Dom Casmurro me ensinou a desconfiar de narradores em primeira pessoa e observá-los mais atentamente pq os fatos narrados por Bento Santiago falam mais dele próprio do que da Capitu. Mas pra mim Memórias Póstumas de Brás Cubas é insuperável hehe. É um dos meus livros favoritos da vida pq deixa a gente com um gosto amargo na boca. Eu amo!! Da Conceição Evaristo eu indico o Becos da memória. É um livro incrível! Ele tem uma narração propositalmente retalhada como de fato são os becos da nossa memória neh. Gostei muito de ter lido!! Fica aí a sugestão...
eu lembro de achar o bentinho muito paranoico quando li pela primeira vez pro vestibular. Ainda não li de novo, mas acho difícil mudar de ideia hahahaha
@@jainabarreto6630 com a releitura, a gente percebe aspectos que foram preteridos na primeira leitura. Gosto de revisitar os textos com um olhar mais atento, diferente de quando lemos com pressa, ou para cumprir com obrigação acadêmica.
Olha um livro recente que mereceria entrar nesta lista é Torto Arado, do Itamar Vieira Jr. fala do nosso Brasil pela perspectiva das mulheres e dos oprimidos!Eu gostei demais!
3 ปีที่แล้ว +4
Verdade! Aqui no canal fizemos até um vídeo inteirinho sobre Torto arado
Com toda absoluta certeza, eu não poderia deixar de indicar uma das leituras mais impactantes que tive, Os Bruzundangas do anarquista Lima Barreto. Carolina Maria de Jesus, certamente uma das mais extraordinárias escritoras que tivemos, minha indicação de peso dela seria Pedaços da Fome. Quando se é falado em literatura árabe/brasileira 7:22, não tenho como não indicar um dos grandes sobre o assunto, Milton Hatoum, com o marcante Relato de um Certo Oriente. Finalizando com um dos mais misteriosos escritores da nossa história chamado Walter Campos de Carvalho, o primeiro escritor surrealista que tivemos, dono de uma das obras que mais me deixou marcado, intrigado no bom sentido, chamada de A Lua Vem da Ásia. E por fim, leiam os poemas do João Cabral de Melo Neto, um dos mais recentes autores que acabei conhecendo, descobrindo, escritas de um jeito muito único, minhas indicações dele seriam, "Dois Estudos e Descoberta da Literatura". Grato!
1)Machado de assis- Dom casmurro 2)Guimarães Rosa- Campo geral 3)Conceição Evaristo- Olhos d'água 4)Clarice Lispector- Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres 5)Raduan Nassar- Lavoura arcaica 6)Michel Laub- O diário da queda 7)Chico -Gota d'água (peça) Citações: Otelo, A hora da estrela, Um copo de cólera
Eu tô lendo Campo Geral e vou te dizer: é difícil alcançar esse Miguelin! Muitas vezes não entendo nadica de nada de um parágrafo inteiro! Guimarães Rosa, seu abusado, não sou letrada em mineirês fiquei boiando! Por favor, faz uma resenha sim, ajuda a urbanóide aqui a viajar!
Ah, com certeza, também espero um vídeo sobre essa obra. Minha experiência foi um pouco diferente (em audiolivro), mas conseguiu captar todas as nuances da prosa riquíssima do Guimarães Rosa. Sem dúvida, uma baita novela para "entrar de cabeça" no sertão mineiro, ainda mais pela perspectiva do Miguilim - que, apesar de ser tão novo, faz reflexões muito pertinentes e perspicazes.
A maioria das pessoas lê os livros usando os "óculos" da sua época. Como "Dom Casmurro" nasceu em um século em que o adultério feminino estava em voga, muitos o leram como mais um livro sobre o assunto. Como a palavra da crítica especializada é privilegiada, fecha-se a obra para novas interpretações, por isso demorou tanto para que "Dom Casmurro" fosse lido como um livro sobre ciúme. Mas eu acho mesmo que a dúvida é mais importante.
Todos deveriam ler: Grande Sertão: Veredas, João Guimarães Rosa, Tereza Batista Cansada de Guerra, Jorge Amado, O quinze, Rachel de Queroiz, Éramos seis, Maria José Dupre, Senhora, José de Alencar, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis, Triste fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto...
Infelizmente não gostei de Recordações do Escrivão Isaías Caminha. Estava indo muito bem, li bastante e de repente se tornou bastante monótonos. Insisti, mas parei.
De Machado de Assis eu amo os Contos...especialmente A Cartomante e a Missa do Galo, além de O Alienista que ora dizem que é conto ora dizem que é novela. Além disso, fui impactada profundamente pelo Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus e amo ler e reler Incidente em Antares, acho muito divertido.
Considero "Viva o Povo Brasileiro" um livro essencial para entender nosso povo e especialmente nossa história. Gostei demais também das reflexões sobre "o que é história" que o João U. Ribeiro propõe no livro, meio que nas entrelinhas.
Oi ,Livia, maravilhosa esta lista!!!Quanto ao Guimarães Rosa eu estou apaixonada, você vai degustar cada pedaço do Grande Sertão: Veredas! É um livro denso mas muito impactante, li só com 50 anos e valeu muito a pena!!!!O filme Lavoura Arcaica me marcou demais também, agora vou tentar ler o livro!Obrigada!beijos
grazadeus temos essa defesa de que listas "obrigatórias" ou "livros necessários" são a coisa mais relativa do mundo. Uns não anulam os outros e vice versa. De qualquer forma, aqui vão os nacionais que me impactaram e indico sem sombra de dúvida: Capitães da Areia (Jorge Amado); Auto da Compadecida (Ariano Suassuna); Olhos D'Água (Conceição Evaristo); A Bolsa Amarela (Lygia Bojunga); A Paixão Segundo GH (Clarice Lispector); O Livro das Semelhanças (Ana Martins Marques)
Campo geral é o meu livro favorito da vida, Guimarães Rosa tem um jeito de escrever que cativa, emociona e prende de uma forma que eu nem sei explicar, só de lembrar me emociona❤❤❤ Faz o vídeo sobre ele por favor
Eu adicionaria "Vidas secas", de Graciliano Ramos, na minha lista. E o contemporâneo "Torto Arado", de Itamar Vieira Jr., não fica atrás! Recomendo de olhos fechados e acho que fala muito de Brasil (inclusive, propositalmente, o autor não nomeia território algum na história!).
Chorei demais com a história de Miguilim. Cada página é carregada de beleza com a descrição do lugar e de como Miguilim percebe o seu mundo. Maravilhoso
Amei a lista! Mas como não amar cada vídeo desse canal kkkk Muito diversa a lista e já quero ler tudo 😅kkkk Mas para mim de Machado de Assis o livro essencial é O Alienista que me marcou muito mais profundamente com suas reflexões sobre a loucura.
Que video bárbaro! Adorei! Grande Sertão é bacana demais para que vc espere ficar velha para ler. E não é assim tão sério. Prá ter uma ideia um dos amigos do protagonista é Fafafa. Dá pra resistir? Abs e parabéns pelo trabalho!
Faltou infanto-juvenil… adulto leitor normalmente foi criança e adolescente leitor. Então lá vai: A Droga do Amor e A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira 😘
Lívia, por favor entenda que toda vez que vc pergunta "vcs querem um video sobre tal livro?" a única resposta possível é sim!! eu também deixei pra ler Grande Sertão Veredaspra quando ficasse mais madura haha mas acho que leio no início de 22
9:06 Eu acho muito massa filmes "teatrais demais", principalmente se é uma escolha proposital do diretor. Os filmes do Wes Anderson são um ótimo exemplo dessa teatralidade no cinema e nem por isso eles deixam de ser maravilhosos.
Vídeo fantástico! Infelizmente confesso que ainda não conheço a literatura brasileira tão bem ao ponto de poder propor uma lista minha, mas acho que "Vidas Secas" do Graciliano e "K. Relato de uma Busca" do Bernardo Kucinski estariam nela. Todos deveriam ler esses dois livros pelo menos uma vez. Fiquei muito curioso sobre "Campo Geral" e fico no aguardo do vídeo!
Meu Deus, lista de livros brasileiros essenciais sem Graciliano Ramos, é um sacrilégio. Ahhhhh socorro. Quem não leu Vidas Secas, São Bernardo, Angústia e Insônia ainda não se achou, ou achou o elixir da literatura nacional. Kkkkk, mas sem exageros, Graciliano Ramos é gênio demais. O cara consegue ser sucinto e complexo em poucas palavras. Só ele consegue isso. Leiam pra ontem.
Aff, acabei de publicar minha lista sem Vidas Secas. A verdade é que não dá pra selecionar apenas sete livros. Depois que postei lembrei de vários que mereciam estar nessa lista. Enfim, está publicada.
Curtindo e compartilhando, Lívia! Minha lista: Vidas Secas, A Memória Revoltada, O Mulato, Dentro da Chuva Amarela, O Encontro Marcado, Diário do Farol, O Santo Inquérito
Eu recomendo demais A Paixão Segundo G.H da Clarice, impossível sair ileso depois dessa leitura!! Eu ja li e reli em diversos momentos da vida e sempre é uma sensação diferente e intensa.
Eu li Grande Sertão Veredas aos 17 ou 18 anos de idade e foi fantástico! Maravilhoso! Não entendi nada e tive que reler a primeira página várias vezes. Dai tudo clareou e, não sei como, entrei naquela história de cabeça. Aprendi muito, compreendi tantas coisas. Leia logo, não vais te arrepender. E reler aos 57 foi tão bom quanto aos 17. Abraços!
Ah!!! belíssima postagem, todos os comentários merecem ser respeitados com amor, pois mostra como é vasto, riquíssimo e grande o universo da literatura brasileira...quantas obras, quantos nomes famosos, escritores reconhecidos mundialmente. Contemporâneo, cheguei a ler também; Budapeste, de Chico Buarque. Obrigado mais uma vez amiga.
Curtindo e compartilhando, Lívia! Minha lista: 1- Andarilhos - R.Tavares 2- A mulher que escreveu a bíblia - M.Scliar 3- O livro dos ressignificados - João Doederlein 4- Sonata da Última Cidade. O Romance de São Paulo - Renato Modernell 5- De volta ao Engenho Velho - Ruben Seidl 6- A morte no fim do mundo. A história do pintor Almeida Júnior - Domício Pacheco e Silva
Eu preciso ler Dom Casmurro, já li alguns contos de Machado e amei...e outro que está na minha lista é Lavoura Arcaica...valeu pelo vídeo...boa leitura e abração carioca. 🌟
Acrescentaria "São Bernardo" e "Vidas Secas" (Graciliano Ramos), "Ciranda de Pedra" (Lygia Fagundes Telles) e pelo menos mais dois livros que eu desejo muito que ainda sejam mais difundidos: "O Amanuense Belmiro" (Cyro dos Anjos) e "A Lua Vem da Ásia" (Campos de Carvalho). ❤
Bom... confesso que nos últimos anos não tenho a mesma voracidade para ler de quando era mais jovem. Mas existem cinco obras que tenho um apreço especial e que as releio sempre que posso: Oito minutos dentro de uma fotografia - Ganymédes José O tempo e o vento - Erico Verissimo Incidente em Antares - Erico Verissimo O Ateneu - Raul Pompeia Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
Minha lista: Vidas Secas - Graciliano Ramos A Hora da Estrela - Clarice Lispector Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto Morte e vida Severina - João Cabral de Melo Neto Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis Seminário dos Ratos - Lygia Fagundes Telles Auto da compadecida - Ariano Suassuna
Pra mim, "A Pedra do Reino", de Ariano Suassuna não ficaria de fora de uma lista dos melhores da Literatura brasileira. Sempre indico, junto com Machado, Rosa, Clarice, Conceição.
Dom Casmurro é maravilhoso, Machado de Assis é o melhor !! Já assisti o filme Lavoura Arcaica e fiquei impactada, ele mexeu comigo de forma profunda, futuramente lerei o livro com certeza. Gostei das dicas dos demais, principalmente o da Clarice Lispector, vou colocar na minha lista de desejos.
Dom Casmurro foi o livro que me fez perder o receio que eu tinha em ler os clássicos, me abriu portas e se tornou uns dos meus livros favoritos da vida. Na minha lista eu incluiria: Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), São Bernardo (Graciliano Ramos), Clara dos Anjos (Lima Barreto), Quarto do Despejo (Carolina Maria de Jesus), Capitães da Areia (Jorge Amado) e o mais novo queridinho de todos os admiradores de Literatura Brasileira: Torto Arado (Itamar Vieira Jr) Gostei das indicações de livros contemporâneos! Seria interessante um vídeo de indicações só dessas produções mais "atuais".
Os dois GR do Brasil não podem faltar: Guimarães Rosa e Graciliano Ramos! Também coloco na lista o maravilhoso Érico Veríssimo, com O Tempo e o Vento e Incidente em Antares.
ótimas indicações de leituras que eu preciso fazer.. a começar por Dom casmurro do Machado, é minha prioridade, principalmente nessa edição maravilhosa da antofagica!!
Ótima lista! Quero muito ler “Lavoura Arcaica”! Alguns livros da nossa literatura que adoro são: “Dois Irmãos” do Milton Hatoum; “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” da Martha Batalha; “Anarquistas, Graças a Deus” da Zélia Gattai e “O Peso do Pássaro Morto” da Aline Bei.
Oi Livia ! Por favor eu ficaria muito feliz com um vídeo sobre Guimarães Rosa, Campos Gerais .Que lista bacana , tem umas coisa que nunca li como o festejado Lavoura Arcaica. Todos tem seus clássicos eu acrescentaria: Crônica da casa assassinada e Mil rosas roubadas
Olá, obrigada pelos seus vídeos. Sempre gosto de indicar os livros de Zélia Gattai, principalmente Um chapéu para viagem. E, de Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela, a história regional do Brasil, de forma poética/realista. Amo.
Incrível! Amo Dom Casmurro, mas meu preferido do Machado continua sendo Memórias Póstumas de Brás Cubas. Eu só li até agora um único livro da Clarice Lispector porque meu marido me convenceu de que esse é o melhor dela e eu quis ler primeiro, justamente o primeiro que ela publicou, Perto do Coração Selvagem. Amei demais. Uma linguagem modernista muito própria, impossível de achar algo igual. É lindo mesmo!
Obrigada pelo vídeo! Também tenho uma indicação: São Bernardo, de Graciliano Ramos. E, já que estamos nisso, meu favorito de Graciliano, Histórias de Alexandre.
Todos deveriam ler : contos completos do Lima Barreto.
Lima Barreto é um contista que rivaliza com Machado...
Que ótima sugestão!!!
Toda obra de Lima barreto é maravilhosa.
Concordo!
Dom Casmurro me ensinou a desconfiar de narradores em primeira pessoa e observá-los mais atentamente pq os fatos narrados por Bento Santiago falam mais dele próprio do que da Capitu. Mas pra mim Memórias Póstumas de Brás Cubas é insuperável hehe. É um dos meus livros favoritos da vida pq deixa a gente com um gosto amargo na boca. Eu amo!! Da Conceição Evaristo eu indico o Becos da memória. É um livro incrível! Ele tem uma narração propositalmente retalhada como de fato são os becos da nossa memória neh. Gostei muito de ter lido!! Fica aí a sugestão...
eu lembro de achar o bentinho muito paranoico quando li pela primeira vez pro vestibular. Ainda não li de novo, mas acho difícil mudar de ideia hahahaha
Ponciá Vicêncio eu adoro! É conciso e impactante. Me lembro de ter ficado muito impressionada por vários dias!! 😉❤️
@@jainabarreto6630 com a releitura, a gente percebe aspectos que foram preteridos na primeira leitura. Gosto de revisitar os textos com um olhar mais atento, diferente de quando lemos com pressa, ou para cumprir com obrigação acadêmica.
Bota amargo nisso... Brás Cubas é mesmo incrível. Aquele final?!
Até hoje tenho mais prazer em ler "Memórias póstumas. " Mas, Dom Casmurro também é genial!!
Sou professora de sociologia e Machado, especialmente os contos, São uma análise maravilhosa da sociedade brasileira do XIX.
Que análise!!!
Olha um livro recente que mereceria entrar nesta lista é Torto Arado, do Itamar Vieira Jr. fala do nosso Brasil pela perspectiva das mulheres e dos oprimidos!Eu gostei demais!
Verdade! Aqui no canal fizemos até um vídeo inteirinho sobre Torto arado
É lindo demais
Itamar Vieira Junior: Torto Arado
Ana Maria Gonçalves: Um Defeito de Cor
Graciliano Ramos: Vidas Secas
João Guimarães Rosa: Obra completa
Quero muito ler esse da Ana Maria Gonçalves
Graciliano Ramos não é só vidas secas, é muito mais que isso! São Bernardo e Angústia são os maiores dele, na minha opinião.
Com toda absoluta certeza, eu não poderia deixar de indicar uma das leituras mais impactantes que tive, Os Bruzundangas do anarquista Lima Barreto. Carolina Maria de Jesus, certamente uma das mais extraordinárias escritoras que tivemos, minha indicação de peso dela seria Pedaços da Fome. Quando se é falado em literatura árabe/brasileira 7:22, não tenho como não indicar um dos grandes sobre o assunto, Milton Hatoum, com o marcante Relato de um Certo Oriente. Finalizando com um dos mais misteriosos escritores da nossa história chamado Walter Campos de Carvalho, o primeiro escritor surrealista que tivemos, dono de uma das obras que mais me deixou marcado, intrigado no bom sentido, chamada de A Lua Vem da Ásia. E por fim, leiam os poemas do João Cabral de Melo Neto, um dos mais recentes autores que acabei conhecendo, descobrindo, escritas de um jeito muito único, minhas indicações dele seriam, "Dois Estudos e Descoberta da Literatura".
Grato!
1)Machado de assis- Dom casmurro
2)Guimarães Rosa- Campo geral
3)Conceição Evaristo- Olhos d'água
4)Clarice Lispector- Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres
5)Raduan Nassar- Lavoura arcaica
6)Michel Laub- O diário da queda
7)Chico -Gota d'água (peça)
Citações: Otelo, A hora da estrela, Um copo de cólera
tirou uma view do video, pq agr n preciso assistir mais kkkkkk
@@renatofontes9066 mas clicou pelo menos👍🏻
Vale a pena assistir para saber as explicações 🥰
@ Nao preciso. Confio em ti 🙌🙌
@@renatofontes9066 é bom você vê o vídeo pois você vai saber qual é o melhor pra você
Eu tô lendo Campo Geral e vou te dizer: é difícil alcançar esse Miguelin! Muitas vezes não entendo nadica de nada de um parágrafo inteiro! Guimarães Rosa, seu abusado, não sou letrada em mineirês fiquei boiando! Por favor, faz uma resenha sim, ajuda a urbanóide aqui a viajar!
Ah, vamos fazer!
Olha.. uma coisa que me ajuda quando está difícil é ler em voz alta e me escutar....
Ah, com certeza, também espero um vídeo sobre essa obra. Minha experiência foi um pouco diferente (em audiolivro), mas conseguiu captar todas as nuances da prosa riquíssima do Guimarães Rosa. Sem dúvida, uma baita novela para "entrar de cabeça" no sertão mineiro, ainda mais pela perspectiva do Miguilim - que, apesar de ser tão novo, faz reflexões muito pertinentes e perspicazes.
Por favor, tb quero um vídeo a respeito dessa obra! 🌷
Nessas horas eu agradeço por ser mineira kkkkkk entendo "tudin"
A maioria das pessoas lê os livros usando os "óculos" da sua época. Como "Dom Casmurro" nasceu em um século em que o adultério feminino estava em voga, muitos o leram como mais um livro sobre o assunto. Como a palavra da crítica especializada é privilegiada, fecha-se a obra para novas interpretações, por isso demorou tanto para que "Dom Casmurro" fosse lido como um livro sobre ciúme. Mas eu acho mesmo que a dúvida é mais importante.
Todos deveriam ler:
Grande Sertão: Veredas, João Guimarães Rosa,
Tereza Batista Cansada de Guerra, Jorge Amado,
O quinze, Rachel de Queroiz,
Éramos seis, Maria José Dupre,
Senhora, José de Alencar,
Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis,
Triste fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto...
Lima Barreto: O Triste Fim de Policarpo Quaresma e Recordações do Escrivão Isaias Caminha
sempre que posso faço releitura de triste fim de policarpo quaresma, é um dos meus livros favoritos e infelizmente tão atual
Infelizmente não gostei de Recordações do Escrivão Isaías Caminha. Estava indo muito bem, li bastante e de repente se tornou bastante monótonos. Insisti, mas parei.
Li todos os livros da Conceição Evaristo, recomendo todos, especialmente Ponciá Vicêncio
Oba!!! Acho que meu próximo dela será Ponciá Vicêncio
O 1º que me veio à mente foi "O bem amado", de Dias Gomes! Deveria ser leitura obrigatória de todo brasileiro antes de eleições. E é divertidíssimo!
Nossa, que boa lembrança! É divertidíssimo!
Livia, Grande sertão: veredas é incrível, como disse Clarice Lispector: fico até aflita de tanto gostar! Se eu fosse vc, leria looogooo 😍😘
Abraços
Amei essa interseção com a linguagem de Clarice: aflita de tanto gostar!
Sim, "Grande Sertão: Veredas" deveria ser lido por todos. 😍
Tô achando que vou ler antes do previsto...
@@LiviaPiccolo Obaaaa!
Essa é a minha principal falha, não consegui terminar Grande Sertão: Veredas. Já tentei três vezes e não consegui...
Vídeo sobre o livro de Guimarães sim. Já li Grande Sertão Veredas e recomendo muito tb.
De Machado de Assis eu amo os Contos...especialmente A Cartomante e a Missa do Galo, além de O Alienista que ora dizem que é conto ora dizem que é novela. Além disso, fui impactada profundamente pelo Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus e amo ler e reler Incidente em Antares, acho muito divertido.
Gostei muito do conto "Pai contra mãe" de Machado de Assis.
Que lista fantástica! Anotei especialmente os últimos, que eu não conhecia. A Terceira Margem do Rio é outro conto do Rosa que merece um vídeo 😅
Considero "Viva o Povo Brasileiro" um livro essencial para entender nosso povo e especialmente nossa história. Gostei demais também das reflexões sobre "o que é história" que o João U. Ribeiro propõe no livro, meio que nas entrelinhas.
Obrigada pelas recomendações, Daniel 💚💛
Livro maravilhoso. Amei.
Sim! Ia deixar essa sugestão também. Que sabor esse livro.
Li também A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas, legal
Já li e reli algumas vezes, é brilhante!
Oi ,Livia, maravilhosa esta lista!!!Quanto ao Guimarães Rosa eu estou apaixonada, você vai degustar cada pedaço do Grande Sertão: Veredas! É um livro denso mas muito impactante, li só com 50 anos e valeu muito a pena!!!!O filme Lavoura Arcaica me marcou demais também, agora vou tentar ler o livro!Obrigada!beijos
grazadeus temos essa defesa de que listas "obrigatórias" ou "livros necessários" são a coisa mais relativa do mundo. Uns não anulam os outros e vice versa. De qualquer forma, aqui vão os nacionais que me impactaram e indico sem sombra de dúvida: Capitães da Areia (Jorge Amado); Auto da Compadecida (Ariano Suassuna); Olhos D'Água (Conceição Evaristo); A Bolsa Amarela (Lygia Bojunga); A Paixão Segundo GH (Clarice Lispector); O Livro das Semelhanças (Ana Martins Marques)
Que lista linda
Campo geral é o meu livro favorito da vida, Guimarães Rosa tem um jeito de escrever que cativa, emociona e prende de uma forma que eu nem sei explicar, só de lembrar me emociona❤❤❤
Faz o vídeo sobre ele por favor
Vamos fazer! ❤
Amo Conceição Evaristo, gosto muito de Poemas da recordação dela também e Insubmissas lágrimas de mulheres
Eu adicionaria "Vidas secas", de Graciliano Ramos, na minha lista. E o contemporâneo "Torto Arado", de Itamar Vieira Jr., não fica atrás! Recomendo de olhos fechados e acho que fala muito de Brasil (inclusive, propositalmente, o autor não nomeia território algum na história!).
Excelentes! ❤
Perfeito!
Li quando adolescente, tenho muita vontade de ler novamente ☺️
Nossa! Estou conhecento o canal agora e já estou gostando, muito bom senso.
Chorei demais com a história de Miguilim. Cada página é carregada de beleza com a descrição do lugar e de como Miguilim percebe o seu mundo. Maravilhoso
Lívia, "Uma aprendizagem..." é uma obra prima, um livro pra vida toda no melhor sentido dos clássicos, cuja leitura nunca se completa 😉
Também acho!
Gente nunca vim tão rápido e ao ver a notificação fique pensando ué..eu não vi esse vídeo ainda? Hahaha ❤️
Hahahaha ❤️❤️❤️
Lívia, fora os seus comentários sobre literatura, amo a sua casa e essa rede então, adoro 😍😍
Mostra a sua estante pra gente !!! Eu vou amar ver rs ♥️
Amei a lista! Mas como não amar cada vídeo desse canal kkkk Muito diversa a lista e já quero ler tudo 😅kkkk Mas para mim de Machado de Assis o livro essencial é O Alienista que me marcou muito mais profundamente com suas reflexões sobre a loucura.
Seu comentário fez-me lembrar do conto "A Terceira Margem do Rio" de Guimarães Rosa, cuja a temática é a loucura.
Que video bárbaro! Adorei! Grande Sertão é bacana demais para que vc espere ficar velha para ler. E não é assim tão sério. Prá ter uma ideia um dos amigos do protagonista é Fafafa. Dá pra resistir? Abs e parabéns pelo trabalho!
Faltou infanto-juvenil… adulto leitor normalmente foi criança e adolescente leitor. Então lá vai: A Droga do Amor e A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira 😘
Os Karas! Quem precisa de Harry Potter quando temos Os Karas! Que nostalgia, lia e relia incessantemente no colégio
Estou aguardando o vídeo que fala sobre Friedrich Nietzsche ❤ Parabéns pelo trabalho excepcional!
"Insubmissas lágrimas de mulheres" da Conceição é incrível! Fica a recomendação
Lívia, por favor entenda que toda vez que vc pergunta "vcs querem um video sobre tal livro?" a única resposta possível é sim!! eu também deixei pra ler Grande Sertão Veredaspra quando ficasse mais madura haha mas acho que leio no início de 22
HAHAHAHA 💙💙💙
A notificação aparece e a gente já chega apertando o gostei! ❤️
Ahhh 💖 Obrigada, Catarina!
9:06 Eu acho muito massa filmes "teatrais demais", principalmente se é uma escolha proposital do diretor. Os filmes do Wes Anderson são um ótimo exemplo dessa teatralidade no cinema e nem por isso eles deixam de ser maravilhosos.
Vídeo fantástico! Infelizmente confesso que ainda não conheço a literatura brasileira tão bem ao ponto de poder propor uma lista minha, mas acho que "Vidas Secas" do Graciliano e "K. Relato de uma Busca" do Bernardo Kucinski estariam nela. Todos deveriam ler esses dois livros pelo menos uma vez. Fiquei muito curioso sobre "Campo Geral" e fico no aguardo do vídeo!
Meu Deus, lista de livros brasileiros essenciais sem Graciliano Ramos, é um sacrilégio. Ahhhhh socorro. Quem não leu Vidas Secas, São Bernardo, Angústia e Insônia ainda não se achou, ou achou o elixir da literatura nacional. Kkkkk, mas sem exageros, Graciliano Ramos é gênio demais. O cara consegue ser sucinto e complexo em poucas palavras. Só ele consegue isso. Leiam pra ontem.
Ele é maravilhoso mesmo
Concordo plenamente! Sem ler ele a pessoa não pode dizer que sabe de literatura brasileira.
Concordo. Graciliano é espetacular . Vidas secas nos envolve maravilhosamente. Ótima resenha vc encontra no canal liber café, de Aluízio.
Li todos e concordo com você
Aff, acabei de publicar minha lista sem Vidas Secas. A verdade é que não dá pra selecionar apenas sete livros. Depois que postei lembrei de vários que mereciam estar nessa lista. Enfim, está publicada.
Curtindo e compartilhando, Lívia! Minha lista:
Vidas Secas, A Memória Revoltada,
O Mulato, Dentro da Chuva Amarela,
O Encontro Marcado, Diário do Farol,
O Santo Inquérito
o mulato é genial! li ano passado, também recomendo!
Ahhhhh como eu amo essa canal! Liv, você é incrível!
Eu recomendo demais A Paixão Segundo G.H da Clarice, impossível sair ileso depois dessa leitura!! Eu ja li e reli em diversos momentos da vida e sempre é uma sensação diferente e intensa.
Eu li Grande Sertão Veredas aos 17 ou 18 anos de idade e foi fantástico! Maravilhoso! Não entendi nada e tive que reler a primeira página várias vezes. Dai tudo clareou e, não sei como, entrei naquela história de cabeça. Aprendi muito, compreendi tantas coisas. Leia logo, não vais te arrepender. E reler aos 57 foi tão bom quanto aos 17. Abraços!
Otelo Brasileiro está esgotadíssimo há mto tempo... Até no site da editora...😢... Uma pena, pq queria mto ler esse ensaio! Excelente lista, Lívia ❤
Ele vai voltar, certeza! Colocamos link para o ensaio na descrição do vídeo
O canal tem me ajudado mt em desenvolvimento pessoal e intelectual, conteúdos que valem a pena 💓
💓
adorei as indicações! parabéns, Lívia!
Oba, que legal que gostou! 💙
Conheci o canal ontem e já virei fã! Parabéns pelo trabalho, gratidão por compartilhar.
Ah!!! belíssima postagem, todos os comentários merecem ser respeitados com amor, pois mostra como é vasto, riquíssimo e grande o universo da literatura brasileira...quantas obras, quantos nomes famosos, escritores reconhecidos mundialmente. Contemporâneo, cheguei a ler também; Budapeste, de Chico Buarque. Obrigado mais uma vez amiga.
Curtindo e compartilhando, Lívia! Minha lista:
1- Andarilhos - R.Tavares
2- A mulher que escreveu a bíblia - M.Scliar
3- O livro dos ressignificados - João Doederlein
4- Sonata da Última Cidade. O Romance de São Paulo - Renato Modernell
5- De volta ao Engenho Velho - Ruben Seidl
6- A morte no fim do mundo. A história do pintor Almeida Júnior - Domício Pacheco e Silva
Olhos d'água é um dos supra sumos da nossa literatura. Dolorosamente incrível! Ah, como indicar uma obra de Conceição? Eu indico todas hahaha
Amo o canal!
Feliz que já li 3 livros da lista 🥰
Acho que só acrescentaria A Metamorfose se a lista englobasse Literatura estrangeira
Recomendo Ponciá Vicêncio da Conceição Evaristo, mas meu favorito dela ainda é Olhos D’água
Eu preciso ler Dom Casmurro, já li alguns contos de Machado e amei...e outro que está na minha lista é Lavoura Arcaica...valeu pelo vídeo...boa leitura e abração carioca. 🌟
Lívia, fala mais sobre Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e Lima Barreto 😍
Acrescentaria "São Bernardo" e "Vidas Secas" (Graciliano Ramos), "Ciranda de Pedra" (Lygia Fagundes Telles) e pelo menos mais dois livros que eu desejo muito que ainda sejam mais difundidos: "O Amanuense Belmiro" (Cyro dos Anjos) e "A Lua Vem da Ásia" (Campos de Carvalho). ❤
Bom... confesso que nos últimos anos não tenho a mesma voracidade para ler de quando era mais jovem. Mas existem cinco obras que tenho um apreço especial e que as releio sempre que posso:
Oito minutos dentro de uma fotografia - Ganymédes José
O tempo e o vento - Erico Verissimo
Incidente em Antares - Erico Verissimo
O Ateneu - Raul Pompeia
Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
Parabéns menina! Você é ótima. Achei fantástico o que você diz, principalmente, sobre o Raduan.
Minha lista:
Vidas Secas - Graciliano Ramos
A Hora da Estrela - Clarice Lispector
Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto
Morte e vida Severina - João Cabral de Melo Neto
Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
Seminário dos Ratos - Lygia Fagundes Telles
Auto da compadecida - Ariano Suassuna
Não dá pra fazer uma lista de, apenas, sete livros. Vendo sua lista já me esqueci de: Vidas Secas, A hora da Estrela, Auto da Compadecida...
Que coincidência, hoje de manhã comecei a ler Lavoura arcaica e a tarde esse vídeo maravilhoso oindicando!
Olha só que sintonia
Pra mim, "A Pedra do Reino", de Ariano Suassuna não ficaria de fora de uma lista dos melhores da Literatura brasileira. Sempre indico, junto com Machado, Rosa, Clarice, Conceição.
Olá Boa tarde Lívia querida... gosto muito da sua fala contagiante sobre os livros, não tem como não lê o que você sugere... gratidão... e Parabéns!!!
Pff vídeo de campo geral!! É uma das minhas histórias favoritas.
Adorei todas as indicações! Já anotei tudo 💜 amei a indicação da Clarice hahahaha. Não vejo a hora de lê-lo.
Dom Casmurro é maravilhoso, Machado de Assis é o melhor !! Já assisti o filme Lavoura Arcaica e fiquei impactada, ele mexeu comigo de forma profunda, futuramente lerei o livro com certeza. Gostei das dicas dos demais, principalmente o da Clarice Lispector, vou colocar na minha lista de desejos.
Eu fiquei muito curiosa com a novela sim, vou adorar um vídeo sobre!!
Vamos fazer!
Aaaah, vídeo maravilhoso.
Eu adoro Conceição Evaristo. Já li Olhos d'água e Ponciá Vicêncio.🖤
A lista foi bem subjetiva mesmo, gostei do cenário do vídeo!
Miguilim me emocionou profundamente!! Ainda não havia encontrado alguém que também tenha amado a história!
Dom Casmurro foi o livro que me fez perder o receio que eu tinha em ler os clássicos, me abriu portas e se tornou uns dos meus livros favoritos da vida.
Na minha lista eu incluiria: Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), São Bernardo (Graciliano Ramos), Clara dos Anjos (Lima Barreto), Quarto do Despejo (Carolina Maria de Jesus), Capitães da Areia (Jorge Amado) e o mais novo queridinho de todos os admiradores de Literatura Brasileira: Torto Arado (Itamar Vieira Jr)
Gostei das indicações de livros contemporâneos! Seria interessante um vídeo de indicações só dessas produções mais "atuais".
Quero ver vc falando de Campos Gerais. Sou admirador total de Guimarães Rosa.
Só essa introdução já me pegou! Concordo cem por cento com o que ela diz. Amei!!!!
Dom casmurro, vidas secas,as meninas,capitães de areia,o cortiço,lavoura arcaica,incidente em antares,os sertões ,etc são muito bons.
Adoro suas resenhas, sua abordagem faz a gente querer sair correndo pra ler. Eu só posso pedir mais, mais, mais, mais!!!
Ah, fico feliz de saber disso!
Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres também foi o primeiro livro de Clarice que li e é o meu favorito dela.
Excelente dica, eu já li, mas vou ler novamente.
esse canal faz um bem danado, grato pessoal!
Muito bom, valeu! desses fiquei interessado por Campo Geral, vou ler!
Lívia vc é maravilhosa ❣️! Assistir os vídeos do canal da Antofagica são uma aula de conhecimento.💕
Os dois GR do Brasil não podem faltar: Guimarães Rosa e Graciliano Ramos! Também coloco na lista o maravilhoso Érico Veríssimo, com O Tempo e o Vento e Incidente em Antares.
Lívia, leia Ponciá Vicêncio da Conceição Evaristo. 😉
Faz sim um vídeo sobre Campo Geral!!!!
Faltou "Quarto de Despejo" de Carolina Maria de Jesus 😍✊🏿✊🏿
ótimas indicações de leituras que eu preciso fazer.. a começar por Dom casmurro do Machado, é minha prioridade, principalmente nessa edição maravilhosa da antofagica!!
Ótima lista! Quero muito ler “Lavoura Arcaica”!
Alguns livros da nossa literatura que adoro são: “Dois Irmãos” do Milton Hatoum; “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” da Martha Batalha; “Anarquistas, Graças a Deus” da Zélia Gattai e “O Peso do Pássaro Morto” da Aline Bei.
Sim, queremos Campos Geral.👏👏👏😍😍😍
Faz um vídeo sobre campo geral sim!:)
Campo geral é algo que tenho que ler ainda para a Fuvest, ficaria bem feliz com uma análise daqui
Esse canal e essa editora são um arraso
Minha lista: Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Bras Cubas e Quincas Borba.
O que você falou sobre Machado de Assis vale para os grandes romances e parte dos contos. Os outros são dispensáveis. Parabéns pelo vídeo.
Vários na minha listinha também: "Uma aprendizagem", "Lavoura Arcaica", "Olhos d´água", "Dom Casmurrro"... que bom que nossas listinhas conversam 😍
Qualquer vídeo que você fizer sobre João Rosa, estarei aqui. 🤩
Chorei demais com o Miguilim
Oi Livia ! Por favor eu ficaria muito feliz com um vídeo sobre Guimarães Rosa, Campos Gerais .Que lista bacana , tem umas coisa que nunca li como o festejado Lavoura Arcaica.
Todos tem seus clássicos eu acrescentaria: Crônica da casa assassinada e Mil rosas roubadas
Olá, obrigada pelos seus vídeos.
Sempre gosto de indicar os livros de Zélia Gattai, principalmente Um chapéu para viagem.
E, de Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela, a história regional do Brasil, de forma poética/realista. Amo.
Como sempre, amei as indicações 🥰
Ótimo vídeo. Parabéns pela resenha. Ótimas indicações encontramos também no canal liber café de Aluízio
Incrível! Amo Dom Casmurro, mas meu preferido do Machado continua sendo Memórias Póstumas de Brás Cubas. Eu só li até agora um único livro da Clarice Lispector porque meu marido me convenceu de que esse é o melhor dela e eu quis ler primeiro, justamente o primeiro que ela publicou, Perto do Coração Selvagem. Amei demais. Uma linguagem modernista muito própria, impossível de achar algo igual. É lindo mesmo!
Obrigada pelo vídeo! Também tenho uma indicação: São Bernardo, de Graciliano Ramos. E, já que estamos nisso, meu favorito de Graciliano, Histórias de Alexandre.
Sim amei, é espeta´cular e mais fácil de ser lido.
Amo 💙
Esse canal me puxou de volta para a superfície. Eu estava imersa em um mar de anedonia.
💙