Estrutura dos 3 atos | O que fazer no ATO I - APRESENTAÇÃO
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
- É o primeiro de uma série com 4 vídeos que vou falar sobre a estrutura dos 3 atos. É um tipo de estrutura narrativa muito poderosa e é muito usada em grandes histórias.
____________________________________________________
👉 CURSO: Escreva seu Livro na Prática
🔹 novoorbe.org/e...
____________________________________________________
👉 Newsletter:
🔹 guilhermeorbe.....
👉 BAIXE GRATUITAMENTE o livro Guilda dos Aventureiros - Arco de Bronze
🔹 novoorbe.org/g....
👉 Meus livros:
🔹 novoorbe.org/a...
👉 Tenha acesso a uma BIBLIOTECA com mais de 1 MILHÃO de livros.
🔹 Faça o teste GRATUITO de 30 dias.
🔹 Kindle Unlimited: amzn.to/41JNY26
👉 Meu blog com histórias inéditas e gratuitas:
🔹 novoorbe.org/c...
👉 CONHEÇA MEUS LIVROS:
🔹 Escreva seu Livro - Do Zero à Publicação: amzn.to/3PgyhIb
🔹 A Arte de Criar Bons Personagens: amzn.to/3CEEVo9
🔹 Ascensão do Príncipe: amzn.to/32GYQhb
🔹 A Era dos Titãs: amzn.to/2XKV3xg
🔹 Ronin Thunder: amzn.to/3IMwg6E
🔹 Memórias de um Soldado: amzn.to/39lDCbX
👉 LIVROS RECOMENDADOS:
🔹 Sobre a Escrita: amzn.to/3QisiUl
🔹 Como escrever Diálogos: amzn.to/3pbiG1Q
🔹 Manual do roteiro: amzn.to/3Wkce86
🔹 Como Melhorar um Texto Literário: amzn.to/3Abc9KK
🔹 O Segredo do best-seller: amzn.to/3pahnjD
👉 VÍDEOS RECOMENDADOS DO CANAL:
🔹 Playlist com os vídeos principais em ordem: • Passo-a-passo para ESC...
Estrutura dos 3 atos | O que fazer no ATO I - APRESENTAÇÃO
E ela realmente funciona e vou explicar aqui nesta série como aplicar ela. E garanto que é bem simples, mas tem detalhes que podem ajudar muito para ter um resultado ainda melhor.
Neste primeiro vídeo vamos falar sobre o primeiro ato, que é a apresentação. Vou falar o que fazer nessa primeira parte da história e como fazer a transição para o segundo ato.
Mas antes vou fazer um breve resumo sobre a estrutura de um modo geral e depois vamos detalhando cada ato para ficar bem completo.
Os 3 atos são basicamente:
• Apresentação
• Desenvolvimento
• Resolução
Os nomes são autoexplicativos, mas vamos aprofundar um pouco.
Na apresentação é quando os personagens são apresentados, junto com a ambientação e a trama central da história. O plano de fundo que vai servir como base a trama.
No desenvolvimento é quando tudo é aprofundado. Tudo que foi apresentado é desenvolvido em algum nível. Terão elementos que precisarão de mais atenção que outros, mas o ideal é que nada desapareça da trama, tudo precisa estar conectado de alguma forma. Mas calma que vamos falar melhor sobre isso no segundo vídeo dessa série que vai ser exclusivo sobre o segundo ato.
Na resolução é quando os conflitos chegam ao fim. Com solução ou não. O tema central é concluído. Mesmo que tenha uma continuação, algo precisa ser resolvido. Precisa ter um final. Mesmo que tenha um gancho para uma continuação ou seja um final em aberto. Vamos falar sobre o terceiro ato no terceiro vídeo dessa série.
Para mudar de um ato para o outro temos o que chamamos de ponto de virada ou plot twist. É a mudança de direção na história. Tudo parece caminhar para um lado, mas algo acontece que faz tudo mudar.
Temos um ponto de virada no final da apresentação e outro no final do desenvolvimento. Claro que esse é o básico. E uma história pode ter mais pontos de viradas.
Antes do ponto de virada para terminar o desenvolvimento temos o clímax, que é o ponto máximo de tensão da história.
Mais ou menos no meio de cada ato temos o que chamamos de incidente incitante. Alguns chamam de ponto de virada também e acabam considerando que a estrutura de 3 atos tem 5 pontos de viradas em vez de 3.
Eu prefiro usar o termo incidente incitante para facilitar a compreensão. Então seriam 3 pontos de virada e 3 incidentes incitantes no meio de cada ato.
Mas afinal o que são esses incidentes incitantes?
São basicamente acontecimentos que geram algum tipo de conflito, uma ação, ou algum tipo de carga dramática, mas ainda não é a virada da história. É algo que movimenta a trama de alguma forma.
E essa estrutura costuma ter um padrão de tamanho de cada ato. Geralmente o primeiro e o terceira ato são a metade do segundo. Ou se preferir, o desenvolvimento costuma ter o tamanho somado da apresentação e da resolução.
Playlist recomendada:
• 6 Dicas para ESCREVER ...
Criação de personagens:
• 7 Dicas para criar BON...
Conheça também meus livros:
Ascensão do Príncipe: amzn.to/32GYQhb
A Era dos Titãs: amzn.to/2XKV3xg
Memórias de um Soldado: amzn.to/39lDCbX
Instagram: @guilherme_orbe
Blog: www.novoorbe.org
Email para contato: contatonovoorbe@gmail.com
👉 CURSO: Escreva seu Livro na Prática
🔹 novoorbe.org/escreva-seu-livr...
A minha professora de Português me falou ontem que eu deveria focar mais em escrita criativa porque eu tenho dom - desde sempre ela me elogia, mas ontem eu fiz um resumo da expedição de Hércules dos pomos de ouro e ela me deu várias sugestões para eu melhorar. Como eu já tenho uma história chamada "Sublime" (só falta realmente escrever os capítulos), eu decidi vim já que a minha inscrição nesse canal já estava há tempo.
Você vai me ajudar muito, cara! Valeu!
Que legal 😁 só não esqueça que o principal é se divertir escrevendo. Com o tempo você vai lapidando sua escrita e os resultados vão ficar cada vez melhores.
A sua professora te incentiva?😮 Que professora legal, muito sucesso na sua escrita! (◕ᴗ◕✿)
Muito necessário! Estou doido para começar escrever minha história, esses vídeos vão me ajudar bastante
Espero que ajude bastante 😀
Sucesso! 😊
Mano teu canal é muito importante merece mais inscritos
Muito obrigado 😁
Concordo, mais reconhecimento 💪
Esse vídeo me ajudou bastante obrigado Gui
Nada 😁 bom saber disso
Ótimo Vídeo Guilherme! Gostei bastante e vou fazer um estudo melhor tanto pra minhas novas histórias como com as que estou escrevendo agora
Obrigado 😁 eu sempre uso essa estrutura nas minhas histórias. É muito útil e serve para tudo
@@NovoOrbe É um modo bem prático 👍
Melhor canal
Obrigado 🙌
Eu aqui pra eu fazer o roteiro do meu filme :)
Sucesso no projeto 🙌
@@NovoOrbe obgg meu amigo, tmj 🙏🏼❤️
O cara em 2022 já tava cantando a letra pra eu ouvir em 2025!
🙌
Muito bom, parabéns pelo conteúdo.
Obrigado 😁
É um pouco bagunçado mas é ótimo essa estrutura. Valeu Guilherme.
✌ eu acho que na teoria parece ser complicado mesmo, mas na prática flui quase que naturalmente. Só posicionar os pontos de virada que a estrutura está praticamente pronta
Eu não acho tão bagunçado, o difícil é colocar em prática 😅
Ótimo vídeo Orbe, estrutura de 3 atos é ótima pra quem tá começando (Como eu kkkkk). Você teria alguma dica de como fazer um bom prólogo?
Até para quem está mais experiente também rs vou anotar a sugestão aqui
uma dúvida que eu tenho é tipo: todos os personagens precisam aparecer já no primeiro ato? e caso precisem, o fato de algum deles ser apenas citado, sem estar presente em nenhuma cena desse primeiro ato, e só aparecer de fato no segundo, conta como "aparição do personagem" nesse ato?
(btw seu canal me dá uma luz enorme, sem isso eu estaria perdido KKKKKK, nunca pare com seus vídeos!!)
Pode deixar 😁 não necessariamente precisa aparecer todo mundo. Talvez "obrigatório" aparecer seja só o protagonista mesmo. Só não seria muito aconselhável apresentar personagem no terceiro ato por falta de tempo para desenvolver ele. No segundo ato tem bastante tempo para apresentar personagens novos
@@NovoOrbe entendi, muito obrigado!!
Brigadão mano
🙌😁
Escrever Subtramas e muito difícil pra mim
Elas não são obrigatórias. As vezes é uma briga com os pais, ou algum problema menor já pode ser uma subtrama. Não precisa ser algo complexo ou grandioso para ficar interessante.
Me pergunto se histórias de romance funcionam da mesma forma, porque às vezes eu penso que ficam umas lacunas vazias, mais ainda quando tenho dois povs em uma mesma história. O que devo fazer?
Essa estrutura dos 3 atos servem para qualquer tipo de história. Se tiver mais de um núcleo, tenta incluir os acontecimentos dentro da estrutura na parte que a história está. Como se cada núcleo tivesse os 3 atos e se desenvolvesse juntos.
eu estou pensando em fazer um livro pra faxetaria adolescente, mas o livro vai se passar em uma época medieval, qual linguagem você acha que eu poderia utilizar? porque tipo, eu tenho medo de pôr a linguagem da época e o meu público não se familiarizar com essa linguagem, sebe? oq vc acha q eu faço?
Não é pq uma história é de época que a linguagem precisa ser de época. Só não é aconselhável usar gírias atuais ou termos com referência também atuais. Pode escrever com uma linguagem simples, com palavras mais conhecidas, sem problemas. A postura e o comportamento dos personagens que precisam estar mais de acordo com a época que se passa. O vocabulário não precisa ser rebuscado.
@@NovoOrbe muito obrigada me ajudou muito!
Guilherme, eu já concluí dois livros, mas acabari apagando, literalmente apagando o arquivo, por que eu achava que não estava bom. Resolvi retomar a ideia do meu primeiro livro que eu nem tinha concluído e quero me sair bem dessa vez. Que dica você me daria para colocar em prática a teoria, digo, eu estudo sobe criação de personagens, criação de mundo, estrutura, mas não consigo colocar em prática 😢
Existem algumas possibilidades de ordem para seguir. Aqui no canal tem 2 playlist de ordem que recomendaria. A primeira é de vídeos recomendados do canal que está na ordem que recomendaria seguir na criação da história. E a segunda seria como um mapa para escrever um livro. São dicas mais diretas também na ordem que recomendaria. As duas estão disponíveis na página inicial do canal. Acredito que pode te ajudar. 🙌
@@NovoOrbe Obgddd já vou assistir
Eu irei dar a MINHA opinião. Lembrando que ela é fruto da minha experiência com o vídeo e está longe de ser uma verdade universal! Apenas minha opinião. Em primeiro lugar gostaria de dar os parabéns ao produtor do vídeo. Conteúdo de qualidade. Porém irei fazer umas criticas construtivas baseadas na minha experiência como vídeo. Você passou muita informação de qualidade, porém de forma muito rápida. (Me deu a sensação de uma metralhadora de informações), talvez se você falasse com mais calma ficaria melhor. Agora uma dificuldade minha! Como tenho TDAH, o volume grande de informação, somado a muitas imagens no vídeo, me fez perder muito o foco da informação. As imagens me tiravam a atenção do que realmente importava. Talvez se optasse por um aspecto visual mais minimalista, ficasse melhor. Contudo, essas minhas criticas em nada diminuem a qualidade do vídeo! De coração gente, parabéns!
Obrigado, amigo. Sei que tem muita coisa que preciso melhorar e seguimos evoluindo. A edição infelizmente não tenho condições de fazer como realmente eu gostaria. Quanto as informações, você já assistiu os vídeos mais recentes? Eles tem o mesmo problema?
O incidente incitante precisa ocorrer já no primeiro capítulo dependendo da trama?
É aconselhável ter um acontecimento impactante no primeiro capítulo. Mas não é obrigatório. Se vai ser um incidente incitante ou um plot twist, ou apenas um acontecimento curioso e interessante, fica a critério do autor. Mas o ideal seria acontecer algo.
@@NovoOrbe ok, mas o que eu quero dizer é: tem que ser obrigatoriamente no PRIMEIRO capítulo?
@@jochan9227 não é obrigatório.
Qual a diferença entre ato e capitulo?
Ato seria uma parte da história. Tipo o começo. Dentro desse ato teriam os capítulos. Por exemplo, no primeiro ato tem 4 capítulos.
Mas o termo ato não é tão comum ser usado em livros. Costuma ser usado mais em peças de teatro.
Posso ver vários videos sobre a estrutura dos 3 atos e mesmo assim não consigo compreender.
O último vídeo da série é uma análise dos 3 atos. Talvez fique mais claro
Posso dar a minha opinião? Eu gostei do vídeo, mas ainda sim as informações são muito vagas.