Genesis merecia uma discografia comentada devido a sua importância tanto para o progressivo quanto para a música pop. Selling England by the Pound é o disco mais perfeito e atemporal da história. O canal está cada vez melhor.
!!! ROCK PROGRESSIVO BRASILEIRO !!! Cada álbum, uma viagem! Cena progressiva com a essência do rock brasileiro que nasceu da psicodelia!!! Expansão sonora! MUTANTES - O "A" E O "Z" (1973) MUTANTES - TUDO FOI FEITO PELO SOL (1974) SOM NOSSO DE CADA DIA - SNEGS (1974) O TERÇO - CRIATURAS DA NOITE (1975) A BOLHA - UM PASSO À FRENTE (1973) MÓDULO 1000 - NÃO FALE COM AS PAREDES (1972) TERRENO BALDIO - TERRENO BALDIO (1977) RECORDANDO O VALE DAS MAÇÃS - AS CRIANÇAS DA NOVA FLORESTA (1976) SOM IMAGINÁRIO - MATANÇA DO PORCO (1973) BIXO DA SEDA - ESTAÇÃO ELÉTRICA (1976) CASA DAS MÁQUINAS - LAR DAS MARAVILHAS (1975) BACAMARTE - DEPOIS DO FIM (1983) VIOLETA DE OUTONO - ESPECTRO (2012) E muuuitas outras!!! Ouçam!.. Destaque para OS MUTANTES, que nos 60 chegaram dichavando a quadrada música brasileira com aquelas guitarras monstruózas, trazendo psicodelia pura na experimentação de sons, acrescentando a erudita orquestração dos Beatles e, no início, adicionando a brasilidade tropicalista (fase que muita gente acha que se limitam Os Mutantes, sem imaginar o ROCK AND ROLL que eles fizeram nos 70 e a VIAGEM PROGRESSIVA dos caras após a saída da Rita Lee)... A cena rolou no underground, não tinha espaço na mídia, rádio, tv... Também não chega na grande massa hoje, que consome outro tipo de som... As vezes, quando falamos de rock brasileiro, as referências diretas são bandas dos 80, como Barão, Legião, Titãs e várias outras... Mas os anos 70 aqui foram pesados demais! Exploremos! O "A" E O "Z", a obra prima dos Mutantes, de 1973, com o gênio ARNALDO BAPTISTA no órgão Hammond, com seu irmão virtuose SÉRGIO DIAS na guitarra e com os monstros DINHO LEME na batera e LIMINHA no baixo, foi vetado pela gravadora careta que julgou o álbum como "não comercial"... (Achei que OAEOZ não seria citado, mas, ainda que brevemente, foi! Yes!!) O disco seguinte (já sem Arnaldo), TUDO FOI FEITO PELO SOL, lançado em 1974, foi um marco pro gênero por aqui, assim como SNEGS, do Som Nosso de Cada Dia, o CRIATURAS DA NOITE, dO Terço, e taãantos outros... Obrigado pelo ótimo vídeo e pelo ótimo canal! Abraço! PAZ
Zinhow Rafael, existiu em São Paulo (não sei se o cara era paulistano) um progressivo com gravações independentes mas que tinha grande influência do Pink Floyd entre outros... É a banda do "Marco Antônio Araújo Grupo", cujo Marco Antônio Araújo, já falecido, deixou uma preciosidade de elementos progressivos em suas gravaçôes. Deve ser cultuado pelo trabalho essencial no meio Rock Progressivo pois seu trabalho, embora de divulgação "zero" nas mídias da época dos anos 80, deveria ser levantado e, todo seu trabalho, remasterizado nos meios da mais nova geração de meios eletrônicos... se é que jã não foi. Abraço!
Meus 5 álbuns internacionais favoritos de progressivo são: - The Snow Goose (Camel) - Tubular Bells (Mike Oldfield) - Red (King Crimson) - In the land of grey and pink (Caravan) - Per un amico (Premiata Forneria Marconi) Nacionais são: - As Crianças da nova floresta (RVM) - A Matança do Porco (Som Imaginário) - Ave Sangria (Ave Sangria) - Milagre dos Peixes ao vivo (Milton) - Criaturas da Noite (O Terço)
Canal delicioso de assistir. Quem gosta de rock não tem melhor. Biofá sabe praticamente tudo de música, o que não sabe ele fala numa boa e o Luiz leva o programa com uma tranquilidade que fica tudo muito bom de assistir. Ótimo sempre.
Um dos melhores álbuns do Progressivo é o "The Court Of Crimson King" de 1969 da banda King Crimson... Inexplicável descrever o que sinto quando ouço esse disco.. Grande Robert Fripp
Lembrando que tem a Cena Carioca de Musica Progressiva que faz vários eventos. Fica dica Biofá! Meu sogro(batera Élcio Cafaro) toca num projeto chamado "ícones do progressivo" que faz altos showzaços tocando vários clássicos cabeçudos, com direito a flautinha e um cara com 3 teclados, gongo na batera, pacote completo. Tem a Caravana Escarlate e a Arquipélago aqui do rio que também são progressivera! Esqueceram do Violeta de Outono também! O Fabio do Violeta toca, ou tocava, com a banda Gong. Alias, ha 3 anos teve uma série de shows de progressivo de graça no CCBB que teve PFM, Carl Palmer entre outros. Só consegui ir no dia do Violeta e foi muito foda. :D
+Thiago Sousa Só por ser instrumental e por ser a última do disco é que eu considero uma faixa fraca, tal como por exemplo "The Call of Ktulu" de Ride the Lightning (Metallica) e "Los Endos" de A Trick of the Tail (Genesis). A verdade é que não acho que uma música 100% instrumental caia bem como um encerramento digno de um álbum clássico como o Hemispheres e os dois citados.
Entendo seu ponto de vista, mas o instrumental de La Villa Strangiato é extremamente complexo. Citado por músicos e críticos musicais com um dos melhores instrumentais de todos os tempos. Rush é daquelas bandas que se for fazer um disco de Hard Rock, Progressivo, New Wave anos 80, será muito bem feito.
Rock progressivo nasceu pela formação clássica dos músicos com Yes, Gênesis, Cream Crimeson, Gentle Giant, Pink, Rock progessivo ê antes de tudo som Lisérgico, teve muita influência das viagem dos músico com o LSD.
Sei que vcs são super conservadores, mas vou aqui fazer um bom trabalho à música boa. Steven Wilson é o grande nome do progressivo atual! Desde os tempos de Porcupine Tree, o cara já mandava muito bem, mas na carreira solo, ficou bem escancarado o talento do cara!
Pra mim o melhor momento do rock progressivo é o finalzinho de Can-Utility and the Coastliners do Genesis. Aquilo é incrível. 3 minutinhos de prog on fire, de tirar o fôlego
Eu nunca tinha ouvido o King Crimson. E com essa recomendação do Biofá chegou a hora. Soh tenho uma coisa pra dizer: CARAMBA EU TÔ FÃ!!! Que disco!!! Sem aquele viagem de tecladera chata. Eh guita, peso, melodia. OBRIGADO BIOFÁ!
Parabéns ! Não deixem o progressivo morrer, não deixe o progressivo acabar. RS,RS. Meu estilo de rock favorito, desde sempre. Muitos que criticam, fazem sem conhecer a diversidade do som, que vai de a a z. Fiquei feliz de ver que a maioria dos discos citados, eu conheço, e gosto muito. Ouçam Wishbone Ash. Inclassificável, pesado, melódico. Os três primeiros, são de ouvir na íntegra. Waterloo de 70 Bélgica, Aunt Mary da Noruega. E mais umas 200 bandas, RS,rs
Discordo ! Acho o rock progressivo um lixo, um dos piores subgêneros do rock, é um gênero musical complexo e cheio de técnicas instrumentais, mas complexidade não é sinônimo de qualidade.
@@gloyks Sinceramente, eu nunca li tanta merda na minha vida nessas poucas palavras ditas por vossa senhoria, eu espero que isso que você bostejou pelos dedos seja zoeira... caso contrário é a prova viva de que estamos no fundo do poço, por mais que o seu canal nos dá sinais de que seja um troll... ainda não é o suficiente para que eu possa acreditar que se trata de uma pessoa normal que gosta de fazer palhaçada com os outros, então vamos lá. Não importa se você discorda... a realidade é objetiva e independe da sua opinião para ser como ela é, você pode discordar que a terra é redonda... mas ela vai continuar sendo redonda e não há nada no mundo que vai fazer você mudar isso, exceto se você trocar o significado de redondo e plano. Da mesma forma esse raciocínio pode se aplicar na música, você pode discordar que o Rock Progressivo é um dos subgêneros mais ricos que existem... mas ele vai continuar sendo um subgênero de qualidade incontestável e um dos mais ricos, porque todos os princípios estéticos universais que se manifestam por meio da mera relação entre Melodia, Harmonia e Ritmo estão expressos nele sem desrespeitar a dinâmica entre esses três elementos que define a qualidade musical, logo sua afirmação é desprovida de lógica e não possuí fundamento objetivo além da sua mera opinião inculta, só resta você trocar a definição de "Ruim" por "Bom", é mais provável que você aprecie músicas de péssima qualidade e acha que é bom, mas quando ouve algo verdadeiramente Belo como o Prog acabe achando ruim, porque a excelência não agrada o seu paladar medíocre e horrível. O pior de tudo é que você mesmo se auto-refuta quando diz que o Rock Progressivo é um "lixo" mas ao mesmo tempo reconhece que é um estilo complexo e cheio de técnicas, "lixo" do ponto de vista artístico é a predominância de aspectos empobrecedores e a quase ausência de aspectos enriquecedores, se uma obra é complexa e cheia de técnica, logo não pode ser um lixo... porque a complexidade e a técnica se dá pela predominância de certos aspectos enriquecedores, nenhuma arte complexa é ruim, mas também não é necessariamente boa, uma vez que ela pode ter muitos aspectos negativos, mas jamais pode ser de péssima qualidade. Quando um jumento diz que Rock Progressivo é "lixo" e um dos piores subgêneros do Rock ele também diz que a obra de Bach, Mozart e Beethoven juntamente com toda a Música Folclórica e a Música Popular do século XX é lixo e o que tem de pior da música, pois o Rock Progressivo é a fusão dos pilares de todos esses compositores e Gêneros musicais citados, além do conteúdo lírico das bandas progressivas que faz referências a Filosofia e a Literatura Fantástica... se para você essas características são ruins ! eu não quero saber o que você considera bom, porque com certeza de bom não deve ter nada.
Respeito,mas nao concordo,acho que o Jazz Rock é mais rico,isso em termos de complexidade harmonica e melódica,o progressivo tem isso mas tem passagens chatas,e qualidade nao se da por complexidade somente,musica nao é só isso.
Excelente vídeo!!!Cara, eu estava com o coração apertado até o final, achando que vocês não iam citar o Jethro Tull, mas viraram o jogo aos 45min do segundo tempo... kkkkk.Adoro progressivo e estou com o Biofá, King Crimson é demais!!!Abraço.
Pink Floyd é um estilo de progressivo mais sombrio e obscuro, além de único. Ouça Ummagumma, A Saucerful of Secrets, Meddle, Atom Heart Mother e verá claramente que se trata de rock progressivo sim!!!
Existe uma passagem sobre Ian Anderson e musica brasileira que não sei se é lenda, meio verdade ou fato. Em uma de suas visitas Ian Anderson teria recebido de um jornalista, um cd ou uma fita com musicas do flautista brasileiro Altamiro Carrilho, dizem que o líder e dono do Jethro Tull, tempos depois teria agradecido ao jornalista dizendo que esse mostrou ao musico bretão que depois de ouvir Altamiro, chegou a conclusão de que como flautista, ele é mero tocador de flauta. Como esse meio existem muitas lendas e meias verdades, então fica a duvida do fato.
+Wellington Novato Pra mim o Supertramp começa com "Crime of the Century" e acaba com "Famous Last Words". Dentre estes 5 álbuns, a obra-prima talvez seja mesmo o "Breakfast in America".
@@igormaxwel6093 Quanto ao papo aí de cima, se o primeiro for o da flor na capa, achei bem meia boca. Acho que o Supertramp engrena mesmo com o Crime of the Century, que é apenas...perfeito, irretocável. Acho que a preferência depende da fase da vida. Já teve época em que achei o Crime o melhor de todos. Mas depois passei a achar o Breakfast. E não vou mudar mais. O Crime é mais sofisticado, mais elaborado, tem orquestra, cordas. O Breakfast é mais pop e mais direto. Bom, o Breakfast tem 10 músicas, e o Crime tem 8. No Breakfast, a única música q acho meia boca é a faixa-título. E no Breakfast tem as minhas duas preferidas dos caras: Gone Hollywood e Take the long way home. Gone Hollywood tem uma construção, com um crescendo, e um ápice num determinado ponto, em que há uma catarse instrumental, dá vontade de botar o volume estourando, que é um negócio que em poucas obras, incluindo clássicas, pude ouvir. É um negócio que dá um arrepio na espinha, como se isso fosse possível. A entrada do John Helliwell (sax) deu um toque característico e inconfundível ao som do grupo. Sou suspeito pra comentar, porque gosto muito dos caras. Dos discos com a formação clássica, acho o Even in the quietest moments "fraco" ( a faixa título e Babaji, no meu ver, arrastadas, destoam), mas o restante é perfeito. E o restante são só 5 músicas. Só por isso. Crisis não teve sucessos por aqui, mas é maneiro. Os caras tiveram uma fase mágica. O Roger saiu e fez um ótimo album de estréia, e um segundo álbum totalmente esquecível. E o Rick não conseguiu manter o pique depois q o Roger saiu. Ainda fez um album razoável pra bom (Brother where you bound), mas o Free as a bird (só a faixa título, bem legal, escapa), é, a meu ver, péssimo. A mistura do talento dos caras era maior que o talento individual somado. Uma química que funcionou.
@@GuilhermeSilva-rp2it Que história incrível, Gui... Para falar a verdade, eu gosto de todos os discos do Supertramp em sua fase clássica (do CotC ao Famous Last Words), e não vejo nenhum problema com isso. CotC é de fato um ótimo disco, mas ainda não era o grande estouro dos caras como foi o Breakfast anos depois. Os dois sucessores também são bons, cada um a seu modo, mas o Breakfast é o que mais mexe com minhas emoções não por ter sido o que mais fez sucesso, mas em especial por mostrar a coesão absurda que o grupo tinha nessa época. Hodgson e Davies funcionavam muito bem como parceiros e ambos tinham grandes músicas se complementando bem umas com as outras em um só disco. E os outros três membros também desempenhavam seus papéis muito bem. Sem dúvida o Supertramp foi uma banda que marcou época! Grande história, rapaz! Valeu d+!
Biofá e Luis Felipe, tem um álbum do Kansas ao vivo de 78 que é ótimo, vale a pena vcs ouvirem. Progressivo alemão recomendo Novalis, o álbum Brandung de 1977, italiano gosto do Premiata os álbuns Per un amico, storia di un minuto e lisola di niente. A banda Maxophone e seu álbum de 1975.. Argentino: Seru Giran La Grasa de las capitales. Nossa, é muita coisa...parabéns pelo vídeo, ótimo como sempre.
Nos últimos anos me aventurei a ouvir rock progressivo e mergulhar (e comprar) os álbuns dessas bandas pilares e de algumas também citadas. Concordo com Biofá. King Crimson tornou-se minha predileta, sendo que o Red e a faixa Starless, moram no coração. Outros 2 álbuns deles que amo de paixão e são menos falados chamam-se Islands e Lizard. A faixa título de Islands é de uma delicadeza e beleza como nunca ouvi. Gentle Giant é muito boa, multi instrumentistas, base formada pelos irmãos Schulman da Escócia. Meu predileto é o The Power and The Glory. Além das bandas citadas deixo como dica mais duas bandas e um álbum solo do Chris Squire: Triumvirat - Spartacus, seguidos dos excelentes dois primeiros. Nektar - Remember the Future, mas não deixe de ouvir o Down to Earth. Caravan - segundo ao sexto Chris Squire - Fish Out of Water, Tao bom quanto o s/t U.K., e também com a participação do monstro Bill Bruford.
Muito bom! Rock Progressivo é um dos meus estilos favoritos, até brinco considerando ele o estilo das frases de efeito hahaha. Knights of the Green Shield stamp and shout Close to the edge, just by a river hehehe Uma das minhas bandas favoritas também é o king crimson. Abraço!
Obrigado pelas dicas de álbuns. Gostaria de deixar um que não foi falado: Heavy Horses do Jethro Tull. Músicas maravilhosas e os caras tocando absurdamente.
O plano de Hendrix se juntar ao ELP não é conto da carochinha. Lembro de ter lido no próprio site do ELP. Quando eles estreiaram no festival da ilha e Wight Hendrix curtiu mto o som deles e daí alguém deu a ideia de colocar a guitarra. O Keith Emerson apesar de não gostar mto de tocar com guitarristas achou a ideia interessante devido ao virtuosismo do Hendrix que infelizmente morreu 1 mês depois do festival e o plano nunca foi posto em prática.
Sem contar que o Hendrix na época estava em busca de uma abordagem musical que fosse inovadora e com certeza deve ter se encantado com as extravagâncias do trio
Se eu for fazer um top 5 dos melhores discos do progressivo, seria assim: Genesis = Selling England by the Pound Pink Floyd = Wish You Were Here Yes = Tales from Topographic Oceans ELP = Brain Salad Surgery Jethro Tull = Thick as a Brick.
Banda Alemã ELOY. Pode ouvir Inside - 1973. Mas pode ouvir todos até o Ocean de 1977 (só conheço até ai hahahaha). Sério, pink floyd alemão. Escuta a primeira música do Inside e a do Ocean. Faltou falar do Focus! Amo progressivo, vai ter show do Renaissance dia 26/50, véspera do meu aniversario, no Vivo Rio. Vou escutar o disco do Genesis pq eu nunca ouvi, valeu pelas indicações mais uma vez! Escutem ELOY :)
Adorei o vídeo, pessoal! Vi muitos comentários questionando vocês por não terem mencionado Rush e outros sobre Pink Floyd não ser classificado como progressivo: ideia pra um próximo vídeo - bandas que não se encaixam em gêneros específicos (é o que eu acho dessas duas). Se já houver algum que aborde algo assim, desculpe...
Esse canal é demais! Parabéns! Poucos conseguem fazer vídeos tão longos sem ser massante e prolixo. Já sou fã! Sobre o tema, Pink Floyd, ao meu ver, é um subgênero próprio do rock. Se encaixam no subgênero Pink Floyd bandas como Moody Blues, Alan Parsons Project etc. King Crimson para mim é uma das maiores bandas de todos os tempos e um tanto quanto desvalorizada. Rush para mim é progressivo, e que puta banda! Super fucking Power trio! Geddy Lee destrói no baixo, Alex Lifeson na guitarra e Neil Peart dispensa qualquer comentário. Abraços!
Vídeo que sempre esperei por aqui, claro pelo amor que tenho pelo gênero vou questionar alguma coisa (rsrs), mas antes de qualquer coisa, agradeço enfim pelo vídeo e mesmo o que eu reclamar, farei, mas ainda assim compreendendo vocês. Já acho que a síntese sonora do que é o rock progressivo está em Close to the Edge (Apesar de amar o Fragile e quase toda a fase 70's, exceto Tormato), conceitual baseado em Siddharta, publicado em 1922 e escrito pelo alemão Hermann Hesse. O conceito gira em torno de algo como a busca do autoconhecimento como meio para se chegar à plenitude espiritual. Uma obra prima atemporal, e recomendada a qualquer um queira se aventurar com maior plenitude possível nesse universo musical complexo, criativo, mas acima de tudo, desafiador. Sobre a reinvenção ao pop, independente do sucesso que atingiram, acho que foi bastante fraca. Se o From Genesis do Revelation tivesse sido lançado por uma banda de pop da época, seria mais lembrado, mas na discografia do Genesis fica meio que desaparecido na discografia, pra muitos até algo inexistente. A saída que de fato marcou o início de uma grande guinada na banda foi do Steve Hackett e não do Peter Gabriel, pois esse de fato foi o cara mais progressivo da banda e seu disco de estreia acho infinitamente superior a tudo que a banda fez depois. Músico mais produtivo que já passou pelo grupo e que em 2017 lança o seu 25º de estúdio na carreira. Apesar de preferir o Foxtrot e o colocar tanto no auge progressivo quanto Selling England by the Pound, esse segundo é mais acessível falando a grosso modo, traz uma sonoridade mais amena por parte de todos os instrumentos. Teclados suaves e mais sutis e com uma presença maior de piano, guitarras menos agressivas e mais românticas, a bateria sempre bem encaixada, cadencia-se moderadamente também dando ao álbum uma tendência suave, o baixo é limpo e com ótimas variações. Negar que Pink Floyd é uma banda especialmente de rock progressivo como muitos fazem, tudo bem, isso eu também não acho. Isso nem mesmo bandas como Genesis, Yes, ELP entre outros são, afinal, depois dos anos 70 e seus momentos de obras grandiosas, o que não faltam são sons simplista e que se enquadram até mais dentro do pop/rock do que qualquer outra coisa. Pink Floyd pode ser uma banda mais dentro do rock psicodélico e ou space rock, mas com certeza com incursões de rock progressivo, basta ouvir, por exemplo, faixas como "Shine on you Crazy Diamond", "Echoes", "Dogs", "Pigs", "Sheep", "Atom Heart Mother", "Alan's Psychedelic Breakfast" e a maneira que são construídas, são músicas longas, os arranjos não tradicionais, possuem uso de sintetizadores e longas partes instrumentais (quando não são completamente instrumentais). De fato na música do Floyd não existe a complexidade em compassos e infinitas mudanças de andamentos, mas que a banda tem flerte com o rock progressivo em muitos momentos, isso ela tem. Só mais uma coisa, o fato de músicas longas também não deve ser crucial pra dizer se uma banda é ou não de rock progressivo. Exemplo disso é o Gentle Giant é que é uma das melhores bandas a surgir na época de ouro do estilo, mas não possuem uma faixa sequer que ultrapassam os 10:00, no máximo UMA apenas que passa dos 9:00 (Nothing At All) em toda a carreira. A lenda sobre o ELP e Hendrix simplesmente reza mesmo, isso realmente nunca existiu. Mas falando em Hendrix sempre digo que Keith Emerson é o Hendrix das teclas. Tarkus é uma música que já foi e ainda continua sendo objeto de estudo por parte de muitos estres que tentam entender melhor o que passam na cabeça daqueles três jovens. Mais de 20 minutos e dividida em sete partes, 'Eruption', 'Stones Of Years', 'Iconoclast', 'Mass', 'Manticore', 'Battlefield' e 'Aquatarkus', todas muito bem conectadas, coesas, onde três delas possuem vocais e são intercaladas com outras quatro instrumentais. Não eram apenas demonstrações de pura técnica, mas eram complexo e enigmáticos em seus quatro primeiros discos e que mesmo nunca mais conseguindo fazer algo do tipo, cravaram o nome da banda como uma das maiores da história do gênero. Que existem muitas obras essenciais dentro do universo do rock progressivo, isso é algo que ninguém discute. Mas e quando a dúvida é, “qual é o primeiro álbum? Quem deu ponta pé inicial em tudo?”. Quando falo isso, não falo de maneira genérica ou de forma apenas esboçada como falam em relação aos Beatles com, Sgt. Pepper's,,,, Pink Floyd com The Piper At The Gates Of Dawn ou Moody Blues com, Days of Future Passed, todos lançados em 1967. Mas sim, no sentido genuíno acerca de tudo que se espera de um álbum de prog rock, e pra mim, ninguém fez isso antes do King Crimson com o seu In the Court of the Crimson King. Considero uma das três bandas mais inventivas do rock progressivo e a que melhor soube passar pelos anos 80. Sensacional e apesar e amar o Red, meu preferido é essa estreia mesmo. Robert Wyatt é um cara sensacional, Soft Machine e os dois discos da Matching Mole (ambos lançados em 1972) são ótimos, carreira solo riquíssima, onde Rock Bottom eu chego a considerar o segundo melhor disco da cena Canterbury e um dos pelo menos 30 melhores de progressivo em geral em todos os tempos, mas ainda assim, algo pessoal demais e uma menção desse tamanho a ele e outras tão menores a bandas peso pesado eu achei meio equivocado. Acho que ele merecia menção honrosa e não outras que a tiveram (de qualquer maneira respeito e entendo vídeo). Mike Oldfield é sensacional e com certeza que Tubular Bells é o seu filho preferido por ser o mais popular (basta ver quantas versões surgiram durante os anos), mas em se tratando de sua obra mais grandiosa aí já é o Ommadawn. Uma obra verdadeiramente grandiosa, arrojada e desafiadora, ainda mais quando tem na sua liderança um multi-instrumentista de apenas 19 anos e praticamente desconhecido. Um disco histórico que serviu como excelente cartão de visita de Mike Oldfield para com o mundo da música. Apesar disso, quando se fala em Mike Oldfield gosto mais dos discos Hergest Ridge, Amarok e principalmente, Ommadawn, tendo esse último em janeiro de 2017 recebido uma continuação através de Return to Ommadawn (tocando também todos os instrumentos) e que com certeza já digo que será um dos melhores discos do ano. Van der Graaf Generator, banda que fez sucesso primeiro na Itália pra depois na Inglaterra é uma das outras que considero uma das mais inventivas da história do rock progressivo. Peter Hammil é de longe melhor letrista do gênero. Pawn Hearts é um dos grandes discos da banda e o último antes deles pararem por quatro anos (haviam lançado seus dois primeiros discos nos últimos dois anos), mas na volta em 1975 que trazem o que pra mim considero sua obra prima, Godbluff. Um álbum praticamente sem uso de guitarra (ou solos virtuosos de teclados pra supri-la) e ainda assim completo musicalmente e que sem sombra de dúvida pode ser colocado entre um dos discos fundamentais a qualquer amante de rock progressivo. Moody Blues por mais que eu goste, não acho que merecesse ser citada no vídeo, então acho que comentário sobre ela é irrelevante. Gentle Giant que é a outra entre as mais inventivas que faltava é dona de uma proeza entre as bandas de rock progressivo, que foi conseguir lançar incríveis oito álbuns excelentes ou bons em apenas seis anos. Vocês citaram o maravilhoso Octopus, eu cito o The Power and the Glory, um dos mais complexos e desafiadores trabalhos do Gentle Giant, cada faixa é bem posicionada e garante um prazer único ao ouvinte que se permite viajar em seu som. Cada membro contribui de maneira ímpar com o seu talento para a construção de um dos mais incríveis álbuns já criados. Banda de multi-instrumentista e vários vocalistas. Nenhum nome da cena progressiva desenvolvida na cidade britânica de Canterbury pode ser visto com tanta força como o Caravan. Sem sombra de dúvida que a banda mesmo com uma discografia até vista muitas vezes como fraca se analisar de modo geral, gravaram em “In the Land of Grey and Pink” o melhor disco da cena até hoje na opinião deste que vos escreve. Uma verdadeira estranheza musical Inglesa temperada com um pouco de capricho, exatamente o que a vertente pede, com muito rock progressivo, jazz e música psicodélica. Além desse completaria a trinca de ouro da banda através do If I Could Do It All Over Again, I'd Do It All Over You e o For Girls Who Grow Plump In The Night (citado pelo Luiz e que fecha a melhor fase da banda). Kansas é uma banda de cinco primeiros discos ótimos, gosto muito do citado Leftoverture (que trás a faixa que a série Supernatural fez ficar manjada, “Carry on Wayward Son”), mas gosto mais do disco seguinte de 1977, Point of Know Return. Como dica, a banda lançou ao passado o disco The Prelude Implicit, primeiro em 16 anos e pra mim o melhor desde o citado como meu preferido, Point of Know Return. Pra falar de ao menos mais uma banda americana de progressivo surgida nos anos 70 é a Happy The Man.
Sobre as indicações Krautrock do Biofá, foram ótimas, Amon Düül II (Yeti) melhor disco da banda pra mim assim como o também citado Future Days da Can. Renaissance é sensacional, Ashes Are Burning, Turn Of the Cards e Scheherazade And Other Stories (disco conceitual e meu preferido) são os ápices criativos de uma banda sensacional mesmo. Citar em um vídeo de rock progressivo o Camel como quase uma “nota de rodapé” é triste, mas querendo ou não compreensível por tudo explicado no começo, entendo vocês, mas ao invés de mencionar somete o Mirage, acho válido a trinca de ouro da banda, Mirage, The Snow Goose e Moonmadness. Jethro Tull dispensa maiores comentários, álbuns como Thick as a Brick, Minstrel In The Gallery, Aqualung, Heavy Horses, Stand Up, A Passion Play, Songs From The Wood, falam por si só, mas por exemplo, o disco citado pelo Biofá, Too Old To Rock 'n' Roll: Too Young To Die!, eu já acho bem mais ou menos, morno no máximo. Indicações: Antes e falar de álbum, como a Itália é o segundo maior celeiro de rock progressivo no mundo, nada melhor que indicar as principais bandas da terra da bota dos anos 70 (bandas que tem discos e não as infinitas que lançaram apenas um álbum). Premiata Forneria Marconi, Le Orme, Area e Banco Del Mutuo Socorsso. Discos: Focus - Hambuguer Concerto Khan - Space Shant Steve Hackett - Voyage of the Acolyte Eloy - OceanTriumvirat - Spartacus Harmonium - Si On Avait Besoin D'Une Cinquième Saison Sloche - Stadaconé Van der Graaf Generator - Godbluff Gentle Giant - o The Power and the Glory Hatfield And The North - Hatfield And The North No Brasil são grande nomes: Som Imaginário Bacamarte Terreno Baldio Casa das Maquinas (o álbum Lar de Maravilhas) Marco Antonio Araujo O Terço Som Nosso de Casa dia Saecula Saeculorum Mutantes (principalmente em Tudo Foi Feito Pelo Sol e O 'A' E O 'Z')
Focus, Premiata, Nektar, Eloy, triunvirat, mereciam ser mencionados. E não mencionar o disco Going for The One do Yes, onde ali esta a obra prima de todo universo do Rock progressivo: Awaken. Isto foi imperdoável. Abxx
+ghost sun Concordo quando falam que "Awaken" é a melhor música do Yes (até o próprio Jon Anderson reconhece isso), mas a minha preferida do Going for the One é a lindíssima "Turn of the Century". A verdade é que o Yes só fez coisa boa durante a década de 1970 inteira que é difícil escolher qual o melhor disco deles - o meu é o Topographic Oceans (podem me apedrejar, hehehehehehehe...).
Yes, Genesis e ELP tiveram mais renove e por isso, talvez, tenham mais respaldo para carregar a bandeira do prog, mas King Crimson está num outro patamar de criatividade, inovação, força artística, qualidade, etc. In The Court, Islands e Red sem dúvida estão entre os discos da minha vida
concordo plenamente com o Biofa, Pink Floyd não é progressivo é um estilo próprio, não tinham o virtuosismo de um yes mas ninguém conta uma história melhor que o Pink Floyd, faz uma musica de 23 min. parecer 5 min., enfim demais ,minha banda favorita...
Pink Floyd é progressivo sim... Basta pegar o " In The Court of The Crimson King", não tem virtuosismo nem nada que o fã clichê de prog acha q tenha, e msm assim esse álbum se n for o principal, é um dos principais do prog rock...
@@rogerfigueiredo3350 Que n tem virtuosismo é meio inverdade né man(vide a bateria em schizoid man e as flautas em i talked to the wind), mas de fato n é DE LONGE sua marca como o é pro YES.
@@starchild5261 nem acho... acho somente melodias bem trabalhadas e bem executadas! Caso queira um exemplo clássico de virtuosismo, assiste algum show do Gentle Giant, ali sim mata a pau qualquer banda (até mesmo o Yes) ahuehau. TMJ 🤘
O progressivo, ao meu ver, nasceu da necessidade de tornar os discos psicodélicos executáveis. Com o fim do movimento hippie os músicos de progressivo ficaram responsáveis por emular a espiritualidade musical, porém trazendo quilos de teoria musical de jazz, música erudita e blues. Ah, e minha banda predileta do gênero é Genesis - mais por ser a que mais conheço até o momento, embora venha transando o som do Yes ultimamente.
Rick Wakemann quem me mostrou foi o meu tio , por isso amo desde criança , ele era apaixonaod pelo Journey to the centre of the earth . eu tinha uns 8 anos e ele me dizia que cada musica era um lado do lp .
O Mirage do Camel é O disco pra quem quer se iniciar no mundo progressivo! Muito bem citado no final... Faltou falar da banda do ratinho: Triumvirat E pra finalizar, minha banda favorita: Genesis
PORRA, que DEMAIS! Sempre fico feliz com os vídeos, mas estes dois (jazz fusion e rock progressivo) foram os que mais pirei ao ver aqui! Meus estilos favoritos! Valeu galera! Biofá: Dê uma conferida numa PUTA banda francesa de prog: Magma!!! Abraço pra vcs!
+Thiago Barbosa Sua opinião, mas eu prefiro mais o Fragile do que o Close to the Edge. E meu disco favorito do Yes é o duplo Tales from Topographic Oceans. Não entendo por que muitos fãs não gostam deste álbum... Quatro longas suítes em quase uma hora e meia que parecem durar uns 40 minutos... TFTO é pra mim a "Nona Sinfonia" do Yes.
Não curto muito as comparações , porque cada um tem o seu valor . As bandas progressivas estão num patamar alto de conhecimento musical e poético . Minha banda de cabeceira é o Yes , porém admiro ELP , Rush , Genesis , O Terço , Bacamarte muito bem lembrada entre outras . Lamento o Neil Peart interromper sua carreira de baterista , devido as fortes dores nos braços que sempre nos proporcionaram momentos inesqueciveis , principalmente com seus solos . Keith Emerson também tocou seus teclados no sacrificio até bem pouco tempo antes de sua morte . Cest la vie .
Parabéns pelo vídeo! Sou fã de rock prog italiano e aconselho um dos melhores álbuns q já ouvi na vida. A banda siciliana se chama Malibran, e o álbum Le Porte del Silenzio. Existem outras bandas excelentes como PFM, Locanda delle Fate e Le Orme. Abs
Bom poderia dizer que faltou Rush, mas Rush foi uma banda que começou em 1974 com um disco de Hard Rock setentista, influenciados por Led Zeppelin, Cream e logo se transformaram numa banda de rock progressivo com discos maravilhosos. Depois mergulharam nos anos 80 com uma sonoridade mais voltada aos sintetizadores. Mesmo assim durante a era progressiva, gravaram discos que não devem nada a nenhuma banda inglesa. Recomento o A Farewell To King, Hemispheres e 2112. Poderia indicar Moving Pictures mas é chover no molhado.
Rush tem características do prog, mas também não encaixo como prog de fato. Acho que assim como pink floyd, rush é um gênero a parte por si só. É minha banda preferida, e não por coincidência o progressivo é meu gênero preferido. Os caras são bons o tempo inteiro, coisa que yes e Gênesis não conseguiram ser (aos meus ouvidos, claro)
O Rush segurou o Prog na raça entre 1976 e 1980, período da primeira baixa do gênero, enquanto outros grupos definhavam ou mudavam o padrão para sobreviver. Qualquer discussão sobre progressivo que se preze precisa levar esse fato em consideração
Curti muito essas bandas citadas. Era 74-75-76 por aí... shows inúmeros de rock, no MAM (Museu de Arte Moderna). Para contribuir, acrescentaria a banda holandesa FOCUS. Valeu!
Rock progressivo é o que há! Adoro esse gênero, e ainda hoje descubro novas pérolas. Vídeo muito completo. Pra quem ja conhce o genero, indicado bandas como Eloy, Premiata Forneria Marconi, o primeiro album solo do Chris Squire, entre outros mais desconhecidos. Recomendo também o blog Muro do Classic Rock, que tem muita coisa mais desconhecida do prog
Uma das últimas compras às cegas de discos que fiz foi um acerto danado!! Foxtrot Genesis Relayer YES On stage Raimbow Ummagumma Obscured by Clouds O disco da vaca (sempre esqueço o nome) Medlee!!!...
+Felipe Bento Pereira Gosto de vários discos do PF, mas acho que o AHM não é pra mim. Ouvi poucas vezes mas não gostei muito dele todo. Só pela capa mostrar uma vaca eu já não gosto mesmo assim. Me desculpe... Boa noite!!!
A lista é muito grande. Temos muitas bandas não só no Reino Unido, mas em muitos países. tais como: Eloy, Grobschinit, (Alemanha), Le orme, Banco, Loccanda delle Fate (ITA), Atoll (França), Modry Efekt (República Tcheca), Tako (Ioguslávia), Focus (Holanda) e outros mais.
Várias bandas tiveram uma obra mais extensa e consistente. Mas o Genesis, com a triade Foxtrot, Nursery Crime e Selling England by the Pound atingiram o ápice de qualidade musical.
Sem duvidas o melhor canal do you tube e a melhor dupla! Vcs me ajudaram a descobrir muito som diferente principalmente nos videos de anos da musica! Grande abraço!
Minha banda de progressivo preferida é o Pink Floyd e é claro que o Floyd é progressivo sim, porém, a sua maneira própria e unica de tocar. Dark Side of the Moon é o maior disco de progressivo e de qualquer outro estilo da história!!!
-------------------------- BANDAS/ARTISTAS E ÁLBUNS CITADOS NO VÍDEO --------------------------
4:28 - YES
* 5:30 - Fragile, 1971.
* 6:48 - Close To The Edge, 1972.
* 6:56 - Tales from Topographic Oceans, 1973
* 7:12 - Relayer, 1974.
* 7:35 - 90125, 1983.
7:54 - GENESIS
* 9:01 - Nursery Cryme, 1971.
* 9:08 - Foxtrot, 1972.
* 9:22 - Selling England by the Pound, 1973.
* 9:27 - The Lamb Lies Down on Broadway, 1974.
9:52 - PINK FLOYD
* 10:00 - The Piper at the Gates of Dawn, 1968.
13:00 - EMERSON, LAKE & PALMER
* 13:33 - Tarkus, 1971.
* 15:50 - Brain Salad Surgery, 1973.
18:02 - KING CRIMSON
* 19:35 - Starless and Bible Black, 1974.
* 19:39 - Larks' Tongues in Aspic, 1973.
* 19:41 - Red, 1974.
21:55 - ROBERT WYATT/SOFT MACHINE
23:23 - MIKE OLDFIELD
* 23:31 - Tubular Bells, 1973.
24:55 - VAN DER GRAAF GENERATOR
* 25:03 - Pawn Hearts, 1971.
25:47 - THE MOODY BLUES
* 26:00 - Days of Future Passed, 1967.
26:09 - GENTLE GIANT
* 26:15 - Octopus, 1972.
26:39 - CARAVAN
* 26:42 - For Girls Who Grow Plump in the Night, 1973.
* 26:50 - In The Land Of Grey And Pink, 1971.
27:19 - KANSAS
* 27:56 - Leftoverture, 1976.
28:11 - AMON DüüL II
* 28:19 - Yeti, 1970.
28:31 - RENAISSANCE
* Ashes Are Burning, 1973.
28:42 - U.K.
* U.K., 1978.
29:05 - CAMEL
* Mirage, 1974.
29:20 - CAN
* Future Days, 1973.
29:31 - JETHRO TULL
* 29:42 - Aqualung, 1971.
* 29:45 - Thick As a Brick, 1972.
* 30:24 - Too Old to Rock 'n' Roll: Too Young to Die!, 1976.
31:17 - BACAMARTE
31:24 - OS MUTANTES
* O A e o Z, 1973 (gravação) / 1992 (lançamento).
31:29 - O TERÇO
31:38 - ARRIGO BARNABÉ
31:41 - IVAN LINS
* Somos Todos Iguais Nesta Noite, 1977.
31:49 - MILTON NASCIMENTO
* Minas, 1975.
* Geraes, 1976.
INDICAÇÕES
Biofá - 32:22 - King Crimson - Red, 1974.
Luiz - 32:28 - Genesis - Foxtrot, 1972.
Sensacional!
Valeu!
caramba hauhaua que trabalho pra montar essa lista
Obrigada!
Genesis merecia uma discografia comentada devido a sua importância tanto para o progressivo quanto para a música pop. Selling England by the Pound é o disco mais perfeito e atemporal da história. O canal está cada vez melhor.
!!! ROCK PROGRESSIVO BRASILEIRO !!!
Cada álbum, uma viagem! Cena progressiva com a essência do rock brasileiro que nasceu da psicodelia!!! Expansão sonora!
MUTANTES - O "A" E O "Z" (1973)
MUTANTES - TUDO FOI FEITO PELO SOL (1974)
SOM NOSSO DE CADA DIA - SNEGS (1974)
O TERÇO - CRIATURAS DA NOITE (1975)
A BOLHA - UM PASSO À FRENTE (1973)
MÓDULO 1000 - NÃO FALE COM AS PAREDES (1972)
TERRENO BALDIO - TERRENO BALDIO (1977)
RECORDANDO O VALE DAS MAÇÃS - AS CRIANÇAS DA NOVA FLORESTA (1976)
SOM IMAGINÁRIO - MATANÇA DO PORCO (1973)
BIXO DA SEDA - ESTAÇÃO ELÉTRICA (1976)
CASA DAS MÁQUINAS - LAR DAS MARAVILHAS (1975)
BACAMARTE - DEPOIS DO FIM (1983)
VIOLETA DE OUTONO - ESPECTRO (2012)
E muuuitas outras!!! Ouçam!..
Destaque para OS MUTANTES, que nos 60 chegaram dichavando a quadrada música brasileira com aquelas guitarras monstruózas, trazendo psicodelia pura na experimentação de sons, acrescentando a erudita orquestração dos Beatles e, no início, adicionando a brasilidade tropicalista (fase que muita gente acha que se limitam Os Mutantes, sem imaginar o ROCK AND ROLL que eles fizeram nos 70 e a VIAGEM PROGRESSIVA dos caras após a saída da Rita Lee)...
A cena rolou no underground, não tinha espaço na mídia, rádio, tv... Também não chega na grande massa hoje, que consome outro tipo de som... As vezes, quando falamos de rock brasileiro, as referências diretas são bandas dos 80, como Barão, Legião, Titãs e várias outras... Mas os anos 70 aqui foram pesados demais! Exploremos!
O "A" E O "Z", a obra prima dos Mutantes, de 1973, com o gênio ARNALDO BAPTISTA no órgão Hammond, com seu irmão virtuose SÉRGIO DIAS na guitarra e com os monstros DINHO LEME na batera e LIMINHA no baixo, foi vetado pela gravadora careta que julgou o álbum como "não comercial"... (Achei que OAEOZ não seria citado, mas, ainda que brevemente, foi! Yes!!)
O disco seguinte (já sem Arnaldo), TUDO FOI FEITO PELO SOL, lançado em 1974, foi um marco pro gênero por aqui, assim como SNEGS, do Som Nosso de Cada Dia, o CRIATURAS DA NOITE, dO Terço, e taãantos outros...
Obrigado pelo ótimo vídeo e pelo ótimo canal! Abraço!
PAZ
Zinhow Rafael Mutantes a melhor banda de todos os tempos do Brasil, que infelizmente é muito subestimada pela mídia e pelo público
E oficina?
Zinhow Rafael tu é fã do canal tbm! ;)
Amo muito Mania de Ser, Cilindro Cônico e Vale Verde do Casas. Acho que se enquadram bem no estilo Progressivo
Zinhow Rafael, existiu em São Paulo (não sei se o cara era paulistano) um progressivo com gravações independentes mas que tinha grande influência do Pink Floyd entre outros... É a banda do "Marco Antônio Araújo Grupo", cujo Marco Antônio Araújo, já falecido, deixou uma preciosidade de elementos progressivos em suas gravaçôes. Deve ser cultuado pelo trabalho essencial no meio Rock Progressivo pois seu trabalho, embora de divulgação "zero" nas mídias da época dos anos 80, deveria ser levantado e, todo seu trabalho, remasterizado nos meios da mais nova geração de meios eletrônicos... se é que jã não foi. Abraço!
To viciado em Rock Progressivo.
Somos dois
Três
Quatro. Se tornou meu estilo favorito!
Progressivo é quase uma droga viciante. Começa a ouvir, nao para e nao consegue ouvir outros estilos. Hehehe
@@Foxtrot2112 o meu tbm hdggjgfhjggk
Meus 5 álbuns internacionais favoritos de progressivo são:
- The Snow Goose (Camel)
- Tubular Bells (Mike Oldfield)
- Red (King Crimson)
- In the land of grey and pink (Caravan)
- Per un amico (Premiata Forneria Marconi)
Nacionais são:
- As Crianças da nova floresta (RVM)
- A Matança do Porco (Som Imaginário)
- Ave Sangria (Ave Sangria)
- Milagre dos Peixes ao vivo (Milton)
- Criaturas da Noite (O Terço)
Valeu por colocar nacionais na sua lista. Vou ouvir, pois quase não conheço.
Quando o Biofá lança um ''Reza a lenda'' eu já racho o bico. Só história cabulosa AHSUASHAU
Canal delicioso de assistir. Quem gosta de rock não tem melhor. Biofá sabe praticamente tudo de música, o que não sabe ele fala numa boa e o Luiz leva o programa com uma tranquilidade que fica tudo muito bom de assistir. Ótimo sempre.
Um dos melhores álbuns do Progressivo é o "The Court Of Crimson King" de 1969 da banda King Crimson...
Inexplicável descrever o que sinto quando ouço esse disco..
Grande Robert Fripp
Fecho ctgo.
I Talked to the Wind uma das coisas mais lindas q já ouvi na vinda. Vc se sente bem dizer nos Campos Elíseos dhdjkdkd
concordo Mario,principalmente na parte final da musica epitaph.
Conheci esse álbum em fita k-7 na casa de uns primos, no início dos anos 80. Fera demais!
Esse álbum é fantástico!
Biofá deu uma voada ao não mencionar "In the Court of the Crimson King".
Lembrando que tem a Cena Carioca de Musica Progressiva que faz vários eventos. Fica dica Biofá! Meu sogro(batera Élcio Cafaro) toca num projeto chamado "ícones do progressivo" que faz altos showzaços tocando vários clássicos cabeçudos, com direito a flautinha e um cara com 3 teclados, gongo na batera, pacote completo. Tem a Caravana Escarlate e a Arquipélago aqui do rio que também são progressivera!
Esqueceram do Violeta de Outono também! O Fabio do Violeta toca, ou tocava, com a banda Gong.
Alias, ha 3 anos teve uma série de shows de progressivo de graça no CCBB que teve PFM, Carl Palmer entre outros. Só consegui ir no dia do Violeta e foi muito foda. :D
ÍCONES DO PROGRESSIVO É TOP
O meu álbum preferido é o Hemispheres, do Rush
Fantástico.
Hemispheres é bom, só que eu acho a faixa "La Villa Strangiato" a mais fraca.
Não sou muito fã do Rush, mas é de fato uma boa banda.
Igor Maxwel La Villa Strangiato a faixa mais fraca? Um dos melhores instrumentais da história da música. Se não for a melhor.
+Thiago Sousa Só por ser instrumental e por ser a última do disco é que eu considero uma faixa fraca, tal como por exemplo "The Call of Ktulu" de Ride the Lightning (Metallica) e "Los Endos" de A Trick of the Tail (Genesis). A verdade é que não acho que uma música 100% instrumental caia bem como um encerramento digno de um álbum clássico como o Hemispheres e os dois citados.
Entendo seu ponto de vista, mas o instrumental de La Villa Strangiato é extremamente complexo. Citado por músicos e críticos musicais com um dos melhores instrumentais de todos os tempos. Rush é daquelas bandas que se for fazer um disco de Hard Rock, Progressivo, New Wave anos 80, será muito bem feito.
Progressivo Brasileiro: Veludo, Vímana, A Barca do sol, Som Nosso de cada dia.
Renaissance e Jetrho Tull mereciam mais peso na resenha, duas grandes bandas de progressivo.
Criaturas da noite d’o Terço é muito bom, merece ser ouvido por mais gente
Rock progressivo nasceu pela formação clássica dos músicos com Yes, Gênesis, Cream Crimeson, Gentle Giant, Pink, Rock progessivo ê antes de tudo som Lisérgico, teve muita influência das viagem dos músico com o LSD.
Finalmenteeeeeeeeeeee!!!!!! adorei o video luiz, agora so falta discografia king crimson hahahaha
Eu amo Rock Progressivo Italiano! Premiata, Banco, Latte Miele, Area, Alphataurus, Capitolo 6, Le Orme, entre tantos outros
Sei que vcs são super conservadores, mas vou aqui fazer um bom trabalho à música boa. Steven Wilson é o grande nome do progressivo atual! Desde os tempos de Porcupine Tree, o cara já mandava muito bem, mas na carreira solo, ficou bem escancarado o talento do cara!
Egberto Gismonti merece uma discografia!
Pra mim o melhor momento do rock progressivo é o finalzinho de Can-Utility and the Coastliners do Genesis. Aquilo é incrível. 3 minutinhos de prog on fire, de tirar o fôlego
Eu nunca tinha ouvido o King Crimson. E com essa recomendação do Biofá chegou a hora.
Soh tenho uma coisa pra dizer: CARAMBA EU TÔ FÃ!!! Que disco!!!
Sem aquele viagem de tecladera chata. Eh guita, peso, melodia.
OBRIGADO BIOFÁ!
Biofá é cheio de achismos! "Por que Fragile?" "Porque é emblemático, é Yes", grande comentário!!!
Parabéns ! Não deixem o progressivo morrer, não deixe o progressivo acabar. RS,RS. Meu estilo de rock favorito, desde sempre. Muitos que criticam, fazem sem conhecer a diversidade do som, que vai de a a z. Fiquei feliz de ver que a maioria dos discos citados, eu conheço, e gosto muito. Ouçam Wishbone Ash. Inclassificável, pesado, melódico. Os três primeiros, são de ouvir na íntegra. Waterloo de 70 Bélgica, Aunt Mary da Noruega. E mais umas 200 bandas, RS,rs
Faltaram as bandas de outros países Europeus; Focus, PFM, Triumvirat, Eloy, Banco del Mutuo Soccorso...
PFM é muito foda. Queria muito ver eles falarem dela.
Feijó Fabiano Malibran, Locanda delle Fate, Le Orme...
carai, eloy é MT foda!
Exato Italia e Alemanha são tmb grandes celeiros do Rock progressivo.
Pessoas que conhecem ELOY
O prog é o membro mais rico musicalmente dá família do rock
Sem duvida alguma! E de forma disparada!
Discordo ! Acho o rock progressivo um lixo, um dos piores subgêneros do rock, é um gênero musical complexo e cheio de técnicas instrumentais, mas complexidade não é sinônimo de qualidade.
@@gloyks Sinceramente, eu nunca li tanta merda na minha vida nessas poucas palavras ditas por vossa senhoria, eu espero que isso que você bostejou pelos dedos seja zoeira... caso contrário é a prova viva de que estamos no fundo do poço, por mais que o seu canal nos dá sinais de que seja um troll... ainda não é o suficiente para que eu possa acreditar que se trata de uma pessoa normal que gosta de fazer palhaçada com os outros, então vamos lá.
Não importa se você discorda... a realidade é objetiva e independe da sua opinião para ser como ela é, você pode discordar que a terra é redonda... mas ela vai continuar sendo redonda e não há nada no mundo que vai fazer você mudar isso, exceto se você trocar o significado de redondo e plano.
Da mesma forma esse raciocínio pode se aplicar na música, você pode discordar que o Rock Progressivo é um dos subgêneros mais ricos que existem... mas ele vai continuar sendo um subgênero de qualidade incontestável e um dos mais ricos, porque todos os princípios estéticos universais que se manifestam por meio da mera relação entre Melodia, Harmonia e Ritmo estão expressos nele sem desrespeitar a dinâmica entre esses três elementos que define a qualidade musical, logo sua afirmação é desprovida de lógica e não possuí fundamento objetivo além da sua mera opinião inculta, só resta você trocar a definição de "Ruim" por "Bom", é mais provável que você aprecie músicas de péssima qualidade e acha que é bom, mas quando ouve algo verdadeiramente Belo como o Prog acabe achando ruim, porque a excelência não agrada o seu paladar medíocre e horrível.
O pior de tudo é que você mesmo se auto-refuta quando diz que o Rock Progressivo é um "lixo" mas ao mesmo tempo reconhece que é um estilo complexo e cheio de técnicas, "lixo" do ponto de vista artístico é a predominância de aspectos empobrecedores e a quase ausência de aspectos enriquecedores, se uma obra é complexa e cheia de técnica, logo não pode ser um lixo... porque a complexidade e a técnica se dá pela predominância de certos aspectos enriquecedores, nenhuma arte complexa é ruim, mas também não é necessariamente boa, uma vez que ela pode ter muitos aspectos negativos, mas jamais pode ser de péssima qualidade.
Quando um jumento diz que Rock Progressivo é "lixo" e um dos piores subgêneros do Rock ele também diz que a obra de Bach, Mozart e Beethoven juntamente com toda a Música Folclórica e a Música Popular do século XX é lixo e o que tem de pior da música, pois o Rock Progressivo é a fusão dos pilares de todos esses compositores e Gêneros musicais citados, além do conteúdo lírico das bandas progressivas que faz referências a Filosofia e a Literatura Fantástica... se para você essas características são ruins ! eu não quero saber o que você considera bom, porque com certeza de bom não deve ter nada.
Respeito,mas nao concordo,acho que o Jazz Rock é mais rico,isso em termos de complexidade harmonica e melódica,o progressivo tem isso mas tem passagens chatas,e qualidade nao se da por complexidade somente,musica nao é só isso.
@@The_DarkPoet Comeu com farinha
Excelente vídeo!!!Cara, eu estava com o coração apertado até o final, achando que vocês não iam citar o Jethro Tull, mas viraram o jogo aos 45min do segundo tempo... kkkkk.Adoro progressivo e estou com o Biofá, King Crimson é demais!!!Abraço.
Pink Floyd é um estilo de progressivo mais sombrio e obscuro, além de único. Ouça Ummagumma, A Saucerful of Secrets, Meddle, Atom Heart Mother e verá claramente que se trata de rock progressivo sim!!!
Existe uma passagem sobre Ian Anderson e musica brasileira que não sei se é lenda, meio verdade ou fato. Em uma de suas visitas Ian Anderson teria recebido de um jornalista, um cd ou uma fita com musicas do flautista brasileiro Altamiro Carrilho, dizem que o líder e dono do Jethro Tull, tempos depois teria agradecido ao jornalista dizendo que esse mostrou ao musico bretão que depois de ouvir Altamiro, chegou a conclusão de que como flautista, ele é mero tocador de flauta. Como esse meio existem muitas lendas e meias verdades, então fica a duvida do fato.
História interessante...
Minas e Geraes na lista... Adorei!!! Quero mais disso num vídeo de progressivo brasileiro!
Excelente gosto ,Ananda
YES,
GENESIS,
CAMEL,
EMERSON, LAKE & PALMER
GIANT GIANT,
KING KRIMSON,
FOCUS,
CAMEL, são as minhas bandas de rock progressivo...
Excelente!!!!!🎸🎹🎼
A propósito minhas bandas favoritas são Pink Floyd e Kansas, não sei se podem ser consideradas Progressivas mas flertam muito com o estilo.
o primeiro album do Supertramp é um progressivo bem interessante que merece ser ouvido...
+Talita Medeiros Sou mais o "Breakfast in America", já meu pai é apaixonado pelo "Crime of the Century"...
Talita Medeiros Sim, o primeiro é incrível. Tão raro, que não tem no TH-cam. Muitos fãs da banda não conhecem. Boa lembrança !
+Wellington Novato Pra mim o Supertramp começa com "Crime of the Century" e acaba com "Famous Last Words". Dentre estes 5 álbuns, a obra-prima talvez seja mesmo o "Breakfast in America".
@@igormaxwel6093 Quanto ao papo aí de cima, se o primeiro for o da flor na capa, achei bem meia boca. Acho que o Supertramp engrena mesmo com o Crime of the Century, que é apenas...perfeito, irretocável. Acho que a preferência depende da fase da vida. Já teve época em que achei o Crime o melhor de todos. Mas depois passei a achar o Breakfast. E não vou mudar mais. O Crime é mais sofisticado, mais elaborado, tem orquestra, cordas. O Breakfast é mais pop e mais direto. Bom, o Breakfast tem 10 músicas, e o Crime tem 8. No Breakfast, a única música q acho meia boca é a faixa-título. E no Breakfast tem as minhas duas preferidas dos caras: Gone Hollywood e Take the long way home. Gone Hollywood tem uma construção, com um crescendo, e um ápice num determinado ponto, em que há uma catarse instrumental, dá vontade de botar o volume estourando, que é um negócio que em poucas obras, incluindo clássicas, pude ouvir. É um negócio que dá um arrepio na espinha, como se isso fosse possível. A entrada do John Helliwell (sax) deu um toque característico e inconfundível ao som do grupo. Sou suspeito pra comentar, porque gosto muito dos caras. Dos discos com a formação clássica, acho o Even in the quietest moments "fraco" ( a faixa título e Babaji, no meu ver, arrastadas, destoam), mas o restante é perfeito. E o restante são só 5 músicas. Só por isso. Crisis não teve sucessos por aqui, mas é maneiro. Os caras tiveram uma fase mágica. O Roger saiu e fez um ótimo album de estréia, e um segundo álbum totalmente esquecível. E o Rick não conseguiu manter o pique depois q o Roger saiu. Ainda fez um album razoável pra bom (Brother where you bound), mas o Free as a bird (só a faixa título, bem legal, escapa), é, a meu ver, péssimo. A mistura do talento dos caras era maior que o talento individual somado. Uma química que funcionou.
@@GuilhermeSilva-rp2it Que história incrível, Gui... Para falar a verdade, eu gosto de todos os discos do Supertramp em sua fase clássica (do CotC ao Famous Last Words), e não vejo nenhum problema com isso. CotC é de fato um ótimo disco, mas ainda não era o grande estouro dos caras como foi o Breakfast anos depois. Os dois sucessores também são bons, cada um a seu modo, mas o Breakfast é o que mais mexe com minhas emoções não por ter sido o que mais fez sucesso, mas em especial por mostrar a coesão absurda que o grupo tinha nessa época. Hodgson e Davies funcionavam muito bem como parceiros e ambos tinham grandes músicas se complementando bem umas com as outras em um só disco. E os outros três membros também desempenhavam seus papéis muito bem. Sem dúvida o Supertramp foi uma banda que marcou época! Grande história, rapaz! Valeu d+!
Genesis com Peter Gabriel, Pink Floyd e Yes minhas favoritas lá fora. Aqui no Brasil a melhor banda foi O terço.
Biofá e Luis Felipe, tem um álbum do Kansas ao vivo de 78 que é ótimo, vale a pena vcs ouvirem. Progressivo alemão recomendo Novalis, o álbum Brandung de 1977, italiano gosto do Premiata os álbuns Per un amico, storia di un minuto e lisola di niente. A banda Maxophone e seu álbum de 1975.. Argentino: Seru Giran La Grasa de las capitales. Nossa, é muita coisa...parabéns pelo vídeo, ótimo como sempre.
Curtindo aqui agora o Crimson com Starless. Coisa mais linda !!!
progressivo brasileiro, indico Som nosso de cada dia e terço.....
Nos últimos anos me aventurei a ouvir rock progressivo e mergulhar (e comprar) os álbuns dessas bandas pilares e de algumas também citadas.
Concordo com Biofá. King Crimson tornou-se minha predileta, sendo que o Red e a faixa Starless, moram no coração. Outros 2 álbuns deles que amo de paixão e são menos falados chamam-se Islands e Lizard. A faixa título de Islands é de uma delicadeza e beleza como nunca ouvi.
Gentle Giant é muito boa, multi instrumentistas, base formada pelos irmãos Schulman da Escócia. Meu predileto é o The Power and The Glory.
Além das bandas citadas deixo como dica mais duas bandas e um álbum solo do Chris Squire:
Triumvirat - Spartacus, seguidos dos excelentes dois primeiros.
Nektar - Remember the Future, mas não deixe de ouvir o Down to Earth.
Caravan - segundo ao sexto
Chris Squire - Fish Out of Water, Tao bom quanto o s/t U.K., e também com a participação do monstro Bill Bruford.
GENTLE GIANT, a melhor de todas citadas
Muito bom! Rock Progressivo é um dos meus estilos favoritos, até brinco considerando ele o estilo das frases de efeito hahaha.
Knights of the Green Shield stamp and shout
Close to the edge, just by a river hehehe
Uma das minhas bandas favoritas também é o king crimson. Abraço!
Meeeeeeu Deeeeeus! Eu esperei tanto por esse dia.
Obrigado pelas dicas de álbuns. Gostaria de deixar um que não foi falado: Heavy Horses do Jethro Tull. Músicas maravilhosas e os caras tocando absurdamente.
Também gosto do supertramp inglesa e Eloy Alemã.
Canal de música sensacional.
YES YES YES
Tudo foi feito pelo sol é um PUTA disco de Rock Progressivo brasileiro, Sérgio Dias é mestre!
Em 93, 94 o Rick Weakman fez um show em um estacionamento de s shopping aqui em BH. Top 10 de arrependimentos da vida de não ter ido...
O plano de Hendrix se juntar ao ELP não é conto da carochinha. Lembro de ter lido no próprio site do ELP. Quando eles estreiaram no festival da ilha e Wight Hendrix curtiu mto o som deles e daí alguém deu a ideia de colocar a guitarra. O Keith Emerson apesar de não gostar mto de tocar com guitarristas achou a ideia interessante devido ao virtuosismo do Hendrix que infelizmente morreu 1 mês depois do festival e o plano nunca foi posto em prática.
Imagina o q sairia!! Penso com tristeza nao ter acontecido.
Sem contar que o Hendrix na época estava em busca de uma abordagem musical que fosse inovadora e com certeza deve ter se encantado com as extravagâncias do trio
Li uma vez que King Crimson era a banda que o Jimi Hendrix mais se impressiova.
@@ivonetebelodecarvalho6643 realmente o KC estava em outro nível, a primeira banda a romper totalmente com a tradição do Blues q imperava na época
Jethro Tull é um dos pilares mesmo. Assisti dois shows deles (2004 e 2007). Sensacionais
Se eu for fazer um top 5 dos melhores discos do progressivo, seria assim:
Genesis = Selling England by the Pound
Pink Floyd = Wish You Were Here
Yes = Tales from Topographic Oceans
ELP = Brain Salad Surgery
Jethro Tull = Thick as a Brick.
Pink Floid é Pink Floid!!
Genesis fase Peter Gabriel é imbátivel, mas saindo da Inglaterra, Eloy na Alemanha, PFM na Itália, Focus na Holanda são magistrais!!!
aaeeeee
fiquei quase 1 ano esperando por essa conversa de botequim :)
Curto a vossa onda, a vossa amizade. Curto o que aprendo, relembro e conheço graças às vossas conversas. Abraço
Fragile do Yes e Trilogy do ELP são os melhores pra mim
Banda Alemã ELOY. Pode ouvir Inside - 1973. Mas pode ouvir todos até o Ocean de 1977 (só conheço até ai hahahaha). Sério, pink floyd alemão. Escuta a primeira música do Inside e a do Ocean.
Faltou falar do Focus! Amo progressivo, vai ter show do Renaissance dia 26/50, véspera do meu aniversario, no Vivo Rio. Vou escutar o disco do Genesis pq eu nunca ouvi, valeu pelas indicações mais uma vez!
Escutem ELOY :)
Adorei o vídeo, pessoal! Vi muitos comentários questionando vocês por não terem mencionado Rush e outros sobre Pink Floyd não ser classificado como progressivo: ideia pra um próximo vídeo - bandas que não se encaixam em gêneros específicos (é o que eu acho dessas duas). Se já houver algum que aborde algo assim, desculpe...
Esse canal é demais! Parabéns! Poucos conseguem fazer vídeos tão longos sem ser massante e prolixo. Já sou fã! Sobre o tema, Pink Floyd, ao meu ver, é um subgênero próprio do rock. Se encaixam no subgênero Pink Floyd bandas como Moody Blues, Alan Parsons Project etc. King Crimson para mim é uma das maiores bandas de todos os tempos e um tanto quanto desvalorizada. Rush para mim é progressivo, e que puta banda! Super fucking Power trio! Geddy Lee destrói no baixo, Alex Lifeson na guitarra e Neil Peart dispensa qualquer comentário. Abraços!
Vídeo que sempre esperei por aqui, claro pelo amor que tenho pelo gênero vou questionar alguma coisa (rsrs), mas antes de qualquer coisa, agradeço enfim pelo vídeo e mesmo o que eu reclamar, farei, mas ainda assim compreendendo vocês.
Já acho que a síntese sonora do que é o rock progressivo está em Close to the Edge (Apesar de amar o Fragile e quase toda a fase 70's, exceto Tormato), conceitual baseado em Siddharta, publicado em 1922 e escrito pelo alemão Hermann Hesse. O conceito gira em torno de algo como a busca do autoconhecimento como meio para se chegar à plenitude espiritual. Uma obra prima atemporal, e recomendada a qualquer um queira se aventurar com maior plenitude possível nesse universo musical complexo, criativo, mas acima de tudo, desafiador. Sobre a reinvenção ao pop, independente do sucesso que atingiram, acho que foi bastante fraca.
Se o From Genesis do Revelation tivesse sido lançado por uma banda de pop da época, seria mais lembrado, mas na discografia do Genesis fica meio que desaparecido na discografia, pra muitos até algo inexistente. A saída que de fato marcou o início de uma grande guinada na banda foi do Steve Hackett e não do Peter Gabriel, pois esse de fato foi o cara mais progressivo da banda e seu disco de estreia acho infinitamente superior a tudo que a banda fez depois. Músico mais produtivo que já passou pelo grupo e que em 2017 lança o seu 25º de estúdio na carreira. Apesar de preferir o Foxtrot e o colocar tanto no auge progressivo quanto Selling England by the Pound, esse segundo é mais acessível falando a grosso modo, traz uma sonoridade mais amena por parte de todos os instrumentos. Teclados suaves e mais sutis e com uma presença maior de piano, guitarras menos agressivas e mais românticas, a bateria sempre bem encaixada, cadencia-se moderadamente também dando ao álbum uma tendência suave, o baixo é limpo e com ótimas variações.
Negar que Pink Floyd é uma banda especialmente de rock progressivo como muitos fazem, tudo bem, isso eu também não acho. Isso nem mesmo bandas como Genesis, Yes, ELP entre outros são, afinal, depois dos anos 70 e seus momentos de obras grandiosas, o que não faltam são sons simplista e que se enquadram até mais dentro do pop/rock do que qualquer outra coisa. Pink Floyd pode ser uma banda mais dentro do rock psicodélico e ou space rock, mas com certeza com incursões de rock progressivo, basta ouvir, por exemplo, faixas como "Shine on you Crazy Diamond", "Echoes", "Dogs", "Pigs", "Sheep", "Atom Heart Mother", "Alan's Psychedelic Breakfast" e a maneira que são construídas, são músicas longas, os arranjos não tradicionais, possuem uso de sintetizadores e longas partes instrumentais (quando não são completamente instrumentais). De fato na música do Floyd não existe a complexidade em compassos e infinitas mudanças de andamentos, mas que a banda tem flerte com o rock progressivo em muitos momentos, isso ela tem. Só mais uma coisa, o fato de músicas longas também não deve ser crucial pra dizer se uma banda é ou não de rock progressivo. Exemplo disso é o Gentle Giant é que é uma das melhores bandas a surgir na época de ouro do estilo, mas não possuem uma faixa sequer que ultrapassam os 10:00, no máximo UMA apenas que passa dos 9:00 (Nothing At All) em toda a carreira.
A lenda sobre o ELP e Hendrix simplesmente reza mesmo, isso realmente nunca existiu. Mas falando em Hendrix sempre digo que Keith Emerson é o Hendrix das teclas. Tarkus é uma música que já foi e ainda continua sendo objeto de estudo por parte de muitos estres que tentam entender melhor o que passam na cabeça daqueles três jovens. Mais de 20 minutos e dividida em sete partes, 'Eruption', 'Stones Of Years', 'Iconoclast', 'Mass', 'Manticore', 'Battlefield' e 'Aquatarkus', todas muito bem conectadas, coesas, onde três delas possuem vocais e são intercaladas com outras quatro instrumentais. Não eram apenas demonstrações de pura técnica, mas eram complexo e enigmáticos em seus quatro primeiros discos e que mesmo nunca mais conseguindo fazer algo do tipo, cravaram o nome da banda como uma das maiores da história do gênero.
Que existem muitas obras essenciais dentro do universo do rock progressivo, isso é algo que ninguém discute. Mas e quando a dúvida é, “qual é o primeiro álbum? Quem deu ponta pé inicial em tudo?”. Quando falo isso, não falo de maneira genérica ou de forma apenas esboçada como falam em relação aos Beatles com, Sgt. Pepper's,,,, Pink Floyd com The Piper At The Gates Of Dawn ou Moody Blues com, Days of Future Passed, todos lançados em 1967. Mas sim, no sentido genuíno acerca de tudo que se espera de um álbum de prog rock, e pra mim, ninguém fez isso antes do King Crimson com o seu In the Court of the Crimson King. Considero uma das três bandas mais inventivas do rock progressivo e a que melhor soube passar pelos anos 80. Sensacional e apesar e amar o Red, meu preferido é essa estreia mesmo.
Robert Wyatt é um cara sensacional, Soft Machine e os dois discos da Matching Mole (ambos lançados em 1972) são ótimos, carreira solo riquíssima, onde Rock Bottom eu chego a considerar o segundo melhor disco da cena Canterbury e um dos pelo menos 30 melhores de progressivo em geral em todos os tempos, mas ainda assim, algo pessoal demais e uma menção desse tamanho a ele e outras tão menores a bandas peso pesado eu achei meio equivocado. Acho que ele merecia menção honrosa e não outras que a tiveram (de qualquer maneira respeito e entendo vídeo).
Mike Oldfield é sensacional e com certeza que Tubular Bells é o seu filho preferido por ser o mais popular (basta ver quantas versões surgiram durante os anos), mas em se tratando de sua obra mais grandiosa aí já é o Ommadawn. Uma obra verdadeiramente grandiosa, arrojada e desafiadora, ainda mais quando tem na sua liderança um multi-instrumentista de apenas 19 anos e praticamente desconhecido. Um disco histórico que serviu como excelente cartão de visita de Mike Oldfield para com o mundo da música. Apesar disso, quando se fala em Mike Oldfield gosto mais dos discos Hergest Ridge, Amarok e principalmente, Ommadawn, tendo esse último em janeiro de 2017 recebido uma continuação através de Return to Ommadawn (tocando também todos os instrumentos) e que com certeza já digo que será um dos melhores discos do ano.
Van der Graaf Generator, banda que fez sucesso primeiro na Itália pra depois na Inglaterra é uma das outras que considero uma das mais inventivas da história do rock progressivo. Peter Hammil é de longe melhor letrista do gênero. Pawn Hearts é um dos grandes discos da banda e o último antes deles pararem por quatro anos (haviam lançado seus dois primeiros discos nos últimos dois anos), mas na volta em 1975 que trazem o que pra mim considero sua obra prima, Godbluff. Um álbum praticamente sem uso de guitarra (ou solos virtuosos de teclados pra supri-la) e ainda assim completo musicalmente e que sem sombra de dúvida pode ser colocado entre um dos discos fundamentais a qualquer amante de rock progressivo.
Moody Blues por mais que eu goste, não acho que merecesse ser citada no vídeo, então acho que comentário sobre ela é irrelevante.
Gentle Giant que é a outra entre as mais inventivas que faltava é dona de uma proeza entre as bandas de rock progressivo, que foi conseguir lançar incríveis oito álbuns excelentes ou bons em apenas seis anos. Vocês citaram o maravilhoso Octopus, eu cito o The Power and the Glory, um dos mais complexos e desafiadores trabalhos do Gentle Giant, cada faixa é bem posicionada e garante um prazer único ao ouvinte que se permite viajar em seu som. Cada membro contribui de maneira ímpar com o seu talento para a construção de um dos mais incríveis álbuns já criados. Banda de multi-instrumentista e vários vocalistas.
Nenhum nome da cena progressiva desenvolvida na cidade britânica de Canterbury pode ser visto com tanta força como o Caravan. Sem sombra de dúvida que a banda mesmo com uma discografia até vista muitas vezes como fraca se analisar de modo geral, gravaram em “In the Land of Grey and Pink” o melhor disco da cena até hoje na opinião deste que vos escreve. Uma verdadeira estranheza musical Inglesa temperada com um pouco de capricho, exatamente o que a vertente pede, com muito rock progressivo, jazz e música psicodélica. Além desse completaria a trinca de ouro da banda através do If I Could Do It All Over Again, I'd Do It All Over You e o For Girls Who Grow Plump In The Night (citado pelo Luiz e que fecha a melhor fase da banda).
Kansas é uma banda de cinco primeiros discos ótimos, gosto muito do citado Leftoverture (que trás a faixa que a série Supernatural fez ficar manjada, “Carry on Wayward Son”), mas gosto mais do disco seguinte de 1977, Point of Know Return. Como dica, a banda lançou ao passado o disco The Prelude Implicit, primeiro em 16 anos e pra mim o melhor desde o citado como meu preferido, Point of Know Return. Pra falar de ao menos mais uma banda americana de progressivo surgida nos anos 70 é a Happy The Man.
Sobre as indicações Krautrock do Biofá, foram ótimas, Amon Düül II (Yeti) melhor disco da banda pra mim assim como o também citado Future Days da Can. Renaissance é sensacional, Ashes Are Burning, Turn Of the Cards e Scheherazade And Other Stories (disco conceitual e meu preferido) são os ápices criativos de uma banda sensacional mesmo. Citar em um vídeo de rock progressivo o Camel como quase uma “nota de rodapé” é triste, mas querendo ou não compreensível por tudo explicado no começo, entendo vocês, mas ao invés de mencionar somete o Mirage, acho válido a trinca de ouro da banda, Mirage, The Snow Goose e Moonmadness.
Jethro Tull dispensa maiores comentários, álbuns como Thick as a Brick, Minstrel In The Gallery, Aqualung, Heavy Horses, Stand Up, A Passion Play, Songs From The Wood, falam por si só, mas por exemplo, o disco citado pelo Biofá, Too Old To Rock 'n' Roll: Too Young To Die!, eu já acho bem mais ou menos, morno no máximo.
Indicações:
Antes e falar de álbum, como a Itália é o segundo maior celeiro de rock progressivo no mundo, nada melhor que indicar as principais bandas da terra da bota dos anos 70 (bandas que tem discos e não as infinitas que lançaram apenas um álbum). Premiata Forneria Marconi, Le Orme, Area e Banco Del Mutuo Socorsso.
Discos:
Focus - Hambuguer Concerto
Khan - Space Shant
Steve Hackett - Voyage of the Acolyte
Eloy - OceanTriumvirat - Spartacus
Harmonium - Si On Avait Besoin D'Une Cinquième Saison
Sloche - Stadaconé
Van der Graaf Generator - Godbluff
Gentle Giant - o The Power and the Glory
Hatfield And The North - Hatfield And The North
No Brasil são grande nomes:
Som Imaginário
Bacamarte
Terreno Baldio
Casa das Maquinas (o álbum Lar de Maravilhas)
Marco Antonio Araujo
O Terço
Som Nosso de Casa dia
Saecula Saeculorum
Mutantes (principalmente em Tudo Foi Feito Pelo Sol e O 'A' E O 'Z')
Vídeo indispensável. O Rock Progressivo faz parte da minha vida.
King Crimson starless é a melhor música de todos os tempos em qualquer gênero.
pooo quero ver logo vcs falando desse gênero lindo que considero pakas
Focus, Premiata, Nektar, Eloy, triunvirat, mereciam ser mencionados. E não mencionar o disco Going for The One do Yes, onde ali esta a obra prima de todo universo do Rock progressivo: Awaken. Isto foi imperdoável.
Abxx
+ghost sun Concordo quando falam que "Awaken" é a melhor música do Yes (até o próprio Jon Anderson reconhece isso), mas a minha preferida do Going for the One é a lindíssima "Turn of the Century". A verdade é que o Yes só fez coisa boa durante a década de 1970 inteira que é difícil escolher qual o melhor disco deles - o meu é o Topographic Oceans (podem me apedrejar, hehehehehehehe...).
@@igormaxwel6093 Realmente otimos discos na década de 70. E turn of the century, é outra obra prima. Abços Igor vlw.
+ghost sun De nada, cara! Te mando outro abração e viva a boa música!
Yes, Genesis e ELP tiveram mais renove e por isso, talvez, tenham mais respaldo para carregar a bandeira do prog, mas King Crimson está num outro patamar de criatividade, inovação, força artística, qualidade, etc. In The Court, Islands e Red sem dúvida estão entre os discos da minha vida
Pouca gente sabe mas o lulu santos e o lobão tiveram uma banda de rock progressiva chamada Vímana, mto bom, recomendo!
Adorei o vídeo,,parabéns,não sou tarado,mas ficaram de fora,Supertramp,Azymuth,Casa das máquinas.......valeu
Magma!!!!
concordo plenamente com o Biofa, Pink Floyd não é progressivo é um estilo próprio, não tinham o virtuosismo de um yes mas ninguém conta uma história melhor que o Pink Floyd, faz uma musica de 23 min. parecer 5 min., enfim demais ,minha banda favorita...
Paulo Rafael Lamim pó se o progressivo tver outro nome seria Pink Floyd.. isso dz tdo
Pink Floyd é progressivo sim... Basta pegar o " In The Court of The Crimson King", não tem virtuosismo nem nada que o fã clichê de prog acha q tenha, e msm assim esse álbum se n for o principal, é um dos principais do prog rock...
É progressivo. Porém tb é muito mais
@@rogerfigueiredo3350 Que n tem virtuosismo é meio inverdade né man(vide a bateria em schizoid man e as flautas em i talked to the wind), mas de fato n é DE LONGE sua marca como o é pro YES.
@@starchild5261 nem acho... acho somente melodias bem trabalhadas e bem executadas! Caso queira um exemplo clássico de virtuosismo, assiste algum show do Gentle Giant, ali sim mata a pau qualquer banda (até mesmo o Yes) ahuehau. TMJ 🤘
O progressivo, ao meu ver, nasceu da necessidade de tornar os discos psicodélicos executáveis. Com o fim do movimento hippie os músicos de progressivo ficaram responsáveis por emular a espiritualidade musical, porém trazendo quilos de teoria musical de jazz, música erudita e blues.
Ah, e minha banda predileta do gênero é Genesis - mais por ser a que mais conheço até o momento, embora venha transando o som do Yes ultimamente.
Rick Wakemann quem me mostrou foi o meu tio , por isso amo desde criança , ele era apaixonaod pelo Journey to the centre of the earth . eu tinha uns 8 anos e ele me dizia que cada musica era um lado do lp .
O Mirage do Camel é O disco pra quem quer se iniciar no mundo progressivo!
Muito bem citado no final...
Faltou falar da banda do ratinho: Triumvirat
E pra finalizar, minha banda favorita: Genesis
Topographic Oceans é simplesmente incrível, e Rush, que deveria ter sido citado, é minha banda preferida.
Salve canal Alta Fidelidade! Levantando a bandeira do prog!
PORRA, que DEMAIS! Sempre fico feliz com os vídeos, mas estes dois (jazz fusion e rock progressivo) foram os que mais pirei ao ver aqui! Meus estilos favoritos! Valeu galera!
Biofá: Dê uma conferida numa PUTA banda francesa de prog: Magma!!! Abraço pra vcs!
Com certeza vcs vão ter que fazer um programa só com bandas brasileiras a cena progressiva nacional é muito rica e abrangente.
Barclay James Harvest é extraordinário, não deixem de ouvir !!!
na minha humilde opinião o close to the Edge e mais emblemático que o fragille!
meia hora que parecem cinco minutos...vídeo top
+Thiago Barbosa Sua opinião, mas eu prefiro mais o Fragile do que o Close to the Edge. E meu disco favorito do Yes é o duplo Tales from Topographic Oceans. Não entendo por que muitos fãs não gostam deste álbum... Quatro longas suítes em quase uma hora e meia que parecem durar uns 40 minutos... TFTO é pra mim a "Nona Sinfonia" do Yes.
Thiago Barbosa eu acho o Fragile bem melhor!
Acho Close to the Edge foda mas ainda gosto um pouquinho mais de The Yes Album.
Fecho ctgo. Close to the edge é algo inexplicável. Só ouvindo e mergulhando nele para saber.
Concordo. O solo de teclado do Rick Wakeman é o meu favorito de tds os tempos, entre mts outros pontos altos do álbum.
Não curto muito as comparações , porque cada um tem o seu valor . As bandas progressivas estão num patamar alto de conhecimento musical e poético . Minha banda de cabeceira é o Yes , porém admiro ELP , Rush , Genesis , O Terço , Bacamarte muito bem lembrada entre outras . Lamento o Neil Peart interromper sua carreira de baterista , devido as fortes dores nos braços que sempre nos proporcionaram momentos inesqueciveis , principalmente com seus solos . Keith Emerson também tocou seus teclados no sacrificio até bem pouco tempo antes de sua morte . Cest la vie .
Sei que Pink Floyd não é progressivo,mais,Summer 68 é lindooo!!!
grande trabalho de pesquisa esse de vocês viu.Parabéns
Parabéns pelo vídeo!
Sou fã de rock prog italiano e aconselho um dos melhores álbuns q já ouvi na vida. A banda siciliana se chama Malibran, e o álbum Le Porte del Silenzio.
Existem outras bandas excelentes como PFM, Locanda delle Fate e Le Orme.
Abs
vou escutar esse disco agora! Fica a minha recomendação de um disco especial: Forse Le Lucciole Non Si Amano Più, da banda Locanda Delle Fate
Premiata Forneria Marconi
Bom poderia dizer que faltou Rush, mas Rush foi uma banda que começou em 1974 com um disco de Hard Rock setentista, influenciados por Led Zeppelin, Cream e logo se transformaram numa banda de rock progressivo com discos maravilhosos. Depois mergulharam nos anos 80 com uma sonoridade mais voltada aos sintetizadores. Mesmo assim durante a era progressiva, gravaram discos que não devem nada a nenhuma banda inglesa. Recomento o A Farewell To King, Hemispheres e 2112. Poderia indicar Moving Pictures mas é chover no molhado.
Rush tem características do prog, mas também não encaixo como prog de fato. Acho que assim como pink floyd, rush é um gênero a parte por si só. É minha banda preferida, e não por coincidência o progressivo é meu gênero preferido. Os caras são bons o tempo inteiro, coisa que yes e Gênesis não conseguiram ser (aos meus ouvidos, claro)
Rush assim como Pink Floyd é praticamente um gênero musical. Genesis divide opiniões mesmo. Mas sou suspeito em falar de Phil Collins.
Realmente bola fora não citar o Rush que é uma grande banda clássica.
de acordo
O Rush segurou o Prog na raça entre 1976 e 1980, período da primeira baixa do gênero, enquanto outros grupos definhavam ou mudavam o padrão para sobreviver. Qualquer discussão sobre progressivo que se preze precisa levar esse fato em consideração
Curti muito essas bandas citadas. Era 74-75-76 por aí... shows inúmeros de rock, no MAM (Museu de Arte Moderna). Para contribuir, acrescentaria a banda holandesa FOCUS. Valeu!
Assisti lá na época A BOLHA, MÓDULO MIL, VIMANA!
Muito bom o video! Conversa de Botequim sobre os pioneiros do rock (anos 50) estamos no aguardo
Seja qual for o exato estilo do Pink Floyd, é a banda da minha vida !!! Forever and ever...
Rock progressivo é o que há! Adoro esse gênero, e ainda hoje descubro novas pérolas. Vídeo muito completo. Pra quem ja conhce o genero, indicado bandas como Eloy, Premiata Forneria Marconi, o primeiro album solo do Chris Squire, entre outros mais desconhecidos. Recomendo também o blog Muro do Classic Rock, que tem muita coisa mais desconhecida do prog
Mis bandas favoritas clásicas de rock progresivo: Génesis, Yes, Camel, Triumvirat, ELP, Rush, PFM, Locanda delle Fate y Pink Floyd.
Escuta King Crimson é legal
muito boas as dicas de bandas e discos! valeu
Uma das últimas compras às cegas de discos que fiz foi um acerto danado!!
Foxtrot Genesis
Relayer YES
On stage Raimbow
Ummagumma
Obscured by Clouds
O disco da vaca (sempre esqueço o nome)
Medlee!!!...
+Felipe Bento Pereira O disco da vaca se chama Atom Heart Mother (Pink Floyd). Ô disquinho chato da miséra!
@@igormaxwel6093 sério? kkkkkkk 😅😅😐
Achei ele muito bom!!
Só gostaria de ter uma aparelhagem mais decente pra ouvi los!!...
+Felipe Bento Pereira Gosto de vários discos do PF, mas acho que o AHM não é pra mim. Ouvi poucas vezes mas não gostei muito dele todo. Só pela capa mostrar uma vaca eu já não gosto mesmo assim. Me desculpe... Boa noite!!!
O melhor bate papo sobre o Prog Rock... Parabéns meninos.
A lista é muito grande. Temos muitas bandas não só no Reino Unido, mas em muitos países. tais como: Eloy, Grobschinit, (Alemanha), Le orme, Banco, Loccanda delle Fate (ITA), Atoll (França), Modry Efekt (República Tcheca), Tako (Ioguslávia), Focus (Holanda) e outros mais.
Você foi além do óbvio, as bandas citadas por você fazem parte da minha coleção, acrescento o Asia Minor com o maravilhoso Between Flesh and Divine.
Várias bandas tiveram uma obra mais extensa e consistente. Mas o Genesis, com a triade Foxtrot, Nursery Crime e Selling England by the Pound atingiram o ápice de qualidade musical.
Parabens pelo ponto de vista.
Faz a discografia do Rush!
Sem duvidas o melhor canal do you tube e a melhor dupla! Vcs me ajudaram a descobrir muito som diferente principalmente nos videos de anos da musica! Grande abraço!
Minha banda de progressivo preferida é o Pink Floyd e é claro que o Floyd é progressivo sim, porém, a sua maneira própria e unica de tocar. Dark Side of the Moon é o maior disco de progressivo e de qualquer outro estilo da história!!!
valeu.... muito bom.... parabéns
Eu gosto do rush ,pra mim uma das melhores
O primeiro disco do Triumvirat é o Across the waters onde tem a suite clássica auto intitulada! mas senti a falta de Eloy e tal hehe
Minha banda favorita é o Tool, apesar deles serem mais ou menos na msm pegada do que o Biofá falou do Pink Floyd, de terem um som único
Faltou a banda Eloy e suas capas de álbum enigmáticas.
Quando tenho tempo ouço....