“Sou um Servo do Fogo Secreto (Chama Imperecível que está com Eru Ilúvatar), o controlador da Chama de Anor (quem detém da Autoridade dos Valar). O Fogo Negro de nada te servirá (o poder de Morgoth não tem autoridade perante mim), Chama de Ûdun (Servo do Inferno).”
Seus conteúdos nos fazem ficar cada vez mais apaixonados pela lore de Lotr, seu empenho em pesquisar, explicar, e exemplificar pra gente de forma tão fluída e interessante, é fantástico! Vc é foda mulher!
De longe essa sequência, desde que eles entram em Minas Moria, é minha favorita na trilogia, a ambientação, a tensão de Gandalf, todo o suspense antes dos Orcs surgirem das fendas da caverna, a batalha naquela "sala" contra o troll, depois o Balrog se aproximando com mais suspense ainda, Gandalf se impondo contra ele com determinação, a falsa esperança de que o Balrog foi derrotado e o que se segue, é tudo de prender o folego. Só acho que ficou estranho a cena onde "Gandalf" explica o que aconteceu, eu não havia entendido o que de fato havia acontecido até ver a explicação aqui no canal.
Que vídeo maravilhoso liana, lembro q recentemente comentamos esse assunto nos comentários. Ficou bem explicado. Lembrando q Gandalf (maia) na forma de mago tinha seus poderes reduzidos né. Parabéns liana 👏
Ainda tendo 25 minutos para começar já é um tremendo sucesso o vídeo parabéns porque você coloca temas bons e que bom ver e se prepare que se o anéis de poder for estrear a segunda temporada esse ano você terá vários vídeos para falar da série
A mulher sabe tudo! Obrigado, Liana. Tenho assistido muito seus vídeos e aprendido muito. Você tem algum vídeo que conta como começou seu gosto por Tolkien? Caso não, seria muito legal saber. Um grande abraço.
Quando ela começou a explicar eu ia entendendo menos ainda kkkk mas, é uma história muito cativante. Será que existe tudo isso no lado espiritual? Enfim, é a melhor passagem da trilogia para mim 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Tolkien era um católico fervoroso , mesmo com sua obra possuindo aspectos de outras crenças , fica bem claro que essa parte se refere ao Gandalf como um anjo , um servidor fiel de Deus e ao Balrog , um anjo caído que de forma alguma teria chance de vencer alguém como o mago.
Temos de entender a obra de Tolkien, buscando pela sua mais profunda inspiração. O professor era um católico fervoroso e dogmático. As referências são bastante visíveis, tendo um Deus Uno (Eru Iluvatar), seus arcanjos (os Valar) e os anjos (Maiar), dentre os Valar, um deles caído tal qual Lúcifer (Melkor) em conjunto com 1/3 de todos os anjos (os Valaquenta - Balrogs). A chama imperecível é na verdade mais análogo ao Espírito Santo. Em relação às trevas e ao calor solar, é nítido na obra dele que tudo que remete à escuridão é malicioso (como Laracna, Balrog, Gollum, Mordor, Sauron, Nazgul… etc) ao passo que os locais ensolarados são o bem (Rivendel, Mudança de Gandalf cinzento para o Branco, Valinor…)
3:00 Há um erro ai, é evidente que o Balrog é mais forte que o Gandalf, pelo menos em poder bruto, a prova disso é que o Gandalf tinha medo de encontrar ele na montanha e queria dar a volta.
Muito bom! ✌️😁 Então as palavras de Gandalf foram de intimidação no momento da batalha. ☝️😁 Refinado demais, até nas palavras! 😆 Mas será que elas chegavam bem nas oiças do Balrog? ☝️😉 Curioso de imaginar. 🤔
Essa tradução ficou confusa. Dava a impressão que o Gandalf tinha o fogo negro como carta na manga contra o balrog. O que não faz o menor sentido no contexto da obra.
@@mateusbertolaccini2224 Eu tive uma interpretação diferente. Pra mim nessa tradução Gandalf enfatiza a corrupção do balrog, "O fogo Negro não é bom para você, chama de Udûn"
O que eu Gandalf O Cinzento digo ao balrog de morgoht é que te vou desfazer em mil pedaços e vais pagar caro pelo que fizeste a meu amigo Balin e a seu irmão e a todos os anões da Terra Média ❤
Dizendo no modo popular, o que Gandalf quis dizer para o Balrog foi mais ou menos isso: "Sai vazado, capiroto, porque tu tá enfrentando um anjo servidor de Deus! Os valar tão me apoiando também, seu malacabado! Esse seu foguinho de merda aí não vai adiantar num vai adiantar de nada contra mim, sua cria dos infernos!"😂😂😂😂
Sugestão: Não sei se já tem algo a respeito disso, mas na bíblia tem anjos que fizeram filhos monstruosos com humanas e no legendário de Tolkien existem também essas uniões (talvez com elfos) mas não nascem criaturas gigantes. Como essas relações aconteciam?
Um ser espiritual como um Anjo não pode ter filhos ou se reproduzir entre si ou com humanos. Quando na Bíblia, em Genesis 6-4, se fala "gigantes", não são gigantes de fato, pois o mesmo nome/palavra para isso sempre foi usado ao decorrer dos outros livros quanto se trata de pessoas altas de grande estatura, como o gigante Golias, soldado que lutou para os filisteus e conquistou muitas vitórias. A palavra em Hebraico referente a gigantes é *_Nefelim_* e na versão original assim como nas traduções, sempre foi posta como "Gigantes". A passagem em Gênesis que relata isso; *_"Os filhos de Deus deitaram-se com as filhas dos homens, e tiveram filhos varões; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama."_* Gen. 6-4. Aqui não está se referindo a anjos, mas sim aos homens que faziam parte da linhagem de Seth, irmão de Cain, que eram fiéis, puros, que não se misturaram com os outros, obedientes, praticantes do monoteísmo e que adoravam a Deus, por tanto, os filhos de Deus, assim como TODOS os humanos são filhos Dele. A narrativa é simples e direta o falar sobre isso, e nesse passagem, as filhas dos homens são as mulheres da linhagem de Cain, ou seja, impura, suja, pecaminosa e que não seguiam oq Deus ordenava. Havia uma separação entre os povos quanto a quem manteve as tradições Adâmicas e que seguiu outro caminho. Além disso, o termo em Hebraico para "gigantes" (na tradução) tem sentido de "homens de feitos grandiosos", que se destacaram em seu tempo, e além disso, totalmente cruéis (Golias como citei em vários séculos depois). Eram uma linhagem que não seguia e não queria aceitar Deus, e que Ele mesmo castigou ao reduzir o tempo de vida da humanidade como um todo, de mil e poucos anos para 120 anos. Senhores de tribos poderosas que causaram conflitos entre seus irmãos distintos, mas que no meio deles, havia 1 homem correto, no caso, Noé. Então, pq achas que Deus enviou o Dilúvio e salvou somente uma família dentre todas as outras? Pois está estava caminhando em uma trilha de servidão a Deus.
Eu vejo esse dialogo assim : "Não vai passar, porque sou tão forte quanto você (ou seja eu sei quem você é). E uma luta comigo não trará ganhos para você. Recue e volte para Escuridão " O motivo de Galdalf falar isso na minha opinião é um Blefe. Porque a princípio Gandalf não poderia usar seus poderes como Servidor do Fogo Secreto (Maiar). E se Gandalf usasse seus Verdadeiros Poderes ele fracassaria na Missão dos Instari dada pelos Valar. E o Blefe é para isso. O Balrog de Moria aparentemente segue em frente porque agora que foi Reconhecido como Balrog de Morgoth ele deveria destruir a Sociedade do Anel para que ninguém descobrisse que a real natureza da Ruína de Durin seria um Balrog. E por isso, após ouvir o Aviso de Gandalf ele segue em frente atacando. Nesse momento, Gandalf não tem escolha ele precisa manifestar seus Verdadeiros Poderes e admite cometer a Falha da Missão para proteger Frodo e os Outros. Com isso ele ergue o cajado gritando alto e bate ele contra a ponte quebrando o cajado em sua mão esquerda e um liberando um lençol de CHAMAS BRANCAS que destroi a ponte e impede o Balrog de prosseguir. Nesse momento Gandalf tem apenas sua Espada Mágica para se defender. E o resto nós sabemos e claramente desde que o cajado é quebrado ele está com seus poderes em 100% o que explica ele lutar durante dias com o Balrog. Por fim para mim Servidor do Fogo Secreto - Servo de Eru. Chama de Anur - Chama da Vida ou Pura (Chamas Brancas) Fogo Negro - Servidor de Melkor criador do Fogo/Gelo Destrutivos. Para mim, é isso. Chama de Udun Grande Abraço Liana !!
Há muitos anos eu havia lido sobre o "fogo secreto" de Deus. Mas perdi a referência, se alguém souber me indicar agradeço. Mas desde o primeiro momento que assisti o filme tinha entendido que Gandalf chamava o Balrog de Chama de Udun . Em uma passagem do Silmarilion Morgoth procura no "vazio" a chama da criação de Eru mas não a encontra . Quando li o Senhor dos Anéis pela 2ª vez ja tinha lido o Silmarilion e dá para captar esses 'estereggs' com mais sabor
@@FabianaLeo Sim, eu tenho. E o mais me decepcionou em O Hobbit ( 😒 entre muitas outras coisas) foi não terem filmado a discussão do Gandalf e Thorin sobre incluírem Bilbo na contenda. Ali eu entendi toda a teimosia ananica 😄
uma pergunta de leigo mesmo, se o galdalf tinha tanto poder como ele tomou um pau do saruman e ficou presso no alto da torre !? porque ele não usou este ( anel do poder ) ou invocou algum poder esta chama !? e outra coisa este campo de força que ele demonstra ter quando o balrog da uma espada nele é o mesmo que saruman usa para se proteger dos espectros do anel ?
E se o Balrog obtivesse o Um Anel? Supondo que Gandalf não conseguisse fazê-lo cair e fosse subjugado, os outros membros da Comitiva do Anel não teriam muitas chances de vencer e o demônio obteria o Anel de Poder. Ele se tornaria um Senhor do Escuro?
Ótimo conteúdo, mas em minha opinião o Balrog é mais poderoso,mesmo perdendo o embate, porque nos é dito que o maiar que veio como mago para ajudar na terra média vem em uma forma idosa e drama para que o poder não o corrompa, ou seja , Melkor fez os balrog's para que tivesse sua força total, Já Mandus... fez os magos com parte dos seus poderes... Assim creio que o Balrog era mais poderoso (Só Feanor que era doido mesmo e matou dezenas quando chegou na terra média buscando vingança 😂)
Tem indicações, se não me engano no Contos Inacabados, de que o próprio fato de assumirem um corpo material limita o poder de um Maia, Liana 😊. Além do que foi apontado aqui em cima, sobre as limitações que se relacionam com a missão dos Magos na Terra Média e a possibilidade de eles se corromperem. O texto explicativo sobre os Magos no Contos Inacabados é muito bacana (além de ser muito bonito pra quem, como eu, é fã do Gandalf) ❤
Oh Liana, eu admito que sou um cinéfilo compulsivo, devo ter aproximadamente uns 5tb em filmes e séries arquivados, ou seja, é mais conteúdo do que eu poderei assistir mesmo que vivesse o tempo de duas vidas humanas. Enfim, o que eu quero registrar aqui neste espaço, é que a cena de Gandalf enfrentando o Balrog *durante a queda,* foi a cena mais linda que o cinema já produziu desde a sua criação, pelo menos na minha humilde opinião evidentemente.
“Sou um Servo do Fogo Secreto (Chama Imperecível que está com Eru Ilúvatar), o controlador da Chama de Anor (quem detém da Autoridade dos Valar). O Fogo Negro de nada te servirá (o poder de Morgoth não tem autoridade perante mim), Chama de Ûdun (Servo do Inferno).”
Basicamente: Vade retro. Sai capeta, em nome de Eru.
Boa explicação 😊
Acho sua voz tão agradável. Poderia te ouvir o dia todo. Excelente contadora de história.
Parabéns pelo trabalho.
Vídeo primoroso que dê nota à qualidade do trabalho feito neste canal, todos nós estamos impactados com o teu trabalho!
Realmente esta cena ficou pra história. Gandalf é ''o cara''!!!
Ele disse assim:
SOU MTO BRABO, NAO VEM Q NAO TEM, SENAO A CASA CAI PRO TEU LADO. NAO VEM Q NAO TEM!
Seus conteúdos nos fazem ficar cada vez mais apaixonados pela lore de Lotr, seu empenho em pesquisar, explicar, e exemplificar pra gente de forma tão fluída e interessante, é fantástico! Vc é foda mulher!
De longe essa sequência, desde que eles entram em Minas Moria, é minha favorita na trilogia, a ambientação, a tensão de Gandalf, todo o suspense antes dos Orcs surgirem das fendas da caverna, a batalha naquela "sala" contra o troll, depois o Balrog se aproximando com mais suspense ainda, Gandalf se impondo contra ele com determinação, a falsa esperança de que o Balrog foi derrotado e o que se segue, é tudo de prender o folego.
Só acho que ficou estranho a cena onde "Gandalf" explica o que aconteceu, eu não havia entendido o que de fato havia acontecido até ver a explicação aqui no canal.
Que vídeo maravilhoso liana, lembro q recentemente comentamos esse assunto nos comentários. Ficou bem explicado. Lembrando q Gandalf (maia) na forma de mago tinha seus poderes reduzidos né. Parabéns liana 👏
Valeu, Diego! Muito obrigada!
Que beleza! Gosto muito de suas explicações. Mesmo lendo e ainda aprendendo sobre a Terra Média, há muito que ainda é um mistério para nós!
Ainda tendo 25 minutos para começar já é um tremendo sucesso o vídeo parabéns porque você coloca temas bons e que bom ver e se prepare que se o anéis de poder for estrear a segunda temporada esse ano você terá vários vídeos para falar da série
A mulher sabe tudo! Obrigado, Liana. Tenho assistido muito seus vídeos e aprendido muito. Você tem algum vídeo que conta como começou seu gosto por Tolkien? Caso não, seria muito legal saber. Um grande abraço.
Quando ela começou a explicar eu ia entendendo menos ainda kkkk mas, é uma história muito cativante. Será que existe tudo isso no lado espiritual? Enfim, é a melhor passagem da trilogia para mim 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Como eu adoro os comentários dessa mulher ó, parabéns.
Essas elucidações sobre a obra são um conteúdo muito valioso. Obrigado pelo carinho e atenção com a obra. Meus parabéns.
Nossa analise perfeita, precisa e emocionante ^^
Eu me emociono vendo os vídeos desse canal. São tão magistrais. Parabéns.
Parabéns pelo Seu Trabalho 👏👏👏!
Tolkien era um católico fervoroso , mesmo com sua obra possuindo aspectos de outras crenças , fica bem claro que essa parte se refere ao Gandalf como um anjo , um servidor fiel de Deus e ao Balrog , um anjo caído que de forma alguma teria chance de vencer alguém como o mago.
Muito bom, deixa a cena melhor ainda sabendo o significado.
Perfeito!!!! Como sempre a Liana realizando um excelente trabalho!!! ❤
Oi liana um beijo, por favor quando der pra você faz continuação daquela live do casal jane e sumit com luana por favor 🥰
como sempre uma otima explicaçao esta de parabens Liana nota 1000000000000000
Adoro sua voz! Não sei se presto atenção no conteúdo ou na suavidade da voz!❤❤❤
Ele basicamente disse: "Sou um anjo do Senhor. Servidor do Espírito Santo (Anor)". "O fogo do Inferno (Udûn) não lhe terá valia".
🧙🏻♂️🧙🏻♂️🧙🏻♂️🧙🏻♂️🧙🏻♂️🧙🏻♂️🧙🏻♂️🧙🏻♂️🧙🏻♂️🧙🏻♂️🧙🏻♂️🧙🏻♂️🧙🏻♂️🧙🏻♂️🧙🏻♂️🧙🏻♂️
Perfeito!
Ótima versão
Não acredito muito nessa edição não parece está a transformar o senhor dos anéis na bíblia
Muito forte, chega a arrepiar pensar nele falando dessa forma!
Meu canal favorito do youtube!
Melhor canal sobre Tolkien do Brasil!!!
Exatamente
Incrível conteúdo!! Obrigado
Seu canal é o que faz o TH-cam valer a pena...
Como sempre um espetáculo de vídeo. 👏🏼👏🏼👏🏼
Tenho certeza que escorreu um melado do Balrog na hora que ele soube que o Gandalf era na verdade um Maiar.
@@cikeke2011 parece que o balrog subestimou o mago
O Balrog também é
10:48 foda ❤
Obrigado pelo seu trabalho primoroso.
Narração perfeita, otimo video.
Obrigado pelo video, mais uma vez!
Gratidão!
Ótimo vídeo! Sempre quis saber o significados dessas palavras!
Muito esclarecedor o vídeo! Parabéns!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
posso falar por todos : Nós te amamos Liana.
Obrigado por esse vídeo.
Seu trabalho é ótimo. Sempre um prazer acessar❤
Narrativa maravilhosa!
Gostei da sua interpretação!
Que video! Curto, objetivo e completo!
Fantástico, o tema e o vídeo!
excelente conteúdo como sempre.... adorei!!!!
Excelente conteúdo como sempre.
Vc é muito FERA!!! PARABÉNS
2:17 precisamente, são o que se chama de Hierarquias Criadoras, usando os termos da Ciência das Idades.
Excelente explicação! Sempre fico arrepiado vendo essa cena rsrs
Que vídeo excelente, Liana!
Tanto no livro quanto na adaptação é de arrepiar
O filme está recheado de referências ao silmarillion, muito massa.
Gostei da tradução no final.
Em algum texto eu tinha visto que Udun de Mordor podia ser uma homenagem que Sauron fez a fortaleza do seu mestre. Faz sentido ao menos.
Obrigado pelo video.
Temos de entender a obra de Tolkien, buscando pela sua mais profunda inspiração.
O professor era um católico fervoroso e dogmático.
As referências são bastante visíveis, tendo um Deus Uno (Eru Iluvatar), seus arcanjos (os Valar) e os anjos (Maiar), dentre os Valar, um deles caído tal qual Lúcifer (Melkor) em conjunto com 1/3 de todos os anjos (os Valaquenta - Balrogs).
A chama imperecível é na verdade mais análogo ao Espírito Santo.
Em relação às trevas e ao calor solar, é nítido na obra dele que tudo que remete à escuridão é malicioso (como Laracna, Balrog, Gollum, Mordor, Sauron, Nazgul… etc) ao passo que os locais ensolarados são o bem (Rivendel, Mudança de Gandalf cinzento para o Branco, Valinor…)
Taí uma coisa q tava refletindo um dia desses ao reassistir Senhor Anéis, o q significa as palavras d Gandalf, "o fogo negro não é bom para você..."
Fantástico 😮😮😮
Esse final foi bravo
Poderia fazer um vídeo falando sobre a importância de gandalf.
Como sempre, impecável ❤
Vídeo muito top! ❤
Vídeo maravilhoso❤
Toda vez me arrepio só em lembrar dessa passagem. Toda vez!
3:00 Há um erro ai, é evidente que o Balrog é mais forte que o Gandalf, pelo menos em poder bruto, a prova disso é que o Gandalf tinha medo de encontrar ele na montanha e queria dar a volta.
Sasinhora .... porque sera que nao to perdendo mais um video ?/ Acho que to viciado na sua voz
Liana, você é a melhor produtora de conteúdo que trata da obra de Tolkien!👏🏻👏🏻
Muito bom! ✌️😁
Então as palavras de Gandalf foram de intimidação no momento da batalha. ☝️😁
Refinado demais, até nas palavras! 😆
Mas será que elas chegavam bem nas oiças do Balrog? ☝️😉
Curioso de imaginar. 🤔
Muito bom!!!
Belo vídeo.
🎉Maravilha
Sempre quis saber o que significava as palavras que Gandalf falava até pedi em um vídeo mais antigo muito obg ❤
Espero que tenha gostado!!❤️😘
Ótimo, ainda não tinha visto nada a respeito dessas frases de Gandalf!!!
"fogo Negro não é bom para você, chama de Udûn" 🧙🏼♂️
Essa tradução ficou confusa. Dava a impressão que o Gandalf tinha o fogo negro como carta na manga contra o balrog. O que não faz o menor sentido no contexto da obra.
@@mateusbertolaccini2224 Eu tive uma interpretação diferente. Pra mim nessa tradução Gandalf enfatiza a corrupção do balrog, "O fogo Negro não é bom para você, chama de Udûn"
@@nadson3168 tipo: drogas não são boas pra vc, seu nóia!
Muito bom!
Eu lembro que a Martins Fontes lançou um dicionário da terra média tomara que a Harper Collins publique um dia claro
Qual a fonte dessas imagens? Principalmente a do 10:10
Perfeito!
O que eu Gandalf O Cinzento digo ao balrog de morgoht é que te vou desfazer em mil pedaços e vais pagar caro pelo que fizeste a meu amigo Balin e a seu irmão e a todos os anões da Terra Média ❤
Dizendo no modo popular, o que Gandalf quis dizer para o Balrog foi mais ou menos isso: "Sai vazado, capiroto, porque tu tá enfrentando um anjo servidor de Deus! Os valar tão me apoiando também, seu malacabado! Esse seu foguinho de merda aí não vai adiantar num vai adiantar de nada contra mim, sua cria dos infernos!"😂😂😂😂
Sugestão: Não sei se já tem algo a respeito disso, mas na bíblia tem anjos que fizeram filhos monstruosos com humanas e no legendário de Tolkien existem também essas uniões (talvez com elfos) mas não nascem criaturas gigantes. Como essas relações aconteciam?
Um ser espiritual como um Anjo não pode ter filhos ou se reproduzir entre si ou com humanos.
Quando na Bíblia, em Genesis 6-4, se fala "gigantes", não são gigantes de fato, pois o mesmo nome/palavra para isso sempre foi usado ao decorrer dos outros livros quanto se trata de pessoas altas de grande estatura, como o gigante Golias, soldado que lutou para os filisteus e conquistou muitas vitórias.
A palavra em Hebraico referente a gigantes é *_Nefelim_* e na versão original assim como nas traduções, sempre foi posta como "Gigantes".
A passagem em Gênesis que relata isso;
*_"Os filhos de Deus deitaram-se com as filhas dos homens, e tiveram filhos varões; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama."_* Gen. 6-4.
Aqui não está se referindo a anjos, mas sim aos homens que faziam parte da linhagem de Seth, irmão de Cain, que eram fiéis, puros, que não se misturaram com os outros, obedientes, praticantes do monoteísmo e que adoravam a Deus, por tanto, os filhos de Deus, assim como TODOS os humanos são filhos Dele.
A narrativa é simples e direta o falar sobre isso, e nesse passagem, as filhas dos homens são as mulheres da linhagem de Cain, ou seja, impura, suja, pecaminosa e que não seguiam oq Deus ordenava.
Havia uma separação entre os povos quanto a quem manteve as tradições Adâmicas e que seguiu outro caminho.
Além disso, o termo em Hebraico para "gigantes" (na tradução) tem sentido de "homens de feitos grandiosos", que se destacaram em seu tempo, e além disso, totalmente cruéis (Golias como citei em vários séculos depois).
Eram uma linhagem que não seguia e não queria aceitar Deus, e que Ele mesmo castigou ao reduzir o tempo de vida da humanidade como um todo, de mil e poucos anos para 120 anos.
Senhores de tribos poderosas que causaram conflitos entre seus irmãos distintos, mas que no meio deles, havia 1 homem correto, no caso, Noé.
Então, pq achas que Deus enviou o Dilúvio e salvou somente uma família dentre todas as outras? Pois está estava caminhando em uma trilha de servidão a Deus.
@@Sanedit7 Obrigado amigo. De fato eu não me expressei direito, estava falando mais do conceito de "filhos de anjos" mas muito boa a resposta.
É de arrepiar
Essa cena no filme ficou magnífica
A chama é o anel de fogo élfico que ele recebe do portador de um dos 3 anéis, ele fala isso na Prólogo da queda de Gondolin.
Peter Jackson fez uma obra que eu espero que dure pra sempre. Aliás, ótima narração e projeção de voz!
Eu vejo esse dialogo assim :
"Não vai passar, porque sou tão forte quanto você (ou seja eu sei quem você é). E uma luta comigo não trará ganhos para você. Recue e volte para Escuridão "
O motivo de Galdalf falar isso na minha opinião é um Blefe. Porque a princípio Gandalf não poderia usar seus poderes como Servidor do Fogo Secreto (Maiar). E se Gandalf usasse seus Verdadeiros Poderes ele fracassaria na Missão dos Instari dada pelos Valar. E o Blefe é para isso.
O Balrog de Moria aparentemente segue em frente porque agora que foi Reconhecido como Balrog de Morgoth ele deveria destruir a Sociedade do Anel para que ninguém descobrisse que a real natureza da Ruína de Durin seria um Balrog. E por isso, após ouvir o Aviso de Gandalf ele segue em frente atacando.
Nesse momento, Gandalf não tem escolha ele precisa manifestar seus Verdadeiros Poderes e admite cometer a Falha da Missão para proteger Frodo e os Outros.
Com isso ele ergue o cajado gritando alto e bate ele contra a ponte quebrando o cajado em sua mão esquerda e um liberando um lençol de CHAMAS BRANCAS que destroi a ponte e impede o Balrog de prosseguir. Nesse momento Gandalf tem apenas sua Espada Mágica para se defender.
E o resto nós sabemos e claramente desde que o cajado é quebrado ele está com seus poderes em 100% o que explica ele lutar durante dias com o Balrog.
Por fim para mim
Servidor do Fogo Secreto - Servo de Eru.
Chama de Anur - Chama da Vida ou Pura (Chamas Brancas)
Fogo Negro - Servidor de Melkor criador do Fogo/Gelo Destrutivos.
Para mim, é isso.
Chama de Udun
Grande Abraço Liana !!
Há muitos anos eu havia lido sobre o "fogo secreto" de Deus. Mas perdi a referência, se alguém souber me indicar agradeço.
Mas desde o primeiro momento que assisti o filme tinha entendido que Gandalf chamava o Balrog de Chama de Udun .
Em uma passagem do Silmarilion Morgoth procura no "vazio" a chama da criação de Eru mas não a encontra .
Quando li o Senhor dos Anéis pela 2ª vez ja tinha lido o Silmarilion e dá para captar esses 'estereggs' com mais sabor
Helio, vc já deu uma olhada no Contos Inacabados?
@@FabianaLeo Sim, eu tenho.
E o mais me decepcionou em O Hobbit ( 😒 entre muitas outras coisas) foi não terem filmado a discussão do Gandalf e Thorin sobre incluírem Bilbo na contenda.
Ali eu entendi toda a teimosia ananica 😄
Na versão dublada eles "traduziram" - O fogo negro não é bom para vc. - 🤦🏽♂️
❤❤❤❤❤
Sempre entendi que ele quis dizer que o fogo secreto controla a chama de Anor
✌️🫡 salve o SENHOR DOS EXÉRCITOS DEUS TODO PODEROSO DEUS salve seu povo
aposto como Gandalf não disse isso ^^
@@harmonidoalvorecer 😂
uma pergunta de leigo mesmo, se o galdalf tinha tanto poder como ele tomou um pau do saruman e ficou presso no alto da torre !? porque ele não usou este ( anel do poder ) ou invocou algum poder esta chama !? e outra coisa este campo de força que ele demonstra ter quando o balrog da uma espada nele é o mesmo que saruman usa para se proteger dos espectros do anel ?
Gandalf é mais poderoso que o balrog tendo em vista que ele esta sobre a restrição de um homem velho e ainda sim conseguiu empatar.
Te amo vc é toop demais
Finalmente!!!
E se o Balrog obtivesse o Um Anel? Supondo que Gandalf não conseguisse fazê-lo cair e fosse subjugado, os outros membros da Comitiva do Anel não teriam muitas chances de vencer e o demônio obteria o Anel de Poder. Ele se tornaria um Senhor do Escuro?
Essa parte é uma alusão a bíblia: um ser angelical expulsando o ser das trevas.
Sauron tambem e mayar
Ótimo conteúdo, mas em minha opinião o Balrog é mais poderoso,mesmo perdendo o embate, porque nos é dito que o maiar que veio como mago para ajudar na terra média vem em uma forma idosa e drama para que o poder não o corrompa, ou seja , Melkor fez os balrog's para que tivesse sua força total, Já Mandus... fez os magos com parte dos seus poderes...
Assim creio que o Balrog era mais poderoso (Só Feanor que era doido mesmo e matou dezenas quando chegou na terra média buscando vingança 😂)
Tanto que Saruman foi corrompido, por ser mais poderoso e estar sempre em busca de conhecimento e conhecimento é poder!
Tem indicações, se não me engano no Contos Inacabados, de que o próprio fato de assumirem um corpo material limita o poder de um Maia, Liana 😊. Além do que foi apontado aqui em cima, sobre as limitações que se relacionam com a missão dos Magos na Terra Média e a possibilidade de eles se corromperem. O texto explicativo sobre os Magos no Contos Inacabados é muito bacana (além de ser muito bonito pra quem, como eu, é fã do Gandalf) ❤
Exatamente, é incrível mesmo... imagina se Tolkien tivesse mais tempo.
Oh Liana, eu admito que sou um cinéfilo compulsivo, devo ter aproximadamente uns 5tb em filmes e séries arquivados, ou seja, é mais conteúdo do que eu poderei assistir mesmo que vivesse o tempo de duas vidas humanas. Enfim, o que eu quero registrar aqui neste espaço, é que a cena de Gandalf enfrentando o Balrog *durante a queda,* foi a cena mais linda que o cinema já produziu desde a sua criação, pelo menos na minha humilde opinião evidentemente.
🦇🦇🦇🦇🦇🦇🦇🦇🦇🦇🦇
🦇 GRIMÓRIO DE ATLÂNTIDA 🦇
🦇 ESCOLA DE BRUXARIA 🧙🏻♂️ 🦇
🦇🦇🦇🦇🦇🦇🦇🦇🦇🦇🦇