O Sangrador e o Doutor, Rio de Janeiro, 1820 - Histórias do Brasil (7/10)
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 2 พ.ย. 2024
- Benedito, um ex-escravo de 50 anos, é levado até um rico palacete em Botafogo. Dona Ana está aflita. Seu marido, João Alencar, está de cama, inconsciente, muito doente. Dona Ana ouviu dizer que se alguém pode curar seu marido esse alguém é Benedito, o maior sangrador da Cidade Nova. Disposta a tentar de tudo depois dos fracassos dos mais caros e respeitados médicos da Capital, Dona Ana pede que Benedito trate de seu marido. Após um rápido exame, Benedito decide começar o tratamento com uma sangria. Em seguida, deita "bixas" - sanguessugas - pelo corpo de Alencar. Dois dias depois, Alencar está de pé. Muito católico, ele credita sua recuperação às orações da mulher. Mas Dona Ana admite que recorreu a um barbeiro sangrador. Alencar, então, pede o endereço do ex-escravo, para que possa agradecer pessoalmente. Alencar encontra a pequena casa na Cidade Nova vazia. Mas escuta um falatório e um batuque. Ele entra. Nos fundos da casa, Alencar se depara com um culto de candomblé. Horrorizado com a cena, ele vai embora, fazendo o sinal da cruz: sua vida foi salva num ritual pagão. E isso ele não pode admitir.
Um documentário de meia hora que retrata temas sobre escravidão, cultura, tempo, prenconceitos, etc, muito bom! Excelente para reflexões!
Muito bom, eu e o glorioso 8 ano A assistimos e adoramos.
Sensacional!
tive a oportunidade de assistir aula de cidadania com nosso pe.Valmir Batalha,desmitificando toda incredulidade ,preconceito,discriminação com demais credos religiosos.Este filme retrata depoimento da madrinha de minha irmã com sua irmã curava aqueles necessitados..
cara passei a amar história , pois as outras matérias já não me trazem inspiração , quero ser um historiador .
muito obrigada por mostrar coisas muito importante.
Que excelente documentário
excelente
Alguém colocou o código qr que estava no livro na camera do celular e veio parar aqui também?
Eu kkkkk
Eu kkkk
eu n mais vim pela video aula q teve da atividade 41 de historia
Eukkkkkk
Ss
Muito obrigado por postar. Fantástico ver e aprender sobre o sangrador
Muito bom !
Ótimo documentário.
Série muito boa, podiam fazer mais.
sou indio com orgulho ja
Não tinha nenhum historiador negro nessa época?
Coitado do Benedito... 😢
O falecido ator Antonio Pompeo fez o papel de sangrador.
Tenho medo de dentista mesmo usando anestesia,imagine nesse tempo?
Deus me free
NEM GOSTO DE IMAGINAR 🙃
Amei
O que aconteceu com o Benedito???
Muito provavelmente foi condenado a morte
foi tomar chibatada
morreu
O mais surpreendente é que o personagem não foi cotista. Boa história.
Comentário mais antigo idoso
E oq isso tem a ver
Miauuuuuuuuu
Ainnnnnnnnnnnnnn
👍
e mo da hora so que esses cara historiadores fica falando
Essa língua aí é a portuguesa???Meu Deus...
Calunduzeiros eram curadores ilegais?
Só pode ser evanjegue. Evanjegue só presta preso.
Combien d'ignirance
Minuto 26:57
Com um nome desse, perdem toda a credibilidade kkkkkkk
que ridiculo esse comentário, com certeza vc ainda não leu o suficiente e acha q cota é um favor quando na verdade é um direito pelos anos de exploração
a cota deveria ser estendida a todos q precisam e ñ só para negros...
A cota para os estudantes de escola pública abarca aqueles que. Precisamos e não são negros.
Precisam
Minutos 27:02:
Diz a 1ª senhora: "regime monárquico"."Regime monárquico", "regime monárquico", "regime monárquico"....não existe, nem jamais existiu "regime monárquico" algum. A monarquia nada tem a ver com "regimes". "Regimes" são sistemas de governação assentes em ideologias, o que a monarquia não possui, nem jamais possuirá! A monarquia tanto pode ter na governação uma democracia, como uma ditadura, ou uma outra "coisa qualquer". "Regimes" são "capitalismo", "socialismo", "democracia", "ditadura", "república". Mas a monarquia não! Aliás, a monarquia brasileira nem sequer censura prévia tinha, tão "típica" de (certos) "regimes"! Que vocabulário! E que palavreado! E tudo apresentado com um "à vontade", como se isso fosse o mais natural e óbvio da vida. Nem piscam com um só olho sequer, de tão convencidos, que estão! Haja paciência! Paciência de Job, mesmo!
Mais: a partir dos mins. 21:44 diz a 2ª "outra senhora": "o que se descreve, quando se fala em calundú, são práticas mágicas, âââ..., cultos, em que você tem presença de danças, de música, batuques, tambores, atabaques (olha só! eram concertos ao vivo, né?**lol**), e as descrições são SEMPRE CHEIAS DE PRECONCEITO (*hahaha*), etc, "e então as práticas "religiosas" dos africanos, são consideradas práticas de feitiçaria"! Mas aquelas práticas SÃO feitiçaria! ASSUMIDAMENTE E SEM ESCONDER!
E o termo "feitiço" é precisamente o que designa todo esse tipo de manigâncias: mézinhas, invocações de espíritos, etc.
Aliás, a senhora até tinha dito: "práticas mágicas", e depois não é feitiçaria? Então é o quê???
Mais um monarquista a serviço da ideologização, opa desculpe, esqueci que só existe regime de ideias dentro da esquerda (procure no dicionário o significado de ideologia, você não sabe!). Mas a monarquia é um regime sacro santo baseado em Deus, louvada seja a bosta do imperador (que falta fez uma guilhotina). Mas que Deus é esse que permitiu que a escravidão, a instituição mais vil da civilização ocidental existir por 70 anos, com a graça e benção do regime monárquico ? "Vossa senhoria" se comporta tal qual o cristão do vídeo que envergonha Cristo vendo o demônio nos outros quando está em si mesmo. Foda-se, Deus te abençoe.
Mais um idealizador do passado buscando justificar o seu racismo!
passou de 3 linhas eu não leio
Cobiem d'ignorance