Sou bobinador de motores, transformadores e geradores . No momento estou aposentado. Gostei da aula. Parabéns. Revendo o que deixei se fazer há muito tempo. Obrigado.
Mestre eu tenho aconpahado varios professores ,varios parwce pastores .eles so falta para eles ententer . E voce mestre foi bastante obijetivo . E eu digo e complidado aprender com pesoas dispreparada .
estou gostando demais as aulas bem facil de entender vou realizar meu sonho conseguir rebobinar um motor eletrico, ja rebobinei oum estatou de uma esmeriliadeira skil
Parabéns e obrigado pelo Senhor compartilhar o seu conhecimento.Sou Eletricista de manutenção e tbm já trabalhei em uma oficina de rebobinamento,estou um pouco enferrujado,mas com sua explicação estou lembrando e querendo abrir a minha própria oficina.Um abraço e fique com Deus Sr Gilberto.
Parabéns Senhor Gilberto,essa é a parte mais complexa da atividade enrolamento de motores,interpretar a ligações ,onde mais se erra ,e consegue com uma didática excelente clarear tudo,fiquei mais especializado com suas aulas!
Ja vi muitos mestres da área explicar, todos profissionais competentes. Mas o Sr. prestou uma inestimável ajuda a esse leigo. Sua aula foi muito didática e da forma como usou esse esquema a coisa começou a fazer sentido para mim. Grato Sr.Gilberto pelo Belíssimo trabalho.
Obrigado por assistir o vídeo e ter gostado. Obrigado também pelo elogio - Pesquisei bastante no TH-cam e não encontrei nenhum vídeo ensinando como fazer ligações interna de motores utilizando esquemas, então resolvi dar um curso completo em 12 aulas, onde pude explicar detalhadamente e com todas informações necessárias ao aprendizado - Sei que para os iniciantes que nunca viram um esquema de ligações não é muito fácil entender, mas se assistirem todas as aulas com bastante atenção e interesse, ficaram aptos a fazerem todos os tipos de ligações possíveis nos motores trifásicos - Boa tarde e um abraço.
Obrigado Sr. Francisco - Continue assistindo todas as aulas no final estará apto a fazer qualquer tipo de ligações interna nos motores trifásicos - Tenha uma boa noite.
Caro Eduardo, obrigado por se inscrever no canal - Assista a aula nº 2 - "ligações interna de um motor trifásico de 2 polos, 6 terminais e ligação em paralelo que acabei de publicar. o Link é th-cam.com/video/qWvyp9rCshM/w-d-xo.html
Gilberto eu compreendo, de fato o amigo não teria socego, desculpe, mas vou olhar e anotar seus ensinamentos elétricos, com relação a motores elétricos, qualquer tipo eu gosto muito desse tema, vou acompanhar todas suas aulas amigo. Aproveito e te desejo um feliz ano novo, cheio de saúde, paz e prosperidade para você e familiares. OK?
Francisco, que bom que você compreendeu porque não posso dar meu contato, mais você pode assistir todas as aulas clicando na minha foto e depois em vídeos, é bastante trabalhoso mas se fizer todos esses desenhos dos esquemas, entenderá melhor as aulas do que simplesmente assistindo os vídeos, e ficará apto a fazer qualquer tipo de ligação interna dos motores trifásicos. também te desejo um feliz ano novo e que Deus abençoe você juntamente com toda a família.
@@gilbertonunesdasilva964 Gilberto, obrigado amigo, tenho certeza que ganhei mais um amigo de verdade, sincero, vou seguir seus conselhos e estudar seus vídeos que são formidáveis. Obrigado mais uma vez, uma pergunta, se puder responder: de qual cidade você mora? E qual o Estado, eu sou de Fortaleza - Ceará.
Gilberto, meu filho Ricardo Duarte Pimentel, ele é médico e também mora em Recife, veja Gilberto, meu interesse de compartilhar conversa é caso o amigo não se chatear, nas dúvidas, principalmente nos esquecemos de motores eu poderia ser orientado pelo o amigo, se possível for. Tenha um ótimo fim de semana com seus familiares e fica com Deus.
@@franciscopimentel966caso tenha alguma dúvida faça um comentário que responderei com todo prazer, porém para que a resposta sirva para outras pessoas também, só responderei um comentário se a dúvida for sobre o vídeo que estiver sendo assistido.
Professor o rotor de um motor tem haver com a rotação de um motor, por exemplo eu posso fazer de um motor de quatro polos um motor de dois polos ,24 ranhuras o rotor influenciaria sim ou não?
Obrigado João, esse curso é composto de12 aulas, para assistir todas elas clique na minha foto e depois em vídeos. Assista com muita atenção e você ficará apto a fazer todos os tipos de ligações interna existente nos motores trifásicos.
PARABÉNS, MELHOR AULA QUE TIVE. FIQUEI SEM ENTENDER APENAS QUAL FOI O CRITÉRIO DA NUMERAÇÃO DE CIMA, VOCÊ UTILIZOU BOBINA 1, COM SAÍDA 1 E BOBINA 4, COM SAÍDA 4, POR QUE AS OUTRAS SAÍDAS NÃO OBEDECERAM ESTA ORDEM? O PASSO AÍ É 4?
O sentido da corrente que é explicado no vídeo, embora seja um curso de rebobinamento trifásico, é o mesmo para qualquer tipo de motor, seja uma eletrobomba, ventilador ou tanquinho, mas observe que há diferença entre o tipo de ligação série e ligação paralelo, como será explicado na aula nº 2 - Mas nos dois tipos o sentido da corrente permanece o mesmo. Para assistir todas as aulas clique na minha foto e depois em vídeos - Tenha uma boa noite.
Sinto muito amigo, esse é um tipo de motor que é muito raro aparecer nas oficinas por aquí, eu também já quis saber algo sobre esse tipo de enrolamento e não achei quem soubesse dizer qualquer coisa sobre o assunto.
professor ,eu ja fiz um curso de enrolador no senai faz muito tempo atraz , eu gostaria de saber se esta ligação é tanto para ligação embricado como meio imbricado , e no caso eu teno um motor de 2cv que queimou só duas bobinas , eu posso tirar essas duas bobimas ecolocar outras novas no lugar das queimadas ou eu teno que trocar todas as bobinas. Eu copiei todos os esquemas que o senor passou até o 9 não sei se o senor passou mais alem desses , um abraço. esse motor tem 32 canais
Amigo Nivaldo, os tipos de ligações são para qualquer tipo de enrolamento, não importa se é imbricado ou meio imbricado - As vezes é difícil substituir só algumas bobinas devido o verniz não permitir, mas se você conseguir pode sim serem substituídas só a que estiverem queimadas, porém corre o risco de outras apresentarem defeito já que no momento da queima haveria corrente em todas as bobinas, e o defeito pode estar localizado entre uma bobina e outra ou dentro da ferragem onde não é possível ver, se não quiser correr o risco é aconselhável refazer todo o enrolamento - Nunca vi motor com 32 canais, verifique se não é 36 - Um abraço e Boa Noite
Nivaldo, o curso completo consta 12 aulas - Para ver todos os vídeos clique na minha foto e depois em vídeos, é muito importante assistir a ultima aula, pois nela ensino como identificar o tipo de ligação que tem o motor.
Antônio essas setas que indica o sentido de corrente tanto é para o trifásico como para o monofásico. Para assistir outros vídeos clique na minha foto e depois em vídeos. Tenha uma boa tarde.
To na Duvida de uma ligação de um motor Weg IP:00 - 2pólos - 127v só tem 3 pontas sendo fios maior e Menor pode me ajudar neste esquema de ligação deste já agradeço
Luis, a maioria dos motores que tem 3 terminais, um é ligado no fio fase, outro no neutro e o outro é o fio de partida, que pode ser ligado a um capacitor ou não, mas isso não quer dizer seja o seu caso, verifique se há placa com o esquema de ligações, e se os terminais tem identificação numérica ou por cores.
Não, por exemplo: Um motor de 2 polos trifásico com 24 ranhuras (canais), tem 6 grupos com 4 bobinas cada grupo se o enrolamento for imbricado - E terá 6 grupos de 2 bobinas se o enrolamento for meio imbricado. -- DICA: Qualquer motor com enrolamento imbricado pode ser rebobinado com o enrolamento meio imbricado, para isso os grupos devem ter metade das bobinas e as bobinas devem ter o dobro de espiras - Se ainda tiver dúvidas é só comentar que estarei pronto em ajuda-lo-lo - Boa Noite.
Gilberto gostei da sua explicação só uma dúvida minha por ser amador, conforme esse desenho explicado, o entrada da bobina seria o fio pelo lado de cima ao rebobinar, e o da saída a ligar com outra bobina seria o fio embaixo, não sei se entenderá minha pergunta, más agradeço se me der essa teoria. obrigado e abraço, parabéns muito bom.
Erik, realmente não entendo o que você quer dizer com fio de cima e fio de baixo - Assista o vídeo novamente com atenção e continue assistindo as aulas, logo você entenderá do assunto.
o meu amigo, quando começa enrolar e termina se torna 2 pontas ao colocar no motor uma ponta fica em baixo e outro em cima onde terminou, é essas pontas que quero entender entrada ou saída. mais uma vez muito obrigado e desculpa não entender totalmente, sou leigo nesse assunto, más estou buscando conhecimento. Deus abençoe pela paciência e resposta.
Erik,agora entendi o que você quer dizer, você deve chamar todos os fios de baixo de início, e todos os de cima de fim, (ou se preferir pode chamar todos fios de baixo de fim e os de cima de início, tanto faz.) ou ainda, o fio que fica a sua direita chame de início e o que fica à esquerda chame de fim, (ou se preferir o fio da direita chame de fim e o da esquerda chame de início, tanto faz) - Depois é só fazer as ligações de acordo com os esquemas que serão mostrados nas aulas seguintes. Assista com muita atenção uma aula e só quando estiver certo que entendeu, passe para a próxima aula - Boa Noite e um abraço.
valeu amigo, compreendi, obrigado mesmo de coração, sua explicação é perfeita, ajudou me a compreender sobre motores, estou com uma oficina em casa e na minha cidade com 70.000 habitantes só tem uma pessoa que enrola motor, desejo aprender pelo menos para sair do prego conforme dizemos aqui, tenho um motor 2hp, não sei se esta queimado, aparente tudo ok, platinado sim quebrado. abraço e até mais.
Nivaldo, a defasagem de corrente é de 120 graus elétricos entre uma fase e outra, ou seja, existe uma defasagem de 120 graus entre o grupo 1 e o grupo 2 - uma defasagem de 120 graus entre o grupo 2 e o grupo 3 - e uma defasagem de 120 graus entre o grupo 3 e o grupo 4 - O grupo 1 e o grupo 4 quer seja ligado em série ou em paralelo será na mesma fase, portanto não existe defasagem de corrente entre esses grupos.
Obrigado Sílvio, desejo que você assista o curso completo - Tenha a certeza que ficará apto para fazer todas as ligações possíveis em motores trifásicos.
Francisco, obrigado por inscrever-se no meu canal, para assistir o restante do curso clique na minha foto e depois em vídeos, você verá todas as aulas e também outros vídeos.
Sr. Gelson, todo motor trifásico com seis terminais pode ser ligado triângulo ou em estrela, a ligação interna do motor não tem nada haver com a ligação externa feita nos terminais fora do motor. O Sr. está certo. - Há motores com seis terminais para 220/380v e para 380/660v - A ligação em triângulo é para a tensão menor indicada na placa do motor - A ligação em estrela é para a tensão maior indicada na placa do motor.
Olá, Fagundes, é um prazer responder novamente a um comentário seu - Não há como conseguir uma nova placa, mas se você souber a potência do motor em HP (ou CV), a rotação por minuto (RPM) e também a voltagem, sugiro escrever no motor com tinta para não esquecer. Boa noite.
Sim, aceita a tensão de 380v e outras tensões também, pois o que determina a tensão com que o motor vai trabalhar é o número de espiras e o diâmetro do fio do enrolamento. Para assistir todas as aulas e também outros vídeos, clique na minha foto e depois em vídeos.
professor no caso das colocações das bobinas eu colocaria na sequencia : primeiro grupo , na sequencia o segundo grupo 3,4,5e6 depois que eu faria as ligações?
È isso mesmo, o primeiro grupo colocado é o nº 1 o próximo é o número 2 e assim por diante - Ou você faz todo o enrolamento e depois escolhe qualquer grupo que desejar para ser o nº 1, o próximo o nº 2 e continua assim até chegar ao número 6 - Terminado a numeração dos grupos, você então numera os terminais conforme é mostrado no esquema de ligações - " não confundir numeração de grupos com numeração de terminais" - a numeração dos grupos tanto pode ser feita no sentido horário como no sentido anti-horário pois isso é indiferente.
Bom dia sr.Gilberto.posso passar um motor de 2cv para 5cv na mesma carcaça?O quê realmente faz mudar a potência de um motor?Seria o engrossamento dos fios?Por favor me responda.Muito obrigado!
sebastiao fagundes - Não pode amigo, para aumentar a potência do motor é preciso aumentar o campo magnético, ou seja, seria preciso uma corrente maior o que exigirá um fio mais grosso e maior quantidade de ferro, além disso o fio não caberia nas ranhuras do motor de 2cv. - Há ainda outros motivos mais não vem ao caso agora, pois acho que o que foi dito já dá para responder à sua pergunta. Boa tarde.
desculpa professor, eu continuo na duvida da resposta que o senor me deu na semana passada em relação a um motor de 2 polos trifasico 24 ranhuras , o senhor disse que um enrolamento imbricado tem seis grupos com 4 bobinas cada grupo multiplicando 6x4=24 bobinas como eu poderei colocar 24 bobinas se o numero de ranhuras ´´e 24 , porque ai eu teria que ter 48 ranhuras.
Nivaldo, preste bem atenção a explicação: No enrolamento imbricado as bobinas tem poucas espiras, então as ranhuras não ficam cheias. Colocamos os grupos um após o outro sem pular nenhuma ranhura (no exemplo em questão o passo de bobina é 9 ) - quando começar a colocar o 3º grupo, um dos lado das bobinas vai cair em ranhura onde já tem bobina colocada e a ranhura ficará completamente cheia - Daí por diante toda ranhura terá dois lados de bobinas - Portanto 24 bobinas tem 48 lados, mas como cada ranhura vai ter dois lados de bobinas dentro dela, então só precisa de 24 ranhuras para fazer o enrolamento imbricado. - No caso de fazer o enrolamento "meio imbricado" (o passo de bobina será 11 ) e terá 6 grupos de 2 bobinas com o dobro de espiras que irá encher toda a ranhura - para enrolar coloca-se um grupo em seguida pula-se duas ranhuras coloca-se outro grupo e assim por diante, chegará o momento em que os lados das bobinas vão cair nas ranhuras que foram ficando vazias entre os grupos. - Sei que para quem estar iniciando é difícil entender o que foi explicado, portando sugiro que leia tudo várias vezes se for preciso, e se for o caso procurar um rebobinador de motor para ter aulas práticas. - Um grande abraço.
Caro Nivaldo, se você já leu o comentário acima, leia novamente porque ele foi editado, pois eu havia cometido um engano, então tive que modificar todo o texto.
Alefe Daine - A circunferência elétrica é de 360 graus, como o motor é trifásico, cada fase é defasada de 120 graus entre si, formando os 360 graus. Portanto uma fase não pode ser colocada em um grupo e no grupo seguinte colocada outra fase, pois tem que haver uma defasagem de 120 graus de uma fase para a outra.
A ligação série é igual para qualquer número de polos, ou seja, a corrente tem um único caminho a percorrer, mas há uma pequena diferença, pois como há mais grupos a serem ligados, ora liga-se início com início e ora liga-se fim com fim, para que a corrente siga no mesmo sentido, conforme mostra as setas indicadas no esquema. Você verá isso na aula n° 4 - Para assistir todos vídeos clique na minha foto e depois em vídeos.
Alefe, no vídeo está bem explicado como numerar os terminais do motor, assista novamente o vídeo e você verá que no início de cada grupo sai o terminal com a devida numeração . Obrigado por assistir o vídeo, assista atentamente o curso todo e você ficará apto a fazer todos os tipos de ligações existente nos motores trifásicos.
Senhor Gilberto. Vim tomar conhecimento de suas postagens a pouquíssimo tempo como o senhor pode observar. Já relatei á admirável didática, a qual é explicada com calma e conhecimento. Bem; navegando aí pelo youtube, deparei com uma postagem onde o cidadão se propõe a ensinar como efetuar um embobinamento a partir do início. Só que, em dado momento, o vídeo cessa, não atingindo ao objetivo proposto. Pergunto: O senhor detém esse conhecimento para elaborar uma postagem de acordo como tem apresentado nas anteriores? Deixo aqui o link do tal vídeo citado. th-cam.com/video/dTbiUi7jBJ8/w-d-xo.html Sem mais; obrigado.
Adelson Assis - Pesquisei bastante a continuidade desse vídeo para poder te ajudar mas nada encontrei, porém sem querer desmerecer o autor desse vídeo, o sr Dantes Alves, que aliás tem demonstrado grande conhecimento dos assuntos que tem publicado, acredito que ele foi infeliz no vídeo em questão, pois para calcular o enrolamento de um motor a partir da sua ferragem é muito complexo, os cálculos necessários teriam que ser calculados por engenheiros em eletricidade e especificamente nesse assunto. Essa é minha opinião pessoal, Sinto muito mas não tenho como te ajudar , Boa noite.
8.40.Sim numera início liga fim com fim isso em motor 2 polos mas nós motores quatro polos seis polos 8 polos assim sucessivamente e numera início e liga fim com início só o dois polos q e diferente o resto é tudo igual
Leandro, não importa de quantos polos tenha o motor, ou se é monofásico ou trifásico, se ele tiver a ligação série será início com início ou fim com fim. Já na ligação em paralelo, será início com fim ou fim com início. Porém essa regra não se aplica nos motores de polos consequentes como será mostrado mais adiante. Continue assistindo as aulas com atenção e logo você vai entender a diferença entre os tipos de ligações.
Nao sei porq o TH-cam não me avisou q me respondeu,será q estamos falando da mesma ligação,não quero apaga de na verdade nem gosto mas já rebobinei mais de 2.000 motores se 1 vc a 200 cvde 2 polos a 12 polos motores esse especiais dhallander motor independente 6 e 16 polos,sei fazer ligação seu como funciona polaridade bato o olho no nominado do motor e sei quantos polos e s precisar olhar placa de rpm, ligo qualquer motor respeitando polaridade,acho q não estamos falando a mesma língua deve ter um desentendimento entre início ou fim ou digo entrada e saída só pode
Exemplo motor 36 canais tri 4 polos passe 8,10,12 6 grupo total.2 grupo por fase, 3 bobina por grupo ligação serie vamos falar em Ponta maior e Ponta menor nesse acho que estamos tendo problemas na ponta início e Ponta fim, ou seja a ponta maior da q sai no passe 12 de menor da q sai no passe 8 então nunca como cabo 1 a ponta maior do passe 12 e pega a ponta menor do passe 8, e pula 2 grupos e liga na próxima q não estar de frente,pega a ponta menor do passe 8 e liga na ponta maior do outro grupo do passe 12 l,e pega a ponta menor do mesmo grupo do passe 8 e sai com cabo número 4,ou seja fim com começo,não quero criar nenhuma situação só estou defendendo o q Fasso.voco disse não tô aq p aparecer muito menos atrapalhar sua aula, causo queira falar sobre o assunto conversamos e nos entendemos por áudio mando ligação fica melhor zap11962215589 leandro
@@leandrodias8645 - Amigo, há vários tipos de ligações, por exemplo, ligação série onde início é ligado com início, e ligação série onde início é ligado com fim, como é o caso das ligações com distribuição para polos consequentes. - Lamento sinceramente que através de comentários eu não tenha sido útil a você, acredito que seja porque você ainda está na primeira aula mas fez um comentário sobre um assunto de aulas futuras - Para encerrar os comentários, sugiro que assista com atenção o curso completo que é de 12 aulas. Boa noite.
Sim assunto encerrado não era minha intenção atrapalhar sua aula ,existe vários tipo de ligação,por isso disse que nem sempre é início com início e fim com fim.tenha uma boa noite
Sou bobinador de motores, transformadores e geradores .
No momento estou aposentado.
Gostei da aula.
Parabéns.
Revendo o que deixei se fazer há muito tempo.
Obrigado.
Eu que agradeço sua dedicação para explicar uma aula importante para o aprendizado!
Mestre eu tenho aconpahado varios professores ,varios parwce pastores .eles so falta para eles ententer . E voce mestre foi bastante obijetivo . E eu digo e complidado aprender com pesoas dispreparada .
Oi senhor Gilberto excelente aula obrigado
estou gostando demais as aulas bem facil de entender vou realizar meu sonho conseguir rebobinar um motor eletrico, ja rebobinei oum estatou de uma esmeriliadeira skil
Parabéns e obrigado pelo Senhor compartilhar o seu conhecimento.Sou Eletricista de manutenção e tbm já trabalhei em uma oficina de rebobinamento,estou um pouco enferrujado,mas com sua explicação estou lembrando e querendo abrir a minha própria oficina.Um abraço e fique com Deus Sr Gilberto.
DEUS LHE ABENÇOE POR SUA BOA VONTADE!
ATÉ QUE ENFIM ENTENDI
Mestre Gilberto, obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Nossa que ensinamento! O senhor está de parabéns.
Acaba de ganhar mais um assinante do cana. Simples e didáctico. Obrigado pelas explicações.
Parabéns seu Gilberto, Deus abençoe o senhor
Muito bem explicado, parabéns
Parabéns foi uma das melhores explicações que eu já vi.
Gostei bem mais prático, tem esquemas mais complicado, esse tá bem definido e com clareza. Parabéns
Boa explicação meu amigo muito bom👍.
Você teria um esquema para bobina um motor de esmeril 1/2 CV
24 canal.?
Parabéns Senhor Gilberto,essa é a parte mais complexa da atividade enrolamento de motores,interpretar a ligações ,onde mais se erra ,e consegue com uma didática excelente clarear tudo,fiquei mais especializado com suas aulas!
Muito obrigado pela resp.sua didática de ensino é muito boa,parabéns Sr Gilberto.
Ja vi muitos mestres da área explicar, todos profissionais competentes. Mas o Sr. prestou uma inestimável ajuda a esse leigo. Sua aula foi muito didática e da forma como usou esse esquema a coisa começou a fazer sentido para mim. Grato Sr.Gilberto pelo Belíssimo trabalho.
Obrigado por assistir o vídeo e ter gostado. Obrigado também pelo elogio - Pesquisei bastante no TH-cam e não encontrei nenhum vídeo ensinando como fazer ligações interna de motores utilizando esquemas, então resolvi dar um curso completo em 12 aulas, onde pude explicar detalhadamente e com todas informações necessárias ao aprendizado - Sei que para os iniciantes que nunca viram um esquema de ligações não é muito fácil entender, mas se assistirem todas as aulas com bastante atenção e interesse, ficaram aptos a fazerem todos os tipos de ligações possíveis nos motores trifásicos - Boa tarde e um abraço.
Parabéns Sr. Gilberto. Muito bem explicado os seus vídeo aula, estou aprendendo bastante.
Obrigado Sr. Francisco - Continue assistindo todas as aulas no final estará apto a fazer qualquer tipo de ligações interna nos motores trifásicos - Tenha uma boa noite.
Bela aula... 👏👏👏👏👏
Gostei muito bom legal show
Exelente aula visto em ano 2021
amigo Gilberto eu estou aprendendo a rebobina intendi muinto boa mesmo a dica quan a gente esta aprendendo toda dica e bem vindo obrigado
Ok obrigado pela atenção.
Bem didático, tornando bem a compreenção! Abraços.
Adelson Assis - Obrigado amigo, tenha um ótimo final de semana.
Muito bem explicado senhor Gilberto um abraço.
Muito bom parabéns valeu
Parabéns eu chamo isso de passar conhecimentos muito bom.
Parabéns!! Ótima aula!! Ganhou mais um inscrito!
Parabéns pela excelente explicação
Obrigado amigo, um abraço e um bom domingo.
Meu amigo o senhor ministra cursos com a postila a distancia no segmento de máquinas e ferramentas elétrica com Rebobinamento
Gostei imenso das suas explicações - GRATO
Excelente!! continue assim meu caro Gilberto!
Obrigado amigo, só falta você inscrever-se.
Caro Eduardo, obrigado por se inscrever no canal - Assista a aula nº 2 - "ligações interna de um motor trifásico de 2 polos, 6 terminais e ligação em paralelo que acabei de publicar. o Link é th-cam.com/video/qWvyp9rCshM/w-d-xo.html
gostei da explicacao do senhor
Obrigado André, assista todas as aulas clicando na minha foto e depois em vídeos. Obrigado pela inscrição.
seu Gilberto continui assim PARABÉNS
Gilberto eu compreendo, de fato o amigo não teria socego, desculpe, mas vou olhar e anotar seus ensinamentos elétricos, com relação a motores elétricos, qualquer tipo eu gosto muito desse tema, vou acompanhar todas suas aulas amigo. Aproveito e te desejo um feliz ano novo, cheio de saúde, paz e prosperidade para você e familiares. OK?
Francisco, que bom que você compreendeu porque não posso dar meu contato, mais você pode assistir todas as aulas clicando na minha foto e depois em vídeos, é bastante trabalhoso mas se fizer todos esses desenhos dos esquemas, entenderá melhor as aulas do que simplesmente assistindo os vídeos, e ficará apto a fazer qualquer tipo de ligação interna dos motores trifásicos. também te desejo um feliz ano novo e que Deus abençoe você juntamente com toda a família.
@@gilbertonunesdasilva964 Gilberto, obrigado amigo, tenho certeza que ganhei mais um amigo de verdade, sincero, vou seguir seus conselhos e estudar seus vídeos que são formidáveis. Obrigado mais uma vez, uma pergunta, se puder responder: de qual cidade você mora? E qual o Estado, eu sou de Fortaleza - Ceará.
@@franciscopimentel966 Moro em Olinda - PE a 10 minutos da cidade do Recife.
Gilberto, meu filho Ricardo Duarte Pimentel, ele é médico e também mora em Recife, veja Gilberto, meu interesse de compartilhar conversa é caso o amigo não se chatear, nas dúvidas, principalmente nos esquecemos de motores eu poderia ser orientado pelo o amigo, se possível for. Tenha um ótimo fim de semana com seus familiares e fica com Deus.
@@franciscopimentel966caso tenha alguma dúvida faça um comentário que responderei com todo prazer, porém para que a resposta sirva para outras pessoas também, só responderei um comentário se a dúvida for sobre o vídeo que estiver sendo assistido.
Professor o rotor de um motor tem haver com a rotação de um motor, por exemplo eu posso fazer de um motor de quatro polos um motor de dois polos ,24 ranhuras o rotor influenciaria sim ou não?
Muito boa a vídeo aula.
Obrigado João, esse curso é composto de12 aulas, para assistir todas elas clique na minha foto e depois em vídeos. Assista com muita atenção e você ficará apto a fazer todos os tipos de ligações interna existente nos motores trifásicos.
PARABÉNS, MELHOR AULA QUE TIVE. FIQUEI SEM ENTENDER APENAS QUAL FOI O CRITÉRIO DA NUMERAÇÃO DE CIMA, VOCÊ UTILIZOU BOBINA 1, COM SAÍDA 1 E BOBINA 4, COM SAÍDA 4, POR QUE AS OUTRAS SAÍDAS NÃO OBEDECERAM ESTA ORDEM? O PASSO AÍ É 4?
bém explicado parabéns!
Este motor e de 2 polos ok e de 4 polos muda ou nao muito obrigado
parabens bem explicado
سلام بزرگوار استاد محترم و باشکوه.....بسیار عالی ازخدای بزرگ بهترینها و تندرستی وصحت کامل برایتان ارزو مندم ...👍....🙏🙏🙏👌👌👌👌👌👌
Boa. Bem explicado
Boa noite...esse sentido de corrente serve pra todos motores...' vertilador , motor tanquinho.....?
O sentido da corrente que é explicado no vídeo, embora seja um curso de rebobinamento trifásico, é o mesmo para qualquer tipo de motor, seja uma eletrobomba, ventilador ou tanquinho, mas observe que há diferença entre o tipo de ligação série e ligação paralelo, como será explicado na aula nº 2 - Mas nos dois tipos o sentido da corrente permanece o mesmo. Para assistir todas as aulas clique na minha foto e depois em vídeos - Tenha uma boa noite.
@@gilbertonunesdasilva964 obrigado. Valeu
Parabéns pela explicação.
me ajudou muito
Se os polos estarem longe?
Tenho um motor elétrico de 50cv 4polos eletrogeral tô com muita dificuldade em fazer a distribuição com 12 pontas de saída vc pode me ajudar?
Quanto polo e esse motor grupo 6 de uma 12 ranhuras
Gilberto marca as fazer RST
OBRIGADO PROFESSOR PELAS RESPOSTAS
professor Gilberto o senhor tem tem algum video sobre enrolamentos de motor Dalander de duas velocidade
Sinto muito amigo, esse é um tipo de motor que é muito raro aparecer nas oficinas por aquí, eu também já quis saber algo sobre esse tipo de enrolamento e não achei quem soubesse dizer qualquer coisa sobre o assunto.
professor ,eu ja fiz um curso de enrolador no senai faz muito tempo atraz , eu gostaria de saber se esta ligação é tanto para ligação embricado como meio imbricado , e no caso eu teno um motor de 2cv que queimou só duas bobinas , eu posso tirar essas duas bobimas ecolocar outras novas no lugar das queimadas ou eu teno que trocar todas as bobinas. Eu copiei todos os esquemas que o senor passou até o 9 não sei se o senor passou mais alem desses , um abraço. esse motor tem 32 canais
Amigo Nivaldo, os tipos de ligações são para qualquer tipo de enrolamento, não importa se é imbricado ou meio imbricado - As vezes é difícil substituir só algumas bobinas devido o verniz não permitir, mas se você conseguir pode sim serem substituídas só a que estiverem queimadas, porém corre o risco de outras apresentarem defeito
já que no momento da queima haveria corrente em todas as bobinas, e o defeito pode estar localizado entre uma bobina e outra ou dentro da ferragem onde não é possível ver, se não quiser correr o risco é aconselhável refazer todo o enrolamento - Nunca vi motor com 32 canais, verifique se não é 36 - Um abraço e Boa Noite
Nivaldo, o curso completo consta 12 aulas - Para ver todos os vídeos clique na minha foto e depois em vídeos, é muito importante assistir a ultima aula, pois nela ensino como identificar o tipo de ligação que tem o motor.
olá amigo parabéns no que o senhor se refere as setas serve para o monofásico também?
Antônio essas setas que indica o sentido de corrente tanto é para o trifásico como para o monofásico. Para assistir outros vídeos clique na minha foto e depois em vídeos.
Tenha uma boa tarde.
Gostei só não entendi porque o grupo 1 vai ligar com o grupo 6 e não com o 2
Muito bom
To na Duvida de uma ligação de um motor Weg IP:00 - 2pólos - 127v só tem 3 pontas sendo fios maior e Menor
pode me ajudar neste esquema de ligação deste já agradeço
Luis, a maioria dos motores que tem 3 terminais, um é ligado no fio fase, outro no neutro e o outro é o fio de partida, que pode ser ligado a um capacitor ou não, mas isso não quer dizer seja o seu caso, verifique se há placa com o esquema de ligações, e se os terminais tem identificação numérica ou por cores.
Tenho dúvida
mais uma duvida que eu teno professor, quando se tratar de grupos de bobina , um grupo seria como se fosse uma unica bobina?
Não, por exemplo: Um motor de 2 polos trifásico com 24 ranhuras (canais), tem 6 grupos com 4 bobinas cada grupo se o enrolamento for imbricado - E terá 6 grupos de 2 bobinas se o enrolamento for meio imbricado. -- DICA: Qualquer motor com enrolamento imbricado pode ser rebobinado com o enrolamento meio imbricado, para isso os grupos devem ter metade das bobinas e as bobinas devem ter o dobro de espiras - Se ainda tiver dúvidas é só comentar que estarei pronto em ajuda-lo-lo - Boa Noite.
Los conexiones de linia q parte ban puede hacer vídeito
Gilberto gostei da sua explicação só uma dúvida minha por ser amador, conforme esse desenho explicado, o entrada da bobina seria o fio pelo lado de cima ao rebobinar, e o da saída a ligar com outra bobina seria o fio embaixo, não sei se entenderá minha pergunta, más agradeço se me der essa teoria. obrigado e abraço, parabéns muito bom.
Erik, realmente não entendo o que você quer dizer com fio de cima e fio de baixo - Assista o vídeo novamente com atenção e continue assistindo as aulas, logo você entenderá do assunto.
o meu amigo, quando começa enrolar e termina se torna 2 pontas ao colocar no motor uma ponta fica em baixo e outro em cima onde terminou, é essas pontas que quero entender entrada ou saída. mais uma vez muito obrigado e desculpa não entender totalmente, sou leigo nesse assunto, más estou buscando conhecimento. Deus abençoe pela paciência e resposta.
Erik,agora entendi o que você quer dizer, você deve chamar todos os fios de baixo de início, e todos os de cima de fim, (ou se preferir pode chamar todos fios de baixo de fim e os de cima de início, tanto faz.) ou ainda, o fio que fica a sua direita chame de início e o que fica à esquerda chame de fim, (ou se preferir o fio da direita chame de fim e o da esquerda chame de início, tanto faz) - Depois é só fazer as ligações de acordo com os esquemas que serão mostrados nas aulas seguintes. Assista com muita atenção uma aula e só quando estiver certo que entendeu, passe para a próxima aula - Boa Noite e um abraço.
valeu amigo, compreendi, obrigado mesmo de coração, sua explicação é perfeita, ajudou me a compreender sobre motores, estou com uma oficina em casa e na minha cidade com 70.000 habitantes só tem uma pessoa que enrola motor, desejo aprender pelo menos para sair do prego conforme dizemos aqui, tenho um motor 2hp, não sei se esta queimado, aparente tudo ok, platinado sim quebrado. abraço e até mais.
professor qual é a defasagem em graus no caso de um enrolamento de um motor de dois polos do grupo 1 com o grupo 4 ?
Nivaldo, a defasagem de corrente é de 120 graus elétricos entre uma fase e outra, ou seja, existe uma defasagem de 120 graus entre o grupo 1 e o grupo 2 - uma defasagem de 120 graus entre o grupo 2 e o grupo 3 - e uma defasagem de 120 graus entre o grupo 3 e o grupo 4 - O grupo 1 e o grupo 4 quer seja ligado em série ou em paralelo será na mesma fase, portanto não existe defasagem de corrente entre esses grupos.
Isso ai seu Gilberto :)
Obrigado Sílvio, desejo que você assista o curso completo - Tenha a certeza que ficará apto para fazer todas as ligações possíveis em motores trifásicos.
Show
muito bom maravilha
Francisco, obrigado por inscrever-se no meu canal, para assistir o restante do curso clique na minha foto e depois em vídeos, você verá todas as aulas e também outros vídeos.
No meu intender liga tanto no triângulo como estrela...To certo? Obg
Sr. Gelson, todo motor trifásico com seis terminais pode ser ligado triângulo ou em estrela, a ligação interna do motor não tem nada haver com a ligação externa feita nos terminais fora do motor. O Sr. está certo. - Há motores com seis terminais para 220/380v e para 380/660v - A ligação em triângulo é para a tensão menor indicada na placa do motor - A ligação em estrela é para a tensão maior indicada na placa do motor.
Boa tarde Sr Gilberto.A placa do motor que comprei esta bem apagada e é de papel,como consigo outra identica para substitui-la? Obrgado!
Olá, Fagundes, é um prazer responder novamente a um comentário seu - Não há como conseguir uma nova placa, mas se você souber a potência do motor em HP (ou CV), a rotação por minuto (RPM) e também a voltagem, sugiro escrever no motor com tinta para não esquecer. Boa noite.
Boa noite! Sr. Esse esquema aceita tensão 380V?
Sim, aceita a tensão de 380v e outras tensões também, pois o que determina a tensão com que o motor vai trabalhar é o número de espiras e o diâmetro do fio do enrolamento. Para assistir todas as aulas e também outros vídeos, clique na minha foto e depois em vídeos.
professor no caso das colocações das bobinas eu colocaria na sequencia : primeiro grupo , na sequencia o segundo grupo 3,4,5e6 depois que eu faria as ligações?
È isso mesmo, o primeiro grupo colocado é o nº 1 o próximo é o número 2 e assim por diante - Ou você faz todo o enrolamento e depois escolhe qualquer grupo que desejar para ser o nº 1, o próximo o nº 2 e continua assim até chegar ao número 6 - Terminado a numeração dos grupos, você então numera os terminais conforme é mostrado no esquema de ligações - " não confundir numeração de grupos com numeração de terminais" - a numeração dos grupos tanto pode ser feita no sentido horário como no sentido anti-horário pois isso é indiferente.
Tem como fazer Um esquema de 12 bobinas Mestre?
Você quis dizer 12 grupos, assista o vídeo LIGAÇÕES INTERNA DE MOTORES AULA 3
Bom dia sr.Gilberto.posso passar um motor de 2cv para 5cv na mesma carcaça?O quê realmente faz mudar a potência de um motor?Seria o engrossamento dos fios?Por favor me responda.Muito obrigado!
sebastiao fagundes - Não pode amigo, para aumentar a potência do motor é preciso aumentar o campo magnético, ou seja, seria preciso uma corrente maior o que exigirá um fio mais grosso e maior quantidade de ferro, além disso o fio não caberia nas ranhuras do motor de 2cv. - Há ainda outros motivos mais não vem ao caso agora, pois acho que o que foi dito já dá para responder à sua pergunta. Boa tarde.
desculpa professor, eu continuo na duvida da resposta que o senor me deu na semana passada em relação a um motor de 2 polos trifasico 24 ranhuras , o senhor disse que um enrolamento imbricado tem seis grupos com 4 bobinas cada grupo multiplicando 6x4=24 bobinas como eu poderei colocar 24 bobinas se o numero de ranhuras ´´e 24 , porque ai eu teria que ter 48 ranhuras.
Nivaldo, preste bem atenção a explicação: No enrolamento imbricado as bobinas tem poucas espiras, então as ranhuras não ficam cheias. Colocamos os grupos um após o outro sem pular nenhuma ranhura (no exemplo em questão o passo de bobina é 9 ) - quando começar a colocar o 3º grupo, um dos lado das bobinas vai cair em ranhura onde já tem bobina colocada e a ranhura ficará completamente cheia - Daí por diante toda ranhura terá dois lados de bobinas - Portanto 24 bobinas tem 48 lados, mas como cada ranhura vai ter dois lados de bobinas dentro dela, então só precisa de 24 ranhuras para fazer o enrolamento imbricado. - No caso de fazer o enrolamento "meio imbricado" (o passo de bobina será 11 )
e terá 6 grupos de 2 bobinas com o dobro de espiras que irá encher toda a ranhura - para enrolar coloca-se um grupo em seguida pula-se duas ranhuras coloca-se outro grupo e assim por diante, chegará o momento em que os lados das bobinas vão cair nas ranhuras que foram ficando vazias entre os grupos. - Sei que para quem estar iniciando é difícil entender o que foi explicado, portando sugiro que leia tudo várias vezes se for preciso, e se for o caso procurar um rebobinador de motor para ter aulas práticas. - Um grande abraço.
Nivaldo, lembre-se que depois do motor rebobinado deve-se isolar um grupo do outro.
Caro Nivaldo, se você já leu o comentário acima, leia novamente porque ele foi editado, pois eu havia cometido um engano, então tive que modificar todo o texto.
Legal
Valeu..
Muito obrigado
dá trabalho esses videos , parabens pela iniciativa .
desculpe os erros de português a pergunta e por que nao segue pelo grupo 2 e sim vai para o grupo 3
Alefe Daine - A circunferência elétrica é de 360 graus, como o motor é trifásico, cada fase é defasada de 120 graus entre si, formando os 360 graus. Portanto uma fase não pode ser colocada em um grupo e no grupo seguinte colocada outra fase, pois tem que haver uma defasagem de 120 graus de uma fase para a outra.
me esqueci deste pequeno detalhe que e de imprescindível importância . desculpe a desatenção
Alefe Daine - ok, boa noite e um abraço.
Valeu
muintas gracias por tui vídeo
por que o senhor para o grupo 3 em vez de ir para o grupo 2
Bom dia essa ligacao serie.......depedente numero. D polo ligaçao e mesma
A ligação série é igual para qualquer número de polos, ou seja, a corrente tem um único caminho a percorrer, mas há uma pequena diferença, pois como há mais grupos a serem ligados, ora liga-se início com início e ora liga-se fim com fim, para que a corrente siga no mesmo sentido, conforme mostra as setas indicadas no esquema. Você verá isso na aula n° 4 - Para assistir todos vídeos clique na minha foto e depois em vídeos.
Gilberto, ótima aula, gostaria de me comunicar com você, pode ser? Email ou WhatsApp.
Não posso fornecer o e-mail nem telefone publicamente pois não teria mais sossego.
Thanks
Obrigado pelo inscrição no meu canal.
faz um de 6 polos por faver!!!!
favor!!
Messias Severino Ferreira - Amigo Messias, quase no final da aula 12 eu explico porque não foi possível fazer uma aula sobre o enrolamento de 6 polos.
perfeito mas como saber puxar a numeração do fio
Alefe, no vídeo está bem explicado como numerar os terminais do motor, assista novamente o vídeo e você verá que no início de cada grupo sai o terminal com a devida numeração . Obrigado por assistir o vídeo, assista atentamente o curso todo e você ficará apto a fazer todos os tipos de ligações existente nos motores trifásicos.
Gente preciso ligar meu motor bomba mas quero ligar em duas fases diferente como faço
Cleonildosilva Silva - Duas fases diferentes como? Explique melhor.
parabenss
Obrigado amigo Vilson, assista todas as aulas e você estará apto a fazer as ligações mais usadas nos motores trifásicos - Boa noite
Senhor Gilberto.
Vim tomar conhecimento de suas postagens a pouquíssimo tempo como o senhor pode observar.
Já relatei á admirável didática, a qual é explicada com calma e conhecimento.
Bem; navegando aí pelo youtube, deparei com uma postagem onde o cidadão se propõe a ensinar como efetuar um embobinamento a partir do início. Só que, em dado momento, o vídeo cessa, não atingindo ao objetivo proposto.
Pergunto: O senhor detém esse conhecimento para elaborar uma postagem de acordo como tem apresentado nas anteriores?
Deixo aqui o link do tal vídeo citado. th-cam.com/video/dTbiUi7jBJ8/w-d-xo.html
Sem mais; obrigado.
Adelson Assis - Pesquisei bastante a continuidade desse vídeo para poder te ajudar mas nada encontrei, porém sem querer desmerecer o autor desse vídeo, o sr Dantes Alves, que aliás tem demonstrado grande conhecimento dos assuntos que tem publicado, acredito que ele foi infeliz no vídeo em questão, pois para calcular o enrolamento de um motor a partir da sua ferragem é muito complexo, os cálculos necessários teriam que ser calculados por engenheiros em eletricidade e especificamente nesse assunto. Essa é minha opinião pessoal, Sinto muito mas não tenho como te ajudar , Boa noite.
Bom dia; obrigado pela presteza em responder.
eu nao visualizei os dois pólos.
8.40.Sim numera início liga fim com fim isso em motor 2 polos mas nós motores quatro polos seis polos 8 polos assim sucessivamente e numera início e liga fim com início só o dois polos q e diferente o resto é tudo igual
Leandro, não importa de quantos polos tenha o motor, ou se é monofásico ou trifásico, se ele tiver a ligação série será início com início ou fim com fim. Já na ligação em paralelo, será início com fim ou fim com início. Porém essa regra não se aplica nos motores de polos consequentes como será mostrado mais adiante. Continue assistindo as aulas com atenção e logo você vai entender a diferença entre os tipos de ligações.
Nao sei porq o TH-cam não me avisou q me respondeu,será q estamos falando da mesma ligação,não quero apaga de na verdade nem gosto mas já rebobinei mais de 2.000 motores se 1 vc a 200 cvde 2 polos a 12 polos motores esse especiais dhallander motor independente 6 e 16 polos,sei fazer ligação seu como funciona polaridade bato o olho no nominado do motor e sei quantos polos e s precisar olhar placa de rpm, ligo qualquer motor respeitando polaridade,acho q não estamos falando a mesma língua deve ter um desentendimento entre início ou fim ou digo entrada e saída só pode
Exemplo motor 36 canais tri 4 polos passe 8,10,12 6 grupo total.2 grupo por fase, 3 bobina por grupo ligação serie vamos falar em Ponta maior e Ponta menor nesse acho que estamos tendo problemas na ponta início e Ponta fim, ou seja a ponta maior da q sai no passe 12 de menor da q sai no passe 8 então nunca como cabo 1 a ponta maior do passe 12 e pega a ponta menor do passe 8, e pula 2 grupos e liga na próxima q não estar de frente,pega a ponta menor do passe 8 e liga na ponta maior do outro grupo do passe 12 l,e pega a ponta menor do mesmo grupo do passe 8 e sai com cabo número 4,ou seja fim com começo,não quero criar nenhuma situação só estou defendendo o q Fasso.voco disse não tô aq p aparecer muito menos atrapalhar sua aula, causo queira falar sobre o assunto conversamos e nos entendemos por áudio mando ligação fica melhor zap11962215589 leandro
@@leandrodias8645 - Amigo, há vários tipos de ligações, por exemplo, ligação série onde início é ligado com início, e ligação série onde início é ligado com fim, como é o caso das ligações com distribuição para polos consequentes. - Lamento sinceramente que através de comentários eu não tenha sido útil a você, acredito que seja porque você ainda está na primeira aula mas fez um comentário sobre um assunto de aulas futuras - Para encerrar os comentários, sugiro que assista com atenção o curso completo que é de 12 aulas. Boa noite.
Sim assunto encerrado não era minha intenção atrapalhar sua aula ,existe vários tipo de ligação,por isso disse que nem sempre é início com início e fim com fim.tenha uma boa noite