Sou fã da Legião desde o 1⁰ disco. Fico feliz em saber q o Renato se inspirou nos melhores para compor suas canções q até hoje são memoráveis e insuperáveis!!
Conheci Legião Urbana mais profundamente num retiro espiritual, um amigo que hoje em dia é Padre levou o disco 2 e além de ouvir dançava imitando o Renato Russo, eu tinha 14 anos e ao chegar em casa pedi pro meu pai este disco que ouvi diariamente, hoje toco bateria por causa do Legião e toda crítica que se faz a eles não abalam em nada minha admiração pois VENHA, QUE O QUE VEM É PERFEIÇÃO
também fui num retiro espiritual uma vez, e lá também tinha um amigo que dançava imitando o Renato Russo, mas só não sei se ele virou padre, pois nunca mais o vi.
Se ele fizer um vídeo citando as fontes do Renato Russo será uma verdadeira aula de história e música. Uma delas eu cito aqui , Pais e Filhos é um livro do Ivan Turgneniev fala sobre Nillismo de uma forma muito sóbria e a frase refrão da música é a frase do irmão do dono da fazenda do livro, mas ele pede implorando, quebrando os próprios valores: "Se você o ama, ame-o como se não houvesse o amanhã". Se o Régis colocar as fontes do Renato Russo, principalmente das letras, será uma aula digna de curso de Doutorado, assistirei com certeza.
Eu tenho esse álbum a vinte anos e após assistir seu vídeo fui ouvir todos esses "empréstimos" comentados, até mesmo Jerri Adriani que não conhecia. Eu não tinha percebido e fiquei impressionado que i don´t care do Ramones virou o HINO do rock nacional Que País é Este! assim como entre outras, What To Do da Vanusa virou Sabbath Bloody Sabbath. Depois fui ouvir de cabo a rabo novamente o primeiro álbum da Legião. Sabendo disso acho que o Renato fez belas canções com essas idéias e de trechos de músicas e livros. A minha sensação ao ouvir a Legião foi e ainda é espetacular. Quem dera os compositores brasileiros hoje fizessem músicas com idéias ou trechos de letras e livros e não de balada, boteco, motel e jogador de futebol.
@@Lil_____889 Me permita ser mais claro, quando eu disse funk não quis generalizar apenas me referi ao funk com letras repetitivas e sem riqueza alguma tanto na letra como na melodia, pra mim esse tipo de musica não tem vez, mas não são todas e isso se aplica a todos os gêneros musicais com destaque para o sertanejo universitário que tem produzido porcarias em larga escala e não digo isso por me achar melhor apenas por perceber uma coisa óbvia. Não acho que nasci na época errada até pq antigamente tinha muita musica medíocre também o problema é que hoje a MPB tem se sido deturpada por músicos de baixa qualidade que não passariam da primeira fase de concursos musicais como aquele do Raul Gil. O que faz "sucesso" na web tem se tornado padrão na mídia, até parece que view é sinónimo de sucesso, eu posso ver ter certeza que ruim. Em cenário musical pobre como esse não é de se estranhar que pessoas como vc não tenham noção do que representa a LU assim como outros.
O Led Zeppelin, literalmente A MAIOR BANDA DO MUNDO, sempre pegou referências (até de forma descarada). O argumento contra a Legião é ainda mais estapafúrdio se levarmos em conta que é um álbum de estreia onde a maioria das bandas ainda não tem maturidade suficiente. A meu ver, esse tiozão não apresentou qualquer argumentação consistente e eu sigo amando a banda como tenho feito há mais de 30 anos...
@@Mais_uma_dose Vdd. Este é o Modus Operandi dele. Mas não tenho hate. Afinal só apontamos as falhas nas considerações dele. A propósito, tbem amo Iron🤘
@@Mais_uma_dose Ele disse que é uma das bandas que marcou a Rock nacional,ele disse algumas verdades sobre as referências do Renato Russo. Ele não desqualificou tanto a banda E outra, quando eu Chingo um Jogador de ruim não precisa eu ser um Jogador craque , isso é Fato.
Acredito que nunca haverá um compositor que se iguale a Renato. O cara foi e é único! Influências todo mundo tem. Quem me dera se os compositores que fazem sucesso hoje fossem influenciados por Renato.
Régis... Seus ideais e perspectivas,suas ilusões e pretensões,sem dúvida são moldadas naquilo que vc ouve vê ou lê,sem dúvida de certa forma infuencia na construção de suas própias obras,musicalmente falando. É óbvio que os músicos eram limitadíssimos. Mas a genialidade do Renato em aliar suas idéias a sua cultura e moldar isso ao cenário político da época(Diga se de passagem que nada,absolutamente nada,só piorou)"Que País é esse". Renato foi muito Sagaz em transformar tudo isso em Música. Vc está vendo pessoas pensantes musicalmente hoje?????????
Sou grande fã do Legião. Excelente vídeo, mostra as referências que foram utilizadas por Renato em seu disco de estreia, sem passar pano, mas reconhecendo a grandeza do legião. Parabéns!
Sempre curti a Legião Urbana. É, de longe minha banda nacional favorita. Tive todos os discos e gostava bastante de todos. O foto do Renato Russo buscar inspiração e citar artistas que ele gostava não é nenhum demérito, pelo contrário. Só mostrava que ele era um cara que lia muito e ouvia muitos discos legais. As quatro estações e o V são discos espetaculares. Neles vc nota que, apesar da imitação dos músicos quanto à técnica, os arranjos eram muito bons. O melhor exemplo se nota na faixa Metal contra as nuvens do disco V. Recomendo demais a quem não conhece. A discografia deles é recheada de pérolas.
Sou um grande admirador de Legião Urbana e quanto mais o tempo passa mais eu aprendo e mudo minha percepção de suas músicas. Este vídeo foi muito instrutivo e só fez aumentar ainda mais minha admiração e respeito pela banda, pelo Renato e pelo Régis. Estou aguardando a segunda parte sobre o Dois. Vlw!
Legião nunca teve a pretensão de ser punk. O som deles tem mais haver com o pós-punk, a new wave, o que é muito diferente. O Régis é uma besta quadrada, esse tipo de crítica que ele fez deveria ser feita ao Aborto Elétrico, banda do Renato anterior a Legião. Está, sim com pretensões de ser Punk.
O Régis fala em tom de crítica o fato do Renato ter homenageado a banda Young Marble Giants em L'âge d'or citando "lá vem os Jovens Gigantes de Mármore". Isso na verdade é maravilhoso. Grandes artistas como Caetano Veloso fizeram a mesma coisa.
Cara, esse é um dos vídeos mais bizarros do Régis Tadeu. Chega a ser engraçado, muito engraçado. Os comentários do vídeo mostram muito bem. O Régis brilhantemente desmembra as composições do Renato com o intuito de desdenha-lo, mas o efeito é o oposto! O Régis não percebe, por arrogância ou estupidez (ou ambos) que exatamente isso tornava o Renato especial, único. Essa era a característica que encantava o público e o destacava dos demais artistas da mesma época. A as referências literárias das letras do Renato eram destacadas em boa parte nos encartes dos LPs e nas entrevistas ele sempre abordava essas referências (e outras). Isso está longe de ser algo como plágio, ao contrário. É absurdo insinuar algo desse tipo. As pessoas vão se emputecer não por serem "fãs idiotas" , mas por ser uma crítica leviana. Até pq o RT baba ovo de artistas muito inferiores. Percebesse que é algo pessoal mesmo, associado a um bairrismo que é muito forte na grande São Paulo.
@@TalktotheWind Pegar trechos de outras músicas não tornam ninguém genial... A questão de fundo é que o rock nacional dos anos 80 está longe de intertextualidade, e coisas como do Caetano... eram todos jovens muito impressionados com o som que ouviam do exterior, e queriam fazer algo igual. Em alguns casos, era plágio descarado - Camisa de Vênus... ou, antes, Raul Seixas - em outras, a influência está por todos os poros da música... Era a questão de uma defasagem artística, por um lado. Por outro, há um deslocamento cognitivo e social tremendo... elite candanga querendo ser punk é das coisas que a América Latina produziu a granel... como terratenentes iluministas...
Regis, quando esse disco foi lançado em 1985 eu tinha 15 anos e como muita gente, tive meu primeiro contato com a banda quando eles apresentaram "Será", no programa "Globo de Ouro". Até então nunca tinha ouvido falar ou sequer sabia da existência da Legião. Eu fui um fã incondicional da banda desde o primeiro disco até o album "O descobrimento do Brasil". E me tornei fã, porque a música da banda me atraiu, não porque era "moda". O sucesso deles foi conquistado disco a disco, e sendo lançado em paralelo com vários outros álbuns da época como Paralamas, Titãs, Ultraje e etc. Mas minha afinidade foi maior com a Legião por uma questão natural, tendo como referência somente o som que saia das caixas de som. Você lembra que naquela época não tinha essa super exposição do mercado de hoje. Toda essa mitologia sobre a banda, as historias, conceitos e demais bla bla bla empurrados pela mídia, revistas e etc, vieram depois. No primeiro disco nós eramos "telas em branco". Inegavelmente, a voz do Renato Russo era o "diferencial" da banda. Como quem nasceu nos anos 70, nós eramos familiarizados com a voz do Jerry Adriani e apesar da similaridade, o tom de voz do Renato Russo era mais "encorpado", mais melódico. A sonoridade da banda era nitidamente interessante, mas era obvio que tinha muita produção de estúdio em cima, provavelmente para compensar a limitação técnica dos integrantes. As questões das letras clonadas e traduzidas de outras bandas que você mostrou eu desconhecia, mas não me surpreende nem um pouco esse fato, uma vez que posteriormente vimos que muito do que o Renato Russo escrevia em suas músicas, principalmente as romanticas, era tirado da vivência e experiencia de vida de amigos próximos que ele testemunhava, e não dele mesmo. Essa questão da Legião ser "punk", quando ouvi sobre isso a primeira vez, a sensação foi de completo estranhamento, pois a sonoridade da banda não tinha NADA de punk, que baseado no meu limitado conhecimento adolescente da época, punk era Sex Pistols, era Replicantes. Eu acho que isso tinha a ver com "querer ser" punk. Mas dando meu depoimento de um garoto de 15 anos, que comprou o primeiro disco assim que foi lançado, conhecendo somente "Será", e descobrindo todas as outras músicas do disco na sequencia, avaliando de uma em uma, pra mim era um disco muito bem produzido, com músicas boas de se ouvir, com uma voz marcante, e letras que eu mal compreendia na época. Era uma experiencia sonora que eu ouvia diariamente com fones de ouvido absorvendo cada detalhe musical, que eventualmente se tornaram referência musical pra mim. Vale ressaltar que esse Status de "Melhor banda do Brasil dos anos 80" foi uma coisa atribuida posteriormente. Olhando sob essa optica de "mito", as pessoas acabam se sentindo na obrigação de gostar de Legião, assim como é com os Beatles. Bom seria se esses rótulos não existissem e as pessoas escutassem os albuns sem pré-conceitos. Feliz fomos nós que pudemos ouvir pela primeira vez quando foram lançados sem sofrer influência externa.
bacana mesmo, gostei do q disse, lembro a primeira vez q escutei Será... Quase sem querer... há tempos e tantas outras... felizes fomos nos que pudemos escutar pela primeira vez... no lançamento... antes mesmo de se tornar o fenômeno que foi
Aos 14:52 você está certíssimo ! Eles eram tecnicamente muito fracos, mas eu sempre gostei do baixo do Renato Rocha...e a voz do Renato era muito boa! Eu já curtia metal na época e sempre observei o Legião. Quando o Dois saiu passei a vê-los de forma diferente, tinha algo especial ali. Foi muito bacana a cor que o legião imprimiu em nossa vida nos anos 80 e inicio dos 90 ...até o 4 Estações valeu pra caramba !! Tem trechos de entrevistas do Renato Rocha onde ele demonstra muita mágoa do Bonfá e diz o quanto o Renato Russo era gente boa !! Saudade desse tempo...
Melhor músico da banda era Renato Rocha, e melhor letrista e cantor obviamente era Renato Russo. E vou além, o melhor letrista e vocalista do BRock foi Renato Russo.
Verdade seja dita o Renato Russo era um exímio leitor e isso contribuiu para que ele fizesse as composições e sim era um privilegiado pois o pai dele era funcionário do Banco 🏦 do Brasil e foi trabalhar nos USA... isso explica porque canta tão bem no seu álbum solo e a mãe dele era professora de Inglês e ele também já foi professor de inglês.
Não adianta criticar....eu vi a banda nascer e não tem como negar,pois com muita simplicidade e letras maravilhosas,os caras fizeram todo o Brasil CANTAR JUNTO !!!!
Gosto da Legião Urbana. Renato Manfredine Jr era inteligente, soube aproveitar os recursos ao seu redor. Gosto de muitas músicas até hoje. O álbum descobrimento do Brasil foi o álbum q mais gostei. Sabia das referências de Renato Russo.
Nunca fui um grande fã. Mas essas inspirações ocorrem em toda música popular. Eles eram garotos, aprendendo a tocar. Natural usar o que sabiam antes de criar coisas novas…na arte nada se cria, tudo se transforma
Banda diferenciada sim. Muito pela capacidade do Renato de passar uma mensagem , uma energia que era tocante sim. Umas das grandes bandas do país sem dúvidas.
Ninguém exige genialidade técnica da legião urbana, a conexão deles com o público era mútua mesmo com 3 acordes! A Discografia da Legião tem mais altos que baixos e fez o que toda banda sonha em fazer : ter milhões de fãs, construir um legado artístico e entrar pra história do Rock.
Na minha adolescência descobri a Legião, e sim, virei fã. Nunca achei que a banda fosse diferenciada musicalmente, mas gostava demais das letras. Cresci ouvindo Legião, Camisa de Vênus, Led, Iron, U2, Creadence, Black Sabbath as bandas aqui do Sul, Replicantes, Cascaveletes, TNT. Enfim, um pouco de tudo. Querendo ou não a Legião marcou uma época na minha vida e sinceramente não me ofendo se por isso você ache que sou um imbecil. Curto muito teus comentários e certamente vou continuar te ouvindo. Abraço!
O primeiro album q ouvi do Legião, foi o 2, apresentado a mim por uma colega da escola: tinhamos 14 e 13 anos respectivamente. Veja o q adolescentes ouviam e comparem com o cenario hj em dia... De toda forma, qdo ouvi aquele álbum, fiquei alucinada, perplexa e queria mais!! Legião era o sol no céu de uma geração inteira. Já sabia q o grupo compunha, pegando emprestado ( Régis, amo-te por essa e por outras!!) pequenos trechos de livros budistas, composições diversas, poemas, sonetos ( Camões, Shakespeare, etc), mas, isso não me incomodou! Eles conseguiram ser brilhantes e me arrebataram! Hj, quase não ouço Legião, talvez por não querer ser "mais do mesmo" ou apenas por " quase sem querer", precisar dar um descanso dos meus cds da banda, ha ha ha! E, Régis, como sempre, vc acertou de novo: confesso q fui uma das fãs mais chatas do Legião!! Um beijo!!
É fácil falar de quem não pode se defender E é fácil ser notado Difícil é fazer o mesmo e ser lembrado Tentar tirar a importância que é para milhares é fácil Difícil vai ser você ser lembrado Mas é compreensível no seu mundo só existe você
Instrumentalmente, o próprio Renato Russo dizia que eles não eram bons. Nenhuma novidade. O pulo do gato da banda é não só a genialidade do vasto conhecimento musical do Renato Russo como principalmente a sua voz, que tornava até um "parabéns pra vc" algo lindo de ouvir. Legião está a anos luz de qualquer outra banda brasileira.
Com certeza. Isso mesmo. E aí, se o Renato se baseou em livros, outras letras, ou filmes, ou outras estórias???? Pelo menos concretizou a coisa. Resto é Mimi mi de crítico frustrado...invejoso. vai julgar quantas bandas baseado nisso???? Vão sobrar poucas
Mano! Eu nunca fui fã da legião, mas o talento do Renato era inegável, o cara era um excelente letrista, quem tenta diminuir isso está atrás de polêmica barata, todo mundo sabe q eles se inspiraram e até "roubaram" muitas das melodias das músicas da legião de bandas inglesas da new wave e pós punk, mas todo mundo um dia fez isso, é só lembrar que um dos maiores clássicos do Nirvana "Comes as you are" tem a linha de baixo roubada na cara dura de uma música do Killing Joke... e pra terminar, se isso fosse algo tão simples de fazer a gente teria uma banda como a legião urbana a cada semana e não tem nada nem parecido por aí.
Apesar dos diversos problemas, sejamos honestos: Legião é muito, mas MUITO superior ao que temos hoje no mainstream. Cada vez que ouço comercial de artistas na TV, meus ouvidos sangram...
Choro de neném é 1000x melhor do que a pisadinha no calo que temos hoje. O próprio Regis falou que para o contexto nacional, diante de um público que nunca tinha ouvido nada do tipo, Legião teve sim sua importância.
@@RobertoJuniorNet A importância da banda não foi questionada. Ele tratou de outras questões. Sou muito fã da Legião Urbana, mas tem muitas coisas emprestadas de bandas gringas. Normal.
As letras do Renato Russo são atemporais, o som simples e bem executado do Legião Urbana se tornaram uma junção coerente. O Renato foi um artista especial na história da música Brasileira.
Não sei o que desmerece a legião urbana. Quanto as letras do Renato essas são de longe o melhor que temos até hoje. Não tinhamos psicólogos naquela época, nos apoiavamos nas letras.
O próprio Morrissey, que o Renato chupinhava nas danças, também fazia isso de pegar passagens de livros que lia, principalmente do Oscar Wilde. Renato era um ótimo letrista, isso é inegável, nenhum letrista mediano seria capaz de escrever algo como Acrílic On Canvas.
Sou Legionário! Mais do que música e letra, Legião Urbana tem lembranças, cheiros, sensações que vem tudo junto...entendeu? Em 1984 eu tinha 15 anos, foi essencial para minha formação. Por isso sou consumidor de música, não sou acadêmico da música, nunca conheceria este "plágio"...para mim ele é um gênio por saber nos filtrar o que a música tem de bom. E não me considero idiota por isso. Continuo Legionário! E também vou continuar te seguindo, gosto das suas dicas. 👍😉
Exato. As músicas da Legião Urbana te coloca dentro de uma respectiva época e refletir como se estivesse respirando-a. Assim como outras bandas clássicas a fora faz isso através de suas composições.
Eu amo legão do fundo do meu coração, foi a primeira banda que eu ouvi a discografia completa, depois disso comecei a me interessar mais por acompanhar o trabalho de outras bandas na integra, e não ouvindo apenas as mais tocadas. Todo mundo fala que a banda tem instrumentistas fracos, mas mesmo assim eu gosto como soa a simplicidade dos instrumentos, acho que isso valoriza o poema e a bela voz do Renato, ele canta com o pulmão, isso é lindo. Musicas simples, que fala de coisas simples, isso me agrada de mais. Obrigado pela analise Regis, aguardo pela analise do "dois".
uma assinatura feita por uma amalgama de referências e "homenagens", mas ainda assim uma assinatura, pra mim a assinatura de fato é a sensibilidade do Renato que é inegável, pois conseguiu traduzir com verdade os melhores conceitos dos seu gostos para o público geral brasileiro
Sou fã da banda, mas vc não entendeu o vídeo? Aposto q nem assistiu! Identidade própria? Aí não, né? Não pode ser burro ao ponto de afirmar isso diante de tantas evidências, as “inspirações” do Renato. O Regis foi coerente ao reconhecer a importância da banda no contexto da época, mas mesmo gostando e tendo os discos até hj, não posso concordar q Renato era um gênio “original”! Influenciou uma maioria q não tinha acesso a livros, discos importados,etc.
Renato Russo tinha a genialidade de fazer trocadilhos em suas letras, verdadeiras poesias,, baseando-se em tudo que lia, ouvia e vivia de modo que a construção de cada obra, mesmo contendo retalhos, era uma marca sua. >>> Genial >>> É mesmo Incrível esse exemplo de citar o nome de uma banda estrangeira traduzida para o nosso idioma de forma camuflada dentro dos trocadilhos tendo no restante da letra o desenvolvimento de outros retalhos e etc... Isso é genial. >>> Vê-lo pegar trechos de uma letra de uma banda inglesa e misturar com.outras idéias, bem como pegar trechos da Bíblia e misturar com outras poesias e no fim brotar a sua própria obra, é genial, o que aliás, inclusive, ainda ganham melodias absurdamente maravilhosas para ser merecidamente aclamado na sua época e até hoje.. >>> Cada artista usa suas estratégias para compor e, ter essa sacada não é para qualquer um. Renato Russo soube usar muito bem essas habilidades com total maestria e inteligência para fazer acontecer tudo isso que entrou para a história deixando um enorme legado. E discordo quando esse crítico compara a banda "Paralamas do Sucesso" pela variedade rítmica com a "Legião Urbana" que em sua equivocada opinião, acha que ficava sempre nas mesmas levadas. Ouvindo isso, cheguei à conclusão que esse crítico não conhece ou não sabe diferenciar uma obra da outra. A banda a cada disco, surgia com canções lindas e bem no estilo deles que ora variava em Baladas muito bem arranjadas, ora com um Rock calçado por boas influências e tudo muito bem finalizado com letras incríveis. Se a outra banda lá quis usar ritmos africanos ou caribenhos, a Legião quis usar outras ferramentas e É CADA UM NA SUA PRAIA. ( Simples assim ).
@@silviocinti O Régis parece não gostar de Legião Urbana, respeito a opinião, nós somos livres e democratas. E não estou chorando, eu gostei do vídeo, interessante e instrutivo. E não estou criticando o Régis ou com raiva do que ele expôs. É sempre bom conhecer, saber mais sobre esse mundo artístico de forma didática e respeitosa. Mas, continuo a admirar o trabalho de Renato Russo. Pelo visto na História da Música, plágio se tornou algo normal e até artístico. Leda Zeppelin também fez muitos plágios, aliás roubou músicas de artistas afro americanos, assim como muitos artistas musicais plagiaram outros artistas, não necessariamente afro americanos.
Escuto e tenho todos os álbuns da Legião Urbana, talvez por ter sido meu primeiro contato com o rock em minha adolescência... Não coloco o Renato Russo ou a banda como mitos, entendo quem não os aprecia, mas eles tiveram sim uma importância para a música brasileira, para toda uma juventude que saia da ditadura, que começava a pensar em liberdade, política, construir visão de mundo.
O que ele Não aprecia a simplicidade que a a banda tocava como se não soubesse tocar so que foi o Renato Russo que quis que os instrumentos fossem trocados com simplicidade que as harmonia tivesse simplicidade
@@alessandrodonizete4757 cara, qdo o Renato Russo chamou o Vila Lobos o cara nunca tinha pegado uma guitarra na vida. Eles mal sabiam tocar mesmo. Isso é fato. Tem relatos de técnicos de som que dizem que nos dois primeiros discos foi terrível conseguir gravar.
@@Edubeetle63 eles nunca negaram isso. Inclusive tem um entrevista do bonfá e dado que eles dizem que aprenderam a tocar em estúdio já gravando ... O primeiro álbum
Se hj eu sou músico, devo isso a minha vontade de aprender a tocar Tempo Perdido. A legião foi a minha escola, e de quase todos os amigos músicos que eu conheço também!
@@MrPedro13000 nada haver isso aí! Eu mesmo parti para outras bandas, outros estilos... E lhe garanto que muita gente que iniciou com a Legião, hj sabe muito mais q 4 acordes...
@@Falecomharry esse maluco tá falando merda mano legião e só pro cara começa a pegar as bases depois o cara vai aprendendo a tocar outras coisas mais complexas o maluco tá querendo que uma pessoa que nunca tocou em um violão começar com a nona sinfonia de Beethoven e uma piada mesmo pqp
Não vejo sua frase tendo a ver com as obras do Legião. A banda andou sozinha. Até as maiores bandas e cantores do mundo já fizeram plágios, no mundo RAP nem se fala, de 2Pac a Eminem, todos fizeram e ainda fazem. É o famoso discurso BOBO só pra tentar depreciar a grande obra do grande artista.
Quando eu escutei Legião pela primeira vez já dava pra perceber a força é a personalidade do Renato Russo como sendo o lider da banda esse 1 albúm é bom demais.
Legião Urbana é a prova de que não adianta ter melodias técnicas cheias de notas difíceis. Tem que saber passar um sentimento ou emoção. Isso é o que realmente importa numa música e isso o Legião Urbana fazia muito bem.
O que ele diz é que houve menos "criação" do que se pensa... E não é "sacanagem" - Régis tem feito crítica musical de álbuns dos anos 60 e 70, que são anteriores.
Esse disco é incrível! Suas influências não desmerecem a obra como o Régis tenta fazer parecer. A Legião se manteve e se mantêm todo esse tempo como uma das bandas mais icônicas e importante do Rock nacional por obras como essas. Infelizmente tem pessoas que não superam o seu recalque. Fazer o quê?
Com certeza! Ele não desdenhou assim quando falou de raul dizendo que raul copiou algumas músicas e bandas de outros não entendi todo esse desprezo por a legião kkkk
Concordo com você. Legião foi um marco na música brasileira. E a opinião do Régis é uma babaquice, só concordo com as influências que ele fala sobre trechos de músicas estrangeiras, mas não vejo isso como ruim, tem muitos outros que fazem o mesmo como forma de homenagem a outros artistas...
Regis é um baterista frustrado. Por isso sempre fala mal do Marcelo Bonfa por exemplo. Mas Rock é isso não precisa ser perfeito e sim passar uma mensagem verdadeira
Eu tinha 11 de idade quando eu ouvie a primeira musica do legiao e ate hj com 32 anos de idade eu ainda mim emociono quando eu ouço as canções deles sem sombra de dúvida marcou minha vida de um tempo bom que eu vivie
Grande Regis,que bacana ver você falar sobre a Legião,eu como um grande admirador da banda sei o quanto essa banda foi importante no cenário musical,reconheço q não foi uma banda acima do bem e do mal,parabéns pelo esclarecimento. Paz!!!!
Olha a Legião foi trilha da minha juventude ,tenho todos os CDs assim como Cazuza,Paralamas,Titãs , Engenheiros ,Ratos ,Ira e inocentes ainda ouço vez outra ,,foi uma boa geração não tem como comparar com o que rola hoje em dia.,música descartável...mas o que vc disse sob suas influências nas letras e apropriações é verídico.....valeu ..Abrs.👍🤘
O Régis... dá um alô p galera aqui do RS. Atingidos pela maior cheia da história. Precisamos de voluntários para trabalhar na recuperação das cidades atingidas. Não precisamos mais de doações,mas sim de material HUMANO. Voluntários para atender as demandas por aqui. Abraço e obrigado.
Régis Tadeu, me diz ai qual grande cantor, cantora ou grupo musical que não utilzou influências de outros artistas, poemas e até homenagens em suas composições? Lembra da Gal cantando Maiakovski? Ou o trocadilho do Bob Dylan com "Like a Rolling Stones? Salvo algumas canções que repetiam os refrões, a grande maioria das músicas da banda, eram na verdade uma história musical. Raramente vc ouve alguma repetição. Ísso é único na históra da música brasileira, tão pobres de letras e reféns de refrões. Esse album, assim como o "Dois", são divisores de águas na história do pop rock nacional. Só por isso já deve ser reverenciado...e muito!
É isto mesmo. O Rock (o clássico, norte americano, de Chuck Berry, Litlle Richard, Jerry Lee Lewis, etc.) em si já foi uma soma de várias influências e referências, indo do Blues, ao R&B, Gospel, Country, etc. Também, respeitosamente, discordo da crítica do nosso bom e rabugento R. Tadeu na sua fala do álbum da Legião, que fez o que a maioria das suas referências fizeram anteriormente. Os Ingleses foram mestres (ou espertos) ao procederem da mesma forma, ao ressuscitar o gênero (esbanjando no control C Control V dos pioneiros do Rock) que no início dos anos 1960 estava quase morto nos EUA, e realizarem depois a famosa Invasão Inglesa, conquistando o mercado da américa do norte. O tempo provou que a Legião se tornou um clássico na nossa música. Isto nem mesmo o mais ácido crítico à banda pode negar.
Rolling stone é uma expressão idiomática que significa algo como, errante, andarilho ou vagabundo. Bob Dylan não utilizou essa expressão para se referir a banda Rolling Stones, como podemos ver na letra e história dessa música .
Dá pra notar o desespero do velho barrigudo quando ele pega poucos versos soltos que foram traduzidos pra criar a sensação de q músicas bem mais longas não tinham originalidade
Eu adoro o álbum de estreia do Legião Urbana, e não vejo nada demais um músico ter suas influências, até porque, todos os artistas bebem de suas fontes que mais gostam! Eu sou fã do Legião, até hoje escuto todos os álbuns, fui no show do Metropolitan e foi o dia mais incrível da minha vida! Legião está marcada na história do rock Brasileiro, como uma das maiores e mais importantes (para mim, a maior), junto de Secos e Molhados, Mutantes, Raul, Cazuza, Paralamas, Titãs, entre outros!
Régis meu amigo, o Renato pode até ter tirado frases de bandas estrangeiras e se inspirado nelas de alguma forma ou de outra. Não sou fã do Legião Urbana, mas tenho que admitir que o Renato tinha um talento diferenciado no que tange a composiçao.
A análise referente ao privilégio que os meninos de Brasilia tinham em conhecer os sons vindo do Leste em primeira mão foi perfeita. Mostra porque o som deles soava como oásis no deserto. Assim como os "empréstimos" feitos pelo Renato Russo ao construir sua poesia "original".
Não entendi o comentário a respeito dos empréstimos. A cultura brasileira, principalmente da música popular e comercial, é feita de empréstimos e readaptações da produção estrangeira. O Renato e mais uns poucos dos anos 80 foram capazes de aplicar isso de forma memorável.
Renato Russo era um amante do Rock Mundial. ele ouvia todas as bandas, que mal há em importar trechos. Só mostra o quanto ele estudava a sua profissão, e procurava importar ideias e misturar com as dele, e a maioria melhorada... pois muitas canções ele terminava com trechos em ingles de outras bandas. sem contar que isso nunca foi novidade da musica mundial... todos se baseiam em outros estilos musicais de bandas.
O que não tira em nada o valor das letras do Renato. Pois a capacidade de aglutinar essas referências de forma tão magnífica era a característica principal da banda. Sim, sou fã.
@@danielpaz, desculpa, mas você citar uma única frase numa música não significa muito, a letra inteira era inédita, uma frase não vai mudar isso. Aliás, todo músico faz isso, ninguém nunca cria algo comletamente do zero, até mesmo inconscientemente esses empréstimos acabam acontecendo.
@@andreknight5930 Não lembro de ter "citado uma única frase"... Nem de haver citado algo... (Teria que rever o vídeo... isso foi de 10 meses atrás). Mas... o que Régis aponta é uma bateria de plágios do Legião Urbana - o que era regra no rock brasileiro anos 80, e mesmo anos 70 (Raul Seixas que o diga). Tomar "empréstimo" de frases poéticas, e de rocks da época, e escutados, é plágio. Mesmo que inconsciente. E quando isso se repete em várias músicas do mesmo álbum, passa a ser método. Ou muita inconsciência...
@@ViniNerez, A bateria eletrônica e os sintetizadores dessa canção são ao mesmo contagiantes e reflexivas. Me faz lembrar e pensar em um tempo que passou e não vai mais voltar e que a tendência agora é só recordar!
@@heversonrodrigues6828 é uma timbragem muito particular e que carrega a identidade da época. Antigamente as coisas eram feitas para durar, feitas com mais cuidado e com uma ambição artística maior, ao contrário do que se vê hj, por isso essa sensação maravilhosa!
Sou um fã apaixonado por legião, mas não suporto "A Tempestade". Entendo o contexto do álbum ser sobre o momento final da vida do Renato, mas acho os arranjos fracos e as letras muito depressivas
Desculpe, mas é difícil de acreditar. Verdade que os 3 primeiros discos da Legião são ótimos, mas já no Quatro Estações começa a ficar chato. A partir do V fica insuportável. Parece que as pessoas tentam ouvir a força os outros discos. Lembro quando um amigo me emprestou o disco Música pra acampamento. Que tortura ouvir aquilo.
Legião Urbana representa uma grande geração de jovens. As letras do Renato são muito inteligentes, profundas e introspectivas, dotadas de um grande senso crítico. É sem dúvida uma das grandes bandas nacionais.
@@gabrielmarion5854 Não se trata de homenagens FANÁTICO pelo Renato Russo; ele copiou as letras, é diferente! Concordo que isso não anula o talento do cara ou da banda, e só!
@@013michaelcorleone tirar inspiração de um trecho não é copiar letras dos outros. Diz aí qual artista no mundo escreveu uma letra da complexidade da temática igual de metal contra as nuvens, Perfeição, Pais e Filhos.
Regis Tadeu, não se trata de ser fã ou não, o fato é que Renato Russo sempre foi gênio. Ele nunca negou as suas influências e, pelo contrário do que vc expressa, Renato citava, além de trechos bíblicos, as músicas que lhe influenciou e deixava claro que não eram bons instrumentistas. Ademais, no próprio acústico, acredito que vc saiba, ele confirma isso com a versão que fizera de música dos Menudos. O bardo de Brasília era gênio, sincero, honesto e excelente poeta. Fez a música da "elite" MPB silenciar por uma década (80). Estou falando mentira? Renato nunca escondeu nada e nem tomou emprestado, como vc dissera, pois, como qualquer jovem, como vc foi um dia - baterista, tinha os seus ídolos, os quais não vinham da MPB, com toda certeza, mas do Brit Rock daquela época, que, inclusive (SMITHS e etc), calaram muita gente grande naquela década.
Não, Renato passava ao largo de ser gênio. Gênio é Chico Buarque, é a turma do Nordeste (Elomar, Xangai, Zé Ramalho), é Gilberto Gil; para sair da MPB, gênios eram Cazuza e Raul Seixas. Renato era um letrista que, por vezes, compunha coisas até adolescentes, a meu ver. Evidentemente, até pelo volume de composições e uma formação intelectual que, creio, tenha sido sólida, havia algumas sacadas ótimas, quiçá, eventualmente até geniais. Mas daí a categorizá-lo como gênio, parece-me um exagero, com o devido respeito a quem o possa idolatrar.
namoral o som é um lixo n tem uma musica boa sem falar nas letras namoral eu durmo ouvindo esse lixo,quem precisa de ASMR quando tem esse estrume sonoro
A contextualização desse vídeo ficou perfeita. Importante entender o recorte da época: período político, bandas, influências. Não gosto de Legião Urbana, mas o Régis caprichou nesse vídeo. Acho que é assim que precisamos curtir a música, indo um pouco além do simples entretenimento.
Ano novo trazendo novos ares. Haha. Nunca ia imaginar Régis falando bem da Legião. Que bom que reconhece o legado e a consistência da obra. Diferente de muitos que desprezam a banda e nunca se se permitiram ouvir os discos até hoje.
Pelo contrário, eu não vi ele fazendo nenhum elogio a banda, só ouvir ai críticas!! Querendo desconstruir uma coisa que deu muito certo como a Legião Urbana!
Oi, sou fã da Legião, e não me considero chato... kkkk. Este disco foi muito.impactante, tocava direto na faculdade ( que eu estava entrando como calouro ). A sonoridade é a riqueza das letras do Renato Russo já eram destaques, e depois ele foi enriquecendo nos discos seguintes, tanto melódica quanto os arranjos. Abs
Acho esse disco incrível, como um disco de estréia de uma banda, achei fantástico!! Agora sobre "emprestar" referências de outras bandas, ou mesmo da literatura, isso não é apenas exclusividade da Legião, né? O Led Zeppelin, por exemplo, passou praticamente sua carreira inteira "emprestando" referências diversas, e nem por isso deixou de ser genial. George Harrison, até processado foi, acusado de plágio por conta de My sweet lord. Entre tantos outros casos conhecidos na história da música mundial. E sobre a limitação deles em quanto músicos, isso realmente é um fato. Mas também é fato que : Mesmo sendo músicos limitados, conseguiram construir uma carreira extremamente bem sucedida. E todos nós sabemos que construir uma carreira é algo desafiador, bem sucedida então, é um sonho. Com 12 anos de banda, 8 discos de estúdio, 2 discos solos do Renato, um disco ao vivo, e algumas compilações . A Legião vendeu perto de 30 milhões de cópias. (Não sei quais são os números nos streamings), ou seja, uma carreira consolidada. E mesmo depois de 25 anos da morte do Renato Russo, suas obras continuam tendo muita relevância. Podemos não gostar de Legião urbana, mas não dá pra confrontar, e muito menos tentar ignorar, os números e o legado que eles deixaram!!
@@hawkinsdavidmarques é verdade!!! Mas o exemplo foi apenas pra ilustrar o quanto há de "empréstimo " de referências, como disse o Régis, ao longo da história da música mundial. Gostar ou não da Legião, é uma outra questão. Porém, é preciso reconhecer os méritos e o legado que eles deixaram. A despeito de qualquer opinião dos que gostam, ou não de Legião!! Só isso!!
O RENATO SEMPRE FALOU DAS SUAS INFLUÊNCIAS E DAS INSPIRAÇÕES MÚSICAIS .QUEM FĂ SABE DISSO DE NUNCA NEGOU NADA.. ACHO AS LETRAS DO RENATO ESPETACULAR POESIA PURA. ..
Que bom que ele pegava emprestado trecho de livros ou de outras bandas e fazia isso com grande maestria, hoje nem isso temos. Aquela época foi incrível e musicalmente foi marcada pela Legião e ponto. Legião é inalisável!
Concordo... E se fosse fácil só pegar trechos de livros, vários outros teriam usado essa métrica e teriam feito sucesso, contudo a arte não é simples assim.
Ótima abordagem, como sempre. Se um músico de língua inglesa fizesse um álbum de bossa nova ou samba, apresentaria fortes influências e trechos traduzidos de letras brasileiras. A recíproca foi verdadeira com o Renato Russo, fazendo música “pós-punk” em português, sofrendo as influências e ajustando suas letras com pequenas traduções. Ainda assim a banda Legião Urbana terá seu lugar de importância na história do rock brasileiro, ao lado dos melhores!
Concordo com essa análise bem fundamenta do Regis, mas mesmo assim é inegável o grande talento de Renato Russo nas composições e na belissima interpretação e não há como negar que a Legião Urbana foi sim um fenômeno nacional
Sou legionário, não sou chato (kkkk) e entendo o discurso do Régis. É que cada pessoa espera algo das músicas. Alguns a técnica, outros a melodia, outros a letra, o canto... A Legião conquistou a gente com letras, canto e melodia (principalmente melodia, penso eu). Mesmo que simples de tocar, o som da Legião traz um sentimento, uma emoção que banda nenhuma no mundo traz! E mesmo na simplicidade a Legião construiu uma identidade musical. Existe batida de Legião. O rock da Legião é algo exclusivo dela! A batida de Tempo Perdido, Fábrica, Quase sem Querer, Meninos e Meninas... Há quem vai me entender 🙏
Cara, eu sempre fui da legião e continuarei sendo…Mas como sou músico, embora amador porém me arrisco nas composições, tenho as minhas impressões acerca da obra da Legião Urbana! A Legião urbana foi a minha grande inspiração para a vida musical pois me mostrou que era possível fazer grandes obras com recursos limitados! Rock é atitude! Agora, não existe nada no universo que seja moldado de coisa nenhuma. Tudo se transforma, como diriam…O grande feito da Legião e do Renato Russo foi o pioneirismo! Foi fazer o meio de campo entre um rockzinho mambembe e um rock de garagem com roupagem punk! Qual o grande feito do Cristóvão Colombo? Viajar da Europa para a América? Não, ele é lembrado e estudado por ter se aventurado rumo ao desconhecido! Eu era menino quando ouvi a Legião e pirei o cabeção não só pelo estilo revolucionário mas também por ser meu conterrâneo, da capital, que só aparecia na mídia pelas mazelas políticas…me mostrou que os Candangos são mais do que discursos e negociatas! Hj eu vejo que o som da Legião era “emprestado” de bandas punk inglesas e americanas…porém foi graças a esta rapaziada que aprendi à ouvi-las e aprecia-las!!! O Renato Russo, mesmo pegando “emprestado” verso de outras canções, expressava aquilo que realmente ele pensava! A suas entrevistas eram aulas de filosofia e música! Ao contrário de certos roqueirinhos da atualidade, que não sabem bulhufas do mundo em que vivem, Renato era antenado com a realidade e colocava tudo em versos e acordes minimalistas… Estou esperando o próximo vídeo sobre o disco 2 da Legião que tem mais qualidade do que o este primeiro!!! Manda aê…
Não por ser fã de legião desde criança,mais para mim toda obra da legião e perfeita suas músicas despertam uma mistura de sentimentos ódio amor revolta alegria e tristezas,legião e eterna nunca morrerá viva a legião urbana
Legião Urbana foi o primeiro contato que tive com o Rock (em geral). Sou fã e reconheço que existe sim tudo isso que o Regis disse. Não deixo de ouvir ...
Quando eu trabalhava como motorista de aplicativo, semanas depois da morte do André Mattos eu fiz uma corrida com um senhor que disse que trabalhou na EMI Brasil nos anos 80 e 90. E a gente estava falando sobre a morte do André Mattos e sobre como ele era como pessoa. E ele fez um comparativo com que sabia do André com o Renato Russo, com que teve muita convivência. E resumindo a respeito do Renato, ele disse que o egocentrismo e a arrogância imperavam no comportamento dele.
Quando não tem argumentos para questionar a obra, usa qualquer artificio para tentar desqualificar a pessoa. A obra está aí, e não será desmoralizada nem com comentários ridículos como esses do Regis.
Não quer dizer que ele pegava poemas,livros músicas que ele gostava e fazia as musicas da banda que quer dizer que ele não tinha talento,isso revela que ele tinha muitos repertórios que ele poderia usar na suas músicas!. Eterno Renato russo❤️
Cresci escutando Legião e desde adolescente fui um fã 'otário' como diz o Régis. Hoje em dia eu reconheço todas as falhas e defeitos que a banda tinha, principalmente no começo e fico de boa ao ouvir sobre isso.
Sou uns dos fãs idiotas do Legião. Eles foram importantes pra mim em uma época da minha vida, e não importa a opinião, sempre vou gostar das letras do Renato. E gosto de você também Regis, você é um rabugento gente boa! Forte abraço, de Londrina, norte do Paraná!
O Renato nunca negou suas influêcias, e se foi plagio foi algo bem feito. Músicalmente eles eram pra lá de limitados, isso nem um fã nunca negou, mas a influência casada com a simplicidade e a forma poética que o Renato fez é muito enriquecedor.
Todo fanatismo é, no mínimo, chato, e um indício de falta de personalidade. Mas o Legião é uma grande banda da história do rock BR, disso não há dúvida.
legiao é top mesmo claro que com todos os altos e baixos que toda banda tem fanatismo é osso as vezes to conversando com pessoas ai alguem manda ai tal banda é maravilhosa enviada por deus meu amigo eu viro as costas e vou embora kkkkkkkk
Em meados de 87' (eu com 12 anos), tive em minhas mãos os três primeiros Lp's da Legião Urbana (entre outras bandas BR da época). Junto com outros amigos (da mesma idade), compartilhamos dos mesmos e tivemos a mesma sensação do "ROCK BR" nas veias e da representação de uma geração. É óbvio, que anos depois, conhecendo e se aprofundando na essência do bom e "velho" Rock'n'Roll, a gente sabe que MUITO do que VOCÊ diz, faz total sentido. Mas uma vez, PARABÉNS pela matéria! Muito fã do seu trabalho em prol da MÚSICA. 🤘👏👏👏
O que é engraçado é que o próprio Renato dizia, humildemente, que ele pegava frases de outros autores... Frases que ele gostava, de livros, músicas, etc... Sigo fã e "chato"... Ainda bem que não somos só nós, os fãs da legião, os chatos por aqui 😃
Eu demorei anos pra gostar da Legião Urbana por causa desses fãs enjoados e aquelas músicas repetidas que tocavam sempre nas rádios. Mas aí ouvindo a discografia inteira da banda, descobri várias músicas legais que a mídia nunca deu bola.
@@fabianofp9559 sou fã das duas bandas, e fãs do u2 é chato mesmo, mais chato ainda são os fãs do Nirvana (gosto do trabalho da banda), ou melhor, do Nirvana não, os fanboy do Kurt Cobain, pense nums fãs chatos 😂😂😂😂😂.
Sou fã da Legião desde o 1⁰ disco. Fico feliz em saber q o Renato se inspirou nos melhores para compor suas canções q até hoje são memoráveis e insuperáveis!!
Conheci Legião Urbana mais profundamente num retiro espiritual, um amigo que hoje em dia é Padre levou o disco 2 e além de ouvir dançava imitando o Renato Russo, eu tinha 14 anos e ao chegar em casa pedi pro meu pai este disco que ouvi diariamente, hoje toco bateria por causa do Legião e toda crítica que se faz a eles não abalam em nada minha admiração pois VENHA, QUE O QUE VEM É PERFEIÇÃO
também fui num retiro espiritual uma vez, e lá também tinha um amigo que dançava imitando o Renato Russo, mas só não sei se ele virou padre, pois nunca mais o vi.
@@rodrigoribeirovocalista4468 Olá Rodrigo,venho aqui esclarecer que virei mesmo padre,bons tempos aqueles!!
@@canal1212 kkkkkk
Se ele fizer um vídeo citando as fontes do Renato Russo será uma verdadeira aula de história e música. Uma delas eu cito aqui , Pais e Filhos é um livro do Ivan Turgneniev fala sobre Nillismo de uma forma muito sóbria e a frase refrão da música é a frase do irmão do dono da fazenda do livro, mas ele pede implorando, quebrando os próprios valores: "Se você o ama, ame-o como se não houvesse o amanhã". Se o Régis colocar as fontes do Renato Russo, principalmente das letras, será uma aula digna de curso de Doutorado, assistirei com certeza.
Humberto Gessinger, Edgar Scandurra, e muitos letristas brasileiros . As pessoas só falam do Renato, eu entendo, o sucesso corroem a inveja.
Ele admitiu q essa parte do refrão, ele pegou de um filme,nao um livro. E vc nao pode cortar um trecho e esquecer o restante da letra q é genial.
Não a nada novo debaixo do sol, já dizia Salomão.
@@edinaldosouza6868 vc citou bons letristas, mas perto do Renato só o Raul e o Cazuza.
Ou seja as letras eram plágios.
Tempo Perdido é poema e música . A voz do Renato é singular e o Renato Rocha era um grande baixista .
Eu tenho esse álbum a vinte anos e após assistir seu vídeo fui ouvir todos esses "empréstimos" comentados, até mesmo Jerri Adriani que não conhecia. Eu não tinha percebido e fiquei impressionado que i don´t care do Ramones virou o HINO do rock nacional Que País é Este! assim como entre outras, What To Do da Vanusa virou Sabbath Bloody Sabbath. Depois fui ouvir de cabo a rabo novamente o primeiro álbum da Legião. Sabendo disso acho que o Renato fez belas canções com essas idéias e de trechos de músicas e livros. A minha sensação ao ouvir a Legião foi e ainda é espetacular.
Quem dera os compositores brasileiros hoje fizessem músicas com idéias ou trechos de letras e livros e não de balada, boteco, motel e jogador de futebol.
Quando a música traz toneladas de sentimentos é na verdade uma obra de arte. Legião urbana é uma obra de arte
Hahahahaha, hahahaha, jajajaja, kkkkkkk, rsrsrsrsrs, Jesusssss!!!!! Vc acabou de escrever a merda do século
@@Lil_____889 o que você quer tá mole
@@EuArthurIzidorokkkkkkkkkkkkkk
@@docinhojusticeira vc parece ser o tipo que não gosta pq não compreende. Como os que gostam de Funk e odeiam musica clássica.
@@Lil_____889 Me permita ser mais claro, quando eu disse funk não quis generalizar apenas me referi ao funk com letras repetitivas e sem riqueza alguma tanto na letra como na melodia, pra mim esse tipo de musica não tem vez, mas não são todas e isso se aplica a todos os gêneros musicais com destaque para o sertanejo universitário que tem produzido porcarias em larga escala e não digo isso por me achar melhor apenas por perceber uma coisa óbvia. Não acho que nasci na época errada até pq antigamente tinha muita musica medíocre também o problema é que hoje a MPB tem se sido deturpada por músicos de baixa qualidade que não passariam da primeira fase de concursos musicais como aquele do Raul Gil. O que faz "sucesso" na web tem se tornado padrão na mídia, até parece que view é sinónimo de sucesso, eu posso ver ter certeza que ruim. Em cenário musical pobre como esse não é de se estranhar que pessoas como vc não tenham noção do que representa a LU assim como outros.
Ainda bem que o Renato teve boas influências, para criar Boas Letras.
Acho que este idiota deveria fazer melhor
O Led Zeppelin, literalmente A MAIOR BANDA DO MUNDO, sempre pegou referências (até de forma descarada). O argumento contra a Legião é ainda mais estapafúrdio se levarmos em conta que é um álbum de estreia onde a maioria das bandas ainda não tem maturidade suficiente. A meu ver, esse tiozão não apresentou qualquer argumentação consistente e eu sigo amando a banda como tenho feito há mais de 30 anos...
@@Mais_uma_dose Vdd. Este é o Modus Operandi dele. Mas não tenho hate. Afinal só apontamos as falhas nas considerações dele. A propósito, tbem amo Iron🤘
Ótimas referências
@@Mais_uma_dose
Ele disse que é uma das bandas que marcou a Rock nacional,ele disse algumas verdades sobre as referências do Renato Russo.
Ele não desqualificou tanto a banda
E outra, quando eu Chingo um Jogador de ruim não precisa eu ser um Jogador craque , isso é Fato.
Acredito que nunca haverá um compositor que se iguale a Renato. O cara foi e é único! Influências todo mundo tem. Quem me dera se os compositores que fazem sucesso hoje fossem influenciados por Renato.
Era fraco compositor. Acho que vc quis dizer letrista. Realmente, ele era ótimo letrista.
Régis...
Seus ideais e perspectivas,suas ilusões e pretensões,sem dúvida são moldadas naquilo que vc ouve vê ou lê,sem dúvida de certa forma infuencia na construção de suas própias obras,musicalmente falando.
É óbvio que os músicos eram limitadíssimos.
Mas a genialidade do Renato em aliar suas idéias a sua cultura e moldar isso ao cenário político da época(Diga se de passagem que nada,absolutamente nada,só piorou)"Que País é esse".
Renato foi muito Sagaz em transformar tudo isso em Música.
Vc está vendo pessoas pensantes musicalmente hoje?????????
Sou grande fã do Legião. Excelente vídeo, mostra as referências que foram utilizadas por Renato em seu disco de estreia, sem passar pano, mas reconhecendo a grandeza do legião. Parabéns!
Sempre curti a Legião Urbana. É, de longe minha banda nacional favorita. Tive todos os discos e gostava bastante de todos. O foto do Renato Russo buscar inspiração e citar artistas que ele gostava não é nenhum demérito, pelo contrário. Só mostrava que ele era um cara que lia muito e ouvia muitos discos legais. As quatro estações e o V são discos espetaculares. Neles vc nota que, apesar da imitação dos músicos quanto à técnica, os arranjos eram muito bons. O melhor exemplo se nota na faixa Metal contra as nuvens do disco V. Recomendo demais a quem não conhece. A discografia deles é recheada de pérolas.
Sou um grande admirador de Legião Urbana e quanto mais o tempo passa mais eu aprendo e mudo minha percepção de suas músicas. Este vídeo foi muito instrutivo e só fez aumentar ainda mais minha admiração e respeito pela banda, pelo Renato e pelo Régis. Estou aguardando a segunda parte sobre o Dois. Vlw!
Resumindo; Legião Urbana é simples, e o simples é foda pra caralho!
O simples é PUNK
Legião nunca teve a pretensão de ser punk. O som deles tem mais haver com o pós-punk, a new wave, o que é muito diferente. O Régis é uma besta quadrada, esse tipo de crítica que ele fez deveria ser feita ao Aborto Elétrico, banda do Renato anterior a Legião. Está, sim com pretensões de ser Punk.
Legião é simplesmente uma BOSTA... um vocalista pretensioso, com uns músicos de araque que NÃO TOCAM NADA
@@DiegoAlbertoSantana Nossa! como seu gosto pessoal é importante...
E é o que o Renato russo queria simples!
O Régis fala em tom de crítica o fato do Renato ter homenageado a banda Young Marble Giants em L'âge d'or citando "lá vem os Jovens Gigantes de Mármore". Isso na verdade é maravilhoso. Grandes artistas como Caetano Veloso fizeram a mesma coisa.
Pois é cara. Qual é o problema nisso. Essa opinião dele está mais para uma perseguição.
Cara, esse é um dos vídeos mais bizarros do Régis Tadeu. Chega a ser engraçado, muito engraçado. Os comentários do vídeo mostram muito bem. O Régis brilhantemente desmembra as composições do Renato com o intuito de desdenha-lo, mas o efeito é o oposto! O Régis não percebe, por arrogância ou estupidez (ou ambos) que exatamente isso tornava o Renato especial, único. Essa era a característica que encantava o público e o destacava dos demais artistas da mesma época. A as referências literárias das letras do Renato eram destacadas em boa parte nos encartes dos LPs e nas entrevistas ele sempre abordava essas referências (e outras). Isso está longe de ser algo como plágio, ao contrário. É absurdo insinuar algo desse tipo. As pessoas vão se emputecer não por serem "fãs idiotas" , mas por ser uma crítica leviana. Até pq o RT baba ovo de artistas muito inferiores. Percebesse que é algo pessoal mesmo, associado a um bairrismo que é muito forte na grande São Paulo.
@@TalktotheWind Pegar trechos de outras músicas não tornam ninguém genial... A questão de fundo é que o rock nacional dos anos 80 está longe de intertextualidade, e coisas como do Caetano... eram todos jovens muito impressionados com o som que ouviam do exterior, e queriam fazer algo igual. Em alguns casos, era plágio descarado - Camisa de Vênus... ou, antes, Raul Seixas - em outras, a influência está por todos os poros da música... Era a questão de uma defasagem artística, por um lado. Por outro, há um deslocamento cognitivo e social tremendo... elite candanga querendo ser punk é das coisas que a América Latina produziu a granel... como terratenentes iluministas...
Esse pessoal não tem inteligência suficiente pra entender que todos os cantores tem seus ídolos e suas influências
@@TalktotheWindFalou tudo
Regis, quando esse disco foi lançado em 1985 eu tinha 15 anos e como muita gente, tive meu primeiro contato com a banda quando eles apresentaram "Será", no programa "Globo de Ouro".
Até então nunca tinha ouvido falar ou sequer sabia da existência da Legião.
Eu fui um fã incondicional da banda desde o primeiro disco até o album "O descobrimento do Brasil".
E me tornei fã, porque a música da banda me atraiu, não porque era "moda".
O sucesso deles foi conquistado disco a disco, e sendo lançado em paralelo com vários outros álbuns da época como Paralamas, Titãs, Ultraje e etc.
Mas minha afinidade foi maior com a Legião por uma questão natural, tendo como referência somente o som que saia das caixas de som. Você lembra que naquela época não tinha essa super exposição do mercado de hoje.
Toda essa mitologia sobre a banda, as historias, conceitos e demais bla bla bla empurrados pela mídia, revistas e etc, vieram depois.
No primeiro disco nós eramos "telas em branco".
Inegavelmente, a voz do Renato Russo era o "diferencial" da banda.
Como quem nasceu nos anos 70, nós eramos familiarizados com a voz do Jerry Adriani e apesar da similaridade, o tom de voz do Renato Russo era mais "encorpado", mais melódico.
A sonoridade da banda era nitidamente interessante, mas era obvio que tinha muita produção de estúdio em cima, provavelmente para compensar a limitação técnica dos integrantes.
As questões das letras clonadas e traduzidas de outras bandas que você mostrou eu desconhecia, mas não me surpreende nem um pouco esse fato, uma vez que posteriormente vimos que muito do que o Renato Russo escrevia em suas músicas, principalmente as romanticas, era tirado da vivência e experiencia de vida de amigos próximos que ele testemunhava, e não dele mesmo.
Essa questão da Legião ser "punk", quando ouvi sobre isso a primeira vez, a sensação foi de completo estranhamento, pois a sonoridade da banda não tinha NADA de punk, que baseado no meu limitado conhecimento adolescente da época, punk era Sex Pistols, era Replicantes.
Eu acho que isso tinha a ver com "querer ser" punk.
Mas dando meu depoimento de um garoto de 15 anos, que comprou o primeiro disco assim que foi lançado, conhecendo somente "Será", e descobrindo todas as outras músicas do disco na sequencia, avaliando de uma em uma, pra mim era um disco muito bem produzido, com músicas boas de se ouvir, com uma voz marcante, e letras que eu mal compreendia na época.
Era uma experiencia sonora que eu ouvia diariamente com fones de ouvido absorvendo cada detalhe musical, que eventualmente se tornaram referência musical pra mim.
Vale ressaltar que esse Status de "Melhor banda do Brasil dos anos 80" foi uma coisa atribuida posteriormente.
Olhando sob essa optica de "mito", as pessoas acabam se sentindo na obrigação de gostar de Legião, assim como é com os Beatles.
Bom seria se esses rótulos não existissem e as pessoas escutassem os albuns sem pré-conceitos.
Feliz fomos nós que pudemos ouvir pela primeira vez quando foram lançados sem sofrer influência externa.
Excelentes colocações, amigo.
bacana mesmo, gostei do q disse, lembro a primeira vez q escutei Será... Quase sem querer... há tempos e tantas outras... felizes fomos nos que pudemos escutar pela primeira vez... no lançamento... antes mesmo de se tornar o fenômeno que foi
@@iradospfc exato, curtimos cada música a seu tempo e vivemos na geração que foi apresentada a Legião ano a ano.
Bem colocado
Que ouvir música boa e funk putaria, e Anita
Aos 14:52 você está certíssimo ! Eles eram tecnicamente muito fracos, mas eu sempre gostei do baixo do Renato Rocha...e a voz do Renato era muito boa! Eu já curtia metal na época e sempre observei o Legião. Quando o Dois saiu passei a vê-los de forma diferente, tinha algo especial ali. Foi muito bacana a cor que o legião imprimiu em nossa vida nos anos 80 e inicio dos 90 ...até o 4 Estações valeu pra caramba !! Tem trechos de entrevistas do Renato Rocha onde ele demonstra muita mágoa do Bonfá e diz o quanto o Renato Russo era gente boa !! Saudade desse tempo...
A voz do Renato era foda d+
Melhor músico da banda era Renato Rocha, e melhor letrista e cantor obviamente era Renato Russo. E vou além, o melhor letrista e vocalista do BRock foi Renato Russo.
Verdade seja dita o Renato Russo era um exímio leitor e isso contribuiu para que ele fizesse as composições e sim era um privilegiado pois o pai dele era funcionário do Banco 🏦 do Brasil e foi trabalhar nos USA... isso explica porque canta tão bem no seu álbum solo e a mãe dele era professora de Inglês e ele também já foi professor de inglês.
Não adianta criticar....eu vi a banda nascer e não tem como negar,pois com muita simplicidade e letras maravilhosas,os caras fizeram todo o Brasil CANTAR JUNTO !!!!
Exatamente 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Concordo plenamente!
Gosto da Legião Urbana. Renato Manfredine Jr era inteligente, soube aproveitar os recursos ao seu redor. Gosto de muitas músicas até hoje. O álbum descobrimento do Brasil foi o álbum q mais gostei. Sabia das referências de Renato Russo.
O descobrimento do Brasil é meu preferido também
th-cam.com/video/8odYB2VdkPg/w-d-xo.html
@@caoscracia o q tem a ver c legiao? Vocal ruim
Nunca fui um grande fã. Mas essas inspirações ocorrem em toda música popular. Eles eram garotos, aprendendo a tocar. Natural usar o que sabiam antes de criar coisas novas…na arte nada se cria, tudo se transforma
Eles tocavam com simplicidade por exigência do Renato Russo que queria que fosse simples a sonoridade dos instrumentos ele falou isso numa entrevista
Perfeito comentário...
Até as bandas gringas usam essas inspirações.
eram ruins mesmo kkkk
@@alessandrodonizete4757 Ele pode até ter dito isso,porém a banda era muita limitada tecnicamente sim.
Banda diferenciada sim. Muito pela capacidade do Renato de passar uma mensagem , uma energia que era tocante sim. Umas das grandes bandas do país sem dúvidas.
Ninguém exige genialidade técnica da legião urbana, a conexão deles com o público era mútua mesmo com 3 acordes! A Discografia da Legião tem mais altos que baixos e fez o que toda banda sonha em fazer : ter milhões de fãs, construir um legado artístico e entrar pra história do Rock.
simples assim, e todos nós que curtimos o Legião sabemos disso
Sim, Legião é tudo, é total!!
Meio que só falou que os caras tem fãs. Acho que muito se deve ao tom emocionado das músicas, o que é chato mas é ok
th-cam.com/video/8odYB2VdkPg/w-d-xo.html
Falou tudo amigo, quem é Regis Tadeu diante do grande legado musical é poético deixado pela Legião urbana.
A alma da banda era Renato Russo.
As letras e influências é típico de sua genialidade. Quem escuta Monte Castelo que o diga!
Na minha adolescência descobri a Legião, e sim, virei fã. Nunca achei que a banda fosse diferenciada musicalmente, mas gostava demais das letras. Cresci ouvindo Legião, Camisa de Vênus, Led, Iron, U2, Creadence, Black Sabbath as bandas aqui do Sul, Replicantes, Cascaveletes, TNT. Enfim, um pouco de tudo. Querendo ou não a Legião marcou uma época na minha vida e sinceramente não me ofendo se por isso você ache que sou um imbecil. Curto muito teus comentários e certamente vou continuar te ouvindo. Abraço!
O primeiro album q ouvi do Legião, foi o 2, apresentado a mim por uma colega da escola: tinhamos 14 e 13 anos respectivamente. Veja o q adolescentes ouviam e comparem com o cenario hj em dia... De toda forma, qdo ouvi aquele álbum, fiquei alucinada, perplexa e queria mais!! Legião era o sol no céu de uma geração inteira. Já sabia q o grupo compunha, pegando emprestado ( Régis, amo-te por essa e por outras!!) pequenos trechos de livros budistas, composições diversas, poemas, sonetos ( Camões, Shakespeare, etc), mas, isso não me incomodou! Eles conseguiram ser brilhantes e me arrebataram! Hj, quase não ouço Legião, talvez por não querer ser "mais do mesmo" ou apenas por " quase sem querer", precisar dar um descanso dos meus cds da banda, ha ha ha! E, Régis, como sempre, vc acertou de novo: confesso q fui uma das fãs mais chatas do Legião!! Um beijo!!
É fácil falar de quem não pode se defender
E é fácil ser notado
Difícil é fazer o mesmo e ser lembrado
Tentar tirar a importância que é para milhares é fácil
Difícil vai ser você ser lembrado
Mas é compreensível no seu mundo só existe você
Se Régis conseguir a metade do que que foi o Renato russo não precisaria se expor pra falar tanta besteira
@@docinhojusticeira aqui vemos o sr gosto pessoal querendo impor regras sobre quem escuta o que, desprezível demais
Mesmo com alguns empréstimos do Renato , foi uma banda muito importante pra mim . Viva a Legião Urbana
Instrumentalmente, o próprio Renato Russo dizia que eles não eram bons. Nenhuma novidade. O pulo do gato da banda é não só a genialidade do vasto conhecimento musical do Renato Russo como principalmente a sua voz, que tornava até um "parabéns pra vc" algo lindo de ouvir. Legião está a anos luz de qualquer outra banda brasileira.
Quem vê o Régis criticar os músicos da Legião até parece quê ele é algum virtuoso nos instrumentos quê ele toca.
O cara ali era o Renato Rocha. Depois da saída dele da banda, os arranjos ficaram bem pobres.
O legado da Legião Urbana é inegável. Duvido muito algum desses "artistas" de hoje terem músicas tocadas e cantadas mesmo 25 anos após suas mortes.
Regis Tadeu sendo Regis Tadeu.
Com certeza. Isso mesmo. E aí, se o Renato se baseou em livros, outras letras, ou filmes, ou outras estórias???? Pelo menos concretizou a coisa. Resto é Mimi mi de crítico frustrado...invejoso. vai julgar quantas bandas baseado nisso???? Vão sobrar poucas
Mano! Eu nunca fui fã da legião, mas o talento do Renato era inegável, o cara era um excelente letrista, quem tenta diminuir isso está atrás de polêmica barata, todo mundo sabe q eles se inspiraram e até "roubaram" muitas das melodias das músicas da legião de bandas inglesas da new wave e pós punk, mas todo mundo um dia fez isso, é só lembrar que um dos maiores clássicos do Nirvana "Comes as you are" tem a linha de baixo roubada na cara dura de uma música do Killing Joke... e pra terminar, se isso fosse algo tão simples de fazer a gente teria uma banda como a legião urbana a cada semana e não tem nada nem parecido por aí.
@@jamesbaxter9069 excelente comentário! Você mesmo não sendo fã ou admirador da banda, ainda assim soube reconhecer sua importância.
O legião urbana é o the Smiths brasileiro. É a mesma vibe
Ele me emociona e sempre vai me emocionar e não importa o que ninguém fala.
Apesar dos diversos problemas, sejamos honestos: Legião é muito, mas MUITO superior ao que temos hoje no mainstream. Cada vez que ouço comercial de artistas na TV, meus ouvidos sangram...
th-cam.com/video/8odYB2VdkPg/w-d-xo.html
Com certeza. Óbvio, que por gosto muitos não gostam. Mas a qualidade do trabalho, letras e musicalmente apesar de sempre 4 tempos, é muito bom.
Choro de neném é 1000x melhor do que a pisadinha no calo que temos hoje. O próprio Regis falou que para o contexto nacional, diante de um público que nunca tinha ouvido nada do tipo, Legião teve sim sua importância.
Tá comparando merda com sardinha em lata. Nada a ver.
@@RobertoJuniorNet A importância da banda não foi questionada. Ele tratou de outras questões. Sou muito fã da Legião Urbana, mas tem muitas coisas emprestadas de bandas gringas. Normal.
As letras do Renato Russo são atemporais, o som simples e bem executado do Legião Urbana se tornaram uma junção coerente. O Renato foi um artista especial na história da música Brasileira.
Legião Urbana a maior banda que esse país já viu. Renato Russo é gênio
Sou legionário e não passo um dia sem ouvir Legião Urbana! 😊
Não sei o que desmerece a legião urbana. Quanto as letras do Renato essas são de longe o melhor que temos até hoje. Não tinhamos psicólogos naquela época, nos apoiavamos nas letras.
Chico Buarque mandou abraços...
O próprio Morrissey, que o Renato chupinhava nas danças, também fazia isso de pegar passagens de livros que lia, principalmente do Oscar Wilde. Renato era um ótimo letrista, isso é inegável, nenhum letrista mediano seria capaz de escrever algo como Acrílic On Canvas.
Verdade!! 👏👏👏
Eu sou fã da Legião. Escutei atentamente tudo o que regis disse e tá tudo bem. Continuarei fã da legião e vendo os vídeos do regis.
Kkkkk, eu também.🙌
Ele criou uma linha tênue pra gente fã da banda balançar. Kkkkkkkkkk.
Bem por ai...
Então, Bruno, você não é um fã idiota kkkk
@@adelsonjunior1838 no seu mundo só for assisto seus vídeos direto.
Sou Legionário! Mais do que música e letra, Legião Urbana tem lembranças, cheiros, sensações que vem tudo junto...entendeu? Em 1984 eu tinha 15 anos, foi essencial para minha formação. Por isso sou consumidor de música, não sou acadêmico da música, nunca conheceria este "plágio"...para mim ele é um gênio por saber nos filtrar o que a música tem de bom. E não me considero idiota por isso. Continuo Legionário! E também vou continuar te seguindo, gosto das suas dicas. 👍😉
Bem q ele disse, são chatos msm
Pqp legionário kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Um marmanjo desse dizer que é "legionário", é engraçado...rs
Com todo o respeito amigo, espero que não leve a mal...
Exato. As músicas da Legião Urbana te coloca dentro de uma respectiva época e refletir como se estivesse respirando-a. Assim como outras bandas clássicas a fora faz isso através de suas composições.
Prefiro o julgamento de alguém qualificado, por favor Régis Tadeu, você entendeu o que falei? O que tem a dizer?
Legião urbana é patrimônio cultural do Brasil e Renato um poeta
Eu amo legão do fundo do meu coração, foi a primeira banda que eu ouvi a discografia completa, depois disso comecei a me interessar mais por acompanhar o trabalho de outras bandas na integra, e não ouvindo apenas as mais tocadas. Todo mundo fala que a banda tem instrumentistas fracos, mas mesmo assim eu gosto como soa a simplicidade dos instrumentos, acho que isso valoriza o poema e a bela voz do Renato, ele canta com o pulmão, isso é lindo. Musicas simples, que fala de coisas simples, isso me agrada de mais. Obrigado pela analise Regis, aguardo pela analise do "dois".
Legião tem algo que poucos tem: uma assinatura, uma identidade própria. Goste ou não é impossível ser indiferente à obra da banda.
Assino embaixo.
uma assinatura feita por uma amalgama de referências e "homenagens", mas ainda assim uma assinatura, pra mim a assinatura de fato é a sensibilidade do Renato que é inegável, pois conseguiu traduzir com verdade os melhores conceitos dos seu gostos para o público geral brasileiro
identidade própria só no Brasil, quem já escutou joy division sabe
@@matheuscunhaMMI Não só Joy Divicison como também The Smiths.
Sou fã da banda, mas vc não entendeu o vídeo? Aposto q nem assistiu! Identidade própria? Aí não, né? Não pode ser burro ao ponto de afirmar isso diante de tantas evidências, as “inspirações” do Renato. O Regis foi coerente ao reconhecer a importância da banda no contexto da época, mas mesmo gostando e tendo os discos até hj, não posso concordar q Renato era um gênio “original”! Influenciou uma maioria q não tinha acesso a livros, discos importados,etc.
Renato Russo tinha a genialidade de fazer trocadilhos em suas letras, verdadeiras poesias,, baseando-se em tudo que lia, ouvia e vivia de modo que a construção de cada obra, mesmo contendo retalhos, era uma marca sua. >>> Genial >>>
É mesmo Incrível esse exemplo de citar o nome de uma banda estrangeira traduzida para o nosso idioma de forma camuflada dentro dos trocadilhos tendo no restante da letra o desenvolvimento de outros retalhos e etc... Isso é genial. >>> Vê-lo pegar trechos de uma letra de uma banda inglesa e misturar com.outras idéias, bem como pegar trechos da Bíblia e misturar com outras poesias e no fim brotar a sua própria obra, é genial, o que aliás, inclusive, ainda ganham melodias absurdamente maravilhosas para ser merecidamente aclamado na sua época e até hoje.. >>> Cada artista usa suas estratégias para compor e, ter essa sacada não é para qualquer um. Renato Russo soube usar muito bem essas habilidades com total maestria e inteligência para fazer acontecer tudo isso que entrou para a história deixando um enorme legado. E discordo quando esse crítico compara a banda "Paralamas do Sucesso" pela variedade rítmica com a "Legião Urbana" que em sua equivocada opinião, acha que ficava sempre nas mesmas levadas. Ouvindo isso, cheguei à conclusão que esse crítico não conhece ou não sabe diferenciar uma obra da outra. A banda a cada disco, surgia com canções lindas e bem no estilo deles que ora variava em Baladas muito bem arranjadas, ora com um Rock calçado por boas influências e tudo muito bem finalizado com letras incríveis. Se a outra banda lá quis usar ritmos africanos ou caribenhos, a Legião quis usar outras ferramentas e É CADA UM NA SUA PRAIA. ( Simples assim ).
Todos os discos da Lagião tem músicas ótimas.
Verdade. Eles primavam pela qualidade.
Eu amo Legião Urbana.
"Sei que, às vezes, uso / Palavras repetidas
Mas quais são as palavras / Que nunca são ditas? (Quase sem Querer - Renato Russo).
Isso aí. Cagando pra opinião do Regis,
Boa garota!
CAGANDO PRA TUA OPINIÃO RÉGIS.
Boa Leda!!!!!!!!🖤🖤🖤🖤
@@silviocinti O Régis parece não gostar de Legião Urbana, respeito a opinião, nós somos livres e democratas. E não estou chorando, eu gostei do vídeo, interessante e instrutivo. E não estou criticando o Régis ou com raiva do que ele expôs. É sempre bom conhecer, saber mais sobre esse mundo artístico de forma didática e respeitosa.
Mas, continuo a admirar o trabalho de Renato Russo. Pelo visto na História da Música, plágio se tornou algo normal e até artístico. Leda Zeppelin também fez muitos plágios, aliás roubou músicas de artistas afro americanos, assim como muitos artistas musicais plagiaram outros artistas, não necessariamente afro americanos.
Renato Russo era foda ! E , como vc mesmo disse, Renato tinha umas sacadas geniais. Isso o faz o gênio!
Escuto e tenho todos os álbuns da Legião Urbana, talvez por ter sido meu primeiro contato com o rock em minha adolescência... Não coloco o Renato Russo ou a banda como mitos, entendo quem não os aprecia, mas eles tiveram sim uma importância para a música brasileira, para toda uma juventude que saia da ditadura, que começava a pensar em liberdade, política, construir visão de mundo.
O que ele Não aprecia a simplicidade que a a banda tocava como se não soubesse tocar so que foi o Renato Russo que quis que os instrumentos fossem trocados com simplicidade que as harmonia tivesse simplicidade
@@alessandrodonizete4757 cara, qdo o Renato Russo chamou o Vila Lobos o cara nunca tinha pegado uma guitarra na vida. Eles mal sabiam tocar mesmo. Isso é fato. Tem relatos de técnicos de som que dizem que nos dois primeiros discos foi terrível conseguir gravar.
@@Edubeetle63 eu sei disso mais não era todos muitos que eram ruim exemplo Renato Russo tocava muito
@@Edubeetle63 eles nunca negaram isso. Inclusive tem um entrevista do bonfá e dado que eles dizem que aprenderam a tocar em estúdio já gravando ... O primeiro álbum
th-cam.com/video/8odYB2VdkPg/w-d-xo.html
Se hj eu sou músico, devo isso a minha vontade de aprender a tocar Tempo Perdido. A legião foi a minha escola, e de quase todos os amigos músicos que eu conheço também!
Tempo Perdido tbm foi a primeira música que tirei na guita! Q letra!
Quem nunca comprou as revistas com as músicas da legião quando tava começando a aprender a tocar violão kkkkk
por isso o que mais tem no brasil é "musico" que só sabe 3 ou 4 acordes no violão
@@MrPedro13000 nada haver isso aí! Eu mesmo parti para outras bandas, outros estilos... E lhe garanto que muita gente que iniciou com a Legião, hj sabe muito mais q 4 acordes...
@@Falecomharry esse maluco tá falando merda mano legião e só pro cara começa a pegar as bases depois o cara vai aprendendo a tocar outras coisas mais complexas o maluco tá querendo que uma pessoa que nunca tocou em um violão começar com a nona sinfonia de Beethoven e uma piada mesmo pqp
Com essa análise do Régis a respeito do legião, lembrei-me de uma frase: Se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei nos ombros de gigantes.
Não vejo sua frase tendo a ver com as obras do Legião. A banda andou sozinha. Até as maiores bandas e cantores do mundo já fizeram plágios, no mundo RAP nem se fala, de 2Pac a Eminem, todos fizeram e ainda fazem. É o famoso discurso BOBO só pra tentar depreciar a grande obra do grande artista.
Quando eu escutei Legião pela primeira vez já dava pra perceber a força é a personalidade do Renato Russo como sendo o lider da banda esse 1 albúm é bom demais.
Excelente vídeo, eu gosto e torcendo para dias melhores do rock brasileiro.
Legião Urbana é a prova de que não adianta ter melodias técnicas cheias de notas difíceis. Tem que saber passar um sentimento ou emoção. Isso é o que realmente importa numa música e isso o Legião Urbana fazia muito bem.
Renato russo e era um cara batalhador. Então sou chata!
Obrigado pela chatice que me toca! Há! Há! Há!
Mesmo sendo privilegiados foram fazer música ao invés de andarem armados de facão destruindo vitrines de lojas por aí!
@@alexsandrobragapensador Legião depende de que ou de quem ? 🤣😅😅🤣🤣😅🤣
Essa facilidade de conseguir discos e a vida boa desses caras foi mostrado bem tranquilamente no filme que mostra o início da Legião Urbana
O cara fazer críticas depois de quase 40 anos, é uma sacanagem. Independente das inspirações, ou como o Renato criou suas músicas, o cara era genial.
O que ele diz é que houve menos "criação" do que se pensa... E não é "sacanagem" - Régis tem feito crítica musical de álbuns dos anos 60 e 70, que são anteriores.
Esse disco é incrível! Suas influências não desmerecem a obra como o Régis tenta fazer parecer. A Legião se manteve e se mantêm todo esse tempo como uma das bandas mais icônicas e importante do Rock nacional por obras como essas. Infelizmente tem pessoas que não superam o seu recalque. Fazer o quê?
O cara manda a real e é chamado de recalcado kkk
Com certeza! Ele não desdenhou assim quando falou de raul dizendo que raul copiou algumas músicas e bandas de outros não entendi todo esse desprezo por a legião kkkk
É inveja pura o que esse Regis tem
Concordo com você. Legião foi um marco na música brasileira. E a opinião do Régis é uma babaquice, só concordo com as influências que ele fala sobre trechos de músicas estrangeiras, mas não vejo isso como ruim, tem muitos outros que fazem o mesmo como forma de homenagem a outros artistas...
Regis é um baterista frustrado. Por isso sempre fala mal do Marcelo Bonfa por exemplo. Mas Rock é isso não precisa ser perfeito e sim passar uma mensagem verdadeira
Eu tinha 11 de idade quando eu ouvie a primeira musica do legiao e ate hj com 32 anos de idade eu ainda mim emociono quando eu ouço as canções deles sem sombra de dúvida marcou minha vida de um tempo bom que eu vivie
Grande Regis,que bacana ver você falar sobre a Legião,eu como um grande admirador da banda sei o quanto essa banda foi importante no cenário musical,reconheço q não foi uma banda acima do bem e do mal,parabéns pelo esclarecimento. Paz!!!!
th-cam.com/video/8odYB2VdkPg/w-d-xo.html
Kkkkk músico frustrado e foda.
Olha a Legião foi trilha da minha juventude ,tenho todos os CDs assim como Cazuza,Paralamas,Titãs , Engenheiros ,Ratos ,Ira e inocentes ainda ouço vez outra ,,foi uma boa geração não tem como comparar com o que rola hoje em dia.,música descartável...mas o que vc disse sob suas influências nas letras e apropriações é verídico.....valeu ..Abrs.👍🤘
th-cam.com/video/8odYB2VdkPg/w-d-xo.html
Resumindo: isso mesmo
O Régis... dá um alô p galera aqui do RS. Atingidos pela maior cheia da história. Precisamos de voluntários para trabalhar na recuperação das cidades atingidas. Não precisamos mais de doações,mas sim de material HUMANO. Voluntários para atender as demandas por aqui. Abraço e obrigado.
Régis Tadeu, me diz ai qual grande cantor, cantora ou grupo musical que não utilzou influências de outros artistas, poemas e até homenagens em suas composições? Lembra da Gal cantando Maiakovski? Ou o trocadilho do Bob Dylan com "Like a Rolling Stones? Salvo algumas canções que repetiam os refrões, a grande maioria das músicas da banda, eram na verdade uma história musical. Raramente vc ouve alguma repetição. Ísso é único na históra da música brasileira, tão pobres de letras e reféns de refrões. Esse album, assim como o "Dois", são divisores de águas na história do pop rock nacional. Só por isso já deve ser reverenciado...e muito!
Disse tudo!!! 👏👏👏👏
É isto mesmo. O Rock (o clássico, norte americano, de Chuck Berry, Litlle Richard, Jerry Lee Lewis, etc.) em si já foi uma soma de várias influências e referências, indo do Blues, ao R&B, Gospel, Country, etc. Também, respeitosamente, discordo da crítica do nosso bom e rabugento R. Tadeu na sua fala do álbum da Legião, que fez o que a maioria das suas referências fizeram anteriormente. Os Ingleses foram mestres (ou espertos) ao procederem da mesma forma, ao ressuscitar o gênero (esbanjando no control C Control V dos pioneiros do Rock) que no início dos anos 1960 estava quase morto nos EUA, e realizarem depois a famosa Invasão Inglesa, conquistando o mercado da américa do norte. O tempo provou que a Legião se tornou um clássico na nossa música. Isto nem mesmo o mais ácido crítico à banda pode negar.
Rolling stone é uma expressão idiomática que significa algo como, errante, andarilho ou vagabundo. Bob Dylan não utilizou essa expressão para se referir a banda Rolling Stones, como podemos ver na letra e história dessa música .
Dá pra notar o desespero do velho barrigudo quando ele pega poucos versos soltos que foram traduzidos pra criar a sensação de q músicas bem mais longas não tinham originalidade
@@fabiorodrigues9551 O trecho é de uma música do Muddy Waters
Eu adoro o álbum de estreia do Legião Urbana, e não vejo nada demais um músico ter suas influências, até porque, todos os artistas bebem de suas fontes que mais gostam! Eu sou fã do Legião, até hoje escuto todos os álbuns, fui no show do Metropolitan e foi o dia mais incrível da minha vida! Legião está marcada na história do rock Brasileiro, como uma das maiores e mais importantes (para mim, a maior), junto de Secos e Molhados, Mutantes, Raul, Cazuza, Paralamas, Titãs, entre outros!
Penso da mesma forma !! Pra mim foi a melhor banda de rock da América do Sul
A discografia inteira da legião é fantástica. Amo todos. Nem sei escolher o meu preferido, cada fase tenho um.
Os 3 primeiros discos são ótimos e o 4º é regular, mas depois ficou muito chato. Mudou muito o som. Acho que foi a saída do Renato Rocha.
Régis meu amigo, o Renato pode até ter tirado frases de bandas estrangeiras e se inspirado nelas de alguma forma ou de outra. Não sou fã do Legião Urbana, mas tenho que admitir que o Renato tinha um talento diferenciado no que tange a composiçao.
Não sou fã do Legião, mas tenho que admitir que eles enganaram bem.
@@N73B60 Da Legião*
@@sergiotec do GRUPO legião urbana
@@N73B60 Que grupo? Né pagode não rapaz. Banda de rock.
@@sergiotec Grupo de artistas, grupo musical... sai daí analfabeto.
A análise referente ao privilégio que os meninos de Brasilia tinham em conhecer os sons vindo do Leste em primeira mão foi perfeita. Mostra porque o som deles soava como oásis no deserto. Assim como os "empréstimos" feitos pelo Renato Russo ao construir sua poesia "original".
Era adolescente na época e tudo era novidade pra mim. Achei esse disco o máximo e continuo gostando dele.
Não entendi o comentário a respeito dos empréstimos. A cultura brasileira, principalmente da música popular e comercial, é feita de empréstimos e readaptações da produção estrangeira. O Renato e mais uns poucos dos anos 80 foram capazes de aplicar isso de forma memorável.
Pelo jeito o ditado nada ser cria tudo se copia é real. Não sabia nada disso. Minha ignorante musical.
Eu também era adolescente nessa época e concordo com Claudio Tanaka. Não me importo que ele "emprestou" ou "homenageou" banda X ou Y.
Renato Russo era um amante do Rock Mundial. ele ouvia todas as bandas, que mal há em importar trechos.
Só mostra o quanto ele estudava a sua profissão, e procurava importar ideias e misturar com as dele, e a maioria melhorada... pois muitas canções ele terminava com trechos em ingles de outras bandas. sem contar que isso nunca foi novidade da musica mundial... todos se baseiam em outros estilos musicais de bandas.
O que não tira em nada o valor das letras do Renato. Pois a capacidade de aglutinar essas referências de forma tão magnífica era a característica principal da banda. Sim, sou fã.
O problema é que quando as referências são literais, deixam de ser referências...
@@danielpaz, desculpa, mas você citar uma única frase numa música não significa muito, a letra inteira era inédita, uma frase não vai mudar isso. Aliás, todo músico faz isso, ninguém nunca cria algo comletamente do zero, até mesmo inconscientemente esses empréstimos acabam acontecendo.
@@andreknight5930 Não lembro de ter "citado uma única frase"... Nem de haver citado algo... (Teria que rever o vídeo... isso foi de 10 meses atrás). Mas... o que Régis aponta é uma bateria de plágios do Legião Urbana - o que era regra no rock brasileiro anos 80, e mesmo anos 70 (Raul Seixas que o diga). Tomar "empréstimo" de frases poéticas, e de rocks da época, e escutados, é plágio. Mesmo que inconsciente. E quando isso se repete em várias músicas do mesmo álbum, passa a ser método. Ou muita inconsciência...
@@danielpaz, mas a Legião tem 7 álbuns, 3 ou 4 músicas não são representativas de toda a obra.
@@andreknight5930 ele analisou UM álbum...
Eu lembro que ganhei esse disco em fita k7 do meu pai. A música Será e Por Enquanto marcam a minha adoração ao rock nacional
Por Enquanto me marcou demais, tenho esse disco em vinil aqui de cabeceira!
@@ViniNerez, A bateria eletrônica e os sintetizadores dessa canção são ao mesmo contagiantes e reflexivas. Me faz lembrar e pensar em um tempo que passou e não vai mais voltar e que a tendência agora é só recordar!
Super 80s!
th-cam.com/video/8odYB2VdkPg/w-d-xo.html
@@heversonrodrigues6828 é uma timbragem muito particular e que carrega a identidade da época. Antigamente as coisas eram feitas para durar, feitas com mais cuidado e com uma ambição artística maior, ao contrário do que se vê hj, por isso essa sensação maravilhosa!
Sou louca por eles...ouvia, ouvirei pra sempre...sem saber que o pra sempre sempre acaba...rss
Eu acho que o Regis tentou entrar no camarim da banda com o disco na mão pro Renato autografar e foi barrado, aí ele saiu puto e guardou mágoas 😂😂
E hoje o jovem tem acesso a tudo, é resolve produzir Músicas de MG, funk vai novinha, etc.salve Legião
Músicas de MG? Não entendi 👍
@@marciosena3373 mc
Toda a discografia da Legião Urbana é muito boa. Viva Legião Urbana!!!
th-cam.com/video/8odYB2VdkPg/w-d-xo.html
Sou um fã apaixonado por legião, mas não suporto "A Tempestade". Entendo o contexto do álbum ser sobre o momento final da vida do Renato, mas acho os arranjos fracos e as letras muito depressivas
Desculpe, mas é difícil de acreditar. Verdade que os 3 primeiros discos da Legião são ótimos, mas já no Quatro Estações começa a ficar chato. A partir do V fica insuportável. Parece que as pessoas tentam ouvir a força os outros discos. Lembro quando um amigo me emprestou o disco Música pra acampamento. Que tortura ouvir aquilo.
"Meu coração não quer deixar meu corpo descansar e o desejo inverso é velho amigo, já que o tenho sempre ao meu lado"
Renato era um gênio !
Legião Urbana representa uma grande geração de jovens. As letras do Renato são muito inteligentes, profundas e introspectivas, dotadas de um grande senso crítico. É sem dúvida uma das grandes bandas nacionais.
As letras eram de OUTROS artistas, o vídeo do Regis se resume nisso.
@@013michaelcorleone não é porque uma e outra letra são "homenagens", que anula inúmeras outras originais
@@gabrielmarion5854 Não se trata de homenagens FANÁTICO pelo Renato Russo; ele copiou as letras, é diferente! Concordo que isso não anula o talento do cara ou da banda, e só!
@@013michaelcorleone apenas usei o mesmo termo q o Regis usou
@@013michaelcorleone tirar inspiração de um trecho não é copiar letras dos outros.
Diz aí qual artista no mundo escreveu uma letra da complexidade da temática igual de metal contra as nuvens, Perfeição, Pais e Filhos.
Regis Tadeu, não se trata de ser fã ou não, o fato é que Renato Russo sempre foi gênio. Ele nunca negou as suas influências e, pelo contrário do que vc expressa, Renato citava, além de trechos bíblicos, as músicas que lhe influenciou e deixava claro que não eram bons instrumentistas. Ademais, no próprio acústico, acredito que vc saiba, ele confirma isso com a versão que fizera de música dos Menudos. O bardo de Brasília era gênio, sincero, honesto e excelente poeta. Fez a música da "elite" MPB silenciar por uma década (80). Estou falando mentira? Renato nunca escondeu nada e nem tomou emprestado, como vc dissera, pois, como qualquer jovem, como vc foi um dia - baterista, tinha os seus ídolos, os quais não vinham da MPB, com toda certeza, mas do Brit Rock daquela época, que, inclusive (SMITHS e etc), calaram muita gente grande naquela década.
Se Renato Russo é gênio... o qie Bethoven é então?
Renato Russo era gênio? Pqp 😂😂😂
Beethoven era gênio na parte de melodias. Renato era um gênio letrista. Os dois são gênios. No mesmo nível? Não sei dizer. Mas os dois são gênios.
Gosto da Legião Urbana, mas daí qualificar Renato Russo como gênio foi de forçar a amizade.
Não, Renato passava ao largo de ser gênio. Gênio é Chico Buarque, é a turma do Nordeste (Elomar, Xangai, Zé Ramalho), é Gilberto Gil; para sair da MPB, gênios eram Cazuza e Raul Seixas. Renato era um letrista que, por vezes, compunha coisas até adolescentes, a meu ver. Evidentemente, até pelo volume de composições e uma formação intelectual que, creio, tenha sido sólida, havia algumas sacadas ótimas, quiçá, eventualmente até geniais. Mas daí a categorizá-lo como gênio, parece-me um exagero, com o devido respeito a quem o possa idolatrar.
Legião, maior banda de rock de todos tempos no Brasil...Fato!
nem
prefiria o AE
@@Lil_____889 né kk
@@Lil_____889 não tem nenhuma q se compare
namoral o som é um lixo n tem uma musica boa sem falar nas letras namoral eu durmo ouvindo esse lixo,quem precisa de ASMR quando tem esse estrume sonoro
@@witterboss e outra, oq demonios é AE q desgraça é essa cara
A contextualização desse vídeo ficou perfeita. Importante entender o recorte da época: período político, bandas, influências. Não gosto de Legião Urbana, mas o Régis caprichou nesse vídeo. Acho que é assim que precisamos curtir a música, indo um pouco além do simples entretenimento.
Ano novo trazendo novos ares. Haha. Nunca ia imaginar Régis falando bem da Legião. Que bom que reconhece o legado e a consistência da obra. Diferente de muitos que desprezam a banda e nunca se se permitiram ouvir os discos até hoje.
Do jeito q a coisa tá "evoluindo" na música, n duvido ele fazer um vídeo qqr hora dessas elogiando a banda Capypso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pelo contrário, eu não vi ele fazendo nenhum elogio a banda, só ouvir ai críticas!! Querendo desconstruir uma coisa que deu muito certo como a Legião Urbana!
Falou bem onde??foi um festival gratuito de inveja 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Oi, sou fã da Legião, e não me considero chato... kkkk. Este disco foi muito.impactante, tocava direto na faculdade ( que eu estava entrando como calouro ). A sonoridade é a riqueza das letras do Renato Russo já eram destaques, e depois ele foi enriquecendo nos discos seguintes, tanto melódica quanto os arranjos. Abs
Legião marcou minha adolescência, até hoje ouço e pra mim foi a banda de rock nacional mais importante do Brasil.
Acho esse disco incrível, como um disco de estréia de uma banda, achei fantástico!! Agora sobre "emprestar" referências de outras bandas, ou mesmo da literatura, isso não é apenas exclusividade da Legião, né? O Led Zeppelin, por exemplo, passou praticamente sua carreira inteira "emprestando" referências diversas, e nem por isso deixou de ser genial. George Harrison, até processado foi, acusado de plágio por conta de My sweet lord. Entre tantos outros casos conhecidos na história da música mundial. E sobre a limitação deles em quanto músicos, isso realmente é um fato. Mas também é fato que : Mesmo sendo músicos limitados, conseguiram construir uma carreira extremamente bem sucedida. E todos nós sabemos que construir uma carreira é algo desafiador, bem sucedida então, é um sonho. Com 12 anos de banda, 8 discos de estúdio, 2 discos solos do Renato, um disco ao vivo, e algumas compilações . A Legião vendeu perto de 30 milhões de cópias. (Não sei quais são os números nos streamings), ou seja, uma carreira consolidada. E mesmo depois de 25 anos da morte do Renato Russo, suas obras continuam tendo muita relevância. Podemos não gostar de Legião urbana, mas não dá pra confrontar, e muito menos tentar ignorar, os números e o legado que eles deixaram!!
Podia ter usado outra banda no seu exemplo. Pois tem música do Led Zeppelin que é plágio mesmo.
@@hawkinsdavidmarques é verdade!!! Mas o exemplo foi apenas pra ilustrar o quanto há de "empréstimo " de referências, como disse o Régis, ao longo da história da música mundial. Gostar ou não da Legião, é uma outra questão. Porém, é preciso reconhecer os méritos e o legado que eles deixaram. A despeito de qualquer opinião dos que gostam, ou não de Legião!! Só isso!!
@@barrosoneto42 tanto dos Beatles como do Elvis Presley tbm, as músicas do Raul estão cheios desses empréstimos kk
@@barrosoneto42 vdd, e ainda assim Raul era foda pra Caralho
th-cam.com/video/8odYB2VdkPg/w-d-xo.html
O RENATO SEMPRE FALOU DAS SUAS INFLUÊNCIAS E DAS INSPIRAÇÕES MÚSICAIS .QUEM FĂ SABE DISSO DE NUNCA NEGOU NADA.. ACHO AS LETRAS DO RENATO ESPETACULAR POESIA PURA. ..
PERFEITO ... NINGUEM NUNCA FOI ENGANADO QTO A ISSO NE RSRSRS
Não sei se é só comigo, mas eu escutei tanto Legião na adolescência que agora adulto não consigo mais. Reconheço a importância da banda.
Eu também sou assim. Eu ouvi muito, mas agora é impossível. É só depressão. kkk
Eu também! Ainda mais quando a gente descobre as bandas que eles tentavam imitar, tipo, Joy Division, The Smiths, The Cure, U2.
O mesmo comigo
Agora perto dos 40, é difícil. Mas algumas músicas ainda me cativam.
Há voz do Ian Curtis soava mais forte e mais pesada do que Renato Russo, só a dancinha que ele copiou.
Que bom que ele pegava emprestado trecho de livros ou de outras bandas e fazia isso com grande maestria, hoje nem isso temos. Aquela época foi incrível e musicalmente foi marcada pela Legião e ponto.
Legião é inalisável!
Concordo... E se fosse fácil só pegar trechos de livros, vários outros teriam usado essa métrica e teriam feito sucesso, contudo a arte não é simples assim.
@@oadvogadodafamilia5901 Mas vários outros fizeram trabalhos infinitamente superiores a tudo que o Legião e Renato fizeram.
Daora a foto do Spectreman
Temos merda hoje por causa de gente Como você que aceita bandinha de plágios kkkkk fã de Legião além de chato é burro. Eternos adolescentes de 40 anos
Renato tinha tudo que todos queriam ter talento e atitude 🎸🎵🎶
E dava o 👌
@@Dom0077fiscal de cu kkkk
@@Dom0077e daí? 🙄🙄
Ótima abordagem, como sempre. Se um músico de língua inglesa fizesse um álbum de bossa nova ou samba, apresentaria fortes influências e trechos traduzidos de letras brasileiras. A recíproca foi verdadeira com o Renato Russo, fazendo música “pós-punk” em português, sofrendo as influências e ajustando suas letras com pequenas traduções. Ainda assim a banda Legião Urbana terá seu lugar de importância na história do rock brasileiro, ao lado dos melhores!
Concordo com essa análise bem fundamenta do Regis, mas mesmo assim é inegável o grande talento de Renato Russo nas composições e na belissima interpretação e não há como negar que a Legião Urbana foi sim um fenômeno nacional
RENATO RUSSO ERA AFINADO NO AO VIVO.. FICOU COM TEMPO
isso é coisa baixar tentar desconstruir um história bonita de um cara que passou por vários problemas como Renato Russo.
Sou legionário, não sou chato (kkkk) e entendo o discurso do Régis. É que cada pessoa espera algo das músicas. Alguns a técnica, outros a melodia, outros a letra, o canto... A Legião conquistou a gente com letras, canto e melodia (principalmente melodia, penso eu). Mesmo que simples de tocar, o som da Legião traz um sentimento, uma emoção que banda nenhuma no mundo traz! E mesmo na simplicidade a Legião construiu uma identidade musical. Existe batida de Legião. O rock da Legião é algo exclusivo dela! A batida de Tempo Perdido, Fábrica, Quase sem Querer, Meninos e Meninas... Há quem vai me entender 🙏
Cara, eu sempre fui da legião e continuarei sendo…Mas como sou músico, embora amador porém me arrisco nas composições, tenho as minhas impressões acerca da obra da Legião Urbana! A Legião urbana foi a minha grande inspiração para a vida musical pois me mostrou que era possível fazer grandes obras com recursos limitados! Rock é atitude!
Agora, não existe nada no universo que seja moldado de coisa nenhuma. Tudo se transforma, como diriam…O grande feito da Legião e do Renato Russo foi o pioneirismo! Foi fazer o meio de campo entre um rockzinho mambembe e um rock de garagem com roupagem punk!
Qual o grande feito do Cristóvão Colombo? Viajar da Europa para a América? Não, ele é lembrado e estudado por ter se aventurado rumo ao desconhecido! Eu era menino quando ouvi a Legião e pirei o cabeção não só pelo estilo revolucionário mas também por ser meu conterrâneo, da capital, que só aparecia na mídia pelas mazelas políticas…me mostrou que os Candangos são mais do que discursos e negociatas! Hj eu vejo que o som da Legião era “emprestado” de bandas punk inglesas e americanas…porém foi graças a esta rapaziada que aprendi à ouvi-las e aprecia-las!!!
O Renato Russo, mesmo pegando “emprestado” verso de outras canções, expressava aquilo que realmente ele pensava! A suas entrevistas eram aulas de filosofia e música! Ao contrário de certos roqueirinhos da atualidade, que não sabem bulhufas do mundo em que vivem, Renato era antenado com a realidade e colocava tudo em versos e acordes minimalistas…
Estou esperando o próximo vídeo sobre o disco 2 da Legião que tem mais qualidade do que o este primeiro!!! Manda aê…
Não por ser fã de legião desde criança,mais para mim toda obra da legião e perfeita suas músicas despertam uma mistura de sentimentos ódio amor revolta alegria e tristezas,legião e eterna nunca morrerá viva a legião urbana
A Legião Urbana é simplesmente a maior banda de rock do Brasil de todos os tempos.
Legião Urbana foi o primeiro contato que tive com o Rock (em geral). Sou fã e reconheço que existe sim tudo isso que o Regis disse. Não deixo de ouvir ...
Quando eu trabalhava como motorista de aplicativo, semanas depois da morte do André Mattos eu fiz uma corrida com um senhor que disse que trabalhou na EMI Brasil nos anos 80 e 90.
E a gente estava falando sobre a morte do André Mattos e sobre como ele era como pessoa. E ele fez um comparativo com que sabia do André com o Renato Russo, com que teve muita convivência.
E resumindo a respeito do Renato, ele disse que o egocentrismo e a arrogância imperavam no comportamento dele.
Quando não tem argumentos para questionar a obra, usa qualquer artificio para tentar desqualificar a pessoa. A obra está aí, e não será desmoralizada nem com comentários ridículos como esses do Regis.
Não quer dizer que ele pegava poemas,livros músicas que ele gostava e fazia as musicas da banda que quer dizer que ele não tinha talento,isso revela que ele tinha muitos repertórios que ele poderia usar na suas músicas!. Eterno Renato russo❤️
Cresci escutando Legião e desde adolescente fui um fã 'otário' como diz o Régis. Hoje em dia eu reconheço todas as falhas e defeitos que a banda tinha, principalmente no começo e fico de boa ao ouvir sobre isso.
Sou uns dos fãs idiotas do Legião. Eles foram importantes pra mim em uma época da minha vida, e não importa a opinião, sempre vou gostar das letras do Renato. E gosto de você também Regis, você é um rabugento gente boa! Forte abraço, de Londrina, norte do Paraná!
O Renato nunca negou suas influêcias, e se foi plagio foi algo bem feito. Músicalmente eles eram pra lá de limitados, isso nem um fã nunca negou, mas a influência casada com a simplicidade e a forma poética que o Renato fez é muito enriquecedor.
Regis tá certo, Renato Russo tinha vários discos de bandas estrangeiras. Era um privilegiado.
Todo fanatismo é, no mínimo, chato, e um indício de falta de personalidade. Mas o Legião é uma grande banda da história do rock BR, disso não há dúvida.
legiao é top mesmo claro que com todos os altos e baixos que toda banda tem fanatismo é osso as vezes to conversando com pessoas ai alguem manda ai tal banda é maravilhosa enviada por deus meu amigo eu viro as costas e vou embora kkkkkkkk
Tipo o Cambota falando "os fãs de Los Hermanos são tão chatos, que nem os Los Hermanos aguentam" rssrs rs
A competência, seriedade e sutileza analítica do Régis Tadeu é algo que impressiona. Sem falar em sua isenção.
@@rodneyrodrigues5047 mas porra vey alguem consegue escutar mais que 2 musicas deles ? tipo anna julia e primavera agr o resto pqp
@@djjuniormix7620 salve, não ouço Los Hermanos rsrsrsr
E os fãs eram tão chatos quanto eles.
Em meados de 87' (eu com 12 anos), tive em minhas mãos os três primeiros Lp's da Legião Urbana (entre outras bandas BR da época). Junto com outros amigos (da mesma idade), compartilhamos dos mesmos e tivemos a mesma sensação do "ROCK BR" nas veias e da representação de uma geração. É óbvio, que anos depois, conhecendo e se aprofundando na essência do bom e "velho" Rock'n'Roll, a gente sabe que MUITO do que VOCÊ diz, faz total sentido.
Mas uma vez, PARABÉNS pela matéria! Muito fã do seu trabalho em prol da MÚSICA.
🤘👏👏👏
O que é engraçado é que o próprio Renato dizia, humildemente, que ele pegava frases de outros autores... Frases que ele gostava, de livros, músicas, etc... Sigo fã e "chato"... Ainda bem que não somos só nós, os fãs da legião, os chatos por aqui 😃
Urbana Legio omnia vincit🤝🏼
Bom dia Regis, adoraria ver um vídeo seu dando a sua opinião sobre a banda A-Ha.
O cara quer lacrar, o Renato nunca negou que ele teve essas inspirações, já escutei tudo isso da boca dele em entrevistas. Melhor banda do Brasil.
Eu demorei anos pra gostar da Legião Urbana por causa desses fãs enjoados e aquelas músicas repetidas que tocavam sempre nas rádios. Mas aí ouvindo a discografia inteira da banda, descobri várias músicas legais que a mídia nunca deu bola.
Quem acha os fãs da legião enjoados é porque não conhece os fãs do U2,e pensa numa banda sem sentido...
@@fabianofp9559 sou fã das duas bandas, e fãs do u2 é chato mesmo, mais chato ainda são os fãs do Nirvana (gosto do trabalho da banda), ou melhor, do Nirvana não, os fanboy do Kurt Cobain, pense nums fãs chatos 😂😂😂😂😂.
@p h acrilic on canvas
Não há fã mais insuportável do que os rockabillys; pra eles só presta Elvis Presley