Administração da Produção # 14 - Arranjo Físico por Processo

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 3 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 13

  • @gabrielvaladares9651
    @gabrielvaladares9651 2 ปีที่แล้ว +1

    Cara que aula,eu sou aluno de pós graduação em Engenharia de Produção e essa aula me ajudou muito. Mais um inscrito

    • @alexcascardo9894
      @alexcascardo9894  2 ปีที่แล้ว +1

      Obrigado pelo feedback, Gabriel! E bons estudos!

  • @carolinaboaventura9385
    @carolinaboaventura9385 3 ปีที่แล้ว +1

    Explicação excelente! Muito obrigada, professor!

  • @documentaomedica4016
    @documentaomedica4016 2 ปีที่แล้ว +1

    BOA TARDE!
    ADOREI A AULA. PODERIA SÓ TIRAR UMA DÚVIDA , DENTRE OS ARRANJOS FÍSICOS APRESENTADOS, QUAL TEM RELAÇÃO DIRETA COM A DESECONOMIA DE ESCALA?

    • @alexcascardo9894
      @alexcascardo9894  2 ปีที่แล้ว

      Oi, bom dia! Então, normalmente as empresas adotam o arranjo físico por produto (também chamado de linha de produção) visando reduzir os custos de produção. Nesse caso, quanto maior for a produção, menor será o custo por produto (pois os custos fixos vão se diluir mais). Isso é chamado de economia de escala. Entretanto existe um ponto ótimo, isto é, um custo mínimo em função da quantidade de produtos produzidos. A partir desse ponto ótimo, o aumento da produção aumenta também os custos (imagine que a partir de certo ponto seja necessária uma infraestrutura mais complexa e portanto mais cara). E isso é chamado de deseconomia de escala (é o aumento do custo do produto com o aumento da produção, ou seja, ele é o inverso da economia de escala). Isso significa que, mesmo que a empresa utilize o arranjo físico por produto (linha de produção) haverá um ponto (quantidade produzida) no qual a economia de escala se torna uma deseconomia de escala.

  • @carlosbaltran2233
    @carlosbaltran2233 ปีที่แล้ว +1

    Oi , uma duvidade prestadores de serviço e diferente de organização comercial??

    • @alexcascardo9894
      @alexcascardo9894  ปีที่แล้ว

      Oi, Carlos! A diferença é pequena, mas tem diferença sim.
      Os "prestadores de serviço" são indivíduos ou empresas que oferecem serviços em troca de pagamento. Isso pode incluir uma ampla gama de serviços, como serviços de limpeza, serviços de consultoria, serviços de reparo, serviços de transporte, serviços de saúde, entre outros. Os prestadores de serviços geralmente não vendem produtos físicos, mas sim oferecem conhecimentos, habilidades ou experiência para atender às necessidades dos clientes.
      Já a "organização comercial" refere-se a uma empresa que vende produtos ou serviços para obter lucro. As organizações comerciais podem vender produtos físicos, como eletrônicos, roupas, alimentos, ou oferecer serviços, como hospedagem de sites, serviços financeiros, serviços de transporte, entre outros. As organizações comerciais visam obter lucro e, geralmente, operam com estruturas mais complexas e hierarquizadas do que os prestadores de serviços individuais.
      Em resumo, a principal diferença entre os prestadores de serviços e as organizações comerciais é que os primeiros oferecem serviços especializados, enquanto as últimas oferecem produtos ou serviços para gerar lucro.

  • @reinaldodesousaoliveira8289
    @reinaldodesousaoliveira8289 3 ปีที่แล้ว +1

    Boa noite professor Alex,
    Uma hamburgueria utiliza que tipo de arranjo?

    • @alexcascardo9894
      @alexcascardo9894  3 ปีที่แล้ว +3

      Oi, Reinaldo! Bom dia!
      Então, fast food convencional, tipo McDonald’s, usam o arranjo físico por produto (linha de produção) para otimizar o fluxo, ou seja, para produzir o máximo possível em menos tempo (aumentar a eficiência, reduzindo custos por unidade). Para isso, o arranjo físico deve considerar:
      1-As tarefas são bastante padronizadas (repetitivas) e por isso devem ser estabelecidos procedimentos padrões e a especificação de como cada parte do trabalho deve ser conduzida;
      2-Como as tarefas são sistematizadas e repetitivas, vale a pena desenvolver chapas e fornos especializados (isto é, aumentar o custo fixo da instalação para diminuir o custo variável - essa estratégia é vantajosa visto que o volume será muito elevado);
      Assim, será possível produzir um volume grande para uma variedade pequena e padronizada de itens, reduzindo o custo unitário.
      Agora, para uma hamburgueria artesanal, que deve oferecer uma variedade maior de itens, com menor volume e menor grau de padronização, em geral o arranjo físico por processo (arranjo físico funcional) será mais adequado (mas nada nos impede de fazer uma mistura entre o arranjo físico por produto - usado nas montagens padronizadas - e o arranjo físico por processo - usado em preparações menos padronizadas). Para isso, o arranjo físico deve considerar:
      1-O grau de repetição das tarefas será menor (menos padronizado), assim como o número de funcionários também será menor;
      2-Cada funcionário, provavelmente, executará uma variedade maior de tarefas. Isso pode ser mais gratificante para o funcionário, mas é prejudicial à sistematização;
      3-É menos viável investir em equipamento especializado (como o volume é menor, o custo fixo será pouco diluído). Portanto, o custo de cada hambúrguer servido é, provavelmente, maior (mesmo mantendo os preços iguais ao do McDonald’s).

    • @reinaldodesousaoliveira8289
      @reinaldodesousaoliveira8289 3 ปีที่แล้ว +1

      Obrigado professor.

  • @anacascardo9435
    @anacascardo9435 2 ปีที่แล้ว +1

    Sempre bem explicado!
    Parabéns,professor Alex!!👏👏