Quem tiver interesse em conhecer mais sobre - FOSSA - FILTRO ANAERÓBIO - SUMIDOURO, eu tenho um curso completo sobre esse tema, nesse curso eu disponibilizo minha planilha de dimensionamento automática e vários detalhamentos técnicos prontos para o seu projeto. acesse esse link > projetistapleno.com/fossa-filtro-sumidouro/
Salatiel poderia me tirar uma duvida? Tenho um terreno em desnível em que a viga Baldrame ficará na parte de cima, para fazer o embasamento para regularizar o nível da casa posso fazer só usando as paredes externas ? Fechar toda a casa usando apenas as paredes externas e aterrar dentro, deixando nivelado para depois fazer a viga Baldrame, utilizando a penas o solo na parte interna para apoiar a viga Baldrame "Sem embasamento na parte interna da casa" só aterro mesmo. Isso para economizar pois pretendo fazer a parte externa de bloco de concreto com concreto dentro para ficar bem resistente.
Oi! uma dúvida, sobre a rede de esgoto para a primeira situação que tu trouxe (5:43) porque não passar as tubulações pela frente da viga de baldrame e fazer a curva para entrar na alvenaria? assim não precisará furar a estrutura
Pode ser feito sim desviado pela frente, só se atentar a espessura do lastro/contrapiso, e se está previso o lastro por cima da baldrame ou lastro nivelado com a baldrame. Os projetistas podem até fazer a viga baldrame que está alinhada com as tubulações com 5 cm menores também e desviar pela frente.
sim :( toma muito tempo e ainda não consegui voltar a gravar por causa do escritório. Mas gosto muito de compartilhar conteúdo e cada vez mais estou me esforçando para tentar voltar. Mas sempre estou tentando responder os colegas ahahah Abraços
Como estão sendo ligado a viga baldrame nas sapatas? Toco de coluna em todas? Na segunda opção você deixou o baldrame no nível mais alto do terreno, também tem toco ou é somente feito em cima da sapata?
As baldrames podem ser conectadas tanto na sapata quanto no "toco" da coluna. Mas a execução deve seguir o projeto estrutural, se o projeto indicar conectar no "toco" ai seguir projeto, se o projeto indicar conectar na sapata ai tbm seguir o projeto... Eu costumo em meus projetos indicar a baldrame amarrando no "toco" do pilar (arranque do pilar), já que aqui pelo norte o solo não é muito bom, então as sapatas infelizmente costumam (em média) ficar com 1,5m de profundidade.
Em ambos os casos, como seria feito a impermeabilização? Pois o segundo caso é maravilhoso para tubulação, e resolver muitos problemas, mas fica a questão da infiltração.
Eu fiz uma postagem no meu site sobre alvenarias de embasamento, no final da postagem eu coloquei um informativo sobre impermeabilização que podem ajudar a te responder : projetistapleno.com/alvenaria-de-embasamento/ Nesse artigo, no final dele, eu fiz uma imagem de como fica a impermeabilização para combater a infiltração por capilaridade em ambos os casos.
Amigo, tenho um terreno em Declive de 1,5m e pretendo fazer laje no contrapiso. Qual dos dois casos tenho que fazer? Embasamento em cima ou embaixo do baldrame?
Olá amigo, invelizmente toda situação deve ser analisada em projeto, porém pelas informações podemos conversar algumas possíveis soluções... 1,5m já é um declive grande, e devemos já fazer analises considerando como se fosse um muro de arrimo... nesse caso a parede toda de 1,5m pode ser toda em concreto ou pode ser toda em pedra ou pode ser uma viga na parte inferior + fechamento de alvenaria + viga intermediária + fechamento de alvenaria + viga superior... Independete do caso é bom prever algumas aberturas na base desse "muro" com buzinotes para escoamento da água que possa existir dentro da casa.
Parabéns 👏🏻👏🏻 ... Uma dúvida, qual seria o tipo de impermeabilização do embasamento no segundo caso, já que ficaria em contato direto com o aterro? E a baldrame, necessitaria de impermeabilização também?
Alguém sabe tirar essa duvida por favor? Tenho um terreno em desnível em que a viga Baldrame ficará na parte de cima, para fazer o embasamento para regularizar o nível da casa posso fazer só usando as paredes externas ? Fechar toda a casa usando apenas as paredes externas e aterrar dentro, deixando nivelado para depois fazer a viga Baldrame, utilizando a penas o solo na parte interna para apoiar a viga Baldrame "Sem embasamento na parte interna da casa" só aterro mesmo. Isso para economizar pois pretendo fazer a parte externa de bloco de concreto com concreto dentro para ficar bem resistente.
Sim, você pode trabalhar com essa "parede externa" que vai funcionar como uma conteção e depois aterrar todo o "caixão"... isso é normal.. Só tomar os devidos cuidados quanto a altura, se for uma nivelamento alto ai é bom tomar alguns cuidados na base da contenção para não tombar o muro e na execução do muro em si para ele não colapsar. Dependendo da altura a ser nívelada esse bloco de contenção tem que ser concretado internamente e em cada "alvéolo/abertura" do bloco deve ser colocado uma ferragem (para amarrar na vertical) e geralmente a cada 4 fiadas desse bloco, você coloca um bloco canaleta com ferragens em formato de viga (para amarrar na horizontal) assim esse "parede externa" fica amarrada na horizontal e na vertical, dando mais segurança. Avalie deixar algumas aberturas de 50mm na base para escoar possíveis vazamentos internos da residência. ------------------ Importante consular os responsáveis pelo projeto de sua residência e/ou o responsável técnico da obra.
@@salatielkernelprojetistapl897 obrigado, vai ser baixo o embasamento, duas ou 3 fileiras de blocos com distância máxima de 3,5 metros. Pequeno assim não precisa de aço para amarração né, usarei blocos de 14×19×39 com concreto dentro.
Em relação às tubulações, existem várias maneiras de fazer o traçado e desvios, e o foco do vídeo é fornecer repertório de soluções para colegas projetistas e construtores. Não entendi exatamente a situação à qual você se refere, mas aqui estão algumas possibilidades: 1. A tubulação pode passar por fora da viga ou pelo lado, sem a necessidade de furar a viga 2. A tubulação pode desviar pelo contrapiso sem furar a viga. 3. A tubulação pode passar diretamente pela viga. O que não é adequado é a tubulação entrar na vertical e sair na horizontal dentro da viga ou vice-versa. É importante sempre quando houve intereação tubulações e estruturas deixar folgas nos furos/passagens na estrutura para acomodar as tubulações em caso de movimentações ou deslocamentos.
Muito obrigada por compartilhar um conteúdo tão útil e importante que encontrei claramente você nos respondendo! Aqui vai uma dúvida... No segundo caso quando a alvenaria de embasamento vai acima do baldrame, qual a altura máxima pra ela? levando em conta que quando o aterro e contrapiso forem realizados (cobrirem esse embasamento), poderão exercer pressão ou peso sobre esse embasamento (essa situação pode ocorrer, estou correta?). A duvida é em relação a altura máxima segura para esse segundo caso. Entendi que o embasamento tem a finalidade de conter a terra nesse segundo caso e também de facilitar a passagem das tubulações. Agradeço demais por obter uma resposta! Sucesso para o canal! Seguindooo
Obrigado pelas palavras. Você está correta em seu comentário e justamente por essas variáveis de solo, carga, vão e altura que é dificil eu receitar algo como regra. Eu utilizo muito esse segundo caso, que é para justamente passar as minhas tubulações por esse embasamento... Então eu não costumo a passar de 40 cm de altura, e para essa altura para bloco eu não vejo problema nenhum em receber cargas de empuxo se seguir o que eu falei no video... Aqui no meu escritório quando esse embasamento passa de 40 cm, eu já verifico a possibilidade de passar uma viga por cima desse embasamento para criar panos "travados" de alvenaria. Quando dá 60cm ou passa desse valor eu já faço mais análises, considerando como se fosse um muro de arrimo... Então verifico a possibilidade de concretar internamente os blocos, ou criar "mais panos" de alvenaria... começo a fazer mais análises estruturais... Em questão de altura máxima, nós não temos uma altura limite, desde que analisada e tomada todos os cuidados você pode passar de 1 metro de altura, 2 metros de altura (executando uma boa drenagem, concretando internamente os blocos, executando contrafortes, tomando todos os cuidados)... Hoje em dia, não temos normas referentes ao dimensionamento de alvenarias sob efeito de cargas de empuxo (não que eu saiba até o momento), mas já existe dissertações sobre o dimensionamento desses elementos sob efeito de empuxo e talvez nos proximos anos tenhamos algo mais "concreto"... Todo caso deve ser analisado e validado pelo projetista. Acho que ficou um pouco longo, mas tentei abrir a mente para essa solução e espero ter ajudado.
@@salatielkernelprojetistapl897 muito obrigada querido! Sou arquiteta aqui em Salvador/BA e estou pesquisando e aprendendo bastante aqui no TH-cam sobre a construção como ela é e pode ser melhorada! Vou guardar com muito carinho a sua resposta e agradeço demais por disponibilizar seu tempo para me responder . Me ajudou demais mesmo! Além de mais uma inscrita ganhou uma fã! Aguardo seus novos vídeos!! Um grande abraço e muito obrigada mais uma vez!!!!😊😊😊😊
@@salatielkernelprojetistapl897 aproveitando o espaço, irei buscar mais informações em breve sobre seu curso sobre esgotamento sanitário, pois trabalho bastante em locais sem rede coletora de esgoto. Porém meu perfil de clientes vem mudando e me solicitando bastante informações sobre tratamento ecológico para esgoto. Me responda por favor quando possível se no curso existe orientação nesse aspecto . Muito obrigada mais uma vez!🤗🤗
@@keziadamazio6889 infelimente não... no curso não trato sobre soluções ecologicas para tratamento ainda, mas acho interessante e fundamental falarmos sobre isso...já coloquei no meu planejamento para colocar em breve esse assunto. Se quiser me acompanhar no instagram, novidades eu sempre tento colocar por lá primeiro instagram.com/salatielkerne/
Bom dia! Você já tirou uma dúvida minha a respeito disso, poderia tirar outra? Para fazer o embasamento os blocos precisam começar um pouco abaixo do nível do solo? Se sim quantos centímetros é o ideal?
Boa tarde, não tem bem uma regra... se o embasamento for para auxiliar em uma conteção pequena, eu costumo a inicar enterrado no minimo 20 cm... se for embasamento para a tubulação não furar as vigas baldrames ai temos que analisar o traçado do esgoto e o local...
@@salatielkernelprojetistapl897 Obrigado, vai ter 30 cm de aterro do embasamento + 30 da viga que vai ficar em cima, isso na parte mais alta, é terreno em Declive.
Muito interessante esse vídeo, bem explicado e excelente gráfico, porém tenho uma pergunta: vejo muitas obras fazerem essa parede de contenção de terra com pedras, quer seja com a baldrame por cima ou por baixo, as pedras me parecem mais resistentes na contenção dessa terra toda que se faz o aterro do que um simples tijolo de barro. Que com o tempo tb pode partir devido à ação da terra húmida recostada nele. O que vc acha que é melhor: pedras ou tijolo?
Obrigado pela contribuição amigo... já vi bloco e baldrames em pedra, contenções baixas em pedra (pedra de mão argamassada e contenções maiores em gabiao)... mas pela lógica sim, essas pedras executadas por mão de obra qualificada e utilizando a pedra correta são mais eficientes, porém mais caras também, no exemplo do vídeo como é uma residência pequena e com baixas cargas o bloco cerâmico atende bem... Mas só para frizar essa solução passada foi uma solução prática para ajudar os colegas com outras visões, e todo caso deve ser analisado pois o a construção é solo varia... em caso de contenções mesmo, deve ser feito um estudo melhor do bloco a se utilizar, o seu grauteamento, as vigas de travamento... uma série de outros detalhes...
@@salatielkernelprojetistapl897 Boa tarde! Parabéns pelo vídeo! No caso desse travamento central para vãos maiores que 4 metros você geralmente constrói um pilar no centro, não é isso? Para residências você indicaria qual seção desse pilar, armadura e estribos a utilizar? Isso pensando na contenção daquele solo compactado. Obrigado!
@@ewertondias1 Opa meu amigo... Na nossa área é muito dificil responder perguntas sem ter uma análise de todo o contexto do projeto (alturas, vãos, cargas, solo...) Em meus projetos estruturais eu sempre trabalho com pilar no mínimo de 14x30... Então, para essa contenção (em condições "normais") eu trabalho também com essa seção 14x30, com 6 barras longitudinais de 10mm e estribos de 5mm a cada 15cm... Mas infelizmente toda situação é bom que o projetista faça analise todas as variáveis....
Não sei se entendi muito bem sua pergunta meu amigo... Caso esteja falando de deixar uma passagem na estrutura, pode deixar sim uma passagem com forma de madeira (mas é importante sempre consultar os responsáveis pelos projetos), só recomendo que as medidas internas da caixa sejam maiores que a da tubulação, pois caso a estrutura trabalhe ela não afeta/deforma a tubulação.
@@cristianosipriano4291 Exatamente meu amigo, sempre quando for fazer um furo na viga é necessário fazer um "reforço" para melhorar a distribuição dos esforços... Mas o ideal é sempre consultar o responsável pelo projeto estrutural e validar o furo.
Boa noite. Tudo bem? Cara, estou procurando uma aula justamente sobre isso no Revit, você tem alguma aula? Preciso muito, pois vou assumir um cargo e estou precisando muito. Se puder me ajudar, agradeço de mais.
Bom dia, Tudo ótimo graças a deus. Não tenho uma aula disso direto no REVIT. O que fazemos aqui no escritório é : 1: fazer o projeto estrutural com a viga rebaixada (10cm, 20cm, 30cm ai depende de cada projeto). 2: No revit na disciplina de arquitetura nós criamos um nível abaixo do térreo ( a profundidade vai depender do projeto) e esse nível nós chamamos de embasamento. Para esse caso a parede cebola do embasamento será diferente da parede cebola do térreo.
Parabéns pelo vídeo, mas não entendi uma coisa: quando vai montar a laje, ela vai ficar apoiada na alvenaria de embasamento e esta que vai transferir a carga pro baldrame? Já curti o vídeo e me inscrevi.
Obrigado pelo comentário amigo... Não sei se entendi muito bem a pergunta, mas vou colocar aqui alguns pontos que talvez respondam: 1.Lajes quando apoiadas em solo nós chamamos de radier ou para residencias muitos chamam de contra piso mesmo... 2.A carga de laje de piso apoiado no solo, são tranferidas em quase sua totalidade direta ao solo, logo não interferindo tanto se estiver em cima de embasamento, isso para caso residenciais... 3.Laje mesmo, são apoiadas em sua grande maioria em vigas, pilares e alvenaria estrutural (jamais em alvenaria convencional) 4.Quando nós trabalhamos com empreendimentos comerciais ou industriais essa solução não é recomendada, porém, com a análise correta nó podemos utilizar essa solução, mas ao invés de bloco cerâmico convencional, nós utilizamos com blocos estruturais. Podemos ter ainda outras variáveis que devem ser analisadas pelo projetista e/ou construtor.
Perfeito, obrigado pela pergunta... se puder acessar nosso blog e ir para o fim dessa postagem, tem uma imagem bacana que ajudar a responder a sua pergunta projetandoinstalacoes.com/2021/11/03/alvenaria-de-embasamento/ mas a impermeabilização fica similiar como se fosse com baldrame, só que ao invés de impermeabilizarmos o topo da baldrame com emulsão asfaltica, nós impermeabilizamos o topo da alvenaria de embasamento.
Quem tiver interesse em conhecer mais sobre - FOSSA - FILTRO ANAERÓBIO - SUMIDOURO, eu tenho um curso completo sobre esse tema, nesse curso eu disponibilizo minha planilha de dimensionamento automática e vários detalhamentos técnicos prontos para o seu projeto.
acesse esse link > projetistapleno.com/fossa-filtro-sumidouro/
Salatiel poderia me tirar uma duvida?
Tenho um terreno em desnível em que a viga Baldrame ficará na parte de cima, para fazer o embasamento para regularizar o nível da casa posso fazer só usando as paredes externas ?
Fechar toda a casa usando apenas as paredes externas e aterrar dentro, deixando nivelado para depois fazer a viga Baldrame, utilizando a penas o solo na parte interna para apoiar a viga Baldrame "Sem embasamento na parte interna da casa" só aterro mesmo. Isso para economizar pois pretendo fazer a parte externa de bloco de concreto com concreto dentro para ficar bem resistente.
@@LeoLeandro2022 te respondi no seu comentário externo, melhor para outras pessoas verem também caso tenham a mesma dúvida que você.
@@salatielkernelprojetistapl897 obrigado !
Muito bom!
A interação por imagem facilita bastante o entendimento!
Parabéns!
Valeu meu amigo, obrigado.
Essa explicação aqui valeu a pena parabéns
Valeu meu amigo, abraço.
Oi! uma dúvida, sobre a rede de esgoto para a primeira situação que tu trouxe (5:43) porque não passar as tubulações pela frente da viga de baldrame e fazer a curva para entrar na alvenaria? assim não precisará furar a estrutura
Pode ser feito sim desviado pela frente, só se atentar a espessura do lastro/contrapiso, e se está previso o lastro por cima da baldrame ou lastro nivelado com a baldrame.
Os projetistas podem até fazer a viga baldrame que está alinhada com as tubulações com 5 cm menores também e desviar pela frente.
@@salatielkernelprojetistapl897 obrigada pela resposta! excelente
Muito bom esse video. Ficou bem claro, objetivo e tirou minhas dúvidas sobre alvenaria de embasamento. Parabéns
Obrigado 🙏
Cada dia aprendo mais aqui no canal
🙏 Obrigado.
Excelente video!! O desenho ficou muito explicativo parabéns
Conteúdo excelente
Excelente amigo parabéns
Obrigado meu amigo.
otimo video, excelente explcação. obrigada
Obrigado 🙏
Aula fantástica.
Excelente explicação....
Forte abraços
Obrigado meu amigo.
Cara, que pena que você não produz mais vídeos.
sim :( toma muito tempo e ainda não consegui voltar a gravar por causa do escritório.
Mas gosto muito de compartilhar conteúdo e cada vez mais estou me esforçando para tentar voltar.
Mas sempre estou tentando responder os colegas ahahah
Abraços
Top! Valeu pelo conteudo. Simples e inteligente.
Muito bom, excelente video!
muito bem explicado, ganhou um inscrito
Como estão sendo ligado a viga baldrame nas sapatas? Toco de coluna em todas?
Na segunda opção você deixou o baldrame no nível mais alto do terreno, também tem toco ou é somente feito em cima da sapata?
As baldrames podem ser conectadas tanto na sapata quanto no "toco" da coluna. Mas a execução deve seguir o projeto estrutural, se o projeto indicar conectar no "toco" ai seguir projeto, se o projeto indicar conectar na sapata ai tbm seguir o projeto... Eu costumo em meus projetos indicar a baldrame amarrando no "toco" do pilar (arranque do pilar), já que aqui pelo norte o solo não é muito bom, então as sapatas infelizmente costumam (em média) ficar com 1,5m de profundidade.
Em ambos os casos, como seria feito a impermeabilização? Pois o segundo caso é maravilhoso para tubulação, e resolver muitos problemas, mas fica a questão da infiltração.
Eu fiz uma postagem no meu site sobre alvenarias de embasamento, no final da postagem eu coloquei um informativo sobre impermeabilização que podem ajudar a te responder : projetistapleno.com/alvenaria-de-embasamento/
Nesse artigo, no final dele, eu fiz uma imagem de como fica a impermeabilização para combater a infiltração por capilaridade em ambos os casos.
muito bom o vídeo!
Obrigado amigo.
Qual o nome do software usado para explicação no vídeo?
sketchup
Amigo, tenho um terreno em Declive de 1,5m e pretendo fazer laje no contrapiso. Qual dos dois casos tenho que fazer? Embasamento em cima ou embaixo do baldrame?
Olá amigo, invelizmente toda situação deve ser analisada em projeto, porém pelas informações podemos conversar algumas possíveis soluções... 1,5m já é um declive grande, e devemos já fazer analises considerando como se fosse um muro de arrimo... nesse caso a parede toda de 1,5m pode ser toda em concreto ou pode ser toda em pedra ou pode ser uma viga na parte inferior + fechamento de alvenaria + viga intermediária + fechamento de alvenaria + viga superior...
Independete do caso é bom prever algumas aberturas na base desse "muro" com buzinotes para escoamento da água que possa existir dentro da casa.
Parabéns 👏🏻👏🏻 ... Uma dúvida, qual seria o tipo de impermeabilização do embasamento no segundo caso, já que ficaria em contato direto com o aterro? E a baldrame, necessitaria de impermeabilização também?
Alguém sabe tirar essa duvida por favor?
Tenho um terreno em desnível em que a viga Baldrame ficará na parte de cima, para fazer o embasamento para regularizar o nível da casa posso fazer só usando as paredes externas ?
Fechar toda a casa usando apenas as paredes externas e aterrar dentro, deixando nivelado para depois fazer a viga Baldrame, utilizando a penas o solo na parte interna para apoiar a viga Baldrame "Sem embasamento na parte interna da casa" só aterro mesmo. Isso para economizar pois pretendo fazer a parte externa de bloco de concreto com concreto dentro para ficar bem resistente.
Sim, você pode trabalhar com essa "parede externa" que vai funcionar como uma conteção e depois aterrar todo o "caixão"... isso é normal..
Só tomar os devidos cuidados quanto a altura, se for uma nivelamento alto ai é bom tomar alguns cuidados na base da contenção para não tombar o muro e na execução do muro em si para ele não colapsar.
Dependendo da altura a ser nívelada esse bloco de contenção tem que ser concretado internamente e em cada "alvéolo/abertura" do bloco deve ser colocado uma ferragem (para amarrar na vertical) e geralmente a cada 4 fiadas desse bloco, você coloca um bloco canaleta com ferragens em formato de viga (para amarrar na horizontal) assim esse "parede externa" fica amarrada na horizontal e na vertical, dando mais segurança. Avalie deixar algumas aberturas de 50mm na base para escoar possíveis vazamentos internos da residência.
------------------
Importante consular os responsáveis pelo projeto de sua residência e/ou o responsável técnico da obra.
@@salatielkernelprojetistapl897 obrigado, vai ser baixo o embasamento, duas ou 3 fileiras de blocos com distância máxima de 3,5 metros. Pequeno assim não precisa de aço para amarração né, usarei blocos de 14×19×39 com concreto dentro.
@@LeoLeandro2022 Está tranquilo mesmo, sua solução vai servir.
@@salatielkernelprojetistapl897 obrigado pelo feedback.
Porque não passa a tubulação por pelo lado da viga e sai por baixo?
Em relação às tubulações, existem várias maneiras de fazer o traçado e desvios, e o foco do vídeo é fornecer repertório de soluções para colegas projetistas e construtores.
Não entendi exatamente a situação à qual você se refere, mas aqui estão algumas possibilidades:
1. A tubulação pode passar por fora da viga ou pelo lado, sem a necessidade de furar a viga
2. A tubulação pode desviar pelo contrapiso sem furar a viga.
3. A tubulação pode passar diretamente pela viga.
O que não é adequado é a tubulação entrar na vertical e sair na horizontal dentro da viga ou vice-versa. É importante sempre quando houve intereação tubulações e estruturas deixar folgas nos furos/passagens na estrutura para acomodar as tubulações em caso de movimentações ou deslocamentos.
Ótimo conteúdo como sempre 👌
Valeu meu amigo 💪
Ótimo vídeo!!! Mais um seguidor pra o canal!
Obrigado amigo.
Muito obrigada por compartilhar um conteúdo tão útil e importante que encontrei claramente você nos respondendo! Aqui vai uma dúvida... No segundo caso quando a alvenaria de embasamento vai acima do baldrame, qual a altura máxima pra ela? levando em conta que quando o aterro e contrapiso forem realizados (cobrirem esse embasamento), poderão exercer pressão ou peso sobre esse embasamento (essa situação pode ocorrer, estou correta?). A duvida é em relação a altura máxima segura para esse segundo caso. Entendi que o embasamento tem a finalidade de conter a terra nesse segundo caso e também de facilitar a passagem das tubulações. Agradeço demais por obter uma resposta! Sucesso para o canal! Seguindooo
Obrigado pelas palavras.
Você está correta em seu comentário e justamente por essas variáveis de solo, carga, vão e altura que é dificil eu receitar algo como regra.
Eu utilizo muito esse segundo caso, que é para justamente passar as minhas tubulações por esse embasamento... Então eu não costumo a passar de 40 cm de altura, e para essa altura para bloco eu não vejo problema nenhum em receber cargas de empuxo se seguir o que eu falei no video...
Aqui no meu escritório quando esse embasamento passa de 40 cm, eu já verifico a possibilidade de passar uma viga por cima desse embasamento para criar panos "travados" de alvenaria. Quando dá 60cm ou passa desse valor eu já faço mais análises, considerando como se fosse um muro de arrimo... Então verifico a possibilidade de concretar internamente os blocos, ou criar "mais panos" de alvenaria... começo a fazer mais análises estruturais...
Em questão de altura máxima, nós não temos uma altura limite, desde que analisada e tomada todos os cuidados você pode passar de 1 metro de altura, 2 metros de altura (executando uma boa drenagem, concretando internamente os blocos, executando contrafortes, tomando todos os cuidados)... Hoje em dia, não temos normas referentes ao dimensionamento de alvenarias sob efeito de cargas de empuxo (não que eu saiba até o momento), mas já existe dissertações sobre o dimensionamento desses elementos sob efeito de empuxo e talvez nos proximos anos tenhamos algo mais "concreto"...
Todo caso deve ser analisado e validado pelo projetista.
Acho que ficou um pouco longo, mas tentei abrir a mente para essa solução e espero ter ajudado.
@@salatielkernelprojetistapl897 muito obrigada querido! Sou arquiteta aqui em Salvador/BA e estou pesquisando e aprendendo bastante aqui no TH-cam sobre a construção como ela é e pode ser melhorada! Vou guardar com muito carinho a sua resposta e agradeço demais por disponibilizar seu tempo para me responder . Me ajudou demais mesmo! Além de mais uma inscrita ganhou uma fã! Aguardo seus novos vídeos!! Um grande abraço e muito obrigada mais uma vez!!!!😊😊😊😊
@@salatielkernelprojetistapl897 aproveitando o espaço, irei buscar mais informações em breve sobre seu curso sobre esgotamento sanitário, pois trabalho bastante em locais sem rede coletora de esgoto. Porém meu perfil de clientes vem mudando e me solicitando bastante informações sobre tratamento ecológico para esgoto. Me responda por favor quando possível se no curso existe orientação nesse aspecto . Muito obrigada mais uma vez!🤗🤗
@@keziadamazio6889 infelimente não... no curso não trato sobre soluções ecologicas para tratamento ainda, mas acho interessante e fundamental falarmos sobre isso...já coloquei no meu planejamento para colocar em breve esse assunto. Se quiser me acompanhar no instagram, novidades eu sempre tento colocar por lá primeiro instagram.com/salatielkerne/
Bom dia!
Você já tirou uma dúvida minha a respeito disso, poderia tirar outra?
Para fazer o embasamento os blocos precisam começar um pouco abaixo do nível do solo? Se sim quantos centímetros é o ideal?
Boa tarde, não tem bem uma regra... se o embasamento for para auxiliar em uma conteção pequena, eu costumo a inicar enterrado no minimo 20 cm... se for embasamento para a tubulação não furar as vigas baldrames ai temos que analisar o traçado do esgoto e o local...
@@salatielkernelprojetistapl897 Obrigado, vai ter 30 cm de aterro do embasamento + 30 da viga que vai ficar em cima, isso na parte mais alta, é terreno em Declive.
Muito interessante esse vídeo, bem explicado e excelente gráfico, porém tenho uma pergunta: vejo muitas obras fazerem essa parede de contenção de terra com pedras, quer seja com a baldrame por cima ou por baixo, as pedras me parecem mais resistentes na contenção dessa terra toda que se faz o aterro do que um simples tijolo de barro. Que com o tempo tb pode partir devido à ação da terra húmida recostada nele. O que vc acha que é melhor: pedras ou tijolo?
Obrigado pela contribuição amigo... já vi bloco e baldrames em pedra, contenções baixas em pedra (pedra de mão argamassada e contenções maiores em gabiao)... mas pela lógica sim, essas pedras executadas por mão de obra qualificada e utilizando a pedra correta são mais eficientes, porém mais caras também, no exemplo do vídeo como é uma residência pequena e com baixas cargas o bloco cerâmico atende bem...
Mas só para frizar essa solução passada foi uma solução prática para ajudar os colegas com outras visões, e todo caso deve ser analisado pois o a construção é solo varia... em caso de contenções mesmo, deve ser feito um estudo melhor do bloco a se utilizar, o seu grauteamento, as vigas de travamento... uma série de outros detalhes...
@@salatielkernelprojetistapl897 Boa tarde! Parabéns pelo vídeo! No caso desse travamento central para vãos maiores que 4 metros você geralmente constrói um pilar no centro, não é isso? Para residências você indicaria qual seção desse pilar, armadura e estribos a utilizar? Isso pensando na contenção daquele solo compactado. Obrigado!
@@ewertondias1 Opa meu amigo... Na nossa área é muito dificil responder perguntas sem ter uma análise de todo o contexto do projeto (alturas, vãos, cargas, solo...) Em meus projetos estruturais eu sempre trabalho com pilar no mínimo de 14x30... Então, para essa contenção (em condições "normais") eu trabalho também com essa seção 14x30, com 6 barras longitudinais de 10mm e estribos de 5mm a cada 15cm...
Mas infelizmente toda situação é bom que o projetista faça analise todas as variáveis....
Uma aula excelente!!! Já seguindo. Obrigada por compartilhar!
Obrigado pelas palavras. 🙏
Poderia ser uma forminha de madeira se podesse na bitola do cano?
Não sei se entendi muito bem sua pergunta meu amigo...
Caso esteja falando de deixar uma passagem na estrutura, pode deixar sim uma passagem com forma de madeira (mas é importante sempre consultar os responsáveis pelos projetos), só recomendo que as medidas internas da caixa sejam maiores que a da tubulação, pois caso a estrutura trabalhe ela não afeta/deforma a tubulação.
@@salatielkernelprojetistapl897e outra tem q fazer um reforço com ferro onde vai ficar o do cano pra tentar compensa o quele vago de agregado
@@cristianosipriano4291 Exatamente meu amigo, sempre quando for fazer um furo na viga é necessário fazer um "reforço" para melhorar a distribuição dos esforços... Mas o ideal é sempre consultar o responsável pelo projeto estrutural e validar o furo.
@@salatielkernelprojetistapl897 sim claro obrigado 🫂
Boa noite.
Tudo bem?
Cara, estou procurando uma aula justamente sobre isso no Revit, você tem alguma aula?
Preciso muito, pois vou assumir um cargo e estou precisando muito.
Se puder me ajudar, agradeço de mais.
Bom dia,
Tudo ótimo graças a deus. Não tenho uma aula disso direto no REVIT.
O que fazemos aqui no escritório é :
1: fazer o projeto estrutural com a viga rebaixada (10cm, 20cm, 30cm ai depende de cada projeto).
2: No revit na disciplina de arquitetura nós criamos um nível abaixo do térreo ( a profundidade vai depender do projeto) e esse nível nós chamamos de embasamento. Para esse caso a parede cebola do embasamento será diferente da parede cebola do térreo.
Parabéns pelo vídeo, mas não entendi uma coisa: quando vai montar a laje, ela vai ficar apoiada na alvenaria de embasamento e esta que vai transferir a carga pro baldrame? Já curti o vídeo e me inscrevi.
Obrigado pelo comentário amigo... Não sei se entendi muito bem a pergunta, mas vou colocar aqui alguns pontos que talvez respondam:
1.Lajes quando apoiadas em solo nós chamamos de radier ou para residencias muitos chamam de contra piso mesmo...
2.A carga de laje de piso apoiado no solo, são tranferidas em quase sua totalidade direta ao solo, logo não interferindo tanto se estiver em cima de embasamento, isso para caso residenciais...
3.Laje mesmo, são apoiadas em sua grande maioria em vigas, pilares e alvenaria estrutural (jamais em alvenaria convencional)
4.Quando nós trabalhamos com empreendimentos comerciais ou industriais essa solução não é recomendada, porém, com a análise correta nó podemos utilizar essa solução, mas ao invés de bloco cerâmico convencional, nós utilizamos com blocos estruturais.
Podemos ter ainda outras variáveis que devem ser analisadas pelo projetista e/ou construtor.
@@salatielkernelprojetistapl897 seria o caso 3.
@@salatielkernelprojetistapl897 seria o caso 3.
Uma dúvida. Na segunda opção, as paredes por mais que seja impermeabilizada, não estaria esta mais suscetível a infiltração por capilaridade?
Perfeito, obrigado pela pergunta... se puder acessar nosso blog e ir para o fim dessa postagem, tem uma imagem bacana que ajudar a responder a sua pergunta projetandoinstalacoes.com/2021/11/03/alvenaria-de-embasamento/ mas a impermeabilização fica similiar como se fosse com baldrame, só que ao invés de impermeabilizarmos o topo da baldrame com emulsão asfaltica, nós impermeabilizamos o topo da alvenaria de embasamento.
Parabéns pelo conteúdo! Muito bom
Obrigado amigo.
Muito bom!!
Obrigado 🙏💪