SAÍDA DE ABRAÃO: FÉ E DEPEDENCIA DE DEUS: Génesis 12:1

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 7 พ.ย. 2024
  • A partir da saída de Abraão começaram uma sucessão de erros e acertos. O primeiro erro foi levar Ló com ele (Abraão criava o seu sobrinho como um filho, e o desejo de ter o seu próprio herdeiro muitas vezes ficava abafado com o pensamento de que Ló poderia ser o seu herdeiro caso isso não acontecesse, era um “plano B”) As vezes o “plano B” é o motivo do ”plano A” não acontecer. Além disso Ló não tinha a mesma visão espiritual de Abraão que vamos ver mais para a frente.
    Deus foi guiando Abraão até chegar a terra de Canaã e ali fez uma promessa de que daria aquela terra a sua descedencia (mais tarde esse foi o lugar que o povo de Israel conquistou - A terra prometida) e diante dessa promessa temos a primeira menção de Altar na historia de Abraão. Daqui em diante iremos ver diversas vezes essa atitude da parte de Abraão de levantar um altar e sacrificar. (Só aqui nesses 4 versículos vemos Abraão levantando um altar em 2 ocasiões)
    Em seguida podemos ver mais um erro de Abraão. Vemos no versículo 1 que Deus disse para ele ir para um lugar que Ele iria mostrar! Aquela terra que ele estava (Canaã) era o lugar que Deus guiou. Depois dali, Deus não disse para ele ir a lugar nenhum, mas na primeira dificuldade que surgiu naquele lugar ele logo saiu do lugar que Deus havia colocado para ir a um lugar que ele achava que seria melhor!
    Será que Deus não sabia que haveria fome naquela terra aonde Ele mandou Abraão ir? Será que Deus não sabia da necessidade de Abraão e dos seus servos e animais? O que Deus esperava de Abraão naquele momento? Que Abraão levantasse outro altar para dizer: Senhor eu vim para esse lugar que o Senhor me mostrou para vir. Agora todos estão indo para o Egito. O Senhor quer que eu vá como eles estão indo, ou fique aqui e o Senhor irá me ajudar?
    Veja que um erro chama outro como diz em Salmos 42:7 Um abismo chama outro abismo. Quando Abraão desceu para o Egito contrariando a direção que Deus havia dado o primeiro sintoma desse erro foi a insegurança. No Egito ele corria mais risco do que a fome que tinha na terra onde ele estava.
    A vida da pessoa na Presença de Deus, tem lutas e muitos dissabores, mas longe da Presença Dele é muito pior
    Foi também no Egito que Sara conheceu uma serva egípcia chamada Agar que mais tarde também contribuiu para mais um erro de Abraão que vamos falar mais pra frente.
    A viagem para o Egito não abençoou ninguém. Nem Abraão, nem Sara, nem Ló, nem Faraó.
    No Egito não há nenhuma menção de Abraão ter levantado um altar. Coisa que aconteceu em todos os outros lugares que Abraão foi.
    Quase que Abraão colocava a perder tudo o que Deus havia “projetado” para ele. Pois se Faraó se recusasse devolver Sara, ou matasse um dos dois, como Deus iria cumprir as 7 promessas feitas a ele no versículo 2?
    Veja que Deus faz promessas, mas para ela se cumprirem depende da nossa obediência e dependência a Ele. Foi com esses erros que Abraão ia aprendendo. No caso de Abraão ele aprendeu, mas será que temos aprendido com os nossos erros? Quando a gente vê que Abraão levou 25 anos até nascer Isaque para se cumprir as promessas na vida dele, muitas vezes não entendemos porque tanto tempo, mas analisando a historia de Abraão podemos ver que levou tempo até aquele Abrão que saiu de Ur dos Caldeus pudesse se tornar o “Pai da Fé” o “Amigo de Deus!” E analisando a nossa vida, será que já não devíamos estar muito mais a frente do que estamos? Será que também não existem muitas promessas (inclusive do batismo com o Espirito Santo) que ainda não se cumpriram porque não alcançamos a condição espiritual que devíamos já ter alcançada?
    Do Egito Abraão voltou para Betel onde havia levantado um altar e ali invocou a Deus. Abraão recomeça sua jornada com Deus e Deus renova com ele sua aliança. Ele voltou para o lugar de onde nunca devia ter saído. Ele retorna cheio de bens mas com uma necessidade enorme de se consertar com Deus
    No Egito ele conquistou riquezas, mas essas riquezas não foram bençãos em sua vida porque não foi Deus que deu a ele e sim Faraó para amenizar a dor da perda da sua esposa. O Diabo age da mesma forma, enchendo a pessoa de conquistas para ela de alguma forma não sentir falta da presença de Deus! Faraó deu as riquezas mas levou a sua esposa. O diabo dá o prato de lentilhas mas lhe rouba a comunhão com Deus
    Tem gente que se afastou e diz: Está tudo bem! Olha pra minha vida como tudo está dando certo! Foi assim que o diabo quase enganou Abraão.
    O Egito (mundo) não abençoou Abraão (perdeu a esposa e perdeu com Deus), não abençoou Sara (que além de ter sido levada para o Harém de Faraó, tambem adquiriu uma serva egípcia - Agar que mais tarde foi a causa de divisão e tristeza ela) e nem Faraó (que foi afligido pela praga)! Quando falhamos na nossa obediência acabamos sofrendo e levamos os outros ao nosso redor a sofrerem tambem.

ความคิดเห็น •