Perceba para nunca mais errar, dona Feltrin: isto que de início diz você ser já um "avanço para o catolicismo" é estúpido. Não repita-o, pois de óbvio confirmou-se que deste assunto não sabe a senhora nada.
@@baraodograo-goya306 "Estúpidos" hahahaha cara, ela só disse verdades. São avanços sim, a revolução cientifica trouxe avanços como o heliocentrismo, ou você acha mesmo que vivemos um teocentrismo?? Ela sabe muito, ela tem uma formação enorme. Já você quem é? Ainda tem pensamentos obsoletos que já foram derrubados. Você acha que sabe muito a ponto de vir falar essas coisas, mas na verdade você não sabe nada e vive em uma bolha composta por fanatismo religioso :)
@@mateus-207 vc vive na bolha e compra narrativas escritas pela Rev.Francesa.A Igreja sempre foi a favor da ciência,até pq ela tinha o conhecimento.A maioria dos cientistas eram padres.Os termos"Renascencia",Idade Modernas","Idade Média",já são pejorativos
@@dviniciuscrew4314 Realmente, a igreja era a favor da ciência. Inclusive, a inquisição andava de mãos dadas com os cientistas, tanto é que concediam laboratórios subterrâneos para que eles pudessem trabalhar em paz (os inquisidores ou os cientistas? Não se sabe!).
Sei que a Tati é professora de inglês, mas já imaginou uma disciplina na Faculdade de Letras, com a Tati falando só sobre livros? Sonho! Bjs Tati! Amo seu canal!
Gosto muito de você Tati e como católico fico feliz por ver um vídeo tão ilustre como o do brilhantíssimo Pe. Antônio Viera. O barroco literário, como notou, tem como parâmetro além do religioso também o clássico (A Poética de Aristóteles e a ética estóica de Sêneca). Mas como alguns já disseram isso sempre esteve presente na Igreja. Poderia ler algo de Chesterton também, hein? Um autor católico admirado por Borges, Lewis e até Tolkien.
Aprendi mais literatura em , tres meses , neste canal do que todo o meu periodo escolar !!! Parabens o mundo precisa de mais pessoas como voce !!! Abraços !!!
Provavelmente vc não prestou a mesma atenção aos seus professores. A Tati fala em dez minutos, de maneira muito competente, mas não se iguala a 50 ou mais minutos de aula.
Tatiana, preciso dizer sobre o alívio que alguns trechos dos sermões que você citou me deram. Há três semanas, perdi meu pai. Esse processo de luto é muito dolorosa, são vários questionamentos e nenhuma resposta. Mas o que me aliviou foi a parte em que o Padre diz que nós temos que temer a vida e não a morte, pois a morte nada mais é que um descanso. Eu amo seu canal e estou aqui religiosamente todos os dias em que você posta.
Gente dessa vida nada se leva, mas as dicas de livros da Tati, tá levando meus "dinheiro" tudo, semana passada Tive que comprar o Evangelho Segundo Jesus Cristo, sabe quando vc passa olha, pega, deixa lá, não hoje não, hoje sim, hoje simmmmmm!!! e pronto, passa no cartão moço...
Tati, em Évora -Portugal - tem uma igreja cujo interior foi todo construído com ossos humanos. E lá tem uma frase que diz o seguinte: "OSSOS QUE AQUI ESTAMOS PELOS VOSSOS ESPERAMOS". A idéia que eles queriam passar era justamente essa mencionada por você e pelo padre Antônio Vieira. Todos vamos morrer e no final não importa se você foi rico ou pobre, os ossos são iguais. Que resenha maravilhosa, Tati! Gostei muito mesmo!! E o livro também parece ser super interessante. beijos
Deu uma vontade enorme de ler "Os sermões", um professor recomendou a leitura na faculdade, eu deixei meio de lado por conta de outras tantas leituras obrigatórias(essa não era), agora com seu vídeo (e com as férias) vou ler com certeza! Bj grande! E gratidão por todo esse incentivo a leitura!!!
a diferença entre o fim do pobre e do rico é que o primeiro sempre sofre mais para morrer e que o segundo muitas vezes consegue adiar a morte e quando morre,morre com tranquillidade e pouco sofrimento.
Aquele momento que você gostaria muito de falar com o autor desse livro HAHAHAHAHAHA. Ótima resenha! OBS: O negócio de temer a vida não poderia também o negócio de saber morrer? Quer dizer, enquanto vivos podemos fazer uma merda atrás de outra, enquanto mortos o que nos resta é o que fomos, o que fizemos, como tratamos as pessoas, o bem/mal que fizemos... mas não li o livro, só interpretação da resenha da Tati.
Tati, filosofia sempre foi algo importante para o catolicismo. Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino são grandes exemplos disso. A igreja e sua teologia valorizam imensamente a lógica e o racional, mas, por alguma razão, as pessoas tendem a ver religião e filosofia como inimigas e opostas, quando, na realidade, a filosofia é um pilar essencial. (Afinal, como refletirmos sobre algo sem a filosofia? Fé não é teologia pura.)
Não faz muito tempo e um grupo de altos teólogos do Vaticano se reuniu a fim de discutir a "espessura das asas dos anjos". Agora me diga, por favor, como a teologia, que é o "estudo das coisas de deus" (ou seja, o estudo daquilo que NINGUÉM pode saber ao certo), "valoriza imensamente" a lógica e o racional. A epistemologia que estuda e determina os limites do conhecimento VÁLIDO é matéria da filosofia. Você já leu algo sobre a Teoria da Verdade? Me explique então como a religião e o catolicismo, com seu condão inalienável de fé (que é o abandono voluntário do pensamento crítico), pode valorizar a lógica e o racional e não o oposto. A filosofia foi ESTUPRADA pela igreja. O resto é papo furado.
Tati, o meu mestrado tem por fonte de estudo uma obra do Padre Alexandre de Gusmão, também jesuíta e contemporâneo do Antonio Vieira. Ele também cita muito da mitologia grega, dos escritos clássicos e dos pensadores da época. Não é tão raro assim ver padres que, em seus discursos, não se prendiam exclusivamente à Bíblia.
Só que, tudo o que ele escreu foi baseado na fé, não é a morte pela morte, preparar-se para a morte é preparar-se para o que vem depois dela, a vida eterna, e é o modo com o qual vivemos que definirá o destino, eterna alegria ou eterna desgraça. O corpo tanto de bons ou maus vai terminar no pó, mas a alma não, a alma receberá o "prêmio" pela sua vida, por exemplo, seria injusto que uma pessoa honesta, que morreu bem, arrependido, tenha o mesmo destino de um desonesto, e que morreu sem se arrepender, isto seria duvidar da Justiça de Deus, duvidar Dele. Deus espera o arrependimento até o último instante, mas se a pessoa escolhe o caminho errado e não quis se arrepender não receberá a alegria eterna.
Com tanta dica boa que a Tati dá, a vontade é ler 50 livros por mês kkkkk. Tati, te mandei um poema no seu insta, ele é curto. Se vc puder dar uma olhada, ficaria muito feliz. Bjos
Tatiana, como vosmecê não lembrou (lembrar) a conexão do Padre Vieira e a reflexão cinematográfica feita pelo diretor 'udigrudi'' Julio Bressane? Por que Bressane se interessou em filmar tais sermões do padre, hein? Abraço. Sou teu fã.
Na Bíblia, Êxodo 20.4 : Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem esculpida, nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, nos céus, ou aqui embaixo na terra, ou mesmo nas águas que estão debaixo da terra. Leiam a Bíblia para saber a verdade e como salvar sua alma para a vida eterna.
Basicamente a Igreja Católica não existiria sem a filosofia Tati. Busca-se equilíbrio entre a fé e a razão. Daí a diferença entre a formação de um padre e um pastor. Para ser pastor basta teologia... já para padre é necessário uns bons anos de filosofia.
Exatamente. Não gosto de religião, tenho um esquivo a tudo que remete ao Deus cristão, mas é inegável que a Igreja Católica é uma instituição histórica muito importante, e eu acho muito interessante a maneira como ela é organizada.
Bom dia! parabéns pelo canal! a sua exposição é interessante por apresentar de modo bem resumido e claro os principais pontos do sermão da quarta feira de cinzas. :) Errata: o filósofo Sêneca era romano, e não grego. ps: Vc também toca guitarra? :) abs
Oi, adorei a aula! Só não entendi muito bem o uso da história de Lázaro no segundo Sermão... você pode me ajudar? Não sou cristã, não conheço muito bem algumas histórias bíblicas... procurei na internet mas não consegui fazer a correlação rs
Sim, abertamente. A ideia de que só basta a palavra de Deus e o que está na Bíblia é protestante, a Igreja sempre usou os filósofos gregos e por isso os protestantes a acusam de ter deturpado o cristianismo com filosofia pagã! Tati adoro seus vídeos, mas só uma erratinha: Jesus Cristo sobe aos céus bem depois da páscoa ;)
Páscoa não é o dia em que Jesus Cristo ressuscitado volta ao céu: é o dia que Jesus Cristo ressuscitado derrota a morte e, glorioso, volta à terra. Jesus Cristo ressuscitado indo para o céu é o dia da Ascensão, que são cinco semanas depois da Páscoa.
@@dviniciuscrew4314 Sem sombra de dúvida é verdade o Brasil ter uma geração soft, de quarta camada e ainda por cima, de analfabetos funcionais. Agora, acreditar que a pessoa "PhD" em leitura de livros, deva ter o requisito "tinha que saber" o calendário litúrgico cristão, já é uma utopia. E na verdade saber, pode até saber:cristão, ateu, agnóstico, etc , mas na real isso pouco importa se for um saber meramente fundamentalista e não houver a "praxis" de fato.A sabedoria verdadeira não é o fato de saber, mas viver acerca do que se sabe de modo integral e não apenas, como um colecionador de idéias e ciências, que se for sem uma vivência na Verdade e na Realidade, não passa de fetiche e alienação. Passar bem!
Legal! Mas, não entendi a parte final (descule... ainda não li esse livro e não vou poder ler até o fim do ano devido a facu...). Ele afirma que Deus não os matou por justiça ou é a impressão que dá?
Nossa moça, pelo jeito o seu conhecimento sobre a história do catolicismo beira o senso comum. Como você afirma que o catolicismo não fez uso dos filósofos sendo que todo o desenvolvimento da teologia católica durante mais de dez séculos desde o seu início foi baseada em principalmente Platão e Aristóteles? Sugiro que você leia o capítulo "Deformados e Desajeitados do livro "Idade Média: O que não nos ensinaram" da francesa Régine Pernoud. Lá ela diz, baseada em eruditos medievalistas, que existiram pelo menos duas épocas de 'Renascimento' dentro da Idade Média. E que autores como Ouvídio, Aristóteles, Vitruvio Platão entre outros eram comuns neste período.
ERRATA: o "início" da Idade Moderna se deu no século XV, com a tomada de Constantinopla. Perdão pelo deslize!
Perceba para nunca mais errar, dona Feltrin: isto que de início diz você ser já um "avanço para o catolicismo" é estúpido. Não repita-o, pois de óbvio confirmou-se que deste assunto não sabe a senhora nada.
@@baraodograo-goya306 "Estúpidos" hahahaha cara, ela só disse verdades. São avanços sim, a revolução cientifica trouxe avanços como o heliocentrismo, ou você acha mesmo que vivemos um teocentrismo?? Ela sabe muito, ela tem uma formação enorme. Já você quem é? Ainda tem pensamentos obsoletos que já foram derrubados. Você acha que sabe muito a ponto de vir falar essas coisas, mas na verdade você não sabe nada e vive em uma bolha composta por fanatismo religioso :)
@@mateus-207 vc vive na bolha e compra narrativas escritas pela Rev.Francesa.A Igreja sempre foi a favor da ciência,até pq ela tinha o conhecimento.A maioria dos cientistas eram padres.Os termos"Renascencia",Idade Modernas","Idade Média",já são pejorativos
@@dviniciuscrew4314 Realmente, a igreja era a favor da ciência. Inclusive, a inquisição andava de mãos dadas com os cientistas, tanto é que concediam laboratórios subterrâneos para que eles pudessem trabalhar em paz (os inquisidores ou os cientistas? Não se sabe!).
Sei que a Tati é professora de inglês, mas já imaginou uma disciplina na Faculdade de Letras, com a Tati falando só sobre livros? Sonho! Bjs Tati! Amo seu canal!
Inglês? uau! Surpreendida
Queria mto uma matéria com ela! Estou tentando entrar em Letras esse ano, seria um sonho :D
Que lindo esses sermões desse Padre!!!
Os sermões de padre Antonio Vieira são maravilhosos..
Só vi esse vídeo hoje. Outubro de 2021. Excelente. Padre Vieira é maravilhoso e você também!
Tati ! As escolas precisam de professoras como vc. A forma com que vc explica faz tudo ficar interessante. Parabéns !
Gosto muito de você Tati e como católico fico feliz por ver um vídeo tão ilustre como o do brilhantíssimo Pe. Antônio Viera. O barroco literário, como notou, tem como parâmetro além do religioso também o clássico (A Poética de Aristóteles e a ética estóica de Sêneca). Mas como alguns já disseram isso sempre esteve presente na Igreja.
Poderia ler algo de Chesterton também, hein? Um autor católico admirado por Borges, Lewis e até Tolkien.
Aprendi mais literatura em , tres meses , neste canal do que todo o meu periodo escolar !!! Parabens o mundo precisa de mais pessoas como voce !!! Abraços !!!
Provavelmente vc não prestou a mesma atenção aos seus professores.
A Tati fala em dez minutos, de maneira muito competente, mas não se iguala a 50 ou mais minutos de aula.
Seus vídeos acalmam. Obrigado
Tatiana, preciso dizer sobre o alívio que alguns trechos dos sermões que você citou me deram.
Há três semanas, perdi meu pai. Esse processo de luto é muito dolorosa, são vários questionamentos e nenhuma resposta.
Mas o que me aliviou foi a parte em que o Padre diz que nós temos que temer a vida e não a morte, pois a morte nada mais é que um descanso.
Eu amo seu canal e estou aqui religiosamente todos os dias em que você posta.
Sou fã de padre Antônio Vieira.
Criei um blog e uns podcasts de alguns dos meus Sermões favoritos.
Recomendo "O sermão de Santo Antônio aos peixes" também do Padre Antônio Vieira.
lendo
Adoro este sermão! Uma aula de argumentação :)
Santo Agostinho citava Platão e outros filósofos gregos no século V. Santo Tomás de Aquino chamava Aristóteles de "o filósofo" no século XIII.
Gente dessa vida nada se leva, mas as dicas de livros da Tati, tá levando meus "dinheiro" tudo, semana passada Tive que comprar o Evangelho Segundo Jesus Cristo, sabe quando vc passa olha, pega, deixa lá, não hoje não, hoje sim, hoje simmmmmm!!! e pronto,
passa no cartão moço...
Eu amo padre Antônio Vieira, o Sermões da Sexagésima é o meu preferido.
Tati, em Évora -Portugal - tem uma igreja cujo interior foi todo construído com ossos humanos. E lá tem uma frase que diz o seguinte: "OSSOS QUE AQUI ESTAMOS PELOS VOSSOS ESPERAMOS". A idéia que eles queriam passar era justamente essa mencionada por você e pelo padre Antônio Vieira. Todos vamos morrer e no final não importa se você foi rico ou pobre, os ossos são iguais. Que resenha maravilhosa, Tati! Gostei muito mesmo!! E o livro também parece ser super interessante. beijos
"Padre Antonio Vieira é o imperador da língua portuguesa". Fernando Pessoa.
Deu uma vontade enorme de ler "Os sermões", um professor recomendou a leitura na faculdade, eu deixei meio de lado por conta de outras tantas leituras obrigatórias(essa não era), agora com seu vídeo (e com as férias) vou ler com certeza! Bj grande! E gratidão por todo esse incentivo a leitura!!!
Gostaria muito de ter estudado com uma Tatiana Feltrin!!! ótimo vídeo!!!
Excelente vídeo! Comprei a edição da Penguin dos Sermões do Padre Vieira pro meu avô. Vou pedir emprestado pra ler depois! ;)
Assisto suas aulas há dois anos, boas demais!!!
Desde Foster Wallace, sempre que te vejo refletindo tanto sobre boas leituras é paixão à primeira vista.
Amei o vídeo! oEstou estudando os textos do Vieira para a faculdade e você esclareceu alguns pontos que deixei passar batido. Valeu, Tati :)
Tati, na Páscoa cremos que Jesus ressuscita da morte para a "terra" mesmo, para o céu ele vai 40 dias depois na festa da Ascensão do Senhor
uma verdadeira aula, tati! parabéns pelo vídeo!
ótima reflexão Tati . você é maravilhosa !
Tati, queria agradecê-la pelos vídeos e dizer que meu dia fica mil vezes melhor quando os vejo.
❤️ Adoro muito!
Muito bom. Explica super bem e vai direto ao assunto.
Sempre que eu vejo um vídeo da Tati, minha lista de "livros por ler" aumenta, não importa qual seja o livro.
@Tatiana parabéns pelas suas análises, elas sempre me auxilia na leitura ou compreensão dos livros,mais uma vez parabéns!
a diferença entre o fim do pobre e do rico é que o primeiro sempre sofre mais para morrer e que o segundo muitas vezes consegue adiar a morte e quando morre,morre com tranquillidade e pouco sofrimento.
Algumas culturas realmente celebram a morte e não vêem como uma coisa ruim. Adoro seus vídeos Tati 😘
Aquele momento que você gostaria muito de falar com o autor desse livro HAHAHAHAHAHA. Ótima resenha!
OBS: O negócio de temer a vida não poderia também o negócio de saber morrer? Quer dizer, enquanto vivos podemos fazer uma merda atrás de outra, enquanto mortos o que nos resta é o que fomos, o que fizemos, como tratamos as pessoas, o bem/mal que fizemos... mas não li o livro, só interpretação da resenha da Tati.
Adorei o vídeo Tati, da muita vontade de ler os sermões! 😍😘
li recentemente o livro da Ana Miranda, Boca do Inferno em que o padre Antonio Vieira é um personagem junto com o poeta Gregório de Matos.
Tati, filosofia sempre foi algo importante para o catolicismo. Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino são grandes exemplos disso.
A igreja e sua teologia valorizam imensamente a lógica e o racional, mas, por alguma razão, as pessoas tendem a ver religião e filosofia como inimigas e opostas, quando, na realidade, a filosofia é um pilar essencial. (Afinal, como refletirmos sobre algo sem a filosofia? Fé não é teologia pura.)
Não faz muito tempo e um grupo de altos teólogos do Vaticano se reuniu a fim de discutir a "espessura das asas dos anjos". Agora me diga, por favor, como a teologia, que é o "estudo das coisas de deus" (ou seja, o estudo daquilo que NINGUÉM pode saber ao certo), "valoriza imensamente" a lógica e o racional. A epistemologia que estuda e determina os limites do conhecimento VÁLIDO é matéria da filosofia. Você já leu algo sobre a Teoria da Verdade? Me explique então como a religião e o catolicismo, com seu condão inalienável de fé (que é o abandono voluntário do pensamento crítico), pode valorizar a lógica e o racional e não o oposto. A filosofia foi ESTUPRADA pela igreja. O resto é papo furado.
.
Andrea de biase "Fé ( que é o abandono voluntário do pensamento crítico)"
PQP,vc não merece respostas além do desprezo.
@@andreadebiase9295 Para ser padre são 4 anos primeiro de filosofia e depois 3 anos de teologia
@@andreadebiase9295 Amigo, só leia Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino. Aquilo é o primor da teologia e do pensamento lógico e racional.
Olha elaaaa... maravilhosa 😍😍😍 Bjus Tati ammoooo vccc
Tati, o meu mestrado tem por fonte de estudo uma obra do Padre Alexandre de Gusmão, também jesuíta e contemporâneo do Antonio Vieira. Ele também cita muito da mitologia grega, dos escritos clássicos e dos pensadores da época. Não é tão raro assim ver padres que, em seus discursos, não se prendiam exclusivamente à Bíblia.
Adorei, vou comprar esse livrinho
Na adolescência li e me impressionei com "Os Trabalhadores do Mar" de Victor Hugo. Poderia aborda-lo proximamente?
Só que, tudo o que ele escreu foi baseado na fé, não é a morte pela morte, preparar-se para a morte é preparar-se para o que vem depois dela, a vida eterna, e é o modo com o qual vivemos que definirá o destino, eterna alegria ou eterna desgraça. O corpo tanto de bons ou maus vai terminar no pó, mas a alma não, a alma receberá o "prêmio" pela sua vida, por exemplo, seria injusto que uma pessoa honesta, que morreu bem, arrependido, tenha o mesmo destino de um desonesto, e que morreu sem se arrepender, isto seria duvidar da Justiça de Deus, duvidar Dele. Deus espera o arrependimento até o último instante, mas se a pessoa escolhe o caminho errado e não quis se arrepender não receberá a alegria eterna.
Com tanta dica boa que a Tati dá, a vontade é ler 50 livros por mês kkkkk. Tati, te mandei um poema no seu insta, ele é curto. Se vc puder dar uma olhada, ficaria muito feliz. Bjos
Lembrei muito de "Tabacaria" de Fernando Pessoa, nesse primeiro sermão.
"Não sou nada, não posso querer ser nada ... "
Sinceramente tenho muita preguiça de ler, mas esse vídeo despertou um interesse enorme pelo livro, bora juntar forças e partiu leitura!!! ;D
Fiquei com vontade de ler
Resenha muito boa.
Bom dia, Tati! ❤
Bom dia, Tati! :D
Tati está tão linda nesse video 😊
Super resenha! 😍
A Tathy tava tão professora nesse vídeo... Adorei!
caramba eu amei, acho que vou ler mesmo.
Arrasou!
A fotografia do canal está ótima! Não sei se é o termo correto, mas sei que está muito bonito. rs
"Se Deus tivesse misericórdia com Adão e Eva, ele teria matado os dois naquele momento" MIND BLOWING
mais mind blowing ainda é isso ter sido dito por um padre no século XVII, pense só...
!!!
Muuuuito mind blowing hahahahahah
A quando chegou na parte da morte de Lázaro lembrei automaticamente do livro do Saramago aí você já falou, ótimo haahahahaha
O Lázaro e personagem principal?
muito bom
Tatiana, como vosmecê não lembrou (lembrar) a conexão do Padre Vieira e a reflexão cinematográfica feita pelo diretor 'udigrudi'' Julio Bressane? Por que Bressane se interessou em filmar tais sermões do padre, hein?
Abraço. Sou teu fã.
O filósofo é Sócrates. Sêneca era romano.
Essa visão de Adão e Eva no paraíso é muito boa.
Na Bíblia, Êxodo 20.4 : Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem esculpida, nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, nos céus, ou aqui embaixo na terra, ou mesmo nas águas que estão debaixo da terra.
Leiam a Bíblia para saber a verdade e como salvar sua alma para a vida eterna.
👏💖👏💖👏💖👏💖👏💖👏
Basicamente a Igreja Católica não existiria sem a filosofia Tati. Busca-se equilíbrio entre a fé e a razão. Daí a diferença entre a formação de um padre e um pastor. Para ser pastor basta teologia... já para padre é necessário uns bons anos de filosofia.
Na verdade não é nem teologia , é um curso bíblico.
Exatamente. Não gosto de religião, tenho um esquivo a tudo que remete ao Deus cristão, mas é inegável que a Igreja Católica é uma instituição histórica muito importante, e eu acho muito interessante a maneira como ela é organizada.
Tati podia aproveitar esse "clima de morte" e ler a Divina Comédia hahahaha
Bom dia! parabéns pelo canal! a sua exposição é interessante por apresentar de modo bem resumido e claro os principais pontos do sermão da quarta feira de cinzas. :) Errata: o filósofo Sêneca era romano, e não grego. ps: Vc também toca guitarra? :) abs
Oi, adorei a aula!
Só não entendi muito bem o uso da história de Lázaro no segundo Sermão... você pode me ajudar? Não sou cristã, não conheço muito bem algumas histórias bíblicas... procurei na internet mas não consegui fazer a correlação rs
Avanços? A igreja sempre usou filósofos e a mitologia grega: Platonismo e aristotelismo
abertamente? citando nomes e fontes? OK, me enganei.
Laneless, Agostinho e Tomás de Aquino (só para citar dois exemplos) que o digam...
Sim, abertamente. A ideia de que só basta a palavra de Deus e o que está na Bíblia é protestante, a Igreja sempre usou os filósofos gregos e por isso os protestantes a acusam de ter deturpado o cristianismo com filosofia pagã! Tati adoro seus vídeos, mas só uma erratinha: Jesus Cristo sobe aos céus bem depois da páscoa ;)
Opa, muito obrigada, Fernanda!
FernandaGiffoni segundo o Ato dos Apóstolos, Jesus ascendeu ao céu 40 dias depois.
Sêneca não foi um filósofo grego, mas latino.
povo onde eu compro esses post it transparentes na internet?
Páscoa não é o dia em que Jesus Cristo ressuscitado volta ao céu: é o dia que Jesus Cristo ressuscitado derrota a morte e, glorioso, volta à terra. Jesus Cristo ressuscitado indo para o céu é o dia da Ascensão, que são cinco semanas depois da Páscoa.
Ela é PhD em literatura e não, em datas e celebrações exatas do cristianismo,querida. Mas, vale sempre acrescentar.A gente sempre pode aprender, mais.
@@jaquelineandreza6242 Justamente por ser PHD tinha que saber.Eu sou ateu e sei,é por isso que o Brasil é um país de analfabetos
@@dviniciuscrew4314 Sem sombra de dúvida é verdade o Brasil ter uma geração soft, de quarta camada e ainda por cima, de analfabetos funcionais. Agora, acreditar que a pessoa "PhD" em leitura de livros, deva ter o requisito "tinha que saber" o calendário litúrgico cristão, já é uma utopia. E na verdade saber, pode até saber:cristão, ateu, agnóstico, etc , mas na real isso pouco importa se for um saber meramente fundamentalista e não houver a "praxis" de fato.A sabedoria verdadeira não é o fato de saber, mas viver acerca do que se sabe de modo integral e não apenas, como um colecionador de idéias e ciências, que se for sem uma vivência na Verdade e na Realidade, não passa de fetiche e alienação. Passar bem!
Legal! Mas, não entendi a parte final (descule... ainda não li esse livro e não vou poder ler até o fim do ano devido a facu...). Ele afirma que Deus não os matou por justiça ou é a impressão que dá?
Olha um cajado!
Oi
Olá. A Páscoa Cristã é a Ressureição de Cristo, não quando este volta ao Céu. essa é a Ascenção do Senhor.
Oi Tati. Sêneca não era romano? Abraço.
Quero ser sua amiga. HAHAHAHA
Absolutamente sem sentido a ideia do Saramago. E vc, depois, na verdade concorda com o padre, ao falar sobre a inversão "amar a morte e temer a vida".
Nossa moça, pelo jeito o seu conhecimento sobre a história do catolicismo beira o senso comum. Como você afirma que o catolicismo não fez uso dos filósofos sendo que todo o desenvolvimento da teologia católica durante mais de dez séculos desde o seu início foi baseada em principalmente Platão e Aristóteles? Sugiro que você leia o capítulo "Deformados e Desajeitados do livro "Idade Média: O que não nos ensinaram" da francesa Régine Pernoud. Lá ela diz, baseada em eruditos medievalistas, que existiram pelo menos duas épocas de 'Renascimento' dentro da Idade Média. E que autores como Ouvídio, Aristóteles, Vitruvio Platão entre outros eram comuns neste período.
Livro chato do baralho ! Unicamp meteu o famoso louco
Chato para um imbecil.