Sobre assédio nos Caminhos de Santiago. É preciso entender , debater e saber sobre.

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 19 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น •

  • @CaminhoDeSantiagoOficial
    @CaminhoDeSantiagoOficial  15 วันที่ผ่านมา

    Site da Associação , materiais peregrinos, mapas, checklist : www.amigosdocaminhodesantiago.com.br/

  • @Goldenefusschen
    @Goldenefusschen 13 วันที่ผ่านมา +3

    É VERDADE, O CAMINHO DE SANTIAGO É UM DOS CAMINHOS MAIS RESPEITADO QUE EU JÁ VI, 🙌🙌🙌 ME SINTO SUPER SEGURA E ACOLHIDA POR TODOS, INCLUSIVE PARTO DIA 26 DE ABRIL 🎉❤❤❤❤❤❤

  • @reginasalmi7218
    @reginasalmi7218 9 วันที่ผ่านมา +1

    Agradecida pelas informações. Farei em abril 2025🙏

  • @vanessamesquita7948
    @vanessamesquita7948 14 วันที่ผ่านมา +2

    Parabéns pela forma como abordou o assunto. Sanou minhas dúvidas..

  • @RenataLimaCrivelaro
    @RenataLimaCrivelaro 15 วันที่ผ่านมา +3

    Guilherme como você mesmo disse: “não é seu lugar de fala” mas você como sempre fala de forma sensata e ponderada e foi muito assertivo nas suas considerações! Parabéns e obrigada por essa informação!

    • @CaminhoDeSantiagoOficial
      @CaminhoDeSantiagoOficial  15 วันที่ผ่านมา +2

      Que bom que você achou importante a discussão! Um grande abraço peregrino Renata!

  • @neuzaaraujo5330
    @neuzaaraujo5330 15 วันที่ผ่านมา +2

    Muito bem colocado Guilhermo!
    Já fiz o Caminho Francês sozinha, e farei novamente.

  • @analuciapovoa6414
    @analuciapovoa6414 8 วันที่ผ่านมา +1

    Fiz o caminho português central com um grupo de mulheres, óbvio que em vários momentos o caminhar sozinha foi seguro e de muita reflexão.

  • @franbibianamentoradeemagre1574
    @franbibianamentoradeemagre1574 15 วันที่ผ่านมา +2

    Fiz o caminho com meu marido em abril/ maio deste ano e me senti muito segura e tranquila com respeito de todos. O cuidado dos hospitaleiros sempre nos colocar em quartos ou camas próximas, foi o principal dos nossos comentários, a cordialidade de todos no cuidado em não ultrapassar os limites.

    • @CaminhoDeSantiagoOficial
      @CaminhoDeSantiagoOficial  15 วันที่ผ่านมา

      Que bom que a sua experiência foi tão positiva! Um grande abraço peregrino!

  • @adrianadafonseca796
    @adrianadafonseca796 15 วันที่ผ่านมา +2

    Excelente Guilherme .

  • @walnyrosana
    @walnyrosana 15 วันที่ผ่านมา +2

    Pode ter certeza que vou recorrer a vcs. Sinto que cada dia está mais perto. Eu creio!!

  • @luciahelenaalvesdetilio7332
    @luciahelenaalvesdetilio7332 15 วันที่ผ่านมา +4

    Ano passado estive no caminho sozinha por 30 dias com 67 anos e em nenhum momento fiquei insegura e com medo. Ano que vem estou de volta.

  • @darlenepereira6131
    @darlenepereira6131 14 วันที่ผ่านมา +1

    Tenho 58 anos fiz caminho frances em maio /24 me senti segura e acolhida o tempo todo , não tive nehuma intercorrência, mesmo quando dormi e utilizei banheiros mistos nos albergues, foi muito tranquilo, não podemos desprezar a opinião de outras mulheres, mas na minha experiência tudo fluiu tranquilamente, de forma que eu posso indicar as mulheres fazerem o caminho sozinhas

  • @claraclaramadeira
    @claraclaramadeira 15 วันที่ผ่านมา +2

    Eu fiz o Caminho de Santiago em 2022 - sozinha. O que eu vi foi muito respeito por parte dos espanhóis e dos outros peregrinos. Também não presenciei nenhum comentário sobre assédio ou violência. Inclusive quando o tempo tava bom eu gostava de sair cedo, ainda noite para caminhar. Sempre foi seguro.

    • @CaminhoDeSantiagoOficial
      @CaminhoDeSantiagoOficial  15 วันที่ผ่านมา

      Sua experiência é inspiradora para quem deseja fazer o Caminho!

  • @edemilsonlima7759
    @edemilsonlima7759 15 วันที่ผ่านมา +1

    É muito importante esse tipo de aviso porque no Brasil ainda existe uma cultura de ignorar determinadas leis e, fora do país, num local onde as leis são respeitadas e cumpridas integralmente, se faz necessário o alerta aos homens. Pode ser "tabu" para o youtube, mas é um assunto necessário e, infelizmente faz parte da nossa realidade. Graças a Deus que a violência no Caminho é praticamente inexistente. Obrigado Guilherme.

  • @carlosrussi7633
    @carlosrussi7633 15 วันที่ผ่านมา +2

    sorocaba-sp…..vamos lá, tenho 68 anos e fiz o caminho francês, entre 26/09 e 31/10/24, ao lado de um conterrâneo de 61 anos, durante essa mágica e sacrossanta peregrinação, nos sentimos extremamente seguros, embora sendo homens, também caminhamos ao lado de senhoras e jovens mulheres, por vezes, tivemos a agradável companhia de uma senhora franco-suiça de 66 anos que caminhou sozinha desde SJPP até SC, num dos dias aproveitamos para perguntar se ela se sentia segura num caminho que nas manhas, dependendo do horário, partia-se em completa escuridão , foi qdo ela respondeu que nunca se está sozinha, sempre encontrava peregrinos agradáveis, que a tratavam com muito respeito, citando inclusive eu e meu amigo, entre outros, como exemplo, o que conferia a ela segurança e tranquilidade, também fizemos a mesma pergunta a jovens mulheres, cujas respostas eram sempre as mesmas, todas se sentiam muito tranquilas e seguras, nenhuma delas se quer mencionou algum desconforto relacionado com assédio ou semelhanças, portanto num universo de milhares de peregrinas, guardado o respeito por quem passou por isso, uma amostra de 9 casos, não pode afastar de nenhuma mulher o desejo de viver essa maravilhosa experiência e sugiro, que ao decidir ir, sigam recomendações das associações e/ou relatos de outras mulheres que passaram pelo caminho, inclusive tenho uma filha de 40 anos que deseja fazer o caminho, eu sempre a encorajei, mesmo que o faça sozinha!

    • @CaminhoDeSantiagoOficial
      @CaminhoDeSantiagoOficial  15 วันที่ผ่านมา

      Que bom saber que a sua experiência foi tão positiva! Sua história é inspiradora para quem quer fazer o Caminho!

  • @elainegarau
    @elainegarau 15 วันที่ผ่านมา +1

    Fiz o Caminho Português em 2024, sozinha. Me senti muito segura e me senti amparada em todos os momentos. Óbvio que pode acontecer em qualquer lugar do mundo. Mas me sinto mais segura sozinha na floresta no Caminho do que na esquina aqui da rua de casa. Regrinha básica de segurança: sempre ter alguém sabendo onde você está.

    • @CaminhoDeSantiagoOficial
      @CaminhoDeSantiagoOficial  15 วันที่ผ่านมา

      Que bom que você teve uma experiência tão positiva! É importante compartilharmos essas histórias.

    • @lenysilenefreitascastro6717
      @lenysilenefreitascastro6717 13 วันที่ผ่านมา

      Fiz o Caminho Francês de Santiago sozinha em 2018. Em nenhum momento me senti desconfortável ou insegura. Ao contrário, encontrei pessoas do sexo masculino maravilhosas que sempre me ajudaram em momentos de dor, bolhas entre todas as nacionalidades. Retornei , dessa vez ao Caminho Português recentemente, set/ outubro 24. Nao conclui o Caminho por uma questão do clima chuvoso demais tive infecção de garganta que evoluiu para sinusite, por conselho medico parei em Valença. Pra retornar na primavera. Nada a relatar de incidentes dessa natureza e nem com inúmeras mulheres que cruzaram meu caminho. Me perguntaram se essa reportagem procedia , eu discordei veementemente! Façam o Caminho, é o melhor lugar pra nossa alma e nosso corpo estar na atualidade.

  • @liliesilva4101
    @liliesilva4101 15 วันที่ผ่านมา +1

    Ótimo esclarecimento!

  • @fabioleme001
    @fabioleme001 7 วันที่ผ่านมา

    Valeu!

    • @CaminhoDeSantiagoOficial
      @CaminhoDeSantiagoOficial  6 วันที่ผ่านมา

      Oi Fábio! Super obrigado!!! Precisando de algo estamos a disposição! Também temos informações no www.amigosdocaminhodesantiago.com.br Um grande abraço peregrino!

  • @walnyrosana
    @walnyrosana 15 วันที่ผ่านมา +1

    Meu grande sonho é fazer o caminho, com fe em Deus ano que vem eu faço ou ate eu completar 60 que é em 2026.

  • @neuzaaraujo5330
    @neuzaaraujo5330 15 วันที่ผ่านมา +1

    👍👏👏

  • @marisareginaribeirodonasci2762
    @marisareginaribeirodonasci2762 15 วันที่ผ่านมา +1

    Eu não li a reportagem, mas a minha experiência, caminhando sozinha, permite atestar a segurança do caminho. Não se pode esquecer que as pessoas que estão no caminho são seres humanos, nem piores, nem melhores que o resto da humanidade. Tenho queixas? Sim, mas poucas. Então, da minha parte, tranquilizaria qualquer pessoa que tem essa preocupação: durante TODO o caminho - sozinha - me senti mais segura do que ir à farmácia, em um dia qualquer, em meu bairro.

  • @joelantonio5570
    @joelantonio5570 14 วันที่ผ่านมา

    Também estou programando para ir de 31 de maio a 15 de julho de 2025

  • @MarcusAurelio-q8d
    @MarcusAurelio-q8d 15 วันที่ผ่านมา +2

    Bom dia! A reportagem, segundo o meu entendimento, não propôs qualquer estatística. Concordo que esse é um problema grave em diferentes lugares. Não seria diferente no norte da Espanha. Afinal, o caminho não é uma bolha! Vivi na Espanha e a chamada violência sexista é bastante significativa. A minha filha, que é jornalista, sofreu assédio violento na Espanha. Ou seja, se há exagero na matéria, nem por isso consigo tratar o tema do ponto de vista estatístico. Independentemente de onde estiverem, as mulheres sempre estarão mais vulneráveis a todas as formas violência, sobretudo a sexual. O simples fato de existirem casos como os relatados ja mostra que não podemos relativizar o problema no caminho Devemos deixar de ir? Penso que não. Mas sem acreditar que aquele lugar estaria "blindado". Abraços

  • @julia.santos4422
    @julia.santos4422 15 วันที่ผ่านมา +1

    Guilherme, de fato, estive agora entre final de setembro e início de novembro de 2024 fazendo o Caminho Frances sozinha, e em nenhum momento me senti insegura.
    Caminhei sozinha alguns dias, e outros em grupo. Encorajo qualquer mulher a ir sozinha, se assim desejar. Claro que cuidados básicos sempre temos que ter, em qualquer viagem, mas realmente o Caminho é muito seguro!

  • @christinafelixterapeuta1484
    @christinafelixterapeuta1484 15 วันที่ผ่านมา +2

    Eu sei de casos que as mulheres não denunciaram por estarem em outro pais. Eu não confio mais. Ainda bem que encontrei alguém para fazermos o caminho juntas. Desculpe mas não quero virar estatística. Eu viajo sozinha numa boa mas depois de saber de relatos não achei adequado ir sozinha.

    • @luciahelenaalvesdetilio7332
      @luciahelenaalvesdetilio7332 14 วันที่ผ่านมา

      @@christinafelixterapeuta1484 Christina, vc deveria relatar. Pode ser de alerta para aquelas pessoas que já foram e que pretendem voltar.

  • @GeorgeMouta
    @GeorgeMouta 13 วันที่ผ่านมา +1

    Como todo jornal sensacionalista pra vender jornais. Coloca estatística 09 casos de assédios no horizonte milhares de pessoas, não que os assédios sejam passivos de tolerância . tolerância zero para os assédios,mais caminhos de Santiago são seguros sim,mais antes de tudo você tem que cuidado com sua segurança e qual lugar tudo, porque assim que funciona

  • @gicarapia
    @gicarapia 4 วันที่ผ่านมา

    Achei algumas declarações desnecessárias... parece aquele famoso "ainn mas nem todo homem"... se foram 9, 900 ou apenas 1, não importa a estatística e sim q o problema existe. Vc tentar achar justificativa do tipo "a mulher pode ter entendido errado", "pode ter sido brincadeira" e dizer que não devemos dar corda não ajuda em nada amigo.. enfim, podia ter deixado de postar esse vídeo

    • @CaminhoDeSantiagoOficial
      @CaminhoDeSantiagoOficial  4 วันที่ผ่านมา

      Como voce pode ver, tiramos o local de fala e tratamos totalmente com respeito qualquer ocorrido, atuamos na associação e estamos atentos a isso. deixamos claro que assédio nao é brincadeira. Atuamos impedindo os ocorridos como poucas associações o fazem . Uma mulher assediada é 100% de um problema que participamos. Entendendo o contexto do video e atuando há 24 anos pode compreender que não somos leves e até participamos de retirada de pessoas envolvidas. Nada justifica um assédio, nada justifica isso. Nao é bricadeira em nada. É um assunto muito sério. Estamos tratando do tamanho da reportagem do The Guardian. Se tiver dados sobre o dia a dia comparativo em cidades de fora do Caminho, aí então as opiniões podem ser colocadas de forma mais sérias. O problema existe mas é preciso medir. Compreenda que agimos em casos assim. Somente o vídeo foi sobre o tamanho da reportagem. O Caminho segue sendo seguro. Mais do que muitos bairros inclusive de alta classe do Brasil.

    • @CaminhoDeSantiagoOficial
      @CaminhoDeSantiagoOficial  4 วันที่ผ่านมา

      se assistiu ao video, comentamos 1 pessoa é 100% de um problema que já atuamos. Não é ser brincadeira, e quando somos chamados, atuamos.
      Talvez você não saiba o tamanho da atuação e do trabalho das associações impedindo isso. É uma das coisa que fazemos .