Museu História Geológica do Rio Grande do Sul. Museu de Arqueologia e Biblioteca da Unisinos

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 ต.ค. 2024
  • O Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul (MHGEO) é uma exposição aberta ao público vinculada ao Laboratório de História da Vida e da Terra (Lavigӕa) - Unisinos. Proporciona uma viagem no tempo geológico desde a formação do Universo e o surgimento da Terra. Como seu título expressa, tem como objetivo apresentar a evolução do território que hoje corresponde ao Rio Grande do Sul desde sua origem. Ali estão representadas as principais fases da formação do Rio Grande do Sul e sobre como a vida respondeu às modificações do clima e da paisagem daí resultantes. Para tanto, o museu dispõe de ilustrações, réplicas de afloramentos e fósseis de plantas e animais. Além de difundir o conhecimento de Geociências para o publico interno e externo, o Museu tem o papel de conscientização da importância do material fossilífero como patrimônio histórico da humanidade e como auxílio à compreensão do homem sobre os processos ambientais locais e planetários.
    (Fonte: unisinos.br/mh...)
    .
    Biblioteca Unisinos
    O acervo da Biblioteca Unisinos começou a ser formado em 1860, com a vinda dos Jesuítas para São Leopoldo. Em 10 de dezembro de 1969, estimulados pela ideia de unificar os estabelecimentos de ensino superior na cidade, os dirigentes da mantenedora das faculdades sediadas no município criaram a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). As aulas eram ministradas na antiga sede da universidade, no centro de São Leopoldo.
    Cinco anos depois, o aumento do número de alunos e o surgimento de novos cursos implicaram na construção de um novo campus, inaugurado oficialmente em 12 de setembro de 1974. Até então, o acervo da Biblioteca Unisinos dividia-se em vários núcleos: Biblioteca Central, Biblioteca do Centro de Ciências Exatas, Biblioteca do Centro de Ciências Jurídicas, Biblioteca do Centro Tecnológico (Canoas) e Biblioteca da Escola de Enfermagem (Porto Alegre). Na década de 70, a Biblioteca Central expandiu-se dentro do Centro Comunitário, passando a ocupar quase 50% dos pavimentos.
    Durante os anos 80 e 90, a Biblioteca Unisinos intensificou suas atividades buscando unificar todos os seus acervos. Até que, em 31 de julho de 2000, a Biblioteca passou a funcionar em um prédio novo, com uma área total de 37 mil m². O edifício conta com sete andares, sendo três deles destinados ao acervo. No ano de 2006, a Escola de Design Unisinos abre suas portas em Porto Alegre e a Biblioteca, como parte integrante desta nova visão, faz-se presente neste campus, desde então.
    (Fonte: www.unisinos.b...)
    .
    Museu de Arqueologia
    O museu, que integra o Instituto Anchietano de Pesquisas, tem sua ação voltada ao ensino e educação patrimonial, possuindo acervo de Pré-história brasileira e do Rio Grande do Sul, Etnologia Indígena e Missões. Nele estão expostos artefatos e objetos de populações nativas americanas, principalmente as do Rio Grande do Sul. Além disso, oferece programação aberta às escolas, com visita a exposição do acervo, palestras e, de acordo com o nível escolar, pequenas oficinas de Produção Cerâmica/Lítica e Pintura Rupestre.
    (Fonte: unisinos.br/in...)

ความคิดเห็น • 1

  • @casalqueviaja2003
    @casalqueviaja2003  14 วันที่ผ่านมา +1

    Olá pessoal!!!
    Ajudem o nosso canal crescer!!!
    Assistam, curtam, comentem e compartilhem os nossos vídeos!!!