AZA A vida tá fácil pra ninguém não, amigo. Que tal vender sua alma para o Satanás e conseguir realizar os seus objetivos sem espera de um sujeito que, só quer dinheiro dos seus seguidores? Faça igual a eu, vendi minha alma e agora tenho tudo que eu quero.
relatorio, 19/12/2022: venho do futuro informar que "artista" profissão criativa com atividade não repetitiva tbm esta sendo substituida. porém quando se fala em etica ou significado da arte ainda há algumas pontas soltas sobre um futuro ainda mais distante, vale observar.
Esqueceram de falar sobre a queda de preços dos produtos que são industrializado, graça a automatização os preços não são tão caros como eram antes da industrialização e automatização, Sem falar no boom populacional do pós industrialização, que foi quando as pessoas deixaram de morrer como morriam antes. Por causa dos avanços tecnológicos.
tenho que concordar, existem muito mais determinantes de salário a se considerar naquela parte do gráfico ao invés de uma simples relação de tecnologia x oferta de trabalho. Caberia um debate acadêmico imenso sobre fundos de salário do capital a respeito disso.
Sim,pois apesar de as máquinas não gerarem um aumento de salário,elas acarretam na diminuição de custos,que dá um aumento no poder de compra da população sim.
Basta ver que houve no mesmo intervalo aumento de consumo - agora, uma parcela maior da população é consumidora. Aqui o maior exemplo é proporção de celulares por habitante (114,84 cel/100 hab).
joão veloso Mas aí eu não sei se o salário do gráfico é real ou nominal... Se fosse o real, ele já contaria com o aumento do poder de compra, porque o aumento de oferta de produtos puxaria a inflação pra baixa, fazendo com que o salário real seja maior que o nominal.
VitorAcePlay Sim,e esse o grande problema da estatística,que nada mais é do que a arte de bater nos números até eles falarem o que você quer. E sempre importante checar as fontes do dados e as colunas do gráfico
Mas o limite da automação está na demanda pelo consumo, não adianta ter robôs produzindo tudo e prestando serviços se vai estar todo mundo desempregado
Tem um vídeo no canal sensacional o "O que somos nós?" que é o centésimo vídeo do Nerdologia, que em si não aborda especificamente isso, mas justifica o motivo pelo qual não possuímos um Frankenstein abordando o paradoxo do navio de Teseu, recomendo dar uma olhada se ainda não viu.
sheldon : percebe que esta tecnologia tornara seventes de comida como vc desnecessarios ? penny: serio ? vao fazer um robô que cospe no seu sanduíche ??
Ótima questão. Se acontecer dessa forma prevista.. somente artistas, programadores e médicos terão emprego (ou seja, dinheiro) O resto da população não vai ter dinheiro pra pagar artes, programas e cirurgias .--.
@@olindo5468 vc deixaria um robô fazer uma cirurgia mt ariscada no coração da sua filha? Medicina vai demorar mt pra ser 100% robotizada, pois qualquer erro poderia levar a morte de alguém
Só questão de tempo para as pessoas serem trocadas por máquinas assim como os cavalos foram substituídos por carros. O ser humano evolui no mínimo a cada milhares de anos enquanto a máquina evolui a cada década
SE LOKO CACHUEIRA VCS SAO UM DOS MELHORES CANAIS DE EDUCAÇAO DO YUTOBA.... PARABENS VCS DAO TODO ESSE CONTEUDO NTERATIVO DE GRAÇA NAO DA NEM PRA ACREDITAR.. VALEU.
Mas a gente tem que levar em conta os serviços indiretos. Apesar dos apenas 13 funcionários da Airbnb, a empresa empresa emprega indiretamente fotógrafos e ajuda a aquecer o setor hoteleiro, que acomoda inúmeras funções, de arrumadeira ao animador da piscina.
Em uma conversa com meu pai chegamos a essa conclusão também. Os únicos trabalhos que vão restar são os que dependem da criatividade e da interação social. Legal demais o video!
Parabéns, sou contador os profissionais que não acompanhar a evolução vai ficar fora do mercado, pois a tecnologia já tirou mão-de-obra de muitos escriturários. Alias o caduceu esta errado tenho impressão que não e a primeira vez. (5:45)
Existem outros empregos que poderão ser facilmente substituíveis, assim como o exemplo do filme *Hidden Figures* (Estrelas Além do Tempo), programação e programadores poderão ser substituídos no futuro facilmente, especialmente se levarmos em consideração a computação quântica. Se for para um humano pensar em soluções e realizar cálculos como as mulheres do filme *Hidden Figures* fizeram , a inteligência artificial poderá fazer de forma mais rápida e eficiente. Poderíamos fazer o mesmo para todo o sistema judiciário, nos EUA já existem IA auxiliando advogados como os *Robolawyers, ROSS Intelligence* e por aí vai. Talvez num futuro não muito distante, de fato os humanos não necessitem mais de um emprego formal, mas por questão financeira, os humanos colocarão os seus robôs para trabalhar nas empresas e cobrando por isso. Esse será o futuro.
Mas se pararmos para pensar a programação cada vez mais evolui, tornando-se uma linguagem cada vez mais fácil de compreender e utilizar. Programar será tão fácil quanto utilizar o paint, claro que nem todos irão se aprofundar, mas até o aprofundamento será facilitado. Isso me faz pensar que nem o emprego do programador está a salvo. O que vocês acham?
Exato, estamos subestimando demais a potencialidade do desenvolvimento tecnológico futuro, alguns eventos sem precedentes podem estar prestar a acontecer, por isso não vejo isso com otimismo, mas sim com relutância e uma pitada de ceticismo.
O aumento de produtividade não está se convertendo em aumento de salário direto,porém a automação está trazendo diminuição de custos pesadas, principalmente em trabalhos repetitivos e em logística,que aumentam sim o poder de compra da população.
Essa é a discussão da renda mínima que já está acontecendo em alguns países. A medida que as pessoas forem perdendo o emprego e não conseguirem ser realocadas no mercado de trabalho por causa dessa substituição, alguém vai ter que dar dinheiro para essas pessoas (sem a necessidade de trabalhar para receber) para que o mercado possa existir.
vamos parar de produzir vela porque tira emprego dos cara... por isso o brasil não pode bomba de gasolina automatica, pq adivinha?? um deputado comunista passou essa lei, pq imagina o tanto de emprego que vai tirar neh?? um contra senso total... se vc coloca bomba de gasolina automatica o preço diminui e vc pode gastar esse dinheiro em outra coisa, é isso que esse povo não entende... foda...
Atilla, excelente vídeo como sempre. Sou estudante de economia da Universidade Federal do Espirito Santo, estou nesse canal desde o nerdologia 15 sobre efeito borboleta, gosto muito do conteúdo que produz. Creio que vc deixou de lado alguns fatores nesta equação. Mesmo que a produção aumente devido aos robôs, empresários necessitam vender essa produção, com o aumento do numero de desempregados produzir mais seria inútil pois não haveria para quem vender. Além de que a população em país desenvolvidos vem diminuindo, algo que será acompanhado por países subdesenvolvidos. Abraços!
Se as máquinas produzirem tudo o que precisamos, o resultado vai depender de como as coisas serão distribuídas. Todos podem usufruir de uma vida de luxo e prazer se a riqueza produzida pelas máquinas for compartilhada, ou a maioria das pessoas podem acabar miseravelmente pobres, caso a pressão dos proprietários das máquinas contra a distribuição da riqueza obtiver êxito. Até agora, a tendência parece seguir na segunda opção, com a tecnologia conduzindo a uma desigualdade cada vez maior. Stephen Hawking
É possivel mudar geneticamente nossos olhos para captarem outros tipos de luz? Tipo adicionar celulas captadoras ou pegar a genetica de algum animal que enxerga essas luzes
Eu estou seriamente preocupado. Mesmo um apaixonado por tecnologia que sou, qualquer área que eu pense em atuar já estão automatizando. Até na aviação já estão fazendo isso 😱😰
@@igorla1215 Irmão, e um pouco dificil de explicar por chat... pesquisa ai no TH-cam ( DAY TRADER OB ou DAY TRADER FOREX) ai os caras vão te explicar direitinho... mais vou da um RESUMO: Vc vai opera ne moedas como EUR E DOLAR, LIBRA, JPY ETC... mais vou ser sincero, dependendo do seu esforço vc vai começa fazer dinheiro em 3 meses a 1 ano... tem pessoas q ja tão no mercado a varios anos e fazem de 2 a 5 mil por dia... eu no caso to fazendo dependo do mercado uns 100 a 300R$ por dia... (MAIS TEM DIAS Q EU FICO NEGATIVO! ISSO VC PODE TANTO PERDER DINHEIRO FACIL COMO GANHAR FACIL...
Considerando que criatividade é a capacidade de unir conhecimentos distintos em prol de uma resolução, técnicas de aprendizagem de máquina são perfeitamente capazes de serem criativos. Como já há diversos exemplos de músicas e textos terem sido criados a partir de reconhecimento de padrões. Quanto à interação entre pessoas, a atual geração prefere ser 'independente' do que ter um humano para lhe auxiliar, como no exemplo dado no próprio vídeo entre os funcionários da Blockbuster e a interface interativa da Netflix.
Quando vamos ter um nerdologia sobre evolução humana, e as influências da medicina, medicamentos, vacinas e etc. Afinal ajuda ou atrapalha? Estamos ficando mais “frágeis “ estamos perdendo o poder de se adaptar e a seleção natural?
Minha maior dúvida sobre o assunto é a seguinte: Ora, se muita gente ficará desocupada, como irão poder pagar pelos serviços oferecidos? Uma questão de desequilíbrio no sistema oferta e demanda...
O que eu mais ouço e pessoas reclamando do seu trabalho ta ae solução , gente agora vai sobra muito tempo para fazer o nos mais gostamos tendo as máquinas como escravos foi isso que ser humano sempre quis ficar de boa kkkk..
Mas se surge outra coisa, você vai receber dinheiro pra viver como? Com essa automação toda no futuro, creio que teremos uma renda básica universal, bem vindos ao comunismo
@@JorgeAurelioo E vem outra coisa também, já que a renda não é diretamente vinda de humanos então a chance acontecer ditaduras sanguinárias é muito grande, já que você não depende mais do povo para gerar riqueza, apenas do setor produtivo, como exemplo de fábricas de robôs. O destino pode ser muito pior do que a gente pensa.
@@JorgeAurelioo Renda Básica Universal contra o desemprego em massa, com certeza, o Brasil já vai lançar daqui um tempo o Renda Brasil, vai ser o inicio disso tudo.
Salve, Átila. Um local onde já está aplicando fortemente a automação em substituição aos humanos é o aeroporto de Munique. Eles fazem propaganda do local com "o melhor aeroporto do mundo" e ao fazer o processo de embarque quando viajei de lá para Bruxelas eu só tive interação humana ao passar pelo raio-x. Todo o processo é feito através de máquinas: leitura do passaporte, impressão do bilhete de embarque, até mesmo o ato de despachar bagagens é feito em um terminal de auto-atendimento e mesmo se sua bagagem ultrapassar o limite, você realiza o pagamento com cartão ali mesmo na máquina. Para o embarque, a mesma coisa, não havia fiscal no portão, bastava passar o bilhete de embarque no leitor e entrar na aeronave. Moro em Bruxelas e aqui está chegando um serviço de carsharing chamado Virtuo, que como propaganda informa ser totalmente automatizado em todas as etapas do processo, até mesmo para os casos onde você precise reportar algum problema no veículo. Parabéns pelo sempre excelente conteúdo, sucesso e vida longa para você e para o Nerdologia!
Ainda bem que minha profissão um robo em menos de 100 anos não acredito que vai ter. Técnico instalador de internet,subo em casas,postes,prédios,robô nenhum vai fazer isso,ainda mais que tenho que dialogar com os clientes,tipo resolver onde vai ficar o roteador e modem,por onde será melhor passagem da fibra e tals. Tô de boa,sabendo que nem viverei muito mais que 100 anos.
droll lucas 2bits A vida tá fácil pra ninguém não, amigo. Que tal vender sua alma para o Satanás e conseguir realizar os seus objetivos sem espera de um sujeito que, só quer dinheiro dos seus seguidores? Faça igual a eu, vendi minha alma e agora tenho tudo que eu quero.
Por que diacho vcs acham que o centro hoje no mundo universitário é a IA e automação ? Porque a intenção é SUBSTITUIR a frente produtiva das corporações por algo menos oneroso, nos usando como ferramentas de enriquecimento de um IA central !!!!. É uma das questões mais sérias da atualidade, pois o caminho que vai se dar diante dessa nova realidade (Quarta revolução Industrial e quinta Sociedade) pode realmente tornar o ser humano 100% obsoleto ( e DESCARTÁVEL ). Isso não ocorre apenas no universo inorgânico e profissional (não é só uma questão do seu emprego), mas também no ORGÂNICO : o potencial de substituição do próprio ser humano (não estou falando na questão produtiva, e sim na EXISTENCIAL) chegou num nível perigoso para nós mesmos !!! A previsão de mais de 50% de desemprego para próxima década ( é só o começo se continuar assim ) não é brincadeira !!! Tá na hora (já passou) de imperar princípios morais sobre a evolução técnológica, pois se continuar, sem exageros, ela pode engolir a todos nós (até seus idealizadores). Ao meu ver, o que tem que ser feito é NÃO COLABORAR para o IA, e sim aprender os seus princípios e incentivar a produção INDEPENDENTE e proteger direitos autorais, para tudo isso não se FUNDIR e engolir todos no fim !!!
Átila, incrivelmente tive contato contato com o auto atendimento em um mercado no interior de SP... E vou dizer que é assustador pela praticidade e agilidade por você fazer tudo!
A um lado positivo na automação que é o aumento da produção e com conseguencia diminuição dos preços produtos fazendo que os mesmos salário tenha maior poder de compra.
O CGP Grey fez um vídeo complementar excelente: "Humans Need Not Apply" th-cam.com/video/7Pq-S557XQU/w-d-xo.html E talvez o mais interessante de tudo, é a parte de trabalhos criativos, os quais muitos crêem ser impossíveis para máquinas.
eu discordo sobre essa parte criativa, por mais inteligentes e capazes robôs podem ser, eles nunca vão ter imaginação que os ser humanos tem, mais do que nunca imaginação move o mundo
superninja252 entendo sua parte, mas pra mim essa visão das coisas é um tanto romanizada. A imaginação humana é fruto da nossa aquisição de informações e na capacidade de relacionar uma coisa à outra, e isso pode muito bem ser automatizado no futuro... tanto que nós já temos alguns exemplos de algo assim ocorrendo em áreas específicas
Otto Rolloff eu ia comentar sobre o mesmo vídeo do CGP Grey principalmente pela parte criativa. superninja252, veja como o CGP Grey aborda o tema. Há diversos aspectos de atividades que podem ser implementadas em uma rede neural e com a evolução da rede a máquina simplesmente aprende a resolver o problema veja o caso de Alpha Go Zero [1] que sem *nenhuma tutela* humana, apenas com as regras do jogo, conseguiu não apenas aprender o jogo mas vencer a versão anterior Alpha Go que por sua vez já vencia os campeões humanos. Um exemplo de música encontra-se em [2]. Uma boa forma de entender o processo é através do processo de emergência descrito por Kurzgesagt [3]. [1] deepmind.com/blog/alphago-zero-learning-scratch/ [2] www.hexahedria.com/2015/08/03/composing-music-with-recurrent-neural-networks/ [3] th-cam.com/video/16W7c0mb-rE/w-d-xo.html
CGP é muito legal, um dos meus canais prediletos. Para mim, depois de ver o Alpha Zero jogando xadrez não tenho mais dúvidas de que as máquinas vão tomar inclusive os postos criativos do mercado de trabalho, tudo uma questão de tempo.
Um usuário do Reddit deu uma resposta sensacional a esse vídeo: www.reddit.com/r/badeconomics/comments/35m6i5/low_hanging_fruit_rfuturology_discusses/cr6utdu/
Atila,uma das formas de lidar com a automação não seria a queda na densidade populacional? países com baixa taxa de natalidade não teriam(muitos) problemas com a automação
Sou engenheiro de controle e automação com ênfase em elétrica... Desde antes de me formar era o medo que eu tinha de a minha profissão retirar o emprego das pessoas.. Más o que eu percebo hoje é que as ocupações deixam de ser mais básicas e passam para um nível um pouco mais elevado (comparado há alguns anos atras em relação à "nova era"). Todo meu ponto de vista é como o relatado por você, Átila. Mas ainda sim o remorso permanece!
O capitalismo, sempre vai necessitar de mercado consumidor, afinal, se tudo for automatizado, e não existir mais empregos, quem vai comprar? Isso é só mais uma fase de adaptação, um novo estágio da evolução humana. Também acho, que esse fenômeno, irá demorar algum tempo para chegar nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Vejo que não precisamos ser tão alarmistas, tomando novamente uma postura ludista, vamos nos manter céticos, um pouco de questionamento não faz mal.
Vini PB todas essas previsões apocalípticas estão erradas... se as maquinas forem substituir TUDO a gente vai viver na vida mansa... todos nós seriamos donos de máquinas
Rafael Santana Exatamente, "quando chegar", me expressei mal kk, mas ainda acredito, que não iremos ser substituídos, pois afinal, a inteligência artificial, é um produto, que pertence à alguém. É só questão de evolução.
Resposta rápida: vão! | Pergunta que fica: quando? | Indagação final: se somente os robôs trabalharem, o que a humanidade vai ficar fazendo? | Possível resposta: Ciência e exploração espacial!
Geovani Nogueira não é bem assim...tem muita gente. Talvez com os lucros excessivos é possível criar um estado de bem estar social para o pessoal poder viver sem trabalhar kkkk, mas muita coisa pode dar errado também
Considerando que para que haja produção é necessário consumo, e para que haja consumo é necessário poder de compra! Como vemos as futuras automações nos tirará poder de compra, quebrando essa corrente ou enfraquecendo. Como se sustentaria esses sistemas produtivos sem o consumo ou baixo consumo? Já venho me perguntando isso a tempos!
Não sei se estou sendo muito pretensiosa, mas como pedagoga, professora infantil, eu não tenho O MENOR medo de ser substituída por uma maquina. Nenhum medo messsssmo. Ahahah
Moro em Santos, e é absurdo o impacto causado pela automação no Porto. Passou de dezenas de milhares de estivadores no século passado para menos de 5mil após os contêineres e empilhadeiras. Se levarmos em conta que aconteceu o mesmo com os trabalhadores da agricultura(principal abastecedor do porto), o impacto é gigantesco. Esses postos de trabalho jamais serão substituídos por outros na mesma área, mesmo que esses trabalhadores migrem para a fabricação de empilhadeiras e máquinas agrícolas. Óbvio que a automação trouxe grandes aumentos na produtividade da agricultura e do porto, sem contar na questão da saúde dos trabalhadores e tal, mas é fato que muita gente perdeu o emprego e teve que migrar pra áreas completamente diferentes por conta da automação.
No nerdologia seguinte o Átila comenta sobre perguntas de como ficam o consumo se os robôs não consumem o que é produzido. Uma resposta otimistas, leia os livros O Sol Desvelado e Os Robôs de Aurora do Isaac Asimov.
O gráfico produtividade x salários começa a dividir em 1971 e isto ocorre não por causa da automação como sugerido. O Acordo de Bretton Woods assinado pelo Nixon e que rompe com o padrão ouro explica muito melhor esse fenômeno de disparidade entre salários e a produtividade. O sistema financeiro internacional, em conluio com os estados nações, está sugando toda a produtividade para si através do sistema de reservas fracionárias. Procurem a parte quatro do documentário do Mike Maloney chamado Hidden Secrets of Money, tá tudo explicado com detalhes como isso funciona. Automação AUMENTA salários e a produtividade!
Os seres humanos não consegue ficar sem fazer nada, eles terão que fazer alguma coisa de útil para si mesmo. Por exemplo exercícios e dedicar com entusiasmo a estudar um meio sadio para manter suas sobrevivências . Em vez de construir máquinas mortíferas, seria melhor construir máquinas de grande potências para descobrir novos planetas para absorver uma grande quantidade da nossa raça. O Universo é infinito, e tem planetas mil vezes maiores que a nossa terra, ai esta uma das razões que nós seres humanos devem aplicar as nossas inteligencias para resolver essas questões.
1. Admitir que o trabalho no campo seja conduzir uma colhedora*, é esquecer que 80% da agricultura brasileira é familiar onde se colhe e se trabalha com níveis tecnológicos altos sim usando as mãos! 2. Mecanização agrícola não é sinônimo de tecnologia, pesquisa científica e aplicação dela na prática que é. 3. Com novas tecnologias são criados novos serviços, se a tecnologia não gera isso, então ela não tem função social, tem apenas função econômica. Queremos tecnologias sem função social? Nenhum emprego foi ceifado na agricultura familiar com o emprego de novas tecnologias, porém houve um grande aumento de produção com sustentabilidade. O uso da irrigação e um exemplo disso. Sou engenheiro agrônomo passei a vida no campo e vivi toda essa transição (década de 90 e anos 2000). Acreditem! a tecnologia nao é inimigo de ninguém, onde e como ela é empregada é! Faz um nerdologia sobre a agricultura familiar brasileira! O modelo de produção adotado e a eficiência produtiva dela. Tem trilhões de temas sobre ela. Agricultor também é nerd porr*!!! Luck Skywalker era fazendeiro de umidade!
André, mesmo sendo a Agricultura o setor que menos contribui em número de empregos? fora que isso aumenta de maneira mais brusca ainda, só pensar que em uma plantação de Cana antigamente, havia todo um grupo de trabalhadores para cortá-la, outro pra recolher e outro para já colocar na carroça e fazer o transporte. Claro que o sistema hoje é mais prático e não teria com manter hectares de terra vasto em plantações fornecendo alimentos e matéria-prima para medicações e outras utilidades, mas acho insanidade querer dizer que o setor primário emprega mais que o Industrial, se bem que a automação industrial está tomando inúmeros empregos hoje na área.
Perca de Tempo, nossa conversa não é perca de tempo! Kkkkkkk. Mas não tenho condições técnicas de te apresentar dados sobre o que eu falei em um comentário no TH-cam. A ideia que queria passar de uma forma bem simplificada é a seguinte: agricultura não é só o agronegócio, existem outras vertentes muito mais expressivas mas não recebem a devida atenção. Enquanto o agronegócio é responsável por mais de 20% da produção agrícola do país empregando cerca de uma pessoa a cada 30 hectares. A agricultura familiar é responsável por quase 80% da produção e chega a empregar uma pessoa por hectare em algumas atividades. (Olericultura emprega cerca de sete por hectare) que ocorre é que o agronegócio tem mais espaço econômico e político, por trabalhar com comodities, o que por sinal é importe para nossa balança comercial. Graças a Deus que pode-se mecanizar o corte da cana. Já cortou cana? É quase desumano! Até a próxima!
Na verdade sim, quando era mais novo, mas só foi uma vez e fui com uns colegas e nem chegava a ser uma plantação, e como foi para uso próprio, acho que foi divertido no final, mas aqueles gomos é duro demais, mas de resto concordo contigo, a agricultura no Brasil é a principal fonte de negócios e desenvolvimento econômico. Mas quanto a estatísticas ou apresentações mais técnicas e precisas do agronegócio no Brasil e sua contribuição a quantidade de empregos, acho que sua opinião já valida bem isso, já que você deu a entender, ou pelo menos falou que trabalha no campo ou vive no interior, não se discute muito contra experiência, de qualquer forma, valeu a resposta. Até mais.
louise costa pessanha todos vamos ficar desempregados msm se o Estado continuar regulamentando as escolas (doutrinação) Se ñ fosse pelo sistema de educação br com 16 anos vc já poderia estar formada e pronta pro mercado de trabalho... (não to zuando)
"Robôs" já são professores melhores que professores. 2 exemplos duolingo/khan academy. Sendo os dois de GRAÇA. E já tem alguns artigos cientificos mostrando que duolingo eh melhor do que os cursos de linguas de "verdade", por exemplo o curso de filandês que o governo da finlandia ofereçe para imigrantes recém chegado. Que şao muito mais puxados que esses cursos toscos tipo wizard ou wise up E kahn academy que eh feito por meia duzia de pessoas. O goku do khan academy sozinho pode substituir todas as escolas brasileiras
Não tem como substituir um professor, Louise, por um simples motivo: a formação do aluno não é apenas "informacional", mas também de convívio social. Agora, se você pensar como o AHR 77 ou o Danilo, que é bom você ter um apertador de botões aos 16 anos que pouco ou nada pensa/debate/atua socialmente, mas que sabe operar uma máquina como poucos, aí sim, nossa profissão estará fadada a desaparecer. O problema não é ensinar para o mercado de trabalho, o que, na nossa sociedade, é extremamente necessário. Problema maior é achar que só se ensina para isso. E tem mais: pesquisas também apontam que, para uma parcela das pessoas, elas aprendem melhor com alguém acompanhando o andamento dela, apontando as falhas, aparando as arestas que ela não conseguiria "sozinha" com o Duolingo, por exemplo. A questão toda sobre escola e educação é que ninguém sabe o que quer delas: os professores (bons) querem atrair a atenção e o interesse dos alunos para sua aula, mostrando como aquilo que ensinam pode ser importante para a vida do aluno; os alunos querem sair dali o quanto antes para fazer coisas "interessantes e úteis"; o supervisores e diretores querem estatísticas melhores e acaba forçando um ensino ruim, mas que tenham uma "boa média"; pais querem que a escola seja uma creche para cumprir a função que eles não desempenham em casa, educando os filhos. Como a escola nesse atual estado pode fazer alguma coisa desse jeito?
André. Afinal há grande convívio social dentro de uma sala de aula. Né? E sobre essa história de senso crítico eu infelizmente tenho que dizer que vc ganhou essa discussão. Afinal senso crítico eh um coringa das discussoes sobre educação e se vc falar que não entende o que eh esse tal de senso crítico e como a escola a escola ajuda nesse tal de "senso critico" vc ganha automatocamente o rótulo de idiota
Mais um excelente nerdologia como esperado, mas, não levou em conta alguns fatores em detrimento da escolha da automação. Exesso de regulamentação e fixação de salários mínimos tb é um dos grandes fatores a ser levado em consideração não em todas é claro mas em uma substancial parcela dos empregos.
joao Gabriel 8000 A.C"cara agr é diferente, essa revolução agrícola vai dar merda" 1700 D.C" cara agr é diferente, essas máquinas vão nos substituir" 1950 " cara agr é diferente, esses robôs vão nos deixar na rua pra morrer de fome" 2018 " cara agr é diferente, esses robôs vão tirar nossos empregos e essas IAs vão nos deixar morrendo de fome" Sempre é diferente mas dai passa 5, 10, 30, 50,100, 200 anos e NADA, A vida segue normal... mas agr com profissões novas
AHR 77 no momento que as máquinas tiverem capacidade criativa e conseguirem se reparar e se melhorar, não vai mais haver criação de empregos, não vai mais haver necessidade de se ter um ser humano trabalhando
Se a produtividade aumenta, mesmo se o salário não aumentar conjuntamente ele vai poder comprar mais, pois com mais oferta de produtos, mais baratos eles são. Minuto 2:30
Muito bom o vídeo! Gostaria de complementar... Sou Crischarles e trabalho com tecnologia (Segurança da Informação), quando fazia graduação na UFMT sempre participava de debates como este, sobre a substituição dos homens pelas maquinas e até que ponto isto deveria ser permitido, tanto pelo ponto de vista social quanto ético. Um dos grandes dilemas que nos encontrávamos (já que faziam parte dos debates os professores de filosofia, sociologia e afins) era o fato que a substituição do motorista humano pelo motorista robótico faria com que o programa tivesse que tomar decisões éticas, como no seguinte caso: Um carro guiado por um motorista robótico, em determinada velocidade, tem à sua frente uma pessoa que acaba se jogando na frente dele (ou por não notar sua vinda no momento de atravessar a rua), o carro deveria bater na pessoa colocando-a em risco? Ou colocar o seu passageiro em risco efetuando uma curva brusca? Ou ainda virar para um lado onde tenha menos pessoas? Tendo em vista que todas as vidas não tem um valor menor que o outro, independente do quão produtivo você é para sociedade ou de quantos anos você tenha. Para este caso, quando ocorre com seres humanos, podemos julga-los, mas no caso de robos julgaremos quem? O programador por ter feito o carro virar e colocar o passageiro em risco? Ou ainda, julga-lo por não ter feito com que o carro desviasse da pessoa que parou à frente do carro acidentalmente?
Uma curiosidade interessante sobre este tema é que ele foi abordado de maneira implícita no livro "Eu, Robô", escrito por Isaac Azimov e lançado em 1950. Em um dos contos do livro, intitulado "Razão", dois humanos verificam as capacidades técnicas de um robô que tem a finalidade de substituir a necessidade do cérebro humano na administração de uma estação espacial, que passaria a funcionar de maneira completamente autônoma. Vale a leitura :)
Por outro lado, o Artesanal é cada dia mais valorizado. Paga-se muito por serviços de lettering, moveis personalizados e utensílios/ítens de moda feitos à mão e personalizados. Acredito que seja o mercado atuando para que o dinheiro continue circulando e os produtos não fiquem nas prateleiras. Somado a isso, profissões como coaching, personal organizer e stilist estão cada vez mais populares.
Pedro Ragazzi 2bits A vida tá fácil pra ninguém não, amigo. Que tal vender sua alma para o Satanás e conseguir realizar os seus objetivos sem espera de um sujeito que, só quer dinheiro dos seus seguidores? Faça igual a eu, vendi minha alma e agora tenho tudo que eu quero.
Os economistas não estão preocupados com a automatização. A automatização apaga empregos em um setor e cria novos empregos em outros setores. Quando uma fábrica automatiza suas linhas de produção, ela tem mais dinheiro livre para investir e ela ainda pode vender seus produtos por preços mais baratos que o concorrente, já que seus custos são menores. Isso leva a um aumento do investimento e do consumo, que acabam criando novos empregos. Por isso que empregos no setor de serviços cresceram enquanto empregos nas fábricas diminuíram quando as fábricas começaram a ser automatizadas. Essas máquinas nas fábricas não precisaram criar novas profissões. A maioria dos novos empregos gerados foram de profissões que já existiam, como professores, enfermeiras e contadores. Se uma profissão fica obsoleta, as outras profissões que já existem absorvem esses profissionais obsoletos no longo prazo. A solução para o problema da automatização no curto prazo é a educação. Muita gente vai precisar aprender habilidades novas nas próximas décadas para arranjarem empregos novos, já que muitas profissões se tornarão obsoletas.
"Isso leva a um aumento do investimento e do consumo, que acabam criando novos empregos." Espere aí. Ela coloca uma multidão no desemprego e depois cria novos empregos? o_0
Vinicius Barnabé pqp ñ da ideia... jaja vai aparecer uns malucos com um neosocialismo e vai matar umas 60 milhões de pessoas de novo... SERÁ Q Ñ ENTENDEMOS Q COMUNISMO Ñ FUNCIONA? 50 ANOS COM.METADE DO.MUNDO COMUNISTA SÓ GEROU FOME E MISÉRIA
Gente. Como eu expliquei, não haverá um desemprego massivo constante. Por isso, uma renda básica universal só serviria para manter o mercado consumidor enquanto os profissionais obsoletos aprendem novas habilidades.
Uma coisa interessante a se pensar é, se a produtividade tem crescido constantemente, isto é, mais riqueza se produz por hora trabalhada, porém o salário da classe média não cresceu na mesma proporção , para onde é que foi a diferença? A riqueza adicional produzida que não se reverteu em renda ao trabalhador tem que ter ido pra algum lugar. A resposta é que esses ganhos de produtividade tem se revertido em lucros cada vez maiores aos donos, em média. Isso talvez explique o porque, segundo o relatório da oxfam, 82% da riqueza gerada em 2017 foram para as mãos do 1% mais rico. É URGENTE que a sociedade global tenha consciência desse problema. A automação só é um problema se acabar com empregos e não gerar outros. Num mundo perfeito onde esses ganhos de produtividade fossem igualmente distribuídos, chegaríamos em um futuro ideal onde, quem sabe, todos deixariam de precisar de trabalhar para viver, já que todo o trabalho necessário seria feito pelas máquinas. Mas isso não vai acontecer sem uma percepção social e econômica do crescimento da desigualdade.
Tambem podemos levar em consideração a tendencia crescente na queda da taxa de natalidade e aumento na longevidade.. Ou seja, cada vez menos mão de obra disponível, e mais consumidores ativos. Pode ser que chegaremos ao ponto de experimentar a diminuição populacional. A automação pode estar vindo numa hora bem conveniente, é mais provável a adaptação do que o caus.
Este assunto me é muito caro, pois acho que subestimamos a revolução iminente. A obsolescência do trabalho humano vai demandar de nós um novo pacto social. A economia capitalista depende de uma interrelação entre trabalho-produção-consumo e simplesmente não se sustentará. O problema é que a solução está muito longe de vir de um Estado centralizador (marxista-leninista), mesmo porque o próprio Estado colapsará com a falência do sistema econômico (uma vez que depende da tributação). O novo contrato social deve vir da valorização do ser humano enquanto tal, independentemente o que ele pode produzir. Se os economistas clássicos estavam certos (e acredito que sim), o valor intrínseco de uma mercadoria é precipuamente definido pela soma dos trabalhos necessários para a sua produção,. Assim, um objeto que foi produzido sem trabalho, não tem valor e se não há valor, não pode haver preço. Muitos autores falam em pós-capitalismo, havendo ótimas palestras no TED sobre isso. Sou otimista quanto ao futuro da humanidade (a emancipação do trabalho pode ser o verdadeiro começo da história humana), mas acredito que vai doer...
@@ecledisonnascimento9488 lembre-se que as coisas não acontrcerão de uma vez. Os preços vão ficar absurdamente baratos, e como é progressivo as pessoas poderão ter máquinas.
@@thiagoeduardo4421 A verdade que o capitalismo vai ser substituído por outro sistema econômico como o distributivismo, Contribucionismo ou EBR(economia baseada em recurso) isto é um sistema baseado em colaboração e consumo racional dos recursos da terra. O sistema capitalista depende de competição, produção e consumo desenfreado o pacto social mudará definitivamente e será o fim da idade contemporânea (que começou em 1789 com a revolução Francesa).
Em uma sociedade em que tudo é feito por robôs, e cada vez menos seria necessária a atividade humana, como a economia iria ser viável ou sustentar-se? Partindo do ponto que a necessidade das pessoas é que basicamente movimenta o cenário econômico, alguém saberia dizer ou tem conhecimento de algum artigo que aborde isso?
Átila, esclarece pra nós por favor: ESTALAR OS OSSOS FAZ MAL? sou viciado em fazer isso, nao consigo parar. Não confio nas respostas que encontro no google.
Pirate ThunderCat A vida tá fácil pra ninguém não, amigo. Que tal vender sua alma para o Satanás e conseguir realizar os seus objetivos sem espera de um sujeito que, só quer dinheiro dos seus seguidores? Faça igual a eu, vendi minha alma e agora tenho tudo que eu quero.
Discordo, acredito que trará muitos benefícios incluindo evolução científica e médica, mas perderemos nosso lugar no mundo ou senso de propósito. Isso porque o próximo passo da evolução tecnológica é diferente dos passos anteriores, não se trata tão somente de substituir o lavrador por uma colheitadeira e sim substituir todos os profissionais da cadeia de produção. Nesse cenário os únicos que continuarão a ter emprego serão os profissionais da tecnologia e os psicólogos kkkkkkk.
+Thiago Rodrigues Se parar pra pensar, com tanta gente desempregada a única coisa a fazer é aprender ciência e tecnologia o que vai fazer com que nossa evolução seja ainda maior. Além do mais se os robôs substituírem os humanos ninguém terá trabalho e dinheiro, sendo assim ninguém precisará trabalhar mais o que pode aumentar o interesse pela ciência já que será a unica coisa que poderão fazer.
olá Atila, segundo o Gizmodo, o Tecnoblog, O Globo e alguns outros, um computador em 7 de junho de 2014 conseguiu se passar por um garoto ucraniano de 13 anos perante uma banca na universidade de Reading, se tornando com isso o primeiro a passar no Teste de Turing ;)
Ótimo vídeo, Átila. Me pergunto se os robôs irão substituir humanos na política. Fica a minha recomendação do vídeo do CGP Grey "Humans Need Not Apply", complementa muito bem esse Nerdologia. Tá em inglês mas tem legendas em português.
*se forem roubar meu emprego, vão ficar desempregado*
Ué kkkk
AZA kkkkkkkkkkkkk
Não seja por isso. O DesempregoBot faz o mesmo que você (nada) de forma mais eficiente. Nem desempregado você pode mais ser sossegado.
AZA A vida tá fácil pra ninguém não, amigo. Que tal vender sua alma para o Satanás e conseguir realizar os seus objetivos sem espera de um sujeito que, só quer dinheiro dos seus seguidores?
Faça igual a eu, vendi minha alma e agora tenho tudo que eu quero.
AZA 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Esse video deu aquele sentimento de que um futuro distópico esta próximo
Vim do futuro para lhe dizer... estamos próximos disso.
vim de um futuro mais distante e já estamos colocando chips em cérebros
relatorio, 19/12/2022: venho do futuro informar que "artista" profissão criativa com atividade não repetitiva tbm esta sendo substituida. porém quando se fala em etica ou significado da arte ainda há algumas pontas soltas sobre um futuro ainda mais distante, vale observar.
Cuido do seu robô, passeio com ele, dou banho!
kkkkkk melhor coment
Eu sou mineiro uai, vou ser substituído?
Que bosta em
Eu acho q o termo certo seria "minerador".Ele se confundiu shaishahsh
Se criarem um robô que faz pão de queijo sim
Por que que eu tô rindo disso? Kkkkkk
🤣🤣🤣🤣
Bora todo mundo virar TH-camr
Bisc8 Bora!!
Isso até fazerem programas que fazem vídeos pro youtube
conhece a kizuna ta foda amigo
Mas e a desmonetização?
TH-cam não é lucrativo para o Google.
Esqueceram de falar sobre a queda de preços dos produtos que são industrializado, graça a automatização os preços não são tão caros como eram antes da industrialização e automatização, Sem falar no boom populacional do pós industrialização, que foi quando as pessoas deixaram de morrer como morriam antes. Por causa dos avanços tecnológicos.
tenho que concordar, existem muito mais determinantes de salário a se considerar naquela parte do gráfico ao invés de uma simples relação de tecnologia x oferta de trabalho. Caberia um debate acadêmico imenso sobre fundos de salário do capital a respeito disso.
Sim,pois apesar de as máquinas não gerarem um aumento de salário,elas acarretam na diminuição de custos,que dá um aumento no poder de compra da população sim.
Basta ver que houve no mesmo intervalo aumento de consumo - agora, uma parcela maior da população é consumidora. Aqui o maior exemplo é proporção de celulares por habitante (114,84 cel/100 hab).
joão veloso
Mas aí eu não sei se o salário do gráfico é real ou nominal...
Se fosse o real, ele já contaria com o aumento do poder de compra, porque o aumento de oferta de produtos puxaria a inflação pra baixa, fazendo com que o salário real seja maior que o nominal.
VitorAcePlay
Sim,e esse o grande problema da estatística,que nada mais é do que a arte de bater nos números até eles falarem o que você quer.
E sempre importante checar as fontes do dados e as colunas do gráfico
Mas o limite da automação está na demanda pelo consumo, não adianta ter robôs produzindo tudo e prestando serviços se vai estar todo mundo desempregado
André Luiz as empresas vão querer o dinheiro dos milionários
Não se preocupe, no futuro Tesla, Gates e Zuckerberg vão pagar uma miséria para que você continue consumindo. Renda básica universal.
alessandro bruno tu ñ manja de mercado se tivesse uma empresa ela falia em 3 segundos
Bruno Paganele bolsa família?hahahahaha grande Lula tirou 300 bilhões da miséria
Bruno Paganele isso são apenas fantasias... Ñ tem essa de renda universal... vamos arranjar outros empregos
A questão que fica é: já temos robôs que passam dos testes de captcha dos sites? Aí sim tá completa a revolução das máquinas
ja tem
Oh no!
Cheguei meio tarde, mas não ironicamente os robôs já são muito melhores que os seres humanos nisso
Aquele momento em que se está cursando ciências contábeis e a preocupação se instala...
Estou na mesma
Kkkkk
Eu também kk
Eu passei num concurso público de nível médio e a automacao já acabou com 2 das poucas 3 atividades q tenho pra fazer...tempos obscuros.
É como o Atila falou no Ted x, provavelmente as profissões de muitos de nós ainda nem foram inventadas!
Rodrigo Luiz Também lembrei disso hahah!
Por favor Átila, um nerdologia ciência de Frankenstein!!! o de história foi excelente! Abraços
Up
Tem um vídeo no canal sensacional o "O que somos nós?" que é o centésimo vídeo do Nerdologia, que em si não aborda especificamente isso, mas justifica o motivo pelo qual não possuímos um Frankenstein abordando o paradoxo do navio de Teseu, recomendo dar uma olhada se ainda não viu.
Por favor Atila!
sheldon : percebe que esta tecnologia tornara seventes de comida como vc desnecessarios ?
penny: serio ? vao fazer um robô que cospe no seu sanduíche ??
RENATO DIGITAL mito
RENATO DIGITAL Melhor série
Kkkkkkkkkk qual ep e temporada? Vc lembra?
Kkkkkkkkkkkkkk
@@robertsmith1762 3 temporada, um dos 6 ultimos kkkkk
Se os trabalhadores forem substituídos pelas máquinas, que vai comprar os produtos feitos pelas máquinas?
Relaxa, antes disso começaremos uma guerra.
Ótima questão. Se acontecer dessa forma prevista.. somente artistas, programadores e médicos terão emprego (ou seja, dinheiro)
O resto da população não vai ter dinheiro pra pagar artes, programas e cirurgias .--.
Renda básica universal.
@@pedrosousa9955 Médicos vam ser substituídos por robôs no futuro.
@@olindo5468 vc deixaria um robô fazer uma cirurgia mt ariscada no coração da sua filha?
Medicina vai demorar mt pra ser 100% robotizada, pois qualquer erro poderia levar a morte de alguém
Nem uma palestra motivacional me motivou tanto a estudar ksksksksksk
Estuda aí, vai que você alcança um robô que não dorme não cansa e não tem sentimentos
@@picapaubeta8966 pior que é 🤔😣
EMPREGO? SABE O Q COME? SABE ONDE VIVE? ONDE FICA?
Emprego? Nunca nem ví.
Emprego... O que come? Onde vive? Saiba mais Sexta no Globo Repórter
Creio que a maior parte das pessoas apenas pensam nas grandes empresas, mas a maioria das pequenas vão continuar do mesmo jeito
Só questão de tempo para as pessoas serem trocadas por máquinas assim como os cavalos foram substituídos por carros. O ser humano evolui no mínimo a cada milhares de anos enquanto a máquina evolui a cada década
A frase que resume o vídeo:
"Já era galera"
SE LOKO CACHUEIRA VCS SAO UM DOS MELHORES CANAIS DE EDUCAÇAO DO YUTOBA.... PARABENS VCS DAO TODO ESSE CONTEUDO NTERATIVO DE GRAÇA NAO DA NEM PRA ACREDITAR.. VALEU.
Mas a gente tem que levar em conta os serviços indiretos. Apesar dos apenas 13 funcionários da Airbnb, a empresa empresa emprega indiretamente fotógrafos e ajuda a aquecer o setor hoteleiro, que acomoda inúmeras funções, de arrumadeira ao animador da piscina.
Vai chegar uma hora que até mesmo estes empregos vão desaparecer.
@@malakoihebraico2150 já tá bem perto
esses robôs n serão capazes de me substituir!!! nunca q eles serão capazes de procrastinar tanto quanto eu ou de ter tantos pensamentos suicidas
kkkkkkkkkkkkk...... Adorei !
Funky Sagan Cat Vai achando, é só questão de tempo para fazerem robôs emos.
@@Mark-ih9qz meu deus
kkkkkkk
Em uma conversa com meu pai chegamos a essa conclusão também. Os únicos trabalhos que vão restar são os que dependem da criatividade e da interação social. Legal demais o video!
Nerdologia - Música
Everton Melo vdd
@@AndreMoraes2011 Não. Não é verdade.
Parabéns, sou contador os profissionais que não acompanhar a evolução vai ficar fora do mercado, pois a tecnologia já tirou mão-de-obra de muitos escriturários. Alias o caduceu esta errado tenho impressão que não e a primeira vez. (5:45)
Existem outros empregos que poderão ser facilmente substituíveis, assim como o exemplo do filme *Hidden Figures* (Estrelas Além do Tempo), programação e programadores poderão ser substituídos no futuro facilmente, especialmente se levarmos em consideração a computação quântica. Se for para um humano pensar em soluções e realizar cálculos como as mulheres do filme *Hidden Figures* fizeram , a inteligência artificial poderá fazer de forma mais rápida e eficiente.
Poderíamos fazer o mesmo para todo o sistema judiciário, nos EUA já existem IA auxiliando advogados como os *Robolawyers, ROSS Intelligence* e por aí vai. Talvez num futuro não muito distante, de fato os humanos não necessitem mais de um emprego formal, mas por questão financeira, os humanos colocarão os seus robôs para trabalhar nas empresas e cobrando por isso.
Esse será o futuro.
Mas se pararmos para pensar a programação cada vez mais evolui, tornando-se uma linguagem cada vez mais fácil de compreender e utilizar. Programar será tão fácil quanto utilizar o paint, claro que nem todos irão se aprofundar, mas até o aprofundamento será facilitado. Isso me faz pensar que nem o emprego do programador está a salvo.
O que vocês acham?
Exato, estamos subestimando demais a potencialidade do desenvolvimento tecnológico futuro, alguns eventos sem precedentes podem estar prestar a acontecer, por isso não vejo isso com otimismo, mas sim com relutância e uma pitada de ceticismo.
Opaa, setembro de 2021.. qual a visão de vocês hoje?? Mantém?
já existe inteligencia artificial que sabe programar pra você.
@@contanegocios9314 abril de 2022. Mudou alguma coisa?
@@joaovictorgomes3514 tem uma inteligência artificial que já programa
Fala sobre inteligencia humana, como desenvolver o QI etc
mas se os robôs tiram todos os empregos de todas as pessoas, quem é que compra os produtos que os robôs produzem e vendem?
2:21 e 2:45 aumento de produtividade não esta se convertendo em aumento salarial e aumento de emprego
O aumento de produtividade não está se convertendo em aumento de salário direto,porém a automação está trazendo diminuição de custos pesadas, principalmente em trabalhos repetitivos e em logística,que aumentam sim o poder de compra da população.
Essa é a discussão da renda mínima que já está acontecendo em alguns países. A medida que as pessoas forem perdendo o emprego e não conseguirem ser realocadas no mercado de trabalho por causa dessa substituição, alguém vai ter que dar dinheiro para essas pessoas (sem a necessidade de trabalhar para receber) para que o mercado possa existir.
diminuição de custos só aumenta o lucro do dono!
vamos parar de produzir vela porque tira emprego dos cara... por isso o brasil não pode bomba de gasolina automatica, pq adivinha?? um deputado comunista passou essa lei, pq imagina o tanto de emprego que vai tirar neh?? um contra senso total... se vc coloca bomba de gasolina automatica o preço diminui e vc pode gastar esse dinheiro em outra coisa, é isso que esse povo não entende... foda...
Atilla, excelente vídeo como sempre. Sou estudante de economia da Universidade Federal do Espirito Santo, estou nesse canal desde o nerdologia 15 sobre efeito borboleta, gosto muito do conteúdo que produz. Creio que vc deixou de lado alguns fatores nesta equação. Mesmo que a produção aumente devido aos robôs, empresários necessitam vender essa produção, com o aumento do numero de desempregados produzir mais seria inútil pois não haveria para quem vender. Além de que a população em país desenvolvidos vem diminuindo, algo que será acompanhado por países subdesenvolvidos. Abraços!
Já estão, é so continuam aprendendo mais e mais sobre nós, o futuro a Deus pertence.
Se as máquinas produzirem tudo o que precisamos, o resultado vai depender de como as coisas serão distribuídas. Todos podem usufruir de uma vida de luxo e prazer se a riqueza produzida pelas máquinas for compartilhada, ou a maioria das pessoas podem acabar miseravelmente pobres, caso a pressão dos proprietários das máquinas contra a distribuição da riqueza obtiver êxito. Até agora, a tendência parece seguir na segunda opção, com a tecnologia conduzindo a uma desigualdade cada vez maior.
Stephen Hawking
Tive dois empregos que desapareceram: digitadora de contas bancárias e atendente de vídeo locadora.
Qual seu emprego hj?
@@nullnill Hoje sou professora de História para o fund II e de Tecnologia para ens. Médio.
@@jvbrgamergamersbr9810 porra que isso
Soprador de fita de videogame também
Uma pergunta: Com toda essa robotização, não iria ocorrer uma estagnação das classes sócias e econômicas?
Sem emprego, as pessoas não vão ter renda. Como elas vão comprar as mercadorias?
5:49 Criatividade e interação, resumiu a arquitetura. A única coisa que o robô faria de melhor é ter paciência com cliente.
É possivel mudar geneticamente nossos olhos para captarem outros tipos de luz? Tipo adicionar celulas captadoras ou pegar a genetica de algum animal que enxerga essas luzes
Luzes como ultra violeta e infravermelho
“Nós tendemos a sobrestimar o efeito de uma tecnologia em curto prazo e a subestimar o efeito em longo prazo.”
- Roy Amara
Eu estou seriamente preocupado. Mesmo um apaixonado por tecnologia que sou, qualquer área que eu pense em atuar já estão automatizando. Até na aviação já estão fazendo isso 😱😰
No meu caso está de boas por ser HQ e Jogos
Vivo de renda passiva do mercado de ações então tô bem de boa
@@gohandeoculos6058 Eu vivo de trader, quase a msm coisa, so muda q n e empresas e sim moedas... mais pretendo começa a compra ações no futuro tambem
@@bacuraltrader8459 irmão, pode me explicar como funciona isso, estou a um bom tempo desempregado e não sei mais o que fazer.
@@igorla1215 Irmão, e um pouco dificil de explicar por chat... pesquisa ai no TH-cam ( DAY TRADER OB ou DAY TRADER FOREX) ai os caras vão te explicar direitinho... mais vou da um RESUMO: Vc vai opera ne moedas como EUR E DOLAR, LIBRA, JPY ETC... mais vou ser sincero, dependendo do seu esforço vc vai começa fazer dinheiro em 3 meses a 1 ano... tem pessoas q ja tão no mercado a varios anos e fazem de 2 a 5 mil por dia... eu no caso to fazendo dependo do mercado uns 100 a 300R$ por dia... (MAIS TEM DIAS Q EU FICO NEGATIVO! ISSO VC PODE TANTO PERDER DINHEIRO FACIL COMO GANHAR FACIL...
NERDOLOGIA- VÍCIO
Considerando que criatividade é a capacidade de unir conhecimentos distintos em prol de uma resolução, técnicas de aprendizagem de máquina são perfeitamente capazes de serem criativos. Como já há diversos exemplos de músicas e textos terem sido criados a partir de reconhecimento de padrões. Quanto à interação entre pessoas, a atual geração prefere ser 'independente' do que ter um humano para lhe auxiliar, como no exemplo dado no próprio vídeo entre os funcionários da Blockbuster e a interface interativa da Netflix.
Quando vamos ter um nerdologia sobre evolução humana, e as influências da medicina, medicamentos, vacinas e etc. Afinal ajuda ou atrapalha? Estamos ficando mais “frágeis “ estamos perdendo o poder de se adaptar e a seleção natural?
Jean Castro vdd gostaria de ver esse assunto aqui no nerdologia
Parei para pensar e se os robôs substituírem todos em todas as fábricas logo eles vão falir porque ninguém vai poder comprar a mercadoria
Minha maior dúvida sobre o assunto é a seguinte: Ora, se muita gente ficará desocupada, como irão poder pagar pelos serviços oferecidos? Uma questão de desequilíbrio no sistema oferta e demanda...
Por isso a automação total é impossível no sistema capitalista
O que eu mais ouço e pessoas reclamando do seu trabalho ta ae solução , gente agora vai sobra muito tempo para fazer o nos mais gostamos tendo as máquinas como escravos foi isso que ser humano sempre quis ficar de boa kkkk..
Mas se surge outra coisa, você vai receber dinheiro pra viver como? Com essa automação toda no futuro, creio que teremos uma renda básica universal, bem vindos ao comunismo
@@JorgeAurelioo exatamente! Viver só para comer!
@@JorgeAurelioo E vem outra coisa também, já que a renda não é diretamente vinda de humanos então a chance acontecer ditaduras sanguinárias é muito grande, já que você não depende mais do povo para gerar riqueza, apenas do setor produtivo, como exemplo de fábricas de robôs.
O destino pode ser muito pior do que a gente pensa.
@@JorgeAurelioo Renda Básica Universal contra o desemprego em massa, com certeza, o Brasil já vai lançar daqui um tempo o Renda Brasil, vai ser o inicio disso tudo.
Kkk genial porra é a merda do DINHEIRO??? KAKAKA
Salve, Átila. Um local onde já está aplicando fortemente a automação em substituição aos humanos é o aeroporto de Munique. Eles fazem propaganda do local com "o melhor aeroporto do mundo" e ao fazer o processo de embarque quando viajei de lá para Bruxelas eu só tive interação humana ao passar pelo raio-x.
Todo o processo é feito através de máquinas: leitura do passaporte, impressão do bilhete de embarque, até mesmo o ato de despachar bagagens é feito em um terminal de auto-atendimento e mesmo se sua bagagem ultrapassar o limite, você realiza o pagamento com cartão ali mesmo na máquina. Para o embarque, a mesma coisa, não havia fiscal no portão, bastava passar o bilhete de embarque no leitor e entrar na aeronave.
Moro em Bruxelas e aqui está chegando um serviço de carsharing chamado Virtuo, que como propaganda informa ser totalmente automatizado em todas as etapas do processo, até mesmo para os casos onde você precise reportar algum problema no veículo.
Parabéns pelo sempre excelente conteúdo, sucesso e vida longa para você e para o Nerdologia!
Ainda bem que minha profissão um robo em menos de 100 anos não acredito que vai ter.
Técnico instalador de internet,subo em casas,postes,prédios,robô nenhum vai fazer isso,ainda mais que tenho que dialogar com os clientes,tipo resolver onde vai ficar o roteador e modem,por onde será melhor passagem da fibra e tals.
Tô de boa,sabendo que nem viverei muito mais que 100 anos.
Nerologia - Extinção
droll lucas 2bits A vida tá fácil pra ninguém não, amigo. Que tal vender sua alma para o Satanás e conseguir realizar os seus objetivos sem espera de um sujeito que, só quer dinheiro dos seus seguidores?
Faça igual a eu, vendi minha alma e agora tenho tudo que eu quero.
"EU NÃO FECHO COM ROBÔ!!!"
MOURA, Cauê.
Quem fecha é minha mulher 😋
Cuck, Cauê
Por que diacho vcs acham que o centro hoje no mundo universitário é a IA e automação ? Porque a intenção é SUBSTITUIR a frente produtiva das corporações por algo menos oneroso, nos usando como ferramentas de enriquecimento de um IA central !!!!. É uma das questões mais sérias da atualidade, pois o caminho que vai se dar diante dessa nova realidade (Quarta revolução Industrial e quinta Sociedade) pode realmente tornar o ser humano 100% obsoleto ( e DESCARTÁVEL ). Isso não ocorre apenas no universo inorgânico e profissional (não é só uma questão do seu emprego), mas também no ORGÂNICO : o potencial de substituição do próprio ser humano (não estou falando na questão produtiva, e sim na EXISTENCIAL) chegou num nível perigoso para nós mesmos !!! A previsão de mais de 50% de desemprego para próxima década ( é só o começo se continuar assim ) não é brincadeira !!! Tá na hora (já passou) de imperar princípios morais sobre a evolução técnológica, pois se continuar, sem exageros, ela pode engolir a todos nós (até seus idealizadores). Ao meu ver, o que tem que ser feito é NÃO COLABORAR para o IA, e sim aprender os seus princípios e incentivar a produção INDEPENDENTE e proteger direitos autorais, para tudo isso não se FUNDIR e engolir todos no fim !!!
Não quero perder meu emprego de Garoto das Planilhas para um robô :/
Perfeito! Uma vez que, todos precisam trabalhar para sustentar-se (Manter-se), isso até mesmo no mais básico, a sua alimentação!
Átila, incrivelmente tive contato contato com o auto atendimento em um mercado no interior de SP... E vou dizer que é assustador pela praticidade e agilidade por você fazer tudo!
A um lado positivo na automação que é o aumento da produção e com conseguencia diminuição dos preços produtos fazendo que os mesmos salário tenha maior poder de compra.
Mas nesse processo de automação parece q mais pessoas ficam sem conseguir um novo emprego?
os robôs vão vender pasteu de flango?
O CGP Grey fez um vídeo complementar excelente:
"Humans Need Not Apply"
th-cam.com/video/7Pq-S557XQU/w-d-xo.html
E talvez o mais interessante de tudo, é a parte de trabalhos criativos, os quais muitos crêem ser impossíveis para máquinas.
eu discordo sobre essa parte criativa, por mais inteligentes e capazes robôs podem ser, eles nunca vão ter imaginação que os ser humanos tem, mais do que nunca imaginação move o mundo
superninja252 entendo sua parte, mas pra mim essa visão das coisas é um tanto romanizada. A imaginação humana é fruto da nossa aquisição de informações e na capacidade de relacionar uma coisa à outra, e isso pode muito bem ser automatizado no futuro... tanto que nós já temos alguns exemplos de algo assim ocorrendo em áreas específicas
Otto Rolloff eu ia comentar sobre o mesmo vídeo do CGP Grey principalmente pela parte criativa.
superninja252, veja como o CGP Grey aborda o tema. Há diversos aspectos de atividades que podem ser implementadas em uma rede neural e com a evolução da rede a máquina simplesmente aprende a resolver o problema veja o caso de Alpha Go Zero [1] que sem *nenhuma tutela* humana, apenas com as regras do jogo, conseguiu não apenas aprender o jogo mas vencer a versão anterior Alpha Go que por sua vez já vencia os campeões humanos. Um exemplo de música encontra-se em [2].
Uma boa forma de entender o processo é através do processo de emergência descrito por Kurzgesagt [3].
[1] deepmind.com/blog/alphago-zero-learning-scratch/
[2] www.hexahedria.com/2015/08/03/composing-music-with-recurrent-neural-networks/
[3] th-cam.com/video/16W7c0mb-rE/w-d-xo.html
CGP é muito legal, um dos meus canais prediletos.
Para mim, depois de ver o Alpha Zero jogando xadrez não tenho mais dúvidas de que as máquinas vão tomar inclusive os postos criativos do mercado de trabalho, tudo uma questão de tempo.
Um usuário do Reddit deu uma resposta sensacional a esse vídeo:
www.reddit.com/r/badeconomics/comments/35m6i5/low_hanging_fruit_rfuturology_discusses/cr6utdu/
Atila,uma das formas de lidar com a automação não seria a queda na densidade populacional? países com baixa taxa de natalidade não teriam(muitos) problemas com a automação
Sou engenheiro de controle e automação com ênfase em elétrica...
Desde antes de me formar era o medo que eu tinha de a minha profissão retirar o emprego das pessoas.. Más o que eu percebo hoje é que as ocupações deixam de ser mais básicas e passam para um nível um pouco mais elevado (comparado há alguns anos atras em relação à "nova era"). Todo meu ponto de vista é como o relatado por você, Átila. Mas ainda sim o remorso permanece!
O capitalismo, sempre vai necessitar de mercado consumidor, afinal, se tudo for automatizado, e não existir mais empregos, quem vai comprar? Isso é só mais uma fase de adaptação, um novo estágio da evolução humana. Também acho, que esse fenômeno, irá demorar algum tempo para chegar nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Vejo que não precisamos ser tão alarmistas, tomando novamente uma postura ludista, vamos nos manter céticos, um pouco de questionamento não faz mal.
Vini PB todas essas previsões apocalípticas estão erradas... se as maquinas forem substituir TUDO a gente vai viver na vida mansa... todos nós seriamos donos de máquinas
AHR 77 Não sei se a vida seria tão mansa, continuo cético, perante ao futuro. Como falei, o mercado precisa de consumidores, e para isso empregos.
Rafael Santana Se chegar ao estágio, de inteligência artificial abrangente, talvez, mas não acho que os humanos irão ficar de escanteio.
Rafael Santana Exatamente, "quando chegar", me expressei mal kk, mas ainda acredito, que não iremos ser substituídos, pois afinal, a inteligência artificial, é um produto, que pertence à alguém. É só questão de evolução.
Vini PB quando a ia for bem desenvolvida, não precisaremos trabalhar, eles vão nos servir, igual o filme wall-e
Nessa segunda a Netflix passou os U$100 Bilhões em valor de mercado.
Resposta rápida: vão! | Pergunta que fica: quando? | Indagação final: se somente os robôs trabalharem, o que a humanidade vai ficar fazendo? | Possível resposta: Ciência e exploração espacial!
Geovani Nogueira não é bem assim...tem muita gente. Talvez com os lucros excessivos é possível criar um estado de bem estar social para o pessoal poder viver sem trabalhar kkkk, mas muita coisa pode dar errado também
O que os humanos vão realmente fazer: ver videos de gatinhos
MatoroDM quero ver algum desses que vão estar por cima como donos dos robôs darem grana pra quem tá fazendo nada
MatoroDM, finalmente o socialismo será possível? 😂😂
E você acha que os robôs não vão conseguir fazer ciência e exploração espacial?
Ler o artigo do Turing tb ajuda vc a entender melhor como o teste é feito. Fica a dica aí...
Considerando que para que haja produção é necessário consumo, e para que haja consumo é necessário poder de compra! Como vemos as futuras automações nos tirará poder de compra, quebrando essa corrente ou enfraquecendo. Como se sustentaria esses sistemas produtivos sem o consumo ou baixo consumo? Já venho me perguntando isso a tempos!
5:44 isso é um contador ou um médico???
Contador o símbolo de medicina tem ramo único e o cadeceu de hermes é associado erroneamente a medicina .
obg
Não sei se estou sendo muito pretensiosa, mas como pedagoga, professora infantil, eu não tenho O MENOR medo de ser substituída por uma maquina. Nenhum medo messsssmo. Ahahah
Se não tivesse medo não estaria nesse vídeo
@@picapaubeta8966 (?)
Nerdologia - Domínio Holandês no Nordeste
Moro em Santos, e é absurdo o impacto causado pela automação no Porto. Passou de dezenas de milhares de estivadores no século passado para menos de 5mil após os contêineres e empilhadeiras. Se levarmos em conta que aconteceu o mesmo com os trabalhadores da agricultura(principal abastecedor do porto), o impacto é gigantesco. Esses postos de trabalho jamais serão substituídos por outros na mesma área, mesmo que esses trabalhadores migrem para a fabricação de empilhadeiras e máquinas agrícolas. Óbvio que a automação trouxe grandes aumentos na produtividade da agricultura e do porto, sem contar na questão da saúde dos trabalhadores e tal, mas é fato que muita gente perdeu o emprego e teve que migrar pra áreas completamente diferentes por conta da automação.
No nerdologia seguinte o Átila comenta sobre perguntas de como ficam o consumo se os robôs não consumem o que é produzido. Uma resposta otimistas, leia os livros O Sol Desvelado e Os Robôs de Aurora do Isaac Asimov.
Cuidado Átila a Allura vai criar um robô pra te substituir KKK
Quero ver um ROBO programar melhor do que eu! A mágica da programação está nas gambiarras!!! IF(1==1){ DO THIS }
Eis um código que não tem chance de dar erro de compilação! ahaha
kkkkkkk
Isso já acontece. Você já tem I.A. desenvolvendo códigos, é questão de tempo para os códigos serem escritos por outros códigos.
!False==True
While 1 > 0:
Quem disse que os atendentes de telemarketing não foram substituídos?
vdd, esse dias um telemarking virtual da oi me ligo.
O gráfico produtividade x salários começa a dividir em 1971 e isto ocorre não por causa da automação como sugerido. O Acordo de Bretton Woods assinado pelo Nixon e que rompe com o padrão ouro explica muito melhor esse fenômeno de disparidade entre salários e a produtividade. O sistema financeiro internacional, em conluio com os estados nações, está sugando toda a produtividade para si através do sistema de reservas fracionárias. Procurem a parte quatro do documentário do Mike Maloney chamado Hidden Secrets of Money, tá tudo explicado com detalhes como isso funciona. Automação AUMENTA salários e a produtividade!
Os seres humanos não consegue ficar sem fazer nada, eles terão que fazer alguma coisa de útil para si mesmo. Por exemplo exercícios e dedicar com entusiasmo a estudar um meio sadio para manter suas sobrevivências . Em vez de construir máquinas mortíferas, seria melhor construir máquinas de grande potências para descobrir novos planetas para absorver uma grande quantidade da nossa raça. O Universo é infinito, e tem planetas mil vezes maiores que a nossa terra, ai esta uma das razões que nós seres humanos devem aplicar as nossas inteligencias para resolver essas questões.
vamo voltar pra idade media então gente q todo mundo trabalha :D
1. Admitir que o trabalho no campo seja conduzir uma colhedora*, é esquecer que 80% da agricultura brasileira é familiar onde se colhe e se trabalha com níveis tecnológicos altos sim usando as mãos!
2. Mecanização agrícola não é sinônimo de tecnologia, pesquisa científica e aplicação dela na prática que é.
3. Com novas tecnologias são criados novos serviços, se a tecnologia não gera isso, então ela não tem função social, tem apenas função econômica. Queremos tecnologias sem função social?
Nenhum emprego foi ceifado na agricultura familiar com o emprego de novas tecnologias, porém houve um grande aumento de produção com sustentabilidade. O uso da irrigação e um exemplo disso.
Sou engenheiro agrônomo passei a vida no campo e vivi toda essa transição (década de 90 e anos 2000). Acreditem! a tecnologia nao é inimigo de ninguém, onde e como ela é empregada é!
Faz um nerdologia sobre a agricultura familiar brasileira! O modelo de produção adotado e a eficiência produtiva dela. Tem trilhões de temas sobre ela. Agricultor também é nerd porr*!!! Luck Skywalker era fazendeiro de umidade!
André, mesmo sendo a Agricultura o setor que menos contribui em número de empregos? fora que isso aumenta de maneira mais brusca ainda, só pensar que em uma plantação de Cana antigamente, havia todo um grupo de trabalhadores para cortá-la, outro pra recolher e outro para já colocar na carroça e fazer o transporte. Claro que o sistema hoje é mais prático e não teria com manter hectares de terra vasto em plantações fornecendo alimentos e matéria-prima para medicações e outras utilidades, mas acho insanidade querer dizer que o setor primário emprega mais que o Industrial, se bem que a automação industrial está tomando inúmeros empregos hoje na área.
Perca de Tempo, nossa conversa não é perca de tempo! Kkkkkkk. Mas não tenho condições técnicas de te apresentar dados sobre o que eu falei em um comentário no TH-cam. A ideia que queria passar de uma forma bem simplificada é a seguinte: agricultura não é só o agronegócio, existem outras vertentes muito mais expressivas mas não recebem a devida atenção. Enquanto o agronegócio é responsável por mais de 20% da produção agrícola do país empregando cerca de uma pessoa a cada 30 hectares. A agricultura familiar é responsável por quase 80% da produção e chega a empregar uma pessoa por hectare em algumas atividades. (Olericultura emprega cerca de sete por hectare) que ocorre é que o agronegócio tem mais espaço econômico e político, por trabalhar com comodities, o que por sinal é importe para nossa balança comercial. Graças a Deus que pode-se mecanizar o corte da cana. Já cortou cana? É quase desumano! Até a próxima!
Na verdade sim, quando era mais novo, mas só foi uma vez e fui com uns colegas e nem chegava a ser uma plantação, e como foi para uso próprio, acho que foi divertido no final, mas aqueles gomos é duro demais, mas de resto concordo contigo, a agricultura no Brasil é a principal fonte de negócios e desenvolvimento econômico.
Mas quanto a estatísticas ou apresentações mais técnicas e precisas do agronegócio no Brasil e sua contribuição a quantidade de empregos, acho que sua opinião já valida bem isso, já que você deu a entender, ou pelo menos falou que trabalha no campo ou vive no interior, não se discute muito contra experiência, de qualquer forma, valeu a resposta. Até mais.
Fiquei com medinho kkkk do jeito que a educação anda, é bem capaz dos robôs se tornarem professores mesmo e eu ficar pra escanteio rs
louise costa pessanha todos vamos ficar desempregados msm se o Estado continuar regulamentando as escolas (doutrinação)
Se ñ fosse pelo sistema de educação br com 16 anos vc já poderia estar formada e pronta pro mercado de trabalho... (não to zuando)
Quando AI estiver no seu ponto de superar o humano não terá nada em que o humano será melhor
"Robôs" já são professores melhores que professores.
2 exemplos duolingo/khan academy. Sendo os dois de GRAÇA.
E já tem alguns artigos cientificos mostrando que duolingo eh melhor do que os cursos de linguas de "verdade", por exemplo o curso de filandês que o governo da finlandia ofereçe para imigrantes recém chegado. Que şao muito mais puxados que esses cursos toscos tipo wizard ou wise up
E kahn academy que eh feito por meia duzia de pessoas.
O goku do khan academy sozinho pode substituir todas as escolas brasileiras
Não tem como substituir um professor, Louise, por um simples motivo: a formação do aluno não é apenas "informacional", mas também de convívio social. Agora, se você pensar como o AHR 77 ou o Danilo, que é bom você ter um apertador de botões aos 16 anos que pouco ou nada pensa/debate/atua socialmente, mas que sabe operar uma máquina como poucos, aí sim, nossa profissão estará fadada a desaparecer. O problema não é ensinar para o mercado de trabalho, o que, na nossa sociedade, é extremamente necessário. Problema maior é achar que só se ensina para isso. E tem mais: pesquisas também apontam que, para uma parcela das pessoas, elas aprendem melhor com alguém acompanhando o andamento dela, apontando as falhas, aparando as arestas que ela não conseguiria "sozinha" com o Duolingo, por exemplo.
A questão toda sobre escola e educação é que ninguém sabe o que quer delas: os professores (bons) querem atrair a atenção e o interesse dos alunos para sua aula, mostrando como aquilo que ensinam pode ser importante para a vida do aluno; os alunos querem sair dali o quanto antes para fazer coisas "interessantes e úteis"; o supervisores e diretores querem estatísticas melhores e acaba forçando um ensino ruim, mas que tenham uma "boa média"; pais querem que a escola seja uma creche para cumprir a função que eles não desempenham em casa, educando os filhos. Como a escola nesse atual estado pode fazer alguma coisa desse jeito?
André.
Afinal há grande convívio social dentro de uma sala de aula. Né?
E sobre essa história de senso crítico eu infelizmente tenho que dizer que vc ganhou essa discussão. Afinal senso crítico eh um coringa das discussoes sobre educação e se vc falar que não entende o que eh esse tal de senso crítico e como a escola a escola ajuda nesse tal de "senso critico" vc ganha automatocamente o rótulo de idiota
Mais um excelente nerdologia como esperado, mas, não levou em conta alguns fatores em detrimento da escolha da automação.
Exesso de regulamentação e fixação de salários mínimos tb é um dos grandes fatores a ser levado em consideração não em todas é claro mas em uma substancial parcela dos empregos.
Nerdologia - relação entre signos e astros seria bem legal
#NAOFECHOCOMROBO
Kkkkkkkkk
canal errado meu amigo
Idiotice
#cauemoura
Precisamos ensinar programação desde a escola, mas os gestores de educação não conseguem usar corretamente um celular
Sempre existirá mais empregos! Diziam isso mesmo na revolução industrial.
cara agr e diferente
mas na revolução industrial não existia machine learning
joao Gabriel 8000 A.C"cara agr é diferente, essa revolução agrícola vai dar merda"
1700 D.C" cara agr é diferente, essas máquinas vão nos substituir"
1950 " cara agr é diferente, esses robôs vão nos deixar na rua pra morrer de fome"
2018 " cara agr é diferente, esses robôs vão tirar nossos empregos e essas IAs vão nos deixar morrendo de fome"
Sempre é diferente mas dai passa 5, 10, 30, 50,100, 200 anos e NADA, A vida segue normal... mas agr com profissões novas
AHR 77 no momento que as máquinas tiverem capacidade criativa e conseguirem se reparar e se melhorar, não vai mais haver criação de empregos, não vai mais haver necessidade de se ter um ser humano trabalhando
murilo souza 1- SE E SOMENTE SE isso for possível
2- a manipulação genética ta ai pra nós deixar mais inteligente q uma maquina
Se a produtividade aumenta, mesmo se o salário não aumentar conjuntamente ele vai poder comprar mais, pois com mais oferta de produtos, mais baratos eles são. Minuto 2:30
Muito bom o vídeo! Gostaria de complementar... Sou Crischarles e trabalho com tecnologia (Segurança da Informação), quando fazia graduação na UFMT sempre participava de debates como este, sobre a substituição dos homens pelas maquinas e até que ponto isto deveria ser permitido, tanto pelo ponto de vista social quanto ético. Um dos grandes dilemas que nos encontrávamos (já que faziam parte dos debates os professores de filosofia, sociologia e afins) era o fato que a substituição do motorista humano pelo motorista robótico faria com que o programa tivesse que tomar decisões éticas, como no seguinte caso: Um carro guiado por um motorista robótico, em determinada velocidade, tem à sua frente uma pessoa que acaba se jogando na frente dele (ou por não notar sua vinda no momento de atravessar a rua), o carro deveria bater na pessoa colocando-a em risco? Ou colocar o seu passageiro em risco efetuando uma curva brusca? Ou ainda virar para um lado onde tenha menos pessoas? Tendo em vista que todas as vidas não tem um valor menor que o outro, independente do quão produtivo você é para sociedade ou de quantos anos você tenha. Para este caso, quando ocorre com seres humanos, podemos julga-los, mas no caso de robos julgaremos quem? O programador por ter feito o carro virar e colocar o passageiro em risco? Ou ainda, julga-lo por não ter feito com que o carro desviasse da pessoa que parou à frente do carro acidentalmente?
Os robos nunca vão roubar o emprego. Até pq eu nem tenho um emprego msm kkkkk
Citando o intelectualíssimo caipira ruivo do South Park:
"TIRARAM MEU EMPREGO!"
TIRARAM MEU EMPREGO ( releia com um sotaque america bem forte)
COCORICÓÓÓÓ
Se pararmos de nos preocupar com isso, teremos mais tempo para cuidar de coisas realmente importantes.
Uma curiosidade interessante sobre este tema é que ele foi abordado de maneira implícita no livro "Eu, Robô", escrito por Isaac Azimov e lançado em 1950. Em um dos contos do livro, intitulado "Razão", dois humanos verificam as capacidades técnicas de um robô que tem a finalidade de substituir a necessidade do cérebro humano na administração de uma estação espacial, que passaria a funcionar de maneira completamente autônoma. Vale a leitura :)
Por outro lado, o Artesanal é cada dia mais valorizado. Paga-se muito por serviços de lettering, moveis personalizados e utensílios/ítens de moda feitos à mão e personalizados. Acredito que seja o mercado atuando para que o dinheiro continue circulando e os produtos não fiquem nas prateleiras. Somado a isso, profissões como coaching, personal organizer e stilist estão cada vez mais populares.
Uai sô, quer dizer que esse trem de automação vai eliminar com a gente? 5:44
Pedro Ragazzi 2bits A vida tá fácil pra ninguém não, amigo. Que tal vender sua alma para o Satanás e conseguir realizar os seus objetivos sem espera de um sujeito que, só quer dinheiro dos seus seguidores?
Faça igual a eu, vendi minha alma e agora tenho tudo que eu quero.
Como eu faço pra vender a minha?
Como eu faço pra vender a minha?
Quero ver fazer o pão de queijo com café melhor que o de vovó!
Pedro Ragazzi kkkkkkkk
Os economistas não estão preocupados com a automatização. A automatização apaga empregos em um setor e cria novos empregos em outros setores. Quando uma fábrica automatiza suas linhas de produção, ela tem mais dinheiro livre para investir e ela ainda pode vender seus produtos por preços mais baratos que o concorrente, já que seus custos são menores. Isso leva a um aumento do investimento e do consumo, que acabam criando novos empregos. Por isso que empregos no setor de serviços cresceram enquanto empregos nas fábricas diminuíram quando as fábricas começaram a ser automatizadas. Essas máquinas nas fábricas não precisaram criar novas profissões. A maioria dos novos empregos gerados foram de profissões que já existiam, como professores, enfermeiras e contadores. Se uma profissão fica obsoleta, as outras profissões que já existem absorvem esses profissionais obsoletos no longo prazo. A solução para o problema da automatização no curto prazo é a educação. Muita gente vai precisar aprender habilidades novas nas próximas décadas para arranjarem empregos novos, já que muitas profissões se tornarão obsoletas.
"Isso leva a um aumento do investimento e do consumo, que acabam criando novos empregos."
Espere aí. Ela coloca uma multidão no desemprego e depois cria novos empregos? o_0
Ou talvez o comunismo ou anarquismo, uma vez que o robô é um meio de produção.
Opinião isso nunca vai acontecer... só digo isso
Vinicius Barnabé pqp ñ da ideia... jaja vai aparecer uns malucos com um neosocialismo e vai matar umas 60 milhões de pessoas de novo... SERÁ Q Ñ ENTENDEMOS Q COMUNISMO Ñ FUNCIONA? 50 ANOS COM.METADE DO.MUNDO COMUNISTA SÓ GEROU FOME E MISÉRIA
Gente. Como eu expliquei, não haverá um desemprego massivo constante. Por isso, uma renda básica universal só serviria para manter o mercado consumidor enquanto os profissionais obsoletos aprendem novas habilidades.
Uma coisa interessante a se pensar é, se a produtividade tem crescido constantemente, isto é, mais riqueza se produz por hora trabalhada, porém o salário da classe média não cresceu na mesma proporção , para onde é que foi a diferença?
A riqueza adicional produzida que não se reverteu em renda ao trabalhador tem que ter ido pra algum lugar. A resposta é que esses ganhos de produtividade tem se revertido em lucros cada vez maiores aos donos, em média. Isso talvez explique o porque, segundo o relatório da oxfam, 82% da riqueza gerada em 2017 foram para as mãos do 1% mais rico.
É URGENTE que a sociedade global tenha consciência desse problema. A automação só é um problema se acabar com empregos e não gerar outros. Num mundo perfeito onde esses ganhos de produtividade fossem igualmente distribuídos, chegaríamos em um futuro ideal onde, quem sabe, todos deixariam de precisar de trabalhar para viver, já que todo o trabalho necessário seria feito pelas máquinas. Mas isso não vai acontecer sem uma percepção social e econômica do crescimento da desigualdade.
Tambem podemos levar em consideração a tendencia crescente na queda da taxa de natalidade e aumento na longevidade.. Ou seja, cada vez menos mão de obra disponível, e mais consumidores ativos. Pode ser que chegaremos ao ponto de experimentar a diminuição populacional. A automação pode estar vindo numa hora bem conveniente, é mais provável a adaptação do que o caus.
Nerdologia faz por favor um vídeo falando como aumentar a inteligencia e a concentração
Gostaria que fizessem um vídeo especial de econômia sobre Escola Austríaca ou sobre Ludwig Von Mises!
Este assunto me é muito caro, pois acho que subestimamos a revolução iminente. A obsolescência do trabalho humano vai demandar de nós um novo pacto social. A economia capitalista depende de uma interrelação entre trabalho-produção-consumo e simplesmente não se sustentará. O problema é que a solução está muito longe de vir de um Estado centralizador (marxista-leninista), mesmo porque o próprio Estado colapsará com a falência do sistema econômico (uma vez que depende da tributação). O novo contrato social deve vir da valorização do ser humano enquanto tal, independentemente o que ele pode produzir. Se os economistas clássicos estavam certos (e acredito que sim), o valor intrínseco de uma mercadoria é precipuamente definido pela soma dos trabalhos necessários para a sua produção,. Assim, um objeto que foi produzido sem trabalho, não tem valor e se não há valor, não pode haver preço. Muitos autores falam em pós-capitalismo, havendo ótimas palestras no TED sobre isso. Sou otimista quanto ao futuro da humanidade (a emancipação do trabalho pode ser o verdadeiro começo da história humana), mas acredito que vai doer...
Não depende do trabalho, mas da oferta e demanda, vai dar na mesma
@@thiagoeduardo4421 Oferta e demanda ok! Mas como vai haver demanda se as pessoas não estarão trabalhando, portando não vão ter renda pra consumir.
@@ecledisonnascimento9488 lembre-se que as coisas não acontrcerão de uma vez. Os preços vão ficar absurdamente baratos, e como é progressivo as pessoas poderão ter máquinas.
@@ecledisonnascimento9488 se é assim teríamos que proibir o uso de máquinas nas fábricas para gerar emprego. Claro que não, seria um retrocesso
@@thiagoeduardo4421 A verdade que o capitalismo vai ser substituído por outro sistema econômico como o distributivismo, Contribucionismo ou EBR(economia baseada em recurso) isto é um sistema baseado em colaboração e consumo racional dos recursos da terra. O sistema capitalista depende de competição, produção e consumo desenfreado o pacto social mudará definitivamente e será o fim da idade contemporânea (que começou em 1789 com a revolução Francesa).
Minerador = q trabalha em uma mina.
Mineiro= vive em minas
Vai minera Bitcoin
tmbm pode ser o cara que pega mina
Vamos substituir os mineiros por robôs comedores de pão de queijo.
E se o cara viver e trabalhar numa mina? E se esse cara não trabalhar escavando a mina, mas fazendo umas pinturas mó legais nas paredes?
@@john51constantine43 caralho, se tu minerava o bitcoin e tem até hoje, tá com uma grana boa
Em uma sociedade em que tudo é feito por robôs, e cada vez menos seria necessária a atividade humana, como a economia iria ser viável ou sustentar-se? Partindo do ponto que a necessidade das pessoas é que basicamente movimenta o cenário econômico, alguém saberia dizer ou tem conhecimento de algum artigo que aborde isso?
Átila, esclarece pra nós por favor: ESTALAR OS OSSOS FAZ MAL? sou viciado em fazer isso, nao consigo parar. Não confio nas respostas que encontro no google.
Nerdologia sobre a Teoria das Cordas, quem apoia?
th-cam.com/video/4LiwHOu5JFU/w-d-xo.html Tem do poligonautas, muito bom!
Pirate ThunderCat A vida tá fácil pra ninguém não, amigo. Que tal vender sua alma para o Satanás e conseguir realizar os seus objetivos sem espera de um sujeito que, só quer dinheiro dos seus seguidores?
Faça igual a eu, vendi minha alma e agora tenho tudo que eu quero.
*Acho que se usarmos IA e Robôs com inteligência, vamos conseguir subir de nível nesse jogo chamado vida*
QUE CURIOSO só que vamos morrer logo em seguida.... Win win.
E vai colocar comida na mesa para manter ela como em?
Satanista (censurado)
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Discordo, acredito que trará muitos benefícios incluindo evolução científica e médica, mas perderemos nosso lugar no mundo ou senso de propósito. Isso porque o próximo passo da evolução tecnológica é diferente dos passos anteriores, não se trata tão somente de substituir o lavrador por uma colheitadeira e sim substituir todos os profissionais da cadeia de produção. Nesse cenário os únicos que continuarão a ter emprego serão os profissionais da tecnologia e os psicólogos kkkkkkk.
+Thiago Rodrigues Se parar pra pensar, com tanta gente desempregada a única coisa a fazer é aprender ciência e tecnologia o que vai fazer com que nossa evolução seja ainda maior. Além do mais se os robôs substituírem os humanos ninguém terá trabalho e dinheiro, sendo assim ninguém precisará trabalhar mais o que pode aumentar o interesse pela ciência já que será a unica coisa que poderão fazer.
"Já era, galera." Kkkkkk. Gostei. Muito bom. Ou, seja, estamos perdidos. Bem feito para a humanidade... 🤔🤔🤔
olá Atila, segundo o Gizmodo, o Tecnoblog, O Globo e alguns outros, um computador em 7 de junho de 2014 conseguiu se passar por um garoto ucraniano de 13 anos perante uma banca na universidade de Reading, se tornando com isso o primeiro a passar no Teste de Turing ;)
Ótimo vídeo, Átila. Me pergunto se os robôs irão substituir humanos na política.
Fica a minha recomendação do vídeo do CGP Grey "Humans Need Not Apply", complementa muito bem esse Nerdologia. Tá em inglês mas tem legendas em português.