Pesqueira Antigamente

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 13 ต.ค. 2024
  • Após obter uma sesmaria, o mestre de campo Pantaleão de Siqueira Barbosa (c.1716, Entre Douro e Minho, 1975) chegou a Pernambuco em 1738; acompanhado de sua família. Ele deixou numerosa descendência do seu casamento com Ana Maria Leite de Oliveira. Foram pais, entre outros, do capitão Joaquim Inácio de Siqueira Barbosa, de quem descendem os 20 Siqueiras de Pesqueira; que constitui a família Siqueira Cavalcanti (v.s.) de Pernambuco.
    Pesqueira é originária da Vila de Cimbres que, em seus primórdios, era conhecida por Aldeia do Ororubá e povoado de Monte Alegre. Localizada em cima da Serra do Ororubá, Cimbres foi declarada vila por Manoel de Gouveia Álvares (Ouvidor Geral e Desembargador da Comarca de Alagoas) no dia 04 de abril de 1762. Ele criou o termo e o distrito, que foi revisto posteriormente em 1834. A criação da vila é confirmada pela Carta Régia de 27 de abril de 1786.
    A cidade de Pesqueira desenvolve-se, de fato, a partir de 1800. O capitão-mor Manoel José de Siqueira decide erguer, além dos limites de sua fazenda, uma ampla construção de moradias -- incluindo uma casa espaçosa para sua própria residência e também senzalas de escravos. As edificações eram bastante ousadas para a época.

    Sua fazenda -- antes conhecida como Poço do Pesqueiro -- ainda foi chamada de Santa Águeda; até receber o nome definitivo de Pesqueira.
    Fontes: Dicionário da Família Brasileira
    Luquinha 50 Anos -- Reminiscências e Nostalgias (De Alagoinha a São Paulo, Churumela e Churumbaca), de Pedro Paulo Alves de Souza.

ความคิดเห็น • 13