Chico Xavier no Centro Espírita União (1987/88/89)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 29 ต.ค. 2024
  • Com Francisco e Nena Galves, Spartaco Ghilardi
    Interessados no trabalho e estudo da Doutrina Espírita, Francisco Galves e Nena, sua esposa, fizeram parte de outros centros espíritas da capital paulista, antes da fundação do Centro Espírita União.Traziam conhecimento doutrinário e vontade de trabalhar na divulgação do espiritismo e em benefício das criaturas necessitadas, encarnadas e desencarnadas.
    Conhecendo Chico Xavier, o médium, através dos livros, houve interesse em conhecê-lo pessoalmente. O casal vai então a Uberaba com um grupo de espíritas em visita ao Chico, que manifesta especial atenção a eles como se fossem velhos conhecidos.
    Retornando a São Paulo, Galves e Nena comentaram sobre a atenção dedicada a eles. Mais tarde saberiam pelo próprio Chico que Emmanuel lhe houvera dito que no momento oportuno amigos do passado chegariam e que ele logo os reconheceria.
    O mesmo não aconteceu com Galves e Nena, que sentiram por ele, porém, uma grande afeição que os uniu fortemente. O casal, assim, assiduamente voltava a Uberaba para visitá-lo, acentuando-se nesses encontros fraternos a alegria nos trabalhos da Doutrina Espírita.
    Chico levou Franscico e Nena para conhecerem dona Aparecida Conceição Ferreira, que iniciava em Uberaba seu trabalho social, dando assistência aos doentes do pênfigo, doença na época pouco conhecida e sem locais disponíveis que abrigassem e tratassem seus portadores. Começou assim o interesse do casal pelo amplo trabalho de assistência fraterna aos mais carentes.
    Nesse ínterim, Galves e Nena observavam e questionavam algumas práticas que se desviavam da pureza doutrinária, aprendida nos ensinamentos de Chico Xavier, na vivência do médium e no respeito pela codificação kardequiana.
    Em uma das visitas a Uberaba, Chico psicografou uma mensagem de Dr Bezerra de Menezes, incentivando o casal à prática do culto no lar. Sem que Galves e Nena tivessem conhecimento prévio, o plano espiritual já preparava um novo núcleo espírita que mais tarde daria origem ao Centro Espírita União.
    Acompanhe alguns trechos da comunicação de Dr Bezerra de Menezes para esse trabalho construtivo, que integra o auxílio e compromisso do plano espiritual com o plano terrestre.
    Galves, meu filho Jesus nos ampare sempre.
    Temos ouvido os seus desejos, registrados os seus ideais, no sentido de retorno ao serviço mediúnico propriamente considerado. Em verdade, a tarefa não deve ficar interrompida por longo tempo. Você e a companheira realmente necessitavam da chamada pausa de recuperação no repouso psíquico preciso, mas agora cremos seja possível à reconstituição do trabalho...
    ...A idéia do grupo íntimo, com finalidade de desobsessão é um plano feliz, para cuja execução rogamos o amparo da providência divina.
    ...Não convém que a obra comece no lar, à vista das responsabilidades que o socorro dos espíritos menos felizes acarreta.Convém sim que o agrupamento inicie as atividades no ambiente adequado, para o que um recinto definido é a condição ideal.
    O conjunto pequeno, como é necessário à formação de corações fraternos, poderá reunir-se uma vez por semana à noite e pouco a pouco as diretrizes virão, de vez que é aconselhável dar tempo ao tempo e verificar o desenvolvimento da nova planta de amor fraternal na Terra do Cristo, aquele distrito das melhores esperanças e dos melhores pensamentos de nossa vida...
    Galves e Nena, assim como a mensagem recomendava, passaram a realizar o culto no lar, reunindo semanalmente o grupo familiar para oração e diálogos sobre páginas de O evangelho segundo o espiritismo, de Allan Kardec.
    Durante este período preparatório de um ambiente propício para formação de uma nova casa espírita, o casal mantinha as visitas a Chico em Uberaba. Dr Bezerra, então, transmite mais duas mensagens de incentivo e orientação para concretização do novo núcleo espírita, reforçando ainda mais a necessidade das orações no ambiente familiar e do diálogo entre o casal, firmando os ideais que cultivavam no propósito de iniciar um núcleo espírita.
    História completa do CEU www.centroespir...

ความคิดเห็น • 5