Onde surgiu a Filosofia? - Prof. Anderson

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 27 ส.ค. 2024
  • Curso de História da Filosofia: hotm.art/egito...
    Curso Friedrich Nietzsche: hotm.art/filos...
    -------------------------------------------
    Onde surgiu a Filosofia?
    -------------------------------------------
    Isócrates (n. 436 a.C.) declara que escritores gregos viajavam para o Egito para buscar conhecimento. Na obra Vidas e doutrina dos filósofos ilustres, Diógenes Laércio também atesta isso e muito mais.
    Tales de Mileto (um dos 07 sábios da Grécia antiga) estudou com os egípcios por 10 anos
    Quando Tales foi para o Egito, a penetração da cultura grega tinha apenas se iniciado, embora já existissem colônias gregas e os faraós tivessem a seu serviço tropas auxiliares constituídas por mercenários gregos.
    Os objetivos das viagens de Tales eram provavelmente o estabelecimento de relações comerciais entre os dois povos. Conciliando suas tarefas mercantis com o estudo, encontrou uma maneira de aprender mais, entrando em contato com pensadores que poderiam ajudá-lo a alargar seus conhecimentos.
    Tales aprendeu no Egito a calcular a altura das pirâmides e medir as distâncias dos navios no mar. Estes conhecimentos lhe vieram dos sacerdotes egípcios, depositários da Ciência.
    Em 582 a.C., o Oráculo de Delfos proclamou-o o primeiro dos sete sábios da antiguidade. Isso significava que suas descobertas eram conhecidas, discutidas e aprovadas pelos sábios do mundo grego.
    Pitágoras estudou medicina e matemática por 22 anos
    Segundo Isócrates Pitágoras de Samos "foi o primeiro a trazer aos gregos toda a sabedoria dos egípcios"
    O teorema de Pitágoras foi usado na construção das pirâmides 1.000 anos antes do nascimento de Pitágoras.
    Como muitos outros pensadores importantes da Grécia, Pitágoras teria estudado no Egito, para onde teria viajado em cerca de 535 a.C. - alguns anos após a ocupação de Samos pelo tirano Policrates - lá, conheceu os templos e aprendeu sobre os sacerdotes locais.
    Na época de Isócrates, no século IV a.C., os supostos estudos de Pitágoras no Egito já eram tomados como fato. O escritor Antifonte, que pode ter vivido durante a Era Helênica, afirmou em sua obra perdida Sobre Homens de Mérito Excepcional, usada como fonte por Porfírio, que Pitágoras aprendeu a falar egípcio do próprio faraó Amósis II, que ele estudou com os sacerdotes egípcios em Dióspolis (Tebas) e que ele era o único estrangeiro a receber o privilégio de participar de seu culto.
    O biógrafo platônico médio Plutarco (c. 46 - c. 120 d.C.) escreve em seu tratado Sobre Ísis e Osíris que, durante sua visita ao Egito, Pitágoras recebeu instruções do sacerdote egípcio Enúfis de Heliópolis (enquanto isso, Sólon recebeu palestras de um Sonchis de Saís).
    Segundo o teólogo cristão Clemente de Alexandria (c. 150 - c. 215 d.C.), "Pitágoras era um discípulo de Soches, um arquiprofeta egípcio, assim como Platão foi de Secnúfis, de Heliópolis."[22] Alguns escritores antigos afirmaram que Pitágoras aprendeu geometria e a doutrina da metempsicose dos egípcios.
    Platão estudou por 13 anos
    Segundo o teólogo cristão Clemente de Alexandria (c. 150 - c. 215 d.C.), Platão foi discípulo do sacerdote Secnúfis, de Heliópolis."
    Ele dizia a seus alunos que fossem ao Egito se quisessem estudar as mentes dos grandes sábios
    Platão afirma em Fedro que o Tote egípcio "inventou números e aritmética ... e, o mais importante de tudo, letras".[5]
    No Timeu, Sócrates cita os sábios egípcios antigos quando o legislador Sólon viaja ao Egito para aprender: "Ó Solon, Sólon, vós gregos sois sempre crianças"; “Sois jovens em alma, cada um de vós. Pois aí [na Grécia] não possuís uma única crença antiga e derivada da antiga tradição, nem uma ciência que seja tão antiga com a era".
    Aristóteles atesta que o Egito é a terra original da sabedoria, como quando afirma em Política que "os egípcios são considerados a mais antiga das nações, mas sempre tiveram leis e um sistema político".

ความคิดเห็น • 105

  • @filosofiatotal
    @filosofiatotal  ปีที่แล้ว

    Curso de História da Filosofia: hotm.art/egito-filosofia

  • @alexandrestehlick4929
    @alexandrestehlick4929 ปีที่แล้ว +11

    Ha uma boa razão porque quando se fala do Egito não se tem em mente a África: as relações culturais e econômicas do antigo Egito se davam muito mais com a região do Levante e da Mesopotâmia do que com a Núbia, por exemplo. Da mesma forma que as relações das cidades gregas se davam muito mais com o oriente próximo do que com o oeste da Europa.

  • @marcosveniciusfarias6505
    @marcosveniciusfarias6505 ปีที่แล้ว +18

    Sensacional a sua abordagem!!! Me formei em Filosofia numa instituição pública aqui no Rio de Janeiro e jamais ouvi comentários sobre esse assunto. Parabéns professor professor e, muita luz, sucesso e saúde em 2023 pra você e todos os seus familiares...

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  ปีที่แล้ว +2

      Obrigado! Pra você e sua família também! 😊

    • @jjjoao1
      @jjjoao1 ปีที่แล้ว +2

      ​​@@filosofiatotal 1) A chamada "filosofia ocidental" que é essa atividade do jeito lógico que conhecemos nasceu na Grécia, isso não tem nem o que discutir, mas antes da Grécia já existia um modo diferente de fazer filosofia em outros lugares, isso não é novidade para ninguém.
      Mas NÃO nasceu na África não, a filosofia da China, Mesopotâmia e Índia são tão antigas quanto ou até mais.

    • @jjjoao1
      @jjjoao1 ปีที่แล้ว +2

      ​@@filosofiatotal
      3) Só que a África Saariana (que flertou mais com árabes e greco-romanos) não tem absolutamente nada a ver com a cultura e etnia dos outros povos ao sul do continente, mas os ignorantes esquecem que aquele pedaço de terra é um continente rico em diversidade cultural e étnica e acham que aquilo tudo é um único país unificado pq se deixam hipnotizar pela simples palavra "África".

    • @jjjoao1
      @jjjoao1 ปีที่แล้ว +2

      ​@@filosofiatotal
      2) O problema é que hoje existe a bandeira ideológica de um grupinho que tentam puxar toda a sardinha para o Egito, ignorando totalmente outras civilizações.
      Apenas pq é uma região que fica no continente africano, só por isso mesmo.

  • @danieljose578
    @danieljose578 ปีที่แล้ว +4

    Esse professor é de um brilhantismo didático e intelectual sem igual.Só temos adjetivos de excelência pra qualificar esse canal de Filosofia!

  • @Carloshh7
    @Carloshh7 ปีที่แล้ว +1

    Saudade das suas aulas professor, fica a parte do seu tempo para fazer aulas para gente! Gente vamos espalhar a aula do professor para as pessoas ter conteúdo de qualidade!

  • @botafogofr187
    @botafogofr187 ปีที่แล้ว +4

    Esse vídeo sim, merece ser compartilhado. Parabéns, nota 10

  • @willmeneghel1980
    @willmeneghel1980 ปีที่แล้ว +1

    Que aula professor!!!! Maravilhosa!!!!

  • @menragecamutytuaibo354
    @menragecamutytuaibo354 หลายเดือนก่อน

    Grande aula professor Anderson

  • @eliasarteotonio8454
    @eliasarteotonio8454 8 หลายเดือนก่อน

    TOP DEMAIS, PARABÉNS !!!
    👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿....

  • @nuaaintegracaoartistica69
    @nuaaintegracaoartistica69 ปีที่แล้ว

    Brilhante professor. Parabens.

  • @teresarodrigues620
    @teresarodrigues620 ปีที่แล้ว +2

    Enfim uma verdade esclarecida, do Egito que sai todas as sabedorias, principalmente há Espiritual.
    Eles que foram os verdadeiros escolhidos.

  • @ohistoricismo
    @ohistoricismo ปีที่แล้ว +1

    Grato Professor.

  • @Adilson106654
    @Adilson106654 ปีที่แล้ว +1

    Muito boa sua abordagem, concordo plenamente. Nos últimos anos tenho lecionado Filosofia Africana e já tenho perseguido essa ideia.

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  ปีที่แล้ว

      👏👏👏👏👏👏

    • @atlas567
      @atlas567 ปีที่แล้ว

      @ Adilson Marinho explica o que é filosofia africana, já que agora tem até matemática africana

  • @MariaEduarda-nc9sx
    @MariaEduarda-nc9sx หลายเดือนก่อน

    A grande questão, como fala Giovanni Reale, está em que a filosofia desligada de práticas religiosas, que buscava a razão, tinha sim nascido na Grécia, o que não descarta que esses filósofos gregos não tinham ido buscar sabedoria na África ou em algum país oriental.

  • @d.s.campos
    @d.s.campos ปีที่แล้ว +2

    O que fizeram na Grécia, foi único. Uma coisa é estudar no Egito, como tales de mileto, outra é trazer a filosofia de lá. Que a água é alegoria, não precisa ler outros autores para "supor" isso.

  • @henriquecamboim
    @henriquecamboim ปีที่แล้ว +3

    4:25 parcialmente correto. O Bóson de Higgs seria uma partícula que quando interage com as outras, causa "arrasto" e portanto, peso. A resposta mais correta pra analogia da Agua Primordial geradora da Arché, seria a Física de Campos, da qual a descoberta do Bóson de Higgs faz parte.

  • @autoooo1877
    @autoooo1877 ปีที่แล้ว

    Nós estudantes de Filosofia somos eternos aprendizes dos egípcios. Como disse o Plutarco, o Nilo transborda e espalha sua sabedoria.

  • @wendelfreitastutti9459
    @wendelfreitastutti9459 ปีที่แล้ว

    Filosofia Total ,mais uma vez grato por postar.

  • @juniorluz6931
    @juniorluz6931 ปีที่แล้ว

    Professor, muito obrigado pela a aula. Foi sensacional👏👏👏...

  • @luizamorim7316
    @luizamorim7316 ปีที่แล้ว +3

    Professor, sou seu aluno no Curso de Filosofia. Já sabia das andanças de Pitágoras pelo Egito. Gostaria de saber mais sobre os sacerdotes que o ensinaram e a relação que eles tinham com o Profeta Daniel do Velho Testamento. No aguardo.

  • @nuaaintegracaoartistica69
    @nuaaintegracaoartistica69 ปีที่แล้ว

    Q didafica ❤

  • @robsondias284
    @robsondias284 ปีที่แล้ว

    Estou a fazer faculdade de economia, no médio tinha filosofia e aprendi a gostar dela apartir dos seus vídeos, até hoje ainda continuo a passar aqui para beber um pouco do seu conhecido, muito obrigado pelo seu bom trabalho....

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  ปีที่แล้ว

      Continue nos acompanhando! 😉📚

  • @AconteceuVirouHistoria
    @AconteceuVirouHistoria ปีที่แล้ว +1

    Parabens!

  • @arthuraraujodasilva8454
    @arthuraraujodasilva8454 ปีที่แล้ว +2

    Like, muito obrigado.

  • @manoelarnaldopereiradeoliv9687
    @manoelarnaldopereiradeoliv9687 ปีที่แล้ว +4

    Professor,O historiador Geovani Realli não apoia essa tese dos orientalistas. Ele concorda que os primeiros filósofos aprenderam muitas coisa com os egípcios,porém era saberes puramente práticos,que eram usados pra construir pirâmides,medir as cheias do nilo e etc. Esses conhecimentos práticos,ao cairem nas mãos gregas,adiquiriram o acréscimo da racionalidade,o logos grego,e daí brotou a Filosofia.

  • @AlanRobson_
    @AlanRobson_ ปีที่แล้ว +6

    Muito bom! Cansado já de ver a perpectiva eurocêntrica da história da filosofia.
    É vergonhoso ler a justificativa dos historiadores fazendo aquelas distinções casuísticas para dizer que os gregos inauguraram, DO NADA, a filosofia.
    O Reale vai mais longe, ele diz que é impossível declinar a filosofia da sabedoria oriental.
    Ao Egito ele não concede nem citação.
    O Jeager é pior! É chocante, revoltante aliás, ler as primeiras páginas daquele livro imenso dele.
    O Egito antigo é simplismente a maior civilização já criada. Mais até que Sumérios, Assírios e Babilônios.
    Eles conseguiram avançar em todo campo do saber da época.
    Medicina, arquitetura, astronomia, escrita, etc.
    Imagina o tanto de dados que perdemos com o passar dos milênios?
    Há 3200 anos AEC eles já eram uma civilização grande e próspera.
    África é um continente formidável.

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  ปีที่แล้ว +1

      👏👏👏👏👏👏

    • @AlanRobson_
      @AlanRobson_ ปีที่แล้ว +2

      @@07108384uam Eu me dei a esse trabalho sim. Do contrário como o citaria sem saber que ele afirma que não é possível declinar uma evolução da filosofia da cultura oriental?
      É justamente na abertura no primeiro volume que ele discorre sobre isso.
      A preposição é "ao" não "o"

    • @AlanRobson_
      @AlanRobson_ ปีที่แล้ว

      @@07108384uam Isso é falso! Toda essa asserção é dependente da definição arbitrária do que seja filosofia, a saber : que é um puro de pensamento dissociado do prático.
      Por isso que há o pressuposto arbitrário de que os Jônicos, especificamente Tales, inaugura o pensamento filosófico.
      O que será questionado dps como sendo um pensamento proto-filsofico cuja inauguração mesmo se daria então com Sócrates.
      Só que isso é falso tem como seu cerne o modelo matemático, tanto que a demosntraçao de do triângulo de Tales é dessa natureza. E adivinha? Ele buscou isso no Egito!
      Perceba que toda sua defesa do status quo é baseada no argumento de autoridade, e de modo autoritário ainda. "É ponto passivo" (pacífico seria correto) não há discussão?
      Quem é você pra decidir isso? Não reconheço sua autoridade nem a de ninguém que não esteja baseado em fatos. E os fatos superam as elocubraçoes mais elaboradas.
      Já que você gosta de autoridade e não é capaz de sustentar por si mesmo um tese, sugiro o fabuloso livro de George James - O legado roubado.
      Tbm as teses de Cheik Anta Diop, simplesmente um dos maiores antropologos do século XX sobre o tema.
      Autores que você nunca sequer ouvir falar, quem dirá ler, pra vir aqui com essa conversa ridícula de "encerrou a discussão", "não há discussão sobre isso".
      Coloque-se no seu devido lugar. Não confunda sua ignorância e limite com a realidade dos fatos.
      Você move-se mais pela paixão de acreditar do que pelo desejo de conhecer.
      Os gregos mesmo, só ler Heródoto, admiravam os egípcios como nenhum outro povo.
      Te falta muito ainda.

    • @AlanRobson_
      @AlanRobson_ ปีที่แล้ว

      @@07108384uam O risco de alguém qualificado dar seguimento a um Diálogo com um indivíduo inferior intelectualmente é esse: O qualificado não consegue fazer o inferior subir ao nível da sua conversa mas o inferior, por assim sê-lo, as mais das vezes consegue diminuir o nível da conversa, por definição! Pois sendo sua inferioridade o único produto a oferecer, ele suja tudo que toca e contamina tudo que participa; como um vírus, como um vírus!
      Não fera, você não parou de ler aí, você parou de ler no fundamental ciclo um, nos monossílabos. Isso se verifica na sua porquíssima, repercute a marca indelével de sua miséria.
      Você não sabe quem é Jeager, nunca ouviu falar de Cheik Diop, imagina então de George James???
      Estamos em níveis abissalmente diferentes e eu não vou descer aí, é muito longe, basta essa olhada pra baixo que eu dei agora nessa breve massacre.
      "Vai estudar......" "Eu faço mestrado" HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
      Confundir fantasia com realidade é tem uma palavra brm definida pra no CID.
      E crer na própria farsa é um tipo de psicose.
      Procura ajuda profissional.

    • @AlanRobson_
      @AlanRobson_ ปีที่แล้ว

      @@07108384uam Haha o idiota não conhece ênclise. Ah! Quem diria...
      Foi se meter a besta e encontrou alguém melhor aí sai falando que foi humilhado. Foi mesmo, problema é seu se não desenvolveu o intelecto.
      Fica nítido que você não domina o assunto, tem um repertório curto e não conhece o "status quaestionis" do tema.
      É tão vergonhosa sua situação que você está tentando sair de fininho pra ver se consegue preservar um pouco de sua integridade, destruída pelos meus comentários.
      Você veio a um vídeo de um doutor em filosofia que está defendendo a tese de que a filosofia não foi fundada na Grécia, num comentário que corrobora, citando autores pró e contra e decretando a miséria dos argumentos a favor da Grécia como fruto de mero eurocentrismo e falácia, não conseguiu nada aqui pq é inferior intelectualmente, só se árvora em argumento de autoridade, não sabe escrever, não conhece Jeager, Cheik Diop, G.James etc. Nunca leu nem o Reale inteiro, foi esculachado de todas as formas e finaliza com mais ignorância dizendo que não existe sê-lo, quando um mísero Google evitaria essa vergonha.
      Dá um Google aí, animal burro do caralho:
      "Conjugação com o pronome oblíquo no Futuro do Presente."
      Seja menos imbecil e estúpido que talvez assim as situações de humilhação diminuam sobre você.
      Eu não tenho misericórdia dos inferiores intelectualmente. Essa arrogância eu faço você introduzir no esfíncter, faço tu engolir tuas próprias fezes pra te pôr no seu lugar, estúpido.

  • @EuAbreuPortugal
    @EuAbreuPortugal ปีที่แล้ว +3

    Está muito bem apresentado, parabéns. E de acordo com a historicidade muitas destas teses encontram alguma validação substancial. Mas temos que ter cuidado com o sensacionalismo afrocentrico escrito lá para os lados dos EUA só para contrabalançar o eurocentrismo que eles sempre tiveram. A mim não me interessam essa guerras culturais levadas a cabo pelos woke.
    Na antiguidade, a divisão dos 3 conhecidos continentes era: Europa Ásia e África que formavam a Eurafrásia. Não havia homogeneidade entre os povos/culturas de cada continente. Por exemplo, naquele período em nada os restantes habitantes da Europa se compravam aos gregos, em nada os restantes habitantes da África se igualavam aos aos egípcios, em nada os restantes asiáticos (ainda no médio oriente) se igualavam aos persas e mesopotâmicos.
    Portanto, ao invés de dizer que algo se deve a um continente, celebrando a África como um todo ao invés do Egipto, (e com isto homogeneizar toda uma panóplia de diferentes pessoas e culturas), devemos atribuir o mérito do conhecimento e cultura ao que realmente interessa... Às culturas que interagiam no mediterrâneo.
    Naquela época o mediterrâneo era estrada para as grandes civilizações, não era impedimento ou muralha.
    Podemos afirmar que o conhecimento ocidental como o conhecemos e estudamos, nasce no mediterrâneo.

  • @josegbatista
    @josegbatista ปีที่แล้ว +3

    Professor Anderson, como tem passado? Sou seu aluno no Curso de Filosofia. É verdade que atualmente historiadores cada vez mais acreditam que Pitágoras não era uma pessoa, e sim uma escola, ou uma forma de pensar?

  • @marcelojorge6
    @marcelojorge6 ปีที่แล้ว +2

    Cheikh Anta Diop foi um antropólogo senegalês que no seu livro A UNIDADE CULTURAL AFRICANA defende que a filosofia nasceu na África. Defende que a tese que a filosofia nasceu na Grécia é consequência do EUROCENTRISMO.. Entretanto, antes da África ou Grécia, temos a filosofia oriental, que acredito ser muito mais antiga, apesar de ter um cunho metáfisico e metafórico.

  • @PFaust1155
    @PFaust1155 ปีที่แล้ว +1

    O livro citado já foi traduzido para o português pela editora Anance.

  • @leovieiraalves
    @leovieiraalves ปีที่แล้ว

    Muito bom, obrigado professor.

  • @CaminhosdoPensamento.
    @CaminhosdoPensamento. ปีที่แล้ว

    Conteúdo precioso!

  • @mestredemarionetes7817
    @mestredemarionetes7817 ปีที่แล้ว

    Grande professor!
    Já começou 2023 a todo vapor

  • @antoniomarques5990
    @antoniomarques5990 ปีที่แล้ว

    Aula muito interessante...

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  ปีที่แล้ว

      Que bom que gostou. 👏 👏
      ➡️ Deseja aprofundar seus conhecimentos? Faça agora sua inscrição no nosso Curso de História da Filosofia! Acesse:
      filosofiatotal.com.br/historia-da-filosofia

  • @renatocpjr5192
    @renatocpjr5192 ปีที่แล้ว

    Leiam "Heavenly Sophia", Sergei O. Prokofieff e "Riddles of Philosophy", Rudolf Steiner.

  • @profetadoobvio8455
    @profetadoobvio8455 ปีที่แล้ว +1

    A filosofia surgiu quando alguém não se contentou com senso comum e buscou uma nova explicação por porque das de tudo,isso houve todos os lugares mas os gregos fomentaram mais isso

  • @sandrogomes19
    @sandrogomes19 ปีที่แล้ว +1

    Feliz 2023.😊

  • @nzuadematospange6546
    @nzuadematospange6546 ปีที่แล้ว

    Sensacional tá mais doque evidente que os Europeus (Gregos) aprenderam diversos tipos de ciência com os Africanos (Kemet/Egíto) Chega de preconceito.
    O professor explicou a grande verdade que muita gente não quer ouvir.
    Parabéns 🎉

  • @Nelsonsveras
    @Nelsonsveras ปีที่แล้ว

    Gostei da aula. É verdade que Pitágoras disse "a semelhança entre os homens e os animais é que estes também têm alma"?

  • @ricreverb
    @ricreverb ปีที่แล้ว

    Bom dia Professor, o que vc acha que o autor fala no livro, que Alexandre era amigo de Platão e quando ganhou a guerra no Egito, deu acesso a toda a biblioteca egípcia a ele que junto com seus alunos passaram a copiar literalmente os mistérios egípcios e depois de vários anos volta e só assim abre sua escola??🤔🤔

  • @sheilaluiza9195
    @sheilaluiza9195 ปีที่แล้ว +1

    olá professor poderia me indicar a bibliografia usada deste vídeo

  • @danielbalasamiguel6788
    @danielbalasamiguel6788 ปีที่แล้ว

    Grandes mentes precisam sim, de grandes fontes de saber. E é sabido que o Egito antigo possuía escolas de mistérios, que influenciaram todas civilizações e povos. Até mesmo entre os judeus há escolas de sabres praia e escritos

  • @Nelsonsveras
    @Nelsonsveras ปีที่แล้ว

    Sobre a sabedoria ocidental ter sua origem no Egito, é verdade que teria também (ou totalmente) origem mais remota ainda na Índia, a partir da migração que os indianos realizaram, a partir do fim da última glaciação, para a Europa, levando a civilização e a escrita para lá, tanto assim que o idioma indo-europeu (do qual se originaram o latim e o grego, por exemplo) surgiu a partir dessa migração?

  • @canalhatata3893
    @canalhatata3893 ปีที่แล้ว +1

    O Egito atingiu seu auge cultural entre 3500 A.E.C e 1000 A.E.C. e a Grécia só surge no ano 800 A.E.C., ou seja, os Egípcios tinham mais de 2000 anos de muita história cultural (matemática, arquitetura, medicina e etc) antes dos gregos surgirem...

  • @Vaivendoae
    @Vaivendoae ปีที่แล้ว +1

    A filosofia que de fato mudou o mundo, que abriu portas para a ciência, teve um antes de Aristóteles, depois de Aristóteles. Platão não teve a grandeza de um Espinosa, em reconhecer que os mitos eram....apenas mitos. Gênio? Bem, como filosofia não é ciência, é uma opinião.
    Mas gostei do vídeo, mostra como os mitos egípcios influenciaram os especuladores gregos,... até Aristóteles.

  • @carlosdebarrosfernandes2050
    @carlosdebarrosfernandes2050 ปีที่แล้ว

    Boa

  • @Tonniferreira
    @Tonniferreira ปีที่แล้ว

    Fica meio q errado essa ligação feita. Egito antigo e até contemporânea só está geograficamente localizado no continente Africano, e nada mais. Povo, culto a deuses e cultura são bem diferentes dos países da África subsaariana. Observando a história e o desenvolvimento das civilizações, temos a certeza disto. Mas força uma ideia, q não entendo qual a finalidade, sinceramente.

  • @paulogaivotaum8574
    @paulogaivotaum8574 ปีที่แล้ว

    A poesia é interplanetária,na Atlântida existiam grandes conchas acústicas de concertos,e festas.

  •  ปีที่แล้ว

    Eu te amo professor, me da uma chance?

  • @alexandrewiliamverissimode2942
    @alexandrewiliamverissimode2942 ปีที่แล้ว

    Feliz 2023.

  • @geraldofagundes9601
    @geraldofagundes9601 ปีที่แล้ว

    É CADA PERGUNTA !!!
    ÀS VEZES, NADA FILOSÓFICAS...

  • @alexandrestehlick4929
    @alexandrestehlick4929 ปีที่แล้ว

    Se na capa do vídeo estivesse escrito Egito ao invés de África a frase certamente seria muito menos chocante. É mais ou menos como dizer que há cangurús no Oriente, XD.

  • @fernandonascimento9827
    @fernandonascimento9827 ปีที่แล้ว +1

    Ou seja, a Filosofia grega é um plagio da Filosofia egípcia.

  • @user-wi4ee7mr8l
    @user-wi4ee7mr8l ปีที่แล้ว

    Kkkk😢😂😊

  • @Arrotte.Weiler
    @Arrotte.Weiler ปีที่แล้ว

    Isso, tudo veio da África. 🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
    O mania de falar isso pra parecer intelectual. Quem podia e tinha interesse, viajava pra diversas localidades, TAMBÉM pra África, onde havia a Biblioteca de Alexandria... A.. Le... Xan... Dri.... A.... Alexandre... Helenismo....... Precisa desenhar? Ou pro professor parecer bonzinho ele precisa sobredourar a África?

  • @reginaldoalmeida2673
    @reginaldoalmeida2673 9 หลายเดือนก่อน

    Um ladrao veio matar rouba e destruir

  • @abigailtenoriodeoliveira1678
    @abigailtenoriodeoliveira1678 ปีที่แล้ว

    É difícil ler estes garranchos.