser ateu ou outra coisa que tire Deus da minha vida. prefiro fazer como pascal. "entre crer e não crer, eu prefiro crer, pois crendo não estou perdendo tempo caso ele não exista. se ele existir e eu não crer , posso perder muito com isso. E não é medo, é decisão minha em crer em Deus.
Luiz Francisco, se um deus punir a criatura por não ter acreditado nela sem ela deixar claro sua existência.. aí é que não faz sentido mesmo. Essa aposta de Pascal é o mesmo que conversa de bêbado.
A compreensão deste deus se faz com a evolução do homem, assim como no jardim da infância você não vai ensinar logaritmo, tudo se da no seu tempo, com o passar do tempo o homem vai aprendendo mais e mais e seu entendimento vai evoluindo, até um dia que como a criança do jardim de infância vai entender o logaritmo.
O que acho complicado em seu caso é que não renderá frutos a curto prazo, mas dependendo do prosseguimento da nação seu canal pode ser introdução... Com um pouco de sorte e esforço seu com certeza irá longe amigo.
Professor Vitor, perdoe-me, mas não consegui encontrar o conceito de "onomatóide" em lugar nenhum. Gostaria de utilizá-lo em meu TCC, poderia me indicar alguma fonte de pesquisa sobre ele? Obrigado!
Olá, Alexandre. A bibliografia que uso sempre fica na descrição do vídeo. Esse conceito é encontrado no livro WILKINSON, Michael B., CAMPBELL, Hugh N. Filosofia da Religião: uma introdução. Trad. Anoar Jarbas Provenzi. São Paulo: Paulinas, 2014
A característica mais básica do universo é que ele existe, e a cada segundo, ele continua existindo. Por que existe o próximo segundo? Por que simplesmente tudo não se apaga no segundo seguinte? Por que estamos inseridos nessa ideia de tempo? O próximo segundo só existe após passar o anterior? Ou ele existe mesmo antes de chegar o tempo dele? O futuro já existe ? O passado deixou de existir? De uma forma ou de outra existe um fluxo de existência no universo. Se o próximo segundo já existe, minha matéria também existe nesse segundo futuro, e se o próximo segundo não existe, eu não existo nesse segundo futuro. Se eu não existo no próximo milissegundo, em que intervalo de tempo eu sou criado novamente pelo universo? Mas se eu já existo no próximo segundo, por que eu não conheço o futuro? Por que minha mente tá presa no presente? Se a mente for somente material, pq nao tenho acesso a mente do segundo seguinte? Mas se a mente não for material, e o universo for somente matéria, a existência transcenderia esse universo. O próximo segundo existe?
Li seu comentário com objetivos de encontrar as respostas que você mesmo colocou no começo, entretanto tu colocou mais umas 10 no final e não respondeu nada kkkkkkk, tamo junto filósofo continua assim!
A filosofia sim pode nos dar uma compreensão sobre Deus, até porque os sacerdotes estudam a filosofia para compreender melhor a nossa relação com Deus.
Voltei neste vídeo por causa de uma sacada lógica relativa a pergunta: "Você compreende Deus?" Esta pergunta é curiosamente paradoxal, pois uma das mais comentadas características de Deus é que ele é incompreensível. Portanto, se você o compreendeu, é porque não o compreendeu.
Oi prof. Vitor... Seria possível sustentar a fé com base em fundamentos racionais e lógicos. Seguindo na mesma linha proposta, de uma criação espontânea, desconhecemos o momento, o evento ou as razões, por exemplo, quando o não orgânico, não vivo, não sujeito as leis da evolução das espécies passou a ser orgânico (com as capacidades orgânicas inclusive a de se modificar frente pressão do ambiente), vivo (na essência do seu sentido e não apenas no seu significado) e sujeito, então, as leis da evolução das espécies. Talvez, cientificamente, possamos dizer que esse desconhecido fato não descredibiliza todos os outros fatos que se segue sendo, simplesmente, ainda desconhecido o que nos instiga pesquisar na busca pelo entendimento desse “reconhecido” desconhecimento (que eu não sei explica e, logo, experimentar, mas que a lógica dos eventos me faz crer que ele existiu, seja de forma única ou múltipla, em algum momento. Não seria verdadeiro dizer que a fé que evidencia da mesma forma, sem explicar e se experimentar, deveria ter o mesmo “reconhecimento ao desconhecimento. Afinal, se o desconhecido científico não é negação a algo por que o desconhecido religioso seria. Eu acho que a parada com base “isso é fé” de certa forma descredibilizando sua sequência é uma forma muito simplória. Talvez seja o próprio homem, uma peça, seguindo a analogia do relógio, dessa infinita complexidade. Professor, suas aulas são muito instigantes. Grande abraço.
Acho que as características do Deus filosófico defendido pelos 2 autores mencionados no fim do vídeo se distanciam muito do conceito tradicional de Deus Judaico-Cristão defendido fanaticamente como verdade absoluta eterna e única pelas religiões. Dizer que são a mesma coisa não faz sentido. Deve-se perguntar também se esse Deus filosófico alternativo interfere no nosso cotidiano, ouve orações, pune pessoas, estará conosco no pós-morte ou se apenas deu a origem ao Universo e não veremos ele no pós-morte.
"Se uma pedra cair de um telhado sobre a cabeça de alguém um matar, demonstrarão do seguinte modo que a pedra caiu para matar esse homem: de fato, se não caiu com este fim e pelo querer de Deus, como é que tantas circunstâncias (pois amiúde muitas concorrem simultaneamente) poderan concorrer por acaso? Responderás talvez que isso ocorreu porque soprou um vento e o homem fazia seu caminho por ali. Insistirão, porém: por que o vento soprou naquele momento? por que o homem fazia o caminho por ali naquele mesmo momento? Se, ainda um fez, responderem que o vento se levantou na ocasião porque, na véspera, quando o tempo ainda está calmo, o mar começara a agitar-se, e porque o homem fora convidado por um amigo, insistirão novamente, porquanto o perguntar nunca finda: por que o mar se agitara? Por que o homem fora convidado naquele ocasião? E assim, mais e mais, não cessarão de interrogar pelas causas das causas, até que te refugies na vontade de Deus, isto é, no asilo da ignorância". Tratado Teológico-Político, Baruch Espinosa.
As forças sobrenaturais, são simplesmente, forças quânticas, que formam coisas e pessoas quânticas (naturalmente invisíveis) e formam o espaço físico e a matéria nele. O problema é que há pessoas quânticas que são corruptas, assim como muitas das pessoas físicas. Mas a qualidade básica de Deus é a veracidade a favor do amor justo às suas criaturas, mesmo aquelas que tem imperfeição moral, os humanos, e que precisam de perdão por suas falhas involuntárias. O Deus Bíblico e Cristão revela que somos extintos na morte, e ele vai recriar os que tiverem fé nele, vivos novamente. Ele revelou que as criaturas quânticas corruptas enganam a maioria dos humanos, dizendo que morremos fisicamente, mas que permanecemos vivos e existindo na dimensão quântica, é até aparecem milagrosamente com a forma de pessoas que morreram, para enganar, e por isso a fé exige crer que a morte é real e pode ser anulada apenas por uma recriação dos mortos que tiveram fé em vida, sejam justos ou injustos. Nas revelações do Deus Bíblico, ele afirma ser um só Deus, uma só pessoa, e se apresenta pelo nome "Jeová" ou "Javé". Deus é uma pessoa quântica, infinitamente racional. Devido à imperfeição moral dos humanos e a maldade, há evidência de ocorrer uma involução na natureza, não evolução, pois há uma revelação de que o começo dos humanos foi com a capacidade de ter uma perfeição moral e física, e capaz de não envelhecer ou adoecer e morrer. Há a revelação de que Deus não criou do nada, mas criou tudo com sua própria energia onipresente nele e na criação, e que sua energia é mantida como base da existência de tudo, e se retirada, tudo se dissolveria na criação.
Prezado professor - Victor Lima... Pelos vistos, a palavra "deus" - evoluiu dum simples impropério - perante um acontecimento inusitado, como um eclipse, um trovão, um terramoto, ou um furacão, para um evento intencional, por parte de entidades desconhecidas...
A religião não seria um "clube" onde as pessoa se unem para realizar determinado rito, no clube você vai a piscina, jogos etc. Nas casas religiosas também não é assim? O humano é agregador que vive em sociedade e as religiões não agrega os grupas para orar, fazer festas, tomar conta dos membros, ritos fúnebres etc. Como ponto de união se tem um deus que às vezes passa até sem muito importância, veja os evangélicos onde a politica tornou um fato importante.
estudo filosofia a dois anos história da filosofia agora vou pra filosofia da religião q é a minha área sou cristão profesor muito profundo só discordo d filosofia d evolução é só teoria não é real eu creio q os bichos forao criado de acordo cm a sua especie.
Se você enxerga valor no que fazemos, seja nosso apoiador com a partir de R$ 10,00 mensais e receba todas as apostilas deste e de outros dois cursos completos de Filosofia: www.catarse.me/istonaoefilosofia
Estudar divindade(s) é importante porque, em algum momento, estivemos, estamos ou estaremos conectados com essa ideia ou sentimento. Isso é algo intrínseco ao caráter evolutivo da natureza humana, ou seja, em algum momento, o ser humano vai sentir necessidade de destacar o que seja Deus, Deusa ou qualquer outra ideia de divindade. E o Clube INÉF está dando sua singela contribuição. Parabéns!
Que bom que gostou, pai!
Quanto mais eu cconheço, mais eu quero conhecer!
Eureka!!! Deus é uma interjeição!!!!!sacada da aula de hoje!
A visão do Yuval Noah Harari sobre as Religiões e deuses como ficções compartilhadas é muito precisa.
A Trilogia do Harari é espetacular e passa por todas as épocas de nossa História.
Vc é um grande Mestre e quero ser membro do clube INEF . Vc é SHOW
Ótima aula, eu estava pensando e estudando sobre os conceitos de transcendência, imanência e transumanismo, do ponto vista que transcendência não está mais em Deus mas da ligação do homem com a tecnologia. Hoje vejo que muitas pessoas dizem que acreditam em Deus mais vivem do tipo como se ele não existisse. Daria uma aula, para falar o homem abandonado a noção de transcendência para Deus para uma transcendência tecnologia.
Boa
Sou cristao e o que mais gosto do seu canal e o respeito e a maneira séria que você aborda os temas...parabéns queria ter tido um professor de filosofia assim ...rss
Obrigado pelo elogio
Ah! Como eu amo esse canal e suas aulas! Quero adquirir a caneca e a blusa. Riss
Quem sabe um dia!
Obrigada Evelyn e Vitor
=D
...o conhecimento leva a vida eterna.
Amei o cenário, amo suas aulas jovem Vitor Lima. Aqui de São José dos Campos - SP
Obrigado, Lia!
O cenário ficou muito bom! Nada contra os enfeites de antes, porém ficou mais clean.
Também gostei. Valeu, Thiago!
Magnífico estas aulas por você dada Victor, me inspira no debate sobre o tema, categoria e conclusão sobre .. . Abraços Victor
Nota mil essa aula. estou fazendo graduação em filosofia e estou com a disciplina filosofia da religião e me ajudou muito. Aliás, várias aulas aqui estão me ajudando muito.
Muito interessante, a didática. Toda reflexão, e passível , de várias variáveis...
Obrigado pelo elogio, Renato!
Parabéns professor, está nota 1000 como sempre, gratidão 🙏
Eu que agradeço
Professor que aula é essa muito show e auto explicativa. Meus parabéns por dar essa aula a todos que querem aprender e se, aproximar um pouco mais da matéria de filosofia que na verdade não é fácil assim, e que não é também um bicho de sete cabeças. Obrigado
A humanidade surgiu lá em 100.000 anos atrás.
Nesse começo provavelmente havia sentimentos, angústias metafísicas e religiosidade, mas deuses e Religião ainda não.
Só talvez milhares de anos depois é que esses sentimentos fizeram as pessoas criarem os deuses, religiões e rituais e então até hoje tais conceitos estão em muitas civilizações, incluindo na civilização ocidental, apesar da crescente secularização que aqui ocorre.
Ja ouvi falar há uma tribo remota sem o conceito de Deus, mas ela possui religiosidade e espiritualidade.
Já as demais culturas do mundo possuem ideias de Deus e diversos ritos religiosos.
A Revolução Científica do Século 17 mudou profundamente a forma como a humanidade pensa Deus e as religiões.
Sim
Agradeça seu pai por mim. Que bom que gostou
Parabéns prof. Vitor pela abordagem dada ao tema. Como sempre tornou o estudo mais elevado.
Obrigado Charles! 😃
muito bom
Obrigado, Matheus!
Parabéns pelo cenário, conteúdo, etc... só elogios p/ vocês!
Obrigado, Ana Paula!
Muito bom...parabéns ótima aula
Muito obrigada
Que aula impecável! rs
Aula incrível 👏🏻
Muito bem explicada, professor Vitor. sempre fui uma pessoa crente em Deus, só nunca acreditei nos deuses que as religiões insistem em que nós acredite, cada uma fala de um deus de formas diferentes em comparações com outras igrejas e religiões, mesmo que as vezes se falem através de um mesmo livro "Bíblia" é como se fossem deuses diferentes para cada um em particular. por isso gosto de estudar outros livros de religiões diferentes. acho que temos que estudar sobre Deus, não vejo necessidade de ser ateu ou outra coisa que tire Deus da minha vida. prefiro fazer como pascal. "entre crer e não crer, eu prefiro crer, pois crendo não estou perdendo tempo caso ele não exista. se ele existir e eu não crer , posso perder muito com isso. E não é medo, é decisão minha em crer em Deus.
Que bom que gostou, Luiz
Luiz Francisco, se um deus punir a criatura por não ter acreditado nela sem ela deixar claro sua existência.. aí é que não faz sentido mesmo. Essa aposta de Pascal é o mesmo que conversa de bêbado.
Boa noite!
Itaboraí, Rio de Janeiro
Bem-vindo, Alan!
Gostaria de saber como ter acesso aos materiais dessas aulas
O deus bíblico é um conceito.. uma idéia. Uma imaginação humana.
Gostaria de ouvir uma aula sobre o estoicismo moderno, será que podemos ser estoicos...
A compreensão deste deus se faz com a evolução do homem, assim como no jardim da infância você não vai ensinar logaritmo, tudo se da no seu tempo, com o passar do tempo o homem vai aprendendo mais e mais e seu entendimento vai evoluindo, até um dia que como a criança do jardim de infância vai entender o logaritmo.
Ente e essência
O que acho complicado em seu caso é que não renderá frutos a curto prazo, mas dependendo do prosseguimento da nação seu canal pode ser introdução... Com um pouco de sorte e esforço seu com certeza irá longe amigo.
Obrigado pelo apoio
O sagrado é um fenômeno intrinsicamente psicológico impregnado na consciência e inerente à condição humana.
Boa noite
Boa noite, Juliana!
Professor Vitor, perdoe-me, mas não consegui encontrar o conceito de "onomatóide" em lugar nenhum. Gostaria de utilizá-lo em meu TCC, poderia me indicar alguma fonte de pesquisa sobre ele? Obrigado!
Olá, Alexandre. A bibliografia que uso sempre fica na descrição do vídeo. Esse conceito é encontrado no livro WILKINSON, Michael B., CAMPBELL, Hugh N. Filosofia da Religião: uma introdução. Trad. Anoar Jarbas Provenzi. São Paulo: Paulinas, 2014
Cenário e figurino sumpimpas!
A característica mais básica do universo é que ele existe, e a cada segundo, ele continua existindo. Por que existe o próximo segundo? Por que simplesmente tudo não se apaga no segundo seguinte? Por que estamos inseridos nessa ideia de tempo? O próximo segundo só existe após passar o anterior? Ou ele existe mesmo antes de chegar o tempo dele? O futuro já existe ? O passado deixou de existir? De uma forma ou de outra existe um fluxo de existência no universo. Se o próximo segundo já existe, minha matéria também existe nesse segundo futuro, e se o próximo segundo não existe, eu não existo nesse segundo futuro. Se eu não existo no próximo milissegundo, em que intervalo de tempo eu sou criado novamente pelo universo? Mas se eu já existo no próximo segundo, por que eu não conheço o futuro? Por que minha mente tá presa no presente? Se a mente for somente material, pq nao tenho acesso a mente do segundo seguinte? Mas se a mente não for material, e o universo for somente matéria, a existência transcenderia esse universo. O próximo segundo existe?
Li seu comentário com objetivos de encontrar as respostas que você mesmo colocou no começo, entretanto tu colocou mais umas 10 no final e não respondeu nada kkkkkkk, tamo junto filósofo continua assim!
@@skudrebaixado8966 eu me li de novo e agora nem eu mesmo tô me entendendo mais
A filosofia sim pode nos dar uma compreensão sobre Deus, até porque os sacerdotes estudam a filosofia para compreender melhor a nossa relação com Deus.
Se pode nos ajudar a compreender o que é eu não sei, mas certamente nos ajuda a compreender o que não é.
...os justos herdarao a terra e viverao nela para sempre
Voltei neste vídeo por causa de uma sacada lógica relativa a pergunta: "Você compreende Deus?" Esta pergunta é curiosamente paradoxal, pois uma das mais comentadas características de Deus é que ele é incompreensível. Portanto, se você o compreendeu, é porque não o compreendeu.
Sou de Minas, Belo Hrizonte uai
Bem-vinda, Juliana!
Oi prof. Vitor... Seria possível sustentar a fé com base em fundamentos racionais e lógicos.
Seguindo na mesma linha proposta, de uma criação espontânea, desconhecemos o momento, o evento ou as razões, por exemplo, quando o não orgânico, não vivo, não sujeito as leis da evolução das espécies passou a ser orgânico (com as capacidades orgânicas inclusive a de se modificar frente pressão do ambiente), vivo (na essência do seu sentido e não apenas no seu significado) e sujeito, então, as leis da evolução das espécies. Talvez, cientificamente, possamos dizer que esse desconhecido fato não descredibiliza todos os outros fatos que se segue sendo, simplesmente, ainda desconhecido o que nos instiga pesquisar na busca pelo entendimento desse “reconhecido” desconhecimento (que eu não sei explica e, logo, experimentar, mas que a lógica dos eventos me faz crer que ele existiu, seja de forma única ou múltipla, em algum momento.
Não seria verdadeiro dizer que a fé que evidencia da mesma forma, sem explicar e se experimentar, deveria ter o mesmo “reconhecimento ao desconhecimento. Afinal, se o desconhecido científico não é negação a algo por que o desconhecido religioso seria.
Eu acho que a parada com base “isso é fé” de certa forma descredibilizando sua sequência é uma forma muito simplória. Talvez seja o próprio homem, uma peça, seguindo a analogia do relógio, dessa infinita complexidade.
Professor, suas aulas são muito instigantes.
Grande abraço.
Acho que as características do Deus filosófico defendido pelos 2 autores mencionados no fim do vídeo se distanciam muito do conceito tradicional de Deus Judaico-Cristão defendido fanaticamente como verdade absoluta eterna e única pelas religiões.
Dizer que são a mesma coisa não faz sentido.
Deve-se perguntar também se esse Deus filosófico alternativo interfere no nosso cotidiano, ouve orações, pune pessoas, estará conosco no pós-morte ou se apenas deu a origem ao Universo e não veremos ele no pós-morte.
JOSE MORENO DE FORTALEZA CEARÁ.
"Se uma pedra cair de um telhado sobre a cabeça de alguém um matar, demonstrarão do seguinte modo que a pedra caiu para matar esse homem: de fato, se não caiu com este fim e pelo querer de Deus, como é que tantas circunstâncias (pois amiúde muitas concorrem simultaneamente) poderan concorrer por acaso? Responderás talvez que isso ocorreu porque soprou um vento e o homem fazia seu caminho por ali. Insistirão, porém: por que o vento soprou naquele momento? por que o homem fazia o caminho por ali naquele mesmo momento? Se, ainda um fez, responderem que o vento se levantou na ocasião porque, na véspera, quando o tempo ainda está calmo, o mar começara a agitar-se, e porque o homem fora convidado por um amigo, insistirão novamente, porquanto o perguntar nunca finda: por que o mar se agitara? Por que o homem fora convidado naquele ocasião? E assim, mais e mais, não cessarão de interrogar pelas causas das causas, até que te refugies na vontade de Deus, isto é, no asilo da ignorância".
Tratado Teológico-Político, Baruch Espinosa.
Melhor comentário como sempre
As forças sobrenaturais, são simplesmente, forças quânticas, que formam coisas e pessoas quânticas (naturalmente invisíveis) e formam o espaço físico e a matéria nele. O problema é que há pessoas quânticas que são corruptas, assim como muitas das pessoas físicas. Mas a qualidade básica de Deus é a veracidade a favor do amor justo às suas criaturas, mesmo aquelas que tem imperfeição moral, os humanos, e que precisam de perdão por suas falhas involuntárias.
O Deus Bíblico e Cristão revela que somos extintos na morte, e ele vai recriar os que tiverem fé nele, vivos novamente. Ele revelou que as criaturas quânticas corruptas enganam a maioria dos humanos, dizendo que morremos fisicamente, mas que permanecemos vivos e existindo na dimensão quântica, é até aparecem milagrosamente com a forma de pessoas que morreram, para enganar, e por isso a fé exige crer que a morte é real e pode ser anulada apenas por uma recriação dos mortos que tiveram fé em vida, sejam justos ou injustos.
Nas revelações do Deus Bíblico, ele afirma ser um só Deus, uma só pessoa, e se apresenta pelo nome "Jeová" ou "Javé". Deus é uma pessoa quântica, infinitamente racional.
Devido à imperfeição moral dos humanos e a maldade, há evidência de ocorrer uma involução na natureza, não evolução, pois há uma revelação de que o começo dos humanos foi com a capacidade de ter uma perfeição moral e física, e capaz de não envelhecer ou adoecer e morrer.
Há a revelação de que Deus não criou do nada, mas criou tudo com sua própria energia onipresente nele e na criação, e que sua energia é mantida como base da existência de tudo, e se retirada, tudo se dissolveria na criação.
Prezado professor - Victor Lima...
Pelos vistos, a palavra "deus" - evoluiu dum simples impropério - perante um acontecimento inusitado, como um eclipse, um trovão, um terramoto, ou um furacão, para um evento intencional, por parte de entidades desconhecidas...
É mais complexo que isso
@@istonaoefilosofia
Professor, Víctor Lima...
Importa-se - de esclarecer um pouco melhor - o seu parecer, sobre essa suposta complexidade?
A religião não seria um "clube" onde as pessoa se unem para realizar determinado rito, no clube você vai a piscina, jogos etc. Nas casas religiosas também não é assim? O humano é agregador que vive em sociedade e as religiões não agrega os grupas para orar, fazer festas, tomar conta dos membros, ritos fúnebres etc. Como ponto de união se tem um deus que às vezes passa até sem muito importância, veja os evangélicos onde a politica tornou um fato importante.
Eu apoio o inef
Eu apoio o INEF
estudo filosofia a dois anos
história da filosofia agora vou pra filosofia da religião
q é a minha área sou cristão
profesor muito profundo
só discordo d filosofia d evolução é só teoria não é real
eu creio q os bichos forao criado de acordo cm a sua especie.
Professor, nessa aula o sr. "sofismou". Tantos "furos"!
muito bom