Agora veja se algum politico seja de direita ou de esquerda se quer passa perto de propor algo que resolva qualquer um desses pontos citados no documentário.. nem o documentário sobre são paulo eles procuram assistir pra começo de conversa.
Há 30 anos atrás deram início ao projeto de governo que são as cidades dormitórios ou conjuntos habitacionais (cohab's). Qual objetivo? Manter a classe proletária "distante" do centro de SP. É como se disse-se: Quero a cidade, a mão de obra, mas você morando bem longe de mim! Não tem fenômeno nenhum nisso. É simplesmente a cultura do segregacionismo sendo pautado bem diante de nossos olhos. Só não vê, quem não quer!
@@felipemmartinelli Você deve ser daqueles playboyzinhos que moram na região central e luta para não ter desenvolvimento de metrô na sua região, porque não quer pobre andando nas proximidades né? Muito compreensível seu comentário!
@@peterson7167 É verdade, com o trêm até ajudou. Mas imagino as pessoas que se deslocam de Mogi das Cruzes e Itaim Paulista para zona sul, como a moça do vídeo. No mínimo 6 horas de ida e volta. Uma verdadeira viagem todo dia!
@@liquidpiso9967 Não sou de SP,sou de Brasília mais aqui tem praticamente os mesmos problemas tbm,as áreas centrais plano piloto,lago sul,asa norte etc são valorizadas pois lá estão os ricos e burguesia daqui, enquanto nós das periferias ao redor(Ceilândia, samambaia, recanto das emas)agente tbm vive numa situação de marginalização e abandono na capital do país ou melhor da desigualdade,um braço prós irmãos de SP.
Gente! Não consigo imaginar ter de pegar 6 transportes públicos para ir e outros 6 para voltar todos os dias do trabalho. Impossível imaginar a qualidade de vida dessa forma. Impossível ser um ser humano vivo dessa forma. Em SP é muito comum isso. Hj eu não gasto 10 minutos do trabalho. Vida e qualidade de vida!
É bem corrido mesmo, complicado as vezes, mas não são 6 transportes, são 3. Não dizendo que o caminho que a moça faz é errado, porém fazendo o trajeto pegando a linha azul na Luz, ela chegaria em Giovanni Groncchi sem a necessidade de fazer a integração com a linha amarela e a esmeralda e provavelmente mais rápido.
Moro em São Paulo e trabalho a 10 km de casa, um trajeto que levaria 1 hora e meia de carro, mas que graças ao metrô faço em 35 minutos… nem todo mundo vive essa realidade aí, na verdade o transporte aqui é bem eficiente.
@@fernandoalves1422 depende do bairro, tem lugar em SP que o transporte é bem complicado, especialmente onde não tem metrô. Eu trabalho de casa 3 dias por semana, melhor coisa.
Não consigo aceitar o fato de essa moça passar tanto perrengue. Porque eu já passei. Chorava de cansado amassando barro, trabalhando, estudando em duas escolas… pra que? Hoje com 50 anos sinto muito mais tristeza que alegria por ver que muitos continuam nessa vida morta: tudo isso por uma fração desprezível lucrar e continuar com suas dinastias.😢
Como um documentário desse porte está em um canal tão pequeno com tão pouca visibilidade. Impossível, até em bairros pobres e reprimidos há internet, esse documentário é tão importante quanto a cracolândia
Meu canal é pra uso pessoal apenas, assisti esse documentário em 2020 no youtube, então quando foi perto das eleições de 2022 esse doc desapareceu da internet, muito provavelmente por causa da briga para escolher o gov de SP, com muito custo encontrei esse documentário hospedado em uma pagina no facebook, então eu decidi baixar e repostar no youtube para mais pessoas verem a realidade...
Nasci em SP, gosto do povo da cidade, das opções de lazer, oportunidades e tudo mais que uma grande cidade tem a oferecer, mas como isso fica mais para os finais de semana, resolvi me mudar para o interior e não me arrependo. Demorei anos para ter um salário próximo ao que eu tinha em SP, mas a qualidade de vida melhorou demais! O trânsito e a violência foram determinantes para a minha decisão. Hoje demoro no máximo 30 minutos para chegar em casa em dias de trânsito, mas o normal é chegar em 10 a 15 minutos, posso passar muito mais tempo com a minha família e me divertindo.
@@ggabriiel mais na capital de qualquer estado e diferente a populacao e sempre maior. O problema da cidade do interior, em não crescer muito, é pelo fato que as prefeituras so recebem uma parte da grana que arrecadam em impostos ou seja uma parte da grana do imposto vai para cofres publicos e uma parte volta para prefeitura que se vira com isso. Se a cidade fo interior nao arrecada muito imposto ela nao tem dinheiro para investir em infra estrutura para chamar mais empresas e investimentos de fora. No video fala das cidades periféricas que ficam mais distante das cidades satelites a onde tem emprego. Já o crescimento de um bairro periférico em cima de outro bairro periférico por trás de outro bairro ai e vida louca isso.
Morei em São Paulo por 1 ano, mas todos os dias eu pensava em voltar para o meu nordeste. A vida lá fora é muito difícil, não vivemos, não temos qualidade de vida. Hoje, depois de 6 anos, vivo na minha cidade natal em Pernambuco, e a qualidade que de vida que tenho aqui, não se compara aquela que eu vivi em São Paulo.
@@mariohenrique3533 cara, em fortaleza eu garanto que voce tem uma qualidade de vida melhor que em sp. em sp ate a classe média ta morando na periferia.
Mó paz aqui no Nordeste, estudei no melhor ensino público do país (mesmo morando na roça LITERALMENTE meio do mato) agora to fazendo faculdade e trabalhando, ja moro sozinho desde os 18 (tenho 20). Fiquei sem meu pai aos 10 e minha mãe criou eu e um irmão apenas com a grana da pensão, sinceramente me parece uma qualidade de vida bem melhor... Morando perto do trabalho e faculdade. Nao tem shopping grande ou festivais internacionais, mas o importante ta suave demais
Não é o melhor ensino público do País, é um ensino doutrinário, apenas isso.. e no nordeste os estudantes tem as notas mais altas do Brasil na matéria de história.. engraçado, a história é uma matéria marxista, afinal nada do que é ensinado ali é de maneira imparcial. Essa história de que no nordeste se tem o melhor ensino do país é uma falcatrua construída aí simplesmente por vocês terem melhores notas na matéria de história.. saia na rua, observe os jovens daí, as pessoas da sua idade, observe o comportamento.. a língua portuguesa, o estilo de vida, a postura, observe se isso se materializa na prática após os estudos.. ou são todos com má postura, com vocabulário irrisório, em buscas de prazeres momentâneos o tempo todo como um rato em busca do queijo.. deixe de perguntar algo de cunho histórico marxista e procure saber se todos os jovens dominam as 4 operações básicas de matemática e tem um português bem falado, o mínimo de conhecimento sobre biologia e geografia.. Agora, o Nordeste é exemplo em felicidade, natureza, quando penso no nordeste penso em calor e natureza.. Sao Paulo é cinza, frio e as pessoas também são frias, ninguém conversa com ninguém. O frio do inverno é nada comparado a frieza emocional.
@@TrabalhoRemoto-ke1hm refutar classismo e uma retórica alucinada que em nada condiz com a realidade? ninguém vai perder esse tempo todo contigo não, seu cérebro não é tão complexo quanto você acha.
@@TrabalhoRemoto-ke1hm kkkkkkkkkkkkk toda história tem dois lados, não é pq vc não concorda ou acha certo que está incorreto. Quando fiz o ensino médio (formei a dois anos) boa parte dos professores eram pro bolsonoru. Seu olhar preconceituoso se reflete na sua realidade, o português de são Paulo é porco, pra dizer o mínimo, mas tudo bem é um dialeto daí, ok. No nordeste, nosso português é bem mais próximo do que nossos antepassados portugueses falavam e que se misturou com as demais línguas. Seja em humanas ou em exatas, nós dominamos tudo, não é atoa que o ITA veio pro Ceará, nós vamos trabalhar em todas as partes do Brasil e do mundo. Recentemente o nordeste foi quem representou o Brasil em maior número na competição mundial da Huawei. Seu olhar está carregado e de preconceito e sem um pingo de conhecimento. O Enem por acaso é só história? Pq temos as melhores notas no Enem? Pq estamos a frente em concursos? Será que é por causa do marxismo? A história ensinada no nordeste é diferente da ensinada em SP?
Tenho 28 anos, sou natural da região metropolitana de São Paulo, em específico: Rio Grande da Serra. Basicamente minha vida é resumida indo e voltando da capital, desde ter um emprego até minhas formas de lazer, eram tudo por lá. Porém isso me custava 1h30 de trem - quem mora em São Paulo sabe bem o que é depender do transporte público, principalmente da CPTM - sair para outras margens da capital me custavam 2 horas ou mais pra chegar. Não é fácil de encarar. Chega a ser humilhante a super lotação nos transportes e nos horários de pico. Viver desse jeito tem um desgaste emocional enorme nas pessoas. Subempregos mal remunerados e longe de casa desmotivam demais qualquer um. Sempre gostei de São Paulo mas nunca imaginei sendo feliz morando lá, pelo contrário, estava entrando em depressão. Nunca tive grandes oportunidades, nem de entrar numa universidade, tão pouco de sair da casa dos meus pais, pois o aluguel em comparação a um salário mínimo não me deixava sonhar, isso me trazia muita ansiedade, principalmente pelas dívidas com banco na luta para sobreviver. Hoje moro em Amsterdam, gasto 15 minutos de bicicleta até o trabalho, os contratos de emprego me dão oportunidade para pagar minhas despesas mensais sem me endividar. Posso ao menos pensar em estudar, pagar meu aluguel, terapia, posso ir à restaurantes - coisa que nunca fui em São Paulo, ou até mesmo descansar com dignidade. Viver aqui me faz sonhar todos os dias com tempos em que o Brasil tenha a mesma qualidade de vida que um holandês tem, isso sim pra mim seria felicidade.
Raramente eu comento alguma coisa por aqui mas lendo o seu comentário eu me identifiquei bastante e tive que comentar, eu sou e moro aqui na cidade de Ribeirão Pires, e todos os dias eu faço o trajeto para o trabalho até em São Paulo, isso me custa 1h30 de trem/metrô ida e volta dá 3 horas, é extremamente cansativo, se eu colocar na ponta do lápis e calcular o quanto isso dá por mês é capaz de dar 1 férias, isso é muito triste e não fico triste somente por mim, mas por vários brasileiros que passam por isso também, eu tenho 26 anos e sonho em ir morar no Canadá, estou traçando planos para isso e espero que um dia eu consiga, assim como você que está em Amsterdam, forte abraço.
Mais o país Holanda é país pequeno tudo é mais perto. E tem bem menos população aí fica fácil. Brasil tem q se inspirar na china no quesito infrestrutura e de transporte também apesar da china ser 4 vezes maior q o Brasil. Mas infelizmente a china só consegue manter controle por meio de leis ditatoriais
O segredo no Brasil, é não se apegar a nada, bairros, cidades, ou pessoas...ou vc aproxima sua casa do trabalho, ou o trabalho da sua casa. Se não tiver escolha naquele lugar, vá embora...não fica sacricando sua vida por uma cidade que não está né aí pra tu!!! Tem tantos lugares no Brasil... parece que só tem Sudeste!!!
Exatamente! Sempre morei de 15 a 30 minutos do trabalho. Eu que nunca vou perder horas da minha vida em transporte. E vc tem razão. Graças a Deus há outras cidades.
Sou paulistano, vivo São Paulo todos os dias e quanto mais experiência eu absorvo dessa cidade mais concordo com esse documentário, parabéns aos envolvidos. Vocês foram sensacionais!
Que vida horrível! Sair de casa as 5:50 para chegar ao trabalho às 9:00, sair da empresa às 18:00 pra chegar em casa às 22:00, sem nunca andar pelas ruas para não ser assaltado. Fazer isso no modo "loop repeat" por anos. Que horror.
sai do interior do parana para estudar em sao paulo. moro na região periférica da zona leste. escuto diariamente as pessoas reclamarem do trajeto e o quanto querem fugir dessa rotina, no começo eu quase me deixei levar por isso, mas pensei "e se eu conseguir fugir, como fica as pessoas que não conseguiram?". Decidi ficar. Alguém precisa defender a zona leste assim como defenderam o parque da Augusta, a nossa voz tem poder. Se os mais de dois milhões de pessoas da zona leste ecoar a voz a gente alcança o ideal de uma cidade e acaba com o depósito de pessoas citadas no documentário.
trocar o pr por um propósito desses… com certeza é sua vocação não consigo nem imaginar oq é levar tres horas p chegar em algum lugar.. trocar Curitiba, Maringá, Londrina, Ponta Grossa e etc p morar em um lugar com 2 milhões de pessoas onde não tem nem lazer?? triste pensar que um lugar tão importante do nosso país passa por isso
Eu penso mt nisso tbm, principalmente daqueles q acham q sair da "matrix" é se tornar rico, sendo q vc só vai estar no msm sistema com uma vida confortável. Infelizmente mts pessoas acabam caindo nesse papinho q vendem por aí e n percebem q esse sistema é podre e injusto.
muy muy bueno e importante este documental que representa perfecto la triste realidad de las ciudades en la region de Latinoamerica. Arriba los que luchan amigos brasileños
Rapaz do céu, sou estudante de jornalismo em São Paulo, assistindo ao seu vídeo, senti uma proximidade tão grande aos trabalhos que já realizei e ainda pretendo realizar. Meus parabéns a todos que compuseram este roteiro, imagens e todo o trabalho técnico!
Namorei uma guria que morava no Campo Limpo. Me recordo que na primeira vez que a visitei me surpreendi por gastarmos mais de 3 horas da rodoviária do Tietê à moradia dela.
Eu reclamo aqui em Belém PA que ônibus demora 1h:15m para ir de ananindeua ate belem no transito pesado eu pego 1 onibus somente. Ia bater um depressão nesse ritmo de ir para o trabalho e do trabalho de volta.
--> Trabalho numa construtora e semanalmente contratamos dezenas de imigrantes vindos do nordeste. A maioria não tem nem ensino fundamental, nunca tiveram conta em banco ( nem Nubank ), mal sabem se expressar e não conhece nadinha de São Paulo. E todos acham que que vão melhorar de vida nesta cidade. Na terra natal deles, o ganho mensal fica na faixa de R$ 250~R$ 300 reais por mês e aqui eles ganham, na construtora, em torno de R$ 1.750,00. E acham que a vida vai melhorar.... puro enganho... Primeiro porque em Sampa o pessoal precisa trabalhar de verdade. Na terra deles o ganho é bem baixo mas o trabalho é bem manero. E muito já querem alugar uma casa perto do trabalho ( kkkk ).... Triste realidade... um aluguel de um barraco na favela está na faixa de R$ 600 e fica lá na periferia.....
Cara, seu documentário é realmente muito necessário, pq eu me enchi de revolta aqui. Sou morador do centro expandido (vila pompéia) e é absolutamente odioso como a prefeitura e as empreiteiras tratam o espaço da nossa cidade. Sobem prédios ENORMES com custo de 5 mil pra cima de aluguel e com 3 vagas de carro por condômino!! Ou seja, não adensa, segrega, pois se só vem rico pros bairros, tudo fica caro, e piora o trânsito e aumenta a poluição, já que incentiva famílias ricas a terem 2, 3 carros! Revoltante!
Tá, e você sabe custa o metro quadrado lá no centro? Você acha que uma construtora vai comprar terreno caríssimo pagando milhões para fazer kitinete prá peão?
Somos vizinhos. E o documentário me deixa incomodado em refletir a falta de nossas políticas públicas. Tudo bem os ricos gastarem seu dinheiro pra viver bem, mas precisa existir espaço pra convivência de classes e o adensamento tem que ser mecanismo de habitação e não desova… se aqui mesmo na região os milhares de galpões abandonados ou sub-utilizados às margens da CPTM na Água Branca e Barra Funda fossem condomínios a preços mais populares já teríamos menos diferenças.
Há uns dias conversei com uma amiga sobre isso. Moramos em Belém, devido a faculdade. São duas horas p ir, duas horas p voltar. 4 horas por dia só no trânsito, 20 horas perdidas numa semana. Estamos fazendo faculdade, então há uma perspectiva de evolução na vida. Mas e pra quem não tem condições de sair dessa? A gente sai cedo, chega em casa tarde, cansado, sequelado, esfomeado... como é que gente assim consegue se unir pra lutar pelos direitos, se mal tem tempo p dormir? Inclusive, a lógica da burguesia é essa, quanto menor nosso tempo de vida, menor a possibilidade de nos voltarmos contra o sistema.
E quais direitos seus exatamente estão sendo negados? A princesinha não tem direito a ter um apêzinho de luxo do lado da universidade, caso seja isso que está pensando.
Perfeito comentário. Tirar o tempo do pobre é um projeto e é por isso que as nossas construções sociais e leis só favorecem os ricos, eles têm tempo de pensar em privilégios que os favoreçam, têm tempo para ser críticos, nós não.
@@andresamartins26A partir de quando alguém da periféria precisa gastar 3, 4 horas pra chegar em uma faculdade, você está negando o direito dele de acessar a educação, algo que deveria ser garantido segundo o art. 205 da constituição. Antes que diga, algo como: "mi-mi-mi, mas a pessoa continua tendo o direito de estudar", desde quando todos possuem condições financeiras, sociais e de saúde pra conseguir enfrentar todos os dias 4~5 horas para conseguir ter acesso à educação?
Olhando com olhos europeus, è incrivel atè sò imaginar uma cidade tão grande, sem uma enfraestrutura de transportes adeguada. Comparar Milão com São Paulo dà arrepios...
abrir o documentário e ver que a labuta do primeiro convidado é sair de um local do qual eu rejeitei uma vaga recentemente por ser longe, e ver que ela vem trabalhar onde moro, é de partir o coração…
São Paulo necessita recuperar o centro histórico, lá tem muitos edifícios abandonados que podem servir de moradia para milhares de pessoas, outros edifícios estão condenados e podem dar espaço para novos empreendimentos maiores. Avenida Paulista, Brooklin, Itaim Bibi necessitam construir edificações mais altas para adensar o centro. Não é ser a favor dos ricos ou do poderoso setor imobiliário e sim trazer turismo pra cidade, gerar empregos diretos e indiretos e trazer a periferia pra mais perto da região central. As periferias também necessitam se verticalizar, isso atraí infraestrutura e consequentemente empregos.
Não sou de SP,sou de Brasília mais aqui tem praticamente os mesmos problemas tbm,as áreas centrais plano piloto,lago sul,asa norte etc são valorizadas pois lá estão os ricos e burguesia daqui, enquanto nós das periferias ao redor(Ceilândia, samambaia, recanto das emas)agente tbm vive numa situação de marginalização e abandono na capital do país ou melhor da desigualdade,um braço prós irmãos de SP.
@@Vmsgdhhfuyyysk você possivelmente nunca andou na paulista é uma coisa de louco! Já fui para Rio e inclusive voltei na terça, mas em São Paulo e como a "segregação de raças" de um lado só executivo e bacanas andam de outro moradores de rua, você nunca nem ao menos pisou na paulista é escarrado a segregação...eu trabalho dev na em um local próximo da paulista e as coisas não são fáceis de verdade, o Rio de janeiro é descaso em Copacabana fica meninos e meninas moradores de rua andando para lá e para cá até mesmo pedindo. São Paulo é para fortes diferente do Rio que é tiroteio aqui para andar ao menos para ir ao médico é dependendo da localização é umas 4h/ podendo até ser mais que é tic tem mobilidade já o pobre kkkkkk
E de pensar que aquu em João Pessoa, uma capital, as pessoas reclamam por 20 min no trajeto. Que coisa! Fui à São Paulo e senti na pele esse impacto de ter que sair muito antes. Isso não é vida!
20 minutos só?? Estão reclamando de barriga cheia, tem gente aqui que mora no extremo da Zona Leste ou da Zona Sul, vixi demora umas 2horas pra chegar no serviço.. Nossa que saudade de JAMPA, passei uns 7 dias por ai de férias ,fiquei ali pela praia de manaíra, quase que eu não voltava pra SP gostei de mais.. E depois fui para o interior ,Remígio PB..
A razão para tudo isso é bem simples na minha opinião. E as enumero aqui: 1. *Gestão Pública Horrível* - O Brasileiro médio vota sempre em candidatos que não tem projeto algum seja para a cidade, estado e até o país. Logo, o serviços mais essenciais como transporte,esgoto, saúde,segurança e educação, que são complexos e variados, são sempre abordados da maneira mais simples e populista possível. Nunca se fala em zoneamento, em marcos regulatórios, em capacidade de investimento público. Só se fala de salário, benefício e construir isso e/ou aquilo. 2. *Péssimas Leis* - Assim como o problema citado acima, não recai somente sobre a gestão executiva das cidades, estados e da nação, a culpa por uma cidade desfacelada. O péssimo hábito do brasileiro em não se importar com aquilo que mereçe atenção leva a eleger legisladores que ou defendem uma "classe" trabalhadora ou defendam pautais morais. Isso faz com que péssimas leis, lotadas de "buracos" e "jabutis" sejam feitas. Essas mesmas leis são tão mal desenhadas que o judiciário aproveita para lançar-se sob elas a interpretação que lhes bem favorece, causando mais e mais problemas a nação. 3. *Elite Inútil para o país* - O papel da elite econômica e política do país é que o futuro do país esteja protegido e a nação prospere ao longo do tempo. Na america do sul classicamente isto não acontece. As elites aqui se veem como uma população á parte do próprio pais, que não consomem a cultura existente aqui e não tem nenhuma vontade de ver o país prosperar como um todo, desde que somente eles continuem como elite. Essa Elite prospera fazendo lobby sob o meio legislativo para que todos os oligopólios sejam mantidos. Por isso o cenário tenebroso de prédios de alto padrão com helipontos em uma cidade que mal tem transporte urbano e é circundada por favelas. Os ricos expulsam os pobres na base da lei, com zoneamentos e limitações que os favorecem eternamente.
Muito bom, o lobby em cima do plano diretor da cidade nem se fala , misteriosamente o plano diretor muda e onde antes não podia construir , surge uma universidade particular 🙄, uma favela pega fogo depois aparecem prédios no lugar. Mas isso é só coincidência.
Falou a verdade. Um problema grande com várias raízes,como se fosse veias,todos querem morar em bairros bom ,mas poucos conseguem e é jogado para longe para periferia
@@rogeriopeixe1614 sim, ainda falta falar da gentrificação , aqui onde moro estou vendo acontecer aos poucos , não tinha nada aí chegaram alguns bancos de 1 vez, red fast food, vários prédios novos sendo construindos, creche , um mercado atacadista , a paisagem do bairro está mudando totalmente e os preços das casas estão " valorizando " mas a verdade é que estão expulsando os moradores para transformar em "bairros nobres ".
Infelizmente o estado está cagando pra sociedade, nem onde vivem, nem quanto tempo levam pra chegar ao trabalho, nada. Só querem saber de nos parasitar com seus salariozinhos de 30/40 mil reais por mês e garantir suas moradias milionárias em condomínios luxuosos. Burro quem acha que, votando, vai resolver alguma coisa.
Que mararavilha de documentário! Sou paulistano e só quando estudei arquitetura e comecei a viver em Barcelona vi que São Paulo é doente em relação a locomação e distruibuição de centralidades.
Moro em uma cidade pequena, já trabalhei na zona rural, levava 1hora de moto pra chegar no meu serviço. Era muito cansativo, imagina 3horas. Atualmente trabalho no meu bairro e minha qualidade de vida melhorou demais, não sito dor corpo, articulações e tenho mais uns minutinhos pra dormir. Sou muito grata a Deus por ter conseguido a mudança de local de trabalho.
Às vezes a gente acha que esse tipo de realidade não existe até vê que várias pessoas passam por isso. E eu aqui reclamando dos 50 minutos que passo no ônibus, sentada e no ar-condicionado. #gratidão
Como Paulistano, sei bem como é por aqui. É uma cidade cinzenta, triste, solitária, desumana, segregada, cara (muito cara) e liderada por pessoas que nada fazem ou tem vontade de fazer em benefício do povo. É natural que nos últimos anos as pessoas da cidade de São Paulo cada vez mais querem sair de lá para o interior ou outro estado. Emprego nenhum paga o completo caos que o paulistano passa todos os dias.
Nossa, não passando pano pra desigualdade de SP, mas a história da primeira moça que trabalha como analista de sistemas mostra como tem empresa coxinha que faz com que a pessoa tenha que se locomover por horas pra fazer um trabalho que ela pode fazer de casa!!! Na área de TI tem poucas desculpas pra trabalho presencial.
E tá cada vez pior irmão, tenho vários colegas formados a anos na área de ti inclusive minha mãe e meu pai , e as empresas querem muito você presente lá mesmo podendo fazer o trabalho dentro de casa e isso é preocupante.. observação sou estudante de ti
Cresci e continuo vivendo na periferia de São Paulo, Capão redondo. A região cresceu pra caramba com surgimento de prédios e expansão da linha lilas na região mas, mesmo assim, a jornada continua exaustiva e sem perspectiva de melhora, pelo contrario, só tem piorado cada vez mais com a especulação imobiliaria e o transito caótico. Oportunidades de emprego? Pra onde? Ah, só cruzando a cidade e as vezes nem isso, só indo pro centro expandido e em industrias nas cidades vizinhas. Sinceramente como morador não da mais, isso aqui não é vida e sim um tormento. Não vejo a hora de dar o pé daqui, já se foi o tempo que aqui era lugar das oportunidades, a cidade dos "grandes". Unica coisa que resta é desilusão e amargura de "viver uma vida" triste e sem ânimo, não sobra tempo pro lazer, pra estudo, não sobra tempo pra viver uma vida justa e digna.
Eu estive em SP recentemente pela primeira vez, passei 1 semana lá. A desigualdade social foi a primeira coisa que eu percebi. É muito triste observar isso no dia-a-dia.
Não acho que ela seja guerreira, acho que ela tá sobrecarregada e não tem outra opção. Ela se vê obrigada a fazer esse percurso todos os dias. Tenho certeza que se pudesse escolher outra realidade com certeza escolheria.
Eu vivi isso.. morava na Zona Leste de São Paulo e sempre estudei e trabalhei na zona Sul. Peguei mto ônibus e metrô cheio (linha vermelha) e, depois, mesmo com carro, enfrentava um trânsito infernal. Eu não tinha tempo pra nada. Só pra me locomover e trabalhar. Tudo isso mais a falta de segurança de forma geral no Brasil me fez mudar pra Europa em 2017, que possui cidades menores e mais planejadas. Não nasci rica em São Paulo, mas pelo menos tive a oportunidade de sair do Brasil pra ter uma vida melhor.
São Paulo é Ilusão! Sou paulista e era a mesma história.. 3 horas para chegar ao trabalho e 3 horas para voltar. Me sentia como um zumbie e dei um basta nisso! Hoje moro em Florianópolis, trabalho ao lado de casa e vou a praia quando quero. Não sou rico, depende apenas da gente querer mudar.
Cara. Excelente documentário. É sufocante saber o quanto perdemos do nosso precioso tempo no trajeto de ida e volta do trabalho. Agradeço a Deus por sempre ter trabalhado perto de casa. Não sei se conseguiria dar conta da rotina de SP.
Que trabalho maravilhoso!! Este documentário me fez conhecer uma realidade que até então não conhecia. Fico imaginando como ser feliz, como ter qualidade de vida vivendo dessa forma? O pobre assalariado sempre se fodendo para deixar os ricos cada vez mais ricos. Desgraça de desigualdade que vivemos!
Isso não acontece apenas em SP, moro na região metropolitana da grande Cuiaba, gasto mais tempo no transporte publico indo para faculdade do que em sala de aula. Há bairro que parecem ser outras cidades de tão longe do centro.
Moro da região de Sapopemba e achei incrível esse documentário, não me lembro na minha infância de ir pra outra região de São Paulo fora do meu bairro,pois era muito longe e inacessível (nem sabia que Avenida Paulista e Ibirapuera existiam !!), na minha adolescência fui fazer ensino técnico no Carrão, um bairro de classe média com mais estrutura, e me lembro de finalmente perceber como nós da periferia vivemos segregados. Hoje com o monotrilho (linha 15 prata), o acesso ao centro e ao centro expandido ficou mais fácil mas ainda sim muito cansativo, faço faculdade na Vila Mariana e minha aula acaba 23h, já levei falta por sair 20 minutos mais cedo porque precisava correr pra pegar o metrô.
Documentário incrível. São Paulo é maravilhoso, mesmo com todos os problemas que tem. Tenho um amor extremo por esta cidade. Talvez a solução para SP venha da tecnologia, algo que já acontece na cidade. Talvez para melhora de habitação, parques , área verdes, e maior mobilidade urbana , a inspiração deva vir de cidades chinesas como Shenzen , Shangai ou Pequim.
Shezen deveria ser um exemplo para São Paulo e outras cidades brasileiras. Uma tentativa para melhorar, seria voltar ao centro de São Paulo, destruindo certos prédios antigos e não históricos, e construir novos com LED's e VÍDROS. Áreas de comércios, desde restaurante e lojas de roupas à uma pequena loja de conveniência. Se tivéssemos uma autonomia, menos impostos a pagar, e governantes competentes que tenha funcionários para ouvir a população, nossa qualidade de vida ultrapassaria de países mundialmente conhecidos como "DESENVOLVIDOS".
Mas a china é um país de clima frio se criarem o tanto de prédio e metal e tecnologia aqui no Brasil um país de clima quente iria deixar o clima mais quente ainda
Shenzen ja e cara, ate mesmo para os Padroes Chineses. A unica diferenca, e que Shenzen pulou de 60.000 para 12 milhoes em 30 anos com um planejamento urbano folha limpa, dentro da visao de Deng Xiaoping , de uma Zona Economica Especial, o que a tornou facil de se acessar por transporte publico. Sao Paulo nao teve e nao tera este luxo, pois e uma costura de mais de 400 anos. Tirando os planos diretores, que so atendem os interesses de incorporadoras, nunca houve plano em Sao Paulo. A solucao e criar mais incentivos para relocacao de oportunidades em areas No caso desta heroina, se o trabalho demanda presenca, mais proximo, quica Tatuape.
@@kaizennojujutsu6134 Shenzen fica ao Sul da China, em regiao de clima semi-tropical, tal qual Sao Paulo. Portanto sua caracterizacao esta completamente errada. O que tem a ver, sao estes predios envidracados horrosos em Sao Paulo, que refletem os raios de sol e assim dissipam calor para o meio fio, isto sem contar que os sistemas de ar condicionados empurram o calor para o entorno. E falta de paisagismo.
Uma malha de metrô condizente com o tamanho da cidade já resolveria muitos problemas. Não tem a menor comparação a malha das maiores cidades do mundo com a de São Paulo
Nasci e vivi em São Paulo ate os meus 21 anos, depois mudei com mia familia para a Italia em 85, em 2003 voltei para rever meus parentes, te juro não me reconheci mais dentro desta Cidade, è como se fosse nascido da uma outra parte.... imensa, desorganizada, cinza , meus parentes moram na perfiferia , Pirituba, Remedios,outros de Osasco e quem em Carapicuiba... na cidadezinha aonde morava na epoca sim ou não tinhamos mais de 3000 habitantes, perguntei a eles , como conseguiam viver dentro de São Paulo... parabens pelo documentário, pois è exatamente aquilo que eu pensava ja naquela época!!
Esse trabalho fala sobre São Paulo, mas isso provavelmente de encaixa em todas as grandes cidades do país... moro no Rio de Janeiro, pago 30% da minha renda no aluguel de um apto minúsculo, em uma área com risco grande de assalto mas a 12km do meu trabalho (o que é bem perto) e isso só é possível porque não tenho família porque não cabe nem um peixe de aquário junto comigo no meu apto, a maior parte dos meus colegas de trabalho ou moram moram a 30, 40, 50km do trabalho e pagam muito menos pra morar em imóveis melhores, em compensação demoram de 2 a 3 horas para chegar no trabalho todos os dias ou alguns moram em áreas de comunidade nas quais o poder público em geral só entra por meio da saúde e da educação om poucos recursos ou com operação policial e que também custam surpreendentemente caro pra morar apesar de serem completamente dominadas pelo crime e frequentemente zonas de confronto entre facções... grandes áreas de proteção ambiental na Zona Oeste estão constantemente sendo desmatadas para a milícia construir condomínios com a mais duvidosa das engenharias (é prédio torto, espaço de menos de um metro entre um prédio e outro, prédio que desaba do nada...) e enquanto isso o Centro e a Zona Sul aonde se concentram toda a infraestrutura de transporte que presta, empresas, hospitais, consultórios, lazer, etc. só consegue morar milionário.
Eu moro no Jd Helena também, o que me salvou hoje em dia foi trabalhar remotamente. Levar no mínimo entre 1h30 e 2h para chegar ao trabalho é a realidade de todo mundo que mora por aqui, já que a zona leste inteira carece de diversidade de empregos.
Simplesmente perfeito, uma cacetada de coisa que eu tento explicar, muito bem resumida é explicada em um documentário. Já compartilhei com algumas pessoas eu se interessam pelo assunto, isso precisa ser um assunto, precisa ser falado. Eu fico triste só de pensar que esse documentário provavelmente vai ser só mais um dentre vários que abordam temas necessários mas que terminam sendo só um bom material esquecido em algum canto.
Carlos, esse tema é sério demais e esse documentário foi extinguido do youtube, mas eu resolvi reupar, talvez em breve ele seja censurado de novo, mas estaremos aqui..
Um tema de grande relevância e concordo plenamente com você, um assunto que precisa ser inserido cada vez mais no meio acadêmico, no meio político e na mídia. Não podemos deixsr de discutir tudo isso. A infraestrutura precisa ser avaliada e realizada para o bem comum. E até mesmo ampliar as alterações no Plano Diretor, na realidade aqui do documentário para São Paulo. Isso deve ser colocada a muitas outras capitais e cidades médias.
Moro em Santana (perto do metrô) e consigo chegar no centro em 20 minutos. Ver a realidade fora da minha bolha é chocante. É desigualdade demais, meu Deus.
Conheço esses problemas. O único erro das pessoas que participam deste documentário, mas que estão começando a corrigir, é querer concertar apelando para o andar de cima , ou seja políticos e elite. Somente quando qualquer um puder acessar um site e saber quando cada subprefeitura gasta por morador em saúde, educação e outros; quando movimentos como "não no meu quintal" forem reconhecidos pela opinião popular como um bunker de diversos preconceitos enrustidos e quando pessoas ricas, de classe média e pobres possam subscrever um conjunto de atitudes bem definidas que revertam a lógica segregacionista do seu bairro é que políticos e elites serão empurrados para centro do problema e este se tornará questão fulcral de todo o debate público em SP.
As contradições da nossa dinâmica de produção e trabalho foram apresentadas com clareza e muita honestidade intelectual, parabéns pelo conteúdo, e que a mensagem desse vídeo chegue ao máximo de paulistas e paulistanos.
Ja estive em São Paulo a passeio 2 vezes, é um verdadeiro caos, principalmente o transito. Só moraria em São Paulo se fosse trabalhando como Home Office e morando em bairro nobre. Passar mais de 2 horas no trânsito todo os dias é algo surreal.
Nasci em São Paulo, andei e ando em São Paulo desde que nasci e falando em trabalho que é que estão falando muito aqui, eu trabalho nas Zonas Sul Norte Leste Oeste porque ando nas ruas e a cada dia vou em uma vila, bairro, andar a pé, às vezes ando mais de 9 horas a pé em um dia em São Paulo, a poucos dias atrás andei mais de 8 horas a pé na Avenida Sapopemba, que é a maior Avenida da zona leste da capital de São Paulo, e amo muito minha Cidade de São Paulo ❤
@@predragnicic7138 Nice! And yes coming back here in São Paulo City, Vila Madalena is the best place where have a lot special restaurant and special Bar, best place to walking in weekend by Night 👌👍
@@predragnicic7138 Yes! Me too, some years ago, I was in the top of the Martinelli, COPAN and Italia Buildings, good to see and to make videos and photos, have a cool aeroview landscape in top of that buildings ❤
Sou de Curitiba, nunca fui a São Paulo, entao nao fazia ideia de como era o dia dia do trabalhador ate esse documentario. Pegar 6 buzoes pra chegar no trampo é algo impensavel aqui em curitiba mesmo pra quem mora nas regioes proximas.
Caraca, gostei muito. Muito obrigado por compartilhar esse trabalho aqui no TH-cam. Senti falta de falar sobre o interesse da elite em manter as coisas exatamente como estão. Penso nos protestos contra a estação de metrô em Higienópolis. A elite brasileira tem prazer em segregar, não à toa a maioria que tem voz ativa na política pública desse país faz parte dela. Discordo do que o senhor falou, não acho que no futuro vão pensar que a gente não batia bem, mas vão se revoltar com o tanto de rodeio que a gente faz pra justificar os prazeres sádicos da classe alta desse país.
Nasci e cresci na Z/L fiquei em SP até meus 30 anos sempre trabalhei próximo de casa, trabalhei apenas 6 meses no Centro e pulei fora. Hoje moro no interior ganho menos mas com muito mais qualidade de vida. Levo minha filha a escola, vou a pé até meu negócio. Saio de casa 7:25 e 5 pras 8 já estou no trabalho. Tenho muito mais tempo pra fazer o que eu gosto e curtir a família.
Vendo tantas pessoas que perdem uma quantidade tão absurda de tempo no transporte pro trabalho quando muitas vezes poderiam trabalhar apenas de casa ou pelo menos em um regime misto me faz ter um ódio tão grande de todo empregador que fala "mas a produtividade aumenta no escritório", que mesmo que fosse verdade (e muitas vezes não é), tem o seu custo na qualidade de vida das pessoas que mais necessitam dela!
A quase 10 anos atrás decidi sair desse tipo de vida/rotina no sudeste e me mudei de região... Hoje estou a poucos minutos do mar e vivendo o lazer que nunca antes tido e, vivo Isso, dentro de um contexto comum/popular que qualquer cidadã/cidadão pode viver se assim decidi, pois, nunca fui nem sou rico financeiramente.... Aliás, descobri com o envelhecer e essa mudança, que riqueza é qualidade de vida e isso não tem haver especificamente com dinheiro.
Moro em Minas Gerais (triângulo mineiro) e já trabalhei em outro estado (Goiás) e gastava menos tempo de locomoção do que a mulher do documentário. São Paulo tem problemas sérios de desigualdades que geram propositadamente problemas logísticos. Que no futuro possamos ter um povo minimamente inteligente que entenda a necessidade da popularização do centro da cidade.
Uma das coisas mais maravilhosas que ja assisti na minha vida,foi este documentário! Um paulistano que vive na região metropolitana de Tóquio, e entende exatamente o que é viver na maior metrópole do mundo, e São Paulo poderia ser diferente. AMO MINHA CIDADE DE SÃO PAULO!
Como brasileiro, é angustiante assistir um vídeo desse. Pode-se dizer que, de norte a sul, todas as grandes cidades brasileiras compartilham os mesmos problemas. Esses problemas vão muito além da velha conversa "esquerda x direita", são bem mais profundos. Infelizmente, grande parcela da população prefere servir de massa de manobra. Observando o vídeo, chega-se à seguinte conclusão: A maior inimiga do meio ambiente é a pobreza, portanto, não devemos romantizá-la, mas sim combatê-la. Não tenho a solução para os problemas citados no vídeo, mas sei muito bem que não hávera êxito com a presente guerra ideológica que vivemos.
Espero que toda essa informação chegue aos ouvido certos, principalmente aos que podem muda-los! (chegar ao Governo, aos órgãos públicos, aos representantes desse nosso pais ) Belo trabalho! (mesmo que a realidade não seja)
🙌 Filme genial Muito bem retratado. São Paulo para mim é uma paixão porque morei nos Jardins e a qualidade de vida era algo sublime; a lembrança daqueles anos foram as melhores. Hoje moro em Florianópolis/ SC Partindo da posição de alguém que vive para trabalhar, não trabalha para viver e ainda não ganha o esperado para ter uma vida digna / me refiro aqui a qualidade de vida, então, sem dúvida, não vale a pena. Tempo é nosso bem mais precioso. Cada segundo sem cuidar de si mesmo, sem estar ao lado dasvpessoas que você ama, ap lado dos seus pets/curtindo a natureza ... Se não houver tempo para isto, não é viver. É sobreviver. É desumano, cruel poderia chamar de insidioso. Me recuso veementemente a viver assim. Mas compreendo que nem todos podem viver morar onde se deseja. A desigualdade e mesmo nefasta.
O que essa mulher do Jd Ângela disse é verdade mesmo. Eu sou soldador e o maior problema pra mim é o fato de que o salário na minha área aqui na zona sul é muito baixo. Os melhores empregos ficam no ABC, principalmente em Mauá. Se eu quiser ganhar 4 mil, tenho que atravessar a cidade, o que dá mais ou menos umas 3 horas e meia. O pior é que nenhuma empresa quer contratar alguém de Parelheiros pra ir pra lá
Discordo Mauá é péssima de emprego os melhores empregos estavam em São Bernardo do campo porém as montadoras e metalúrgicas estão indo embora de São Paulo para o interior mas é extremamente perigoso pior que a zona sul
Cara, o vídeo já começa com um grande impacto: 55km em 3 horas para trabalhar?? Será que vale a pena? Meus pais mudaram-se de São Bernardo para o interior de MT em 1985 e foi a melhor coisa que aconteceu na vida da família.
Belo trampo de pesquisa e entrevista que fizeram. Parabéns! Me fizeram questionar várias coisas que ficam subjetivas na mente. Se cada matéria jornalística tivesse essa abordagem, as pessoas teriam outro nível de consciência como cidadãos.
Minha realidade, nascido e criado na zona leste. Também na região do Itaim/Guaianazes . Hoje moro estou nos eua, preciso admitir que a vida lá não é para qualquer um, grandes “oportunidades” porém grande desigualdade. Amo a forma que você vê a art em sp, porém o lado triste da periferia não é fácil!
Eu acho muito top SP, mas né, é top pra quem é de classe alta/elite que pode sair de SP a hora que quer, o Brasil se vcs prestarem atenção é um grande interior, o brasileiro precisa dobrar os esforços para fazer algo se não até triplicar, precisamos dobrar a fé tmb e por aí vai, por isso morre tanto talento eu estava prestando atenção esses dias, é por causa do ambiente, na minha visão hoje que estou com 17 anos.
Me sinto parte desse problema, moro em Guarulhos, numa região muito próxima entre a divisa Bairro dos Pimentas - Jardim Helena, até pra chegar no centro da minha cidade, devido o famoso Trevo de Bonsucesso, levo 2h. Quando fazia ensino técnico no Brás, 3h e meia, ida e volta, acabei desistindo. Não teria como continuar trabalhando no centro de Guarulhos e estudando no Brás.
Cresci em São Miguel Paulista, sempre trabalhei pros lados da Vila Olímpia ou centro. Lembro que o auge foi em 2012 - 2013, eu acordava 4:30 pra estar no trabalho pro volta das 8:00. Mas eu cresci com a ideia de que você precisava se ferrar pra fazer tudo valer a pena, e hoje eu vejo como isso custou um pouco da minha saúde. Em 2018 comecei a trabalhar remoto, em 2020 me mudei pra Guarapari e percebi que todo aquele estresse/ansiedade era por conta da rotina absurda que eu tive por anos...E que muita gente ainda tem! Tive que retornar pra SP no início desse ano por conta de família, mas sigo trabalhando remoto. O problema não é sair de casa e ir trabalhar, o problema é o caos que o paulista enfrenta. :( Planejo me mudar pro interior logo mais, viver pra sempre aqui não dá.
Bom no seu caso, na epoca, prevendo-se que A Srta nao fosse dona do pedaco de Terra em Sao Miguel Paulista aonde morava, a altenativa mais viavel teria sido ir para Interlagos ou Morumbi, tomando-se em conta que a taxa de criminalidade era parelha ( um problema mais pronunciado no Morumbi baixo a volta da Giovanni Gronchi ) Ir a Vila Olimpia para mim, saindo do meu canto em Santo Andre, me tomava 1:30 a 2:00 no maximo, dependendo apenas do transporte publico. Eu tinha o luxo de progamar horario de saida,, e retorno, evitando sempre o horario de pico. Alias e possivel morar relativamente barato a volta do Centro de Santo Andre, nao faltam edificios residenciais antigos alcancaveis ate a CPTM. Uma outra vantagem foi a abertura da Linha Lilas, que permite pular o congestionamento da Linha Amarela para a CTPM na Marginal Pinheiros. Excluindo-se Vila Mariana ( que e cara ), ainda restam o Alto do Ipiranga, Sacoma, Vila Prudente, isto sem contar que a Metra tem uma linha que sai de Sao Bernardo do Campo, e vai ate a Chucri Zaidan.
Que trabalho incrível!!!! Conseguiu transmitir todas as sensações e perspectivas de quem vive ou viveu essa realidade periférica. Vim do interior de SP pra estudar e antes de conseguir o emprego morava no Grajau ZS, demorava em torno de 2hrs pra chegar no meu trabalho na paulista, pegando 1 onibus, trem e baldeações. Hoje moro na ZN região de Santana demoro 30 min apenas linha azul, e a diferença que isso fez na minha qualidade de vida é ABSURDA! Todos deveriam ter essa oportunidade 😢
Nasci em são paulo e vivi minha infância e adolescência, depois fui pro interior onde me formei e trabalhei a maior parte do tempo lá, agora depois de 12 anos estou voltando pra São Paulo e essa é a minha maior preocupação, a qualidade de vida que vou ter e o tempo gasto pra ir e voltar do trabalho todos os dias, onde impacta diretamente na minha qualidade de vida, no interior era 10 minutos pra ir e 10 minutos pra voltar, ganhava aí umas 4 horas no meu dia em comparação á São Paulo, seja pra estudar, fazer uma academia, ou até dormir mais horas e ter uma qualidade de sono melhor. As regiões centrais de São Paulo hoje te permitem uma locomoção mais fácil pra qualquer zona da cidade, e boa parte dos empregos estão nessa região, mas a realidade de quem mora lá em relação á violência, uso de drogas, prostituição, pessoas morando na rua em situação de miséria é muito degradante, tornando a experiência de morar no centro muito ruim por esses motivos também, me sinto muito mais confortável e seguro morando em bairros mais afastados Os bairros bons, que não são centrais, mas que tem fácil acesso ao metrô e te possibilitam uma vizinhança mais tranquila e mais velocidade de locomoção, são absurdos de caros, é muito difícil achar qualquer aluguel que seja por menos de R$5.000,00 foge da realidade da maioria dos brasileiros Ainda estou em processo de mudança e não defini o imóvel e bairro que vou morar, mas não vai ser uma adaptação simples pra mim, espero que dê tudo certo
Muito bom documentário. Espero que essa moça esteja bem, porque a vida dela como de muitos outros não é fácil. Que Deus abençoe e ilumine seus caminhos.
Agora veja se algum politico seja de direita ou de esquerda se quer passa perto de propor algo que resolva qualquer um desses pontos citados no documentário.. nem o documentário sobre são paulo eles procuram assistir pra começo de conversa.
Há 30 anos atrás deram início ao projeto de governo que são as cidades dormitórios ou conjuntos habitacionais (cohab's). Qual objetivo? Manter a classe proletária "distante" do centro de SP. É como se disse-se: Quero a cidade, a mão de obra, mas você morando bem longe de mim! Não tem fenômeno nenhum nisso. É simplesmente a cultura do segregacionismo sendo pautado bem diante de nossos olhos. Só não vê, quem não quer!
Exato , uma ótimo exemplo de cidade dormitório é guaianases , a maioria saí pra trabalhar e só volta na hora de dormir.
Conversa mole.
@@felipemmartinelli Você deve ser daqueles playboyzinhos que moram na região central e luta para não ter desenvolvimento de metrô na sua região, porque não quer pobre andando nas proximidades né? Muito compreensível seu comentário!
@@peterson7167 É verdade, com o trêm até ajudou. Mas imagino as pessoas que se deslocam de Mogi das Cruzes e Itaim Paulista para zona sul, como a moça do vídeo. No mínimo 6 horas de ida e volta. Uma verdadeira viagem todo dia!
@@liquidpiso9967 Não sou de SP,sou de Brasília mais aqui tem praticamente os mesmos problemas tbm,as áreas centrais plano piloto,lago sul,asa norte etc são valorizadas pois lá estão os ricos e burguesia daqui, enquanto nós das periferias ao redor(Ceilândia, samambaia, recanto das emas)agente tbm vive numa situação de marginalização e abandono na capital do país ou melhor da desigualdade,um braço prós irmãos de SP.
Gente! Não consigo imaginar ter de pegar 6 transportes públicos para ir e outros 6 para voltar todos os dias do trabalho. Impossível imaginar a qualidade de vida dessa forma. Impossível ser um ser humano vivo dessa forma. Em SP é muito comum isso. Hj eu não gasto 10 minutos do trabalho. Vida e qualidade de vida!
É bem corrido mesmo, complicado as vezes, mas não são 6 transportes, são 3. Não dizendo que o caminho que a moça faz é errado, porém fazendo o trajeto pegando a linha azul na Luz, ela chegaria em Giovanni Groncchi sem a necessidade de fazer a integração com a linha amarela e a esmeralda e provavelmente mais rápido.
@@harrysonaraujo9995 Se algum dia levarem a linha 2 até à Penha, vai ser uma boa alternativa para o trajeto dela também.
@@lucadipaolo1997 Sim, verdade. Tomara que as obras da estação não se atrasem muito.
Moro em São Paulo e trabalho a 10 km de casa, um trajeto que levaria 1 hora e meia de carro, mas que graças ao metrô faço em 35 minutos… nem todo mundo vive essa realidade aí, na verdade o transporte aqui é bem eficiente.
@@fernandoalves1422 depende do bairro, tem lugar em SP que o transporte é bem complicado, especialmente onde não tem metrô. Eu trabalho de casa 3 dias por semana, melhor coisa.
Não consigo aceitar o fato de essa moça passar tanto perrengue. Porque eu já passei. Chorava de cansado amassando barro, trabalhando, estudando em duas escolas… pra que? Hoje com 50 anos sinto muito mais tristeza que alegria por ver que muitos continuam nessa vida morta: tudo isso por uma fração desprezível lucrar e continuar com suas dinastias.😢
Eu morava no mesmo bairro e trabalhava na mesma região que ela... pensa no perrengue.
O capitalismo precisa acabar, junto com todos que defendem ele
O capitalismo nos forçam a fazer este sacrifício e muito das vezes em vão, por isso devemos correr atrás de qualidade de vida e não riqueza
Sinto muito.😢Sua situação melhorou?
Como um documentário desse porte está em um canal tão pequeno com tão pouca visibilidade. Impossível, até em bairros pobres e reprimidos há internet, esse documentário é tão importante quanto a cracolândia
Meu canal é pra uso pessoal apenas, assisti esse documentário em 2020 no youtube, então quando foi perto das eleições de 2022 esse doc desapareceu da internet, muito provavelmente por causa da briga para escolher o gov de SP, com muito custo encontrei esse documentário hospedado em uma pagina no facebook, então eu decidi baixar e repostar no youtube para mais pessoas verem a realidade...
😊😊😊
Concordo plenamente!
essa é a realidade de muitos que aqui vivem
@@lukedmcNem todo herói usa capa. Parabéns!
Nasci em SP, gosto do povo da cidade, das opções de lazer, oportunidades e tudo mais que uma grande cidade tem a oferecer, mas como isso fica mais para os finais de semana, resolvi me mudar para o interior e não me arrependo. Demorei anos para ter um salário próximo ao que eu tinha em SP, mas a qualidade de vida melhorou demais! O trânsito e a violência foram determinantes para a minha decisão. Hoje demoro no máximo 30 minutos para chegar em casa em dias de trânsito, mas o normal é chegar em 10 a 15 minutos, posso passar muito mais tempo com a minha família e me divertindo.
Violência e assalto no datena e florida.
Tenho 21 anos, nasci e cresci no interior, nunca fui assaltado ou furtado, nunca presenciei roubos por aqui, cidade de 30 mil hab.
@@ggabriiel mais na capital de qualquer estado e diferente a populacao e sempre maior. O problema da cidade do interior, em não crescer muito, é pelo fato que as prefeituras so recebem uma parte da grana que arrecadam em impostos ou seja uma parte da grana do imposto vai para cofres publicos e uma parte volta para prefeitura que se vira com isso. Se a cidade fo interior nao arrecada muito imposto ela nao tem dinheiro para investir em infra estrutura para chamar mais empresas e investimentos de fora. No video fala das cidades periféricas que ficam mais distante das cidades satelites a onde tem emprego.
Já o crescimento de um bairro periférico em cima de outro bairro periférico por trás de outro bairro ai e vida louca isso.
@@ggabriiel qual cidade do interior?
@@rudolfprimitzcopeinski91 Deve ser Botucatu ou aquela regiao do interior de SP
Morei em São Paulo por 1 ano, mas todos os dias eu pensava em voltar para o meu nordeste. A vida lá fora é muito difícil, não vivemos, não temos qualidade de vida. Hoje, depois de 6 anos, vivo na minha cidade natal em Pernambuco, e a qualidade que de vida que tenho aqui, não se compara aquela que eu vivi em São Paulo.
Deus me livre, nordeste tá lotado de facção. Tô fora.
Tenho canal no TH-cam Edson carneiro Itajaí
Mais e o dinheiro?! E o trabalho?! Crescimento econômico?
@@mariohenrique3533 cara, em fortaleza eu garanto que voce tem uma qualidade de vida melhor que em sp. em sp ate a classe média ta morando na periferia.
O Brasil teve um processo de urbanização e industrialização todo errado, agora pra arrumar isso aí é praticamente impossível.
Mó paz aqui no Nordeste, estudei no melhor ensino público do país (mesmo morando na roça LITERALMENTE meio do mato) agora to fazendo faculdade e trabalhando, ja moro sozinho desde os 18 (tenho 20). Fiquei sem meu pai aos 10 e minha mãe criou eu e um irmão apenas com a grana da pensão, sinceramente me parece uma qualidade de vida bem melhor... Morando perto do trabalho e faculdade. Nao tem shopping grande ou festivais internacionais, mas o importante ta suave demais
Não é o melhor ensino público do País, é um ensino doutrinário, apenas isso.. e no nordeste os estudantes tem as notas mais altas do Brasil na matéria de história.. engraçado, a história é uma matéria marxista, afinal nada do que é ensinado ali é de maneira imparcial. Essa história de que no nordeste se tem o melhor ensino do país é uma falcatrua construída aí simplesmente por vocês terem melhores notas na matéria de história.. saia na rua, observe os jovens daí, as pessoas da sua idade, observe o comportamento.. a língua portuguesa, o estilo de vida, a postura, observe se isso se materializa na prática após os estudos.. ou são todos com má postura, com vocabulário irrisório, em buscas de prazeres momentâneos o tempo todo como um rato em busca do queijo.. deixe de perguntar algo de cunho histórico marxista e procure saber se todos os jovens dominam as 4 operações básicas de matemática e tem um português bem falado, o mínimo de conhecimento sobre biologia e geografia..
Agora, o Nordeste é exemplo em felicidade, natureza, quando penso no nordeste penso em calor e natureza.. Sao Paulo é cinza, frio e as pessoas também são frias, ninguém conversa com ninguém. O frio do inverno é nada comparado a frieza emocional.
@@TrabalhoRemoto-ke1hm kkkkkk vcé mt comédia
@@Pedro-ul1gr não seja patético, refute com argumentação.
@@TrabalhoRemoto-ke1hm refutar classismo e uma retórica alucinada que em nada condiz com a realidade? ninguém vai perder esse tempo todo contigo não, seu cérebro não é tão complexo quanto você acha.
@@TrabalhoRemoto-ke1hm kkkkkkkkkkkkk toda história tem dois lados, não é pq vc não concorda ou acha certo que está incorreto. Quando fiz o ensino médio (formei a dois anos) boa parte dos professores eram pro bolsonoru. Seu olhar preconceituoso se reflete na sua realidade, o português de são Paulo é porco, pra dizer o mínimo, mas tudo bem é um dialeto daí, ok. No nordeste, nosso português é bem mais próximo do que nossos antepassados portugueses falavam e que se misturou com as demais línguas. Seja em humanas ou em exatas, nós dominamos tudo, não é atoa que o ITA veio pro Ceará, nós vamos trabalhar em todas as partes do Brasil e do mundo. Recentemente o nordeste foi quem representou o Brasil em maior número na competição mundial da Huawei. Seu olhar está carregado e de preconceito e sem um pingo de conhecimento. O Enem por acaso é só história? Pq temos as melhores notas no Enem? Pq estamos a frente em concursos? Será que é por causa do marxismo? A história ensinada no nordeste é diferente da ensinada em SP?
Tenho 28 anos, sou natural da região metropolitana de São Paulo, em específico: Rio Grande da Serra. Basicamente minha vida é resumida indo e voltando da capital, desde ter um emprego até minhas formas de lazer, eram tudo por lá. Porém isso me custava 1h30 de trem - quem mora em São Paulo sabe bem o que é depender do transporte público, principalmente da CPTM - sair para outras margens da capital me custavam 2 horas ou mais pra chegar. Não é fácil de encarar. Chega a ser humilhante a super lotação nos transportes e nos horários de pico.
Viver desse jeito tem um desgaste emocional enorme nas pessoas. Subempregos mal remunerados e longe de casa desmotivam demais qualquer um. Sempre gostei de São Paulo mas nunca imaginei sendo feliz morando lá, pelo contrário, estava entrando em depressão. Nunca tive grandes oportunidades, nem de entrar numa universidade, tão pouco de sair da casa dos meus pais, pois o aluguel em comparação a um salário mínimo não me deixava sonhar, isso me trazia muita ansiedade, principalmente pelas dívidas com banco na luta para sobreviver.
Hoje moro em Amsterdam, gasto 15 minutos de bicicleta até o trabalho, os contratos de emprego me dão oportunidade para pagar minhas despesas mensais sem me endividar. Posso ao menos pensar em estudar, pagar meu aluguel, terapia, posso ir à restaurantes - coisa que nunca fui em São Paulo, ou até mesmo descansar com dignidade.
Viver aqui me faz sonhar todos os dias com tempos em que o Brasil tenha a mesma qualidade de vida que um holandês tem, isso sim pra mim seria felicidade.
Raramente eu comento alguma coisa por aqui mas lendo o seu comentário eu me identifiquei bastante e tive que comentar, eu sou e moro aqui na cidade de Ribeirão Pires, e todos os dias eu faço o trajeto para o trabalho até em São Paulo, isso me custa 1h30 de trem/metrô ida e volta dá 3 horas, é extremamente cansativo, se eu colocar na ponta do lápis e calcular o quanto isso dá por mês é capaz de dar 1 férias, isso é muito triste e não fico triste somente por mim, mas por vários brasileiros que passam por isso também, eu tenho 26 anos e sonho em ir morar no Canadá, estou traçando planos para isso e espero que um dia eu consiga, assim como você que está em Amsterdam, forte abraço.
Mas com que grana vc conseguiu chegar em Amsterdam?kk
Mais o país Holanda é país pequeno tudo é mais perto. E tem bem menos população aí fica fácil.
Brasil tem q se inspirar na china no quesito infrestrutura e de transporte também apesar da china ser 4 vezes maior q o Brasil.
Mas infelizmente a china só consegue manter controle por meio de leis ditatoriais
De Rio Grande da Serra para Amsterdam.
Que lorota irmão!!!
KKK.
Bom entao comece a divulgar o canal "Not Just Bikes" para os demais.
O segredo no Brasil, é não se apegar a nada, bairros, cidades, ou pessoas...ou vc aproxima sua casa do trabalho, ou o trabalho da sua casa. Se não tiver escolha naquele lugar, vá embora...não fica sacricando sua vida por uma cidade que não está né aí pra tu!!!
Tem tantos lugares no Brasil... parece que só tem Sudeste!!!
Exatamente! Sempre morei de 15 a 30 minutos do trabalho. Eu que nunca vou perder horas da minha vida em transporte. E vc tem razão. Graças a Deus há outras cidades.
Economicamente a região Sudeste é disparada a mais relevante. Natural ter mais atenção da mídia
O sul tbm é incrível. Aqui onde eu moro, no interior do PR tem muitas pessoas vindas de SP.
Sou paulistano, vivo São Paulo todos os dias e quanto mais experiência eu absorvo dessa cidade mais concordo com esse documentário, parabéns aos envolvidos. Vocês foram sensacionais!
Tenho canal no TH-cam Edson carneiro Itajaí
documentário incrível. Deveria passar em canal aberto no horário nobre, pra todos verem como nossos governantes são hipócritas.
Espero que aquela senhora que está desempregada a três anos consiga emprego. Em nome de Jesus
Como paulistano, isso foi um soco no estômago. Obrigado por abrir os olhos para a realidade de uma cidade muito diferente da que vivo.
Que vida horrível! Sair de casa as 5:50 para chegar ao trabalho às 9:00, sair da empresa às 18:00 pra chegar em casa às 22:00, sem nunca andar pelas ruas para não ser assaltado. Fazer isso no modo "loop repeat" por anos. Que horror.
Lástima
Puro suco de bostil 😢
Pobre é uma desgraça
sai do interior do parana para estudar em sao paulo. moro na região periférica da zona leste. escuto diariamente as pessoas reclamarem do trajeto e o quanto querem fugir dessa rotina, no começo eu quase me deixei levar por isso, mas pensei "e se eu conseguir fugir, como fica as pessoas que não conseguiram?". Decidi ficar. Alguém precisa defender a zona leste assim como defenderam o parque da Augusta, a nossa voz tem poder. Se os mais de dois milhões de pessoas da zona leste ecoar a voz a gente alcança o ideal de uma cidade e acaba com o depósito de pessoas citadas no documentário.
Vc sair do Paraná para morar na favela em São Paulo, vc tem sérios problemas mentais rsrs
São Mateus/zl aqui é isso 🔥
trocar o pr por um propósito desses… com certeza é sua vocação
não consigo nem imaginar oq é levar tres horas p chegar em algum lugar.. trocar Curitiba, Maringá, Londrina, Ponta Grossa e etc p morar em um lugar com 2 milhões de pessoas onde não tem nem lazer??
triste pensar que um lugar tão importante do nosso país passa por isso
Nascido e criado em Guaianases, agora Vila Matilde. ZL S2
Eu penso mt nisso tbm, principalmente daqueles q acham q sair da "matrix" é se tornar rico, sendo q vc só vai estar no msm sistema com uma vida confortável. Infelizmente mts pessoas acabam caindo nesse papinho q vendem por aí e n percebem q esse sistema é podre e injusto.
muy muy bueno e importante este documental que representa perfecto la triste realidad de las ciudades en la region de Latinoamerica. Arriba los que luchan amigos brasileños
Tenho canal no TH-cam Edson carneiro Itajaí
Meu Deus esse final foi de partir o coração ver ela chegar e buscar filhinha.
Rapaz do céu, sou estudante de jornalismo em São Paulo, assistindo ao seu vídeo, senti uma proximidade tão grande aos trabalhos que já realizei e ainda pretendo realizar. Meus parabéns a todos que compuseram este roteiro, imagens e todo o trabalho técnico!
Namorei uma guria que morava no Campo Limpo. Me recordo que na primeira vez que a visitei me surpreendi por gastarmos mais de 3 horas da rodoviária do Tietê à moradia dela.
Onde moro q é extremo sul região de Parelheiros é ainda mais distante
Eu reclamo aqui em Belém PA que ônibus demora 1h:15m para ir de ananindeua ate belem no transito pesado eu pego 1 onibus somente. Ia bater um depressão nesse ritmo de ir para o trabalho e do trabalho de volta.
eu faria em duas... :)
Você da o maior rolê mesmo! Já morei em Inoocop! Pra ir para o centro, demorava + de uma hora!
Pode usar o metrô/trem. O ônibus é ruim mesmo. Muito carro. Trânsito horrível.
--> Trabalho numa construtora e semanalmente contratamos dezenas de imigrantes vindos do nordeste. A maioria não tem nem ensino fundamental, nunca tiveram conta em banco ( nem Nubank ), mal sabem se expressar e não conhece nadinha de São Paulo. E todos acham que que vão melhorar de vida nesta cidade. Na terra natal deles, o ganho mensal fica na faixa de R$ 250~R$ 300 reais por mês e aqui eles ganham, na construtora, em torno de R$ 1.750,00. E acham que a vida vai melhorar.... puro enganho... Primeiro porque em Sampa o pessoal precisa trabalhar de verdade. Na terra deles o ganho é bem baixo mas o trabalho é bem manero. E muito já querem alugar uma casa perto do trabalho ( kkkk ).... Triste realidade... um aluguel de um barraco na favela está na faixa de R$ 600 e fica lá na periferia.....
A gente, da periferia, assiste a um documentário desses com raiva. Com ódio.
E você acha que alguém tem culpa? Se sim... Quem?
@@eu_sei o poder público.
Cara, seu documentário é realmente muito necessário, pq eu me enchi de revolta aqui.
Sou morador do centro expandido (vila pompéia) e é absolutamente odioso como a prefeitura e as empreiteiras tratam o espaço da nossa cidade. Sobem prédios ENORMES com custo de 5 mil pra cima de aluguel e com 3 vagas de carro por condômino!! Ou seja, não adensa, segrega, pois se só vem rico pros bairros, tudo fica caro, e piora o trânsito e aumenta a poluição, já que incentiva famílias ricas a terem 2, 3 carros!
Revoltante!
Tá, e você sabe custa o metro quadrado lá no centro? Você acha que uma construtora vai comprar terreno caríssimo pagando milhões para fazer kitinete prá peão?
@@zemundico7913 sim, mas é exatamente essa a discussão né? deixar de ser assim no caso
Um ancap vem dar opinião "esquerdizando um pouco" realmente eles tem razão, verdade seja dita! A todo custo, realmente tem algo errado.
Somos vizinhos. E o documentário me deixa incomodado em refletir a falta de nossas políticas públicas. Tudo bem os ricos gastarem seu dinheiro pra viver bem, mas precisa existir espaço pra convivência de classes e o adensamento tem que ser mecanismo de habitação e não desova… se aqui mesmo na região os milhares de galpões abandonados ou sub-utilizados às margens da CPTM na Água Branca e Barra Funda fossem condomínios a preços mais populares já teríamos menos diferenças.
@@PatrickOnze ancap nem existe, ta falando oq
Vontade de chorar ao ver o quanto essa mulher custa para chegar ao trabalho
São Paulo é grande é luta é difícil mas eu acredito que o povo precisa lutar para que todos os locais recebam oportunidades. A maior do Brasil.
Há uns dias conversei com uma amiga sobre isso. Moramos em Belém, devido a faculdade. São duas horas p ir, duas horas p voltar. 4 horas por dia só no trânsito, 20 horas perdidas numa semana. Estamos fazendo faculdade, então há uma perspectiva de evolução na vida. Mas e pra quem não tem condições de sair dessa? A gente sai cedo, chega em casa tarde, cansado, sequelado, esfomeado... como é que gente assim consegue se unir pra lutar pelos direitos, se mal tem tempo p dormir? Inclusive, a lógica da burguesia é essa, quanto menor nosso tempo de vida, menor a possibilidade de nos voltarmos contra o sistema.
E quais direitos seus exatamente estão sendo negados? A princesinha não tem direito a ter um apêzinho de luxo do lado da universidade, caso seja isso que está pensando.
Perfeito comentário. Tirar o tempo do pobre é um projeto e é por isso que as nossas construções sociais e leis só favorecem os ricos, eles têm tempo de pensar em privilégios que os favoreçam, têm tempo para ser críticos, nós não.
@@andresamartins26A partir de quando alguém da periféria precisa gastar 3, 4 horas pra chegar em uma faculdade, você está negando o direito dele de acessar a educação, algo que deveria ser garantido segundo o art. 205 da constituição.
Antes que diga, algo como: "mi-mi-mi, mas a pessoa continua tendo o direito de estudar", desde quando todos possuem condições financeiras, sociais e de saúde pra conseguir enfrentar todos os dias 4~5 horas para conseguir ter acesso à educação?
A gente só descobre que mora no Paraíso quando conhece São Paulo!
VERDADE
Olhando com olhos europeus, è incrivel atè sò imaginar uma cidade tão grande, sem uma enfraestrutura de transportes adeguada. Comparar Milão com São Paulo dà arrepios...
abrir o documentário e ver que a labuta do primeiro convidado é sair de um local do qual eu rejeitei uma vaga recentemente por ser longe, e ver que ela vem trabalhar onde moro, é de partir o coração…
numa cidade de verdade, teria habitação o suficiente pra ele ir morar perto de onde tu mora e vc ir pra onde ele mora
@@hemrique3 ter tem amigo, mas ngm muda todo o ambiente de vida por um salário mínimo ou um míseros reais a mais que isso.
O Brasil é a cara dos brasileiros e os políticos são apenas um reflexo dessa gente.
como qq lugar, as pessoas que fazem o lugar
@CHAD VADER Concordo plenamente, Chad Vader. Enquanto não tirar as ervas daninhas pela raiz, a bosta de sistema perseverará.
@CHAD VADER oxi que loucura é essa se ñ gosta vá embora.
Ouvi falar que o Qatar é maravilhoso 😃🎉
São Paulo necessita recuperar o centro histórico, lá tem muitos edifícios abandonados que podem servir de moradia para milhares de pessoas, outros edifícios estão condenados e podem dar espaço para novos empreendimentos maiores. Avenida Paulista, Brooklin, Itaim Bibi necessitam construir edificações mais altas para adensar o centro. Não é ser a favor dos ricos ou do poderoso setor imobiliário e sim trazer turismo pra cidade, gerar empregos diretos e indiretos e trazer a periferia pra mais perto da região central. As periferias também necessitam se verticalizar, isso atraí infraestrutura e consequentemente empregos.
Esse vídeo prova que esforço sem oportunidade é inútil, tanta gente trabalhadora carente e o umiude, trabalha trabalha anos pós anos, e nada mais.
Nasci em São Paulo, e mudei para São José do Rio Preto graças a Deus!!!!
É a segunda ou terceira melhor cidade do país, só deve perder para Curitiba e Ribeirão Preto.
@@andresamartins26nenhuma dessas são as melhores.
Tenho canal no TH-cam Edson carneiro Itajaí
@@carolexpert Argumento sem proposta é inválido.
Não sou de SP,sou de Brasília mais aqui tem praticamente os mesmos problemas tbm,as áreas centrais plano piloto,lago sul,asa norte etc são valorizadas pois lá estão os ricos e burguesia daqui, enquanto nós das periferias ao redor(Ceilândia, samambaia, recanto das emas)agente tbm vive numa situação de marginalização e abandono na capital do país ou melhor da desigualdade,um braço prós irmãos de SP.
Você pode ir de ponta a ponta de Brasília que não gasta nem 1 hora e meia ,e isso estamos falando algo em torno de 65km .
Isso é padrãodo capitalismo.
Qualquer tentativa de mudar isso vao te acusar de comunismo e dar golpe.
Meu amigo nenhum lugar do Brasil falando em metrópole tem a desigualdade de São Paulo
@@lontraespagar9970 RJ???mano se tem q bom aqui em Brasília pra vê q aqui não e fácil tbm...
@@Vmsgdhhfuyyysk você possivelmente nunca andou na paulista é uma coisa de louco! Já fui para Rio e inclusive voltei na terça, mas em São Paulo e como a "segregação de raças" de um lado só executivo e bacanas andam de outro moradores de rua, você nunca nem ao menos pisou na paulista é escarrado a segregação...eu trabalho dev na em um local próximo da paulista e as coisas não são fáceis de verdade, o Rio de janeiro é descaso em Copacabana fica meninos e meninas moradores de rua andando para lá e para cá até mesmo pedindo.
São Paulo é para fortes diferente do Rio que é tiroteio aqui para andar ao menos para ir ao médico é dependendo da localização é umas 4h/ podendo até ser mais que é tic tem mobilidade já o pobre kkkkkk
E de pensar que aquu em João Pessoa, uma capital, as pessoas reclamam por 20 min no trajeto. Que coisa! Fui à São Paulo e senti na pele esse impacto de ter que sair muito antes. Isso não é vida!
20 minutos só?? Estão reclamando de barriga cheia, tem gente aqui que mora no extremo da Zona Leste ou da Zona Sul, vixi demora umas 2horas pra chegar no serviço..
Nossa que saudade de JAMPA, passei uns 7 dias por ai de férias ,fiquei ali pela praia de manaíra, quase que eu não voltava pra SP gostei de mais..
E depois fui para o interior ,Remígio PB..
A razão para tudo isso é bem simples na minha opinião. E as enumero aqui:
1. *Gestão Pública Horrível* - O Brasileiro médio vota sempre em candidatos que não tem projeto algum seja para a cidade, estado e até o país. Logo, o serviços mais essenciais como transporte,esgoto, saúde,segurança e educação, que são complexos e variados, são sempre abordados da maneira mais simples e populista possível. Nunca se fala em zoneamento, em marcos regulatórios, em capacidade de investimento público. Só se fala de salário, benefício e construir isso e/ou aquilo.
2. *Péssimas Leis* - Assim como o problema citado acima, não recai somente sobre a gestão executiva das cidades, estados e da nação, a culpa por uma cidade desfacelada. O péssimo hábito do brasileiro em não se importar com aquilo que mereçe atenção leva a eleger legisladores que ou defendem uma "classe" trabalhadora ou defendam pautais morais. Isso faz com que péssimas leis, lotadas de "buracos" e "jabutis" sejam feitas. Essas mesmas leis são tão mal desenhadas que o judiciário aproveita para lançar-se sob elas a interpretação que lhes bem favorece, causando mais e mais problemas a nação.
3. *Elite Inútil para o país* - O papel da elite econômica e política do país é que o futuro do país esteja protegido e a nação prospere ao longo do tempo. Na america do sul classicamente isto não acontece. As elites aqui se veem como uma população á parte do próprio pais, que não consomem a cultura existente aqui e não tem nenhuma vontade de ver o país prosperar como um todo, desde que somente eles continuem como elite. Essa Elite prospera fazendo lobby sob o meio legislativo para que todos os oligopólios sejam mantidos. Por isso o cenário tenebroso de prédios de alto padrão com helipontos em uma cidade que mal tem transporte urbano e é circundada por favelas. Os ricos expulsam os pobres na base da lei, com zoneamentos e limitações que os favorecem eternamente.
Muito bom, o lobby em cima do plano diretor da cidade nem se fala , misteriosamente o plano diretor muda e onde antes não podia construir , surge uma universidade particular 🙄, uma favela pega fogo depois aparecem prédios no lugar. Mas isso é só coincidência.
Falou a verdade. Um problema grande com várias raízes,como se fosse veias,todos querem morar em bairros bom ,mas poucos conseguem e é jogado para longe para periferia
Caracterizacao correta.
@@rogeriopeixe1614 sim, ainda falta falar da gentrificação , aqui onde moro estou vendo acontecer aos poucos , não tinha nada aí chegaram alguns bancos de 1 vez, red fast food, vários prédios novos sendo construindos, creche , um mercado atacadista , a paisagem do bairro está mudando totalmente e os preços das casas estão
" valorizando " mas a verdade é que estão expulsando os moradores para transformar em
"bairros nobres ".
Infelizmente o estado está cagando pra sociedade, nem onde vivem, nem quanto tempo levam pra chegar ao trabalho, nada. Só querem saber de nos parasitar com seus salariozinhos de 30/40 mil reais por mês e garantir suas moradias milionárias em condomínios luxuosos. Burro quem acha que, votando, vai resolver alguma coisa.
Um mês morando (de temporada) em São Paulo, e entendi completamente a dinâmica da cidade. Excelente tema. A periferia vai vencer. Hasta Siempre.
Que mararavilha de documentário! Sou paulistano e só quando estudei arquitetura e comecei a viver em Barcelona vi que São Paulo é doente em relação a locomação e distruibuição de centralidades.
Moro em uma cidade pequena, já trabalhei na zona rural, levava 1hora de moto pra chegar no meu serviço. Era muito cansativo, imagina 3horas. Atualmente trabalho no meu bairro e minha qualidade de vida melhorou demais, não sito dor corpo, articulações e tenho mais uns minutinhos pra dormir. Sou muito grata a Deus por ter conseguido a mudança de local de trabalho.
Às vezes a gente acha que esse tipo de realidade não existe até vê que várias pessoas passam por isso. E eu aqui reclamando dos 50 minutos que passo no ônibus, sentada e no ar-condicionado. #gratidão
Como Paulistano, sei bem como é por aqui. É uma cidade cinzenta, triste, solitária, desumana, segregada, cara (muito cara) e liderada por pessoas que nada fazem ou tem vontade de fazer em benefício do povo. É natural que nos últimos anos as pessoas da cidade de São Paulo cada vez mais querem sair de lá para o interior ou outro estado. Emprego nenhum paga o completo caos que o paulistano passa todos os dias.
Nossa, não passando pano pra desigualdade de SP, mas a história da primeira moça que trabalha como analista de sistemas mostra como tem empresa coxinha que faz com que a pessoa tenha que se locomover por horas pra fazer um trabalho que ela pode fazer de casa!!! Na área de TI tem poucas desculpas pra trabalho presencial.
E tá cada vez pior irmão, tenho vários colegas formados a anos na área de ti inclusive minha mãe e meu pai , e as empresas querem muito você presente lá mesmo podendo fazer o trabalho dentro de casa e isso é preocupante.. observação sou estudante de ti
Verdade tbm estranhei pela área que ela atua
🙄🙄🙄 é surreal o caminho que esta moça faz para ir ao trabalho
Cemitério da saudade em São Miguel e mais perto e se gasta mais tempo
@@anthonyrodrigobelodesouza4482 caramba
Eu vendo morar a 1 minuto do serviço, que fase boa que vivo. Meu Deus o buraco é muito em baixo.
@@PatrickOnze É um privilégio, que muitas vezes , não percebemos.
Cresci e continuo vivendo na periferia de São Paulo, Capão redondo. A região cresceu pra caramba com surgimento de prédios e expansão da linha lilas na região mas, mesmo assim, a jornada continua exaustiva e sem perspectiva de melhora, pelo contrario, só tem piorado cada vez mais com a especulação imobiliaria e o transito caótico. Oportunidades de emprego? Pra onde? Ah, só cruzando a cidade e as vezes nem isso, só indo pro centro expandido e em industrias nas cidades vizinhas. Sinceramente como morador não da mais, isso aqui não é vida e sim um tormento. Não vejo a hora de dar o pé daqui, já se foi o tempo que aqui era lugar das oportunidades, a cidade dos "grandes". Unica coisa que resta é desilusão e amargura de "viver uma vida" triste e sem ânimo, não sobra tempo pro lazer, pra estudo, não sobra tempo pra viver uma vida justa e digna.
Cadê a versão do tropa de elite legendado em sirilanquence
Eu estive em SP recentemente pela primeira vez, passei 1 semana lá. A desigualdade social foi a primeira coisa que eu percebi. É muito triste observar isso no dia-a-dia.
Pois é, aqui tu vê uma pessoa comendo lixo e do outro lado da rua um cara com um blindado de 2 milhões de reais.... tenso...
Qual Parte Da desigualdade Te desagradou mais?
Meu Deus, incrível como as pessoas são guerreiras né?
Eu morava na Penha e ia até Santo Amaro e já não aguentava.
Não acho que ela seja guerreira, acho que ela tá sobrecarregada e não tem outra opção. Ela se vê obrigada a fazer esse percurso todos os dias. Tenho certeza que se pudesse escolher outra realidade com certeza escolheria.
Eu vivi isso.. morava na Zona Leste de São Paulo e sempre estudei e trabalhei na zona Sul. Peguei mto ônibus e metrô cheio (linha vermelha) e, depois, mesmo com carro, enfrentava um trânsito infernal. Eu não tinha tempo pra nada. Só pra me locomover e trabalhar. Tudo isso mais a falta de segurança de forma geral no Brasil me fez mudar pra Europa em 2017, que possui cidades menores e mais planejadas. Não nasci rica em São Paulo, mas pelo menos tive a oportunidade de sair do Brasil pra ter uma vida melhor.
Tenho canal no TH-cam Edson carneiro Itajaí
Onde vc mora atualmente?
@@logosali Milão - Itália
@@marinamedicitrabalha com que na Itália?
@@domeco8013 em marketing pra uma empresa alemã de software (CGM)
São Paulo é Ilusão! Sou paulista e era a mesma história.. 3 horas para chegar ao trabalho e 3 horas para voltar. Me sentia como um zumbie e dei um basta nisso!
Hoje moro em Florianópolis, trabalho ao lado de casa e vou a praia quando quero.
Não sou rico, depende apenas da gente querer mudar.
Cara. Excelente documentário. É sufocante saber o quanto perdemos do nosso precioso tempo no trajeto de ida e volta do trabalho. Agradeço a Deus por sempre ter trabalhado perto de casa. Não sei se conseguiria dar conta da rotina de SP.
Gostei do documentário, é uma reflexão sobre nossa população e como queremos viver numa sociedade "perfeita" ou quase
Sou Paulistano. Belo Trabalho. A cidade e nós choramos todos os dias.
Tenho canal no TH-cam Edson carneiro Itajaí
Que trabalho maravilhoso!!
Este documentário me fez conhecer uma realidade que até então não conhecia.
Fico imaginando como ser feliz, como ter qualidade de vida vivendo dessa forma?
O pobre assalariado sempre se fodendo para deixar os ricos cada vez mais ricos. Desgraça de desigualdade que vivemos!
tu mora fora do Brasil minha filha?
Isso não acontece apenas em SP, moro na região metropolitana da grande Cuiaba, gasto mais tempo no transporte publico indo para faculdade do que em sala de aula. Há bairro que parecem ser outras cidades de tão longe do centro.
Esse vídeo me despertou tantos questionamentos, tantas reflexões e emoções.
Isso me deixa triste demais. Pra consertar estes problemas, levará décadas.
Moro da região de Sapopemba e achei incrível esse documentário, não me lembro na minha infância de ir pra outra região de São Paulo fora do meu bairro,pois era muito longe e inacessível (nem sabia que Avenida Paulista e Ibirapuera existiam !!), na minha adolescência fui fazer ensino técnico no Carrão, um bairro de classe média com mais estrutura, e me lembro de finalmente perceber como nós da periferia vivemos segregados.
Hoje com o monotrilho (linha 15 prata), o acesso ao centro e ao centro expandido ficou mais fácil mas ainda sim muito cansativo, faço faculdade na Vila Mariana e minha aula acaba 23h, já levei falta por sair 20 minutos mais cedo porque precisava correr pra pegar o metrô.
Documentário incrível. São Paulo é maravilhoso, mesmo com todos os problemas que tem. Tenho um amor extremo por esta cidade. Talvez a solução para SP venha da tecnologia, algo que já acontece na cidade. Talvez para melhora de habitação, parques , área verdes, e maior mobilidade urbana , a inspiração deva vir de cidades chinesas como Shenzen , Shangai ou Pequim.
Shezen deveria ser um exemplo para São Paulo e outras cidades brasileiras. Uma tentativa para melhorar, seria voltar ao centro de São Paulo, destruindo certos prédios antigos e não históricos, e construir novos com LED's e VÍDROS. Áreas de comércios, desde restaurante e lojas de roupas à uma pequena loja de conveniência. Se tivéssemos uma autonomia, menos impostos a pagar, e governantes competentes que tenha funcionários para ouvir a população, nossa qualidade de vida ultrapassaria de países mundialmente conhecidos como "DESENVOLVIDOS".
Mas a china é um país de clima frio se criarem o tanto de prédio e metal e tecnologia aqui no Brasil um país de clima quente iria deixar o clima mais quente ainda
Shenzen ja e cara, ate mesmo para os Padroes Chineses. A unica diferenca, e que Shenzen pulou de 60.000 para 12 milhoes em 30 anos com um planejamento urbano folha limpa, dentro da visao de Deng Xiaoping , de uma Zona Economica Especial, o que a tornou facil de se acessar por transporte publico.
Sao Paulo nao teve e nao tera este luxo, pois e uma costura de mais de 400 anos. Tirando os planos diretores, que so atendem os interesses de incorporadoras, nunca houve plano em Sao Paulo.
A solucao e criar mais incentivos para relocacao de oportunidades em areas
No caso desta heroina, se o trabalho demanda presenca, mais proximo, quica Tatuape.
@@kaizennojujutsu6134
Shenzen fica ao Sul da China, em regiao de clima semi-tropical, tal qual Sao Paulo. Portanto sua caracterizacao esta completamente errada.
O que tem a ver, sao estes predios envidracados horrosos em Sao Paulo, que refletem os raios de sol e assim dissipam calor para o meio fio, isto sem contar que os sistemas de ar condicionados empurram o calor para o entorno. E falta de paisagismo.
Uma malha de metrô condizente com o tamanho da cidade já resolveria muitos problemas.
Não tem a menor comparação a malha das maiores cidades do mundo com a de São Paulo
Nasci e vivi em São Paulo ate os meus 21 anos, depois mudei com mia familia para a Italia em 85, em 2003 voltei para rever meus parentes, te juro não me reconheci mais dentro desta Cidade, è como se fosse nascido da uma outra parte.... imensa, desorganizada, cinza , meus parentes moram na perfiferia , Pirituba, Remedios,outros de Osasco e quem em Carapicuiba... na cidadezinha aonde morava na epoca sim ou não tinhamos mais de 3000 habitantes, perguntei a eles , como conseguiam viver dentro de São Paulo... parabens pelo documentário, pois è exatamente aquilo que eu pensava ja naquela época!!
São Paulo na realidade são várias pequenas cidades agrupadas.
é desumano uma pessoa se deslocar mais de 4 horas na mesma cidade de um ponto ao outro.
Esse trabalho fala sobre São Paulo, mas isso provavelmente de encaixa em todas as grandes cidades do país... moro no Rio de Janeiro, pago 30% da minha renda no aluguel de um apto minúsculo, em uma área com risco grande de assalto mas a 12km do meu trabalho (o que é bem perto) e isso só é possível porque não tenho família porque não cabe nem um peixe de aquário junto comigo no meu apto, a maior parte dos meus colegas de trabalho ou moram moram a 30, 40, 50km do trabalho e pagam muito menos pra morar em imóveis melhores, em compensação demoram de 2 a 3 horas para chegar no trabalho todos os dias ou alguns moram em áreas de comunidade nas quais o poder público em geral só entra por meio da saúde e da educação om poucos recursos ou com operação policial e que também custam surpreendentemente caro pra morar apesar de serem completamente dominadas pelo crime e frequentemente zonas de confronto entre facções... grandes áreas de proteção ambiental na Zona Oeste estão constantemente sendo desmatadas para a milícia construir condomínios com a mais duvidosa das engenharias (é prédio torto, espaço de menos de um metro entre um prédio e outro, prédio que desaba do nada...) e enquanto isso o Centro e a Zona Sul aonde se concentram toda a infraestrutura de transporte que presta, empresas, hospitais, consultórios, lazer, etc. só consegue morar milionário.
Eu moro no Jd Helena também, o que me salvou hoje em dia foi trabalhar remotamente.
Levar no mínimo entre 1h30 e 2h para chegar ao trabalho é a realidade de todo mundo que mora por aqui, já que a zona leste inteira carece de diversidade de empregos.
Simplesmente perfeito, uma cacetada de coisa que eu tento explicar, muito bem resumida é explicada em um documentário.
Já compartilhei com algumas pessoas eu se interessam pelo assunto, isso precisa ser um assunto, precisa ser falado.
Eu fico triste só de pensar que esse documentário provavelmente vai ser só mais um dentre vários que abordam temas necessários mas que terminam sendo só um bom material esquecido em algum canto.
Carlos, esse tema é sério demais e esse documentário foi extinguido do youtube, mas eu resolvi reupar, talvez em breve ele seja censurado de novo, mas estaremos aqui..
Um tema de grande relevância e concordo plenamente com você, um assunto que precisa ser inserido cada vez mais no meio acadêmico, no meio político e na mídia. Não podemos deixsr de discutir tudo isso. A infraestrutura precisa ser avaliada e realizada para o bem comum.
E até mesmo ampliar as alterações no Plano Diretor, na realidade aqui do documentário para São Paulo. Isso deve ser colocada a muitas outras capitais e cidades médias.
Moro em São Paulo amo demais, meu bairro e lindo e tranquilo alto da Lapa
Moro em Santana (perto do metrô) e consigo chegar no centro em 20 minutos. Ver a realidade fora da minha bolha é chocante. É desigualdade demais, meu Deus.
Conheço esses problemas. O único erro das pessoas que participam deste documentário, mas que estão começando a corrigir, é querer concertar apelando para o andar de cima , ou seja políticos e elite. Somente quando qualquer um puder acessar um site e saber quando cada subprefeitura gasta por morador em saúde, educação e outros; quando movimentos como "não no meu quintal" forem reconhecidos pela opinião popular como um bunker de diversos preconceitos enrustidos e quando pessoas ricas, de classe média e pobres possam subscrever um conjunto de atitudes bem definidas que revertam a lógica segregacionista do seu bairro é que políticos e elites serão empurrados para centro do problema e este se tornará questão fulcral de todo o debate público em SP.
É isso que fica claro, as elites e a classe média emergente não aceita, nem deseja o assalariado morando por perto.
👏👏👏👏
Conserto é com s concerto com é uma apresentação musical
@@renanmb23 O cara escreveu e se expressou muito bem. Pequenos erros são perdoáveis.
As contradições da nossa dinâmica de produção e trabalho foram apresentadas com clareza e muita honestidade intelectual, parabéns pelo conteúdo, e que a mensagem desse vídeo chegue ao máximo de paulistas e paulistanos.
Ja estive em São Paulo a passeio 2 vezes, é um verdadeiro caos, principalmente o transito. Só moraria em São Paulo se fosse trabalhando como Home Office e morando em bairro nobre. Passar mais de 2 horas no trânsito todo os dias é algo surreal.
Nasci em São Paulo, andei e ando em São Paulo desde que nasci e falando em trabalho que é que estão falando muito aqui, eu trabalho nas Zonas Sul Norte Leste Oeste porque ando nas ruas e a cada dia vou em uma vila, bairro, andar a pé, às vezes ando mais de 9 horas a pé em um dia em São Paulo, a poucos dias atrás andei mais de 8 horas a pé na Avenida Sapopemba, que é a maior Avenida da zona leste da capital de São Paulo, e amo muito minha Cidade de São Paulo ❤
First time visit 2008...odoh what a coutry, the city and people. Always coming back. Vila Madalena forever
I was on the top of Martineli buildung. What a view
@@predragnicic7138 Nice! And yes coming back here in São Paulo City, Vila Madalena is the best place where have a lot special restaurant and special Bar, best place to walking in weekend by Night 👌👍
@@predragnicic7138 Yes! Me too, some years ago, I was in the top of the Martinelli, COPAN and Italia Buildings, good to see and to make videos and photos, have a cool aeroview landscape in top of that buildings ❤
@@aventurascomtadeu that Day, l was walking aven Paulista, and in some place Franch guy climb on facad 2008 march
Sou de Curitiba, nunca fui a São Paulo, entao nao fazia ideia de como era o dia dia do trabalhador ate esse documentario. Pegar 6 buzoes pra chegar no trampo é algo impensavel aqui em curitiba mesmo pra quem mora nas regioes proximas.
Caraca, gostei muito. Muito obrigado por compartilhar esse trabalho aqui no TH-cam. Senti falta de falar sobre o interesse da elite em manter as coisas exatamente como estão. Penso nos protestos contra a estação de metrô em Higienópolis. A elite brasileira tem prazer em segregar, não à toa a maioria que tem voz ativa na política pública desse país faz parte dela. Discordo do que o senhor falou, não acho que no futuro vão pensar que a gente não batia bem, mas vão se revoltar com o tanto de rodeio que a gente faz pra justificar os prazeres sádicos da classe alta desse país.
Concordo em gênero e grau com Perondi. São Paulo é uma cidade TRISTE. Inegavelmente
Nasci e cresci na Z/L fiquei em SP até meus 30 anos sempre trabalhei próximo de casa, trabalhei apenas 6 meses no Centro e pulei fora. Hoje moro no interior ganho menos mas com muito mais qualidade de vida. Levo minha filha a escola, vou a pé até meu negócio. Saio de casa 7:25 e 5 pras 8 já estou no trabalho. Tenho muito mais tempo pra fazer o que eu gosto e curtir a família.
Uma cidade tão incrível sendo engolida pela ganância. Documentário ótimo e necessário. Obrigado!
O Novo Governador Deveria assistir esse documentário. Muito Bom
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vendo tantas pessoas que perdem uma quantidade tão absurda de tempo no transporte pro trabalho quando muitas vezes poderiam trabalhar apenas de casa ou pelo menos em um regime misto me faz ter um ódio tão grande de todo empregador que fala "mas a produtividade aumenta no escritório", que mesmo que fosse verdade (e muitas vezes não é), tem o seu custo na qualidade de vida das pessoas que mais necessitam dela!
A quase 10 anos atrás decidi sair desse tipo de vida/rotina no sudeste e me mudei de região... Hoje estou a poucos minutos do mar e vivendo o lazer que nunca antes tido e, vivo Isso, dentro de um contexto comum/popular que qualquer cidadã/cidadão pode viver se assim decidi, pois, nunca fui nem sou rico financeiramente.... Aliás, descobri com o envelhecer e essa mudança, que riqueza é qualidade de vida e isso não tem haver especificamente com dinheiro.
Parabéns por mostrar a São Paulo real, a São Paulo nua e crua.
Boa tarde, vim aqui dizer que só o amor de Deus pode preencher nosso vazio. Só falem com Ele
Moro em Minas Gerais (triângulo mineiro) e já trabalhei em outro estado (Goiás) e gastava menos tempo de locomoção do que a mulher do documentário.
São Paulo tem problemas sérios de desigualdades que geram propositadamente problemas logísticos.
Que no futuro possamos ter um povo minimamente inteligente que entenda a necessidade da popularização do centro da cidade.
Parabéns pelo belíssimo trabalho e por trazer aqui de graça, trouxe a tona conceitos que eu não tinha ideia e são totalmente importantes!
Uma das coisas mais maravilhosas que ja assisti na minha vida,foi este documentário!
Um paulistano que vive na região metropolitana de Tóquio, e entende exatamente o que é viver na maior metrópole do mundo, e São Paulo poderia ser diferente.
AMO MINHA CIDADE DE SÃO PAULO!
@fossilmusictv 😂 falou o espertão, o gênio do entendimento.
@@MarionoJapao são Paulo é uma Cidade cinzenta e imunda. Sou paulistano e tenho vergonha de ser
@@MarionoJapaoE a segregação, aqui em São Paulo não foi um erro de planejamento, foi de propósito.
Querem afastar os pobres.
Como brasileiro, é angustiante assistir um vídeo desse. Pode-se dizer que, de norte a sul, todas as grandes cidades brasileiras compartilham os mesmos problemas. Esses problemas vão muito além da velha conversa "esquerda x direita", são bem mais profundos. Infelizmente, grande parcela da população prefere servir de massa de manobra. Observando o vídeo, chega-se à seguinte conclusão: A maior inimiga do meio ambiente é a pobreza, portanto, não devemos romantizá-la, mas sim combatê-la. Não tenho a solução para os problemas citados no vídeo, mas sei muito bem que não hávera êxito com a presente guerra ideológica que vivemos.
Por tudo isso que eu saí desse inferno, e não volto nunca mais.
Kakakakakakak
Esta aonde hj? Kkkkk
Deus a proteja
Espero que toda essa informação chegue aos ouvido certos, principalmente aos que podem muda-los!
(chegar ao Governo, aos órgãos públicos, aos representantes desse nosso pais )
Belo trabalho! (mesmo que a realidade não seja)
Eles todos já sabem disto! Quem não sabe são os escravos que se escondem nas senzalas!
A ganância da especulação imobiliária tornou SP uma cidade inviável.
🙌
Filme genial
Muito bem retratado.
São Paulo para mim é uma paixão porque morei nos Jardins e a qualidade de vida era algo sublime; a lembrança daqueles anos foram as melhores.
Hoje moro em Florianópolis/ SC
Partindo da posição de alguém que vive para trabalhar, não trabalha para viver e ainda não ganha o esperado para ter uma vida digna / me refiro aqui a qualidade de vida, então, sem dúvida, não vale a pena.
Tempo é nosso bem mais precioso.
Cada segundo sem cuidar de si mesmo, sem estar ao lado dasvpessoas que você ama, ap lado dos seus pets/curtindo a natureza ...
Se não houver tempo para isto, não é viver. É sobreviver.
É desumano, cruel poderia chamar de insidioso.
Me recuso veementemente a viver assim.
Mas compreendo que nem todos podem viver morar onde se deseja.
A desigualdade e mesmo nefasta.
O que essa mulher do Jd Ângela disse é verdade mesmo. Eu sou soldador e o maior problema pra mim é o fato de que o salário na minha área aqui na zona sul é muito baixo. Os melhores empregos ficam no ABC, principalmente em Mauá. Se eu quiser ganhar 4 mil, tenho que atravessar a cidade, o que dá mais ou menos umas 3 horas e meia. O pior é que nenhuma empresa quer contratar alguém de Parelheiros pra ir pra lá
Discordo Mauá é péssima de emprego os melhores empregos estavam em São Bernardo do campo porém as montadoras e metalúrgicas estão indo embora de São Paulo para o interior mas é extremamente perigoso pior que a zona sul
@@rudolfprimitzcopeinski91 realmente, mas eu falei de Mauá pq até agora as melhores vagas que apareceram pra mim eram de lá
Parabéns aos envolvidos por esse documentário e vamos lutar pro um Brasil melhor pra nós e as próximas gerações
Cara, o vídeo já começa com um grande impacto: 55km em 3 horas para trabalhar?? Será que vale a pena? Meus pais mudaram-se de São Bernardo para o interior de MT em 1985 e foi a melhor coisa que aconteceu na vida da família.
Belo trampo de pesquisa e entrevista que fizeram. Parabéns! Me fizeram questionar várias coisas que ficam subjetivas na mente. Se cada matéria jornalística tivesse essa abordagem, as pessoas teriam outro nível de consciência como cidadãos.
A ansiedade e depressão e tristeza isso é São paulo
Minha realidade, nascido e criado na zona leste. Também na região do Itaim/Guaianazes . Hoje moro estou nos eua, preciso admitir que a vida lá não é para qualquer um, grandes “oportunidades” porém grande desigualdade. Amo a forma que você vê a art em sp, porém o lado triste da periferia não é fácil!
Deus abencoe e proteja as pessoas de bem. Com toda dificuldade, não desistem.
Eu acho muito top SP, mas né, é top pra quem é de classe alta/elite que pode sair de SP a hora que quer, o Brasil se vcs prestarem atenção é um grande interior, o brasileiro precisa dobrar os esforços para fazer algo se não até triplicar, precisamos dobrar a fé tmb e por aí vai, por isso morre tanto talento eu estava prestando atenção esses dias, é por causa do ambiente, na minha visão hoje que estou com 17 anos.
Me sinto parte desse problema, moro em Guarulhos, numa região muito próxima entre a divisa Bairro dos Pimentas - Jardim Helena, até pra chegar no centro da minha cidade, devido o famoso Trevo de Bonsucesso, levo 2h. Quando fazia ensino técnico no Brás, 3h e meia, ida e volta, acabei desistindo. Não teria como continuar trabalhando no centro de Guarulhos e estudando no Brás.
Ao que tudo indica, Tarcisio vai finalizar as obras do trevo de bonsucesso
Cresci em São Miguel Paulista, sempre trabalhei pros lados da Vila Olímpia ou centro. Lembro que o auge foi em 2012 - 2013, eu acordava 4:30 pra estar no trabalho pro volta das 8:00. Mas eu cresci com a ideia de que você precisava se ferrar pra fazer tudo valer a pena, e hoje eu vejo como isso custou um pouco da minha saúde. Em 2018 comecei a trabalhar remoto, em 2020 me mudei pra Guarapari e percebi que todo aquele estresse/ansiedade era por conta da rotina absurda que eu tive por anos...E que muita gente ainda tem! Tive que retornar pra SP no início desse ano por conta de família, mas sigo trabalhando remoto. O problema não é sair de casa e ir trabalhar, o problema é o caos que o paulista enfrenta. :( Planejo me mudar pro interior logo mais, viver pra sempre aqui não dá.
Bom no seu caso, na epoca, prevendo-se que A Srta nao fosse dona do pedaco de Terra em Sao Miguel Paulista aonde morava, a altenativa mais viavel teria sido ir para Interlagos ou Morumbi, tomando-se em conta que a taxa de criminalidade era parelha ( um problema mais pronunciado no Morumbi baixo a volta da Giovanni Gronchi )
Ir a Vila Olimpia para mim, saindo do meu canto em Santo Andre, me tomava 1:30 a 2:00 no maximo, dependendo apenas do transporte publico. Eu tinha o luxo de progamar horario de saida,, e retorno, evitando sempre o horario de pico.
Alias e possivel morar relativamente barato a volta do Centro de Santo Andre, nao faltam edificios residenciais antigos alcancaveis ate a CPTM.
Uma outra vantagem foi a abertura da Linha Lilas, que permite pular o congestionamento da Linha Amarela para a CTPM na Marginal Pinheiros. Excluindo-se Vila Mariana ( que e cara ), ainda restam o Alto do Ipiranga, Sacoma, Vila Prudente, isto sem contar que a Metra tem uma linha que sai de Sao Bernardo do Campo, e vai ate a Chucri Zaidan.
Pra mim foi igual, morei em Atibaia e agora São José dos Campos! Sem comparação a qualidade de vida e segurança ♥️
@@jussaraalmeida3970Fora q São Paulo e feio, cheio de prédios e ruas apertadas.
Quero embora daqui.
Meu sonho é trabalhar remoto
@@Red-Kido Tem lugares feios fora de SP.Nada a ver.
Que trabalho incrível!!!! Conseguiu transmitir todas as sensações e perspectivas de quem vive ou viveu essa realidade periférica.
Vim do interior de SP pra estudar e antes de conseguir o emprego morava no Grajau ZS, demorava em torno de 2hrs pra chegar no meu trabalho na paulista, pegando 1 onibus, trem e baldeações. Hoje moro na ZN região de Santana demoro 30 min apenas linha azul, e a diferença que isso fez na minha qualidade de vida é ABSURDA!
Todos deveriam ter essa oportunidade 😢
Nasci em são paulo e vivi minha infância e adolescência, depois fui pro interior onde me formei e trabalhei a maior parte do tempo lá, agora depois de 12 anos estou voltando pra São Paulo e essa é a minha maior preocupação, a qualidade de vida que vou ter e o tempo gasto pra ir e voltar do trabalho todos os dias, onde impacta diretamente na minha qualidade de vida, no interior era 10 minutos pra ir e 10 minutos pra voltar, ganhava aí umas 4 horas no meu dia em comparação á São Paulo, seja pra estudar, fazer uma academia, ou até dormir mais horas e ter uma qualidade de sono melhor.
As regiões centrais de São Paulo hoje te permitem uma locomoção mais fácil pra qualquer zona da cidade, e boa parte dos empregos estão nessa região, mas a realidade de quem mora lá em relação á violência, uso de drogas, prostituição, pessoas morando na rua em situação de miséria é muito degradante, tornando a experiência de morar no centro muito ruim por esses motivos também, me sinto muito mais confortável e seguro morando em bairros mais afastados
Os bairros bons, que não são centrais, mas que tem fácil acesso ao metrô e te possibilitam uma vizinhança mais tranquila e mais velocidade de locomoção, são absurdos de caros, é muito difícil achar qualquer aluguel que seja por menos de R$5.000,00 foge da realidade da maioria dos brasileiros
Ainda estou em processo de mudança e não defini o imóvel e bairro que vou morar, mas não vai ser uma adaptação simples pra mim, espero que dê tudo certo
Muito bom documentário. Espero que essa moça esteja bem, porque a vida dela como de muitos outros não é fácil. Que Deus abençoe e ilumine seus caminhos.