+maria cristina Ahrens Olá Maria Cristina, São comentários iguais aos seus que nos fazem dar continuidade nesse trabalho de divulgação. Obrigado. Abraços fraternos!
Maravilha meu Deus! Ainda podemos encontrar Umbanda com respeito e verdade na caridade e nos ensinamentos de Jesus! Me emocionei muito... Não deixemos nunca a Umbanda morrer!!! Salve Deus e Salve Oxóssi e todas as grandes entidades das matas!!! Parabéns!!!
Alexandre De Souza Olá Alexandre, Agradecemos o seu comentário e aproveitamos para convidá-lo a assistir Gira de Oxum e Iansã 2014 (th-cam.com/video/enm5hwYAts0/w-d-xo.html). Um abraço!
Olá Ademir, Agradeço o seu comentário, mas gostaria de esclarecer que não sou eu quem decora o terreiro. Existe uma equipe que troca ideias e executa a decoração de acordo com o que ficou combinado. Abraço fraternal!
Bom dia, Mayara! Fui 'obrigado' a parar de filmar/editar e postar vídeos porque me deram uma outra incumbência no terreiro: agora sou curimbeiro! Agradeço suas palavras e já deixo um convite para assistir nossas giras ao vivo.
Olá Raphh, Normalmente postamos uma gira festiva por ano para cada Orixá. Já está em fase de edição a Gira de Oxóssi 2016, que aconteceu em janeiro. Falta pouco... Agradecemos o seu interesse e ficamos muito honrados com o seu pedido. Axé!
Olá Ruan, Primeiramente, gostaria de me desculpar pela demora para lhe responder. Estava preso a compromissos profissionais e espirituais. Agradecemos o seu comentário!
Hoje eu passei em frente da tenda, como estou fazendo nas últimas semanas. Havia um cartaz informando que ainda não há previsão de retorno, mas que podemos enviar nomes para preces a um número de telefone. Mas eu não tenho celular, então não tenho como fazer isso. Seria pedir muito que me fizesse esse encaminhamento? Tenho dois nomes: Mafalda Cordeiro Barbosa e Jaime Francisco Barbosa. Eles já estão mortos. Este comentário me faz lembrar daquelas duas caixinhas que ficam sobre as muretas que dividem a área dos assistidos da dos médiuns e criaturas manifestantes. Eu via pessoas anotando nomes nos papelzinhos das caixinhas e entregando-os para os médiuns, imagino que para preces ou irradiações. Mas as caixinhas não traziam identificações, e como os nomes que eu desejava anotar eram dessas duas pessoas que lhe dei, já mortas, eu não sabia se podia ou não escrevê-los e dá-los a um médium, então nunca o fiz.
Olá,amo as postagens deste terreiro....muito axé...oke Caboclo❤ queria saber se não há nenhuma gira nova como a de ibeijada,oxum ou qualquer uma ❤muito axe pra tds😍
+Mayara Maya Olá Mayara, Existem várias giras para serem editadas (praticamente metade de todas as giras de 2015), e a gira de Oxóssi de 2016. O problema é a falta de tempo para eu editar. Espero que em 2016 eu consiga dar um jeito para tirar todo esse atraso. Agradecemos seu comentário e o seu interesse!
Carlos Henrique Olá você frequenta esse terreiro ? olha EU TÔ ENCANTADA PARABÉNS !!! A UM BANDA É MINHA RELIGIÃO !! TENHO APENAS 21 ANOS MINHA VO E MÃE DE SANTO ESTOU INICIANDO NESSA RELIGIÃO MARAVILHOSA !!! DEUS TE ABENÇOE IRMÃO OXALÁ ESTEJA COM TODOS NÓS UMBANDISTAS !!! 😘😘😘😘👏👏👏👏👏👏❤❤❤❤❤❤
Olá Thatiane, Não. Seguimos a linha do Caboclo Mirim. Se desejar fazer uma pesquisa, procure sobre 'Caboclo Mirim', ou 'Primado de Umbanda', por exemplo. Abraço fraternal!
+Nica Vieira Olá Nica, Percebo que nunca ouviu falar do Caboclo Mirim e a sua Seara, fundada em 1924. Peça a gentileza de fazer uma pesquisa na internet para saber detalhes a respeito de ritualísticas. Sob a orientação do Caboclo Mirim, foi fundado o Primado de Umbanda, uma das primeiras federações umbandistas do Brasil, para difundir e estimular o estudo da religião de Umbanda e dos seus reais ensinamentos. A "Escola da Vida", fundada pelo Caboclo Mirim, possui uma ritualística diferente das conhecidas. Portanto, o uso de calçados, microfones e outras coisas que podem parecer absurdas para determinadas dissidências da nossa religião, são perfeitamente explicadas e fundamentadas aos olhos de Oxalá. Muito axé para você!
Irani Bastos Olá Irani, A Gira de Ogum 2015 foi filmada e está em fase de edição. Além dela, já está em edição também a Feijoada dos Pretos Velhos e elas não demorarão a ficar prontas. Agradecemos o seu interesse!
+Nica Vieira Olá Nica, Estamos cientes que existem várias ritualísticas na Umbanda. A nossa é apenas uma dentre várias. Um microfone, um calçado ou qualquer outro 'acessório' que venha a ser utilizado numa sessão, não restringe um médium praticar a caridade. Concorda? Abraços fraternos!
Não entendi o porquê dos médiuns estarem calçados, sendo que é tão importante o contato dos pés com o chão, esse é o único ponto que não me agradou, no demais é tudo muito bonito!
Olá Barsali, Certamente você não conhece ou nunca ouviu falar do Caboclo Mirim e a sua Seara, fundada em 1924. Sob a orientação do Caboclo Mirim, foi fundado o Primado de Umbanda, uma das primeiras federações umbandistas do Brasil, para difundir e estimular o estudo da religião de Umbanda e dos seus reais ensinamentos. A "Escola da Vida", fundada pelo Caboclo Mirim, possui uma ritualística diferente das conhecidas. Portanto, o uso de calçados, microfones e outras coisas que podem parecer absurdas para determinadas dissidências da nossa religião, são perfeitamente explicadas e fundamentadas aos olhos de Oxalá. Agradecemos o seu comentário e desejamos muito axé para você!
Conheço muito bem a história da Umbanda Sagrada, inclusive sei que o caboclo Mirim, comandou uma das sete casas de umbanda sob as diretrizes do caboclo das sete encruzilhadas! No primado de Umbanda nada foi dito sobre entidades incorporadas usarem calçados, Uma coisa é certa! Se o Sr. Não tem conhecimento o suficiente para responder minha pergunta o Sr. deveria se informar melhor ou dizer que no momento não tem a informação, Ao invés de procurar subterfúgio pejorativo, sem o mínimo de fundamentação religiosa, que não condiz com o bom comportamento umbandista! O caboclo das sete encruzilhadas nos ensinou (Vamos aprender com quem sabe mais, ensinar a quem sabe menos), recomendo que o Sr. estude os fundamentos desse caboclo!
Olá novamente, Sr. Barsali, Desculpe novamente a minha 'ignorância', conforme insinuado acima, assim como o desconhecimento de terreiros que sejam associados ao Primado de Umbanda (na linha do Caboclo Mirim) que não utilizam calçados. Além de médium, também trabalho para o Programa Melodias de Terreiro, onde tenho a tarefa de visitar centenas de terreiros de Umbanda e Candomblé, e posso lhe afirmar que em nenhum dos centros afiliados ao Primado eu vi médiuns com o pé no chão. Agradeço a sua recomendação, prometendo que vou continuar me esforçando em aprender cada vez mais, assim como me manter humilde perante os irmãos que procuram por auxílio. Abraço fraterno!
Ok S.r. Carlos Henrique, então o fato dos médiuns mesmo os manifestados espiritualmente, estarem calçados, é uma mera exigência dessa federação (primado de Umbanda), não tendo nada a ver, com nenhuma fundamentação religiosa.
Olá Sr. Barsali, Se vamos falar sobre fundamentos da Umbanda, preciso esclarecer alguns pontos: 1) A Escola/Linha de Umbanda, apresentada pelo Caboclo Mirim, fundador da Tenda Espírita Mirim em 1924 no Rio de Janeiro e do Primado de Umbanda em 1952, orientou a padronização da vestimenta através do uso de uniforme composto, obrigatoriamente, por macacão branco para os homens e vestidos brancos para as mulheres, roupas de baixo totalmente brancas, meia e sapatos brancos - inclusive as solas, os femininos não podem ter qualquer salto, seja externo, interno ou plataforma. Tal orientação visa à segurança dos Médiuns que, juntos, compõem uma Gira que reúne mais de 2 mil pessoas (inclusive há registros na Internet de Gira no Maracanãzinho). O uso do calçado reduz praticamente a zero o risco de queimar o pé numa guimba de charuto, numa brasa do defumador, de tomar uma pisada no pé ou de uma topada. Imagine a mão de obra que daria para dispensar cuidados emergenciais a pessoas que viessem a sofrer tais consequências...2) Estudos profundos de mediunidade, inclusive naqueles já codificados por Kardec (mas não se reduzindo a estes!), indicam que a manifestação espiritual se dá através do domínio do Sistema Nervoso Central dos Médiuns pelos Espíritos/Entidades. Tais influências não sobem nem saem pelos pés. Para isso, são utilizados os principais chacras, especialmente o coronário, que está posicionado no topo das nossas cabeças e que alguns chamam de "coroa" (daí o fato de não ser interessante que outras pessoas coloquem suas mãos sobre nossas cabeças, pois não se sabe as suas intenções e por ser este um dos grandes meios de entrada de energia para nossos corpos). Assim, podemos facilmente concluir que a tradição de se manter os pés descalços não tem nada de espiritual em si e que o uso dos sapatos, de igual maneira, em nada potencializa ou reduz a força e a seriedade da comunicação.Obrigado por me permitir (novamente) esclarecer esse mito de que "Umbanda é pé no chão". Axé!
olá! Bom dia. ! Desculpe minha ignorância! As entidades calçadas? Isso pra mim não é umbanda ! Microfone sendo usado na hora até que vai ! Daqui a pouco vão dar o microfone na mão do caboclo e ela vai sair cantando o seu ponto no microfone. É muita coisa pra minha cabeça!
Olá Karlos, A Escola/Linha de Umbanda, apresentada pelo Caboclo Mirim, fundador da Tenda Espírita Mirim em 1924 no Rio de Janeiro e do Primado de Umbanda em 1952, orientou a padronização da vestimenta através do uso de uniforme composto, obrigatoriamente, por macacão branco para os homens e vestidos brancos para as mulheres, roupas de baixo totalmente brancas, meia e sapatos brancos - inclusive as solas, os femininos não podem ter qualquer salto, seja externo, interno ou plataforma. Tal orientação visa à segurança dos Médiuns que, juntos, compõem uma Gira que reúne mais de 2 mil pessoas (inclusive há registros na Internet de Gira no Maracanãzinho). O uso do calçado reduz praticamente a zero o risco de queimar o pé numa guimba de charuto, numa brasa do defumador, de tomar uma pisada no pé ou de uma topada. Imagine a mão de obra que daria para dispensar cuidados emergenciais a pessoas que viessem a sofrer tais consequências...Estudos profundos de mediunidade, inclusive naqueles já codificados por Kardec (mas não se reduzindo a estes!), indicam que a manifestação espiritual se dá através do domínio do Sistema Nervoso Central dos Médiuns pelos Espíritos/Entidades. Tais influências não sobem nem saem pelos pés. Para isso, são utilizados os principais chacras, especialmente o coronário, que está posicionado no topo das nossas cabeças e que alguns chamam de "coroa" (daí o fato de não ser interessante que outras pessoas coloquem suas mãos sobre nossas cabeças, pois não se sabe as suas intenções e por ser este um dos grandes meios de entrada de energia para nossos corpos). Assim, podemos facilmente concluir que a tradição de se manter os pés descalços não tem nada de espiritual em si e que o uso dos sapatos, de igual maneira, em nada potencializa ou reduz a força e a seriedade da comunicação. Obrigado por me permitir (novamente) esclarecer esse mito de que "Umbanda é pé no chão". E se me permitir mais um comentário em defesa daqueles que se utilizam de microfone para se comunicar com os médiuns e assistência, tenho visto muito isso acontecer nas visitas que faço as casas de Umbanda. Trabalho no Programa Melodias de Terreiro e essa é uma das minhas funções. Geralmente esses chefes de terreiro fazem isso por estarem em casas muito grandes e cheias. Dessa forma, eles garantem que suas mensagens cheguem aos ouvidos de todos. Abraços fraternos!
Hoje 20/01/2020 estou assistindo este vídeo em homenagem ao senhor das matas o senhor Oxóssi... Salve Oxóssi... Salve São Sebastião
Meu glorioso
São Sebastião
Que representa Oxóssi na terra
Livrai-me da peste da fome
Da fome da peste traição e da guerra
Adoro assistir os trabalhos desta casa.... me traz muita paz.
+maria cristina Ahrens
Olá Maria Cristina,
São comentários iguais aos seus que nos fazem dar continuidade nesse trabalho de divulgação. Obrigado.
Abraços fraternos!
okê caboclo 😍 que trabalho lindo muito axé pra o terreiro que pai oxalá abençoe vcs
Conhecendo agora o seu canal fiquei encantada! A Umbanda é muito linda por sua simplicidade. Abraços fraternos a todos.
+Beatriz Esteves
Olá Beatriz,
Agradecemos imensamente o seu comentário!.
Muito axé para você e para toda a sua família!
Maravilha meu Deus! Ainda podemos encontrar Umbanda com respeito e verdade na caridade e nos ensinamentos de Jesus! Me emocionei muito...
Não deixemos nunca a Umbanda morrer!!!
Salve Deus e Salve Oxóssi e todas as grandes entidades das matas!!!
Parabéns!!!
+Nydá flor
Olá Nydá,
Agradecemos sua visita e o seu comentário.
Muito axé para você!
Obrigada e muita luz para todos vocês!
+Nydá flor
Mais uma vez, obrigado.
Abraços fraternos!
IDEM DE CORAÇÃO!!!
+Nydá flor
Muito axé para você!
Belo exemplo de como é a verdadeira umbanda, parabéns .
Olá Alan,
Agradecemos o seu comentário!
Alan Silva axeee
parabens muito lindo e muito firme
Lindo lindo demais! Saravá Oxossi!
Alexandre De Souza Olá Alexandre,
Agradecemos o seu comentário e aproveitamos para convidá-lo a assistir Gira de Oxum e Iansã 2014 (th-cam.com/video/enm5hwYAts0/w-d-xo.html).
Um abraço!
assistirei agora! Obrigado!
Alexandre De Souza É sempre um prazer recebê-lo em nosso canal.
Aguardamos o seu retorno, se possível com uma avaliação da gira.
Axé!
Linda homenagem! Parabéns!
Eu sou de Buenos Aires, Argentina sua tenda e formossa, Quem sabe algum dia vou conhecer! Axê!
que decoração mais linda que decoração mais linda você tem muito Capricho
Olá Ademir,
Agradeço o seu comentário, mas gostaria de esclarecer que não sou eu quem decora o terreiro. Existe uma equipe que troca ideias e executa a decoração de acordo com o que ficou combinado.
Abraço fraternal!
pois eu gostaria de saber se ja reabriram,pois estou amando tudo e gostaria de conhecer e quem sabe fazer o meu desenvolvimento
Desculpe a demora para responder...
Nosso Centro sempre reabre no dia 20 de Janeiro, com a gira de Oxóssi.
Linda casa, grande AXÉ... AMEI.
+maria cristina Ahrens
Olá Maria Cristina,
Agradecemos o seu comentário!
adoro esta umbanda
Olá Mariza,
Agradecemos o seu comentário!
Seus vídeos fazem falta🤷❤️
Bom dia, Mayara!
Fui 'obrigado' a parar de filmar/editar e postar vídeos porque me deram uma outra incumbência no terreiro: agora sou curimbeiro!
Agradeço suas palavras e já deixo um convite para assistir nossas giras ao vivo.
Muito lindo o terreiro e umbanda de verdade. Quanto ao microfone acho natural porque facilita o curimba e o ogan
muito bom
lindo !!
Euqueria saber a respeito sobre caboclo zumbi
amem axe axe
Por favor eu queria saber sobre caboclo zumbi trabalho com um
..SALVE AS FORÇAS DE SAO SEBASTIAO QUE ASSIM SEJA .GRATIDAO AXE..
Posta mais giras de caboclos 💓
Olá Raphh,
Normalmente postamos uma gira festiva por ano para cada Orixá.
Já está em fase de edição a Gira de Oxóssi 2016, que aconteceu em janeiro. Falta pouco...
Agradecemos o seu interesse e ficamos muito honrados com o seu pedido.
Axé!
linda festa ameiii
axé
Me proteja dos meus inmigos perto da minha casa guarda sua filha Aché
lindo
Olá Leticia,
Agradecemos a sua presença e o seu comentário.
Abraço fraterno!
eu já estive aiii muito
Olá Mariza,
Que legal saber disso.
Agradecemos a sua visita!
Alguém sabe o letra desse ponto foi cantado no vídeo? Ai como é lindo o seu saióte, é pena verde, pena branca e pena azul, .......
amei o vidio oke caboclo oxossi meu paii
Olá Ruan,
Primeiramente, gostaria de me desculpar pela demora para lhe responder. Estava preso a compromissos profissionais e espirituais.
Agradecemos o seu comentário!
Saravá Oxóssi
Olá Ademir,
Agradecemos a sua presença e o seu comentário.
Abraço fraterno!
Lindo Amei! Vcs continua no mesmo lugar?
Hoje eu passei em frente da tenda, como estou fazendo nas últimas semanas. Havia um cartaz informando que ainda não há previsão de retorno, mas que podemos enviar nomes para preces a um número de telefone. Mas eu não tenho celular, então não tenho como fazer isso. Seria pedir muito que me fizesse esse encaminhamento? Tenho dois nomes: Mafalda Cordeiro Barbosa e Jaime Francisco Barbosa. Eles já estão mortos. Este comentário me faz lembrar daquelas duas caixinhas que ficam sobre as muretas que dividem a área dos assistidos da dos médiuns e criaturas manifestantes. Eu via pessoas anotando nomes nos papelzinhos das caixinhas e entregando-os para os médiuns, imagino que para preces ou irradiações. Mas as caixinhas não traziam identificações, e como os nomes que eu desejava anotar eram dessas duas pessoas que lhe dei, já mortas, eu não sabia se podia ou não escrevê-los e dá-los a um médium, então nunca o fiz.
Boa noite, a casa tem algum telefone para contato? Gostaria de saber o endereço
Oi
linda gira... muito bem organizado... gostei pretendo fazer uma visita. fica em que parte do rio de Janeiro? axé
Desculpe a demora para responder...
Segue o endereco:
Praça Coronel João Zany, 5 - Colégio - RJ
Salve oxossi
Essa gira é marcante porque, no nosso centro, reabre os trabalhos do ano.
O que não falta é emoção nessa gira.
Agradecemos o seu comentário!
Eu equem digo obrigada ok arooo pai lindo e cheio de lus
+Cleusa Maria
Abraços fraternos!
Amigo adorei o vídeo, pode me dizer a letra do ponto do minuto 6:20 ?
Salve Oxossi!
admario Rocha Azevedo da Rosa MachadoChiappinotto Olá Admario,
Agradecemos o seu comentário!
axe
+Cleusa Maria
Olá Cleusa,
Agradecemos a sua visita!
eu gosto de ver
+Marcos Bom Medeiros
Olá Marcos,
Sinta-se a vontade para assistir aos nossos vídeos, quantas vezes quiser.
Agradecemos a sua visita!
Axe
eu sou de ogum Oxossi
Olá Ademir,
Agradecemos o seu comentário.
Abraço fraterno!
Inscreva-se no canal para receber novidades e atualizações!
Olá,amo as postagens deste terreiro....muito axé...oke Caboclo❤ queria saber se não há nenhuma gira nova como a de ibeijada,oxum ou qualquer uma ❤muito axe pra tds😍
+Mayara Maya
Olá Mayara,
Existem várias giras para serem editadas (praticamente metade de todas as giras de 2015), e a gira de Oxóssi de 2016. O problema é a falta de tempo para eu editar.
Espero que em 2016 eu consiga dar um jeito para tirar todo esse atraso.
Agradecemos seu comentário e o seu interesse!
Carlos Henrique obgg ❤aguardo sim....muito axé a tds nós🍃🙌
+Mayara Maya
Quem agradece somos nós.
Abraços fraternos!
Carlos Henrique Olá você frequenta esse terreiro ? olha EU TÔ ENCANTADA PARABÉNS !!! A UM BANDA É MINHA RELIGIÃO !! TENHO APENAS 21 ANOS MINHA VO E MÃE DE SANTO ESTOU INICIANDO NESSA RELIGIÃO MARAVILHOSA !!! DEUS TE ABENÇOE IRMÃO OXALÁ ESTEJA COM TODOS NÓS UMBANDISTAS !!! 😘😘😘😘👏👏👏👏👏👏❤❤❤❤❤❤
casa linda .. cheia de amor ..... salve ..
Leide Bittencourt Olá Leide,
Agradecemos o seu comentário!
oke aro ! Meu pai oxossi !!
Olá RF,
Agradecemos o seu comentário!
salve jupiara pena asul
Olá Mariza,
Agradecemos o seu comentário!
Que curimba!!!
Cátia Rangel Olá Cátia,
Agradecemos o seu comentário!
Por nada!
Essa tenda é de umbanda traçada?
Olá Thatiane,
Não. Seguimos a linha do Caboclo Mirim.
Se desejar fazer uma pesquisa, procure sobre 'Caboclo Mirim', ou 'Primado de Umbanda', por exemplo.
Abraço fraternal!
porque vcs contam com micro fone
+Nica Vieira
Olá Nica,
Percebo que nunca ouviu falar do Caboclo Mirim e a sua Seara, fundada em 1924.
Peça a gentileza de fazer uma pesquisa na internet para saber detalhes a respeito de ritualísticas.
Sob a orientação do Caboclo Mirim, foi fundado o Primado de Umbanda, uma das primeiras federações umbandistas do Brasil, para difundir e estimular o estudo da religião de Umbanda e dos seus reais
ensinamentos.
A "Escola da Vida", fundada pelo Caboclo Mirim, possui uma ritualística diferente das conhecidas.
Portanto, o uso de calçados, microfones e outras coisas que podem parecer absurdas para determinadas dissidências da nossa religião, são perfeitamente explicadas e fundamentadas aos olhos de Oxalá.
Muito axé para você!
que tipo de umbanda é essa? ??
+Nica Vieira
Olá Nica,
A Umbanda praticada em nosso terreiro é baseada nos ensinamentos da Seara do Caboclo Mirim.
Axé!
Nicole e Morgana. Fashion Dance. Vai verificar na escina rodando a bolsinha
cade a gira de pai ogum 2015,não postaram.
Irani Bastos Olá Irani,
A Gira de Ogum 2015 foi filmada e está em fase de edição. Além dela, já está em edição também a Feijoada dos Pretos Velhos e elas não demorarão a ficar prontas.
Agradecemos o seu interesse!
Gosto muito do cabloco zumbi.eu moro no sul.
Irani Bastos Quando vier ao Rio de Janeiro, programe uma visita à nossa Tenda. Será um prazer recebe-lo.
Irani Bastos Segue o link da Gira de Ogum 2015:
th-cam.com/video/uzAd5pFgVHI/w-d-xo.html
Axé!
Eu sou da umbanda com quimbanda e lá no terreiro que eu vou a gente nem a mãe de Santo não canta com micro fone
+Nica Vieira
Olá Nica,
Estamos cientes que existem várias ritualísticas na Umbanda. A nossa é apenas uma dentre várias.
Um microfone, um calçado ou qualquer outro 'acessório' que venha a ser utilizado numa sessão, não restringe um médium praticar a caridade. Concorda?
Abraços fraternos!
Não entendi o porquê dos médiuns estarem calçados, sendo que
é tão importante o contato dos pés com o chão, esse é o único ponto que não me
agradou, no demais é tudo muito bonito!
Olá Barsali,
Certamente você não conhece ou nunca ouviu falar do Caboclo Mirim e a sua Seara, fundada em 1924.
Sob a orientação do Caboclo Mirim, foi fundado o Primado de Umbanda, uma das primeiras federações umbandistas do Brasil, para difundir e estimular o estudo da religião de Umbanda e dos seus reais ensinamentos.
A "Escola da Vida", fundada pelo Caboclo Mirim, possui uma ritualística diferente das conhecidas. Portanto, o uso de calçados, microfones e outras coisas que podem parecer absurdas para determinadas dissidências da nossa religião, são perfeitamente explicadas e fundamentadas aos olhos de Oxalá.
Agradecemos o seu comentário e desejamos muito axé para você!
Conheço muito bem a história da Umbanda Sagrada, inclusive
sei que o caboclo Mirim, comandou uma das sete casas de umbanda sob as
diretrizes do caboclo das sete encruzilhadas!
No primado de Umbanda nada foi dito sobre entidades
incorporadas usarem calçados,
Uma coisa é certa! Se o Sr. Não tem conhecimento o suficiente
para responder minha pergunta o Sr. deveria se informar melhor ou dizer que no
momento não tem a informação,
Ao invés de procurar subterfúgio pejorativo, sem o mínimo de
fundamentação religiosa, que não condiz com o bom comportamento umbandista!
O caboclo das sete encruzilhadas nos ensinou (Vamos aprender com quem sabe mais, ensinar a quem sabe menos), recomendo que o Sr. estude os
fundamentos desse caboclo!
Olá novamente, Sr. Barsali,
Desculpe novamente a minha 'ignorância', conforme insinuado acima, assim como o desconhecimento de terreiros que sejam associados ao Primado de Umbanda (na linha do Caboclo Mirim) que não utilizam calçados.
Além de médium, também trabalho para o Programa Melodias de Terreiro, onde tenho a tarefa de visitar centenas de terreiros de Umbanda e Candomblé, e posso lhe afirmar que em nenhum dos centros afiliados ao Primado eu vi médiuns com o pé no chão.
Agradeço a sua recomendação, prometendo que vou continuar me esforçando em aprender cada vez mais, assim como me manter humilde perante os irmãos que procuram por auxílio.
Abraço fraterno!
Ok S.r. Carlos Henrique, então o fato dos médiuns mesmo os
manifestados espiritualmente, estarem calçados, é uma mera exigência dessa
federação (primado de Umbanda), não tendo nada a ver, com nenhuma fundamentação
religiosa.
Olá Sr. Barsali,
Se vamos falar sobre fundamentos da Umbanda, preciso esclarecer alguns pontos:
1) A Escola/Linha de Umbanda, apresentada pelo Caboclo Mirim, fundador da Tenda Espírita Mirim em 1924 no Rio de Janeiro e do Primado de Umbanda em 1952, orientou a padronização da vestimenta através do uso de uniforme composto, obrigatoriamente, por macacão branco para os homens e vestidos brancos para as mulheres, roupas de baixo totalmente brancas, meia e sapatos brancos - inclusive as solas, os femininos não podem ter qualquer salto, seja externo, interno ou plataforma. Tal orientação visa à segurança dos Médiuns que, juntos, compõem uma Gira que reúne mais de 2 mil pessoas (inclusive há registros na Internet de Gira no Maracanãzinho). O uso do calçado reduz praticamente a zero o risco de queimar o pé numa guimba de charuto, numa brasa do defumador, de tomar uma pisada no pé ou de uma topada. Imagine a mão de obra que daria para dispensar cuidados emergenciais a pessoas que viessem a sofrer tais consequências...2) Estudos profundos de mediunidade, inclusive naqueles já codificados por Kardec (mas não se reduzindo a estes!), indicam que a manifestação espiritual se dá através do domínio do Sistema Nervoso Central dos Médiuns pelos Espíritos/Entidades. Tais influências não sobem nem saem pelos pés. Para isso, são utilizados os principais chacras, especialmente o coronário, que está posicionado no topo das nossas cabeças e que alguns chamam de "coroa" (daí o fato de não ser interessante que outras pessoas coloquem suas mãos sobre nossas cabeças, pois não se sabe as suas intenções e por ser este um dos grandes meios de entrada de energia para nossos corpos).
Assim, podemos facilmente concluir que a tradição de se manter os pés descalços não tem nada de espiritual em si e que o uso dos sapatos, de igual maneira, em nada potencializa ou reduz a força e a seriedade da comunicação.Obrigado por me permitir (novamente) esclarecer esse mito de que "Umbanda é pé no chão".
Axé!
olá! Bom dia. !
Desculpe minha ignorância! As entidades calçadas? Isso pra mim não é umbanda ! Microfone sendo usado na hora até que vai !
Daqui a pouco vão dar o microfone na mão do caboclo e ela vai sair cantando o seu ponto no microfone.
É muita coisa pra minha cabeça!
Olá Karlos,
A Escola/Linha de Umbanda, apresentada pelo Caboclo Mirim, fundador da Tenda Espírita Mirim em 1924 no Rio de Janeiro e do Primado de Umbanda em 1952, orientou a padronização da vestimenta através do uso de
uniforme composto, obrigatoriamente, por macacão branco para os homens e vestidos brancos para as mulheres, roupas de baixo totalmente brancas, meia e sapatos brancos - inclusive as solas, os femininos não podem ter qualquer salto, seja externo, interno ou plataforma. Tal orientação visa à segurança dos Médiuns que, juntos, compõem uma Gira que reúne mais de 2 mil pessoas (inclusive há registros na Internet de Gira no Maracanãzinho). O uso do calçado reduz praticamente a zero o risco de queimar o pé numa guimba de charuto, numa brasa do defumador, de tomar uma pisada no pé ou de uma topada. Imagine a mão de obra que daria para dispensar cuidados emergenciais a pessoas que viessem a sofrer tais consequências...Estudos profundos de mediunidade, inclusive naqueles já codificados por Kardec (mas não se reduzindo a estes!), indicam que a manifestação espiritual se dá através do domínio do Sistema Nervoso Central dos Médiuns pelos Espíritos/Entidades. Tais influências não sobem nem saem pelos pés. Para isso, são utilizados os principais chacras, especialmente o coronário, que está posicionado no topo das nossas cabeças e que alguns chamam de "coroa" (daí o fato de não ser interessante que outras pessoas coloquem suas mãos sobre nossas cabeças, pois não se sabe as suas intenções e por ser este um dos grandes meios de entrada de energia para nossos corpos).
Assim, podemos facilmente concluir que a tradição de se manter os pés descalços não tem nada de espiritual em si e que o uso dos sapatos, de igual maneira, em nada potencializa ou reduz a força e a seriedade da comunicação.
Obrigado por me permitir (novamente) esclarecer esse mito de que "Umbanda é pé no chão".
E se me permitir mais um comentário em defesa daqueles que se utilizam de microfone para se comunicar com os médiuns e assistência, tenho visto muito isso acontecer nas visitas que faço as casas de Umbanda. Trabalho no Programa Melodias de Terreiro e essa é uma das minhas funções. Geralmente esses chefes de terreiro fazem isso por estarem em casas muito grandes e cheias. Dessa forma, eles garantem que suas mensagens cheguem aos ouvidos de todos.
Abraços fraternos!
lindo
Olá Mariza,
Agradecemos o seu comentário!
axe
Olá Mariza,
Agradecemos a sua participação!