A prisão (parte 1) - Danilo Carneiro (memórias de um guerrilheiro)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 4 ต.ค. 2024
  • Registro realizado pela 202 filmes em dezembro de 2016. Danilo Carneiro foi analista de sistema, ex-militante do PCdoB e do PCR e membro do Grupo Tortura Nunca Mais, ex-combatente da Guerrilha do Araguaia. Faleceu no dia 1º de janeiro de 2022.
    "Danilo iniciou sua aproximação com o comunismo ainda secundarista, quando residia no Rio de Janeiro. Com pai comerciante, teve uma vida confortável e boa educação. Marcou-lhe para sempre o ensinamento de sua mãe, de jamais ser condescendente à injustiça. Ao término dos estudos, mudou-se para Juiz de Fora, em Minas Gerais, quando integrou ativamente a luta do proletariado em greves e marchas; integrou na época o movimento estudantil. Apesar de sua atuação na luta de classes junto às massas proletárias ocorrer desde meados de 1956, Danilo só integrou o Partido Comunista do Brasil (reconstruído sob a sigla PCdoB) mais tarde, no final dos anos 1960. Já no Partido, diante do crescimento do cerco sobre sua atividade revolucionária, se colocou à disposição do Comitê Central para servir no que fosse mais útil ao Partido. Iniciaram-se as discussões e, no início de 1970, transferiu-se para a região do Araguaia. Iniciou ali a vida guerrilheira: os treinamentos militares, a sobrevivência na selva e o trabalho político com a massa de camponeses da região. Apesar das dificuldades que enfrentou para adaptar-se à vida e rotina militares, sempre deu demonstração plena de honestidade e integridade revolucionárias, e disciplina proletária. Conforme ele mesmo disse em seu depoimento à “Comissão da Verdade”, mesmo quando discordava das decisões do comando e da direção do Partido, após manifestá-las no momento de discussão, as cumpria sem reservas." (Fonte Jornal A Nova Democracia)
    Produção: 202 filmes
    dezembro de 2016.
    entrevista: André Queiroz
    filmagem: Arthur Moura / Felipe Xavier
    montagem: Arthur Moura
  • เพลง

ความคิดเห็น • 10

  • @luizamendes9300
    @luizamendes9300 5 หลายเดือนก่อน +6

    Essas entrevista deveriam ser obriigatorias em todas as escolas, para que nosso povo hj não idolatrasse esses militares que querem novamente tomar o poder! Danilo PRESENTE!

  • @JorgeSilva-od4yh
    @JorgeSilva-od4yh 5 หลายเดือนก่อน +3

    Saudações Revolucionárias e LUTO PELO CAMARADA NO PANTHEON DA HISTÓRIA DO POVO BRASILEIRO!

  • @loreinesucupira1964
    @loreinesucupira1964 7 หลายเดือนก่อน +14

    Danilo Carneiro presente! Descanse em paz.

  • @ERMBO1883
    @ERMBO1883 5 หลายเดือนก่อน +4

    Meu avô morreu na transamazonica, foi pra lá em 68, morreu em 72. A malária atacou o fígado dele. Lá era um verdadeiro inferno verde... imagina o que sofreram esses guerrilheiros...

  • @Ignezregis
    @Ignezregis 4 หลายเดือนก่อน +2

    Essas mesmas torturas os militares fizeram com os coitados dos camponeses. Em um filme feito,com aquela população eles relatam que muitos desapareceram até hoje; outros enloquemos eram pelas torturas.... E esses malditos militares jamais foram punidos.

  • @amigo9918
    @amigo9918 ปีที่แล้ว +13

    sofreu muito defendendo a democracia!
    descanse Danilo em paz!

  • @loreinesucupira1964
    @loreinesucupira1964 7 หลายเดือนก่อน +18

    Sei q nenhum país deveria precisar de heróis, mas eu tenho os meus e meus heróis não morreram de overdose, foram assassinados por um Estado ditatorial, fascista e assassino. Mas temos muitos vivos ainda! Parabéns para todos, todas e todes que lutaram pela democracia ou pela derrubada da ditadura. Devemos nos mirar nessa geração tão combatente e generosos, sonhadores amados do nosso Brasil.

    • @4234-j3z
      @4234-j3z 7 หลายเดือนก่อน

      Com essa baboseira de "todes" não vamos muito longe.
      "Todes" : uma bestrira que inventaram e que apequena a luta do proletariado, faz de nós motivo de chacota.
      Obs : o companheiro Danilo considerava o Lula um populista, um traidor. Mil vezes melhor que quase todos presidentes que o Brasil já teve, mas não deixa de ser o que é em sua essência.