Sou do agreste de Pernambuco, região de transição entre a zona da mata e o sertão, região de certa altitude chamada de planalto da borborema. Sempre ouvi falar que o principal fator para a aridez do sertão nordestino e da formação da caatinga se dá justamente por conta dessa elevação onde eu estou. As massas de ar úmidas vindas do oceano atlântico não passam com muita força por conta dessa barreira de altitude.
Fala Carlos. Espero que esteja bem. Sou professor de Geografia e estudei a climatologia do Nordeste e acho fascinante o clima do Nordeste por sua complexidade. A causa da aridez do semiárido não é o Planalto da Borborema sozinho, existe diversos fatores como a circulação geral da atmosfera, as teleconexões do clima e variabilidade da TSM dos oceanos, centro de VCANs que muitas vezes causam subsidência de ar seco encima do Nordeste, Trépidas do Kalahari também já foi debatida por pesquisadores como fenômeno indutor de secas no Nordeste e manunteção de sistemas de alta pressão sobre o Nordeste, muito bem explicado neste vídeo. Se a Borborema fosse causa da seca de forma exclusiva, como você explica a seca no semiárido baiano? Já que a Borborema se estende do Agreste do Rio Grande do Norte até o Agreste alagoano e no Agreste baiano não tem Borborema. Se as secas fosse causadas pela Borborema, o sertão baiano seria mais úmido né? Mas o sertão baiano é tão seco quanto o semiárido de outras partes do Nordeste. Então, quando você busca um conhecimento aprofundado da Geografia do Nordeste percebe que atribuir a causa da seca a presença da Borborema, irá notar que falta muita coisa e que algo não bate. A seca é muito mais complexa e multifatorial e é ser simplista demais dizer que a Borborema sozinha causa a seca.
@@poesiasingelajosebezerra.5367 Vc é de onde?, porque já vi professores de geografia paulistas ensinarem que o solo do sertão é infértil, e que o clima do nordeste é semiárido, entre outras baboseiras, espero que vc seja um bom professor. E ensine que o nordeste é geograficamente a região mais rica do Brasil, possuindo o maior número de Climas do Brasil e biomas. E quem chove mais no litoral do nordeste, que no litoral do sudeste.
@@fernandodiniz6029 No Nordeste, temos locais bastante úmidos também, como a Zona da Mata e solos fértil como o massapê . O semiárido é apenas um aspecto da Geografia do Nordeste, temos uma riqueza paisagística enorme.
Moro na Serra da Ibiapaba no Ceará,e quando se vai descendo a serra em direção a Sobral por exemplo,vai se notando uma mudança absurda, a serra possui um clima mais de mata atlântica,e cada vez que vai descendo mais a serra mais a vegetação vai mudando,ate chegar no pé da serra,com aquela vegetação característica do semi árido
@@adams969 as pessoas q moram em ubajara,ibiapina, são benedito, quando vão em tiangua eles percebem q tiangua tem um clima mais quente , mas como eu já nasci em Tianguá pra mim eu já já acostumei
@@Nadia_gomes-e4k, quase não há diferença entre os climas de Tianguá e as outras mencionadas. A diferença é que como Tianguá é a "capital da Ibiapaba" ela é mais urbanizada e, portanto, em seu Centro houve mais desmatamento.
No Nordeste não tem deserto, tem a caatinga e também no meio da caatinga tem um processo chamado processo de desertificação que não pode ser classificado como deserto. É muito diferente.
Gostei muito das explicações do vídeo, mas houve realmente erros conceituais. O Sertão é uma região semiárida, pois há preciptação de chuva, mesmo que pouca, mas ele se referiu como região 'árida'. Além da questão que você mencionou, não é deserto mesmo não. O Brasil não possui desertos, mas sim regiões que sofrem com a desertificação.
Vc está falando de minha terra mano Irecê fica nesse lugar a poucos quilômetros do velho Chico e vc está totalmente enganado,aqui temos água em abundância,chuvas de outubro a março e invernos frios, agora mesmo estou escrevendo isso debaixo de cobertas é um lugar maravilhoso, claro que no período de estiagem que é de abrir a setembro não há chuvas,mais nenhuma crise hidráulica nesse período e ainda temos a chapada Diamantina que é um verdadeiro oásis,sua colocação está equivocada e provo,porque vivo aqui.
@@estoicismosec_21 Eu acho que você não entendeu o que ele escreveu. Quando ele diz que a Caatinga está em processo de desertificação, isso não significa que não chova na região. Até porque em momento nenhum ele disse que não chove na Caatinga ou que não faça frio. Se uma coisa está ainda processo, é porque ainda isso não é uma realidade
@@estoicismosec_21 inclusive temos faculdades localizadas em Irecê confirmando que esse processo de desertificação ocorre na Caatinga. Creio que vc tenha interpretado errado a postagem.
Só queria comentar que a caatinga n é um deserto e sim um semiárido, além de deixar claro que a maioria das imagens usadas para mostrar a caatinga não são dela e sim de desertos Nota: na época de chuvas a caatinga é bem verde,e em partes pode lembrar até grandes florestas como a mata-atlântica
Então não é atoa que em parte da água é salobra e cristalina eu bebi dessa água quando estive lá na região de Cachoeirinha vizinha de Caruaru Pernambuco
@@Vinicius_OfficielleCaatinga não é deserto, é um bioma próprio brasileiro, com mata baixa, com solo fértil, com frutas, fauna e flora, e que o solo é tão rico e fértil, que se chover bem pouco fica tudo verde, e nasce plantas sozinhas.
Sudestino fazendo sudestinagem, dúvido ele fazer um vídeo falando que chove mais no litoral do nordeste que no litoral do sudeste, um vídeo falando com todas as letras, que o nordeste é a região geograficamente mais rica do Brasil, possuindo o maior número de Biomas e maior número de climas do Brasil, quero ver ele falar das Serras, que tem cidade na caatinga que faz 6 graus, que tem festivais de inverno.
Vc tem razão. O NE é a área mais rica do Brasil. SP é uma porcaria, RJ também, MG e ES , todos perdem feio pro NE. SP tá até pensando em importar mais nordestino. Se vc quiser encontrar riqueza no Brasil, não deixe de ir para o NE. Eta região desenvolvida. Vou me mudar pra lá.
A Caatinga é um bioma muito interessante pelas formas de vida que sobrevivem nele, lá onde o Cangaço conseguiu se adaptar ao clima, vegetação e ao solo, assim eles viveram muito mais tempo pois nem todos conseguiam se dar bem lá, atualmente temos os soldados da Caatinga que fazem um treinamento lá baseado nas técnicas do Cangaço, parabéns pelo vídeo!
Cara, eu amei o seu conteúdo. Sou formado em Geografia e sou professor de Geografia, estudei muito a climatologia do Nordeste. Eu vi que você trouxe argumento inteligente e não recorreu aquela abordagem simplista de que o semiárido existe por causa do Planalto da Borborema. Quando vamos estudar o semiárido a fundo, logo veremos que o Planalto da Borborema sozinho não é a causa da seca, mas existe esses sistemas de alta pressão, tem as variabilidades climáticas, variação de temperatura de oceano em especial o Atlântico, centros de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, as teleconexões do clima (Até o oceano Índico tem impacto no Nordeste por meio de seus dipolos e por meio da Oscilação de Madden Julian), a crista de alta subtropical do atlântico sul, El-Niño e as trépidas do Kalahari que modulam o fenômeno da seca no Nordeste. Como Geógrafo, eu não concordo quando um vídeo, um livro ou um professor da educação básica ensina que a seca do Nordeste é causada unicamente pela Borborema, isso é uma verdadeira preguiça intelectual, porque a real causa da seca no Nordeste é uma combinação de vários fatores e tem uma complexidade surpreende e o que faz o semiárido ser tão fascinante.
Que bom que vc é estudado pode se dizer que o maior culpado é o oceano atlântico sul? Eu sempre vejo nos gráficos que oceano atlântico sul é muito mais quente que o Oceano pacífico Sul e também o oceano atlântico sul ele é pequeno
eu sou do vale do São Francisco da cidade de Juazeiro BA, cidade que fica na beira do rio São Francisco ao lado de Petrolina PE, e dá para notar as cidades vizinhas com uma seca imensa
@@giovaldorocha3649 Espírito Santo não tem clima semiárido. O que acontece em algumas áreas do norte do estado é um tropical semiúmido, que é um tropical em transição para semiárido. Minha cidade em MG tem esse clima, não chega a ser semiárido
@@cloonwizardNão tem não meu filho, Caatinga é um bioma de mata baixa, e único bioma exclusivamente brasileiro, e rico em fauna e flora, tem frutas e etc, e com solo extremamente fértil. Nenhuma dessas imagens do vídeo é da Caatinga.
Não, o Brasil não possui nenhuma região que possa ser classificada como um deserto verdadeiro, ou seja, uma área que receba menos de 250 mm de precipitação anual. O Cerrado, por exemplo, é uma savana tropical e não um deserto. Ele apresenta uma estação seca bem definida, mas ainda recebe uma quantidade significativa de chuva durante a estação chuvosa, com precipitações anuais variando entre 800 mm e 2000 mm. Portanto, apesar de algumas regiões no Brasil terem períodos de seca e características de aridez, nenhuma delas se qualifica como deserto pelas definições climáticas convencionais.
Informação totalmente errada, a caatinga não é um deserto e sim uma formação florestal do tipo savana, muito menos clima é árido, o clima se caracteriza como “semiárido” que apesar de parecido no nome existe muita diferença.
Agropecuária intensiva tem causado problemas como desertificação, tempestades de areia, enxurradas, desmoronamentos e perda de solos férteis. Ações de reflorestamento ajudam a fixar solo e água, evitando ampliação de problemas e maiores custos futuros.
@@Bitcoin0932 o bioma da caatinga tem diversidade, com problema parecido com cerrado quanto queimadas acima do normal e uso intenso de vegetação pra lenha e carvão.
Pra ser deserto o solo tem que ser estéril, Caatinga tem solo extremamente fértil, aponto de ficar muito verde com pouco tempo de chuva, Pesquisem " A mudança do sertão com as primeiras chuvas é mágica" ,vejam a diferença de dezembro pra janeiro.
Não há desertos no Brasil. O bioma Caatinga não possui clima árido, mas semiárido. Há mais de 100 níveis de semiaridez nesta região. Há regiões da Caatinga que possuem níveis pluviométricos anuais acima de 1.000 mm, outros cerca de 800 mm. Trata-se de um bioma muito diverso, sendo o bioma seco que apresenta a maior biodiversidade do mundo. Além de ser uma das regiões secas mais povoadas do mundo. Sobre o aumento do espaço do semiárido, há ainda um outro fator, o político, pois muitos municípios, que não possuem clima semiárido, querem ser para serem contemplados com benefícios (recursos federais) para esta região.
Essa afirmativa não tem fundamento kkkkkk o IBGE, sabe onde começa e termina cada subdivisão da região Nordeste. Agreste é agreste mesmo se for próximo a zona de transição e tiver várias vegetações da Caatinga. Sou nordestina moro numa cidade de clima ameno, com um inverno chuvoso e muito frio. Aqui onde o nordeste garoa. E tiro o chapéu para os sertanejos, pense num lugar quente. Não generalizando pq tem as questões de variações de temperaturas. E tem lugares q faz muito frio no inverno mesmo sendo sertão. Vegetação mágica da Caatinga q TB já vi com muita neblina. .
Parabéns pela informação do que acontece com as cidades do nordeste que querem recursos federais para aproveitar de sua ossuda região de caatinga o que na realidade não é.
estudos recentes mostraram um processo de desertificação com 2 pontos específicos que já seriam considerados desertos. Acho que o vídeo fala sobre isso, e fala que é caatinga o tempo todo, mas pondera essa mudança.
A Borborema sozinha não explica a seca. Tem diversos fatores, como professor de Geografia, acho um erro os livros didáticos trazerem isso como se fosse causa exclusiva da seca, porque quando estudamos a fundo o Nordeste, tem vários fenômenos atmosféricos e oceânicos que estão por trás da seca e a influência da Borborema é uma das menores. A circulação geral da atmosfera, sistemas de alta pressão, centros de VCANs, variabilidades de TSMs dos oceanos são muito mais impactantes no Nordeste do que a Borborema sozinha. Quando eu estudei a seca entre 2012 e 2016 no Nordeste para defender o meu trabalho de conclusão de curso, eu vi claramente com a pesquisa científica, que foi o resfriamento do Atlântico Sul somado com outras teleconexões do clima que teve uma influência esmagadora naquela seca histórica e te a seguro, se você for estudar as maiores secas do semiárido, sempre você irá achar um fenômeno que a causou, seja um El-Niño, um Dipolo do oceano atlântico ou uma teleconexão dessas e no fim das contas, a Borborema sozinha é brincadeira de criança, a seca do Nordeste é muito mais complexa do que o seu professor da educação básica e seu livro te ensinou na escola, meu caro. Toda vez que eu vou ensinar o clima do Nordeste aos meus alunos, na escola, faço questão de explicar que a seca do Nordeste tem causa multifatorial e que a Borborema por si só não é a causa principal da seca.
@poesiasingelajosebezerra., 5367 , mas todos, TODOS professores de Geografia ensinam que o principal motivo da seca no sertão do Nordeste, é o Planalto da Borborema.
Não é um Deserto, e sim uma Região com Clima Semiárido!!! Desertos existem em regiões a qual o clima quase não tem umidade suficiente para precipitar-se acima de 200mm por ano e nos estados do nordeste todos os lugares incluindo a Caatinga, as precipitações de chuvas excedem os 300mm anuais!!! Nestas regiões ainda chovem com mais frequência e volume que num clima completamente desértico ou Árido!!!
@@EdnaldoDesouzasimoes Eu acho que vc não conhece a própria Caatinga da qual reside. Outros moradores desse mesmo lugar já disseram que essa informação está correta. Só você que pensa diferente disso.
@@realista7789 na casa do meu pai tem um pluviômetro a mais de 40 anos todas as chuvas são medidas, nunca aconteceu de chover 300 milímetros tem alguns anos que passa de 1.000
@@EdnaldoDesouzasimoes A Caatinga é grande, tem vários microclimas, na sua cidade chove mais e em outras cidades chovem menos. O que existe é uma média, mas essa média nunca será 1200 mm em toda a Caatinga. A casa do seu pai é apenas um lugar no meio dessa região, você não pode querer achar que todos os lugares dessa região chovam igual, só porque onde seu pai mora é diferente
Não existe deserto no Brasil. A caatinga tem período de chuvas,tipo de novembro a junho. Deserto é só areia e alguns pequenos arbustos. Ja a caatinga, tem vegetação,as vezes seca,as vezes não.O cerrado é na Ba é no oeste.
Estava tudo bem, até o "serrado"😂😂. E tem outra teoria não observada: A topografia elevada que não permite as chuvas do litoral chegarem ao interior do Nordeste.
A caatinga está em processo de desertificação, porém, as imagens utilizadas não são do bioma caatinga, que também é diverso. Existe a caatinga arborea e a herbácia. É um bioma único no mundo. Na verdade é o bioma semi-árido mais chuvoso do mundo
Querido agora posta ai, sobre as Serras frias do nordeste, e não esquece de postar também, que o nordeste é a região geograficamente mais rica do Brasil, possuindo o maior número de Biomas e Climas do Brasil.
Vish amigo(a) o Saara também é habitado, Cairo por exemplo, entre várias outras, claro... A Caatinga não é um deserto, assim como falta de população humana por si só não é um pré-requisito para que uma área seja considerada desertica.
@@andresantos6963 para uma área ser considerada desértica ela não deve ter nada a não ser areia, dunas de areia, pedras e algumas árvores típicas da região.
@@Santosz1892 Como eu havia dito, A falta de população não é, por si só, um fator que torna uma área desértica. É fato que áreas desérticas são definidas principalmente por suas condições climáticas e ambientais, como baixa precipitação, altas taxas de evaporação, solos pobres e vegetação escassa ou inexistente. No entanto, a ausência de população pode ser um RESULTADO das condições desérticas, sendo que ela é FATOR GERADO pela área desertica e não um FATOR QUE GERA a área desertica, já que ambientes áridos são frequentemente inóspitos e difíceis para a sobrevivência humana devido à escassez de água, alimentos e condições extremas de temperatura. Portanto, por mais que a falta de população pode estar ASSOCIADA a áreas desérticas, ela não é a causa dessas condições. Dizer que uma área PRECISA ser desabitada para ser um deserto e/ou área desertica não se aplica. Deixo claro que afirmei que a caatinga não é um deserto, completo minha fa anterior dizendo que a caatinga é na verdade um bioma caracterizado por seu clima semiárido. Por mais que ela possua algumas características que lembram as de um deserto, como períodos prolongados de seca, vegetação adaptada à escassez de água (com plantas xerófitas, que são adaptadas a ambientes secos), e solos geralmente pobres em nutrientes. No entanto, ela também tem períodos de chuvas sazonais que diferenciam seu clima do clima desértico. Para concluir retomo a minha fala anterior, A CAATINGA NÃO É UM DESERTO, ASSIM COMO, FALTA DE POPULAÇÃO NÃO É PRÉ REQUISITO PARA TORNAR UMA ÁREA DESERTICA.
A área de caatinga (ainda) é um pouco menor do que a mostrada no mapa, no leste (Pernambuco) e no norte. Uma coisa que não foi explicada no vídeo é a presença do Planalto da Borborema, que vai desde Alagoas até Rio Grande do Norte. Aqui em Pernambuco sobe assim que sai de Recife e desce pouco antes de Gravatá, tornando essa a primeira cidade do Agreste Pernambucano na rota principal (BR-232). A norte de Vitória de Santo Antão, ainda na Zona da Mata, temos Feira Nova, que já é considerada cidade do agreste, visto que, nessa região, o planalto é um pouco mais estreito que na região sul do estado, e em Alagoas. O planalto é responsável por barrar o as chuvas litorâneas de adentrarem o estado, criando as zonas de alta e baixa pressão, e tornando, no estado de Pernambuco, regiões a pouco menos de 100 km do litoral, agreste. Porém, no agreste leste a agricultura ainda é bastante viável, e a presença de rios segura um pouco a umidade. Na prática, nessa região só é seco mesmo no verão. Outono e (principalmente) inverno são úmidos. E o bioma do Maranhão é o Meio Norte, que é uma área de transição entre a mata atlântica, a floresta amazônica e o sertão. Essa área é bastante úmida e de características particulares. Bom vídeo, mas poderia se aprofundar um pouco mais. Está incompleto.
Ps: A CAATINGA É A ZONA SEMI-ARIDA MAIS HABITADA DO PLANETA! sao mais de 13 milhões de pessoas vivendo nesse bioma hostil de pouca chuva vegetação formada por cactos e solo pedregoso! Ha cidades de médios e grandes porte na caatinga como Petrolina, Juazeiro, Juazeiro do Norte, Patos, Mossoró e a metrópole Fortaleza
Essa informação é contestada , tida como senso comum. Segundo vi numa live de doutores em climatologia e geomorfologia uma região semiárida na Índia é a mais habitada. E olha que lá tem mais de uma área semiárida. Imagina se somar todas.
Nordeste é a região com o maior número de climas do Brasil e biomas do Brasil. E caatinga não é deserto, e tanto que vc não mostrou nenhuma imagem da Caatinga, que é um bioma de mata baixa, que tem frutas e etc, e solo fértil.
Eu concordo com o que muita gente está dizendo que a caatinga não é deserto, mas a ideia que não existe deserto no Brasil também está meio desatualizada. Estudos recentes já mostram que existe sim uma área de deserto dentro do Brasil. E ele fala sobre isso no vídeo, acho que as pessoas que estão reclamando nem assistiram e vieram direto nos comentários.
Por que as regiões secas nos EUA, em Dubai e na Austrália são consideradas bonitas e glamurosas, enquanto as regiões secas do Brasil são consideradas feias? A caatinga é deslumbrante. É bonita seca e verde. Para mim, é o bioma mais bonito do BR
Deixa amigo eles não sabem o que estão perdendo, é bom que não vem pra cá pra poluir,O que dizer do vale do meu velho Chico e da chapada Diamantina encravada no centro da Bahia bem no meio do maravilhoso seminário Bahia,minha terra meu lugar aqui nasci e aqui será minha sepultura, melhor lugar do mundo para mim, Irecê Bahia Brasil chapada Diamantina Bahia Brasil.
Pq a mídia tradicional influenciou o imaginário das pessoas negativamente. E isso reflete até hoje como efeito colateral de sempre difamar o nordeste. Fazem de propósito para desunir o país.
É um bioma "semiárido", ñ árido. A desertificação por mais que dê a entender sobre índices pluviométricos não é sobre isso (embora isso também fomente), é sobre ocupação de solo e o uso de forma que ele fica incapaz de conter vida e não tem tempo de recuperação.
@@LP_1000 o semiárido tbm pega municípios do oeste baiano que o bioma é o cerrado como: Barreiras- ba que entrou no mapa do semiárido em 2018. Então não é um bioma
Muito bom de verdade, mora em João pessoa há 18 anos, e o que mais me chama a atenção é que em todos esses anos que moro aqui nunca foi preciso racionamento de água, porque apesar de ser no nordeste, João pessoa chove praticamente o ano inteiro; claro que nunca como na região sudeste onde morei por 31 anos e nunca vi o que é seca!!!
O Bioma de João Pessoa é Mata atlântica, não existe e nunca existiu seca na mata atlântica, nordeste é a região com o maior número de biomas e Climas do Brasil. E nunca faltou água, Apenas na caatinga( um dos 4 biomas da região )tem período de estiagem longo, tem seca em São Paulo, seca da Cantareira.
Como q é quase deserto? Se chove mil mm por ano , sao 5 6 meses verde 6 7 mais seco com as folhas no chao ,porem nao falta açude de grandes porte q transborda todo ano espalhados por todo nordeste.
Há muito tempo nas aulas de geografia aprendi que o relevo era o principal fator responsável pelo semiárido e não as massas de ar. Havia a proposta de terraplanagem de planaltos do litoral do nordeste. Então, qual seria a solução? Transformar a região em fabr8cas da energia solar para a produção de hidrogênio verde?
O que mais me incomoda no vídeo é o erro de chamar de "deserto", que é bem diferente disso. Por causa do aquecimento global, corre o risco de se tornar, mas é algo que ainda não aconteceu e não pode acontecer, se não, realmente não vai ter mais pra onde correr em relação a aquecimento global...
A galera que não mora aqui ler o básico e acha que pode explicar sobre kk Caatinga é semiárido e sua flora é adaptado ao clima que se torna muito verde no tempo de chuvas e é causado pelo planalto da borborema tbm, não só por esse fatores aí
Borborema não tem nada a ver irmão, o cisalhamento que é o vento que sopra a 3000 metros de altura que move as nuvens cumulus nimbus e muito mais alto que essa serra aí
Eu sou de rodelas na Bahia aqui o rio São Francisco tem um papel importante, muito irrigação, muita agricultura, nossa região é privilegiada com vasta abundância de água
Sou aqui do Maranhão, e posso garantir que aqui é totalmente diferente e exclusivo, ou seja, não existe nada nem mesmo parecido em todo o mundo. @@jeffmesquita8237
Se vocês usarem a vosão 3D no Google Earh, vão percerber que a região de Minas, Bahia e Tocantins ou estava tudo debaixo d'agua ou era um lago com rios gigantes igual os Grandes Lagos canadenses, principalmente no extremo oeste da Bahia. Muitas veias e morros planos fazendo escadinha
No nordeste aconteceu o mesmo que esta acontecendo no Goiás. A gana desenfreada dos plantadores de cana de açúcar. Quando sugarem tudo de Goiás e Goiás virar o novo nordeste eles vão pra outro lugar. Triste que os goianos nem se importam com isso!
A caatinga descia até o Rio de Janeiro, ainda hoje em 2024 existe vestígios dela na Região dos Lagos onde pode se observar um bioma totalmente diferente de todos do Brasil a " Caatinga Fluminense " que guarda traços de mata atlântica e caatinga.
Gostei muito do video. No entanto como estudante de geografia, fui ensinado que a região onde se localiza Caatinga é caracterizada por ser semiárida. Como regiões áridas podemos considerar os desertos, tanto os frios como os quentes, já que não há qualquer ocorrência de precipitação. No que toca a Caatinga, como o próprio video afirma, a precipitação média anual ronda os 300mm, o que ja é muito mais do que os desertos recebem durante o ano. Por isso acho que devemos tomar cuidado ao classificar a o bioma da Caatinga como árido.
Além de não ser um deserto, como muitos já falaram nos comentários, o bioma Caatinga é bem complexo apresentando em meio ao seu território antigos fragmentos de floresta úmida conhecidos como Brejos de Altitude, são remanescentes da época em que esse território já foi coberto pela mata atlântica e parte da floresta Amanzônica, tendo flora com componentes encontradas em ambas. O semi-árido possui rios perenes e temporários, além de considerável biodiversidade, portanto: não é um deserto. No interior de Alagoas, nas proximidades de São José da Tapera encontramos inclusive numerosas palmeiras que também são encontradas no bioma mata atlântica, o ouricuri (Syagrus coronata). Se existe um lugar lindo nesse mundo, é esse nosso sertão na época das chuvas, fica todo verdinho com neblinas ao amanhecer. A propósito, uma das legendas saiu com erro de ortografia: "Serrado" começa com "C", Cerrado. São pequenos erros, mas o vídeo é muito bom, embora pudesse ter incluído imagens da Caatinga. Poderia ser feita uma versão corrigida, caso o autor tenha interesse/tempo. Abraço!
Nos desertos de irsael também é tudo irrigado n tem nd haver umas coisa com a outra aí passa o rio São Francisco por isso tem irrigação, vai depender da chuva pra vc ver
A melhor solução seria plantar em grandes áreas, com árvores de grande porte e com verde exuberante, projetos de recuperação de todos os rios dessa região, fazer transposições, ter uma Lei que obrigasse cada município ter uma floresta, a área dessa floresta poderia ser definida com estudos
Não existe solução, porque esse clima é resultado de fatores geográficos, é natural da região. A única coisa que a gente pode fazer é termina a transposição do Rio São Francisco, pro povo do norte não sofrer com as secas.
Pois bem, nessa Caatinga existem grandes aquíferos. Outro dia assisti um documentário que o Egito, a China e Arábia Saudita e outros países estão acabando com a desertificação.
Rapaz eu nao sei que raios esses estudos parece ter um vieis de preconceito, porque sou nascido na caatinga tenho 48 anos já viários períodos de estiagem mais nunca vi uma área desértica na caatinga, pelo contrário o solo da caatinga se recupera com o tempo, um exemplo nos deixamos uma parte de nossas terras que tinha sido muito explorada pra criar pastagens e em alguns anos cerca de 10 anos virou uma mata fechada com juremas que deram mourao, é um absurdo quando eu escuto ah no sertão nao dar nada lá, aí vem alguém de fora aqui e a fartura que Deus manda pra nós
Isso mesmo, sou da mata atlântica do nordeste e sei disso, o solo da Caatinga é extremamente fértil, aponto de uma hora pra outra ficar tudo bem verde .
@@franciscorejaniofragosodas6266 É semiárido e ainda tem alguma chuva que possa cair e a caatinga é resistente. Se não fosse a amazônia o sudeste e centro oeste seriam deserto.
Um dos fatores para a falta de agua no sertão é o planalto da borborema, que impede que a chuva passe por ela e vá para o sertão, chovendo mais no litoral e agreste..m
Nasci no semi-árido. A pronúncia correta é "CA-ÁTYNGA", a vogal A precisa ser pronunciada duas vezes. O rio São Francisco é o maior rio 100% brasileiro. E não o 5⁰. Cerrado e não "serrado". O Ceará tem quase 100% do território dentro do seminário e é o estado com maior número de investimentos para reduzir os efeitos das secas. Obrigado De nada.
Mas ele não falou errado essa questão, meu caro. O rio São Fransisco é o maior rio 100% brasileiro, mas quando se leva em consideração rios com nascentes ou partes do seu curso em outros países, ele é apenas o QUINTO maior do Brasil. A fala foi corretíssima nesse quesito!
Não tem nada a ver com deserto, isso é um equívoco. É o semi-árido, onde predomina a Caatinga: o bioma mais inóspito do mundo. Mas existe sim, um processo de desertificação em algumas regiões, mas distante de ser considerado um deserto, como o Saara, no continente africano, ou o Mojave, nos Estados Unidos.
Sou da nona geração de portugueses da Região do Cisal e da Bacia do Jacuípe, na Bahia. Minha família é proprietária de terras há séculos nessa região. O fundador da cidade de Serrinha, que era meu antepassado, comprou uma quantidade inumerável de terras de Antônio Guedes de Brito, na época colonial. Minha família tem uma história muito arraigada à terra. As outras partes de minha família, também hoje possuem muitas terras. Acontece que o meu município e os circunvizinhos têm enfrentado uma realidade de enorme e desregulado desmatamento, que tem provocado secas locais contínuas e recorrentes, que têm impactado a produtividade das terras. Embora hoje não dependamos mais das terras, já que há três gerações a maioria de minha família migrou para áreas urbanas que oferecem melhores condições de vida, ainda sentimos os efeitos dessa devastação na questão patrimonial. Até meu pai conta que viveu período de chuvas constantes e certas, e ainda que existissem secas, elas eram exceções à realidade. O desmatamento cresceu espantosamente na minha cidade, especialmente depois dos anos 80. De modo que eu, com 18 anos, não conheço nenhuma caatinga, exceto uma única área deixada por um de meus bisavôs. Essa área, inclusive, não é virgem, pois sofreu com queimadas pequenas ao longo dos anos e presença de alguns animais de criação. O clima foi de fato deteriorado e infelizmente eu muito provavelmente não conhecerei essa região como era novamente. E vale ressaltar que a caatinga de minha região não é essa tão árida e baixa, mas de árvores muito altas e com umidade relativamente mais alta que a de outras áreas.
Não tem o que recuperar, porque essa é o clima da região Norte. A transposição do rio São Francisco nunca foi feito pra melhorar o clima da região, mas pra ajudar a população com a seca
@@dagobertosantosdeoliveira9546 Norte? Eu acho que vc quis responder nordeste. Eu concordo com sua afirmação de que o clima dessa região sobre foi esse. Mas, afinal de contas, vc está respondendo a quem. Falaram apenas do Pantanal e do Egito
Sou do agreste de Pernambuco, região de transição entre a zona da mata e o sertão, região de certa altitude chamada de planalto da borborema. Sempre ouvi falar que o principal fator para a aridez do sertão nordestino e da formação da caatinga se dá justamente por conta dessa elevação onde eu estou. As massas de ar úmidas vindas do oceano atlântico não passam com muita força por conta dessa barreira de altitude.
Eu sou do agreste Potyguar, caso parecido com o daqui, pela lógica,deveria chover bem, pois se encontra perto do litoral
Fala Carlos. Espero que esteja bem. Sou professor de Geografia e estudei a climatologia do Nordeste e acho fascinante o clima do Nordeste por sua complexidade. A causa da aridez do semiárido não é o Planalto da Borborema sozinho, existe diversos fatores como a circulação geral da atmosfera, as teleconexões do clima e variabilidade da TSM dos oceanos, centro de VCANs que muitas vezes causam subsidência de ar seco encima do Nordeste, Trépidas do Kalahari também já foi debatida por pesquisadores como fenômeno indutor de secas no Nordeste e manunteção de sistemas de alta pressão sobre o Nordeste, muito bem explicado neste vídeo. Se a Borborema fosse causa da seca de forma exclusiva, como você explica a seca no semiárido baiano? Já que a Borborema se estende do Agreste do Rio Grande do Norte até o Agreste alagoano e no Agreste baiano não tem Borborema. Se as secas fosse causadas pela Borborema, o sertão baiano seria mais úmido né? Mas o sertão baiano é tão seco quanto o semiárido de outras partes do Nordeste. Então, quando você busca um conhecimento aprofundado da Geografia do Nordeste percebe que atribuir a causa da seca a presença da Borborema, irá notar que falta muita coisa e que algo não bate. A seca é muito mais complexa e multifatorial e é ser simplista demais dizer que a Borborema sozinha causa a seca.
@@poesiasingelajosebezerra.5367 Vc é de onde?, porque já vi professores de geografia paulistas ensinarem que o solo do sertão é infértil, e que o clima do nordeste é semiárido, entre outras baboseiras, espero que vc seja um bom professor. E ensine que o nordeste é geograficamente a região mais rica do Brasil, possuindo o maior número de Climas do Brasil e biomas. E quem chove mais no litoral do nordeste, que no litoral do sudeste.
@@fernandodiniz6029 Sou de Bom Conselho Pernambuco, Agreste Meridional e amo o Nordeste.
@@fernandodiniz6029 No Nordeste, temos locais bastante úmidos também, como a Zona da Mata e solos fértil como o massapê . O semiárido é apenas um aspecto da Geografia do Nordeste, temos uma riqueza paisagística enorme.
Caatinga não chega a ser um deserto, é um clima semiárido. No entanto, chama a atenção a sua localização não tão distante do litoral
Mas o Saara fica no litoral. O maior deserto quente do mundo.
Já existe um deserto. Numa área no extremo norte da Bahia. Não é todo o semiárido mas já existe
@@jeffmesquita8237 não meu amigo, o Saara é muito mais do que o litoral.
@@danielgoncalvessantosbaldi8806 sim, mas isso está longe de ser uma predominância
Pela lógica, perto do litoral deveria chover bem...
Moro na Serra da Ibiapaba no Ceará,e quando se vai descendo a serra em direção a Sobral por exemplo,vai se notando uma mudança absurda, a serra possui um clima mais de mata atlântica,e cada vez que vai descendo mais a serra mais a vegetação vai mudando,ate chegar no pé da serra,com aquela vegetação característica do semi árido
MN EU TBM MORO KKKK NA SERRA DA IBIAPABA
@@Nadia_gomes-e4k kkkk
@@adams969 as pessoas q moram em ubajara,ibiapina, são benedito, quando vão em tiangua eles percebem q tiangua tem um clima mais quente , mas como eu já nasci em Tianguá pra mim eu já já acostumei
@@Nadia_gomes-e4k, quase não há diferença entre os climas de Tianguá e as outras mencionadas. A diferença é que como Tianguá é a "capital da Ibiapaba" ela é mais urbanizada e, portanto, em seu Centro houve mais desmatamento.
@@ar3728 eu sei ,mas já ouvi pessoas dizendo q Tianguá é mais quente doq as outras
No Nordeste não tem deserto, tem a caatinga e também no meio da caatinga tem um processo chamado processo de desertificação que não pode ser classificado como deserto. É muito diferente.
Exatamente amigo! Semiárido não é deserto, esse aí não foi na aula de geografia.
Gostei muito das explicações do vídeo, mas houve realmente erros conceituais. O Sertão é uma região semiárida, pois há preciptação de chuva, mesmo que pouca, mas ele se referiu como região 'árida'. Além da questão que você mencionou, não é deserto mesmo não. O Brasil não possui desertos, mas sim regiões que sofrem com a desertificação.
Vc está falando de minha terra mano Irecê fica nesse lugar a poucos quilômetros do velho Chico e vc está totalmente enganado,aqui temos água em abundância,chuvas de outubro a março e invernos frios, agora mesmo estou escrevendo isso debaixo de cobertas é um lugar maravilhoso, claro que no período de estiagem que é de abrir a setembro não há chuvas,mais nenhuma crise hidráulica nesse período e ainda temos a chapada Diamantina que é um verdadeiro oásis,sua colocação está equivocada e provo,porque vivo aqui.
@@estoicismosec_21 Eu acho que você não entendeu o que ele escreveu. Quando ele diz que a Caatinga está em processo de desertificação, isso não significa que não chova na região. Até porque em momento nenhum ele disse que não chove na Caatinga ou que não faça frio. Se uma coisa está ainda processo, é porque ainda isso não é uma realidade
@@estoicismosec_21 inclusive temos faculdades localizadas em Irecê confirmando que esse processo de desertificação ocorre na Caatinga.
Creio que vc tenha interpretado errado a postagem.
Só queria comentar que a caatinga n é um deserto e sim um semiárido, além de deixar claro que a maioria das imagens usadas para mostrar a caatinga não são dela e sim de desertos
Nota: na época de chuvas a caatinga é bem verde,e em partes pode lembrar até grandes florestas como a mata-atlântica
pubs.usgs.gov/gip/7000004/report.pdf
www.suapesquisa.com/o_que_e/deserto.htm
www.britannica.com/eb/article-70815/desert
Então não é atoa que em parte da água é salobra e cristalina eu bebi dessa água quando estive lá na região de
Cachoeirinha vizinha de
Caruaru
Pernambuco
Sim, o solo da Caatinga é extremamente fértil, aponto de se recuperar rápido e sozinho com pouco tempo de chuva.
Deserto semiárido
Se não é deserto ou semideserto então ótimo, se o planeta não esquentar então não vai ser
@@Vinicius_OfficielleCaatinga não é deserto, é um bioma próprio brasileiro, com mata baixa, com solo fértil, com frutas, fauna e flora, e que o solo é tão rico e fértil, que se chover bem pouco fica tudo verde, e nasce plantas sozinhas.
um canal teoricamente educativo escrever serrado é inacreditável
Tá mas isso anula tudo abordado no vídeo?
@@gxsttvo chegou o adm
@@AndreOliveira-ys3nzvc comeu bhostah? Não erra? Cu.. zao
Vira professor de português então
Baiano
Mas você não usou nenhuma imagem do sertão nordestino, só usou imagens dos desertos, e sim, são bastante diferentes.
Sudestino fazendo sudestinagem, dúvido ele fazer um vídeo falando que chove mais no litoral do nordeste que no litoral do sudeste, um vídeo falando com todas as letras, que o nordeste é a região geograficamente mais rica do Brasil, possuindo o maior número de Biomas e maior número de climas do Brasil, quero ver ele falar das Serras, que tem cidade na caatinga que faz 6 graus, que tem festivais de inverno.
Exatamente o que eu esta pensando
@CariocaExplicador21 pelo menos imagens
Vc tem razão. O NE é a área mais rica do Brasil. SP é uma porcaria, RJ também, MG e ES , todos perdem feio pro NE. SP tá até pensando em importar mais nordestino. Se vc quiser encontrar riqueza no Brasil, não deixe de ir para o NE. Eta região desenvolvida. Vou me mudar pra lá.
Nordestino não sabe nem o. Significado da palavra inverno.
A Caatinga é um bioma muito interessante pelas formas de vida que sobrevivem nele, lá onde o Cangaço conseguiu se adaptar ao clima, vegetação e ao solo, assim eles viveram muito mais tempo pois nem todos conseguiam se dar bem lá, atualmente temos os soldados da Caatinga que fazem um treinamento lá baseado nas técnicas do Cangaço, parabéns pelo vídeo!
A caatinga não é árida, é semiárido já que tem muita biodiversidade de plantas lá, diferente dos lugares áridos, onde não cresce nada.
Lugares áridos crescem coisas sim
Só que menos
Isso
Cara, eu amei o seu conteúdo. Sou formado em Geografia e sou professor de Geografia, estudei muito a climatologia do Nordeste. Eu vi que você trouxe argumento inteligente e não recorreu aquela abordagem simplista de que o semiárido existe por causa do Planalto da Borborema. Quando vamos estudar o semiárido a fundo, logo veremos que o Planalto da Borborema sozinho não é a causa da seca, mas existe esses sistemas de alta pressão, tem as variabilidades climáticas, variação de temperatura de oceano em especial o Atlântico, centros de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, as teleconexões do clima (Até o oceano Índico tem impacto no Nordeste por meio de seus dipolos e por meio da Oscilação de Madden Julian), a crista de alta subtropical do atlântico sul, El-Niño e as trépidas do Kalahari que modulam o fenômeno da seca no Nordeste. Como Geógrafo, eu não concordo quando um vídeo, um livro ou um professor da educação básica ensina que a seca do Nordeste é causada unicamente pela Borborema, isso é uma verdadeira preguiça intelectual, porque a real causa da seca no Nordeste é uma combinação de vários fatores e tem uma complexidade surpreende e o que faz o semiárido ser tão fascinante.
Que bom que vc é estudado pode se dizer que o maior culpado é o oceano atlântico sul? Eu sempre vejo nos gráficos que oceano atlântico sul é muito mais quente que o Oceano pacífico Sul e também o oceano atlântico sul ele é pequeno
Poderia explicar o q é esse tál de alta pressão q existe no semi arido nordestino ?
Aí pecou ao chamar a caatinga de deserto e por falar que o clima é árido.🤣
@@willc9403 Nesse aspecto , sim. É semiárido
Só q ele exagerou o video, praticamente a caatinga não é ND do que ele falou kkk.
Lembrando que a Caatinga não é um deserto e tão pouco uma região árida, mas uma região semiárida.
É a mesma bosta
Definitivamente não@@paulojunior6602
@@paulojunior6602 é não
eu sou do vale do São Francisco da cidade de Juazeiro BA, cidade que fica na beira do rio São Francisco ao lado de Petrolina PE, e dá para notar as cidades vizinhas com uma seca imensa
E não são deserto.
Ainda não @@fernandodiniz6029
Da pra plantar coisa aí?
@@515615100 Sim, o solo da Caatinga é fértil
@@fernandodiniz6029É deserto .
A região da caatinga é um semiárido, mais boa de morar, Nasci e cresci Nesta região, as chuvas são muito limitada, mais suficiente para sobrevivência
Limitadas sim, porém metade do ano é tudo Verde e sim a outra metade tudo seco, mas ótimo lugar de se viver.
@@johandrussylva7082por que é otimo de se viver?
Norte de Minas tem Caatinga, tecnicamente é um bioma do sudeste também.
ES também já tem clima semiárido, não sei dizer se tem o bioma caatinga.
Ate no oeste baino ta no mapa do seminário. Barreiras foi incluida em 2018 @@giovaldorocha3649
@@giovaldorocha3649 Espírito Santo não tem clima semiárido. O que acontece em algumas áreas do norte do estado é um tropical semiúmido, que é um tropical em transição para semiárido. Minha cidade em MG tem esse clima, não chega a ser semiárido
A caatinga não é um deserto. Pode até desertificar se não se cuidar dela, como qualquer bioma.
Tem todas as características de deserto
@@cloonwizardNão tem não meu filho, Caatinga é um bioma de mata baixa, e único bioma exclusivamente brasileiro, e rico em fauna e flora, tem frutas e etc, e com solo extremamente fértil. Nenhuma dessas imagens do vídeo é da Caatinga.
@@fernandodiniz6029 estou falando de volume de chuvas, tipo de solo, etc. tem características de deserto.
@@cloonwizardcaatinga não tem nada a ver com deserto,aqui a natureza,chove pouco bem verdade, porém não chega nem perto de um deserto
@@cloonwizard Não tem, e o tipo de solo é fértil, coisa que o deserto não é, deserto é estéril, deserto é deserto, caatinga é caatinga.
Não, o Brasil não possui nenhuma região que possa ser classificada como um deserto verdadeiro, ou seja, uma área que receba menos de 250 mm de precipitação anual. O Cerrado, por exemplo, é uma savana tropical e não um deserto. Ele apresenta uma estação seca bem definida, mas ainda recebe uma quantidade significativa de chuva durante a estação chuvosa, com precipitações anuais variando entre 800 mm e 2000 mm.
Portanto, apesar de algumas regiões no Brasil terem períodos de seca e características de aridez, nenhuma delas se qualifica como deserto pelas definições climáticas convencionais.
Informação totalmente errada, a caatinga não é um deserto e sim uma formação florestal do tipo savana, muito menos clima é árido, o clima se caracteriza como “semiárido” que apesar de parecido no nome existe muita diferença.
Agropecuária intensiva tem causado problemas como desertificação, tempestades de areia, enxurradas, desmoronamentos e perda de solos férteis. Ações de reflorestamento ajudam a fixar solo e água, evitando ampliação de problemas e maiores custos futuros.
Pecuária extensiva vc quis dizer
@@mauriciogebrim mas na Bahia onde ele mostrou não existe agropecuária , só pequenos criadores pra sobrevivência
@@Bitcoin0932 o bioma da caatinga tem diversidade, com problema parecido com cerrado quanto queimadas acima do normal e uso intenso de vegetação pra lenha e carvão.
Vc não mostrou nenhuma imagem da Caatinga, pois ia ter que mostrar que é verde, e que não tem nada a ver com o deserto, tem solo fértil, frutas e etc.
A caatinga onde eu moro e bem mais rica que muito lugar de cerrado
Como um canal desse trata a caatinga como deserto? Como exibir imagens de outros biomas? A caatinga é rica e tem diversidade imensa.
Pra ser deserto o solo tem que ser estéril, Caatinga tem solo extremamente fértil, aponto de ficar muito verde com pouco tempo de chuva, Pesquisem " A mudança do sertão com as primeiras chuvas é mágica" ,vejam a diferença de dezembro pra janeiro.
Interior de sp vai virar deserto daqui uns anos, não chove bem há anos !
Sério?
Não há desertos no Brasil. O bioma Caatinga não possui clima árido, mas semiárido. Há mais de 100 níveis de semiaridez nesta região. Há regiões da Caatinga que possuem níveis pluviométricos anuais acima de 1.000 mm, outros cerca de 800 mm. Trata-se de um bioma muito diverso, sendo o bioma seco que apresenta a maior biodiversidade do mundo. Além de ser uma das regiões secas mais povoadas do mundo. Sobre o aumento do espaço do semiárido, há ainda um outro fator, o político, pois muitos municípios, que não possuem clima semiárido, querem ser para serem contemplados com benefícios (recursos federais) para esta região.
Essa afirmativa não tem fundamento kkkkkk o IBGE, sabe onde começa e termina cada subdivisão da região Nordeste. Agreste é agreste mesmo se for próximo a zona de transição e tiver várias vegetações da Caatinga. Sou nordestina moro numa cidade de clima ameno, com um inverno chuvoso e muito frio. Aqui onde o nordeste garoa. E tiro o chapéu para os sertanejos, pense num lugar quente. Não generalizando pq tem as questões de variações de temperaturas. E tem lugares q faz muito frio no inverno mesmo sendo sertão. Vegetação mágica da Caatinga q TB já vi com muita neblina.
.
Parabéns pela informação do que acontece com as cidades do nordeste que querem recursos federais para aproveitar de sua ossuda região de caatinga o que na realidade não é.
estudos recentes mostraram um processo de desertificação com 2 pontos específicos que já seriam considerados desertos. Acho que o vídeo fala sobre isso, e fala que é caatinga o tempo todo, mas pondera essa mudança.
Dizem que por causa do Planalto da Borborema que n deixa chegar ventos úmidos
Mas a vegetação tbm ajuda, já que se for levar pelo tectonismo, a África e o Brasil já foram unidos.
A Borborema sozinha não explica a seca. Tem diversos fatores, como professor de Geografia, acho um erro os livros didáticos trazerem isso como se fosse causa exclusiva da seca, porque quando estudamos a fundo o Nordeste, tem vários fenômenos atmosféricos e oceânicos que estão por trás da seca e a influência da Borborema é uma das menores. A circulação geral da atmosfera, sistemas de alta pressão, centros de VCANs, variabilidades de TSMs dos oceanos são muito mais impactantes no Nordeste do que a Borborema sozinha. Quando eu estudei a seca entre 2012 e 2016 no Nordeste para defender o meu trabalho de conclusão de curso, eu vi claramente com a pesquisa científica, que foi o resfriamento do Atlântico Sul somado com outras teleconexões do clima que teve uma influência esmagadora naquela seca histórica e te a seguro, se você for estudar as maiores secas do semiárido, sempre você irá achar um fenômeno que a causou, seja um El-Niño, um Dipolo do oceano atlântico ou uma teleconexão dessas e no fim das contas, a Borborema sozinha é brincadeira de criança, a seca do Nordeste é muito mais complexa do que o seu professor da educação básica e seu livro te ensinou na escola, meu caro. Toda vez que eu vou ensinar o clima do Nordeste aos meus alunos, na escola, faço questão de explicar que a seca do Nordeste tem causa multifatorial e que a Borborema por si só não é a causa principal da seca.
Esqueceu de mencionar isso.
Meu amigo, o planalto da borboleta não engloba o litoral da Bahia e a Bahia também tem a caatinga.
@poesiasingelajosebezerra., 5367 , mas todos, TODOS professores de Geografia ensinam que o principal motivo da seca no sertão do Nordeste, é o Planalto da Borborema.
Acho que se fizesse um reflorestamento o clima seria melhor
Sim,mais o povo só tem coragem de desmatar não de refloresta eles pensam que Deus vai plantar,se Deus deixou a terra já pronta temos que cuidar
Moro nessa região e aqui não é uma região seca assim.
No semi-árido brasileiro, chove mais que no semi-árido norte-americano
Não é um Deserto, e sim uma Região com Clima Semiárido!!!
Desertos existem em regiões a qual o clima quase não tem umidade suficiente para precipitar-se acima de 200mm por ano e nos estados do nordeste todos os lugares incluindo a Caatinga, as precipitações de chuvas excedem os 300mm anuais!!!
Nestas regiões ainda chovem com mais frequência e volume que num clima completamente desértico ou Árido!!!
Aqui é tão deserto q faz 2 meses q parou de chover e água continua minando saindo do chão em alguams baixas , sao francisco de assis piauí
Isso tá mudando,tá chuvendo bem mais na caatinga
Moro na região dá caatinga só assisti o vídeo até no momento que falou que chove 300 milímetros de média por ano, maior mentira que já vi
No sul do Ceará tem cidades que a média anual é 1200mm
@@EdnaldoDesouzasimoes Eu acho que vc não conhece a própria Caatinga da qual reside. Outros moradores desse mesmo lugar já disseram que essa informação está correta. Só você que pensa diferente disso.
@@realista7789 na casa do meu pai tem um pluviômetro a mais de 40 anos todas as chuvas são medidas, nunca aconteceu de chover 300 milímetros tem alguns anos que passa de 1.000
@@EdnaldoDesouzasimoes A Caatinga é grande, tem vários microclimas, na sua cidade chove mais e em outras cidades chovem menos. O que existe é uma média, mas essa média nunca será 1200 mm em toda a Caatinga. A casa do seu pai é apenas um lugar no meio dessa região, você não pode querer achar que todos os lugares dessa região chovam igual, só porque onde seu pai mora é diferente
Não pode esquecer do Norte/Nordeste de Minas! Em Araçuai (MG) foi registrada a maior temperatura da história do país . 44, 8° C em outubro de 2023
Eu sai de Goiânia para Fortaleza e bo meio da bahia pude ve a mudança de vegetação que eu nao dabia que existia la
Aulas incríveis. Obrigado e parabéns pelo conteúdo.
Não existe deserto no Brasil. A caatinga tem período de chuvas,tipo de novembro a junho. Deserto é só areia e alguns pequenos arbustos. Ja a caatinga, tem vegetação,as vezes seca,as vezes não.O cerrado é na Ba é no oeste.
Sou de serra talhada pe sertão nordestino aq e so riqueza Deus abençoe nosso sertão
Estava tudo bem, até o "serrado"😂😂. E tem outra teoria não observada: A topografia elevada que não permite as chuvas do litoral chegarem ao interior do Nordeste.
A caatinga está em processo de desertificação, porém, as imagens utilizadas não são do bioma caatinga, que também é diverso. Existe a caatinga arborea e a herbácia. É um bioma único no mundo. Na verdade é o bioma semi-árido mais chuvoso do mundo
Querido agora posta ai, sobre as Serras frias do nordeste, e não esquece de postar também, que o nordeste é a região geograficamente mais rica do Brasil, possuindo o maior número de Biomas e Climas do Brasil.
@@fernandodiniz6029 concordo que o nordeste é rico em biodiversidade, porém o vídeo não está falando o contrário disso.
O sertão leva ao extremo o conceito de adaptação. São so duas estações e a vegetação lida bem com isso.
Moro no sertão, aqui não é deserto!
Incrível como cada pedaço do mundo tem o seu ecossistema
E incrível como o mundo vai ser sempre mundo independente do ser humano
Para ser considerado deserto precisa ser desabitado e a caatinga tem muitas cidades
Vish amigo(a) o Saara também é habitado, Cairo por exemplo, entre várias outras, claro...
A Caatinga não é um deserto, assim como falta de população humana por si só não é um pré-requisito para que uma área seja considerada desertica.
A minha por exemplo tem 100 mil e é meu xodó,amo meu sertão e só deixo minha cidade como aquela música de Zé Ramalho no último pau de Arara.
@@andresantos6963 para uma área ser considerada desértica ela não deve ter nada a não ser areia, dunas de areia, pedras e algumas árvores típicas da região.
@@Santosz1892 Como eu havia dito, A falta de população não é, por si só, um fator que torna uma área desértica.
É fato que áreas desérticas são definidas principalmente por suas condições climáticas e ambientais, como baixa precipitação, altas taxas de evaporação, solos pobres e vegetação escassa ou inexistente.
No entanto, a ausência de população pode ser um RESULTADO das condições desérticas, sendo que ela é FATOR GERADO pela área desertica e não um FATOR QUE GERA a área desertica, já que ambientes áridos são frequentemente inóspitos e difíceis para a sobrevivência humana devido à escassez de água, alimentos e condições extremas de temperatura. Portanto, por mais que a falta de população pode estar ASSOCIADA a áreas desérticas, ela não é a causa dessas condições.
Dizer que uma área PRECISA ser desabitada para ser um deserto e/ou área desertica não se aplica.
Deixo claro que afirmei que a caatinga não é um deserto, completo minha fa anterior dizendo que a caatinga é na verdade um bioma caracterizado por seu clima semiárido.
Por mais que ela possua algumas características que lembram as de um deserto, como períodos prolongados de seca, vegetação adaptada à escassez de água (com plantas xerófitas, que são adaptadas a ambientes secos), e solos geralmente pobres em nutrientes. No entanto, ela também tem períodos de chuvas sazonais que diferenciam seu clima do clima desértico.
Para concluir retomo a minha fala anterior, A CAATINGA NÃO É UM DESERTO, ASSIM COMO, FALTA DE POPULAÇÃO NÃO É PRÉ REQUISITO PARA TORNAR UMA ÁREA DESERTICA.
@@andresantos6963muitos especialistas afirmam que o solo do Sertão de forma geral é muito fértil, agora se é msm eu não sei
A área de caatinga (ainda) é um pouco menor do que a mostrada no mapa, no leste (Pernambuco) e no norte.
Uma coisa que não foi explicada no vídeo é a presença do Planalto da Borborema, que vai desde Alagoas até Rio Grande do Norte. Aqui em Pernambuco sobe assim que sai de Recife e desce pouco antes de Gravatá, tornando essa a primeira cidade do Agreste Pernambucano na rota principal (BR-232). A norte de Vitória de Santo Antão, ainda na Zona da Mata, temos Feira Nova, que já é considerada cidade do agreste, visto que, nessa região, o planalto é um pouco mais estreito que na região sul do estado, e em Alagoas.
O planalto é responsável por barrar o as chuvas litorâneas de adentrarem o estado, criando as zonas de alta e baixa pressão, e tornando, no estado de Pernambuco, regiões a pouco menos de 100 km do litoral, agreste. Porém, no agreste leste a agricultura ainda é bastante viável, e a presença de rios segura um pouco a umidade. Na prática, nessa região só é seco mesmo no verão. Outono e (principalmente) inverno são úmidos.
E o bioma do Maranhão é o Meio Norte, que é uma área de transição entre a mata atlântica, a floresta amazônica e o sertão. Essa área é bastante úmida e de características particulares.
Bom vídeo, mas poderia se aprofundar um pouco mais. Está incompleto.
Ps: A CAATINGA É A ZONA SEMI-ARIDA MAIS HABITADA DO PLANETA! sao mais de 13 milhões de pessoas vivendo nesse bioma hostil de pouca chuva vegetação formada por cactos e solo pedregoso! Ha cidades de médios e grandes porte na caatinga como Petrolina, Juazeiro, Juazeiro do Norte, Patos, Mossoró e a metrópole Fortaleza
Essa informação é contestada , tida como senso comum. Segundo vi numa live de doutores em climatologia e geomorfologia uma região semiárida na Índia é a mais habitada. E olha que lá tem mais de uma área semiárida. Imagina se somar todas.
13 milhões? Meu anjo tem muito mais viu.
Cadê vez mais seco aqui, eu tenho 28 anos e mudou muito des da minha infância. Isso me preocupa a longo praso
Tem locais virando deserto
Nordeste é a região com o maior número de climas do Brasil e biomas do Brasil. E caatinga não é deserto, e tanto que vc não mostrou nenhuma imagem da Caatinga, que é um bioma de mata baixa, que tem frutas e etc, e solo fértil.
Eu concordo com o que muita gente está dizendo que a caatinga não é deserto, mas a ideia que não existe deserto no Brasil também está meio desatualizada. Estudos recentes já mostram que existe sim uma área de deserto dentro do Brasil. E ele fala sobre isso no vídeo, acho que as pessoas que estão reclamando nem assistiram e vieram direto nos comentários.
Por que as regiões secas nos EUA, em Dubai e na Austrália são consideradas bonitas e glamurosas, enquanto as regiões secas do Brasil são consideradas feias? A caatinga é deslumbrante. É bonita seca e verde. Para mim, é o bioma mais bonito do BR
Deixa amigo eles não sabem o que estão perdendo, é bom que não vem pra cá pra poluir,O que dizer do vale do meu velho Chico e da chapada Diamantina encravada no centro da Bahia bem no meio do maravilhoso seminário Bahia,minha terra meu lugar aqui nasci e aqui será minha sepultura, melhor lugar do mundo para mim, Irecê Bahia Brasil chapada Diamantina Bahia Brasil.
Pq a mídia tradicional influenciou o imaginário das pessoas negativamente. E isso reflete até hoje como efeito colateral de sempre difamar o nordeste. Fazem de propósito para desunir o país.
Moro na região da caatinga e posso afirmar que na maioria das nuvens que passam no céu vem da direção do oceano
É um bioma "semiárido", ñ árido. A desertificação por mais que dê a entender sobre índices pluviométricos não é sobre isso (embora isso também fomente), é sobre ocupação de solo e o uso de forma que ele fica incapaz de conter vida e não tem tempo de recuperação.
O Seminário não é um bioma.
@@Luka-gu9xg Não, rapaz. É um bioma semiárido e não que o nome do bioma é semiárido, o bioma é a caatinga, e a caatinga é um bioma semiárido.
@@LP_1000 o semiárido tbm pega municípios do oeste baiano que o bioma é o cerrado como: Barreiras- ba que entrou no mapa do semiárido em 2018. Então não é um bioma
@@Luka-gu9xg plmds de Deus mano. Quem tá dizendo que semiárido é bioma? Lê dnv aí.
Muito bom de verdade, mora em João pessoa há 18 anos, e o que mais me chama a atenção é que em todos esses anos que moro aqui nunca foi preciso racionamento de água, porque apesar de ser no nordeste, João pessoa chove praticamente o ano inteiro; claro que nunca como na região sudeste onde morei por 31 anos e nunca vi o que é seca!!!
O Bioma de João Pessoa é Mata atlântica, não existe e nunca existiu seca na mata atlântica, nordeste é a região com o maior número de biomas e Climas do Brasil. E nunca faltou água, Apenas na caatinga( um dos 4 biomas da região )tem período de estiagem longo, tem seca em São Paulo, seca da Cantareira.
Como q é quase deserto? Se chove mil mm por ano , sao 5 6 meses verde 6 7 mais seco com as folhas no chao ,porem nao falta açude de grandes porte q transborda todo ano espalhados por todo nordeste.
Sei que esse bioma de minha terra é muito é linda. 🤗💕
A terra da caatinga só é seca, mas é muito fértil.
Há muito tempo nas aulas de geografia aprendi que o relevo era o principal fator responsável pelo semiárido e não as massas de ar. Havia a proposta de terraplanagem de planaltos do litoral do nordeste. Então, qual seria a solução? Transformar a região em fabr8cas da energia solar para a produção de hidrogênio verde?
Seco não! Semiárido. Aqui chove. Irregular e as vezes, muito!
Moro no Nordeste, vi vários erros nas informações, mas nem vou perder tempo em confrontar.
O que mais me incomoda no vídeo é o erro de chamar de "deserto", que é bem diferente disso. Por causa do aquecimento global, corre o risco de se tornar, mas é algo que ainda não aconteceu e não pode acontecer, se não, realmente não vai ter mais pra onde correr em relação a aquecimento global...
Eu moro na zona de transição entre a Caatinga e a mata, minha cidade é o meio entre esses dois Biomas.
A galera que não mora aqui ler o básico e acha que pode explicar sobre kk
Caatinga é semiárido e sua flora é adaptado ao clima que se torna muito verde no tempo de chuvas e é causado pelo planalto da borborema tbm, não só por esse fatores aí
Borborema não tem nada a ver irmão, o cisalhamento que é o vento que sopra a 3000 metros de altura que move as nuvens cumulus nimbus e muito mais alto que essa serra aí
Você ja viu em deserto prodizir milho, feijao, mamona etc..?
Essa é região de Irecê,que você está falando que é deserto.
Caatinga não é considerada um deserto eu já vi falar
Eu sou de rodelas na Bahia aqui o rio São Francisco tem um papel importante, muito irrigação, muita agricultura, nossa região é privilegiada com vasta abundância de água
Teria como explicar como funciona os lençóis maranhenses? Tipo deserto com água muito confuso
Nada a ver, ali são apenas dunas. Algo que existe até em Natal no RN.
há vídeo disso no TH-cam explicando
Sou aqui do Maranhão, e posso garantir que aqui é totalmente diferente e exclusivo, ou seja, não existe nada nem mesmo parecido em todo o mundo. @@jeffmesquita8237
Aqui é totalmente diferente @@jeffmesquita8237
Lençóis Maranhenses não é deserto.
Não é um deserto. Está se formando um agora por causa do desmatamento, no norte da Bahia e sertão do São Francisco em Pernambuco.
Eu moro nessa parte do Brasil👍
Lamento
Se vocês usarem a vosão 3D no Google Earh, vão percerber que a região de Minas, Bahia e Tocantins ou estava tudo debaixo d'agua ou era um lago com rios gigantes igual os Grandes Lagos canadenses, principalmente no extremo oeste da Bahia. Muitas veias e morros planos fazendo escadinha
No nordeste aconteceu o mesmo que esta acontecendo no Goiás. A gana desenfreada dos plantadores de cana de açúcar. Quando sugarem tudo de Goiás e Goiás virar o novo nordeste eles vão pra outro lugar. Triste que os goianos nem se importam com isso!
A caatinga descia até o Rio de Janeiro, ainda hoje em 2024 existe vestígios dela na Região dos Lagos onde pode se observar um bioma totalmente diferente de todos do Brasil a " Caatinga Fluminense " que guarda traços de mata atlântica e caatinga.
Faltou so usar imagens reais da Caatinga.
Esse canal é um patrimônio
Gostei muito do video. No entanto como estudante de geografia, fui ensinado que a região onde se localiza Caatinga é caracterizada por ser semiárida. Como regiões áridas podemos considerar os desertos, tanto os frios como os quentes, já que não há qualquer ocorrência de precipitação. No que toca a Caatinga, como o próprio video afirma, a precipitação média anual ronda os 300mm, o que ja é muito mais do que os desertos recebem durante o ano. Por isso acho que devemos tomar cuidado ao classificar a o bioma da Caatinga como árido.
Semiarido
Além de não ser um deserto, como muitos já falaram nos comentários, o bioma Caatinga é bem complexo apresentando em meio ao seu território antigos fragmentos de floresta úmida conhecidos como Brejos de Altitude, são remanescentes da época em que esse território já foi coberto pela mata atlântica e parte da floresta Amanzônica, tendo flora com componentes encontradas em ambas. O semi-árido possui rios perenes e temporários, além de considerável biodiversidade, portanto: não é um deserto. No interior de Alagoas, nas proximidades de São José da Tapera encontramos inclusive numerosas palmeiras que também são encontradas no bioma mata atlântica, o ouricuri (Syagrus coronata). Se existe um lugar lindo nesse mundo, é esse nosso sertão na época das chuvas, fica todo verdinho com neblinas ao amanhecer. A propósito, uma das legendas saiu com erro de ortografia: "Serrado" começa com "C", Cerrado. São pequenos erros, mas o vídeo é muito bom, embora pudesse ter incluído imagens da Caatinga. Poderia ser feita uma versão corrigida, caso o autor tenha interesse/tempo. Abraço!
0:06 Não é um bioma árido, é semiárido.
Faltou falar da influência do relevo regional nessa dinâmica, como a serra da borborema, a depressão sertneja e a serra da ibiapaba.
Com ele vamos ter quase todos os climas do mundo
Não há deserto no nordeste. Tem muitas informações equivocadas.Moro perto de Cabrobó, grande parte da região eh irrigado para produção agrícola.
Nos desertos de irsael também é tudo irrigado n tem nd haver umas coisa com a outra aí passa o rio São Francisco por isso tem irrigação, vai depender da chuva pra vc ver
Onde entra o desmatamento histórico nisso??
como que tá sendo transformado se aqui no Ceará tá fazendo muito frio ultimamente teve vida que bateu 11 graus
faz um video de possiveies soluçoes pfv
Reflorestação e chuvas artificiais
todo mundo se mudar de lá
A melhor solução seria plantar em grandes áreas, com árvores de grande porte e com verde exuberante, projetos de recuperação de todos os rios dessa região, fazer transposições, ter uma Lei que obrigasse cada município ter uma floresta, a área dessa floresta poderia ser definida com estudos
Não existe solução, porque esse clima é resultado de fatores geográficos, é natural da região. A única coisa que a gente pode fazer é termina a transposição do Rio São Francisco, pro povo do norte não sofrer com as secas.
@@dagobertosantosdeoliveira9546Tem seca no norte ?
Pois bem, nessa Caatinga existem grandes aquíferos. Outro dia assisti um documentário que o Egito, a China e Arábia Saudita e outros países estão acabando com a desertificação.
Use imagens da Caatinga no vídeo kkkkk o cara usando imagens do deserto americano
Tem projetos para reflorestar caatinga? Ajudar com plantas região, sera deixa assim msm
Não é deserto. É semi árido
Antes, parabéns pelo conteúdo . Cabe ressaltar que muitos pontos não conferem em total realidade.
A caatinga vive e cheia de vida o único bioma do mundo
A Caatinga não é um deserto!!! Possui um bioma seco, mas com uma riqueza enorme...
Rapaz eu nao sei que raios esses estudos parece ter um vieis de preconceito, porque sou nascido na caatinga tenho 48 anos já viários períodos de estiagem mais nunca vi uma área desértica na caatinga, pelo contrário o solo da caatinga se recupera com o tempo, um exemplo nos deixamos uma parte de nossas terras que tinha sido muito explorada pra criar pastagens e em alguns anos cerca de 10 anos virou uma mata fechada com juremas que deram mourao, é um absurdo quando eu escuto ah no sertão nao dar nada lá, aí vem alguém de fora aqui e a fartura que Deus manda pra nós
Isso mesmo, sou da mata atlântica do nordeste e sei disso, o solo da Caatinga é extremamente fértil, aponto de uma hora pra outra ficar tudo bem verde .
@@franciscorejaniofragosodas6266 É semiárido e ainda tem alguma chuva que possa cair e a caatinga é resistente. Se não fosse a amazônia o sudeste e centro oeste seriam deserto.
Um dos fatores para a falta de agua no sertão é o planalto da borborema, que impede que a chuva passe por ela e vá para o sertão, chovendo mais no litoral e agreste..m
Nasci no semi-árido.
A pronúncia correta é "CA-ÁTYNGA", a vogal A precisa ser pronunciada duas vezes.
O rio São Francisco é o maior rio 100% brasileiro. E não o 5⁰.
Cerrado e não "serrado".
O Ceará tem quase 100% do território dentro do seminário e é o estado com maior número de investimentos para reduzir os efeitos das secas.
Obrigado
De nada.
Mas ele não falou errado essa questão, meu caro. O rio São Fransisco é o maior rio 100% brasileiro, mas quando se leva em consideração rios com nascentes ou partes do seu curso em outros países, ele é apenas o QUINTO maior do Brasil. A fala foi corretíssima nesse quesito!
04:25 Serrado ou seria bioma Cerrado?
Sertão chovendo granizo, e o cara falando de deserto.
Por isso não, há desertos onde neva, sobretudo em altitudes.
@@TheJohnnyDiasFalou certo, em altitudes, a caatiga é quase no nível do mar em sua maior parte, logo esse seu conceito não se aplica.
@@fernandodiniz6029 acontece de chover no semiárido e no deserto também. Não é impossível só é menos comum.
As vezes neva no Saara, então esse teu argumento não é válido
@@GuilhermeAraujo04Pra quem conhece a Caatinga é, pra quem não conhece não.
Não tem nada a ver com deserto, isso é um equívoco. É o semi-árido, onde predomina a Caatinga: o bioma mais inóspito do mundo. Mas existe sim, um processo de desertificação em algumas regiões, mas distante de ser considerado um deserto, como o Saara, no continente africano, ou o Mojave, nos Estados Unidos.
Legal ver minha cidade ser citada no vídeo, sou de Rodelas-BA, acompanho seu canal há bastante tempo! 👏🏼
Sou da nona geração de portugueses da Região do Cisal e da Bacia do Jacuípe, na Bahia. Minha família é proprietária de terras há séculos nessa região. O fundador da cidade de Serrinha, que era meu antepassado, comprou uma quantidade inumerável de terras de Antônio Guedes de Brito, na época colonial. Minha família tem uma história muito arraigada à terra. As outras partes de minha família, também hoje possuem muitas terras. Acontece que o meu município e os circunvizinhos têm enfrentado uma realidade de enorme e desregulado desmatamento, que tem provocado secas locais contínuas e recorrentes, que têm impactado a produtividade das terras. Embora hoje não dependamos mais das terras, já que há três gerações a maioria de minha família migrou para áreas urbanas que oferecem melhores condições de vida, ainda sentimos os efeitos dessa devastação na questão patrimonial.
Até meu pai conta que viveu período de chuvas constantes e certas, e ainda que existissem secas, elas eram exceções à realidade. O desmatamento cresceu espantosamente na minha cidade, especialmente depois dos anos 80. De modo que eu, com 18 anos, não conheço nenhuma caatinga, exceto uma única área deixada por um de meus bisavôs. Essa área, inclusive, não é virgem, pois sofreu com queimadas pequenas ao longo dos anos e presença de alguns animais de criação. O clima foi de fato deteriorado e infelizmente eu muito provavelmente não conhecerei essa região como era novamente. E vale ressaltar que a caatinga de minha região não é essa tão árida e baixa, mas de árvores muito altas e com umidade relativamente mais alta que a de outras áreas.
Caatinga não é deserto e nem totalmente árido.
Quais sao as cidades da Caatinga ?
Enquanto o Egito aumenta aos poucos o delta do nilo. O Brasil provavelmente vai ser muito lento na recuperação de biomas.
No fim ninguém liga de verdade para essa questão o pantanal mesmo tá queimando e não tô vendo uma grande cobrança da população direcionada ao estado
Não tem o que recuperar, porque essa é o clima da região Norte. A transposição do rio São Francisco nunca foi feito pra melhorar o clima da região, mas pra ajudar a população com a seca
@@dagobertosantosdeoliveira9546 Norte? Eu acho que vc quis responder nordeste. Eu concordo com sua afirmação de que o clima dessa região sobre foi esse. Mas, afinal de contas, vc está respondendo a quem. Falaram apenas do Pantanal e do Egito
O Egito está usando muita água para isso, uma hora a água vai acabar.
@@dagobertosantosdeoliveira9546É um dos biomas da região e um dos climas, nordeste tem muitos climas e biomas.
Eu estou com a teoria de que essa narração é I.A.
Não é possível KKKKK