7:40 detalhando os motivos: 1 - O qt é um framework completo, com bibliotecas para acesso a internet, vídeo, etc.. por isso é muito usado "fora do Linux", enquanto o GTK é apenas o visual já que o próprio Linux possui todas essas bibliotecas (o que torna o qt "desnecessário" no mundo Linux) 2 - O qt veio de uma licensa comercial, e apesar de hoje também ter a LGPL ainda está marcado a "cultura" comercial: muitos plugins de desenvolvimento são pagos e a comunidade não é tão colaborativa comparado ao GTK que tudo sempre foi "livre", o que torna um non-go para muitos devs da comunidade Linux. 3- Acredite ou não, mas o fato de não poder programar qt em C é um fator enorme para muitos dos mantenedores de distros Linux. Só pra finalizar, a relação de "popularidade" do GTK é apenas ligada ao fato que as distros mais populares no Linux usam ele (Debian/Ubuntu), o dia que decidirem usar outra coisa isso cai por terra. E vejo muita gente falando "acho melhor desenvolver com qt", "a curva de aprendizado do GTK é maior", e isso apesar de até ser verdade, não muda nada. Uma coisa é ser "melhor" pra você desenvolver na sua casa ou na sua empresa. Outra coisa é ser "melhor" para manter um ecosistema usado no mundo inteiro e muitas vezes sem ter nenhum tipo de remuneração, então fica a dica, o GTK ainda vai ter uma vida muito, muito longa :)
E pelo que o Dio falou, a Canonical tinha planos de mudar o Unitt pra Qt, eu realmente não sabia disso, achava que o Unity 8 era em GTK também, imagina se eles tivessem conseguido, Qt iria virar o "padrão" do Linux, e isso seria maravilhoso, eu amo o KDE Plasma...
@@sudogive--mecoffee6942 acredito que o conceito não está bem claro para você, porque você mesmo acabou explicando a razão do GTK não ser um framework , além do próprio nome (toolkit) já explicar isso :) Basicamente a diferença entre uma biblioteca e um framework é justamente essa, quando precisa "chamar as coisas" é uma biblioteca. Quando algo já prove várias coisas e chama as coisas que você faz, isso sim, como o qt , é um framework. Abraços.
Desenvolvo com qt5 e já usei gtk um tempo atrás. O QT é bem mais que só um software para desenhar e capturar as ações relacionadas à uma interface gráfica de um programa. Ele é um belo framework de desenvolvimento de software, onde, você usar apenas essa biblioteca e tem acesso à vários recursos integrados, como: threads, sockets, gráficos, 3D, etc, etc, tudo dentro da biblioteca. Usando C++ (ou python), você aprende uma ferramenta e consegue implementar software para windows, linux, entre muitos outros sistemas. Como já dito, qt também é muito bem documentado e tem uma comunidade razoável. GTK é nativo C e tem a extensão GTKmm para C++ (também tem bindings para outras linguagens), mas eu não curto. O código qt fica muito mais limpo que o gtk, em geral. Mas gtk foi muito importante em uma época em que o qt não tinhas essa flexibilidade toda que tem hoje. A empresa por trás impunha muito mais restrições que hoje, o desenvolvimento era restrito, havia muito conflito entre a comunidade e a empresa, etc etc. Quer desenvolver interfaces para programas, ambas cumprem o papel, mas eu prefiro qt.
Em 2014, Dirk Hohndel (ex-CTO do Intel Open Source Technology Center) fez uma apresentação explicando porque refatorou um app de mergulho de GTK para Qt. Resumidamente era infernal separar business logic da view como um MVC/MVP/MVVM/etc, fora o não compromisso do Gnome Project em manter as APIs estáveis. Quando a Canonical resolveu substituir o GTK por Qt, o próprio Mark Shuttleworth comentou que várias vezes os projetos atrasavam porque ficavam bloqueados esperando ajuda dos desenvolvedores do Gnome Project. Se seu foco é apenas fazer app, não tem como você ser desenvolvedor do framework e do app (e GTK era lindo perto da Enlightenment Foundation Libraries). Derek Taylor (do canal Distro Tube) fez um vídeo explicando como o Gnome Project matou os desktops quando resolveu fazer o Gnome 3.0, causando a fragmentação e surgimento de 151 WMs baseados em GTK 2.x. Eu trabalhei na Intel durante a novela da Canonical Mir vs Wayland (e Samsung Tizen vs Google Android), então tive a felicidade de conhecer o Dirk Hondel ao vivo e a infelicidade de programar para EFL.
Diolinux você é um cara nota mil é um prazer assisti-lo tenho gostado cada vez mais sobre mundo Linux admito que tinha tanto interesse mais é muito bom
Seria muito interessante uma atualização desse vídeo com mais detalhes técnicos e não só uma apresentação superficial. Apresentar um histórico de cada um, semelhanças e diferenças, talvez outras alternativas a eles e, principalmente, mostrar uma rota para quem quiser se aprofundar em cada um.
Fala dio tudo bem, pra min não consigo usar mais interfaces baseada em gtk por causa do kd plasma, e o que eu gostaria de ver é a capacidade de cada DEV de GTK no Qt e ver o que eles farão junto para o mundo Linux, e digo mais se eles focarem pode acreditar teremos de fato o melhor desses dois mundos em nossos desktop não vejo a hora de isso acontecer logo e eles irem na ideia do pai Linus Torvalds e mostrar para o mundo o que é um padrão de verdade.
Creio que seja por licenciamento, não sei se está assim ainda, mas o QT é livre até certo ponto, tem algumas funcionalidades que ainda são pagas, por isso que os desenvolvedores preferem usar gtk, o projeto KDE usa é muito bem o QT, mas tem um "modo de compatibilidade" para aplicações GTK
@@dausterbarbosa7945 Electron não roda nativo. Aplicações feitas assim tem um desempenho muito podre comparadas às que usam c++ e c. São pesadas e mt mais limitadas também.
O interessante do Qt e do QML é que eles são muito usados por desenvolvedores que usam Windows, inclusive muitos cursos de Qt/C++ são ministrados usando Windows. Isso me fez abrir a mente e estudar um pouco de desenvolvimento Qt e QML mesmo usando ambientes GTK.
O toolkit do Qt está anos luz a frente do Gtk. Tanto em documentação quanto em qualidade e mantenimento do projeto. Eu tive uma excelente experiência trabalhando com o Qt se comparado ao Gtk. O Qt também é mais completo que o Gtk e tem umas ferramentas que o tornam tão bom quanto o Carbon/Cocoa da Apple
Seria interessante mesmo. Eu fiquei sabendo da existência do LaTEX pelo canal "Física e afins". Procurei uns vídeos do pessoal usando ele, achei muito eficaz, queria ter conhecido esse software na minha época da faculdade.
Eu estudava Oceanografia, estudei modelos Oceânicos, e conheci p LATEX quando fui apresentar um trabalho num Congresso de Matemática. kkkkkkkk.. O Latex me fez migrar para tecnologia!
Valeu grande cara!!! E viva o GTK!!! P.S.: Não tenho preferência. Mas acho que o fator sentimental "GTK" é muito grande... e nós somos experts em partilhar!!!
Me pergunto: Qual será o mais performático? Qual é o mais fácil de aprender e desenvolver? Quais tecnologias eles usam? Quais as vantagens em usar um ou outro?
Resumo de desenvolvedor: Qt e "superior" em varios aspectos. O Gtk e preferido porque ele e o Gnome surgiram justamente como uma reacao ao Qt que naquela epoca nao era livre (agora e). E tambem porque no Linux, e em tudo que e software influenciado pelo GNU a linguagem preferida e C (Qt e C++). Desculpem meu teclado sem acentos ;)
Valeu Dio! Não sou especialista nesse assunto mas, se o GTK e QT tem forte influência no visual final da interface, acho que as pessoas do mundo Linux preferem GTK porque ele é mais bonito (pelo menos pelo que eu percebo hehehe).
O gtk é muito bom, o kde é incrível e futurista só desanima e muito pesado, ninguém ganha do kde, até o Windows quiz imitar o ideal, no dia que fizerem uma distribuição linux que deixe fluidez do kde faz sucesso principalmente para jogos, valeu cara, fale das outras também qual a melhor para usuários intermediários! Dá hora!!!
Não acredito que linguagem seja a questão, pois o gtk tem Port tanto p c++ quanto para python, Rust e por aí vai. Essa eh vantagem de usar c da pra fazer porte pra todo pois c eh o mais básico.
Dio! Meu sentimento é de total gratidão pelo seu investimento e dedicação, é um presente para a comunidade opensource que atinge gerações e gerações. 😁👏👏👏👏👏👏👏👏
já não sei mas o que fazer tô com problema nos monitores eu salvava sã comfigurações só que quando eu reinício as configurações se perdem as Teles volta a bugar já perguntei no fórum mas ninguém sabe me falar me ajude por favor .
Gostei muito do vídeo e foi bem esclarecedor. Eu já ouvi falar tanto do GTK quanto do QT. A propósito, eu estou usando o QT, mais precisamente o PyQT5 pra desenvolver interfaces de alguns programas pra Linux e está tudo tranquilo. O que eu gostaria de saber é como eu faço pra instalar (se é que essa seria a maneira correta de se expressar) o GTK no Linux pra usar junto com o Python e desenvolver interfaces gráficas pra programas no Linux? Eu já procurei e só encontro instalador do GTK pra Windows e nada pra Linux. Alguém poderia me ajudar nisso? Desde já agradeço muito a força.
@@DanielRios549 Ter, tem. Mas toda vez que eu tento instalar, aparece mensagem de erro e diz que só é disponível pra Windows. Já baixei o pacote pra instalar manualmente e sempre dá a mesma mensagem. Esse tem sido o meu problema até hoje. Valeu a ajuda.
eu sou um fã do Qt uso ele faz tempinho, comecei com python e Qt depois C++ e Qt unica coisa que eu nao gosto do Qt é sua licença é meio "draconica" to tentando me acostumar com wxWidgets mas a falta de um designer de layout bom é foda.. mas eu uso QtCreator prs tudo praticmente acostumei... tudo que vou usar C ou C++ uso QtCreator...
Sr.Diolinux. Tem um GTK+ Na smart tv daqui de casa. Mas está vazio. Noutro dia o aplicativo do TH-cam parou de exibir os icones de funções. Reinstalei o aplicativo e reiniciei a tv nas configurações de fábrica. O problema continuou. Ao fazer o feed beck na Google pedindo checagem do que houve. Tudo voltou a funcionar. Tem como modificar um aplicativo de forma remota.? Faz vídeo. Parabéns!!!
Por algum motivo, esse vídeo não aparece no meu feed do TH-cam... Mesmo sendo inscrito do canal... Só descobri a existência desse vídeo por entrar no canal e ver os últimos vídeos enviados.
Muito boa essa análise e explanação. São tantos termos nesse mundo Linux que o cara se perde. Eu adoro a interface Deepin. Pra mim é a melhor de todas. ...
Graças ao Qt o Deepin está incrivelmente rápido e estável. Embora tenha relação com a mudança de repositório, certamente a base Qt teve grande influẽncia.
A sua última pergunta eu sei responder. A indústria usa Qt por causa de qualidade de software. As ferramentas dão amplo suporte para o Google test e o Qt test framework. Discuti isso uma vez com um dev do gnome na sua página. Abraços.
Valeu! Francamente, nem verifiquei se existe no canal. Eu gostaria de saber sobre os termos referentes aos ambientes (DE), o que eles fazem, mas principalmente as diferenças entre eles e as razões de algumas distros, como a Ubuntu, trocarem-na de tempos em tempos. Obrigado e parabéns pelo vídeo.
A verdade é que Qt é bem supeior ao GTK, o que não quer dizer que o GTK seja ruim, mas o Qt é bem mais completo, ele não é apenas um widget toolkit, não serve apenas pra interfaces, ele é um framework completo, tem várias coisas que ajudam o desenvolvedor além da criação da GUI, é como se a gente comparasse o React com o Angular, um é só o V, só o View, o outro é MVC, é o View, o Contoller e o Model, é bem mais do que apenas o visual. E pra mim, o Qt é o que todos nós sonhamos que o Linux seja, livre e com um sucesso comercial do caramba, tomara que um dia o Linux chegue nesse sucesso, e eu não me surpreenderia se fosse com uma interface Qt, como o KDE Plasma... Mas enfim, eu estou estudanfo o Qt e to curtindo demais, ele realmente é muito completo.
Prefiro as interfaces GTK porém quando testei o KDE e o Deepin eu senti uma fluidez e responsividade muito melhor do que no Gnome, Cinnamon e etc... Foda é só se acostumar com o KDE pois ele é muito complicado apesar de ser bem customizavel.
Eu também achava o KDE Plasma complicado, depois de muitos anos no mundo GTK, a maior parte do tempo no Cinnamon eu migrei para o Plasma e venho gostando bastante, de início aquela variedade de opções pode assustar, mas com o tempo aprendi mais ou menos o que cada coisa faz e moldei ele ao meu gosto, que é bem parecido com o Deepin aliás, só que mais leve kk
O professor já não sei mas o que fazer tô com problema nos monitores eu salvava sã comfigurações só que quando eu reinício as configurações se perdem as Teles volta a bugar já perguntei no fórum mas ninguém sabe me falar me ajude por favor .
Uma dúvida, sobre o gtk não ter tema, que dizer quando colocamos um "tema" nele, roda o padrão + o código do tema, nesse caso o tema nunca é substiuído?
Gostei muito do vídeo, muito bem explicado. Você sabe me se existe uma forma de integrar o Figma ou Adobe XD com o GTK, para importar interface?, Muito obrigado. e Vlw pelo vídeo!!
eu tenho algumas palavrinhas pra ser citado embora sejam palavras bem básicas... compila, kernel, grub, wine... sei que é básico mais algumas pessoas que recomendo linux me perguntam depois de um tempo
Eu não entendi bem uma coisa. Esses toolkits criam apenas a interface dos aplicativos? Por exemplo o SMPlayer, seu núcleo é programado em C++ (exemplo) e roda diretamente na distro enquanto sua interface é criada com QT e é exibida pelo DE ? Ou o QT faz tudo, ou seja, cria-se tanto o núcleo do programa quando sua interface e o DE roda tudo ?
Sim, funcionam, mas geralmente quando isso acontece, bibliotecas extras precisam ser instaladas e não é 100% que o App fique "bonito" ou com visual coerente com o restante das aplicações. Snaps e Flatpaks resolvem um pouco dessa questão.
eu estou usando o lxqt, fiz alguns programas com qt e eram muito bons e rápidos, mas o lxqt tem muitos bugs, gerenciamento de memória ruim e descarrega mais rápido
Puts o desenvolvedor do Solus falou uns tempos atraz que o budge desktop seria refeito do zero em qt depois deu p traz :-( eu tava ancioso p isso, KDE e bom mas tb prefiro um desktop mais simples, garrado no cinnamon por enquanto, quero cinnamon qt!!
Perdoem-me a ignorância, mas, estes widgets GTK e Qt têm alguma coisa a ver com o desenvolvimento de programas Linux ou só com interfaces gráficas, Desktops e afins? Pelo que percebi, não é possível instalar uma interface gráfica/desktop de uma determinada "distro" noutra "distro" diferente. Mas é possível instalar programas Linux em qualquer "distro"? Não há maior compatibilidade entre programas para as diferentes "distros"? Por ex, se quiser instalar no Linux Mint um programa que não veio instalado por padrão e que não se encontra na lista de "Gerenciador de Programas", por ex, um programa que encontre no GitHub ou outra fonte, como é que sei se é compatível ou não? Que tipo de extensões de programas são passíveis de serem instalados no Linux Mint? Fico um bocado confuso porque estou só habituado ao .exe dos Windows. Como estou desesperadamente a querer abandonar o Windows (pelo menos em grande parte) e instalar o Linux Mint (mantendo um dual-boot) gostava de saber mais sobre Linux e sobre as possibilidades de instalação de programas. Tenho visto listas de centenas, milhares de programas para Linux, alguns com GUI, outros só com CLI (penso que só com Linhas de Comando), mas será que todos esses programas podem ser instalados em qualquer "distro"? Obrigado.
Sempre quis saber as especificações dos 2. Alguém sabe dizer se é possivel usar os dois na mesma aplicação ou um substitui o outro com as mesmas funções?
@Aerolito otimizado até n pode ser, mas prático é outra história, o gnome é produtivo dms mano, conheço gente que não largaria por nada o gnome, eu mesmo só n uso pq n fica fluido na minha máquina
Vou te contar... É realmente uma bela de uma palhaçada. Baixem o Kali Linux 2021.4 e tentem instalar qualquer programa que use o Gtk. Pode ser o cara mais foda em Linux que não vai conseguir fazer funcionar, por exemplo, o Openxenmanager ou qualquer outro programa que use essa biblioteca gráfica do Python. É simplesmente IM-POS-SÍ-VEL. Primeiro que a porra muda toda hora de nome. O Gtk já não se chama mais isso. Fodam-se os usuários. É assim mesmo que eles pensam. "- Ah! Vamos lançar uma nova biblioteca gráfica que não será mais GTK. Será só GI! - E os usuários como ficarão? Que se fodam!" Beleza! Eu puto da vida, vou tentar compilar o Python 2.5.4 no Kali Linux. Puta que pariu! Só de erro de compilação GCC, encheu a tela toda! Resumo, fiquei sem usar o Openxenmanager, assim como muitos outros programa que necessitam do maldito GTK. Se eu estivesse precisando desta porra para resolver um problema em tempo hábil, estava fodido! Se o Linux fosse um carro, vc teria que aprender a montar um carro primeiro pra poder viajar. O que eu falo é seguinte... O grande trunfo de TI hoje em dia é que criamos abstrações para poder resolver problemas maiores. Por exemplo, as bibliotecas e as engines são abstrações para que vc possa focar em problemas maiores. Imaginem vc ter que criar do zero tudo ou ter que se deparar com erros a toda hora para poder resolver um problema crítico! Eu falo isso e vou continuar batendo nessa tecla: O Linux tem que se decidir que tipo de sistema operacional ele quer ser. Melhorou? Existem muitos bugs nos Linux que te deixam de cabelo em pé pra resolver, gente! Não é possível o pessoal achar isso normal, tentando resolver algo que nem os desenvolvedores do próprio Linux conseguem dar um ponto final. Coisa como o ambiente de janelas, inconsistências como essas que descrevi etc. O Linux não é um sistema funcional e parte da culpa disso são os babacas do Linux que ficam se masturbando tentando resolver problemas do sistema que os próprios desenvolvedores estão cagando! Eu vou começar a fazer uma playlist com os problemas que encontro e eu duvido que alguém consiga resolver porque em nenhum fórum encontro a resolução do problema. Existe é um montão de bundão dizendo pra resolver com apt-get, apt ou ppa, achando que a coisa é simples. É muita hipocrisia e bobeira. Quem estraga o Linux são seus próprios usuários que não querem que o sistema fique mais moderno e competitivo. O Windows vende facilidade enquanto o Linux vende dificuldade.
a unica coisa que eu não gosto do qt é que não da para programar em C com ele, até dá fazendo um mini gambiara de C e C++ mais na minha opinião não vale a pena
Fúi do início da criação do monster computar Dinospece kkk fico no + difícil os dedos no te claros Osso-OS meu Turbinado/ultra-rapida Criação 100% teclado e dedos ou textos❤C
Gtk é um saco, é preciso fazer xml do layout para usa-lo, tudo separado, enquanto o QT que tem tudo embutido, e usa o principio RAD (Rapid Application Development). Uma pena é a licença LGPL, que faz com que empresas pobres em fase de crescimento, e que precisam manter suas aplicações em sigilo torne o QT e o GTK um obstáculo.
Que outras palavras você gostaria de ver neste quadro?
Curtiu? Não esquece do Like! :)
Vem ser membro do canal: play.diolinux.com.br
Kernel, Shell e Libraries...
Kernel panic
7:40 detalhando os motivos:
1 - O qt é um framework completo, com bibliotecas para acesso a internet, vídeo, etc.. por isso é muito usado "fora do Linux", enquanto o GTK é apenas o visual já que o próprio Linux possui todas essas bibliotecas (o que torna o qt "desnecessário" no mundo Linux)
2 - O qt veio de uma licensa comercial, e apesar de hoje também ter a LGPL ainda está marcado a "cultura" comercial: muitos plugins de desenvolvimento são pagos e a comunidade não é tão colaborativa comparado ao GTK que tudo sempre foi "livre", o que torna um non-go para muitos devs da comunidade Linux.
3- Acredite ou não, mas o fato de não poder programar qt em C é um fator enorme para muitos dos mantenedores de distros Linux.
Só pra finalizar, a relação de "popularidade" do GTK é apenas ligada ao fato que as distros mais populares no Linux usam ele (Debian/Ubuntu), o dia que decidirem usar outra coisa isso cai por terra. E vejo muita gente falando "acho melhor desenvolver com qt", "a curva de aprendizado do GTK é maior", e isso apesar de até ser verdade, não muda nada. Uma coisa é ser "melhor" pra você desenvolver na sua casa ou na sua empresa. Outra coisa é ser "melhor" para manter um ecosistema usado no mundo inteiro e muitas vezes sem ter nenhum tipo de remuneração, então fica a dica, o GTK ainda vai ter uma vida muito, muito longa :)
Da pra ver q vc sabe muito como salvo os 2 monitores no ubutu sem restar depôs por favor me ajude
E pelo que o Dio falou, a Canonical tinha planos de mudar o Unitt pra Qt, eu realmente não sabia disso, achava que o Unity 8 era em GTK também, imagina se eles tivessem conseguido, Qt iria virar o "padrão" do Linux, e isso seria maravilhoso, eu amo o KDE Plasma...
@@sudogive--mecoffee6942 acredito que o conceito não está bem claro para você, porque você mesmo acabou explicando a razão do GTK não ser um framework , além do próprio nome (toolkit) já explicar isso :)
Basicamente a diferença entre uma biblioteca e um framework é justamente essa, quando precisa "chamar as coisas" é uma biblioteca. Quando algo já prove várias coisas e chama as coisas que você faz, isso sim, como o qt , é um framework. Abraços.
@@baonai_ vou ter que te mandar aquela clássica.
@@baonai_"Você" tem acento circunflexo
Desenvolvo com qt5 e já usei gtk um tempo atrás. O QT é bem mais que só um software para desenhar e capturar as ações relacionadas à uma interface gráfica de um programa. Ele é um belo framework de desenvolvimento de software, onde, você usar apenas essa biblioteca e tem acesso à vários recursos integrados, como: threads, sockets, gráficos, 3D, etc, etc, tudo dentro da biblioteca. Usando C++ (ou python), você aprende uma ferramenta e consegue implementar software para windows, linux, entre muitos outros sistemas. Como já dito, qt também é muito bem documentado e tem uma comunidade razoável. GTK é nativo C e tem a extensão GTKmm para C++ (também tem bindings para outras linguagens), mas eu não curto. O código qt fica muito mais limpo que o gtk, em geral.
Mas gtk foi muito importante em uma época em que o qt não tinhas essa flexibilidade toda que tem hoje. A empresa por trás impunha muito mais restrições que hoje, o desenvolvimento era restrito, havia muito conflito entre a comunidade e a empresa, etc etc.
Quer desenvolver interfaces para programas, ambas cumprem o papel, mas eu prefiro qt.
user vc poderia colocar um exemplo simples de código só para ilustrar um pouco a diferença?
Pô, eu tô na dúvida porque eu já manjo de CSS, e achei o QML bem ruim de trabalhar.
Lo bello de las lenguas romances es que entre todos nos entendemos, muchas gracias por el video :)
Em 2014, Dirk Hohndel (ex-CTO do Intel Open Source Technology Center) fez uma apresentação explicando porque refatorou um app de mergulho de GTK para Qt.
Resumidamente era infernal separar business logic da view como um MVC/MVP/MVVM/etc, fora o não compromisso do Gnome Project em manter as APIs estáveis.
Quando a Canonical resolveu substituir o GTK por Qt, o próprio Mark Shuttleworth comentou que várias vezes os projetos atrasavam porque ficavam bloqueados esperando ajuda dos desenvolvedores do Gnome Project. Se seu foco é apenas fazer app, não tem como você ser desenvolvedor do framework e do app (e GTK era lindo perto da Enlightenment Foundation Libraries).
Derek Taylor (do canal Distro Tube) fez um vídeo explicando como o Gnome Project matou os desktops quando resolveu fazer o Gnome 3.0, causando a fragmentação e surgimento de 151 WMs baseados em GTK 2.x.
Eu trabalhei na Intel durante a novela da Canonical Mir vs Wayland (e Samsung Tizen vs Google Android), então tive a felicidade de conhecer o Dirk Hondel ao vivo e a infelicidade de programar para EFL.
Diolinux você é um cara nota mil é um prazer assisti-lo tenho gostado cada vez mais sobre mundo Linux admito que tinha tanto interesse mais é muito bom
Eu, como desenvolvedor, utilizei ambas para desenvolvimento Qt e GTK. Acho a API do Qt bem mais simples e mais fácil de utilizar.
Me ajuda rs queria fazer meu sistema em C com uma interface gráfica.
Teria algum tutorial pra indicar?
Assisto todos seus vídeos a 1.5x. É uma velocidade excelente para quem é mais experiente. Deixa o vídeo muito mais dinamico. Abç :)
Boaaa,
Dio, sugiro os temas: I3 e Polybar
Quando comecei a usar, eu achei muito conteúdo em inglês (quase nada em português)
up
up
up
up
UP
UP
UP
UP
UP
UP
UP
Seria muito interessante uma atualização desse vídeo com mais detalhes técnicos e não só uma apresentação superficial. Apresentar um histórico de cada um, semelhanças e diferenças, talvez outras alternativas a eles e, principalmente, mostrar uma rota para quem quiser se aprofundar em cada um.
De fato mano! Totalmente necessário.
Fala dio tudo bem, pra min não consigo usar mais interfaces baseada em gtk por causa do kd plasma, e o que eu gostaria de ver é a capacidade de cada DEV de GTK no Qt e ver o que eles farão junto para o mundo Linux, e digo mais se eles focarem pode acreditar teremos de fato o melhor desses dois mundos em nossos desktop não vejo a hora de isso acontecer logo e eles irem na ideia do pai Linus Torvalds e mostrar para o mundo o que é um padrão de verdade.
Creio que seja por licenciamento, não sei se está assim ainda, mas o QT é livre até certo ponto, tem algumas funcionalidades que ainda são pagas, por isso que os desenvolvedores preferem usar gtk, o projeto KDE usa é muito bem o QT, mas tem um "modo de compatibilidade" para aplicações GTK
o qt é muito bem documentado e organizado em comparação ao GTK.
Documentação excelente mesmo.
Isso aí quando era de desktop usava o qt4.
Exatamente. Qualidade de software faz muita diferença na hora da escolha.
Manos que diferença tem em desenvolver uma aplicação em C ou C++ usando GTK ou QT e uma usando Electron com JavaScript? Não seria mais simples?
@@dausterbarbosa7945 Electron não roda nativo. Aplicações feitas assim tem um desempenho muito podre comparadas às que usam c++ e c. São pesadas e mt mais limitadas também.
Parabéns pelo conteúdo.
Um tema interessante que deixa muita dúvida em muita gente, principalmente na hora de instalar em máquinas reais é EFI.
Explica os tipos de Kernel: microkernel, nanokernel, monolítico e exokernel
O interessante do Qt e do QML é que eles são muito usados por desenvolvedores que usam Windows, inclusive muitos cursos de Qt/C++ são ministrados usando Windows. Isso me fez abrir a mente e estudar um pouco de desenvolvimento Qt e QML mesmo usando ambientes GTK.
O toolkit do Qt está anos luz a frente do Gtk. Tanto em documentação quanto em qualidade e mantenimento do projeto. Eu tive uma excelente experiência trabalhando com o Qt se comparado ao Gtk. O Qt também é mais completo que o Gtk e tem umas ferramentas que o tornam tão bom quanto o Carbon/Cocoa da Apple
Estou utilizando o Qt para assistir esse ótimo vídeo, vlw Dio!
Fala sobre LaTEX, odeio ver "usuário linux" reclamando que não consegue fazer seus "tcc's" com o Libreoffice ou mesmo WPS hahaha
Seria interessante mesmo.
Eu fiquei sabendo da existência do LaTEX pelo canal "Física e afins".
Procurei uns vídeos do pessoal usando ele, achei muito eficaz, queria ter conhecido esse software na minha época da faculdade.
qual o problema do wps?
Eu estudava Oceanografia, estudei modelos Oceânicos, e conheci p LATEX quando fui apresentar um trabalho num Congresso de Matemática. kkkkkkkk.. O Latex me fez migrar para tecnologia!
@@drexgarvey7880 Usva muito .Tex, hoje não uso tanto, mas se fosse pra eu fazer algo relacionado seria com ele!
Unha. ĶG
Valeu grande cara!!! E viva o GTK!!! P.S.: Não tenho preferência. Mas acho que o fator sentimental "GTK" é muito grande... e nós somos experts em partilhar!!!
Para o próximo video: Kernel
Acho que para esse assunto, este vídeo já cobre bem: th-cam.com/video/gjg5OQKUdEY/w-d-xo.html
Me pergunto:
Qual será o mais performático?
Qual é o mais fácil de aprender e desenvolver?
Quais tecnologias eles usam?
Quais as vantagens em usar um ou outro?
To começando a achar q o Dionata tá me espionado. Era exatamente isso que eu tava pesquisando!
Não é coincidência :3
Espina mais que os próprios chineses
Hahaha hahaha
Dio, pro dicionário fala de distro-hopping e ricing. Valeu
Resumo de desenvolvedor: Qt e "superior" em varios aspectos. O Gtk e preferido porque ele e o Gnome surgiram justamente como uma reacao ao Qt que naquela epoca nao era livre (agora e). E tambem porque no Linux, e em tudo que e software influenciado pelo GNU a linguagem preferida e C (Qt e C++). Desculpem meu teclado sem acentos ;)
Valeu Dio! Não sou especialista nesse assunto mas, se o GTK e QT tem forte influência no visual final da interface, acho que as pessoas do mundo Linux preferem GTK porque ele é mais bonito (pelo menos pelo que eu percebo hehehe).
O gtk é muito bom, o kde é incrível e futurista só desanima e muito pesado, ninguém ganha do kde, até o Windows quiz imitar o ideal, no dia que fizerem uma distribuição linux que deixe fluidez do kde faz sucesso principalmente para jogos, valeu cara, fale das outras também qual a melhor para usuários intermediários! Dá hora!!!
GTK usa linguagem C como base. enquanto o QT usa C++ e muitas classes. Por isso eu acho. No linux parece que o pessoal gosta mais de C, eu tambem.
Não acredito que linguagem seja a questão, pois o gtk tem Port tanto p c++ quanto para python, Rust e por aí vai. Essa eh vantagem de usar c da pra fazer porte pra todo pois c eh o mais básico.
Dio! Meu sentimento é de total gratidão pelo seu investimento e dedicação, é um presente para a comunidade opensource que atinge gerações e gerações. 😁👏👏👏👏👏👏👏👏
show de bola, esse canal tem estilo
Mais um ótimo vídeo informativo do Diolinux :)
Valeu Veviny! :D
Eai blz
VC respondeu minha pergunta no fórum tenho outra pergunta
já não sei mas o que fazer tô com problema nos monitores eu salvava sã comfigurações só que quando eu reinício as configurações se perdem as Teles volta a bugar já perguntei no fórum mas ninguém sabe me falar me ajude por favor .
Oi sou eu o Carvalho eu achei mas quando eu vou salva da um erro fala que o arquivo/etc/X11/xorg.conf.d/10-monitor.conf nao existe .
Agora sim eu sempre fico perdido quando o assunto é o tipo de Tema das Distros
qt tem um certa consistencia e facilidade pra meus usos
O vídeo que eu estava esperando
Gostei muito do vídeo e foi bem esclarecedor. Eu já ouvi falar tanto do GTK quanto do QT. A propósito, eu estou usando o QT, mais precisamente o PyQT5 pra desenvolver interfaces de alguns programas pra Linux e está tudo tranquilo. O que eu gostaria de saber é como eu faço pra instalar (se é que essa seria a maneira correta de se expressar) o GTK no Linux pra usar junto com o Python e desenvolver interfaces gráficas pra programas no Linux? Eu já procurei e só encontro instalador do GTK pra Windows e nada pra Linux. Alguém poderia me ajudar nisso? Desde já agradeço muito a força.
Não tem nenhum pacote no PyPI pra isso? Pesquisa legal ai mano, é ben provável que tenha
@@DanielRios549 Ter, tem. Mas toda vez que eu tento instalar, aparece mensagem de erro e diz que só é disponível pra Windows. Já baixei o pacote pra instalar manualmente e sempre dá a mesma mensagem. Esse tem sido o meu problema até hoje. Valeu a ajuda.
Era isso que eu estava querendo saber!
Aprendo muito com esses vídeos sério espero MT mais kkk melhor ver do que ficar sem entender nd
Dio, fale sobre o tal do Kvantum, pfv. Quando eu for emancipado financeiramente, vou ajudar o canal!!! Abraço.
O xfce também usa totalmente gtk
Projetos famosos que utilizam o Qt 5:52
Acho que o gtk é mais procurado por programadores que segue o princípio kiss, vc poderia colocar no seu canal algo sobre esse princípio
eu sou um fã do Qt uso ele faz tempinho, comecei com python e Qt depois C++ e Qt
unica coisa que eu nao gosto do Qt é sua licença é meio "draconica"
to tentando me acostumar com wxWidgets mas a falta de um designer de layout bom é foda..
mas eu uso QtCreator prs tudo praticmente acostumei...
tudo que vou usar C ou C++ uso QtCreator...
Sr.Diolinux.
Tem um GTK+ Na smart tv daqui de casa.
Mas está vazio.
Noutro dia o aplicativo do TH-cam parou de exibir os icones de funções.
Reinstalei o aplicativo e reiniciei a tv nas configurações de fábrica.
O problema continuou.
Ao fazer o feed beck na Google pedindo checagem do que houve.
Tudo voltou a funcionar.
Tem como modificar um aplicativo de forma remota.?
Faz vídeo.
Parabéns!!!
Por algum motivo, esse vídeo não aparece no meu feed do TH-cam... Mesmo sendo inscrito do canal... Só descobri a existência desse vídeo por entrar no canal e ver os últimos vídeos enviados.
Muito boa essa análise e explanação. São tantos termos nesse mundo Linux que o cara se perde. Eu adoro a interface Deepin. Pra mim é a melhor de todas. ...
Para o próximo vídeo: Rolling release e Bleeding edge.
Agora sim! Valeu ✌️
Graças ao Qt o Deepin está incrivelmente rápido e estável. Embora tenha relação com a mudança de repositório, certamente a base Qt teve grande influẽncia.
Faz um vídeo mostrando como instalar o Ubuntu ou Mint em dual boot mas no 2° HD do PC, e assim usar todo o espaço desse HD
Muito bom. ✌
Muito interessante. Valeu
Obrigado Marcelo! :D
Qt é vida!
Um caminho sem volta ❤️!
A sua última pergunta eu sei responder. A indústria usa Qt por causa de qualidade de software. As ferramentas dão amplo suporte para o Google test e o Qt test framework. Discuti isso uma vez com um dev do gnome na sua página.
Abraços.
Desse assunto do quadro para um vlog com algum desenvolvedor será um pulo
Fala sobre a criacao de diretorios, quando e porq criar um na hora de instalar um programa
Valeu!
Francamente, nem verifiquei se existe no canal. Eu gostaria de saber sobre os termos referentes aos ambientes (DE), o que eles fazem, mas principalmente as diferenças entre eles e as razões de algumas distros, como a Ubuntu, trocarem-na de tempos em tempos.
Obrigado e parabéns pelo vídeo.
Obrigado Gui, talvez não seja exatamente o que você pensava, mas: th-cam.com/video/Tky9ExbAeD4/w-d-xo.html
Voce usa teleprompter ! Seus vídeo sempre com muito conteúdo! fiquei curioso, não da para decorar tudo isso!
Conteúdo útil e interessante . Show! 😊. 👏👏👏
Muito bom adorei o vídeo ótima explicação
Alguém sabe qual é o tema do minuto 03:34?
A verdade é que Qt é bem supeior ao GTK, o que não quer dizer que o GTK seja ruim, mas o Qt é bem mais completo, ele não é apenas um widget toolkit, não serve apenas pra interfaces, ele é um framework completo, tem várias coisas que ajudam o desenvolvedor além da criação da GUI, é como se a gente comparasse o React com o Angular, um é só o V, só o View, o outro é MVC, é o View, o Contoller e o Model, é bem mais do que apenas o visual.
E pra mim, o Qt é o que todos nós sonhamos que o Linux seja, livre e com um sucesso comercial do caramba, tomara que um dia o Linux chegue nesse sucesso, e eu não me surpreenderia se fosse com uma interface Qt, como o KDE Plasma...
Mas enfim, eu estou estudanfo o Qt e to curtindo demais, ele realmente é muito completo.
valeu deio vc eh foda
Prefiro as interfaces GTK porém quando testei o KDE e o Deepin eu senti uma fluidez e responsividade muito melhor do que no Gnome, Cinnamon e etc... Foda é só se acostumar com o KDE pois ele é muito complicado apesar de ser bem customizavel.
Eu também achava o KDE Plasma complicado, depois de muitos anos no mundo GTK, a maior parte do tempo no Cinnamon eu migrei para o Plasma e venho gostando bastante, de início aquela variedade de opções pode assustar, mas com o tempo aprendi mais ou menos o que cada coisa faz e moldei ele ao meu gosto, que é bem parecido com o Deepin aliás, só que mais leve kk
Eu tbm achava muito difícil mas depois de um tempo usando fica fácil e não consegue mais largar o KDE
KDE é vida cara, passei anos no Gnome com GTK, mas a fluides das janelas em Qt são outro nível
Concordo. 500.000 menus e confs só confundem mais
@@RafaelOliveira-ho4sb recomenda alguma distro com KDE ? Pensei em testar o manjaro kde..
Uma ideia de vídeo é falar sobre multiboot
Trago a palavra Samba para tema de um próximo vídeo!
O professor já não sei mas o que fazer tô com problema nos monitores eu salvava sã comfigurações só que quando eu reinício as configurações se perdem as Teles volta a bugar já perguntei no fórum mas ninguém sabe me falar me ajude por favor .
Bom vídeo. :D
Obrigado Jeff! :)
O windows tbm usa uma dessas duas toolkit em suas interfaces?
Opa Dio, otimo video e gostei muito do quadro, fui procurar os outros 2 videos do quadro e so achei o DTL #2, onde ta o #1?
Valeu!!!
Uma dúvida, sobre o gtk não ter tema, que dizer quando colocamos um "tema" nele, roda o padrão + o código do tema, nesse caso o tema nunca é substiuído?
Gostei muito do vídeo, muito bem explicado. Você sabe me se existe uma forma de integrar o Figma ou Adobe XD com o GTK, para importar interface?, Muito obrigado. e Vlw pelo vídeo!!
eu tenho algumas palavrinhas pra ser citado embora sejam palavras bem básicas...
compila, kernel, grub, wine... sei que é básico mais algumas pessoas que recomendo linux me perguntam depois de um tempo
Eu lembro que li a muito tempo que GTK significava Gimp Tool Kit, procede essa minha lembrança?
@dionatan faca um curso sober Linux Na platforms hortmat
Estamos fazendo um para o Diolinux Play
GTK, inclusive, significa Gimp Tool Kit.
Talvez se as principais distribuições adotancem o QT facilitaria e tornava atrativa a vida dos desenvolvedores para o mundo Linux.
❤ Juntos parsa kkk
Tive o Osso OS e o misturador de interfaces.
Eu não entendi bem uma coisa. Esses toolkits criam apenas a interface dos aplicativos? Por exemplo o SMPlayer, seu núcleo é programado em C++ (exemplo) e roda diretamente na distro enquanto sua interface é criada com QT e é exibida pelo DE ?
Ou o QT faz tudo, ou seja, cria-se tanto o núcleo do programa quando sua interface e o DE roda tudo ?
Tenho a impressão que os ambientes em Qt são mais fluidos não ?
Dio mas esses padrões são incompatíveis entre si ? Digo, um aplicativo gtk funciona em um ambiente Qt e vice-versa ???
Sim, funcionam, mas geralmente quando isso acontece, bibliotecas extras precisam ser instaladas e não é 100% que o App fique "bonito" ou com visual coerente com o restante das aplicações. Snaps e Flatpaks resolvem um pouco dessa questão.
eu estou usando o lxqt, fiz alguns programas com qt e eram muito bons e rápidos, mas o lxqt tem muitos bugs, gerenciamento de memória ruim e descarrega mais rápido
Puts o desenvolvedor do Solus falou uns tempos atraz que o budge desktop seria refeito do zero em qt depois deu p traz :-( eu tava ancioso p isso, KDE e bom mas tb prefiro um desktop mais simples, garrado no cinnamon por enquanto, quero cinnamon qt!!
Desde a saída do Ikey o projeto não foi mais o mesmo
Serpent os
só faltou o significado de gtk e de qt
Perdoem-me a ignorância, mas, estes widgets GTK e Qt têm alguma coisa a ver com o desenvolvimento de programas Linux ou só com interfaces gráficas, Desktops e afins?
Pelo que percebi, não é possível instalar uma interface gráfica/desktop de uma determinada "distro" noutra "distro" diferente. Mas é possível instalar programas Linux em qualquer "distro"? Não há maior compatibilidade entre programas para as diferentes "distros"? Por ex, se quiser instalar no Linux Mint um programa que não veio instalado por padrão e que não se encontra na lista de "Gerenciador de Programas", por ex, um programa que encontre no GitHub ou outra fonte, como é que sei se é compatível ou não? Que tipo de extensões de programas são passíveis de serem instalados no Linux Mint?
Fico um bocado confuso porque estou só habituado ao .exe dos Windows. Como estou desesperadamente a querer abandonar o Windows (pelo menos em grande parte) e instalar o Linux Mint (mantendo um dual-boot) gostava de saber mais sobre Linux e sobre as possibilidades de instalação de programas.
Tenho visto listas de centenas, milhares de programas para Linux, alguns com GUI, outros só com CLI (penso que só com Linhas de Comando), mas será que todos esses programas podem ser instalados em qualquer "distro"?
Obrigado.
Sempre quis saber as especificações dos 2. Alguém sabe dizer se é possivel usar os dois na mesma aplicação ou um substitui o outro com as mesmas funções?
Cheguei mais rápido que a propaganda da hostgator
@Bender As interfaces são realmente rápidas mesmo, o KDE voa baixo aqui no Debian (e olha que nem é a versão mais atual) huahuhaua
@Aerolito otimizado até n pode ser, mas prático é outra história, o gnome é produtivo dms mano, conheço gente que não largaria por nada o gnome, eu mesmo só n uso pq n fica fluido na minha máquina
@@jeffinshadow no é a questão de ser prático ou não
Para notebooks de 4gb o Gnome já começa a fritar
Opa ainda fiquei c uma dúvida: ambos (gtk e qt) ficam então como parte da distro? Não da pra trocar (de forma simples)?
Vou te contar... É realmente uma bela de uma palhaçada. Baixem o Kali Linux 2021.4 e tentem instalar qualquer programa que use o Gtk. Pode ser o cara mais foda em Linux que não vai conseguir fazer funcionar, por exemplo, o Openxenmanager ou qualquer outro programa que use essa biblioteca gráfica do Python. É simplesmente IM-POS-SÍ-VEL. Primeiro que a porra muda toda hora de nome. O Gtk já não se chama mais isso. Fodam-se os usuários. É assim mesmo que eles pensam. "- Ah! Vamos lançar uma nova biblioteca gráfica que não será mais GTK. Será só GI! - E os usuários como ficarão? Que se fodam!" Beleza! Eu puto da vida, vou tentar compilar o Python 2.5.4 no Kali Linux. Puta que pariu! Só de erro de compilação GCC, encheu a tela toda! Resumo, fiquei sem usar o Openxenmanager, assim como muitos outros programa que necessitam do maldito GTK. Se eu estivesse precisando desta porra para resolver um problema em tempo hábil, estava fodido! Se o Linux fosse um carro, vc teria que aprender a montar um carro primeiro pra poder viajar. O que eu falo é seguinte... O grande trunfo de TI hoje em dia é que criamos abstrações para poder resolver problemas maiores. Por exemplo, as bibliotecas e as engines são abstrações para que vc possa focar em problemas maiores. Imaginem vc ter que criar do zero tudo ou ter que se deparar com erros a toda hora para poder resolver um problema crítico! Eu falo isso e vou continuar batendo nessa tecla: O Linux tem que se decidir que tipo de sistema operacional ele quer ser. Melhorou? Existem muitos bugs nos Linux que te deixam de cabelo em pé pra resolver, gente! Não é possível o pessoal achar isso normal, tentando resolver algo que nem os desenvolvedores do próprio Linux conseguem dar um ponto final. Coisa como o ambiente de janelas, inconsistências como essas que descrevi etc. O Linux não é um sistema funcional e parte da culpa disso são os babacas do Linux que ficam se masturbando tentando resolver problemas do sistema que os próprios desenvolvedores estão cagando! Eu vou começar a fazer uma playlist com os problemas que encontro e eu duvido que alguém consiga resolver porque em nenhum fórum encontro a resolução do problema. Existe é um montão de bundão dizendo pra resolver com apt-get, apt ou ppa, achando que a coisa é simples. É muita hipocrisia e bobeira. Quem estraga o Linux são seus próprios usuários que não querem que o sistema fique mais moderno e competitivo. O Windows vende facilidade enquanto o Linux vende dificuldade.
O Linux não aceita conexão com o modem da Vivo e nem o técnico da Vivo sabe fazer isso e agora ???
eu tiraria o chip do modem 3G/4G e colocava em um smartphone Android e usava e função de compartilhar a internet via USB
É um modem speedtouch banda larga fixo Vivo.
@@jorgethino8199 tenta usar o google chrome pra configurar, eu tinha um modem que não abria no firefox
Valeu, obrigado.
@@jorgethino8199 de nada, depois diz se deu certo
Qt company mandou uma rasteira na comunidade open source
Nossa , já tive vários erros de GTK, que ódio disso! kkkkkkkkkkkkkk
nice video
Curiosidade: O rpg maker é feito em QT
Eu atualmente prefiro gtk acho mais bonito e confortável.
a unica coisa que eu não gosto do qt é que não da para programar em C com ele, até dá fazendo um mini gambiara de C e C++ mais na minha opinião não vale a pena
Cara.. vc veio iluminando com a luz do Linux quando eu vivia na escuridão da Microsoft.. parabéns pelo seu trabalho!
Só sei que tudo feito em qt é mais bonito
Acho que depende muito do que você considere 'belo"
Achei que tivesse haver com python
Eu, como desenvolvedor, utilizei ambas para desenvolvimento Qt e GTK. Acho a API do Qt bem mais simples e mais fácil de utilizar.
Pô, eu tô na dúvida porque eu já manjo de CSS, e achei o QML bem ruim de trabalhar.
Fúi do início da criação
do monster computar
Dinospece kkk fico no
+ difícil os dedos no te
claros Osso-OS meu
Turbinado/ultra-rapida
Criação 100% teclado e dedos ou textos❤C
Gtk é um saco, é preciso fazer xml do layout para usa-lo, tudo separado, enquanto o QT que tem tudo embutido, e usa o principio RAD (Rapid Application Development). Uma pena é a licença LGPL, que faz com que empresas pobres em fase de crescimento, e que precisam manter suas aplicações em sigilo torne o QT e o GTK um obstáculo.