Rodrigo, se não fosse o povo nordestino esse país já estaria na m3rd4. Nos chamam de burros mas não entendem nada sobre política. Eu sou do Tocantins, mas me considero parte disso. Eu amo o nordeste ❤
E o que morar em um lugar específico tem a ver com direitos e luta? Então se for assim, sou mais ainda: sou filha de preto, com nordestina. E vivo minha vida na graça de Deus, dependendo só Dele e de Nossa Senhora 🙏🏻
Além do filme, vale ressaltar que a genuína Obra de Arte Literária, Jornalística, Científica e Geográfica é o imortal "Os Sertões", do ilustríssimo Euclides da Cunha, Escritor Monstro, que hipnotiza qualquer leitor com sua eloquência no antológico relato apresentado ao Brasil e ao mundo. Tive a felicidade de, na íntegra, ler a obra e, agora, assistir esse filmaço, uma verdadeira epopéia nordestina.
Esse filme foi produzido em 1995 - 1996 , e na época foi o filme brasileiro mais caro da história do cinema nacional, custou mais de 5 milhões de reais. uma super produção. é um filme muito bom, foi exibido na televisão como uma mini séria de 3 ou 4 dias de exibição. Seria bom se relançassem remasterizado em full HD ou em 4k.
Antônio Conselheiro herói!! Pegou os desvalidos, o chorume social e criou uma cidade. Grande homem!!Não será esquecido. Viva Canudos, viva Antônio Conselheiro que Nosso Senhor Jesus Cristo o guarde!!!!Combateu o bom combate e manteve a fé.
A instituição denominada Estado, principalmente um lixo chamado República Democrática, não passa de uma quadrilha de criminosos que nos roubam e nos escravizam, prometendo aos incautos saúde e educação de qualidade (só pode tá de sacanagem) enquanto eles se banqueteiam com suas lagostas e vinhos caros, vivendo em suas mansões luxuosas e passeando nos seus carros caros, guardados por suas forças militares e seguranças particulares, tudo isso a custo do gado, dos seus escravos pagadores de impostos, e ainda há quem defenda essa trupe. São um bando de assassinos covardes, malfeitores e ladrões. Ahh! A eleição está próxima, não esqueçam de escolher seu dono preferido, aposto que vão adorar suas chicotadas no lombo.
@Eraldo Carlos essa história de 4° maior economia do mundo e de que tivemos 2° maior marinha de guerra não é verdade mas a Marinha do Império do Brasil estava entre as 10 mais poderosas, os EUA sim tinha um certo temor pelo Brasil, a época do império foi super benéfica para o Brasil pois estavamos avançando e a industrialização já era pensada, a maioria da malha ferroviaria hoje foram construidas no império, vários projetos que foram pensados pelo império só estão saindo agora e um exemplo é a transposição do rio São Francisco, o crescimento da nossa economia era constante e a inflação era de apenas 1% a 1,5% ao ano, nossa moeda tinha o mesmo valor que o dolar e a libra esterlina, eramos a 15% potência econômica em apenas 40 anos de independência, se continuassemos sendo império hoje com certeza o Brasil seria uma grande potência economica e militar.
Sou o artista plástico que mais retratou a história de canudos dentro da Bahia e dentro do Brasil minha maior expiração foi esse filme... Descendo dos motas. De canudos.. Mesmo assistindo esse filme várias vezes em todas fico emocionado.. Pela coragem e fé desses guerreiro do sertão.......
Filme incrível, cuja produção não deixa nada a desejar a nenhum filme épico europeu !! Viva o Nordeste brasileiro e sua cultura tão peculiar ! Viva o Povo Nordestino e sua garra de viver!
@@Misk2.0 , o "orgulho", se você tiver lido, está em relação ao filme enquanto obra de arte e não aos aspectos históricos nacionais. Aprenda a ler antes de emitir opinião descabida. Outra: o Brasil é muito mais do que "escravidão e miséria". Somos um dos gigantes entre as nações mundiais. Infelizmente você padece do complexo de vira-latas o que lhe deixa míope em relação às virtudes nacionais e a idealização de nação de passado perfeito, que simplesmente inexiste.
O cinema nacional deveria investir em filmes com momentos históricos brasileiro! Deveria fazer um filme sobre a guerra do Paraguai A guerra de independência na Bahia A revolução constitucionalista de 1932 Dentre outros! Deveria valorizar pelo menos a nossa história nacional!
Infelizmente se fossem fazer um filme nacional nos dias de hoje iriam banalizar e mudar a história pra ficar de acordo com os termos "politicamente corretos".
Tem um filme que cita um pouco da guerra do Paraguai, aos olhos e história de Netto. O filme se chama Netto perde sua alma! E mudando um pouco o contexto, não sei se já assistiu, mas o filme do Barão de Mauá é muito bom.
Dois orgulhos carrego na vida, e ao arquiteto do mundo lhe sou grato, a primeira de ter nascido no Brasil e a Segunda de ser Nordestino, pernambucano do interior, nascido na terra dos heróis cabanos, passei fome e passei sede, frio somente a noite, dormi no mato, aprendi a ser forte desde pequenino, aprendemos a lei do nordeste ainda "de peito", e quando chorava de fome minha avó já me dizia:" Nordestino é madeira de dar em doido, que a vida tenta dobrar, mas não consegue quebra não!".
Excelente filme. Retrata um dos maiores crimes cometidos contra as gentes pobres deste país. Crime daqueles que deveriam defender o povo brasileiro. Como nordestino, fico orgulhoso da brava gente que lutou e luta diariamente nos sertões.
+Sorg Sigma O que se deve eliminar para tornar o Brasil livre da pobreza é a ignorância. A sua, por exemplo. Felizmente, parvos como você não constroem nada.
+Sorg Sigma Imagino que o sonho de muita gente é que a mesma 'bomba atômica',construída por você, seja ensaiado a eficácia destrutiva em seu próprio CU.
Filme "Maravilhoso"!!! Retrata todo o sofrimento dos "sertanejos" um povo que só queria ter o direito de ter sua morada, comida na mesa, ter direitos iguais. Foi uma "Guerra" totalmente injusta. E o mais interessante foi a força de vontade desses sertanejos lutarem por seu povo, por seus direitos. "O SERTANEJO ANTES DE TUDO É UM FORTE!!!"👏🏼👏🏼👏🏼
Mais o governo nao deixou varias vidas foram ceifadas.terras improdutivas e paradas no sertao pq nao dou essa terra para quem queria trabalhar.trabalho gera renda e aumenta a economia
Eu sou filha de uma sobrevivente de outra guerra que ficou esquecida no passado ,apenas os sobreviventes lembram GUERRA DE PAU DE COLHER ,autor do livro MARCOS DAMASCENO
Um filmaço!!! O primeiro contato que tive com a história de Canudos foi ainda jovem, ao ouvir "Os Sertões", samba de enredo de 1976, da Escola de Samba Em Cima da Hora, do R.Janeiro, uma obra prima baseada no excelente livro de Euclides da Cunha. O filme é bem fiel à parte sobre o conflito dos seguidores de Antônio Conselheiro, que se defenderam e contra atacaram os ataques covardes das tropas do exército da então criada República, uma outra covardia histórica que golpeou de morte a monarquia e expulsou do Brasil D. Pedro II e a filha herdeira do trono, a Princesa Isabel, a redentora do povo escravo. Os artistas do filme são excelentes atores, alguns já falecidos como o José Vilker, todos grandiosos na interpretação. Um primor. 👏👏👏
EU SOU DA RÚSSIA!! e assisti a este filme de uma só vez, medindo e não entendendo não as palavras mas com as legendas, fiquei maravilhada e tive lágrimas!
O cinema mundial não tem muito interesse na história do Brasil, já cheguei a essa conclusão depois que fiz o comentário. Nós não somos muito interessantes.
O povo só queria ter um lar e um prato de comida na mesa Um pedaço de terra para poder plantar O povo só queria ter o direito de poder ter aquilo que chamamos de felicidade Viva Antonio Conselheiro, homem forte do sertão que deu um pouco de felicidade a esse povo lutador. Viva a Bahia, viva ao Nordeste
COMO NORDESTINO LHE DIGO QUE TÁ DO MESMO JEITO DESSA ÉPOCA, SÓ A JUSTIÇA PARA OS GRANDES, MAIS NO SERTÃO AINDA EXISTE MISÉRIA E FOME, TANTO QUE EM 2017 TEVE UMA SECA MAIOR QUE DE 100 ANOS ATRÁS! SÓ QUE A MÍDIA ESCONDE TUDO É DIZ QUE MUDOU É MELHOROU, NÃO MELHOROU NADA
Isso eles já tinham, mas chegou o governo e rapou tudo deles. Da mesma forma como acontece com muitos hoje. O próprio Conselheiro fala no filme: "Eis aí o que a república é: escravidão".
Uma obra prima de um grande escritor Euclides dá Cunha. Poucas pessoas não conhece. Meu pai nasceu em junho de 1920 no sertão dá Bahia na cidade de monte Santo próximo a cidade de Euclides dá Cunha e canudos. Viveu sua infância na Fazenda angico próximo a cidade de cansancao. Trabalhou como vaqueiro com seus irmãos e seu pai. Mais tarde deixou a Fazenda vindo morar no Sul dá Bahia na cidade de Ilhéus. Como era fascinado em ler .adquiriu no Rio de Janeiro nas suas viagens numa feira de livros . Um livro quê pertenceu ao exército brasileiro intitulado guerra de canudos de Euclides dá Cunha. Esse livro quê passou de mão em mão terminou perdendo todos da família queriam ler. Eu como nordestino amo o sertão e assisto sempre este filme.
Excelente filme, baseado no clássico "Os Sertôes" de Euclides da Cunha. Esse cara foi um marco na Literatura brasileira a usar o termo miscigenação. A guerra retratada neste filme mostra a força de um povo oprimido por multiplos fatores socioculturais. O Conselheiro criou uma sociedade paralela à República que derrubou a monarquia no Brasil, iam de encontro aos interesses de oligarquias locais, federais e abalou a moral cristã, ele foi estigmatizado até os dias de hoje como louco, fanático ... A maior lição de AC foi propor novas perspectivas aos sertanejos do arraial de canudos: Liberdade da opressão, do cabresto, do xicote, da cerca ... a religiosidade foi um meio bem estratégico que alimentou um sonho maior. Grato.
Sou roraimense e neto de nordestino esse filme mostra um dos maiores genocídios da história do Brasil que a república fez com povo humilde só queria paz e estar sossegado
Adorei, é muito bom aprender com filmes. Esse é um dos muitos filmes históricos que vale a pena ver. História Triste, porém real. Ao menos essas pessoas de Canudos tinham esperança e buscaram a luta. Foram bem melhores que a gente, pois nós sabemos que a luta é necessária, mas mesmo assim ficamos de braços fechados, esperando Deus sabe o que. Por isso a Guerra de Canudos é sempre lembrada e estudada, quem sabe um dia ela sirva de inspiração para o povo Brasileiro...
Em minha opinião o filme A Guerra de Canudos é uma obra muito interessante pois passa uma grande emoção, sem contar o impacto que nos traz nas cenas de morte. Eu gostei muito de ter assistido!!!
Estremecedor filme brasileño sobre un hecho en suceder en la región más agreste y pobre de ese país a finales del siglo XIX. Toda una tragedia en la extensión de la palabra de una comunidad que quiso ser libre y pagó un precio terrible. Saludos y bendiciones a todos los cinéfilos de corazón desde Venezuela.
Eu tbm sou paulista e descendente de nordestino, minha bisavó nasceu no interior do Ceará e veio pro interior de São Paulo a busca de trabalho dentro de um caminhão pau de arara
Clássico do cinema brasileiro e relíquia da nossa Cultura Nacional VIVA CANUDOS BELO MONTE salve Antonio Conselheiro e Deus Abençoe todos os Mártires de BELO MONTE
o melhor filme brasileiro que já assisti, e com uma atuação de gala do paulo, que retrata a labuta do dia a dia do caboclo nordestino pela sobrevivência, bravos guerreiros.... tiro o chapéu pra esse povo, que tem a mão deles em tudo , o que existe neste pais.
Sou universitário faço licenciatura em história estudando sobre canudos vem lágrimas nós olhos mediante tamanha maldade e covardia cometida á um povo humilde que só queria a paz.
Ao ver este filme, as lágrimas me caíram salgadas como o sol que arde nas costas do sertanejo. Salve Conselheiro e todos aqueles que lutaram por uma vida digna em Canudos Salve a Bahia Salve o Nordeste
@@ernandessousa9033 , não sei qual é o seu Estado, mas tem corrupto tb kkkkk É o Brasil meu caro!!! Quanto ao êxodo urbano ao qual vc fala, desconheço os dados, mas a Bahia é o sétimo Estado na ordem de arrecadação de ICMS Venha visitar a Bahia e dê um pulinho em Salvador, capital e gênese do nosso querido Brasil Valeu e forte abraço
@@ernandessousa9033 , meu amigo, continuo dizendo, não sei qual o seu Estado, mas com certeza tem pobreza e muita Conheço muitos Estados e as coisas não são diferentes da Bahia, diria até piores Quanto ao axé ser um lixo musical, aposto que o seu Estado não tem gênero musical Inveja do carnaval de Salvador é foda viu kkkkkk Vc não é o primeiro e com certeza não será o último kkkkkk
@@antoniolazaro3823 você é louco! Claro que aqui, como em todo país, tem cultura musical. Mas se vangloriar pelo "sucesso" do axé é demais, pois sabemos muito bem que esses "sucessos" fazem parte da doutrinação política, para contínuar emburrecendo as massas; afinal, estes formam o "curral eleitoral", não é mesmo?! Por isso, ao invés de boas músicas, eles nos dão o reboleichom, tchubi rabirom etc. Ah! faça-me o favor 😒😒
@@ernandessousa9033 , aqui não tem só axé não meu caro A Bahia já me deu régua e compasso, isso te lembra alguma coisa? Enfim meu caro, se quiseres ficaremos ad infinitum a discutir sobre o meu Estado que tanto me orgulha e muito Como um bom bainao, sou paciente e tenho muita cultura para debatermos sobre quaisquer assuntos que assim o queira Deixemos as diferenças de lado e termino com um convite a minha amada Salvador para vc tomar uma cerveja gelada, curtir um axé e conhecer melhora a cultura baiana
Que filme "maravilhoso", que marco importantíssimo da nossa história, como foi difícil chegarmos até aqui, tenho vontade de chorar quando olho pelas dificuldades que o nosso "país" vive na atualidade, somos uma nação tão digna de muitas lutas, peço sempre á "Força Criadora de tudo" que nos de luz em sabedoria para conduzir essa nação que é tão maravilhosa si, obrigado pelo post do filme, muito bom mesmo, mudou a minha visão como brasileiro.
+conde loppeux O discurso de que Antônio defendia a monarquia foi um recurso doutrinário utilizado pelos militares, como instrumento legitimador, para obscurecer a luta de classes e levar a exploração do sertanejo ao seu estupor, justificando o massacre de Canudos.
+François Marie tmbm nn entendi o discurso de Conselheiro a fvr da monarquia. Já q houve a questão religiosa onde o vaticano proibiu os bispos de realizarem casamentos de maçônicos indispondo a igreja c o império. isso tbm foi um dos motivos pro declínio da monarquia e ascenção da República
A independência do Brasil e a criação da república foi um plano fos maçons. Não hove nada de declinio da monarquia. Foi um golpe puro e simples. O crime de Canudos foi não aceitarem a República demoníaca, pois os maçons são anticristãos. Não teve nada de social. Foi uma guerra religiosa.
simples assim desculpe...mas creio que vc não entendeu o real motivo dessa guerra. era recente a proclamação da República e o nosso profeta aí, não reconhecia o novo sistema de governo..era a favor do Império de D .Pedro II. Isso incomodou e muito a República....
todo pobre do brasil, é de canudos. Só os mais espertos entendem o porque. Mas tem pobre que pensa que vira rico votando em oligarquia, igreja, ou capitão. Na verdade é a tristeza que faz o povo querer se sentir menos pobre, mais sabido e por isso acaba fazendo o papel do desiludido
@@Felipedossantosneto o problema do Br é tipo se ele conseguir fazer um churrasquinho e ter sua cervejinha para ele está ótimo, é tipo foda se educação e saúde, tendo os prazeres da vida está bom.
realmente uma história de mt tristeza mais mt emocionante recomendo a assistir me emocionou várias vezes, acho que o peregrino realmente queria o bem dessas pessoas, e dar as famílias dignidade e liberdade pra todas elas tiverem bem!
Filme “Guerra de Canudos” (1997), baseado no ensaio "Os sertões" (1902), de Euclides da Cunha. Elenco: Wilker, José (Antonio Conselheiro) Abreu, Cláudia (Luiza) Betti, Paulo (Lucena) Severo, Marieta (Penha) Mello, Selton (Tenente Luís) Bomtempo, Roberto (Pedro) Abreu, José de (General Artur Oscar) Pereira, Tonico (Coronel Moreira César) Andrada, Tuca (Arimatéia) Almeida, Eliezer de (Beatinho) Weinberg, Denise (Margot) Moraes, Ernani (Vilanova) Grossi, Murilo (Antônio) Mendonça, Elias (João Abade) Só, Dody (Pajeú) Ferreira, Lamartine (Quirino) Oliveira, Jurandir de (Firmino) Bevilácqua, Camilo (Solano) Vieira, Orlando (Cel. Tamarindo) Dacosta, Alexandre (Rocha) Bião, Armindo (Haroldo) Petrovich, Carlos (Retirante) Mendes, Edlo (Jagunço) Rosário, Elson (Cel. do reforço) Santana, Inaldo (Onofre) Marinho, José (Barão) Ferreira, Lamartine (Quirino) Paulo, Lucien (Tupi) Prado, Marcelo (Fiscal) Gadelha, Mário (Teles) Pompílio, Numa (Major Matos) Ribeiro, Paulo (Fazendeiro) Palmeira, Péricles (Geraldo) Santos, Selma (Cafetina) Lopes, Agnaldo (Leocádio) Coelhão, Antônio Carlos (Jurandir) Binga, Beto (Soldado esfomeado) Alencar, Carlos (Praça da 4a) Cavalcanti, Cesar (Gen. Savaget) Carvalho, Chico (Carreiro) Dida, Dona (Comadre da Penha) Silva, Eronaldo (Crispim) Florentino (Corneteiro da 4a) Dantas, Fred (Jagunço 1) Farias, Glaifferson (Corneteiro da 3a) Araújo, Helena (Mulher do Retirante) Isabel, D. (Beata) Marruá, Isabel do (Velha da esteira) Ferreira, Jurandir (Médico da 4a) Justino Filho (Sertanejo) Almeida, Manuka (Mudinho) Nenezinha (Beata) Leite, Nilson (Timóteo) Borges, Paulo (Honório Vilanova) Henrique, Paulo (Médico Moreira César) Paulo, Seu (Jagunço Cantador) Andrade, Uelson (Soldado esfomeado) Duarte, Wilson (Sargento da polícia) Pereira, Zezão (Jagunço 2) Souza, Claudenice de (Beata) Silva, Elza da (Beata) Silva, Francisca da (Beata) Silva, Geane da (Beata) Barreto, Juselene (Beata) Cardoso, Kátia (Beata) Reis, Luceneide P. (Beata) Souza, Maria da Socorro de (Beata) Caquinha, Maria Isabel da Silva (Beata) Ferreira, Maria Perpétua (Beata) Cavalcanti, Rita de Cássia (Beata) Silva, Rita de Cássia (Beata) Costa, Rosemeiry (Beata) Rocha, Airton (Apóstolo) Cruz, Hipólito (Apóstolo) Batista Filho, João (Apóstolo) Araújo, João Jesus (Apóstolo) Pedreira, José (Apóstolo) Cruz, José da (Apóstolo) Oliveria, Marco Aurélio de (Apóstolo) Barros, Olívio (Apóstolo) Ferreira, Raimundo (Apóstolo) Cunha, Sebastião (Apóstolo) Souza, Valter de (Apóstolo) Neves, Jorge (Toinho) Guerra, Dandara(Teresa) Curiosidade: o lateral-direito Daniel Alves aparece como figurante no longa. Segundo o próprio jogador: "Eles estavam gravando lá [em Juazeiro] o filme e precisavam de pessoas para trabalhar como figurantes. [...] Consegui sair no filme. Mas acho que ninguém vai me conhecer porque eu estava ali no meio de todo mundo. Mas foi muito legal.”
GUERRA DE CANUDOS é uma das mais belas produções cinematográficas do Cinema Brasileiro. O Roteiro teve o mérito de ser fiel aos fatos históricos ocorridos em Belo Monte, revelando um dos conflitos mais sangrentos da História Militar do Brasil. O Filme tem o mérito de mostrar os dois lados do Conflito, com destaque especial para a competência dos atores, que deram um show de interpretação.
Sou uma criança Baiana de apenas 13 anos apesar de ser esculhambado, xingado ou zombado tenho orgulho de ser Baiano, nunca pude participar de tal rebelião, afinal toda vez que nós pobres nos rebelemos há um massacre e vos digo mais, Lutemos pelo nosso Sertão até a nossa morte. Levarei para toda a minha vida "Morte a Republica e Viva a Antonio conselheiro" não só a ele mas a todos que lutaram pelo nosso Sertão!
@@marcelobomdepapo não existe povo paulista, quase nenhum paulista o é há mais de 3 ou 4 gerações, quase todos são sulistas, nordestinos, descendentes de europeus ou japoneses. Se nem sequer tem um povo definido como terão história?
@@marcelobomdepapo Pois então está mais pra paraguayo onde 90% da população falam o idioma Guaraní. Os índios originais brasileiros eram de origem Tupi e falavam Nheengatu. Esta diferença etnica e linguística está bem descrita no livro "língua geral dos índios" ou "Arte brasilica" de Luis Figueira, Lisboa 1621. Os guaranis do estado de SP foram capturados no interior do PR e escravizados pelos bandeirantes que acabaram fixando residência.
Um filme primoroso, que alavancou o cinema nacional à uma nova perspectiva, foi a primeira superprodução, que retrata a desigualdade existente no Brasil.
Belíssimo filme; belíssima trama; belíssima história; belíssima gente, a que defendeu Belo Monte; belíssima visão de Antonio Conselheiro e de seus seguidores. Sinto orgulho de ser um brasileiro humano, capaz de sentir um sentimento tão forte como o que estou sentindo nesse momento em que as últimas letras passam na minha frente!...
Lágrimas molham o nascer dos meus olhos e enfeitam meu coração com a tristeza destes caminhos, tão curtos e áridos do meu nordeste. (Autor desconhecido)
Eu sou baiano e moro em uma cidade metropolitana de Salvador. Eu ouvir pouco sobre a história de Canudos na escola, vim conhecer mais através da banda Armahda e de lá vim para aqui. Gostei muito do filme, uma obra prima e patrimônio cultural brasileiro e principalmente nordestino!
o filme apresenta uns erros um deles que o coronel chama seus homens de praças só que esse termo praça somente surgiu nos anos depois no periodo pré-segunda guerra da ditadura vargas .
É um grande filme, fiel à história com excelente fotografia e atores muito competentes. Vale muito a pena assistir o filme é ótimo! Eu super recomendo. Obrigado por postar!
O filme foi considerado uma grande produção na época, foram gastos mais de 6 milhões de dólares, e o único que precisou se construir uma cidade de verdade e ter de destruir. Mas o enredo (com exceção das batalhas) é apenas fictício, o tal romance de Luisa com os soldados não existiu. Atualmente, Canudos está novamente de pé com 17 mil habitantes e é um Oasis no sertão.
Filme Divaldo, o mensageiro da paz e o filme kardec, são dois ótimos filmes também....nada tem haver com as baixarias de filmes brasileiros. Kardec nem parece que foinfoinpor brasileiros.
Assisti dia 16 outubro 2018 Quando era criança não gostava das aulas de história, mas hoje mim arrependo muito . Hoje queria ser professora de História. Esse filme é encantador.
O povo nordestino é um povo forte, um povo que não fogi da luta ,mesmo com muitas de dificuldades ainda continua alegria sorrindo Felizes, um povo guerreiro.
Que triste, terra de um povo sofrido que sofreu independente de qual modelo de governança. Muito bom o filme, não deixemos nossa história ser esquecida. Pretendo um dia visitar oq restou do vilarejo de Belo Monte
Um massacre de republicanos contra uma comunidade que estava cansada de pagar altos impostos, "sinto vergonha do país" como Euclides da Cunha deixa claro.
@@carinarrosa mas era anticapitalista de verdade e não como os comunistas que pregam contra o capitalismo mas não abrem mão de viver mais alto luxo, aí em Canudos Tinha igualdade de verdade, partilha de verdade, não como comunismo que prega igualdade só nos livros e depois que tomam o poder ficam com toda a riqueza do país e deixa as migalhas para o povo e o resto morre de fome
como meus olhos se enchem de água, como explicar esse amor pelo nordeste, quando o sertanejo se rebela contra a opressão é retaliado, massacrado. Mas está enraizado em nossas almas, o povo forte e de coragem, que enfrenta a morte, que mesmo na seca tem força e coragem para lutar.
Simple y maravillosa producción "artística" y profunda expresión de la miseria nordestina y de gran parte del país, y la imposición aculturar de la Nueva Sociedad dominada por la Oligarquía y la desubicación de la Iglesia Católica. Gracias Mil.
Sou nordestina mrm , vi vários comentários sobre nós nordestinos danosse , acham ruim os nordestinos ? Venham pro nordeste meus amores ❤ o nordeste e danado de lindo visse , arretado de bonito .
🙄 Nordeste é lindo sim! Mas só tem bandidos na política ( esquerdistas),pq a maioria dos nordestinos são burros e muitos safados mesmo,meu estado (BA) está destruído.
Um filmaço!!! O primeiro contato que tive com a história de Canudos foi ainda jovem, ao ouvir "Os Sertões", samba de enredo de 1976, da Escola de Samba Em Cima da Hora, do R.Janeiro, uma obra prima baseada no excelente livro de Euclides da Cunha. O filme é bem fiel à parte sobre o conflito dos seguidores de Antônio Conselheiro, que se defenderam e contra atacaram os ataques covardes das tropas do exército da então criada República, uma outra covardia histórica que golpeou de morte a monarquia e expulsou do Brasil D. Pedro II e a filha herdeira do trono, a Princesa Isabel, a redentora do povo escravo. Os artistas do filme são excelentes atores, alguns já falecidos como o José Vilker, todos grandiosos na interpretação. Um primor. 👏👏👏
O sertanejo de fato é e sempre será batalhador, por tanto, principalmente pelo o que passou no passado, sou pernambucana nordestina, do sertão, com muito orgulho ❤🌵
Em setembro de 1897, após várias batalhas, a tropa conseguiu fechar o cerco sobre o arraial. Antônio Conselheiro morreu em 22 de setembro, supostamente em decorrência de uma disenteria. Após receber promessas de que a República lhes garantiria a vida, uma parte da população sobrevivente se rendeu com bandeira branca, enquanto um último reduto resistia na praça central do povoado. Apesar das promessas, todos os homens presos, e também grupos de mulheres e crianças acabaram sendo degolados - uma execução sumária que se apelidou de "gravata vermelha".Com isso, a Guerra de Canudos acabou se constituindo num dos maiores crimes já praticados em território brasileiro. O arraial resistiu até 5 de outubro de 1897, quando morreram os quatro derradeiros defensores. O cadáver de Antônio Conselheiro foi exumado e sua cabeça decepada a faca. Canudos é mancha vergonhosa para a República e, sobretudo, para o Exército Brasileiro. Além da total inaptidão, incompetência e burrice, demonstrou total e absoluta covardia.
A carnificina de Canudos foi no governo de Prudente de Morais,primeiro presidente civil, atendendo um pedido da elite cafeeira que estava incomodada com a liberdade dos sertanejos que agiam por conta própria, uma vez que o governo nada fazia para o povo!
A República é a mancha vergonhosa da República, e desgraça do Brasil bom seria se os monarquistas restantes no Brasil e no exilio tivessem apoiado conselheiro!
É um bom filme, vemos que o povo não fugia da luta, é uma boa atitude do povo de canudos que não abaixaram a cabeça porque não queriam ficar numa vida ruim, eles preferiam a morte, teve muitas mortes de inocentes do povo de canudos e quanto aos outros continuam que estavam vivo, continuaram a lutar até a morte.
Adoro essa beleza inconfundível de Cláudia Abreu, esse jeitinho de menina que sabe o que quer. Ficou ainda mais irresistível com esse sotaque delicioso do povo sertanejo nordestino.
Isso não foi uma guerra e sim assassinatos cometidos contra um povo humilde que só queriam viver sem o dominio da Repulblica, uma vergonha uma mancha na historia
Que filme bem produzido!!!Mostra como foi a trajetória para nós nordestinos conseguirmos conquistar tudo oque temos hoje,uma trajetória dura e,triste.Mas é a nossa história. Moro perto de Canudos,porém nunca fui lá e morro de vontade de ir!
pra quem quiser um resumo ;) É um documentário triste pois, Luiza, sua família e o conselheiro começam fugindo para outro caminho após serem julgados pela republica ja que estavam na seca, quando acharam um lugar adequado e bom para viver mas o trabalho de Luiza ainda nao era merecedor. Líderes religiosos criticavam abertamente as ''leis'' republicanas como eleições e relacionamentos amorosos. Enquanto havia a guerra com muita violência fogos e etc, o povo humilde estavam sendo assasinados e nem sempre isso era contado nos jornais. Luiza e outras pessoas do lado da republica, inclusive o comandante, não morrerão, mas sabiam que nesse conflito tudo podia ocorrer, e a qualquer momento poderiam morrer. Resumindo, Luiza não morreu em combate e sua mae era uma das que não se rendiam e usava armas de fogo e n aguentavam mais lutar e depois da morte do tão “Bom Senhor” não fazia mais sentido viver, ela foi presa e depois morta, Luiza tentou interdizer, mas nada conseguiu fazer para ajudar a sua mãe. A guerra já estava quase no fim, os habitantes de Canudos eram poucos, alguns se rendiam e outros em nome de Cristo lutavam até o final.
sou nordestina de Recife , com muito ORGULHO , nao esqueçam que o Brasil nasceu no nordeste e temos uma riqueza cultural énorme e lindissima , nao devemos escutar ignorantes que ofendem nordestinos
Estou estudando para o concurso unificado, um dos assuntos é a guerra de canudos, me interessei pelo assunto e descobri esse filme, apesar da tragedia e da injustiça confesso que esse evento me fascinou, esse filme é exatamente como eu imaginei, a estetica, a figura de Antonio Conselheiro, a historia do Brasil é cheia de eventos grandiozos apesar de tragicos
Nordeste.. terra de povo que sofre, mais nunca se entrega para as trevas, como se fosse uma Fenix que renasce a cada batalha Feita, povo humilde, como um Rio sem nascente.. Glorias a Jesus Cristo.. Pai Antonio conselheiro vive em nossa alma.. Amén..
O Brasil é um país bem singular, as outras nações veem como inimigos, o estrangeiro. O Brasil ver como inimigo, o próprio povo. São os chamados "inimigos internos", o negro escravo, o sertanejo vítima da seca, os despossuídos. O Massacre dos Carajás ocorrido no Pará em 1998, é outro exemplo disso, além da guerra de Canudos.
Maravilha de filme Nacional: Que pérola! Atentamos para as inquietações da personagem sobre os objetivos da República; e muito do passado está presente na sociedade de hoje. O tempo passou porem; quase nada mudou! Obrigada pela postagem. Valeu!
Canudos, Um eldorado sonhado e sonhador. Conselheiro, foi um visionário. Herói sem eira nem beira e fascinado com a sua genialidade futurista. Antonio conselheiro, foi um dos poucos líderes a ter seguidores de fé. Profissão de vida e de morte. Conselheiro, foi um arrebatador de seguidores. Perseguido, não desistiu e vislumbrou através da sua fé um movimento maior que seus seguidores. Um líder religioso e político dos sertões. Canudos, nunca deixará de ser contado. Obra e luta de uma minoria que não baixou guarda. foram até o fim... Triste fim. As forças do governo central massacram seus sonhos e sua luta.
Jhony Carvalho Miserável nordestino tem saudade do Império porque só conheceu a opressão dos coroneis... Viveu no latifundio cortando cana para sdoçar a vida de seus senhores. Não sabe o que é a liberdade!!!!
kkkk Vc é Engraçado Cara meu tataravô era Capitão do exercito Imperial lutou na guerra do Paraguay meu bisavô e meu avô viu a voz de um homem calar o Brasil inteiro a voz de lampião eu sei tem muito nordestino burro principalmente os que votaram e apoiam o PT mas tem muito que não,cerca de 30 % dos nordestinos e se vc acha que sou miserável vamos ver quem tem mais dinheiro e bens contábeis você tem moradia em Denver nos Estados unidos Eu tenho seu hipócrita tem muito nordestino Burro analfabeto e tudo mais mais Na Moral tem uns idiota e otário igual a Sorg Sigma Que se acha o dono da razão mas na verdade e só mais um Que tem cérebro podre e que só fala merda Cara você da nojo a sociedade Um gordo preguiçoso feito tu se temos Liberdade foi por que Alguém como minha família lutou por ela e não que ficou com um traseiro de meia tonelada sentado numa cadeira feito esse seu digitando merda perdi Minutos da minha Vida respondendo um defensor do bolivarianismo de Dilma e do PT
+Jhony Carvalho +Jhony Carvalho Cara!!! Me desculpe o meu desconhecimento à respeito do povo nordestino!!! Eu não sabia que os nordestinos tinham casa em Denver no Colorado. Eu pensava que os nordestinos moravam no meio da caatinga, em casas de taipa cobertas com folhas de carnaúba. A gente aqui fica pagando imposto para esses milionários, que recebem bolsa familia, ir gastar nos Estados Unidos. Aliás, o PT é invenção de um nordestino sujo e maltrapilho que chegou aqui já sem dedo. Se o nordeste quiser fazer independência e formar um Império separado, eu aprovo. Por um país livre da pobreza!!! Fora PT, fora NE.
Muito bom filme, obrigado mesmo. Eu já sabia da história, dessa gente que se uniu por necessidade, fé e esperança,um verdadeiro exemplo de coragem, destruído tão covardemente por um governo que tem a maldade e o desprezo a o povo até hoje e todos sabemos disso. Mas fica aí o bom exemplo do povo de Canudos que não abaixaram a cabeça, preferindo a morte do que viver no cabresto de uma vida miserável. Parabéns a todos que trabalham no filme!!!
Não homenageiam Antônio Conselheiro q realmente foi um herói.... revolucionário mais querem homenagear o bandido do Mariguella e a Mariele...esse é o país dos valores invertidos
Eu sou morador de canudos, e até hoje somos resistentes e lutamos por nossos direitos. Tenho orgulho de ser nordestino e filho de Canudos.
Meu sonho conhecer o local das batalhas e como vivem o povo daí !
Rodrigo, se não fosse o povo nordestino esse país já estaria na m3rd4. Nos chamam de burros mas não entendem nada sobre política. Eu sou do Tocantins, mas me considero parte disso. Eu amo o nordeste ❤
@@rodrigoylair5585 canudos foi inundada por água para fazer uma nova represa. Na época de seca só da pra ver a cruz da igreja do conselheiro
@@SamuHell_tá certo. Eu sou direita e eles não entendem o poder das oligarquias e capital
E o que morar em um lugar específico tem a ver com direitos e luta?
Então se for assim, sou mais ainda: sou filha de preto, com nordestina.
E vivo minha vida na graça de Deus, dependendo só Dele e de Nossa Senhora 🙏🏻
Além do filme, vale ressaltar que a genuína Obra de Arte Literária, Jornalística, Científica e Geográfica é o imortal "Os Sertões", do ilustríssimo Euclides da Cunha, Escritor Monstro, que hipnotiza qualquer leitor com sua eloquência no antológico relato apresentado ao Brasil e ao mundo. Tive a felicidade de, na íntegra, ler a obra e, agora, assistir esse filmaço, uma verdadeira epopéia nordestina.
estava pensando em ler e vc me deu um otimo motivo agora ksksk
th-cam.com/users/liveNUJKvOCkPt0?si=MRg1viCCC8DEatTy
Esse filme foi produzido em 1995 - 1996 , e na época foi o filme brasileiro mais caro da história do cinema nacional, custou mais de 5 milhões de reais. uma super produção. é um filme muito bom, foi exibido na televisão como uma mini séria de 3 ou 4 dias de exibição. Seria bom se relançassem remasterizado em full HD ou em 4k.
Antônio Conselheiro herói!! Pegou os desvalidos, o chorume social e criou uma cidade. Grande homem!!Não será esquecido. Viva Canudos, viva Antônio Conselheiro que Nosso Senhor Jesus Cristo o guarde!!!!Combateu o bom combate e manteve a fé.
Um dos filmes brasileiros mais realistas no ponto de vista sobre a guerra.
Viva Canudos, viva o povo nordestino.
Ave império, viva o imperador pois a guerra de Canudos não foi apenas contra altos impostos mas também contra a república
Só que os personagens estão com boa aparência. O povo de Canudos eram tudo fudido.
SE ISSO REVOLTA ATÉ PESSOAS DE OUTRAS REGIÕES IMAGINE NÓS NORDESTINO? UMA FÚRIA INCONTROLÁVEL.
A instituição denominada Estado, principalmente um lixo chamado República Democrática, não passa de uma quadrilha de criminosos que nos roubam e nos escravizam, prometendo aos incautos saúde e educação de qualidade (só pode tá de sacanagem) enquanto eles se banqueteiam com suas lagostas e vinhos caros, vivendo em suas mansões luxuosas e passeando nos seus carros caros, guardados por suas forças militares e seguranças particulares, tudo isso a custo do gado, dos seus escravos pagadores de impostos, e ainda há quem defenda essa trupe. São um bando de assassinos covardes, malfeitores e ladrões. Ahh! A eleição está próxima, não esqueçam de escolher seu dono preferido, aposto que vão adorar suas chicotadas no lombo.
@Eraldo Carlos essa história de 4° maior economia do mundo e de que tivemos 2° maior marinha de guerra não é verdade mas a Marinha do Império do Brasil estava entre as 10 mais poderosas, os EUA sim tinha um certo temor pelo Brasil, a época do império foi super benéfica para o Brasil pois estavamos avançando e a industrialização já era pensada, a maioria da malha ferroviaria hoje foram construidas no império, vários projetos que foram pensados pelo império só estão saindo agora e um exemplo é a transposição do rio São Francisco, o crescimento da nossa economia era constante e a inflação era de apenas 1% a 1,5% ao ano, nossa moeda tinha o mesmo valor que o dolar e a libra esterlina, eramos a 15% potência econômica em apenas 40 anos de independência, se continuassemos sendo império hoje com certeza o Brasil seria uma grande potência economica e militar.
Sou o artista plástico que mais retratou a história de canudos dentro da Bahia e dentro do Brasil minha maior expiração foi esse filme...
Descendo dos motas. De canudos..
Mesmo assistindo esse filme várias vezes em todas fico emocionado..
Pela coragem e fé desses guerreiro do sertão.......
Onde posso ver sua arte? Abraço de Belo Horizonte MG
Filme incrível, cuja produção não deixa nada a desejar a nenhum filme épico europeu !!
Viva o Nordeste brasileiro e sua cultura tão peculiar !
Viva o Povo Nordestino e sua garra de viver!
Esse filme é daquelas preciosidades que dá orgulho de ser brasileiro. Uma verdadeira obra prima.
como pode ter orgulho de ser filho de uma patria com tantos horrores? nosso pais é fruto da escravidão e da miseria tenho nojo disso tudo
@@Misk2.0 , o "orgulho", se você tiver lido, está em relação ao filme enquanto obra de arte e não aos aspectos históricos nacionais. Aprenda a ler antes de emitir opinião descabida. Outra: o Brasil é muito mais do que "escravidão e miséria". Somos um dos gigantes entre as nações mundiais. Infelizmente
você padece do complexo de vira-latas o que lhe deixa míope em relação às virtudes nacionais e a idealização de nação de passado perfeito, que simplesmente inexiste.
O cinema nacional deveria investir em filmes com momentos históricos brasileiro!
Deveria fazer um filme sobre a guerra do Paraguai
A guerra de independência na Bahia
A revolução constitucionalista de 1932
Dentre outros! Deveria valorizar pelo menos a nossa história nacional!
Infelizmente se fossem fazer um filme nacional nos dias de hoje iriam banalizar e mudar a história pra ficar de acordo com os termos "politicamente corretos".
Falou tudo
Zumbi dos Palmares
@@nandoferreira1980 Já tem o filme do Zumbi dos Palmares, porém, Zumbi nunca foi herói dos negros.
Tem um filme que cita um pouco da guerra do Paraguai, aos olhos e história de Netto. O filme se chama Netto perde sua alma!
E mudando um pouco o contexto, não sei se já assistiu, mas o filme do Barão de Mauá é muito bom.
Dois orgulhos carrego na vida, e ao arquiteto do mundo lhe sou grato, a primeira de ter nascido no Brasil e a Segunda de ser Nordestino, pernambucano do interior, nascido na terra dos heróis cabanos, passei fome e passei sede, frio somente a noite, dormi no mato, aprendi a ser forte desde pequenino, aprendemos a lei do nordeste ainda "de peito", e quando chorava de fome minha avó já me dizia:" Nordestino é madeira de dar em doido, que a vida tenta dobrar, mas não consegue quebra não!".
verdade todos os anos estou em garanhuns pro FIG!
Jotta Andrade também sou
Sou da terra de Antonio conselheiro Ceara: )
Foi vc que fez essa texto??
Parabéns!!!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
que lindo!
Excelente filme. Retrata um dos maiores crimes cometidos contra as gentes pobres deste país. Crime daqueles que deveriam defender o povo brasileiro. Como nordestino, fico orgulhoso da brava gente que lutou e luta diariamente nos sertões.
Vá em frente! Mas devo alerta-lo que amebas não possuem essa capacidade. De qualquer forma, boa sorte na empreitada.
engraçado qesses babacas q falam essas merdas nao tem coragem de mostrar o rosto
+fabricio claudino verdade esses caba num sabe oque e passar fome e ainda vem um caba desse e roba o pouco que agente tem
+Sorg Sigma O que se deve eliminar para tornar o Brasil livre da pobreza é a ignorância. A sua, por exemplo. Felizmente, parvos como você não constroem nada.
+Sorg Sigma Imagino que o sonho de muita gente é que a mesma 'bomba atômica',construída por você, seja ensaiado a eficácia destrutiva em seu próprio CU.
Filme "Maravilhoso"!!!
Retrata todo o sofrimento dos "sertanejos" um povo que só queria ter o direito de ter sua morada, comida na mesa, ter direitos iguais.
Foi uma "Guerra" totalmente injusta.
E o mais interessante foi a força de vontade desses sertanejos lutarem por seu povo, por seus direitos.
"O SERTANEJO ANTES DE TUDO É UM FORTE!!!"👏🏼👏🏼👏🏼
Mais o governo nao deixou varias vidas foram ceifadas.terras improdutivas e paradas no sertao pq nao dou essa terra para quem queria trabalhar.trabalho gera renda e aumenta a economia
Hoje Canudos e um forte produtor de banana, vários lugares maravilhosos para poder visitar.
Eu sou filha de uma sobrevivente de outra guerra que ficou esquecida no passado ,apenas os sobreviventes lembram GUERRA DE PAU DE COLHER ,autor do livro MARCOS DAMASCENO
@@celsooliveira4261 seu banana
“Nosso maior desafio é nos aprimorarmos para sermos nós mesmos.”
Sou do antepassado dos bravos guerreiros que guerrearam está guerra. Com muito orgulho em saudosa memória. Durmam em paz meus bisavós e familiares.
Um filmaço!!!
O primeiro contato que tive com a história de Canudos foi ainda jovem, ao ouvir "Os Sertões", samba de enredo de 1976, da Escola de Samba Em Cima da Hora, do R.Janeiro, uma obra prima baseada no excelente livro de Euclides da Cunha. O filme é bem fiel à parte sobre o conflito dos seguidores de Antônio Conselheiro, que se defenderam e contra atacaram os ataques covardes das tropas do exército da então criada República, uma outra covardia histórica que golpeou de morte a monarquia e expulsou do Brasil D. Pedro II e a filha herdeira do trono, a Princesa Isabel, a redentora do povo escravo.
Os artistas do filme são excelentes atores, alguns já falecidos como o José Vilker, todos grandiosos na interpretação.
Um primor. 👏👏👏
Esses merecem todo o nosso orgulho reconhecimento.
Como um filme tão bom desses não foi muito pra o cinema mundial? Que obra de arte.
EU SOU DA RÚSSIA!! e assisti a este filme de uma só vez, medindo e não entendendo não as palavras mas com as legendas, fiquei maravilhada e tive lágrimas!
Fiquei surpreso com o quão interessante foi filmado, e quão profundamente a vida e a história daquela época no Brasil foram mostradas
o sertanejo é, antes de tudo, um forte! (EUCLIDES DA CUNHA).
Concordo, esse filme é Incrível!
O cinema mundial não tem muito interesse na história do Brasil, já cheguei a essa conclusão depois que fiz o comentário. Nós não somos muito interessantes.
O povo só queria ter um lar e um prato de comida na mesa
Um pedaço de terra para poder plantar
O povo só queria ter o direito de poder ter aquilo que chamamos de felicidade
Viva Antonio Conselheiro, homem forte do sertão que deu um pouco de felicidade a esse povo lutador.
Viva a Bahia, viva ao Nordeste
COMO NORDESTINO LHE DIGO QUE TÁ DO MESMO JEITO DESSA ÉPOCA, SÓ A JUSTIÇA PARA OS GRANDES, MAIS NO SERTÃO AINDA EXISTE MISÉRIA E FOME, TANTO QUE EM 2017 TEVE UMA SECA MAIOR QUE DE 100 ANOS ATRÁS! SÓ QUE A MÍDIA ESCONDE TUDO É DIZ QUE MUDOU É MELHOROU, NÃO MELHOROU NADA
E claro, um maluco com síndrome de messias
Isso eles já tinham, mas chegou o governo e rapou tudo deles. Da mesma forma como acontece com muitos hoje. O próprio Conselheiro fala no filme: "Eis aí o que a república é: escravidão".
Como tem brasileiro que não gosto do próprio cinema isso é uma obra de arte merecia até reconhecimento mundial !
Uma obra prima de um grande escritor Euclides dá Cunha. Poucas pessoas não conhece. Meu pai nasceu em junho de 1920 no sertão dá Bahia na cidade de monte Santo próximo a cidade de Euclides dá Cunha e canudos. Viveu sua infância na Fazenda angico próximo a cidade de cansancao. Trabalhou como vaqueiro com seus irmãos e seu pai. Mais tarde deixou a Fazenda vindo morar no Sul dá Bahia na cidade de Ilhéus. Como era fascinado em ler .adquiriu no Rio de Janeiro nas suas viagens numa feira de livros . Um livro quê pertenceu ao exército brasileiro intitulado guerra de canudos de Euclides dá Cunha. Esse livro quê passou de mão em mão terminou perdendo todos da família queriam ler. Eu como nordestino amo o sertão e assisto sempre este filme.
Desculpe amigo..mas quem escreveu essa obra foi francisco marins..com o titulo de aldeia sagrada..euclides da cunha escreveu "os sertões"
Me ha emocionado en el alma conocer la historia de este histórico levantamiento campesino. Gloria a todos aquellos que murieron bajo esta bandera.
Excelente filme, baseado no clássico "Os Sertôes" de Euclides da Cunha. Esse cara foi um marco na Literatura brasileira a usar o termo miscigenação. A guerra retratada neste filme mostra a força de um povo oprimido por multiplos fatores socioculturais. O Conselheiro criou uma sociedade paralela à República que derrubou a monarquia no Brasil, iam de encontro aos interesses de oligarquias locais, federais e abalou a moral cristã, ele foi estigmatizado até os dias de hoje como louco, fanático ... A maior lição de AC foi propor novas perspectivas aos sertanejos do arraial de canudos: Liberdade da opressão, do cabresto, do xicote, da cerca ... a religiosidade foi um meio bem estratégico que alimentou um sonho maior. Grato.
Rômulo Oliveira Adorei a analise!
joaquim
Sou roraimense e neto de nordestino esse filme mostra um dos maiores genocídios da história do Brasil que a república fez com povo humilde só queria paz e estar sossegado
Verdade. A república quis apenas mostrar que é toda poderosa contra os humildes.
Há mais de 20 anos continua sendo um dos melhores filmes nacional.
Adorei, é muito bom aprender com filmes.
Esse é um dos muitos filmes históricos que vale a pena ver.
História Triste, porém real. Ao menos essas pessoas de Canudos tinham esperança e buscaram a luta. Foram bem melhores que a gente, pois nós sabemos que a luta é necessária, mas mesmo assim ficamos de braços fechados, esperando Deus sabe o que. Por isso a Guerra de Canudos é sempre lembrada e estudada, quem sabe um dia ela sirva de inspiração para o povo Brasileiro...
gostei do seu comentario curta e contundente
Não é verdade, Canudos buscou a sobrevivência acima de tudo, não a luta.
TAISSA VC é linda
Em minha opinião o filme A Guerra de Canudos é uma obra muito interessante pois passa uma grande emoção, sem contar o impacto que nos traz nas cenas de morte. Eu gostei muito de ter assistido!!!
Estremecedor filme brasileño sobre un hecho en suceder en la región más agreste y pobre de ese país a finales del siglo XIX. Toda una tragedia en la extensión de la palabra de una comunidad que quiso ser libre y pagó un precio terrible.
Saludos y bendiciones a todos los cinéfilos de corazón desde Venezuela.
Sou Paulista !!!!E tenho orgulho de fazer parte do Brasil!!!E tenho orgulho de ser descendente de nordestino!!!!!povo valente e honrado
Eu sou nordestino, sou de recife PE
Eu tbm sou paulista e descendente de nordestino, minha bisavó nasceu no interior do Ceará e veio pro interior de São Paulo a busca de trabalho dentro de um caminhão pau de arara
sou paulista e tenho vontade q sp si separe do brasil.
@@wesleycampos7467 Sim, pra depois ser derrotado em uma guerra, como em 1932
Então você não é paulista
Clássico do cinema brasileiro e relíquia da nossa Cultura Nacional
VIVA CANUDOS BELO MONTE salve Antonio Conselheiro e Deus Abençoe todos os Mártires de BELO MONTE
o melhor filme brasileiro que já assisti, e com uma atuação de gala do paulo, que retrata a labuta do dia a dia do caboclo nordestino pela sobrevivência, bravos guerreiros.... tiro o chapéu pra esse povo, que tem a mão deles em tudo , o que existe neste pais.
BELAS PALAVRAS,, FALOU TUDO 👏👏👏👏🎉🙌🙏
Sou universitário faço licenciatura em história estudando sobre canudos vem lágrimas nós olhos mediante tamanha maldade e covardia cometida á um povo humilde que só queria a paz.
Eu também
parece que nao estar estudando .
@@eliveltongaudencio304 entendo sua ignorância só se liga no joguinho a mente não se desenvolve
Também assistindo por conta da faculdade de história 🤗
Boa tarde, Ivan. Conhece o canal 'O Cangaço na literatura'? Vc que gosta de história vai gostar muito. Abraço, meu amigo.
Genocidio de um povo humilde, que na defesa de sua sobrevivencia,apenas com sua coragem,tentou se defender.
✌️✌️✌️🇪🇸🇪🇸🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Povo guerreiro e forte.
Tá mole
Um povo forte
@Neil Miranda Eles eram EXPLORADOS. Sabe o q explorados significa?
Bravura do povo nordestino. Lutaram até o fim, até o último homem. Somos assim.
Mais alguém em 2021 assistindo esse filme por conta da escola e não queria ler um texto e preferiu assistir o filme 🤭🙆♀️
Sim !!! Bem loko
Kkkj
Desse jeito
Antes tivesse texto , nem teve texto pra mim!
Da hora
Ao ver este filme, as lágrimas me caíram salgadas como o sol que arde nas costas do sertanejo. Salve Conselheiro e todos aqueles que lutaram por uma vida digna em Canudos
Salve a Bahia
Salve o Nordeste
@@ernandessousa9033 , não sei qual é o seu Estado, mas tem corrupto tb kkkkk
É o Brasil meu caro!!!
Quanto ao êxodo urbano ao qual vc fala, desconheço os dados, mas a Bahia é o sétimo Estado na ordem de arrecadação de ICMS
Venha visitar a Bahia e dê um pulinho em Salvador, capital e gênese do nosso querido Brasil
Valeu e forte abraço
@@ernandessousa9033 , meu amigo, continuo dizendo, não sei qual o seu Estado, mas com certeza tem pobreza e muita
Conheço muitos Estados e as coisas não são diferentes da Bahia, diria até piores
Quanto ao axé ser um lixo musical, aposto que o seu Estado não tem gênero musical
Inveja do carnaval de Salvador é foda viu kkkkkk
Vc não é o primeiro e com certeza não será o último kkkkkk
@@antoniolazaro3823 você é louco! Claro que aqui, como em todo país, tem cultura musical. Mas se vangloriar pelo "sucesso" do axé é demais, pois sabemos muito bem que esses "sucessos" fazem parte da doutrinação política, para contínuar emburrecendo as massas; afinal, estes formam o "curral eleitoral", não é mesmo?!
Por isso, ao invés de boas músicas, eles nos dão o reboleichom, tchubi rabirom etc. Ah! faça-me o favor 😒😒
@@ernandessousa9033 , aqui não tem só axé não meu caro
A Bahia já me deu régua e compasso, isso te lembra alguma coisa?
Enfim meu caro, se quiseres ficaremos ad infinitum a discutir sobre o meu Estado que tanto me orgulha e muito
Como um bom bainao, sou paciente e tenho muita cultura para debatermos sobre quaisquer assuntos que assim o queira
Deixemos as diferenças de lado e termino com um convite a minha amada Salvador para vc tomar uma cerveja gelada, curtir um axé e conhecer melhora a cultura baiana
@@antoniolazaro3823 "Bahia já nos deu" como bem disse. Mas hoje é só lixo sonoro. E negar isso, é a falácia Ad desonestidadium
Que filme "maravilhoso", que marco importantíssimo da nossa história, como foi difícil chegarmos até aqui, tenho vontade de chorar quando olho pelas dificuldades que o nosso "país" vive na atualidade, somos uma nação tão digna de muitas lutas, peço sempre á "Força Criadora de tudo" que nos de luz em sabedoria para conduzir essa nação que é tão maravilhosa si, obrigado pelo post do filme, muito bom mesmo, mudou a minha visão como brasileiro.
Toda vez que o pobre se rebela há o massacre. Canudos foi apenas um exemplo de criminalizaçao da pobreza. Canudos ainda está vivo neste pais.
+conde loppeux O discurso de que Antônio defendia a monarquia foi um recurso doutrinário utilizado pelos militares, como instrumento legitimador, para obscurecer a luta de classes e levar a exploração do sertanejo ao seu estupor, justificando o massacre de Canudos.
+François Marie tmbm nn entendi o discurso de Conselheiro a fvr da monarquia. Já q houve a questão religiosa onde o vaticano proibiu os bispos de realizarem casamentos de maçônicos indispondo a igreja c o império. isso tbm foi um dos motivos pro declínio da monarquia e ascenção da República
simples assim e verdade moro em canudos
A independência do Brasil e a criação da república foi um plano fos maçons. Não hove nada de declinio da monarquia. Foi um golpe puro e simples. O crime de Canudos foi não aceitarem a República demoníaca, pois os maçons são anticristãos. Não teve nada de social.
Foi uma guerra religiosa.
simples assim desculpe...mas creio que vc não entendeu o real motivo dessa guerra.
era recente a proclamação da República e o nosso profeta aí, não reconhecia o novo sistema de governo..era a favor do Império de D .Pedro II.
Isso incomodou e muito a República....
O Sertanejo é antes de tudo um forte..sou canudense com orgulho
No espirito ou como assim não existe mais?!
todo pobre do brasil, é de canudos. Só os mais espertos entendem o porque. Mas tem pobre que pensa que vira rico votando em oligarquia, igreja, ou capitão. Na verdade é a tristeza que faz o povo querer se sentir menos pobre, mais sabido e por isso acaba fazendo o papel do desiludido
@@Felipedossantosneto o problema do Br é tipo se ele conseguir fazer um churrasquinho e ter sua cervejinha para ele está ótimo, é tipo foda se educação e saúde, tendo os prazeres da vida está bom.
Tambem sou Canudense
Vale a pena visitar o parque ? Tenho vontade de conhecer !
I read this book in the early 1970s and always thought it could be a great movie and here it is.
realmente uma história de mt tristeza mais mt emocionante recomendo a assistir me emocionou várias vezes, acho que o peregrino realmente queria o bem dessas pessoas, e dar as famílias dignidade e liberdade pra todas elas tiverem bem!
o melhor filme que ja vi, direção, fala, roteiro atores deram um chou , tiro o chapeu pra todos obg, não devemos nada a outros.
quem ta vendo por causa da escola
+edcliuson quinho é nóis cachorro kkk
oi :3
edcliuson quinho eu
infelizmente Eu kkkk
edcliuson quinho eu
So que está assistindo na quarentena da um like. Que belo Filme Orgulho de ser nordestino 👏👏
Filme “Guerra de Canudos” (1997), baseado no ensaio "Os sertões" (1902), de Euclides da Cunha.
Elenco:
Wilker, José (Antonio Conselheiro)
Abreu, Cláudia (Luiza)
Betti, Paulo (Lucena)
Severo, Marieta (Penha)
Mello, Selton (Tenente Luís)
Bomtempo, Roberto (Pedro)
Abreu, José de (General Artur Oscar)
Pereira, Tonico (Coronel Moreira César)
Andrada, Tuca (Arimatéia)
Almeida, Eliezer de (Beatinho)
Weinberg, Denise (Margot)
Moraes, Ernani (Vilanova)
Grossi, Murilo (Antônio)
Mendonça, Elias (João Abade)
Só, Dody (Pajeú)
Ferreira, Lamartine (Quirino)
Oliveira, Jurandir de (Firmino)
Bevilácqua, Camilo (Solano)
Vieira, Orlando (Cel. Tamarindo)
Dacosta, Alexandre (Rocha)
Bião, Armindo (Haroldo)
Petrovich, Carlos (Retirante)
Mendes, Edlo (Jagunço)
Rosário, Elson (Cel. do reforço)
Santana, Inaldo (Onofre)
Marinho, José (Barão)
Ferreira, Lamartine (Quirino)
Paulo, Lucien (Tupi)
Prado, Marcelo (Fiscal)
Gadelha, Mário (Teles)
Pompílio, Numa (Major Matos)
Ribeiro, Paulo (Fazendeiro)
Palmeira, Péricles (Geraldo)
Santos, Selma (Cafetina)
Lopes, Agnaldo (Leocádio)
Coelhão, Antônio Carlos (Jurandir)
Binga, Beto (Soldado esfomeado)
Alencar, Carlos (Praça da 4a)
Cavalcanti, Cesar (Gen. Savaget)
Carvalho, Chico (Carreiro)
Dida, Dona (Comadre da Penha)
Silva, Eronaldo (Crispim)
Florentino (Corneteiro da 4a)
Dantas, Fred (Jagunço 1)
Farias, Glaifferson (Corneteiro da 3a)
Araújo, Helena (Mulher do Retirante)
Isabel, D. (Beata)
Marruá, Isabel do (Velha da esteira)
Ferreira, Jurandir (Médico da 4a)
Justino Filho (Sertanejo)
Almeida, Manuka (Mudinho)
Nenezinha (Beata)
Leite, Nilson (Timóteo)
Borges, Paulo (Honório Vilanova)
Henrique, Paulo (Médico Moreira César)
Paulo, Seu (Jagunço Cantador)
Andrade, Uelson (Soldado esfomeado)
Duarte, Wilson (Sargento da polícia)
Pereira, Zezão (Jagunço 2)
Souza, Claudenice de (Beata)
Silva, Elza da (Beata)
Silva, Francisca da (Beata)
Silva, Geane da (Beata)
Barreto, Juselene (Beata)
Cardoso, Kátia (Beata)
Reis, Luceneide P. (Beata)
Souza, Maria da Socorro de (Beata)
Caquinha, Maria Isabel da Silva (Beata)
Ferreira, Maria Perpétua (Beata)
Cavalcanti, Rita de Cássia (Beata)
Silva, Rita de Cássia (Beata)
Costa, Rosemeiry (Beata)
Rocha, Airton (Apóstolo)
Cruz, Hipólito (Apóstolo)
Batista Filho, João (Apóstolo)
Araújo, João Jesus (Apóstolo)
Pedreira, José (Apóstolo)
Cruz, José da (Apóstolo)
Oliveria, Marco Aurélio de (Apóstolo)
Barros, Olívio (Apóstolo)
Ferreira, Raimundo (Apóstolo)
Cunha, Sebastião (Apóstolo)
Souza, Valter de (Apóstolo)
Neves, Jorge (Toinho)
Guerra, Dandara(Teresa)
Curiosidade: o lateral-direito Daniel Alves aparece como figurante no longa. Segundo o próprio jogador:
"Eles estavam gravando lá [em Juazeiro] o filme e precisavam de pessoas para trabalhar como figurantes. [...] Consegui sair no filme. Mas acho que ninguém vai me conhecer porque eu estava ali no meio de todo mundo. Mas foi muito legal.”
Marcelo Nunes-- Trilha sonora do genial Edu Lobo. 🎶🎶🎷🎺🎶
34:24 é ele?
GUERRA DE CANUDOS é uma das mais belas produções cinematográficas do Cinema Brasileiro. O Roteiro teve o mérito de ser fiel aos fatos históricos ocorridos em Belo Monte, revelando um dos conflitos mais sangrentos da História Militar do Brasil. O Filme tem o mérito de mostrar os dois lados do Conflito, com destaque especial para a competência dos atores, que deram um show de interpretação.
Sou uma criança Baiana de apenas 13 anos apesar de ser esculhambado, xingado ou zombado tenho orgulho de ser Baiano, nunca pude participar de tal rebelião, afinal toda vez que nós pobres nos rebelemos há um massacre e vos digo mais, Lutemos pelo nosso Sertão até a nossa morte. Levarei para toda a minha vida "Morte a Republica e Viva a Antonio conselheiro" não só a ele mas a todos que lutaram pelo nosso Sertão!
Orgulhe-se de sua origem nordestina, povo com identidade e história limpa, ao contrário do povo do sudeste.
@@viniciuscvj pare de atacar os paulistas!!!!!Também temos a nossa história e assim como vcs também merecemos respeito
@@marcelobomdepapo não existe povo paulista, quase nenhum paulista o é há mais de 3 ou 4 gerações, quase todos são sulistas, nordestinos, descendentes de europeus ou japoneses. Se nem sequer tem um povo definido como terão história?
@@viniciuscvj rapaz eu sou Paulista de 6 gerações , tenho sangue guarani
@@marcelobomdepapo Pois então está mais pra paraguayo onde 90% da população falam o idioma Guaraní. Os índios originais brasileiros eram de origem Tupi e falavam Nheengatu. Esta diferença etnica e linguística está bem descrita no livro "língua geral dos índios" ou "Arte brasilica" de Luis Figueira, Lisboa 1621. Os guaranis do estado de SP foram capturados no interior do PR e escravizados pelos bandeirantes que acabaram fixando residência.
Um filme primoroso, que alavancou o cinema nacional à uma nova perspectiva, foi a primeira superprodução, que retrata a desigualdade existente no Brasil.
Belíssimo filme; belíssima trama; belíssima história; belíssima gente, a que defendeu Belo Monte; belíssima visão de Antonio Conselheiro e de seus seguidores. Sinto orgulho de ser um brasileiro humano, capaz de sentir um sentimento tão forte como o que estou sentindo nesse momento em que as últimas letras passam na minha frente!...
Muito bom! (y) Baseado em um fato real, porém dentro dela, criou-se uma trama que consegue prender nossa atenção até o desfecho!
Esse filme não perde em nada para os de fora. Excelente!
Nas cenas de guerra perde e, em certas, feio.
Oia só procê vê Teu cú, para que fantasiar, seu imbecil.
Muito enteresante
@@vitor6moraes vira lata! Essa é ma batalha antiga!
Havia assistido há muito tempo. Revendo, agora, espantei-me: que atuações! Que enredo! Um dos melhores filmes que já assisti.
Concordo, e ainda por cima é um filme nacional! Espetacular
Tudo perfeito no filme !
Lágrimas molham o nascer dos meus olhos e enfeitam meu coração com a tristeza destes caminhos, tão curtos e áridos do meu nordeste.
(Autor desconhecido)
Que poema lindo!
Como eu tenho orgulho de ser Nordestino! Obg meu Deus
Amei, os brasileiros deveria saber mais sobre essa história
E verdade porem nao todos que tem o carinho a historia
@@pedrovictor5237 c.mmc
Bom dia isso é verdade muito bom
Ela é mais profunda e cruenta...
D0i
Eu sou baiano e moro em uma cidade metropolitana de Salvador. Eu ouvir pouco sobre a história de Canudos na escola, vim conhecer mais através da banda Armahda e de lá vim para aqui. Gostei muito do filme, uma obra prima e patrimônio cultural brasileiro e principalmente nordestino!
Não tenho palavras para descrever esse filme! Que cada um poça sua reflexão!! Desta obra prima .
Grande povo nordestino! Sou paraense e teve algo muito parecido com a guerra de canudos aqui no Pará foi a Cabanagem.
o filme apresenta uns erros um deles que o coronel chama seus homens de praças só que esse termo praça somente surgiu nos anos depois no periodo pré-segunda guerra da ditadura vargas .
Aqui no sul foi o Contestado...
obrigado por ter acontecido revolta da cabanagem por causa disso que nasceu a província do Amazonas.
Nos relatos do tenente Pires Ferreira, comandante da 1ª expedição contra o arraial, em 1896, ele também fala que perdeu alguns "praças".
Sou paraense e a guerra da cabanagem foi muuuito sangrenta também
Esse filme é uma obra Prima! Já assisti várias vezes. Um marco no cinema nacional. Quem gosta de história, não pode deixar de ver.
É um grande filme, fiel à história com excelente fotografia e atores muito competentes. Vale muito a pena assistir o filme é ótimo!
Eu super recomendo. Obrigado por postar!
O filme foi considerado uma grande produção na época, foram gastos mais de 6 milhões de dólares, e o único que precisou se construir uma cidade de verdade e ter de destruir. Mas o enredo (com exceção das batalhas) é apenas fictício, o tal romance de Luisa com os soldados não existiu. Atualmente, Canudos está novamente de pé com 17 mil habitantes e é um Oasis no sertão.
Infelizmente perdemos José Wilker este grande ator, na manhã de hoje, dia 5 de abril de 2014! que Deus o tenha em sua graça!
*Canudos e o alto da compadecida, sao pra mim as duas melhores produçoes bradileiras. Ainda nao apareceu algo que às superem. Amo muitoo*
Filme Divaldo, o mensageiro da paz e o filme kardec, são dois ótimos filmes também....nada tem haver com as baixarias de filmes brasileiros. Kardec nem parece que foinfoinpor brasileiros.
Serra pelada tbm é muito bom e é brasileiro
O homem que desafiou o diabo, também, é um ótimo filme.
@@CLins4 ]
"Besouro" também
“O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho.”
Faltava ao exército brasileiro o que os homens de Antônio conselheiro tinham de sobra coragem e lealdade.
até hoje falta ,esses papagaio do governo , veem a corrupção na cara e nada fazem
o exército imperial era muito mais valente
Assisti dia 16 outubro 2018
Quando era criança não gostava das aulas de história, mas hoje mim arrependo muito . Hoje queria ser professora de História.
Esse filme é encantador.
O povo nordestino é um povo forte, um povo que não fogi da luta ,mesmo com muitas de dificuldades ainda continua alegria sorrindo Felizes, um povo guerreiro.
Que triste, terra de um povo sofrido que sofreu independente de qual modelo de governança. Muito bom o filme, não deixemos nossa história ser esquecida. Pretendo um dia visitar oq restou do vilarejo de Belo Monte
Um massacre de republicanos contra uma comunidade que estava cansada de pagar altos impostos, "sinto vergonha do país" como Euclides da Cunha deixa claro.
vergonha desses militares golpistas do krl
@@mcdonaldsronald9130 ANTÔNIO CONSELHEIRO ERA ANCAPISTA! hahahahahhaahhaha (peraí, será que é por isso que Canudos não tinha estradas?!)
altos impostos continua até, hoje país comandado por meia dúzia de grandes empresários.
@@carinarrosa mas era anticapitalista de verdade e não como os comunistas que pregam contra o capitalismo mas não abrem mão de viver mais alto luxo, aí em Canudos Tinha igualdade de verdade, partilha de verdade, não como comunismo que prega igualdade só nos livros e depois que tomam o poder ficam com toda a riqueza do país e deixa as migalhas para o povo e o resto morre de fome
@@carinarrosa oque seria ancapista???
melhor filme que ja assiste, retrata bem a coragem desse povo nordestino , parabens aos colaborador, produtor, ator
como meus olhos se enchem de água, como explicar esse amor pelo nordeste, quando o sertanejo se rebela contra a opressão é retaliado, massacrado. Mas está enraizado em nossas almas, o povo forte e de coragem, que enfrenta a morte, que mesmo na seca tem força e coragem para lutar.
Adoro rever esse filme, e um dos melhores filmes brasileiro. 25/11/2023
Lindo filme que retrata um pedaço da nossa história. A luta pela sobrevivência. Parabéns a você sertanejo. Guerreiro do SERTÃO.
Simple y maravillosa producción "artística" y profunda expresión de la miseria nordestina y de gran parte del país, y la imposición aculturar de la Nueva Sociedad dominada por la Oligarquía y la desubicación de la Iglesia Católica. Gracias Mil.
Sou nordestina mrm , vi vários comentários sobre nós nordestinos danosse , acham ruim os nordestinos ? Venham pro nordeste meus amores ❤
o nordeste e danado de lindo visse , arretado de bonito .
Tenho orgulho de carregar o sangue desse povo
Nordestino não fala visse, nem arretado !
🙄 Nordeste é lindo sim! Mas só tem bandidos na política ( esquerdistas),pq a maioria dos nordestinos são burros e muitos safados mesmo,meu estado (BA) está destruído.
Um filmaço!!!
O primeiro contato que tive com a história de Canudos foi ainda jovem, ao ouvir "Os Sertões", samba de enredo de 1976, da Escola de Samba Em Cima da Hora, do R.Janeiro, uma obra prima baseada no excelente livro de Euclides da Cunha. O filme é bem fiel à parte sobre o conflito dos seguidores de Antônio Conselheiro, que se defenderam e contra atacaram os ataques covardes das tropas do exército da então criada República, uma outra covardia histórica que golpeou de morte a monarquia e expulsou do Brasil D. Pedro II e a filha herdeira do trono, a Princesa Isabel, a redentora do povo escravo.
Os artistas do filme são excelentes atores, alguns já falecidos como o José Vilker, todos grandiosos na interpretação.
Um primor. 👏👏👏
O sertanejo de fato é e sempre será batalhador, por tanto, principalmente pelo o que passou no passado, sou pernambucana nordestina, do sertão, com muito orgulho ❤🌵
Exatamente como esse filme 🤠♥️💟 um orgulho e sabedoria.com LOVE JÚ.asd
Tmj, sou cearense com orgulho
Nóssa que história do nosso sertão maravilhoso de um povo sofrido más guerreiros de fé 🏜🌵🌞🙏
Estou sem palavras, há muito tempo, que não assistia um filme de qualidade. Parabéns.
Em setembro de 1897, após várias batalhas, a tropa conseguiu fechar o cerco sobre o arraial. Antônio Conselheiro morreu em 22 de setembro, supostamente em decorrência de uma disenteria. Após receber promessas de que a República lhes garantiria a vida, uma parte da população sobrevivente se rendeu com bandeira branca, enquanto um último reduto resistia na praça central do povoado. Apesar das promessas, todos os homens presos, e também grupos de mulheres e crianças acabaram sendo degolados - uma execução sumária que se apelidou de "gravata vermelha".Com isso, a Guerra de Canudos acabou se constituindo num dos maiores crimes já praticados em território brasileiro.
O arraial resistiu até 5 de outubro de 1897, quando morreram os quatro derradeiros defensores. O cadáver de Antônio Conselheiro foi exumado e sua cabeça decepada a faca. Canudos é mancha vergonhosa para a República e, sobretudo, para o Exército Brasileiro. Além da total inaptidão, incompetência e burrice, demonstrou total e absoluta covardia.
A carnificina de Canudos foi no governo de Prudente de Morais,primeiro presidente civil, atendendo um pedido da elite cafeeira que estava incomodada com a liberdade dos sertanejos que agiam por conta própria, uma vez que o governo nada fazia para o povo!
A República é a mancha vergonhosa da República, e desgraça do Brasil bom seria se os monarquistas restantes no Brasil e no exilio tivessem apoiado conselheiro!
Joao Batista parabéns
Pense numa tropa porreta! Micagem. kkkkkk
Leonel Parente filme guerra dos pelados
Só um milhão de visualizações? Ainda falta um bocado de gente pra conhecer essa obra prima!
É um bom filme, vemos que o povo não fugia da luta, é uma boa atitude do povo de canudos que não abaixaram a cabeça porque não queriam ficar numa vida ruim, eles preferiam a morte, teve muitas mortes de inocentes do povo de canudos e quanto aos outros continuam que estavam vivo, continuaram a lutar até a morte.
Vc tbm é sertaneja?
Não foi guerra, foi genocídio. Um povo faminto, analfabeto, desarmado, lutando pela sobrevivência
Adoro essa beleza inconfundível de Cláudia Abreu, esse jeitinho de menina que sabe o que quer. Ficou ainda mais irresistível com esse sotaque delicioso do povo sertanejo nordestino.
Sou paulista todos brasileiros são iguais tenho grande orgulho de ser paulista todos devemos ter orgulho de onde nascemos
Ninguém quer saber se vc é paulista véi kkkkk
Sois fresco kkkkkk
NÃO! CADA REGIÃO É UM POVO DIFERENTE É CULTURA TMB.
@@George-n5d2m Sois analfabeto
Isso não foi uma guerra e sim assassinatos cometidos contra um povo humilde que só queriam viver sem o dominio da Repulblica, uma vergonha uma mancha na historia
E um filme que retrata pura verdade do brasileiro pobre que ater hoje sofre.
Tava tão bom na Monarquia 😭
Sério?
o problema não era a república, era a exploração dos grandes donos de terra e a luta pelo acesso á terra (elas estava presente antes).
@@SturtSilva então o problema é a república
Que filme bem produzido!!!Mostra como foi a trajetória para nós nordestinos conseguirmos conquistar tudo oque temos hoje,uma trajetória dura e,triste.Mas é a nossa história.
Moro perto de Canudos,porém nunca fui lá e morro de vontade de ir!
pra quem quiser um resumo ;)
É um documentário triste pois, Luiza, sua família e o conselheiro começam fugindo para outro caminho após serem julgados pela republica ja que estavam na seca, quando acharam um lugar adequado e bom para viver mas o trabalho de Luiza ainda nao era merecedor. Líderes religiosos criticavam abertamente as ''leis'' republicanas como eleições e relacionamentos amorosos. Enquanto havia a guerra com muita violência fogos e etc, o povo humilde estavam sendo assasinados e nem sempre isso era contado nos jornais. Luiza e outras pessoas do lado da republica, inclusive o comandante, não morrerão, mas sabiam que nesse conflito tudo podia ocorrer, e a qualquer momento poderiam morrer. Resumindo, Luiza não morreu em combate e sua mae era uma das que não se rendiam e usava armas de fogo e n aguentavam mais lutar e depois da morte do tão “Bom Senhor” não fazia mais sentido viver, ela foi presa e depois morta, Luiza tentou interdizer, mas nada conseguiu fazer para ajudar a sua mãe. A guerra já estava quase no fim, os habitantes de Canudos eram poucos, alguns se rendiam e outros em nome de Cristo lutavam até o final.
Otomo filme sempre assisto com meus alunos do 9º ano para mostrar a realidade da história do início da República no Brasil.
cida silva Minha professora passol pra mim assisitir tambem
cida silva 'otomo' vc e professora mesmo kkkkk
cida silva vc é linda
Ótimo, ensine pra essa galera que socialismo não da certo
@@regisoliveira5230 o capitalismo da?
sou nordestina de Recife , com muito ORGULHO , nao esqueçam que o Brasil nasceu no nordeste e temos uma riqueza cultural énorme e lindissima , nao devemos escutar ignorantes que ofendem nordestinos
Estou estudando para o concurso unificado, um dos assuntos é a guerra de canudos, me interessei pelo assunto e descobri esse filme, apesar da tragedia e da injustiça confesso que esse evento me fascinou, esse filme é exatamente como eu imaginei, a estetica, a figura de Antonio Conselheiro, a historia do Brasil é cheia de eventos grandiozos apesar de tragicos
Nordeste.. terra de povo que sofre, mais nunca se entrega para as trevas, como se fosse uma Fenix que renasce a cada batalha Feita, povo humilde, como um Rio sem nascente.. Glorias a Jesus Cristo.. Pai Antonio conselheiro vive em nossa alma.. Amén..
O Brasil é um país bem singular, as outras nações veem como inimigos, o estrangeiro. O Brasil ver como inimigo, o próprio povo. São os chamados "inimigos internos", o negro escravo, o sertanejo vítima da seca, os despossuídos. O Massacre dos Carajás ocorrido no Pará em 1998, é outro exemplo disso, além da guerra de Canudos.
Amigo, desculpa não confunda os fatos a questão do Carajás, foi uma usurpação de um movimento que não respeita a constituição.
Assisti uma vez na escola e agora nessa quarenta. Orgulho de ser nordestina❤🌵 potiguar 🌵
Também não me arrependo de ter nascido no rio grande do norte #potiguarcomorgulho. ❤.
Maravilha de filme Nacional: Que pérola! Atentamos para as inquietações da personagem sobre os objetivos da República; e muito do passado está presente na sociedade de hoje. O tempo passou porem; quase nada mudou! Obrigada pela postagem. Valeu!
Canudos,
Um eldorado sonhado e sonhador. Conselheiro, foi um visionário. Herói sem eira nem beira e fascinado com a sua genialidade futurista. Antonio conselheiro, foi um dos poucos líderes a ter seguidores de fé. Profissão de vida e de morte. Conselheiro, foi um arrebatador de seguidores. Perseguido, não desistiu e vislumbrou através da sua fé um movimento maior que seus seguidores. Um líder religioso e político dos sertões. Canudos, nunca deixará de ser contado. Obra e luta de uma minoria que não baixou guarda. foram até o fim... Triste fim. As forças do governo central massacram seus sonhos e sua luta.
Bravos Guerreiros nordestinos! miseravel governo Brasileiro ate da saudades do Imperio do Brazil comandado por Dom Pedro I e II
Jhony Carvalho A república já nasceu uma vergonha, sempre iludindo o povo com falsos ideais e cobrando impostos abusivos até os dias de hoje!
E Verdade Nobre Arthur Antes da republica nos orgulhavamos de vitorias honradas depois
Jhony Carvalho Miserável nordestino tem saudade do Império porque só conheceu a opressão dos coroneis... Viveu no latifundio cortando cana para sdoçar a vida de seus senhores. Não sabe o que é a liberdade!!!!
kkkk Vc é Engraçado Cara meu tataravô era Capitão do exercito Imperial lutou na guerra do Paraguay meu bisavô e meu avô viu a voz de um homem calar o Brasil inteiro a voz de lampião eu sei tem muito nordestino burro principalmente os que votaram e apoiam o PT mas tem muito que não,cerca de 30 % dos nordestinos e se vc acha que sou miserável vamos ver quem tem mais dinheiro e bens contábeis você tem moradia em Denver nos Estados unidos Eu tenho seu hipócrita tem muito nordestino Burro analfabeto e tudo mais mais Na Moral tem uns idiota e otário igual a Sorg Sigma Que se acha o dono da razão mas na verdade e só mais um Que tem cérebro podre e que só fala merda Cara você da nojo a sociedade Um gordo preguiçoso feito tu se temos Liberdade foi por que Alguém como minha família lutou por ela e não que ficou com um traseiro de meia tonelada sentado numa cadeira feito esse seu digitando merda perdi Minutos da minha Vida respondendo um defensor do bolivarianismo de Dilma e do PT
+Jhony Carvalho +Jhony Carvalho Cara!!! Me desculpe o meu desconhecimento à respeito do povo nordestino!!! Eu não sabia que os nordestinos tinham casa em Denver no Colorado. Eu pensava que os nordestinos moravam no meio da caatinga, em casas de taipa cobertas com folhas de carnaúba. A gente aqui fica pagando imposto para esses milionários, que recebem bolsa familia, ir gastar nos Estados Unidos. Aliás, o PT é invenção de um nordestino sujo e maltrapilho que chegou aqui já sem dedo. Se o nordeste quiser fazer independência e formar um Império separado, eu aprovo. Por um país livre da pobreza!!! Fora PT, fora NE.
"Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!"
Muito bom filme, obrigado mesmo. Eu já sabia da história, dessa gente que se uniu por necessidade, fé e esperança,um verdadeiro exemplo de coragem, destruído tão covardemente por um governo que tem a maldade e o desprezo a o povo até hoje e todos sabemos disso. Mas fica aí o bom exemplo do povo de Canudos que não abaixaram a cabeça, preferindo a morte do que viver no cabresto de uma vida miserável. Parabéns a todos que trabalham no filme!!!
Verdadeiro herói brasileiro! cadê um feriado em homenagem? País sem vergonha
Vao homenagiar o que o massacre que a propria republica cometeu
para mim ele já é santo
Só se voltasse a Monarquia
Não homenageiam Antônio Conselheiro q realmente foi um herói.... revolucionário mais querem homenagear o bandido do Mariguella e a Mariele...esse é o país dos valores invertidos
@@fabiobrito8044 ele n era revolucionario moleque aprenda o significado das palavas protp new con seja paleo con como o cobselheiro
Galera, José wilker no papel de Antônio Conselheiro é sem dúvida um dos melhores atores brasileiro 👏👏
Viva meu Nordeste orgulho de ser nordestino .
Eu tbm
Olha este elenco, direção, fotografia, trilha sonora!!! Viva o Povo Brasileiro!!!
Bravo povo nordestino do qual faço parte e me orgulho.