Muito carinho por esse carrinho, meu pai foi um dos projetistas desse carro......ele morreu em 86 em um acidente de carros voltando da GASA (Gurgel Automóveis S.A.)
Uma pena mesmo. Mas é por essas e outras que eu não vendi o meu (esse do vídeo é o meu). Ter Gurgel hoje é compromisso com a história da marca que com todos que fizeram parte dela!
@Alexandre Marques Nossa, que massa de seu pai ter participado do projeto, ainda mais como a indústria automotiva era na época, mas triste ele ter morrido, ainda mais há tanto tempo assim...
Trabalhei de 86 a 88 na Gurgel , meu primeiro emprego como engenheiro, Dr Gurgel , pessoa inteligentíssima e teve seu sonho destruído pela política antipatriótica assim como nossas ferrovias. Desfilei em Brasilia com um BR800 conversível azul na parada de 7 de Setembro de 1987, fomos ovacionados de pé pela platéia do desfile(clamor patriótico) era um produto 100% nacional!!!
@@lmz000 Existem matérias como um Sonho Enferrujado que da a dimensão desta linda história , e não é privilégio só da Gurgel sem apoio e esquecida mas muitas outras com raras excessões!!! O Brasil é um país complicado para o médio e pequeno empresário investir !!!! Se não fosse o governo americano, Chrysler e GM não existiriam mais!!!
@@ericmartins8448 ter um carro desses pra sofrer, gente vamos ser sensatos, lógico que vale o esforço, o estudo a dedicação, mais precisamos ser honestos, o carro sempre foi uma grande porcaria, assim como o avião de Santos Dumont, que neste caso somente o estudo de se manter algo no ar interessou, o resto e lixo
O que me chamou muito atenção foi o respeito que você teve com o carro e claro, com a marca. Já vi diversos canais gravando vídeo em Gurgel ironizando e fazendo comparações descabidas com carros atuais. Parabéns cara, seu canal é muito bom. Ps: depois ensina pra gente como vc faz pra ter essa desenvoltura tão boa com as câmeras rs abraço.
Nunca existiu carro 100% nacional, e esse é mais um que não é 100% nacional kkk, uma bela gambiarra pra época pra um mercado carente que "obrigava" a fazer essas lasanhas
@@munaro tenho carro sim, quer a lista de todos ? Mas sejamos sincero, é gambiarra siim, bastante peças da VW foi usada no projeto, não tem como falar que é algo 100% brasileiro sendo que realmente não é 100%, pode ser que tenha uma essência 100% brasileiro, mas o projeto não é puro infelizmente
@@AlePereiira passa a lista aí pô(ironia), e realmente é impuro de certa forma, acredito que os únicos que eram 100% nacionais eram os primeiros Trollers, que infelizmente pararam de fabricar
O que eu sei desse carro: - Esse motor é o motor 1,6 do Gol chaleira cortado no meio (por isso que é 0,8). Pode observar que o ronco de batedeira é idêntico ao do Gol chaleira - Gurgel quando tentou montar esse motor da primeira vez, não conseguiu tirar mais que 26 CV por um erro de tradução do alemão para o português. Feito as devidas correções, a cheleirinha 0,8 litro de plástico rendeu os esperados 32 cv. - eita tosqueira do garai!!! Mas era o que tinha na época, num tempo em que tudo que tinha que ser feito na raça. João Amaral Gurgel. Um herói que não foi reconhecido no seu tempo. Que Deus o tenha.!
Tá na hora de revisar essa história (que eu também ouvi). Ele usa os pistões da VW sim, mas esse motor aí eu refrigerado a água, bloco, camisas e virabrequim tem que ser todo novo. Não dá pra simplificar tanto.
O que você sabe tá meio errado. O primeiro motor 0.8 de fato teve essa questão com falta de potência e fervia por conta da falha na montagem do comando de válvulas, mas não gerava 26 cv. A potência saltou de 32 para 34 cv após arrumarem. Quanto a ser meio motor de Fusca, tem uma piada interna no clube do Gurgel que diz que se você quer irritar um dono de BR800 (eu no caso) você diz que é meio motor de Fusca. É um mal entendido comum e as medidas de pistão e biela são as mesmas do VW 1600, mas toda a arquitetura do motor é diferente. Até porque ele é refrigerado a água, não a ar.
Tenho um desse 100% original ( só pneus que não) e gosto muito dele faz 22 km na cidade e anda muito bem no trânsito. Dificilmente irei vender algum dia. Parabéns pelo vídeo. Quem fala mau desse carro não sabe nada de carros e muito menos a história por trás dele.
Que carro incrível! Gurgel deve ser eternizado no Brasil. Único fabricante que mesmo sem incentivos quis fazer um carro totalmente brasileiro (e conseguiu).
O Brasil só anda para trás puro retrocesso , imaginem se a Gurgel estivesse na ativa até hoje como que estaria avançada a indústria automobilística brasileira.
Os carros dele evoluíram muito desde o primeiro até o último. Se tivesse continuado e tivesse tido apoio, seria uma grande indústria nacional assim como aconteceu com a EMBRAER.
Baita visionário foi o Amaral Gurgel. Projetou esse carro com o objetivo de que fosse usado em meio urbano. Trajetos curtos, estacionamento facilitado etc
Nossa indústria nacional foi engolida! O que é uma pena, porque tínhamos muito para avançar. Os carros Gurgel tinham muitas tecnologias pensadas para NOSSO país e, para época, eram muito bem resolvidas. Tínhamos até carro elétrico! Muito a frente de seu tempo!
Meu tio ganhou um desses em uma RIFA, não tinha carta e tampouco onde deixar o carro e eu tive o prazer de "ter pra mim" ele durante dois meses, isso em 1998. Pra ter um idéia, morava em Ferraz de Vasconcelos, fiz uma viagem até o litoral, para Bertioga, foram 160km ida e volta e pasmem, ele consumiu apenas 10 litros de combustível. Pra viajar completei o tanque de 40 litros e na volta reabasteci. Nesse tempo a gasolina era apenas R$0,75. Tempo bom...
@João henrick fabriciano ele tbm não era santo,todo carro que ele fazia era o mais rústico possível,falava até que porta luvas era item de luxo,se vcs reclamam da vw atualmente, é que nunca viram a história da Gurgel,e eles não eram tão baratos tbm,por mais um pouco vc conseguia pegar carros populares bem melhores
Ele custou na época cerca de 40000 reais se convertermos para a moeda atual,sendo que um gol 1000 na época custava só 6000 reais e era melhor acabado que ele,tinha mais espaço entre outras coisas
É impressionante como o Brasil não perde a oportunidade de perder coisas ótimas! Essa marca tinha muito potencial, espero um dia poder comprar um desses
Ótimo vídeo!!! Concordo com o nosso "TH-camr", muitos avaliadores simplesmente olham um carro da década de 90 com a visão, crítica e principalmente com os novos gostos e requintes que o brasileiro do século 21 exige o que no meu entender é desonesto. Olhar e compreender um carro é mais do que compreender sua função como automóvel é entender seu contexto histórico e social que o país atravessava nos anos 90. E que carro popular era sinônimo de carro velho e carro de pouco requinte, tanto que o governo incentivou a produção dos carros mil, tanto que o primeiro veiculo a estes moldes era o Gurgel 800 e Uno mille. Gurgel conseguiu criar uma empresa e produzir veículos em uma situação que somente às empresas multinacionais conseguiam contornar com certa facilidade com menores dificuldades, o que demonstra o verdadeiro espirito brasileiro de garra e luta com os recursos que estão a disposição.
Quem dera a empresa tivesse sobrevivido, o que estaria produzindo hoje, em plena época de pensamento mais ecológico? Esse pensamento me faz lembrar dos perrengues do meu tio avô e o.motor q ele criou e que os "homens de preto" da indústria do petróleo o obrigou a desmontar sob ameaça.
No momento que ele levanta o banco do motorista ele diz ser tipo do Uno, pelo contrário, no Brasil, os Gurgel X12tr já eram assim desde o final dos anos 70.
Tenho um vermelho 91/91 igualzinho a este mas quando comprei, infelizmente já estava adaptado com motor de fusca a ar. Tem GNV também sendo assim extremamente econômico. Todo legalizado, é o meu xodó!
Olá! Sei que anda 130 km com o cilindro de 7,5 cheio. Era extremamente econômico. Hoje a economia diminuiu considerando o preço alto do GNV e as vistorias anuais e do cilindro( muito cara) a cada 5 anos.
tem vistorias de 5 em 5 anos além da anual, que coisa triste, não sabia não. Mas apesar disso, extremamente econômico, como eu creio que vou rodar pouco acho que vou ficar na gasolina mesmo.@@mariatherezaalvarezcamposd8821
Primeiro agradecer ao canal por valorizar a grandes empreendedores que no passado com todas as dificuldades conseguiram realizar seus sonhos, tenho muito orgulho da Gurgel, Engesa, Agrale, entre outras marcas que contribuíram muito para a indústria brasileira.
É super legal ver um carro totalmente brasileiro hoje em dia. Eu nem sabia da história da Gurgel. Mas hoje vejo o quanto é incrível! Achei um desses enquanto passeava com meus amigos aqui onde moro. Super legal!
@Carlos Daniel da Silva Schaper um Gurgel redesenhado com tudo que temos hoje, com materiais leves mas com segurança, com preço atrativo e com consumo excelente. Hoje temos sim capacidade para fazer isso. Basta incentivo.
Se valorizada imagina que empresa seria hoje. A embraer telvez seja um exemplo que conseguiu sobreviver. E é uma das melhores em aviões de pequeno porte. Mesmo assim quase não vejo em manchetes e tem gente que nem sabe.
A máfia politica e das grandes montadoras e a própria população brasileira foi que impediram o Gurgel, o mais irônico é que depois fazem matérias falando que o Brasil não tem tecnologia, etc, etc... e quando alguém se propõe a fazer é ridicularizado como louco Brasileiro tem o que merece que é gente cheia de demagogia e palavras vazias
"a Gurgel, nunca será esquecida" , uma marca icônica, sempre q vejo um Gurgel sinto orgulho do meu país, mesmo q a marca infelizmente n tenha ido pra frente, 😔😔 "foi criada por um brasileiro q lutou até o fim, n sou da época mais jamais desmereci a marca em nenhum momento , literalmente uma jóia rara,!! " não é só um carro, mais sim uma puta de uma história passando diante dos seu olhos." *GURGEL*❤️❤️❤️ ✌🏼😉😀
Se o Governo não tivesse boicotado a Gurgel, hoje seria sinônimo de inovaçãoes e tecnologia, como a Marcopolo. Projeto totalmente agradável de se ver até hoje. Parabéns pelo seu respeito e carinho pela Marca, e mais pelo seu bom senso em deixar claro sua análise em cima de um projeto antigo, o que muitos não complendem.
Isso que eu chamo de "carrinho divertido". Nessas horas, eu tenho certeza que sou inscrito num dos melhores canais de carros. A humildade e o respeito pelo qual você avalia os carros, independente das condições dele, é uma coisa super louvável. Parabéns, Rafinha!
Em 1992 comprei um um para presentear minha esposa, vermelho. saiu da loja e por volta de 5:30 da tarde, peguei um trânsito intenso e antes das 6 horas já estava completamente arrependido da compra. Claustrofóbico, vidro não abre, só desliza para trás um pouquinho, muito quente e a nítida sensação que estava andando numa Fiat 147 desregulada e com o freio de mão puxado. a decisão de me desfazer sumariamente dele veio na subida da rampa da garagem do prédio, ele simplesmente se recusou a chegar no primeiro andar da garagem, não tinha força suficiente para tanto. naquela primeira noite ele dormiu na rua. Não tive nem coragem de mostrar para minha esposa, no dia seguinte consegui vendê-lo (perdendo muito dinheiro) e comprei um Chevette para ela. não acabou porque foi perseguido, acabou porque era ruim mesmo, foi um natimorto, o contrário de vários outros Gurgel que eram muito bons.
Fiação exposta, falta de espaço até para operar com segurança a pedaleira, parafusos e dobradiças em contato com os ocupantes...O carro é um medonho amontoado de peças recolhidas a esmo pelo mercado automotivo, na base do "encaixa essa peça naquele buraco e completa ao redor com massa." Faz Lada e Fusca parecerem limousines. Para se falar em real pioneirismo e alguma visão de futuro do Gurgel, só suas investidas nos furgões elétricos que ele planejou no final dos anos 70.
Esse carro só é bom na boca dos pseudo-patriotas que nunca nem chegaram perto de uma merda dessas. Gurgel só fez de bom mesmo os utilitários com motor VW a ar.
Não me importo com o que os pilotos de teclado digam. Isso sim é um carro popular. Excelente para quem precisa de algo para trabalhar e carregar os meninos
A fábrica era na minha cidade...Rio Claro....nostalgia as fotos da fabrica na época em 96 eu tinha 12 anos, e hoje virou conjunto empresarial ... conhecidos meus trabalhavam na Gurgel.
a história da Gurgel daria um filme, principalmente a forma como ela acabou (pra quem não conhece a história, recomendo pesquisar sobre, é realmente digna de hollywood)
@Junin dias Rocha Junin Dias Agradeça à mentalidade neoliberal que coloca os interesses do mercado abaixo do interesse nacional. E não reclama quando privatizarem a Petrobrás a preço de banana.
O Gurgel NÃO era barato. O empresário brasileiro é ganancioso, e como havia pouca escala, ele tinha que mitigar seus custos embutindo no preço de cada veículo...
@@Soulbotagem-BR Além do Gurgel ser caro era um carro que era mal acabado e mal montado de fábrica. Mesmo com um puta desconto no IPI que os Gurgel tinham em relação aos demais carros nacionais (menor inclusive que os primeiros 1.0) ele nunca conseguiu engrenar porque era um carro de fabricação artesanal. Dizer que o governo não ajudou o Gurgel é uma grande mentira também, o Exército comprava centenas de carros todos os anos da Gurgel, o BR-800 foi desenvolvido com empréstimo do BNDES, os carros da gurgel foram isentos de IPI por muitos anos, só que depois de todo mundo descobriu que poderia comprar um Mille que era um carro de verdade mais barato que um gurgel não tinha chance dele ganhar mercado com uma produção totalmente artesanal contra um carro fabricado em linha de produção, isso sem falar das maluquices e problemas gerados pela "personalidade" do Amaral Gurgel, como fazer carro urbano com tração traseira, eixo cardã e eixo rígido de Chevy 500 atrás. A ideia que ele teve foi boa, mas a forma que ele colocou isso em prática foi absurdamente amadora infelizmente.
@@bk649ccde vc distorceu toda a realidade. Começando por dizer que o Uno era um carro de verdade, depois dizer que o BR 800 ficou muitos anos com IPI zerado, sendo que ficou poucos anos em linha. O BR 800 nunca foi mais caro que o Uno. O governo comprou carros da Gurgel só no Regime Militar. Pra época era uma boa alternativa, pequeno, econômico e baixa manutenção. Uma boa opção pra quem anda só ou em dois na maior parte do tempo.
@@bk649cc Como fala bosta, entenda o conceito do carro primeiramente, era um carro para massas, ou seja para pessoas classe C, nessa epoca era foda comprar carro novo, so os mais endinheirados que possuiam, por isso existia muitos Fuscas, Brasilia na epoca nas ruas, porque eram carros usados , as pessoas não tinham dinheiro para adquirir um novo. Fabricação artesanal Falou Bosta de novo!, não sabe como é fabricação artesanal, a Gurgel era uma montadora possuia, linha de montagem e mais de 300 funcionarios. Nossa como fala merda!, o governo atrapalhou assim e muito quando liberou ess IPI para outras montadoras e Volks, Fiat passaram a boicotar peças para a Gurgel. Ciro Gomes tambem ajudou a afundar a montadora. E quem voltou em 1993 para matar o projeto Delta da Gurgel? O Fusca um carro que morreu em 1986 volta em 1993 do mesmo jeito mecanica ultrapassada, sem estabilidade etc, Pior o Fusca era ultrapassado aqui ja la em 1980 em relação ao modelo vendido la fora o Fusca daqui utilizava o mesmo habitaculo (meio do carro) do Fusca 66 e brasileiro besta abraçou essa ideia.
o brasileiro deveria se orgulhar deste inovador ... GURGEL ó saudades ... parabéns ótimas explicações / meta automotiva aprova produtos de qualidade ...
Eu tive uma towner...pra trabalhar era um espetáculo! Acesso fácil, manobra igual moto, arrancada não era ruim, até bem forte...tinha até ar condicionado. Mas quando chegava a cem por hora tava na hora de rezar.... além disso, as peças de uma forma geral eram meio caras, e o motor depois que começou a incomodar, consumiu 6000reais. Hoje tenho fiorino, econômica, peças quase grátis e em qualquer esquina...mas a towner andou 4 anos sem incomodar.
Dá até um aperto no coração saber que um projeto tão importante desses foi sabotado pelos nossos "governantes" comprados pelas montadoras multinacionais.
Lembrando.....sa...botados e ...en...tregues, a FNM ( caminhões), a Siderúrgica Nacional, a Gurgel, e o Programa Espacial Brasileiro, em Alcântara. etc , etc.
No mesmo ano do lançamento do Gurgel BR o gov. federal lançou programa de subsídio ( pura coincidência)ao carro popular. Assim enterrou de vez a ideia de um carro popular nacional.
Verdade, agora estamos matando a Embraer, Petrobrás e as grandes empreiteiras, vamos virar uma grande fazenda para produzir boi e soja para os países ricos
@@fabioguerreiro4692 convenhamos que não era grande coisa né. Falo isso sendo proprietário de um Gurgel (não essa porcaria de BR-800 / Supermini e sim o jipe X-13). Mas não dá pra se orgulhar de um projeto tão tosco quanto esse carrinho de brinquedo.
@@Danelon2006 sou engenheiro mecânico, trabalhei em uma grande empresa nacional de máquinas agrícolas por muitos anos, no início os projetos eram bem simples, mas com o tempo e investimento em tecnologia a coisa foi ganhando corpo e hj é uma das referências mundiais em seu segmento. A Gurgel estava no caminho, mas ao contrário de VW, Peugeot, Hyundai, Gm, Ford, entre outras que em seus países tiveram e muitas ainda tem capital estatal aqui deixamos morrer
@Evandro Byte Sim, é verdade, a Gurgel tinha uma divida que não era grande, porém depois do governo ter liberado subsídios para os carros 1.0 da Fiat e outras marcas, não teria como concorrer com tal motor mais potente levando ela falência.
Imagine este carro sendo fabricado até hoje com todas as melhorias que viriam a serem postas , lógico que isto nunca interessou ao monopólio automobilístico .
@@lucassergio6781 não tenta desviar a culpa não pq fomos nós mesmo. o poder de compra é nosso, e escolhemos pagar pau pra montadora de fora, sem falar que político canalha não chega no poder sozinho
Os projetos da GURGEL deveria aparecer novamente. Uma triste realidade ao ver que esse visionário não foi tão visto na sua época. Espero que um dia possa se tornar realidade o que eu digo.
Legallllllll amigão. Traz de volta. Nosso Brasil precisa desse carro genuinamente nacional. Já andei muito nele e é tudo de bom. Maaaraaaviiilhaaa. Sem falar no boicote elétrico feito na época, contra este maravilhoso projeto. Já imaginou quanto o mundo tinha ganho em qualidade de vida, ar, respiração... neste mundo superaquecido propositalmente.
Lembro q meu pai certa vez comprou uns colecionaveis e em cada colecionavel, vinha uma mini revista falando sobre a história do veículo. Ao ler a história da Gurgel fiquei fascinado, ele teve até projeto de carro elétrico, bem a frente de seu tempo.
Eu já tive um desses por anos!!! Como o Lucas disse, era um carro valente e honesto. Já cheguei a pegar estrada com ele, inclusive para a subir/descer para o litoral Paulista. O grande lance dele era manter o motor em rotação alta, para que ele conseguisse transpor obstáculos mais íngremes. Era um carro divertido e que sempre chamou a atenção nas ruas. Fiquei muito triste quando me roubaram ele bem na semana que minha avó faleceu 😢😢 Saudades do Gurgelzinho que eu acabei apelidando de Leguinho, kkkkk
Muito bacana. O carro e o apresentador. Muito interessante o respeito pela Engenharia. Pela arte que é. E o bom humor. Acompanharei com muito gosto o canal.
Carrinho estiloso pra época . Sempre lembro do pai de uma antiga amiga minha me dizendo que as grandes montadoras da época ameaçaram boicotar as indústrias de autopeças caso essas continuassem a fornecer componentes pra esse carro . O que também prejudicou o sucesso do projeto do Gurgel. Pode ate ser uma lenda , mas eu não duvidaria se fosse verdade ....rs.
Gurgel foi o homem que revolucionou carros com o primeiro carro eletrico do mundo, brasileiro nao sabe da valor o que tem senao ate hoje teriamos carros eletricos e baratos ate hoje parabens ao gurgel
"Aprendi a dirigir" nesse carro. Meu pai trabalhava com estofados automotivos, aproveitei que ele saiu pra comprar material e saí andando nas ruas do bairro sentado em um banquinho de madeira. Ele só ficou sabendo disso quase 20 anos depois kkkkkk
Parabéns pelo video um dos melhores que ja vi em seu canal mostrou o carrinho sem esculacho por que somos inteligentes e sabemos das limitações , simplicidade e idade do projeto mais ele cumpre ao proposito que foi desenvolvido
Eu lembro quando foi lançado, ele trocou o distribuidor mecânico pelo eletrônico e bombas mecânicas por elétricas para ir liberando torque do motor. Na época ia ser chamado de CENA - Carro Econômico Nacional e foi ameaçado de ser processado por um piloto idiota que achou que o nome CENA ia ser confundido com o dele, aparentemente analfabeto já que a escrita dos nomes é muito diferente. Gurgel simplesmente trocou o nome para não perder tempo com a baixaria do piloto. Quem andava pelo interior do Brasil, principalmente na área agrícola, vai lembrar dos Jeeps Gurgel fazendo sucesso ao levar a produção para as cooperativas agrícolas. Infelizmente o Brasil não respeita e nem apoia seus empreendedores.
Por isto sempre gostei do Nelson Piquet,excelente piloto e não se fazia de bonzinho,falava na cara o que pensava,e a Globo nunca deu muito moral pra ele.
Verdade, agora estamos matando a Embraer, Petrobrás e as grandes empreiteiras, vamos virar uma grande fazenda para produzir boi e soja para os países ricos
@Paul Walker leia essa reportagem, fala sobre a atual desindustrialização do Brasil, atualmente ainda estamos entre os 10 países mais industrializados do mundo www.gazetadopovo.com.br/economia/industria-brasil-fora-ranking-10-maiores-mundo
Não acho que esses carros teriam algum destaque no mundo sendo que nem no Brasil ninguém queria aliás brasileiros preferiam ter um lada lixo só para falar que era importado kkkkk
@@fabioguerreiro4692 utilitários e pode ter vendido poucas unidades nessa variedade de países 5 em um 2 no outro etc deve ter sido mais para testes se valia seu custo benefício para frotas
Parabéns, primeiro comentário que deixa a gente orgulhoso da inteligência brasileira tolhida por canalhas invejosos, isto seria o início, mas os políticos da época não eram brasileiros, pela primeira vez vejo alguém se orgulhar da nossa criação, parabéns.
@@evandrolima1255 se o senhor se esforçar um pouquinho e ler o comentário do jeito correto, verá que não é um despretígio achar engraçado a forma carinhosa na qual o Lucas cita a abertura de ventilação no teto do Gurgel. Esse canal é top, portanto, vamos manter o nível de educação e respeitar opiniões e comentários alheios.
@@status0130 eu sou assim, ignoro coisas patéticas, afinal. O cara falou normal, não na intenção de caráter de palhaços cujo a intenção é fazer um monte de patéticos rirem. ...
@@evandrolima1255 ignora coisas patéticas e está aqui preocupado com a minha opinião? Então, do seu ponto de vista, é um patético preocupado com o "outro" que ele considera mais patético que si próprio. Isso é engraçado, é o típico "tiro que saiu pela culatra".
Trabalho numa prefeitura que na década de 90 adquiriu 5 ou 6 Br800...dirigi todos eles, no trabalho de assistência tecnica rural, cheguei a fazer algumas viagens mais longas com um deles, econômico como um monge franciscano, só meio barulhento...o carro era metidinho pois a tração traseira permitia... encarava aclives razoáveis nas visitas que fazia à bananais de minha região...talvez um dia adquira um para meu uso particular...
Muito carinho por esse carrinho, meu pai foi um dos projetistas desse carro......ele morreu em 86 em um acidente de carros voltando da GASA (Gurgel Automóveis S.A.)
Caramba, seria uma boa história se não fosse trágico 😔
Uma pena mesmo. Mas é por essas e outras que eu não vendi o meu (esse do vídeo é o meu). Ter Gurgel hoje é compromisso com a história da marca que com todos que fizeram parte dela!
@@EuFaloDeCarro Você está de parabéns por manter esse ícone histórico.
@Alexandre Marques Nossa, que massa de seu pai ter participado do projeto, ainda mais como a indústria automotiva era na época, mas triste ele ter morrido, ainda mais há tanto tempo assim...
@@EuFaloDeCarro ei barba, oque é mais golpe , o temer na presidência ou esse volante de opala diplomata
Trabalhei de 86 a 88 na Gurgel , meu primeiro emprego como engenheiro, Dr Gurgel , pessoa inteligentíssima e teve seu sonho destruído pela política antipatriótica assim como nossas ferrovias. Desfilei em Brasilia com um BR800 conversível azul na parada de 7 de Setembro de 1987, fomos ovacionados de pé pela platéia do desfile(clamor patriótico) era um produto 100% nacional!!!
Rubens ,você acha que se fosse hoje a Gurgel teria ido pra frente; sou nascido em 1980!
Excelente apontamento!!!
Poxa, que história legal de conhecer!
@@peregrinoaventura Sim teria decolado , na época havia muita pressão das multinacionais e o governo cedeu e não ajudou a Gurgel.
@@lmz000 Existem matérias como um Sonho Enferrujado que da a dimensão desta linda história , e não é privilégio só da Gurgel sem apoio e esquecida mas muitas outras com raras excessões!!! O Brasil é um país complicado para o médio e pequeno empresário investir !!!! Se não fosse o governo americano, Chrysler e GM não existiriam mais!!!
"O banco é inteiriço, assim como no novo Onix". Gurgel sempre à frente de seu tempo.
Kkkkkk
Essa foi demais q banco feio mesmo do novo onix q cagada
Motor da fera kkķkkkk
Poxa você e zueiro mesmo ne cara você manja da zueira porra cara fiquei ate ofendido com sia zueira
Bëm b0sta
Eu teria um bixinho desses sem pensar 2x pra usar no dia a dia da cidade.
Vergonha zero. Muito orgulho.
Mano tu falou oque eu penso kkk
meus pêsames
@@robertpatrickmedeiros1819 ?
@@ericmartins8448 ter um carro desses pra sofrer, gente vamos ser sensatos, lógico que vale o esforço, o estudo a dedicação, mais precisamos ser honestos, o carro sempre foi uma grande porcaria, assim como o avião de Santos Dumont, que neste caso somente o estudo de se manter algo no ar interessou, o resto e lixo
@@robertpatrickmedeiros1819 o que pode ser porcaria para vc, para outros não são. Simples assim.
O que me chamou muito atenção foi o respeito que você teve com o carro e claro, com a marca. Já vi diversos canais gravando vídeo em Gurgel ironizando e fazendo comparações descabidas com carros atuais. Parabéns cara, seu canal é muito bom. Ps: depois ensina pra gente como vc faz pra ter essa desenvoltura tão boa com as câmeras rs abraço.
SIM! E outros minimizando as soluções tecnológicas do carro, ou mesmo fazendo chacota.
Ele sempre respeita os carros e tem bom senso, por isso gosto do canal
Da raiva isso as pessoas desvalorizam tudo que é barato ou antigo! Só ligam para coisas caras sendo que tem cpisas muito mais baratas e ótimas
@@luisautodidata8232 corrigindo, "muitos gostam de babar ovo de gringo".
@@pedrolucas.s.s7137 Sim
Meu avô participou da criação de alguns, era mecânico, ajudou a fazer motores.
Mentira
Relate mais sobre?
Tiringa??
Explica mais pow
É bom saber dessas coisas
@@ahuarquitetura9318 por que seria mentira meu amigo ?
Gurgel foi um visionário. Lançou tbm nos anos 80 um carro elétrico. Até passou no Silvio Santos.
Carros elétricos já existiam desde 1900 e bolinha
100% nacional! Orgulho do Brasil!
@@fctyrtyrtyrty o primeiro carro da Volwks custava quanto?
Nunca existiu carro 100% nacional, e esse é mais um que não é 100% nacional kkk, uma bela gambiarra pra época pra um mercado carente que "obrigava" a fazer essas lasanhas
@@AlePereiira pra um país que maioria que usa ônibus é muito bom, aliás tem carro para chamar isso de uma gambiarra?
@@munaro tenho carro sim, quer a lista de todos ? Mas sejamos sincero, é gambiarra siim, bastante peças da VW foi usada no projeto, não tem como falar que é algo 100% brasileiro sendo que realmente não é 100%, pode ser que tenha uma essência 100% brasileiro, mas o projeto não é puro infelizmente
@@AlePereiira passa a lista aí pô(ironia), e realmente é impuro de certa forma, acredito que os únicos que eram 100% nacionais eram os primeiros Trollers, que infelizmente pararam de fabricar
O que eu sei desse carro:
- Esse motor é o motor 1,6 do Gol chaleira cortado no meio (por isso que é 0,8). Pode observar que o ronco de batedeira é idêntico ao do Gol chaleira
- Gurgel quando tentou montar esse motor da primeira vez, não conseguiu tirar mais que 26 CV por um erro de tradução do alemão para o português. Feito as devidas correções, a cheleirinha 0,8 litro de plástico rendeu os esperados 32 cv.
- eita tosqueira do garai!!! Mas era o que tinha na época, num tempo em que tudo que tinha que ser feito na raça.
João Amaral Gurgel. Um herói que não foi reconhecido no seu tempo. Que Deus o tenha.!
Tá na hora de revisar essa história (que eu também ouvi). Ele usa os pistões da VW sim, mas esse motor aí eu refrigerado a água, bloco, camisas e virabrequim tem que ser todo novo. Não dá pra simplificar tanto.
@@agoradacerto ai sabe 👏
O que você sabe tá meio errado. O primeiro motor 0.8 de fato teve essa questão com falta de potência e fervia por conta da falha na montagem do comando de válvulas, mas não gerava 26 cv. A potência saltou de 32 para 34 cv após arrumarem.
Quanto a ser meio motor de Fusca, tem uma piada interna no clube do Gurgel que diz que se você quer irritar um dono de BR800 (eu no caso) você diz que é meio motor de Fusca.
É um mal entendido comum e as medidas de pistão e biela são as mesmas do VW 1600, mas toda a arquitetura do motor é diferente. Até porque ele é refrigerado a água, não a ar.
Faltou falar que é 2 tempos. Só isso...
@@cintiadv é dois tempos?
Tenho um desse 100% original ( só pneus que não) e gosto muito dele faz 22 km na cidade e anda muito bem no trânsito. Dificilmente irei vender algum dia.
Parabéns pelo vídeo.
Quem fala mau desse carro não sabe nada de carros e muito menos a história por trás dele.
O que você tem é uma relíquia!
Muito bom, vc foi profissional e não fez pouco caso do Gurgel, enalteceu o carro e falou dos valores do mesmo, parabéns
4 425 you u 78 7
Que carro incrível! Gurgel deve ser eternizado no Brasil. Único fabricante que mesmo sem incentivos quis fazer um carro totalmente brasileiro (e conseguiu).
O Brasil só anda para trás puro retrocesso , imaginem se a Gurgel estivesse na ativa até hoje como que estaria avançada a indústria automobilística brasileira.
Aquele ditado...Santo de casa não faz milagre... Brasil sendo Brasil...
Pois é .
Vc já andou num Gurgel? Era o carro ideal pra União Soviética dos anos 50
Eu sei que esse Gurgel era uma carroça mas com a evolução iria melhorar bastante .
Saudades do Jão Gurgel
Bem que minha mãe diz Alzheimer é uma doença desgraçada
Os carros dele evoluíram muito desde o primeiro até o último. Se tivesse continuado e tivesse tido apoio, seria uma grande indústria nacional assim como aconteceu com a EMBRAER.
Eu duvido pois foi os próprios presidentes e governo brasileiro que não ivestil
Baita visionário foi o Amaral Gurgel. Projetou esse carro com o objetivo de que fosse usado em meio urbano. Trajetos curtos, estacionamento facilitado etc
Um show de Design Thinking
Nossa indústria nacional foi engolida! O que é uma pena, porque tínhamos muito para avançar. Os carros Gurgel tinham muitas tecnologias pensadas para NOSSO país e, para época, eram muito bem resolvidas. Tínhamos até carro elétrico! Muito a frente de seu tempo!
Amigo carros elétricos tem desde 1900
@@Gambiarragames02 la fora na america latina foi o primeiro anta
Meu tio ganhou um desses em uma RIFA, não tinha carta e tampouco onde deixar o carro e eu tive o prazer de "ter pra mim" ele durante dois meses, isso em 1998. Pra ter um idéia, morava em Ferraz de Vasconcelos, fiz uma viagem até o litoral, para Bertioga, foram 160km ida e volta e pasmem, ele consumiu apenas 10 litros de combustível. Pra viajar completei o tanque de 40 litros e na volta reabasteci. Nesse tempo a gasolina era apenas R$0,75. Tempo bom...
Meu deus, é até difícil de acreditar como a gasolina era barata...
@@bboyjojoful
Dava pra abastecer com o troco do pão, hj tem que deixar de comprar pão pra por gasolina
75 CENTAVOS?????
@@evolxzione tem que levar em conta a inflação.... 0.75 centavos naquele tempo e como se fosse uns 2,70 (:
a gasolina era barata e pura.
Ficha técnica:
0-100 Km/h: sim
Tem q medir com o calendário kkkkjjj
0-100 km/h: na descida claro
@@canalsincero3534 só pode jasjsajsajsa
E só os vidros fechado kkkkkkkkk
KAKAKAJKAJAJAJAKA
Nostalgia!!! Ja pensou se a Gurgel não falisse? O João Augusto Amaral Gurgel tinha amor ao Brazil e coragem de inovar!
Mas tbm vacilou para caramba,e como o pessoal fala "vacilou o cachimbo cai"
Pse cara se ele tivesse sucesso VW tinha alça pqp ainda e Corolla custava preço de carro popular.
@@djjinho1 Com assim, onde ele vacilou?
@João henrick fabriciano ele tbm não era santo,todo carro que ele fazia era o mais rústico possível,falava até que porta luvas era item de luxo,se vcs reclamam da vw atualmente, é que nunca viram a história da Gurgel,e eles não eram tão baratos tbm,por mais um pouco vc conseguia pegar carros populares bem melhores
Ele custou na época cerca de 40000 reais se convertermos para a moeda atual,sendo que um gol 1000 na época custava só 6000 reais e era melhor acabado que ele,tinha mais espaço entre outras coisas
É impressionante como o Brasil não perde a oportunidade de perder coisas ótimas! Essa marca tinha muito potencial, espero um dia poder comprar um desses
Ótimo vídeo!!!
Concordo com o nosso "TH-camr", muitos avaliadores simplesmente olham um carro da década de 90 com a visão, crítica e principalmente com os novos gostos e requintes que o brasileiro do século 21 exige o que no meu entender é desonesto.
Olhar e compreender um carro é mais do que compreender sua função como automóvel é entender seu contexto histórico e social que o país atravessava nos anos 90. E que carro popular era sinônimo de carro velho e carro de pouco requinte, tanto que o governo incentivou a produção dos carros mil, tanto que o primeiro veiculo a estes moldes era o Gurgel 800 e Uno mille.
Gurgel conseguiu criar uma empresa e produzir veículos em uma situação que somente às empresas multinacionais conseguiam contornar com certa facilidade com menores dificuldades, o que demonstra o verdadeiro espirito brasileiro de garra e luta com os recursos que estão a disposição.
Quem dera a empresa tivesse sobrevivido, o que estaria produzindo hoje, em plena época de pensamento mais ecológico? Esse pensamento me faz lembrar dos perrengues do meu tio avô e o.motor q ele criou e que os "homens de preto" da indústria do petróleo o obrigou a desmontar sob ameaça.
*O Lucas poderia mostrar mais umas coisinhas do carro, como: Buzina e ronco do motor. Quem concorda dá Like.*
th-cam.com/video/DQ3foP23dx8/w-d-xo.html
E tambémostrar a central da porra
No momento que ele levanta o banco do motorista ele diz ser tipo do Uno, pelo contrário, no Brasil, os Gurgel X12tr já eram assim desde o final dos anos 70.
@@miltonduarte2016 nada a ver!
Lucas ou Rafinha Bastos?
Desculpe-nos João Gurgel pela ignorância dos brasileiros.... graças a esse gênio, poderíamos ter uma das maiores empresas de carro do mundo
@@tiagomoro3908 piada você comentando aqui
@@tiagomoro3908 tá querendo atenção? Tá carente?
Piada mesmo aceita que doi menos carro horrivel pela.epoca existia melhores, brasil sempre sendo piada
Minha pomba
@@tiagomoro3908 hum vc adora um pênis de borracha, ja deveria saber hahahaha
Tenho um vermelho 91/91 igualzinho a este mas quando comprei, infelizmente já estava adaptado com motor de fusca a ar. Tem GNV também sendo assim extremamente econômico. Todo legalizado, é o meu xodó!
Nossa, faz quanto na cidade e estrada?
Faz quanto no litro de GNV? Na estrada e na rodovia
Olá! Sei que anda 130 km com o cilindro de 7,5 cheio. Era extremamente econômico. Hoje a economia diminuiu considerando o preço alto do GNV e as vistorias anuais e do cilindro( muito cara) a cada 5 anos.
tem vistorias de 5 em 5 anos além da anual, que coisa triste, não sabia não. Mas apesar disso, extremamente econômico, como eu creio que vou rodar pouco acho que vou ficar na gasolina mesmo.@@mariatherezaalvarezcamposd8821
Primeiro agradecer ao canal por valorizar a grandes empreendedores que no passado com todas as dificuldades conseguiram realizar seus sonhos, tenho muito orgulho da Gurgel, Engesa, Agrale, entre outras marcas que contribuíram muito para a indústria brasileira.
Para mim que nunca entrei num Gurgel, o vídeo realizou meu desejo.
Parabéns ao canal.
Imagina se a Gurgel ainda existisse, cara muito a frente 👏🏻👏🏻
Que bom que ele pega os carros e sempre faz um elogio pra cada um, eles ficam felizes viu? Cada um tem sua história e seu lugar...
Nostalgia! Na escola o apelidamos carinhosamente de Rosamóvel por causa da nossa querida e bem-humorada professora de matemática!
É super legal ver um carro totalmente brasileiro hoje em dia. Eu nem sabia da história da Gurgel. Mas hoje vejo o quanto é incrível! Achei um desses enquanto passeava com meus amigos aqui onde moro. Super legal!
Imagino um Gurgel moderno pra competir com Mobi e Kwid...
eu compraria!
@Carlos Daniel da Silva Schaper um Gurgel redesenhado com tudo que temos hoje, com materiais leves mas com segurança, com preço atrativo e com consumo excelente. Hoje temos sim capacidade para fazer isso. Basta incentivo.
É cada uma kkkkkkkkk
Comprava nada... Kkkkkkk
Se valorizada imagina que empresa seria hoje. A embraer telvez seja um exemplo que conseguiu sobreviver. E é uma das melhores em aviões de pequeno porte. Mesmo assim quase não vejo em manchetes e tem gente que nem sabe.
Brasil ferrou Gurgel, seria uma potência com a liderança do Gurgel.
Os "coroneis" na época E CIA LTDA NAO DEIXARAM !
CIA?
@@venunom sério que naosnabe que cia significa companhia?
A máfia politica e das grandes montadoras e a própria população brasileira foi que impediram o Gurgel, o mais irônico é que depois fazem matérias falando que o Brasil não tem tecnologia, etc, etc... e quando alguém se propõe a fazer é ridicularizado como louco
Brasileiro tem o que merece que é gente cheia de demagogia e palavras vazias
Também ferrou a vasp e outras empresas brasileira de avião
*Ao invés de você usar um cronômetro...*
*Você usa um calendário.*
*- Torres, Rafinha - 2020*
Kkkmk
Kkkkkk 🤣🤣🤣🤣
essas piadas dele são as melhores kkkkk
Kkkkk
A diferença é que o Lucas é engraçado!
Fico imaginando o que esse cara faria nos dias de hoje. ❤️
Outro carro nacional era miura esportivo
@@CarlosSilva-dg5nm ss
Não faria nada dianti dos lobistas das grandes marcas...
Não teria espaço para competir nem com carros "populares" nem com carros de "luxo/esportivo", provavelmente iria falir
Gurgel fez o primeiro carro elétrico da américa latina, era um cara promissor
"a Gurgel, nunca será esquecida" , uma marca icônica, sempre q vejo um Gurgel sinto orgulho do meu país, mesmo q a marca infelizmente n tenha ido pra frente, 😔😔 "foi criada por um brasileiro q lutou até o fim, n sou da época mais jamais desmereci a marca em nenhum momento , literalmente uma jóia rara,!! " não é só um carro, mais sim uma puta de uma história passando diante dos seu olhos." *GURGEL*❤️❤️❤️ ✌🏼😉😀
O primeiro carro elétrico nacional foi da Gurgel, quase ninguém sabe disso.
Eu fiquei surpresa qd soube. Gurgel me trás lembranças do "tomatinho vermelho" que uma tia tinha kkkkk (aliás, ela odiava q chamassem o carro assim)
Quase ninguém sabe porque a família Gomes fudeu o cara
PRIMEIRO carro elétrico da américa do sul.
Eu conhecia.. Isso foi nos anos 70.
Renato vc esta equivocado com a história
Oi, começa a mostrar o ronco dos carros por favor
Esse não ronca, no máximo peida
com o escape original n tem graça
@@brunodonald1986 kkkkkk
- Concordo
E a buzina
meu sonho é colecionar carros, o Gurgel ta no topo da lista!
Se o Governo não tivesse boicotado a Gurgel, hoje seria sinônimo de inovaçãoes e tecnologia, como a Marcopolo. Projeto totalmente agradável de se ver até hoje. Parabéns pelo seu respeito e carinho pela Marca, e mais pelo seu bom senso em deixar claro sua análise em cima de um projeto antigo, o que muitos não complendem.
Trouxe um Gurgel, trouxe um Miura, agora falta um Puma!
Boa ideia
Faltou o Karman Ghia e DKV (já achava horrível quando era criança).
SP2
@@eduardoteixeira2730 os lixões BRs.
Vi um Pulma Branco na oficina aqui em baixo, e agora tem um Miura GT em outra oficina.
Isso que eu chamo de "carrinho divertido".
Nessas horas, eu tenho certeza que sou inscrito num dos melhores canais de carros. A humildade e o respeito pelo qual você avalia os carros, independente das condições dele, é uma coisa super louvável. Parabéns, Rafinha!
th-cam.com/video/DQ3foP23dx8/w-d-xo.html
Em 1992 comprei um um para presentear minha esposa, vermelho.
saiu da loja e por volta de 5:30 da tarde, peguei um trânsito intenso e antes das 6 horas já estava completamente arrependido da compra. Claustrofóbico, vidro não abre, só desliza para trás um pouquinho, muito quente e a nítida sensação que estava andando numa Fiat 147 desregulada e com o freio de mão puxado. a decisão de me desfazer sumariamente dele veio na subida da rampa da garagem do prédio, ele simplesmente se recusou a chegar no primeiro andar da garagem, não tinha força suficiente para tanto. naquela primeira noite ele dormiu na rua. Não tive nem coragem de mostrar para minha esposa, no dia seguinte consegui vendê-lo (perdendo muito dinheiro) e comprei um Chevette para ela. não acabou porque foi perseguido, acabou porque era ruim mesmo, foi um natimorto, o contrário de vários outros Gurgel que eram muito bons.
Exatamente, sempre foi ruim desde o dia do lançamento
Fiação exposta, falta de espaço até para operar com segurança a pedaleira, parafusos e dobradiças em contato com os ocupantes...O carro é um medonho amontoado de peças recolhidas a esmo pelo mercado automotivo, na base do "encaixa essa peça naquele buraco e completa ao redor com massa." Faz Lada e Fusca parecerem limousines. Para se falar em real pioneirismo e alguma visão de futuro do Gurgel, só suas investidas nos furgões elétricos que ele planejou no final dos anos 70.
Esse carro só é bom na boca dos pseudo-patriotas que nunca nem chegaram perto de uma merda dessas.
Gurgel só fez de bom mesmo os utilitários com motor VW a ar.
Não me importo com o que os pilotos de teclado digam. Isso sim é um carro popular. Excelente para quem precisa de algo para trabalhar e carregar os meninos
Esse carrinho aí seria perfeito pra um programa do governo: Meu carrinho minha vida.
Kkkkkk certeza que os partidos envolvidos iriam dar um jeito de desviar verbas e muitos veículos nunca seriam entregues.
Boa Kkkkkkkkkkk
Infelizmente. Tudo que envolve governo tem algum tipo de desvio
Já imaginou? "Meu carro minha vida". 🤣🤣🤣
A fábrica era na minha cidade...Rio Claro....nostalgia as fotos da fabrica na época em 96 eu tinha 12 anos, e hoje virou conjunto empresarial ... conhecidos meus trabalhavam na Gurgel.
Tenho 17 anos, e quando vi um num condomínio aqui perto fiquei impressionado.. e esse vídeo me fez ter vontade de um dia ter um
Praq vc quer ter um mano? Hahah
a história da Gurgel daria um filme, principalmente a forma como ela acabou (pra quem não conhece a história, recomendo pesquisar sobre, é realmente digna de hollywood)
É uma pena que o projeto da Gurgel não foi adiante...
É uma pena que o país nunca foi adiante.
@Junin dias Rocha Junin Dias Agradeça à mentalidade neoliberal que coloca os interesses do mercado abaixo do interesse nacional. E não reclama quando privatizarem a Petrobrás a preço de banana.
As montadoras multinacionais não deixaram...
Quem conpra essa pora
eu odeio collor
Ri muito do jeito que o Lucão foi explicando do Gurgel foi bem divertido e virei fã desse carrinho simpático!
Que pena que o governo atrapalhou a Gurgel e acabou falindo.
Teríamos hoje carros nacionais tão bons quantos os outros e com certeza bem mais baratos.
th-cam.com/video/DQ3foP23dx8/w-d-xo.html
O Gurgel NÃO era barato. O empresário brasileiro é ganancioso, e como havia pouca escala, ele tinha que mitigar seus custos embutindo no preço de cada veículo...
@@Soulbotagem-BR Além do Gurgel ser caro era um carro que era mal acabado e mal montado de fábrica. Mesmo com um puta desconto no IPI que os Gurgel tinham em relação aos demais carros nacionais (menor inclusive que os primeiros 1.0) ele nunca conseguiu engrenar porque era um carro de fabricação artesanal. Dizer que o governo não ajudou o Gurgel é uma grande mentira também, o Exército comprava centenas de carros todos os anos da Gurgel, o BR-800 foi desenvolvido com empréstimo do BNDES, os carros da gurgel foram isentos de IPI por muitos anos, só que depois de todo mundo descobriu que poderia comprar um Mille que era um carro de verdade mais barato que um gurgel não tinha chance dele ganhar mercado com uma produção totalmente artesanal contra um carro fabricado em linha de produção, isso sem falar das maluquices e problemas gerados pela "personalidade" do Amaral Gurgel, como fazer carro urbano com tração traseira, eixo cardã e eixo rígido de Chevy 500 atrás. A ideia que ele teve foi boa, mas a forma que ele colocou isso em prática foi absurdamente amadora infelizmente.
@@bk649ccde vc distorceu toda a realidade. Começando por dizer que o Uno era um carro de verdade, depois dizer que o BR 800 ficou muitos anos com IPI zerado, sendo que ficou poucos anos em linha. O BR 800 nunca foi mais caro que o Uno. O governo comprou carros da Gurgel só no Regime Militar. Pra época era uma boa alternativa, pequeno, econômico e baixa manutenção. Uma boa opção pra quem anda só ou em dois na maior parte do tempo.
@@bk649cc Como fala bosta, entenda o conceito do carro primeiramente, era um carro para massas, ou seja para pessoas classe C, nessa epoca era foda comprar carro novo, so os mais endinheirados que possuiam, por isso existia muitos Fuscas, Brasilia na epoca nas ruas, porque eram carros usados , as pessoas não tinham dinheiro para adquirir um novo. Fabricação artesanal Falou Bosta de novo!, não sabe como é fabricação artesanal, a Gurgel era uma montadora possuia, linha de montagem e mais de 300 funcionarios. Nossa como fala merda!, o governo atrapalhou assim e muito quando liberou ess IPI para outras montadoras e Volks, Fiat passaram a boicotar peças para a Gurgel. Ciro Gomes tambem ajudou a afundar a montadora. E quem voltou em 1993 para matar o projeto Delta da Gurgel? O Fusca um carro que morreu em 1986 volta em 1993 do mesmo jeito mecanica ultrapassada, sem estabilidade etc, Pior o Fusca era ultrapassado aqui ja la em 1980 em relação ao modelo vendido la fora o Fusca daqui utilizava o mesmo habitaculo (meio do carro) do Fusca 66 e brasileiro besta abraçou essa ideia.
o brasileiro deveria se orgulhar deste inovador ... GURGEL ó saudades ... parabéns ótimas explicações / meta automotiva aprova produtos de qualidade ...
Tmjs saúde pra vocês ...
META Automotiva aqui você sai na frente 🕛
Já sigo o canal a algum tempo e valorizo o trabalho cada vez mais. Nunca se desfaz dos veículos. Esse do Gurgel e um grande exemplo de seriedade.
Brasilzao sempre abrindo as pernas pra gringo e desistindo de fazer o nosso... Gurgel monstro sagrado!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkk
Kkkkkkkk
@@mayconrralves concordo
Kkkk
0-100 tá ótimo!!!
Ásia Towner faz em 42 SEGUNDOS!
QUARENTA E DOIS SEGUNDOS!!!!!!
Eu amo esse carro!
Eu tive uma towner...pra trabalhar era um espetáculo! Acesso fácil, manobra igual moto, arrancada não era ruim, até bem forte...tinha até ar condicionado. Mas quando chegava a cem por hora tava na hora de rezar.... além disso, as peças de uma forma geral eram meio caras, e o motor depois que começou a incomodar, consumiu 6000reais. Hoje tenho fiorino, econômica, peças quase grátis e em qualquer esquina...mas a towner andou 4 anos sem incomodar.
@@guiu2412 EU também, porém , né, um motor já dotado em peça de museu
@@adrianooliveiradefreitas minha mãe teve uma, usava pra vender churros, bom mesmo...
Dá até um aperto no coração saber que um projeto tão importante desses foi sabotado pelos nossos "governantes" comprados pelas montadoras multinacionais.
Ciro Gomes não aguentou o assédio da VW na época e selou o destino da GURGEL! LAMENTAVEL
Lembrando.....sa...botados e ...en...tregues, a FNM ( caminhões), a Siderúrgica Nacional, a Gurgel, e o Programa Espacial Brasileiro, em Alcântara. etc , etc.
No mesmo ano do lançamento do Gurgel BR o gov. federal lançou programa de subsídio ( pura coincidência)ao carro popular. Assim enterrou de vez a ideia de um carro popular nacional.
Quando o Brasil tinha industria nacional!
Verdade, agora estamos matando a Embraer, Petrobrás e as grandes empreiteiras, vamos virar uma grande fazenda para produzir boi e soja para os países ricos
Fábio Guerreiro verdade !
Exato!!!!
@@fabioguerreiro4692 convenhamos que não era grande coisa né. Falo isso sendo proprietário de um Gurgel (não essa porcaria de BR-800 / Supermini e sim o jipe X-13). Mas não dá pra se orgulhar de um projeto tão tosco quanto esse carrinho de brinquedo.
@@Danelon2006 sou engenheiro mecânico, trabalhei em uma grande empresa nacional de máquinas agrícolas por muitos anos, no início os projetos eram bem simples, mas com o tempo e investimento em tecnologia a coisa foi ganhando corpo e hj é uma das referências mundiais em seu segmento. A Gurgel estava no caminho, mas ao contrário de VW, Peugeot, Hyundai, Gm, Ford, entre outras que em seus países tiveram e muitas ainda tem capital estatal aqui deixamos morrer
Grande Gurgel. Um empreendedorismo q foi traído pelo governo.
Kkkkk
Mais ajuda do que ele teve? Só faltou fazer algo que presta pq carros é que não era
@Evandro Byte Sim, é verdade, a Gurgel tinha uma divida que não era grande, porém depois do governo ter liberado subsídios para os carros 1.0 da Fiat e outras marcas, não teria como concorrer com tal motor mais potente levando ela falência.
Jose sarney. O safado q acabou c gurgel
@@cinema8mm 😂😂😂fala sério 🤦,com brasileiros com este tipo de pensamento,pra quê governo sabotista.
Imagine este carro sendo fabricado até hoje com todas as melhorias que viriam a serem postas , lógico que isto nunca interessou ao monopólio automobilístico .
Cara, eu achei esse carrinho muito fofo e na minha cidade que é interior do RN eu pude admirar tal obra prima.
Esse carro é Lindo! Sua beleza está na simplicidade.
É uma pena não termos valorizado este grande empreendedor.
Governo que ferrou o Gurgel ......carros de fora podia financia agora carro nacional NÃO..
th-cam.com/video/DQ3foP23dx8/w-d-xo.html
@@lucassergio6781 não tenta desviar a culpa não pq fomos nós mesmo. o poder de compra é nosso, e escolhemos pagar pau pra montadora de fora, sem falar que político canalha não chega no poder sozinho
Lucas ou rafinha Bastos?
@@Desinscritos Doutor Sócrates, jogou no Corinthians.
Os projetos da GURGEL deveria aparecer novamente. Uma triste realidade ao ver que esse visionário não foi tão visto na sua época. Espero que um dia possa se tornar realidade o que eu digo.
Parabéns por não ficar zuando o carro, como muitos fazem. Gurgel merece nosso respeito!
Legallllllll amigão. Traz de volta. Nosso Brasil precisa desse carro genuinamente nacional. Já andei muito nele e é tudo de bom. Maaaraaaviiilhaaa.
Sem falar no boicote elétrico feito na época, contra este maravilhoso projeto. Já imaginou quanto o mundo tinha ganho em qualidade de vida, ar, respiração... neste mundo superaquecido propositalmente.
Lembro q meu pai certa vez comprou uns colecionaveis e em cada colecionavel, vinha uma mini revista falando sobre a história do veículo.
Ao ler a história da Gurgel fiquei fascinado, ele teve até projeto de carro elétrico, bem a frente de seu tempo.
Tem uns aqui nem casa, lembro que meu vô abrindo a cartela de um mustang eleanor que veio sem as rodas de trás
Tantos industriais e ninguém se interessou estranho
Eu já tive um desses por anos!!! Como o Lucas disse, era um carro valente e honesto. Já cheguei a pegar estrada com ele, inclusive para a subir/descer para o litoral Paulista.
O grande lance dele era manter o motor em rotação alta, para que ele conseguisse transpor obstáculos mais íngremes.
Era um carro divertido e que sempre chamou a atenção nas ruas. Fiquei muito triste quando me roubaram ele bem na semana que minha avó faleceu 😢😢
Saudades do Gurgelzinho que eu acabei apelidando de Leguinho, kkkkk
Mesmo nos dias atuais eu teria um desses. Orgulho pro Brasil a Gurgel!
Porra metade dos comentários é só de gente que trabalhou pro Gurgel, os brasileiros são foda hein
Brasileiro é mentiroso kkk
Se um carro de 800 cccom 33 cv 650 kg ja tem esse desempenho
Imagina esse mesmos 650 kg com um 1.0 de 77 cv
Muito legal ver q alguém dá valor aos projetos brasileiros, vídeo foda
Nostalgia carinho e respeito pelo sr. Gurgel e pelos seus carros, ótima ideia mostra lo em vídeo parabéns
Mano eu nunca ia imaginar que nós tínhamos um carro tão hippie assim, sério diga se você já encontrou outro a altura.
"Somos brasileiros e gostamos de uma traseira." Melhor frase 🤣
Muito bacana. O carro e o apresentador. Muito interessante o respeito pela Engenharia. Pela arte que é. E o bom humor. Acompanharei com muito gosto o canal.
vc merece meu respeito, canal que fala de todos os carros, e nunca desmerecendo nenhum parabéns.
Carrinho estiloso pra época .
Sempre lembro do pai de uma antiga amiga minha me dizendo que as grandes montadoras da época ameaçaram boicotar as indústrias de autopeças caso essas continuassem a fornecer componentes pra esse carro . O que também prejudicou o sucesso do projeto do Gurgel. Pode ate ser uma lenda , mas eu não duvidaria se fosse verdade ....rs.
Smart é para os nutellas. Gurgel BR800 é o citycar raiz!
Flango
@@Toxic-tr3mr falofa
@@ricardosilva5559 mds kkkkk
@@Toxic-tr3mr
EngraçaDOWN vc eim
Vocês são esquizofrênicos 🤣🤣
com esse carro voce so passa na frente do posto ele sente o cheiro da gasosa e anda 3 km
Só faz abastecer quando sai da concessionária dps pode rodar 500k km ksksksksksk
Reza a lenda que nenhum gurgel precisou ser abastecido mais de uma vez
40 anos tinha evoluido de mais, agora que a Toyota lançou
Mais econômico do que um priu,mais divertido do que um bmw z3. Gurgel, sempre à frente do seu tempo.
@@lemo-_-2024 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gurgel foi o homem que revolucionou carros com o primeiro carro eletrico do mundo, brasileiro nao sabe da valor o que tem senao ate hoje teriamos carros eletricos e baratos ate hoje parabens ao gurgel
14:00 , vc PASSOU um Honda Fit fácil fácil !
Parabéns !!!!!!
Como amante de carros e estudante de História, esse carro está cada dia mais se tornando um sonho!
"Aprendi a dirigir" nesse carro. Meu pai trabalhava com estofados automotivos, aproveitei que ele saiu pra comprar material e saí andando nas ruas do bairro sentado em um banquinho de madeira.
Ele só ficou sabendo disso quase 20 anos depois kkkkkk
Parabéns pelo video um dos melhores que ja vi em seu canal mostrou o carrinho sem esculacho por que somos inteligentes e sabemos das limitações , simplicidade e idade do projeto mais ele cumpre ao proposito que foi desenvolvido
Eu lembro quando foi lançado, ele trocou o distribuidor mecânico pelo eletrônico e bombas mecânicas por elétricas para ir liberando torque do motor. Na época ia ser chamado de CENA - Carro Econômico Nacional e foi ameaçado de ser processado por um piloto idiota que achou que o nome CENA ia ser confundido com o dele, aparentemente analfabeto já que a escrita dos nomes é muito diferente. Gurgel simplesmente trocou o nome para não perder tempo com a baixaria do piloto. Quem andava pelo interior do Brasil, principalmente na área agrícola, vai lembrar dos Jeeps Gurgel fazendo sucesso ao levar a produção para as cooperativas agrícolas.
Infelizmente o Brasil não respeita e nem apoia seus empreendedores.
Não sabia dessa história, brincadeira viu
Essa história é verídica, e poucos lembram.
@@RandomDuude o Senna era um pé no sa#@... Chato, desleal e trapaceiro.
Enquanto isso Senna é considerado "herói nacional". Piada boa.
Por isto sempre gostei do Nelson Piquet,excelente piloto e não se fazia de bonzinho,falava na cara o que pensava,e a Globo nunca deu muito moral pra ele.
Um carro e uma marca que poderiam ter colocado o Brasil em destaque no mundo automotivo.
"O problema é nosso e a solução também".
Verdade, agora estamos matando a Embraer, Petrobrás e as grandes empreiteiras, vamos virar uma grande fazenda para produzir boi e soja para os países ricos
@Paul Walker leia essa reportagem, fala sobre a atual desindustrialização do Brasil, atualmente ainda estamos entre os 10 países mais industrializados do mundo
www.gazetadopovo.com.br/economia/industria-brasil-fora-ranking-10-maiores-mundo
Não acho que esses carros teriam algum destaque no mundo sendo que nem no Brasil ninguém queria aliás brasileiros preferiam ter um lada lixo só para falar que era importado kkkkk
@@felipedepintor4809 Gurgel exportou carros para cerca de 40 Países
www.webmotors.com.br/wm1/cultura-auto/historia-da-gurgel-ousadia-cobrou-seu-preco
@@fabioguerreiro4692 utilitários e pode ter vendido poucas unidades nessa variedade de países 5 em um 2 no outro etc deve ter sido mais para testes se valia seu custo benefício para frotas
Quem quer que o Lucas traga o Corcel 1 da like!
Caramba... Nunca levei fé nesse modelo da marca. Chocado com quão à frente do tempo ele era. Números de consumo excelentes até para os padrões atuais.
Toda vez choro lembrando a história da Gurgel.
Esse carro pra mim ainda hoje é um sonho, hoje posso comprar, difícil é achar um que preste.
Meu irmão tem um parado no quintal
Ele vende ?
@@alefdelaserna5688 vou falar cm ele fim de semana que vem 65992112590
Fica bom com motor de chevette
@@rafaelpaulista89 pelo qe lembro o do meu irmão tava adaptando motor CHT 1.6
Seria muito legal ter a Gurgel fazendo estes carros hoje em dia, só que elétricos.
Parabéns, primeiro comentário que deixa a gente orgulhoso da inteligência brasileira tolhida por canalhas invejosos, isto seria o início, mas os políticos da época não eram brasileiros, pela primeira vez vejo alguém se orgulhar da nossa criação, parabéns.
"O menor teto solar do mundo"... kkkkk rachei. Que figura!!!
Só por por isso? Então vc é fraco pra ri pq nao tem graça alguma valha...
@@evandrolima1255 se o senhor se esforçar um pouquinho e ler o comentário do jeito correto, verá que não é um despretígio achar engraçado a forma carinhosa na qual o Lucas cita a abertura de ventilação no teto do Gurgel. Esse canal é top, portanto, vamos manter o nível de educação e respeitar opiniões e comentários alheios.
@@status0130 eu sou assim, ignoro coisas patéticas, afinal. O cara falou normal, não na intenção de caráter de palhaços cujo a intenção é fazer um monte de patéticos rirem. ...
@@evandrolima1255 ignora coisas patéticas e está aqui preocupado com a minha opinião? Então, do seu ponto de vista, é um patético preocupado com o "outro" que ele considera mais patético que si próprio. Isso é engraçado, é o típico "tiro que saiu pela culatra".
Melhor que os carrinhos tuc-tuc da índia 😂
*LUCAS TROCOU O I30 POR UMA SW4 ALAAAAAA ATRÁS KKKK*
Ele JAMAIS faria isso.
mendesdeaguiar Claro, ele jamais faria $$$$
Verdade 🤣
Trabalho numa prefeitura que na década de 90 adquiriu 5 ou 6 Br800...dirigi todos eles, no trabalho de assistência tecnica rural, cheguei a fazer algumas viagens mais longas com um deles, econômico como um monge franciscano, só meio barulhento...o carro era metidinho pois a tração traseira permitia... encarava aclives razoáveis nas visitas que fazia à bananais de minha região...talvez um dia adquira um para meu uso particular...
Brasileiro sempre inovando
Desses pequenos e antigos que ele avaliou o mais surpreendente e "usável" até hoje foi o twingo
Kakakakakak até hoje estou com vontade de comprar um por causa da avaliação dele 🤣
Esse carro me lembra aquela imagem que tinham do futuro nos anos 80
Parabéns pela matéria! Eu tive um. Participava de encontro de carros antigos com ele. Até me emocionei ao ver sua matéria. Show!!!!